robert frank

16
Laura Gerst Haddad Iluminação Professor Fernando Pires 2013/1

Upload: lauraghaddad

Post on 27-Jun-2015

366 views

Category:

Art & Photos


1 download

DESCRIPTION

Fotógrafo Robert Frank - Biografia e imagens.

TRANSCRIPT

Page 1: Robert Frank

Laura Gerst HaddadIluminaçãoProfessor Fernando Pires2013/1

Page 2: Robert Frank

ROBERT FRANK

Page 3: Robert Frank

Fotógrafo suíço, nascido em Zurique em 1924, local onde iniciou sua aprendizagem da arte fotográfica.

Em 1947 mudou-se para Nova Iorque, onde colaborou como fotojornalista e fotógrafo de moda com revistas como a Life, Looke Harper’s Bazaar.

Entre 1948 e 1952 viajou pela América Latina e Europa, onde se viu confrontado com realidades sociais diferentes, que abordou em suas imagens fotográficas de uma maneira subjetiva. Ganhou uma bolsa da Fundação Guggenheim, o que permitiu-lhe viajar pelos Estados Unidos, experiência que resultou em sua obra The Americans (1959). Esta obra tinha prefácio do escritor Jack Kerouac, um ícone da Beat Generation (Geração Beat), movimento que influenciou profundamente Frank.

Uma das provas do grande talento de Frank é o contraste entre seu trabalho europeu que era quase luxuoso, graficamente muito rico, poético, terno. Não há dúvida que sua obra sofreu uma enorme transformação ao entrar em contato com a cultura americana.

Page 4: Robert Frank

Suas fotos passaram a ser secas, enxutas, sem rebuscamento. Criou um novo estilo. Ele, por assim dizer, se repaginou continuando o mesmo grande artista.

Com o passar do tempo, sua obra se tornou mais flexível, informal, e muito ligada à ideia de movimento. Realizou composições de forma dinâmica, desequilibradas, fora de ordem, instáveis, fora de foco, muito claras ou muito escuras. Por vezes, parecendo que nem sequer olhava o visor ou verificava os controles da câmera. No entanto, havia aprendido o suficiente sobre a relação entre tons e escalas para provocar a sensação de peso ou leveza que desejava. Sabia que as sombras ou os desfoques deveriam ser legíveis, ou até mesmo abstratos, mas ainda sim expressivos e instigantes.

Depois de uma breve passagem pelo cinema experimental, entre os anos 60 e 70 dedicou-se à fotomontagem realizada por uma técnica de fotografia instantânea (Polaróide).

Suas obras estão em vários dos mais importantes museus de arte moderna, ou específicos de fotografia pelo mundo todo. Hoje, Frank vive na Nova Escócia, Canadá, onde ainda mantém a sua atividade como fotógrafo.

Page 5: Robert Frank

Foto do livro“The Americans”, uma das publicações mais relevantes do século XX. É composto por 83 imagens

fotografadas entre 1955 e 1956, enquanto Frank viajava pelos Estados Unidos.

Page 6: Robert Frank

Pessoas e objetos rotineiros, sujeitos presentes em toda a parte, que passam desapercebidos, são características marcantes nas

fotografias de Robert Frank.

Page 7: Robert Frank

Raramente conversava com as pessoas que fotografava. O objeto não era o que mais importava para ele, mas o que se podia sentir sobre e

através dele.

Page 8: Robert Frank

“Num Café de beira de estrada, na Carolina do Sul”, 1956

Page 9: Robert Frank

Valencia, 1952

Page 10: Robert Frank

Colagem de fotografias e de fotogramas do polêmico filme documentário "Cocksucker Blues“ ilustram a contracapa do disco do Rolling Stones “Exile on main Street”, com cenas de bastidores

da turnê pela América do Norte, dirigido por Robert Frank.

Page 11: Robert Frank
Page 12: Robert Frank

“Assembly Plant”, 1955

Page 13: Robert Frank
Page 14: Robert Frank
Page 15: Robert Frank

Picasso Irving Penn, por Robert Frank

Page 16: Robert Frank

Obrigada!