robert frank, por laura andreatta

16
ROBERT FRANK LAURA ANDREATTA SILVEIRA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FOTOGRAFIA DISCIPLINA: ILUMINAÇÃO PROFESSOR: FERNANDO PIRES SEMESTRE: 2º 2015/2

Upload: laura-andreatta-silveira

Post on 15-Apr-2017

429 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Robert Frank, por Laura Andreatta

ROBERT FRANK

LAURA ANDREATTA SILVEIRAUNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRACURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FOTOGRAFIADISCIPLINA: ILUMINAÇÃOPROFESSOR: FERNANDO PIRESSEMESTRE: 2º 2015/2

Page 2: Robert Frank, por Laura Andreatta

Robert FrankRobert Frank, nascido em 9 de novembro de 1924, é um fotógrafo americano e filmador de documentários. Filho de judeus, seu pai se tornou sem pátria após a Primeira Guerra Mundial e teve de lutar para conseguir cidadania suíça para Robert e seu irmão, Mandred. Apesar da família estar em segurança durante a Segunda Guerra Mundial, a ameaça nazista afetou Frank profundamente e seu interesse por fotografia nasceu da vontade de expressar este sentimento.

Page 3: Robert Frank, por Laura Andreatta

Para escapar do foco em negócios característico de sua família, treinou com alguns fotógrafos e designers até criar seu primeiro livro de imagens feito à mão, 40 fotos em 1946. Um ano depois, Frank emigrou para os Estados Unidos. Foi morar em Nova York, apadrinhado por grandes fotógrafos da época, como Walker Evans e conseguiu um emprego como fotógrafo na Harper’s Bazaar.

Page 4: Robert Frank, por Laura Andreatta

O estilo fotográfico "de moda" não o agradava. Não era exatamente o que Robert estava procurando e saiu da Happer’s após 1 ano. Aquele trabalho na verdade, deu a ele vontade e coragem de sair viajando e fotografando pela America do Sul e Europa. O que resultou em um trabalho belíssimo "Black, White, and Things” livro sem legendas pois Frank gostava de deixar algo que o espectador pudesse interpretar, sem interferências de palavras.

Page 5: Robert Frank, por Laura Andreatta

The AmericansSeu trabalho mais conhecido é livro titulado The Americans (Os Americanos) em 1958.

Page 6: Robert Frank, por Laura Andreatta

O crítico Sean O'Hagan, escrevendo no The Guardian em 2014, disse que The Americans "mudou a natureza da fotografia, o que poderia dizer e como poderia dizê-lo. [...] Continua a ser talvez o livro de fotografia mais influente do 20º século ". Frank mais tarde expandiu-se em cinema e vídeo e experimentou com a manipulação de fotografias e fotomontagens.

Page 7: Robert Frank, por Laura Andreatta
Page 8: Robert Frank, por Laura Andreatta
Page 9: Robert Frank, por Laura Andreatta
Page 10: Robert Frank, por Laura Andreatta
Page 11: Robert Frank, por Laura Andreatta
Page 12: Robert Frank, por Laura Andreatta
Page 13: Robert Frank, por Laura Andreatta
Page 14: Robert Frank, por Laura Andreatta
Page 15: Robert Frank, por Laura Andreatta

Autorretrato

Page 16: Robert Frank, por Laura Andreatta

f/2.5 – 1/15s – ISO 200 – 50mm