rio das ostras 19 06 2015

12

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 22-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rio das Ostras 19 06 2015
Page 2: Rio das Ostras 19 06 2015
Page 3: Rio das Ostras 19 06 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 19 a 25 de junho de 2015 3

Centenas de pessoas participaram da consulta pública sobre o documento-base do Plano Municipal de Educação

GABRIEL SALES

Plano Municipal de Educação deve ser aprovado até o �m do mêsO novo Plano Muni-

cipal de Educação (PME) de Rio das

Ostras, que vai traçar as políticas do setor para os próximos 10 anos, foi encaminhado à Câmara Municipal no dia 10 de ju-nho e só depende agora da aprovação dos vereadores para ser implantado. O Plano foi construído com a participação popular, após ampla discussão com educadores, entidades or-ganizadas e governantes. Com a aprovação do PME, a Cidade vai atender à exi-gência do governo federal que estabelece o mês de junho como prazo final para implantação dos planos.

Seguindo as orientações estabelecidas pelo Minis-tério da Educação, Rio das Ostras cumpriu todas as etapas para elaboração do plano decenal. O pri-meiro passo foi a criação do Fórum Municipal de Educação de Rio das Os-tras (FMERO) que, desde setembro do ano passado, promoveu reuniões com a comunidade escolar a fim de fortalecer a participa-ção de todos no processo de construção do PME. Por intermédio desse debate permanente foi redigido o texto-base do Plano.

Disponibilizado a todos os interessados, o docu-mento foi apresentado durante os colóquios que precederam a 10ª Conferência Municipal de Educação, realizada nos dias 22 e 23 de maio, quando foi submetido à consulta pública. A partir dos debates e votações da Conferência, o texto-base

Cerca de 20 homens trabalham na construção do Colégio Es-tadual de Ensino Médio Benno

Sander, no Village, que tem capaci-dade para atender a cerca de 2.400 alunos, em três turnos. Na manhã desta quarta, 17, o prefeito Sabino visitou as obras, acompanhado pe-los secretários de Obras, Wayner Fajardo; de Ciências, Tecnologia e Inovação; Eronei Leite; e de Servi-ços Públicos, Magno Mata. Também estiveram presentes os vereadores Alzenir Pereira, Alex Cabral, Ademir Mendes e Eloi Dutra.

O investimento do Estado é de R$ 14 milhões. A unidade irá abrigar 20 salas de aula, além de auditórios, la-boratórios, refeitório, quadra de es-porte coberta e vestiários. Há mais de 30 anos o Município não recebe uma escola estadual. O terreno on-de a escola está sendo erguida foi doado pela Administração Pública Municipal.

A construção da obra está sendo supervisionada pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro – Emop. A expectativa é de que a unidade de ensino seja entregue até o final deste ano.

OBRAS As equipes já concluíram a etapa

de infraestrutura do terreno e a ex-pectativa do engenheiro da Emop Lincoln Eduardo de Oliveira é de que dentro de 15 dias cheguem os 77 pilares metálicos que vão dar sus-

tentação para erguer os três pisos do imóvel. “Agora a obra vai entrar na parte mais visível e rápida. O pro-jeto também prevê a construção de uma cisterna com capacidade para 120 mil litros d’ água, com sistema de captação da água de chuva”, ex-plicou.

O prefeito Sabino destacou que a entrega dessa unidade representa uma grande conquista para a cidade, que ao longo desses 30 anos cresceu e exige maior investimento dos go-vernos estadual e municipal. “Hoje as escolas da rede de ensino muni-cipal formam no Ensino Fundamen-tal cerca de 1.700 jovens, que muitas vezes são obrigados a se deslocarem para outras cidades para concluir o Ensino Médio”, comentou.

REFORÇO A Administração Pública está

fazendo um levantamento das ne-cessidades dos alunos da cidade, e o prefeito Sabino irá entregá-lo di-retamente ao governador Luiz Fer-nando Pezão e ao secretário de Edu-cação, Antônio José Vieira de Paiva, demonstrando a necessidade de que as obras sejam concluídas e entre-gues ainda neste ano para atender a essa demanda.

“A escola de Ensino Médio já nasce com uma carência, considerando que, por ano, o Município forma cerca de 1.700 alunos do Ensino Fundamen-tal”, destacou o prefeito Sabino.

sofreu alterações e voltou à equipe do FMERO para ser transformado em pro-jeto de lei. O PME foi ela-borado a partir das dire-trizes e metas estabeleci-das no Plano Nacional de Educação, aprovado em junho de 2014 por meio da Lei Federal 13.005.

AVANÇOS DO PLANO

Entre os objetivos do novo Plano Municipal estão reduzir a taxa de analfabetismo, inclusi-ve o funcional, oferecer melhores condições de trabalho para os profis-sionais da educação e, assim, aprimorar a quali-dade do ensino público da Cidade, proporcionando uma formação global dos educandos.

Outros avanços garan-tidos pelo plano são a am-pliação do atendimento da Educação Infantil; promoção da melhoria continuada do nível de aprendizagem dos alu-nos; redução dos índices de repetência e evasão;

implantação da Educação a Distância; fortalecimen-to das ações na área da In-clusão, prioritariamente na Educação Especial; valorização e formação dos profissionais do setor.

Segundo o vice-coorde-nador do FMERO, Mau-ricio Henriques, o Plano Municipal de Educação pautou-se nas legisla-ções federais, estaduais e municipais vigentes que norteiam a educação municipal. Mauricio ex-plica que a equipe fez as projeções financeiras e estruturais necessárias ao cumprimento das metas educacionais para a pró-xima década após muitos estudos e pesquisas.

“O novo Plano Munici-pal de Educação foi cons-truído de forma sólida nos princípios da democracia e da participação popular e retrata o querer da so-ciedade riostrense quanto às Políticas Públicas Edu-cacionais para a próxima década, apresentando 32 metas e 157 estratégias”, reforça Mauricio.

Município vai ganhar Escola Estadual de Nível Médio

GABRIEL SALES

Atualmente 20 homens trabalham na construção da Escola de Ensino Médio

Page 4: Rio das Ostras 19 06 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS4 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 19 a 25 de junho de 2015

II Meia-Maratona agita cidade neste domingoAtletas de todo o país vão encarar neste domingo, 21,

a II Meia Maratona de Rio das Ostras. A prova, vá-lida pela 2ª etapa do Circuito Ostras de Corrida de

Rua, terá sua largada às 7h, na Praia do Centro, local que dá o nome a esta etapa. Além da meia maratona, que tem 21 km de percurso, haverá provas de corrida de 5 km e 10 km e caminhada de 5 Km. As informações sobre a prova estão disponíveis no site www.circuitoostras.com.br.

Os kits dos corredores poderão ser retirados no sá-bado, 20, das 9h às 18h, na faculdade Cenecista de Rio das Ostras - CNEC, no Jardim Campomar. O kit é com-posto por camisa do evento, sacola, viseira, chip de cro-nometragem descartável e número de identificação.

Além do Kit, os participantes contarão com uma infraestrutura com alongamento pré-prova, crono-metragem com chip descartável, hidratação, troféus, medalhas e guarda volumes.

O Circuito Ostras de Corrida de Rua tem como pro-posta estimular a prática do esporte para a promoção da saúde e da qualidade de vida.

A realização do Circuito Ostras de Corrida de Rua é da RO2 Esportes, com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras e da Federação de Atletismo do Rio de Janeiro. Rio das Ostras recebe II Meia Maratona neste domingo, dia 21

MAuRICIO ROChA

Município apoia Programa de Alimentos SegurosCom o apoio da Prefeitura

de Rio das Ostras, donos de restaurantes e bares de Rio

das Ostras podem contar com a orientação do Programa de Ali-mentos Seguros (PSA). O obje-tivo da consultoria é garantir e aumentar a segurança e a quali-dade dos alimentos preparados por esses estabelecimentos no Município.

O programa, desenvolvido por entidades do Sistema “S”, entre essas Sebrae, Sesi e Senac, reduz os riscos de contamina-ção dos alimentos. Além dis-so, desenvolve metodologias e conteúdos, e capacita técnicos para disseminar e implantar ferramentas de controle em Segurança de Alimentos.

“Este trabalho de consultoria atualmente é para o público de micro e pequenas empresas. Temos o intuito de elaborar o Manual de Boas Práticas de Ali-mentação em parceria com os donos de estabelecimentos da região. Podemos agendar uma visita à empresa”, explica a con-sultora do Sebrae Silvia Andrea Romão.

De acordo com a consultora, além de aumentar a segurança e

Rio das Ostras supera meta de vacinação contra gripeD iferente do Estado do Rio e da Região da Bai-

xada Litorânea, que não conseguiram atingir a meta, Rio das Ostras promoveu uma bem-

sucedida campanha de vacinação contra a gripe. A meta prevista foi superada e mais de 80% do públi-co-alvo foi imunizado.

Mais de 21 mil doses foram ministradas a crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres com 45 dias após o parto e profissionais de saúde.

A campanha começou no dia 4 de maio e foi estendida pelo Governo do Estado até 5 de junho. Apesar da ampliação da campanha, o Estado do Rio de Janeiro imunizou 77,5% do público a ser atingido, índice abaixo do esperado, já que gran-de parte dos municípios teve dificuldade de mo-bilizar a população.

Agora, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras está vacinando as pessoas acamadas, impossibilitadas de buscar as unidades de saúde.

A campanha, que acontece anualmente, tem o objetivo de reduzir a mortalidade, complicações e internações por infecções causadas pelo vírus da Influenza (gripe) na população que precisa de mais proteção.

a qualidade dos alimentos pro-duzidos pelos estabelecimen-tos, a iniciativa amplia a com-petitividade dessas empresas no mercado de Alimentos.

Os interessados em partici-par do PSA podem buscar mais informações sobre o projeto na sala do Sebrae instalada no Centro da Cidadania, que fun-ciona na Rua das Casuarinas, 595, no Âncora, de segunda a sexta, das 9h às 16h30. O telefo-ne de contato é (22) 2771-6185.

INOVAÇÃO O PAS é uma consultoria do Se-

braetec. Este programa leva, de forma rápida e econômica, ino-vação para dentro dos pequenos negócios, permitindo às empre-sas de qualquer setor econômico, melhorar processos e produtos.

Atualmente o Sebraetec atua em sete áreas: design, produti-vidade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabi-lidade e Tecnologia da Informa-ção e Comunicação (TIC).

Projeto reduz riscos de contaminação dos alimentos

DIVuLGAçãO

Page 5: Rio das Ostras 19 06 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 19 a 25 de junho de 2015 5

SANEAMENTO & saúde

De olho na qualidade das praiasCom tratamento de esgoto e análises laboratoriais, concessionária garante balneabilidade das águas

Rio das Ostras oferece aos seus moradores e visitantes um cená-

rio natural que encanta aos olhos. Com águas calmas e ideais para banho em alguns pontos, e com águas agitadas para prática de surfe em ou-tros, as 15 praias do municí-pio são motivos de orgulho e de preocupação ao mesmo tempo. Afinal, é preciso ga-rantir a preservação da exu-berância da natureza.

Preocupada com a qualida-de da água das praias, técni-cos da Odebrecht Ambiental realizam, semanalmente, coletas e análises da água em seis pontos da orla da Praia de Costa Azul.

Segundo o Conselho Nacio-nal do Meio Ambiente (Cona-ma), que define os critérios de balneabilidade, a qualidade da água é considerada satisfa-tória quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras

obtidas em cinco semanas, coletadas em um mesmo lo-cal, houver, no máximo, 1.000 coliformes termotolerantes.

Desde que a concessionária iniciou o processo de monito-ramento de balneabilidade, a Praia de Costazul, que con-centra grande número de vi-sitantes e aonde se localiza o emissário submarino, sempre apresentou níveis melhores que os exigidos pelas normas do Conama. Na última amos-tra, realizada em 25 de maio de 2015, a água foi classificada como excelente para o banho.

Na próxima semana, co-nheceremos um pouco das atividades que a Odebrecht Ambiental realizada diaria-mente nas ruas da cidade. Dúvidas e sugestões, entre em contato conosco através do 0800 771 0001- Odebre-cht Ambiental, é mais saúde e qualidade de vida para Rio das Ostras.

Coliformes termotolerantes: bactérias pre-sentes em fezes humanas e de animais home-otérmicos, podem ocorrer também em solos, plantas ou outras matrizes ambientais que não tenham sido contaminados por material fecal

Page 6: Rio das Ostras 19 06 2015
Page 7: Rio das Ostras 19 06 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 19 a 25 de junho de 2015 7

AMIGOS DA BOSSA: Este mês ar-rebentou! Restaurante Traineira lo-tado para nossa alegria e do Gilson! A menina mineirinha é muito boa! FERNANDA SANT’ANA. No começo achei a voz dela um pouco estridente, mas aos poucos ela foi acalmando e fi-cando cada vez melhor e deu um show para não se botar defeito! Os músicos que a acompanham também são óti-mos e abriram os trabalhos com uma música que de imediato me comprou! Se houve quem lá esteve e não gostou, estava morto e se esqueceu de deitar! Repertório excelente, aparências ótimas, simpatia nota 10, o que mais poderíamos desejar? De quebra enco-mendei um bolo para 100 pessoas para comemorar o aniversário do Juarez, tipo festinha surpresa, e todos ou qua-se todos que lá estiveram comeram do bolo do Juarez que foi muito elogiado. Sacanagem à parte, quem fez o bolo? Simone Vasconcellos, aquela gracinha de pessoa proprietária do restaurante Braseiro Carioca. Ah, sim, o recheio de damasco com nozes só não fez mudo falar, mas fez quem comeu, gostar e elogiar! Zezinho Salvador trajando uma camisa bonita para que eu não o criticasse, camisa manga longa com o jacarezinho bordado no bolso (coisa boa e famosa). Ele estava impossível! Sujou o rosto do Juarez com chantili, deu beijo, e estava tão alegre que pa-recia ser ele o aniversariante. Beijos, Zezinho!!! Foram tantas fotos que terei que dividi-las em pelo menos 03 semanas.

Page 8: Rio das Ostras 19 06 2015

8 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 19 a 25 de junho de 2015 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 9: Rio das Ostras 19 06 2015

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 19 a 25 de junho de 2015 9O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Alimentação adequada ajuda a envelhecer melhorMédica geriatra explica que com uma alimentação regrada e balanceada é possível garantir saúde e deixar que os anos cheguem sem medo.

É impossível correr contra o relógio biológico, mas andar na mesma direção

que ele, adequando ao seu esti-lo de vida hábitos mais saudá-veis pode sim fazer toda a dife-rença para envelhecer melhor. A médica geriatra Dra. Elaine Bi¹, de São Paulo, explica que com uma alimentação regrada e balanceada, é possível garan-tir saúde e deixar que os anos cheguem sem medo.

As frutas são excelentes fontes de nutrientes antien-

velhecimento, mas vale des-tacar algumas como as romãs, blueberries, ameixas e uvas roxas. “As romãs concentram os antioxidantes, as ameixas contém boro, que atua na prevenção da osteoporose, e as uvas roxas contêm compo-nentes fenólicos que reduzem a incidência de doenças do co-ração. Já as blueberries podem ajudar a diminuir o processo da perda da memória decor-rente da idade”, diz a médica.

O tomate, a abóbora e a ce-

DIVuLGAçãO

noura são excelentes fontes de lipídeos solúveis antioxidan-tes. Os mais ricos em carote-noides são os que carregam as cores amarelo e laranja. “Eles são ricos em vitamina A – uma forte aliada do antienvelheci-mento, da manutenção dos tecidos e do sistema imune – reduzindo o risco de desen-volvimento de câncer”, fala a geriatra.

Para a médica, a atenção ain-da deve incorporar peixes, em especial o salmão, que é rico

em ômega 3 e ácidos graxos essenciais, que atuam na me-lhora das funções cognitivas e no coração. “Mas, o mais im-portante é levar em conta que o conjunto da dieta é o que fará a grande diferença. As frutas e vegetais frescos, proteína ma-gra, os grãos inteiros e as no-zes e sementes combinados harmoniosamente, protegem contra doenças cardíacas e ainda atuam na redução da pressão sanguínea”, completa Dra. Elaine.

“As romãs concentram os antioxidantes, as ameixas contém boro, que atua na prevenção da osteoporose, e as uvas roxas contêm componentes fenólicos que reduzem a incidência de doenças do coração”DRA. ELAINE BIFFI, MÉDICA GERIATRA

Page 10: Rio das Ostras 19 06 2015
Page 11: Rio das Ostras 19 06 2015

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 19 a 25 de junho de 2015 11O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 12: Rio das Ostras 19 06 2015

12 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 19 a 25 de junho de 2015 O DEBATE RIO DAS OSTRAS