revista são paulo bairros

44
Santana 217 Anos Conheça a história do distrito de Santana Alimentos e Bebidas Sabores da Índia Animais e Pet Shop Dicionário da Ração Saúde e Bem-Estar Escolhas saudáveis

Upload: fabio-jorge

Post on 13-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

4ª Edição Revista São Paulo Bairros

TRANSCRIPT

Santana 217 AnosConheça a história do distrito de Santana

Alimentos e BebidasSabores da Índia

Animais e Pet Shop Dicionário da Ração

Saúde e Bem-EstarEscolhas saudáveis

índiceAcademias e Esportes

A Revista São Paulo Bairros é uma publicação bimestral da Famatech Com. Publ. e Sol. Internet Av. General Ataliba Leonel, 2680 Sala 13 - Parada Inglesa/SP - Administrativo: Roberta Nunes - [email protected] - Colaboradora: Amanda Poldi - Jornalista Responsável: Ana Carolina Coutinho - MTB: 54423 [email protected] - Projeto gráfico/Publicidade: Fábio Jorge - [email protected] - Tiragem 15.000 exemplares - Para anunciar : 2099-0674.A revista São Paulo Bairros não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nesta edicão. O conteúdo dos anún-cios publicados na revista São Paulo Bairros é de total responsabilidade dos anunciantes.

Yoga

Alimentos e BebidasAre Baba! (Os sabores da Índia)

06

Animais e PetshopDicionário da ração

Autos e AcessóriosPrepare-se, agora é lei! (Airbag)

Bares e RestaurantesA Pizza

Casa e DecoraçãoEspelho, espelho meu

Festas, Eventos e DiversãoHoje é dia de festa

Imóveis e EmpreendimentoConsórcio de Imóveis

Matéria da CapaParabéns Santana 217 anos

Moda e BelezaSe cuide, homem

Saúde e Bem-estarEscolhas saudáveis: use os rótulos......

TecnologiaA grande rede (Wimax)

08

12

14

16

18

20

24

26

28

34

38

42

EditorialChegamos nesta quarta edição felizes com os resultados que a revista São Paulo Bairros vem obtendo. Muitas cartas e comentários de leitores nos animam cada vez mais mostrando que estamos no caminho certo para oferecer pautas interessantes e levar conhecimento e informação de forma leve e com qualidade. Agradecemos a todos esse apoio e esperamos recompensar vocês com essa edição super especial.E como agosto é o mês dos pais e após verificar que nas bancas a maioria das publi-cações são voltadas ao segmento feminino, decidimos fazer uma edição recheada de matérias para a ala masculina. Você sabia que os homens estão cada vez mais procurando tratamentos de beleza? Pois é, são homens comuns que já viram as vantagens em cuidar da pele e do cabelo: atraem mais admiradoras! Confira dicas para ficar mais bonito em Moda e Beleza! As outras matérias são: comida indiana, o uso dos rótulos dos alimentos para fazer escolhas saudáveis, informações sobre con-sórcio de imóveis, a história da pizza, como escolher a melhor ração para o seu pet, e muito mais! Esperamos que goste. Em outubro estare-mos de volta!

Obrigado e boa leitura!Fábio Jorge Momento

Benjamin Franklin

acad

emias

e es

porte

s

YogaA palavra yoga significa união, integração. Com uma visão integral do ser humano (corpo, mente, intelecto, espírito vivente num ambiente social), é um método que visa garantir saúde física, mental, emocional.

O texto mais importante sobre yoga foi sistematizado em 260 a.C. pelo sábio Patanjali (Yoga Sutras) onde afirma que fonte de sofrimento e aflições humanas vem das cinco impurezas da mente (ingenui-dade, egoísmo, apego pelo prazer, aversão injustificada e medo / insegurança) e sugere um método estruturado em oito passos interdependentes para diminuir as influencias dessas impurezas em nossa mente.O primeiro passo trata nosso comportamento social, suger-indo cinco valores ou princípios de convivência: não-violên-cia, verdade, não roubar, auto-controle dos impulsos e não ganância. Sua função é criar harmonia nos relacionamentos, integrando nossos valores pessoais com nossas ações.

Por exemplo, toda pessoa tem a expectativa de que os outros sejam verdadeiras com ela, certo? Mas quem nunca contou uma mentira.

Mahatma Gandhi (que agiu de acordo com os dois valores preliminares do yoga) nos provocou nesse sentido, dizendo “seja você próprio a mudança que quer ver no mundo”.

No aspecto comportamental, o yoga foca no aprimoramento de nossas ações, para obtermos melhores resultados na vida. Aquilo que damos aos outros e ao mundo é aquilo que teremos como resultado.

O segundo trata do nosso comportamento intimo, onde encontramos mais cinco valores que devemos cultivar em nosso íntimo: pureza física e mental, contentamento, força de vontade, auto-estudo e não gerar expectativa com os resultados das ações.

O terceiro trata das posturas físicas e é o que normalmente conhecemos como yoga. O exercício físico no yoga, independente do método ou estilo da aula, tem uma característica mais introspectiva, pois se busca integrar ação física, ação respiratória e foco mental.

06

Na prática de yoga não há distração e com o treino, a mente é fortalecida e o comportamento aprimorado. Os outros passos seguintes preparam o praticante para práticas meditativas e da harmonia plena, que é a meta do yoga.

Atualmente, existem algumas pesquisas que ajudam a ciência reconhecer os inúmeros benéficos da medita-ção e da prática regular do yoga na diminuição da ansiedade, do estresse, depressão, regulador da pressão arterial, melhoria da postura física, da qualidade de vida e bem-estar pessoal.

Em programas de yoga em empresas, pessoas relatam melhoria em lidar com situações adversas e até na forma de liderar pessoas, tornando-se mais tranqüilas, serenas e focadas para tomar decisões.

O método físico do yoga é chamado de Hatha-Yoga. Atualmente, existem diversas técnicas cada uma com sua particularidade e características, algumas mais exigentes fisicamente, outras privilegiam um alinhamento mais preciso ou a fluidez no movimento. Mas todas trabalham com as mesmas posturas e com a integração do físico, com a respiração e a concentração.

O yoga é um dos poucos métodos físicos que desenvolvem simultaneamente os quatro indicadores de capacidades físicas: flexibilidade, resistência, força e agilidade, sendo inclusive utilizada como treinamento complementar de muitos atletas.

A visão que o yoga sugere sobre felicidade e qualidade de vida depende mais de como a pessoa se relaciona consigo mesmo, com seu meio e com seu próprio corpo, do que em ter dinheiro, carro zero, status. Essas são coisas importantes, mas devemos lembrar que elas devem nos servir e não nós a elas.

O yoga melhora nossa objetividade diante da vida, traz nossa atenção para dentro, onde felicidade depende mais do contentamento, da força de vontade para realizar e de saber lidar com nossas expectativas de forma adequada.

Texto Escrito por: Carlos Legal é administrador de empresas, estudioso e professor de yoga há 18 anos.Diretor da Vila Yoga: [email protected]

alim

ento

s e b

ebid

as

Os sabores da Índia

Namaste! A novela Caminho das Índias apesar de ser ficção vem mostrando uma boa dose da cultura indiana, mesmo que de maneira superficial. Além das roupas e jóias maravilhosas, não tem quem não fique instigado pelo “segredo do armário” da cozinha. Se você assiste a novela sabe do que estamos falando. O armário da cozinha indiana é guardado à chave, só a recebendo quem é digno de confiança, isso porque há muita riqueza por lá, afinal é toda a base da culinária in-diana: são as especiarias. Entre elas, a pimenta e o curry são ingredi-entes presentes em quase todos os pratos, são como a cebola e alho para nós.

Muita gente acha que a comida indiana é vegetariana, ledo engano, eles também consomem frango, peixe, carneiro, menos carne de vaca, animal sagrado naquela terra. Assim como no Brasil, a comida do segundo país mais populoso do mundo varia bastante conforme a região, mas fato é que as especiarias vão de Norte a Sul, basta lem-brar da rota para as índias na época dos descobrimentos, os merca-dores buscavam tecidos e ouro, mas eram as especiarias o verdadeiro alvo dos ocidentais. Conheça, então, algumas especialidades da comida indiana e depois é só dizer: Baguan Kelie!

PratosPaneer Butter Masala: cubos de queijo cozidos em molho e purê de tomate natural, leva coco ralado; Masala dosa: um tipo de crepe recheada; Raitas: iorgute com pepinos e menta;Pomfret: salmão indiano;Dhan Sak: cordeiro ou frango feito com lentilhas, ao curry;Veg Biryani: arroz com diversas especiarias, preparado com le-gumes;Tandoori Chicken: frango marinado em iogurte, repleto de especi-arias e assado em forno de barro, conhecido como tandoor.

Sobremesas Gulan jamuns: bolinhas de leite em pó que são fritas e banhadas em calda de açúcar;Rasgullas: creme de queijo em bolinhas, seu sabor é de água de rosas;Kulfi: sorvete típico da Índia, feito de leite com arroz;Jalebi: lentilha frita, mergulhada em caramelo.

BebidasO chá, tchai, é a bebida mais popular da Índia, seguido pelo café. O Massala Cháe é o preferido feito com gengibre, cardamomo, cravo e canela. Outra bebida curiosa é o Sharbat, suco de frutas com pétalas de flores. A cerveja indiana é comparada às melhores do mundo.

Are baba!

08

Atchá: expressão de satisfação. Atchatchatcha: expressão que traduz extrema satisfação. Uma espécie de superlativo da expressão anterior. Are Baba: é uma exclamação. Equivale a um “poxa!”, “ô Deus”, “não brinca” “ah, não”. Auspicioso: algo promissor, próspero, de boa sorte. Baldi ou Papa: pai. Bhaya: irmão mais velho. Baguan Keliê: uma expressão que significa “por Deus!”, “ô meu Deus!” Bus: significa “basta” e tem um significado bem amplo. Pode ser usada para dizer que não quer mais nada em uma loja ou para pedir que alguém pare de fazer alguma coisa. Brâmane: nome dado à casta mais alta, pessoas que, segundo os textos sagrados, “vieram da boca do deus Brahma”. O oposto de um Dalit. O sistema de castas já foi até banido por lei na Índia, mas não pelos costumes. Dalit: é o chamado intocável, uma pessoa impura. Os textos sagrados definem como “a poeira aos pés do deus Brahma”. Os Dalit não podem sequer tocar com sua sombra um integrante das castas. Divina Laksmi: é o nome próprio de uma deusa que traz prosperidade e beleza para a terra. Didi: irmã.

Djan, Djan: vá, vá, vamos. Djan: querido, amado. Firanghi: vem do inglês “foreign”, que significa estrangeiro. Na mistura de línguas virou Firanghi, que significa estrangeiro ou estrangeira. O inglês é muito usado na Índia já que parte do país foi colônia inglesa até 1947. A palavra Firanghi carrega um sen-tido pejorativo, já que se refere a quem não valoriza os costumes do país.

Puja para Ganesha: Puja é um tipo de ritual, e Ga-nesha é a divindade mais popular da Índia. Portanto, Puja para Ganesha significa “ritual para Ganesha”. Na ocasião, são oferecidas comidas como coco, doces, grão de bico e outras iguarias indianas. Além das

oferendas, flores, incensos e velas devem enfeitar o ritual. Rechaçada: Ser rechaçada é pior que ser “encalha-da”, a mulher rechaçada não é aceita por nenhum pretendente e é condenada à solidão matrimonial. As mulheres são rechaçadas por razões de ordem moral. Rupia: a moeda da Índia. Uma rupia divide-se em 100 paisas (como os centavos, no Brasil). A palavra “Rupiah” deriva do inglês “Rupee” ou do sânscrito “Rupya” que significa prata. Na Índia, todas as notas trazem a imagem de Gandhi. Sári: roupa típica da Índia usada pelas mulheres. Trata-se simplesmente de um pano enrolado no corpo. Ulu: é a definição de uma pessoa estúpida, burra. Ulucapatá: o maior de todos os burros; “grande senhor dos burros”, como definem os indianos. Karwa Chauth: é o dia em que as mulheres casa-das fazem jejum para que os deuses concedam vida e longa e prosperidade a seus maridos. Mamadi ou Mami: mãe. Manglik: pessoa amaldiçoada para o amor. Isso significa que o primeiro casamento da vida dessa pessoa está condenado ao fracasso, mas nada se sabe quanto ao segundo. Por isso é recomendado que ela se case com um animal ou um vegetal para se livrar de tal maldição. Este ritual de casamento é chamado de Kumbh Vivah. Namastê: um cumprimento para saudar as pessoas. Significa “o deus que habita em mim saúda o deus que habita em você”. Tik Tik: sim, sim. Tik he: tem o significado de “tudo bem”, que é usa-do até quando se quer concordar com algo. Tchalô: vamos!

Tuc-Tucs: mais confortáveis que os riquixás, têm sua estrutura sobre uma moto e funcionam da mes-ma forma, inclusive como táxi.

Entenda o que eles dizem!

Horti-Fruti

Açougue

Padaria

End.: Av. Gal Ataliba Leonel, 3556

Tel.: (11) 3468-6000

Promoção 1: mussarela - calabresa i e iiPromoção 2: bacon - marguerita - napolitana - escarola - baiana i e ii e portuguesa ii

Saboreie no conforto de sua casa a MELHOR PIZZA DA REGIÃO , sempre com produtos de QUALIDADE e MELHOR PREÇO.

Horário de Funcionamento: Domingo à Quinta Feira das 18:00 às 23:30hsSexta e Sábado das 18:00 às 0:00hs.

Borda com Gergelim (sem custo adicional) ou opcional sem Gergelim.

Ligação Gratuita: (Delivery) 0800-772-1504 - 2218-8888

A PIZZA DE DAR ÁGUA NA BOCATRADIÇÃO E REQUINTE DESDE 1985

NA COMPRA DE 2 PIZZAS FORA DAPROMOÇÃO GANHE 1 REFRIGERANTE GRÁTISMEDIANTE APRESENTAÇÃO DESTE ANÚNCIO.

anim

ais e

pet s

hop

Superpremium – Produzidas com 100% de proteína animal são a melhor opção do mercado. O preço é mais salgado, porém, como é uma ração rica em nutrientes seu animalzinho come bem menos, compensando no final. Sendo absorvida quase em sua totalidade, o volume das fezes também diminui e possuem menos odor, compensa também para o dono.

Premium – Esta já vem com proteína vegetal misturada à animal. Assim, o animalzinho precisa comer um pouco mais, o que também traz o incon-veniente ligado ao cocô: mais fezes e mais cheirinho. Seu benefício está no valor, bem mais baixo que as Superpremium.

Standard – É a de menor qualidade das três. Também é balanceada nutricionalmente, mas a qualidade da proteína é inferior. Geralmente utilizam corantes e conservantes em grande volume, por isso o bichinho come mais para chegar à quantidade necessária de nutrientes. Consequentemente... você já sabe. O que vale mesmo é o preço, bastante aces-sível. Mas, será que compensa?

Como escolher o melhor alimento para o seu pet

Todo mundo já sabe que o ideal para alimenta-ção do animalzinho doméstico é dar-lhe ração, mas o problema começa ao chegar à seção de alimentos no pet shop, quando aparecem dezenas de opções com uma variedade incrível de ingredientes. Mas existem algumas dicas que podem ser bem úteis na escolha da melhor ração para o seu pet.

A principal delas é saber que não existe nenhu-ma ração que seja ideal para todos os cachor-ros, os animais também têm suas preferências e se adaptam melhor a uma ração do que a outra.

O importante é verificar se o pelo dele está brilhante, se ele tem um aspecto saudável, cor dos olhos e dentes fortes, se ele come com vontade e o principal: o cocô, que deve ter uma coloração forte e estar durinho. Agora, é claro, existem rações de melhor qualidade que usam matéria-prima com nutrientes superiores, são as Superpremium, seguidas pela Premium e Standard.

Vamos mostrar para você as diferenças entre elas, mas, não se esqueça, qualquer dúvida, consulte seu veterinário, afinal são eles os espe-cialistas na saúde do seu animal. Ah! Lembre-se sempre de ler atentamente o rótulo da ração, que deve ser claro e priorizar os nutrientes em vez da composição.

Dicionário da ração

12

Aberto Todos os dias deSegunda à Sábado e FeriadosDas 9:00 às 21:00hs Aos DomingosDas 9:00 às 14:00hs End.: Av. Nova Cantareira, 3470

Tel.:(11) 2953-4177www.consuladodaracao.com.brDelivery Ração Consulte-nos!

Peixes

Rações Filhotes

Acessórios

Veterinário

auto

s e a

cess

órios

A obrigatoriedade do air-bag começa a vigorar em 2014

Em março deste ano, o presidente Lula sancionou a lei que obriga todos os carros de passeio terem air-bag para o motorista e o passageiro da frente. A lei começa a vigorar em 2014 e já está causando alvoroço nas montadoras e entre os consumidores. Cerca de 4% da frota nacional já possui o item, que só não será obrigatório nos veículos destinados à exportação. A implantação do air-bag aumentará o valor do carro em R$ 2.000,00, custo do equipamento. As mon-tadoras dizem que será menor, pois será uma produção em larga escala. Vale lembrar, porém, que os air-bags são importados... Portanto, os consumidores precisarão esperar para conferir.

Insatisfações com valores à parte, vale mesmo ressaltar que o uso dos air-bags é fundamental para au-mentar a segurança no trânsito. É óbvio que é uma segurança passiva, posto que o air-bag só é acionado no momento da colisão, mas é um item que diminui o número de mortes no trânsito.

Segundo o centro de Experimentação e Segurança Viária, Cesvi, pode evitar 1,4% das mortes no trânsito, por ano, isso corresponde a 490 pessoas. E mais, só de gastos com atendimento a vítimas de acidentes, o uso de air-bags propicia uma economia de R$ 90 milhões.

Como funciona o air-bag?Ele é composto de três partes:

1 - Uma bola de náilon condicionada dentro do volante ou painel;

2 - Um sensor que detecta a força da colisão e comanda a bolsa para que ela infle;

3 - E o sistema de inflação, uma mistura química que gera nitrogênio quente e faz com que a bolsa infle rapidamente e salte fora de onde está acoplada. Cerca de um segundo depois de sua “explosão” a bolsa já começa a desinflar para não machucar o motorista ou os passageiros.

Em 2014, os freios ABS também serão de série, podemos dizer então que, daqui a cinco anos, com os ABS (segurança ativa, pois previne acidentes)e os air-bags, os carros brasileiros serão realmente seguros!

Prepare-se, agora é lei!

14

bare

s e re

stau

rant

es

Entre as cidades do mundo, São Paulo é a detentora do título de melhor pizza do mundo! Ao menos para os paulistanos...

A pizzaA história da pizza remonta a Roma, porém, a quem diga que foi mesmo no Egito Antigo que ela surgiu pela primeira vez, quando os conterrâneos de Cleópatra misturaram farinha e água e deram origem à massa.

Aos gregos também foi creditada a origem da pizza, mas quem ganhou a reputação foi mesmo a Itália. Fenícios que lá aportaram, por Nápoles – detalhe importante para o resto de nossa história -, tinham por hábito cobrir o pão com carne e cebola, isso há 300 anos antes de Cristo.

Daí foi um pulo para os italianos transformarem a pizza colocando tomate e outros ingredientes essenci-ais. Essa mudança levou um tempão e a pizza ainda era como um sanduíche, seu formato redondo veio só tempos depois.Quem comia a tal picea era a população mais pobre de Nápoles, que começou a fazê-la em discos re-dondos para render mais pedaços. Seu recheio eram os ingredientes mais baratos e mais fáceis de serem encontrados, toucinho, peixe e queijo, o objetivo era mesmo matar a fome.

O prato agradou e no século 19 surge a primeira pizzaria de que se tem notícia, a Port’Alba, em Nápoles, que existe até hoje e merece uma visita.

No Brasil, a pizza chegou por meio dos imigrantes italianos e sua receita se disseminou rapidamente. Começou a ser comercializada no bairro do Brás e hoje pode ser encontrada em todos os bairros da cidade com os mais variados tipos de cobertura. Detalhe: a pizza de São Paulo é considerada uma das melhores do mundo, muitos gourmets afirmam que é mesmo a melhor.

Pois é em Nápoles que surgiu a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana com o objetivo de preservar a verdadeira receita da pizza original.

Já a irônica expressão “acaba em pizza”, apesar de ser adotada por todos os brasileiros, surgiu aqui mesmo, em são Paulo, já que comer pizza na cidade é uma celebração, uma festa!

16

Ingredientes Selecionados Forno a Lenha Diversos Rótulos

Venha comemorar na Fioresi. São 3 amplos salões para a sua festa, faça já a sua reserva!

Rua Conselheiro Saraiva, 46 - Santana Tel.: (11) 2979-6960 / 2959-17-66 (Delivery)

Música MPB ao vivo - Segunda e Quinta-FeiraGosta de Cantar?Então venha para a Fioresi às Segundas-Feiras

A Fioresi dispõe de 50 tipos de PizzaVenha conferir e bom apetite!

casa

e de

cora

ção

18

Para aumentar o espaço de sua casa o espelho é fundamental, mas há outras dicas que você pode e deve levar em consideração

É possível criar ambientes pequenos e muito charmosos sem perder a praticidade que o espaço exige.Hoje, as construtoras optam por apartamentos menores para ter maior número deles no prédio e otim-izar a construção. Vamos oferecer a você algumas dicas para que otimize seu espaço, deixando aconchegante, útil e trans-forme sua casinha num “casarão”.

Quebre as paredes. Se você fizer questão delas, troque-as pelas divisórias de Dry wall, são muito menos espessas. Caso não se importe, integre os ambientes, faça uma cozinha americana. Outra opção é colocar uma mesa de jantar estreita para separar os dois ambientes.

Escolha a cor certa. Você pode ganhar altura pintando o rodapé da mesma cor das paredes e eliminando as molduras de gesso. Cores claras ampliam, entre elas é o branco quem vence para am-pliar os espaços.

O móvel no lugar certo. Não coloque os móveis próximo das divisórias nem dos lugares de passagem . Opte por mobílias mais baixas e cadeiras sem braço, puffs são ideais. Outra coisa, escolha móveis maiores em menor quantidade, que dão ordem ao espaço; dê preferência para os que possuam a base aberta. Mesas com tampo de vidro são melhores para aumentar o ambiente, o piso deve ficar visível.

Faça-se luz. A luz natural é o melhor aliado de quem quer ampliar o ambiente, portanto, se der, não utilize cortinas, caso seja impossível opte por tecidos semitransparentes. Se não tiver muita luz natural, utilize a artificial em pequenos spots com focos de teto.

No quarto. Esqueça cama com cabeceira e criado-mudo. Opte por prateleiras fixas na parede, otimizam o espaço e criam um ambiente moderno.

Na cozinha. Mesa fixada na parede e que desmonta após as refeições é uma excelente opção, assim como bancos que podem ser empilhados.

Na sala. Não utilize mesa de centro, melhor as de canto. O sofá em módulos, dá maior fluidez ao ambiente, e se você não tiver quarto de hóspedes, o ideal é que escolha um bonito sofá-cama para a sala.

E no banheiro. Coloque prateleiras funcionais nas paredes e utilize um cesto para colocar roupa-suja. Ah! Um belo e grande espelho.

Espelho, espelho meu

fest

as, e

vetn

os e

dive

rsão

20

Como preparar uma festa na empresaVocê pode e deve fazer uma festa na empresa de vez em quando. Seu papel é importante porque sua função é comunicar, motivar, definir estratégias e focalizar os trabalhadores, colaboradores ou parceiros da empresa numa mesma meta.

Uma festa pode ter o propósito de apresentar números, unir as pessoas que trabalham em sedes dife-rentes, informar novas estratégias, mostrar os produtos que serão lançados, reforçar o nome da empresa, comemorar ganhos e muitos outros objetivos que visam desenvolver a companhia de uma maneira leve, porém, não menos importante.

Assim, vamos dar algumas dicas para você de como organizar uma festa, mas, se possível, contrate uma empresa já consolidada em realização de eventos para que ela seja um sucesso total!

Objetivo. Defina qual o objetivo de seu evento: promover, informar, motivar, integrar, etc., assim como é importante saber qual será o público. Saiba exatamente o número de participantes para não ser pego de surpresa.

Planejamento. Faça um plano de produção detalhado e com datas específicas para cada caso. Levante todas as demandas geradas para concretização do evento: equipamentos de som e áudio, horá-rio e Buffet. Deixe tudo descrito e depois faça um check list.

Escolha do tema. É fundamental para que alcance o propósito do evento. A mensagem a ser passada deve ser clara e de fácil assimilação. Crie materiais de apoio que reforcem o tema, podem ser brindes, por exemplo.

Local. O local é fundamental e deve seguir um princípio básico, atingir o objetivo da festa, por isso pesquise locais com boa estrutura, como estacionamento, por exemplo. Verifique a possibilidade de usar os equipamentos previstos para o evento.

Ensaio. Antes de o evento acontecer, teste no local todos os equipamentos que você irá utilizar, cheque o Buffet, verifique a limpeza e confirme a sua lista, e boa festa!

Hoje é dia de festa

UNIDADE 2 - IPIRANGA AV. D. PEDRO I, 927

TEL.: (11) 2914-0222

UNIDADE 3 - VILA GUILHERMERUA CHICO PONTES, 335

TEL.: (11) 2221-3993

PARCELAMOS SUA FESTA EM ATÉ 6X NOS CARTÕES

UNIDADE 4 - VILA GUILHERMERUA IDA DA SILVA, 396

TEL.: (11) 2905-0844

PARCELAMOS SUA FESTA EM ATÉ 6X NOS CARTÕES

UNIDADE 5 - VILA GUILHERMEAV. JOAQUINHA RAMALHO, 1071

TEL.: (11) 2901-0104

Os detalhes dessa modalidade para a aquisição de imóveis

No Brasil, o número de pessoas que adquirem cotas de consórcios para a compra de imóveis já passa de 500 mil por ano, e está em pleno crescimen-to. Qual é o segredo para esse número expressivo? São as vantagens que o consórcio oferece.

A primeira é que ele não tem juros, já que a pessoa pode pagar o bem até o fim do plano sem tê-lo. As parcelas são reajustadas anualmente de acordo com o Índice Nacional da Construção Civil, INCC.

Outra característica bastante atrativa dos consórcios é a de que as admin-istradoras, geralmente, não realizam consulta de renda. Qualquer pessoa pode fazer com a restrição de que se não pagar um número de parcelas previsto em contrato – geralmente são duas - é excluída do grupo e só recupera parte do dinheiro após o final do plano, cerca de 15 anos, depen-dendo do acordo.

Diferentemente do Sistema Financeiro da Habitação, SFH, o consórcio não impede que a pessoa compre um segundo imóvel financiado. E como fun-ciona? Você deve procurar uma administradora e mostrar o valor que quer receber em uma carta de crédito.

imóv

eis e

empr

eend

imen

tos

Consórcio de Imóveis

Você será incluído num grupo que tenha o mesmo objetivo que o seu e serão estipulados o valor da parcela e o prazo. A cada mês, duas cartas de crédito são oferecidas ao grupo, por sorteio e por lance (nes-se caso muitas aceitam o uso do FGTS). Parece simples, mas existem alguns cuidados antes de você fazer um consórcio de imóveis.

Taxas extras. Antes de escolher a qual consórcio de imóvel irá aderir, consulte as taxas de administração e seguros, elas variam conforme as administradoras.

Atenção ao prazo. Os prazos são bem longos, de 15 anos para cima. Por isso pense bem se conseguirá arcar com as parcelas, principalmente se você ainda morar de aluguel. Se for contemplado rapidamente, ter feito con-sórcio é uma boa vantagem, diminuindo seus gastos com moradia.

Desistência. Se houver algum impedi-mento de continuar no grupo, tenha em mente que só irá receber o dinheiro que investiu após o término do consórcio - será apenas parte do dinheiro, que virá com descontos, como os da taxa de administração.

Grupo já formado. Se for aderir a um grupo já formado, fique atento à situação financeira dele e também pesquise a idoneidade das administradoras que mais lhe agradaram.

24

mat

éria

da ca

pa Parabéns!!!Distrito de Santana completa 217 anos em 26/7/2009 *

Santana nasceu, como outros bairros, de núcleos de catequese que os jesuítas vinham instalando de forma sistemática por todo o planalto paulista. É o mais antigo núcleo de povoamento da Zona Norte da capital e começou como um bairro semi-rural, com pou-cos moradores. A fazenda de Santana foi uma doação que os jesuítas receberam em 1673 dos herdeiros de Inês Monteiro, conhecida como a matrona.

Em fins do século 17, a Câmara fez construir um grande aterro, de cerca de três quilômetros, iniciando-se nas proximidades do Convento da Luz e terminando no bairro de Santana, para dar acesso à cidade pela várzea inundável do rio Tietê.

A região passou a exigir contínuos cuidados, por causa das boiadas que arruinaram pontes e caminhos, mas que foram decisivas para o progresso da zona de Santana. O aterro é hoje onde começa a rua Voluntários da Pátria, entre a Ponte Grande e o Areal.

Em 1753, a Câmara proibiu o trânsito de gado pelo aterrado e, lentamente, no decorrer dos anos do século 19, o bairro foi crescendo. Em 1821, o local pertencia a família de José Bonifácio de Andrada e Silva e a pequenos chacareiros.

Está em Santana a rua que se tornou referência na Zona Norte: a Voluntários da Pátria. Nela está o centro de Santana e de lá irradiam ônibus para o centro e outras localidades da cidade.

O nome veio da organização, pelo governo estadual, de um batalhão para combater na Guerra do Paraguai, em 1865. Nasceu então o Sétimo Batalhão, que partiu da capital com oitocentos paulistanos em julho de 1865.

Em 1870 – fim do conflito – o batalhão voltou e foi recebido com festa. Dos oitocentos voltaram apenas 85 soldados. No dia entraram na cidade 350, mas somente os 85 eram do heróico Sé-timo Batalhão dos Voluntários da Pátria.

A novela das inundações foi minimizada com a canalização do Tietê. Assim, nos primeiros anos do século 19, o bairro experimentou um lento

Vila PaulicéiaVila José Casa Grande Jardim GuanandiSantanaVila BiancaChora MeninoSanta TerezinhaImirimJardim São PauloVila SicilianoVila MatiasVila ZéliaVila Santa LuziaVila Rabelo

Jardim Carmen VerônicaVila SantanaVila Mariza MazzeiÁgua FriaJardim do ColégioSítio Pedra Branca.

Bairros de Santana

26

crescimento, mas somente a partir de 1950, Santana se consolidou definitivamente como um bairro resi-dencial de classe média paulistana. Santana já deu nome a diversos bairros espalhados pelos quatro cantos da capital, como por exemplo, a Vila Santana, no próprio distrito.

Curiosidades: Mirante de Santana - Praça Vaz Guaçu. Altitude: 792 metros *Aniversário do distrito: 26/07/1792, Conforme site da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Foi no fim do século 19 que Santa Ana foi consa-grada padroeira e protetora da arquidiocese de São Paulo, e assim a região se tornou referência para as festividades em homenagem à Santa. Para quem não sabe, Santa Ana era a mãe de Santa Maria e, portanto, avó de Jesus Cristo. Hoje é considerada a padroeira das viúvas, dos trabalhadores em minas e das bordadeiras.

A padroeira Santa Ana

Um dos mais importantes fatores que fizeram Santana tornar-se um grande bairro foi a criação, em 1893, do Tramway da Cantareira – o famoso “trem das onze” imortalizado por Adoniram Barbosa. O Cantareira, como era conhecido, não havia sido criado para carregar passageiros e sim para facilitar o contato com o Reservatório de Água da Serra da Cantareira, mas alguns moradores passaram a “pegar carona” e isso virou moda, já que foi o primeiro trans-porte coletivo de Santana. Ele saia da serra e ia até o Pari e foi, para orgulho dos moradores, o inspirador da construção do Metrô na região. Em julho de 1964 o trenzinho da Cantareira fez sua última viagem.

O Trem das onze

Foto: http://br.geocities.com/wernervana/

Fonte: São Paulo 450 anos 450 bairros, Levino Ponciano. Editora Senac

Mapa da Cidade de SP

mod

a e b

eleza Se cuide, Homem

28

Cada vez mais os homens estão cuidando da beleza, isso faz bem para eles e para elas.

Os homens não só amam como também se cuidam. Aquele antigo estereótipo de homem que não está nem aí para os cuidados com a beleza é coisa do passado, hoje, o homem moderno, maduro, criou um novo nicho de mercado, com clínicas de esté-tica exclusivas para tratamentos masculinos.

Claro que ainda tem preconceito, por isso essas clínicas vêm fazendo bastante sucesso. A pele do homem e da mulher é bem diferente. Enquanto a mulher começa a envelhecer aos 30, gradualmente, os sinais da idade vão aparecer no homem, de forma significativa e, digamos, “de repente e de uma vez”, a partir dos 50.

Por isso a prevenção é importante. E não só. Pele limpa de aspecto saudável é um cartão de visitas, assim como barba feita e unhas bem cuidadas.

Por isso a SP Bairros separou algumas dicas de cuidados com a pele para os homens moder-nos, assim, enquanto a idéia de realmente freqüentar uma clínica especializada em estética masculina é amadurecida, os homens podem ficar mais bonitos, para eles e para elas. Eles ganham, elas muito mais. Mas lembre-se, é importante consultar um dermatologista sobre os produtos mais adequados para cada tipo de pele e cabelo.

Manhã. Sempre lave bem a pele com sabonetes específicos e depois passe adstringente. É im-portante para tirar as impurezas e prevenir o excesso de oleosidade. Ah! e não se esqueça do protetor solar.

Se você costuma fazer a barba todos os dias, lave bem a pele antes, utilize creme de barbear e depois de passar a lâmina e secar bem a pele, passe um produto pós-barba de sua preferência.

Barba e bigode. Se você possui um ou os dois ornamentos, mantenha-os bem aparados, faça-o semanalmente. A limpeza é fundamental e o aspecto também.

Pode usar xampu e até condicionador (sem excesso) para deixá-los limpos, cheirosos e brilhantes.

Cabelos. Nada de lavá-los com sabonete. Use um xampu adequado ao seu tipo de cabelo, oleoso, seco ou normal.

Para deixá-los fortes e prevenir a queda e o aparecimento de cabelos brancos, ao escolher um xampu adequado, procure na formulação ingredientes como pantenol e queratina.

Noite. É quase o mesmo procedimento da manhã, com a diferença de que após passar o adstrin-gente você deve utilizar um hidratante sem óleo antes de ir para cama, tirando o protetor solar, é claro.

Av. Zunkeller, 88Alto de SantanaSão Paulo SP | 02420-000Fone 11 3569 9141 Visite nosso Blog: pitangamel.blogspot.com

Descontos especiais!

Nas compras acima

de R$ 300,00

você ganha

uma linda Lingerie!

TEMOS UM PRESENTE ESPECIAL PARA VOCÊ: FAZENDO 6 EDIÇÕES NA REVISTA

VOCÊ GANHA!*1 SITE + HOSPEDAGEM + ANÚNCIO NO

PORTAL WWW.SAOPAULOBAIRROS.COM.BR

POR 1 ANO!VÁLIDO SOMENTE PARA ANÚNCIO DE PÁGINA INTEIRA

PROMOÇÃO VÁLIDA ATÉ 31/08/2009NÃO PERCA TEMPO E LIGUE AGORA MESMO

* Site institucional com prazo de entrega a ser programado junto ao anuciante.

De: São Paulo BairrosPara: Sua EmpresaTel.: 2099-0674

saúd

e e b

em-e

star

Escolhas saudáveis: use os rótulos dos alimentos

“fim de...... “ (ano). Para produtos como frutas e hortaliças frescas, incluídas as batatas não descas-cadas, cortadas ou processadas; vinhos e outras bebidas alcoólicas, produtos de panificação e confeitaria que sejam em geral consumidos dentro de 24 horas seguintes à sua fabricação; vinagre; açúcar sólido; balas, caramelos, confeitos, pasti-lhas e similares; goma de mascar; sal de qualidade alimentar (exceto sal enriquecido) , a declaração do prazo de validade não é exigida pela legislação.

4 - Conteúdo Líquido: é a quantidade do alimen-to, que pode ser expressa em kg, g, mL, L ou Litro, conforme a legislação. O tamanho da letra e dos números que deve ser usado na rotulagem segue regra de proporção em relação ao conteúdo da embalagem de maneira a permitir boa visualiza-ção.

5 - Identificação do Lote: pode ser descrita atra-vés de um código após a letra “L” ou através da data de fabricação, embalagem ou prazo de validade. No último caso, devem constar pelo menos, o dia e o mês ou o mês e o ano. Serve para “rastrear” de forma ágil e eficiente onde e quando determinado produto foi fabricado e a que lote pertence.

6 - Identificação da Origem: são os dados comple-tos do fabricante e da origem do produto (exem-plo: Indústria brasileira)

Mas, e a Informação Nutricio-nal?Outra importantíssima informação encontrada nos rótulos dos alimentos é a tabela nutricional obrigatória que esclarece, por porção do produto e medida caseira, seu valor energético, quanti-dade de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio e, ainda, o % de VD- Valores Diários de Referência de cada um deles.

Através do % VD é possível saber quanto o produto oferece de valor energético e nutrientes em

34

Entenda as informações dos rótulosVocê sabia que a maior parte das informações constantes nos rótulos dos alimentos são obrigatórias e seguem critérios previstos em legislação?.

É isso mesmo. Todo alimento embala-do na ausência do cliente e pronto para oferta ao consumidor, com algumas exceções, deve conter em seu rótulo informações como desig-nação (nome) de venda, lista de ingredientes, prazo de validade, conteúdo líquido, identifica-ção de lote e da origem, dados completos do fabricante e, se for o caso, instruções sobre o seu preparo , uso e conservação.

É muito importante que essas informações sejam entendidas e bem aproveitadas pelo consumidor para fazer escolhas adequadas.

1 - Designação de Venda: é o nome oficial do produto estabelecido em seu Padrão de Identidade de Qualidade (norma específica), podendo ser acompanhada do nome fantasia, de fábrica, marca registrada ou consagrado pelo uso.

2 - Lista de ingredientes: declaração de todos os ingredientes do produto em ordem decrescente da respectiva proporção, isto é, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade. Logo após os ingredientes, vem a declaração do nome dos aditivos pre-cedidos de sua respectiva função no alimento, exemplo: corante urucum (função: corante; nome:urucum) . A lista de ingredientes não é necessária em produtos de ingrediente único como açúcar, farinha, erva-mate, vinho.

3 - Prazo de Validade: o prazo de validade deve constar de pelo menos o dia e o mês para produtos que tenham prazo de validade não superior a três meses, o mês e o ano para produtos que tenham prazo de validade supe-rior a três meses. Se o mês de vencimento for dezembro, pode-se indicar a expressão:

relação a uma dieta de “referência” de 2000 calorias. Quanto maior o %VD, mais próximo de alcançar o valor diário de referência você está.

No caso de fibras, por exemplo, quanto maior, melhor para a dieta.Em relação às gorduras totais, saturadas e sódio, valores de %VD menores são recomendáveis para ajudar a compor uma alimentação saudável. Mas não se esqueça que numa dieta saudável, as gorduras e o sódio também são importantes, dentro de um consumo moderado.

Já para as gorduras trans não há VD estabelecido para o cálculo do percentual, já que não há recomendação de consumo dessa gordura, devendo ser evitada.

É importante saber que alguns alimentos e bebidas não necessitam da tabela nutricional e, portanto, você não a encontrará em seus rótulos: - As bebidas alcoólicas; As especiarias; As águas minerais e as demais águas de consumo humano; Os vinagres; Sal (cloreto de sódio); Café , erva mate, chá e outras ervas sem adição de outros ingredientes;

- Os alimentos preparados e embalados em restaurantes e estabelecimentos comerciais, prontos para o consumo como por exemplo sanduíches e sobremesas do tipo flan, mousse, etc também estão excluídos da rotulagem nutricional, exceto no caso de serem comercializados para outros estabelecimentos;

- Produtos fracionados nos pontos de venda a varejo, comercializados como pré-medidos (ex.: produtos fatia-dos como queijos, embutidos, etc.)

- Frutas, vegetais e carnes in natura, refrigerados e congelados.

- Alimentos com embalagem cuja superfície visível para rotulagem seja menor ou igual a 100 cm2.

Em caso de dúvidas sobre os dados que estão nos rótulos, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor-SAC da empresa fabricante.

Rótulos: consulte, entenda e utilize como ferramenta para uma alimentação saudável!

Fonte da tabela: http://www.anvisa.gov.br/

tecn

ologia

38

Padronizada com o código 802.16 pelo Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica (IEEE), dos Estados Unidos, que utiliza o protocolo IP (Internet Protocol) e possibilita o acesso sem fio a distâncias de até 50 qui-lômetros (km), para estações fixas, e de 5 a 15 km, para estações móveis, a velocidades que vão de 10 a 100 megabits por segundo (Mbps), com excelente confiabilidade e pouca interferência.

Milhões de usuários de laptops no mundo já utilizam placas de celular de terceira geração (3G) para acessar a internet em alta velocidade pela tecnologia High Speed Packet Access (na sigla inglesa HSPA), de 3,6 até 14,4 Mbps.

Ampliando essa possibilidade, diversos fabricantes – como Lenovo, Toshiba, Acer e Asus – já anunciaram o lançamento de notebooks dotados de novos microproces-sadores, como o Centrino-2 da Intel, desen-volvidos para assegurar também o acesso às redes WiMax.

Os celulares mais avançados da transição 3G-4G também poderão acessar as redes WiMax. Em resumo: a incompatibilidade entre plataformas digitais – seja internet, rede telefônica fixa ou celular – está com os dias contados.

As redes WiMax, são essenciais para acelerar o processo de inclusão digital, para ampliar a oferta de serviços de banda larga a custos mais baixos em todos os municípios brasileiros. Elas beneficiarão, segu-ramente, as camadas mais carentes da população brasileira, em especial as que vivem em milhares de localidades com menos de 5 mil habitantes do País.

Embora não tenham sido concebidas com o propósito de substituir a rede celular 3G, as redes WiMax podem fazê-lo do modo mais completo. Sua utilização mais provável, entretanto, deverá ser como alter-nativa avançada para a banda larga. Assim, ambas as redes poderão conviver e complementar-se.

LONGA ESPERAInvestidores, indústria, empresas operadoras e usuários aguardam a decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quanto à reabertura da licitação de freqüências de 3,5 GHz e 10,5 GHz para as redes WiMax, interrompida por ação judicial e cancelada pela agência, para que o País possa contar com uma das opções mais eficientes e econômicas, para a cobertura tanto de pequenas cidades quanto de vastas regiões metropolitanas com essa rede sem fio de alta velocidade.

A Grande RedeWiMax é a sigla do inglês Worldwide Interoperability for Microwave Access, rede metropolitana sem fio.

Fonte: http://www.ethevaldo.com.br

Relação de bancas de jornais da Zona Norte onde você encontra a revista São Paulo Bairros.Pegue a sua!Banca Altinópolis - Rua Altinópolis, 45 - tel.: 2950-6125Banca Barro Branco - Av. Nova Cantareira, 3255 - tel.: 2991-2429Banca Braz Leme - Av. Braz Leme, 2341 - tel.: 2950-3585Banca Casa Forte - Rua Casa Forte, 11 - tel.: 2976-0684Banca Casa Verde - Av. Casa Verde, 640 - tel.: 3966-4601Banca Chic - Rua Voluntário da Pátria, 2887 - tel.: 2978-6345Banca Conceição - Av. Conceição, 1267 - tel.: 2901-7516Banca Curuçá - Rua Curuçá, 776 - tel.: 2158-1995Banca Dom Romano - Av. Conceição, 348 - tel.: 2906-3015Banca Duduca - Av. Ataliba Leonel, frente ao 2292 - tel.: 2978-8931Banca da Ilha - Av. Luis Dumont Villares, 770 - tel.: 2979-7865Banca Fênix - Rua Gaspar Soares, 26 - tel.: 2977-9486Banca Leal - Rua Aureliano Leal, 11 - tel.: 2977-9486Banca Metrô Tucuruvi - Av. Dr Antonio M. de Laet, 145A - tel.: 2994-2860Banca Magalhães - Rua Alfredo Pujol, 1640 - tel.: 7272-2543Banca Nova Cantareira - Av. Nova Cantareira, 47 - tel.: 2262-8086Banca Praler - Av. do Guacá, 437A - Tel.: 2208-7160Banca Pelegrino - Praça Santo Educardo, 33 - tel.: 2636-8540Banca Presidente - Av. Nova Cantareira, 24 - tel.: 2204-2813Banca Santo Eduardo - Praça Santo Eduardo, 33 - tel.: 2955-5847Banca São Camilo - Rua Voluntário da Pátria, 3749 - tel.: 2972-0762Banca Sena - Av. Coronel Sezefredo Fagundes, 1807 - tel.: 2263-9974Banca Trevo - Rua Leite de Moraes, 42 - tel.: 2973-8373Banca Vitória Régia - Rua Salvador Tolezano, 820 - tel.: 2231-6839Banca Cantareira - Av. Senador José E. de Moraes, 474 - tel.: 2203-0594Banca Tremembé - Av. Maria Amália L. de Azevedo, 28 - tel.: 2204-6459

www.saopaulobairros.com.br Anuncie: 2099-0674

mom

ento

....

“São os olhos das pessoas que nos destroem.”

“Se todos fossem cegos exceto eu, não desejaria roupas requintadas, casas requintadas nem mobília requintada.”

“Nunca houve uma guerra boa nem uma paz ruim.”

“Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós.”

“O fracasso quebra as almas pequenas e engrande-ce as grandes, assim como o vento apaga a vela e atiça o fogo da floresta.”

“Escreve as ofensas na areia e os benefícios no mármore.”

“Procura nos outros as qualidades que eles possam ter; em ti, procura os defeitos que certamente tens.”

“Um bom exemplo é o melhor sermão.”

“O homem fraco teme a morte, o desgraçado cha-ma-a; o valente procura-a. Só o sensato a espera.”

“Ser humilde com os superiores é obrigação, com os colegas é cortesia, com os inferiores é nobreza.”

(Benjamin Franklin)

Quem foi Benjamin FranklinÍcone da Independência norte-americana, Benjamin Franklin pode ser considerado um dos grandes gênios que nascem na Terra de tempos em tempos. Nascido em Boston em 1706, tinha quase 20 irmãos. Auto-didata, aprendeu a ler sozinho, foi editor, cientista, filantropo, escritor, diplomata, inventor e abolicionista. Tornou-se conhecido internacionalmente por suas experiências e conclusões sobre a eletricidade – não é à toa que sua mais famosa representação seja soltando uma pipa fulminada por um raio. Benjamin Franklin foi um homem de bem! No fim de sua vida, publicou a primeira parte de sua autobiografia, repleta de pen-samentos inspiradores, expondo suas idéias e valores nobres. Faleceu antes de concluir a segunda parte, em 1790. Seu funeral foi acompanhado por cerca de 20 mil pessoas.

Momento.....

42