revista livre 08.14

32

Upload: aqui-comunicacao

Post on 02-Apr-2016

239 views

Category:

Documents


17 download

DESCRIPTION

Edição que traz especial sobre as comemorações dos 56 anos de Penha. Esportes, ação social, música e muita notícia boa!

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Livre 08.14

PenhaPenha

DESDE 2009DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA

08.1 4

Belezas, projetos ecomemorações pelos 56anos de emancipação

Música

Economia

Ação Social

Esporte

Saúde

Educação

Page 2: Revista Livre 08.14
Page 3: Revista Livre 08.14

A Prefeitura de BalneárioPiçarras investiu R$ 46,5 mil naaquisição de mais de 40 novosinstrumentos de percussão esopro para a banda municipal.Os encontros para ensaiosacontecem às terças, quartas,quintas e sábados, na salaanexa ao Ginásio MunicipalAurélio Solano de Macedo e asaulas são gratuitas. Hoje sãoaproximadamente trintaparticipantes e quatroprofessores de música, sob abatuta do maestro José Sabinode Santana.

re v i s ta l i v re s c@gma i l . com

RODRIGOKNACK

Livre

Registrore v i s ta l i v re s c . b l o g spo t . com . b r

/ re v i s ta_ l i v re

/ re v i s ta l i v re

Entre os melhores do mundo

O Projeto Musicar de Penha oferece60 vagas para estudantes da redemunicipal de ensino interessadosem aprender música e ampliarhorizontes culturais. São cursos deviolão, flauta doce, teclado epercussão. Os alunos poderãoparticipar da Fanfarra Municipal dePenha (Famupe) e também do CoralLaci Simão Correia, cujo maestro éNilson Dilo de Souza. Maisinformações sobre cursos e vagaspodem ser obtidas na SecretariaMunicipal de Educação, na RuaJosé João Batista, Centro, ou pelotelefone (47) 3345.4025.

Novos instrumentos

Livre

O Parque Beto Carrero World foi indicadopelo maior site de viagens do planeta, o TripAdvisor,como o melhor parque de diversões da América Latinae o sexto melhor do mundo, pelo prêmio Travellers'Choice 201 4. Presente em 42 países, o TripAdvisor tevemais de 260 milhões de visitas em 201 3.

Adalgiso Telles, CEO do Beto Carrero World,comemora esta colocação importante, a frente deparques da Disney e da Universal Studios."Competimos igualmente com empreendimentos deOrlando, cidade norteamericana que reúne os maisfamosos parques", destacou em nota a imprensa.

1 °- Discovery Cove (Orlando, EUA)2°- Europa-Park (Rust, Alemanha)3°- Universal Islands of Adventure (Orlando, EUA)4°- Disney Magic Kingdom (Orlando, EUA)5°- Disney Hollywood Studios (Orlando, EUA)6°- Beto Carrero World (Penha, Brasil)7°- Disneylândia (Anaheim, EUA)8°- Universal Studios Cingapura (Sentosa, Cingapura)9°- PortAventura Park (Salou, Espanha)10°- Disney Animal Kingdom (Orlando, EUA)

Cursos de música

O RANKING MUNDIAL

DIVULG

AÇÃO

DIVULG

AÇÃO

Page 4: Revista Livre 08.14

PUBLICAÇÃO DIRIGIDA DAAQUI COMUNICAÇÃO LTDA-MEPENHA | SANTA CATARINACNPJ 08.862.850/0001 -00

CONTATOS:(47) 91 47.8941(47) 9994.0037

RODRIG

OKNACK

Mais uma edição da Revista Livrechegando às suas mãos, com novaseditorias e colunistas, além de muitas boasnotícias para mostrar que, ajustando o foco,é possível enxergar as belezas em todos osfatos que vivenciamos no dia a dia.

Sol idariedade, meio ambiente,educação, esportes, pessoas e projetosestão recheando esta edição, que traztambém um especial sobre os 56 anos dePenha.

Comemorações, eventos e umapequena mostra das belezas desta cidadel inda, que estampa nossas páginas desde aprimeira edição, em 2009. E, claro, ainda vairender muito assunto e imagens especiaiscomo as que você vê aqui na Revista Livre.

Fique à vontade, passeie pornossas páginas, descubra as boas notíciase venha ser LIVRE!

DIREÇÃO GERALM.R. KULKA

EDIÇÃO E DESIGNRODRIGO KNACKDRT 4476.PR

AspasEntre

"Aqueles que foram vistosdançando, foram chamadosde loucos por aqueles quenão gostavam de música."

Luís Fernando VeríssimoEscritor, jornalista e cartunista

"Eu desconfio que a única pessoalivre, realmente l ivre, é a que não

tem medo do ridículo. "

Rita LeeCantora e

Compositora

D ESD E 2 0 0 9

ARTIGOS, REPORTAGENS ECOLUNAS ASSINADAS

REPRESENTAM A OPINIÃOAPENAS DE SEUS AUTORES.

ENTRE A PRAIA DASAUDADE E A BACIADA VOVÓ, EMPENHA, ANATUREZANATURALMENTEESCULPIU ESTA"ESFINGE" NASROCHAS, QUE TAL?

O MELHOR AMIGO É AMIGO MESMO

EM TODAS AS HORAS!

A revista dasboas notícias

AO LEITOR

DIVULGAÇÃO

RODRIG

OKNACK

SYLV

IOSIR

ANGELO

Page 5: Revista Livre 08.14
Page 6: Revista Livre 08.14

A Revista Livre teve um bate papo beminformal com o diretor artístico da Rádio AquarelaFM, Odirlei Borgonha, profissional com mais de1 5 anos de experiência no meio. Entre diversosassuntos, ele falou sobre a trajetória da emissora,que completa 7 anos no ar no dia 3 de setembroe leva a programação a cerca de 20 municípiosdo litoral norte e Vale do Itapocu.Borgonha contou que a Rádio Aquarela tem umesti lo próprio de programação, sem buscarinspirações em outras emissoras. A proposta,segundo ele, é tocar desde sucessos da décadade 80 até os mais novos hits e, com isso, agradaraos mais diversos públicos. Investimentos emtecnologia e equipamentos modernos tambémfazem da Rádio Aquarela uma referência entre asemissoras da região.

O quadro de colaboradores contaatualmente com 1 1 profissionais, entre as áreasadministrativa, artística, locutores e jornalismo.Perguntado sobre a atuação na emissora dediversos profissionais de renome no litoral nortedo estado, Borgonha explicou que esta é umacaracterística que existe desde o início das

Rádio Aquarela: 7anos prestandoserviços àcomunidade regional

Falamansa eTarrafa Elétricaagitam PiçarraiáA edição 201 4 do Piçarraiá promoveu uminteressante encontro cultural, através deapresentações típicas e shows - de diferentesesti los, destaque-se. Os dois dias do eventomovimentaram mais de 1 4 mil pessoas emBalneário Piçarras.

Talentos locais, como Renan Lucas e CamilaFernandez, mesclaram os esti los musicaiscom atrações de renome nacional, como abanda Falamansa. Os peixeiros da TarrafaElétrica, com sua criativa mistura de boi-de-mamão, pop e sons litorâneos catarinas,abriram o caminho para o forró dos cearenses,que apresentaram os grandes sucessos como"Rindo a Toa" e "Xote dos Milagres", além donovo trabalho, o CD "Amigo Velho".

Quadri lha, casamento caipira, pau-de-fita,terno de reis e danças tradicionais foramalgumas das apresentações que agitaram as

torcidas, tudo sob a supervisão pessoal da Tia Bil ica,a folclórica personagem criada pelo jornalistaGilberto Cardozo. Ela, este ano, trouxe "trançando aspernas" o Tio Quirino, divertido e manguaceirocompanheiro da Tia Bil ica.

Vitória Regina Marcelino e André RicardoFrancisco, da Escola Felicidade Pinto Figueredo,foram eleitos o Casal Piçarraiá de 201 4, em umadisputa acirrada na torcida e na pontuação, tanto queapenas um décimo de diferença os elegeu!

M.R

.KULK

A

M.R.KULKA

RODRIG

OKNACK

TATO, DO FALAMANSA, A TIABILICA E O ENCONTRO DASBANDAS NOS BASTIDORES

Page 7: Revista Livre 08.14

E já já correndinho a gente vai dar umatarrafeada, porque essa banda já quebra tudohá uns 1 0 anos, está com formação nova,entrando em uma fase bem especial dacarreira, se fortalecendo cada dia mais e omais bacana, tudo isso cantando suas própriasmúsicas e trazendo a cultura pesqueiraaçoriana, marcando o regionalismo de umpovo e trazendo isso pras nossas vidas.

Quem daqui da área não se lembra dabanda Tarrafa Elétrica que eletrocutava até osfios mais aterrados do extinto e saudoso demais “Bar do Nelson” em Penha??? Poix poix, queos minino além de música boa ainda fazem umas encenações empolgantes de contos elendas, impondo com maestria os ritmos brasileiros.

Quem compareceu ao último Piçarraiá em Balneário Piçarras e a também recente Festa daTainha em Barra do Sul, pôde sentir de perto a vibe dos nego que lançaram o show “1 0 anostarrafeando” pra muii i i i i ta gente! Evandro Che, Rodrigo Cavaleri Emmanuel Schmidt, IcóMoronguetá, Marcelo Cássio, Luciano Candemil e Elvis Pauli detonaram e seguemdetonando em festivais culturais e musicais dentro e fora do estado.

Neste ano a peixerada gravou seu DVD, aprovado pela lei de Incentivo à cultura, e queincentivo hein, saindo do fornoainda este ano. Os maix maisda cultura peixeira são de Itajaíe se encontram aqui ó noFacebook/tarrafa.eletrica, com4.000 curtidas. Você pode darum confere no som dos caraspelo tarrafaeletrica.tnb.art.br, eter um tete à tete [email protected] (47) 3248-0069.   Boratarrafear e pegar peixe! ! !

atividades e que a integraçãomantém a unidade, inclusive boaparte do casting está na RádioAquarela desde o início.

Um jornalismo sério ecomprometido é uma dasprincipais âncoras da programaçãoda Rádio Aquarela. Com umaequipe de talentosos jornalistas eradial istas, entre eles Juvan SouzaNeto, Vilmar Carneiro e aapresentadora Felícia Oliveira, apopulação tem espaço aberto parafazer valer os seus direitos, sugerirreportagens e divulgar ações deinteresse social. Para Borgonha, arádio é um meio de uti l idadepública e finaliza lembrando apopulação que a emissora estáaberta a participação de todos,através do telefone (47) 3446-0338.

BemmmCatarinaFelícia Livre

Oigalera, logo decara agradeçomutcho à RevistaLivre pelo convite econfiança, para quemeu trabalhoestampe umadessaspáginas cheiasdehistórias bacanas pracontar.Este cantinho aquisaiu lá do programaAquarelaBemmmbrasileira,que eu faço naAquarela FM todososdomingosdas09às 11 damanhã,espaço aberto paradivulgaras bandascatarinenses. Poisbem, este espaçotrazpara você, leitorLivre, um cadinho donosso acervo barrigaverde!Bora voar,porque ser livre já ébom demais e commúsica então...

POR FEL ÍC IA O L IVE IRA

07

M.R.KULKA

TARRAFA ELÉTRICA NOPIÇARRAIÁ 2014

Page 8: Revista Livre 08.14

FaunaFlora &

A Revista Livre fez uma visita a OngCapvara, em Balneário Piçarras, onde hojeestão aproximadamente 80 animais,recolhidos das ruas doentes ou debil itados,resgatados por Gilda da Silva paratratamentos. Vinda de Curitiba há 22 anos jácom 20 cachorros, Gilda conta que o amorpelo animais a levou a investir seu própriodinheiro neste projeto e agradece a Deuspor isso. Ela mantém os animais commantimentos, cuidados com higiene eatendimentos veterinários.Os animais ganham na ONG um espaçopara viver, não são doados, pois todosprecisam de cuidados especiaisdiariamente. A higiene do local é notável, aorganização das casinhas com cobertas,espaço para sol e até roupas para o frio. Oscachorros ficam em casais para evitarbrigas, todos são castrados e têm todo ocarinho e proteção de Gilda.Só de ração são aproximadamente 25 kgpor dia, e apenas do tipo “premium”, poistodos os animais têm a necessidade dereforços vitamínicos. Gilda comenta que aempresa Dalquim ajuda com descontosespeciais na ração tipo “premium”. Para ela,

é melhor investir em ração de qualidade doque gastar em remédios. Ela também levapessoalmente, em seu carro, os animais emestado de emergência ou que precisam deatendimento especial izado frequente, nacidade de Joinvil le.As pessoas da redondeza já conhecem esempre vão ao sítio para pedir ajuda quandoseus cachorrinhos estão doentes. Gildasempre ajuda com o que tem ao alcance elembra da necessidade, em BalneárioPiçarras, de um ambulatório para castraçãoe controle de doenças. Ela mesma já doouum espaço de 500 metros quadrados terraspara a construção do ambulatório. Gildaconta ainda que foi convidada a participardo Conselho de Bem Estar Animal, parafiscalizar as verbas destinadas ao tratamentoe proteção aos animais do município.A ONG Capvara possui todas asdocumentações legais para funcionamento,conselho fiscal e estatuto, podendo receberverbas de projetos. Gilda afirma queaguarda uma subvenção, através da SDR,de R$ 1 6 mil. O dinheiro que a Ong recebede doações é destinado aos medicamentos,que todos usam com frequência.

Itens bem vindos para quemquer ajudar com doações são os

materiais de limpeza, comosabão em pó e água sanitária,

usados em bastante quantidadediariamente. Ainda são

necessários com frequênciashampoos neutros, gaze,

esparadrapos, água oxigenada10 volumes, seringas, algodão,

álcool, clorexedine, IodoPovidine, soro fisiológico,

dipirona sódica, Prednisona,Silimarina, Plasil, Buscopan,

Ranitodina, Tramadol,Amoxicilina, Cefalexina,

Ciprofloxacina, Metronidazol,Sulfametazol+ , Trimetoprima,Gardenal, Banamine injetávelgenérico, Top Line litro parapulgas e Ivomec injetável.

Mais informações: Associação Clube dos Amigos e Protetores Voluntários de Animais de Rua e Adotados (CAPVARA), com Gilda da Silva.E-mail: [email protected]. CNPJ 13.438.713/0001 -83.

Doações podem ser feitas pela Caixa Econômica Federal, Agência 1792, operação 13, conta 36879-4

Amor e dedicação aos animaisON G CAP VAR A

08

IMAGENS:M.R

.KULK

A

Page 9: Revista Livre 08.14

ComunidadeLivre

Ações divulgam o CVVem Balneário Piçarras

O Centro de Valorizaçãoda Vida - CVV 1 41 , vem realizandoem Balneário Piçarras ações para adivulgação dos serviços eprospecção de novos voluntáriospara o curso - que abre portas aoautoconhecimento a partir dacompreensão do outro e todas assuas diferenças, opiniões esentimentos.

O objetivo é abrir umposto do CVV na cidade, para

atendimento a população local quenecessite desabafar, comparti lharalegrias ou tristezas seminterferências na individualidade, deforma sigilosa e compreensiva.

Uma das ações que vemsendo realizadas pelos voluntáriosé a distribuição de materiaisinformativos sobre o CVV, auti l idade do serviço e as formas decontato, pelo telefone 1 41 ouinternet no www.cvv.org.br.

09

M.R

.KULK

A

CINE SER, APRESENTADO NO SÍTIO CAMINHO NOVO

Page 10: Revista Livre 08.14

Outra ação aconteceu naComunidade Terapêutica Sítio CaminhoNovo, local onde o CVV apresentou um deseus projetos: o Cine SER.

São fi lmes com temas variados epolêmicos, discutidos com o público apósa exibição. O voluntário e mediador CésarPanini incentivou o debate com perguntasreferentes ao fi lme e os presentes puderamexpor suas opiniões sobre a realidadeapresentada no fi lme e sua conexão comas realidades sociais.

As opiniões trouxeram muitossentimentos à tona, relacionados aospersonagens e a trama. O tema principaldo fi lme tratou da internet e seus riscos,tema atualizadíssimo que gera os maisdiversos sentimentos. Pode-se observar asvisões de cada ser humano sobre ummesmo contexto.

SOBRE O CVV

O Centro de Valorização da Vidaé uma das Organizações Não-Governamentais mais antigas do Brasil .Fundada em 1 962 por um grupo devoluntários, foi reconhecida como Entidadede Uti l idade Pública Federal pelo decretolei nº 73.348 de 20 de dezembro de 1 973.

A atuação baseia-se em umPrograma de Apoio Emocional, realizadopelo telefone através do 1 41 , por chat, e-mail , VoIP, correspondência oupessoalmente nos postos do CVV em todoo país. É um serviço gratuito, oferecido porvoluntários que se colocam disponíveis àoutra pessoa em uma conversa de ajuda,que consideram os sentimentos dessapessoa.

Em 2004 e 2005 o CVV fez partedo Grupo de Trabalho do Ministério daSaúde, para a definição da EstratégiaNacional para Prevenção do Suicídio.

São milhares de voluntários portodo o Brasil , mesmo assim, a necessidadede ampliar o atendimento faz com quesurjam novos postos, que necessitam denovos voluntários.

Conheça mais sobre o CVV ecomo participar das novas turmas do cursoem Balneário Piçarras através do telefone:(47) 8880 9335.

Oportunidade de recomeçarDesde o ano 2000 a Comunidade Terapêutica Sítio

Caminho Novo, em Balneário Piçarras, trabalha no resgate dedependentes químicos, em um grande projeto deressocial ização e valorização espiritual para aqueles que, comforça de vontade, desejam sair do vício.

Em um espaço de 1 1 hectares, em sua maior partede mata nativa preservada, os residentes contam comatividades agrícolas, cursos, oração e muito estudo. Discipl ina,trabalho e fé são os pilares de um resgate do ser humano. Otrabalho é todo voluntário, coordenado por Gilberto Cardozo,jornalista e teatrólogo que já sentiu na pele os malefícios dadependência química e hoje usa o exemplo para mostrar que épossível vencer as drogas - aqui inclui-se o álcool, obviamente.

Todo o trabalho do Sítio Caminho Novo é feito emconformidade com a resolução da ANVISA RDC n. 1 01 , de30/05/2001 , que estabelece o regulamento técnico para ascomunidades terapêuticas e de acordo com o Código de Éticada FEBRACT – Federação Brasileira das ComunidadesTerapêuticas. “A Comunidade Terapêutica Sítio Caminho Novofunciona como uma escola e muitos vão se valer doaprendizado tempos depois”, destaca Gilberto.

A comunidade aceita doações de roupas, al imentos,materiais de limpeza e outros itens. Mais informações pelotelefone (47) 3345-01 40 ou (47) 9999-2589

1 0

AÇÃO APRESENTA O CVV EBUSCA NOVOS VOLUNTÁRIOS

EM CONTATO COM AMPLA ÁREAVERDE, OS RESIDENTES

TRABALHAM A RESSOCIALIZAÇÃO

M.R

.KULK

A

M.R

.KULK

A

Page 11: Revista Livre 08.14

Maria Vitória da Costa

Uma empreendedora nata,sempre investindo para quenossos turistas sejam bematendidos. Persistência,espírito guerreiro, dedicação esabedoria foram ossentimentos mais abordadosem nossa conversa, em maisde duas horas que voaram.

Um belo exemplo de mulher.“Tóia”, como muitos aconhecem.

Maria Vitória daCosta, ou apenas Vitória, énatural da Armação dePenha. Seu bisavô veio dosAçores, com 20 anos deidade, onde conheceu a“bisa”, no Gravatá. Devota deSão João Batista e do DivinoEspírito Santo, ela nosmostrou o que o bisavôtrouxe na mala: umacentenária santinha que atéhoje está na estante da casa.

Ver as fotos da“Dona Vitória”, l inda, foi muitolegal. Ver as fotos da famíl ia étudo de bom, conhecer ahistória, a partir de origenssimples. Casou-se em 1 961com Arão da Costa, que para

melhorar a história é seuprimo, por quem eraapaixonada há muito tempo –com reciprocidade.

Assim é até hoje,sempre amando seu marido e

Relíquia de famíl ia: Asantinha veio dos Açorescom o bisavô de Vitória

Fico fel iz fazendo aspessoas fel izes

Este espaço é para nós,mulheres que temos umahistória, sentimentos bons ounem tanto assim, vontades,fantasias, atitudes, dicas asquais podemos e queremoscompartilhar com os leitoresda REVISTA LIVRE.Quero agradecer aapresentadora da RádioPérola Osmarina PereiraSantana, que trouxe essa ideiapara as nossas MULHERES.Então, mulherada, aguardemque A KUKA VAI PEGAR. . . e apróxima pode ser você. . .

1 1

RODRIG

OKNACK

REPRODUÇÃO

POR M. R . KUL KA

Page 12: Revista Livre 08.14

fazendo de tudo para defendero amor. Na visão dela, a mulhersofre por amor, mas vale pelasabedoria adquirida nasexperiências da vida. Umahistória digna de roteiro denovela.

Foram muitasdificuldades enfrentadas aolongo desta trajetória. O HotelBalneário Itapocorói, hoje o queestá há mais tempo emfuncionamento em Penha,começou de forma modesta, apartir da culinária a base defrutos do mar. Nos anos 60, erauma dificuldade para os turistaschegarem até a Armação, nãohavia estrutura e quando choviavirava uma lama só. Com opreço baixo e a comida boaoferecida aos turistas, foramconquistando freguesia. Vitóriapreparava pessoalmente ospratos e há quem lembre aindahoje da casquinha de siri queela fazia. . .

Trabalhando muito e abase de muita economia, ela eo marido criaram os seis fi lhos.Ela assume que tem umaqualidade da mãe dela: a garrapara conseguir as coisas navida com persistência. Nuncaprecisaram recorrer aempréstimos e todos osinvestimentos sempre foram apartir de economia edeterminação.

Quando o ParqueBeto Carrero chegou, em 1 991 ,as estruturas da Armaçãocomeçaram a melhorar e osnegócios também. Mas aindaexigiam contenção por contadas baixas temporadas. DonaVitória conta que teve boarelação com Beto Carrero, aquem agradece muito. Elaconta que, no início do parque,o próprio Beto Carrero vinha aohotel emprestar roupas decama quando recebia visitas.

Vitória foi por dois

Vitória foi por dois anos a

Primeira-Dama da cidade de Penha

1 2

Page 13: Revista Livre 08.14

anos a Primeira-Dama da cidadede Penha, quando Arão assumiuo cargo de prefeito. Issoaconteceu a partir do falecimentodo então prefeito, EugênioKrause, que hoje batiza uma dasprincipais avenidas da cidade,aberta por Arão. Ela elogia o seumarido pelo modo de conduzir aprefeitura na época, pelaousadia, economia, transparênciae organização de quem até hoje,com 87 anos, anota tudo naagenda. Em detalhes.

Ela ama o queconquistou, lutou muito e gostado que faz. Mora onde gosta e,mesmo com as dificuldades,soube levar a vida com o maridoe os fi lhos por perto. Vitóriaconhece o Brasil e países doexterior, mas ama a vida daqui.Ela conta que viaja todos os diasem Penha. E tem razão.

Com a sabedoriaadquirida ao longo dos anos,

passou aos fi lhos o ensinamentode ouvir o próximo para crescercomo pessoa. Sempre comoração. Sem ter medo da vida,aprendendo sempre. Nestesmomentos agradáveis, umgrande destaque fica paraorientação: lembrar mais dascoisas boas do dia, queacontecem em muito maisnúmero que as adversidades,trabalhar e ter gosto por isso.

Vitória, com seu sorrisoencantador, faz sorrir. E esta éjustamente a sua maiorrealização: ajudar as pessoas. Oque a faz fel iz é fazer as pessoasfel izes.

1 3

RODRIG

OKNACK

Page 14: Revista Livre 08.14

Um mês inteiro de acontecimentos marcaram oaniversário de 56 anos da cidade de Penha,envolvendo diversos setores da sociedade.Solenidades, inaugurações, eventos esportivos efestas lembraram a emancipação do município,nascido a partir de armações baleeiras e até 1 958distrito de Itajaí.

Pavimentação de ruas, a Ponte QuirinoZucco e novidades na praça sãoalgumas das várias obras inauguradaspela prefeitura, algo típico em épocas

de aniversário. As comunidades dos bairros SãoCristóvão e Santa Lídia receberam as novasUnidades Básicas de Saúde, reformadas eampliadas. No total, foram entreguesaproximadamente R$ 3 milhões em obras.

Novos projetos - bem interessantes -também foram lançados, como a Escola Digital, orecolhimento de óleo usado de cozinha e a Cápsulado Tempo, agora enterrada na praça central com asvisões dos estudantes municipais para os próximos1 0 anos. Em 1 9 de julho de 2024 ela será aberta e

as expectativas de hoje. . . como estarão? E acidade? Os estudantes que escreveram ali? Sóestando lá para saber. . .

No hoje, as entidades que ajudam a fazera cidade receberam justa homenagem da Câmarade Vereadores. Sejam elas assistenciais, demoradores, esportivas ou ligadas ao turismo, as 30entidades receberam dos vereadores o devidoreconhecimento ao trabalho, quase semprevoluntário e com poucos recursos. Jesuel Capela, oJuju, presidente da Câmara, destacou a importância

1 4

IMAGENS:R

ODRIG

OKNACK

CÂMARA HOMENAGEIA ENTIDADES DESFILE CÍVICO DE ANIVERSÁRIO OS PARABÉNS, CORTE E DISTRIBUIÇÃO DO BOLO

Page 15: Revista Livre 08.14

da solenidade, proposta pela Mesa Executiva:"Essas associações não podem passaresquecidas pela história de Penha, pois estãoajudando a desenhar uma Penha para todos.Parabéns a todas vocês”.

Uma das entidades homenageadas, aAMAI - Associação dos Moradores da Armação doItapocorói, também comemorou aniversário juntocom o município. São 25 anos de atividades,lembrados em uma grande festa que reuniugrupos da terceira idade de Penha e acomunidade da Armação. A festa foi promovidaem parceria com a Secretaria Municipal deAssistência Social. Jul ieta Sá Ribas, presidente daAMAI, lembrou que somente a mobil ização dacomunidade fez a entidade se manter nestes 25anos, hoje inclusive com a sede própria querecebeu o evento.

O desfi le cívico merece um destaque aparte. Na ensolarada manhã de 1 9 de julho,escolas da cidade, entidades como Rotary eassociação de artesãos, além de secretariasmunicipais e bombeiros voluntários, desfi laram aosom da Fanfarra Municipal para o público quecompareceu prestigiar. Em especial nas escolas, acriatividade marcou presença na confecção defaixas, cartazes, alegorias, bolos de aniversário eaté mesmo uma baleia. Tudo para lembrar asorigens de Penha e a sua cultura, parabenizandoos 56 anos e colocando as esperanças de futuropara o município.

Ações de saúde, festival de pipas,campeonatos esportivos de dominó, bocha, futsale a corrida rústica com mais de 300 inscritos forammais algumas das ações comemorativas aos 56anos de Penha.

Para o próximo aniversário, a princípio,a cidade vai contar com mais 20 ruaspavimentadas, pontos de ônibus, novosequipamentos, o novo Centro de Referência deAssistência Social, a Academia da Saúde e umanova UBS na localidade da Cohab. Quadraspoliesportivas no Mariscal e no Nossa Senhora deFátima, além de ampliações e reformas estão nosplanos municipais anunciados na abertura do mêsde aniversário.

Diz o prefeito Evandro Eredes dosNavegantes: "Penha vem numa constante docrescimento. Com investimentos precisos emáreas como infraestrutura urbana, educação esaúde, elevamos todos os nossos índices sociaise estamos melhorando a vida do penhense a cadadia". Que os 57 anos, então, tragam ainda maismotivos para comemorar!

1 51 51 51 5

IMPRENSA

PREF.

PENHA

IMPRENSA PREF. PENHARODRIGO KNACK

CÁPSULA DO TEMPO SÓ SERÁ ABERTA DAQUI A 10 ANOS 25 ANOS DA AMAI AMPLIAÇÃO DA UBS SÃO CRISTÓVÃO

Page 16: Revista Livre 08.14

Deslumbrantes. Uma palavra quepode tentar resumir o que são aspaisagens que Penha proporciona aquem nasceu, escolheu para viver(como nós) , ou a visita em qualquerépoca do ano.

O município que sedia umdos mais importantes parquestemáticos do mundo tem muito maisa mostrar do que as muitas atraçõesdo Beto Carrero World. História,cultura e praias que despertamsentimentos especiais são apenasalguns dos motivos que dão charmea Penha e, de uns anos para cá, vemproporcionando um crescimentoacelerado em diversos setores alémdo turismo.

Seus 31 quilômetros de orlasão um dos mais extensos do litoralnorte de Santa Catarina. A geografiarecortada cria recantos isolados, quepreservam a natureza nativa e são umconvite aos caminhantes e amantes

de paisagens naturais. Assim, locaiscomo a Praia de São Roque, aGalheta ou do Lucas ou até mesmocantos mais afastados da Praia doPoá e do Bananal são locais queproporcionam vistas espetaculares,desde que haja disposição paraencarar os costões - a verdadeiragraça da coisa.

Outros lugares têm acessobem mais fácil , caso, por exemplo, daPraia do Trapiche e Alegre, ambas emprocesso de revital ização nainfraestrutura. Mais do que calçadões

e vias pavimentadas, o grandeatrativo destas praias está em suaságuas calmas e posição privi legiadapara apreciar um pôr-do-sol. Quem játeve a oportunidade de presenciareste show natural e gratuito sabe asensação que isto desperta. Quemainda não viu. . . descubra Penha!

Essa descoberta pode serfeita em caminhadas ou de bicicleta,

Penha Uma cidade deinúmeras belezas

POR RODR IG O KNA CK

1 6

Page 17: Revista Livre 08.14

e isso não vale só para turista não.A tri lha que leva as quedas d'águana Praia Vermelha, assim como aslongas vistas da Ponta da Vigia,trazem a certeza de que muito aindahá ser descoberto em Penha. Quersurfar? Bora pro Quilombo, PraiaGrande ou Vermelha. Gosta de algomenos radical? Vela, caiaques ouStand-up Paddle em Armação ouPraia Alegre são as pedidas. Algoainda mais tranquilo? Vai pescar!Cantos para isso não faltam!

Os próprios moradoresmuitas vezes não conhecem o quea cidade apresenta. As belaspaisagens que mesclam morros echácaras em bairros como SantaLídia, São Nicolau e São Cristóvão,contrastam com as mansões e avertical ização da Armação, ou avista da I lha Feia bem próxima, docostão entre a Bacia da Vovó e aPraia do Bananal.

Penha, com todas as suasbelezas, vive um novo momento.Alguns bairros estão mudando operfi l , crescendo rápido e precisamser acompanhados de estruturaadequada, para que sedesenvolvam de maneira ordenadae mantenham preservados osatrativos naturais, o grande tesourodesta belíssima cidade.

1 7

CAPELA SÃO JOÃO BATISTA, ARMAÇÃO QUEDAS D'ÁGUA NA PRAIA VERMELHA

PRAIA BACIA DA VOVÓ ANOITECER NO TRAPICHE PONTA DA VIGIA VISTA DO POÁ

PARAPENTE NA PRAIA VERMELHA

IMAGENS:R

ODRIG

OKNACK

Page 18: Revista Livre 08.14
Page 19: Revista Livre 08.14

Caso hajam interessados, a partir desetembro Penha dará mais um passo naimplantação do sistema de Saneamento Básico.É uma necessidade antiga da cidade e queinclui, além da ampliação da captação,tratamento e distribuição de água, a implantaçãoda coleta e tratamento do esgoto, algo hojeinexistente graças a moleza e desinteresse daCASAN ao longo de décadas.

Na prática, a municipalização realizadaem 201 1 ainda não apresentou resultadosexpressivos, já que ainda se depende da CASANna compra da água distribuída no município. Apartir do Plano Municipal de SaneamentoBásico, aprovado no ano passado, essa históriapode começar a mudar. O plano prevêinvestimentos de aproximadamente R$ 1 86milhões em 35 anos, na ampliação dadistribuição de água e o tratamento de esgoto.

O edital de concorrência pública foilançado em 29 de julho e as propostasfinanceiras serão abertas dia 1 2 de setembro. Aempresa deverá ser selecionada através damodalidade de melhor técnica e menor preço,devendo cumprir um extenso cronograma deetapas, previamente elaborados no PlanoMunicipal de Saneamento Básico e apresentadoem audiência pública no ano passado.

Nos dois primeiros anos deverão serinvestidos R$ 6.329.771 ,91 no início daimplantação do sistema de esgotamentosanitário e R$ 33.628.51 0,05 na ampliação dadistribuição de água, que inclui um novo pontode captação no Rio Itajaí-Açu. Atualmente é oRio Piçarras que fornece água, através de umpequeno ponto de captação da CASAN que male mal atende Balneário Piçarras, quem diráPenha. Quando se pensa nas projeções de

crescimento do município, chegando a 1 20 milhabitantes em 35 anos, é mais do quenecessário um ponto de captação em locaiscom maior volume - neste caso, o Rio Itajaí-Açufoi o mais propício.

O prefeito de Penha mostra-seotimista. Para Evandro Eredes dos Navegantes(PSDB) , a municipalização ainda vai se mostrar amelhor solução para a cidade, em especial apartir do início das obras de implantação doPlano Municipal de Saneamento Básico. "Sãoações que irão transformar o cotidiano domunicípio. Passaremos a ser autossuficientes naprodução de água e teremos nosso esgotofinalmente tratado", acredita.

É um assunto sério e que demandamaltos investimentos. Mais do que necessários,obrigatórios para garantir a saúde das belaspraias de Penha e da sua população.

VidaQual idade de

Saneamento básico dePenha dá mais um passo

Edital para concorrência pública buscainteressados em investir na ampliação dadistribuição de água e finalmente tratar oesgoto lançado nas praias

1 9IM

AGEM:RODRIG

OKNACK

Page 20: Revista Livre 08.14

Ação + Saúde

O tabagismo é uma questão de saúde pública em todo omundo. Tanto que no Brasil , desde 1 989, o Ministério daSaúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (INCA) ,aplica o Programa Nacional de Controle do Tabagismo eoutros fatores de Risco de Câncer, ações de referênciamundial no combate ao tabagismo.

Em Penha, um projeto de lei da vereadora Áurea Márcia dosSantos Pinheiro (PSDB) , sugere a criação de um programalocal de ações de combate ao tabagismo. O PL 1 9/201 4abre possibil idades de a prefeitura participar não só dosprogramas do governo federal e estadual, mas também criare destinar verbas municipais para combate ao tabagismo,ampliando os atendimentos. Caso aprovado em duasvotações na Câmara de Vereadores, o projeto precisa sersancionado pelo prefeito municipal para virar lei.

O Governo Federal distribui gratuitamente remédios queauxil iam no tratamento dos fumantes que desejam largar ovício. Segundo Márcia, o objetivo é em escala: reduzindo onúmero de fumantes, reduz-se também a mortal idade pordoenças relacionadas ao tabaco.

A Prefeitura de Penha aderiu em junho ao programa doINCA e oferece vagas para fumantes que queiram largar ovício. Segundo a Secretaria de Saúde, serão oferecidosmedicamentos, gomas de mascar e adesivos antitabagismo,através do Instituto Nacional do Câncer.

Projeto de Lei quer ampliarcombate ao tabagismo

20

DIVULG

AÇÃO

Page 21: Revista Livre 08.14

Empresários e contabil istascontam agora com um escritório regionalda Junta Comercial do Estado de SantaCatarina - Jucesc. Inaugurado em 29 dejulho, o novo escritório deve atender aoempresariado de Penha, BalneárioPiçarras e Navegantes.

Instalado na “Casa doEmpresário” da CDL e Acipen, na AvenidaEugênio Krause, o escritório conta comum funcionário cedido pela prefeitura,Antônio Zucco, formado em direito etreinado na Jucesc para atender aoscontabil istas e empresários.

A Junta Comercial na cidade éuma reivindicação da classe empresrial háum bom tempo. Até então, era necessáriorecorrer ao escritório de Itajaí ouFlorianópolis para registrar atosconstitutivos de empresas e alterações nosmesmos, assim como acompanhar osprocessos referentes as pessoas jurídicase obter as certidões. Agora esse trabalhoserá facil itado, o que deve garantir maisagil idade e possibil itar a fixação de maisempresas na cidade.

Jaime Tonello, presidente da

Junta Comercial inaugura escritório regional em Penha

Jucesc, destacou a importância do escritórioregional, lembrando do projeto de lei federalque desburocratiza processos de aberturade empresas. "É um grande passo o quevocês estão fazendo, ressaltou". ParaTonello, Penha está se adiantando ao Projeto

de Lei Federal 221 , que muda as regrasde registro de empresas e deve sersancionado pela Presidente Dilma.

O vereador Jefferson Custódiodo PSDB, é um dos articuladores davinda da Jucesc, juntamente com otambém tucano Jesuel Capela. Há maisde um ano frequentes conversas ereuniões culminaram na vinda da Juntapara Penha.

Vasculhando matérias dearquivo, encontrei uma que fiz em maiode 201 3, sobre a confirmação da vindada Jucesc para o município e, nestareportagem, Jefferson afirmou que assolicitações vinham sendo feitas desde2009. Agora é uma realidade.

Para Jefferson, a união deforças entre a classe empresarial e oGoverno Municipal possibil itou arealização desse anseio dosempresários e também credita osucesso a abertura conseguida paranegociações com a Jucesc. "Quando agente faz parcerias com pessoascomprometidas o resultado será osucesso. Hoje, essa parceria é com umaclasse que faz nossa economia girar",destaca.

POR RODR IG O KNA CK

21

RODRIG

OKNACK

Page 22: Revista Livre 08.14

Empresários de Microempresas(ME) , MicroempreendedoresIndividuais (MEI) e Empresasde Pequeno Porte (EPP) dePenha podem solicitar naPrefeitura alvarás defuncionamento provisório. Naprática, a nova lei municipalsancionada pelo prefeitoEvandro Eredes dosNavegantes vai facil itar aregularização de empresas.

Os MEI, ME e EPPpoderão se regulamentar casoestejam instalados em áreasdesprovidas de regulaçãofundiária legal ou comregulamentação precária.Podem solicitar o alvaráprovisório os empreendimentoscuja edificação comproveexistência anterior a setembrode 2007, e que não tenhammudado a atividade nesteperíodo. Os documentos que oempresário precisa apresentarpara a emissão do alvará

provisório são a consulta deviabil idade, contrato social,CNPJ, termo de compromissocom a lei, atestado defuncionamento dos bombeirose licença ambiental, quandonecessária.

Os empresáriosinteressados devem procurar aSecretaria de Planejamentopara obter maiores detalhes emanifestar posição quanto àadequação. Com a emissão doalvará de funcionamentoprovisório, o empresáriointeressado terá um prazoinicial de 1 80 dias pararegularizar a situação. Apósesse período o alvará expira.

Para JeffersonCustódio, vereador do PSDBautor do projeto de lei, haviauma procura muito grande pelaadequação, mas não existiauma lei que permitia aregularização com amanutenção das atividades.

Pequenos empresários podemsol icitar alvará provisório

22

Page 23: Revista Livre 08.14

Através do "Programa Lar Legal", aempresa Ragserv Gestão e Serviços- com o apoio da SecretariaMunicipal de Assistência Social - vairealizar o processo para que famíl iaspossam conquistar o título legal desuas propriedades em algumaslocalidades de Penha

Um convênio entre aPrefeitura e o Governo do Estadopretende regularizar asdocumentações e emissão deEscritura Pública, para que osproprietários possam, de formalegítima, ter acesso aos programasde financiamento para construçãoou melhoria da sua casa própria,através do Programa Minha Casa,Minha Vida.

Em Penha, as regiões commaior demanda nesse quesito sãoas localidades do Mariscal, NossaSenhora de Fátima e Olaria. Todasas famíl ias que se encaixam nosquesitos de vulnerabil idade socialserão beneficiadas.

O processo será criterioso,

os interessados deverão comprovara posse do lote e o período devivência no local, ainda passar pelocrivo da Assembleia Legislativa e doMinistério Público. Tudo certo, oTribunal de Justiça outorga aEscritura Pública. A vantagem paraos proprietários é que a Escrituravai custar R$ 900,00, valor muitoabaixo da média e ainda parceladoem até 20 vezes.

Os interessados podemprocurar o setor de habitação daAssistência Social, na AvenidaEugênio Krause, ao lado doDetranpen, ou pelo telefone 3345-1 1 22.

Programa deve faci l i tar aregularização de escrituras

Um lote para chamar de seu23

DIVULG

AÇÃO

Page 24: Revista Livre 08.14

EsporteLivre

Corrida Rústica de Penhareúne centenas de atletase arrecada al imentosIntegrante do calenário das comemorações dos 56 anosde Penha, a quarta edição da Corrida Rústica de Penhareuniu na manhã de 1 3 de julho centenas de atletas devárias cidades da região. Atletas, leiam-se osprofissionais, os amadores e também as crianças, quetiveram seu próprio percurso e correram mais que muitomarmanjo.

Foram dois percursos, um com 5 km e outrocom 9 km. Para quem não estava afim de corrida, umcircuito de caminhada deu opção de não ficar parado.Mais de 300 atletas inscreveram-se na competição,promovida pela Fundação Municipal de Esportes dePenha (FME) .

Além da prova, o cunho social também merecemedalha. Como inscrição, os atletas podiam doaralimentos, entregues pela FME e Secretaria deAssistência Social a duas entidades: O Centro deRecuperação Monte Sião e a Igreja Evangélica Obras deAmor. No total, foram cerca de 1 40 quilos de alimentosarrecadados.

24IM

AGENS:R

ODRIG

OKNACK

Page 25: Revista Livre 08.14

Foi na cidade de Blumenau, na 1 0ªCorrida Rústica do Cerene, em 27 de julho. Atletasde Penha, competindo pela Fundação Municipal deEsportes (FME) , trouxeram de volta cinco medalhasde ouro e uma de bronze.

Em dois percursos, de 1 2km e 7,5km, aprova reuniu atletas de alto nível, segundo ocapitão da equipe penhense Claudenir Lourenço, oFronha. Cerca de 280 atletas disputaram a corrida.

No percurso menor, os campeões desuas categorias foram Sebastião da Conceição (50-54 anos) e Milton Cipriano (65-69 anos) . Nos 1 2km,Sabrina dos Santos (1 6-1 9 anos) e LourençoSoares (66 anos ou mais) ficaram com o ouro.Fátima Martins Lopes (51 -60 anos) nos 1 2kmtambém ficou com o ouro e Maria Izabela (29-35anos) nos 7,5 km terminou em terceiro.

SESC inaugura ginásiopol iesportivo em Penha

Em uma área de quase 843 m² doadapelo município de Penha, o SESCergueu a sua primeira unidade doProjeto SESC Comunidade em ummunicípio com menos de 50 milhabitantes. O bairro Nossa Senhora deFátima agora sedia o ginásio, até entãoexistente apenas em Joinvil le, São Josée Palhoça. Investimentos de R$ 995 milvão proporcionar a comunidade daregião atividades gratuitas, que estãocom as inscrições abertas.

Capoeira, vôlei, mini-basquete,mini-hóquei, mini-badminton, atletismo,academia ao ar l ivre e oficinas degeração de renda são algumas dasmodalidades disponíveis. O espaçodeve ganhar futuramente mais umaquadra de grama sintética.

A solenidade de inauguração

contou com lanches, exames rápidos,apresentações de capoeira, dança, judôe da Fanfarra Municipal. Para opresidente do sistema Fecomércio,Bruno Breithaupt (Foto menor acima) , aparceria com o município foi decisivapara a realização da obra. Para ele, oespaço vai envolver a comunidade.

Já o prefeito de Penha,Evandro Eredes dos Navegantes,destacou o fato de Penha sercontemplada pelo projeto e aproveitoupara lançar mais uma possível parceria:um Centro de Educação Infanti l para até300 crianças de 2 a 5 anos. Opresidente da Fecomércio afirmou que,caso a prefeitura pavimente as ruas dalocalidade, o CEI do SESC pode, sim,se tornar realidade. As conversasrecomeçam.

5 ouros e 1 bronze

25

IMAGENS:R

ODRIG

OKNACK

DIVULG

AÇÃO

FME

PENHA

Page 26: Revista Livre 08.14
Page 27: Revista Livre 08.14

Uma iniciativa busca formar em Penhacidadãos conscientes através de umpopular esporte: o skate. O ProjetoSkate Escola acontece na antigaIndústria de Pescados Krause, ao ladoda Praia Alegre, com apoio daFundação Municipal de Esporte - FME e da Secretaria de Educaçãode Penha.

No espaço existem obstáculos e rampas adaptados para aprática dos skatistas, tudo sob a supervisão de voluntários quetransmitem, além de dicas e manobras, l ições de cidadania aosjovens.

O projeto Skate Escola é mais um passo rumo ao futuroSkate Plaza de Penha. Segundo o vereador Felipe Rebello Schmidt,do PSD, os recursos estão garantidos e serão disponibil izadosatravés de emenda parlamentar federal, obtida por Felipe e pelovereador Isac da Costa, também do PSD.

Para Felipe, é preciso incentivar políticas públicas deinclusão através do esporte. "O skate é uma das modalidadesesportivas mais praticadas no Beasil e conta com centenas de jovenspraticantes em Penha", observa.

Manobras econsciência

27

DIVULG

AÇÃO

Page 28: Revista Livre 08.14

Nada melhor para o futuro de umestudante do que saber quaisaptidões pessoais podemdirecionar a carreiras. Uma leiaprovada por unanimidade naCâmara de Vereadores insitui arealização de testes vocacionaiscom os estudantes do último anofundamental da rede municipal deensino e Educação de Jovens eAdultos - EJA.

A autora da lei, vereadoraMaria Juraci Alexandrino, doPMDB, propôs os testes aoperceber a indecisão dos jovens naescolha da profissão, ainda maisem tempos conectados, comenxurradas de informações. Paradefinir qual caminho seguir, énecessário se conhecer melhor,descobrir as aptidões e interesses.Os testes ajudam neste sentido,segundo a vereadora, sendo

Alunos terãoteste vocacionalnas escolas

28

DIVULG

AÇÃO

Page 29: Revista Livre 08.14

aplicados ao final do nonoano por psicólogos queatuam no município.

É uma ferramentaimportante, em especialcom a ampliação doscursos técnicos de nívelmédio, profissionalizantese os oferecidos através doPRONATEC do GovernoFederal, o ProgramaNacional de Acesso aoEnsino Técnico eEmprego. Para Juraci, ojovem nesta fase já temconsciência que, aoingressar no ensino médio,pode escolher o seu futuroprofissional e pessoal.

Daí a importânciaem ter essa noção antesmesmo de ingressar noensino médio, para quepossa com calma e temporeconhecer suas aptidões.Sabendo um caminho, oaluno se sente maismotivado a estudarseguindo suas aptidões.Esta Lei começa a seraplicada após sanção doExecutivo.

Criado há 1 8 anos emBalneário Piçarras, o Plano deCargos, Carreira e Remuneraçãodos Profissionais do Magistérioestá passando por nova análise ereformulação, a quarta desde asua criação em 1 996.

“Formamos umacomissão de análise a partir daindicação de dois representantesde cada unidade de ensino. Acomissão vem estudando o atualplano e sugerindo alterações, quepor fim são apresentadas emassembleia a todos os professoresda rede para discussão” explica aSecretária de Educação, LaureciBernadete Schneider Pereira.

Após esta etapa, o planoserá apresentado ao prefeitoLeonel José Martins eposteriormente, enviado a Câmarade Vereadores para votação.

Com investimentos deaproximadamente R$ 1 ,5 milhões, anova unidade será localizada emuma área de 4.1 32 m², na RuaAlexandre Guilherme Figueredo evai atender a 1 80 crianças de zero a5 anos, dos bairros Nossa Senhorada Paz, Santo Antônio e Centro.

Os recursos sãoprovenientes do Fundo Nacional deDesenvolvimento da Educação –FNDE. O projeto foi protocolado noano passado no Ministério daEducação e aprovado no primeirosemestre deste ano, através doprograma Proinfância do GovernoFederal, ação do FNDE para

financiamento de construções deunidades escolares, compra deequipamentos e mobil iários.

Leonel José Martins, doPSDB, prefeito de BalneárioPiçarras, explica que o termo decompromisso está assinado, sendonecessário agora o processo delicitação para o início das obras.

Leonel acrescenta que olocal foi definido a partir de umapesquisa realizada pela Secretariade Educação, a qual identificou nasregiões do Nossa Senhora da Paz eSanto Antônio a maior demanda porvagas em creches.

Nova creche será construídaem Balneário Piçarras

Plano deCarreira domagistériopassa porreformulações

29

IMPRENSA

PREF.

BALN

.PIÇ

ARRAS

Page 30: Revista Livre 08.14

Aquele óleo usadodepois da fritura, se inventar dejogar em lugar inadequado,causa um estrago enorme aoecossistema. Apenas um litro deóleo é necessário para poluir ummilhão de litros de água. Porisso, políticas de recolhimento doóleo usado são muito bem-vindaspara dar a destinação adequadadepois de fritar os camarões,pastéis e batatas fritas por aí.

Em Penha, quatro

supermercados contam agoracom pontos de coleta de óleousado: Bluvil le e Bras, no Centro,Provesi e Silva, em Armação. Osbairros do Gravatá e Santa Lídiatambém devem ganhar pontosde coleta. O projeto foi lançadono mês de aniversário de Penha,pela Secretaria deDesenvolvimento EconômicoSustentável - Semde, que vaidesenvolver materiaisinformativos incentivando a

adesão popular.Esses impressos serão

distribuídos nos supermercados,com informações prestadas pelaengenheira ambiental da Semde,Ana Paula dos Santos. "Vamosincluir informações cruciais sobreos problemas que o óleo causaao meio ambiente e citar ospontos de coleta", explica osecretário da Semde, DorvalCarvalho Gonçalves, o Duda.Uma empresa - a Ita Resíduos - é

a que firmou convênio com aSemde para dar a corretadestinação final do óleo.

Em especial, é precisoampla participação popular, anatureza agradece. Ainda é fácil :basta colocar o óleo usado emuma garrafa plástica com tampa,levar ao ponto de coleta edepositar. Pronto. Dali para afrente os resíduos terãodestinação adequada - assim seespera. . .

O vereador Isac Hamilton da Costa, do PSD, acompanhou aentrega dos Kits para os pescadores artesanais de Penha. Tamborestambém foram entregues para que os pescadores recolham o óleolubrificante usado nas embarcações de pesca artesanal. Uma lei de suaautoria proíbe o descarte deste material no solo ou na água.

Para Isac, é gratificante a adesão dos pescadores de Penha. ASecretaria de Pesca e Agricultura instalou reservatórios de recolhimentonos bairros Praia Alegre, Armação, São Miguel e Rio Gravatá. Umtrabalho de conscientização também será desenvolvido, explica oSecretário de Agricultura e Pesca, Luiz Fernando Vailatti , o Ferrão.

Pescadorestambémdevemsepararlubrificantes

Materiais vão divulgarpontos para coleta do óleousado na cozinha

Imagine isto aí ao lado boiando na água. . .

30

SustentávelMundo

DIVULG

AÇÃO

RODRIGO KNACK

Page 31: Revista Livre 08.14

04

Page 32: Revista Livre 08.14