revista mídia livre

6

Upload: midia-livre

Post on 23-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição piloto da Revista Mídia Livre, criada durante a oficina Revista Eletrônica em Software Livre, nos dias 4 a 6 de dezembro, na Ufes, Vitória, Espírito Santo.

TRANSCRIPT

Nosso primeiro exemplar...

A revista Mídia Livre é um projeto pilo-to de uma revista eletrônica criada toda em softwares livres. Essa primeira edição foi ela-borada durante a oficina “Revisa Eletrônica com Software Livre” oferecida pelo Segundo Fórum Mídia Livre, que ocorreu este ano em Vitória, ca-pital do Espírito Santo.

Em uma edição especial, a mais nova revis-ta eletrônica da internet, teve como tema princi-pal o II Fórum Mídia Livre, um evento que nasceu do manifesto em defesa da diversidade informativa e garantia de amplo direito a comuni-cação.

Nessa edição experimental tivemos o prazer de fazer uma curta entrevista com o coordena-dor local do Fórum, o professor Fábio Malini, que nos esclareceu o que é o Fórum e quais são os seus reais objetivos.

Tivemos ainda a participação do diretor do Jornal de Debates, Pedro Markun, que nos con-cedeu um depoimento explicando os pontos que foram abordados durante o grupo de traba-lho intitulado “Fazedores de Mídia Colaborati-va”, em que aponta os aspectos discutidos durante este encontro.

Foram três dias de um árduo trabalho para que a revista ficasse pronta. O tempo foi curto, mas esperamos que o resultado agrade a todos os leitores!

EditorialExpediente

EditorJuliana Nascimento Mota Arte e diagramaçãoJailson GomesHélio FerreiraSávio Lima Lopes CapaFernando MendesJailson GomesSávio Lima Lopes Contribuíram com esta ediçãoJosé Luís D'ÁvilaVanessa Silva

A Universidade Federal do espirito San-to em parceria com instituições públicas de ensino de Comunicação e Jornalismo de to-do o Brasil, organizou entre os dias 4 e 6 de de-zembro , no campus da Ufes, o II Fórum Mídia Livre, evento pela democratização da comunica-ção no país.

O Fórum Mídia Livre contou este ano com a participação de ativistas, artistas, intelectuais, profissionais de comunicação, gestores públi-cos, empreendedores, estudantes, que debate-ram uma agenda comum para os realizadores de mídia independente no país. O FML contou também com desconferências temáticas, mesas de debate, oficinas de produção de mídia, trans-missão ao vivo de palestras e oficinas pela inter-net.

O II Fórum tem como finalidade levantar ban-deiras próprias que serão levadas à Confecom (Conferência Nacional de Comunicação), assim como reforçar velhos questionamentos como a

democratização e controle social das conces-sões públicas de rádio e TV.

O fórum contou com diversas oficinas como: Corpo e Interface, Transcinema, Corpo-som, Jor-nalismo e Literatura e revista eletrônica com software livre, que foram importantes para os participantes do fórum poderem produzir mídia li-vre, pois desta forma eles saim um pouco da te-oria e partiram para a prática.

Também tiveram alguns grupos de trabalho como: Políticas de Fortalecimento da Mídia Li-vre, Fazedores de Mídia Colaborativa, Forma-ção para Mídia Livre, Meios de Distribuição, Cidadania: Direitos e Deveres e Produção de Conteúdo.

O Fórum Trouxe questões para estimular al-guns debates como viver só de blog, só de rádi-os comunitárias, de TV pública, TV comunitária, só de cinema, música e audiovisual independen-te ou só de revistas impressas.

movimenta campus da UFES

A ideia de se fazer um even-to para reunir pessoas interes-sadas em novas mídias começaram a ser pensadas em 2007, mas se confirmou apenas em 2008, com uma pri-meira experiência no Rio de Ja-neiro.

O evento tem como objetivo reunir pessoas do cenário alter-nativo da comunicação para tro-carem experiência e sugerir melhoras para esse setor por meio de debates e palestras que serão realizadas ao logo do evento.

Um dos motivos para essa escolha foi o fato do estado pos-suir muitas experiências produti-vas nesse campo.

Entrevista Especial

O professor do departamento de comunicação social da Ufes e coordenador local do Fórum Mídia Livre, Fabio Malini nos concedeu, em um curto bate-papo, uma entrevis-ta nos dando um panorama geral do que é o Fórum e seus objetivos.

Fabio Malini fala sobre o forum

Fot

o: V

anes

sa S

ilva/

José

Luí

s D

'Ávi

la

Durante dois dias o Fórum Mídia Livre realizou a des-confêrencia, que trouxe assun-tos importantes que serão tratados durante a Confe-com(Conferência Nacional de Comunicação). Para que es-ses assuntos fossem tratados os temas foram divididos por grupo de trabalho, onde pesso-as interessadas no nos temas tratados se reuniam e discuti-am algumas propostas.O diretor do Jornal Debates, Pe-dro Markum, que participou do do grupo de trabalho 2: “Faze-dores de mídia colaborativa”, nos deu um depoimento onde relata o que foi discutido duran-te o encontro e como foi aborda-do o assunto:“No início do debate houve

muita filosofia de botequim, mui-to papo aéreo, porque de novo é a premissa dessas desconfe-rências. Entretanto, as coisas começaram a andar quando o assunto foi dividido em três tópi-cos principais. O primeiro é o velho companheiro de todas as discussões, que é quem pa-ga a conta e como conseguir fi-nanciar o nosso trabalho. Algumas saídas como o financi-amento, as verbas de governo e alguns depoimentos de pesso-as que trabalham de forma autônoma no mercado , como

modelos de negócio. Tiveram também alguns indicativos pa-ra deixar de pensar em financi-amento e pensar em um modelo sustentável.

Outro assunto que foi bas-tante pincelado foram os aspec-tos jurídico-legais, nós precisamos retrabalhar a lei de direitos autorais para que ela sirva para uma mídia livre, por-que hoje ela serve primordial-mente a grande empresas e conglomerados. Também preci-samos rever a situação do blo-gueiro e analisar a té onde vai a sua responsabilidade ao pos-tar algo na internet e a té onde

vai a sua irresponsabilidade também.

Um terceiro ponto mais dis-cutível vai buscar um letramen-to digital por parte dos leitores que agora também são produ-tores. Precisa-se consumir criti-camente o conteúdo da internet, uma vez que é preci-so desconfiar antes de confiar em qualquer coisa vida da in-ternet.”

Pedro Markun debate no Fórum Mídia Livre

Pedro Markun

Fot

o: R

enat

o Ta

rga