revista interação - edição 10 - ano 7 nº 2/2014

32

Upload: revista-interacao

Post on 21-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Nesta edição a Interação traz como matéria de capa a formação de mais 200 novos profissionais, cursos reconhecidos pelo INEP/MEC, um dossiê sobre a Educação a Distância, além das seções: “Dicas de livros” e “Perfil do Aluno”. Essas e muito mais novidades sobre educação à distância você encontra aqui, boa leitura!

TRANSCRIPT

Expediente

A Revista Interação, em sua 10ª edição, traz como destaque a formação superior dos alunos do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI). Para os alunos, a formatura é a concretização de um sonho e a confirmação da qualidade do ensino oferecido pelo CEAD/UFPI. Foram mais de 200 novos profissionais formados em diversos cursos de graduação ofertados pelo Centro, no período de 2014.2.

Nesta edição, a Revista aborda a expansão da Educação a Distância (EaD) no Piauí, com a criação de novos cursos de graduação e a oferta de mais de 3 mil vagas em 17 cursos de pós-graduação Lato sensu na modalidade a distância.

Com o objetivo de mostrar os esforços para a ampliação da oferta do ensino a distância, o periódico destaca uma reunião entre o Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes; o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José de Arimateia Lopes e o Governador do Estado, Wellington Dias, para firmar parcerias de incentivos à modalidade EaD.

A Revista também traz a importância do reconhecimento dos cursos de Administração, Administração Pública e Matemática pelo Ministério da Educação (MEC), a primeira reunião do Núcleo de Pesquisa em Educação a Distância (NEPEAD) e o convênio firmado entre o CEAD/UFPI e a Universidade Autónoma de Guerrero do México (UAGro).

Na modalidade EaD encontramos muitas histórias de superação e sucesso. Por isso, o “Perfil do Aluno” apresenta a história de Kássio Ramos Lopes, egresso do curso de Física do polo UAB de Água Branca.

Nesta 10ª edição, os leitores poderão conferir os ensaios sobre a Educação a Distância cujo enfoque é mostrar os avanços e os desafios dessa modalidade de ensino. Além disso, apresentamos o espaço “Dica de Livros”, além de eventos nacionais e internacionais, como a III Reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores da UAB, em São Luís (MA) e o XVI Encuentro Iberoamericano de Educación Superior a Distancia, no Rio de Janeiro (RJ).

Boa leitura!

EditorialINTERAÇÃO - EDIÇÃO 10

ANO 7 - N. 2014.2

Publicação semestral produzida pela Assessoria de Comunicação e pelo Setor de Produção de Material

Didático do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI

Reitor da UFPIProf. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Vice-reitora da UFPIProf.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira

Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância/Coordenador da UAB na UFPI

Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes

Vice-diretor do CEAD/UFPIProf. Dr. Milton Batista da Silva

Coordenadora Adjunta da UAB na UFPILiana Rosa Brito

Coordenadoras da RevistaKarine de Sousa Santiago

Thays Fernanda Silva Pessoa

Equipe ResponsávelKarine de Sousa Santiago

Nalton Luiz Silva Parente de PinhoThays Fernanda Silva Pessoa

Projeto Gráfico e DiagramaçãoAntônio Kerignaldo Moura JúniorNalton Luiz Silva Parente de Pinho

FotografiasKarine de Sousa Santiago

Thays Fernanda Silva Pessoa

Arte e CapaKarine de Sousa Santiago

Nalton Luiz Silva Parente de Pinho

RevisãoElizabeth Carvalho Medeiros

Maria da Conceição de Souza Santos

PareceristasAmada de Cássia Campos Reis

Davi da SilvaRonaldo Matos Albano

Conselho EditorialAntonella Maria das Chagas SousaFrancisco Tavares de Miranda Filho

José Vanderlei CarneiroKeylla Maria de Sá Urtiga AitaMaria Goreth de Sousa Varão

Sumário CEAD/UFPI FormoU mAIs DE 200

novos ProFIssIonAIs APtos Ao mErCADo DE trAbAlho

16

CA

PA

ENSAIOS

A ConstrUção DA DoCênCIA Do ProFEssor - tutor na Educação a

DIstânCIAAdelaida Freitas da Silva Filha

EDUCAção A DIstânCIA no olhAr DE sEUs

ProtAgonIstAsMaria Idalina Leal

PADrÕEs DE QUAlIDADE PArA EDUCAção

sUPErIor A DIstânCIA: AnÁlIsE Do CUrso DE

QUÍmICA DA UFPIFrancisco de Jesus da Silva Maciel

SEÇÕES

CUrsos rEConhECIDos

FórUm nACIonAl DA UAb

núClEo DE PEsQUIsA

ExPAnsão DA EAD

CEAD E UAgro

EvEnto IntErnACIonAl

pós-graduação

PErFIl Do AlUno

trEInAmEnto Do sIgAA

IDEIAs InovADorAs

FormAtUrA

DICAs DE lIvros

6

24

28

5

3026

23

2219

14

1210

98

31

5Revista Interação ● Edição 9

Cursos do CEAD/UFPI são reconhecidos pelo INEP/MEC

O Centro de Educação Aber-ta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) representa o avanço do ensino superior a distância no estado. Atualmente são ofertados 15 cur-sos de graduação, distribuídos em 33 polos de ensino. Em 2014, os cursos de Administração, Ad-ministração Pública e Matemáti-ca, oferecidos pelo CEAD/UFPI, passaram pelo processo de reco-nhecimento junto ao Ministério da Educação (MEC).

A Comissão do Instituto Na-cional dos Estudos e Pesquisas (INEP) considerou as seguintes dimensões na avaliação: organi-zação didático-pedagógica; corpo docente (professores e professo-res tutores); corpo discente; téc-nico-administrativo e instalações físicas.

A qualidade do ensino superior depende de vários fatores, entre eles, o reconhecimento dos cur-sos oferecidos. Com base no Exa-me Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foram criados indicadores de qualidade das ins-tituições e de seus cursos. Esses indicadores subsidiam o MEC nas atividades de regulação, por meio das quais as universidades são credenciadas e recredencia-das.

Na graduação a distância, os atos autorizativos consistem no credenciamento das instituições para ofertar esta modalidade e dos

polos de apoio presencial, além de autorização, de reconhecimento e de renovação de reconhecimento dos cursos.

O Curso de Bacharelado em Administração passou pelo pro-cesso de reconhecimento junto ao MEC em março de 2014, com a avaliação do polo de Teresina. A coordenadora do Curso, Prof.ª Ma. Antonella Sousa destaca a importância do reconhecimento para a comunidade acadêmica e para a sociedade.

“O reconhecimento do Cur-so de Administração represen-ta a legitimidade do ensino e da aprendizagem na modalidade a distância. Além disso, podemos destacar, por meio do êxito, que muitos egressos estão sendo bem-sucedidos com os conhecimentos e títulos, e isso amplia a nossa res-ponsabilidade em garantir a qua-lidade dos serviços educacionais a nível superior, considerando o novo perfil dos alunos e as suas expectativas”, explica a coorde-nadora.

O início do processo de reco-nhecimento do curso de Bacha-relado em Administração Pública aconteceu com a visita dos avalia-dores do INEP aos polos de Picos, Água Branca e Floriano. Para a Coordenadora do curso, Prof.ª Dr.ª Fabiana Castro, com o reco-

nhecimento, o curso ganha cre-dibilidade junto à população. “O reconhecimento melhora a con-fiança das pessoas que atuam no curso e abrirá caminho para uma grande demanda da comunidade por essa graduação. A avaliação do INEP é importante para apon-tar os aspectos principais que vão nos ajudar a melhorar o curso”, ressalta a coordenadora.

A avaliação do Curso de Ma-temática aconteceu nos polos de Redenção do Gurgueia e Gilbués, que obtiveram notas 3 e 4, respec-tivamente, considerando a escala de 1 a 5. Segundo o coordenador do Curso de Matemática, Prof. Dr. João Benício de Melo Neto, o resultado positivo da avaliação é consequência do trabalho com responsabilidade e dedicação, além da atuação dos agentes EaD. “Os efeitos da qualidade do curso se fazem presente na formação/qualificação de alunos e de pro-fessores de Matemática das re-giões em que o curso abrange”, comenta.

Administração Pública

Matemática

Administração

Por Karine Santiago e Thays Pessoa

Art

e: N

alto

n Pa

rent

e

Reconhecimento

Revista Interação 10● Edição 106

Na modalidade EaD, o professor-tutor tem um papel significativo, pois

ele é mais um dos profissionais que compõem a equipe pedagógi-ca com a função de acompanhar o processo ensino-aprendizagem; é responsável pelo desempenho,

pela presença e pela articulação entre os alunos, pela disciplina e pelo curso. O professor-tutor é responsável ainda pela avaliação do cursista nas práticas curricula-res.

É sabido por muitos profis-sionais que a EaD é um sistema de ensino apresentado de modo a adequar a educação aos novos tempos, que foi e está sendo de-senvolvida a partir de um repen-sar sobre os objetivos da educação em tempos atuais. Assim como foi repensado o papel da educa-ção, o tutor precisa repensar con-tinuamente sua prática, buscando atuação flexível como facilitador na formação de alunos participa-tivos de todo processo educativo, compartilhando ou delegando a liderança com os seus alunos, fo-mentando a reflexão e o debate dos problemas do cotidiano.

A princípio, a noção que temos de um curso a distância é de par-ticularidade, de individualismo. O tutor surge como um elo, entre os alunos e a instituição mante-nedora do curso, e deve mediar essa relação de forma contínua. Segundo Rezende (2000), vai as-segurar condições favoráveis para a aprendizagem do aluno e o tra-balho educativo. Será, sobretudo, por essa conexão do Tutor, que um

diálogo entre aluno/instituição e entre os alunos será possível.

De acordo com Wenzel (1994), a relação do professor com o aluno vai concorrer para compensar as falhas dos mate-

O perfil de tutor necessário à formação a distância se aproxima da

concepção de um profissional

que facilita a construção de

significados por parte dos

alunos nas suas interpretações

de mundo

A construção da docência do professor - tutor na Educação a Distância

Adelaida Freitas da Silva FilhaLicenciada em Pedagogia - CEAD/UFPIGraduanda em Licenciatura em Letras Espanhol - NEAD/UESPI Especialista em Docência no Ensino Superior e em Psicopedagogia Institucional e Clínica Tutora do curso de Filosofia do CEAD/UFPI

[email protected]

Foto

: Kar

ine

Sant

iago

Revista Interação ● Edição 107

riais e para dar calor humano ao processo ensino-aprendizagem. Os tutores exercem importante função no processo de formação a distância e deverão exercer o papel de facilitadores do proces-so ensino-aprendizagem, sendo referência fundamental para os alunos, prestando-lhes apoio indi-vidual e coletivo.

O perfil de tutor necessário à formação a distância se aproxima da concepção de um profissional que facilita a construção de signi-ficados por parte dos alunos nas suas interpretações de mundo, ou seja, ele deve desempenhar ações de facilitador pedagógico. Mas, para assumir o papel de fa-cilitador pedagógico, o tutor deve possuir base teórica consistente, clara concepção dos objetivos da aprendizagem e da metodolo-gia a ser utilizada. Deve, ainda, promover a comunicação entre os alunos e os grupos de alunos e o intercâmbio de experiências. Elaboração, ensaios, sínteses, ori-ginais, análises de caso e elabo-ração de projetos, dentre outras possibilidades, de cada aluno ou coletiva, que admitem respostas padrão.

Paulo Freire (1992) compreen-dia o homem como um ser rela-cional, um ser de espaços tempo-rais, que vive em um determinado lugar, em um dado momento, em um contexto sociocultural. Es-quecer esse princípio é ignorar os diferentes contextos de atuação

determinados padrões advindos da prática presencial. No entanto, uma das mais importantes atri-buições rotineiras do tutor talvez seja a de humanizador do proces-so ensino-aprendizagem, porque possibilita o desenvolvimento de uma consciência de fraternidade, de solidariedade e a compreensão de que a evolução das pessoas é individual e, ao mesmo tempo, coletiva.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. A concepção problematizadora da educa-ção. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revis ta /edicoes/20/res6_20.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2014. REZENDE, Flávia. As novas tec-nologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivis-ta. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.

WENZEL, M. L. Dificuldades e limitações da educação a dis-tância. Rio de Janeiro, ano 1, n. 4. p. 1-3. jul./ago./set. 1994.

que podem significar o fracasso de projetos educacionais, mui-tas vezes tecnicamente perfeitos. Hoje, com a tecnologia mais pre-sente e também mais complexa, é cada vez mais corrente o enten-dimento de que é preciso investir na formação dos professores com relação ao uso da tecnologia no ensino presencial ou a distância.

A importância da atuação do tutor é grandiosa, tanto em re-lação ao aluno, quanto ao curso como um todo. Para o aluno é importante porque deve se levar em conta a trajetória de aprendi-zagem desse; para o curso, pois existem subsídios para a coleta de dados e informações que podem contribuir para a melhoria de todo o processo de ensino-aprendiza-gem. Como facilitador do proces-so pelo qual o aluno adquire co-nhecimento, o tutor faz parte do sistema de apoio à aprendizagem, devendo oferecer condições para que todos possam desenvolver as atividades previstas no curso.

Diante de tanta responsabilida-de e de tantos desafios, é de suma importância que o professor-tutor deva estar preparado para a inova-ção tecnológica e para as mudan-ças pedagógicas que isso acarre-ta, sendo necessário romper com

Foto

: ent

rete

nim

ento

.r7.

com

8Revista Interação ● Edição 10

III Reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores da UAB em São Luís

(MA)

O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) foi repre-

sentado por seu Diretor, Prof. Dr. Gildásio Guedes, na III Reunião do Fórum Nacional dos Coorde-nadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no auditório do Hotel Veleiros, em São Luís (MA). A reunião, que aconteceu em novembro de 2014, contou com a participação de 71 coorde-nadores das 104 instituições inte-grantes do Sistema.

O evento teve como objetivo reunir os coordenadores de todas as unidades da UAB para plane-

jar as atividades para o ano de 2015; discutir ideias, obstáculos e possibilidades de superação das dificuldades enfrentadas; além do compartilhamento de práticas inovadoras nos campos da Peda-gogia, da inovação tecnológica e da gestão de educação a distância.

Para o Prof. Dr. Gildásio Gue-des, o evento foi bastante provei-toso. “Pudemos apresentar nossas experiências à frente do CEAD/UFPI. Foram dois dias de inten-sas atividades e de debates sobre a defesa da manutenção dos atuais coordenadores da UAB”, informa o Diretor.

Após a cerimônia de abertura, foi feita a apresentação da pre-

Por Karine Santiago sidência do Fórum Nacional de Coordenadores da UAB, como também da diretoria de Educação a Distância (DED/Capes).

A programação da III Reunião do Fórum Nacional de Coordena-dores da Universidade Aberta do Brasil contou também com pales-tras temáticas sobre gestão acadê-mica e administrativa de cursos, tutoria, polos de apoio presencial, editais, concessão de bolsas, aces-sibilidade, inclusão social e digi-tal.

Além disso, formam apresen-tadas experiências sobre a prática pedagógica, gestão em EaD e ino-vações tecnológicas.

Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes; Prof.ª Cassandra do IFCE, e sua equipe

Participantes da III Reunião do Forum Nacional de Coordenadores da UAB em São Luis

Palestrantes da III Reunião do Forum Nacional de Coordenadores da UAB em São Luís

Foto

s: a

rqui

vo p

esso

al

Fórum da UAB

9Revista Interação ● Edição 10

CEAD/UFPI cria seu primeiro núcleo de pesquisa em Educação a Distância

Atualmente, um dos grandes desafios da universidade é for-mar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Como um dos pilares para a efetiva aprendizagem nas univer-sidades, a pesquisa possibilita aos acadêmicos aperfeiçoamento for-mativo, além do desenvolvimento local, regional e, até mesmo, na-cional.

Em virtude disso, no ano de 2014, o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) criou o Núcleo de Pesqui-sa em Educação a Distância (NE-PEAD).

O Núcleo é coordenado pelo Prof. Dr. Arnaldo Oliveira Júnior, tendo como coordenadora adjunta a Prof.ª Dr.ª Lívia Nery e, como demais membros, o Prof. Dr. Van-derley Carneiro, a Prof.ª Hélvia e a Prof.ª Lis Raquel.

Em outubro de 2014 aconteceu a primeira reunião do NEPEAD, com o objetivo de socializar a Re-

solução n. 168/2014, que norma-tiza o Núcleo no âmbito da UFPI. Na oportunidade, os membros do Núcleo trocaram informes, infor-mações sobre a situação desse junto à Universidade, e defini-ram o calendário de reuniões e de projetos. Cada membro expôs as propostas de pesquisa para 2014-2015 e estabeleceu-se que as re-uniões serão realizadas às segun-das-feiras.

As pesquisas do projeto da Coordenadora Adjunta do NE-PEAD, Prof.ª Dr.ª Lívia Nery, já foram iniciadas e envolvem os alunos dos polos de Inhuma e de São João do Piauí.

“O Núcleo é importante, pois define o CEAD não apenas como centro de ensino, mas também como um centro de pesquisa. Isso faz parte das atribuições das uni-versidades brasileiras, que é de-senvolver o ensino, a pesquisa e a extensão”, destacou a Prof.ª Lívia Nery.

Professores do NEPEAD discutindo os temas do grupo de pesquisa do CEAD/UFPI

Por Karine Santiago

Reunião do NEPEAD

Foto

s: K

arin

e Sa

ntia

go

Pesquisa em EaD

10Revista Interação ● Edição 10

O Diretor do Centro de Educa-ção Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), Prof. Dr.Gildásio Guedes, participou, em fevereiro de 2015, de uma reunião com o governador Wellington Dias, o secretário da Educação, Helder Jacobina; o Reitor da Universi-dade Federal do Piauí, Arimatéia Lopes; o Reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardo-so. Também estiveram presentes:

o superintendente de Ensino Su-perior da SEDUC, Carlos Alberto Pereira e a deputada federal Re-jane Dias. A reunião teve como objetivo debater o projeto de ex-pansão da Universidade Aberta no Piauí.

Durante a reunião, o Governa-dor Wellington Dias se compro-meteu em captar recursos para investir mais na oferta de novas vagas; na contratação de novos

recursos humanos e melhorias na infraestrutura da internet e de energia elétrica nos polos. “Pre-cisamos implantar polos nas ci-dades que ainda não dispõem disso. Vamos analisar quais serão as profissões do futuro e realizar a implantação desses cursos na modalidade a distância”, informa.

Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José de Arimatéia Dantas Lo-pes, a reunião foi importante para

Diretor do CEAD/UFPI, Governador do Estado e Reitor da UFPI se reúnem para discutir expansão da EaD no Piauí

Expansão da EaD no Piauí

Por Karine Santiago

Foto

: Kar

ine

Sant

iago

Representantes do ensino superior público se reúnem com o

Governador do Piauí

11Revista Interação ● Edição 10 9

maior aproximação entre a UFPI e o Governo do Estado. “Dessa forma, será possível melhorar o ensino a distância no Piauí e pla-nejar ações para novos polos. O estado se comprometeu a investir em melhorias, em especial na in-ternet. Para que o aluno tenha um bom aproveitamento na Educação a Distância e uma efetiva utiliza-ção da plataforma, é necessária uma boa internet”, explica o Rei-tor.

O Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes, des-tacou que o governador tem um grande interesse em ampliar a oferta de vagas, através da rea-lização do vestibular, visto que a Educação a Distancia no Piauí surgiu durante o governo dele.

“Nas avaliações externas e in-ternas da EaD, o resultado tem sido positivo e o governador acre-dita que será possível ampliar a oferta. Isso poderá proporcionar ascensão social às pessoas de bai-xa renda e que moram em cidades distantes do grandes centros uni-versitários”, destacou o Diretor.

Vestibular EaD

Em 2014, o vestibular do CEAD/UFPI ofertou 6.825 va-gas em 15 cursos de 33 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), situados em 31 muni-

cípios do estado do Piauí e dois municípios do estado da Bahia

Sobre o Vestibular EaD 2015, o governador informou que até o mês de julho a infraestrutura dos polos e dos núcleos, que neces-sitarem, serão recuperadas, para que seja realizado Vestibular no 2º semestre de 2015. O Prof. Dr. Gildásio Guedes, acrescentou que o próximo vestibular contemplará os polos que demandam mais va-gas e que não ofertaram no exame anterior.

Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; Presidente da

Fundação de Amparo às Pesquisas do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes; Pró-reitor de Extensão da UFPI,

Miguel Ferreira Cavalcante Filho; e o Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD),

(CEAD/UFPI), Prof. Dr.Gildásio Guedes.

Superintendente Institucional da SEDUC, José Barros; Secretário de Educação, Hélder Jacobina; a Deputada Federal Rejane Dias; Representante do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (NEAD) da UESPI, Prof. Dr. Carlos Alberto; Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr.Gildásio Guedes; Governador do Piauí, Wellington Dias; Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; Vice-Reitora da UESPI, Prof.ª Dr.ª Bárbara Melo; e Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof. Dr.

Nouga Cardoso.

Representantes do ensino superior público em reunião com o governador do Piauí

Foto

: Kar

ine

Sant

iago

Foto

: Kar

ine

Sant

iago

Foto

: Kar

ine

Sant

iago

12Revista Interação ● Edição 10

CEAD/UFPI e UAGro

12

CEAD/UFPI e Universidade Autónoma de Guerrero do México firmam convênio

O Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância, Prof. Dr. Gildásio Guedes, proferiu uma palestra no dia 5 de novembro, na Conferência Ma-gistral “Educação e Desempenho da Universida-de Federal do Piauí”, que aconteceu na Cidade do México. A conferência teve como objetivo mostrar o modelo educacional da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para os representantes da Universida-de Autónoma de Guerrero (UAGro), a fim de fir-mar uma parceria entre as instituições.

O Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes, disse que o acordo entre as universidades vai fortalecer o compromisso do trabalho científi-co, cultural e tecnológico desses centros de ensino.

O Reitor da UAGro, Javier Saldaña, afirmou que a união da UAGro com outras universidades do mundo proporcionará aos alunos “a oportunida-

de de conhecer uma visão universal, uma vez que a globalização atual exige maiores habilidades no mercado de trabalho”.

O evento teve a participação do Diretor Geral de Administração e Finanças da UAGro, Julio Cesar Cortez Jaimes; dos prefeitos de Copala e Heliodoro Castillo, Sadot Bello Garcia e Mario Alberto Cha-vez, respectivamente, bem como do secretariado técnico da reitoria, Arely Almazan Adame, profes-sores e estudantes de Administração, Turismo, Eco-nomia, Contabilidade e Gestão, entre outros.

Após a assinatura do acordo, o Reitor Javier Sal-daña informou que o momento é de reforçar as liga-ções internacionais da UAGro com as universidades de todo o mundo. “Isso vai levantar os indicadores de qualidade de ensino de instituição”, afirmou o reitor.

Foto

s: A

nton

io G

arcí

a

Representantes do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) e da Universidade Autónoma de Guerrero (UAGro)

Por Thays Pessoa

Revista Interação ● Edição 10

Art

e: N

alto

n Pa

rent

e

13

14Revista Interação ● Edição 10

O Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes; a Coordenadora Adjunta, Liana Brito; e a Colaboradora Concei-ção de Maria da Rocha partici-param do XVI Encuentro Iberoa-mericano de Educación Superior a Distancia, realizado em novem-bro de 2014, na cidade do Rio de Janeiro.

Com o tema central “Inova-ções em Educação a Distância: Perspectivas para a Ibero-Améri-ca”, o encontro teve a participa-ção de vários especialistas de re-

nome internacional e propiciou a troca de experiências, a participa-ção em debates e a aproximação dos diversos países que compõem a Ibero-América, apresentando seus olhares, suas práticas e suas inovações na área.

Para a Colaboradora do CEAD/UFPI, Conceição Maria da Rocha, a participação no even-to é muito importante para quem trabalha com EaD.

“Pudemos trocar experiências e aprender novas metodologias de outras Universidades”, acrescen-ta.

O evento contou com vasta

XVI Encuentro Iberoamericano de Educación Superior a Distancia no

Rio de JaneiroPor Karine Santiago programação que incluía pales-

tras, workshops, pôsteres e apre-sentações de trabalhos. Na opor-tunidade, o Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes, a colaboradora Conceição de Ma-ria da Rocha e a Professora da Universidade Federal de Campi-na Grande (UFCG), Edjane Dias, apresentaram o artigo intitulado “Análise de Universidades Vir-tuais: uma reflexão necessária para implantação de um modelo de EaD interativo”. A pesquisa está em andamento e objetiva de-senvolver um modelo de educa-ção a distância que tenha como pressuposto a educação colabo-rativa e interativa, sendo o aluno virtual o eixo central do modelo pedagógico e das tecnologias da informação e comunicação a se-rem adotadas.

Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes; professora da UFCG, Edjane Dias; Coordenadora Adjunta, Liana Brito e Colaboradora Conceição de Maria da Rocha

Diretor de Educação a Distância – DED/CAPES, João Carlos Teatini, e Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio

Guedes

Evento Internacional

Foto

s: a

rqui

vo p

esso

al

Foto

s: a

rqui

vo p

esso

al

15Revista Interação ● Edição 10

A Jornada Virtual ABED de Educação a Distância (JOVAED) é um evento

online, aberto e gratuito organiza-do pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED . O evento, que tem como tema a Inovação em Educação a Distân-cia, acontecerá entre 27 de abril a

10 de maio de 2015. Os inscritos terão direito a certificado de par-ticipação emitido após o final do evento.

A JOVAED envolverá diversas atividades síncronas e assíncronas em múltiplas plataformas, como: ambientes virtuais de aprendiza-gem, redes sociais, blogs e micro-

blogs, dispositivos móveis e we-bconferências, dentre outras. As atividades serão coordenadas por diversos profissionais que se des-tacam na prática e reflexão sobre EaD, no Brasil e no exterior.

Mais informações no site: http://www.abed.org.br/hotsite/jovaed-2015/pt/apresentacao/

JOVAED 2015 - Jornada Virtual ABED de Educação a Distância

Acidade de Bento Gon-çalves, no Rio Gran-de do Sul, receberá

entre os dias 25 e 29 de outubro o 21° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). O evento terá como te-ma-central “Se eu fosse Ministro da Educação, eu faria o seguinte a

propósito da EAD...”.O Congresso, como em edi-

ções anteriores, aceitará traba-lhos, apresentações, mesas-re-dondas e minicursos sobre todo o grande leque de assuntos envol-vendo a prática da EAD.

Durante o Congresso aconte-cerão palestras em sessões ple-

nárias, apresentações em sessões paralelas, painéis de debates, me-sas redondas, apresentações insti-tucionais, apresentações de traba-lhos científicos e lançamentos de livros.

Mais informações no site: http://www.abed.org.br/hotsi-te/21-ciaed/pt/apresentacao/

21º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

EVENTO 1

EVENTO 2

Eventos em EaD

16Revista Interação ● Edição 10

CAPA

Consolidação da EaD: CEAD/UFPI formou mais de 200 novos profissionais aptos ao mercado de

trabalho

O número de estudantes matri-culados em cursos na modalidade de ensino a distância vem cres-cendo no Brasil. Isso faz da EaD a modalidade de ensino do futuro. De acordo com o Censo da Edu-cação Superior do Inep/MEC, o número de discentes matriculados em EaD subiu 12,2% entre 2011 e 2012, enquanto a procura por cursos presenciais cresceu apenas 3,1%.

O Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Fe-deral do Piauí (UFPI), mais uma vez, confirma qualidade do ensino a distância ao formar mais de 300 profissionais aptos ao mercado de trabalho. Hoje, o CEAD/UFPI oferece 15 cursos de graduação e 17 de pós-graduação, distribuídos em cerca de 30 polos.

“Essas formaturas representam mais uma conquista na educação superior do Piauí. Parabenizo o esforço de todos os alunos forma-dos e desejo boa sorte na atuação profissional”, ressaltou o Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildá-sio Guedes.

Licenciatura em Matemática

No período 2014.2, o curso de Licenciatura em Matemática for-mou mais de 100 profissionais de norte a sul do estado, nos polos UAB de Piripiri, Monsenhor Gil,

Canto do Buriti, Bom Jesus, Re-denção e Campo Maior.

O polo UAB de Piripiri reali-zou a solenidade de formatura da turma “Prof.ª Jorgelande de Sousa Mendes” do Curso de Matemática EaD, no dia 31 de janeiro.

“Isso nos motiva a continuar trabalhando com seriedade e de-dicação, e quem mais se beneficia com isto é a educação brasileira, pois estamos inserindo profissio-nais de qualidade neste mercado de trabalho, onde grande parte desses já assumiram concursos públicos federais, estaduais e mu-nicipais. Meus parabéns a todos os formados e aos que contribuí-ram para esse êxito”, comenta o Coordenador do curso de Mate-mática, Prof. Dr. João Benício.

Licenciatura em Física

O curso de Licenciatura em Física formou turmas nos polos de Água Branca, Piracuruca.

No polo de Piracuruca, a Co-lação de Grau aconteceu no dia 20 de fevereiro de 2015 e contou com as presenças do Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes; do Coordenador do cur-so de Física, Prof. Miguel Arcan-jo; do Superintendente de Ensino Superior (SUPES) da SEDUC-PI, Prof. Dr. Carlos Alberto da Silva, além dos professores homenagea-dos.

“Foram momentos belíssimos, que mostraram a importância da EaD em nossa Piracuruca. É um trabalho realizado com seriedade, por uma equipe competente”, des-tacou a Coordenadora do polo de Piracuruca, Profa. Alcionea Brito.

Os cursos de Ciências Biológicas,

Filosofia, Física, Química,

Matemática e Sistemas de

Informação formaram, em 2014.2, cerca de 200 novos profissionais

aptos ao mercado de

trabalho

Por Karine Santiago e Thays Pessoa

17Revista Interação ● Edição 10

Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Filosofia

O curso de Ciências Biológicas formou novos docentes na área no polo de Buriti dos Lopes, junta-mente com o curso de Filosofia no dia 21 de fevereiro de 2015. Colaram grau 33 formandos, sen-do 24 alunos de Biologia e nove de Filosofia.

“A conclusão dessa turma trouxe grande orgulho para toda a equipe, visto que cada um deles tinha uma grande história de de-safios: abandono das drogas, pro-blemas de saúde, perdas familia-res e outros. E nada disso impediu a concretização do sonho maior, que era a conclusão de um curso superior.”, destaca o professor do curso de Ciências Biológicas, Eliesé Rodrigues.

O curso de Licenciatura em Filosofia também formou alunos nos polos de Água Branca, Cor-rente e Alegrete. No polo UAB de Água Branca, a Colação de Grau do curso de Filosofia aconteceu no dia 05 de março de 2015.

Para a Coordenadora do polo, Conceição de Maria Pacheco, a colação de grau da turma de Fi-losofia foi uma conquista para os

estudantes e para a comunidade. “Confirmou a credibilidade

da EaD perante a sociedade de Água Branca e todas as cidades piauienses atendidas por nosso polo”, comentou a Coordenadora.

Licenciatura em Química

Novos professores de Química formaram-se nos polos de Bom Jesus, Redenção, Pio IX e União. Foram 39 alunos formados ape-nas no período de 2014.2.

No polo UAB de Pio IX, a Co-lação de Grau do curso de Quími-ca aconteceu no dia 21 de março,

Essas formaturas representam

mais uma conquista

na educação superior do

Piauí. Desejo boa sorte na atuação

profissional”, ressaltou o Diretor do

CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio

Guedes

na Escola Francisco Suassuna de Melo.

O Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes; o Vi-ce-diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Milton Batista; a Coorde-nadora do polo UAB de Pio IX, Rosilândia Melo e demais profes-sores estiveram presentes na so-lenidade.

Bacharelado em Sistemas de Informação

O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação formou 37 alunos nos polos UAB de Inhuma e Alegrete.

“Esses novos profissionais for-mados poderão agregar conheci-mentos na área de informática as empresa ou organização locais como uma ferramenta para resol-ver problemas”, enfatiza o Coor-denador do curso de Sistemas de Informação, Prof. Arlino Henri-que de Araújo.

Novos cursos

Em breve, o CEAD/UFPI for-mará turmas dos novos cursos de graduação implantados em 2014: Licenciatura em História; Licen-ciatura em Geografia; Licencia-tura em Ciências da Natureza e Licenciatura em Computação.

Formatura do curso de Filosofia e Sistemas de Informação no polo UAB de Alegrete

Foto

: pia

uiem

foco

.com

Formatura do curso de Filosofia e Biologia no polo UAB de Buriti dos Lopes

Foto

: Lin

dom

ar P

erei

ra

18Revista Interação ● Edição 10

CAPA

Foto

s: C

lean

ny L

eão

e L

indo

mar

Per

eira

19Revista Interação ● Edição 10

CEAD/UFPI ofertou mais de 3 mil vagas em cursos de pós-graduação

Com a competitividade do mercado de trabalho, destaca-se quem tem experiência profissio-nal e qualificação. Exemplo disso é a procura crescente por cursos de pós-graduação, que têm como objetivo capacitar o aluno para uma área específica de conheci-mento.

Com o compromisso de pro-mover a continuidade da forma-ção acadêmica, em 2014 e início de 2015, o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) ofereceu 17 cur-sos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância. Foram ofertadas 3216 vagas distribuídas em 31 polos UAB.

De acordo com a Coordenado-ra do curso em Saúde da Família, Prof.ª Dr.ª Lis Cardoso, realizar uma especialização é oportunizar aos trabalhadores conhecimento para melhorar sua prática cotidia-na e, assim, melhor assistir à po-pulação.

O Coordenador do curso em Gestão em Rede, Prof. Dr. Gus-tavo Said, fala que são inúmeras as vantagens de fazer uma espe-cialização a distância. “O alcance do curso, para além das barreiras geográficas, o número acentuado de participantes e a forma intera-tiva em que se dá a aprendizagem são aspectos relevantes de um curso em EaD”, fala o coordena-dor.

Alfabetização e Letramento 210 Campo Maior, Gilbués, Inhuma, Luzilândia,

Monsenhor Gil, Simplício Mendes, Oeiras.

Ecologia 210 Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Picos, Pio IX, Simões, Teresina.

Educação Permanente para Estratégia Saúde da Família

390

Anísio de Abreu, Barras, Oeiras, Esperantina, Luzilândia, Picos, Piripiri, Regeneração, Simplício Mendes, São João do Piauí, Buriti dos Lopes, Bom Jesus, União.

Ensino de Filosofia no Ensino Médio 180 Água Branca, Buriti dos Lopes, Castelo do

Piauí, Corrente, Monsenhor Gil, Piripiri.

Ensino de Matemática no Ensino Médio/EaD 240

Barras, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Corrente, Gilbués, Marcos Parente, Paes Landim, Teresina.

Ensino de Química 66 Piracuruca, Luzilândia, Castelo do Piauí, Uruçuí, Pio IX.

Física 150 Teresina, Jaicós, Água Branca, Piracuruca, São João do Piauí.

Gênero e Diversidade na Escola 50 Teresina

Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça 50 Teresina

Gestão Educacional em Rede 390

Anísio de Abreu, Barras, Corrente, Esperantina, Luís Correia, Marcos Parente, Picos, Pio IX, Piripiri, Regeneração, Teresina, Valença do Piauí.

Gestão em Saúde 180 Água Branca, Picos e Simplício Mendes.

Gestão Pública 145 Água Branca e Simplício Mendes

Gestão Pública Municipal 185 Água Branca, Picos e Simplício Mendes

História Social da Cultura 150 Esperantina, Picos, Luís Correia, Valença do Piauí, Uruçuí.

Informática na Educação 270Anísio de Abreu, Campo Maior, Gilbués, Esperantina, Inhuma, Paes Landim, Pio IX, Simões, Uruçuí.

Língua Brasileira de Sinais 300

Buriti dos Lopes, Campo Maior, Esperantina, Luís Correia, Oeiras, Paes Landim, Picos, Regeneração, Teresina, Valença do Piauí.

Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola 50 Teresina

Pós-graduação

Por Thays Pessoa

20Revista Interação ● Edição 10

Comitiva do México da Universidade Autónoma

de Guerrero visita o Piauí

Em janeiro de 2015, os repre-sentantes da Universidade Autó-noma de Guerrero (UAGro) do México, participaram de uma re-união com representantes da Uni-versidade Federal do Piauí para avançar em mais uma etapa do convênio firmado entre as duas universidades, em novembro de 2014. A reunião aconteceu no Sa-lão Nobre da Reitoria da UFPI.

O convênio firmado entre o CEAD/UFPI e a UAGro objeti-va promover a cooperação cien-

tífica, tecnológica e cultural, nas áreas de suas especializações, bem como no desenvolvimento de trabalhos científicos e tecnoló-gicos.

É a segunda visita dos repre-sentantes da UAGro ao Piauí, que tem como objetivo definir o número de estudantes que farão o intercâmbio entre as universida-des.

A Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Na-dir Nogueira; o Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distân-

cia (CEAD/UFPI), Pró-Reitor da Pós-graduação, Helder Cunha; Prof. Dr. Gildásio Guedes; e o As-sessor de Assuntos Internacionais da UAGro, Hugo Ferreira rece-beram os representantes da UA-Gro. São eles: a representante da Reitoria Privada, Arely Almazán; Secretaria da Direção, Dr. Oscar Mendoza; Direção da UAGro Virtual, Dr. Felicidad Gomez; Professor da UAGro, José Efrén Valle e a Assistente da UAGro, Tatiana Rivero.

Por Karine Santiago

Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância, Prof. Dr. Gildásio Guedes, Assessor de assuntos Internacionais da UAGro, Hugo Rodrigues e os Representantes da Universidade Autónoma de Guerrero (México)

Parceria CEAD/UFPI e UAGro

Foto

: Ka

rine

Sant

iago

e T

hays

Pes

soa

21Revista Interação ● Edição 10

Durante a reunião, os presentes assistiram vídeos de apresentação do CEAD/UFPI e da UAGro e puderam conhecer a infraestrutu-ra dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelas duas universidades.

A Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Na-dir Nogueira destacou a consoli-dação da parceria adquirida entre as universidades para a troca de conhecimento e intercambio en-tre os professores. A visita dos representantes da Universidade Autónoma de Guerrero acontece em um momento oportuno, pois temos como missão a internacio-nalização. Estamos tentando am-pliar nossos convênios e parcerias para ingressar nesse processo. Sem uma política de internacio-nalização as universidades não poderão avançar.

Para o representante da Se-

cretaria da Direção da UAGro, Dr. Oscar Mendoza, através do intercâmbio, tanto os pesquisa-dores, quanto os estudantes da graduação e de pós-graduação podem colaborar para a realiza-ção de pesquisas com temas afins às duas universidades. “Podemos aproveitar a infraestrutura cientí-fica de cada uma das universida-des de tal maneira que se permita o livre acesso à informação e a divulgação de pesquisas cientifi-cas”, acrescenta.

Hugo Rodrigues, egresso do curso de Administração da UFPI, na modalidade a distância e As-suntos Internacionais da UAGro, Hugo Rodrigues, falou da impor-tância do intercâmbio realizado por ele na Universidade Autóno-ma de Guerrero, no primeiro se-mestre de 2013: “A experiência de intercâmbio foi muito exitosa

e o fruto disso foi o convênio en-tre a UFPI e a UAGro em 2014, através do meu intermédio. O objetivo é proporcionar para os estudantes da UFPI a mesma oportunidade que eu tive. A mi-nha experiência com outra cultura foi fundamental para meu cresci-mento profissional”, destaca.

Comitiva mexicana visitou os polos de Buriti dos Lopes e

Luís Correia

O Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes e a de-legação mexicana visitaram os Polos UAB de Buriti dos Lopes e Luís Correia. As visitas tiveram como objetivo a realização de pa-lestras e mostrar a comitiva mexi-cana como funciona o polo UAB e as aulas.

Representante da Reitoria Privada da UAGro, Arely Almazán; Secretario da Direção de UAGro, Dr. Oscar Mendoza; Direção da UAGro Virtual, Dr. Felicidad Gomez e Profo. José Valle

Visita ao Laboratório de Geoquímica Orgânica da UFPI

Representantes do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

e da Universidade Autónoma de Guerrero (UAGro)Fo

tos

: Kar

ine

Sant

iago

e T

hays

Pes

soa

Revista Interação ● Edição 1022

Perfil do Aluno de EaDSão muitos os casos de supe-

ração na Educação a Distância. Kássio Ramos Lopes é um desses exemplos de superação. Aluno do curso de Física no Polo UAB de Água Branca ele aprendeu, desde cedo, que o estudo é o caminho que proporciona o sucesso.

Em 2007, Kássio prestou vesti-bular para contabilidade e não pas-sou, mas não desistiu de alcançar seu objetivo de estudar. Em 2009 foi realizado o vestibular CEAD/UFPI em Água Branca e Kássio passou para licenciatura em física, matéria que ele sempre teve mui-ta afinidade. Antes de concluir o curso ele já estudava para concur-sos públicos. Comprou uns livros, reúne um bom material e começou a estudar cerca de sete disciplinas sozinho. Estudava todos os dias de oito a doze horas, sem esquecer a universidade.

Após oito meses de estudo ele passou no primeiro concurso (no Piauí). Dois meses depois no

segundo (no Maranhão) e esse ano em mais dois (em São Paulo), sendo um, inclusive, cargo de nível superior – Analista Administrativo do Tribunal Regional do Traba-lho de São Paulo. Atualmente ele mora em Itapecuru Mirim – MA e ocupa o cargo de Técnico Ministe-rial no Ministério Público do Esta-do do Maranhão.

“Ao longo dos cinco anos de curso passamos – eu e a turma – por muitas dificuldades, muitos desafios, mas conseguimos superar todos. É incrível como a união nos fortalece: nós sempre nos ajuda-mos, sempre nos apoiamos. Hoje tenho certeza de que fiz a escolha certa, a física é uma de minhas pai-xões e tudo que consegui até hoje – e as coisas mais que ainda estão por vir, assim eu espero – devo aos meus estudos”, ressalta Kássio.

Este não é apenas o perfil de um menino que conseguiu vencer na vida. É uma história de alguém que acreditou em si e nos estudos.

Foto

: Arq

uivo

Pes

soal

Educação a Distância

Portal UAB - Universidade Aberta do Brasilwww.uab.capes.gov.br

SEED - Secretaria de Educação a Distânciahttp:/portal.mec.gov.br/seed/

Unirede - Universidade Virtual Pública do Brasilwww.unirede.brABED - Associação Brasileira de Educação a Distânciawww.abed.org.br

Educação

Aprendiz - notícias e lições de casa em várias disciplinaswww.uol.com.br/aprendiz

Eduquenet - pesquisas escolares, vestibulares e dicaswww.eduquenet.na-web.net

Portal de Ensino - educação infantil, ensino fundamental, médio e superior www.portaldeensino.com.br

Interação recomenda

Kássio Ramos Lopes

Hoje tenho certeza de que

fiz a escolha certa, a Física é uma de minhas

paixões

Revista Interação ● Edição 1023

CEAD

CEAD/UFPI oferece treinamento sobre o SIGAA para servidores

A Direção do Centro de Edu-cação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí promoveu, em 2014, a capacita-ção de Coordenadores dos Cursos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SI-GAA).

O treinamento realizado pela Técnica em Tecnologia da Infor-mação do CEAD/UFPI, Cledjan Costa, contou com a participação dos coordenadores de curso e téc-nicos que atuam nas coordena-ções.

O SIGAA é um sistema inter-no que permite a troca de infor-mações e a integração de dados entre os vários setores da Univer-sidade Federal do Piauí. Por ele poderão ser acessados os sistemas acadêmicos, administrativos, re-cursos humanos, entre outros.

Na UFPI, o SIGAA foi implan-tado no final de 2011 no modulo de pós-graduação. Desde o início do período 2012.2, os estudantes da graduação também passaram a fazer uso do SIGAA, sistema que permite a interação online entre professores e alunos. A nova pla-taforma estabeleceu o início de um novo ciclo de diálogos acadê-micos por facilitar a comunicação do professor com o aluno e vice-versa, propiciar a realização de

trabalhos online e otimizar opera-ções como o cadastro de ativida-des extracurriculares e a matrícu-la curricular, entre outros.

O Vice-diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Milton Batista esteve presente no treinamento e afirmou que os coordenadores de cursos e alunos da modalida-de EaD terão muitas vantagens na utilização do SIGAA.

“O SIGAA permitirá a interli-gação de todos os alunos, mesmo que estejam em polos ou campus da Universidade diferentes. Além do ambiente acadêmico virtual, o SIGAA traz vantagens em relação ao armazenamento de dados pelos docentes“, informa.

O SIGAA que será utilizado na modalidade a distância traz al-guns detalhes que o diferenciam do sistema utilizado pelos cursos presenciais. “No presencial não é possível inserir mais de um pro-fessor nas turmas, já na modali-dade EaD é possível inserir dois professores, dois tutores na mes-ma disciplina”, acrescenta o Prof. Milton.

O treinamento foi realizado pela Técnica em Tecnologia da Informação do CEAD/UFPI, Cledjan

Costa

Professores Coordenadores do CEAD/UFPI participam de treinamento sobre o SIGAA

Por Karine Santiago e Thays Pessoa

Foto

: Kar

ine

Sant

iago

CEAD/UFPI oferece treinamento sobre o SIGAA para os servidores

Foto

: Kar

ine

Sant

iago

Foto

: Kar

ine

SaA

ntia

go

Revista Interação ● Edição 1024

Educação a Distância no olhar de seus protagonistas

Educação a Distância: uma possibilidade? Ou uma realidade? A tecnolo-

gia e seus resultados benéficos apontam a Educação a Distância (EaD) não mais como uma pos-sibilidade, mas, sim, como uma realidade. Antes as pessoas luta-vam para terem acesso a educa-ção, esse bem tão valoroso; hoje, com a tecnologia em alta, aconte-ce o contrário. É a própria educa-ção que nos acessa.

Não faria sentido a educação ficar de fora da revolução tecno-

lógica advinda com a computação e a internet, e ainda bem que não ficou. A EaD, de certa forma, es-teve e está inserida na educação presencial também. O e-learning ou educação a distância, intrinse-camente, atua no contexto geral da educação.

O que se constata hoje no sis-tema educacional é uma expansão específica da EaD. Essa moda-lidade educacional ganha status por ser desenvolvida via internet. O que se percebe dessa forma de educar são os avanços que vem ganhando por conta, justamen-te, da facilidade e, da realidade que se vive hoje. Segundo Moran (2000), os modelos de interação entre grupos estão começando a ser predominantes. Com a EaD, isso já acontece. A EaD, como um todo, é exemplo de interação.

Acreditamos nesse sistema educacional porque em nada se mostra inferior ao presencial, pois, na verdade, seria um siste-ma que apresenta diferenciações e métodos com nuanças e carac-terísticas próprias. A EaD é uma educação de ponta que tem por objetivo principal facilitar o al-cance de todas as pessoas ao co-nhecimento; inclusive facilitar o acesso aos estudos para aquelas pessoas de lugares longínquos que, por vários motivos, talvez,

não lhes fossem possível o acesso ao ensino presencial, e não pudes-sem adquirir esse bem valoroso. Com a EaD em plena expansão, essas pessoas podem e estão sen-do alcançadas e agraciadas em suas graduações.

Na EaD o aluno é livre para fazer o seu tempo de estudo sem aquela rotina diária de hora mar-cada que o presencial exige. Se-gundo Freire (1996), o homem vive hoje em um determinado lu-gar; amanhã, este mesmo homem pode passar a viver em outro lu-gar diferente daquele; o homem é um ser relacional; o homem tem seu espaço temporal; o homem é um ser ativo com capacidade de se adequar perfeitamente ao meio em que vive.

Embora não exista a obri-gatoriedade de uma rotina fixa de estudos e atividades, é possí-vel que o aluno da EaD possa se tornar um estudante disperso ou alheio as normas do curso, mas, pelo contrário, o aluno que quer se manter em um curso da EaD, precisa estabelecer um forte rit-mo de estudo, de interesse e de pesquisa, para então lograr êxito. Talvez, por isso, é que o aluno da EaD vem alcançando resultados satisfatórios em suas atividades desempenhadas.

A assincronicidade é preciso

Maria Idalina LealPedagoga – UESPI Graduanda em Filosofia – CEAD/UFPIEspecializanda em Libras – CEAD/UFPI

[email protected] .br

Foto

: Rai

mun

dinh

o fo

tógr

afo

Revista Interação ● Edição 1025

e deve prontamente ser assistida tanto pelo aluno como pelo pro-fessor e pelos tutores, pois, só as-sim, acontece o ato pedagógico. Campos (1999, p. 2), diz que:

A assincronicidade não deve ser vista somente como uma forma de interação para os participantes que não possuem um horário em comum. Mais do que simples alternativa temporal, deve está alicerça-da num projeto pedagógico, e também acompanhada e in-centivada, para que a comu-nicação não seja intensa no início e fraca ou inexistente no final do curso.

A EaD é uma interação ativa, o aluno dispõe de vários dispositi-vos a seu favor, isso é claro, deixa o aluno mais motivado e enco-rajado para seguir avante no seu curso. A sistematização pedagógi-ca da EaD dispõe de uma didática que beneficia o aluno a progredir, porque ela utiliza as ferramentas tecnológicas para dinamizar sua metodologia.

A EaD produz transformação na maneira de educar, pois inte-rage na vontade do aluno e na autoestruturação tecnológica. Um outro aspecto a ressaltar é que o aluno da EaD interage sem medo de ser ignorado. Hayat (2000, p. 279) diz que:]

Na aprendizagem por autoes-truturação, o educando tem uma participação ativa na construção do conhecimento. Ele é ativo diante da máquina, pois um programa interativo

permite a descoberta, pela ob-servação, e a invenção, pelo ensaio de modelos de pensa-mento, tanto individual como em grupo.

A aprendizagem por autoestru-turação é só mais um dos pontos positivos que a EaD oferece; é relevante falar também sobre os benefícios que a EaD expõe.

Com base no escrito deste ensaio e à luz dos teóricos que deram o eixo norteador a nossa linha de pensamento, podemos afirmar que há, portanto, muito a comemorar, embora tenhamos consciência que existem desafios a serem enfrentados, mas isso é absolutamente normal em qual-quer instância ou contexto social.

A EaD é uma garantia legal de formação e atua junto ao contex-to de nossa realidade hoje. Ela,

em sua forma restrita, recepciona bem o ato pedagógico, favorecen-do o desenvolvimento da aprendi-zagem. Percebe-se que a EaD está preparada para formar bem os fu-turos profissionais em qualquer tempo e lugar; a EaD é um siste-ma que vem se mostrando com-pleto e eficiente, isso é possível na medida em que entendemos que vivemos na era pós-moderna; não há como falar em educação sem também não nos remeter ao termo qualidade, por isso sem nenhuma pretensão distorcida, sabemos que a EaD preza por isso, e vem, assim, fazendo uma educação não só para facilitar o acesso a todos, mas também para oferecê-la com qualidade a todos.

REFERÊNCIAS

CAMPOS, Márcia. O. C. Quem está por trás do computador re-moto? A trajetórias de alunos de graduação a distância pela inter-net. Uma análise referencial pela teoria de aprendizagem de adul-tos: Tese de Doutorado – Facul-dade de Educação da Universida-de Federal do Ceará, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagó-gica. São Paulo: 2000. (Coleção Papirus Educação).

HAYAT, Regina Célia. Didática geral. São Paulo: Ática, 2000.

A EaD produz transformação na maneira de

educar, pois interage na vontade do aluno e na

autoestruturação tecnológica

Revista Interação ● Edição 1026

Ideias inovadoras

UFPI vence o Desafio da Sustentabilidade do MEC

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) conquistou todas as premiações do Projeto Desafio da Sustentabilidade do Prêmio Ideia do Ministério da Educação (MEC). Com mais de cinco mi-lhões de votos, a Instituição re-ceberá três milhões de reais que serão destinados para a execução dos projetos em Eficiência Ener-gética.

As 63 Universidades Fede-rais do País aderiram ao desafio proposto em edital lançado pelo MEC, por meio da Subsecretaria

de Planejamento e Orçamento. O objetivo é envolver as instituições federais de ensino por meio da análise de propostas inovadoras sobre o uso de energia elétrica e de água.

As ideias encaminhadas por representantes da Instituição res-ponderam aos seguintes ques-tionamentos: “Como reduzir os gastos com o consumo de água nas Instituições Federais de En-sino?” e “Como reduzir os gas-tos com o consumo de energia elétrica nas Instituições Federais

de Ensino?”. As melhores ideias foram escolhidas, com as seguin-tes premiações: R$5.000,00 (1º colocado), R$2.500,00 (2º colo-cado), R$1.500,00 (3º colocado) e R$1.000,00 (4º colocado).

A primeira parte do desafio foi voltada para as soluções relacio-nadas à problemática do desper-dício da água. O primeiro lugar foi para o Professor do Curso de Engenharia Elétrica da UFPI, Dr. Fábio Rocha Barbosa, com o pro-jeto de “Implantação de painéis solares para alimentar bombas em

Por Alyne Ramos e Nathália Amaral

Ação realizada para divulgar o Desafio Sustentabilidade do MEC com a participação do Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas

Foto

: Mau

rício

San

tana

Revista Interação ● Edição 1027

poços artesianos nas Instituições de Ensino”.

O Prof. Dr. Fábio Rocha afirma que a mobilização para participa-ção no desafio é importante por difundir a ideia da sustentabilida-de nas Instituições Federais. “Isso ultrapassa a questão da disputa em si, porque esse fluxo de ideias vai contribuir para a formação de uma consciência de sustenta-bilidade dentro das Instituições Federais. Nós sabemos que essas Instituições são formadoras de opinião, e ideias desse tipo sendo difundidas em termos de Brasil, e através do site para o mundo todo, gera essa disseminação de uma consciência sustentável, através de alunos, professores, servidores e da comunidade em geral”, de-clara o professor.

As demais colocações foram destinadas a estudantes do curso de Engenharia Elétrica da UFPI, sendo o segundo lugar para Lu-cas Cruz Sousa, o terceiro para Jórdan Joeslley Alves, e na quarta posição, Walterlins Willames da Silva.

A segunda etapa enfatizou pro-postas ligadas ao consumo ener-gético. O estudante de Engenharia Elétrica, Lucas Cruz, que con-quistou o primeiro lugar, propôs a “Utilização de painéis solares em fachadas dos prédios da universi-dade, os quais desempenham um papel duplo, sendo geradores de eletricidade e, ao mesmo tempo, participando como parte estrutu-ral do edifício, reduzindo custos de materiais”.

Para o estudante, a ideia traria muitos benefícios para a Univer-

sidade, tendo em vista que é um projeto que já é desenvolvido em países da Europa e que está mos-trando resultados positivos. “Eu acho importante porque ajuda a fomentar pesquisas nesse sentido. Uma universidade que traz esse tipo de ideia, além de produzir energia, cria oportunidades de pesquisa para os estudantes da-quela área”, afirma Lucas Cruz.

A segunda colocação da se-gunda etapa ficou com o Prof. Dr. Fábio Rocha Barbosa; a terceira posição com a estudante Rejanne Alves de Melo e em quarto lugar, o aluno Walterlins Willames da Silva.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou que a iniciativa permite o debate sobre o consumo de água e energia, que está entre os maio-res custos das instituições. “A partir do desafio, vários alunos, professores, técnicos e a comuni-dade participam na promoção das ideias de sustentabilidade”, disse.

Uma equipe técnica e interdis-ciplinar irá avaliar as ideias e se-lecionar as melhores para compor uma Coletânea de Boas Práticas, que será oferecida pelo MEC para todas as instituições federais de ensino, demais instituições públi-cas federais, estaduais e munici-pais e outros interessados.

A premiação dos vencedores ocorrerá no dia 15 de abril de 2015 em um congresso que será promovido pelo MEC, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, que abordará temas relacionados à inovação no setor público com a apresentação de boas práticas e casos de sucesso no MEC e em outras instituições públicas federais, estaduais e mu-nicipais.

Estudante do curso de Engenharia Elétrica da UFPI, Lucas Cruz

Foto

: Mau

rício

San

tana

Foto

: Mau

rício

San

tana

UFPI vence o Desafio da Sustentabilidade do MEC

Revista Interação ● Edição 1028

Padrões de qualidade para a Educação Superior a distância: análise do curso de

Química da UFPI

Todo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) traz em seu escopo o perfil docente

que se deseja no curso. Nesse sen-tido, Ramos, Nevado e Del Pino (2006) defendem a tese de que os cursos de licenciatura devem ser voltados para a formação de pro-fessores pesquisadores, dotados de criatividade, de capacidade reflexiva sobre sua práxis e que são também capazes de pensar e aplicar novas metodologias para os processos de ensino e aprendi-zagem. Esses professores devem ser capazes de focar na interação com seus alunos para torná-la um processo dialético e dialógico,

que transforma a ambos e que, por consequência, constrói co-nhecimentos em ambos.

Para Cachapuz (2001), a pre-sença das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC) – Internet, e-mail, multi-mídia, videoconferência, no en-sino universitário tem um efeito potencial transformador dos mo-delos de formação de professores, equilibrando a centralidade entre os sujeitos envolvidos no mesmo. Nesse sentido, os materiais didá-ticos, permitem uma diversifica-ção nos meios de busca de infor-mação, que estão alicerçados no livro didático. A utilização desses recursos contribuirá para que os professores alcancem autonomia, criticidade e tomada de decisão no seu processo de formação pro-fissional.

A educação a distância pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento educa-cional de um país, notadamente de uma sociedade com as caracte-rísticas brasileiras, em que o sis-tema educacional não consegue desenvolver as múltiplas ações que a cidadania requer ou neces-sita. Sob o ponto de vista da for-mação de professores, a EaD se configura numa forma importan-te de garantir a formação inicial e continuada de professores que, em outros tempos, não teriam acesso à Universidade.

No contexto da política perma-

nente de expansão da educação superior no País, implementada pelo MEC, a EaD coloca-se como uma modalidade importante no seu desenvolvimento. O desen-volvimento de um curso de gra-duação a distância também traz a possibilidade de que esta modali-dade seja utilizada pelos profes-sores-alunos no seu dia a dia pro-fissional nas escolas da educação básica.

Nesse sentido, é fundamental a definição de princípios, diretrizes e critérios que sejam referenciais de qualidade para as instituições que ofereçam cursos nessa moda-lidade. Neves (2003) adverte que os Referencias de Qualidade Para a Educação Superior a Distancia (BRASIL, 2007) não têm força de lei, mas servem para subsidiar po-líticas do Poder Público, princi-palmente no tocante à regulação, à supervisão e à avaliação da mo-dalidade citada. Por outro lado, as orientações contidas no docu-mento devem ter função induto-ra, não só em termos da própria concepção teórico-metodológica da educação a distância, mas tam-bém da organização de sistemas de EaD.

Com base nas orientações dadas pelo MEC sobre os Re-ferenciais de Qualidade Para a Educação Superior a Distancia (BRASIL, 2007), analisamos o enquadramento do Projeto Peda-gógico do Curso (PPC) em Quí-

Francisco de Jesus da Silva Maciel

Graduado em Licenciatura em

Química - UFPI

[email protected]

Foto

s: a

rqui

vo p

esso

al

Revista Interação ● Edição 1029

mica, na modalidade a distancia da UFPI (PIAUÍ, 2011). Porém devido à complexidade do PPC, apenas alguns tópicos, que julga-mos mais interessantes, do referi-do documento serão analisados.

Segundo os Referenciais de Qualidade Para a Educação Supe-rior a Distancia (BRASIL, 2007), os projetos de cursos na moda-lidade a distância devem com-preender categorias que envol-vem, fundamentalmente, aspectos pedagógicos, recursos humanos e infraestrutura.

Os aspectos pedagógicos en-fatizados pelo PCC da UFPI (PIAUÍ, 2011) trazem como prin-cípio curricular a relação entre teoria e prática – todo conteúdo curricular do curso de Gradua-ção em Química na modalidade a distância deve fundamentar-se na articulação teórico-prática, que representa a etapa essencial do processo ensino-aprendizagem. Adotando esse princípio, a práti-ca estará presente na maioria das disciplinas do curso, permitindo o desenvolvimento de habilidades para lidar com o conhecimento de maneira crítica e criativa.

Segundo os Referenciais de Qualidade Para a Educação Supe-rior a Distancia (BRASIL, 2007):

A infraestrutura material re-fere-se aos equipamentos de televisão, videocassetes, áu-dio-cassetes [sic], fotografia, impressoras, linhas telefôni-cas, inclusive dedicadas para Internet, fax, equipamentos para produção audiovisual e para videoconferência, com-putadores ligados em rede e/ou stand alone e outros, de-pendendo da proposta do cuso (BRASIL, 2007, p. 24).

O curso de Química, devido ao seu caráter experimental, deman-da atividades práticas de labora-tório, que integram o currículo; dessa forma, as instituições que oferecerem o curso devem dispor de infraestrutura material adequa-da. As referidas atividades são de natureza obrigatória. Baseado nisso, o PPC da UFPI (PIAUÍ, 2011) determina que elas sejam realizadas preferencialmente aos sábados, sob a supervisão de tu-tores presenciais ou a distância, orientados previamente pelos professores coordenadores das disciplinas.

Os Referenciais de Qualidade Para a Educação Superior a Dis-tancia (BRASIL, 2007) elencam como tópico o uso de uma equi-pe multidisciplinar, destacando que, em educação a distância, há uma diversidade de modelos, que resulta em possibilidades di-ferenciadas, de composição dos recursos humanos, necessárias à estruturação e funcionamento de cursos nessa modalidade. O mes-mo documento enfatiza que essa equipe multidisciplinar, formada essencialmente por docente, tutor e pessoal técnico-administrati-vo, com funções de planejamen-to, implementação e gestão dos cursos a distância, deve estar em constante qualificação.

A UFPI vai mais além, e dis-põe, no seu modelo de educação a distância, para a oferta do curso de Licenciatura em Química, uma equipe de profissionais: coorde-nador de curso, coordenador de tutoria, professores conteudistas, professores coordenadores, pro-fessores tutores a distância e pre-senciais.

Dessa forma, pode-se observar que o PPC da UFPI (PIAUÍ, 2011) está em perfeita consonância com os Referenciais de Qualidade Para a Educação Superior a Distância-(BRASIL, 2007), embora esse documento não tenha força de Lei como foi frisado anteriormente, porém, ele apresenta parâmetros de qualidade reconhecidos.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria Especial de Educação a Distância/SEED-MEC. – Referenciais de quali-dade para educação a distância. Brasília: MEC/SEED, Agos-to/2007. Disponível em: <www.mec.gov.br/seed>. Acesso em: 20 nov. 2013. CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Pers-pectivas de Ensino. Coleção Formação de Professores-Ciên-cias, Textos de apoio nº 1. Porto: CEEC, 2001.NEVES, Carmen Moreira de Cas-tro. Referencias de Qualidade para Cursos a Distância. Brasí-lia, 2003. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br/sesu/ar-quivos/pdf/ReferenciaisQualida-deEAD.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2014.PIAUÍ. Universidade Federal do Piauí (UFPI). Projeto Pedagógi-co do Curso de Licenciatura em Química Modalidade a Distan-cia. Teresina-PI, 2011.RAMOS, A. F; NEVADO, R. A ; DEL PINO, J. C. Análise do Pro-jeto de Licenciatura em Química a Distancia da REGESD. Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 2, dez. 2006.

Revista Interação ● Edição 1030

O curso de Administração Pública do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) do Polo UAB de Simplício Mendes realizou as solenidades de formatura da turma “Turma Determinação e compromisso”

A colação de grau dos forman-dos aconteceu no Centro Pastoral Dom Expedito Lopes, localizada no município de Simplício Men-des. A solenidade contou com a presença do Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes

(Patrono da turma de Adminis-tração Pública), da Coordenado-ra do Curso de Pedagogia, Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Costa Oliveira, da Coordenadora do Curso de Admi-nistração Pública, Prof.ª Fabiana Rodrigues de Almeida Castro e da Coordenadora do Curso de Li-cenciatura em Inglês, Prof.ª Dr.ª Lívia Nery.

A coordenadora do Curso de Administração Pública, a profes-sora Fabiana Castro parabenizou os primeiros profissionais forma-

dos em Administração Pública no Estado do Piauí e falou das opor-tunidades oferecidas pelo merca-do de trabalho nessa área.

“A formatura da primeira tur-ma foi bem organizada e teve a participação de autoridades, da comunidade, dos professores. Esse evento ficará na história da cidade de Simplício Mendes”, ressalva a coordenadora.

Foram formados 34 alunos dos 50 ingressantes no curso. Essa procura pela formação superior

Formandos do curso de Administração Pública do Polo de Simplício Mendes e Professores do CEAD/UFPI.

CEAD

Formatura da primeira turma de Administração Pública do CEAD/UFPIPor Thays Pessoa

O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO, PRÁTICAS E LUGARES

Este livro é uma leitura indispensável para aqueles que desejam se atualizar e descobrir os pontos fundamentais e as diferenças entre a gestão de serviços e a de produtos. Nele, o autor utiliza exemplos e resultados corporativos reais, em uma linguagem clara e objetiva. Prestar serviços é uma arte e não uma ciência. É o segredo do sucesso de qualquer empresa. E este livro mostra que serviços é a arte do detalhe. Afinal, o básico qualquer empresa oferece. Os detalhes é que impressionam, atraem e mantêm o cliente e garantem o sucesso. O autor, Alexandre Freire, apresenta, com concretude visível, os dois pilares de uma empresa de serviços: Pessoas e Processos, exemplificando-os com personagens e situações da vida real, baseados nas necessidades dos

clientes e sua satisfação. Sem dúvida, “A Arte de Gerenciar Serviços” é uma obra de sucesso para aqueles que buscam solidificar o aperfeiçoamento profissional, o que reflete diretamente no crescimento pessoal. Afinal, um profissional só se diferencia no mercado de trabalho se for uma pessoa em constante busca de seu aperfeiçoamento pessoal.

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NUM MUNDO GLOBALIzADO

O livro “Educação e Tecnologia: num mundo globalizado” do inglês John Daniel, professor universitário, analisa várias temáticas vinculadas à área educacional, em especial a educação na era digital e a utilização da tecnologia na sociedade contemporânea. O livro é composto de 16 capítulos, sendo cada um deles referentes a discursos proferidos pelo autor entre os anos de 2001 e 2002, quando ocupava o cargo de Diretor Geral Adjunto da UNESCO. Esses discursos são pequenos textos de linguagem simples, ao mesmo tempo profundos e interessantes, pronunciados em eventos importantes, em diversas partes do mundo. A obra tem uma organização diferenciada, com uma breve apresentação, seguida pelos discursos na forma de 16 capítulos e nota do autor. A coleção de textos traz reflexões importantes a respeito dos parcos avanços no campo da Educação para Todos entre os marcos de Jomtien e Dacar; o papel da UNESCO como coordenadora do Programa e as potencialidades e realizações que as novas tecnologias da educação e comunicação – TICs podem proporcionar.

Revista Interação ● Edição 1031

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

DICAS DE LIVROS

Livro Completo: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/conteudo_referencia/o-professor-e-a-educacao-inclusiva.pdf

Livro Completo: http://www.dominiopubl ico .gov.br/download/texto/ue000231.pdf

Formatura da primeira turma de Administração Pública do CEAD/UFPI

pode ser percebida na busca pelo mercado de trabalho por profis-sionais capacitados e formados, como afirma a coordenadora.

“Hoje o mercado está procu-rando profissionais formados e capacitados para exercer as ativi-dades da administração, pois esse profissional aplicará sua aprendi-zagem na função e isso propor-cionará um melhor resultado no trabalho”, fala a coordenadora.

Foto

: Arq

uivo

Pes

soal