revista emanuel n.19 (outubro/2015)

20
IGREJA BATISTA EMANUEL EM BOA VIAGEM OUTUBRO . 2015 | ANO II - EDIÇÃO 19 ENTREVISTA COM Pr. Josias Bezerra VOLUNTARIADO Conheça as áreas em que você pode servir na Emanuel

Upload: revista-emanuel

Post on 23-Jul-2016

228 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Publicação cristã mensal destinada ao crescimento e à transformação de cada indivíduo e à edificação da igreja local, a partir de conteúdos baseados na Palavra de Deus.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

IGREJA BATISTA EMANUEL EM BOA VIAGEMOUTUBRO . 2015 | ANO II - EDIÇÃO 19

ENTREVISTA COM

Pr. Josias Bezerra

VOLUNTARIADOConheça as áreas

em que você pode servir na Emanuel

Page 2: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/15 Revista Emanuel | Out/152 3

ANO II - N° 1911 de outubro 2015

ibemanuel.com

Publicação cristã mensal destinadaao crescimento e à transformação decada indivíduo e à edificação da igrejalocal, a partir de conteúdos baseados

na Palavra de Deus.

Ministério de ComunicaçãoLeonardo [email protected](81) 99216.2820

Diagramação e ediçãoLeo Rodrigues

ArteLeo Rodrigues e Marcos Ferreira

Colaboradores nesta ediçãoPr. Alberto Freitas, Bruno Germano, Daisy Correia, Pr. Edson Lino, Fabíola França, Issara de Brito, Pr. Julio Cesar, Magda Figueira, Marcos Ferreira e Pr. Rodrigo Freitas.

RevisãoCândida Ramos

Tiragem1.500 exemplares

Anúncios, sugestões e comentários(81) 3126.8100 | [email protected]

Outubro é mês de celebração na Emanuel. Há 49 anos, tinha início no bairro de Boa Viagem a nossa igreja. Faço parte desta igreja, como membro, há pelo menos 18 anos. Aqui cresci, me batizei e hoje tenho o privilégio de servir no Ministério de Comunicação. Em 2015, começa a contagem regressiva para os nossos 50 anos. Dentro deste propósito, queremos apresentar as nossas áreas ministeriais e te convidar a servir conosco como voluntário. São dezenas de oportunidades de serviço que você irá encontrar.

Nesse mês de aniversário, entrevistamos um querido pastor que já esteve à frente da Emanuel, Pr. Josias Bezerra. Em nossa

conversa, pudemos relembrar um pouco do início do seu ministério e da criação do musical Jesus Sertanejo.

Trazemos ainda um texto informativo sobre o Outubro Rosa e algumas dicas de como você poderá se prevenir.

Convido você a celebrar o nosso 49º aniversário entre os dias 16 e 18 de outubro. Além do preletor, Pr. Ney Ladeia, teremos uma participação especial do Pr. Paulo Davi e do coro da PIB Curitiba/PR.

Desejo a você, uma boa leitura.

L E O R O D R I G U E SE D I T O R

Pr. Eliel JudsonAdolescentes | [email protected](81) 99712.0703 / 3126.8126

Pr. Rodrigo FreitasJovens | [email protected](81) 99712.0807 / 3126.8126

Fabíola FrançaAtuação Social | [email protected](81) 99712.2668 / 3126.8111

Eudes MarquesAdministraçã[email protected](81) 99712.2625 / 3126.8107

Pr. Alberto [email protected](81) 99712.2570

Vânia BritoEducação Cristã[email protected](81) 99712.2861 / 3126.8109

Tarik BispoAdoração e [email protected](81) 99712.2814 / 3126.8124

Daisy CorreiaEvangelismo e Missõ[email protected](81) 99712.2713 / 3126.8106

Pr. Julio CesarComunhã[email protected](81) 99712.2763 / 3126.8105

EQUIPE MINISTERIAL

PASTORALCelebrando o nosso 49º aniversár io

ARTIGOQuero ser um voluntár io

ACONTECEUOs pr incipais acontecimentos do mês de setembro

ENTREVISTAPr. Josias Bezerra

ARTIGOA fé nossa de cada dia

ESPECIALDia do idoso

ESPECIALOutubro Rosa

FIQUE POR DENTRO

ANIVERSARIANTES

PEQUENOS GRUPOS

03

10

04

07

12

14

15

16

17

19

Page 3: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/15 Revista Emanuel | Out/152 3

CELEBRANDO O NOSSO 49º ANIVERSÁRIO

PR. ALBERTO FREITAS

P ASTORAL

Declaração de Missão: “Alcançar pessoas para vivenciar plenamente o evangelho de Cristo.”

Visão Estratégica: “Ser uma igreja acolhedora, restauradora, comprometida com os valores do reino de Deus, tornando-se referência para o mundo.”

Pr. Alberto FreitasPastor-Presidente

Uma celebração é algo que nos anima, motiva, impulsiona. Parte do fato de que algo aconteceu no passado e que foi abençoador. Neste mês celebramos o nosso 49º aniversário e estamos felizes por aquilo que Deus fez ao longo dessas quase cinco décadas. Quantas vidas foram alcançadas, edificadas, abençoadas através do trabalho desta igreja, que foi instrumento de Deus para a realização dos Seus propósitos.

Somos, então, desafiados a olhar para traz e seguir o exemplo daqueles que nos precederam.

Pastores, liderança, membresia, quantos foram responsáveis no passado para que chegássemos até aqui. Houve um grande empenho, tanto no alcance e na edificação de vidas, quanto em investir no patrimônio para que pudéssemos ter a estrutura de que a igreja atualmente dispõe.

Em sua história, a Emanuel conta com ricos exemplos de pessoas que se dedicaram, por exemplo, no trabalho social, tendo sido criada e mantida por vários anos, a Creche Raio de Sol, que depois foi sucedida pelo Núcleo de Atuação Social Cristã Emanuel, o NASCE. Não sabemos o quanto a semente do evangelho e os princípios da ética cristã influenciaram o futuro das crianças que por aqui passaram, nem o quanto influenciarão as que hoje são atendidas e as que ainda virão.

Outras pessoas fizeram com que a Igreja fosse reconhecida pelo seu desprendimento missionário. Missionários que estão no campo muitas vezes agradecem pela fidelidade com que a Igreja mantém o sustento e pelo envolvimento na realização de viagens missionárias e apoio missionário.

O ensino na Escola Bíblica tem sido outro ponto forte e alegra-nos poder participar de novas mudanças nessa área do ensino, que têm motivado mais pessoas a estudar e ensinar a Palavra de Deus, também com responsabilidade e fidelidade.

Nosso trabalho com Pequenos Grupos, agora também chamados de Multiplicadores (PGM), tem sido referência no nosso Estado e, principalmente, temos visto o resultado nas vidas que têm se aproximado do evangelho e assumido um compromisso com Cristo.

Ao olharmos para trás, porém, somos desafiados a olhar para frente e pensar no quanto podemos fazer para Deus no lugar em que estamos inseridos e para além deste lugar.

Temos admitido como tema para este quinquagésimo ano de nossa Igreja, “Discípulo de Cristo, um estilo de vida”. Assumimos o propósito de iniciar uma nova igreja em nossa região, realizar uma viagem missionária à cidade de Manta, no Equador, promover um dia de ação de cidadania, com atendimento à população do bairro, construção de alojamentos no Park Emanuel e a elaboração de um projeto abrangente de novo edifício de educação cristã e garagem, dentre outras ações já aprovadas pela Igreja.

Vamos assumir a parte que nos cabe nesses desafios, com o propósito de glorificar o nome de Deus, celebrando ao Senhor por tudo o que Ele fez e faz e lembrando que a Igreja é feita por cada um de nós.

Page 4: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/15 Revista Emanuel | Out/154 5

Quero ser

um voluntário

Deus deseja usar cada pessoa de um modo particular, único, de acordo com a maneira como Ele o constituiu. E dentro dessa condição específica, Ele estará chamando cada um para o desenvolvimento de uma atividade em harmonia com a sua capacitação.

Como fazer, então, para se voluntariar para o trabalho? Temos em nossa igreja cerca de 60 ministérios que estão de portas abertas para todos aqueles que queiram se envolver, de acordo com a capacitação e o chamado que têm recebido de Deus. É a oportunidade de nos unirmos ao que Deus já está fazendo e ainda mais, pois temos, também, o propósito de iniciar novas ações em áreas onde ainda não atuamos, com a disposição de sermos instrumentos de Deus naquilo que Ele tem como desafio à nossa frente.

Esses ministérios estão agrupados em 9 áreas ministeriais, de acordo com o tipo de trabalho que é desenvolvido em cada ministério, no entendimento de que todos somos ministros de Deus, servos de Deus, e de que Ele tem um serviço, um ministério, para cada um de nós. Como líder, em cada uma dessas áreas ministeriais, está alguém que têm sido colocado pela igreja não apenas para supervisionar, mas para orientar, conforme a necessidade, ser suporte e incentivo para as equipes dos ministérios que lhe estão confiados.

Cada ministério tem também o seu líder, alguém que vai adiante do grupo, que coordena o trabalho, e o entendimento é de que todos juntos estaremos realizando a obra que Deus tem para nós. Cada pessoa é desafiada a identificar a área para a qual Deus a está chamando, a fim de desenvolver algum tipo de trabalho. E depois, colocar-se à disposição para a realização desse trabalho, juntamente com aqueles que estão encarregados dessa atividade. Cada voluntário será acolhido de bom grado, no grupo dos que estão realizando aquela tarefa.

Em nossa igreja, o princípio de voluntariado parte da fé de que Deus tem uma função e um propósito para cada pessoa. Em sintonia com esse propósito, Ele tem capacitado a cada um para a realização de uma tarefa especificamente sua. Cabe a cada pessoa identificar qual o serviço em que poderia atuar, naquilo que Deus está realizando no seu Reino.

PR. ALBERTO FREITAS

Page 5: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/15 Revista Emanuel | Out/154 5

Segue abaixo a relação dos ministérios e as respectivas áreas ministeriais:

ÁREA MIN. DEATUAÇÃO SOCIALLíder da Área – Fabíola França

Apoio InstitucionalAssistência SocialCapacitaçãoConselho do NASCEGrupos de InteresseProfessor de InformáticaReforço EscolarServiços (Atendimentos de Saúde)

ÁREA MIN. DEEVANGELISMO E MISSÕESLíder da Área – Daisy Correia

Promoção MissionáriaViagens MissionáriasCulto no AeroportoVencedores com CristoMeninas Emanuel (MR)Congregação no bairro dos CoelhosMCA – Mulheres Cristãs em AçãoIntercessão Missionária

ÁREA MIN. DEPASTORALLíder da Área – Pr. Alberto Freitas

JurídicaOraçãoPequenos Grupos MultiplicadoresCelebração da Ceia do Senhor

ÁREA MIN. DEADORAÇÃO E ARTESLíder da Área – Tarik Bispo

BandasComunicação e PublicidadeCorosEducação MusicalExpressão CorporalOrquestra EmanuelProdução (Som, Imagem e Iluminação)Teatro

ÁREA MIN. DEEDUCAÇÃO CRISTÃLíder da Área – Vânia Brito

BerçárioBibliotecaCapacitação de Professores e LíderesCoordenação Escola BíblicaCulto InfantilPreparação de MateriaisProfessores de Adolescentes e JovensProfessores de AdultosProfessores de CriançasRegistros HistóricosSecretaria da Escola Bíblica

ÁREA MIN. DEJUVENTUDELíder da Área – Pr. Alberto Freitas (interino)

Auxiliares – Pr. Rodrigo Freitas e Pr. Eliel Judson

JovensAdolescentes

ÁREA MIN. DEADMINISTRAÇÃOLíder da Área – Eudes Marques

EstacionamentoFinançasOrnamentaçãoPatrimônioRefeitório

ÁREA MIN. DECOMUNHÃOLíder da Área – Pr. Julio Cesar

AcampamentosAniversárioIntegração de Congregados e VisitantesIntegração de Novos ConvertidosIntrodução e RecepçãoPrep. de Candidatos ao BatismoVisitação

ÁREA MIN. DEFAMÍLIASLíder da Área – Pr. Alberto Freitas

Rede PGM’s de CasaisJovens CasaisGrupo Entre AmigosTerceira Idade em AçãoPreparação para NoivosOrientação para Sogros

Page 6: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/156 Aconteceu na Emanuel

Michelle KarolynneEstá em Dublin (Irlanda), através do programa Ciência sem Fronteiras. Michelle é estudante de Engenharia Química na Universidade Federal de Pernambuco.

Zlata Anatolievna ShmilikhovskaNascida no dia 30 de Julho, os nossos missionários, Pr. Anatoliy e Iryna, comemoram a adoção da bebê ucraniana Zlata (nome eslavo que significa “preciosa”, “valiosa”).

Lana BeloFilha de Joel e Giseli, neta de Ailton e Edjane, foi apresentada na igreja, no mês de Setembro. Louvamos a Deus pela vida da pequena Lana.

G ENTE

Page 7: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/15Aconteceu na Emanuel 7

Por Daisy Correia

O fato dessa cerimônia ter sido na nossa igreja surgiu da visita de um grupo de Evangelismo e Missões, em dezembro de 2014, na Cristolândia, em Paudalho. Essa ação, denominada “Natal na Cristolândia”, teve a participação do Pr. Eliel Judson como mensageiro da Palavra.

Na ocasião, presenteamos todos os assistidos (equipe e voluntários) daquela unidade de recuperação. A interação com o grupo foi muito boa e, na conversa com os internos, ouvimos o desejo de Manoel Cleures Albino Cruz ser discipulado e batizado em nossa Igreja.

O Pr. Pedro Wagner Fernandes dos Santos nos deu todas as informações a respeito dele: transformação

de vida, espírito de liderança, (auxiliando em várias tarefas) e demonstração de que estava pronto para o discipulado e batismo.

Trouxemos o assunto para o Pr. Júlio César, que colocou todo o material de preparação à disposição da Cristolândia. Além de Manoel, outros seis foram preparados pelo Pr. Wagner, com o nosso acompanhamento, tendo o

grupo vindo à nossa igreja para uma entrevista prévia com o Pr. Júlio César, a Profª Daisy Correia e o estagiário da Área de Comunhão. Todos nós ficamos emocionados com os testemunhos. Após a entrevista, foi marcada a data para a Profissão de Fé, na quarta-feira, dia 16 de setembro, num momento muito especial, rico de inspiração e de gratidão a Deus pelo que o Senhor realizou nessas vidas, sendo ao mesmo tempo um desafio para nossa igreja.

Na manhã do domingo, 20 de setembro, culto de Missões Nacionais, os seis candidatos desceram às águas do batismo, testemunhando “a morte para o mundo e o nascer com Cristo”, tendo como celebrante o Pr. Pedro Wagner Fernandes dos Santos, com a presença de alunos, familiares e equipe da Cristolândia (Paudalho) e do Coordenador Geral, Pr. Eliú Rodrigues.

Com lágrimas de alegria em ver vidas transformadas, o Grupo da Cristolândia louvou ao Senhor dentro de seu estilo musical e, no final, com palmas e abraços, eles receberam o carinho da Igreja. Apenas Manoel Cleures Albino Cruz ficará como membro de nossa igreja, os demais serão da PIB do Recife.

BATISMOS DA CRISTOLÂNDIA

Page 8: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/158 Aconteceu na EmanuelRevista Emanuel | Out/15 Revista Emanuel | Out/158 9

Musical Tanto AmorNo dia 27 de setembro, a Emanuel recebeu o musical Tanto Amor, com músicas do álbum de mesmo nome do grupo Vencedores por Cristo. A noite contou com a participação de músicos de outras igrejas do Recife executando arranjos originais das canções. Se você perdeu, não deixe de conferir em nosso canal no Youtube.

youtube.com/canalibemanuel

A CONTECEU

Dia das crianças do projeto mulherNo dia 03 de outubro as mulheres, com suas crianças, foram ao Park Emanuel para comemorarem o dia das crianças com um dia de lazer.

Dia das crianças Reforço escolarNo dia 02 de outubro tivemos uma tarde em comemoração ao dia das crianças com cama elástica, pula pula, tobogan, algodão-doce e pipoca, no estacionamento da Igreja.

Encontro geral dos líderes de PGM’sAconteceu no da 13/09, no Salão Mary Witt, um encontro com os líderes dos PGM’s da Emanuel. Um momento importante para termos um bom alinhamento da visão de trabalho com nossos Pequenos Grupos. A partir de agora, teremos dois encontros por semestre.

Mais informações com o Pr. Julio Cesar.

Page 9: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/15 Revista Emanuel | Out/158 9

Estamos montando uma caravana, e será uma oportunidade muito valiosa para aprofundar a caminhada de cada um com Deus. Mais informações no site. Fichas de inscrição com Bruno Germano na Administração da Igreja.

PALESTRANTES: ARIOVALDO RAMOS, ED RENÉ KIVITZ, PAULO JUNIOR, ZIEL MACHADO, ANTONIO CARLOS COSTA (RIO DE PAZ), CARLINHOS QUEIROZ, RICARDO AGRESTE, NEIL BARRETO, MÁRIO FREITAS (MISSÃO MAIS), PAULO

CAPPELLETTI, MARCELO GUALBERTO, LEVI ARAÚJO, FÁBIO SILVA.

Page 10: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/15 Entrevista Pr. Josias Bezerra10

E NTREVISTA

Revista Emanuel: Pr. Josias, como chegou até nossa Igreja?

Pr. Josias: Cheguei através do pastor Edvar, que em 1990 me convidou para atuar junto a um projeto que distribuía uma verba, vinda da Europa para a comunidade carente ao redor da igreja. Pouco tempo depois a verba da Europa não veio mais e o projeto terminou se diluindo.

Então o pastor Edvar me convidou para assumir o Ministério da Integração da igreja, que trabalhava com novos convertidos e pessoas que estavam se transferindo de outras igrejas para Emanuel. Não demorou muito e em 1992 o pastor Edvar foi convidado a assumir a diretoria do Colégio Americano Batista.

Após uma deliberação, a igreja decidiu convidar-me a assumir o ministério Pastoral interino da igreja, enquanto a comissão de sucessão pastoral trabalhava para trazer o nome titular. Para minha surpresa, o meu nome aos poucos passou a ser o mais indicado e desejado, até que se efetivou o convite para assumir definitivamente a área pastoral da igreja naquele ano.

Revista Emanuel: Do que mais tem saudade do seu tempo aqui?

Pr. Josias: Além das pessoas em particular, tenho muita saudade do convívio cotidiano nos corredores da igreja, de estar com outros pastores, da equipe, das pessoas entrando e saindo da minha sala.

Tenho muita saudade do púlpito da igreja. Havia uma relação muito direta, uma empatia, uma reciprocidade muito grande com as pessoas. Havia uma cumplicidade tanto de afetos, quanto de pensamento e linha de reflexão.

Revista Emanuel: Teve algum momento que lhe marcou nesse tempo na Emanuel?

Pr. Josias: Alguns momentos, na verdade, marcaram muito a minha vida pessoal na Emanuel. O primeiro

Pr. Josias Bezerra

Entrevista: Leo RodriguesRevisão: Cândida Ramos e Marcos Ferreira

Fotos: Patrícia Brito

Neste mês de comemoração de aniversário da Emanuel, fizemos um contato com um querido ex-pastor de nossa igreja, Pr. Josias Bezerra.

Page 11: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/15Entrevista Pr. Josias Bezerra 11

destaque que eu faço é para o fato de ter assumido a igreja ainda solteiro, aos 25 anos de idade (mesma época em que a igreja fazia 25 anos de idade) e sem experiência de púlpito, daquela que era uma das mais importantes igrejas do cenário Batista pernambucano, mas que ainda assim confiou em mim. Isso foi muito marcante.

Outra coisa foi a introdução do musical Jesus sertanejo. Projeto que quebrou paradigmas no pensamento Batista e que também marcou, na época, a juventude da igreja, impactando algumas audiências de batistas ao redor do Brasil, em convenções e congressos.

Também marcou a minha vida o meu casamento, em 1995. Foi uma experiência muito especial, com a participação de praticamente toda igreja e um marco muito especial na minha vida, em particular. O culto de despedida, quando eu vim para os Estados Unidos, foi muito especial também, com uma participação muito efetiva da igreja, demonstrações de carinho, de afeto, de dor pela perda da minha liderança, mas ao mesmo tempo alegria por perceber que nossa família estava de alguma forma abrindo novos horizontes.

Revista Emanuel: Como teve início o projeto Jesus Sertanejo?

Pr. Josias: Surgiu a partir de uma brincadeira de Dayse Amorim, que nos corredores da igreja brincava comigo, dizendo que deveríamos fazer um musical sertanejo nordestino. Com o passar do tempo começou a sair uma música aqui, outra ali e mais na frente eu comecei a apresentar algumas músicas a Daisy.

Aos poucos foram se montando os arranjos das músicas e, enfim, nasceu o musical. Ele teve a sua primeira versão voltada mais para o nascimento de Jesus, e fizemos uma primeira apresentação na própria igreja. Foi uma quebra de paradigmas, onde o pastor Edvar, que ainda era o pastor da igreja, assumiu o ônus de ter que escutar muitas queixas daqueles que se colocavam contrários ao estilo que nós estávamos, de certa

forma, inaugurando no universo Batista.

Depois do Jesus Sertanejo, Leon e eu nos reunimos para ampliar o projeto, e aí então nasceu o Jesus Sertanejo II, com músicas minhas e arranjos todos do Leon.

Fomos em territórios antes inalcançáveis, de modo que nós viajamos muito pelo Brasil, participando de convenções, de congressos de Juventude Batista, em nível nacional. Fizemos pelo menos duas turnês. Descemos pelo interior de Pernambuco e Bahia, e de lá fomos até Campinas. Foi uma experiência muito significativa, e o Jesus sertanejo ainda tem ecos nos tempos de hoje, sendo tocado e replicado em vários lugares do Brasil e em alguns outros países.

Nos Estados Unidos, por exemplo, já participamos de pelo menos duas edições, já ouvimos também nas igrejas em Boston. O Jesus sertanejo e a Emanuel se encontram nesse caminhar dos 49 anos de história da igreja.

Revista Emanuel: O que o senhor tem levado da experiência na Emanuel para o ministério nos EUA?

Pr. Josias: São contextos diferentes, portanto, demandas diferentes, entretanto, como as necessidades espirituais básicas de toda e qualquer pessoa são semelhantes, a experiência na Emanuel me deu esse suporte. Também percebi a necessidade de exposição da Bíblia, a necessidade de oração, a necessidade de nutrir e ampliar os níveis de esperança, a necessidade de unir contemplação e ação, entre diversas outras que costumam acontecer. Ter pastoreado na Emanuel por aqueles anos me deu experiência suficiente para entender e ajustar a minha liderança.

Minha experiência também tem ajudado no contexto dos imigrantes nos Estados Unidos, com o trabalho de aconselhamento e acolhimento das pessoas. Cada pessoa com suas próprias dinâmicas espirituais, emocionais e sociais.

A experiência do púlpito na Emanuel, acredito, foi única na minha vida e me deu muito gosto pela, sobretudo pela

que procurava entender a palavra e em seguida buscar extrair do texto a mensagem, primeiro para mim mesmo, e depois para as pessoas. Essa experiência foi replicada aqui nos Estados Unidos, com retornos muito importantes das pessoas que foram expostas às mensagens e tiveram suas vidas tocadas.

Revista Emanuel: Como tem sido o ministério na nova casa? Quais os maiores desafios?

Pr. Josias: O ministério nos Estados Unidos não tem o mesmo “glamour” que o ministério no Brasil. Em termos de resposta das pessoas ao púlpito, dos caminhos e dinâmicas, da crianção de encontros entre pastores e também a participação mais comprometida dos membros da igreja ou das igrejas com o ministério.

A agenda do imigrante é muito mais voltada para o trabalho, em conseguir uma boa renda e, se Deus permitir, voltar para o Brasil para comprar uma casa, depois de ter pago todas as dívidas deixadas. Em resumo, fazer a vida.

A maior parte da imigração está na ilegalidade, em termos de documentação. Por falta de permissão para residir no país, as pessoas passam a residir clandestinamente e não podem tirar carteira de motorista. Portanto, dirigem sem o documento e não podem usufruir dos serviços sociais ou serviços de seguridade social.

Até pouco tempo seus filhos não poderiam ingressar na universidade e assim por diante, de modo que a teologia que normalmente temos no Brasil, não é uma teologia que cabe inteiramente no contexto dos imigrantes. Assim, a mudança de mentalidade fica muito mais difícil de alcançar e a ampliação da visão muito mais difícil de se promover.

Entretanto, o Ministério nos Estados Unidos tem também os seus pontos positivos. Me sinto útil, porque o sofrimento é muito mais gritante, as feridas estão mais abertas e as necessidades pastorais no sentido do acolhimento são muito maiores.

Page 12: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/15 Revista Emanuel | Out/1512 13

A RTIGO

A FÉ NOSSA DE CADA DIA

PR. EDSON LINO

Certo dia alguém disse-me que os meus “pecados poderiam ser perdoados”. Eu fiquei aborrecido, pois eu tinha a minha própria religião, confessava-me e comungava com regularidade.

Algum tempo depois, ganhei da escola um exemplar do Novo Testamento na Linguagem de Hoje. Minha fome da verdade era tanta, que devorei aquele livro em menos de um mês. Aprendi que o perdão de Deus é possível somente através da fé em Jesus Cristo como único Senhor e Salvador. Foi a maior e melhor descoberta. Saber que o amor divino está além da minha mente limitada!

A fé é a certeza do que não se vê (Hb 11:1). Com a crise no País, todos precisamos de atitudes de fé: fé para se manter no emprego ou para consegui-lo; fé para sairmos de casa, fé para voltarmos etc. A fé deve permear o nosso pensamento e as ações do nosso dia a dia. O apóstolo Paulo recomenda que andemos por fé e não por vista (I Co 5:7).

A fé manifesta-se não só no fato de termos a certeza de que o Pai nunca nos amará menos, mas também na ajuda ao nosso próximo. A maior necessidade que o carente tem é de atenção. Além do bem material que

devemos compartilhar, o imaterial alcança o outro de maneira marcante e transformadora. Podemos, pela fé em Jesus, trazer a nós e aos outros o Reino do “Pai nosso que está no céu”.

A história mostra que pessoas que tiveram atitudes de fé mudaram a realidade do seu tempo. Temos o exemplo de Abrão, que deixou sua parentela e foi morar em um lugar distante de sua terra natal, obedecendo ao chamado de Jeová. No século primeiro vemos muitos mortos nas arenas romanas por serem seguidores de Jesus Cristo. Não muito diferente do que o Comunismo fez com os cristãos na Rússia, após assumir o poder e chamar a “religião de ópio”. Mesmo assim a fé suspira: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Apenas a fé ora dessa forma.

Quando o Mestre foi questionado sobre o maior dos mandamentos, Ele traçou uma linha que liga o céu à terra: “Amar a Deus e ao próximo”. Nós somos capacitados pelo Senhor a amar assim porque Ele nos amou primeiro, e só a fé nessa verdade bíblica nos levará à prática do amor “Ágape” em nossos relacionamentos diários. Que o Criador nos conceda tal graça.

Domingo08h - Culto de Oração09h - Culto Matinal09h - Vencedores com Cristo*09h30 - Coro Infantil10h30 - EBD15h - Culto em Chinês16h - Vencedores com Cristo*16h - Culto na Cong. dos Coelhos*17h - Ensaio Canto Livre17h - Ensaio Cant’Art19h - Culto na Cong. dos Coelhos*19h - Culto Noturno19h - Culto Infantil19h - Garotos Emanuel (quinzenal) 19h - Meninas Emanuel (quinzenal)

Segunda-Feira07h - Culto de Oração14h - Reforço Escolar19h30 - Ensaio Coro Ágape

Terça-Feira07h - Culto de Oração 08h - Culto no Aeroporto (mensal)*14h - Curso de Informática (3ª idade)14h - Curso de Corte e Costura14h30 - Mulheres Cristãs em Ação15h - Corpo de Balé NASCE18h - Pray On + Vôlei (Adolescentes)

Quarta-Feira07h - Culto de Oração14h - Reforço Escolar19h30 - Culto de Oração20h30 - Ensaio Coro Emanuel20h30 - Ensaio Banda Renove

Quinta-Feira07h - Culto de Oração14h - Curso de Corte e Costura15h - Projeto Mulher15h - Encontro da 3ª idade16h - Curso de Informática (3ª idade)19h30 - Ensaio Coro Tríade19h30 - Ensaio Coro Masculino

Sexta-Feira07h - Culto de Oração14h - Reforço EscolarSábado08h - Culto de Oração14h - Ensaio Bandas Emanuel14h - Ensaio Orquestra Emanuel16h - Ensaio Coro Emanuel16h - Ensaio Banda ADS16h - Culto na Cong. dos Coelhos*15h - Vencedores com Cristo*18h - Ensaio Coro Resgate19h30 - Cafofo.ADS20h - Renove (quinzenal)

* Programação realizada fora dasede da Emanuel.

Rua Maria Carolina, 500 - Boa Viagem, Recife/PECEP: 51020-220 | 81) 3126 8100

www.ibemanuel.com | [email protected]

facebook.com/ibemanuellinstagram.com/ibemanuelyoutube.com/canalibemanuel

CONTRIBUIÇÕES ON LINE | DÍZIMOS E OFERTASBANCO DO BRASIL: Ag. 3258-1, C/C 40.000-9BANCO BRADESCO: Ag. 0291-7, C/C 200249-3Para DOC utilize o CNPJ: 11.023.918/0001-72

Page 13: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/15 Revista Emanuel | Out/1512 13

Um dos objetivos citados, desde o início do trabalho com Pequenos Grupos em nossa igreja, tem sido o de facilitar o processo de evangelização. Isto tem se evidenciado prático, por exemplo, através das últimas profissões de fé de candidatos ao batismo, nas quais ouvimos com muita frequência o quanto a participação num grupo lhes foi muito importante para a aceitação do evangelho.

Atos 5.42, nos fala “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo”.

Assim como a igreja daquele período, acreditamos que podemos ser uma espécie de comunidade de duas asas, de modo que alçaremos voo mais alto se as duas asas, a do culto e das casas estiverem fortes e harmônicas. Como o culto já é uma tradição estabelecida na história do cristianismo, resta-nos resgatar as reuniões nas casas.

Somos seres rela-cionais, de modo que a vida em gru-pos menores nos

ajudam a não sermos mais um na multidão, outrossim: reconhecidos, olhados e amados.

Para isso, queremos intencionalmente que nossos Pequenos Grupos sejam Multiplicadores, para que vivenciemos cada vez mais um evangelho relacional.

Desde o início do trabalho com Pequenos Grupos em nossa igreja, temos uma visão Multiplicadora, falávamos da cadeira vazia como incentivo ao convite de pessoas para as reuniões, em especial aqueles que não conheciam o evangelho.

Agora, queremos deixar o registro: Pequenos Grupos Multiplicadores (PGM’s) para nos lembrar, que ao multiplicar os grupos, estamos multiplicando o potencial de acolhimento, de evangelização e de discipulado.

A RTIGO

PR. JULIO CESAR

PEQUENOS GRUPOS

MULTIPLICADORES

Page 14: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Por Magda Figueira

Revista Emanuel | Out/15 Revista Emanuel | Out/1514 15

A RTIGO

A Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem tem se preocupado com o crescimento de idosos no seu rol de membros, estes números, até no ano de 2011, já contavam com aproximadamente 200 idosos, e algumas medidas estão sendo tomadas para que a igreja como um todo possa se conscientizar e participar desses projetos, medidas essas que vão desde a concientização de todos sobre a importância do cuidado com a pessoa idosa, melhor acessibilidade, incentivo e participação da família, atendendo o idoso no seu processo de vida, transformações, conhecendo suas fragilidades e modificando a sua visão e atitude sobre a velhice, colaborando para que mantenham seu lugar no grupo familiar e na sociedade.

No ano de 2009, o Ministério de Famílias implantou um projeto exclusivamente para a 3ª idade, com o objetivo de trazer para o idoso melhor qualidade de vida e convívio social, cuidando do corpo, da mente e, em especial, a adoração a Deus.

Nossos encontros começam com um momento devocional, e seguem com atividades: oficina da memória, trabalhos manuais, palestras sobre variados temas, atividade física,

jogos, tarde da beleza (onde voluntários da nossa igreja oferecem seus serviços, como: corte de cabelo, dicas de beleza, manicure, massagem, design de

sombrancelhas) e passeios, finalizando com um lanche, priorizando alimentos saudáveis.

Mas muito ainda tem que ser feito, necessitamos de mais voluntários para o trabalho e colocamos um desafio também

para você que tem mais de 60 anos para participar desse grupo.

Temos a certeza que Deus está no controle de tudo, Ele tem nos abençoado com esse trabalho há 6 anos e a

cada encontro agradecemos sua fidelidade.

CONTATOS: Magda Figueira: 33270833 / 99704.4476

Celma Cabral: 30717193 / 99543.6531

Page 15: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/15Fique por dentro 15Revista Emanuel | Out/15 Revista Emanuel | Out/1514 15

FAÇA O AUTOEXAME

O que procurar?

Caroços (nódulos);

Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio);

Secreções mamilares existentes.

Orientações:

O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas);

O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo mês;

O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto, peça sempre orientações a um médico especialista.

Importante:

O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista.

Por Fabíola França

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização, realizada no mês de outubro, dirigida à sociedade e às mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. O autoexame é importante mas não deve ser usado como estratégia isolada. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Por isso, a recomendação de que, a partir desta idade, as mulheres procurem um profissional especializado para a realização dos exames.

Este tipo de câncer representa, nos países ocidentais, uma das principais causas de morte em mulheres, inclusive no Brasil. As estatísticas indicam o aumento de sua frequência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional, de diversos continentes.

Assim, você, mulher, deve atentar para a importância da campanha participando, informando e incentivando outras mulheres a também se prevenirem.

Fonte: http://www.ibcc.org.br/autoexame/mama.aspInstituto Brasileiro de Controle do Câncer

Page 16: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/15 Fique por dentro16

Estarão no sábado, 24 de outubro, no Park Emanuel, com uma programação bem movimentada e o apoio de toda equipe do ministério. Se você deseja ajudar, procure Carmem Rosa e se informe sobre o projeto.

Dia das crianças com os Vencedores com Cristo

Page 17: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/15Fique por dentro 17

Raquel H. S. ParadizioPamela A. G. VilelaDouglas H. MarquesHelylda I. de L. Farias

Alexandre H. dos SantosRoseane S. V. Santos

Francisco S. da SilvaRosana G. NascimentoFrancisco Pereira BritoFátima da R. FerrerRoseana M. de SouzaJosé Carneiro NetoVictor L. da S. AraújoJosé Marcos Ferreira

Tereza C. MarquesEdílson K. de AzevedoGabriela M. Cabral

Valéria de O. de AraújoEmílio V. de JesusIvana F. de CarvalhoKátia S. F. CruzAlberto Azevedo FilhoMarivalda de SouzaRossana L. P. Araújo

Antônio F. da Silva

Sérgio W. de OliveiraRaphael V. MorantRosângela da S. RochaSarah G. QueirozIsabelle P. Marinho

Alexandre M. RamalhoDaleide N. PessoaSandra S. de A. BritoMagda A. Figueira

Eukléa R. B. TorresEdileusa B. de SouzaRafael B. BernardoAndré C. de M.

Euclides L. de OliveiraFrancisco B. VieiraFátima S. F. CoelhoNelson A. da S. Filho

Laura Cavalcanti e SilvaAdriana V. S. de MeloHumberto C. da SilvaAnderson A. Macedo

Ribamar S. AndradeRoberto L. M. LuzCristina Mei Chaw

Ana N. BorbaEdnaldo Q. SobrinhoGláucia B. da SilvaMaristone S. da SilvaMaria C. da S. A. CorrêaFelipe O. de P. e Souza

Denise C. de ScripnicRubem S. de SouzaJoão E. BachmannLuís de O. da CunhaGlilma F. de FreitasMiriam R. da SilvaSara Q. de Freitas

Maria J. da SilvaBruno P. da SilvaAna S. dos SantosKarina S. de SouzaSeverino M. de AndradeMarilene F. de MoraesMaria de L. FilgueiraMércia do NascimentoRute X. Rangel

Marta F. de Santana

Karen A. Q. SantosTrícia R. MarquesWladimir da C. Caxilé

Antônio de AlbuquerqueEliene B. da MachadoZilla R. de FreitasTaynara P. da SilvaFernando J. T. TeixeiraAntônio R. ValérioJosiane S. do BessaFernanda A. P. Barreto

André P. PascoalFábio G. NascimentoJosé L. de OliveiraMaria E. M. BotevPriscila L. Freire

Walkiria A. da SilvaAbiezer F. da MotaArthur M. da RochaJacó C. Â. dos SantosKleber R. V. BeloMª de Paula AlbuquerqueMariana N. P. BorbaSandra C. Carmo

Olívia M. de OliveiraDaniela S. BenícioEdnaldo F. da SilvaMª do Nascimento

Nísia D. de S. Correia

Maria E. FerreiraAltamira O. da SilvaAlex S. RamosRosane G. Gomes

Silvana C. SobralAndré F. S. BarrosDiego F. SantosFelipe A. JuremaElenivaldo F. de SouzaLaura M. da C. e SilvaClara UlrichsenMaria D. de OliveiraThially K. AndradePolyana F. de S. . DiasMaxwell M. de Morais

Bruna K. DantasGilvanete M. de SouzaPaulo R. G. da SilvaSandra C. N. Brito

Marcyus A. BarrosAlexandre dos S. SilvaIvan L. C. JuniorMiriam VasconcelosViviane U. AyresWelton C. da SilvaAmara D. D. SampaioAdalberto de L. Oliveira

Luciana U. AyresMª A. de SousaMarlise D. E. da SilvaElaine A. S. Neves

Marcyra A. BarrosJaime J. de AraújoBreno O. de Lima

Luzimar P. de OliveiraRafael da V. PortelaJosé E. de Oliveira

Geovanna C. SimõesHildanny A. DantasLuiz G. SiqueiraFernando do NascimentoRaquel O. Xavier

Renilda L. de LimaMelina G. M. E. SantosPriscilla P. da SilvaVera C. do Nascimento

Denise J. L. BarrosIvanilton G. de B. FilhoLeonardo L. Braga

20

28

2613

14

21

27

15

16

22

17

01

04

05

06

03

07 2218

19

07

08

09

10

11

12

Aniversariantes | Outubro/2015

23

24

29

31

25

30

07

07– Culto de Oração, 19h30

08 – Bazar de Brinquedos – NASCE

10 – Dia de Lazer no Park Emanuel – Vencedores com Cristo

10 – Tarde de Lazer na Praça Ilha do Leite (Congregação nos Coelhos)

10 – Renove, 20h

11 – Culto Temático (Crianças e Professores), Manhã

12 – Feriado Nacional

13 – Reunião do Conselho, 19h30

14 – Reunião dos Líderes das Áreas Ministeriais, 10h

16 – Culto de Oração, 19h30

16-18 – 49º Aniversário da Igreja

20-23 – Congresso Multiplique emGuarapari/ES

23 – Reunião com os Pastores de Rede, 10h

23 – Culto de Oração, 19h30

24 – Acampamento Amigos de Missões (SEC) com Participação Cong. Coelhos

24 – Encontro de Mães (VCC)

24 – Renove, 20h

25 – Celebração do Dia da Criança, no Mary Witt, 10h30

25 – Ceia do Senhor, Noite

27 – Culto na Capela do Aeroporto, 8h – AMEM

28 – Reunião dos Líderes das Áreas Ministeriais, 10h

28 – Culto Administrativo, 19h30

29-31 – Encontro Pensamento Batista (CBPE), no STBNB

Outubro/ 2015

Programação sujeita a alterações. Inscreva-se em nossa newsletter e fique

por dentro de tudo!

[email protected]

Page 18: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/15 Revista Emanuel | Out/1518 19

Page 19: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)

Revista Emanuel | Out/15 Revista Emanuel | Out/1518 19

OPORTUNIDADES:

- PROFESSOR ESCOLINHA DE FUTEBOL (REFORÇO)Trabalhará durante a semana, a fim de promover atividades recreativas de futebol para as crianças do reforço escolar.

- EQUIPE DE PRODUÇÃO DOS CULTOSPara auxiliar durante as montagens dos cultos, aos domingos. O voluntário poderá desenvolver habilidades na área de sonotecnia, transmissão de cultos e datashow.

- MINISTÉRIO INFANTILPara auxiliar nos cultos infantis e escola bíblica, aos domingos.

- NATAL NASCEA partir deste mês estaremos abrindo inscrições para voluntários nos ajudarem no NATAL NASCE 2015. Procure-nos e saiba em que equipe você pode ajudar.

- COMUNICAÇÃO EMANUELPara quem gosta de gosta de design, fotografia, vídeo, redes sociais, web ou qualquer área relacionada. Estamos precisando de sua ajuda.

Confira aqui as oportunidades de serviço que temos na

Emanuel. Procure o NASCE, na sala ao lado da Administração,

para mais informações sobre a vaga.

Descubra também como é bom ser um voluntário!

REDE CASAIS

SEG

TER

REDE ADS

SEX

SAB

REDE RENOVE

SEG

TER

QU

A

QU

A

QU

IQU

I

SEX

SA

B

REDE MISTOS

QU

IS

EXS

EX

Verifique qual melhor dia e horário e participe conosco de um dos PG’s.

20h | Bruno e Fran 99976.3472 / 98529.5161

20h | Luiz Siqueira e Mary99663.9987 / 98819.1843

19h30 | Hans99924.4106

19h | Thaísa Gabriela 99990.8439

19h30 | Vitória Viana99840.4511

20h | Victor e Beto99555.8209 / 99613.5369

17h | Carol e Rafael99825.4107 / 99793.5868

17h | Lucas e Suellen97911.7095 / 99724.3432

20h | Zé e Clara99644.9287 / 99981.2349

22h | Kyriale99922.2914Zona Norte

22h | Wendell e Priscila99994.2880

20h | Adriel e Karen99647.0013 / 99767.8233

20h | Davi e Clara99784.7711 / 99600.5249

22h | Eric e Mayara99794.9392 / 98815.9003

20h | Ayres e Shelle99925.3780 / 99692.9596

20h | Manuella99256.2343

20h15 | Candinha e Arthur98181.1313 / 99289.7457

20h15 | Daniel e Poli99893.4690 / 99740.9993Zona Norte

20h30 | Tiago e Luiza99633.2793 / 98523.6767

19h30 | Carlos e Sônia99683.8560

--------- 3ª IDADE ----------

15h | Erleide99975.2823

15h | Quintino99897.6675

15h | Jô99132.0525

20h | Jôsi99819.0010

19h30 | Niedja98757.1604

20h30 | Etiane99605.6539

20h | Alexandre e Joyce98228.7437 / 99161.9185

20h | Pr. Alberto e Zilla99712.2750

20h | Nelson e Míriam99928-7575 / 99838-8712

20h | Sávio e Cíntia

99235.7489 / 99198.9823

20h | Jennecy e Ivanilda99272.7147

20h | Ivan e Adriana99959.1001 / 98859.8425

20h | Roberto e Fabiana99967.1973

20h | João e Linda98863.2435 / 98659.1829

20h | Aristóteles e Clenia99910.3588 / 99821.0277

20h | Jairo e Lana98272-5011 / 99663-9987

20h | Marcos e Shirley98221-2121/ 99564-9218

18h | Barros e Izabel99856.9350

19h30 | Cardoso e Carla / Jefferson e Elizângela: 3088.6477

17h | Jonathas e Suzana98518-4289

20h | Joabe e Zuleide98811.0997 / 99914.5995

RENOVEAcompanhe todos os eventos e novidades da nossa programação através do Instagram: @rederenove

CASAISCaso se interesse, saiba mais informações com o Pr. Alberto (81) 99712.2750.

3ª IDADEConvide alguém, traga pessoas queridas para esse momento precioso de união, toda quinta, a partir das 15h.

CAFOFOPara saber todas as novidades dos adolescentes da Emanuel, fique ligado em nosso Instagram: @cafofoads

SEX

Page 20: Revista Emanuel n.19 (Outubro/2015)