revista digital modelos da terra - 5ª edição ano 1

20

Upload: modelos-da-terra-magazine

Post on 26-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A festa mais democrática do Brasil já está rufando seus tambores, em meio ao Verão. Sol, calor, energia, música, diversão são as tópicas desses cinco dias de festas, 24h no ar, que movimenta o país e abala o estado de Pernambuco que passa a viver em coro para todas as tribos.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1
Page 2: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

SINTA A MÚSICA

Page 3: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

A festa mais democrática do Brasil já está rufando seus tambores, em meio ao Verão. Sol, calor, energia, música, diversão são as tópicas desses cinco dias de festas, 24h no ar, que movimenta o país e abala o estado de Pernambuco que passa a viver em coro para todas as tribos.

Os mascarados saem do armário colocando para fora seus alter egos, incorporando personagens santos e profanos, irreverentes e tradicionais.... Colocando beleza e entretenimento na rua.

Ficar ligado nas agendas dos blocos e troças favoritos é tão importante quanto esquentar as baterias nas prévias. Escolher a fantasia, selecionar adereços e caprichar no make é imprescindível nesta hora. Mas, para curtir um bom carnaval, não basta apenas se ligar nesses detalhes.

É importante saber os tipos de roupas que são mais adequadas para encarar essas altas temperaturas que no meio da folia nos incomoda, mas que só mostra os prejuízos depois da festa, assim como usar os calçados errados.

Não se pode esquecer de detalhes que podem parecer pequenos quando se está entretido no divertimento como o consumo de líquidos, de bebidas alcoólicas e de comidas mais indicadas, assim como evitar aquelas que acabam sendo a única solução naqueles momentos de estomago vazio.

Nesta edição da Modelos da Terra fazemos um pequeno raio-x e dá recomendações, dicas e sugestões para você curtir a festa da melhor forma possível. Bom carnaval!

Expediente:

Fotos, criação e diagramação: Claudio Barreto

Redação: Ivelise Buarque (Jornalista responsável DRT/PE 2467)

Modelos da 5ª edição Modelo Anne CoifmanEvellyne FerrazJuliana KimuraPandora Pacheco

Capa: Priscila Thais

Distribuição eletrônica:www.modelosdaterra.com.brhttp://issuu.com/modelosdaterra/docs/modelosdaterra

Contato comercial: Claudio Barreto - (81) 8529.1136

EDITORIAL

Page 4: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

Um arquiteto da Moda

Foto

: Alin

e Sa

lvad

or

Page 5: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

Em 2002, estilistas locais como Xuruca Pacheco e Celinha do Cariri propunham o uso de fantasias “autorais” nas festas à fantasia e nos festejos de momo, e entre esses renomados artistas da moda estavam o renomado Ricardo de Castro, que é uma das principais referências quando se trata desta tendência. O resultado desse longo trabalho foi a combinação aparentemente inusitada de elementos convencionais com toques regionais com novas leituras e que proporcionam peças únicas e exclusivas. “Desta forma, podemos proporcionar a fantasia dos sonhos àqueles que nunca irão encontrar esse tipo de modelo nas vitrines das lojas comuns ou das lojas de aluguel”, destaca o artista que já assinou várias fantasias e que mais uma vez está com agenda cheia de encomendas para colunáveis neste Carnaval 2011.

No carnaval 2010, vestiu no Baile Municipal, por exemplo, Laís Teixeira e Rosemary Souto Maior. E, neste ano, não só personalidades pernambucanas como Marina Paiva irão usar roupas assinadas pelo estilista em festas como o Baile dos Artistas, como muitas socialites paraibanas vão envergar no Carnaval das Mulheres fantasias e arranjos desenvolvidos por ele no seu atelier, instalado no Recife, na Rua

Coronel Anízio Rodrigues Coelho 50, em Boa Viagem.

O ateliê Ricardo de Castro fi ca num casarão que incorpora um multiespaço, onde antes era sua residência decorada com moveis e objetos antigos do século XVII, herdados de seus antepassados. Hoje, mais do que um lá, é o ambiente onde ele abriga um espaço para criação e showroom de moda, salão de beleza e agência de modelo. Na área do ateliê, o estilista desenvolveu peças que podem ser compradas e alugadas, que envolvem não só fantasias, como máscaras e adereços variados. “Se desejar, a pessoa vem até o ateliê para dizer exatamente como quer a fantasia”, explica Ricardo, que confecciona belos e originais modelos ou mesmo reinventa clássicos como índias e colombinas.

Ele foi um dos responsáveis por popularizar nas principais festas de Carnaval do estado marcas tradicionais hoje como o do Caboclo de Lança e mucamas. Além das peças produzidas de acordo com o gosto do cliente, Ricardo de Castro criou por mais de 15 anos o fi gurino das candidatas a rainha do Baile Municipal do Recife, uma história antiga do estilista que está diretamente relacionada a sua história de vida. “Nasci em

Por Ivelise Buarque

Page 6: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

uma família tradicional de Pernambuco, sou sobrinho bisneto do Barão de Casa Forte e tenho parentesco com o Barão Antônio João Amorim, o fundador do Clube Internacional do Recife. Minha musa inspiradora, era uma mulher à frente de seu tempo, me ajudou a quebrar preconceitos, no inicio da minha carreia, em uma época onde o artista era totalmente marginalizado. Desenhar e viver do meu talento poderia ser algo impossível se minha mãe não estivesse sempre ao meu lado”, enfatiza.

A musa em questão é a mãe Dedé de Castro que foi uma grande artista pernambucana, que foi homenageada pelo carnavalesco Almir da Paixão, no Baile Municipal no Carnaval de 2003. Atuando como chapeleira, ela ficou conhecida nacionalmente por seu talento e acabou se tornando sua maior influência e incentivadora na carreira como estilista. “Muito do que sei hoje, eu aprendi observando a clientela de minha mãe, que buscava aqueles chapéus sofisticados”, recorda.

Esse fascínio de Ricardo de Castro pela moda começou aos 10 anos de idade, quando começou já desenhar figuras femininas, procurando sempre retratar o vestuário da época. Desta forma, ele foi aos poucos se moldando e vestindo seus próprios modelos, revelando-se um estilista autodidata.

Estudante do colégio Marista, chegou a ser repreendido padres escandalizados com seus desenhos, que chamaram a atenção do pai e o recriminou e abafou sua vocação por um tempo. Contudo, o anseio de realizar este desejo de artista falou mais forte e aos 17 anos começou a buscar inspiração em revistas de moda e em filmes, onde observava atentamente as tendências de guarda-roupas de grandes estrelas como sua diva Audrey Hepburn (famosa atriz imortalizada como a personagem Holly Golightly do filme “Bonequinha de Luxo” de Blake Edwards).

Resolveu então se aperfeiçoar e foi estudar Belas Artes, fazendo cursos aqui no Recife e no Rio de Janeiro, conseguindo ter a oportunidade de trabalhar com renomados mestres das artes como o pintor Lula Cardoso Aires e escultor Abelardo da Hora, alguns daqueles que deram grande contribuição para o seu aprendizado nas artes. “Com mestres como eles, eu aprendi muito e tive uma visão ampla de pequenos detalhes que fazem grande diferença neste ofício, como a misturar as cores”. A partir daí, surgindo oportunidades variadas como a de aperfeiçoar seus conhecimentos profissionais na Rhodia no Rio de Janeiro.

Roupas e Fantasias – Mas, foi no Carnaval de Pernambuco que Ricardo de Castro destacou o seu nome, iniciando sua carreira profissional no Clube Internacional do Recife, onde ganhou o título de Fantasia e Máscara mais bonita. “Consegui os prêmios com a ajuda de minha mãe e, a partir daí, me tornei o orgulho da família e não parei mais”, diz com orgulho. Esse foi um dos pontapés iniciais para os trabalhos de estilista que passou a fazer em grandes lojas (destaque para Casa Matos e Casa Cláudia), onde já desenhava desenhos exclusivos para as clientes.

Progressivamente, foi ampliando suas atividades no universo da moda com participações em desfiles no Jockey Clube do Recife, no Forte Cinco Pontas e no Palácio do Governo e abrindo duas boutiques no Rio de Janeiro: a Scorpions (Copacabana) e a Encontro (Ipanema). “Neste período, fui convidado a fazer parte do grupo de estilistas do Concurso Miss Guanabara e Miss Brasil 72”, enfatiza.

Passei a me dedicar cada vez mais a alta costura, e hoje aos 58 anos de idade, meu trabalho é reconhecido em todo território nacional. Sinto-me realizado em ter contribuído

Page 7: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

com a história da moda no Brasil, conseguindo destaque em uma época onde não havia as mídias atuais. Tudo era muito difícil, mas prazeroso. Considero-me um arquiteto da moda e admiro alguns nomes consagrados como o estilista e deputado Clodovil que faleceu este ano. Em vida, ele nos presenteou com sua arte e marcou presença com sua sinceridade e irreverência. Em Pernambuco, admiro o trabalho do estilista e designer Beto Kelner. Ele está de parabéns por liderar o Instituto Gatos de Rua, um projeto social que tira as pessoas das ruas buscando profissionalizá-las através da arte.

Durante sua carreira, Castro não só acumulou muita experiência como foi ainda um ativo participante dos primeiros e mais importantes movimentos de moda de hoje, como a antiga Fenit (maior feira de tecidos do país), que deu os moldes para o desenvolvimento da atual São Paulo Fashion Week. Em mais de 30 anos de trabalho, tem o privilégio de ter sido prestigiado com os premis no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no Copacabana Palace e no programa do saudoso Flávio Cavalcanti no concurso Um Costureiro para o Brasil. “Sinto-me realizado em ter contribuído com a história da moda no Brasil, conseguindo destaque em uma época onde não havia as mídias atuais. Tudo era muito difícil, mas prazeroso”, destaca orgulhoso.

Hoje, aos 60 anos, passei a se dedicar cada vez mais a alta costura, tendo seu trabalho reconhecido em todo território nacional. Com uma vida muita agitada, Ricardo de Castro se dedica totalmente aos seus clientes com um atendimento personalizado em meu atelier, que detém sua total atenção e lhe impossibilita de participar de projeto importante no mercado, como professor convidado em cursos de moda nas novas faculdades pernambucanas. “Gosto da abertura e da dimensão que os profissionais da moda ganharam com o passar do tempo”, comenta.

Atualmente, Castro preocupa-se em deixar também a sua contribuição no cenário local e nacional assim como diversas estrelas importantes que brilham e já brilharam aqui e no resto do país, como o consagrado estilista e deputado Clodovil, cujo trabalho e postura admirava em virtude da sua sinceridade e irreverência. Em Pernambuco, mantém como referência hoje o estilista e designer Beto Kelner, que desenvolve um trabalho que vai além da moda com o Instituto Gatos de Rua, um projeto social que tira as pessoas das ruas buscando profissionalizá-las através da arte.

É neste universo que Ricardo de Castro orgulha-se de estar inserido e é nesta cultura que ele pretende deixar sua marca, assim como seus grandes mestres da escola de belas artes. “Considero-me um arquiteto da moda. Respiro moda e amo o que faço. Adoro os bastidores, modelar e lançar minhas idéias, porque a moda é um circulo vicioso. Ela vai e volta sempre”, enfatiza.

Serviço:Ateliê Ricardo de Castro Rua Coronel Anízio Rodrigues Coelho 50, em Boa Viagem. (81) 3326-9726Maquiador: Sérgio Steffano - (81) 8631 0913

Page 8: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

Quando se busca uma festa com frevo, cores, bonecos e muita diversão, o carnaval de Recife e Olinda tem o roteiro que se procura.

Em Pernambuco, o período de preparação para a maior festa popular começa muito cedo com vários ensaios de blocos, troças e grupos de maracatus em novembro e várias prévias movimentando essas principais cidades do estado a partir de janeiro. Um dos eventos mais tradicionais da agenda pernambucana essa festa põe o mundo de cabeça para baixo e faz a gente viver os mais estranhos sonhos. São os sonhos em que homens e mulheres indiferentes de suas classes sociais saem para a rua com o orgulho de serem chefes de tribos, nações, príncipes, princesas, entre diversos outros personagens curiosos e atípicos.

O Carnaval é a festa que deixa todos imaginarem e viverem o mundo em que se sente importante. E a história da nossa folia de rua também é bastante democrática, nos remontando a cerca de dois séculos. Faz uns cento e cinqüenta anos que os bailes de carnaval aconteciam apenas nos clubes onde apenas aqueles que podiam pagar

tinham acesso, aqueles menos abastados quando entravam ali era apenas para trabalhar. E, quando foi acabando a escravidão no Brasil, os homens e as mulheres livres, muitos deles ex-escravos, começaram a sair para brincar nas ruas como a imaginação permitia. Como a maioria das pessoas que tocavam nas bandas que acompanhavam as procissões eram pobres, antigos escravos ou filhos de escravos começaram a surgir músicas para animar esses grupos.

Músicos, que tocavam acompanhando as procissões e também nas bandas militares, começaram a acompanhar as pessoas que formaram alguns

No Clima de momo 2011Prévias agitam Recife e Olinda animando os foliões para a festa de Momo

Por Ivelise Buarque

blocos para sair nas ruas durante os dias de carnaval. E, daí foi surgindo muitos dos primeiros blocos que eram organizados de acordo com a profissão ou o ofício das pessoas, como, por exemplo, o Clube Vassourinhas (tanto o do Recife quanto o de Olinda), que era o clube das pessoas que varriam as ruas, assim como o Clube dos Lenhadores, cujo nome indica a profissão.

Mas, não foi apenas no Litoral do estado que a folia esquentou. Em outras áreas geográficas, diversos movimentos foram surgindo e moldando esse caráter multicultural do nosso festejo de momo, com os papangus, os caboclinhos e os caboclos de lança. Na região da Mata Norte, em especial, começou a aparecer no inicio do século XX grupos de índios, como a Tribo Cahetés. Ainda naquele momento, alguns foliões das cidades desta região se vestiam de índios e viravam caboclos com suas lanças que faziam medo a muita gente, nascendo assim o Maracatu de Baque Solto que encanta hoje o nosso carnaval.

Segundo o pesquisador e historiador Biu Vicente (autor de Zumbi dos Palmares e Festa de Caboclo), muitos homens dos sítios sujavam a cara com carvão saiam vestidos de com as roupas de suas mulheres, nesse período, e viravam Catirinas, ou saiam de Jereré e ficaram conhecidos como Cambindas. “Talvez porque os Cambindas bebiam cachaça e tiravam o gosto da branquinha com essa piaba que a gente compra seca nas feiras de nossas cidades”, destaca o estudioso..

É por causa dessa tradição que o Carnaval de Pernambuco vai além dos abadás, cordões de isolamento e os chamativos trios elétricos. Para curtir a folia, basta sair de casa e se juntar a massa de foliões que saculejam ao som do frevo e outros ritmos musicais pelas ruas das cidades-irmãs, que estão separadas apenas por meros 6 km e que, mesmo assim, tem algumas diferenças.

Em Recife, no caso, a programação é espalhada por diferentes bairros e se estende noite adentro, tendo hoje o Bairro do Recife,

Page 9: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

conhecida como Recife Antigo como pólo principal, onde são realizados os maiores shows da cidade num palco montado no Marco Zero. Neste ponto histórico que marca a área inicial da cidade, o músico pernambucano Naná Vasconcelos e um grupo de batuqueiros de maracatu decretam sempre na sexta-feira a abertura ofi cial do carnaval, que tem como ponto alto a saída do Galo da Madrugada, no sábado de Zé Pereira, com quase 1,5 milhão de integrantes que saem às ruas da capital pernambucana, seguindo-se pela trade e noite programações variadas em diversos pólos descentralizados da capital.

O Carnaval do Recife 2011 conta com uma decoração bem pensada, com a assinatura da renomada artista pernambucana, residente nos últimos anos em São Paulo, Joana Lira. Num projeto orçado em R$ 2 milhões pela Prefeitura do Recife, que este ano homenageará Tereza Costa Rego (artista plástica) e Maestro Duda (músico). Mas, a festa vai despender este ano cerca de R$ 30 milhões dos cofres públicos para atender diversos pólos: Bairro do Recife (Moeda, Arsenal, Bom Jesus, Tomazina e Marco Zero); de Santo Antônio (Guararapes e Dantas Barreto); de São José (Pátio de São Pedro e Pátio do Terço); Boa Vista (Pátio de Santa Cruz); Avenida do Forte; Brasília Teimosa; Chão de Estrelas; Casa Amarela; Nova Descoberta; Alto José do Pinho; Várzea; Jardim São Paulo; Ibura; e Bomba do Hemetério.

Já em Olinda é assim, muita festa antes, durante e depois dos dias que marcam o feriado mais comemorado do ano no Brasil. Na cidade patrimônio cultural, a folia é mais intensa durante o dia. Os foliões sobem e descem as ladeiras do centro histórico seguindo os bonecos gigantes, marca do carnaval da cidade, ao som de muito frevo. Mas, o pontapé inicial é com o mestre de cerimonial que abre

ofi cialmente a largada para os cinco dias consecutivos de diversão: o Homem da Meia-Noite, já na virada de sexta-feira para sábado. A farra continua com centenas de irreverentes blocos e orquestras de frevo até a Quarta-feira de Cinzas, com o desfi le do Bacalhau do Batata.

Como Olinda é uma cidade que não pára de pular enquanto se enche de visitantes vindos de todos os cantos do país e do mundo, neste período. O ideal pra quem vai curtir o frevo nas suas ladeiras históricas é fi car hospedado por ali mesmo, em pousadas super agradáveis e acessíveis a vários tipos de gostos e bolsos. Assim, sua única preocupação será a de aproveitar ao máximo cada dia de festa. Mas, do contrario, não precisa perder o pique. É som se animar, cair na folia e defi nir a hora certa para voltar para casa para descansar e retomar a rotina de folião no dia seguinte.

GRUPO CONXITOS

Page 10: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

18/02 - Baile dos Artistas: Clube Português, com o Grupo É o Tchan 18/02 - Guaiamum Treloso: Poço da Panela, com Nando Reis, Otto, Orquestra Maestro Oséas e banda Mamelungos.

18/02 - Bloco Fura Olho: Ruas de Casa Forte, com banda Faringes da Paixão, Patusco e André Lellis

19/02 - Bloco de Bar em Bar: Parnamirim, entre os bares Fiteiro e Oitão, com Alexande Peixe e Netinho de Salvador e as bandas Só na Marosidade e Faringes da Paixão, além de Frevioca e da Escola de Samba Preto Velho.

20/02 - Bloco Tô Comendo Nada

20/02 - Camarote Harem/ Virgens de Verdade abraça Recife: Av. Beira Mar, Olinda. Atrações: Alceu Valença, Elba Ramalho, Almir Rouche, Margareth Menezes, Molejo, Aviões do Forro, Pixote, Caprichoso Clube Atlântico de Olinda, Escolas de Samba do Rio e de São Paulo e Os Bois Garantido.

20/02 - Virgens de Verdade abraça Brasil: Av. Beira Mar, Olinda. Camarote Open bar com as bandas Filhos de Jorge e Sambstar.

25/02 - Baile do Siri na Lata: atrações fechadas são o Maestro Spok, Almir Rouche, Claudionor Germano, Nena Queiroga e China.

25/02 - Bloco vai que dá: com Andre Rio

26/02 (Sábado) Bloco do Oiti: Rua da Hora, no Espinheiro, com Almir Rouche

26/02 - Enquanto Isso na Sala da Justiça: Centro de Convenções, com o grupo carioca Monobloco, a banda Loucomotivos (projeto paralelo de Marcelo Falcão, vocalista da banda O Rappa), os pernambucanos da Academia da Berlinda e a Orquestra do Homem da Meia-Noite.

26/02 - Baile Municipal do Recife: com Andre Rio

26/02 - Bloco Acorda pra Tomar Gagau

26/02 - Bloco Chocalho do Neno

27/02 - Olinda Beer: área externa do Centro de Convenções, com Aviões do Forró, Timbalada, ExaltaSamba, Chiclete com Banana, Claudia Leitte, Parangolé, Harmonia do Samba e Marreta You Planeta.

27/02 - Bloco da Gia

29/02 - Bailinho Vermelho e Amarelo (Bloco Eu Acho é Pouquinho): Mercado Eufrásio Barbosa, com atrações musicais e teatrinho para a criançada.

Programação das Previas do Carnaval 2011 Prévias e bailes que acontecem antes da abertura oficial do carnaval de Recife e de Olinda

Page 11: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

Sérgio Steffano Produtor visual

Maquiador

Situada no Litoral Sul, no Cabo de Santo Agostinho, a praia de Calhetas é um paraíso acessível e generoso a todos. Oferece uma beleza peculiar e uma geografia não convencional. Uma praia cheia de mistérios e contemplada por um amplo espaço reservado ao bem-estar e boa gastronomia: o Bar do Artur.

Oferece grande variedade de deliciosos pratos e uma vista estonteante, estando localizado na frente do mar de Calhetas, proporcionando todo o prazer e bem-estar que a praia oferece, com a comodidade de drinks e comidas exóticas ao som de músicas brasileiras.

http://www.bardoartur.com.br/

Page 12: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

Faltam poucos dias para o Carnaval e os pernambucanos já preparam os tambores do Maracatu que levam alegria e animação às ruas dos vários pólos e cantos das cidades de Recife e Olinda. E é nesse momento de muita excitação que os foliões começam a se animar de várias formas para curtir os quatro dias de folia, pensando e produzindo fantasias, roupas e adereços. É preciso ainda pensar no preparo físico e do organismo para agüentar mais de 72 horas de muito frevo, maracatu e samba de raiz sob um sol de quase 40 graus.

O motivo? O Carnaval é uma época em que as pessoas costumam abusar em alguns quesitos que variam desde a alimentação até o esforço físico. Afinal de contas, é tempo de muito samba no pé e longos percursos atrás de blocos de rua, onde exageros podem causar conseqüências para a saúde, especialmente para os mais sedentários, transformando uma a festa memorável num rosário de problemas que podem se evitados como insolação, quedas e lesões.

Para manter o pique durante a maratona

carnavalesca, diversos especialistas recomendam cuidados básicos que vão desde a preocupação com a alimentação, a pele e o bem estar, precavendo assim surpresas desagradáveis que não podem atrapalhar a vontade de todos de aproveitar o Carnaval até o fim.

Pé no estômago – Com relação a alimentação, sugere-se seguir algumas dicas que vão evitar desde situações delicadas durante a folia, quanto problemas futuros de saúde como gastrite, esofagite e refluxo:

• Ao acordar, faça um bom café da manhã e procure se alimentar a cada três horas;

• Se alimente bem. Procure alimentar-se com saladas, frutas, legumes e verduras, carnes magras e frescas. Detalhe: Frutas e sucos inibem a sensação de cansaço, facilitam a digestão e também ajudam a melhorar a ressaca justamente por reidratar o corpo.

• Evite comidas indigestas. No lugar de cachorro quente e frituras prefira comer um arrumadinho no mercado, um caldinho de feijão ou uma macaxeira com carne de sol ou

Por Ivelise Buarque

Não quer peder o passo? Veja como continuar

Page 13: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

charque nas barraquinhas.• Hidrate-se. Beba bastante líquido Mas,

beba muito líquido não alcoólico, como água e sucos naturais, para manter a hidratação do corpo. Detalhe: água e sucos podem te ajudar a manter o pique durante a folia, além, claro, de cair bem para curar a ressaca do dia seguinte.

• Não coma alimentos com muita gordura, como frios, queijos amarelos, churrasco e embutidos;

• Se estiver de estômago vazio, evite café e álcool.

Imprescindível! Se mesmo com esses cuidados, a ressaca for inevitável, uma dica para se recuperar da folia é desintoxicar o organismo com proteína de soja, um bom aliado para a recuperação do fígado. Pode ser encontrada desidratada em lojas especializadas em produtos naturais. Basta já manter o produto reservado em casa antes das festas, uma vez que o comércio nos dias de momo estará fechado.

Frevo no pé - Os riscos da folia acabar antes do tempo não são poucos, porque quem decide passar os quatro dias a todo vapor, sem uma preparação prévia, corre o risco de sofrer lesões dos tendões do pé, tornozelo e joelho; inflamações das articulações do joelho, tornozelo e pés; lesões musculares e cãimbras, semelhantes às lesões do tipo “over training”.

Por isso, os especialistas em ortopedia e traumatologia dizem que o ideal é iniciar uma programação antecipada de exercícios físicos visando um condicionamento aeróbico, assim é mais seguro enfrentar a maratona dos blocos e dos desfiles. Para ortopedistas, caminhadas em terrenos planos com calçados adequados são ótimas sugestões, de acordo com o ortopedista. Já na areia, a atividade deve ser realizada com mais cuidado, sendo realizada no ponto em que a faixa de areia é dura. E, além disso, deve-se fazer na areia o mesmo percurso e levar o mesmo tempo da ida na

volta, para se evitar uma carga de exercício maior apenas de um lado do corpo.

Outra sugestão boa é fazer aulas de natação que proporcionam um bom condicionamento cardirespiratório. Já as aulas de ginástica aeróbica, sempre procedidas de alongamentos, também são boas porque aumentam a resistência dos músculos. Desta maneira, o folião vai estar reduzindo os riscos de torções no pé, tendinites ou qualquer outro tipo de lesão, porque qualquer uma das atividades vai favorecer o fortalecimento do complexo articular (ligamento, tendões, músculos e ossos).

Contudo, é fundamental que o folião evite usar nos dias de folia qualquer sapato, como sandálias, chinelos, entre outros tipos de derrapantes. Os calçados confortáveis para esse período são preferencialmente os tênis,

mas detalhe: deve-se pensar naqueles com sistema de amortecimento na parte posterior.

De bem com a vida – Exageros a parte, mas as vezes as recomendações do passado que nossas mães sempre davam são sempre muito úteis nos dias de carnaval. Então, é bom ficar atento as essas dicas básicas:

• Use roupas leves, claras e, de preferência folgadas. Lembre-se que tecidos sintéticos podem causar alergia. Dê preferência ao tênis

ao invés de sandálias e sapatos de salto alto. No Meio da multidão você vai ver como é importante seu pé estar bem protegido.

• Proteja-se do sol com um protetor solar, óculos escuros e até mesmo um boné. O sol de Olinda e Recife não é brincadeira, sem falar na quentura da folia que pega fogo.

• Planeje os horários de curtição no carnaval de modo que você possa dormir bem e não ficar cansado nos melhores momentos. Não adianta querer virar o dia acordado, uma hora você vai se cansar e pode ser justamente naquela vibe que você mais queria. Fique de olho na programação aqui no site.

• Se você está meio enferrujado, longe dos exercícios há algum tempo, é bom fazer alongamentos, principalmente nas pernas e

Page 14: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

nos pés. Cuide daqueles que serão seus principais aliados, junto com animação, pelas ruas e ladeiras de Recife e Olinda.

Olho no bolso – No meio da folia, todo cuidado é pouco. Nessa época, o investimento na segurança é reforçado pelas prefeituras principalmente nos pólos de folia. E, por isso, não se sente clima de insegurança de maneira nenhuma, porém é preciso estar atento e saber por onde você anda. Se você vai curtir o carnaval pernambucano aproveite algumas dicas exclusivas que podem ajudá-lo a aproveitar melhor essa festa:

• Deixe as jóias e o relógio em casa e leve apenas documentos (de preferência xerox autenticada).Leve uma quantidade de dinheiro que seja necessária apenas para curtir o dia e se possível que esteja trocado para você não ficar mexendo em carteira no meio da multidão.

• Algo bem comum de acontecer no carnaval é você ou alguém de seu grupo de amigos se perderem da turma. Então, defina sempre um local de reencontro com um ponto de referência. Exemplo: “se qualquer um da turma se perder vai pra frente da prefeitura que a gente se reencontra tal hora lá”. Se você é turista guarde um papel pequeno com o endereço e telefones de onde estiver hospedado.

• Se você quer muito ir com sua câmera digital e fazer um registro desse momento, não ponha ela no bolso ou em bolsas. Coloque-a num cordão pendurada no pescoço ou, simplesmente, mantenha a máquina com o cordão amarrado ao seu punho e segure bem firme, próximo ao corpo. Se quiser ponha dentro da roupa num bolso interno.

OBS – Não fique a todo o momento tirando fotos e exibindo sua máquina. Se o intuito é apenas tirar fotos do lugar, o ideal é você ir num horário de menos movimento e ficar mais ligado e focado neste objetivo. Depois de tirar as fotos, deixe a maquina em casa ou no hotel e vá para a folia mais a vontade.

O mesmo alerta em relação a máquinas fotográficas vale para o celular. Então, se tiver que levar, tome os mesmos cuidados. E se tiver dois, opte em levar o mais baratinho. Assim você chama menos atenção e evita sair muito no prejuízo.

Modelo: Jéssica Vicentefoto: Claudio Barreto

Page 15: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

Sua revista digital

Page 16: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

Volume e brilhoA Avon, mais uma vez, inova a traz o formato de gloss para o make dos cílios. Chega ao mercado Avon Color Trend Glossy Máscara para Cílios, que vem acondicionado em embalagem em formato de bisnaga, o que permite o aproveitamento da máscara até o fi m e proporciona uma dose de brilho e volume para os cílios. A novidade conquistará adolescentes e mulheres que valorizam a praticidade e gostam de dar um toque de glamour à maquiagem dos olhos, pois

o produto confere um olhar incrivelmente mais bonito, vibrante e sedutor.

Hidratação ReparadoraA Natura mudou a sua linha Hidra Plant, que agora se chama Natura Plant, que tem o objetivo de proporcionar aos fi os uma ampla hidratação e controle do volume dos cabelos. O princípio ativo do produto é Lipoproteinas de Pessego e é indicado para cabelos secos. Condicionador

Hidratação Reparadora Natura Plant é de fácil aplicação e modo de usar, precisando apenas lavar os cabelos massageando e deixar agir por 1 minuto, antes de enxaguar. O resultado: os cabelos fi caram leves e fáceis de pentear.

Brilho espelhado Os espelhos são emblemas de pureza e sinceridade, ao mesmo tempo em que insultam um dos sete pecados capitais, adorado pelas mulheres: a vaidade. Traduzem, ainda, a feminilidade e delicadeza, revelando o poder que existe dentro de cada uma delas. Inspirado nesse instrumento de fascinação, o Boticário lança a Coleção Lumière, em

edição limitada, para homenagear as mulheres. Essa coleção é composta por duas fragrâncias, dois estojos, 26 itens de maquiagem da linha Make B., que acompanham as tendências outono/inverno 2011, e quatro acessórios. Para representar a perfumaria, as fragrâncias serão Accordes Lumière Silver e Accordes Lumière Gold, ícones femininos da marca. Espelhos, vidrilhos, refl exos e brilhos embalam o conceito dos novos produtos, que apresentam texturas delicadas e cores marcantes.

BocãoUm produto bastante usado nos bastidores da moda promete deixar os lábios de qualquer mulher mais volumosos, como os de Angelina Jolie. O efeito bocão é ideal porque não corre o risco de fi car deformada de tanto preenchimento com colágeno. Esse produto saiu direto do camarim da Colcci, é o O-Plump Intuitive Lip Plumper, da Smashbox já usado por tops como o maquiador Max Weber, que o aplica nas modelos antes do hidratante labial.

Alta performanceA Racco tem um produto que é bastante recomendado por profi ssionais: o Fluido Anti-Frizz Termoativador Graus, que promete absorver e distribuir o calor para evitar o ressecamento e a quebra dos fi os, além de ajuda a manter o penteado dos cabelos por mais tempo e aumentar o brilho nos cabelos. Produzido com silicones de alta performance, ele também pretende manter os cabelos macios seja para os normais a oleosos por que não deixa sensação de peso e nem resíduos, seja para os seco ou extra seco porque pode ser usado combinado com um leave-in ou leave-

on adequado ao seu tipo. No quesito Anti-frizz e brilho ele dá um bom resultado.

PersonalitéA Risqué inova mais uma vez com uma linha

inspirada agora na personalidade da Top Model Isabeli Fontana, que tem um lado Sweet e outro bem Rock´n Roll. Para a modelo brasileira, a empresa criou uma linha de esmaltes que traduzem e equilibram essas forças: a edição

especial Sweet Rock’n Roll por Isabeli Fontana. Os esmaltes da edição apresentam cores fortes, mas com um brilho especial e delicado, que se traduzem na forma de Risqué Azulcrination (um azul royal, rebelde e ousado); Risqué Isabeli (preto berinjela); Risqué Psico (um roxo intenso); Risqué Rock’n Roll (um prata que refl ete o brilho de uma estrela); Risqué Star (um glitter furtacor, que pode ser usado sozinho, ou por cima de outras cores, para dar um brilho especial); e Risqué Tatoo (um cinza chumbo, puro Rock’n Roll).

BazarPor Ivelise Buarque

Page 17: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

OutonalUma coleção muito român-tica e com toque de vitan-ge. Essa é a cara do outono da Hering, que tem como referência o famoso filme estrelado por Audrey Hep-burn, “Bonequinha de Luxo”. O filme da década de 60 é reconhecido no mundo da moda por possuir muitos elementos do estilo em voga no momento, o ladylike. A coleção surge com vestidos estruturados, cintura marcada, muitos laços, mangas com volumes delicados e jaquetinhas curingas, que com certeza vão deixar muito mais linda e charmosa no outono 2011.

Moderno e naturalDentro do conceito de preocupação sócio-ambiental, chega uma nova tendência ago-ra nas bijouterias que carregam matéria prima vegetal como sementes, casas, fibras de ár-vores, madeira para reciclagem e palhas. É a biojóias, que seguem formas, cores e diferentes texturas encontradas na natureza. Na internet já é possível comprar a biojóias através da Ka-moni (www.komani.com.br), uma palavra de origem indígena, da língua Macuxi, que signi-fica “viver”. Essa loja virtual é especializada na comercialização neste tipo de acessórios, além de trabalhar da idealização dos acessórios até a finalização. As peças passam pela seleção criteriosa de nativos e famílias ribeirinhas - que coletam os materiais na flora amazônica - pela criatividade de designers e habilidade dos ar-tesãos durante a confecção.

Très ChicA mulher Le Lis Blanc traz elegân-cia, romantismo e ousadia na medida certa. Referência abso-luta de estilo, a marca apresenta um mix de tendências que, jun-tas, conversam entre si. A delica-deza feminina é vista nas propos-tas mais leves e suaves presentes nos vestidos com babados e es-tampas que remetem ao roman-tismo. Em contrapartida, o tricot de formas amplas e maxi cardi-gãs, sobrepostos a essas peças, remetem ao boho-chic.

AcessóriosSapatos, bolsas e cintos são ar-tigos indispensáveis pelas mu-lheres que prezam por looks modernos. Afinal, além de per-mitir várias combinações dife-rentes no dia a dia, exaltam o ego de todas que prezam pelo bem estar com a aparência. Diante disso, a grife Capodarte,

no Shopping Recife, oferece diversos acessó-rios que são ótimas pedidas para as fashionis-tas em qualquer época do ano, visto que, suas produções são discretas, elegantes e em tons que permeiam quase toda a cartela de cores, agradando a todas. Informações: (81) 3037-3753 ou www.capodarte.com.br.

Conceitual e bonitoA Africarte, empresa que importa produtos africanos, apresenta uma novidade em termos de acessórios com conceito especial de Ango-la, para complementar o vi-sual feminino neste verão e, principalmente, no Carnaval. São colares e pulseiras feitos

de madeira, conchas e sementes de árvores africanas que podem combinar com vestidos, blusinhas, saídas de praia e até mesmo (por que não?) com os looks de fantasia para o Carnaval. Os acessórios são bem coloridos e de material leve, uma combinação ideal para quem quer acompanhar as tendências da es-tação e ao mesmo tempo se sentir confortável. Informações: (21) 2246-5857

Emborrachadas As famosas sandálias emborrachadas da Levi’s chegaram à unidade do Shopping Recife. Numa grande variedade de cores como ver-melho, azul, branco e roxo, as peças são ótima pedidas para arrasar no visual do verão. Em tempo, as sandálias são consideradas indispen-sáveis entre os descolados da região de Santa Mônica, San Diego e Malibu, na costa oeste americana. Outras informações: (81) 3325-2370 ou www.levi.com.br.

ClosetPor Ivelise Buarque

Page 18: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

O óbvio todo mundo sabe: o Brasil é país do carnaval e como tudo que fazemos aqui é uma grande festa. Fantasias de carnaval já começam a dar o ar de sua graça nas prévias que movimentam a cidade. Mas, é preciso lembrar antes de tudo que roupa de carnaval deve ser em primeiro lugar confortável, em virtude de tanta movimentação. Afinal, no meio da folia ninguém merece se sentir com a roupa desconfortável, muito menos os calçados, que devem ser bastante resistentes e macios, para agüentar as horas prolongadas no passo.

Segunda a psicostylist paulista Marcia Jorge, especializada em consultoria de moda e imagem, não é preciso ficar na dúvida na escolha da roupa certa – e ideal – para curtir os dias agitados de carnaval. Ela orienta que não é exatamente necessário investir em peças específicas para curtir a ocasião, podendo-se fazer bonito com opções alternativas. Antes de tudo, a especialista destaca que o look do carnaval pode ser encontrado no próprio guarda-roupa, desde que se busque a “criatividade” que neste período vale muito para ousar e arrasar na alegoria.

Se você tem lenços de seda coloridões e bandanas, vale usar na

cabeça como tiara ou turbante, assim como amarrado no pescoço, como top, como cinto. Naturalmente, tudo deve ser pensado de forma a dar harmonia ao look com muita cor e máxima irreverência. Pode-se ainda usar e abusar de flores, naturais ou artificiais, que podem ser usadas nos cabelos, nas roupas e no corpo.

Todo mundo já passou por fases de muitos brilhos, tecidos laminados, e desses momentos luminosos sempre acaba restando no guarda-roupa que pode ser resgatado no Carnaval. Pode ser uma regata, um vestidinho, um shorts, ou sandália, ou qualquer outra peça que remete ao espacial. Neste período, ainda podem ser aproveitados colares de contas grandes, pequenas, coloridas, prateadas e douradas que guarda entre as demais bijuterias. Neste caso, basta apenas ousar na mistura das cores, tamanhos e comprimentos, garantindo-se assim um toque divertido no visual, que pode ser incrementado ainda com brincos e pulseiras diferenciadas.

Agora, quem pensa em curtir o Carnaval com adereços diferenciados e fantasias específicas, pode encontrar um acervo de opções na Add Store, em Boa Viagem, que oferece várias fantasias para homens e mulheres que não deixam o estilo de lado mesmo nos dias mais irreverentes do ano. Nas araras da loja é possível encontrar modelos do tipo militar, dançarina de cabaret, palhaço, rainha de copas e várias outras.

Pra ficar bem na foliaSeja fantasiada ou não, o ideal é não perder a linha nas festas de momoPor Ivelise Buarque

Page 19: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

Se a sua idéia é não acumular peças temporais em casa, uma opção é alugar a fantasia que deseja num espaço adequado para isso. E é pensando no folião que não quer ter muito trabalho na hora de preparar o “uniforme” para a folia que a Vert et Rouge oferece a opção de aluguel e de primeiro aluguel. A empresa, que atua há 20 anos no mercado e é referência no ramo de aluguel de roupas, tem sugestões dos temas mais variados para agradar ao desejo de caracterização do cliente, que podem ser ajustáveis, com aluguéis a partir de R$ 100. “O folião não acumula fantasias no baú com a opção do aluguel, já que ele pode ter sempre um traje diferente para curtir os diversos bailes e as festas que acontecem neste período de Carnaval”, detalha a empresária da Vert ET Rouge, Ligia Veiga.

Para quem está à procura de algo mais sofisticado, a Vert et Rouge ainda oferece o serviço de primeiro aluguel, em que um estilista desenhar a fantasia de acordo com o gosto do cliente que é produzido pela loja a um custo a partir de R$ 200 para homens e mulheres. “No mercado, a gente vê uma grande oferta de fantasias, mas elas são exclusivas e algumas pessoas optam pelo serviço devido à exclusividade”, destaca Veiga.

Outro símbolo clássico do Carnaval, em especial do glamour das festas de Veneza, ganham as ruas no período: as máscaras, que reforçam o espírito de alegria, descontração e, porque não, do mistério. Contudo, este mesmo acessório também pode remeter à sensualidade, como nos modelos desenhados por Cecília Bourdon e criados com exclusividade pela designer Noeliza Curi para a grife Fruit de la Passion.

A marca, especializada em lingeries e acessórios intimo, traz o artigo que é feito em filigrama banhado, simulando uma peça rendada, sendo toda cravejada em cristais Swarovisk e com fitas de cetim laterais para amarrar. Nas prateleiras das lojas Fruit de la Passion, a máscara carnavalesca já pode ser encontrada nas cores dourada, preta e

foto divulgução

Serviço:

Márcia Jorge - Lilica Cesar de Mattos/ Assessoria de ImprensaAv. Rebouças, nº 353, Conj. 82, São Paulo-SP. Fone/Fax: (11) 3082-3251E-mail: [email protected]: www.lilicamattos.com.br

Add Store Galeria Trade Center, 1472, Boa Viagem. Fone: (81) 3325-4200Site: www.addstore.com.br.

Fruit de la PassionShopping Center Recife, || 2º piso - Bruno Veloso. Fone: (81) 3465.1911Avenida Conselheiro Aguiar, 2941, Boa Viagem. Fone: (81) 3326.6188Site: www.fruitdelapassion.com.br

Vert et RougeRua Tenente João Cícero, 189, Boa Viagem. Fone: (81) 3465-2049Rua Conselheiro Rosa e Silva, 403 – Graças. Fone: (81) 3302-6204 / 3222-4579Site: www.vertetrouge.com.br

Page 20: Revista digital Modelos da Terra - 5ª Edição Ano 1

Shopping Boa VistaShopping Tacaruna

www.corposeguro.com.br