revista dia melhor

28
1 Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 -Dezembro 2009

Upload: jornal-ponto-final

Post on 06-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista mensal de circulação gratuita na região do Grande AABC

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Dia Melhor

1Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 -Dezembro 2009

Page 2: Revista Dia Melhor

2Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 - Dezembro 2009

Page 3: Revista Dia Melhor

3Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 -Dezembro 2009

Page 4: Revista Dia Melhor

4Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 - Dezembro 2009

EDIT

ORI

ALUma nova revista. Um novo conceito.

4 Editorial6 Especial Meu Natal Inesquecível10 Consumo Um “lobo” no mercado de pick-ups11 Alerta A um clique do perigo12 O vinho e sua história13 Educação Dominando a globalização por meio do estudo14 Estética Sua pele revela sua idade?17 Saúde Coração de criança requer cuidados18 Sugestões para a ceia de Natal da Brasileira19 Carreira Coaching: Um processo conhecido por poucos 20 Turismo O Piauí tem praia? Tem, sem, senhor.23 Banda larga não significarapidez o tempo todo24 Lançamento Leve para casa26 Por que sou Brasileira?

Caro leitor, cara leitora, vocês têm em mãos a revista Dia Melhor, concebida com novos conceitos no segmen-to editorial.

Há muito que os meios de comunicação vêm sofrendo importantes mudanças, particularmente depois do ad-vento da internet.

O processo de comunicação por meio da internet, com todas as suas vertentes e modos, mexeu com todo mun-do da mídia. Qual informação quero e quanto posso pa-gar? Perguntam-se todos, hoje em dia.

Crescem os números de títulos dos veículos impressos de comunicação gratuitos; jornais, em especial.

A Dia Melhor foi criada, entre outros, com tal con-ceito, consagrado mundialmente, a de ser uma revis-ta gratuita.

A parceria na distribuição com a Padaria Brasilei-ra, a maior rede de padarias do ABC e uma das maio-res e mais premiadas do Estado, determina o público a qual se dirige a Dia Melhor: gente que exige e está habituada com a qualidade oferecida pela rede há mais de meio século.

Os temas e as pautas abordadas foram preparadas pe-los profissionais da Dia Melhor focando as famílias que vivem no entorno das lojas da Brasileira e habitualmen-te as frequentam. Gente que faz tudo em família e pela família.

Nas páginas da Dia Melhor vocês encontrarão assun-tos inéditos, curiosos e relevantes em vários aspectos, que certamente serão úteis, de alguma forma.

Agradecemos o interesse pela Dia Melhor e tenham os nossos votos de paz e saúde nos festejos de final de ano e por todo ano de 2010.

Carlos A.B.BalladasPublisher

Nesta EdiçãoCarlos A. B. Balladas

Publisher

Carla GuedesReportagens

Elaine B. da LuzDesigner

Natalia B.B. BalladasElaine B. da Luz

Diagramação

Mariangela CunhaRicardo Razuk

Publicidade

Créditos das fotos desta edição:Capa: Stockphoto

Páginas internas: FuturaPress, CBB divulgação, Ag. O Dia, Governo do Esta-

do do Piauí, Padaria Brasileira divulgação. A pele revela a sua idade?

fonte: www.galderma.com.br

A revista Dia Melhor é uma publicação bimestral da

CABB Editora Ltda. Distribuição gratuita nas Lojas da Padaria Brasileira da região do ABC.

Tiragem desta edição: 8.000 exemplares.

Fale conosco: Avenida Utinga, 413.

Santo André. S.P.CEP 09220-610

Tel. (11) [email protected]

Outras publicações da editora

Page 5: Revista Dia Melhor

5Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 -Dezembro 2009

Page 6: Revista Dia Melhor

6Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 - Dezembro 2009

mbora seja uma festa cristã, o Natal é encarado universal-mente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à

reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.

Nas línguas latinas o vocábulo Natal de-riva de “Natividade”, nascimento de Jesus, ou “Missa de Cristo”, originado do termo inglês Christmas, ou ainda, “Noite Bendi-ta”, do alemão Weihnachten.

Mas, independente da religião e nacio-nalidade, o Natal é esperado por todos e paracadapessoa, temumsignificadodi-ferente. Para o jogador do Santo André, Marcelinho Carioca, a maior importância do Natal é que a data marca o nascimento de Jesus, o eventomais significativo quejá aconteceu com a humanidade. “O sen-timento do Natal não é de festa, de bebedeira, mas de integração da família, comemoração da oportunidade de vida eterna”.

Paolo Cristiano Gambogi, diretor da rede Singular, ressalta que junto com tão im-portante data religiosa, há o clima de ale-gria e paz. “Paz pelo exemplo de Deus e alegria proveniente do final de ano, sempre cansativo, com tensões e problemas deixados em suspen-so, quase esquecidos por alguns dias, até o ano novo começar. Então, para a maioria das pes-soas é a hora de reflexão, da análise dos atos certos e falhos, do perdão, dos abraços, da con-fraternização com a família e amigos”.

“O Natal é um evento sagrado que une as fa-mílias”.EstaéadefiniçãodeSolangeFra-zão, personal trainer. Para ela, é a data na qual muitos se emocionam e descarregam todas as angústias do ano. “É uma época para se pedir perdão”.

Para Magic Paula, ex-jogadora de bas-quete da Seleção Brasileira, o Natal tam-bém tem um significado importante. “O Natal para mim é um momento de reflexão das minhas atitudes durante o ano. Será que em algum momento em pensei no outro? Quanto eu me doei? Fui flexivel? Tive compaixão? O es-pírito de Natal é uma reflexão sobre a necessi-dade de estar sempre aprendendo com o nosso dia-a-dia”.

ESPE

CIAL Meu Natal inesquecível

“Com certeza, o Natal que nunca sai da minha lembrança foi quan-do ganhei um piano. Eu tinha seis anos e não esperava que meus pais comprassem um. Confesso que entrei em choque e passei a noite toda olhando para ele”.

Solange Frazão

E

Continua

Page 7: Revista Dia Melhor

7Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 -Dezembro 2009

7

Page 8: Revista Dia Melhor

8Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 - Dezembro 2009

“Todos os dias de Natal foram maravilhosos para mim, porque sempre consegui reunir minha família. Teve um, em especial, quando eu tinha 14 anos, que me marcou. Na minha família não tínhamos condição de ter uma mesa farta e eu sempre sonhei com isso. Um vizinho nosso de bairro, que ti-nha uma condição financeira melhor, convidou os melhores amigos do filho e suas famílias. Fui convidado e tivemos uma noite de Natal muito feliz”.

Marcelinho Carioca

“Foram muitos Na-tais inesquecíveis... Aqueles de criança, onde junto com os ir-mãos e primos espe-rávamos papai Noel à meia noite. Depois a mesma coisa com meus filhos. Mas, fi-cou muito em minha lembrança o Natal de 1966, quando recebi a notícia da conquista de uma vaga na Enge-nharia da FEI, a rela-ção candidato / vaga era de 16 para 01”.

Paolo Cristiano Gambogi

Poderíamos relacionar diversos outros sentimentos a respeito desta deliciosa data, mas uma certeza todos temos: Natal é tempo de renovar, perdoar, abraçar, chorar de alegria, presentear e agradecer por estarmos vivos e tendo a graça de podermos comemorar mais um aniversário do nascimento de Jesus.

“Meu Natal inesque-civel foi quando ainda era criança e viaja-mos na Kombi do meu pai para Presidente Prudente, cidade onde moravam meus tios e primos, e passamos todos reunidos”.

Magic Paula

Page 9: Revista Dia Melhor

9Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 -Dezembro 2009

Page 10: Revista Dia Melhor

10Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 - Dezembro 2009

CON

SUM

O Um “lobo” no mercado de pick-ups

á muito o mo-torista brasi-leiro adotou

a pick-up como veículo de passeio. As ruas das nossas cidades estão cheias delas. Não é preciso pesquisa de mercado para constatar que veículos tipo pick-up são vendidos cada dia mais.

A Volkswagen era uma das montadoras nacionais que não tinha pick-up em seu portifólio de produtos. Isto está perto do fim. Da

Argentina deve chegar a Amarok, que significalobonalínguadosesquimós.

Tecnologia inovadora, elevados pa-drõesdeconforto,sofisticação,segu-rança e desempenho são as promessas da Volks para a Amarok.

O modelo que estará disponível no início de 2010 terá 5,25 metros de comprimento de carroceria e cabine dupla e quatro portas.

Inicialmente a pick-up será ofere-cida com duas opções de potência. A primeira com motor 2.0 TDI (Turbo Diesel Injection) e dois turbocompres-sores sequenciais terá potência de 163 cavalos, cujo consumo médio será de 12,8 km/litro, mesmo no modo 4X4.

No segundo semestre haverá uma op-ção mais pobre em potência, com 122 cavalos, ambas com câmbio manual com seis velocidades.

Highline inaugurará a linha de mo-delos da Amarok. A versão top de li-nha possui retrovisores externos e detalhes no interior e exterior croma-dos, além de molduras das caixas das rodas alargadas, pintadas na cor da carroçaria e rodas de alumínio de 18 polegadas. Ar-condicionado digital, revestimento dos bancos e detalhes de acabamento em couro e sistema desomsofisticadocompletamosde-talhes de alto padrão de acabamento da Amarok.

H

Page 11: Revista Dia Melhor

11Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 -Dezembro 2009

ALER

TA

om a proximidade do Natal, a ansiedade e a correria para as compras de última hora

podem reservar alguns perigos, principal-mente para os consumidores que optam

pelocomércioeletrônicoafimdeevitarfilaseo tu-multo nas lojas.

O período de festas é um dos preferidos pelos golpistas que atuam na internet. Os criminosos inovam, criando ar-madilhas para roubar dinheiro, identidade e informações financeirasdosinternautasmaisdescuidados.

Para alertar os consumidores, a McAfee, fabricante de an-tivírus, revela alguns dos golpes mais comuns nesta época.No período que antecede o Natal as pessoas ficam

mais sensíveis, com a emoção aflorada; os golpistas,então, disso se aproveitam e enviam e-mails simila-res aos de organizações beneficentes legítimas, masque na realidade são sites falsos criados para roubar as doações e informações de cartão de crédito. Até os cartõesvirtuaisdeNatalsãofalsificados.Desconfiedee-mails desconhecidos, promocionais e arquivos que contenham “power points” natalinos.

E nunca faça compras, via internet, em ambientes que possuamredessemfio.

A um clique do perigo

C

Page 12: Revista Dia Melhor

12Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 - Dezembro 2009

A

O vinho e sua história

caba de se lançada no País uma luxuosa edição traduzida para o português de “A His-tória do Vinho”, de Hugh Johnson. O livro

é considerado a obra-prima do autor, sendo o grande clássico internacional da literatura do vinho. Esta é uma das mais abrangentes e, certamente, uma das obras mais agradáveis sobre vi-nho em todos os idiomas.

Nesta nova edição, totalmente impressa em cores, papel nobre e em capa dura, com mais de 120 de ilustrações, mapas e com uma seleção grandiosa de fotografias, este suntuoso livro soma a sua qualidade formal à prosa elo-quente de Hugh Johnson, com-binando o seu conhecimento ex-cepcional sobre o tema.

É uma leitura fascinante, que traça a história da civilização sob a óptica do vinho, desde os seus primórdios, pas-sando pelo esplendor do bacanal do mundo antigo (festa em honra ao deus do vinho, Baco,) até os nossos dias.

A História do Vinho, de Hugh Jo-hnson. Tradução de Eliane Piereck; CMS Editora; 256 páginas; R$ 169.

Page 13: Revista Dia Melhor

13Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 -Dezembro 2009

EDUC

AÇÃODominando a globalização

por meio do estudo

Num mundo cada dia mais globalizado, a exi-gência de novos conhe-cimentos é uma constan-

te em todas as profissões. Vivemosnuma época em que novos saberes são produzidos – e propagados – em velocidades espantosas. Diante disso, estudar sempre tornou-se primordial e necessário em todas as atividades.

No Brasil, apesar dos avanços na área educacional, ainda há carência de cur-sos atualizados em diversas áreas, em especial em administração de empresas. Para auxiliar o profissional que pre-

tende completar seus estudos em outro país, o portal Universia traz dicas para negociar a viagem junto à empresa.

Segundo o portal, boas dicas são: ava-liar sua situação dentro da empresa e os resultados que obteve no período

recente;avaliaropanoramadaempre-sa para ter noção das possibilidades;pesquisar sobre a possibilidade de atu-aremfiliaisdaorganizaçãonoexteriorou sobre programas de atualização em instituições estrangeiras mantidos pela companhia;elencarosvínculosdocur-so pretendido com suas funções atuais dentrodaempresa;analisarosbenefí-cios que a especialização trará para sua produtividade; agendarumadata comseugestorparaapresentaraproposta;ter um plano alternativo caso a empre-sa negue seus pedidos, mesmo que isso exija fazer o curso com recursos pró-prios e sem garantia de emprego na vol-ta e, por último, avaliar as possibilida-des de mercado que o curso abrirá para sua carreira quando voltar ao País.

O Universia (www.universia.com.br) é uma rede de cooperação universitá-

ria. A rede foi criada na Espanha 2000, e lançada no Brasil 2002. Em seis anos, o Universia Bra-sil conquistou a parceria de 254 universidades, alcançando a marca de 2 milhões de usuários cadastrados, segundo os dados publicados em seu portal.

Page 14: Revista Dia Melhor

14Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 - Dezembro 2009

ESTÉ

TICA

Sua pele revela sua idade?resposta irá depender dos cuidados e hábitos que você adotou até aqui. Pequenas atitudes ao longo dos anos podem ter feito toda a diferença - para o bem ou para o mal - e vão con-tinuar fazendo daqui em diante.O fato é que com o tempo a pele muda, e isso é natural. Pouco a pouco, ela deixa a aparên-cia frágil e macia da cútis de um bebê para ganhar um toque mais seco. A

Page 15: Revista Dia Melhor

15Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 -Dezembro 2009

Infância

Você já deve ter conhecido alguém que considerava ter a pele de um bebê e sabe o quanto isso é um elogio para qualquer mulher. Na verdade, apesar da maciez e brilho, a pele infantil é muito frágil, sensível e exposta a aler-gias. Isso ocorre porque o colágeno ainda está em formação, a cútis conta com menos pelos e as glândulas res-ponsáveis pela produção do suor ain-da não estão maduras, o que a deixa propensa a irritações.

Deve-se evitar produtos com fra-grânciaeoptarporaquelesespecífi-cos para pele sensível e seca. Esteja atenta para o aparecimento de bo-linhas ou lesões avermelhadas que coçam e até viram ferida, pode ser dermatite atópica. Neste caso, use um hidratante com fórmula suave e sem perfume. Nada de recorrer aos mes-mos cosméticos que você utiliza por-que gosta do cheirinho.

Adolescência20 anos

A palavra-chave nessa fase é “hor-mônio”, e com a pele não é diferente.

As alterações hormonais causam uma verdadeira revolução nas glândulas

sebáceas e nos folículos pilosos. Nessa etapa é comum que a oleosidade seja

mais intensa no couro cabeludo e na pele. A acne aparece e os poros ga-nham uma aparência dilatada.

Com o aumento da oleosidade, a recomen-dação é lavar o rosto com sabonete especí-fico para este tipo de pele. Muito cuidado para não causar o efeito rebote, que é aquela oleosidade produzida em defesa ao resseca-mento excessivo causado por muitas lava-gens ou determinados produtos. Opte por sabonetes que limpam sem ressecar e que tenham fórmula suave, de preferência com extratos naturais que acalmam a pele, como calêndula e aloe vera.

Embora a cabeça do adolescente es-teja centrada no presente, é preciso lembrar que hábitos errados, como a faltadousodefiltrosolar,podemtra-zer problemas graves no futuro. Para se ter uma idéia, cerca de 80% da ex-posição solar de toda a vida acontece até os 18 anos de idade e os efeitos no-civos do sol são cumulativos.

Chegou o momento em que a pele se torna plenamente madura. As células produzem grande quantidade de co-

Page 16: Revista Dia Melhor

16Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 - Dezembro 2009

lágeno e elastina, garantindo susten-taçãoefirmeza.Asglândulasrespon-sáveis pela produção de suor e sebo passam a trabalhar com mais estabili-dade, fazendo com que a pele se man-tenha hidratada e com textura macia.

A oleosidade excessiva pode ter ido embora, mas o cuidado na limpeza continua. Se sua pele ainda é oleosa, siga as dicas citadas na fase da ado-lescência. Caso ela seja mais sensível, escolha produtos com fórmula suave e, de preferência, sem fragrância. Isso irá garantir que a sua pele não respon-da ao uso dos produtos de forma alér-gica. O protetor solar é imprescindível para evitar problemas mais adiante.

Evite cigarro, bebida alcoólica em ex-cesso e poucas horas de sono. Procure ter uma alimentação balanceada e com pou-ca gordura. Todo o corpo irá agradecer.

30 anos

40 anos

dos 50 anos em diante

A famosa casa dos 30 traz os primei-ros sinais de envelhecimento. Isso ocorre em parte porque a pele per-de cerca de 10% do seu mecanismo de defesa, dando mais espaço para a perigosa atuação dos radicais livres. A renovação celular também perde força, tornando-se 20% mais lenta. É nessa fase que os resultados dos há-bitos adotados até o momento irão aparecer e isso inclui o acúmulo de sol guardado na memória celular.

Mantenha os bons hábitos mencio-nados na fase dos 20 anos e acrescen-te uma arma em seu arsenal: os reti-nóides. Além de acelerar a renovação celular que se torna mais lenta nessa fase,eleaindacombateaslinhasfinasque começam a aparecer.

Com o avanço da tecnologia, o mer-

cado já dispõe de retinóides que ofe-recem ótimos resultados sem causar aqueles efeitos colaterais que antes faziam com que o tratamento fosse abandonado, como ressecamento ex-cessivo, vermelhidão e descamação. O adapaleno é uma ótima opção e, recentemente, foi lançado em versão mais potente, com concentração de

0,3% e tolerabilidade similar a da ver-são anterior.

Nesta etapa o envelhecimento é mais evidente. A espessura da pele é 50% inferior do que aos 20 anos e o tônus muscular diminui 30% a capacidade

de rigidez, gerando flacidez facial. Acapacidade de retenção de água tam-bém diminui, deixando a pele resseca-da e desnutrida.

É importante investir na hidratação, evitar álcool em excesso e procurar ter um sono com qualidade para que o sistema circulatório trabalhe bem. Uso de antirrugas é bem-vindo nessa fase e os retinóides devem ser manti-dos. Não tome sol sem protetor solar, pois as manchas são mais resistentes nessa idade.

As transformações iniciadas aos 40 anos se tornam mais intensas, as ru-gasficamacentuadaseoslábiosten-demasetornarmaisfinosporcausada reabsorção óssea da mandíbula. A chegada da menopausa causa nova revolução hormonal fazendo com que apeledamulhersetornemaisfinaeressecada, além da diminuição na pro-duçãodefibrasdecolágenoeelastina.

Nesta fase: limpeza, hidratação e proteção solar. Se as rugas incomo-dam muito, não é preciso se desespe-rar ou recorrer a técnicas invasivas, como a cirurgia plástica. Recentemen-te, o número de intervenções não-ci-rúrgicas ultrapassou o de cirurgias e isso se dá principalmente ao uso da toxina botulínica na estética. Com um procedimento rápido e simples, é possível ganhar uma aparência mais jovem. Atualmente, o mercado conta com novas opções de toxina botulíni-ca que garantem resultados com uma aparência natural.

Page 17: Revista Dia Melhor

17Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 -Dezembro 2009

P ara muita gente, a arterioesclerose (entupimento das artérias) é uma doença de adultos, principal-

mente de pessoas idosas. No entanto, já se sabe que esta é uma doença que se inicia desde os primeiros

dias de vida e o assunto já é alvo de uma campanha da Socieda-de Brasileira de Cardiologia Pediátrica e da Sociedade Brasilei-ra e Matogrossense de Pediatria.

“As crianças são muito afetadas pelos novos costumes da sociedade de consumo, como o sedentarismo e as grandes porções de alimentos, geralmente muito gordurosos, que acabam prejudicando a saúde”, afirma Natasha Slhessarenko, patologista clínica do Lavoisier Medicina Diagnóstica/DASA.

A médica, que também é pediatra, explica que o entupimento das artérias pode começar ainda na barriga da mãe. “A mulher que se alimenta mal ou que fuma durante a gestação pode precipitar o nasci-mento de um recém nascido de baixo peso, o que pode predispor a uma série de alterações metabólicas nesta criança e pode culminar com o de-pósito de gordura nas artérias. Se a mulher tiver hipertensão e diabetes também pode haver predisposição para o bebê ter o problema”, explica a médica. Por isso, é preciso cuidar bem da saúde desde a gestação, com uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos com acompanhamento profissional e seguindo sempre as orientações médicas. Esses hábitos devem continuar ao longo da vida e fazer parte da criação dos pequenos.

Doces e lanches podem até entrar no cardápio da criança, mas só de vez em quando. No dia a dia, a dieta deve ter muita fruta, verdura, água, alimentos integrais, carnes e laticínios com pouca gordura. O segundo passo é ser ativo. A recomendação é que as crianças vejam televisão, usem o computador ou joguem vídeo ga-mes por, no máximo, 2 horas ao dia. É importante que a garotada tenha um período do dia com atividade física. Pode ser uma brin-cadeira mesmo, como jogar bola ou andar de bicicleta.

Coração de criança também requer cuidados

SAÚD

E

17

Page 18: Revista Dia Melhor

18Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 - Dezembro 2009

uem pretende reunir sua família e seus amigos para a ceia de Natal não precisa se preocupar, a Brasileira se encarrega do cardápio.

Neste ano, além das sugestões tra-dicionais que levam a grife “Brasi-leira”, foram preparadas algumas novidades que, com certeza, conquis-tarão o estômago de seus convidados.

Entre as novidades de pratos salgados estão Medalhão de Frango ao Molho Ve-louté (medalhão de frango envolto em bacon fatiado e coberto com molho a basedecondimentosecenouraralada);Escondidinho de bacalhau (purê de ba-tatas recheado com lascas de bacalhau com cobertura de queijo parmesão ra-lado);Quichedebacalhau (massaparaquiche com recheio de creme de baca-lhauabasedebacalhaudesfiado,batataralada, requeijão e creme de leite com cobertura de queijo parmesão ralado).

Para acompanhamentos: Arroz Agri-doce (arroz branco com abacaxi, uvas passasecheiroverde);Salpicãodepeitode peru defumado (batatas, salsão em lâ-minas e maionese). Como sobremesa de-liciosa Torta de Frutas secas com doce de leite(massaflorarecheadacomdocedeleite, coberta com nozes, damasco, ave-lãs, castanhas do Pará e geléia de brilho).

Além destas novidades, a Brasileira

Sugestões para ceia de Natal da Brasileira

disponibiliza outras quatro sugestões de entrada, 15 tipos de acompanha-mentos, sete tipos de massas e 22 pra-tos à base de carnes bovinas, suínas e aves entre eles o tradicional Tender decorado, Chesters e perus, e muitos ti-pos de tortas e bolos para sobremesas.

Também para presentes, a Brasi-leira possui algumas combinações de cestas natalinas já montadas ou de acordo com os produtos escolhi-dos pelo cliente, que vão de paneto-nes e bolos a vinhos e espumantes.

As encomendas já podem ser feitas pelos telefones 3757-2277 (Matriz);4437-3545 (Jardim); 4994-1027 (PaçoMunicipal) e 4337-1110 (São Bernardo do Campo). Nos dias 24 e 31 de dezem-bro, as unidades funcionarão das 6h40 às 20h e nos dias 25/12 e 01/01 somente a unidade matriz funcionará das 7h30 às 12h. As demais permanecerão fechadas.

Q

Page 19: Revista Dia Melhor

19Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 -Dezembro 2009

O CARR

EIRA

coach é o profissionalque pode ser definido

como um personal train-ner comportamental. E co-

aching é o processo de expansão de consciência, autoconhecimento e al-cance de objetivos.

Aqui no ABC, o assunto ainda não é muito difundido, mas já existe empresa especializada. Alexandre Barros Car-mona é responsável pela ABC Coaching, localizada no Centro de Santo André, e trabalha como coach há três anos.

Segundo ele, diferentemente do que algumas pessoas possam imaginar, o coaching não é uma terapia - apesar de ser parecido com uma - e nem mes-mo aconselhamento. Ele ajuda a pes-soa no processo de mudança compor-tamental, que poderá ser útil tanto na vidapessoalquantonaprofissional.

O coaching de vida é indicado para

Coaching: um processo conhecido por poucos

pessoas que têm como meta melhorar os resultados nas áreas familiar, emo-cional, intelectual, saúde, lazer e re-lacionamentos. Já os interessados no coaching de negócios buscam ajuda para sanar problemas. Entretanto, o foco não é a empresa em si, mas o em-preendedorismo do indivíduo. “Tra-balhamos mais com os micros e pequenos empresários, pois eles sentem muita di-ficuldade em contratar uma consultoria ou uma auditoria”, salienta. O trabalho de coaching pode contar ainda com o apoio de uma assessoria jurídica. “Não trabalhamos só com problemas, mas tam-bém para aqueles que buscam mais suces-so profissional”, destaca.

Carmona é um dos pioneiros em coaching no ABC

Page 20: Revista Dia Melhor

20Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 - Dezembro 2009

ocalizado na Região Nor-deste, o Piauí esconde uma exuberante beleza natural, principalmente,

quando se fala da sua área litorânea, banhada pelo Oceano Atlântico.

O Piauí é o estado marítimo de menor litoral, apenas 66 km de ex-tensão e isto se deve ao sistema de colonização adotado no estado, do interior para o litoral e às questões de fronteiras com os estados vizi-nhos Maranhão e Ceará.

Durante muito tempo, o Piauí foi um estado sem litoral. Somente no século XIX, o estado fez uma troca com o Ceará, cedendo os municípios de Príncipe Imperial, hoje Crateús, e Independência que permanece com o mesmo nome naquele estado, con-seguindo em 1880, o território de Amarração, com os mesmos limites estabelecidos pelo Ceará.

Com poucos recortes, o litoral apresenta costas baixas e arenosas, nas quais se observa a existência de dunas que resultam de ação do vento

O Piauí tem praia?Tem, sim, senhor.

20TU

RISM

O

L sobre a areia das praias. Sua peque-na extensão é dividida em duas par-tes: 30 km na Ilha Grande de Santa Isabel e 36 km na parte continental.

O litoral piauiense começa na Bar-ra das Canárias – na fronteira com o Maranhão e segue pela Ilha Grande de Santa Isabel, passando pelo fa-rol e praia da Pedra do Sal, vai até a Barra da Timonha – na foz do rio São João da Praia, na fronteira com o Ceará.

O principal acidente do litoral piauiense é o delta do rio Parnaíba, que só pertence ao Piauí em parte, o restante pertence ao Estado do Ma-ranhão. Este rio nasce na Chapada das Mangabeiras e percorre 1.485 km até desembocar no mar, forman-do um espetáculo de rara beleza. O nome Delta é utilizado para desig-nar aqueles rios que ao desaguar no oceano dividem-se e formam vários canais, e em apenas em três lugares do mundo este fenômeno acontece: Rio Nilo (Egito), YangTze (China) e Parnaíba.

Embora o litoral do Piauí tenha apenas 66 km de extensão, situado entre Maranhão e Ceará, pode-se dizer que este pequeno trecho foi abençoado pela natureza. Ao che-gar ao mar, o Parnaíba divide-se em cinco grandes canais: Igaraçu, Caná-rias, Caju, Carrapato ou Melancieira e Tutóia. Mais do que apenas uma curiosidade geográfica, esta divisãoproporciona a formação de dezenas de ilhas, igarapés, bancos de areia, manguezais, dunas e praias, num conjunto que forma um verdadeiro paraíso ecológico, repleto de vida vegetal e animal.

No Delta do Parnaíba estão mais de setenta ilhas, algumas desertas e praticamente inexploradas, outras habitadas por pescadores e suas fa-mílias. Uma das maiores, a Ilha do Caju, é um santuário ecológico de onze mil hectares de cenário diver-sificado,comflorestasnativasdevá-rias espécies que servem de alimen-tação para a fauna. Lá foi implantada a Reserva Particular do Patrimônio

Page 21: Revista Dia Melhor

21Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 -Dezembro 2009

Natural, para garantir a preservação deste ecossistema. Em sintonia com o ambiente, turistas lá encontram uma antiga fazenda agora transfor-mada em pousada, bastante confor-tável.

A maior ilha do Delta é a Ilha Gran-de de Santa Isabel, famosa pelo arte-sanato e por suas rendas, confeccio-nadas por rendeiras que aprenderam o ofício com suas mães que aprende-ram com suas avós. Também a Ilha das Canárias é um lugar muito pro-curado por turistas e ambientalis-tas, onde a preservação ambiental está sempre em primeiro plano. A Ilha das Canárias está entre as que possuem melhores condições para a

prática do turismo ecológico.Como se ainda não bastasse, além

do Delta do Parnaíba, o litoral do Piauí também tem algumas das me-lhores praias do nordeste, como a Praia de Atalaia, sempre movimen-tada com seus mais de 50 bares, ou então a Praia do Coqueiro, que já é considerada como um dos principais points do litoral, e dezenas de ele-gantes casas de veraneio. Já as praias de Macapá e Campo Grande são con-sideradas oásis de tranqüilidade, enquanto a praia de Pedra do Sal é a preferidadossurfistas,devidoàsuasgrandes ondas.

O único porto marítimo do Piauí é o de Luís Correia, antiga Amarração,

fundado em 1820 na foz do Iguaçu, pelo governo do Ceará. Atualmente, há no Piauí dois municípios litorâne-os – Parnaíba e Luís Correia, ambos integrantes da microrregião do Lito-ral Piauiense, cujo o pólo é a cidade de Parnaíba.

O clima do litoral piauiense é quen-te e úmido, com chuvas de verão e temperaturas médias anuais em tor-no de 26ºC e os totais pluviométricos estão por volta dos 1.200mm. A ve-getação é constituída de mangues, vegetação de dunas e cerrados, tam-bém existem coqueiros que se espa-lham por todo o litoral. Nas partes baixas e úmidas, aparecem a carnaú-ba e o buriti.

Page 22: Revista Dia Melhor

22Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 - Dezembro 2009

A pesca é a mais importante ativi-dade econômica do litoral. Também merecem destaque as grandes reser-vas de sal e a Indústria de turismo. O

transporte marítimo é muito precário, porque o Porto de Amarração precisa ser ampliado e aparelhado para rece-ber navios de grande calado.

A culinária do litoral piauiense tem como base os peixes de água doce e salgada, como também os frutos do mar, o caranguejo e os mariscos. O caranguejo é o principal produto do Delta, sendo aproveitado em todas as comunidades deltaícas como fonte de renda e de subsistência das famílias de catadores de caranguejo. Um preparo muito utilizado dessa iguaria é o “ca-ranguejo quebrado na hora”, servido com baião de dois, farofa e vinagrete.

A carne de caranguejo também é muito utilizada em recheios de pi-zzas, lasanhas, hambúrguer, bolinho, pastéis e outras iguarias. A torta de caranguejo está presente no cardá-

Peixe é a base da culinária

pio regular dos restaurantes do lito-ral piauiense e o “caranguejo toc-toc” jamais pode faltar nas tardes quentes nos restaurantes da beira rio, tanto no Bairro do Carmo, como no bairro “Tu-cuns”. Outra deliciosa sugestão são as patinhas de caranguejo à milanesa, o ensopado e a casquinha.

Na praia de Atalaia e nos restaurantes da Praia do Coqueiro, é servida a pes-cadaamarela,iscasdefilédepescadae bolinho de peixe, além do famoso camarão ao alho e óleo e à milanesa. A cavala ou serra, servido ao molho escabeche e ao molho de camarão, presente em todo território piauien-se, é um peixe facilmente encontrado nas praias do Piauí, assim como o par-go, abundante em Luis Correia e no Coqueiro; a pescadinha frita, servidacom farofanaPedradoSal; o coróea tainha, na Barra Grande. É possível encontrar o mexilhão no Cajueiro da Praia e o molusco taioba na ilha Danta

e a ostra afrodisíaca no Delta, o que ajuda na recuperação das energias gastas durante o belo e deslum-brante percurso do Roteiro Jeri

Delta, Lençóis.

Page 23: Revista Dia Melhor

23Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 -Dezembro 2009

s siglas aplicadas para me-dir o volume de dados e a capacidade de tráfego na Internet causam confu-

são entre os usuários de internet. Pro-va disso é que 16% dos lares brasileiros com conexão rápida não sabem a taxa contratada para acessar a Web, segun-do a pesquisa TIC Domicílios 2008 do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Entender o contrato com a operadora de conexão à internet faz com que você nãofiqueirritadoaguardandointermi-náveis minutos numa central de atendi-mento, segundo José Domingos Ferrei-ra, empresário na área de internet.

Ao contratar uma conexão, as dezenas de termos técnicos em inglês tornam-se incompreensíveis para a maioria das pessoas.

É preciso ir ao be-a-bá da computação para entender a ve-locidade da banda larga. Associe que cada letra, número ou caráter, mesmo o espaço em branco, que você digita no Word, por exemplo, ocupa na memória de seu computador o equivalente a 8 bits, o que correspon-de a um byte . O nome Dia Melhor utili-za 10 bytes, isto é, 80 bits.

Seguindo esta lógica, um Megabyte (Mb) equivale a 1 024 Kilobytes, que corresponde a 1 048 576 bytes, isto é 8 388 608 bits.

Os contratos de banda larga sempre dão garantias de Upload e Download. Uploadsignificaoatodeenviardadospara outro computador e Download é o ato de trazer (baixar) dados num computador.

As taxas de velocidade variam de acordo com o tipo de conteúdo solici-tado ou enviado. A prestadora garan-te rapidez na comunicação da casa do usuário até a Internet. Daí para frente existem fatores da própria rede que influenciarãoessastaxas.

Banda larga não significa rapidez o tempo todo

De acordo com José Domingos, bai-xar um vídeo hospedado em um servi-dor do leste europeu, região onde não se garantem taxas altas de tráfego, influencianotempodoseudownload.

As prestadoras de serviços de ban-da larga costumam oferecer conexão com o termo Mega. Ele refere-se à quantidade máxima de dados que vão trafegar pela rede. Já a taxa de trans-missão dessas informações é referen-ciada em segundos.

O plano Speedy 2 Mega da Telefô-nica, por exemplo, oferece velocida-de de download de 2 Mbps (Megabit por segundo) e de upload é de 600 Kbps(Kilobit por segundo). No paco-

te da Net Virtua 2 Mega a velocidade de download é de 2 Mbps e a de upload é de 300 Kbps. Já no Velox 1 Mega da Oi, as taxas de desci-da de dados são de 1024 Kbps e de subi-da é de 300 Kbps.

A velocidade de sua conexão à Internet depende não só das características técnicas de seu acesso como também do tráfego, dia e hora. Por isso devem-se fazer várias medições, para saber a estabilidade de seu acesso. Existem sites que ofe-recem medição, dois deles são http://www.testesuavelocidade.com.br e http://www.gratis.com.br.

Outra forma é você baixar qualquer arquivo da internet acima de 10 Mb e acompanhar na caixa de alerta a taxa de transferência em Kbps. A caixa de alerta é aberta automaticamente quando inicia-se o Download . Impor-tante observar que a taxa no exemplo acima é de 441 Kbps e estamos utili-zando uma conexão banda larga de 2 Mbps com 30% de garantia mínima, ou seja, no exato momento deste teste a companhia que nos fornece o servi-ço não está cumprindo o mínimo con-tratado que seria de 600 Kbps.

A

Page 24: Revista Dia Melhor

24Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 - Dezembro 2009

LAN

ÇAM

ENTO Leve para casa

tradicional sor-vete de massa de

fabricação da Bra-sileira já pode ser

levado para casa.Acabam de chegar aos fre-

ezers da rede Padaria Brasi-leira as novas embalagens da linha “leve para casa” de 400 gr do sorvete, que vem nos sabores Giandúia, Iogurte com Amarena, Manga, Mo-rango com leite, Creme, Flo-cos, Chocolate e Coco.

As novas embalagens são práticas e os deliciosos sa-bores seguem a autêntica re-ceita italiana e são produzi-dos com frutas naturais, não possuem conservantes e são isentos de gordura trans.

O

Os novos potes de sorvetes podem ser encontrados nas quatro unidades da

Padaria Brasileira: Matriz, Jardim, Paço Municipal e São Bernardo do Campo.

Page 25: Revista Dia Melhor

25Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 -Dezembro 2009

Page 26: Revista Dia Melhor

26Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 - Dezembro 2009

“Vou à padaria de manhã para tomar café e a tarde para comprar pães e tomar lanches. Gosto do espaço, localidade e atendimento”.

Edilson Franzini

“Frequento a Brasileira pelo ambiente e higiene. Almoço pelo menos 2 vezes por semana na padaria e

diariamente compro pães”.Roberto Sponchiato

“Frequento todos os dias. Gosto porque tem privacidade, o lugar é confortável, é completa no atendimento. Me sinto como se estivesse em casa”.

Vilma Ferreira de LIma

representante comercial

“A melhor padaria do ABC. Os produtos são bons. Um dos aspectos é a não venda de bebidas alcoólicas, tornando perfeito o ambiente familiar. Frequento desde 1975, quando vim para Santo André a trabalho.

Dr. Swami Gomes TeixeiraMédico

“Gosto e frequento diariamente a padaria. Confio nos produtos, tanto na qualidade quanto no valor”.

Neusa Furlaneto Boatto e os filhos Bruna e Gustavo

“Frequentamos assiduamente a Brasileira para almoçar. Tem bom atendimento e ambiente, além do caixa automático que facilita quando precisamos de dinheiro. Adoramos os lanches da Brasileira.

Victor Rodrigues e Raimundo de Lucaempresários

“O ambiente é agradável e familiar, os produtos são frescos e saborosos. Gosto de trazer os filhos após o término das aulas”.

Ieda Maria Souza Pessolato, jornalista e Maria Eduarda, Alvaro e Antonio

“Há variedades de produtos e fica perto de minha residência”.

Fabio Auad Palermo, cirurgião dentista e Ana Carolina

Por q

ue so

u Br

asile

ira?

“Sou frequentador assíduo da Brasileira pelo ambien-te agradável, ótimos salgados, bom atendimento e funcionários educados”.

Matheus de Almeida Lazari - publicitário

“Frequento a Brasileira todos os dias. Costumo tomar capuccino e comer um pão integral. Adoro o ambien-te, as pessoas são muito simpáticas”.

Daise de Almeida Lazari - psicóloga

“Gosto do ambiente. Aproveito para ficar com a família.”

BrunodeAlmeidaLazari-fisioterapeuta

“Frequento a Brasileira pelo menos 4 vezes na se-mana. Os produtos são de ótima qualidade. Aprecio muito os pães, capuccino, roscas, doces e sorvetes. A Isabela gosta da coxinha e sorvete de chocolate”.

Silvana Fornaziero e a sobrinha Isabela

Page 27: Revista Dia Melhor

27Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 -Dezembro 2009

Page 28: Revista Dia Melhor

28Dia Melhor - Ano I - Edição nº 1 - Dezembro 2009