revista da cidade caraguatatuba

52

Upload: roberto-espindola

Post on 12-Mar-2016

272 views

Category:

Documents


47 download

DESCRIPTION

informação sobre Caraguatatuba acontecimentos, atualidades, politica, noticias e tudo mais sobre Caraguatatuba e litoral norte

TRANSCRIPT

Page 1: Revista da Cidade Caraguatatuba
Page 2: Revista da Cidade Caraguatatuba
Page 3: Revista da Cidade Caraguatatuba
Page 4: Revista da Cidade Caraguatatuba

4 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

EXPEDIENTE Revista da Cidade - Caraguatatuba Ano V Número 30 - Dezembro 2012

Jornalista Responsável Roberto Espíndola - Mtb 6308ColaboradoresJordelino de PaulaBertô CurareZéka MarioShirley GabariteFotos J.C.CurtisLú PalmeiraSérgio InoueGianni D’AngeloBento CostaBianca SchumakerArte & Diagramação Fabíola EspindolaProdução R.Espíndola & AssociadosDepartamento Comercial Luiza Garcez

Publicação e Impressão Digital Graf Press Ltda., CNPJ 05.95.821/0001- 72, Rua Mario Valério Camargo 127Cep: 12230-089, São José dos Campos/SPEscritório em CaraguatatubaR. Ostiano Sandeville 180 Centro Cep: 11.660-040 Tel.: 12.3882-4596, E-mail: [email protected]

Edição On Line: www.issuu.com/revistadacidade/docsPara receber uma assinatura online da Revista da Cidade Caraguatatuba mande uma mensagem para: [email protected]

índice

E mais ...07 Nossa Palavra17 Gente30 Casa e Decoração39 Natal de Luzl45 Encontre aqui Um roteiro de boas compras e serviços

2013 - O mundo não acabou

Tente, Invente.Faça Diferente

Novos recursos tornaram aos revestimentos mais criativos

32 A Ceia de Natal

A reunião de familiares e amigos para comemorar o nascimento de Jesus

36

Os evangélicos não param de crescer

Um panorama do cresci-mento das igrejas evangélicas em Caraguatatuba

40 Melhor Idade

A melhor idade está dentro de nós

42

“Deixaram ao policial a responsabilidade sem o poder”

08

Retrospectiva 2012

O que foi destaque durante o ano11

Page 5: Revista da Cidade Caraguatatuba

5REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Page 6: Revista da Cidade Caraguatatuba

6 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Page 7: Revista da Cidade Caraguatatuba

7REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

“Estimado Roberto. Gostaria que me perdoasse. A vida urge. Guardo boas recordações de sua pessoa. Gostaria de abraçá-lo, antes de deixar este planeta. Osmar.”

“Quisera, Senhor, neste Natal armar uma árvore dentro do meu coração e nela pendurar, em vez de presentes materiais, os nomes de todos os meus ami-gos. Os amigos de longe e de perto. Os antigos e os mais recentes. Os que vejo a cada dia e os que raramente encontro. Os sempre lembrados e os que às ve-zes ficam esquecidos. Os constantes e os intermitentes. Os das horas difíceis e os das horas alegres. Os que, sem querer, eu magôo, ou sem querer me ma-goaram. Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles de quem conheço apenas as aparências. Os que pouco me devem e aqueles a quem muito devo. Meus amigos humildes e meus amigos importantes. O nome de todos os que já passaram pela minha vida. Uma árvore de raízes muito profundas para que seus ramos nunca mais sejam arrancados do meu coração. De ramos muito extensos, para que novos nomes vindos de todas as partes venham juntar-se aos existentes. De sombras muito agradáveis para que nossa amizade seja um momento de repouso nas lutas da vida. Que o Natal esteja vivo em cada dia do ano que se inicia.

É o desejo deste pobre mortal, e que conseguiu vencer 78 anos com a ajuda de tão bons amigos”.

Roberto Espíndola

nossa palavra

Para

Roberto Espindola

Rua Ostiano Sandvellie, 180

Cep 11660-000 - Centro

Caraguatatuba - SP

Que me perdoem os leitores por meu individualismo, mas neste momento quero render uma homenagem ao Mes-tre que moldou o meu caráter, tornando--me um jovem combativo, inconformado com as injustiças políticas e sociais, firme em minhas convicções, apaixonado pela arte de escrever. Seu nome? Osmar Cândido de Deus, que neste momento se encontra em al-gum lugar do Universo cumprindo sua mis-são. Transcrevo o último legado que me deixou. Uma mensagem de Natal.

A DERRADEIRA MENSAGEM

Page 8: Revista da Cidade Caraguatatuba

8

“DERAM AO POLICIAL A RESPONSABILIDADE SEM O PODER”

REVISTA DA CIDADE8 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

O Estado de São Paulo vive um de seus períodos mais tensos em matéria de segurança pública.Enfrentamento da força policial

por marginais comandados por facções criminosas com atos de vandalismo, execuções e assassinato de policiais, em proporções nunca vistas no Estado.Essas ocorrências, iniciadas na capital, começam a se espalhar por outras cidades, trazendo preocupação e intranqüilidade para a população, incluindo a nossa região.Inúmeras medidas vêm sendo tomadas, mas a cada nova ofensiva, os marginais se mostram mais ousados e organizados.

Conhecedor há mais de 20 anos dos pro-blemas de segurança da cidade, o Tenente

Coronel/PM Miguel March , foi coman-dante da 2ª. Companhia do 20º BPM/I, sediada em Caraguatatuba durante sete anos e, transferido para São Paulo foi sub-comandante e comandante do 21º , 22º e 28º Batalhão da Polícia Militar, antes de passar para a reser-va com mais de 30 anos de serviços prestados a PM, 23 dos quais no Po-liciamento, além de ter sido professor da Escola de Oficiais e Escola de Sar-

gentos da corporação.Com o passar dos anos integrou-se a

vida de Caraguá, onde reside até hoje, tendo recebido o título de Cidadão Cara-

guatatubense pelos relevantes serviços ao município.

Segurança é o assunto do momento.Por outro lado, Caraguatatuba, por várias vezes, foi apontada como uma cidade violenta e, num passado recente, a instalação da Fundação Casa e construção do Cadeião, causaram muita polêmica e descontentamento em parte de uma parcela significativa dos moradores.Acrescente-se a isso a vinda de migrantes de origem desconhecida, por conta do desenvolvimento acelerado do município.Nesta entrevista o Tenente Coronel Miguel March Filho, que já comandou a 2ª. Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento em Caraguatatuba, fala sobre o assunto.

Page 9: Revista da Cidade Caraguatatuba

9REVISTA DA CIDADEDezembro 20129REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Revista da Cidade – Como o senhor definiria a qualidade da segurança em Caraguatatuba? A população pode se sentir segura?

Coronel March – Pode. A qualidade é boa. Conheço os policiais, conheço o comando e eles se dedicam com empenho para dar segurança e tranqüilidade à população, mais o cidadão deve tomar medidas de controle quanto a sua segurança e a de seu patrimônio, não só em Caraguatatuba como em qualquer centro urbano.

RC – A que atribuir em São Paulo o enfrentamento da polícia pelos marginais, com atos de vandalismo, execuções e assassinatos de policiais?

CM – Tecnicamente o policial é o representante do Estado com poder de polícia. Mais o que está acontecendo é que deram ao policial a responsabilidade sem o poder.Nos Estados Unidos, por exemplo, o policial tem poder para exercer sua autoridade inclusive e se necessário com o uso da força, caso sua autoridade seja colocada em risco. No Brasil a autoridade do policial e questionada e desacatada a cada momento e quando, se necessário, usa a força, recebe uma série de constrangimentos. Para o marginal que pouco ou nada tem a perder esta é a situação ideal para suas ousadias.

RC – Caraguatatuba é realmente a cidade mais violenta do Estado de São Paulo?

CM – Estatisticamente em número de homicídios o índice é e levado. Mas observem bem. Os homicídios não são cometidos nas igrejas, nem nas escolas, no trabalho, nas residências. Eles acontecem na alta madrugada quase sempre em “botecos,” geralmente envolvendo traficantes, band idos , marg ina i s , a maioria marcada para morrer por seu envolvimento com o crime. Isso não faz de

Caraguatatuba uma cidade violenta como querem alguns até por interesses pessoais.

RC – A existência do Cadeião pode ser motivo para que facções criminosas venham a provocar distúrbios na cidade?

CM – Acredito que não, mais vai depender da atuação do poder público municipal proibindo e evitando a construção de favelas e

bolsões de residências ao redor do presídio como já existe em alguns lugares.

RC – Tem fundamento a afirmação de que Caraguá é ponto de esconderijo para criminosos e traficantes?

CM – Apesar de ser um ponto estratégico entre Rio e São Paulo, desconheço qualquer ação neste sentido, mas toda e qualquer cidade de médio e grande porte oferece condições de esconderijo para a marginalidade.

RC – Como acabar ou coibir os golpes aplicados contra pessoas simplórias e crédulas de dentro das cadeias, através de telefones celulares e mesmo fixos?

CM – É fácil e simples. Basta colocar nas cadeias o s i s tema de ra io X existentes nos aeroportos. É apenas uma questão de boa vontade e baixos investimentos.

RC – O desenvolvimento e a conseqüente atração de migrantes de origem desconhecida em busca de oportunidades pode ser motivo para que a criminalidade aumente?

CM – No processo de d e s e n v o l v i m e n t o e crescimento de uma cidade tem muita coisa boa e muita coisa ruim. A chuva é boa, mas a enxurrada traz muita sujeira e lixo. É preciso apenas que as autoridades se mantenham alertas.

“Os homicídios não são cometidos

em igrejas, nem nas escolas, no trabalho e nas

residências

Page 10: Revista da Cidade Caraguatatuba

10 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012REVISTA DA CIDADE10 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

RC – A criação da Guarda Municipal traria vantagens para a população ou seria apenas mais um ônus para gerar empregos para apadrinhados do poder?

CM – É uma medida que pode ter duplo efeito. Tudo é bem vindo para auxiliar na segurança, mas é bom lembrar que segurança não dá lucro. De nada adianta criar a Guarda Municipal sem autoridade e sem um planejamento que exija uma efetiva atuação de seus integrantes. Temos exemplos em outros setores de elementos que foram concurssados e contratados para fazer absolutamente nada ou quase nada. E um cabide de empregos oficial é sempre bom em época de eleições.

RC – As limitações impostas aos policiais, com o rigor que vêm sendo exercidas, são necessárias ou servem apenas para intimidar, desestimular e dificultar o trabalho daqueles que, por vezes, com o risco da própria vida garante a ordem e a segurança da sociedade?

CM – Só servem para isso mesmo: int imidar, desestimular, e dificultar o trabalho. Esse cerco aos policiais só dificulta. Não sou favorável à violência. Não se deve dar um tapa sequer num inocente, mas o bandido, o marginal, o assassino tem que se tratado com rigor.

RC – Quando o assunto é criminalidade fala-se muito em Direitos Humanos. A impunidade e as regalias dos detentos e criminosos são seria um fator de estímulo e destemor para a pratica

continuada de crimes?

CM – Os ativistas dos Direitos Humanos falam e agitam muito porque têm seus familiares muito bem protegidos. Já vi muito ativista mudar de opinião quando a violência dos bandidos a lcançou sua família. Observem que muitos criminosos, quando beneficiados por medidas liberais em datas específicas, são soltos se evadem e voltam a praticar crimes até com maior crueldade e intensidade. Existem criminosos tão sanguinários que a rigor não merecem o status de humanos.

RC – O salário dos policiais é condizente com os riscos e responsabilidades que enfrentam?

CM – Não. Nos Estados Unidos o salário de um policial em início de carreira é de US$

3.000.00 ou R$ 6.600,00 e mais os benefícios. E não venha dizer que é por falta de recursos. O Brasil tem muito dinheiro para investir em recursos humanos e melhorar a qualidade de vida da população. Basta ter menos

corrupção. Investe-se muito em obras e equipamentos que dão margem para transações ilícitas, e quase zero ou muito pouco no ser humano.

RC – Uma polícia unificada – civil e militar poderia trazer vantagens para a população e ser mais eficiente?

C M – F u i p r o f e s s o r concursado da Academia de Polícia Civil. Conheço um pouco do assunto. Esta unificação, se bem feita estruturalmente para que não de lugar a divergências, traria com certeza benefícios para o Estado e para a população. Sempre me relacionei bem com a Polícia Civil e a unificação é possível e desejável.

RC – OW senhor, assim como outros policiais de sua época na ativa, sempre agiu com rigor contra a criminalidade. A forma como exercia seu trabalho é possível de ser realizada nos dias atuais?

CM – Desde que se de autoridade ao policial. Mesmo agindo com rigor, sempre cumpri a Lei. O policial deve se fazer respeitar por toda a população.

RC – A corrupção na polícia w tão grande como se comenta?

CM – Posso falar da Polícia Militar. Todos os casos que chegam ao conhecimento do comando são devidamente apurados e se confirmados os infratores ou criminosos são rigorosamente punidos.

“O salário do policial não

é condizente com a sua

responsabilidade

Page 11: Revista da Cidade Caraguatatuba

11REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

AconteceuRetrospectiva 2012

O ex-prefeitO e médicO JOsé BOuraBeBy fOi uma das perdas mais

sentidas que OcOrreram du-rante O anO. aO sepultamen-tO, realizadO em aparecida dO nOrte, sua cidade natal, cOmpareceram autOridades, amigOs e admiradOres tantO de caraguatatuBa quantO de sãO BentO dO sapucaí, de Onde tamBém fOi prefeitO.

Deixou saudades

pela primeira vez em sua história um re-presentante dO papa esteve em visita à ci-

dade.dOm giOvanni d’anielO,

núnciO apOstólicO, emBaixa-dOr dO vaticanO nO Brasil, durante dOis dias participOu de intensa prOgramaçãO na regiãO, inclusive da inaugu-raçãO das nOvas instalações da cúria diOcesana.

na OpOrtunidade fOi anun-ciada a eleiçãO de dOm an-tOniO carlOs altieri cOmO arceBispO de passO fundO, rs.

Visita do Núncio Apostólico

Page 12: Revista da Cidade Caraguatatuba

12 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Retrospectiva 2012

Os 60 anos da Santa Casa

a casa de saúde stella ma-ris cOmemOrOu Os 60 anOs de sua presença em cara-guatatuBa, em dia de festa

cOm missa, distriBuiçãO de Brindes para funciOnáriOs, hOmenagem para cOla-BOradOres e recepçãO às autOridades e amigOs dO hOspital.

reequipada, mOdernizada e amplia-da em suas instalações, dispOndO de excelente cOrpO clínicO, graças aO traBalhO incansável das irmãs da cOngregaçãO de maria imaculada, a santa casa, fundamental instituiçãO para O desenvOlvimentO da cidade, que zela pela saúde da pOpulaçãO, inclusi-ve em mOmentOs difíceis cOmO durante a catástrOfe de 67, é O mais impOrtante hOspital dO litOral nOrte.

O prainha BOulevard, inauguradO durante Os festeJOs dO aniversáriO da cidade, represen-ta uma nOva realidade urBana cOm fOnte luminOsa interativa, vista para a pedra dO Jacaré, um dOs cartões pOstais da cidade, espaçO para crianças e idOsOs, deck para relaxamentO, mirante para a praia, estaciOnamentO, urBanizaçãO e acessiBilidade, permitindO tOtal interaçãO entre O espaçO e O púBlicO, transfOrmOu-se em pOntO de atraçãO para a pOpulaçãO lOcal, turistas e visitantes

Urbanização com arte

Caraguá a GostoOs saBOres de caraguá ganharam desta-

que cOm a 7ª ediçãO dO “caraguá a gOs-tO”, que cOntOu cOm a participaçãO de 34 estaBelecimentOs de alimentaçãO, 8.500 clientes vOtantes de mais de 60 cidades, 13 estadOs e seis países.

Page 13: Revista da Cidade Caraguatatuba

13REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Retrospectiva 2012

A festa do povo

cOm a presença dO prefeitO antOniO carlOs, dO secretáriO de estadO da saúde, giOvanni guidO cerri, da secre-tária de estadO dOs direitOs da pessOa

cOm deficiência, linamara rizzO Battistela, dO senadOr alOysiO nunes, dOs deputadOs estaduais pedrO tOBias e samuel mOreira e dO deputadO federal JOrge tadeu, dO desemBargadOr rOBertO haddad, prefeitOs da regiãO e Outras autOrida-des, fOi inauguradO O centrO de especialidades médicas, OdOntOlógicas e de reaBilitaçãO “ma-dre tereza de calcutá”, um dOs mais cOmpletOs de tOda a regiãO.

Centro de Especialidades

em fevereirO, a alegria e a descOntraçãO reinaram na cidade pOr cOnta dOs fes-

teJOs carnavalescOs, que tiveram cOmO principal atraçãO O BlOcO das piranhas, O carnaval de an-tigamente realizadO na praça candidO mOta e O desfile de BOnecões, Já tradiciOnais em suas apresentações.

Page 14: Revista da Cidade Caraguatatuba

14 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Retrospectiva 2012

prOduzidO pela editOra cidade de cara-guatatuBa, fOi lançadO O livrO perfil – empreendedOres de sucessO, que relata

O dinamismO empresarial de inúmerOs empreen-dedOres que se destacaram em 2012.

Edição 2012

Empreendedores de Sucesso Caraguatatuba

PerfilPerfil Empresarial

marcantes para a vida da cidade, Os festivais gastrOnômicOs, dO camarãO, da tainha e dO mexilhãO, atraíram grande púBlicO nãO só de caraguá cOmO de cidades dO litOral nOrte, vale dO paraíBa e interiOr de sãO paulO, minas gerais e riO de JaneirO.

Festivais gastronômicos

Page 15: Revista da Cidade Caraguatatuba

15REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Page 16: Revista da Cidade Caraguatatuba

16 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Cultura

A Fundacc – Funda-ção Educacional e Cultural de Cara-guatatuba realizou

o encerramento das atividades do 2º semestre de 2012 das Ofi-cinas Culturais desenvolvidas nos bairros de norte a sul da cidade. Atualmente, cerca de 3 mil alunos participam das Oficinas Culturais nas áreas de artes plásticas, artesana-to, cine, foto e vídeo, dança, folclore, literatura, música e teatro

Alunos da Fundacc revelam seu talento

Page 17: Revista da Cidade Caraguatatuba

17REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Gente

BATATAS, BATATAS E MAIS BATATAS. SEMPRE COM MUITO SABOR.

Alan e Mariana formam um casal simpático e lutador que, como tantos outros, vieram para Caraguatatuba em busca de dias melhores, conquistando um lugar no universo em-

preendedor. Vindos de Salesópolis, onde já se dedicavam ao comércio, ao se decidirem por montar na cidade um fast-food, inaugurando o Batatuba em 2009, literalmente “pegaram uma batata quente”. Mas valeu a pena!

Embora já existisse em São Paulo, e em outras grandes e médias cidades, casas especializadas, a oferta de batatas recheadas em Caraguatatuba era uma novidade desti-nada a conquistar os moradores, veranistas e turistas.

O começo foi difícil. Estavam iniciando seu próprio empreendimento, como muitos outros empreendedores, com capital reduzido. Não havia mão de obra especiali-zada e o casal teve que lavar e preparar muitas e muitas batatas, além de atender à clientela que ia se formando, atraída pela boa qualidade e sabor da variedade de ba-tatas recheadas que ofereciam. Não apenas as batatas com 30 recheios diferentes, mas também os 18 sabores de panquecas, uma outra atração para os apreciadores,

Alan e Mariana são exemplos de empreendedores que acreditando na cidade e na criatividade conseguiram alcançar sucesso. O segredo? Seriedade em seu traba-

lho. A qualidade dos produtos e serviços que oferecem, onde se destaca o bom atendimento e a consideração que têm por seus freqüentadores a ponto de não servir bebidas alcoólicas por entender que não combinam com os lanches rápidos que preparam.

O futuro? Alan e Mariana declaram que foram recebi-dos de braços abertos e que aqui querem criar seu filho que já tem seis anos, integrando-se definitivamente à vida de Caraguatatuba.

Page 18: Revista da Cidade Caraguatatuba

18 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

O MUNDO NÃO ACABOU !REVISTA DA CIDADE18 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

2013

Page 19: Revista da Cidade Caraguatatuba

19REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Estamos no limiar de 2013 e, contrariando todas as previsões do

Calendário Maia, o mundo não acabou, mas grandes transformações ocorrerão, acelerando o processo de mu-tação no Planeta Terra, não apenas em termos climáticos como também em mudanças políticas, sociais, econômicas e de qualidade de vida.Essas mudanças, que já vêm ocorrendo, se acentuarão em 2013 exigindo adaptações, trazendo dor, sofrimento e de-sespero, mas também alegria e esperança por conta dos avan-ços da ciência e das descober-

Um panorama que analisa os acontecimentos e projeta suas consequências para o Ano Novo.

19REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

GRANDES TRANSFORMAÇÕES IRÃO ACONTECER

tas do mundo interior, unindo o homem ao sobrenatural O chamado aquecimento global continuará se acentuando, castigando o planeta, produ-zindo alterações climáticas e catástrofes ao redor do mundo, com períodos de temperaturas desconfortáveis, que causarão mortes e problemas de saúde em todos os continentes.A terra já passou pela Era Glacial e pela Era Pluvial; sobre esta última temos co-nhecimento por meio da nar-ração bíblica sobre o Dilúvio. Entramos agora na Era do Aquecimento, não apenas por conta do uso indevido do pla-

neta pelo bicho homem, como também em consequência de mutações Cósmicas. Os re-sultados dessas mudanças são imprevisíveis, considerando a profunda mudança da vida na terra. Estas transformações afetarão também os mares, que terão seu nível normal alterado, pondo em risco as cidades à beira-mar.A população mundial está des-preparada para este período e os governantes irão adotar medidas emergenciais de pou-cos resultados práticos, que se transformarão em conflitos sociais.

Page 20: Revista da Cidade Caraguatatuba

20 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Outro motivo de preocupação é a saúde no planeta. Embora os avanços da ciência, com o desenvolvimento de novas técni-cas e com a descoberta de

medicamentos tenham minimizado ou eliminado o efeito de muitas doenças conhecidas, por conta da evolução e hábitos sociais, novos problemas, até então inexistentes, vão surgindo, exigindo cuidados médicos com inter-venção das autoridades sanitárias.

O grande vilão do momento é o vírus H1N1, que está se fortalecendo através de mutações, podendo vitimar milhares de pessoas em todo o mundo até o final de 2013, inclusive na China, Japão, Coréia, Tailândia, Vietnã, Indonésia e Filipinas. Casos es-tes que já tiveram início em 2010. Além disso, há a bactéria assassina, resistente a antibióticos que poderá crescer na Ásia. Devemos estar em alerta e entender que todos somos parte deste mundo e por conta da facilidade das comunicações podemos ser alcançados por vírus e bactérias.

A governabilidade dos Estados Unidos vai estar comprometida pela oposição do

Partido Republicano ao pre-sidente Barack Obama, o que

dificultará a adoção das medidas necessárias ao equilíbrio e ao desen-

volvimento da economia daquele país com reflexos em todo o

mundo. Esta oposição será mais

intensa durante o ano de 2013, quando os dois par-tidos, o Democrata e o Re-publicano, estarão medindo forças para determinar os rumos que a América de-verá tomar. Apesar de algumas me-

A economia mundial vai continuar em crise

A saúde

lhoras, a economia europeia continuará em crise, exigindo medidas de austeridade dos governos que provocarão tensão social e protestos, principalmente na Grécia, Portugal e Espanha. Este panorama é desfavorável aos países emergentes, dentre os quais se inclui o Brasil. Acredita-se que terão grande dificul-dade em desenvolver suas economias, o que poderá exigir medidas de austeridade administrativa com cor-tes dos gastos públicos, cancelamento de programas sociais e até modificações na legislação trabalhista, provocando protestos e tensão política.

Há que se notar que a China, a economia que mais cresce no mundo, presente em todos os mercados com o fornecimento de seus produtos, com mais de um bilhão e trezentos mil habitantes (1.343.239.423 – Julho de 2.011) e credora de boa parte das economias do mundo, inclusive dos Estados Unidos, embora ainda sob o controle do Partido Comunista, teve alterações em seu comando, não se sabendo o rumo que dará a sua política externa a partir de 2013.

Page 21: Revista da Cidade Caraguatatuba

21REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Av.: Anchieta, 215 - Centro - Caraguatatuba - SP - Tel.: (12) 3883 - 2814

Desejamos um

Próspero Ano Novo!

Page 22: Revista da Cidade Caraguatatuba

22 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

s conflitos no mundo árabe que se estenderão além de 2013, não estão ocorrendo por acaso. Vêm sendo fo-mentados por forças externas que, por

interesses econômicos, buscam dividir para dominar, sem se envolver diretamente em guerras de conquista.

Os países árabes são constituídos por grupos étnicos e seitas divergentes que convivem, mas estão em constante disputa pelo poder. Com um equilíbrio social frágil, mantidos pela força de líderes que se perpetuam no poder, o apoio e a oportunidade para a rebelião dos dissidentes têm provocado a queda dos antigos ditadores, ao mesmo tempo em que criam condições para a ascensão de novos grupos.

Longe de resolver o problema político e social da região, esta situação fomenta apenas lutas e atos de terrorismo entre os partidários das várias facções. Este panorama instável traz sensíveis prejuízos para a economia de países em todo o mundo.

O mundo árabe

O

Page 23: Revista da Cidade Caraguatatuba

23REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

2013 será um ano de grandes desafios para a humanidade.

Felizmente, no Brasil, embora esteja em andamento um processo de desaceleração da economia, o panorama é animador e nós, de Caraguatatuba, só temos que agradecer a Deus pela estabilidade que alcançamos com perspectivas de bom desenvolvimento para o ano que se inicia.

A construção de 1.220 casas populares num investimento de quase 110 milhões, as obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios, assim como os projetos já em an-damento do Governo Municipal, e a “des-coberta” da cidade como fonte para bons investimentos e turismo, garante nosso desenvolvimento no curto prazo e a consoli-dação econômica do município ao longo dos próximos anos.

Trabalhamos para este desenvolvimento. Como ex-vereador e presidente da Câmara Municipal, muitos de nossos projetos criaram condições para o progresso atual, trazendo melhor qualidade de vida para nossa popula-ção, turistas e visitantes.

Continuamos fazendo parte deste desen-volvimento através de nosso Escritório de Contabilidade, que presta assessoria contábil e fiscal a inúmeras empresas da cidade.

Como evangélico, levamos à população a palavra e os ensinamentos do Evangelho de Cristo, trabalhando para a construção de uma sociedade mais justa, com a distribuição das benesses de Deus para todos.

No ano que se inicia, oramos a Deus para que todos os nossos irmãos tenham saúde, paz e felicidade.

José Benedito Gonçalves Pinto Zezinho Prequeté Ex-vereador e presidente da Câmara

Ano NovoQUE A PAZ DO SENHOR NOS ACOMPANHE

2013O confronto entre a criminalidade e as forças

de segurança deverá se intensificar em São Paulo no decorrer do novo ano, alcançando

cidades do interior do Estado, com sensíveis prejuí-zos e perigo para a população.

Apesar de todas as medidas adotadas, os líderes das facções criminosas continuam a comandar as ações e estratégias, estabelecendo planos e operações de dentro dos presídios.

O conhecimento, as técnicas operacionais, admi-nistrativas e financeiras passaram a ser de domínio também da criminalidade, que se organiza, através da lavagem do dinheiro obtido com o tráfico, assaltos e roubos, em verdadeiras empresas, que dispõem de alta tecnologia, consultoria e órgãos de inteligência, fornecidos por profissionais inescrupulosos, onde se incluem inúmeros advogados. Isto sem falar da cor-rupção que abastece com informações privilegiadas marginais de todos os níveis.

O combate intensivo à criminalidade no Rio de Janeiro, inclusive com a participação do Exército, promoveu a dispersão de marginais para outros centros urbanos, notadamente aqueles que oferecem melhores condições para suas ações criminosas.

A grande São Paulo, que em lugar de favelas pos-sui guetos e bolsões de miséria em suas periferias, tornou-se um atrativo para a ocupação e operação desses grupos que, unidos e fortalecidos, não têm medo de enfrentar a polícia, ousando eliminar violentamente alguns de seus integrantes, em ações relâmpagos, e atos de vandalismo que impressionam por sua truculência.

Mais do que ações repressivas, faz-se necessária a inclusão social de forma a trazer dignidade à popu-lação periférica, como aconteceu nas favelas do Rio de Janeiro, o que, pela necessidade de grandes inves-timentos, não foi sequer cogitado pelas autoridades.

A GUERRILHA URBANA

Page 24: Revista da Cidade Caraguatatuba

24 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Embora sofrendo os efeitos do desaquecimento da economia, que se estenderão por 2013, Caraguatatuba manterá seu desenvolvimento

em ritmo mais moderado e menos especulativo, por conta de seu potencial como centro de negócios, comércio e serviços do Litoral Norte, conquistando novos investimentos, visitantes, turistas e veranistas.

O próprio desaquecimento da economia, que

Apesar das boas intenções e das promessas, as obras da Rodovia dos Tamoios deverão seguir em seu ritmo desacelerado durante

2013. Segundo as previsões iniciais da Dersa – De-senvolvimento Rodoviário S.A., o primeiro trecho que compreende a parte do planalto deverá ficar

A Tamoios

2013O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE

desestimulará as viagens mais longas e onerosas, promoverá o turismo local.

Da mesma forma, o volume de obras públicas e privadas em andamento ajudará a manter o desenvol-vimento, atraindo migrantes em busca de melhores oportunidades de trabalho e empreendedores que desejam conquistar um lugar ao sol no universo empresarial.

pronto no final de 2013, mas ao que tudo indi-ca já existe atrasos no cronograma. De forma indireta, estas obras estarão injetando recursos no comércio da região.

Para a complementação do trecho da serra e ligação entre as cidades do Litoral Norte, prevê--se uma parceria público privada, que ainda não foi definida oficialmente e portanto não dispõe de prazo para ser concluída. No projeto que se encontra em estudos está prevista a construção do maior túnel do país, com 6 km de extensão, próximo a Caraguatatuba.

Outra boa notícia é a construção de 1.220 mo-radias populares, com início previsto para 2013,

um investimento superior a 109 milhões. O fato preocupante é que se prevê para Caraguá

uma grande onda de crimes por conta das quadri-lhas e traficantes que vêm procurando a região pela facilidade que têm de aqui se ocultarem e possibili-dade de evadirem-se em caso de perigo.

Page 25: Revista da Cidade Caraguatatuba

25REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

O crescimento da população evangélica no Brasil começa a preocupar e incomodar a hierarquia católica, que vai adotar me-didas procurando reverter este processo.

O Brasil é o país com maior número absoluto de ca-tólicos do mundo. Também é a nação onde o número de católicos mais tem encolhido nos últimos anos, e a população de católicos vem caindo principalmente entre os jovens, segundo o último Censo da Religião.

Em 2013 será realizada no Rio de Janeiro a Jornada Mundial da Juventude com a presença do Papa Bento XVI entre outros eventos e medidas, já programadas ou em estudo. Os padres vêm se reunindo em retiros para readequar e dinamizar suas paróquias à nova rea-lidade. Busca-se uma “Igreja Viva”, com o aumento de Paróquias setorizadas, desmembramento e conse-qüente criação de novas dioceses, da mesma forma que vem ocorrendo a transferência de Bispos mais novos, atuantes e dinâmicos, para dioceses com pro-blemas de expansão, comunicação e administração.

A adoção nas paróquias e nos cultos de procedi-mentos já utilizados pelos evangélicos em suas igrejas sinalizam para as mudanças que deverão ocorrer em 2013.

Em contrapartida, grupos de várias denominações evangélicas estão planejando megaeventos religiosos, não só com a participação de Pastores que dispõem de popularidade no Brasil junto ao grande público, como também festivais com estrelas da música gospel, visando aos jovens, e pregadores famosos dos Estados Unidos e de várias partes do mundo. Isso, sem falar no uso da televisão como meio de divulgação massiva para as pregações evangélicas. É de se salientar que a Rede Record, orientada pela Igreja Universal do Reino de Deus, disputa com a Rede Globo a liderança de audiência em todo o Brasil.

A DISPUTA RELIGIOSA

A cada novo ano as esperanças se reno-vam na busca de dias sempre melhores.

Caraguá é a cidade onde as esperanças se transformam em realidade.

Foi graças a esta esperança num futuro cada vez melhor, que a gente caraguatatu-bense superou o infortúnio da Catástrofe de 67.

Como caraguatatubense que sou de nas-cimento e origem, acompanhei e participei dessa renovação.

Foi graças ao trabalho de muitos empreen-dedores, políticos, profissionais liberais e da gente do povo que conseguimos posição de destaque como maior e principal cidade do Litoral Norte de São Paulo.

Ao ver a Caraguatatuba de hoje, com sua paisagem urbana que desperta admiração e elogios. Com suas crianças nas escolas, desfrutando de um ensino de qualidade. Com sua gente assistida por um sistema de atendimento à saúde, que serve de re-ferência para outras cidades. Enfim, com uma qualidade de vida digna, para seus habitantes, tenho orgulho de ter participa-do significativamente para este desenvol-vimento quando fui prefeito da cidade de 1983 à 1988.

Como eu, milhares de outros personagens, muitos dos quais anônimos, alicerçaram o progresso que hoje desfrutamos.

Neste limiar de 2013 renovo minhas es-peranças em dias cada vez melhores para nossa gente, com muita saúde, paz, alegria e prosperidade.

Jair Nunes de SouzaPrefeito Municipal

1983/1988

ANO NOVO.ESPERANÇAS RENOVADAS

Page 26: Revista da Cidade Caraguatatuba

26 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

O DESPERTAR DO SOLCientistas de todo o mundo estão em alerta:

em 2013 haverá várias tempestades solares; e estas tempestades poderão afetar todos os

equipamentos eletrônicos da Terra, provocando um caos tecnológico. Todos os equipamentos com cir-cuitos eletro-eletrônicos, de carros a computadores, se ligados, ficarão danificados no ato da tempestade, comprometendo, dos meios de comunicação ao abastecimento de água e alimentos.

Segundo cientistas da Nasa e de outras insti-tuições científicas que recentemente se reuniram em Washington para debater a questão, o Sol, em 2013, vai entrar num ciclo de alta atividade, o que aumenta a probabilidade de erupções solares. Essas erupções liberam muita energia que, alcançando a terra provoca uma tempestade eletromagnética, como já ocorreu em 1859. Por isso existem motivos para preocupação, embora os cientistas não saibam exatamente quando essa tempestade virá, ou qual a sua força.

Como ressaltou o físico Richard Fisher da Nasa, “o Sol está despertando de um sono profundo, e nossa sociedade é muito vulnerável a tempestades solares”. Os EUA têm um satélite capaz de detectar a onda com um dia de antecedência. Em tese, tempo suficiente para que as redes de energia do mundo sejam desconectadas; seria um “apagão” mundial. Outra consequência do fenômeno serão as auroras boreais, incrivelmente brilhantes.

REVISTA DA CIDADE26 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Page 27: Revista da Cidade Caraguatatuba

27REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Virou moda predizer o Fim do Mundo. O fenômeno não é novo. Fa-mosa é a frase do século passado em que mui-

tos previam o fim da vida na terra “de mil passará, a dois mil não chegará”, principalmente líderes de algumas seitas religiosas mais radicais, que invo-cavam textos bíblicos para suas previsões.

A seita religiosa Teste-munhas de Jeová chegou a prever a destruição do mundo para 1975, ba-seados, segundo eles, em textos bíblicos.

O estudo de textos e do Ca-lendário Maia – uma das mais antigas e evoluídas civilizações das Américas, que supostamente previa o fim para o ano de 2012, com dia e hora marcada, acirrou as discussões. Um erro grosseiro de interpretação.

O FIM DO MUNDOEstudiosos dos fenômenos do Universo, através de

observações astronômicas que já dominavam naquela época, os Maias se anteciparam

na descoberta da ocorrência de fenô-menos, que alterariam a vida no

Planeta Terra, e isto está acon-tecendo. 2012 será o fim de

uma era, e não do planeta. Estamos entrando na era do aquecimento que provoca, entre outras coisas, alte-rações climáticas de con-seqüências imprevisíveis, pelo menos para os leigos, no médio e longo prazo. Nada será como antes. O

fim do planeta ou da vida no planeta poderá acontecer,

porém de forma imprevisível em decorrência de fenômenos

cósmicos sobre os quais não temos o menor controle nem conhecimento. Uma

afirmação pode ser feita. É extremamente improvável que isso aconteça nesta geração.

Page 28: Revista da Cidade Caraguatatuba

28 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

O ANO DA SERPENTE

No Horóscopo Chinês, 2013 é o ano da Serpente, momento para planejar, refletir e encontrar respostas para dúvidas e an-

gústias vivenciais. Será um ano agitado na política e em nível pessoal trará romance e escândalos.

Historicamente, o Ano da Serpente nunca foi tranqüilo. Talvez isso aconteça porque é a força negativa mais forte no ciclo e segue o Ano do Dragão, que é o positivo mais forte de todos. Muitos desastres que se iniciaram no Ano do Dragão tendem a culminar no Ano da Serpente. Estes dois signos têm uma relação muito próxima e calamidades dos Anos da Serpente resultam freqüentemente dos excessos cometidos durante o reinado dos Dragões.

A sabedoria venerável da Serpente será evidente em muitos momentos de nossa vida, particular-mente naqueles que requerem decisões. Embora tudo possa ter um ar calmo e fresco à superfície, o Ano da Serpente é sempre imprevisível. A parte dianteira fresca da serpente esconde as maneiras profundas e misteriosas de sua natureza. Deve-se ter em conta que uma vez que a serpente se de-

senrola para atacar, ela move-se como um relâmpago e nada pode ser mais repentino e devastador do que ela.

Veja onde pisa e seja mais cauteloso este ano. O jogo e a especulação são es-tritamente proibidos, as conseqüências podem ser devastadoras. A Serpente não é misericordiosa.

O que poderá também acontecer é a Serpente dar-nos a fé em nossas convic-ções e forçar-nos a agir durante o seu reinado. Este é um ano para meditar antes de agir.

A Serpente corresponde ao signo ocidental de Touro.

Para as seitas afro-brasileiras, o Orixá regente para o ano de 2013 será Obaluaê.

Para que 2013 seja um ano bom, tenha fé, trabalhe com respeito ao próximo, seja gentil e atencioso em seu cotidiano, pense positivo e tudo, com certeza, vai melhorar.

Page 29: Revista da Cidade Caraguatatuba

29REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

O ano do amorEm 2013 estarão favorecidas as relações

sociais e as diversões. A maioria das pessoas viverá os seus melhores dias, se sentirão satis-feitas com sua situação familiar e sentimental, com uma sensação de plenitude e equilíbrio em seus relacionamentos.

A família vai trazer alegria e o lar felicidade. Poderão reaparecer amizades e pessoas que estavam distanciadas havia muito tempo. Mas é preciso cautela, pois pela diversidade dos re-lacionamentos poderão ocorrer complicações, onde vínculos sentimentais se romperão; tudo vai depender do equilíbrio e bom senso frente aos problemas de relacionamento do dia a dia.

Algumas pessoas encontrarão o amor, esta-belecerão fortes vínculos afetivos, porque seus encantos e poderes de atração estão bem de-senvolvidos. É um período favorável para criar um lar e consolidar vínculos de todo o tipo. As atividades sociais proporcionarão gratos momentos e amizades, criando maior vontade de aproveitar a vida.

O ano é excelente para investir em bens ou promover os assuntos materiais. Negociações e convênios recebem boas vibrações, mas é preciso cautela antes de assumir compromissos com algo novo. Bom momento para efetuar melhorias no lar, no local de trabalho e na aparência pessoal.

Fonte de consulta: Helena Gerenstadt – [email protected]ção do Orixá Obaluaê.

Page 30: Revista da Cidade Caraguatatuba

30 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Casa & Decoração

REVISTA DA CIDADE30 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Morar bem em ambiente que reflita nosso modo de viver é um sonho que pode ser alcançado.

Novos materiais, novos desenhos que acompanham a tendência do tempo e da sociedade, novas cores e

acabamentos, vão surgindo para atender a desejos individualizados. É grande. É grande a variedade de móveis, estilos e objetos de deco-ração disponíveis para compor qualquer ambiente, compatíveis com todos os orçamentos e, em certos casos, com grandes facilidades de pagamento.

Mas, o charme, o bom gosto e a sofisticação ficam por conta dos móveis exclusivos, produzidos especialmente para você, para a sua casa ou escritório. São verdadeiras obras de arte, artesanais, criadas para as suas necessidades, de acordo com o espaço e estilo de sua de-

O charme e a sofisticação dos MÓVEIS EXCLUSIVOS

Escadaria em de madeira

Cozinha planejada

Page 31: Revista da Cidade Caraguatatuba

31REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Saúde

31REVISTA DA CIDADENovembro 2012

O charme e a sofisticação dos MÓVEIS EXCLUSIVOS

coração. O material utilizado é da melhor qualidade e o acabamento perfeito, além de serem muito mais duráveis e resistentes.

Para avaliar o que é ter móveis e ambientes exclusivos criados es-pecialmente para atender às suas necessidades e desejos, vale a pena conhecer o trabalho da MH Move-laria, a mais conceituadas de toda a região. Seus móveis e projetos estão presentes em residências que reúnem bom gosto e exclusividade.

Sala

Quarto

Cozinha planejada

Fotos ilustrativas MH marcenaria, movelaria e madeireira

Page 32: Revista da Cidade Caraguatatuba

32 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Casa & Decoração

TENTE. INVENTE.

Um dos revestimentos mais baratos, a pintura vem ganhando espaço na decoração de am-bientes graças aos recursos que se tornam disponíveis, fruto da moderna tecnologia.

Hoje não são apenas as cores que atraem. A textura e os efeitos especiais também contam. Por isso, saia da rotina. Tente, invente, faça com a pintura uma decoração diferente, aventure-se no mundo das cores, texturas e efeitos especiais.

Com algumas pinceladas é possível aplicar nas paredes efeitos especiais que reproduzem texturas, cores e bri-lhos de materiais como tecido, aço escovado, madeira, concreto, linho, bambu, mármore, camurça e outras variações. Por vezes é preciso chegar bem perto para se certificar que se trata apenas de uma pintura.

O baixo custo do material e a praticidade da aplicação, a possibilidade de mudar apenas lixando e pintando novamente, os lançamentos a cada nova temporada, como o fundo magnético que permite a fixação de mantas magnéticas nas paredes, os efeitos craquelado, cascalho, pátina e listras estão deixando para trás o tempo em que “pintar” era apenas trocar as cores das paredes. Hoje, é possível criar um aspecto diferenciado para cada ambiente, tornando-o mais aconchegante e convidativo.

É só escolher a tinta e incrementar suas paredes favo-ritas com alguns efeitos especiais.

REVISTA DA CIDADE32 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Page 33: Revista da Cidade Caraguatatuba

33REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

FAÇA DIFERENTE!

Page 34: Revista da Cidade Caraguatatuba

34 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

HISTÓRIASDAVIDAREALHistórias da vida real vividas por personagens que moram em Caraguatatuba. Os nomes são fictícios

Trair o meu maridoMeu maior prazer

REVISTA DA CIDADE34 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Meu Marido Teve um Filho com outra Mulher

Page 35: Revista da Cidade Caraguatatuba

35REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Trair o meu maridoMeu maior prazer

... lá pelas tan-tas, com a bebida fazendo efeito, a permissividade

tomava conta do ambiente”

35REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

uando me casei com André, ain-da muito jovem, sabia que ele havia tido um relacionamento com uma antiga namorada, do qual resultou o nascimento de uma menina.

Confesso que a situação não me agrada-va. André, que sempre teve uma situação financeira estável, cuidava da manutenção da criança e a visitava umas poucas vezes por ano em datas co-memorativas como Natal, aniversário, dia das crian-ças, dia dos pais e coisas assim. Era algo que havia acontecido no passado, de que sempre tive conheci-mento e aceitei, porque sempre fui apaixonada por meu marido, o primeiro e único amor de minha vida.

Vivemos sempre felizes, apenas com algumas de-savenças naturais entre os casais. Tivemos filhos, éramos companheiros em todas as horas, participava de sua vida e até de seus negócios.

Embora sabendo que era um pouco farris-ta, que gostava de, algumas vezes, ficar reu-nido com os amigos até altas horas, quando consumia bebidas em excesso, aprendi, pela aparência de seu comportamento, a confiar nele.

Estas reuniões não me agradavam. Delas participei duas ou três vezes apenas, em mui-tos anos, mas entendia que ele precisava de um pouco de liberdade para aliviar o estresse de seu trabalho, cansativo por exigir muita atenção para as transações comerciais que realizava. Outros amigos tinham o mesmo comportamento, o que me parecia normal.

Na verdade, nunca me interessei muito em saber “o que rolava” nestas reuniões. Be-biam, comiam, jogavam cartas, contavam piadas, falavam bobagens – era o que eu pensava. Nunca imaginei que alguns dos parceiros de meu marido eram acompanha-dos de “amigas”, tidas como namoradas, e lá pelas tantas, com a bebida fazendo efeito,

a permissividade tomava conta do ambiente.

Uma das “namoradas” engravidou e teve um filho de meu marido. Eu nem podia imaginar o que estava acontecendo.

André assumiu a res-ponsabilidade. Passou a dar uma mesada para “Dorinha”, assim se cha-ma a moça, pagou as despesas do parto e se responsabilizou pelas des-pesas de manutenção da criança, mas não foi o suficiente. Ela queria mais e passou a chantagear, “queria garantir o seu se-guro desemprego”, como dizia para as amigas.

A situação ficou insuportável e acabei sabendo de tudo. Parecia o fim do mundo.

Não sou mais criança. Temos filhos, netos e uma vida confortável. A separação, a divi-são de bens traria conseqüências, abalando nossa situação financeira.

Depois de um período muito tenso em que sofri muito, e ainda sofro, estou convivendo com André da melhor forma possível.

Pensei em dar o troco, arranjando um amante ou algum jovem descartável, para me vingar e satisfazer. Mas a verdade é que amo meu marido, tivemos uma vida toda de felicidade e tenho respeito por mim mesma.

Vou vivendo, até quando Deus quiser.

Ana Maria – 45 anos.

QMeu Marido Teve um Filho com outra Mulher

Page 36: Revista da Cidade Caraguatatuba

36 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Uma das tradições da cultura cristã é a Ceia de Natal quando, familia-

res e amigos se reúnem para comemorar o nascimento de Jesus.

De origem centenária, no princípio, os europeus deixavam à porta de suas casas abertas no dia de Natal para que os peregrinos e viajantes entrassem e, junto à família, confrater-nizassem nesse dia. Da refeição fazia parte aves nobres como o ganso, cisne e pavões.

Com a colonização dos Estados Unidos, o peru, uma ave selvagem, já consumida pelos índios em ocasiões festivas, foi introduzida nas comemorações do Dia de Ação de Graças e, por ser mais barato, ganhar peso mais facilmente e ter excelente sabor, conquistou um lugar à mesa dos colonizadores americanos, transformando-se num hábito de consumo do povo americano..

Cristóvão Colombo que conheceu o peru quan-do chegou à América, levou-o para a Itália onde a ave ficou conhecida como “gallo d’India” , tendo sido aceita com sucesso na Europa, conhecida como “galinhas da Índia”.

No Brasil, pela influência da colonização por-

De origem centenária a Ceia de Natal ainda reúne familiares e amigos para comemorar o nascimento de Jesus.

A CEIA DE NATAL

tuguesa, os bolinhos de bacalhau passaram a in-tegrar a Ceia de Natal. Recentemente o Chester, uma ave suculenta, com o sabor mais próximo da carne da galinha, desenvolvida especialmente para ocasiões festivas, vem substituindo o peru, da mesma forma que outros pratos como leitoa assada, pernil e lombo de porco com farofa, passaram a integrar o cardápio desta significativa refeição.

Para as famílias mais tradicionais, principal-mente as de origem portuguesa, as rabanadas não podem faltar à mesa, da mesma forma que as castanhas, nozes, avelãs, amêndoas, figos secos e uvas passas.

Para beber? Um bom vinho, de preferência tinto, que agrade ao paladar dos convivas.

Gastronomia

Page 37: Revista da Cidade Caraguatatuba

37REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Uma informação

Tradicionalmente a Ceia de Natal acon-tecia depois da Missa do Galo que tinha inicio a meia noite do dia 24 de dezembro.

Com a alteração dos costumes esta refeição fes-

tiva passou a acontecer ás vezes a meia noite, ás vezes mais cedo, e algumas famílias comemoram o nascimento de Jesus com um grande almoço de confraternização no dia 25 quando se reúnem familiares e amigos.

Mosteiro São Bento - Missa do Galo

Virou maniaFRANGO ASSADO COM FAROFA

uem não se lembra do tempo dos farofeiros?Era brega comer frango com farofa, quando os

turistas de um dia traziam a refeição para comer nas praias, deixando um rastro de lixo e sujeira.

Mas o danado do Frango Assado, que é muito prático e apetitoso para uma boa refeição, principalmente aos sábados, domingos e feriados, quando ninguém gosta de ir para a cozinha, virou mania e hoje é possível encontrar Frango Assado, bem tempe-rado e tostadinho, em supermercados, bares, açougues e até em casas especializadas, como o Tanguá Frangos, tido como o mais saboroso e bem temperado da cidade.

Junte a família, os amigos e não precisa se preocupar com a co-mida: Frango Assado com farofa quebra o galho e faz sucesso.

Q

Page 38: Revista da Cidade Caraguatatuba

38 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

As Oficinas Cul-turais de Dança da

Fundação Cultural de Caraguatatuba, realizaram o en-cerramento de suas atividades do 2º semestre de 2012 com a apresentação de seus alunos no Teatro Mário Co-vas, em espetáculos de dança em vá-rios ritmos, revelando novos valores como Vitória que, ao lado de outras alunas, se apresentou com muito talento ao som de James Brown em um aplaudido número de jazz.

Apresentações de danças

Page 39: Revista da Cidade Caraguatatuba

39REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Intensa programação marcou o advento do Natal na Casa de Saú-de Stella Maris – a Santa Casa, o maior hospital do Litoral Norte.

A inauguração neste ano, das “Lu-zes do Natal”, em formato de anjos e estrelas, deram uma nova dimensão ao evento que teve início com missa, celebrada na Capela do Hospital, que contou com a participação do Água Viva Coral. “O Natal nos faz pensar nesta luz interior e divina que supera as dificuldades e celebra com alegria o nascimento do Salvador”, revela Amauri Barbosa, gerente de relações institucionais do hospital.

A programação natalina prosseguiu até o dia 14 com a Novena e Celebração da Santa Missa.

No dia 15 foi servido um almoço de confraternização para os mais de 500 colaboradores do Hospital, com sorteio de brindes e apresentações culturais na Catedral do Divino Espírito Santo.

NATAL DE LUZ NA SANTA CASA

Page 40: Revista da Cidade Caraguatatuba

40 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

OS EVANGÉLICOS NÃO PARAM DE CRESCER

Segmento religioso que mais cresce no Brasil e na região, os evangélicos já repre-sentam mais de 22% da

população residente no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Grandes templos estão sendo inaugurados e os cultos reúnem um número cada vez maior de participantes.

Segundo o Censo do IBGE de 2010, o último disponível, a população evangélica do Vale do Paraíba e Litoral Norte ultrapassa as 500 mil pes-soas e em Caraguatatuba este número é superior a 29 mil.

A comunidade evangélica está dividida em dois grandes grupos. As Igrejas Evangélicas de Mis-são: Luterana, Presbiteriana, Metodista, Batista, Congregacional, Adventista, num total de 2.161 crentes, e as Igrejas Evangélicas de origem Pen-tecostal, que reúnem 15.381 seguidores, além de grupos menores de outras denominações.

Vale salientar que, ao contrário do que muitos pensam, os integrantes das Igrejas de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), e Teste-munhas de Jeová, não são evangélicos, mas seitas religiosas independentes.

Entre as Igrejas Pentecostais, em Caraguatatuba a maior é a Assembléia de Deus, seguida pelas Igrejas Universal e do Evangelho Quadrangular. Existem ainda, além das mais conhecidas, deze-nas de Igrejas Evangélicas Pentecostais de outras denominações, distribuídas por todos os bairros da cidade.

Os templos religiosos evangélicos variam muito em suas acomodações, desde salões onde se reúnem pequenos grupos a grandes espaços, alguns cons-truídos especialmente, como a recém-inaugurada Catedral da Igreja Universal do Reino de Deus, que

impressiona por sua grandiosidade.Embora não haja unanimidade, já que muitas

igrejas se mantêm fiéis às normas e determinações de sua origem, principalmente as Igrejas de Missão, criou-se em Caraguatatuba o Conselho de Pasto-res, que busca normatizar as Igrejas Pentecostais Independentes.

As maiores

Page 41: Revista da Cidade Caraguatatuba

41REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Religião

Diferentemente de um passado recente, os Evangélicos estão distribuídos em todas as camadas sociais, onde se incluem operários e trabalhadores em

geral, profissionais liberais, pequenos empreende-dores e comerciantes, até grandes empresários dos mais variados ramos de atividade.

Entre os pastores, pela força de sua palavra, al-guns estão se tornando célebres por suas pregações, reunindo pessoas de todas as idades e categorias sociais, que vêm de longe para participar dos cultos.

Da mesma forma, existem cultos evangélicos destinados aos jovens e adolescentes, com bandas e muita música em ritmos que atraem a juventude.

O falecimento do Pastor

Faleceu neste mês o Pas-tor José Ro-

drigues Costa, da Igreja Evangélica Palavra Viva, re-cém eleito presi-dente do Conselho de Pastores de Ca-raguatatuba.

O Pastor José Rodrigues, figura

muito querida e respeitada na comunidade evangélica, faleceu três dias após sua eleição como presidente do Conselho.

Entre os eventos que as Igrejas Evan-gélicas realizam em Caraguá, a mais importante, e que reúne maior número de participantes, é a Marcha Para Jesus,

realizada no último sábado do mês de abril, que está incluída no calendário de eventos do muni-cípio.

Outros eventos acontecem, como shows de música Gospel e festividades e comemorações realizadas pelas igrejas para sua comunidade.

O público evangélico

A Marcha Para Jesus

Fotos: Bianca Schumaker

Page 42: Revista da Cidade Caraguatatuba

42 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Melhor Idade

Ano Novo. Vida renovada.

O grande mistério, aventura e atra-ção da vida é não se saber o futuro, de certa forma igual para todos os

mortais, independente de sua idade.Isto, renova sempre nossa esperança no ama-

nhã, com planos e projetos de realizações pes-soais, financeiras, físicas e afetivas revigorando nosso viver.

Esta certeza que podemos obter sempre algo de bom, se assim o quisermos, desde que haja con-fiança e dedicação, pode ser a chave da felicidade.

A MELHOR IDADE ESTÁ DENTRO DE NÓS

Quantas criaturas, na flor da juventude já se dão por vencidas, impotentes, desesperançadas, vivendo amarguradas por sua incapacidade de querer e lutar pelo melhor?

Quantas criaturas em idade avançada esbanjam felicidade não só pelo que já conseguiram como pelo que pretendem realizar?

Este é o segredo do viver feliz. Esperança, fé e a certeza de que podemos conseguir com esforço e dedicação.

É por isso é que a melhor idade está sempre dentro de nós.

Page 43: Revista da Cidade Caraguatatuba

43REVISTA DA CIDADEDezembro 2012 43REVISTA DA CIDADENovembro 2012

Page 44: Revista da Cidade Caraguatatuba

44 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

O Bacharel Jordelino Olímpio de Paula é Tabelião de Notas e Anexos de [email protected] - www.cartoriocaragua.com.br

av.: prisciliana de Castilho, 105, Centro - Fone 12.3886.4381

Cuidados na compra de imóvel

Todo negócio exige cuidados para ser realizado, mas na compra de imóvel deve-se aumentar a dose de cautelas.

Isto porque a compra de uma casa para resi-dência ou lazer é sonho da maioria das pessoas e, com isto, ao efetuar o negócio, embalado na emoção da realização desse sonho, o comprador deixa de observar certas particularidades do setor imobiliário e o sonho muitas vezes vira pesadelo.

No negócio imobiliário existem dois aspectos a serem observados, o primeiro relativo ao imó-vel propriamente dito – localização, qualidade da construção, vizinhança, valorização, etc. e o segundo jurídico, relativo à documentação e legalidade da propriedade, sendo prudente assessorar-se de profissionais competentes, seja um advogado especializado em direito imobiliá-rio ou um corretor de imóveis credenciado junto ao CRECI, para exame da parte documental, e, ainda, conveniente ouvir a opinião de um profissional da construção – engenheiro ou um bom construtor, para assegurar-se da qualidade da construção.

Na parte legal, aqueles que não quiserem ou não tiverem condições de pagar um advogado, podem buscar orientação junto a um Tabelião, relativamente à documentação do imóvel. Estes profissionais têm a mesma formação de um ad-vogado e são investidos pelo Estado como dele-gados com competência legal para formalizar os negócios imobiliários de forma pública e segura.

Quanto ao tipo de imóvel a ser adquirido, existem várias formas, cada qual a exigir cau-telas específicas:

Bel. Jordelino Olímpio de Paula

Tratando-se de propriedade plena, ou seja, quando o vendedor tem escritura registrada em seu nome no Registro de Imóveis, deve--se proceder a exame de toda documentação, preferencialmente por um período de 20 anos, verificando cuidadosamente todas as transações havidas nesse período. Para isto basta solicitar uma certidão vintenária do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis da comarca da situação do mesmo.

Imóvel em condomínio exige conhecimento da respectiva convenção, que é a norma que regulamenta as condições de uso, direitos e de-veres dos condôminos, devendo ser previamente conhecida pelo pretenso comprador, para evitar--se surpresas e dissabores.

Compra de imóvel na planta, em construção, além dos cuidados comuns dos imóveis já cons-truídos, deve-se pesquisar sobre a solidez da construtora, cumprimento de prazos e qualidade da construção de imóveis já entregues.

Existem ainda, principalmente no litoral, negociação de imóvel em que o vendedor não é proprietário do imóvel, mas apenas e tão so-mente detentor de direitos possessórios sobre o mesmo. Neste caso, além dos cuidados de praxe, é muito importante examinar cuidadosamente há quanto tempo e a forma como tal posse é exercida, se é mansa e pacífica, ou seja, sem qualquer contestação; verificar junto à Prefeitura em nome de quem o imóvel está cadastrado, se existem impostos em atraso; dar buscas no Registro de Imóveis para checar se o imóvel não se encontra registrado como propriedade, enfim, tratando-se de direitos possessórios - cuidados redobrados.

Page 45: Revista da Cidade Caraguatatuba

45REVISTA DA CIDADEDezembro 2012 45REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Page 46: Revista da Cidade Caraguatatuba

46 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012REVISTA DA CIDADE46 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Page 47: Revista da Cidade Caraguatatuba

47REVISTA DA CIDADEDezembro 2012 47REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Page 48: Revista da Cidade Caraguatatuba

48 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012REVISTA DA CIDADE48 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Page 49: Revista da Cidade Caraguatatuba

49REVISTA DA CIDADEDezembro 2012 49REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Page 50: Revista da Cidade Caraguatatuba

50 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012REVISTA DA CIDADE50 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012

Page 51: Revista da Cidade Caraguatatuba

51REVISTA DA CIDADEDezembro 2012

Page 52: Revista da Cidade Caraguatatuba

52 REVISTA DA CIDADE Dezembro 2012