revista canção nova de junho de 2014

20
GENTE D BEM QUE VENCE O MAL palavra do fundador: Deus vê além. palavra do fundador: Deus vê além. r e v i s t a Ano XIII - Nº 162 - Junho de 2014 - Revista Mensal do Sócio Evangelizador clube.cancaonova.com ISSN 1806-1494 Palavra do fundador: Encharcados das águas do Espírito

Upload: revista-cancao-nova

Post on 22-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

A Revista Canção Nova é, acima de tudo, um instrumento de evangelização. Ela é um canal eficaz de comunicação da Canção Nova com os seus sócios, oferecendo a eles oportunidade de conhecer melhor esta obra e missão, levando conteúdos atuais e de evangelização, sempre anunciando o Cristo vivo e vivido.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Canção Nova de Junho de 2014

GENTE D BEM QUE VENCE O MAL

palavra do fundador: Deus vê além.palavra do fundador: Deus vê além.

r e v i s t a

Ano

XIII

- N

º 16

2 -

Junh

o de

201

4 -

Revi

sta

Men

sal d

o Só

cio

Evan

geliz

ador

club

e.ca

ncao

nova

.com

ISSN

1806

-149

4

Palavra do fundador: Encharcados das águas do Espírito

Page 2: Revista Canção Nova de Junho de 2014
Page 3: Revista Canção Nova de Junho de 2014

Palavra do Fundador: Seja fi el ao que Deus lhe pede

Cachoeira Paulista- SP - BrasilCaixa Postal 57 CEP 12630-900Tel: 55 (12) 3186 2600 [email protected]

FALE CONOSCO:

FUNDADOR DA COMUNIDADE CANÇÃO NOVA: MONSENHOR JONAS ABIB PRESIDENTE DA FJPII: MONSENHOR JONAS ABIB DIRETOR EXECUTIVO DA FJPII: WELLINGTON SILVA JARDIMJORNALISTA RESPONSÁVEL: OSVALDO LUIZ/MTB 23094COORDENAÇÃO: THAÍS BRANT DA SILVA RAMOS ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO: JOEL PRADOPRODUÇÃO E ASSESSORIA: LUCAS MENDES, MARIANA NEPOMU-CENO, VIVIAN DE PAULA E LUCIANA OLIVEIRAREVISÃO ORTOGRÁFICA: DYRCE ARAÚJODIREÇÃO DE ARTE: SETOR DESIGNPROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: MARIANA BUENODESIGNERS: MARIANA BUENO, MARIA ALICE CAMPOS, JÚLIO LORENZO E LEONARDO AUGUSTOCAPA: MARIANA BUENO E MARIA ALICE FIGUEIRA FOTO: ANDRÉIA BRITTA

IMPRESSÃO: ESDEVA INDÚSTRIA GRÁFICA S.A.

Expe

dien

te

Co

ntas

No

ssas

Carta ao leitor

1 - Estar repleto do Espírito Santo (“assim como um lenço de pano fica encharcado de água, nós também devemos estar encharcados do Espírito” - Monsenhor Jonas Abib”);2 – Viver a verdade (“é fundamental ao Reino de Deus a verdade, o amor, que é livre e sincero por essência” - Wellington Silva Jardim);3 – Superar o egoísmo com uma vida doada aos outros (“conhecendo a vida de Santo Antônio nos sentimos provocados a uma vida mais humana, menos egoísta, doada aos outros...” – Luzia Santiago);4 – Ser humilde (“peço ajuda neste ministério, em especial com a oração, mas também com diálogos e sugestões. Cada pessoa pode ter acesso ao Bispo, que deve estar no meio do seu povo” - Dom João Ignácio, Bispo de Lorena – SP);5 – Dar e receber elogios (“fazemos o tempo todo a ‘pastoral da crítica e do julgamento’ e esquecemos da real e salutar realidade do elogio, de reconhecer os progressos que as pessoas a nossa volta vão vivendo” - Padre Fabrício em “A Bíblia foi escrita para você”);

6 – Ter uma boa preparação (“quanto adulto machucado, com uma vida desestruturada, porque na sua adolescência não encontrou respostas certas para seus questionamentos” - Déia no “Ação Jovem);7 – Procurar uma formação equilibrada (“Deus proíbe o uso de imagens?” - Professor Felipe Aquino);8 – Ter uma alimentação saudável (Pé de Galinha: “excelente para pele, ossos e problemas articulares cujas dores são mais intensas no inverno”- Gisele Savioli);9 – Abrir-se à Misericórdia de Deus (Santuário do Pai das Misericórdias) e10 – Viver um dia de cada vez (“Gente do Bem que vence o mal” - Wallace Andrade na matéria de capa).

Boa leitura!

OSVALDO LUIZ Jornalista Responsável www.twitter.com/osvaldoluiz_

10 PASSOS PARA A VITÓRIA

“Para realizar um depósito identificado utilize esta conta: BANCO DO BRASIL AG 3358-8 C/C 2000-1

Informe seu código de sócio com dígito”

“FAÇA A SUA DOAÇÃO E AJUDE A CANÇÃO NOVA”

AG.: 3358-8 C/C.: 3689-7

BANCO DO BRASIL

AG.: 3373-1 C/C.: 215-1

BRADESCO

AG.: 1378 C/C.: 0676370

HSBC

C/C.: 204007584-9BRBBANCO DE BRASÍLIA

AG.: 0247 C/C.: 31453-7

ITAÚ

AG.: 028 C/C.: 101368-6 TIPO: 03

BANESE

AG.: 2003 C/C.: 339-1 TIPO: 003

CAIXA

AG.: 0164 C/C.: 13-000147-3

SANTANDER

Page 4: Revista Canção Nova de Junho de 2014
Page 5: Revista Canção Nova de Junho de 2014

Encharcados das águas do Espírito

MONSENHOR JONAS ABIB Fundador da Comunidade Canção Nova www.twitter.com/padrejonasabibwww.padrejonas.com

Em Atos dos Apóstolos, capítulo 1, versículo 5 está escrito: “João batizava com água, mas vós é no Espírito Santo que sereis batizados”. Esta é a vontade do Pai, a ação do Espírito Santo em nós. Batizar e inundar tem significados semelhantes. Assim como um lenço de pano fica encharcado de água, nós também devemos estar encharcados do Espírito, pois conforme este pano é apertado e usado, toda a água vai saindo, e da mesma forma acontece conosco.

Na medida em que cumprimos nossas atividades diárias, em que nos doamos continuamente, a gente vai “secando” também, e às vezes ficamos até sujos. Há situações em que é necessário irmos até o chão, porque as pessoas estão lá, são os filhos de Deus que estão lá, e você não tem medo, de se colocar nos “escombros” para retirá-los e salvá-los. E como o lenço, você acaba ficando seco e sujo.

Mas se todos nós fôssemos marcados com a sujeira dos outros que felizes nós seriamos, bendita sujeira. Pois o Espírito Santo volta a nos encharcar de novo. E a sua vida será um contínuo renovar-se. Para esta limpeza dentro de nós, o Espírito Santo precisa mexer e remexer, e tocar em muitas coisas dolorosas, ruins, incômodas, como se batesse a roupa suja na máquina de lavar, ou mesmo, esfregasse você no tanque, e é justamente nessa hora que se sente a dor. E se não acontece dessa forma, você não se limpa.

Mas o Espírito Santo tem muita paciência, e Ele precisa de tempo, para você ficar encharcado novamente e limpo para toda a obra de Deus. Será a partir de você que o Espírito Santo vai inundar, encher os outros, porque há muita gente precisando. Graças a Deus, o Espírito Santo encharca tanto a gente, que acaba sobrando água para quem precisa.

É preciso usar os dons do Espírito. Pode ser que Ele esteja em você, como a água está no cano, mas a torneira está fechada. E quando você abre a torneira acontece um efeito extraordinário. Abramo-nos à ação desses dons.

Pois assim como a água serve tanto para matar a nossa sede, para cozinhar, lavar, limpar, cair em forma de chuva, de neve, assim também são os dons do Espírito Santo: ora curando, profetizando, dando ciência e discernimento e orando em nós. São manifestações diversas do mesmo Espírito Santo, que quer se manifestar em nós.

05

Palavra do fundador

Revista Canção Nova JUNHO 2014

Page 6: Revista Canção Nova de Junho de 2014

DOM JOÃO INÁCIO MULLERBispo da diocese de Lorena - SP

Palavra da igrejaPalavra da igreja

Bispo: mestre, sacerdote e pastorSaúdo cada Leitor e cada Leitora desta Revista e destas

palavras. Desejo paz e bênçãos.Quero reconhecer e agradecer todo o carinho do povo

da Diocese de Lorena por mim, pelo Bispo que a Igreja en-tendeu enviar a esta Igreja Particular. Várias manifestações de oração e de boas-vindas tenho recebido. Foram muitos e variados os gestos de carinho, de familiaridade. Percebo que já posso dizer que gosto da Diocese de Lorena e das cidades deste Vale da fé. Afirmo de novo: Deus sabia que eu precisava e estou precisando desta Igreja, deste testemunho de fé, de piedade, de vivência do Evangelho. Rezo - e peço que rezem comigo - ao Espírito Santo para me sustentar e inspirar, com o dom do discernimento e coragem, para bem conduzir este povo de Deus.

Em outubro do ano passado, logo após da minha nome-ação para este ministério, vim para Lorena. Fui calorosamente acolhido. Dom Beni me deu um presente, um livro, que traz o título “Diretório para o ministério pastoral dos Bispos”. Das muitas e belas descrições da missão do Bispo, descrevo algu-mas, que mais me provocam adesão e simpatia.

O Bispo tem a tarefa de ensinar, santificar e guiar, em comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro e com os outros membros do Colégio episcopal; está intimamente unido a Jesus Cristo, que continua a escolher e enviar os seus apóstolos. Os Bispos por instituição Divina sucedem aos apóstolos, como pastores da Igreja, e quem os ouve, ouve a Cristo, e quem os despreza, despreza a Cristo e Aquele que o enviou (LG, 20).

O Bispo é mestre, sacerdote e pastor. O Bispo deve manifestar com sua vida e com seu ministério episcopal a pa-ternidade de Deus, a bondade, a solicitude, a misericórdia, a doçura e a confiança de Cristo, que veio para dar a vida e para fazer de todos os homens uma só família, reconciliada no amor do Pai; manifesta a perene vitalidade do Espírito Santo; esta índole trinitária do ser e do agir do Bispo tem a sua raiz na vida mesma de Cristo. Ele é o Filho eterno e unigênito do Pai desde sempre no seu seio e o ungido pelo Espírito Santo, enviado ao mundo.

06 Revista Canção Nova JUNHO 2014

Quais seriam imagens vivas do Bispo? Pastor, pescador, pai, irmão, amigo, portador de conforto, servidor, mestre, homem forte, sacramento da bondade: todas estas imagens remetem a Cristo e mostram o Bispo como homem de fé e de discernimento, de esperança e de empenho real, de humildade e de comunhão. Tais imagens indicam que entrar na sucessão apostólica significa entrar na luta pelo Evangelho.

O Bispo é chamado a conformar-se com Cristo de ma-neira toda especial na sua vida pessoal e no exercício do ministério apostólico, de tal forma que o “pensamento de Cristo” (1Cor 2,16) penetre totalmente as suas ideias, os seus sentimentos e os seus comportamentos, e a luz que provém do rosto de Cristo ilumine “o governo das almas que é a arte das artes”.

Nosso Papa lembrou, no dia 27 de fevereiro, pp., quan-do visitava a Congregação para os bispos, algumas caracte-rísticas do Pastor, do Bispo: estar no olhar de Deus, capazes de servir, santidade de vida, fazer escolhas livres de condi-cionamentos, semeadores humildes e confiantes da verda-de, pacientes e pessoas de oração, ter coragem de dialogar com Deus a favor do seu povo, reservar ao próprio rebanho um zelo assíduo e diário. O pastor deve vigiar do alto. Dizia Francisco: o povo de Deus precisa de alguém que olhe com a mesma abrangência do coração de Deus. Afirmou, ainda: estes homens existem! Mas é preciso ir pelos campos para os encontrar.

Eis, pois, esta pequena partilha faz ver um pouco da beleza e do compromisso da missão do Bispo. Peço ajuda neste ministério, em especial com a oração, mas também com diálogos e sugestões. Cada pessoa pode ter acesso ao Bispo, que deve estar no meio do seu povo.

Agradeço e abençoo.

Foto

: Dei

vids

on F

ranc

isco

Page 7: Revista Canção Nova de Junho de 2014

LUZIA SANTIAGO Cofundadora da Comunidade Canção Nova www.twitter.com/luziasantiagowww.luziasantiago.com

07

Palavra em destaque

Revista Canção Nova JUNHO 2014

Herança Espiritual

Foto

: And

réia

Brit

ta

O que seria de mim, se não fosse a herança afetiva e espiritual que herdei dos meus pais? Tive a graça de conviver com eles; eram “eternos namorados”. Amavam-se muito e aos sessenta anos de vida conjugal não tinham vergonha de manifestar ternura e atenção um para com o outro. Acredito que essa graça veio de uma vivência cristã viva em todas as situações, onde sempre prevalecia a confiança no socorro de Deus. Nossa família cresceu assim: Meu pai era de oração silenciosa, devoto de Nossa Senhora Aparecida e do Anjo da Guarda. Minha mãe se agarrava à Palavra de Deus, era intercessora fervorosa e contava com um amigo intercessor poderoso: Santo Antônio de Pádua. Muitas pessoas o conhecem como o santo casamenteiro, mas afinal, quem foi Santo Antonio de Pádua ou de Lisboa? Ele foi um grande pregador das massas, agraciado com o dom de milagres. Percorria cidades e castelos, aldeias e povoados evangelizando. Sábios e ignorantes o admiravam, pois todos ficavam tocados com seus ensinamentos tão práticos e tão simples. Sua pregação era entusiástica, inflamada pelo amor de Deus e de zelo pelas almas; era um amor tão grande que fazia com que ele tivesse extraordinário poder de convicção; além do mais, sua vida estava em perfeita consonância com o que pregava, pois buscava ardentemente ser santo. Sua pregação era acompanhada de carismas e milagres extraordinários, com grande testemunho do povo. Vivia

em contínua união com Deus e procurava por todos os meios transmitir aos outros a fé pregada no modo de viver, e foi o que ele fez sem esperar retribuição. Viveu para o próximo, para o sacrifício, na fé e no poder de Deus. Morreu muito jovem porque gastou as suas energias por amor ao povo e ao seu ministério. Era apóstolo do Evangelho e estudioso das Sagradas Escrituras. O grande mérito de sua vida foi ensinar que “não basta conhecer a Palavra de Deus. É preciso amá-la, vivê-la e morrer por ela”. Conhecendo a vida de Santo Antônio nos sentimos provocados a uma vida mais humana, menos egoísta, doada aos outros, com profunda confiança que Deus é poderoso para salvar e está sempre pronto para atender a oração dos humildes.

Através da minha mãe eu aprendi a amar e a pedir a intercessão de Stº Antônio. Nós o temos como o santo amigo da nossa família, responsável pelas lindas conversões e os grandes milagres que experienciamos, e que humanamente seriam impossíveis.

Rogai por nós Santo Antônio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém

Page 8: Revista Canção Nova de Junho de 2014

Foto

: And

réia

Brit

ta

Meus irmãos, venho falar-lhes de nós cristãos que temos que ser os campeões de consciência, compro-metido com o povo oprimido e espezinhado! Não por-que vivemos numa democracia, mas por ser hipocrisia ter o Evangelho por ‘bandeira’ e tornar-se cúmplice de tiranos, de egoístas, de orgulhosos.

Não há veneno pior do que seduzir alguém através da dominação, pois é fundamental no Reino de Deus a verdade, o amor, que é livre e sincero por essência. E extremamente danoso a espécie de “solidariedade de partido” no Reino de Deus, verdadeira traição aos fun-damentos de nossa fé.

Em minha missão, convivo com materialistas e des-crentes e tenho que admitir que encontro entre eles pessoas mais leais e mais apaixonadas pela verdade do que muitos dos meus irmãos na fé.

Adversários de verdade só os são para Cristo os egoístas, os sensuais por princípio, os cínicos ou hipó-critas e todos os que conscientemente se combinam com a mentira. Ser cristão é revestir-se da couraça de Espírito Santo e a nossa meta é o céu sabendo que, en-quanto estivermos nesta vida terrena, nossa passagem é pela Cruz.

WELLINGTON SILVA JARDIM Cofundador da Comunidade Canção Nova e administradorwww.twitter.com/etocnblog.cancaonova.com/eto

Administração e vida

Espírito que nos move

08

PERSEVERANÇAEstamos percorrendo nome por nome das pessoas

que fazem pedidos de um CD, camiseta, DVD e não os finaliza. Penso que, no entusiasmo do momento você tem o impulso de ligar e depois há um esfriamento. Veja - eu também era assim, mas procurei ser fiel, e foi uma grande descoberta quando eu completava a aquisição do material. O Evangelho penetrou no meu coração e pude me encontrar com a riqueza da Palavra de Deus várias vezes em minha vida. Com o material em mãos eu indiquei para muitos e vi que também isto é evangelizar.

Continue conosco nesta meta que Deus permitiu para a grande família Canção Nova.

Revista Canção Nova JUNHO 2014

Page 9: Revista Canção Nova de Junho de 2014

A Bíblia foi escrita para você

Foto

: And

réia

Brit

ta

PE. FABRÍCIO ANDRADEComunidade Canção NovaTwitter: pefabriciocnFacebook: Fabricio Andradeblog.cancaonova.com/padrefabricio

09Revista Canção Nova JUNHO 2014

A luz aonde chega dissipa as trevas! A Palavra de Deus é luz para nossa vida e nenhuma treva pode resistir à força da luz do Cristo. Neste mês seremos iluminados aqui no nosso estudo bíblico pelo evangelho de João 9, 1-16. É sem-pre muito importante preparar o terreno do nosso coração para recebermos a semente da Palavra. Assim procure ler o evangelho com atenção, perceba os detalhes, no silêncio colha de Deus qual é a mensagem que lhe fala ao coração.

Jesus está passando e vê um cego de nascença, era um dia sagrado para os judeus; o sábado. Jesus cura aquele homem, que todos os vizinhos estavam acostumados a vê-lo cego e pedindo esmolas. A cura do homem é surpre-endente, mas os vizinhos daquele homem, parecem não enxergar que ele havia sido curado, ficam se perguntando sobre a identidade daquele homem, o acham parecido com alguém, enfim estavam tão acostumados com a cegueira e com a vida de mendigo daquele homem, que foram incapa-zes de se alegrarem com a mudança que havia acontecido.

Quando nos acostumamos com as limitações das pessoas e com as nossas próprias, acabamos ficando “ce-gos” as possibilidades de mudanças. São pessoas que per-deram as esperanças, que são incapazes de reconhecer as coisas boas da vida. Muitos hoje em dia estão cegos dentro de casa, em meio às pessoas que mais amamos. O Ho-mem é um ser em constante mudança, porém viciado em enxergar somente os defeitos e limitações uns dos outros, como os vizinhos do ex-cego do evangelho, vamos esbar-rando uns nos outros, dentro da mesma família, no trabalho ou comunidade paroquial. Somos incapazes de reconhecer

que aquelas pessoas que convivem conosco estão progre-dindo, estão amadurecendo e até sendo curadas. Fazemos o tempo todo a “pastoral da crítica e do julgamento” e esquecemos da real e salutar realidade do elogio, de re-conhecer os progressos que as pessoas a nossa volta vão vivendo. Certamente muito ainda precisam crescer, porém bem mais pessoas poderiam alcançar certa maturidade, se convivessem com pessoas dispostas a dizer palavras de incentivo e verdadeiros elogios pelos progressos de cada dia, ainda que pequenos, mas valorizados.

Jesus curou aquele homem cego, e agora são seus parentes e vizinhos que precisam ser curados, pois são in-capazes de se alegrarem com o homem ex-cego. Eu e você corremos o risco de sermos tomados por essa “catarata de insensibilidade”, acostumados com a rotina da vida, po-demos não enxergar os milagres que Deus realiza a nossa volta. Que essa palavra do evangelho provoque em nós o deseja de resgatar a sensibilidade para reconhecer a ação de Deus na nossa vida e na vida das pessoas com quem convivemos. Pare agora, olhe a sua volta e veja como Deus tem agido por aí, se tiver dificuldade para enxergar e re-conhecer isso, posso lhe afirmar com toda certeza, Deus continua agindo, mas somos nós que muitas vezes não queremos enxergar!

O pior cego é aquele que não quer ver

Page 10: Revista Canção Nova de Junho de 2014

Ano de Copa do Mundo é sempre de muita agitação interior, principalmente para os mais exaltados e apaixonados por futebol. Agora multiplique tudo isso pelo fato de que a competição mundial será numa nação “batizada” como país do futebol! O resultado dessa matemática só pode ser o de muitas transformações.

Os brasileiros se mostram mais atentos e se incomodam com os investimentos pesados como o de R$ 8,05 bilhões para a adequação das 12 arenas, que serão palco dos jogos. Pessoas vão para as ruas protestar contra incoerências. Entre elas a destinação de mais repasses federais para construção e reforma de estádios, do que recursos para a educação entre 2010 e o ano passado. O problema é que muitos aproveitam as manifestações para protestar de forma distorcida, com quebra-quebra e muita violência.

Mas em meio a tudo o que vimos nesse tempo é possível acreditar que existe gente do bem que enfrenta o mal e o vence, seguindo a contra-mão dessa história, fazendo sua parte no mundo. Com foco e olhares

voltados sempre para o alto. “Ele declara possuir o

conhecimento de Deus e a si mesmo se chama de ‘filho de Deus’. Sua vida é muito diferente da dos

GENTE DO BEM QUE VENCE O MAL Matéria especial

10

Foto

s: A

ndré

ia B

ritta

Revista Canção Nova JUNHO 2014

fazendo sua parte no mundo. Com foco e olhares voltados sempre para o alto.

“Ele declara possuir o conhecimento de Deus e a si mesmo se chama de ‘filho de Deus’. Sua vida é muito diferente da dos

10

Foto

s: A

ndré

ia B

ritta

Revista Canção Nova JUNHO 2014

outros e seus caminhos vão em outra direção.” (Sb 2, 13.15)

Yarli Rabelo gosta de futebol e também se “chateou” com tudo que viu ao longo desses anos de preparação para a Copa do Mundo. Casado com Luzinete Borges há 20 anos e com três filhos, costuma dizer que : “...o segredo de tudo pra vencer as dificuldade é amar...” E essas não são palavras ao vento. Quem vive próximo ao piauiense de Teresina, sabe do esforço que faz para testemunhar isso ao longo de sua vida. Um homem que já fez de tudo um pouco. Saiu de Teresina (PI), já casado com Luzinete, para tentar uma vida melhor na capital Federal. Sabia que além de pai e esposo, cuidadoso e carinhoso, precisava ser trabalhador e respeitador.

Yarli já foi jardineiro, lavador de carro, ajudante de pintor e em tudo deixava sua marca de dedicação. Tanto que chamou a atenção de um alto funcionário da Embaixada da França no Distrito Federal. Ali teve a oportunidade de realizar um sonho. Se tornou vigilante e hoje exerce a profissão na sede da Polícia Rodoviária Federal em Cachoeira Paulista (SP).

Mas o esforço profissional não era a única exigência do mundo em sua vida. Na terceira gravidez da esposa Luzinete, o sonho a ser realizado era o dela. Estava gestando gêmeas com um sorriso ainda mais reluzente.

Os pais e os irmãos contavam os dias para a grande alegria. Só que no meio do período gestacional, uma das meninas veio a falecer ainda no útero. Gravidez de risco, lágrimas e muita esperança em Deus.

“A suplica do pobre vai da sua boca até os ouvidos de Deus, e a justiça lhe será feita sem demora.”(Eclo 21, 6)

Gabriela, hoje com sete anos, nasceu prematura e nem os dois meses que viveu na UTI neonatal foram suficientes para tirar sua alegria e claro, perfumar com uma nova primavera a vida dos pais Yarli e Luzinete, e dos irmãos Matheus e Edwirges.

Luzinete não hesita em dizer: “precisamos fixar nossos olhos em Jesus. Meu esposo usava droga, se prostituía e eu não desistia dele. Perdi uma de minhas gêmeas e até hoje Gabriela diz que tem saudade de sua irmãzinha.

Page 11: Revista Canção Nova de Junho de 2014

GENTE DO BEM QUE VENCE O MAL

201411

WALLACE ANDRADEComunidade Canção NovaColaboração: Rodrigo Luiz

Revista Canção Nova JUNHO 2014

Impossível não chorar com isso. Só que por mais que o problema esteja à sua frente, não desista. Precisamos nos voltar pra Jesus. Deus me chamou para águas mais profundas. Ele queria me ver avançando e por isso me faz dizer eis-me aqui Senhor.”

Yarli não desiste e acredita sempre que ainda teremos um Brasil mais justo. E ensina: “... se cada um parasse pra refletir e amar o próximo, o mundo seria bem diferente. Nós não podemos enxergar as pessoas com olhos humanos, precisamos ter olhos misericordiosos, como o do Senhor por nós! Deus quer que nos lancemos Nele, confiemos Nele, pra que Ele nos conduza como quiser. Precisamos deixar Deus agir em nossa vida. Que eu diminua pra Jesus Cristo apareça.”

Depois de Brasília, Yarli sentiu o chamado de Deus para morar próximo a sua irmã, na favela de Paraisópolis, em São Paulo. Deixou de ser funcionário da Embaixada da França no Brasil, para ser ajudante de pedreiro, auxiliar de pintura e todos os “bicos” que aparecessem. Só o que não mudou foi a proximidade dele e de sua família com Deus. E dela também surgiu a proximidade com a Comunidade Canção Nova.

E Paraisópolis precisava ficar para trás. Decidiram dar mais um passo na fé. Depois de muita oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, ( é na capela que sempre decidem com o Senhor, o próximo passo), a família veio morar em Cachoeira Paulista (SP), onde combatem o bom combate.

Gente do bem, encontramos em todo o lugar. Mas quando descobrimos gente do bem disposta a lutar contra tudo que não agrada a Deus, decidida a vencer um dia de cada vez na verdade, fidelidade, honestidade, dedicação e sem se envolver em nenhum jogo de interesse, certamente somos edificados.

“Aqui estou contra os profetas de sonhos mentirosos - oráculo do Senhor -, que contam esses sonhos e desorientam o meu povo com suas mentiras e arrogâncias.” (Jr 23, 32).

O mundo precisa de testemunhos que nos levem a mudar de atitude e nos façam enxergar um caminho diferente. Com espinhos sim, com pedras de ponta sim, mas com pequenas cascatas e cachoeiras para nosso refrigério, onde recarregamos nossas forças e continuamos a caminhada que poderá nos levar a um só final: o Reino do Céus!

Deus abençoe!

Gente do Bem em campoQual é a proposta?Gente do Bem foi uma inspiração que o Dunga,

missionário da Canção Nova, encontrou para des-pertar todas pessoas de boa vontade a serem agen-tes da paz onde quer que estejam. “Queremos, no país do futebol, mostrar que todos fazem parte da mesma torcida: a torcida Gente do Bem! A nossa intenção foi inspirada por Deus e quer colocar todas as pessoas de um só lado, independente da cor da camisa”, afirma Dunga em um vídeo de divulgação que ele gravou no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Agentes da paz“A violência nos estádios está afastando os

amantes do futebol de sua maior paixão. Vamos mudar essa realidade. Somos do mesmo time e não importa o que nos torna rivais. Ser Gente do Bem é o que nos une”, defende Dunga. A partir dessa ideia, a Canção Nova lançou camisetas com cores bem brasileiras. Em ano de Copa do Mundo, ainda mais no Brasil, todo mundo pode fazer parte do time Gente do Bem.

Contágio do Bem“Quando nos intitulamos Gente do Bem, nos

juntamos a outros. É aí que dizemos ‘Deus faz e Deus junta’, ou seja, é um trabalho em conjunto. Queremos incentivar as pessoas a saírem do casu-lo e deixarem de ser católicos agentes secretos”, afirma o missionário. Jogadores de futebol, atletas de outros esportes, padres e leigos que atuam em diferentes profissões tem abraçado essa causa. “A nossa bondade precisa ser conhecida por todos. A Igreja precisa de cada um de nós. Peço que o Espíri-to Santo lhe incomode, para que você possa e seja chamado fazer algo”, desafia Dunga.

Page 12: Revista Canção Nova de Junho de 2014
Page 13: Revista Canção Nova de Junho de 2014

DRA GISELA SAVIOLINutricionista clínica, escritorablog.cancaonova.com/maissaudetwitter.com/giselasavioliwww.giselasavioli.com.br

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

GELEIA DE PÉS DE GALINHACOLÁGENO PURO

Com o inverno costumam chegar também as dores em várias partes do corpo principalmente para aquelas pessoas que já trazem essa realidade em suas articulações. A geleia de pés de galinha é famosa principalmente na comunidade oriental que faz uso dela há décadas. Essa geleia é fonte de aminoácidos e peptídeos (menores partes que formam as proteínas) derivados dos colágenos

tipos 1 e 2 hidrolisados que ajudam na formação dos processos de recuperação dos ossos, articulações e músculos. É também fonte de cálcio, magnésio e fósforo, importantes para a manutenção de um organismo saudável. Pode ser usada, diariamente, 1 colher de sopa no almoço e 1 colher de sopa no jantar, acrescentado na preparação dos alimentos como sopas, molhos, feijão, etc.

01 kg de pés de galinha limpos e sem as unhas

50g cúrcuma em pó 01 colher de sopa de sal

02 cebolas inteiras (com a casca)

Quebre os pés em 3 partes.Coloque todos os ingredientes numa panela de pressão e cubra com água (4 dedos acima do conteúdo).

Deixe adquirir pressão em fogo alto e depois coloque em fogo baixo e deixe cozinhar por 90 minutos.

SUGESTÃO: Pode ser consumida junto com a comida ou dissolvida no meio de preparações como feijão, sopas, molhos, etc. Ideal é que se coma uma colher de sopa no almoço dessa geleia e 1 colher de sopa no jantar. Excelente para pele, ossos e problemas articulares cujas dores são mais intensas no inverno.

Depois de baixar a pressão, mas ainda quente, coloque todo conteúdo no liquidificador (os pés que ainda estiverem inteiros e todo líquido). Bater tudo muito bem, como se fosse uma sopa.

Use uma peneira e mexer até ficar o mínimo de resíduo. Ficará um caldo grosso, como se fosse uma sopa. A geleia deve ser distribuída em potes de vidro, com tampa e guardada no congelador. Conforme for consumir, transfira para a geladeira.

+ Vida

13Revista Canção Nova JUNHO 2014

Page 14: Revista Canção Nova de Junho de 2014

/produtoscn - Informações: (12) 3186-2600 loja.cancaonova.com24h

Ação Jovem

Namoro, mudanças, escolhas, dúvidas, paixões, medos, amizades, família... essas são algumas das fa-ces desse universo tão variado, tão misturado que é a cabeça do adolescente. Com certeza a fase da vida mais cheia de descobertas, mais cheia de nuances, cheiros e sabores, que deixam marcas para toda a vida. Ainda recordo o cheiro daquele perfume que ganhei quando fiz 15 anos e que só de lembrar me trazem os mais variados sentimentos e sensações. Me lembro da primeira viagem com a turma da escola, do meu primeiro beijo, das lágrimas no travesseiro diante de minhas carências e meus conflitos juvenis. Apesar disso ter acontecido há bastante tempo, trago as me-mórias de minha adolescência – boas e ruins - bem presentes em meus pensamentos, e isso foi um fator importantíssimo na hora de escrever o livro “Rasgan-do o Verbo”.

É claro: todo adulto já foi um adolescente! Mas quanto adulto machucado, com uma vida desestru-turada, porque na sua adolescência não encontrou respostas certas para seus questionamentos. Por isso

Rasgando o Verbo

ANDRÉA TAISA DE MOURACAMARGOS (DÉIA)Comunidade Canção Novablog.cancaonova.com/[email protected]

nós, eu e Tiago Marcon, como evangelizadores des-se público sentimos a necessidade de podermos ajudar de alguma forma, nessa busca que o ado-lescente traz, por sentido, identidade e verdadeira felicidade. Em nossos encontros de evangelização, costumamos entre uma pregação e outra, realizar um momento chamado “Rasgando o Verbo”, onde cada adolescente escreve num papel aquilo que gostaria de perguntar, sobre o assunto que desejar. Sem precisar identificar-se, as perguntas são as mais variadas e inusitadas, porém a grande maioria gira em torno da sexualidade e afetividade, todos que-rem entender melhor como funciona essa engrena-gem corpo-cabeça-coração e quanto equívoco se pode levar para a vida adulta, quando adolescentes não são bem orientados a respeito dessa área de suas vidas. Desses momentos “Rasgando o Verbo” é que surgiu a ideia para do livro.

É uma leitura endereçada aos adolescentes, mas sem dúvida, podem também lançar mão dela, pais, professores, catequistas ou qualquer pessoa interessada a ajudar um adolescente nas dificulda-des próprias dessa fase. Ao escrevermos, tivemos o objetivo de falarmos muito claramente com me-ninos e meninas, por isso eu me dediquei inteira-mente à parte das meninas e o Tiago escreveu com muito empenho e competência a parte dos meni-nos, por isso é como se fossem dois livros num só. Mas é claro que meninos estão autorizados a ler também a parte das meninas e vice-versa, pois quanto mais nos conhecemos e descobrimos para que fomos criados, mais felizes nos tornamos, mais equilibrados e capazes de fazer também os outros felizes.

A você que adquiriu, ganhou ou vai ganhar o livro: boa leitura!

Page 15: Revista Canção Nova de Junho de 2014

DOAÇÃO EM OURO

DOAÇÃO CONTA BANCÁRIA

Envie sua doação com o seu testemunho para nossas frentes de missão ou via SEDEX para o endereço: Comunidade Canção Nova CX Postal 57 - CEP:12630-900 - Cachoeira Paul ista-SP.

Caixa Econômica Federal Ag. 2003 - Tipo 03 – C/C 1068-1 em nome da Fundação João Paulo I I

Page 16: Revista Canção Nova de Junho de 2014
Page 17: Revista Canção Nova de Junho de 2014

Deus proíbe o uso de imagens?

PROF. FELIPE AQUINOEscritor e apresentador na TV Canção Nova blog.cancaonova.com/felipeaquino

17

Formação

No livro do Êxodo 20,4-5 Deus parece proibir o uso de imagens. Mas por que essa proibição? Porque podiam ser ocasião a que o povo de Israel as adoras-sem, como faziam os povos vizinhos dados à idolatria. Os israelitas tendiam a imitar gestos religiosos pagãos e, por isso, muitas vezes caíram na idolatria. Deus queria incutir o conceito de Javé, mostrando que o Senhor era diferente dos deuses dos outros povos. Deus não so-mente permitiu, mas até mandou que se fizessem ima-gens sagradas. Veja: Ex 25,17-22 - Deus manda Moisés colocar 2 querubins de ouro na Arca da Aliança, onde Javé falava com seu povo.

1Rs 6,23-28 - No Templo construído por Salomão foram colocados querubins de madeira junto à Arca da Aliança. E as paredes do templo tinha imagens de que-rubins. Tudo feito com ordem de Deus, conforme ve-mos em 1Cr 22,6-13, e em Ex 31,1-11.

1Rs 7,25.29 - No Templo de Salomão havia também bois de metal, leões, touros e querubins.

Nm 21,8-9 - Deus ordenou a Moisés que fizesse uma serpente de bronze, e quem olhasse para ela seria salvo.

As antigas catacumbas cristãs, desde o primeiro sé-culo, apresentavam imagens bíblicas. Noé salvo do dilu-vio, Daniel na cova dos leões, o Peixe que simbolizava o Cristo e muitas outras. Será que esse cristãos que eram perseguidos pelos romanos, eram idolatras por isso?

No século III, encontramos imagens nas sinagogas da Palestina. A sinagoga de Dura-Europos, na Babilônia, tinha a representação de Moisés, Abraão e outros. Di-zia o Papa São Gregório Magno: “Uma coisa é adorar uma imagem, outra coisa é aprender, por essa imagem, a quem se dirige as tuas preces. O que a Escritura é para aqueles que sabem ler, a imagem o é para os iletrados. Por essas imagens, aprendem o caminho a seguir. A ima-gem é o livro daqueles que não sabem ler”.

O Concilio de Nicéia II, em 789, aprovou definitiva-mente ou uso das imagens e o recomendou. Ele disse: “Quanto mais os fiéis contemplarem essas represen-tações, mais serão levados a recordar-se dos modelos originais. Uma veneração respeitosa sem que isto seja adoração, pois esta só convém, segundo a nossa fé, a Deus”. Em Karlsruhe, em 1956, os luteranos reunidos em Congresso aprovaram que a ordem de Cristo de pregar o Evangelho em todas as línguas, inclui também a linguagem figurada do artista. Perguntavam-se: “Por que admitir as impressões auditivas na catequese e re-jeitar as impressões visuais? Estas parecem ainda mais eficientes do que aquelas.” (Der christliche Sonntag, em 14/10/1956, pág. 327).

Foto

: And

réia

Brit

ta

Revista Canção Nova JUNHO 2014

Page 18: Revista Canção Nova de Junho de 2014

O poder transformador da féA Canção Nova leva a Palavra de Deus pelo Brasil e

o mundo através do Sistema Canção Nova de Comunica-ção, que envolve TV, rádio, internet, materiais impressos e produtos de evangelização. Milhares de pessoas são tocadas a cada dia pelo amor de Deus. E Zenaide Miranda é uma dessas pessoas que tiveram sua vida transformada, graças ao poder da fé.

Ela nasceu e foi criada em Cachoeira Paulista, cidade do estado de São Paulo, onde também está localizada a sede da Comunidade Canção Nova, a Chácara de Santa Cruz. “Eu conheço a Canção Nova há muitos anos, desde quando Padre Jonas veio para a cidade e inaugurou a primeira rádio. Eu frequentava a Chácara quando ainda não tinha nada, so-mente as barraquinhas com os produtos, um galpão onde hoje é o Rincão do Meu Senhor e muitas árvores e eu ficava encantada com toda a simplicidade e ao mesmo tempo a espiritualidade daquele lugar”.

Anos mais tarde, ela pôde contar com o ensino do Ins-tituto Canção Nova, que oferece educação de qualidade a crianças e adolescentes de Cachoeira Paulista gratuitamen-te, para a educação de seu filho. “Nós tivemos a graça e a bênção dele estudar no Instituto Canção Nova, que é uma escola excelente, que traz uma formação diferenciada e eu sou muito grata por ele ter tido a oportunidade de estar entre tantas crianças que se formaram lá”.

Mas foi durante um período de grande provação, quan-do descobriu que sofria de um grave problema nos rins, que

18

TestemunhoJu

nho

2014 DATAS ESPECIAIS

01 - Ascensão do Senhor 08 - Pentecostes 13 - S. Antônio15 - S. Trindade19 - Corpus Christi24 - S. João Batista 27 - Coração de Jesus28 - Imaculado Coração de Maria29 - S. Pedro e S. Paulo, aps.

LITU

RGIA

1ª leitura 2ª leitura EvangelhoSalmo

Zenaide teve sua fé renovada. “Foi muito difícil, muito dolo-roso, pois quando você descobre que sofre de uma doen-ça grave, você pensa que não tem mais jeito, que não tem solução. E foi uma verdadeira luta e minha família também me ajudou muito. Meus irmãos fizeram os testes de com-patibilidade para doação, pois meu caso necessitava de um transplante de rins e, meu irmão caçula teve 100% de com-patibilidade, o que assustou até mesmo os médicos, pois para que isso fosse possível, nós teríamos que ser gêmeos univitelinos. Fui curada, com a graça de Deus não tive ne-nhum tipo de rejeição, o transplante foi muito bem sucedido e eu creio que a minha fé me curou”, conta.

A evangelização da Canção Nova também contribuiu para ela superar a doença. “E durante esse tempo de espera pelo transplante, foi a Canção Nova que meu deu forças, através das missas, dos acampamentos de oração, das prega-ções. Ouvir a Palavra de Deus me ajudou a superar todas as dificuldades, a fé me deu forças para viver”, destaca.

E para agradecer a Deus por tantas bênçãos e graças em sua vida, ela se tornou sócia evangelizadora da Canção Nova, contribuindo com a transformação na vida de tantas pessoas. “Eu acredito nesta Obra de Deus e faço questão de contribuir para que outras pessoas também possam fazer a experiência pessoal com Cristo e superar os desafios e as dificuldades, isso é muito importante. A Canção Nova é minha companheira de todas as horas”, finaliza.

Dia 01 – DomingoAt 1,11 Sl 46(47) Ef 1,17-23 Mt 28,16-20

Dia 02 – Segunda-feira At 19,1-8 Sl 67(68) Jo 16,29-33

Dia 03 – Terça-feira At 20,17-27 Sl 67(68) Jo 17,1-11a

Dia 04 – Quarta- feira At 20,28-38 Sl 67(68) Jo 17, 1-11a

Dia 05 –Quinta-feira At 22,30; 23,6-11 Sl 15(16) Jo 17,20-26

Dia 06 – Sexta-feira At 25,13b-21 Sl 102(103) Jo 21, 15-19

Dia 07 – SábadoAt 28,16-20.30-31 Sl 10(11) Jo 21,20-25

Dia 08 – Domingo At 2,1-11 Sl 103(104) 1Cor 12,3b-7.12-13 Jo 20,19-23

Dia 09 – Segunda-feira1Rs 17,1-6 Sl 120(121) Mt 5,1-12

Dia 10 – Terça-feira1Rs 17,7-16 Sl 4,2-3.4-5.7-8 (R.7) Mt 5,13-16

Dia 11 – Quarta-feiraAt 11,21b-26; 13,1-3 Sl 97(98) Mt 10,7-13

Dia 12 – Quinta-feira1 Rs 18,41-46 Sl 64(65) Mt 5,20-26

Dia 13 – Sexta-feiraAt 1Rs 19,9a.11-16 Sl 26(27) Mt 5,27-32

Dia 14 – Sábado1Rs 19,19-21 Sl 15(16) Mt 5,33-37

Dia 15 – DomingoEx 34;4b-6.8-9 cânt.:Dn 3,52.53.54.55.56 (R. 52b)

2 Cor 13, 11-13 Jo 3, 16-18

Dia 16 – Segunda-feira1Rs 21,1-16 Sl 5,2-3.5-6.7 (R. 2b) Mt 5,38-42

Dia 17– Terça-feira1Rs 21,17-29 Sl 50(51) Mt 5,43-48

Dia 18 – Quarta-feira 2Rs 2,1.6-14 Sl 30(31) Mt 6,1-6.16-18

Dia 19 – Quinta-feiraDt 8,2-3.14b-16a Sl 146(147B) Jo 6,51-58

Dia 20 – Sexta-feira2Rs 11,1-4.9-18.20 Sl 131(132) Mt 6,19-23

Dia 21 – Sábado2Cr 24,17-25 Sl 88(89) Mt 6,24-34

Dia 22 – DomingoJr 20,10-13 Sl 68(69) Rm 5,12-15 Mt 10,26-33

Dia 23 – Segunda-feira2Rs 17,5-8.13-15a.18 Sl 59(60) Mt 7,1-5

Dia 24– Terça-feira Is 49,1-6 Sl 138(139) Lc 1,57-66.80

Dia 25 – Quarta-feira2Rs 22,8-13;23.1-3 Sl 118(119) Mt 7, 15-20

Dia 26 – Quinta-feira2Rs 24,8-17 Sl 78(79) Mt 7,21-29

Dia 27 – Sexta-feiraDt 7,6-11 Sl 102(103) Mt 7,21-29

Dia 28 – Sábado Is 61,9-11 Cânt.: 1Sm 2,1.4-5.6-7.8abcd (R. cf. 1a) Lc 2,41-51

Dia 29 – Domingo At 12,1-11 Sl 33(34) 2Tm 4,6-8.17-18 Mt 16,13-19

Dia 30 – Segunda-feiraAm 2,6-10.13-16 Sl 49(50) Mt 8,18-22

Revista Canção Nova JUNHO 2014

Testemunho editado pela jornalista da Tv Canção Nova Samantha Natielli (MTB 62.583/SP)

Page 19: Revista Canção Nova de Junho de 2014
Page 20: Revista Canção Nova de Junho de 2014

Foto

: And

réia

Brit

ta