revista aliança de misericórdia janeiro/2013

16
EVANGELIZAR PARA TRANSFORMAR Você na JMJ p. 3 TIRA DÚVIDAS A Inquietude humana p. 10 ESPIRITUALIDADE O outro como a terra prometida p. 6 VOZ DA IGREJA A nossa Fé p. 11 www.misericordia.com.br JAN/2013 - Nº 127 - ano XIII ALIANÇADEMISERICÓRDIA revista A Tua fé te Salvou RUMO revista_janeiro.indd 1 18/12/2012 11:14:02

Upload: alianca-de-misericordia

Post on 28-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista aliança de Misericórdia Janeiro de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

EVANGELIZAR PARA TRANSFORMARVocê na JMJp. 3

TIRA DÚVIDASA Inquietude humana

p. 10

ESPIRITUALIDADEO outro como a terra prometida

p. 6

VOZ DA IGREJAA nossa Fép. 11

www.misericordia.com.br JAN/2013 - Nº 127 - ano XIIIALIANÇADEMISERICÓRDIArev

ista

A Tua féte Salvou

RUMO

revista_janeiro.indd 1 18/12/2012 11:14:02

Page 2: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

ASSOCIAÇÃO ALIANÇA DE MISERICÓRDIAResponsáveis: Pe. Antonello Cadeddu / Pe. João Henrique Coordenação: Guilherme Augusto Editora: Patrícia Elias

Diagramação: Viviane Calazans Revisores: Antônio Moura e Lucimar Portes Fotolito e Impressão: Leograf Gráfica e Editora LTDA. Tiragem: 11.000 exemplares Periodicidade mensal

Endereço: Rua Avanhandava, 520 - Bela Vista 01306-000 / São Paulo - SP Tel./fax: (11) 3257 8805 e-mail: [email protected] site: www.misericordia.com.br

NATHÁLIA(esquerda), ALANA(direita) E ANA CLEA (atrás)

PAULO SÉRGIO FRANCISCATTI

Membros do AIMJuazeiro do Norte - CE

Vítima de MisericórdiaAIM Ribeirão Preto - SP

SUMÁRIO3

7

4

6

8

11

12

14

15

16

10

Equipe da Revista

Banco Itaú Ag. 0036

C/c 64921-8

Banco Santander Ag. 3372

C/c 130007013

Banco BradescoAg. 3137-2

C/c 40596-5

Banco do Brasil Ag. 2815-0

C/c 16013-X

TORNE-SE SÓCIO DA ALIANÇA DE MISERICÓRDIA E AJUDE-NOS A RESGATAR VIDAS!

CARÍSSIMOS LEITORES

ELES SÃO ALIANÇA!

Evangelizar para Transformar

Palavra do Mês

Espiritualidade

Panorama

Aliança em Ação

Tira-dúvida

Voz da Igreja

Misericórdia Kids

Eventos

Aliança em Notícias

Mensagem e ORAÇÃO

Com alegria iniciamos mais um ano que para a Aliança de Misericórdia é motivo de muita alegria, pois comemoramos o 13º ano de aniversário da comunidade. Foram muitas as maravilhas que Deus realizou no ano de 2012. Por isso trazemos na capa as várias faces dos chamados em nossa comunidade, sacerdotes, irmãs celibatárias e casais missionários que em seu sim, nos dife-rentes estados de vida, ajudam na evangelização e missão.

Iniciamos este ano chamando a atenção dos nossos leitores na página “Aliança em Ação” para que ajudem na reforma da nova creche para as crian-ças da favela do Moinho em São Paulo. Centenas de crianças desprovidas de quaisquer recursos materiais, mas cheias de expectativas para um futuro dife-rente da realidade que vive atualmente.

Ajude você também em mais esta ação!

Toda a equipe do setor

de comunicação deseja

um Feliz e Santo 2013.

revista_janeiro.indd 2 18/12/2012 11:14:26

Page 3: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

Meu nome é Lilian Blanda Mi-guel, tenho 22 anos e moro na cidade de Sorocaba/SP. Desde criança parti-cipei da Igreja com a minha mãe. Aos 12 anos, comecei a tocar e cantar no grupo de oração, e nessa época meu pai também começou a participar. Aos 15 anos conheci a realidade do mundo através de uma festa com al-guns amigos. Com 16 anos comecei a fumar, e então, me viciei no cigarro, comecei a beber pinga. Não passava uma balada, bar, ou show sem me embebedar. Comecei me relacionar com meninas e aos 19 anos comecei a fumar maconha. Passei a dormir fora de casa e nem queria saber a opi-

nião dos meus pais. Não pensava em mais ninguém. Aos 20 anos eu expe-rimentei a cocaína, passei uma sema-na cheirando sem parar, madrugadas inteiras... Cheguei a ficar 96 horas acordada sem pensar em nada! Atra-vés de uma tia recebi o convite para participar de um grupo de oração. A partir desse dia decidi parar com as drogas, diminuir a bebida, mas o cigarro não conseguia deixar de jei-to nenhum. Aos poucos Deus foi me seduzindo. Em março de 2011 resolvi parar de fumar cigarro e em setem-bro deste ano fui a uma vigília (Vi-gília MMAE). Quando cheguei e vi a alegria, senti muito forte a presença de Deus algo que me movia e me-xia comigo. Comecei me aproximar da Aliança de Misericórdia. Em no-vembro eu fiz o Thalita Kum. Nunca me senti tão viva, tão desafiada e tão amada. Eu realmente desafiei a Deus que mudasse completamente minha vida naquele encontro, mesmo não tendo forças e, às vezes, nem vontade. A minha vida na verdade começou nesses dois dias! E depois do Thalita Kum a sede de Deus foi aumentando, e cada dia mais. Sempre quis ser livre e descobri que para conseguir isto ti-nha que ser totalmente de Deus! E a cada passo Deus foi me moldando e curando. Comecei a direção espiri-tual. Encontrei-me comigo mesma, encontrei minha identidade. O que me ajuda muito a permanecer são as cinco pedrinhas. Rezo o rosário todos os dias, a palavra de Deus me conduz, adoração, recebo a Eucaristia e me confesso, isto é o que me susten-ta e me encoraja a sempre dizer Sim a Deus.

nada. Organizaremos aqui no Brasil nossas caravanas com cada Grupo Arco Íris e também aguardaremos ansiosamente nossos irmãos da Po-lônia, Lisboa, Bélgica e Itália que es-tarão presentes. Cada grupo Arco Íris deve inscrever seus membros para participarem da Jornada como pere-grinos, deixando a possibilidade para aqueles que desejarem se inscrever como voluntários.

As inscrições devem ser feitas através do portal oficial da JMJ www.rio2013.com. Depois de realizada a inscrição do grupo, o responsável de-verá encaminhar as informações para a Assessoria Thalita Kum que enviará todas as informações sobre as ativi-dades que a Aliança de Misericórdia realizará durante a Jornada.

Evangelizar para Transformar

3

Testemunho

VOCÊ NA

Mais informações:www.misericordia.com.br/[email protected]

Lilian a esquerda

Estamos nos aproximando da Jornada Mundial da Juventude. Fal-tam apenas seis meses! Você não pode ficar fora dessa maravilhosa ex-pressão de fé da Juventude Católica. Todos os jovens que desejam partici-par da Jornada Mundial da Juventude devem fazer suas inscrições.

É possível participar da jornada de várias maneiras:

Como peregrinoSão os jovens que vêm do Brasil e

de diversos lugares do mundo para participarem da Jornada Mundial da Juventude. As inscrições serão feitas em grupo por meio de um respon-sável (chamado de “responsável pelo grupo”). Além deste, haverá um “se-gundo responsável”. Para grupos mistos, preferencialmente um res-ponsável masculino e um feminino. Os grupos deverão ter no máximo 50 peregrinos, incluindo os respon-sáveis. O peregrino que efetua sua inscrição terá direito à hospedagem e alimentação (café da manhã, almoço e jantar). Caso não faça esta opção no ato da inscrição, a alimentação será de responsabilidade do mesmo.

Como voluntárioSão aqueles que trabalharão du-

rante a JMJ em diversas funções (na hospedagem, nos aeroportos e rodo-viárias, nos pontos de informação, na organização dos eventos de massa, nos atos culturais, na liturgia, nas ca-tequeses, na tradução, nos serviços de saúde, nos setores administrativos, na comunicação (redes sociais), no au-xílio aos portadores de necessidades especiais.

Com o seu Grupo Arco-Íris de MisericórdiaO Movimento Aliança de Mise-

ricórdia marcará presença nessa Jor-

revista_janeiro.indd 3 18/12/2012 11:14:30

Page 4: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

4

Palavra do Mês

Ano da fé, da nova evangelização, ano de graça! Tempo de Deus (= Kairós) para tomar posse do grande dom do nosso batismo, renovando nossa fé por uma ade-são plena a Jesus, como único Senhor e Salvador.

Lucas, um jovem que encontrei neste tempo, me dizia: “Padre, deixei as drogas e a vida de pecado, porque encon-trei Jesus! Agora um fogo me devora dia e noite. Não consigo não falar d’Ele! Alguns pensam que enlouqueci, mas eu sei que estava louco antes!”.

Crer em Jesus, converter-se, viver uma vida nova, amar Jesus... são o único movimento que dinamiza a vida do cristão. Por isso, o cristianismo era chamado, nas origens, “o caminho”. Encontrar Jesus é encontrar “o caminho” e colocar-se “em caminho”. Quem encontra Jesus não pode mais ficar sentado à beira da vida, esmolando migalhas de “vida” dos vendedores de morte, “cego”, de olhos fechados para a vida, como o cego de Jericó. Quem encontra o Messias, como Bartimeu, “deixa a morte” que o oprime de-baixo do peso dos pecados e a escravidão dos vícios, “dá um pulo” de vitalidade e de alegria, na liberdade de filho de Deus, um pulo de qualidade de vida e “vai até Jesus”, apressadamente, repleto de amor e espe-rança por ter encontrado a “pérola preciosa”, o “te-souro escondido” pelo qual vale a pena deixar tudo!... e, assim, recupe-rada a vista, “o segue pelo caminho”.

“Nós cremos no amor de Deus. Deste modo, pode o

cristão exprimir a opção fundamental de sua vida. No iní-cio do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas um encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá vida um novo horizonte e, assim, o rumo decisivo”¹. Este é o “mistério da nossa fé”, o encontro com Cristo Vivo, que morreu por causa dos nossos pecados e Ressuscitou pela nossa justificação = “Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho único para que, todo que n’Ele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna!” (Jo 3,16).

“A tua fé te salvou! No mesmo instante ele recuperou a vista e o seguia pelo caminho” (Mc 10, 52).

No evangelho de Marcos, a cura do cego Bartimeu re-presenta um “selo”, pois é o último dos 18 milagres de Jesus antes de sua entrada em Jerusalém, de sua paixão, morte e ressurreição. Bartimeu é apresentado como modelo. É sig-nificativo que o Papa Bento XVI tenha focado neste texto a homilia para a conclusão do Sínodo dos Bispos sobre a fé e nova evangelização ². Seguimos suas dicas na palavra deste mês, à escola da fé!

1. Bartimeu representa o homem que reconhece o seu mal e grita ao Senhor com a confiança de ser curado: “Je-sus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (Mc 10, 47), e repete-o vigorosamente.

Condição essencial do caminho de fé é reconhecer-se cego, necessitado desta luz, caso contrário,

permanecemos cegos para sempre (cf. Jo 9, 39-41). Somos cegos quando não ficamos indignados

e horrorizados perante o mal que nos cerca e contamina de tantas formas, acostumando-nos

com tudo! Nos acostumamos com o drama das 40.000 crianças que morrem todo dia de fome, por causa da “idolatria do dinheiro”; nos acostumamos com o horror de uma sociedade que, apesar da imensa “indústria do lazer e

do prazer” vê a depressão alastrar-se como uma epidemia que atinge mais de 150.000.000

de pessoas; vivemos cegos perante uma guerra que, apenas em São Paulo, mata mais de 53.000

pessoas por ano. É a mais sangrenta guerra: aquela que se trava no coração do homem e que leva mais

de 1.000.000 de irmãos ao suicídio, todo ano! Nenhuma guerra gera tantas vítimas: 1 suicídio a cada 40 segundos! “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (Mc10, 47). “Mestre, que eu veja!” (Mc10, 51).

A TUA FÉ TE SALVOU

revista_janeiro.indd 4 18/12/2012 11:14:39

Page 5: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

5

“A tua fé te salvou! No mesmo instante ele recuperou a vista e o seguia pelo caminho” (Mc 10, 52).

2. Bartimeu não é apenas cego, é uma pessoa decaída de uma situação de prosperidade a uma condição de mi-séria. Não é apenas cego, mas mendigo e sentado à beira do caminho... Bartimeu pode representar tantos de nós que perderam a maior riqueza do homem: a dignidade de cristãos, de filhos de Deus, sua esperança numa vida nova, na libertação de vícios... sua fé! São inúmeras as pessoas que precisam de nova evangelização, isto é, de um novo encontro com Jesus, o Cristo, o Filho de Deus (cf. Mc1,1) que pode voltar a abrir-lhe os olhos e ensinar-lhes a estra-da! Perante este apelo da Igreja não podemos permanecer passivos. Como Movimento Aliança de Misericórdia, este ano, decidimos consumirmos, por inteiro, uma resposta generosa para esta missão. O Papa nos convida a buscar “novos métodos, valendo-se também de novas linguagens... um caminho de criatividade pastoral para aproximar as pessoas afastadas ou à procura de sentido de vida, da feli-cidade, uma última instância de Deus”³.Por isso, abrimos, pela graça de Deus, numerosas “escolas de evangelização”. Nasceu a “fraternidade dos artistas”, a iniciativa das “ceias fraternas”, o dormir nas calçadas, no meio dos irmãos de rua, as 34 formas de evangelização do Movimento. Todas estas são tentativas de respostas como família Aliança de Misericórdia.

E você e eu, como vivermos esta palavra?

Descobrindo a minha cegueira e a cegueira que me cerca. Pedindo ao Senhor de viver com cada pessoa que encontro, aquela atenção amorosa, criativa, acolhedora que me leva, como dizia São Paulo, a “fazer-me tudo para todos, para salvar de qualquer modo algum” (I Cor 9, 22b).

Assim fez a Bruna de Belo Horizonte que foi num bai-le funk, enfrentando o perigo das armas dos traficantes, para evangelizá-los. Perguntou para Paulo: o que procura aqui?”, e ele: “a felicidade”, “e a encontrou”, “não!”. Aí Bruna evangelizou Paulo, orou por ele e logo Paulo, conhecendo Jesus, deixou o tráfico e tornou-se discípulo e missionário do Senhor. Passado um tempo, ele mesmo foi evangelizar um seu amigo da vida do crime, e este ficou tão tocado que, no dia seguinte, trouxe até Paulo mais 60 outros ami-gos, pedindo-lhe que falasse de Jesus para eles e orasse por eles.

Como Bartimeu que seguiu Jesus, juntando-se à mul-tidão dos discípulos, quantos esperam poder conhecer Je-sus para levar a tantos outros o testemunho de uma alegria transbordante pela experiênia viva, pessoal da Misericór-dia do Senhor?

“Mestre, que eu veja!” (Mc 10, 51).

Pe. João Henrique

1. Deus é Amor – Encíclica Bento XVI, n. 1.2. Homilia do Papa Bento XVI – Basílica Vaticana – 28 de outubro de 2012.3. Homilia do Papa Bento XVI – Basílica Vaticana – 28 de outubro de 2012.

“A tua fé te salvou! No mesmo instante ele

recuperou a vista e o seguia pelo

caminho” (Mc 10, 52).

revista_janeiro.indd 5 18/12/2012 11:14:55

Page 6: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

Espiritualidade

6

A comunhão a que todos são chamados tem como finalidade a autorealização, a descoberta de si mesmo e do próximo. Nossa vocação fundamental para a felicidade só se realiza a partir do modelo trinitário - o Pai, o Filho e o Espírito Santo que se relacionam no Amor. Infelizmente o pecado original feriu essa comunhão primeira que havia em nós e hoje a nossa tendência é criar dificuldades nos nossos relacionamentos.

O primeiro passo é reconhecer que fomos feridos nos relacionamentos. O diabo cria situações para não acreditarmos na unidade, ele sabe seu valor. O importante é nunca deixar penetrar em nossas mentes que somos um fracasso, mesmo que tantas experiências erradas nos mostrem que, por exemplo, não vale a pena confiar. No ápice da dor, Deus sempre põe alguém do nosso lado em quem podemos confiar e que conseguiremos nos descobrir. Sozinhos nunca teríamos essa certeza, como o homem paralisado, à beira da piscina, a quem Jesus faz a pergunta: “Quer ser curado? (Jo 5,6)”.

Não existe outro caminho, é necessário se descobrir: “ninguém

O RELACIONAMENTO NOS CURApor Hérick Reis (missionário da Aliança de Misericórdia)

vem e me joga na piscina...” (Jo 5,7). Precisava mesmo que aquele pobre homem dissesse: “não me sinto amado por ninguém, preciso de ajuda...”. Esse é o caminho da cura, pedir a Deus a iluminação de quem eu sou, qual é a minha ferida na comunhão. O mais belo é que Deus poderia fazer um ‘milagre’ e transformar cada um de nós em ‘seres perfeitos’, como Ele. Mas eu sou eu, você é você e Deus não pode, ou melhor, não

O homem não é perfeito em si mesmo, o homem precisa de relação, é um

ser em relação […] Somente assim ele se

conhece, somente assim se converte

em si mesmo. (Bento XVI)

“quer ser eu, ou você, em seu imenso amor ele quer que sejamos plenos. Para isso é preciso desmascarar-nos, é como o processo pelo qual se purifica o ouro. Deus procura o ouro que há em nós não para ficar mais rico, mas para que eu e você fiquemos mais ricos.

E para isso ele aguarda a hora certa, sabe nos esperar. Conforme nossa abertura, receberemos tantas graças que cobrirão todos os traumas, e num instante Deus pode iniciar uma cura que desencadeará um processo que, tudo toma novo valor, surgindo a felicidade em descobrir-se, em aprender o que significa ser uma pessoa trinitária.

Sendo quem somos e vivendo sem “ fachadas” podemos contar com a ajuda dos outros que, também são instrumentos de Deus para nós. Certa vez o Pe. João Henrique escreveu que “o centro, a alma do nosso viver é o amor ao próximo, a este irmão, este homem concreto que tenho que conhecer, amar e projetar em Deus. Nestes relacionamentos nós somos protegidos e feridos, acolhidos e revelados, perdoados e educados. Nada como a comunidade nos revela a nós mesmos. Ai de quem, pelo medo de olhar-se, não olha nos olhos dos outros ou, pelo medo de encontrar-se, não quer encontrar os outros”. Somente o relacionamento nos edifica na verdadeira essência de quem somos, nos permite conhecer-nos e sermos conhecidos, nos torna realizados em nossa vocação: ser feliz e fazer feliz os outros.

Veja essa formação na íntegra pelo site: www.misericordia.com.br

revista_janeiro.indd 6 18/12/2012 11:15:09

Page 7: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

Panorama

7

DEPRESSÃO: UMA CRISE GLOBAL

Fonte: Revista Galileu e Site do Vaticano

O Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude 2013 divulgou o local oficial para a vigília e Missa de encerramento que acontecerá nos dias 27 e 28 de julho, ambas presididas pelo Papa Bento XVI. O local será em Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense.

DEFINIDO LOCAL DA MISSA DE ENCERRAMENTO DA JMJ 2013

APLICATIVOS EM FAVOR DA FÉDEZ SANTOS PARA O ANO DA FÉ

Fonte: http://www.osservatoreromano.va Fonte: http://www.osservatoreromano.va

A Conferência Episcopal dos Estados Unidos dá uma nova contribuição para a redesco-berta da fé e dos vínculos com a comunidade eclesial. Em nota, intitulada 10 santos americanos para o Ano da Fé, foram enu-meradas dez figuras de santos com breves indicações relativas às suas vidas, para conhecer os seus testemunhos e para apreciar a história da fé na América.Veja a lista completa:Santo Isaac Jogues, SJ; Santa Francisca Xavier Ca-brini, MSC; Santa Elizabeth Ann Seton, SC; São João Neumann, CSsR; Santa Katharine Drexel, SBS; Santa Madre Théodore Guérin, SP; Santa Rose Phi-lippine Duchesne, RSCJ; São Damião de Veuster (de Moloka’i), SSCC; Santa Marianne Cope (de Moloka’i), OSF; e Santa Kateri Tekakwitha.

Cerca de 350 milhões de pessoas de todas as idades, níveis sociais e nacio-nalidades sofrem de depressão em todo o mundo. Mais de um milhão de pessoas por ano cometem suicídio, afetadas pela doença. A depressão é uma das doenças que mais incapacitam pessoas ao redor do mundo. De acordo com estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior prevalência da doença no último ano, com 10,8% da população apresentando o distúrbio. Os resultados mostraram que a depres-são atinge uma porção maior da população dos países mais ricos, 14,6% das pessoas já apresentaram a doença, enquanto 11,1% dos moradores dos lugares mais pobres têm ou já tiveram depressão alguma vez na vida. Nos países mais

ricos, os jovens apresentam mais chances de desenvolver a doença, já entre os de classe média e baixa renda, o ris-co aumenta com a idade. Nas nações de alta renda, o principal motivo que desencadeia o problema é a separação do parceiro. Entre os mais pobres, os motivos são divórcio ou viuvez. Independentemente da faixa de renda, as mulheres são as que mais sofrem com o mal: elas têm duas vezes mais chance de desenvolver a doença do que os homens, de acordo com a pesquisa.

Instrumentos de relações inter-pessoais muito difundidos, os meios de comunicação móveis estão cada vez mais conquistan-do espaço para finalidades espi-rituais. Isto acontece em várias arquidioceses e dioceses dos EUA onde estão sendo desenvolvi-dos programas aplicativos para smartphones, ou seja, dispositivos móveis mais evoluídos que permitem transmitir mensagens e vídeos de modo rápido e eficaz. Por ocasião da iniciativa desejada pelo Papa Bento XVI, a Diocese de Fort Wayne-South Bend pôs à dispo-sição um aplicativo intitulado “O meu Ano da Fé”, com funcionalidades personalizáveis, que visa fa-zer compreender a fé de maneira mais profunda, aumentar os momentos de oração e incentivar a partilha dos princípios cristãos juntamente com os amigos.

revista_janeiro.indd 7 18/12/2012 11:15:27

Page 8: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

8

Aliança em Ação

Precisamos de todo apoio finan-ceiro para manter o Projeto após as reformas. Atualmente contamos com doações fixas de alimentos e sócios benfeitores que contribuem mensal-mente; porém, este valor ainda não supre as necessidades da creche.

NOVA CRECHE PARA AS CRIANÇAS DA FAVELA DO MOINHO

A reforma do galpão, onde fun-cionará a creche, está na fase de aca-bamento: piso, pintura e forro para a conclusão; depois iniciaremos a fase de instalação do mobiliário, mate-riais, brinquedos pedagógicos e uten-sílios de cozinha.

Necessidades Sustentabilidade

Antiga Creche no Moinho

Playground em meio aos entulhos

Crianças brincando no lixo

Em dezembro de 2011 e setembro de 2012, a mesma comunidade foi atin-gida por um grande incêndio, em que mais de 300 barracos foram destruídos e cerca de 1.500 moradores ficaram desabrigados. Existe uma grande quanti-dade de crianças que não freqüentam nem creches e nem escola. Desde 2004 a Aliança de Misericórdia possui a creche São Miguel Arcanjo na favela do Moinho, que atende cerca de 100 crianças moradoras do local. Após os incên-dios o prédio teve sua estrutura comprometida, o que nos levou a buscar novas instalações.

A favela do Moinho está situada no centro de São Paulo e ocupa uma área de 30.107 m², com aproximadamente 375 barracos, segundo dados da Prefeitura de São Paulo.

revista_janeiro.indd 8 18/12/2012 11:15:50

Page 9: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

9

CRECHE SÃO MIGUEL ARCANJOA nova creche atenderá 110 crianças de 0 a 3 anos.

Visitas domiciliares para as famílias que mais necessitam de acompanhamento e orientação.Parceria com o UBS Boracéia e Hospital Samaritano, (regulamentação de cartão de vacina e consulta médica).Oferta de doações de roupas e alimentos quando se faz necessário.

Trabalhos realizados com as crianças e famílias do Moinho

Conheça as novas instalações

Banco Bradesco Agência: 1416-8

Conta Corrente: 56.000-6

O QUE VOCÊ FARIA COM R$ 495,00 POR MÊS?Nós possibilitamos a uma criança estudar, comer e brincar!

A SUA AJUDA PODE SALVAR CENTENAS DE CRIANÇAS DA MISÉRIA SOCIAL E DA VIOLÊNCIA.

Alameda Eduardo Prado, 108Campos Elíseos, São Paulo-SPTel. (11) 986-129-722

Endereço

revista_janeiro.indd 9 18/12/2012 11:17:08

Page 10: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

Tira-dúvidas

10

A INQUIETUDE HUMANA

“Pelo fato de ter sido criado para Deus, o homem só encontra repouso em Deus.”

Para aprofundar:Santo Agostinho. Confissões. Trad. Portuguesa de Arnaldo do Espírito Santo, Domingos Lucas Dias, João Beato, e Maria Cristina de Castro-Maia de Souza Pimentel. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2004.Brachtendorf, J. Confissões de Agostinho. São Paulo: Loyola, 2008.

por Prof. Dr. Joel Gracioso

Santo Agostinho foi um dos au-tores cristãos que mais refletiu sobre a questão da inquietude humana. Em uma de suas principais obras, As Confissões, em I, 1 ele diz:“[...] Senhor, tu és grande e digno de todo louvor. Grande é a tua virtude e a tua sabedoria não tem limites. Quer o homem louvar-te, ele que é uma parte da tua criação, o homem que irradia a sua mortalidade, que irradia o teste-munho do seu pecado e o testemunho de que tu resistes aos orgulhosos: e, contudo, quer louvar-te o homem que é uma parte da tua criação. És tu que fa-zes com que ele se delicie em louvar-te, porque tu nos fizeste para ti, e o nosso coração está inquieto enquanto não re-pousar em ti.”

Nesse trecho vemos, por um lado, a grandeza de Deus, e, por outro, a pequenez e debilidade do ser humano que apesar dessa condição quer lou-var a Deus. O texto inicia exclamando a grandeza de Deus por intermédio de um jogo de palavras, de repetição de termos e expressões paralelas. Pelo fato de ser grande é que Deus é digno de todo louvor. Sua grandeza, tanto no âmbito moral como ao que se refe-

re à dimensão do seu ato de conhecer, lhe dá a honra e o direito de ser lou-vado pelas suas criaturas. Mas quem quer louvá-lo? O homem, uma criatu-ra que carrega em si mesmo o jugo da mortalidade. Um ser profundamente marcado pelo próprio orgulho e pe-cado. Um ser, portanto, indigno de querer louvar a Deus, já que este re-siste aos orgulhosos. Entretanto, mes-mo assim, essa criatura indigna quer louvá-lo. Ora, qual a causa ou razão de ser dessa pretensão?

Segundo o texto, é a própria ação de Deus sobre a criatura humana que a impele a querer louvá-lo. No ato da criação, o homem não só foi feito por Deus, mas também para Deus, demonstrando que a necessidade da criatura retornar ao criador, já foi estabelecida na própria criação da mesma. Ou seja, pelo fato de ter sido criado para Deus, é por isso que, so-mente em Deus, o homem pode en-contrar o repouso tão almejado, que se confunde com o encontro e pos-se do próprio Deus, e também com o estar nele e ver tudo a partir dele. Percebe-se então que a inquietude

humana, segundo Santo Agostinho, está, por um lado, ligada a esse cha-mado do criador para com a criatura humana e, por outro lado, à condição de pecador do homem. Pelo fato de ter sido criado para Deus, o homem só encontra repouso em Deus. Enfim, por mais que a criatura tente se afas-tar do Criador, é impossível existir de maneira absolutamente distante dele. Deus não só chamou tudo à existên-cia, mas permeia toda a sua obra. Ele é o fundamento último da realidade e sustenta tudo o que existe. Assim, ele é aquele que melhor conhece sua obra, de forma especial o coração da sua criatura humana. Entretanto, Deus não é apenas o princípio e o funda-mento de tudo, ele também é o fim de todas as coisas, pois fomos feitos por Ele e para Ele. Devido a isso o homem é um ser inquieto, um peregrino que está em busca desse absoluto, do seu princípio originário, que deseja o re-pouso, que nada mais é que o desejo de Deus, a própria verdade e felicida-de. Assim, somente no seu criador a criatura pode descobrir o sentido da sua existência e a vida feliz.

revista_janeiro.indd 10 18/12/2012 11:18:39

Page 11: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

11

Voz da Igreja

Que alegria refletirmos, ao longo deste ano que se inicia, sobre aquilo que, como Igreja Católica, somos chamados a refletir com profundidade em nossas vidas neste tempo: a nossa fé! “O Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único salvador do mundo. No mistério da sua morte e ressurreição, Deus revelou plenamente o amor que salva e chama os homens à conversão de vida por meio da remissão dos pecados” (cf. At 5, 31) (Porta Fidei, nº 6). O que de fato é a nossa fé? O que significa crer hoje? É o que o nosso estimado Papa Bento XVI, ao longo de todo o ano, através de suas catequeses semanais, nos ajudará a aprofundar e a respondê-las, à luz da nossa fé. “Hoje, juntamente com tantos sinais de bem, aumenta ao nosso redor um certo deserto espiritual. Às vezes tem-se como que a sensação, a partir de certos acontecimentos dos quais recebemos notícias todos os dias, que o mundo não caminha rumo à construção de uma comunidade mais fraterna e mais pacífica; as próprias ideias de progresso e de bem-estar mostram também as suas sombras.” São tantos os questionamentos que nos impelem, que nos desafiam nos dias de hoje… o próprio Jesus nos deixa um questionamento profundo, numa página do seu Evangelho: “Quando porém, o Filho do Homem voltar, encontrará ainda fé sobre

A NOSSA FÉpor Diácono Leandro Rafael

Quando porém, o Filho do homem voltar,

encontrará ainda Fé sobre a terra?

“”Trechos tirados da Catequese de 24 de outubro de 2012

a terra?” (Lc 18,8). O Papa nos ajuda a compreender que não são suficientes as respostas que nos são dadas pela razão, pelo cálculo exato e das experiências, mas também pelo saber da ciência, embora seja importante para a vida do homem. Nós temos necessidade não só do pão material, “mas precisamos de amor, de significado e de esperança, de um fundamento seguro, de um terreno sólido que nos ajude a viver com um sentido autêntico também na crise, nas obscuridades, nas dificuldades e nos problemas cotidianos. A fé oferece-nos precisamente isto: é um entregar-se confiante a um ‘Tu’, que é Deus, o qual confere uma certeza diversa, mas não menos sólida do que aquela que deriva do cálculo exato ou da ciência. A fé não é simples assentimento intelectual do homem a verdades particulares sobre Deus; é um gesto mediante o qual me confio livremente a um Deus que é Pai e que me ama; é adesão a um ‘Tu’ que me dá esperança e confiança”.

Se não existir abandono, con-fiança, entrega, não podemos fazer experiência de fé! Tantas vezes nos surpreendemos nas experiências com as pessoas que acolhemos em nossa casa… como é lindo um coração que se abre e que vai além do que seu próprio pensamento ou entendimento pode explicar. Por isso, podemos aprender muito dos pobres. Os pobres são, para

nós, mestres na fé! E nos ensinam que, como o jovem rico, não podemos ficar presos nas nossas “riquezas intelec-tuais”, mas precisamos estar abertos, pela fé, a darmos tudo com confiança, a cada momento! Viver a experiência da fé! “É confiar-me a Deus com a ati-tude da criança, a qual sabe bem que todas as suas dificuldades, todos os seus problemas, estão salvaguardados no ‘tu’ da mãe. E esta possibilidade de salvação através da fé é um dom que Deus oferece a todos os homens.”. Con-vida-nos ainda a meditar com maior profundidade sobre este mistério da nossa fé, este mistério que nos torna capazes de anunciar com a Palavra e de mostrar com a nossa vida cristã esta certeza libertadora e tranquiliza-dora da fé. “A fé é dom de Deus, mas é também ato profundamente livre e humano. O Catecismo da Igreja Cató-lica afirma-o claramente: ‘O ato de fé só é possível pela graça e pelos auxílios interiores do Espírito Santo, mas não é menos verdade que crer é um ato au-tenticamente humano. Não é contrário nem à liberdade nem à inteligência do homem’ (nº 154).” Ou seja, a fé não é um sentimento, mas um assentimen-to! “Um assentimento com que a nossa mente e o nosso coração dizem o seu ‘sim’ a Deus, professando que Jesus é o Senhor.” E este sim transforma a nossa vida, a vida de tantas pessoas… pela fé!

(Lc 18,8)

revista_janeiro.indd 11 18/12/2012 11:18:48

Page 12: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

12

Aliança em Notícias

A escritora e membro da Aliança de Misericórdia Viviane Távora lançou em dezembro o livro infantil Cordel de Santa Teresinha. Formado por 15 es-trofes “de cordel”, apresenta breve relato da vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, com ilustrações de Simone Matias. A publicação da Editora Cultor de Livro tem apoio do Ministério da Cultura, através do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa do Assaré, e sua renda será para manutenção das obras sociais da Aliança de Misericórdia. A doação dos exem-plares para a Aliança de Misericórdia vem de um desejo desde que Viviane começou a escrever o livro e assumir um compromisso com Deus. Além deste gesto maravilhoso da escritora e da providência financeira, o livro tem um potencial de evangelização para crianças.

A VIDA DE SANTA TERESINHA EM CORDEL

Foram sete dias de missão no cen-tro de São Paulo onde se encontraram mais de 350 pessoas, vindas de várias partes do Brasil. Uma das novidades desta missão foi a participação de outras novas comunidades da Arqui-diocese de São Paulo. A missão teve como tema, “Natal feliz é natal com fé”. Acesse: www.misericordia.com.br/jmj

MISSÃ

O THA

LITA K

UMAinda em dezembro, no dia 8, a

Aliança de Misericórdia teve a imensa alegria de receber mais quatro novos sacerdotes para a Igreja, os missioná-rios Efigênio, Isaac, Leandro Adorno e Pedro Mariano, ordenados pelas mãos do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. Com a Catedral Metropoli-

ORDENAÇÕES 2012

LITURGIA DIÁRIA • 01/01 Nm 6,22-27 Sl 67 Gl 4,4-7 Lc 2,16-21 • 02/01 1Jo 2,22-28 Sl 98 Jo 1,19-28 • 03/01 1Jo 2,29-3,6 Sl 98 Jo 1,29-34

08/01 1Jo 4,7-10 Sl 72 Mc 6,34-44 • 09/01 1Jo 4,11-18 Sl 72 Mc 6,45-52 • 10/01 1Jo 4,19-5,4 Sl 72 Lc 4,14-22a • 11/01 1Jo 5,5-13 Sl 147B Lc 5,12-16

tana de São Paulo lotada por membros do Movimento, familiares e amigos dos neosacerdotes, a celebração da Santa Missa tornou-se um momento de intenso louvor a Deus por essas vidas entregues a Ele. No dia 16, outro missionário, Leandro Rafael, foi ordenado diácono na cidade de Sorocaba (SP), pelo bispo Dom Eduardo Benes.

revista_janeiro.indd 12 18/12/2012 11:19:58

Page 13: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

13

ANIVERSÁRIO DA COMUNIDADE – 13 ANOS

NATAL DAS CRIANÇAS NAIM

FESTA DA MISERICÓRDIA EM SOROCABA

MISERICÓRDIA FEST 2012 EM LISBOA

O Natal das crianças da Casa Naim foi recheado por muitas atividades, pro-movidas por voluntários, amigos e membros do Arco Íris Sagrada Família (SP) da Aliança de Misericórdia. Diversas empresas como a FBS, Liquigás e Imab propiciaram festas, com entrega de presentes. Também a Agência HDA Models proporcionou um lindo momento de diversão para as crianças. Amigos da Co-munidade também se movimentaram, como Renata e Ivi Novas, para tornar o Natal dessas crianças mais feliz e cheio de alegria. Para muitas delas esse foi o primeiro Natal que passaram longe da violência e de situação de exclusão. Um muito obrigado a todos que permitiram este Natal especial para essas crianças.

04/01 1Jo 3,7-10 Sl 98 Jo 1,35-42 • 05/01 1Jo 3,11-21 Sl 100 Jo 1,43-51 • 06/01 Is 60,1-6 Sl 72 Ef 3,2-6 Mt 2,1-12 • 07/01 1Jo 3,22-4,6 Sl 2 Mt 4,12-17.23-25

12/01 1Jo 5,14-21 Sl 149 Jo 3,22-30 • 13/01 Is 42,1-7 Sl 29 At 10,34-38 Lc 3,15-16.21-22 • 14/01 Hb 1,1-6 Sl 97 Mc 1,14-20 • 15/01 Hb 2,5-12 Sl 8 Mc 1,21-28

Nos dias 17 e 18 de novembro, aproximadamente 250 pessoas reuniram-se no Centro Social da Igreja Santa Joana Princesa, em Lisboa, para o Miseri-córdia Fest 2012. No encontro, tivemos a presença dos padre João Henrique e padre Rogério Valadares, além da presença de outros padres amigos da Comu-nidade. Neste encontro, os aspirantes e membros do Movimento Aliança de Misericórdia de Portugal, Bélgica e Itália professaram seus vínculos à Obra e se consagraram a Deus através dela. O encontro que teve como tema Habacuc 3, 17-18, levou-nos a mergulhar nos mistérios do amor de Deus e do cuidado dele por nós, mesmo em meio a crise, tornando concreta a palavra do profeta que diz: “Ainda que a figueira não renove seus broto, eu me alegrarei em Ti.”

A fraternidade de Sorocaba, membros do Arco Íris e amigos da Aliança de Misericórdia realizaram a 2ª Festa da Misericórdia para os moradores de rua da região. Esta festa foi um momento em que pessoas que estão em situação de rua puderam passar o dia participando de atividades de lazer, cortando o cabe-lo, tomando banho, almoçando e vivenciando momentos de oração. Estiveram presentes mais de 70 irmãos de rua que passaram um dia com muita alegria, a festa foi encerrada com a Santa Missa, celebrada pelo pe. Alex Sandro Kyt, da Arquidiocese de Sorocaba.

Na virada do ano, com muita alegria que envolveu todos os presentes, co-memoramos o 13º aniversário da Aliança de Misericórdia. Membros do Mo-vimento se reuniram no Rincão Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro do Botuquara, em São Paulo. A missa, presidida pelos padres João Henrique e Antonello, teve muitos momentos de oração e escuta da Palavra de Deus, o que irá direcionar todo o Movimento durante 2013. Durante a missa, missionários e membros dos Arco Íris fizeram pela primeira vez ou renovaram a consagra-ção a Nossa Senhora, por meio do tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem, de São Luiz Maria Grignion de Montfort.

revista_janeiro.indd 13 18/12/2012 11:20:20

Page 14: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

14

Misericórdia Kids

Noite e Lua tricotavam estrelas quando escutaram, bem no longe, um choro rangendo baixinho.

A Lua ligou sua lanterna para procu-rar o lugar onde nascia aquele sofrimen-to e achou a Janela pendurada numa casa abandonada.

Quando se aproximaram, as amigas tricoteiras perceberam que a Janela es-corria um fiozinho de tristeza por não gostar de ser sozinha.

_Pobrezinha, a solidão faz dela tão feia que até ficou desbotada. – lamentou a Noite.

Muitas trocas se passaram: Noite e Lua, Dia e Sol, Noite e Lua, Dia e Sol... e Noite e Lua não encontravam uma solu-ção para o problema da Janela.

Certa noite, o Vento passou pelas amigas e ouviu sua conversa. Com uma rajada, ele prometeu:

_Lua e Noite, vou e volto pelas minhas ventanças e logo descubro uma ajuda para a Janela.

A JANELA E A XÍCARAAlgum tempo depois, o vento passou ti-nindo pela cidade, esbarrou em algo e ou-viu um barulho de vidro chorando.

Olhou para o chão e viu ter derrubado a Xícara.

_Quebrei sua asa, desculpe. _Tudo bem. Estou acostumada a cair e tenho a asa quebrada faz tempo.Quando viu aquela xícara sozinha, de asa quebrada e enfeiada pela solidão, lembrou da Janela, amiga da Noite e da Lua.

_Ela também vive sozinha. – pensou o vento. E convidou a Xícara para ventar nos seus ombros até o lugar onde vivia a Janela.

Ventaram, ventaram, ventaram... e ao chegarem, o Vento soprou amizade entre a Xícara e a Janela.

E a Xícara que não conseguia mais dar de beber a ninguém, serviu de casa para uma flor e enfeitava a Janela.E a Janela que não tinha ninguém para guardar, não deixava mais a xícara cair.

16/01 Hb 2,14-18 Sl 105,1-9 Mc 1,29-39 • 17/01 Hb 3,7-14 Sl 95 Mc 1,40-45 • 18/01 Hb 4,1-5.11 Sl 78,1-8 Mc 2,1-12 • 19/01 Hb 4,12-16 Sl 19 Mc 2,13-17

24/01 Hb 7,25-8,6 Sl 40 Mc 3,7-12 • 25/01 At 22,3-16 (ou At 9,1-22) Sl 117 Mc 16,15-18 • 26/01 2Tm 1,1-8 (ou Tt 1,1-5) Sl 89 Lc 10,1-9

Text

o: V

ivia

ne V

eiga

Táv

ora

(AIM

de

Cub

atão

)

revista_janeiro.indd 14 18/12/2012 11:20:35

Page 15: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

Sinal da CruzOração InicialÓ Deus, rico de misericórdia, que escolhestes o beato João Paulo II para governar a Vossa Igreja como papa, concedei-nos que, instruídos pelos seus ensinamentos, possamos abrir confiadamente os nossos corações à graça salvífica de Cristo, único Redentor do homem. Ele que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.Bem aventurado João Paulo II, rogai por nós!LadainhaSenhor tende piedade de nós...Cristo tende piedade de nós...Senhor tende piedade de nós... João de Deus, rogai por nós!Servo dos servos de Deus, rogai por nós!Papa Peregrino...Papa Missionário...Papa do Milagre de Fátima...Papa do Perdão...Papa que venceu o bloco comunista...Papa da Divina Misericórdia...Papa da Jornada Mundial da Juventude...Papa do novo Catecismo da Igreja Católica...Papa do novo Código de Direito Canônico...Papa do incentivo aos Meios de Comunicação...Papa do incentivo às Artes...Papa da solicitude às Famílias...Papa da solicitude aos Enfermos...Papa do diálogo entre as religiões...Papa da Paz...Papa do Terceiro Milênio...Papa do novo Rosário...Atleta de Deus...Amigo devotado à Virgem Maria...Amigo dos santos e beatos...Amigo de todos os povos e nações...Damos-vos Graças Deus Pai, por Sua Santidade João Paulo IIGraças por ter testemunhado, em seu rosto, o amor de CristoGraças por ter testemunhado, em seu corpo, a Cruz de CristoGraças por ter testemunhado, em sua figura, o mensageiro da Paz de CristoGraças por ter testemunhado, em suas mãos, O Corpo e Sangue de CristoGraças por ter testemunhado o Espírito da Luz de CristoGraças porque o temos como grande intercessorGraças porque, ao vê-lo e escutá-lo nos alegrou na alma em Cristo.Bem-aventurado João Paulo II, rogai por nós que recorremos a vós!Bendize minha alma ao Senhor, e que Deus nos abençoe pelo testemunho do Beato João Paulo II. Tudo isto vos pedimos em nome de Cristo Senhor na unidade do Espírito Santo. Amém. Pai Nosso / Ave Maria / Glória ao Pai

15

Mensagem e Oração

Oração Final Ó Trindade Santa, nós Vos agradece-mos por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor. Confiando total-mente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medi-da da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos…, na esperan-ça de que ele seja logo inscrito no nú-mero dos vossos santos. Amém.

NOVENA DE JOÃO PAULO IICom aprovação eclesiástica / Agostino Card. Vallini / Vigário geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma.

20/01 Is 62,1-5 Sl 96 1Cor 12,4-11 Jo 2,1-11 • 21/01 Hb 5,1-10 Sl 110 Mc 2,18-22 • 22/01 Hb 6,10-20 Sl 111 Mc 2,23-28 • 23/01 Hb 7,1-3.15-17 Sl 110 Mc 3,1-6

27/01 Ne 8,2-10 Sl 19 1Cor 12,12-30 Lc 1,1-4.4,14,21 • 28/01 Hb 9,15.24-28 Sl 98 Mc 3,22-30 • 29/01 Hb 10,1-10 Sl 40,1-11 Mc 3,31-35 • 30/01 Hb 10,11-18 Sl 110 Mc 4,1-20 31/01 Hb 10,19-25 Sl 24 Mc 4,21-25

revista_janeiro.indd 15 18/12/2012 11:20:49

Page 16: Revista aliança de Misericórdia Janeiro/2013

Acesse o nosso site e confira os endereços dos eventos mais próximo de você e participe!

www.misericordia.com.br

Santa Missa:- Pe. Antonello - Toda 5ª feira às 19h30 – Antigo Terminal Rodoviário Bresser Embaixo da estação Bresser do metrô - Infor-mações: (11) 3257-8805

- Todo domingo às 18h – Igreja N. Sra. da Boa MorteRua do Carmo, 202 – Centro/SP | Infomações: (11) 3101-6889/6920

Noite de Bençãos - Toda 3ª quarta-feria do mês - Igreja N. Sra. da Boa Morte

- Pe. João Henrique - Toda 3a feira às 19h30, missa de cura – Rincão Nossa Senhora de Guadalupe - Rua Nilo Bruzzi, 31 – Jd. Botuquara/ SP (alt. do n° 13890 da Av. Raimundo Pereira Magalhães) | Informações: (11) 3943-3725- Missa dos Empresários - toda última quarta-feria do mês - Igreja N. Sra. da Boa Morte - Pe. Rogério - Todo domingo às 18h e todo dia 23– San-tuário de São Pio de Pietrelcina (CJ) - Rua Barra da Buriqui-oca, 40 - Pq. de Taipas/SP | Informações: (11) 3946-3396

- Pe. Paulo - Toda sexta-feira às 18h – missa de cura - Igreja N. Sra. da Boa Morte Vigília MMAE - Toda 1ª sexta-feira do mêsEm todos os locais onde estamos presentes.JAM - Jornada Aliança de MisericórdiaTodo 1º Domingo do mês - em todos os locais onde esta-mos presentes

RádioEm São Paulo/SP: Rádio Imaculada Conceição AM 1490 – toda 4ª feira das 11h às 12hEm Belo Horizonte/MG: Rádio Gospa Mira FM 105,7 – toda 4ª feira das 14h às 14h40 No Rio de Janeiro/RJ: Rádio Catedral FM 106,7 - Toda 4ª feira das 2h às 5h30No Crato/CE: Rádio Educadora AM 1020 - Todos os domingos às 19hEm Manaus/AM: Rádio Rio Mar AM 1290 - Todos os sábados às 21h às 23h (horário local) - 22h à 0h (horário de Brasília)Em Sorocaba/SP: Rádio Cantate 104,5 FM - Toda quinta-feira das 8h30 às 9h30 / Rádio Legal 105,9 FM - Toda terça-feira das 20h às 21h30webradio: www.misericordia.com.br/misericordiaonlineTVA Arte da vida: TV Século 21Todo domingo às 21h30 com reprise toda 5af. às 5h30Histórias em oração: TV Canção NovaToda 6af. às 23h30 com reprise toda 2af. às 4h30webtv: www.misericordia.com.br/misericordiaonline

Eventos

Traga a sua barraca

Dia 12 Vínculos dos membros da Aliança e entrada dos novos Missionários.

revista_janeiro.indd 16 18/12/2012 11:20:54