revista abo nova iguaçu ed 3

16
Capa: Thiago Bluhm

Upload: marcia-castro

Post on 08-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Revista ABO Nova Iguaçu ed 3 Junho - Agosto - 2011

TRANSCRIPT

Capa: Thiago Bluhm

Expediente

Sumário EditorialCom esta 3ª edição da revista, reafirmamos o nosso com-promisso com a atualização técnico - científica da nossa associação.Estaremos apresentando no CORE do 20ª CIORJ palestras com temas atuais e interessantes através de nossos professores.Esperamos nossos associados no Stand da ABO-NI, localiza-do na rua I, onde teremos a oportunidade de nos encontramos e brindarmos este evento tão importante.Agradeço a confiança depositada e desejo a todos um exce-lente congresso.

Maria Dionísia PimentelPresidente ABO Nova Iguaçu

CONSELHO EXECUTIVO

Pres. ABO-NOVA IGUAÇU | Maria Dionísia Pimentel dos Santos

Vice- Presidente | Vitor Alberto Vargas Gomes

Secretário Geral | João Eduardo Teixeira

1º Secretário | Rosemar de Oliveira Marazo

Diretor de Finanças | Saviano Maurício de Oliveira

Sub-Diretor de Finanças | Esmeraldina Fernandes da Cunha

Diretora Cultural | Juçara Fischer

Diretora Patrimonial | Rosineia Daflon De Oliveira

Diretora Social | Ângela Fátima Capuá Mello

Diretor de Atividades Estudantis | Tiago Ferreira Goulart

Diretora de Biblioteca e Videoteca | Ana Paula Pacheco Duarte

Diretor de Atividades Comunitárias | Bruno Linhares

Dir. de Mkt e Relacionamentos | Jane Macieira Renzetti da Silva

Superintendente Administrativo | Renata Martins de Souza

CONSELHO DELIBERATIVO

Titular | Sérgio Luiz Rodrigues dos Santos

Titular | Luiz Fernando Silva de Oliveira

Titular | Zelândia Deps Cardoso Ataide

Suplente | Zely Diana Cardoso

Suplente | Wanda dos Santos Barbosa

Suplente | Adriana Tobias

CONSELHO FISCAL

Titular | Antônio Carlos Caixeiro Filho

Titular | Paulo Roberto Barbosa de Souza Júnior

Titular | Jurandir Lima Filho

Suplente | José Augusto da Silva Trindade

Suplente | Francisco de Assis Silva Trindade

Suplente | Dilza Medeiros de Oliveira

Diretoria | ABO-NI - TRIÊNIO 2010/2013

Presidente ABO - Nova IguaçuMaria Dionísia Pimentel dos Santos |CRO-RJ – 13.438

Matérias Científicas - ResponsávelRosemar de Oliveira Marazo | CRO-RJ- 16.631

RevistaAssociação Brasileira de Odontologia Regional de Nova Iguaçu

Administração / Projeto da RevistaIdéia Publicidade e Consultoria - Márcia Nana

Jornalista Responsável Kamila Marins SalgueiroREG. MTB: 31.145/RJ

Redação/ Revisão e Edição Kamila M. Salgueiro

Projeto GráficoRodrigo Maia - 91598747

Designer Gráfico Responsável

(Produção / Digramação)Rodrigo Maia - 91598747

ComercialCarolina Castro | (21) 7643-7431

AnúnciosGraça Fernandes | (21) 9446-8326

Marketing e Publicidade Idéia Publicidade e Consultoria - Márcia NanaTel.: (21) 2653-1370 / 8545-4607 [email protected] Tiragem: 3.000 exemplares

Impressão Rodrigo Maia Design Email : idé[email protected]

Responsabilidade Editorial Os conceitos e afirmações constantes nos originais são de inteira responsabili-dade do(s) autor(es).O conteúdo dos anúncios é de inteira responsabilidade dos anunciantes.A reprodução total ou parcial dos textos é permitida desde que citadas as fontes.

Endereço ABO NI:Av. Governador Amaral Peixoto 236/ 303 Centro- Nova Iguaçu- RJTels: (21) 2767-8080/ (21) 2667-7678Email: [email protected]

Marketing ...............................................................................................4

Espaço do CD .........................................................................................5

Caso Clínico

Uma característica sindrômica e o prognóstico dento-maxilo-facial. Relato de um caso: Conferência ministrada em 2009 no CIORJ ..................6

Variedades ..............................................................................................7

CientíficoBatente anterior fixo no tratamento da sobremordida profunda ....8

Conferência CIORJ / 2011 ....................................................................11

VariedadesFormatura curso especialização em Ortodontia ...............................12

Convênios .............................................................................................13

4 | N O v A I g u A ç u , 1 1 d e j u N h O d e 2 0 1 1

M a r k e t i n g na Odontologia

Plano de marketing para consultórios odontológicos

O novo cenário do mercado odontológico levou uma grande parte deste profissionais a utilizar ferramentas de marketing para conseguir um

diferencial em relação à concorrência. Mas as ações de marketing para atingirem seus objetivos precisam ser delineadas de acordo com a situação econômica, política e social do mercado e as oportunidades que o mesmo oferece. É preciso que seja realizado um estudo que permita distinguir o que, quando e como fazer, para que os resultados sejam alcançados.

O plano de marketing é um forte aliado na construção desta estratégia, e auxilia os dentistas a utilizarem as ferramentas corretas para o alcance de seus objetivos.

Evitando um erro que tem sido cometido por vários profissionais, o uso de ações isoladas, sem planejamento e controle que levam a exaustos e mal sucedidos projetos.

Um bom plano de marketing precisa incluir algumas etapas, como:1) Análise do mercado, onde são verificadas a situação

politica, econômica e social do país, a expansão e desenvolvimento do mercado odontológico e as oportunidades que tem surgido nos últimos anos. Mapeamento das forças e fraquezas do segmento de odontologia e o que pode ser favorável ao seu consultório. Conhecimento da concorrência.

2) Definição dos objetivos a curto, médio e longo prazo.

3) Estudo do perfil do consumidor, seus posicionamentos em relação à odontologia, uso e costumes, necessidades, expectativas e desejos.

4) Os 4 P’s do marketing, onde devem ser analisados Ponto, Produto (serviço), Promoção e Preço.

Ponto (localização) – verificar se o acesso ao •consultório é facilitado, se possui estacionamentos, rampas para público cadeirante, pontos de ônibus ou metrô nas proximidades.Produto (serviço)- análise do serviço oferecido •em relação as necessidades dos clientes, se as especialidades estão de acordo com a demanda, o atendimento é de qualidade, existe pontualidade nas consultas, os resultados dos serviços realizados são de excelência.Promoção - quais os canais que estão servindo •de divulgação do consultório, estes canais são de acesso do seu público alvo, qual o retorno obtido das mídias.Preço - verificar se os valores cobrados pelos •serviços estão de acordo com os valores da concorrência, se são justos, ou seja, cobrem os custos, a mão de obra utilizada pelos serviços e se estão de acordo com o perfil do público atendido.

5) Elaboração das estratégias de marketing a serem utilizadas. Quais as ações que serão implantadas, por quem e por quanto tempo.

6) Monitoração dos resultados, onde serão avaliados periodicamente se as ações de marketing utilizadas estão de acordo com os objetivos traçados e se existe alguma dificuldade na implantação do plano.

Caso a avaliação demonstre que os resultados não estão satisfatórios com as metas e expectativas é necessário que seja feita uma revisão no estudo do mercado e no posicionamento do consultório.

Marc ia NanaMarket ing e gestão es t ra tég icaIde ia_consu l to r [email protected]. ide iaconsu l to r ia .b logspot .com

N O v A I g u A ç u , 1 1 d e j u N h O d e 2 0 1 1 | 5

Espaço d o C D -

Responsabilidade Civil CirurgiãoDentista - Uma Visão Pessoal

FESTA JULINA ABO NOVA IGUAÇU

A responsabilidade do cirurgião-dentista pode ser entendida como obrigações de ordem penal, civil, ética e gestão administrativa, às quais está

sujeito no exercício de sua atividade. Assim sendo, se comprovado um resultado lesivo ao paciente – por imprudência, imperícia ou negligência, o cirurgião-dentista estará sujeito às penalidades previstas no Código Civil e Código de Ética Profissional, sendo obrigado a satisfazer o dano e indenizar segundo a consequência provocada. Segundo informações obtidas durante Jornada Médica no Espaço Cultural da Associação Médica de Nova Iguaçu, onde tive a oportunidade de participar da noite de autógrafos do Livro “Visão Pessoal do Sistema de Saúde Brasileiro”, de autoria do Dr. José Roberto Pinto Barbosa, e tratando-se de coletânea de artigos publicados nos últimos anos em analise do sistema de saúde brasileiro, na visão pessoal de um brilhante profissional de nossa cidade e seguido das palestras do Dr. Bruno e Dr. Alexandre Martins dos Santos, especializado na defesa de profissionais de saúde (advogado da AMNI), enfatizando em sua palestra dois dispositivos da gestão administrativa de documentos, exames solicitados, anotações no prontuário do paciente e principalmente

“O TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO”, afirmando ser de inteira responsabilidade do Cirurgião Dentista, manter em sua guarda toda documentação e informações referentes ao tratamento, bem como, comprovando que o paciente foi informado de todos os tratamentos possíveis para assisti-lo e seu entendimento quanto ao procedimento a ser realizado, para solução de seu caso, como também, as anotações com riqueza de detalhes de cada procedimento feito no prontuário do paciente, que geralmente são anotados pelas assistentes no consultório. Assim, é dever de todo cirurgião manter atualizado e bem guardado o arquivo de seus pacientes.

Em processos cíveis, as partes poderão contratar um assistente técnico para fornecer, aos respectivos advogados, conhecimentos técnicos e científicos inerentes ao tema. Contudo, se os procedimentos não forem materializados desde a consulta inicial, ficará difícil consubstanciar uma boa defesa.

Fica desta forma um alerta aos colegas, para atentarem sob aspecto documentamental de seu consultório.

A Associação Brasileira de Odontologia Regional de Nova Iguaçu realizou em 09 de julho passado a sua Festa Julina.

O evento que aconteceu no sítio de Itamar Serpa contou com a presença de muitos associados e foi uma ótima diversão.

Muita música, brincadeira e quitutes deliciosos foram as principais atrações destes momentos de confraternização de

nossos associados.

jurand i r L ima F i lho | CRO 14074reab i l i tandoav ida@gmai l . comR dr Th ibau 80/807 | empresar ia l vianense - Nova Iguaçu – Rj2667-2295 / 7824-8569

6 | N O v A I g u A ç u , 1 1 d e j u N h O d e 2 0 1 1

C a s o C l í n i c o

Uma característica sindrômica e o prognóstico dento-maxilo-facial

Colegas dentistas volto a comunicar-me com vocês por esta valorosa revista que muito engrandece a nossa ABONI. Como muitos sabem ministro um

curso de atualizaçao há 13 anos nesta que já considero a minha casa e gostaria de mostrar casos tratados em nossa clínica por nós (minha equipe e meus alunos), são

abordadas técnicas fixas e ou removíveis, buscando sempre um planejamento possível para cada caso.

Nosso diagnóstico é de âmbito tridimensional, situando o paciente ao prognóstico (possibilidade de sucesso) de seu plano de tratamento. Neste caso clínico o diagnóstico, frente a idade do paciente era muito desfavorável:

O PLANO DE TRATAMENTO OUSADO:Fomos muito audacio-sos, pois o paciente não queria o planejamento cirúrgico, então usamos acessórios consagrados trazidos da Ortopedia Funcional dos Maxilares e os adaptamos no apa-relho fixo convencional, obtendo efeito esquelé-tico de retroflexão man-dibular, o que foi decisivo na melhora do perfil es-quelético e das mordidas cruzadas.

O DIAGNÓSTICO DESFAVORÁVEL:Hipoplasia maxilar; atre-sia transversal; protru-são mandibular; perfil côncavo e mesioclusão; mordida cruzada ant. E esquerda; apinhamen-tos severos e falta de espaços.

* “Professor Marcelo Costa Mansur: titular do curso de atualização em ortodontia fixa Bioprogressiva de Ricketts da ABONI há 13 anos, mestrando em ortodontia fixa, especialista em ortodontia fixa e OFM com cliníca ortodôntica e ortopedia funcional dos maxilares há mais de 22 anos.”

6 - Rx cefalométrico.

7 - Rx panorâmico.

5 - Oclusal inferior;4 - Oclusal superior;3 - Frente intra-bucal;

2 - Perfil direito;1- Frente extra bucal;

8 - Frente extra bucal;

9 - Perfil direito;

12 - Oclusal superior;

11 - Oclusal superior;

13 - Rx cefalométrico.; 14 - Rx panorâmico

10 - Frente intra-bucal;

Relato de um caso: Conferência ministrada em 2009 no CIORJ

N O v A I g u A ç u , 1 1 d e j u N h O d e 2 0 1 1 | 7

V a r i e d a d e s

Palestras realizadas - parceria ABO-NI & CRO-RJ

14/05 - Tema: Como Construir Próteses-Fixas Permanentes em Única Consulta: Técnicas Simplificadas ao Alcance do Clínico-Geral. Ministrador: PROFº DR. IZIO MAZURProfessor de Dentística Restauradora – UNIG – 1990/1995; Cursos de Aperfeiçoamento em Compósitos Laminados – USA; Introdutor no Brasil da Técnica de Materiais Reforçados por Fibras – 1994; Autor do Livro: Odontolo-gia com Fibra – Atlas de Compósitos Reforçados, 2003 – Ed. Vicking; 16 anos de experiência e pesquisa com materiais dentários reforçados por fibras; mais de 100 conferências ministradas em todo Brasil.

28/05 - Tema: “Aplicabilidade da Tomografia Cone Beam nas Especialidades Odontológi-cas” Ministrador : PROFº. DR. LUIZ FER-NANDO DE LUIZ Especialista e Mestre em Radiologia pela UFRJ

A Associação Brasileira de Odontologia de Nova Iguaçu – ABONI em

parceria com o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro – CRO-RJ, realizou em maio passado duas palestras com renomados professores que somaram com nosso objetivo de levar aos associados da ABO-NI aprimoramento do conhecimento científico. Contamos com a presença de um expressivo público

8 | N O v A I g u A ç u , 1 1 d e j u N h O d e 2 0 1 1

A s s u n t o Científico

Batente anterior fixo no tratamento da sobremordida profundaProfessora Dra. Carmen Luna – Mestre em Ortodont ia

A sobremordida profunda ou trespasse vertical exagerado, é uma má-oclusão que se traduz como um desafio para o ortodontista. Este problema

impossibilita muitas vezes a colagem dos braquetes na arcada inferior, atrasando assim o desenvolvimento do tratamento ortodôntico, muitas vezes leva o profissional a cometer o erro de colar os braquetes mais para a cervical o que provoca alteração do torque do sistema do aparelho e irritações gengivais pela proximidade do braquete com o tecido gengival.

Em um padrão de normalidade, este trespasse vertical deve ser de 2 a 3mm. A reversão da curva de

Spee inferior com a acentuação da curva superior é o método de escolha das técnicas de arco contínuo para o controle vertical, de maneira a efetuar a “abertura da mordida” com a subsequente correção da sobremordida profunda e regularização da curva de Spee inferior. Esta mecânica pode ser agilizada com a utilização de Batente Anterior Fixo que possibilita ao ortodontista iniciar imediatamente o tratamento na arcada inferior, com o correto pocisionamento dos braquetes. Esta má-oclusão é mais frequente em pacientes com padrão cefálico braquifacial, o que torna o levantamento da mordida totalmente desejável.

F IGURA 1 : Batente anter ior f ixo .

N O v A I g u A ç u , 1 1 d e j u N h O d e 2 0 1 1 | 9

O batente anterior é confeccionado em fio de aço 0,9mm redondo, na parte palatina e uma base de acrílico que dependendo da distância intercaninos inferior, pode estender-se até caninos superiores. Ajustar a placa de mordida (batente),

de tal forma que a mordida fique de topo ou 1mm de mordida aberta e promova uma desoclusão dos molares de 2 a 3 mm. A altura da base de acrílico é de aproximadamente 1/3 do tamanho da coroa dos incisivos superiores.

F IGURA 2 : Desenho esquemát ico do batente anter ior f ixo demonstrando a desoclusão poster ior.

F IGURA 2 : Radiograf ia de prova do cone.

Caso Clínico:O caso clínico apresentado (fig. 3), demonstra a

efetividade do uso do batente anterior fixo no tratamento das sobremordidas profundas, independente da idade do paciente. Como a colaboração do paciente é de

fundamental importância para o sucesso do tratamento, esta opção torna-se muito importante por ser batente anterior fixo um aparelho auxiliar que não necessita de contar com esta participação do paciente para se obter os resultados desejados.

1 0 | N O v A I g u A ç u , 1 1 d e j u N h O d e 2 0 1 1

A s s u n t o Científico

FIGURA 3 : Caso c l ín ico de paciente do gênero feminino, 60 anos, t ratada com batente anter ior f ixo e arco com curva reversa infer ior.

N O v A I g u A ç u , 1 1 d e j u N h O d e 2 0 1 1 | 1 1

C o n f e r ê n c i a C I O R J / 2 0 1 1

Após uma abordagem sociológica onde procuramos analisar o comportamento humano, o relacionamento interpessoal e as formas de

comunicação, apresentamos aos congressistas uma nova ferramenta de marketing que busca agregar valores no relacionamento Paciente-Profissional, uma vez que na vida humana o processo de comunicação é fundamental e o seu controle é vital para o sucesso e a felicidade.

É necessário entender que as comunicações podem ser verbais e não verbais. É comum pensar-se que as palavras são o centro de uma mensagem falada, o que é um equívoco. Sabe-se hoje que as palavras representam apenas 7%%; 38% são preenchidos pelo tom de voz e 55% pela linguagem corporal. Temos que entender também, que a mesma mensagem é compreendida de forma diferente pelas pessoas, de acordo com seu canal preponderante de comunicação. Hoje já se sabe que os indivíduos podem ser: Visuais, Auditivos e Sinestésicos.

Em termos de marketing, podemos definir o relacionamento como o maior produto de um processo

de comunicação, e na odontologia esse processo tem que ser construído de forma planejada e contínua. A fidelização para ser conquistada exigirá de cada profissional o uso de estratégias.

O que foi mostrado nesta conferência, apesar de ser simples, é inédito na Odontologia e os resultados em termos de marketing podem ser surpreendentes, uma vez que o paciente terá necessariamente um acompanhamento muito próximo com o seu Dentista durante muitos anos.

Nós utilizamos o termo prototipagem, que é uma palavra derivada de protótipo para classificar esse trabalho confeccionado com dentes decíduos. Prototipagem com dentes decíduos será então a cópia da arcada dentária da criança feita em resina acrílica com os dentes naturais da criança que ficaram sob a nossa guarda. Nas relações humanas, os filhos são os bens mais preciosos para os pais. Você pode oferecer a eles a possibilidade de eternizar um dos momentos mais agradáveis da vida de um filho que é a infância com algo novo, que ele não possui e que vai além das fotografias ou dos filmes, algo

que ele possa ver, ouvir e até sentir pelo tato. Esta é uma das vantagens da prototipagem com dentes decíduos, uma vez que ela consegue atingir os 3 canais de comunicação.

Dr. João Eduardo Teixeira

CONFERÊNCIA CIORJ 2011

Conferência apresentada no dia 20/07/2011 no 20° CIORJ

Prototipagem com dentes decíduos A motivação que encanta e fideliza pacientes.

1 2 | N O v A I g u A ç u , 1 1 d e j u N h O d e 2 0 1 1

V a r i e d a d e s

Este ano, no mês de fevereiro, a Associação Brasileira de Odontologia/RJ - Regional Nova Iguaçu formou mais uma turma do Curso de

Especialização em Endodontia. A conclusão do Curso se deu com uma apresentação de monografia, em que cada aluno pesquisou e desenvolveu a sua com muita dedicação e empenho.

O Curso foi coordenado pelo Profº Dr. Igor Bastos Barbosa e o Vice-coordenador Dr. Sergio de Oliveira Sacramento.

A Presidente da Associação Brasileira de Odontologia/RJ - Regional Nova Iguaçu, Dra. Maria Dionísia Pimentel dos Santos, acompanhou todo este trabalho e esteve presente para prestigiar a apresentação dos alunos.

Certamente são novos profissionais especializados e qualificados que estarão atuando no mercado, atendendo e satisfazendo as demandas existentes.

Formatura Curso Especialização em EndodontiaPor Fabiano Din iz Hora, Bacharel em Administração / UNIABEU Centro Univers i tár io

N O v A I g u A ç u , 1 1 d e j u N h O d e 2 0 1 1 | 1 3

1 4 | N O v A I g u A ç u , 1 1 d e j u N h O d e 2 0 1 1

C o n v ê n i o s

ACADEMIA OTUOSRua joaquim Máximo Soares, 110.

Olinda Nilópolis.

Tel. 3760-4162

Próximo a Igreja S. Sebastião

ginástica, Pilates, Musculação.

10% de desconto p/ sócios da ABO

ASSISTÊNCIA TÉC. ODONTOLÓGICA PUPPINRua Margarida Alves 153 – Centro – Nova Iguaçu

2767-6862 / 9953-7309

FONOAUDIÓLOGA - JEANI KLEUVER JARDIM MONTEIRO35% de desconto p/ pacientes Indicados por dentistas sócios da ABO.

Cel: 8623-9947 - e-mail: [email protected]

CURSO DE INGLÊS BRASASdesconto de 10% no Curso de InglêsPara Sócios ABO-NIRua Cel. Alfredo Soares, 101Centro – Nova Iguaçu – RjTel: 3773-1797www.brasas.com.br