revista 13

24
MAR, ABR | 2011 Ano 4 - 13ª Edição Entidade de Caráter Social e Filantrópico

Upload: seleta-sociedade-caritativa-e-humanitaria

Post on 12-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revista Visão Seleta

TRANSCRIPT

Page 1: Revista 13

MAR, ABR | 2011Ano 4 - 13ª Edição

Entidade de Caráter Social e Filantrópico

Page 2: Revista 13
Page 3: Revista 13

A Presidência da Seleta Sociedade Caritativa e Huma-nitária é a minha atual missão, depois de tantos cargos

e funções já desempenhados em gestões anteriores, atuar a frente de tão valorosos parentes me faz um privilegiado. A nossa gestão desde o início buscou

entendimento e valorização do seletiano, não abando-nando a essência das ações sociais.

Desde o primeiro momento nossos objetivos foram voltados para realização de obras e aplicação eficaz dos recursos financeiros disponíveis, bem como, o

reconhecimento do trabalho dos parentes.

A comunicação é uma importante ferramenta, tanto para o âmbito seletiano como para a população em ge-ral. A revista Visão Seleta passa a ter um novo formato, mais dinâmico e prático com a intenção de melhorar a leitura. O nosso site ganhará um novo layout, com um aspecto moderno e que dará mais agilidade ao leitor.

O trabalho é uma constante e estamos convictos nessa caminhada. As frentes de trabalho se multiplicam: a inauguração do Departamento Feminino “Linda

Abalem Bernard”; Implantação do almoço para os fun-cionários; Ampliação da nova cobertura do espaço de

entretenimento do seletiano – Verdinho; Implantações da nova central telefônica e horta orgânica, na chácara

da Seleta; Reforma da rede elétrica, enfim, algumas propostas de campanha já cumpridas, mas, que nos

deixa a vontade para trabalhar por todos os seletianos e por uma Seleta mais humana.

Rubens PereiraPresidente da Seleta

Quadro de Campo Grande

Page 4: Revista 13

ENTREVISTA Rubens Pereira

PROJETO Horta Orgânica

POSSESolenidade de posse da nova diretoria

Revista Visão Seleta é uma publicação bimestral da Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária

Presidente: Rubens PereiraVice-presidente: Gilbraz Marques da SilvaJornalista responsável: Mirella Bernard DRT 121/MSDesign Gráfico: Alex FreitasRevisão: Renata CastroImpressão: Gráfica SeletaRua Pedro Celestino, 3283Bairro: São FrancisoCEP: 79002-320 Telefone (67) 3357-7300Contato: [email protected]

06

12

16

Page 5: Revista 13

DEP. FEMININO Trabalho Social

SELETA Diretor apresenta trabalho da Seleta

SELETAInvestimento em bem estar

INAUGURAÇÃO Governador entrega reforma da Escola 26 de Agosto

QUALIFICAÇÃO OMEP inaugura instituto de formação

0811

15

18

14

Page 6: Revista 13

6 Visão Seleta • Março, Abril | 2011

Entrevista

Rubens Pereira, Presidente eleito para o triênio 2011-2013

ENTREVISTA

São 18 anos de Seleta e vários cargos de dire-toria. Agora o seletiano Rubens Pereira assume como presidente da Entidade os próximos três anos. Sua di-retoria assumiu em janeiro de 2011 e em quatro me-ses de administração já realizou muitos projetos. Nesse bate papo ele fala sobre algumas ações e da importân-cia de cada seletiano para a Entidade.

Visão Seleta - Essa diretoria assume a Entida-de pelos próximos três anos. Quais são os principais desafios?

Rubens Pereira – A nossa gestão não medirá esforços para resgatar valores e priorizar o verdadei-ro espírito seletiano. Assim, vamos aliar a gestão ad-ministrativa de qualidade com ações concretas para elevar a S::S::C::H::.

Visão Seleta - Uma das propostas da atual ad-ministração é desenvolver mais ações voltadas para o social. Na prática quais são os principais projetos?

Rubens Pereira – As nossas ações sociais são de grande importância e atendem considerável parce-la da população campo-grandense. Uma ação que já podemos destacar é a volta do Sopão da Seleta, uma medida de socorrer muitas famílias em situação de extrema carência.

O apoio condicional as ações do Departamento Feminino e a nossa melhor idade integram nossos pro-jetos, além de manter a total gratuidade dos cursos de Auxiliar Administrativo e de Escritório e Informática.

Visão Seleta - O senhor assumiu em janeiro deste ano e já colocou em prática algumas propostas de campanha. Quais foram as já realizadas?

Rubens Pereira – A busca de parcerias já trouxeram novos convênios, entre eles a empresa Meta Agrocenter que vai oferecer aos nossos jovens 18 vagas de emprego; A valorização do Departamen-to Feminino, que ganhou um novo espaço para que nossas esposas desenvolvam seus projetos de forma confortável e adequada; Almoço servido para fun-cionários, colaboradores e parentes, onde servimos refeição de qualidade, a um preço popular de R$ 3; Aquisição e ampliação da central telefônica; Reforma de toda parte elétrica, com padrão individual para a Escola Profissionalizante; Reforma das instalações

Page 7: Revista 13

7Visão Seleta • Março, Abril | 2011

hidráulicas; Ampliação e construção de aproximada-mente 100m² de cobertura do espaço de entreteni-mento seletiano “Verdinho”, que recebeu ainda um aparelho ar condicionado de 60 mil BTU’s e uma televisão 47 polegadas; Implantação de uma horta orgânica, na chácara da Seleta, administrada por um profissional capacitado e com o intuito de atender nossas necessidades.

Visão Seleta - A Seleta completa em agosto 85 anos de fundação em Campo Grande. Como está hoje a imagem da Entidade?

Rubens Pereira – Em um primeiro momen-to iniciamos uma série de visitas às autoridades e empresários. Durante esses encontros, percebemos a dimensão da nossa Entidade, pois a boa receptivi-dade nos permitiu reiterar projetos e firmar novas parcerias. Creio que estamos no caminho certo, pois a Seleta é reconhecida pela sociedade e possui credi-bilidade pelo trabalho desenvolvido.

Visão Seleta - O que é preciso para solidificar ainda mais?

Rubens Pereira – A participação dos seletia-nos é fundamental. Temos em nossa Entidade, inte-grantes de diversos segmentos da sociedade e são eles que trarão situações novas e serão os portadores das notícias dessa gestão.

Visão Seleta – Uma mensagem...Rubens Pereira – Não faço promessa de novos

tempos ou de qualquer forma de julgamento, entre-tanto reafirmo minhas convicções e coesão da nossa diretoria, que desde o princípio, exige uma Seleta mais humana e determinada em multiplicar as boas ações. Peço àqueles que por ventura possam ajudar que ve-nham até nós e tragam suas sugestões, pois já é passa-do o tempo de vencedores e vencidos. Que possamos valorizar as ações seletianas em nossos corações e que essa casa, seja de harmonia para todos nós.

Page 8: Revista 13

8 Visão Seleta • Março, Abril | 2011

Depertamento Feminino

As seletianas receberam no dia 14 de feverei-ro, um grande presente: a nova sede do Departamen-to Feminino. Esta é a primeira obra da atual diretoria e atende antigas reivindicações das integrantes do departamento.

Em uma noite marcada pela emoção, a nova sala leva o nome de “Linda Abalem Bernard”, esposa do seletiano Oscar Pereira Bernard. Para o presidente Rubens Pereira, o espaço é merecido. “As mulheres merecem um local digno, que faz jus ao trabalho que elas desenvolvem dentro da Entidade”.

Já a diretora do departamento, Marisa Ber-nard Pereira, ressalta a continuidade do trabalho. “Esse espaço é nosso e deve ser usado em prol da Seleta. Que possamos nos unir cada vez mais, para que juntas possamos dar continuidade aos nossos projetos e ajudar os que precisam”.

Trabalhos sociais demonstram força e união das seletianas

Page 9: Revista 13

9Visão Seleta • Março, Abril | 2011

O projeto tem como principal objetivo ofe-recer às famílias carentes da Capital, enxoval para recém nascidos. São fraldas, banheiras, roupinhas, produtos de higiene, cobertores e muito carinho.

Os produtos são adquiridos e confeccionados pelas integrantes do departamento, que não poupam esforços para levar a esses bebês um pouco de con-forto.

Para ter um bom desempenho nos estudos é preciso estar bem alimentado. E foi pensando nisso que as seletianas criaram em 2008, o projeto Alimen-tando o Saber.

Desde sua criação mais de 8 mil refeições já foram servidas aos alunos do curso de Auxiliar Administrativo e de Escritório. São alunos que não possuem condições de custear uma refeição, moram longe e vão direto para a escola ou ainda jovens que vêm da escola direto para o curso.

Com a implantação do projeto, esses jovens passaram a ter melhores rendimentos em sala de aula e com isso um maior aproveitamento do curso.

Ateliê do Bebê

Alimentando o Saber

Page 10: Revista 13

10 Visão Seleta • Março, Abril | 2011

Depertamento Feminino

Páscoa, Dia das Crianças e Natal. Datas sig-nificativas e que merecem comemoração. Pensando nisso, as seletianas realizam nessas datas festas para crianças de creches da Capital.

Nas comemorações, as crianças vêm para a sede da Seleta e passam um dia especial, com direito a brincadeiras, presentes, lanches e bolos. É um ver-dadeiro dia de criança.

Todos os projetos realizados pelo Departa-mento Feminino são idealizados pelas mulheres e concretizado com as parcerias, entre elas a diretoria da Entidade e diversas empresas, que ajudam a rea-lizar sonhos.

E para os que quiserem se juntar a essa equi-pe, ser um parceiro, fazer doações é só entrar em con-tato com a Entidade.

Festa para criançasJuntos, em prol do social

Capillarecentro de estética

Rua: Pernanbuco, 1007 - Sala 01 • Telefone: 67 3305 0509 • E-mail: [email protected]

Page 11: Revista 13

11Visão Seleta • Março, Abril | 2011

Seleta

O diretor de cursos e convênios, Paulo Sergio Pereira usou a tribuna da Assembleia Legislativa, no dia 05 de abril, para apresentar aos parlamentares o trabalho desenvolvido pela Seleta.

Durante seu discurso, ele ressaltou as ações sociais, os cursos profissionalizantes, a qualificação de jovens para o primeiro emprego, além de explanar sobre a história da Entidade.

Paulo Sergio foi a convite do deputado esta-dual Júnior Mocchi, que esteve na sede da Seleta para conhecer os trabalhos realizados.

Diretor apresenta trabalho da Seleta na Assembleia

Page 12: Revista 13

12 Visão Seleta • Março, Abril | 2011

Projeto

Horta Orgânica alimentação saudávelProdutos sem agrotóxico, que proporcionam uma alimentação

mais saudável e não causam danos ao meio ambiente. Esses serão os produtos, que a partir de maio serão consumidos pelos

adolescentes, funcionários e seletianos.

Page 13: Revista 13

13Visão Seleta • Março, Abril | 2011

A Seleta desenvolve a partir desse ano um projeto inovador: a produção de uma horta orgâni-ca. Com mais de 30 produtos, entre folhas, verduras, frutas e legumes, a horta está localizada na chácara da Seleta e tem como principal objetivo produzir ali-mentos para o consumo interno.

Conforme Jacinto Souza Vilalba, responsável técnico pela horta, os produtos serão destinados para o consumo e o excedente vendido a preço de custo. “O projeto desta diretoria é complementar as refei-ções oferecidas aos alunos do curso de Auxiliar Admi-nistrativo e de Escritório, aos funcionários, seletianos e ainda atender a comunidade da região”.

A horta, que ocupa uma área até então ociosa, tem cerca de 1000m² e produzirá mais de oito mil pacotes por mês. Segundo o presidente da Entidade, Rubens Pereira, o local até então era apenas utilizado como lazer. “Até o momento não tínhamos um projeto social desenvolvido na chácara e com essa oportu-nidade vamos agregar as duas coisas. Os alimentos produzidos vão melhorar a qualidade das refeições servidas aos adolescentes e funcionários”.

Page 14: Revista 13

14 Visão Seleta • Março, Abril | 2011

A Organização Mundial para a Educação Pré-escolar (OMEP) inaugurou no dia 25 de março, o Ins-tituto de Formação da OMEP (IFOMEP), destinado a formação dos profissionais da educação infantil.

Segundo a presidente da OMEP, Maria Apa-recida Salmaze o espaço é a concretização de um sonho. “Trata-se de um projeto de cinco anos e que hoje colocamos em prática. É um espaço que tem um pouquinho de cada pessoa, de cada profissional que trabalhou para ele virar realidade”.

No IFOMEP serão oferecidos cursos presen-ciais, semipresenciais e na modalidade à distância. O local conta com salas de aula climatizadas e equipa-das com data-show e um auditório para cursos e pa-lestras, além de uma nova unidade da Clínica Odon-tológica da OMEP.

“Este novo espaço vem de encontro com nos-sos anseios. A OMEP valoriza a qualificação dos pro-fissionais da educação e temos a certeza que iremos contribuir ainda mais para essa qualificação”, ressalta a presidente.

LIVRO – “Desenvolvimento e Sustentabilidade:

Revelando olhares, valorizando vozes na Educação da Infância”. Este é o título do livro lançado durante a inauguração, de autoria da Instituição e que “nasceu” do desejo da OMEP/BRASIL em promover uma educa-ção voltada à sustentabilidade que vá além das teorias.

Conforme informações da professora Maria Aparecida Salmaze, o livro tem como objetivo de for-necer subsídios para que o educador possa ensinar e envolver os pequenos no processo de modificação de postura frente aos desafios da sustentabilidade, o li-vro reúne experiências de pesquisadores, educadores e professores que aceitaram a proposta de trilhar no-vos caminhos para uma Educação que busca soluções para o problema da preservação e defesa da terra, bem como dos habitantes tendo as relações susten-táveis como meta.

Qualificação

OMEP inaugura instituto de formação

Page 15: Revista 13

Seleta

Diretoria investe no bem estar dos colaboradores

Pensando no bem estar e na praticidade dos funcionários, a diretoria da Seleta oferece desde fevereiro, almoço a preço de custo. A necessidade surgiu após constatar que muitos faziam suas refeições na Entidade e não tinham um espaço adequado, além daqueles que tinham que sair para almoçar em outro local.

As refeições agora podem ser feitas na própria Seleta, em um espaço adequado e com uma alimentação caseira. “Antes desse projeto, os funcionários comiam comida fria, apressados e sem um local apropriado. Agora, os 60 funcionários que fazem suas refeições aqui podem desfrutar de uma comida preparada na hora e feita com muito carinho”, relata o Intendente Mário de Assis dos Santos.

Conforme Seo Santos, a equipe responsável pela cozinha pre-para todos os dias um cardápio diferente, sempre priorizando a qua-lidade. “Tudo o que fazemos é pensando no bem do funcionário. Um ambiente de trabalho saudável influencia diretamente nos resultados e isso é uma preocupação da nova administração”.

Page 16: Revista 13

16 Visão Seleta • Março, Abril | 2011

PossePosse

Em noite de festa, a nova diretoria da Seleta tomou posse no dia 26 de fevereiro e foi apresentada oficialmente a sociedade campo-grandense. A soleni-dade reuniu no salão social da Entidade: seletianos, funcionários, autoridades e convidados.

Ao discursar para os presentes, o presidente eleito, Rubens Pereira conclamou a todos para esta-rem juntos com a nova diretoria nos próximos três anos. “É com muita alegria e emoção que agradeço o voto de confiança recebido nessa eleição e peço a todos que estejam conosco nessa caminhada”. O pre-sidente agradeceu ainda o apoio dos parceiros, auto-ridades e seletianos. “O apoio de todos nos ajuda a concretizar sonhos e faz com que elevemos o nome da nossa Entidade ao mais alto podium da sociedade sul-mato-grossense. Não estamos aqui para privilegiar alguns e ser coniventes com outros, essa diretoria tem

apenas um interesse: fazer o melhor para Seleta”.Em nome das autoridades presentes, Maria

Emília Sulzer, presidente da Fundação Ulisses Gui-marães destacou o trabalho da Entidade. “Acompa-nho o trabalho da Seleta há muitos anos e sei da responsabilidade dessas pessoas. É uma Entidade de respeito, que valoriza a família e que desenvolve trabalhos sérios e éticos. Desejo a esta nova direto-ria muito sucesso”.

O presidente eleito do Grande Quadro, Adir Paes da Silva enfatizou “Trata-se de um novo mo-mento para nossa sociedade, um momento de mu-danças. Temos muito trabalho pela frente e espero contar com o apoio de todos nessa caminhada que se inicia”. Após a solenidade os convidados partici-param de um jantar e se divertiram ao som da banda Magia do Som.

Solenidade reúne seletianos e convidados

para posse da nova diretoria

Page 17: Revista 13

17Visão Seleta • Março, Abril | 2011

Page 18: Revista 13

18 Visão Seleta • Março, Abril | 2011

Reforma

A Escola Estadual 26 de Agosto, mantida por meio de convênio entre o governo e a Seleta, é uma das escolas inseridas no programa de melhorias na estrutura física da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. A entrega da reforma foi realizada pelo governador André Puccinelli, no dia 07 de abril.

Foram investidos R$ 149 mil nas obras e conforme o governador estudos deve ser realizados para a construção da quadra esportiva, uma solicita-ção dos alunos. Como as instalações não pertencem ao Estado, há restrições para construções, mas o go-vernador pediu que a Secretaria Estadual de Educa-ção e a Seleta, busquem mecanismos para vencer os impedimentos. “Assim como fizemos convênio para a reforma, vamos ver se numa segunda etapa con-seguimos permissão para colocar no planejamento. Vencidas as dificuldades legais, podermos incluir no orçamento”, assegurou.

OBRAS - Com recursos próprios e execução em

Governador entrega reforma da Escola

Estadual 26 de Agosto

Page 19: Revista 13

19Visão Seleta • Março, Abril | 2011

convênio com a Associação de Pais e Mestres, o gover-no do Estado promoveu reparos nas instalações dos banheiros feminino e masculino, reforma das esqua-drias metálicas e em toda a pintura da unidade escolar.

Segundo Puccinelli os investimentos servem de motivação para os alunos. “Queremos igualar nos-sos alunos aos que estudam em escolas particulares. Hoje nenhuma escola particular oferece prêmios como o Estado. Somente este ano já entregamos qua-tro mil notebooks. É um estimulo para que esses jo-vens cresçam na vida”.

O presidente do Grande Quadro, Adir Paes Sil-va, ressaltou a disposição mostrada pelo governo em fa-vor da educação como uma ferramenta importante para os jovens. “Governador, mais uma vez precisamos agra-decer a parceria que o senhor nos oferece, uma ajuda que nunca nos faltou. Tenha certeza que onde houver Quadro da Seleta, o senhor sempre será acolhido”.

HISTÓRIA - Fundada em 1932, foi à primeira

escola mista de Campo Grande e desde 1936 possui convênio com o Estado. A escola também foi a pri-meira a oferecer merenda escolar, em 1943 e no ano seguinte, a Seleta deu início a uma horta, para ajudar na complementação da merenda e ainda passou a oferecer tratamento dentário aos alunos.

A Escola Estadual 26 de Agosto atende hoje cerca de 690 alunos, nos níveis de ensino fundamen-tal, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A cerimônia de inauguração teve também as presenças do presidente da Seleta, Rubens Pereira; do tesoureiro do Quadro de Campo Grande, Rozevaldo Garcia Pereira, vários seletianos; do vice-prefeito da Capital, Edil Albuquerque; das secretárias de Educa-ção, Nilene Badeca da Costa (Estado) e Maria Cecília Amêndola da Motta (Município); de representantes do Conselho de Diretores das Escolas Estaduais de Campo Grande, além de professores, funcionários ad-ministrativos e alunos.

Page 20: Revista 13

20 Visão Seleta • Março, Abril | 2011

Seleta

As inúmeras atividades desenvolvidas pelo Setor Pedagógico da Seleta têm como principal obje-tivo qualificar os adolescentes que estão no curso de Auxiliar Administrativo e de Escritório.

Projetos, palestras, cursos, atividades em grupo integram a programação durante os cinco meses de curso.

O curso qualifica 480 jovens ao ano para o mercado de trabalho e contribui para a conquista do primeiro emprego. Graças às parcerias firmadas a Se-

leta tem hoje mais de 280 jovens empregados. Para ingressar no curso, o candidato deve ter

15 anos completos ou 15 anos e seis meses, estar re-gularmente matriculado no nono ano na escola e fa-zer a prova seletiva, que acontece duas vezes ao ano.

Em 2011 a primeira prova seletiva foi reali-zada no mês de fevereiro, e segundo informações do Setor Pedagógico cerca de 470 jovens participaram da prova. As aulas inciaram em março e a turma rece-beu o nome do seletiano Mauro Fialho.

Setor Pedagógicoinvestindo no futuro

Page 21: Revista 13

21Visão Seleta • Março, Abril | 2011

Investir na qualificação dos jovens e inseri-los no mercado de trabalho é um dos principais objetivos da Seleta. No mês de março, a nova diretoria encami-nhou 19 adolescentes para o primeiro emprego.

O trabalho da Entidade não é feito sozinho, por isso a presença e a colaboração dos pais é muito importante. Reunido com os responsáveis, o geren-te geral Gilbraz Marques ressaltou essa parceria. “É muito importante que os senhores acompanhem seus filhos nessa nova etapa. A responsabilidade de per-manecer no emprego é de cada um, pois a Seleta já

cumpriu seu papel de qualificar e você deve enxergar como uma grande oportunidade. Desejamos boa sor-te a todos e muito sucesso”.

A reunião contou ainda com a presença do diretor de Cursos e Convênios Paulo Sergio Pereira e da Assistente Social Lilia Gonçalves.

Os jovens foram encaminhados para a Sa-nesul, Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria Regional de Dourados e as Secretarias de Estado de Governo, Fazenda, Saúde, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Mercado de trabalho

Page 22: Revista 13

Paulo Sergio, Rubens Pereira, Nelsinho Trad e Rozevaldo GarciaRozevaldo Garcia, Paulo Sergio, Rubens Pereira e Paulo Siufi

Visita ao Diretor Presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros

Paulo Sergio, Nelsinho Trad, Edil Albuquerque e Rubens Pereira

Deputado Estadual Junior Mocchi em visita a Seleta

22 Visão Seleta • Março, Abril | 2011

Diretoria em Visita

Page 23: Revista 13
Page 24: Revista 13

www.seletams.com.br/revista