resumo tcpd

3

Click here to load reader

Upload: api-3700467

Post on 07-Jun-2015

378 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo TCPD

Resumo de HistoTecido Conjuntivo(PD)

I. Origem : Mesênquima – Folheto: MesodermaII. Composição : Células e Substância Fundamental Amorfa

III. Principais funções :

Sustentação Estrutural(Ossos, Cartilagens e Fibras) Meio de trocas(Resíduos metabólicos, nutrientes e O²) Defesa Imune e Proteção(Céls. Fagocitárias, Imunocompetentes) Armazenamento de Lípideos(Adipócitos)

1) Substância Fundamental Amorfa:

Essa substância Amorfa além de hidratada é formada por:

Glicosaminoglicanas:Polímeros longos de dissacarídeos e não ramificados; 2 tipos:Sulfatadas(queratan-sulfato, heparina e etc...) e não sulfatadas como Ác.Hialurônico Proteoglicanas: Cadeias de proteínas ligadas covalentemente às glicosaminoglicanas, mas precisamente ao Ác. Hialurônico.Juntos formam moléculas chamadas Agregados de Agrecanas sendo responsáveis pelo estado gel da matriz extra. Glicoproteínas de Adesão: Moléculas grandes fixadora de vários componentes da Matriz extracelular e tb às integrinas da membrana celular. Localizadas na membrana basal(como a laminina) ou na cartilagem e no osso(Condronectina e osteonectina).Outras dispersas na matriz celular(Fibronectina)

2) As Fibras:

Colágenas(e reticulares): São ineslásticas e resistentes a tração. Constituída por subunidades finas, o Tropocolágeno, unidadas 3 cadeias numa confguração helicoidal. Variam de acordo com a sequência de aminoácidos das cadeias-α. Os AA + comuns são a Glicina, a Prolina,a hidoxiprolina e a hidroxilisina.Corante:H.E Possuem 6 tipos principais presentes em:

a) Tipo I: TCPD, osso, dentina e cementob) Tipo II: Cartilagens Hialina e Elásticasc) Tipo III: Fibras Reticularesd) Tipo IV:Lâmina densa da Lâmina Basale) Tipo V: Associado ao tipoI , e na Placentaf) Tipo VI: Ligando a Lâmina Basal à Reticular

Elásticas: são Formadas de Elastina e Microfibrilas. A elasticidade deve-se a elastina e a estabilidade às microfibrilas. Elastina é um material amorfo cujos principais aminoácidos constituintes são a Glicina e a Prolina, bem como A Desmosina e a Isodesmosina.Corante: Orceína.

3)As Principais Células :

Page 2: Resumo TCPD

1. Fixas : Fibroblastos, Adiposas , Mastócitos , Pericitos e alguns Macrófagos(Céls. de Kupffer)

Fibroblastos: Sintetizam a matriz celular do Técido conjuntivo. Podem se apresentar numa forma ativa e inativa(quiescente – chamadas de Fibrócitos)

Ativos: Geralmente assosciados a feixes de fibras colágenas. São células alongadas de formato fusiforme e com citoplasma pálido(dificil de diferenciar das F.colágenas cm H.E ). O núcleo é ovóide e bem destacado, pois é grande, granular e fortemente corado.Além de possuir um nucléolo bem evidente. Possuem RER e Golgi bem desenvolvidos, especialmente quando há intensa proução de matriz(Ex:cicatrização).A Actina e a α-actinina na periferia da cel.e miosina distribuida igualmente.

Inativos: Menores e + ovóides, possuem citoplasma acidófilo.Núcleo é menor, + alongado e + intensamente corado. Pouco RER e Golgi, mas muitos Ribossomas Livres.

OBS: Apesar de serem considerados Céls. Fixas, os fibroblastos são capazes de algum movimento. Raramente sofrem divisão mitótica, exceto durante a reparação de feridas. Podem se diferenciar em cels. Adiposas, condrócitos( durante a formação da fibrocartilagem) e osteoblastos(patologicamente).

OBS²: Os Miofibroblastos são fibroblastos modificados que se assemelham tanto às cels. Musculares lisas quanto a fibroblastos normais. Histologicamente, possuem feixes de filamentos de actina e corpos densos, além de o aspecto superficial do núcleo serem parecidos com os da cels. Musculares lisas. A diferença entre ambas cels. Está na ausência de lâmina basal(externa) nos miofibroblastos. São Abundates em cicatrizações e no ligamento periodontal(contribuem para erupção dos dentes).

Adipócitos: Estão completamente diferenciadas e não sofrem mitose, mas são originais do mesênquima. Participam da síntese e no armazenamento de triglicerídeos. Divididas em Uniloculares(tecido adp.Branco) e Multiloculares(tecido adp. Parda).

Uniloculares:Uniloculares: Céls esféricas grandes que tornam-se poliédricas quando reunidas em altas quantidades no tecido. Estão ,continuamente, armazenando gordura em uma única grande gotícula. O núcleo e organelas são deslocados para um dos pólos. Golgi pouco desenvolvido, poucas mitocôndrias e RER esparso, mas Ribossomas livres estão em abundância. A membrana plasmática é revestida por uma substância(verdadeira limitadora da gotícula) semelhante à da Lâmina Basal. Em jejum a superficie celular se apresenta irregular como se tivesse pseudópodos.

Multiloculares:Multiloculares: Se distiguem das uni. por apresentarem-se menores, + pardas e poligonais. Devido o armazenamento em inúmeras gotículas, o núcleo não é deslocado. Possuem muitas mitocôndrias, e apesar de não possuirem RER, o REL se encontra presente.

Macrófagos Fixos : Origem na medúla óssea.Citoplasma basófilo, núcleo + fortemente corado do que o do fibroblasto e ,geralmente, não possuem nucléolos.Abundância de Lisossomas, RER Proeminente e Golgi bem desenvolvidos. Alguns ,como as Céls.de Kupffer do fígado e as céls de Poeira do Pulmão, são chamados de residentes. Fagocitam céls. Velhas, danificadas ou mortas, restos celulares, microorganismos. Neste último caso, é capaz de liberar fatores que ajudam os linfócitos a reconhecer o antígeno(Macrófagos Ativados).

Mastócitos(resumão) : Origem médula osséa.Ligado intimamente a processos anti-inflamatórios. Grânulos produtores de Heparina(anti-co), Histamina(vasodilatador, +permeabilidade vascular, +prod. De muco e contração da musculatura lisa do brônquios), protease neutra(quebra de ptn) e fatores quimiotáticos “Ativação”(ECF-Eosinófilos e NCF - Neutrófilos)e etc....