resumo história de goiás

11
10/10/2011 ESQUEMA PARA AULÃO DE HISTÓRIA DE GOIÁS Professora- Luce-Leide Toledo Local- Colégio Estadual Américo Antunes Data- 17-10—11 Horário- das 19:00 às 22:00 HISTÓRIA DE GOIÁS Origem do Nome - O nome do Estado origina-se da denominação da tribo indígena ‘guaiás’, que por corruptela se tornou Goiás. Vem do termo tupi gwa ya que quer dizer indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça. Goiás antes da mineração: -Já era ocupado por diversas comunidades indígenas como: caiapó, goiá, xavante, crixá, carajá, canoeiro, xerente, bororó, etc. -Os bandeirantes encontraram as comunidades indígenas trabalhando a terra e provocaram desde o início uma desestruturação dessas comunidades matando ou escravizando. Ocupação do Território Expedições: Bandeiras; Entradas; Monções; Descidas; - A bandeira de Bartolomeu Bueno o “Anhanguera” chegou a Goiás em 1725. - O primeiro Arraial foi o de Sant’Anna (1727),depois Vila Boa (1739) e por fim a Cidade de Goiás (1818) sendo que por 200 anos foi a capital de Goiás.

Upload: fredericodefaria

Post on 17-Jul-2016

14 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Resumo história de Goiás

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo História de Goiás

10/10/2011 

ESQUEMA PARA AULÃO DE HISTÓRIA DE GOIÁSProfessora- Luce-Leide ToledoLocal- Colégio Estadual Américo AntunesData- 17-10—11Horário- das 19:00 às 22:00                           HISTÓRIA DE GOIÁS 

Origem do Nome- O nome do Estado origina-se da denominação da tribo indígena ‘guaiás’, que por corruptela se tornou Goiás. Vem do termo tupi gwa ya que quer dizer indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça. Goiás antes da mineração:-Já era ocupado por diversas comunidades indígenas como: caiapó, goiá, xavante, crixá, carajá, canoeiro, xerente, bororó, etc.-Os bandeirantes encontraram as comunidades indígenas trabalhando a terra e provocaram desde o início uma desestruturação dessas comunidades matando ou escravizando. Ocupação do Território   Expedições:Bandeiras;Entradas;Monções;Descidas;

- A bandeira de Bartolomeu Bueno o “Anhanguera” chegou a Goiás em 1725.- O primeiro Arraial foi o de Sant’Anna (1727),depois Vila Boa (1739) e por fim a Cidade de Goiás (1818) sendo que por 200 anos foi a capital de Goiás.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               -Até 1749 pertenceu a capitania de São Paulo, seu primeiro governador foi Dom Marcos de Noronha “Conde dos Arcos”. -Mineração em Goiás- Órgãos: Intendência das minas.- Ouro de aluvião e de morro;- Impostos: Quinto e capitação- Mão-de-obra: escravizada indígena e africana.- Casas de Fundição: uma em Vila Boa e outra em São Félix. População: -Maioria= Negros (escravizados) - Brancos= Maioria Homens

Page 2: Resumo História de Goiás

- Mulheres -Indígenas*Era comum a pratica de concubinato. 

- Até 1750 o ouro foi lucrativo, já de 1751 a 1770 se tornou arriscado e após 1770 ruinoso. 

- No final do século XVIII- decadência da mineração. Com isso, vários arraias desapareceram ou definharam e a saída foi a agricultura e pecuária de subsistência.-A imagem de Goiás era de atraso, preguiça, indolência e decadência. Em meados do século XIX a pecuária tirou Goiás do estado de marasmo, o gado se tornou mercadoria e transporte. Isso determinou a ocupação das regiões mais dinâmicas; sudoeste e norte. 

A Independência do Brasil 

- A independência do Brasil não alterou o quadro econômico de Goiás. - Formação de grupos oligárquicos do centro-sul; *Bulhões *Fleury *Rodrigues *Albernás - Em 1821, tem inicio o projeto de divisão do estado.-Só em 1988 isso aconteceu.- Eram nomeados presidentes portugueses.- Início do coronelismo.- Em 1888 a lei Áurea praticamente não mudou a estrutura social de Goiás.  República- Coronelismo- Oligarquias- De 1889 a 1910=hegemonia política dos Bulhões. - De 1914 a 1930= Período Caiadista. - Do final do período monárquico até 1930 o povoamento se intensifica graças à atividade agrícola e à construção de ferrovias, que contribuiu para o desenvolvimento das regiões sul, sudeste e sudoeste do estado.- Em 1913, Goiandira é servida pela estrada de ferro.

Revolução de 1930- Getulio Vargas- tomou o poder- Em 1930 Getúlio nomeou interventor goiano Pedro Ludovico Teixeira (grande opositor dos Caiados).- Marcha para o oeste (Projeto de Modernização e ocupação dos vazios), ocorreu à construção de Goiânia (Campinas).- Razões da transferência da capital de Goiás para Goiânia.- Em 1930, sobe ao governo de Goiás o interventor Pedro Ludovico Teixeira, que tinha como meta principal a mudança da capital, que até então se localizava em Vila Boa, atual Cidade de Goiás. Em dezembro de 1932 foi

Page 3: Resumo História de Goiás

decretada a mudança da sede do governo para um local próximo da cidade de Anápolis, que iria receber em breve a Estrada de Ferro de Goiás.

- A fundação da nova capital do Estado, Goiânia, ocorreu em 1933. A mudança foi determinada por motivos administrativos e econômicos, pois com a chegada da estrada de ferro a Anápolis em 1935, permitiu um rápido crescimento populacional da região sul do estado, através das sucessivas migrações de nordestinos, mineiros e paulistas que fez com que a região Centro Oeste se interligasse definitivamente a regiãoSudeste do Brasil.

Etapas da Construção de Goiânia- A 24 de outubro – lançamento da pedra fundamental – 1933.- A 7 de novembro de 1935 realizou-se a mudança provisória- A mudança definitiva teve lugar em 1937- Em 1942 ocorreu o Batismo Cultural. -O Dr. Pedro Ludovico permaneceu no governo de Goiás pelo mesmo período que Vargas ficou no poder (1930 – 45/1951-54).

 

O populismo em GoiásOs governos do Estado que se sucederam no período de 1946 – 1964 procuraram inserir Goiás no processo produtivo nacional e, portanto, dedicaram-se à soluções de dois problemas principais: infra-estrutura básica e comunicação. Modernização

*A eletrificação com a criação das Centrais   Elétricas   de   Goiás   S.A.  (CELG) em 1955 e a conclusão da usina do Rochedo em 1956, contribuíram para o aceleramento da urbanização e permitiram os primeiros passos rumo a industrialização. Mas em Pirenópolis ja existia eletricidade. Embora a pecuária fosse a base da economia e a agricultura visada à exportação já começasse a se desenvolver.

*Até o final da década de 1950 a indústria é extrativista. No sudoeste afloram os garimpos de diamantes. Ao norte, na região do Araguaia, a exploração de cristal de rocha tem seu ápice durante a Segunda   Guerra   Mundial , graças as condições de exportação.

*Em 1960 no governo de José   Feliciano   Ferreira , foi criado o Departamento Estadual de Saneamento (DES), hoje Saneamento   de   Goiás   S/A (Saneago). Em Goiás e Meia Ponte, atual Pirenópolis, utilizavam-se chafariz que capitavam água de córregos da região.

*Durante o governo de Mauro Borges Teixeira (1961-1964) foi empreendida a primeira tentativa de planificação administrativa e econômica, com base na exploração do potencial mineralogico, sob os cuidados do Estado, através da Metais de Goiás S/A (METAGO), no aproveitamento industrial das riquezas extrativas, dos produtos agrícolas graças ao aumento da produtividade

Page 4: Resumo História de Goiás

mediante o aprimoramento técnico. Em função da expansão do setor agrícola, é criada uma escola de formação de operadores de máquinas agrícolas e rodoviárias (EFOMAGO) e desenvolvida experiência de cooperativismo nos combinados agrícolas, além do implemento do até hoje único laboratorio oficial do Centro oeste, a Industria Química do Estado de Goiás - IQUEGO, na produção de medicamentos de uso humano e veterinário.

 

Governadores:

•  Eládio Amorim (1945-46)

•  Felipe Xavier (1946)•  Belarmino Cruvinel (1946)•  Coimbra Bueno (1947-50)- Com o “queremismo” e a eleição de Getulio Vargas, Pedro Ludovico voltou a assumir o Governo goiano, ficando de 1951-54.- Com o suicídio de Vargas, Pedro afastou-se do governo em Goiás. Apoiado por Pedro Ludovico, foi eleito Jose Ludovico de Almeida (Juca Ludovico) que governou o Estado de 1955 a 1959.- Após o seu governo foi eleito José Feliciano Ferreira (1959-61).-Em 1961, foi eleito Mauro Borges Teixeira (filho de Pedro Ludovico) que permaneceu até 1964, quando foi cassado pelos militares. Mauro criou o IPASGO, CAIXEGO, IDAGO e IQUEGO.-Governos de Goiás no período militarismo:•  Meira Matos (1964-1965)•  Otavio Lage (1966-1970)•  Leonino Caiado (1971-1975)•  Irapuan Costa Jr. (1975 – 1978)•  Ari Valadão (1978 – 1983)- Com a redemocratização do Brasil, Íris Rezende, foi eleito governador de 1983-1986, quando renunciou para ser ministro da agricultura do governo Sarney. Seu vice Onofre Quinan concluiu o mandado em 1987.- De 1987-1991 o Estado foi governado por Henrique Santillo.- Em 1991, Íris Rezende foi eleito novamente, permanecendo ate 1994, quando renunciou para ser Ministro da Justiça do governo Itamar Franco, seu vice Agenor Rezende concluiu o mandado em 1995.- Maguito Vilela foi eleito, governando o estado de 1995-1998.- Nas eleições de 1998, íris perdeu as eleições para Marconi Perillo, dando inicio ao “Tempo Novo”. Marconi foi reeleito e governou até 2006 quando o seu vice Alcides Rodrigues foi eleito e em seguida se desfez a aliança entre estes, hoje são rivais políticos.- Em 2010 Marconi Perillho voltou ao governo depois de ter feito uma campanha contra Íris e também contra o seu antecessor Alcides que apesar de terem sido eleitos em pleitos anteriores passaram a serem adversários e o início do governo de Marconi em 2011 foi marcado por muitas dificuldades financeiras segundo ele deixadas pelo seu antecessor Alcides Rodrigues. Atualidades:

Page 5: Resumo História de Goiás

- O processo de desenvolvimento econômico se caracteriza por aspectos qualitativos da economia, contudo seja de grande importância, para tanto, o crescimento econômico das regiões. Em Goiás a sua formação econômica se relaciona com a mineração e com a agropecuária, nos séculos XVIII e XIX, e mais recentemente com a construção de Goiânia e com um governo planejado, no caso Mauro Borges. O PIB goiano cresce acima da média nacional, porém altamente concentrado em poucos municípios. Alguns indicadores sociais apontam para a melhoria das condições de vida da população local, embora muitos números precisam ainda serem melhorados, necessitado assim de presença de políticas públicas para o desenvolvimento do Estado.  

 

1º -Questão 6 

Os enunciados abaixo tratam da modernização no campo em Goiás. Leia-os atentamente e marque a CORRETA: 

a) A modernização da agricultura em Goiás é resultado da expansão do capitalismo no campo. Essa modernização aumentou o deslocamento migratório de produtores rurais para o Estado, especialmente os grandes fazendeiros das regiões Nordeste e Norte do país. 

b) A soja, tida como um dos principais produtos agrícolas goianos, foi introduzida junto com a modernização da agricultura e é cultivada em todo o estado, especialmente, nas regiões norte e nordeste de Goiás. 

c) A modernização da agricultura goiana proporcionou, no final do século XX, o reaparecimento das antigas fazendas de engenho que dinamizaram o comércio da terra e melhoram as condições salariais do trabalhador no campo. 

d) Nas atividades produtivas intensivas, a tecnologia avançada, a ocupação de toda área de propriedade e a utilização de mão-de-obra especializada são fatores que caracterizam a modernização no campo. 

2º - Questão 7 

Assinale a proposição que justifique o crescimento da industrialização no Estado de Goiás:

a) A descentralização econômica e industrial brasileira e a implantação em Goiás de infra-estrutura (por exemplo: ampliação e pavimentação de rede viária e expansão de rede de energia elétrica) são os principais fatores que proporcionaram o desenvolvimento da indústria em Goiás. 

b) Os projetos do governo federal que incentivaram a implantação industrial e a transformação das indústrias de extrativismo mineral e vegetal em indústria de produtos alimentícios, especialmente aquelas localizadas no norte do Estado, são os fatores que promoveram o aumento da industrialização em Goiás. 

Page 6: Resumo História de Goiás

c) O alto índice de desemprego e a criminalidade impulsionaram o governo do Estado de Goiás a criar, nos anos de 1990, programas de incentivos para instalação de indústrias nacionais e internacionais, com a finalidade de geração de novos empregos. 

d) A mão-de-obra especializada, o desenvolvimento do setor econômico terciário e a criação de cidades tecnopólos proporcionaram a implantação de indústrias em Goiás, especialmente aquelas ligadas ao turismo e ao lazer. 

3º Questão 8 

Sobre o fluxo migratório no Estado de Goiás é INCORRETO afirmar: 

a) Nos últimos anos, destacou-se em Goiás um considerável fluxo migratório de sulistas, especialmente os gaúchos, em busca de terras para produção de grãos nobres, provocando mudança tecnológica e de relação de trabalho no campo. 

b) O fluxo migratório para Goiás dá-se também por parte da população mais carente que se instala em Goiânia, nas cidades circunvizinhas e no Entorno de Brasília. Esse fenômeno migratório é impulsionado, em grande medida, pela condição socioeconômica do migrante. 

c) Os fluxos migratórios para Goiás têm duas direções: uma para as regiões pouco povoadas, como o vale do Araguaia; e outra para regiões metropolitanas, como o Entorno de Brasília e o Aglomerado Urbano de Goiânia. 

d) O processo migratório em Goiás foi anterior ao século XX. Ainda nos séculos XV e XVI, havia migração de paulistas e, especialmente, paranaenses para as regiões sul e sudeste do Estado de Goiás, com a finalidade de produção de grãos. 

4º Questão 9 

Meu Goiás, meu Goiás Terra do Anhanguera E dos Carajás És um tesouro encantado No coração do Brasil És privilegiado Por riquezas mil Toda Pátria te bendiz, Goiás. (Nini Araújo. Meu Goiás) 

Sobre o povoamento branco de Goiás no século XVIII, é CORRETO afirmar: 

a) Bartolomeu Bueno da Silva, sertanista protetor dos índios, foi o primeiro branco a chegar a Goiás. 

Page 7: Resumo História de Goiás

b) Goiás ainda pode ser chamado de “Terra dos Carajás”, tendo em vista a alta representatividade dos indígenas na demografia goiana. 

c) A busca de riquezas minerais estimulou os bandeirantes paulistas a ocuparem o Centro-Oeste brasileiro. 

d) Pode-se afirmar que a Igreja Católica e a Coroa Portuguesa apoiaram as “guerras de extermínio” movidas contra os indígenas em Goiás. 

5º -  Questão 10 

Entre 1920-1929, o gado vivo significou quase a metade de todas as exportações e 27,69% da arrecadação total do Estado. MORAES, Maria Augusta de Sant´Anna; PALACIN, Luís. História de Goiás. Goiânia: Editora da UCG. p. 92. 

Sobre a economia goiana, marque a alternativa CORRETA. 

a) A grande importância da pecuária em Goiás, na década de 1920, deve-se principalmente à adoção da pecuária intensiva por parte dos criadores, aumentando, com isso, a produtividade. 

b) O predomínio da pecuária na economia goiana no século XIX e parte do XX foi acompanhado de relações de trabalho arcaicas no campo, com predomínio do clientelismo. 

c) A pavimentação das rodovias na década de 1920 contribuiu para incrementar as exportações goianas de carne bovina. 

d) Ainda hoje, o gado vivo, principalmente do sudoeste, é o principal produto de exportação de Goiás.

 

6º - Questão 8 

Sobre a população negra em Goiás, é CORRETO afirmar: 

a) O trabalho escravo não foi utilizado na mineração, pois os proprietários das minas temiam que os negros roubassem o ouro garimpado. 

b) A única manifestação cultural genuinamente negra em Goiás é o espetáculo das cavalhadas em Pirenópolis. 

c) Os remanescentes de quilombos em Goiás, como o dos Kalungas, significaram a resistência dos negros à escravidão. 

d) Em Goiás, a escravidão negra no século XVIII foi substituída pela escravidão

Page 8: Resumo História de Goiás

indígena, uma vez que o índio adaptava-se melhor ao trabalho agrícola. 

7º - Questão 9 

Pra minha mãezinha já telegrafei E já me cansei de tanto sofrer Nesta madrugada estarei de partida Pra terra querida que me viu nascer Já ouço sonhando o galo cantando O nhambu piando no escurecer A lua prateada clareando a estrada A relva molhada desde o anoitecer Eu preciso ir pra ver tudo ali Foi lá que eu nasci lá quero morrer (Goiá e Bemonte. “Saudades da minha terra”) 

O texto acima é uma representação do “desejo de voltar para o campo”. Sobre essa temática, levando em consideração o Estado de Goiás, é CORRETO afirmar: 

a) O êxodo rural, fenômeno de que trata o texto, teve em Goiás nos anos 1930 os seus maiores fluxos. 

b) O Entorno de Goiânia teve sua população diminuída por causa da forte migração populacional para o meio rural. 

c) As políticas agrárias implantadas durante os governos militares em Goiás proporcionaram a posse da terra, conduzindo o trabalhador ao campo. 

d) O poema demonstra que, apesar de migrar para a cidade, o homem do campo ainda revela desejos de retorno à área rural. 

8º - Questão 10 

Sobre a mudança da Capital do Estado de Goiás, marque a proposição INCORRETA: 

a) Goiânia foi planejada pelo urbanista Lúcio Costa, que projetou uma cidade para 500.000 habitantes. Foi Por Atílio Corrêa Lima

b) A idéia da mudança da Capital surgiu no século XVIII e foi consolidada apenas no século XX. 

c) Pedro Ludovico Teixeira mudou a Capital do Estado com apoio de Getúlio Vargas. 

d) A mudança da Capital teve sua consolidação no ano de 1930, durante o governo de Pedro Ludovico Teixeira.