resumo história da enfermagem

12
7/30/2019 resumo história da enfermagem http://slidepdf.com/reader/full/resumo-historia-da-enfermagem 1/12

Upload: nayara-costa

Post on 14-Apr-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: resumo história da enfermagem

7/30/2019 resumo história da enfermagem

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-historia-da-enfermagem 1/12

Page 2: resumo história da enfermagem

7/30/2019 resumo história da enfermagem

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-historia-da-enfermagem 2/12

As práticas de saúde mágico-sacerdotais, abordavam arelação mística entre as práticas religiosas e de saúdeprimitivas desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos.

Este período corresponde à fase de empirismo, verificadaantes do surgimento da especulação filosófica que ocorre

por volta do século V a.C. Essas ações permanecem por muitos séculos desenvolvidas

nos templos que, a princípio, foram simultaneamentesantuários e escolas, onde os conceitos primitivos de saúdeeram ensinados.

Posteriormente, desenvolveram-se escolas específicas para oensino da arte de curar no sul da Itália e na Sicília,propagandose pelos grandes centros do comércio, nas ilhase cidades da costa.

Page 3: resumo história da enfermagem

7/30/2019 resumo história da enfermagem

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-historia-da-enfermagem 3/12

Período Antes de Cristo  Nesse período a doença era considerada como castigo de

Deus ou efeito do poder do demônio; por isso recorriam àsacerdotes que acumulavam funções de médico eenfermeiro.

O tratamento consistia em afastar os maus espíritos atravésde banhos, massagens, etc.

No Egito praticava-se o hipnotismo.

Na Assíria a medicina era praticada através da magia.

Na Grécia os médicos conheciam os sedativos, fortificantes,ossos, circulação e faziam ataduras.

Page 4: resumo história da enfermagem

7/30/2019 resumo história da enfermagem

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-historia-da-enfermagem 4/12

Naquelas escolas pré-hipocráticas, eram variadas asconcepções acerca do funcionamento do corpo humano,seus distúrbios e doenças, concepções essas, que, por muitotempo, marcaram a fase empírica da evolução dosconhecimentos em saúde.

O ensino era vinculado à orientação da filosofia e das artese osestudantes viviam em estreita ligação com seus mestres,formando as famílias, as quais serviam de referência paramais tarde se organizarem em castas.

As práticas de saúde no alvorecer da ciência - relacionam a

evolução das práticas de saúde ao surgimento da filosofia eao progresso da ciência, quando estas então se baseavamnas relações de causa e efeito. Inicia-se no século V a.C.,estendendose até os primeiros séculos da Era Cristã.

Page 5: resumo história da enfermagem

7/30/2019 resumo história da enfermagem

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-historia-da-enfermagem 5/12

A prática de saúde baseava-se essencialmente na experiência,no conhecimento da natureza, no raciocínio lógico - quedesencadeia uma relação de causa e efeito para as doenças -e na especulação filosófica, baseada na investigação livre e naobservação dos fenômenos, limitada, entretanto, pela ausênciaquase total de conhecimentos anatomofisiológicos.

Essa prática individualista volta-se para o homem e suasrelações com a natureza e suas leis imutáveis. Este período é considerado pela medicina grega como período

hipocrático, destacando a figura de Hipócrates que como já foidemonstrado no relato histórico, propôs uma nova concepçãoem saúde, dissociando a arte de curar dos preceitos místicos e

sacerdotais, através da utilização do método indutivo, dainspeção e da observação. Não há caracterização nítida da prática de Enfermagem nesta

época.

Page 6: resumo história da enfermagem

7/30/2019 resumo história da enfermagem

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-historia-da-enfermagem 6/12

As práticas de saúde monástico-medievais focalizavam ainfluência dos fatores sócio-econômicos e políticos domedievo e da sociedade feudal nas práticas de saúde e asrelações destas com o cristianismo.

Esta época corresponde ao aparecimento da Enfermagem

como prática leiga, desenvolvida por religiosos e abrange operíodo medieval compreendido entre os séculos V e XIII.

Foi um período que deixou como legado uma série devalores que, com o passar dos tempos, foram aos poucoslegitimados a aceitos pela sociedade como características

inerentes à Enfermagem. A abnegação, o espírito de serviço,a obediência e outros atributos que dão à Enfermagem, nãouma conotação de prática profissional, mas de sacerdócio.

Page 7: resumo história da enfermagem

7/30/2019 resumo história da enfermagem

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-historia-da-enfermagem 7/12

A Enfermagem por ser uma profissão antiga, do início da EraCristã até toda a Idade Média, o seu trabalho era realizadono modelo religioso, que se restringia à caridade e aoconforto da alma dos doentes.

Somente a partir do século XIX, com Florence Nightingale, na

Inglaterra, que se configurou outro processo de trabalhopara a Enfermagem a partir das suas propostas dereorganização dos hospitais militares, implementadasdurante a Guerra da Criméia.

Page 8: resumo história da enfermagem

7/30/2019 resumo história da enfermagem

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-historia-da-enfermagem 8/12

Somente nos séculos XII e XIV é que houve o progresso daciência, aumentando os recursos profissionais na área da cura. As práticas de saúde pós monásticas evidenciam a evolução

das ações de saúde e, em especial, do exercício daEnfermagem no contexto dos movimentos Renascentistas e daReforma Protestante.

Corresponde ao período que vai do final do século XIII ao início

do século XVI. A retomada da ciência, o progresso social eintelectual da Renascença e a evolução das universidades nãoconstituíram fator de crescimento para a Enfermagem.

Enclausurada nos hospitais religiosos, permaneceu empírica edesarticulada durante muito tempo, vindo desagregarem-seainda mais a partir dos movimentos de Reforma Religiosa e dasconturbações da Santa Inquisição.

O hospital, já negligenciado, passa a ser um insalubre depósitode doentes, onde homens, mulheres e crianças utilizam asmesmas dependências, amontoados em leitos coletivos.

Page 9: resumo história da enfermagem

7/30/2019 resumo história da enfermagem

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-historia-da-enfermagem 9/12

Sob exploração deliberada, considerada um serviço doméstico,pela queda dos padrões morais que sustentava, a prática deenfermagem tornou-se indigna e sem atrativos para as mulheresde casta social elevada.

Esta fase tempestuosa, que significou uma grave crise para aEnfermagem, permaneceu por muito tempo e apenas no limiar da revolução capitalista é que alguns movimentos

reformadores, que partiram, principalmente, de iniciativasreligiosas e sociais, tentam melhorar as condições do pessoal aserviço dos hospitais.

As práticas de saúde no mundo moderno analisam as ações desaúde e, em especial, as de Enfermagem, sob a ótica dosistema político-econômico da sociedade capitalista. Ressaltamo surgimento da Enfermagem como atividade profissional

institucionalizada. Esta análise inicia-se com a RevoluçãoIndustrial no século XVI e culmina com o surgimento daEnfermagem moderna na Inglaterra, no século XIX

Page 10: resumo história da enfermagem

7/30/2019 resumo história da enfermagem

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-historia-da-enfermagem 10/12

Em 1820, meados do século XIX, nasceu na Florença a burguesaFlorence Nightingale. Há relatos de que possuía umapersonalidade marcante, era decidida e, por vezes, atégrosseira. Mas contribuiu na transformação da arte de cuidar naciência do cuidar, o que levou a enfermagem a ficar próximade como a conhecemos hoje: autônoma, científica e essencialà prevenção e reabilitação de enfermos.Conheceu as Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo eofereceu-se para atuar como voluntária na Guerra da Criméia.Levou consigo 38 voluntárias. Utilizou técnicas que hojeconsideramos simples, mas que fizeram (e fazem) a diferença,como a lavagem das mãos, a limpeza de curativos e aseparação de enfermos conforme critérios de contaminação.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/52207/1/HISTORIA-DA-ENFERMAGEM/pagina1.html#ixzz1IEeY4NXg 

Page 11: resumo história da enfermagem

7/30/2019 resumo história da enfermagem

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-historia-da-enfermagem 11/12

  Enfermagem no Brasil: O marco para a enfermagem no Brasil foi Ana Neri.

Bahiana, atuou como voluntária na Guerra do Paraguai, para acompanhar os filhos, médicos, que foram convocados. Ao retornar ao Brasil foi honradapelo governo com uma coroa de louros e medalhas, e seu nome foi dado àprimeira escola de enfermagem do Brasil, a escola de Enfermagem AnaNeri, no Rio de Janeiro.O enfermeiro que se graduava nesta escola recebia o diploma de ser enfermeiro no padrão Ana Neri, o que hoje explica o profissional graduadoem enfermagem ser conhecido, no senso comum, de enfermeiro padrão.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/52207/1/HISTORIA-DA-ENFERMAGEM/pagina1.html#ixzz1IEewqEDa 

Os estudos históricos interessam à enfermagem, pois a construção de uma

memória coletiva é o que possibilita a tomada de consciência do quesomos realmente, enquanto produto histórico, o desenvolvimento da auto-estima coletiva e a tarefa de (re) construção da identidade profissional.

Page 12: resumo história da enfermagem

7/30/2019 resumo história da enfermagem

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-historia-da-enfermagem 12/12

BARREIRA, I. A. Memória e história para uma nova visão daenfermagem no Brasil. Revista Latino-Americana deEnfermagem, Ribeirão Preto, v. 7, n. 3, julho/1997.

BARREIRA, I. A., et al. Renovação no ensino e pesquisa dehistória da enfermagem. Pela integração / pós-graduação.Revista Enfermagem da UERJ, Rio de Janeiro, v.5, n. 2, p. 487

 – 494, dez. 1997. PAIXÃO, W. Páginas da história da enfermagem. 3 ed. Rio de

Janeiro: Bruno Buccini,1963.