resumo economia

3
Resumo Economia Tópico 4.1 AS DUAS PRIMEIRAS QUESTÕES-CHAVE DA ECONOMIA: A EFICIÊNCIA PRODUTIVA E A EFICÁCIA ALOCATIVA As decisões racionais tomadas pelos agentes econômicos apresentam SEMPRE o custo de oportunidade. Escassez, escolha e decisões racionais sobre os custos de oportunidade comparados são os fundamentos do comportamento econômico. Eficiência produtiva e eficácia alocativa, as duas primeiras questões chaves da economia, tratam respectivamente de dois elementos cruciais do processo econômico: o emprego de recursos escassos e a escolha entre fins alternativos. Exemplo: As unidades de família, detentoras dos recursos de produção, serão eficientes à medida que conseguirem mantê-los empregados. Depois, virá a questão da escolha: Como otimizar a renda recebida. Em síntese, as duas primeiras questões-chave da economia dizem respeito aos seguintes aspectos: Emprego eficiente de recursos produtivos. Máximo aproveitamento dos recursos empregados. Escolhas sobre o que e quanto produzir. Estas duas questões-chave fundamentam-se em duas realidades antagônicas: A escassez de recursos. As ilimitáveis aspirações da sociedade. OS FUNDAMENTOS DAS DUAS PRIMEIRAS QUESTÕES-CHAVE Os fundamentos da busca incessante por eficiência e eficácia em escala social são: Recursos escassos, mas necessidades e aspirações ilimitáveis. O conflito entre recursos limitados e necessidades ilimitáveis é a base da conduta econômica do homem e do próprio desenvolvimento da economia como ramo do conhecimento.

Upload: misaki-nyaan

Post on 02-Feb-2016

5 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Eficiência produtiva e eficácia alocativa

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo economia

Resumo Economia

Tópico 4.1

AS DUAS PRIMEIRAS QUESTÕES-CHAVE DA ECONOMIA: A EFICIÊNCIA PRODUTIVA E A EFICÁCIA ALOCATIVA

As decisões racionais tomadas pelos agentes econômicos apresentam SEMPRE o custo de oportunidade.

Escassez, escolha e decisões racionais sobre os custos de oportunidade comparados são os fundamentos do comportamento econômico.

Eficiência produtiva e eficácia alocativa, as duas primeiras questões chaves da economia, tratam respectivamente de dois elementos cruciais do processo econômico: o emprego de recursos escassos e a escolha entre fins alternativos.

Exemplo: As unidades de família, detentoras dos recursos de produção, serão eficientes à medida que conseguirem mantê-los empregados. Depois, virá a questão da escolha: Como otimizar a renda recebida.

Em síntese, as duas primeiras questões-chave da economia dizem respeito aos seguintes aspectos:

Emprego eficiente de recursos produtivos. Máximo aproveitamento dos recursos empregados. Escolhas sobre o que e quanto produzir.

Estas duas questões-chave fundamentam-se em duas realidades antagônicas:

A escassez de recursos. As ilimitáveis aspirações da sociedade.

OS FUNDAMENTOS DAS DUAS PRIMEIRAS QUESTÕES-CHAVE

Os fundamentos da busca incessante por eficiência e eficácia em escala social são: Recursos escassos, mas necessidades e aspirações ilimitáveis.

O conflito entre recursos limitados e necessidades ilimitáveis é a base da conduta econômica do homem e do próprio desenvolvimento da economia como ramo do conhecimento.

O suprimento de recursos é limitado e finito e o emprego de qualquer recurso é oneroso. Por maiores que sejam as economias de escala, a capacidade de geração de bens e serviços é limitada.

Exemplo: As unidades de produção defrontam-se com restrições orçamentárias sempre que pretendem produzir mais ou com maior eficiência.

Em contraposição à limitação de recursos, as necessidades e as aspirações sociais, por bens e serviços públicos e privados, parecem ser ilimitáveis. Não só pela crescente diversificação dos produtos, como também pelos cada vez mais sofisticados padrões com que se apresentam e pelos níveis de desempenho progressivamente melhores.

Page 2: Resumo economia

Exemplo: Bens e serviços que eram considerados supérfluos, hoje se tornam necessidades inevitáveis. (telefones celulares, alimentos pré-preparados)...

A hierarquia de necessidades de Maslow foi se refere a uma pirâmide que representa uma divisão hierárquica a respeito das necessidades humanas. Na base da pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que, apenas quando satisfeitas escala-se em direção às hierarquias mais altas para atingir a auto-realização que é o nível mais alto.

A escala de necessidades individuais de Maslow se divide assim:

1) Necessidades de auto-realização. (Topo da pirâmide)2) Necessidades de status.3) Necessidades sociais.4) Necessidades de proteção e segurança.5) Necessidades fisiológicas. (Base da pirâmide)

Escala de necessidades para a sociedade (análoga à de Maslow):

1) Necessidade de reconhecimento em escala global. (Topo da pirâmide)2) Necessidade de bem-estar social, convivência em ambiente de altos padrões de

desenvolvimento.3) Necessidades ampliadas de bem-estar individual supridas por diversificado suprimento

de bens industriais e serviços.4) Necessidades por bens e serviços públicos essenciais.5) Necessidades fisiológicas supridas por produtos primários. (Base da pirâmide)

A hipótese de que as necessidades são ilimitáveis tem muito a ver com essas escalas hierárquicas, pois por mais altos que sejam os padrões do desenvolvimento econômico e social já alcançados, há sempre mais por fazer, em todos os estágios hierárquicos conjuntamente considerados.

O progresso não elimina necessidades. Contrariamente, ele renova as antigas e cria outras mais.

As novas aspirações são também resultantes da intensificação do processo de comunicação social.

As necessidades humanas ampliadas são a motivação maior da atividade econômica.

Como os recursos são escassos e as necessidades ilimitáveis, os meios de produção disponíveis devem ser empregados segundo padrões máximos de eficiência e as escolhas sobre os bens e serviços resultantes do esforço de produção devem estar de alguma forma ajustadas aos padrões hierarquizados das necessidades humanas.