resumo completo de as

6
Sacolas Oxi-biodegr adáveis O mundo está a cada dia mais e mais descontrolado, o consumismo exagerado está levando a população a gastar e desperdiçar muito mais do que desperdiçavam, e os recursos naturais não estão dando conta de suprir toda essa demanda de desperdícios necessários para o conforto. Assim é preciso mudar para que os nossos sucessores não sejam penalizados pelo nosso estilo de viver. Para diminuir o impacto ambiental causado pelos plásticos, que demoram até 500 anos para se decompor, A FUNVERDE – Fundação Verde iniciou o projeto sacolas ecológicas Oxibiodegradaveis, que são diferentes das biodegradáveis, pois conseguem se decompor facilmente em apenas 18 meses, devido a um aditivo acelerador de decomposição que contém em sua formação. Uma das vantagens é que esse material não precisa estar em um ambiente biologicamente ativo (ter ações de bactérias e fungos), ele pode se decompor em cima de uma árvore, por exemplo. O plástico biodegradável precisa da ação desse ambiente para se decompor, e essa é uma diferença importante entre os dois, pois em cima de uma árvore o plástico biodegradável demoraria a mesma quantidade de tempo de um plástico normal para se decompor. O consumo de sacolas plásticas aumentou muito ao longo do tempo, e desde que as sacolas começaram a ser produzidas, em 1930, apenas 5% foi degradado, o resto continua no ambiente. E mesmo com a reciclagem, muitas pessoas ainda despejam essas sacolas em rios, lagos e até mesmo nas ruas, poluindo o ambiente. O objetivo desse projeto é substituir o plástico convencional, pelo oxibiodegradavel, começando por aqueles que são consumidos

Upload: gabriell363

Post on 24-May-2015

81 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo completo de as

Sacolas

Oxi-biodegr adáveis

O mundo está a cada dia mais e mais descontrolado, o consumismo exagerado está levando a população a gastar e desperdiçar muito mais do que desperdiçavam, e os recursos naturais não estão dando conta de suprir toda essa demanda de desperdícios necessários para o conforto. Assim é preciso mudar para que os nossos sucessores não sejam penalizados pelo nosso estilo de viver.

Para diminuir o impacto ambiental causado pelos plásticos, que demoram até 500 anos para se decompor, A FUNVERDE – Fundação Verde iniciou o projeto sacolas ecológicas Oxibiodegradaveis, que são diferentes das biodegradáveis, pois conseguem se decompor facilmente em apenas 18 meses, devido a um aditivo acelerador de decomposição que contém em sua formação.

Uma das vantagens é que esse material não precisa estar em um ambiente biologicamente ativo (ter ações de bactérias e fungos), ele pode se decompor em cima de uma árvore, por exemplo. O plástico biodegradável precisa da ação desse ambiente para se decompor, e essa é uma diferença importante entre os dois, pois em cima de uma árvore o plástico biodegradável demoraria a mesma quantidade de tempo de um plástico normal para se decompor.

O consumo de sacolas plásticas aumentou muito ao longo do tempo, e desde que as sacolas começaram a ser produzidas, em 1930, apenas 5% foi degradado, o resto continua no ambiente. E mesmo com a reciclagem, muitas pessoas ainda despejam essas sacolas em rios, lagos e até mesmo nas ruas, poluindo o ambiente.

O objetivo desse projeto é substituir o plástico convencional, pelo oxibiodegradavel, começando por aqueles que são consumidos e produzidos em maiores quantidades, porque, normalmente, não são reaproveitados.

(Vitória Karoline-Nº40-Zeppelin)

Sacolas Biodegradáveis Hoje em dia vemos diversos problemas com a natureza e cada vez mais o ser humano se preocupa com esses danos ambientais ,elaborando varias formas de diminuir as emissões de gás carbônico e gás metano na atmosfera .

Em relação ao lixo um dos projetos já existentes hoje é a sacolas oxi– biodegradável . É uma sacola que é feita para se decompor com o tempo e ser absorvido como um

Page 2: Resumo completo de as

material natural, diferentemente da sacolas atuais que demoram vários anos para se degradar, resultando na poluição dos ambiente e morte de alguns animais. Entre os inúmeros benefícios da sacola oxi- biodegradáveis estão:

São recicláveis por todos os métodos juntamente com plásticos convencionais antes do início de sua degradação;

Podem ser fabricados a partir de plásticos reciclados; Podem ser reutilizados enquanto não começarem a degradar; Podem ser destinados a compostagem após o descarte; Devem ser coletados seletivamente junto com os plásticos convencionais; São testados, seguros e aprovados para contato com alimentos; Não emitem Metano em sua degradação; Não utilizam petróleo na fabricação ;

No Brasil essas sacolinhas estão ganhando espaço, mas ainda falta muito para que a população se conscientize por completo desses benefícios. Hoje em dia cresce o numero de ONG’s que estão empenhadas nesse trabalho de produzir sacolas que sirvam para as diversas tarefas do dia a dia.

(João Victor-Nº20-Doors)

Sacolas de PLLAConforme a globalização tem aumentado, o capitalismo está mais forte do que antes e isso torna o consumo de sacolas muito grande devido ao consumismo. Muitas pesquisas tem sido realizadas para amenizarmos os problemas ambientais, que se mostram preocupantes.

A Poli-USP em parceria a FDTE (Fundação para Desenvolvimento Tecnológico de Engenharia), vem pesquisando, na área de Engenharia Química, uma forma sustentável para as sacolas plásticas, e conseguiram achar uma maneira efetivamente biodegradável.

O produto é o PLLA, que é o polímero de ácido láctico, obtido através da cana-de-açúcar. Como a plantação de cana-de-açúcar é grande no Brasil (aproximadamente se produzem 600 milhões), a possibilidade de utilizar pelo menos uma pequena parte para a produção de sacolas plásticas, seria necessária para abastecer a população nacional.

Page 3: Resumo completo de as

Por ser um produto de base vegetal, se degradaria rápido, ao contrário das sacolas recicláveis que temos hoje, contribuindo para a solução de um dos problemas ambientais que enfrentamos atualmente.

O plástico está sendo desenvolvido na empresa Biopol, no Japão, e em maio os representantes do projeto ficaram encarregados de irem coletar os resultados do teste. Se o projeto ocorrer como o esperado, a intenção é instalar a produção nas empresas

brasileiras que são responsáveis pelo açúcar e álcool, pois os processos são semelhantes, segundo Tunehiro Uono, representante da Biopol no Brasil.

(Gabrielle Vitório-Nº16-Zeppelin)

IniciativasOs outdoors de propaganda de um shopping de Porto Alegre, feitos de lona,

viraram bolsas e foram distribuídas como brindes.

Cerca de 225 metros de lona de outdoors usados viraram 500 bolsas decoradas.

No Rio de Janeiro, uma ONG fábrica várias coisas com materiais reciclados, dentre elas, bolsas e sacolas.

Essa ONG usa presidiários para fabricar esses produtos. Os trabalhadores têm um dia de pena reduzido para cada três dias trabalhdos, estimulando o aprendizado e cumprindo um papel social.

(Gabriel Nery- Nº13-Stones)

Page 4: Resumo completo de as

SACOLAS ECOLÓGICAS COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL

Lucineide: negócios sustentáveis com produtos ecologicamente corretos (Foto: Samuel Ferreira)

“ Meio Ambiente , nosso bem maior” e “Recicle , a natureza agradece” são algumas das centenas de frases que estampam as sacolas ecológicas ( ecobags ) confeccionadas em algodão natural pela Edilu – Sacolas Ecológicas , empresa que apresentou sua experiência na Expo Catadores 2012 .

Certo dia , enquanto aguardava ser atendida pelos clientes , ela percebia a utilização de grande quantidade de sacolas plásticas pelas pessoas e pensou em criar uma sacola pequena , em material biodegradável , que pudesse diminuir aquela demanda e coubesse na bolsa do consumidor .

O tema ambiental dos produtos tem despertado o interesse de grandes redes varejistas , de acordo com Lucineide , a qual ressalta que pretende ser reconhecida no Brasil e no exterior como uma das melhores empresas de sacolas ecológicas , agregando valores para a minimização da utilização de sacolas plásticas .Parte

superior do formulário  (Tifane-Nº37-Zeppelin)

Transforme sua camiseta velha em sacolas sustentáveis

Em vista dos diversos problemas ambientais pelos quais passamos, muitas alternativas são propostas para solucioná-los. Um exemplo de alternativa é poder transformar uma camiseta velha que não tenha mais uso e provavelmente seria descartada, em uma sacola sustentável.

A imagem ilustra o passo a passo de como a sacola deve ser feita, e possui uma infinidade de

Page 5: Resumo completo de as

opções de personalização, podendo quem a faz colocar qualquer enfeite, pintura, desenhos em geral, etc.

A sacola é intitulada “ecobag”, ou sacola ecológica, e para sua confecção são necessários: a camiseta, um alfinete, uma caneta ou um lápis, um prato, uma tesoura e uma máquina de costura, que pode ser substituída pelo trabalho manual com linhas e agulha. (Bruno Fava-Nº05-Zeppelin)