resumo

6
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL CENTRO DE EDUCAÇÃO-CEDU CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Resumo: Educação serve para fazer mais do que usuário e desenvolvedores de tecnologias Drielly Larissa Dos Santos Silva Mariana Alves Pereira

Upload: drielly

Post on 02-Aug-2015

270 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL

CENTRO DE EDUCAÇÃO-CEDU

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Resumo:

Educação serve para fazer mais do que usuário e desenvolvedores de tecnologias

Drielly Larissa Dos Santos Silva

Mariana Alves Pereira

Maceió-2011

Page 2: Resumo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Resumo:

Educação serve para fazer mais do que usuário e desenvolvedores de tecnologias

Resumo do texto solicitado pela professora Cleide Jane de Sá Araujo Costa da disciplina de educação e novas tecnologias da informação e da comunicação.

Drielly Larissa Dos Santos Silva

Mariana Alves Pereira

Page 3: Resumo

Maceió-2011

Resumo

KENSKI. Vani Moreira. Educação e tecnologias o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007 (cap. IV. p.63-82)

Ao analisar que a educação serve para fazer mais do que usuário e desenvolvedores de tecnologias, a leitura contribuiu para a explicação do papel da escola que é uma instituição social com importância em todos os momentos na sociedade. Formando profissionais que dará continuidade as produções e inovações. Mais para a produção é necessário ter um mínimo de escolaridade pra usufruir da informação e produzir inovações.

De acordo com o texto a função da escola na atualidade intensifica as oportunidades de aprendizagem, garantindo o surgimento de produtores desenvolvedores de tecnologias interagindo e participando socialmente sendo sujeitos da própria existência. Segundo a autora o desenvolvimento científico e tecnológico esta sendo associado ao processo de globalização. Porém estar fora da realidade da sociedade da informação e a sociedade excluída permanecem dominados pelo processo. País tem elaborado políticas publicas que orientam a inserção na nova sociedade. No Brasil foi em 1999 que o programa foi lançado. Elaborado o livro verde que contém profissionais de varias áreas nele é apresentada bases de um novo projeto de sociedade em todas as áreas. Educação na sociedade da informação relaciona-se com as tecnologias de informação e comunicação.

As inovações como é citado na pag.67 podem contribuir de modo decisivo para transformar a escola em lugar de exploração de culturas. Como a função da escola é garantir o surgimento de produtores e desenvolvedores, mas para isso é preciso criação de projetos de ensino que sejam mediadas pelas TICs, que vise inspirar professores e alunos a gostar de aprender buscando ir além da sua formação. Os projetos são formas poderosas de promover o ensino. O capitulo aponta exemplos de experiências realizadas em sistemas públicos. São eles:

O tabuleiro digital da Bahia: que visava à inclusão digital com computadores. Iniciado em 2004 com 20 tabuleiros, rodando software livre por 24 horas.

Enlaces ou World Links: criado pelo Banco Mundial visa uma aprendizagem interativa, atua em 26 países.

Infovias e educação: Iniciado em 2000 como pesquisas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás envolvendo quatro cidades do estado. Tinha

Page 4: Resumo

objetivo de capacitar professores e alunos de graduação em pedagogia no uso de tecnologias na educação.

Cooperação internacional no Distrito Federal: escolas públicas do Distrito Federal realizam projetos que amenizam as dificuldades de acesso e o baixo número de computadores em parceria com o Canadá, assim os jovens adquirem conhecimentos sobre as tecnologias e conhecem a cultura do outro país.

Até o final do século xx, educação era função da escola, eram raros os cursos à distância mais por correspondência. Rituais burocráticos marcaram a escolarização,como o tão temido carimbo na caderneta que dizia a entrada pontual do aluno na escola.   Educação a distância surgiu no Brasil no iniciou do século xx, por iniciativa de instituições privadas. Em 1996 uma lei com diretrizes e bases gerais da educação (9.394/96) incorporou a modalidade "à distância" como espaço oficial para se fazer educação no Brasil.

 O curso a distância pode favorecer a pessoas em estados permanentes ou temporários de isolamento, seja em prisões, hospitais ou nos mais diferentes espaços comoem plataformas de petróleo e navios, podem ter acesso a educação.

 Quase todos os alunos principalmente aqueles que trabalham querem gerenciar seu tempo e disponibilidade para suas atividades e obrigações, isso é uma característica do ensino a distância. Nas classes presenciais a distância temporal entre uma aula e outra da mesma disciplina pode ser de até uma semana, já nas baseadas em correspondência, essadistância entre o envio dos exercícios e o retorna com as correções pode ser de semanas e até messes, e nas on-line as disponibilidades tecnológicas da internet garantem comunicação imediata e a resposta é quase simultânea.

 A inclusão digital deve ser pensada como uma forma de melhorar o acesso a educação para aqueles que têm problemas físicos que dificultam sua participação plena em atividades. 

Ocorre pela falta de oportunidades no ensino presencial, o número de espaços, a organização dos horários, professores disponíveis etc. determinam a quantidade de vagasdisponíveis. Escolas e universidades recorrem  a processos relativos que definem a vitória dos poucos.

A educação a distância realiza-se de várias formas por rádio, televisão, fax, correspondências entre outras já a web learning usa a internet e surgiu por opção de empresas que queriam treinar funcionários à distância em geral o aluno só interagia com o conteúdo que era posto em ambientes digitais ou encaminhado por e-mail quando o aluno tinha dúvida procurava o tutor ou professor.  

   Gostaria de fazer uma pequena observação da página 78 que fala da dificuldade de alguns alunos de se encaixar nas escolas e sabre tudo da maioria de ingressar na uni-versidade, pois as vagas são limitadas e por isso essas universidades recorrem a processos seletivos... Isso tem que mudar, sonho com o dia em que haverá escolas para todos e principalmente universidade.        

Page 5: Resumo