respostas do capítulo 13 em busca da verdade

12
O A B incluirá Filosofia do D ireito no Exam e da O rdem A diretoria do Conselho Federalda O rdem dos A dvogados do Brasil(O A B) aprovou, na últim a segunda-feira (28),a proposta apresentada pela Coordenação do Exam e de O rdem U nificado de incluirnasprovasda prim eira fase do exam e questõesde Filosofia do D ireito. A proposta foi decidida em reunião que aconteceu na sede da O A B e im plicará na inclusão,a partirdo prim eiro Exam e de 2013,de duas questões sobre os ram osde Ética e H erm enêutica e que dizem respeito diretam ente à form ação e exercício profissionaldo advogado.O principalargum ento em favorda im plantação da Filosofia do D ireito no conteúdo program ático do Exam e é o de que o m undo atualexige cada vez m ais a form ação de um advogado que não seja m ero repetidorde leis e norm as;e sim um profissionalcapaz de interpretar as leis,caso de que cuida a H erm enêutica,e que possua conduta reta e adequada, o que é tratado pela Ética. O conteúdo do program a que passará a serexigido será divulgado posteriorm ente.

Upload: edirlene-fraga

Post on 29-Nov-2014

6.110 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Respostas do capítulo 13   em busca da verdade

OAB incluirá Filosofia do Direito no Exame da Ordem

A diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou, na última segunda-feira (28), a proposta apresentada pela Coordenação do Exame de Ordem Unificado de incluir nas provas da primeira fase do exame questões de Filosofia do Direito. A proposta foi decidida em reunião que aconteceu na sede da OAB e implicará na inclusão, a partir do primeiro Exame de 2013, de duas questões sobre os ramos de Ética e Hermenêutica e que dizem respeito diretamente à formação e exercício profissional do advogado. O principal argumento em favor da implantação da Filosofia do Direito no conteúdo programático do Exame é o de que o mundo atual exige cada vez mais a formação de um advogado que não seja mero repetidor de leis e normas; e sim um profissional capaz de interpretar as leis, caso de que cuida a Hermenêutica, e que possua conduta reta e adequada, o que é tratado pela Ética. O conteúdo do programa que passará a ser exigido será divulgado posteriormente.

Page 2: Respostas do capítulo 13   em busca da verdade

Questão 01

• Os pré-socráticos formulavam questões de natureza cosmológica (o arkhé). Já os filósofos do período clássico indagam sobre questões antropológicas, incluindo moral, política, etc.

Page 3: Respostas do capítulo 13   em busca da verdade

Questão 02

• Platão cria o mundo das essências imutáveis (Parmênides), em contraposição ao mundo sensível do movimento (Heráclito)

Page 4: Respostas do capítulo 13   em busca da verdade

Questões 03

• Trazendo para o próprio ser o que há de imutável e o que há de movimento, com os conceitos de substância e as oposições que há compõem: essência e acidente, ato e potência, matéria e forma.

Page 5: Respostas do capítulo 13   em busca da verdade

Questão 04

• Patrística (padres da Igreja): ápice com Santo Agostinho de Hipona.

• Escolástica (Escolas – Universidades): ápice com Santo Tomás de Aquino.

• Ambas buscavam conciliar fé e razão.

Page 6: Respostas do capítulo 13   em busca da verdade

Questões 05 - Aplicando

• É contraditório pensar que o ser é e não é ao mesmo tempo. Portanto, o ser é imutável e único, ao contrário da realidade de Heráclito, onde o ser é múltiplo e se transforma

continuamente, em um devir constante.

Page 7: Respostas do capítulo 13   em busca da verdade

Questões 06 - Aplicando

a) Não depende do homem decidir pela verdade última das coisas, mas só a deus (ideia do BEM). Górgias não tem compromisso com a verdade, mas apenas com persuasão.

b) Pois alguns sofistas estavam mais interessados nas disputas retóricas do que na busca da verdade. Além disso eles cobravam, pois muitos não eram de famílias ricas.

Page 8: Respostas do capítulo 13   em busca da verdade

Questões 06 - Aplicando

c) Desenvolveram a arte da argumentação - Lógica. Na política, eles deram aos cidadãos da época instrumentos para opinar na assembleia democrática.

Page 9: Respostas do capítulo 13   em busca da verdade

Questões 07 - Aplicando

• O mundo sensível é o do eterno devir, da ilusão, das paixões que devem ser controlados pela razão. Por isso o corpo nos leva ao erro. A verdade é alcançada somente com o movimento em direção às ideias unas e imutáveis, por meio da razão.

Page 10: Respostas do capítulo 13   em busca da verdade

Questões 08 - Aplicando

• A partir do encadeamento das causas e dos efeitos, Aristóteles chega à conclusão que é preciso admitir uma primeira causa incausada: Deus.

Page 11: Respostas do capítulo 13   em busca da verdade

Questões 09 - Aplicando

• Pois a verdade já foi dada ao homem por revelação divina, pela fé. E a filosofia depende da fé.

Page 12: Respostas do capítulo 13   em busca da verdade

Questões 10 - Aplicando

• Agostinho retomou a dicotomia platônica entre “o mundo sensível e o mundo das ideias”, mas substituiu este último pelas ideias divinas. Tal como o Sol, Deus ilumina a razão e torna possível pensar correto.