respostas

6
1 Respostas dos Exercícios NR-10 Guia Prático de Análise e Aplicação Capítulo 01 1. Aplica-se às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica e nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manuten- ção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximi- dades. 2. Qualificado; Habilitado; Capacitado; Autorizado; O trabalhador qualificado é aquele que realizou algum curso da área elétrica reconhecido pelo sistema oficial de ensino. Para ser considerado habilitado o trabalhador deve ser qualificado e dispor de um registro em seu conselho de classe. O trabalhador capacitado não necessita de nenhum pré-requisito, simplesmen- te precisa atender a duas condições simultaneamente: receber capacitação e trabalhar sob orientação de outro profissional habilitado e autorizado. O trabalhador autorizado primeiramente deve ser qualificado, ou habilitado, ou capacitado e atender aos seguintes requisitos: Dispor de anuência (autorização) formal da empresa; i Dispor de um sistema de identificação dessa autorização; i A autorização deve estar discriminada no sistema de registro da empresa i (prontuário do trabalhador); Ser submetido a exame de saúde compatível com a atividade de acordo com i a NR-7; Ter realizado treinamento sobre os riscos da eletricidade conforme Anexo II i da NR-10. 3. Caso a sua carga instalada seja superior a 75 kW. 4. Imperícia: não ser perito, não ter conhecimento, não ter aptidão para o exer- cício de determinada tarefa, falta de conhecimento. Imprudência: falta de precaução, mesmo conhecendo os riscos, praticando um ato perigoso. Negligência: ausência de precaução ou indiferença em relação ao ato realizado. Autores: Benjamim Ferreira de Barros, Elaine Cristina de Almeida Guimarães, Reinaldo Borelli, Sonia Regina Pinheiro, Ricardo Luiz Gedra Código: 2748 Respostas dos Exercícios

Upload: lucas-compassi-severo

Post on 15-Jan-2016

9 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Nr 10

TRANSCRIPT

Page 1: respostas

1

Resp

osta

s do

s Ex

ercí

cios

NR-10 Guia Prático de Análise e Aplicação

Capítulo 01

1. Aplica-se às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica e nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manuten-ção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximi-dades.

2. Qualificado; Habilitado; Capacitado; Autorizado; Otrabalhadorqualificadoéaquelequerealizoualgumcursodaáreaelétrica

reconhecidopelosistemaoficialdeensino. Paraserconsideradohabilitadootrabalhadordeveserqualificadoedisporde

um registro em seu conselho de classe. O trabalhador capacitado não necessita de nenhum pré-requisito, simplesmen-

te precisa atender a duas condições simultaneamente: receber capacitação e trabalharsoborientaçãodeoutroprofissionalhabilitadoeautorizado.

Otrabalhadorautorizadoprimeiramentedeveserqualificado,ouhabilitado,oucapacitado e atender aos seguintes requisitos:

Dispordeanuência(autorização)formaldaempresa; i

Dispordeumsistemadeidentificaçãodessaautorização; i

A autorização deve estar discriminada no sistema de registro da empresa i

(prontuáriodotrabalhador);Ser submetido a exame de saúde compatível com a atividade de acordo com i

aNR-7;Ter realizado treinamento sobre os riscos da eletricidade conforme Anexo II i

da NR-10.

3. Caso a sua carga instalada seja superior a 75 kW.

4. Imperícia: não ser perito, não ter conhecimento, não ter aptidão para o exer-cício de determinada tarefa, falta de conhecimento.

Imprudência: falta de precaução, mesmo conhecendo os riscos, praticando um ato perigoso.

Negligência: ausência de precaução ou indiferença em relação ao ato realizado.

Autores: Benjamim Ferreira de Barros, Elaine Cristina de Almeida Guimarães, Reinaldo Borelli, Sonia Regina Pinheiro, Ricardo Luiz Gedra Código: 2748

Respostas dos Exercícios

Page 2: respostas

2

NR-

10:

Gui

a Pr

átic

o de

Aná

lise

e A

plic

ação

5. Normas técnicas: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Normas regulamentadoras: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Capítulo 02

1. a) D

b) I

c) I

d) D

e) D

f) D

2. a) I

b) C

c) C

d) C

e) I

f) I

g) C

h) C

3. a) C

b) D

c) B

d) E

e) A

4. a) V

b) F

c) F

d) V

Page 3: respostas

3

Resp

osta

s do

s Ex

ercí

cios

5.

Esquema de aterramento TN-S Esquema de aterramento TT

6. O efeito Joule expressa a relação entre o calor gerado por uma corrente elétrica percorrendo um condutor, durante um intervalo de tempo, através da transfor-mação de energia elétrica em energia térmica.

Capítulo 03

1. São os demais riscos, além dos elétricos (choque elétrico, arco elétrico e campo magnético),quepodemestarpresentesnasatividadesdaáreaelétrica.

2. Físico: verde

Químico: vermelho

Biológico: marrom

Mecânico: azul

Ergonômico: amarelo

3. Queda,umidade,poeira,relativosàfaunaeàflora.

Page 4: respostas

4

NR-

10:

Gui

a Pr

átic

o de

Aná

lise

e A

plic

ação

4. Équalqueráreaouambientenãoprojetadoparaocupaçãohumanacontínua,que possua meios limitados de entrada e de saída, cuja ventilação existente é insuficientepararemovercontaminantesouondepossaexistirdeficiênciaouenriquecimento de oxigênio.

5. Nos trabalhos e nas atividades referidas, devem ser adotadas medidas preventi-vas destinadas ao controle dos riscos adicionais, especialmente quanto a altura, confinamento,camposelétricosemagnéticos,explosividade,umidade, poeira, faunaefloraeoutrosagravantes,adotando-seasinalização de segurança.

Capítulo 04

1. Éametodologiaempregadapara identificarosriscosquedeterminadaativi-dade representa, levando em conta as pessoas expostas, os equipamentos, as instalações e o meio ambiente

2. São considerados a descrição da tarefa passo a passo, o risco existente na exe-cução de cada passo, a causa do risco e as ações de controle para o risco consi-derado.

3. São considerados os fatores momentâneos associados ao próprio trabalhador, fatoresmomentâneosexternoseque influenciamo trabalhador,desconheci-mentodosriscosenvolvidosnastarefasoudamaneiradeevitá-los,incompa-tibilidadeentreoexecutanteeatarefaefatoresrelacionadosaocaráterdotrabalhador.

4. Sãoconsideradososfatoresambientais(pisoescorregadio,deficiênciadasins-talações elétricas, excesso de ruído, iluminação inadequada, ausência de espa-ço seguro para desenvolver a tarefa, falta de EPI ou vestimenta inadequada), fatoresrelacionadoscomaexistênciademáquinaseequipamentosdefeituo-sos.

5. a) F c) F

b) V d) V

Capítulo 05

1.Objetivo;

Campodeaplicação;

Basetécnica;

Competênciaseresponsabilidades;

Disposiçõesgerais;

Medidasdecontrole;

Orientaçõesfinais.

2. Inicialmente devem ser adotadas medidas de proteção coletiva, sendo a medi-

Page 5: respostas

5

Resp

osta

s do

s Ex

ercí

cios

daprioritáriaadesenergizaçãoelétrica.Nasuaimpossibilidade,emprega-seatensão de segurança. Caso não seja possível adotar nenhuma das duas medidas anteriores,devemsertomadasoutrasmedidascomoainstalaçãodeobstácu-los,barreiras,sinalização,seccionamentoautomáticoebloqueiodoreligamen-toautomático,paraaexecuçãodoserviço.

3. 1)Desligado;2)Isolado;

3)Bloqueado;

4)Testado;

5)Aterrado;

6)Protegido(seaplicável);

7) Sinalizado

4. Avestimentadeveoferecerproteçãocontrafogo,contrainfluênciaseletromag-néticas e também não deve conduzir energia elétrica.

5. A NR-10 se aplica às instalações elétricas de tensão superior a 50 V em corrente alternada e 120 V em corrente contínua. De acordo com a NR-10, toda tensão superior a 1.000 V em corrente alternada e 1.500 V em corrente contínua entre fase-fase e entre fase e neutro é considerada alta tensão.

Capítulo 071.

a) É um processo químico de transformação entre uma substância e um combu-rente, que libera calor e luz. Também pode ser chamado de fogo.

b)Éoalimentodofogo,omaterialqueseráqueimado.Podesersólido,líquidoou gasoso.

c) Combustível, comburente, calor e reação em cadeia.2.

a) Tapete, cadeira e borracha.b) Gasolina, tinta e tiner.c) GLP, butano e propano

3. a) É a temperatura mínima que um material combustível precisa atingir para

começar a liberar os seus gases que, em contato com uma fonte de calor, entram em combustão. Ao ser retirada a fonte de calor, a combustão se extingue.

b) Quando os gases são liberados e entram em contato com a fonte de calor, a combustão acontece, e mesmo retirando a fonte de calor, ela permanece.

c) Ao atingir uma certa temperatura, os gases entram em contato com o oxigê-nio e a combustão acontece sem que haja fonte de calor.

4. a) Condução, convecção e radiação.

Page 6: respostas

6

NR-

10:

Gui

a Pr

átic

o de

Aná

lise

e A

plic

ação

b) Abafamento, resfriamento, retirada do material ou isolamento.

c) Classes A, B, C, D e K.

d)Combaseemágua,espumamecânica,póquímicoseco,gáscarbônico,póquímicoespecial,fosfatodemonamônicoeacetatodepotássio.

e)Combaseempóquímicoseco,gáscarbônicoefosfatodemonamônico.

Capítulo 8

1. 1oDesobstruirasviasaéreaseestabilizaracolunacervical;

2oVerificararespiração;

3oVerificaracirculação;

4oObservaroestadodeconsciência;

5o Proteger a vítima.

2. Artéria radial, localizada no pulso, e artéria carótida, localizada no pescoço.

3. Éumequipamentoeletrônicobifásicoutilizadonaparadacardiorrespiratóriacom o objetivo de restabelecer e analisar o ritmo cardíaco, liberando choque elétrico através dos eletrodos.

4. Choque elétrico é a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano.

5. Comunicação de Acidente de Trabalho.