resenha do livro ciência e comportamento humano

2
RESENHA DO LIVRO CIÊNCIA E COMPORTAMENTO HUMANO- SKINNER Capítulo I – A ciência pode ajudar? O poder do homem tem aumentado desproporcionalmente à sua sabedoria. Nunca esteve antes em melhor posição de construir um mundo sadio, alegre e produtivo; contudo as coisas nunca parecerem tão difíceis. A ciência não só descreve, ela prevê. Trata não só do passado, mas também do futuro. Nem sempre é previsão sua última palavra: desde que as condições relevantes possam ser alteradas, ou de algum modo controladas, o futuro pode ser manipulado. Se vamos usar os métodos da ciência no campo de assuntos humanos, devemos pressupor que o comportamento é ordenado e determinado. Esta possibilidade desagrada muitas pessoas por se por a uma tradição de longo tempo, que encara o homem como agente livre. Capítulo II – Uma ciência do comportamento A ciência é antes de tudo um conjunto de atitudes. É uma disposição de tratar com os fatos, de preferência, e não com o que se possa ter dito sobre eles. Ainda outra objeção ao uso do método científico no estado do comportamento humano é que o comportamento é matéria diferente, porque uma previsão feita a seu respeito pode alterá-lo. Mas não é de modo algum necessário que se admita que a previsão do comportamento altere o comportamento individual. Capítulo III – Porque os organismos se comportam A antiga “relação de causa e efeito” transforma-se em uma “relação funcional”. Estamos interessados, então, nas causas do

Upload: david-allan

Post on 08-Nov-2015

265 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

RESENHA DO LIVRO CINCIA E COMPORTAMENTO HUMANO- SKINNER

Captulo I A cincia pode ajudar?

O poder do homem tem aumentado desproporcionalmente sua sabedoria. Nunca esteve antes em melhor posio de construir um mundo sadio, alegre e produtivo; contudo as coisas nunca parecerem to difceis.A cincia no s descreve, ela prev. Trata no s do passado, mas tambm do futuro. Nem sempre previso sua ltima palavra: desde que as condies relevantes possam ser alteradas, ou de algum modo controladas, o futuro pode ser manipulado. Se vamos usar os mtodos da cincia no campo de assuntos humanos, devemos pressupor que o comportamento ordenado e determinado. Esta possibilidade desagrada muitas pessoas por se por a uma tradio de longo tempo, que encara o homem como agente livre.

Captulo II Uma cincia do comportamentoA cincia antes de tudo um conjunto de atitudes. uma disposio de tratar com os fatos, de preferncia, e no com o que se possa ter dito sobre eles.Ainda outra objeo ao uso do mtodo cientfico no estado do comportamento humano que o comportamento matria diferente, porque uma previso feita a seu respeito pode alter-lo. Mas no de modo algum necessrio que se admita que a previso do comportamento altere o comportamento individual.

Captulo III Porque os organismos se comportamA antiga relao de causa e efeito transforma-se em uma relao funcional. Estamos interessados, ento, nas causas do comportamento humano. Queremos saber porque o homens se comportam da maneira como o fazem. Qualquer condio ou evento que tenha algum efeito demonstrvel sobre o comportamento deve ser considerado. Descobrindo e analisando estas causas poderemos prever o comportamento; poderemos controlar o comportamento na medida em que o possamos manipular.

Captulo IV Reflexos condicionados ou noA origem desses dois reflexos condicionados e no condicionados so diferentes. A comida (exemplo de estmulo no condicionado) que causa salivao (resposta no condicionada) tem suas origens na evoluo das espcies, o estmulo sonoro (condicionado) que causa salivao tem sua origem na experincia individual do ser vivo. Basicamente uma relao de Estmulo-Resposta.Os reflexos condicionados so um processo de substituio de estmulos, um estmulo antes neutro adquire o poder de eliciar a resposta que originalmente era eliciada por outro estmulo.O reflexo incondicionado teve a funo de modificar organismos para serem mais fortes e mais adaptados ao ambiente.

Capitulo V Comportamento OperanteA palavra operante se aplica a alguma coisa que opera, ou que exerce uma influncia. O comportamento operante age sobre o ambiente. Ele tem um efeito direto sobre o ambiente. Uma determinada consequncia do operante que resulte no aumento da frequncia das respostas posteriores pode ser chamada de reforamento.Teorias de reforo de Skinner, so os eventos que tornam uma reao mais frequente, que aumentam a probabilidade de sua ocorrncia, por exemplo no experimento de Skinner o reforo era o fornecimento de uma bolinha de comida, logo aps o animal ter pressionado a barra.