relatório ponline 2007

92
PONLINE 2007 RELATÓRIO 7468 RESPONDENTES

Upload: evelini-andrade

Post on 14-Dec-2014

271 views

Category:

Business


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório Ponline 2007

PONLINE2007RELATÓRIO

7468RESPONDENTES

Page 2: Relatório Ponline 2007
Page 3: Relatório Ponline 2007
Page 4: Relatório Ponline 2007

Ponline é a pesquisa on-line realizada pelo Laboratório de Inclusão

Digital e Educação Comunitária (LIDEC), Núcleo de Pesquisa das Novas

Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação - A Escola do Futuro,

Universidade de São Paulo, com usuários do Acessa São Paulo, Programa

de Inclusão Digital do Governo do Estado de São Paulo.

Citação recomendada:

PASSARELLI, Brasilina; GUZZI, Adriana de Araújo; DIMANTAS, Hernani; WAKSBERG-GUERRINI, Ana; BOARO, Júlio. Ponline 2007. São Paulo: Universidade de São Paulo, Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação - A Escola do Futuro, Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária, 2007.

Page 5: Relatório Ponline 2007

3.1. Perfil do usuário3.1.1. Gênero3.1.2. Faixa etária3.1.3. Ocupação3.1.4. Escolaridade3.1.5. Renda Familiar3.2. Freqüência e Locais de Acesso3.3. Fenômeno Lan House3.4. Uso e impacto3.4.1 Percepção e principais atividades3.4.2. Comunicação e interatividade3.4.3. Perfis de uso 3.4.4. Governo Eletrônico e Poupatempo3.4.5. Impacto da Internet na vida pessoal e comunitária3.5. Avaliação do AcessaSP3.5.1. Monitores 3.5.2. Sala 3.5.3. Equipamentos e conexão3.5.4. Tempo de uso e horário de atendimento3.5.5. Portal AcessaSP: padrões de uso

14

Anexo 1 – Palavra do usuário Anexo 2 – Questionário

4. Considerações Finais

6. Bibliografia

7. Anexos

5. Recomendações

1. Introdução 4

2. Metodologia e Amostagem

2.1 Amostagem2.2. Elaboração e aprovação do questionário2.3. Formação de Agentes de Pesquisa – ambiente on-line de treinamento e suporte2.4. Aplicação da pesquisa2.5. Coleta, tabulação, processamento e análise de dados2.6. Produção de relatório geral e apresentação2.7. Disponibilização do sistema on-line de consulta

7101012131313

1516182124262829303033364450515252535455

58

66

70

62

7176

6

3. Resultados e Análises

Page 6: Relatório Ponline 2007

1. INTRODUÇÃO

Page 7: Relatório Ponline 2007

Em 2007, a Ponline -pesquisa anual on-line re-alizada com usuários freqüentadores do Pro-grama Acessa São Paulo - chega à sua quinta edição. O sucesso no seguimento da série his-tórica é digno de nota, por demonstrar uma política pública do Governo do Estado pau-lista preocupada em elaborar um perfil dos usuários do Programa, analisar usos, atitudes e tendências e realizar uma avaliação apro-fundada acerca de suas ações.

As séries históricas apresentadas neste documento permitem uma visão do desen-volvimento do Programa e de seus usuários que, em certos pontos, reflete o próprio de-senvolvimento da Internet no Brasil: o surgi-mento de redes sociais (Orkut), a possibilida-de de publicação de fotos, a evolução do uso de governo eletrônico, entre outros.

Os indicadores permitem aos gestores iden-tificar prioridades e parâmetros objetivos para decidir onde e como aplicar esforços para o aprimoramento do AcessaSP e compatibilizar técnica e metodologicamente os dados obtidos com pesquisas realizadas no Brasil e no exte-rior. Tal procedimento vem potencializando perspectivas de novas análises e novos estudos em relação ao impacto das políticas públicas de inclusão digital no Estado de São Paulo.

Neste cenário desafiador de construção de conhecimento para a melhoria da gestão do Programa AcessaSP, foram apontados os seguintes objetivos gerais para a Ponline:

Conhecer os usuários freqüentadores, suas necessidades e expectativas, hábi-tos e atitudes em relação ao Programa e à Internet;

INTRODUÇÃO

Ser uma ferramenta de gestão utilizada pelo AcessaSP para acompanhar, melho-rar e inovar;

Produzir informação sistematizada e co-nhecimento a respeito de inclusão digital e seus atores sociais;

Promover a democratização desse conhe-cimento, contribuindo para o uso cidadão da Internet e das novas tecnologias.

Os objetivos específicos da Ponline 2007 podem ser listados da seguinte maneira:

Reforçar o potencial comparativo dos indi-cadores com outras pesquisas nacionais e internacionais de uso e impacto das TICs;

Alinhar estratégia a valores e missão do Programa;

Reforçar o uso dos resultados/indicado-res na gestão do Programa;

Disponibilizar séries históricas em sis-tema de consulta on-line, reforçando a consistência de uma política pública de inclusão digital;

Contribuir para a construção de cultura orientada a resultados.

Para atingir esses objetivos, a Ponline se utiliza de uma metodologia rigorosa de coleta de dados, desenvolvida e aprimorada espe-cialmente para o Programa, que permite a construção de uma base sólida para as aná-lises apresentadas. A seguir, a explicação de-talhada sobre a metodologia aplicada, os pro-cedimentos, instrumentos e o questionário.

5

Page 8: Relatório Ponline 2007

2. METODOLOGIA EAMOSTRAGEM

Page 9: Relatório Ponline 2007

2.1. Amostragem

A aplicação da Ponline é realizada duran-te uma semana típica de funcionamento dos postos, em todos os horários disponíveis. Em 2007, ela foi realizada na semana de 03 a 09 de dezembro. A amostra é construída a partir de uma amostragem aleatória simples: a cada 10 (dez) freqüentadores dos Postos AcessaSP, um será selecionado, a partir da seqüência do registro diário de freqüentadores realizado pelos monitores. Qualquer indivíduo da po-pulação estudada tem chances iguais de ser escolhido e, uma vez sorteado, participa ape-nas uma vez da pesquisa. Todos os subgrupos existentes na população têm igual oportuni-dade de se fazer representar na amostra.

Em 2007 foram registrados 7468 respon-dentes, considerando Postos Comunitários, Popais e Municipais.

METODOLOGIA EAMOSTRAGEM

7

Page 10: Relatório Ponline 2007

Notamos um crescimento significativo dos Postos Municipais na amostra deste ano, o que influenciará algumas das variações dos resultados apresentados.

!"#$%&

METODOLOGIA EAMOSTRAGEM

8 9

Page 11: Relatório Ponline 2007

2004

Mais da metade dos usuários dos Postos vi-vem em municípios pertencentes aos grupos 1 e 2 do Índice Paulista de Responsabilidade So-cial (IPRS). O IPRS é um sistema de indicadores socioeconômicos referidos a cada município do Estado de São Paulo, destinado a subsidiar a formulação e a avaliação de políticas públicas na esfera municipal. Alinha-se ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU, preser-vando suas três dimensões – renda, escolarida-de e longevidade – e uma tipologia constituída de cinco grupos, denominada grupos do IPRS, que resume a situação dos municípios segundo os três eixos considerados:

Grupo 1: Municípios que se caracterizam por um nível elevado de riqueza com altos ín-dices nos indicadores sociais;

Grupo 2: Municípios que, embora com níveis de riqueza elevados, não são capazes de atingir bons indicadores sociais;

Grupo 3: Municípios com nível de riqueza bai-xo, mas com bons indicadores sociais;

Grupo 4: Municípios que apresentam baixos níveis de riqueza e níveis intermediários de longevidade e/ou escolaridade;

Grupo 5: Municípios mais desfavorecidos do Estado, tanto em riqueza como nos indi-cadores sociais.

No ano de 2004, os municípios paulistas estavam assim classificados:

!"

METODOLOGIA EAMOSTRAGEM

8 9

Page 12: Relatório Ponline 2007

2.2. Elaboração e aprovação do questionário

Foi elaborado um questionário estrutu-rado com questões de múltipla escolha (res-posta única, resposta múltipla), questões de avaliação (escala de 0 a 10 em grau de con-cordância) e 1 perguntas abertas [ver ques-tionário completo ao final deste Volume].

Com o objetivo de construir a série his-tórica, o questionário aplicado apresenta a menor quantidade possível de alterações que permitam adaptá-lo à dinâmica realidade do desenvolvimento da cultura on-line e à evo-lução e aprimoramento necessários para a construção de uma metodologia, sem perder de vista seu objetivo de proporcionar infor-mações longitudiais sobre o Programa.

Assim como em 2006, o questionário apresenta um esforço de conformidade com outras pesquisas realizadas no Brasil e no mundo, permitindo estabelecer um paralelo e comparações entre os dados da Ponline e esses estudos.

2.3 Formação de Agentes de Pesquisa - ambiente on-line de treinamento e suporte

Seguindo a metodologia desenvolvida para a aplicação de pesquisas on-line no Programa AcessaSP, a Ponline 2007 realizou um rigoro-so processo de capacitação dos Agentes de Pesquisa, entendidos como atores principais da proposta. Assim, além de uma formação procedimental, os monitores do Programa são convidados a entender e refletir sobre a im-portância da Ponline, de maneira a sentirem-se co-responsáveis pelo seu desenvolvimento e serem capazes de explicar e responder às dúvidas dos usuários, sempre mantendo uma postura neutra e sem interferir nas respostas do questionário.

METODOLOGIA EAMOSTRAGEM

10 11

Page 13: Relatório Ponline 2007

Como já realizado desde 2006, a Ponline 2007 utilizou para a formação dos agentes de pesquisa um site desenvolvido em Drupal, que centralizava todas as informações necessárias para a aplicação da pesquisa, a saber:

Explicação sobre objetivos;

Procedimentos a serem seguidos;

Dúvidas freqüentes;

Escala de chats;

Formas de contato;

Fórum mediado;

Link para o questionário.

Ao todo, foram capacitados monitores de 326 Postos, gerando um total de 151 mensa-gens no fórum de discussão. Foram realizadas 42 sessões de chat.

Desta forma, para garantir a uniformida-de dos procedimentos de seleção de amostra e aplicação dos questionários, os monitores participaram de uma capacitação para Agen-tes de Pesquisa, organizada a partir de ati-vidades on-line nas modalidades síncrona e assíncrona, em quatro ações, a saber:

Conceitos

Disponibilização on-line de conteúdo com os principais conceitos utilizados na pesqui-sa e procedimentos a serem desenvolvidos.

Chats

Realização de sessões de chats com a par-ticipação de até 20 monitores em cada sessão, estruturados com roteiro de dis-cussão, um mediador e um observador de apoio. Todas as sessões foram registradas para avaliação.

Fórum

Discussões sobre a pesquisa, procedimen-tos e calendários de realização em fórum, com a participação dos gestores.

Suporte

Plantão permanente de dúvidas por meio de atendimento on-line e telefônico.

METODOLOGIA EAMOSTRAGEM

10 11

Page 14: Relatório Ponline 2007

Questionário on-line – Passo a passo para deixar a aplicação da pesquisa mais tranqüila:

1. Preencha os nomes dos usuários e seus RGs na FOLHA DE PRESENÇA;

2. Convide o usuário que caiu na linha ama-rela para responder a pesquisa;

3. Encaminhe o usuário para o computador;

4. Acesse o ECOA http://www.acessasp.sp.gov.br/ecoa/ e clique no link do questionário;

5. Selecione o posto e digite o número do RG do usuário;

6. Repita o procedimento de liberação do questionário cada vez que um usuário cair na linha amarela;

7. Ao final do dia, acesse o link do CONTRO-LE DIÁRIO no site do ECOA e preencha o formulário com informações registradas na FOLHA DE PRESENÇA.

2.4 Aplicação da pesquisa

Os monitores dos Postos, previamente ca-pacitados como Agentes de Pesquisa, são os responsáveis pela seleção de respondentes em campo. Na semana de aplicação da pes-quisa, todos os usuários assinaram uma folha de presença. Aqueles cuja assinatura coinci-diu com os números previamente sorteados (linhas amarelas da folha de presença nas po-sições 10, 20, 30,...) foram convidados, pelo Agente de Pesquisa, a responder um questio-nário on-line.

Se o usuário selecionado tivesse respondido anteriormente à pesquisa, o usuário seguinte era convidado a participar.

As intercorrências foram registradas num relatório diário e monitoradas pela Escola do Futuro.

METODOLOGIA EAMOSTRAGEM

12 13

Page 15: Relatório Ponline 2007

2.7 Disponibilização do sistema on-line de consulta

www.acessasp.sp.gov.br/ponline

Funcionalidades

Consulta por meio de gráficos de todas as questões;

Consulta por meio de tabelas classificáveis com a avaliação dos Postos AcessaSP;

Exportação das tabelas consultadas;

A amostra a ser analisada por gráficos e tabelas poderá ser filtrada considerando Postos ou Município;

Download de resultados em PDF com cru-zamentos por perfil dos usuários;

Download de resultados em PDF dos anos anteriores.

2.5 Coleta, tabulação, processa-mento e análise dos dados

Os softwares utilizados para coleta, ta-bulação, processamento e análise dos dados foram os seguintes:

LimeSurvey para coleta de dados on-line;

Planilha Excel do Pacote Microsoft Office para análise estatística;

Planilha Calc do Pacote OpenOffice para análise estatística e geração de gráficos;

SPSS (Statistical Package for Social Scien-ces) para análise estatística.

2.6 Produção de relatório geral e apresentação

Elaboração do relatório geral durante um mês por uma equipe de 4 pesquisadores do Lidec/Escola do Futuro e apresentações dos resultados às equipes do Programa AcessaSP.

METODOLOGIA EAMOSTRAGEM

12 13

Page 16: Relatório Ponline 2007

3. RESULTADOS EANÁLISES

Page 17: Relatório Ponline 2007

PERFIL

Perfil ausente

0,6% têm 60 anos ou mais [PNAD SP 2006: 10,7%];

6,6% fazem curso a distância [CGIBr 2007: 10%];

4,5% pagam contas [CGIBr 2007: 8,2%];

7,6% aprenderam a utilizar a Internet no trabalho.

Os dados apresentados foram analisados considerando os seguintes recortes:

Dados da população em geral (PNAD/IBGE) e outras pesquisas sobre temas si-milares;

Dados de acordo com a localização do Posto: Região Metropolitana de São Paulo e Interior/Litoral;

Dados de acordo com o tipo de Posto: Co-munitário, Municipal e Popai;

Diferenças por gênero;

Diferenças por faixa etária;

Diferenças por escolaridade;

Diferenças por renda.

Os dados na íntegra serão apresentados no próximo volume da Ponline 2007. A seguir, analisaremos e discutiremos os aspectos mais relevantes da pesquisa.

3.1. Perfil do usuário

Nesta seção, detalharemos o perfil pre-dominante dos usuários freqüentadores dos Postos AcessaSP encontrado:

Perfil predominante

63,0% são do sexo masculino;

75,4% têm até 24 anos;

69,2% estudam;

52,9% concluíram ou estão cursando o En-sino Médio;

87,6% têm renda familiar de até 4 salá-rios mínimos;

67,3% possuem telefone celular;

83,6% freqüentam o Posto mais de uma vez por semana;

62,9% são do Interior/Litoral;

82,8% participam de sites de relacio-namento e comunidades virtuais (ex.: Orkut)

28,5% já publicaram ou desenvolveram algo na Internet;

87,6% já usaram serviços de governo eletrônico;

66,6% acreditam que a Internet mudou para melhor a forma de se relacionarem com amigos;

40,1% se consideram modernos e abertos a novas experiências e têm como princi-pais valores a família, a honestidade e a força de vontade.

15

Page 18: Relatório Ponline 2007

!"

3.1.1. Gênero

A maioria dos usuários dos Postos é com-posta por homens – 63,0% de homens contra 37,0% de mulheres –, proporção que se man-teve estável nos últimos 4 anos, como se pode observar no gráfico abaixo. Estes dados contrastam com as proporções observadas na população do Estado de São Paulo: segundo a PNAD domicílios 2006, as mulheres corres-pondem a 51,5% e os homens a 48,5% da po-pulação no Estado.

PERFIL

16 17

Page 19: Relatório Ponline 2007

Entre os usuários que freqüentam os Pos-tos há menos de 3 meses, as mulheres pre-dominam (26,5% entre as mulheres e 22,2% entre os homens). Essa relação se inverte en-tre os que freqüentam os Postos há mais de 1 ano (41,4% entre os homens e 33,6% entre as mulheres). Esses dados indicam que as mu-lheres são inicialmente atraídas pelo Progra-ma AcessaSP mas, por motivos “externos” ou por não se sentirem “envolvidas” por estes espaços, não permanecem por muito tempo como usuárias.

!" ! !

! ! #!

Oie meu nome é carla e frequento o acessa sp todos os dias pra ver como esta o meu desenvolvimento com os meus ami-gos!! para fazer trabalhos escolares e en-fim ter uma opinião a tudo que acontece no nosso mundo !! (Feminino, 15, Rifaina)

Eu gostei de reponder ..descobri coisas q não sabia..e por ae vai..gosto do acessa desde q ele surgiu eu frequento. os moni-tores são super educados sem contar q são meus amigos tb.... (Feminino, 18, Itapuí)

PERFIL

16 17

Page 20: Relatório Ponline 2007

!"Brasil PNADBGE SP]

2007

20052006

3.1.2. Faixa etária

75,4% dos usuários têm entre 11 e 24 anos de idade; portanto, o público do AcessaSP se compõe por adolescentes e jovens adultos. Segundo a PNAD 2006, o número de pessoas que têm entre 10 e 24 anos corresponde a somente 26% da população do Estado de São Paulo, o que mostra a tendência dos Postos AcessaSP a atraírem adolescentes e jovens. Nota-se ainda que esta tendência de queda na faixa etária é histórica: usuários que têm entre 11 e 19 anos são cada vez mais presen-tes, apontando para uma queda na média de idade desde 2005. A terceira idade compare-ce com menos de 1% do total de usuários.

PERFIL

18 19

Page 21: Relatório Ponline 2007

Este fato é explicado pela idade média ser menor nos Postos Municipais, que têm, nos últimos 2 anos aumentado seu peso na amos-tra geral, como observado na seção “Amos-tragem”.

PERFIL

18 19

Page 22: Relatório Ponline 2007

Os usuários mais jovens são também mais numerosos nos Postos do Interior/Litoral e predominantes nos grupos 3, 4 e 5 do IPRS. No Interior/Litoral, os usuários que têm entre 11 e 19 anos correspondem a 69,7% contra 45,0% na Região Metropolitana de São Paulo, onde se encontram a maior parte dos Postos Popais, cujo público é notadamente mais velho.

!"

# $%

Nos grupos menos favorecidos do IPRS, a população usuária dos Postos é notadamente mais jovem.

PERFIL

20 21

Page 23: Relatório Ponline 2007

!"#

$"#

% !"#

$ !

!"

#!"

$ !"

#

3.1.3. Ocupação

69,2% dos usuários estudam; 21,5% estu-dam e trabalham; 42,4% trabalham e 9,9% não estudam nem trabalham. Estas porcentagens variam de acordo com os Postos e regiões, devido às diferenças de composição por faixa etária, comentadas anteriormente.

Dessa forma, no Interior/Litoral pessoas que só estudam correspondem a 53,5% dos usuários contra 37,8% na Região Metropolitana de São Paulo. Com relação aos Postos, 76,8% são estudantes nos Municipais, 70,8% nos Co-munitários e somente 52,4% nos Popais. Com respeito a trabalho, esta relação se altera, na qual 62,5% dos freqüentadores dos Popais são trabalhadores, contra 36,0% nos Municipais e 30,5% nos Comunitários.

Gostaria de agradecer ao acessa sp pois graças a ajuda de vocês, imprimindo currí-culos e disponibilizando este espaço, hoje estou trabalhando e mantenho maior con-tato com meus amigos e família. parabéns a vocês. (Masculino, 28, Poupatempo Sé 1)

PERFIL

20 21

Page 24: Relatório Ponline 2007

!"#$%&'()*+'*

*,-

Acima, vemos as séries históricas das situ-ações profissionais e estudantis dos usuários dos Postos do AcessaSP. Notamos um cresci-mento constante do número de pessoas que declaram estar trabalhando, índice provavel-

mente influenciado pela diminuição do nível de desemprego no Brasil nos últimos anos. Também cresce o número de estudantes, fato que segue a variação das faixas etárias, como já mencionamos.

PERFIL

22 23

Page 25: Relatório Ponline 2007

Outro dado relevante que a pesquisa nos mostra é que a proporção de homens que não trabalham é menor que a de mulheres (53,4% dos homens não trabalham, contra 64,4% das mulheres), mas esta relação se inverte no que se refere à situação estudantil: 71,9% das mu-lheres estudam, contra 67,6% dos homens.

PERFIL

22 23

Page 26: Relatório Ponline 2007

! "#! # ! $#!

"% !

&'% !

$%(!

#)%*!

&(%'!

%&!

&%'!

&"%&!

$%"!

#'%#!

"&%+!

%'!

&%#!

& %&!

#%(!

#"%(!

"+%"!

&%)!

" #

" '

" $

Nos Postos Popais encontramos indivídu-os com grau de escolaridade mais alto: 16,8% dos usuários cursam ou concluíram o Ensino Superior (contra 8,1% nos Postos Municipais e 5,3% nos Comunitários); já nos Postos Muni-cipais, 33,4% cursam ou concluíram o Ensino Fundamental (contra 32,9% nos Postos Comu-nitários e 14,9% nos Popais). O mesmo ocor-re para a Região Metropolitana de São Paulo, onde 12,6% têm Ensino Superior, contra 8,6% no Interior/Litoral. Essas variações são por sua vez consistentes com as variações de fai-xas etárias já observadas anteriormente.

3.1.4. Escolaridade

Na Ponline de 2007, 52,9% dos usuários declararam que estão cursando ou concluí-ram o ensino médio, 28,2% cursam ou conclu-íram o ensino fundamental, 10,1% cursam ou têm ensino superior, 5,9% cursam ou termina-ram cursos profissionalizantes e 1,5% cursam ou terminaram uma pós-graduação. A seguir, vemos a evolução dos níveis de escolaridade nos últimos anos pesquisados. Notamos que o nível médio de escolaridade vem decres-cendo, concentrado no Ensino Fundamental e Médio, o que reflete a diminuiçao da idade média dos usuários.

PERFIL

24 25

Page 27: Relatório Ponline 2007

!"#$

" %!&

'!(#)*+

Observamos no gráfico a seguir que, em geral, a mulher tem um nível de escolaridade levemente mais baixo, porém, no nível supe-rior, a mulher aparece com maior presença.

De acordo com o sistema educacional vi-gente em 2007, as pessoas que tivessem entre 11 e 14 anos deveriam estar cursando ou aca-bando o Ensino Fundamental e as que tives-sem entre 15 e 19 deveriam estar cursando ou acabando o Ensino Médio. Vemos no gráfico a seguir que a defasagem escolar é um sério problema nesta população: 18,4% dos usuá-rios entre 15 e 19 anos, 8,4% dos que tinham entre 20 e 24 e 10,4% dos que tinham mais de 24 anos apresentaram como escolaridade máxima o Ensino Fundamental.

!"" # "$"%& '()

PERFIL

24 25

Page 28: Relatório Ponline 2007

!" " " "

3.1.5. Renda Familiar

87,5% dos usuários dos Postos AcessaSP declararam que têm renda familiar de até 4 salários mínimos. Analisando longitudinalmen-te os dados, vemos que houve uma queda na renda familiar média, dado consistente com o aumento do número e da predominância de Postos Municipais (que possuem renda familiar menor – 64,6% dos usuários dos Municipais de-claram que sua família recebe até 2 SM por mês, contra 52,5% dos usuários dos Popais).

PERFIL

26 27

Page 29: Relatório Ponline 2007

A renda familiar média é consistente com a classificação por grupos do IPRS: quanto menos favorecido é o grupo, menor a renda familiar dos usuários que neles vivem, com exceção do grupo 5, que aparece com maior renda familiar média que o grupo 4.

Olá, Sou o Wagner da cidade de Aran-du. Gostaria de agradecer a oportunidade de ter utilização da Internet gratuita. Pois Sou de familia humilde e com renda bai-xa. Como as outras pessoas também são. Aprendi muito com a Internet e com o pró-prio computador. (Masculino, 19, Arandu)

PERFIL

26 27

Page 30: Relatório Ponline 2007

37,8% dos usuários acessam a Internet so-mente no Posto AcessaSP. Vemos no gráfico abaixo que as lan houses, a casa de amigos/parentes e a escola são também importantes locais de acesso à Internet, principalmente para os adolescentes e jovens.

!

"

"

"

"

!

!

"

"

"

!

!!

"

!

"!

"

!

#$%&'

""

""

3.2.Frequência e Locais de Acesso

83,6% dos usuários freqüentam o Posto pelo menos 1 dia por semana, sendo os ado-lescentes os mais assíduos: 60,6% dos que têm entre 11 e 19 anos freqüentam o Posto três ou mais dias por semana, contra 50,8% dos que têm entre 20 e 24 e 49,3% dos que têm mais de 25 anos.

Os usuários dos Postos Comunitários são também os que freqüentam estes espaços há mais tempo: mais da metade (53,5%) visita o Posto há mais de um ano contra 37,3% nos Pos-tos Popai e 35,3% nos Municipais. Isso, prova-velmente, é explicado pela abertura de novos Postos Municipais nos últimos dois anos, e pelo perfil de usuário mais velho e localização de ca-ráter “de passagem” dos Postos Popais (metrôs, restaurantes Bom Prato, Poupatempo, etc.).

LOCAL DE ACESSO

28 29

Page 31: Relatório Ponline 2007

Entre 2006 e 2007, as lan houses se man-tiveram como importante ponto de acesso à Internet, porém observamos uma pequena diminuição no acesso em outros locais, prin-cipalmente em outros centros públicos e no trabalho (compatível com a queda na faixa etária média).

!"

# $#

%&#

'$#

(%#

)*+,)

!

"#

3.3.Fenômeno Lan House

A pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) de 2007 é utilizada a seguir para estabelecer um comparativo sobre o acesso à Internet em lan houses e ciberca-fés. Os dados do CGI se referem à população geral brasileira e os da Ponline aos usuários freqüentadores do AcessaSP. Observa-se que há proporcionalmente mais usuários de lan houses e cibercafés nos Postos AcessaSP do que na média da população brasileira.

LOCAL DE ACESSO

28 29

Page 32: Relatório Ponline 2007

!"

#$

#

%&$

#'

("

#"

)

*+ ,*+

--.-+

/0./+

/*.1+

23.0+

2,.3+

2-.0+

21./+

22.4+

53.-+

51.2+

5/.3+

02.*+

/.2+

-.5+

6

3.4. Uso e impacto

3.4.1. Percepção e principais atividades

Os freqüentadores dos Postos apontaram como seus principais sentimentos em relação à Internet frases que se referem ao relacionamento com amigos (“relaciono-me me-lhor com os amigos” e “passei a falar mais com meus ami-gos”), como podemos ver no gráfico a seguir. Essa tendência ainda é mais notável entre os adolescentes e jovens: 72,3% dos que têm entre 11 e 19 anos declaram que se relacio-nam melhor com os amigos com uso da Internet, contra 54,9% dos que têm mais de 25 anos de idade. Veremos mais adiante que esses dados são consistentes com a atividade principal na Internet indicada pelos usuários: o uso de sites de relacionamento.

IMPACTO

30 31

Page 33: Relatório Ponline 2007

No gráfico abaixo – que por mudanças me-todológicas em 2007 apresenta mais fielmen-te a ordem das principais atividades do que a freqüência – observa-se que, em 2007, a par-ticipação em sites de comunidades de relacio-namento ultrapassou o uso de e-mails como atividade principal dos usuários dos Postos AcessaSP. Este dado é consistente com o sen-timento de que a Internet é útil para “fazer e manter amigos”, como vimos anteriormen-te. Outras atividades relacionadas ao lazer também tiveram um crescimento substancial em 2007, mesmo que às vezes impossíveis de serem realizadas nos Postos AcessaSP, como por exemplo “ouvir rádio e/ou assistir vídeos /televisão”, “jogos de vídeo-game ou jogos de computador” e fazer “downloads de jo-gos, músicas ou softwares”.

!"#$

!

%&$

'

()"(

!"#*))

"+$

,&

,-

.//0

.//1

.//2

.//3

Queria que tivesse o Acessa São Paulo aos domingos e feriados, para facilitar mais a minha comunicação com os meus amigos, pelo Orkut, assim facilitaria a minha vida!!!! (Masculino, 31, Metrô São Bento (Espaço da Juventude)

USOS

30 31

Page 34: Relatório Ponline 2007

As mulheres participam mais de sites de relacionamento (70,4%) e fazem mais pes-quisa escolar através da Internet (56,2%) do que os indivíduos do sexo masculino (66,2% e 48,8%, respectivamente). Por sua vez, os homens ouvem mais rádio e/ou assistem ví-deos/TV (32,6%) e lêem mais notícias, jornais e revistas (46,7%) do que as mulheres (25,3% e 40,2%, respectivamente).

Nos gráficos a seguir vemos os progra-mas mais utilizados pelos usuários dos Postos AcessaSP. No gráfico histórico, notamos que os três programas mais utilizados (navega-dor de Internet, programas para mensagens instantâneas e processador de texto), apesar de uma pequena queda em 2007, mantém-se como os preferidos ao longo dos anos. Apesar da freqüência de uso não muito alta, nota-se um constante aumento de uso de editores de páginas de Internet.

!"#

$"%

%&"'

($"#

(#"(

("#

!"

!"!

'"

)*

!!

"

""

!"

"#

#

!

!#

"

##

$%&

#

USOS

32 33

Page 35: Relatório Ponline 2007

!"

#$!

#!%

!#

#!

""!&

!"

!%

#!%

#!'

!

#!$

%%!%

"$!"

"!"

!$

'!

!#

'!

& !

%!

" !

$!

!"

!

'!"

!

&!$

''!'

'!

!$

!'

%!

&!%

!

&!'

'"!'

"%!#

!&

!

())**+,-))

)./01/2-3

'

"#"$

""%

#$

%

O e-mail é a forma de comunicação mais utilizada entre os usuários dos Postos (79,8% declaram utilizá-lo sempre/freqüentemen-te/às vezes), seguida pelo MSN messenger (76,5%) e telefone celular (72,6%). Estes pa-drões variam conforme a faixa etária, apre-sentadas a seguir.

3.4.2 Comunicação e interatividade

Como observamos anteriormente, partici-par de sites de relacionamento virtuais, en-viar e-mails e usar programas de mensagem instântanea são as formas de interação vir-tual mais freqüentes dos usuários dos Postos AcessaSP (67,7%, 66,6% e 63,2% dos usuários, respectivamente, declaram que estas são suas atividades principais na Internet). Apenas 8,8% participam de listas de discussão e fóruns, en-quanto apenas 5,4% fazem cursos à distância.

USOS

32 33

Page 36: Relatório Ponline 2007

O uso do telefone celular se mostra atual-mente como importante forma de comunicação e interativade entre os usuários do Programa AcessaSP. 67,3% dos freqüentadores dos Postos possuem aparelho celular e 70,4% dos que pos-suem enviam torpedos sempre, freqüentemente ou às vezes.

QUESTIONARIO MUITO LONGO. SU-GESTAO: GOSTARIA DE ACESSORIOS MAIS MODERNOS EX. BAIXAR FOTOS DE CAME-RA DIGITAIS E CELULARES. (Feminino, 15, Pindamonhangaba)

CELULAR

34 34

Page 37: Relatório Ponline 2007

!

"

#

!

$%&''()'

!!

*+,$%+,-./01

!

!!

!"

##

$

$"

!#!

!$

%&'(()*(

+,-%&,-./01,-2(234()3,((

O uso da Internet por meio do telefone celular é relativamente baixo e 2007 apresen-ta uma queda em relação a 2006 – em 2007 somente 29,9% das pessoas que possuiam um telefone celular utilizaram Internet. Por sua

vez, o uso da função de “fotografia digital” aumentou consideravelmente: de 29,9% em 2006 para 44,9% em 2007, provavelmente porque grande parte dos modelos de telefone celular passaram a ter uma câmera digital.

CELULAR

34 34

Page 38: Relatório Ponline 2007

que seguem essa nova lógica são o Youtube, Amazon, e sites de relacionamento como o Orkut e o Facebook. Alguns sites de adminis-trações públicas no mundo também passaram à lógica “web 2.0”, como por exemplo o go-verno da Noruega, cujo site permite sua cos-tumização, de acordo com os serviços mais utilizados pelo cidadão. O governo do Estado de São Paulo também oferece possibilidades de interação que vão além das característi-cas mais usuais do chamado “governo eletrô-nico”, como por exemplo a oferta de serviços para PDAs.

Geração “C”

Analisaremos aqui quem são os usuários de sites de relacionamento (ex. Orkut), quem produz conteúdo on-line, e quais são aqueles que estão imersos no mundo da Internet não só nos Postos do AcessaSP, mas também em locais pagos (lan houses). Queremos entender um pouco mais quem são os jovens Conecta-dos, Colaborativos e produtores de Conteúdo on-line (geração “C”).

3.4.3 Perfis de Uso

A seguir, discutiremos dois “perfis de uso” de Internet que pensamos ser extremamen-te relevantes dentro do contexto recente de transformação do funcionamento da Internet: o perfil da “geração C” e o perfil de “governo eletrônico” dos usuários.

A emergência do conceito “web 2.0” traz novamente à tona o papel que a Internet ti-nha nos seus primórdios, na década de 70. A “web 2.0” é aquela que vê a Internet como plataforma de co-produção de conteúdo e que prioriza uma “arquitetura voltada à partici-pação”, na qual os usuários passam a ter con-trole sobre o conteúdo on-line, e adicionam valor aos aplicativos e às redes de produção de conteúdo disponíveis quanto mais os uti-lizam. Algumas das características presentes na chamada “web 2.0” são as nuvens de tags, blogs, ferramentas de publicação de vídeos, wikis, aplicativos baseados em AJAX (que dão um grande poder de controle sobre o site ao usuário), RSS, entre outros. Exemplos de sites

PERFIL X REDES SOCIAIS

36 37

Page 39: Relatório Ponline 2007

O mapa abaixo, elaborado pelo jornal francês “Le Monde”, mostra a freqüência de uso de sites de relacionamento no mundo. Os brasileiros estiveram conectados no Orkut du-rante 156 milhões de horas por mês em 2007, número comparável a países desenvolvidos (por exemplo, na Europa inteira, foram 212 milhões de horas de conexão aos principais sites de relacionamento).

82,8% dos usuários dos Postos do AcessaSP participam de sites de relacionamento, como por exemplo o Orkut. Vemos no gráfico a baixo que esse número sobe para cerca de 90% para os adolescentes e jovens entre 11 e 19 anos. Esta mesma faixa etária é a que mais acessa Internet em lan houses.

!

!

"!

#!#

#

#

!

"

##

!

"

$%&'(

""

""

PERFIL X REDES SOCIAIS

36 37

Page 40: Relatório Ponline 2007

O gráfico abaixo nos mostra que os homens publicam ou desenvolvem conteúdo on-line com mais freqüência do que as mulheres (31,7% entre eles e 23,2% entre elas).

Os usuários que cursam ou já concluíram o Ensino Médio são os mais ativos em redes de relacionamento e os que mais freqüentam lan houses, fatos consistentes com o perfil por faixas etárias. Já em termos de produção de conteúdo on-line, vemos abaixo que os fre-qüentadores que têm nível Profissionalizante são os que mais publicaram ou desenvolveram algo, seguidos pelos que têm nível Superior.

!"

#$%

&

'

!

"

#

"

#

!"

#

$%

%&

'$(

%)*

%+

PERFIL X REDES SOCIAIS

38 39

Page 41: Relatório Ponline 2007

Observa-se no gráfico seguinte que os usuários com maiores rendas familiares vi-sitam com menor freqüência lan houses, já que acessam a Internet também em casa e no trabalho, e produzem significativamente mais conteúdo on-line, fato provavelmente explicado por terem acesso a mais recursos humanos e físicos para o uso da Internet.

Os Postos Popais se destacam por terem usuários mais velhos e com maior nível esco-lar, características refletidas na menor par-ticipação de sites de relacionamento, menor freqüência a lan houses e relativa maior pro-dução de conteúdo on-line.

!

!!

"

#

!

"

##

!

#

""

!

$$

"%&

"%&

%&

%&

'%&

!

!

"

!#

!

#

$

%

&'

PERFIL X REDES SOCIAIS

38 39

Page 42: Relatório Ponline 2007

Sendo a produção (e a co-produção) de conteúdos on-line parte essencial da nova ló-gica da Internet, vamos nos ater brevemente em descobrir quem publica conteúdo on-line, onde publica e, se não faz, o porquê.

Desde 2004 há uma tendência maior de publicação ou desenvolvimento de conteúdo on-line (em 2004, somente 17% o fizeram), mas entre 2006 e 2007 houve uma pequena queda.

Atendando-nos aos números de 2007, ve-mos que as mulheres são mais atraídas por atividades pessoais e ligadas à comunicação, que se demonstra através da publicação em blogs e fotoblogs e do desenvolvimento de páginas pessoais (71,9% contra 67,1% dos ho-mens). Já os homens, ainda que expressiva-mente mais interessados por essas mesmas atividades, têm uma produção maior do que as mulheres em sites de interesse comunitá-rio, culturais e comerciais.

!!

"#

$

PERFIL X REDES SOCIAIS

40 41

Page 43: Relatório Ponline 2007

!

!

"##$

!

Nota-se que a produção de conteúdo em sites comerciais cresce quanto mais velhos são os usuários. Estes usuários mais velhos porém se interessam menos por publicar em páginas pessoais e blogs/fotoblogs. Os jovens entre 15

e 24 anos se interessam menos que os adul-tos e – particularmente interessante – que os adolescentes por publicar em sites de conteú-do cultural e de interesse comunitário.

ACHEI ÓTIMA, POIS TEM COMO SE FAZER UMA AVALIAÇÃO DE OUTRAS COISAS QUE EU PODERIA ESTAR DESENVOLVENDO PELA In-ternet. (Masculino, 55, SEADE)

PERFIL X REDES SOCIAIS

40 41

Page 44: Relatório Ponline 2007

!

"

!"

!"

"

"

!

"

"!

!

"

!

#$%%&'()*

""!

""

!

E aqueles que nunca produziram conteú-dos on-line? Encontrar os motivos e o perfil destes usuários que nunca publicaram ou de-senvolveram algo na Internet, é de extrema relevância para o desenvolvimento de políti-cas públicas para a inclusão digital, de acordo com o contexto atual da Internet.

42,5% dos usuários que nunca produziram conteúdo on-line declararam que não têm nada a dizer e os que não sabem como fazer correspondem a 33,8%. Apesar de muitos ain-da não saberem como publicar ou desenvol-ver conteúdo on-line, principalmente os mais velhos, vemos que o maior problema, notada-mente entre os que têm entre 11 e 19 anos, não é saber usar as ferramentas, mas sim a elaboração de conteúdos.

PERFIL X REDES SOCIAIS

42 43

Page 45: Relatório Ponline 2007

!!

!

"#$$%

&

Se nos atentarmos à evolução dos moti-vos de não publicação de conteúdos on-line, vemos que desde 2004 há uma tendência do aumento de “não tenho nada a publicar ou dizer” e uma diminuição de “não sei como fazer” (em 2004, 44% “não sabiam como fazer” contra 27% que “não tinham nada a

publicar ou dizer”), mas entre 2006 e 2007 houve uma pequena queda no primeiro e um aumento no segundo. Os dados nos mostram que o Programa deve atentar à capacitação para a criação de conteúdo on-line, porém sem esquecer que “saber usar a ferramenta” é ainda um importante obstáculo à produção de conteúdo on-line.

“Gostaria que no acessa tivesse webcam e microfone entrada USB para que eu possa descarregar minhas fotos.” (Masculino, 18, Serra Negra)

PERFIL X REDES SOCIAIS

42 43

Page 46: Relatório Ponline 2007

GOVERNO ELETRÔNICOE POUPATEMPO

3.4.4 Governo Eletrônico e Poupatempo

Ao analisarmos as perguntas “já utilizou serviços de governo eletrônico?” e “já utili-zou o Poupatempo?”, observamos um notá-vel crescimento no número de respondentes que declararam já terem utilizado serviços de governo eletrônico. Deve-se observar que houve uma mudança metodológica em re-lação a como foi feita a pergunta, portanto, acreditamos que a freqüência de 2007 reflete mais fielmente o número de usuários que já utilizaram serviços públicos eletrônicos.

No gráfico ao lado vemos que as freqüenta-doras dos Postos AcessaSP utilizaram menos ser-viços de governo eletrônico e do Poupatempo.

44 45

Page 47: Relatório Ponline 2007

É notável a freqüência de uso maior de go-verno eletrônico e do Poupatempo nos Postos Popais, graças a sua localização. Já a maioria dos Postos Municipais estão localizados no In-terior/Litoral, longe de Postos Poupatempo.

!"

Uma das poucas coisas que podemos elogiar neste pais é o Poupatempo e Aces-sa SP que é um forte trabalho de inclusão social num pais tão marcado pela diferen-ça social. Parabéns (Masculino, 70, Pou-patempo Santo Amaro)

GOVERNO ELETRÔNICOE POUPATEMPO

44 45

Page 48: Relatório Ponline 2007

Observa-se que, quanto mais velho o usu-ário, maior a freqüência de uso do Poupatem-po e de serviços de governo eletrônico; po-rém, esta tendência é menos acentuada para governo eletrônico. O mesmo padrão ocorre para os diferentes níveis de escolaridade e de renda. Em outras palavras, o governo eletrô-nico penetra diferencialmente nas diversas faixas etárias, níveis de escolaridade e ren-da, mas seu acesso é mais universal do que os serviços do Poupatempo, principalmente na categoria “renda”.

!!

"!!#

$%&

'&

!

GOVERNO ELETRÔNICOE POUPATEMPO

46 47

Page 49: Relatório Ponline 2007

A pesquisas realizadas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) de 2007 e pelo Eu-rostat são utilizadas a seguir para estabelecer um comparativo do uso de serviços de governo eletrônico. Os dados do CGI se referem à po-pulação geral brasileira e os da Eurostat à po-pulação dos países da União Européia. O índice de utilização de serviços públicos eletrônicos na população brasileira é de 25% e na européia, de 30%. Já no universo do AcessaSP este número é bem mais alto, 87,6%, como já assinalamos.

!

bom eu queria que tivesse mais com-putadores e tivesse fone de ouvido para escutar musica e que as pessoas pudes-sem ser enformados sobre tudo os con-curso do governo que saem todos anos. (Masculino, 17, Itaporanga)

GOVERNO ELETRÔNICOE POUPATEMPO

46 47

Page 50: Relatório Ponline 2007

Quando nos atemos aos serviços mais uti-lizados na pesquisa do CGI, vemos que são re-lativamente mais freqüentes do que nos Postos AcessaSP. A provável explicação para isso é o uso intenso também de outros serviços entre os usuá-rios do Programa, “achatando” a distribuição.

!"

!

!!

!

## $

## "

"

%&'

()"*+$

"*+$

Toda pesquisa é válida e importante na medida em que possibilita aferir a opi-nião dos usuários e melhorar a qualidade e o acerto dos serviços prestados. (Mas-culino, 60, Poupatempo São Bernardo do Campo)

GOVERNO ELETRÔNICOE POUPATEMPO

48 49

Page 51: Relatório Ponline 2007

Abaixo, vemos que outros serviços são também bastante utilizados, como pedir in-formação sobre emissão de documentos, so-bre título de eleitor e solicitar atestado de antecedentes criminais.

!"###

!"$

%

!"&'

!"

!"$

!"'$(&)

*+&&&$

!"#!&

$)#&,

-.

( /0/

0"#$

12 3112

44&12

54&62

57&82

89&:2

58&82

81&92

3;&82

36&:2

81&;2

39&62

88&62

3;&52

3;&42

33&32

31&42

7&52

;;&:2

55&42

55&82

58&72

8;&92

81&72

81&42

81&;2

36&72

37&42

37&32

34&72

34&42

33&62

33&72

7&62

%$#$<,

=>34

8114

8117

Achei muito importante essa pesqui-sa é importante sim naum sabia que pelo acessa sao paulo poderia fazer mais coi-sas alem de acessar a Internet foi muito boa essa pesquisa ,muito esclarecedora (Masculino, 19, Itapetininga)

GOVERNO ELETRÔNICOE POUPATEMPO

48 49

Page 52: Relatório Ponline 2007

IMPACTO

!"! #!"!

$"%

$"&

'"$

'"$

'"'

'"#

'"!

("#

)"$

%"(

*

+

3.4.5 Impacto da Internet na vida pessoal e comunitária

Para avaliar o impacto da Internet na vida pessoal e comunitária, os usuários deram notas para cada afirmação abaixo, através de uma escala de 0 a 10. As notas mais altas são consistentes com as cate-gorias mais freqüentes nas perguntas em relação ao sentimento dos usuários em relação à Internet (relacionamentos com amigos) e ao seu uso (sites de relacionamento). Os usuários dos Postos declaram que a Internet mudou sua vida pessoal, que se divertem muito e que tem novos amigos que conheceram através da Internet.

é sempre bom melhorar os recursos de nossa comunidade, pois sendo uma cidade de baixa renda, com o acessa as pessoas estão tendo a oportunidade de conhecer a Internet, e melhorar o nivel intelectual. (Masculino, 23, Itaju)

50 51

Page 53: Relatório Ponline 2007

!

"

#$%

&

&

&"

&

'

3.5 Avaliação do AcessaSP

Os Postos do AcessaSP foram avaliados pelos usuários por meio de uma escala de 0 a 10, nos últimos 4 anos, quanto aos seguin-tes aspectos: Monitores, Sala, Equipamentos & Conexões e Tempo de Uso & Horário de Funcionamento. A seguir vemos gráficos da evolução das notas médias nos últimos anos para cada categoria.

3.5.1 Monitores

Observamos que as notas médias em rela-ção à avaliação dos monitores se mantiveram positivas nos últimos 4 anos, mas com uma suave variação negativa nos últimos 2 anos em todas as variáveis estudadas: conheci-mento de informática, dedicação e atenção, capacidade de ensino e de estímulo ao apren-dizado e pontualidade. Vemos também que há um pico em 2006 para todas as variáveis, provavelmente em decorrência da abertura em grande escala de novos postos em 2005-2006 e das impressões positivas geradas em um primeiro momento.

AVALIAÇÃO DOPROGRAMA

50 51

Page 54: Relatório Ponline 2007

!

"

#

"

$%&

#!'

(

3.5.2 Sala

O gráfico abaixo nos mostra a evolução da avaliação da infra-estrutura oferecida pelo Postos AcessaSP. Notamos uma tendência de queda nas notas médias em todas as categorias analisadas, apesar do suave pico em 2006, cujo motivo foi explicado anteriormente. Percebe-se também um destaque para a segurança das salas. Por outro lado, as duas categorias com nota abaixo de 8 são relacionadas a infra-es-trutura física: móveis e equipamentos.

Bom sem dúvida foi muito bom,para que possamos dizer o que realmente é as coisas aqui neste atendimento a Inter-net...Mas em todo o caso..na verdade o que falta mesmo é:unidade de cds,colocar empresoras,webcan,trocar as os equipamen-tos... (Masculino, 16, Ribeirão Branco)

3.5.3 Equipamento e conexão

AVALIAÇÃO DOPROGRAMA

52 53

Page 55: Relatório Ponline 2007

Notamos no gráfico a seguir uma tendên-cia negativa em todas as variáveis estudadas, com um leve pico em 2006, e uma clara que-da na avaliação dos acessórios disponíveis. Possivelmente os usuários, que têm cada vez mais acesso à lan houses mais bem equipa-das, façam comparações relativas a estas ao darem suas notas.

!

"!

#

!

$

!"

%

&"

&$

&

&

Deveria ter webcam, ter mais compu-tadores para nossa disponibilidade. Deve-ria ter acessa no domingo. Gosto de vir acessar pois fico por dentro do mundo vir-tual. (Feminino, 13, Itaóca)

3.5.3 Equipamento e conexão

AVALIAÇÃO DOPROGRAMA

52 53

Page 56: Relatório Ponline 2007

!

"

#$%

&$#

'$#

'$"

&$(

&$&

)$"

'$&

#$%

&$#

)$

)$

&$#

&$)

)$*

)$%

+,

%*

%'

%)

%&

3.5.4 Tempo e horário de atendimento

A evolução histórica da avaliação sobre o tempo e o horário de atendimento nos mos-tra notas médias relativamente estáveis. Os usuários aceitam o tempo de 30 min de uso e indicam que gostariam de horários e dias alternativos de atendimento, como por exem-plo a abertura dos Postos aos domingos.

Com este questionário podemos falar de nossa necessidade pela Internet, e ex-pressar nosso conhecimento e tirar duvi-das, e gostaria de dizer também se possível sobre a velocidade da Internet (aumento), podendo ainda aumentar o nosso tempo de uso.” (Masculino, 18, Ribeira)

AVALIAÇÃO DOPROGRAMA

54 55

Page 57: Relatório Ponline 2007

Em todas as seções analisadas, que exis-tiam também em 2006, observamos uma queda na nota média em grande parte delas, com exceção das categorias “Blog do Acessa” e “Foto Acessa/Fotolog dos Infocentros”.

!"#$$%

&'

() *(()

+(,-)

.*,-)

/0,1)

-2,+)

-*,.)

-(,+)

23,3)

23,/)

2+,1)

44$5#6 7

!"

#$ %##$

&%'($

&)'*$

*&')$

+%'%$

,,'&$

+)'+$

&#'+$

*%'+$

-(')$

+,'&$

+#'&$

,.'-$

// 01232

)##*

)##&

3.5.5 Portal AcessaSP: padrões de uso

70,4% dos usuários declaram que visitam/lêem sempre ou às vezes a página inicial do Portal do AcessaSP.

PORTALACESSASP

54 55

Page 58: Relatório Ponline 2007

Já quando analisamos a freqüência de lei-tura das seções de acordo com o nível de es-colaridade, vemos que os usuários que estão no Ensino Médio, Profissionalizante e Superior são visivelmente mais interessados nos “links úteis e indicações de site”, em “notícias” e no “Acessa História”, do que os que freqüentam o Ensino Fundamental. O mesmo padrão ocorre com os usuários mais velhos. As seções “Gale-ra do Acessa” e “Webvideos” atraem notada-mente os usuários mais jovens e de escolarida-de mais baixa.

!"#$$%

&'

() *()

+,)

+-)

.,)

/-)

00)

01)

0-)

0+)

/()

+2)

+()

.-)

//)

/2)

/2)

0+)

/()

/-)

+2)

./)

,*)

/0)

/()

/()

0*)

/()

01)

+()

,1)

,.)

/,)

/,)

/-)

/0)

/2)

0+)

.1)

,-)

,,)

/-)

//)

01)

/0)

0*)

00)

33$4#5 6

0(#$

-,-1

-(-/

2,21

222/

AVALIAÇÃO DOPROGRAMA

56 57

Page 59: Relatório Ponline 2007

!"#$$%

&'

() *()

+(,-)

-*,-)

-(,-)

./,.)

01,1)

0*,2)

0/,*)

0*,2)

.(,3)

+/,1)

-*,2)

--,.)

.1,+)

02,2)

./,.)

02,/)

.0,3)

.-,()

+3,.)

-0,2)

1*,+)

.0,2)

./,()

.3,/)

.(,3)

02,+)

0+,/)

-*,-)

1/,+)

1.,2)

.0,3)

./,-)

02,-)

.3,2)

0*,-)

00,+)

44$5#6 7

"4#5

8#7

"9:

"#$

Esta pesquisa me fez refletir sobre al-guns aspectos,sendo eu uma usuária do AcessaSP.Fiquei curiosa em pesquisar mais os assuntos que estão exibidos no Portal AcessaSP. Estou grata em participar da pesquisa. (Feminino, 31, Guaratinguetá)

“Este questionario apresentou varias informacoes sobre o Portal Acesso que des-conheco e que poderia ser mais divulgado” (Feminino, 31, Poupatempo Itaquera)

AVALIAÇÃO DOPROGRAMA

56 57

Page 60: Relatório Ponline 2007

4. CONSIDERAÇÕES

FINAIS

Page 61: Relatório Ponline 2007

Os resultados da Ponline 2007 reforçam tendências observadas nos últimos anos no Programa AcessaSP assim como evidenciam outros aspectos supreendentes.

O perfil predominante do Programa Aces-saSP é cada vez mais adolescente, que parti-cipa intensamente de redes sociais, como o Orkut, que usa a Internet e, crescentemente, o telefone celular como principais formas de comunicação no seu dia-a-dia. Esta tendência de queda na faixa etária é histórica: usuários que têm entre 11 e 19 anos são cada vez mais presentes, apontando para uma diminuição na média de idade desde 2005. A terceira idade comparece com menos de 1% do total de usuários.

Em 2007, além do freqüentador dos Postos AcessaSP ser mais jovem, sua renda familiar também diminuiu. Isto é em parte explicado pelo aumento considerável da participação na amostra dos Postos Municipais, cuja faixa etária média e renda familiar média são menores.

As mulheres freqüentam menos os Postos AcessaSP do que os homens, tendência que não sofreu mudanças nos últimos anos, como observamos na série histórica. Os dados apon-tam também que inicialmente as mulheres freqüentam os Postos, mas não permanecem por muito tempo como usuárias – entre os usuários mais antigos, os homens representam uma porcentagem consideravelmente maior do que a média. Esses dados indicam que as mulheres são inicialmente atraídas pelo Pro-grama AcessaSP, mas por motivos “externos” ou por não se sentirem “envolvidas” por estes espaços não permanecem por muito tempo como usuárias. Isso nos mostra que ações pontuais devem ser tomadas pelo Programa para diminuir esta desigualdade.

Os resultados da Ponline mostram tam-bém que o perfil do usuário é o jovem co-nectado: um terço dos usuários acessam à Internet somente nos Postos AcessaSP e mais da metade também acessa à Internet em lan houses. Há proporcionalmente mais usuários de lan houses e cibercafés nos Postos Aces-saSP do que na média da população brasileira (segundo CGIBr 2007). Esses dados indicam que futuramente o Programa deveria inves-tigar onde estão e como atingir os segmentos da população que não têm acesso à lan hou-ses e cibercafés.

Estes jovens conectados freqüentadores de lan houses também fazem uso intensivo de sites de relacionamento, particularmente o Orkut. 82,8% dos usuários dos Postos do AcessaSP par-ticipam de sites de relacionamento, como por exemplo o Orkut e este número sobe para cer-ca de 90% para os adolescentes e jovens entre 11 e 19 anos. Esta mesma faixa etária é a que mais acessa Internet em lan houses.

Entre os usuários do AcessaSP, o uso de sites de relacionamento (ex.: Orkut) ultrapas-sou o uso de e-mail como principal atividade realizada na Internet, fato congruente com o sentimento identificado como mais importante em relação à esta: mais de 70% dos que têm entre 11 e 19 anos declaram que se relacionam melhor com os amigos com uso da Internet. Este é um tema que poderia ser explorado pelo Programa: indo além do fortalecimento de amizades, o uso de sites de relacionamento para o uso de atividades educativas.

Quase 30% dos usuários já publicaram ou desenvolveram algum conteúdo on-line. En-tre aqueles que produzem conteúdo on-line, os meios preferidos são os blogs e as páginas pessoais, principalmente entre os adolescen-tes. Por outro lado, “não ter o que dizer” é

CONSIDERAÇÕES

FINAIS

59

Page 62: Relatório Ponline 2007

uma barreira maior à produção e publicação de conteúdo on-line do que “não saber utlizar as ferramentas”, principalmente entre os usu-ários mais jovens. Os dados nos mostram que o Programa deve estar atento à capacitação para a criação de conteúdo on-line, porém sem esquecer que “saber usar a ferramenta” é ainda um importante obstáculo à produção de conteúdo on-line.

O uso de serviços de governo eletrônico aumentou substancialmente em conseqüên-cia de um aumento real em relação à 2006, mas também de uma mudança metodológi-ca na pesquisa que nos permitiu obter dados mais fiéis à realidade. O índice de utilização de serviços públicos eletrônicos na população brasileira é de 25% (CGIBr 2007) e na euro-péia (Eurostat 2007), de 30%; já no universo do AcessaSP este número é bem mais alto, 87,6%. Destacam-se como serviços mais utli-zados: consulta de CPF, declaração de impos-to de renda, inscrição em concursos públicos e busca de informações sobre serviços públi-cos de educação.

No contexto do uso de serviços de gover-no eletrônico, é interessante notar o aumen-to da importância do telefone celular como meio de comunicação e interatividade nos últimos anos (apontado como terceiro meio de comunicação mais utilizado, após o email e o MSN).

67,3% dos freqüentadores dos Postos pos-suem um aparelho celular e, apesar do uso da Internet através do celular ser relativamente baixo, 70,4% dos que possuem enviam torpe-dos sempre ou freqüentemente e 44,9% utili-zam a função de “fotografia digital”. O uso do aparelho celular aparece como uma oportuni-dade a ser explorada tanto para a inclusão di-gital quanto no âmbito de governo eletrônico. Experiências em outros países mostram que o uso do celular na relação cidadão-governo pode ser bastante efetiva. O governo de Cin-gapura, por exemplo, além de permitir inúme-ros serviços através do celular (o que já ocorre no governo de São Paulo), também oferece um sistema de alertas SMS (“torpedos”) persona-lizados ao cidadão: notícias e eventos, data

de entrega de livros em bibliotecas, data de vencimento de licença de veículos, notícias sobre crimes e desastres naturais ocorridos na região, entre outros.

Os Postos do Programa AcessaSP foram avaliados de forma positiva pelos usuários atendidos: são considerados locais seguros e bem arejados. Porém, os dados nos mostram que em todas as categorias sobre o Progra-ma avaliadas, notadamente equipamentos e acessórios, há uma tendência histórica de queda nas notas médias. O suave aumento das notas em 2006 em algumas categorias é explicado pela abertura de Postos entre 2005 e 2006 e pelas impressões positivas geradas em um primeiro momento.

Assim como nas pesquisas anteriores, ape-sar da avaliação positiva dos monitores, há uma visível queda nas notas médias; já equi-pamentos, velocidade de conexão e acessó-rios são pontos avaliados com as piores notas no Programa, evidenciando a necessidade de investimentos nestas áreas. Em relação ao tempo de uso e horário de atendimento, os usuários aceitam relativamente o tempo de 30 min de uso e indicam que gostariam de horários e dias alternativos de atendimento para segmentos da população impossibilita-dos de freqüentar os Postos nos horários e dias existentes.

Mais de 70% dos usuários acessam sempre ou às vezes a página inicial do Portal. É no-tável a segmentação de acesso às seções do Portal: os usuários que estão no Ensino Mé-dio, Profissionalizante e Superior são visivel-mente mais interessados nos “links úteis e in-dicações de site”, em “notícias” e no “Acessa História”, do que os que freqüentam o Ensino Fundamental. O mesmo padrão ocorre com os usuários mais velhos. As seções “Galera do Acessa” e “Webvídeos” atraem notadamen-te os usuários mais jovens e de escolaridade mais baixa. Estes dados indicam que deve ser dada uma maior atenção ao envolvimento dos jovens no mundo da Sociedade da Informação através do Portal, por meio de ações que incentivem a participação e interação.

CONSIDERAÇÕES

FINAIS

60

Page 63: Relatório Ponline 2007
Page 64: Relatório Ponline 2007

5. RECOMENDAÇÕES

Page 65: Relatório Ponline 2007

A partir dos resultados da Ponline 2007, ressaltamos temas a serem investigados em futuras pesquisas e ações de governo:

Investimento em equipamentos, acessórios e tempo de uso

Assim como a pesquisa de 2006, a Ponli-ne 2007 nos mostra que a infra-estrutura dos Postos é umas das deficiências do Programa AcessaSP. Os dados apontam para a necessi-dade de:

Investimento em equipamentos e acessó-rios multimídia;

Estudo da possibilidade de aumentar o tempo de uso padrão que atualmente é de 30 minutos;

RECOMENDAÇÕES

Promoção de Redes Sociais

Além de esforços para melhorar as condi-ções dos recursos físicos dos Postos e de con-tinuar com os programas de capacitação dos monitores para o desenvolvimento das com-petências dos usuários para o uso de com-putadores, um terceiro eixo a ser explorado pelo Programa AcessaSP é o reforço das redes sociais dos freqüêntadores dos Postos. O uso da tecnologia tem cada vez mais relevância quando inserido dentro de um contexto mais abrangente no qual o usuário e a comunidade tornam-se capazes de acessar informações e estabelecer conexões sociais relevantes para suas necessidades. O uso intensivo e crescente do Orkut e de outras redes de relacionamen-to pela geração “C”, por exemplo, é somente um dos reflexos desta tendência. Desta for-ma, recomendamos um aprofundamento nas seguintes ações:

Continuidade das práticas de criação de conteúdo nos padrões da Web 2.0 geran-do mais participação e transparência ao programa (blogs, wikis, redes sociais, ví-deos etc);

Ocupar redes de relacionamento já exis-tentes (Orkut, Youtube etc) para realizar atividades educativas;

Capacitação específica dos monitores para estas ações.

63

Page 66: Relatório Ponline 2007

Ações Para Telefone Celular

Os dados indicam que o uso do telefone ce-lular pelos usuários dos Postos vêm crescendo nos últimos anos. Apesar do uso da Internet por meio do celular ser relativamente baixo, uma grande parcela dos que possuem um apa-relho enviam “torpedos” com freqüência. Por sua vez, também cresceu notadamente o uso da função de “fotos digitais” por meio de te-lefones celulares em 2007. Estas funcionalida-des, por serem cada vez mais presentes nas vidas dos freqüentadores dos Postos AcessaSP, também oferecem um potencial para ações de inclusão digital, das quais destacamos as se-guintes para investigação:

O uso de “torpedos” para o governo ele-trônico e para a comunicação do cidadão e da administração pública de uma ma-neira geral;

Ações que promovam redes sociais atra-vés da troca de “torpedos” e fotos, inte-grando estas àquelas mencionadas acima através do uso da Internet.

Estratégias Segmentadas: Terceira Idade e Mulheres

A análise segmentada do perfil do usuário nos traz informações sobre a deficiência do Programa em atingir certos grupos de usuários com sucesso, entre eles o das mulheres e o da terceira idade. A terceira idade é praticamen-te um perfil “ausente” nos Postos e as mu-lheres, como observamos nas séries históricas, correspondem a somente pouco mais de um terço dos usuários. Neste último caso, nota-se que elas iniciamelmente se dirigem aos Postos, mas ao longo do tempo deixam de freqüentá-los. Recomendamos maior atenção à:

Estratégias que tragam a terceira idade para os Postos AcessaSP;

Estratégias que incentivem as mulheres a continuarem a freqüentar os Postos AcessaSP.

RECOMENDAÇÕES

64

Page 67: Relatório Ponline 2007
Page 68: Relatório Ponline 2007

6. BIBLIOGRAFIA

Page 69: Relatório Ponline 2007

BIBLIOGRAFIA

Hargittai, E. (2002). Second-level digital divide: Differences in people’s online skills. First Monday(4). Disponível em <http://www.firstmonday.org/issues/issue7_4/hargittai>. Acesso em: 07/05/2008.

Hargittai, E. (2004). Internet access and use in context. New Media and Society, 6(1).37-143.

Hague, B., Loader, B. D. (1999). Digital Democracy: Dis-course and Decision Making in the Information Age. London: Routledge.

Laboratório de Inclusao Digital e Educacao Comunitaria (2006) Portal LIDEC/Weblab. Disponível em: <http://www.lidec.futuro.usp.br>.Acesso em: 05/05/2008.

Loader, B., Keeble, L., & Joseph Rowntree Foundation (2004). Challenging the digital divide? : A literature re-view of community informatics initiatives. York: Joseph Rowntree Foundation.

Matielo, D.C. (2006) Processos de apropriaçao tecnológica e desenvolvimento de competências de informaçao a partir dos percursos de usuários iniciantes do Programa Aces-saSP. Disponível em: <http://weblab.tk/files/bibliografia/Conexoes_Dani.zip>. Acesso em: 01/08/2007.

Ministério da Ciência e da Tecnologia (2000) Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/18878.html>. Acesso em: 07/05/2008.

Litto, F. (2000). Telecentros comunitários - uma resposta à “exclusão digital”. Disponível em <http://www.futuro.usp.br/producao_cientifica/artigos/fl_telecentros.htm>. Aces-so em 05/05/2008.

Castells, M. (2001). The Internet Galaxy: Reflections on the Internet, Business, and Society. New York; Oxford: Oxford University Press.

CGI Brasil (2007). Pesquisa TIC Domicílios e Usuários. Dis-ponível em <http://www.cetic.br/usuarios/tic/2007/index.htm>. Acesso em: 07/05/2008.

Chadwick, A. (2006). Internet politics : States, citizens, and new communication technologies. New York; Oxford: Oxford University Press.

Dimantas, H. (2005) Linkania - a sociedade da colaboração. 2005. 77fDissertação (Mestre) - Pontificia Universidade Catolica - SP, SãoPaulo. Disponível em:<http://weblab.tk/sites/weblab.tk/files/bibliografia/linkania_hernani_mes-trado.pdf>.Acesso em 24/07/2008

DiMaggio, P., Hargittai, E., Celeste, C., Shafer, S. (2004). From unequal access to differentiated use: A literature re-view and agenda for research on digital inequality. Report prepared for the Russell Sage Foundation. Disponível em: <http://www.eszter.com/research/pubs/dimaggio-etal-digitalinequality.pdf>. Acesso em: 07/05/2008.

Dutton, W. (2004). Social transformation in an infor-mation society: Rethinking access to you and the world. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001520/152004e.pdf>. Acesso em: 06/05/2008.

EUROSTAT (2007). Estatísticas Sobre a Sociedade da In-formaçao na Europa. Disponível em: <http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page?_pageid=2973,64549069,2973_64554066&_dad=portal&_schema=PORTAL>. Acesso em: 08/05/2008.

Gutiérrez Martín, A. (2003). Alfabetización digital : Algo más que ratones y teclas. Barcelona: Gedisa.

Guzzi, A.A. (2005) Participação pública, comunicação e in-clusão digital. 2005. 140f. Dissertação (Mestre) - Pontifi-ca Universidade Católica - SP, Sao Paulo. Disponível em: <http://weblab.tk/sites/weblab.tk/files/bibliografia/drica-mestrado.zip>. Acesso em: 24/07/2008

Referências bibliográficas

67

Page 70: Relatório Ponline 2007

Obando, L.C. (2007). Las tecnologías de la información y la comunicación (TIC): Un nuevo escenario para el desar-rollo local de las comunidades. estudio de caso: Comuni-dadómnia-barrio el raval, barcelona. Barcelona: Universitat Ramon Llull.

O’Reilly, T. (2005). What is web 2.0: Design patterns and bu-siness models for the next generation of software. O’Reilly Network. Disponível em: <http://www.oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html>. Acesso em: 07/05/2008.

Passarelli, B.; Guzzi, A.A.; Zuquim, J. (Coord.) (2006). Pon-line 2006. São Paulo: Universidade de São Paulo, Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Apli-cadas à Educação - A Escola do Futuro, Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária, 8v.

Peña-Lopez, I. (2007). Web 2.0 and the Digital Divi-de. ICTlogy, (51). Disponível em <http://ictlogy.net/review/?p=668>. Acesso em: 22/02/2008.

Portal do Governo da Noruega. Disponível em <http://www.norway.no/minside/>. Acesso em: 08/05/2008.

Portal de Serviços ao Cidadao do Governo de Cingapura. Disponível em: <http://www.myecitizen.sg/ec/index.jsp>. Acesso em: 08/05/2008.

Portal para o Cidadao do Governo do Estado de Sao Paulo. Disponível em:<http://www.cidadao.sp.gov.br/>. Acesso em: 08/05/2008.

Reinhard, N., & Macadar, M. A. (2006). Governance and ma-nagement in the São Paulo public telecenter Network. In-formation Technology for Development, 12(3): 241-246.

United Nations (2008): Global e-Government Readiness Report 2008: From e-Government to Connected Gover-nance. Disponível em: <http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/un/unpan028607.pdf>. Acesso em: 07/05/2008.

Van Dijk, J. (2005). The Deepening Divide: Inequality in the Information Society. Thousand Oaks, CA:Sage.

Wall-Smith, M. (2002). The Network Society: A Shift in Cognitive Ecologies? First Monday, 7. Disponível em <http://www.firstmonday.org/issues/issue7_9/wallsmith/index.html>. Acesso em: 07/05/2008.

Warschauer, M. (2003). Technology and social inclusion : Re-thinking the digital divide. Cambridge, Mass. ; London: MIT Press.

Woolgar, S. (2002). Virtual society? : Technology, cyberbole, reality. Oxford: Oxford University Press.

BIBLIOGRAFIA

68 69

Page 71: Relatório Ponline 2007

LINKS

Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Infor-mação e da Comunicação

http://cetic.br

Eurostat

http://epp.eurostat.ec.europa.eu

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

http://www.ibge.gov.br/home/default.php

Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados

http://www.seade.gov.br

Índice Paulista de Responsabilidade Social

http://www.seade.gov.br/produtos/iprs/

Organisation for Economic Co-operation and Development

http://www.oecd.org

Links

68 69

Page 72: Relatório Ponline 2007

7. ANEXOS:PALAVRA DO

QUESTIONÁRIOUSUÁRIO E

Page 73: Relatório Ponline 2007

PALAVRA DO USUÁRIO

“Bom...ja que e pra comentar,fazer criti-cas...eu gostaria de fazer uma...eu acho que a sala do acessa sp,esta muito pequena...se aumentassem seria melhor....e tambem se colocassem web cam...iria melhorar...ACHO QUE E SO....” (Feminino, 13, Juquitiba 2)

“acho que tinha que ter uma internet moderna e mais pratica ter caixa de som e fone de ouvido para ouvir musicas e impres-sora para que nos trabalhos escolares podem impremir,mas em cada computador” (Femi-nino, 13, Castilho)

“EU VENHO SEMPRE AQUI..NAO SO PARA FAZER COMENTARIOS MAIS SIM PARA MEXER 0,NO MEU ORKUT PARA FAZER NOVAS AMIZADA-DES....” (Feminino, 13, Parque da Juventude)

“esta pesquisa e uma coisa muito impor-tante para mim e para todos, que fizeram a pesquisa porque a pessoa esta falando sobre a sua vida pessoal e sobre o estado da sua comunidade!!!podia ter mais perguntas sobre o acessa sp!!!” (Masculino, 13, Anhumas)

“eu apenas acho que esse acessa são paulo deveria ser só par pesquisas escolares e não para divertimento pessoal,isso sim mas só as sextas-feiras” ( Feminino, 13, São Luís)

“minha sugestão é que seja mais facilita-da a maneira de entrada do msn, pois esse sistema não facilita o seu uso” (Feminino, 15, Hortolândia)

Anexo – Palavra de usuário

Por idade

11 a 14 anos

“eu achei bom fazer essa pesquisa por que é para saber o que as pessoas acham do acessa sp. eu queria que o acesso tivesse microfone e fone de ouvido.” (Feminino, 12 Vilas Nascente)

“Não gostei, é muito chata.” (Masculino, 12, Gleba do Pêssego)

“Achei Legal O Espaço Do Acessa Por Que posso Me comunicar com amigos e A Pequisa Mostra o que achamos do acessa sp” (Mascu-lino, 12, Brodowski)

“colocar fone de ouvido” (Masculino, 12, Ferraz de Vasconcelos)

“Não tenho nada pra comentar. Esse inque-te deve ser muito importante pra vocês passa-rem todos os anos. Adorei responder e adoro o Acessa Sp.” (Feminino, 12, Parque Bristol)

“Olha acho que o acessa ocupa as cabe-ças de vários jovens inves deles estarem nas rua robando matando ou usando drogas eles estão aqui utilizando a internet ? E tambem acho que no acessa deveria ter mais do que meia hora” (Feminino, 12, São Luís)

“algumas palavras estavam difíceis para entender, fora isso mais nada.” (Masculino, 12, Gália)

71

Page 74: Relatório Ponline 2007

“O horário poderia se estender para uma hora, pelo menos.” (Feminino, 17, Presiden-te Prudente)

“acho que vocês deveriam colocar per-guntas mais óbvias e mais objetivas .... ha e não obrigarem as pessoas a responderem este questionário” (Feminino, 18, Parque da Juventude)

“esta sala do acessa de marilia, esta com falta de equipamentos basicos ex: mause e esta prejudicando muito os usuarios pois fi-cam muitos computadores parados sem se-rem utilizados por conta de manutençao q nau tem sido feita e os computadores estão abandonados” (Feminino, 18, Marília)

“minha opinião com respeito a essa pes-quisa é que pude conhecer alguns programas que o Acessa SP proporciona, e para expres-sar meus desejos para a melhoria do local. Espero que o que foi dito por mim e por ou-tros usuários seja realmente atendido” (Mas-culino, 19, EMTU São Mateus)

“achei muito importante essa pesquisa é importante sim naum sabia que pelo acessa sao paulo poderia fazer mais coisas alem de acessar a internet foi muito boa essa pesquisa ,muito esclarecedora” (Masculino, 19, Itapetininga)

“Eu acho o Acessa SP mtu legal, gostaria que abrisse aos domingos tbm!!! Venho de 3 á 4 vezes na semana e É mtu legal estar aqui me sinto mtu bem tbm....! Isso Aqui ajuda mtu as pessoas que não tem net em casa.....! Passo a maioria do tempo que tenho aqui.” (Masculino, 19, São José do Rio Pardo)

“O acessa e muito bom, principalmente para quem não tem internet assim como eu , só q acho q deveria ficar aberto ou se não o tempo ser mais que 30 minutos pq as vezes precisamos fazer algum trabalho escolar e os 30 minutos não dá” (Feminino, 19, Jardim Verônia)

PALAVRA DO USUÁRIO

15 a 19 anos

“Acredito que poderia ser cedido ao nosso posto acessórios que melhoraria a nossa comu-nicação e atuação dentro da internet;e também se pudesse haver acesso aos finais de semana ou durante a noite!” (Feminino, 15, Buri)

“o acessa é um lugar aonde a gente apren-de varias coisas os monitores tão de para-bens. e foi no acessa que eu aprendi a entrar na internet.. foi com a monitora michelli que aprendi a entrar na internet” (Masculino, 15, Pró-Morar)

“Vocês poderiam fazer com que no poupatempo tive a impressão não só de curriculum,mas sim com trabalhos escola-res também....devia melhorar a internet...colocando uns programas mais atualizados e novos mundos....tecnologia de ponta e colo-car webcam,fones de ouvido” (Feminino, 15, Poupatempo Bauru)

“as salas de informática e até mesmo os microcomputadores estão desatualizados e muito velhos seus objetos são extremamente díficeis de serem utilizados e estão “quebra-dos “ toltalmente inadequado...” (Masculino, 16, Limeira)

“bom acho que este questionário deveria ser mais abertos à perghuntas mais especi-ficas.....também deveria poder imprimir nos postos de acesso trabalhos escolares e outras coisas que nós usuários fizemos importân-cia....não somente coisas publicas...” (Femi-nino, 17, Osasco POPAI)

“queria que no acessasp tivesse som com fone de ouvido para nao atrapalhar as pes-soas que estao no lado queria que tivesse mais computadores para diminuir a fila que temos aqui no acessasp para o melhoramento do acessasp” (Masculino, 17, Bom Sucesso de Itararé)

72 73

Page 75: Relatório Ponline 2007

PALAVRA DO USUÁRIO

20 a 24 anos

“o que eo tenho pra dizer é somente para os criadores do acessa são paulo pra que vo-cês questionem o monitores com frequência de horários pré estipulados para que eles possam ter mais responsabilidades..” (Mascu-lino, 20, Santo Anastácio)

“Gostaria de um programa que baixasse fotos de cameras digitais e celular Achei a pesquisa muito longa” (Feminino, 20, Pinda-monhangaba2)

“o ACESSASP DEVERIA SER MAIS DIVULGA-DO DESCOBRI POR ACASO QUANDO ESTAVA NO POUPATEMPO” (Masculino, 20, Poupatempo São José dos Campos)

“SAO PERGUNTAS MUITO LONGAS ASSIM DI-FICULTANDO A COMPREENSAO E O TEMPO SE EXPIRA EM 30 MINUTOS QUE NAO DEU TEMPO , E SIM JUSTINHO” (Masculino, 21, SEPLAN)

“a pesquisa foi otima e só tenho agrade-cer mas vcs tbm podiam atualizar um pou-quinho mais o msn por ex: por foto falou e um grande abraço” (Masculino, 21, Bernar-dino de Campos)

“Minha Critica é para os navegadores. Gostaria que fosse no minimo internet explo-re 6.0 ou mozilla firefox 1.5 Ex... O acessa SP da Barra Funda nao abre a pagina de recados do orkut em nenhum”(Masculino, 23, EMTU São Mateus)

25 a 29 anos

“Com certeza tal pesquisa é de grande valia e trará grandes benefícios para nossa comunidade, porém acredito que deveriam dar mais importância ao que o usuário esta achando das regras do acessa, do tempo para utilização, do sistema Linux, etc.” (Feminino, 26, Lutécia)

“seria de grande importancia ter no pou-pa tempo, um curso para pessoas se integra-rem melhor com a Internet, ao meno de 30 min, no mais foi de tremenda importancia a oportunidade de ter gratuitamente o acessa.” (Feminino, 28, Poupatempo Bauru)

“eu tenho uma critica a fazer que precisa-mos de um programa de audio pra podermos baixar musica em mp3 e um programa pra po-dermos baixar videos no mais tudo é ótimo e disponibilizar para os acessantes fones de ouvi-dos web can pra podermos nos comunicarmos” (Masculino, 28, Bom Sucesso de Itararé)

“gostaria de agradecer ao acessa sp pois graças a ajuda de vocês, imprimindo currícu-los e disponibilizando este espaço, hoje estou trabalhando e mantenho maior contato com meus amigos e família. parabéns a vocês.” (Masculino, 28, Poupatempo Sé 1)

“é uma pesquisa muito comprida, e as per-guntas sao sempre as mesma mais escrita de forma diferente, oque acaba se tornando can-sativa, esse questionário poderia ser mais dire-to .” (Feminino, 29, Poupatempo Itaquera)

“Melhorar a manutenção dos computa-dores, pra eles fiquem mais rapidos e po-tentes ,acrescentar mais um monitor e co-locar um bebedouro de água .” (Feminino, 29, Estação Especial da Lapa)

72 73

Page 76: Relatório Ponline 2007

PALAVRA DO USUÁRIO

30 a 39 anos

“para acessar a internet precisava de muito mais tempo.(por ex 1 hota é um tempo muito bom).” (Masculino, 31, Sorocaba)

“Senhores, obrigado pelo questionário porque eu precisaria responder como eu que-ria ser atendido por ser deficiente auditivo nos postos de interior, o que não deu proble-ma para postos de capital. Espero que alguns devem merecer atenção especial.” (Masculi-no, 33, Poupatempo Sé 2)

“Gostaria de sugerir que o posto do Aces-sa SP no Poupatempo Guarulhos pudessem ter entrada de áudio nos computadores. Mas para que não atrapalhe as pessoa que estivessem acessando, o usuário poderia usar um fone de ouvido compacto e que pudesse traze-lo” (Masculino, 33, Poupatempo Guarulhos)

“faltou um tempo maior do que trinta mi-nutos para responder, faltou mais perguntas referente a intenções da busca ao acesso a internet e o porque usar aqui do que uma lan house nas proximidades de casa, e se gosta ou não dos programas usados no micro.” (Fe-minino, 35, Poupatempo Itaquera)

“SUGESTÃO.Gostaria q houvesse plano de carreira para crescimento e desenvolvimen-to profissional dos funcionários deste orgão Público sejam eles terceirizados ou não q es-tivessem interessados em obter o fator men-cionado acima.” (Masculino, 37, Poupatem-po Campinhas Shopping)

40 a 49 anos

“Espero que seja realmente útil para me-lhorar os serviços,ex: oferecer mais cursos e oportunidades de trabalho, por webcam nas máquinas, aumentar quantidade de postos pela cidade,(sugestão: na Estação Cultura, cheia de espaço, com raros eventos)e em locais”(Feminino, 40, Poupatempo Campi-nas Centro)

“Nesse posto não tem entrada para dis-quete, será que não a possibilidade de ter pelo menos uma máquina com entrada?” (Masculino, 46, CPTM Dom Bosco)

“realmente achei muito interessante a re-ferida pesquisa, no entanto, acredito que seria ótimo se de fato viesse ter uma possibilidade no futuro do ACESSA SÃO PAULO funcionar aos domingos com apreço recebam todos um abra-ço” (Masculino, 47, Sempre utiliza torpedos no celular, Poupatempo Sé1)

“Gostei da pesquisa, deveria ter sempre para melhor as condições de acesso, Mas se-ria melhor se mantinha os horarios comercial inclusive aos domingos e feriados em todo lo-cal.” (Masculino, 48, Caraguatatuba)

“Faço votos de que ela contribua, de fato, para as necessárias melhorias fisícas Software e Hardware) e pessoal (monitores mais pres-tativos e pontuais) desse utilíssimo Programa de inclusão digital. Em especial para aqueles usuários que não o freqüentam” (Masculino, 48, CPTM Tatuapé)

74 75

Page 77: Relatório Ponline 2007

PALAVRA DO USUÁRIO

50 a 59 anos

“Gostaria apenas que melhorasse em relação , a Manutenção dos Computadores ,quando apresenta defeito e demora para Conserta-lo...” (Masculino, 50, Sorocaba)

“Agradeço a oportunidade que me foi dada através do Acessa SP., de contribuir com a minha informação na vossa pesquisa. E de realçar que não ha discriminação no uso do Acessa SP, porque permitem a nós, os extran-jeiros que desejamos ficar no Brasil...” (Femi-nino, 51, Metrô São Bento)

“Acho que é umaa ótima maneira de veri-ficar o perfil dos usuários, e ver o que mais é de necessidade se incluir no site e proporcio-nar novas oportunidades de aprendizado aos mesmos.” (Masculino, 52, Itanhaém)

“Trinta minutos é muito pouco. QUE TAL PAS-SAR PARA 01 HORA?” (Masculino, 53, Rifaina)

“entendo que o uso da internet deveria ser no maximo 3 horas por semana.” (Mascu-lino, 53, Poupatempo Guarulhos)

“O tempo para acessar deveria ser maior. O número de maior.” (Feminino, 55, CIC Campinas)

“achei ótima, pois tem como se fazer uma avaliação de outras coisas que eu poderia es-tar desenvolvendo pela internet.” (Masculi-no, 55, SEADE)

“No quesito: trabalha ou estuda, faltou, quando a pessoa não trabalha e não estuda porque é aposentada.” (Masculino, 58, Pou-patempo Itaquera)

“o programa do acessa sp é otimo, porem eu acho que o tempo de 30 minutos e mui-to pouco principalmente quando se tratar de pesquisa escolar” (Masculino, 58, Imprensa Oficial)

60 anos ou mais

“Desta vez tem questões mais explícitas, ou seja. de melhor entendimentos. Muito bom.” (Masculino, 61, Unas)

“GOSTARIA REALMENTE, QUE O ACESSA, MANTIVESE UM POSTO ABERTO AOS SABADOS E DOMINGOS. CONSIDERANDO QUE O ATEN-DIMENTO E 10.” (Masculino, 66, Parque da Juventude)

“Mi nombre es jorge, soy una persona es-trangeira, y hago el acessa SP muy bueno.” (Masculino, 66, Metrô Sé)

“... venho todos os dias, sou bem atendido, agora c/ a prioridade p/ idosos, ficou ainda melhor, obrigado” (Masculino, 68, Sorocaba)

“Achei interessante a existência deste questionário. Se é realmente para melhorar a qualidade deste serviço,Valeu...” (Masculino, 69, Poupatempo São Bernardo do Campo)

“Uma das poucas coisas que podemos elo-giar neste pais é o Poupatempo e Acessa SP que é um forte trabalho de inclusão social num pais tão marcado pela diferença social. Parabéns” (Masculino, 70, Poupatempo San-to Amaro)

“ache interessante a pesquisa, pois estou gostando de tudo para minha participação e espero melhorias.” (Feminino, 73, CRI Norte)

74 75

Page 78: Relatório Ponline 2007

QUESTINÁRIO 2007

Anexo – Questionário

76 77

Page 79: Relatório Ponline 2007

QUESTINÁRIO 2007

76 77

Page 80: Relatório Ponline 2007

QUESTINÁRIO 2007

78 79

Page 81: Relatório Ponline 2007

QUESTINÁRIO 2007

78 79

Page 82: Relatório Ponline 2007

QUESTINÁRIO 2007

80 81

Page 83: Relatório Ponline 2007

QUESTINÁRIO 2007

80 81

Page 84: Relatório Ponline 2007

QUESTINÁRIO 2007

82 83

Page 85: Relatório Ponline 2007

QUESTINÁRIO 2007

82 83

Page 86: Relatório Ponline 2007

Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária (LIDEC)

Page 87: Relatório Ponline 2007

Equipe “Internet e Comunicação”Dani MatieloLarissa JanuárioFelipe LoboMarina Iemini Atoji

Equipe “Sistema de Consulta Online”Luis Henrique FagundesDiogo GomesFernando FreireRoberto WinterRodrigo Sampaio PrimoSherlon Assis

SecretariaLuciane Albuquerque

Coordenação geralDrica GuzziHernani Dimantas

Ponline 2007Drica GuzziHernani DimantasAna Waksberg GuerriniDaisy GrisoliaJúlio BoaroJucélio SantosCarlos Eduardo de Lemos Júnior Maricy S. Rabelo de Araújo

Equipe “Análise Estatística”Júlio BoaroJucélio Santos

Equipe “Formação Continuada de Monitores”Renata QuicheriAdilson VirnoJackson LagoPaula BatagliaRobson Leandro da SilvaTíssia Nunes

Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária (LIDEC)

Uma realização

Programa Acessa São Paulo (www.acessasp.sp.gov.br)Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação A Escola do Futuro (www.futuro.usp.br)

Coordenação CientíficaProf. Dra. Brasilina Passarelli

Page 88: Relatório Ponline 2007
Page 89: Relatório Ponline 2007

Equipe do Programa Acessa São Paulo

Coordenador da UTICAldo Fábio Garda

Coordenador do Programa Acessa São Paulo Antônio Carlos Gonçalves de Oliveira

Equipe: Anderson Vieira Cristino Antônio Carlos Favaleça Carlos Akira Shigemori Eduardo Fialho Costa Jr. Fernando Tomazoni Aguiar Rafael Trefilho Paulucci Rute Constantino Silvana Maiéski Teixeira

PRODESP

Diretor-PresidenteLeão Roberto Machado de Carvalho

Diretor de Serviços ao CidadãoJosé Alexandre Pereira de Araújo

Equipe: Cláudio Torres Garcia Daniel BellotEdmarques Dias João Ferreira de LimaLaércio Scabar

Governador do EstadoJosé Serra

Secretaria de Gestão Pública

Secretário de Estado

Sidney Beraldo

Secretário AdjuntoMarcos Antonio Monteiro

Page 90: Relatório Ponline 2007
Page 91: Relatório Ponline 2007
Page 92: Relatório Ponline 2007