relatorio final da operação castelo de areia

239
Serviço Público Federal MJ – Departamento de Polícia Federal Superintendência Regional em São Paulo DRC O R – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros SIGILOSO RELATÓRIO FINAL Referência: Procedimento n. 2009.61.81.004839-9 IPL n. 12-0071/2009 MM Juiz Federal, O Delegado de Polícia Federal que esta subscreve, no uso de suas atribuições legais, vem à presença de vossa Excelência apresentar RELATÓRIO FINAL das investigações levadas a efeito no supracitado IPL. 1

Upload: luiz-carlos-azenha

Post on 18-Jul-2015

31.076 views

Category:

News & Politics


18 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

RELATÓRIO FINAL

Referência: Procedimento n. 2009.61.81.004839-9IPL n. 12-0071/2009

MM Juiz Federal,

O Delegado de Polícia Federal que esta subscreve, no uso de suas atribuições legais, vem à presença de vossa Excelência apresentar RELATÓRIO FINAL das investigações levadas a efeito no supracitado IPL.

1

Page 2: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

1. INTRODUÇÃO

A presente investigação teve início a partir de denúncia anônima dando conta de que uma pessoa de nome KURT PAUL PICKEL estaria atuando no mercado ilegal de câmbio, bem como realizando operações conhecidas como “dólar-cabo”.

Levantamentos prévios realizados por este Setor de Inteligência localizaram nos bancos de dados a qualificação do denunciado, descobrindo-se ser suíço, naturalizado brasileiro, portador do RNE W488489-E, CPF n. 090.271.208-03, àquela época residente na Rua Bela Vista n. 100, Alto da Boa Vista.

Diligências policiais apontaram ainda para o fato de KURT manter intenso relacionamento com diretores do Grupo CAMARGO CORRÊA, para quem estaria prestando seus serviços ilegais. Diante da impossibilidade de comprovação do crime por outros meios, a investigação partiu então para a interceptação telefônica da linha utilizada por KURT PAUL PICKEL, medida esta devidamente autorizada pela 6a Vara Federal Criminal de São Paulo, em meados de fevereiro de 2008.

O monitoramento telefônico expandiu-se e, aliado a vigilâncias, quebras de sigilo telemático e utilização de escutas ambientais, permitiu-nos mapear os suspeitos de envolvimento em atividades ilícitas, formados pelas seguintes pessoas:• PIETRO FRANCESCO GIAVINA BIANCHI• DÁRCIO BRUNATO• FERNANDO DIAS GOMES• DARCI FLORES ALVARENGA• MARISA BERTI IAQUINTO• RAGGI BADRA NETO

2

Page 3: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Com a evolução da investigação foram mapeados novos alvos, todos pertencentes à organização criminosa. Estes novos investigados formam um núcleo dentro da organização criminosa com função específica na etapa do suposto branqueamento do capital ilicitamente gerado: o envio ou recebimento de divisas de forma ilegal. Assim é que referido núcleo, instalado na cidade do Rio de Janeiro, operacionaliza a movimentação do dinheiro em contas bancárias dentro e fora do Brasil , a internação no país dos lucros ilicitamente obtidos e a colocação destes montantes em circulação com aparência de licitude .

Este grupo é composto pelas seguintes pessoas:

• JOSÉ DINEY MATOS• JADAIR FERNANDES DE ALMEIDA• MARISTELA SUM DOHERTY

Está-se diante de uma organização criminosa extremamente sofisticada, acostumada a lidar com alta tecnologia, a qual é usada com claro intuito de furtar-se de uma persecução criminal.

Assim é que durante a investigação pudemos constatar que seus membros adquiriram um software israelense de criptografia, instalado nos aparelhos de telefonia celular, o que impediu o acesso às conversas ocorridas entre eles.

Acreditando estarem imunes a possíveis interceptações, os investigados se valiam de comunicação tipo VOIP (“Voice On IP” – através da internet) com o software SKYPE. Contudo, a tecnologia disponível a este Órgão de Inteligência tornou capaz a captação dos sinais destas comunicações, tudo feito com a devida autorização legal.

3

Page 4: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

E os artifícios não se esgotaram aí. Foi possível notar nos relatórios parciais de inteligência gerados durante as investigações, que os doleiros envolvidos no avançado esquema de evasão de divisas criaram apelidos (CANGURU, CAMELO, LEÃO, GIRAFA e etc...) e uma senha para cada pessoa que realizasse uma operação financeira ilícita.

Por fim, cabe mencionar também o código numerado para os comprovantes de transferência bancária internacional. As conversas telefônicas interceptadas mostraram que o controle dos SWIFTS era feito através de numeração seqüencial, o que facilitaria o trabalho de KURT e das secretárias Marisa e Darcy ao controlar as devidas compensações bancárias. A quantidade de operações ilegais era tamanha que esta numeração ultrapassou o número trezentos .

Com a deflagração da OPERAÇÃO CASTELO DE AREIA foram conduzidas as investigações da fase ostensiva do trabalho policial.

No primeiro momento foram analisados os documentos físicos apreendidos na sede do Grupo Camargo Corrêa, nas demais empresas envolvidas no esquema criminoso e também nas residências dos investigados.

Acontece que farto material em mídia digital foi encontrado durante o cumprimento dos Mandados de Busca e Apreensão expedidos por vossa Excelência. Todo este conteúdo digital foi submetido a análise por uma equipe de policiais federais composta por Delegados, Agentes, Escrivães e Peritos.

O trabalho demandou longo tempo para sua produção uma vez que envolveu (i) uma etapa pericial preliminar, para garantir a cadeia de custódia da prova, e (ii) todo o trabalho intelectual de interpretação e análise dos indícios colhidos em pendrives, hard disk’s, laptops e etc...

4

Page 5: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Finda a fase de análise das mídias, elaborou-se este Relatório Final. Como se verá, deparamo-nos com um verdadeiro universo de indícios que, caso fossem aprofundados nos presentes autos, tirariam o foco das investigações e prejudicariam seu resultado final. Portanto, em capítulo próprio, foram feitas representações por instauração de inquéritos policias visando aprofundar cada um dos indícios encontrados.

A primeira fase do trabalho policial – relatório parcial – culminou com o oferecimento de denúncias por crimes financeiros, formação de quadrilha e fraude a licitações, entre outros.

Enquanto no Relatório Parcial foram descritos os documentos apreendidos e suas relações com os áudios coletados durante o período de interceptação telefônica, aqui iremos relatar o quanto encontrado nas mídias apreendidas, informação essa disposta de maneira individual, apontando assim a participação de cada um dos investigados no esquema criminoso. Esta foi a estrutura escolhida para a apresentação do resultado da Operação Castelo de Areia.

Para que a análise das informações constantes deste IPL seja completa, faz-se mister cotejar o Relatório Final com os Relatórios de Análise de Material Apreendido encartados no início dos Apensos criados para cada um dos endereços de busca e apreensão e hyperlinkados em local adequado.

5

Page 6: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

2. MARISTELA SUM DOHERTY

MARISTELA é sócia da empresa AVANTE CONSULTORIA e surgiu nas investigações a partir de seu relacionamento com JADAIR FERNANDES.

Em várias oportunidades eles conversaram abertamente sobre a troca de moedas (operação de câmbio) e também a remessa de valores ao exterior (operação de dólar-cabo). Os áudios retratando tais situações foram reproduzidos exaustivamente no Procedimento Criminal Diverso (doravante denominado PCD) que abrigou o monitoramento, além de termos apresentado uma seleção das conversas mais explícitas na Representação pela prisão temporária de MARISTELA. Dessa maneira, para não sermos repetitivos, não iremos reproduzi-los novamente neste Relatório Final, decisão tomada com o fito de racionalizar a disposição das informações.

Pois bem. Dissemos anteriormente que MARISTELA, para desenvolver suas atividades ilícitas, valia-se de comunicação através de sistemas informatizados, SKYPE e VOIP, além de possuir email habilitado em provedor no exterior, mais precisamente no CANADÁ.

O conteúdo dos emails pode ser conferido no Relatório Final de Inteligência anexado à Representação pela prisão cautelar dos investigados e acostado aos autos do PCD.

Já no que tange às comunicações eletrônicas, faço referência ao Relatório de Análise de Material Apreendido das Equipes RJ 06 e 08 – APENSO XXIX, Vol. II. Nele constam as informações colhidas da mídia digital encontrada na residência e escritório de MARISTELA.

6

Page 7: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Os peritos resgataram o histórico de mensagens de SKIPE e de MSN. Nelas pode-se ver claramente MARISTELA negociando e concluindo negócios de moeda estrangeira, bem como operações de dólar-cabo para o exterior.

Segue abaixo a reprodução de um dos arquivos encontrados no notebook de Maristela, na pasta Meus Documento/Doc Avantte/Maristela, e que diz respeito ao “ramo de atividade” da Avantte Consultoria:

7

Page 8: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Como se pode ver, esses eram os verdadeiros serviços prestados pela AVANTTE consultoria: envio de moeda nacional ou estrangeira para o endereço indicado pelo cliente e remessas internacionais em euros e/ou dólares.

Outro ponto que merece destaque refere-se a alguns emails encontrados em um computador apreendido na residência de MARISTELA – fls. 104 e ss. do Relatório.

Trata-se de série de correspondências trocadas entre JADAIR FERNANDES, ANIBAL SIERRALTA RIOS, HELIO SIRIMARCA e RUBEM DOHERT, este último, esposo de MARISTELA.

8

Page 9: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Reproduzo o trecho mais importante do email:

“Estamos trabalhando para uma terceira empresa, que é uma empresa off-shore. Essa empresa foi contratada pela empresa de informática para realizar pagamentos no PERU. A nossa tarefa é a de operacionalizar esses pagamentos. É para isso que estamos sendo contratados. É por essa razão que necessitamos de alguém no Peru para que possamos realizar a operação”.

Ao que tudo indica, está-se diante de esquema já anteriormente descrito em que as empresas SURPARK e ADMASTER eram usadas como fachada para o envio ilegal de divisas para fora do Brasil. Dessa vez, contudo, contariam com o apoio de MARISTELA, o que não ocorreu no caso da SURPARK.

Por fim, chamo a atenção para a tabela de fls. 3 e 4 do mencionado Relatório de Análise. Ela resume apenas 4 meses de operação da investigada MARISTELA (Nov/08 a março/09) e aponta uma movimentação de 2.787.200,80 Reais, 30.000,00 Euros e 10.000,00 Dólares.

Comentários mais aprofundados sobre o conteúdo de mídia de MARISTELA podem ser encontrados nas fls. 98/100 104/105 do Relatório.

9

Page 10: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

3. JOSÉ DINEY MATOS

DINEY surgiu nas investigações como sendo um dos doleiros que são agenciados por KURT para prestar serviços aos diretores da CC.

Para enviar os valores ao exterior, DINEY e seu sócio JADAIR adotaram como modus operandi o envio a titulo de pagamento de fornecedores, registrado no BACEN.

A CC fechou um contrato de fornecimento com o grupo de um determinado software de identificação, denominado CLICKVIEW.

Como já havíamos dito, os contratos fechados com a CAMARGO CORRÊA eram simulados e serviam apenas como fachada para a remessa de valores via BACEN, valores esses que num segundo momento eram destinados para contas de doleiros na Europa, África e Ásia, indicadas por KURT PICKEL.

Nas mídias apreendidas em poder de DINEY encontramos uma mensagem trocada entre ele e JADAIR que explica, com suas PRÓPRIAS palavras, a simulação de contratos. Essa mensagem encontra-se acostada às fls. 111 do Relatório de Análise de Material Apreendido – Mídia da Equipe RJ 02, no Apenso XXIX, vol I. Vejamos:

“Caro Jadair,

10

Page 11: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Converse com o Santoro e veja se é possível fazer outro contrato no valor

de R$ 600.000,00 com o mesmo escopo do atual para atender ao cliente

de BH. A idéia é fazer apenas uma SIMULAÇÃO, ou seja, não haverá

sistema, nem implantação, nem treinamento. Apenas entregaríamos um

"paper" contendo a lógica do sistema e sua aplicação na empresa.

Assim, posso trabalhar com um custo bem baixo e viabilizar o que

preciso fazer para eles nesse final de ano.

É claro que o contrato será feito de acordo com figurino como se tudo

fosse acontecer de fato. Mas na prática teremos apenas uma simulação

de venda de um software.

Preciso que ele trabalhe com um custo máximo de 8% incluindo tudo

(impostos e liquidação). Como não se trata de serviço, mas de

fornecimento de software, não há imposto na fonte a ser recolhido.

Durma com o problema e depois me responda. “

Como se percebe, este era o “negócio” ofertado por JADAIR e DINEY a seus clientes. Uma simulação de contratos de prestação de serviços que daria suporte para remessas de valores de origem ilícita. Assim, através de sofisticada estrutura criada pelos investigados, eles asseguravam os meios necessários para que seus clientes evadissem divisas ao exterior, como o fizeram com a CAMARGO CORRÊA.

Ainda sobre os cuidados que tomavam neste sofisticado esquema, segue outra mensagem encontrada nas mídias:

“Jadair,

11

Page 12: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Finalmente bati o martelo e a operação está fechada. Peço sua atenção para os detalhes e as providências a serem tomadas. 1) Consegui melhorar um pouco mais a taxa e fechei a24,49%. Agora temos um diferencial de 0,96% para acrescentar aos 23,53% já acordado com o Santoro. Desse modo, o percentual total a ser destinado a mim é o seguinte > 2% + 0,48% = 2.48% + 0,50 (advogado). Total = 2.98%; 2) Consegui que o advogado aceitasse as modificações do contrato sem ter que passar de novo pelo jurídico da empresa. Ele apenas fez algumas sugestões de mudança de alguns termos, e prontamente atendi. Assim, a versão que envio para você é FINAL, e não podemos mais fazer qualquer alteração. Peço que transmita ao Santoro e peça para imprimir em papel timbrado da Soft; 3) Preciso estar com o contrato assinado na minha mão até sexta-feira. Portanto, peça ao Santoro para providenciar a assinatura e me enviar via Sedex 10 amanhã antes de 16:00 para o seguinte endereço: rua Maestro João Seppe nº 410 / 10º andar - Jardim Paraíso - São Carlos - São Paulo - CEP 13561-180; 4) A data para o primeiro pagamento foi alterada para o dia 20/11, porque a empresa não tem como processar tudo em prazo tão curto. As outras datas permanecem inalteradas. Preciso receber a fatura (cobrança bancária) no início da semana. A idéia é retirar com você pessoalmente na próxima segunda-feira dia 13/11; 5) Não esqueça de incluir na documentação aquelas cartas da IBM que eu solicitei, pois isso é muito importante. FAVOR DELETAR ESTA MENSAGEM PARA NÃO DEIXAR RASTRO. “

Trata-se de mensagem acostada às fls.139 do mencionado Relatório, enviada por José Diney para Jadair, em data de 08/11/2008. Seus interlocutores tratam explicitamente dos custos que envolvem o esquema montado para evadir divisas com aparência de legalidade.

No que diz respeito à CAMARGO CORRÊA, DINEY era o elo de contato entre FERNANDO DIAS GOMES e o resto de seu núcleo (JADAIR, SANTORO e outros).

12

Page 13: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Prova disso é o sem número de diálogos entre ele e FERNANDO capturados nas mídias. Nessas mensagens eles tratavam da “contratação” dos serviços do núcleo de DINEY pela CARMARGO CORREA.

Os contratos espúrios partiam de JADAIR e SANTORO para DINEY que, por sua vez, os repassava para FERNANDO. Com a devida aprovação do jurídico da empresa FERNANDO devolvia eletronicamente o contrato para DINEY. O último passo era o envio em meio físico – impresso – para a CAMARGO CORREA, para a assinatura dos responsáveis.

Após a análise do primeiro contrato, pelo setor jurídico da CARMARGO CORREA, criou-se um modelo padrão, razão pela qual os textos eram praticamente idênticos em cada contrato firmado, conforme asseverou o próprio Diney, em documento de fls. 18 do Relatório em questão:

“Jadair,Essa é a Minuta que eu montei para a sua crítica. Lembro que é muito importante seguir este modelo porque foi o que usamos para o contrato anterior com a empresa no Brasil. Assim, o jurídico não criará dificuldades para aprovação. Sei que se trata de um modelo muito SOFISTICADO, mas é o que o jurídico já APROVOU anteriormente. Quanto ao conteúdo você precisa adaptá-lo em função das suas conversas com Santoro e Paulo Tavares”.

Os indícios de que a empresa CAMARGO CORREA se utiliza de sistema sofisticado para a remessa de dinheiro ao exterior está explícito no diálogo existente entre DINEY e FERNANDO abaixo reproduzido. Nele DINEY solicita a informação de onde as contas beneficiárias estão localizadas, pois a operacionalização das transferências difere em razão do país sediado. Abaixo o conteúdo do diálogo:

“Caro Fernando,

13

Page 14: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Consegui agilizar o processo de definição do custo dentro da orientação dada por você quanto ao escopo do projeto. Assim, você pode confirmar sua reunião na segunda-feira. Como podemos trabalhar dentro de um modelo de contrato já aplicado anteriormente na Camargo e levando em conta que a modelagem do sistema GIS não apresenta alto grau de complexidade, podemos trabalhar dentro do custo já estabelecido para os dois outros contratos. Ou seja, podemos trabalhar com o mesmo custo da operação atual.Quanto ao prazo de execução, a idéia é datar o contrato em dezembro ou novembro de 2006, com término em agosto de 2007, com o primeiro pagamento em abril (já estou trabalhando na minuta de contrato).Porém, preciso que você me informe o mais breve possível ONDE as contas beneficiárias estão localizadas. Essa informação é muito importante porque o modo de operacionalizar as tranferências difere em função do país onde a conta está localizada. No momento ainda não preciso dos dados na conta, apenas os países onde estão localizadas. Veja se pode me dar essa informação nesta segunda-feira. Envie para o meu e-mail pessoal ([email protected]). Não precisa dar detalhes, apenas escreva o nome dos países.Qualquer dúvida me ligue no celular, pois estarei fora de São Paulo no início da semana.Abraço, José Diney”

(fls. 168, do Relatório de Análise mencionado)

Comentários mais aprofundados sobre o conteúdo de mídia de JOSÉ DINEY MATOS podem ser encontrados no Relatório de Análise de Material Apreendido – Mídia, da Equipe RJ 02, acostado no Apenso XXIX.

14

Page 15: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

4. JADAIR FERNANDES DE ALMEIDA

JADAIR é sócio de DINEY e de GIROLAMO SANTORO no esquema criminoso arquitetado com os diretores da CAMARGO CORREA. Sua participação se destaca como sendo o detentor do poder de mando nas empresas SURPARK (sediada no Uruguai) e Admaster, ambas utilizadas para a efetivação de remessas ao exterior.

Com a deflagração da operação, e a conseqüente apreensão de documentos, comprovou-se que JADAIR uniu-se a SANTORO para utilizar as empresas SOFT, ADMASTER e SURPARK de forma a (i) simular a prestação de serviços para a empresa CAMARGO CORREA, e (ii) também superfaturar serviços efetivamente prestados, ambos para enviar divisas ao exterior.

JADAIR, ao que tudo indica, possui amplo relacionamento com gerentes do UNIBANCO, uma vez que é através deste banco que efetua as remessas dos valores da CAMARGO CORREA ao exterior, sem lastro comercial para tanto, sempre direcionado à empresa SURPARK S.A. com sede no URUGUAI. Além disto, na Representação por sua prisão cautelar, expusemos uma seleção dos áudios de suas conversas telefônicas onde ele aparecia em conversas comprometedoras com funcionários daquela instituição financeira. Veremos mais abaixo outros indícios deste estreito relacionamento.

A farta documentação apreendida demonstrou que JADAIR FERNANDES DE ALMEIDA é o proprietário “de fato” da empresa ADMASTER, que tem como seu sócio legal - “laranja” – RAIMUNDO ANTONIO DE OLIVEIRA. Esta ilação encontra respaldo nos documentos em branco e assinados, devidamente discriminados nos itens J e K do relatório de análise de material apreendido no escritório de Jadair, Rua da Assembléia, nº10, sala 2.711, centro , Rio de Janeiro. Vide Apenso XX.

15

Page 16: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

São trinta e duas solicitações de debito em conta corrente da empresa ADMASTER e seis solicitações com valores em branco da empresa ADMASTER ao UNIBANCO, com pedido de fechamento de cambio para pagamento da empresa SURPARK S.A..

A SURPARK também é de propriedade de JADAIR. O material apreendido já dava o necessário suporte a esta tese. Com a análise dos documentos armazenados em seu computador os indícios passaram à condição de prova, já que muito mais robustos. Vejamos o teor do Relatório de Análise de Material Apreendido – Mídia da Equipe RJ 03.

Às fls.24/32 existem correspondências entre Jadair e o escritório GUYER E REGULES, nas quais Susana Lopes, do setor de cobranças, apresenta fatura a JADAIR e lhe solicita envio de dinheiro para pagamento de despesas.

Às fls.33, na mensagem 279, Caetano de Freitas solicita a aprovação de contas para a distribuição de dividendos da SURPARK.

Às fls.15/17 planilhas de novo negócio entre a CAMARGO CORREA e a SOFT com pagamentos no valor de dezenove milhões novecentos e noventa e três mil reais (19.993.000,00), pagos no período de 01.10.08 a 06.04.09. Nesta transação é que foram envolvidas as empresas ADMASTER e SURPARK.

Em relação ao UNIBANCO, vide fls. 57, onde consta um email da funcionária RENATA TALIM DA CRUZ, cujo assunto é a remessa de valores ao exterior. Toda a tratativa sobre o assunto é feita diretamente com JADAIR, e não com RAIMUNDO.

16

Page 17: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

JADAIR se destacou também durante nossas investigações por ser cliente de MARISTELA, com a qual realiza diversas operações de câmbio e de dólar-cabo para si, para DINEY e, em alguns casos, para clientes apontados por KURT PICKEL.

Comentários mais aprofundados sobre o conteúdo de mídia de JADAIR podem ser encontrados no Relatório de Análise de Material Apreendido – Mídia, da Equipe RJ 03 e no Relatório Parcial.

17

Page 18: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

5. KURT PAUL PICKEL

KURT PAUL PICKEL foi sócio da extinta empresa CORNWALL REPRES PARTIC E EMPREEND COMERCIAIS LTDA, na qual também constava no quadro societário a pessoa jurídica estrangeira SWISS BANK CORPORATION. Ele também foi sócio gerente da VENTURE PARTNERS NEGÓCIOS E FINANÇAS S/C LTDA, da qual se desligou em fevereiro de 1998.

Ele atuava como intermediário entre dois doleiros uruguaios de prenomes PACO e RAUL e o Grupo CAMARGO CORRÊA, sendo remunerado para fazer esta intermediação através de um percentual sobre o valor transacionado.

KURT valia-se de equipamentos de informática avançados para realizar a comunicação com os doleiros, detentores dos recursos transacionados com a CAMARGO CORREA.

Os documentos e mídias apreendidos vieram somar as provas e indícios já colhidos anteriormente. De seus HD’s e pendrives extraiu-se diversas conversas nos softwares SKYPE e MSN e também em sistemas de comunicação por VPN (vitual private network).

De posse da mídia apreendida elaboramos uma análise profunda dos dados encontrados em seus computadores e fizemos o cotejo do conteúdo apurado com as ligações telefônicas interceptadas e os documentos apreendidos. O resultado deste trabalho consta de dois Relatórios de Análise que mostram uma a uma as movimentações bancárias internacionais sendo operadas diretamente de seu apartamento na Zona Sul de São Paulo. Dentre estas transações incluem-se valores entrando e saindo do Brasil, bem como movimentados entre países estrangeiros, condutas tipificadas nos crimes previstos nos arts. 16 e 22, da Lei n. 7492/86.

18

Page 19: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Vejamos os dois Relatórios.

O primeiro deles trata especialmente das conversas no SKYPE e MSN:

“Comentário do analista: Conforme mensagem abaixo, “barreminas” aparenta passar instruções para que KURT faça transferência de valores para contas no exterior. Ressalta-se que “barreminas” escreve misturando o português com o espanhol. Este fato aliado a outros dados obtidos durante a investigação permite inferir que possivelmente seja alguém ligado a “Paco” e “Raul” e que esta pessoa esteja no Uruguai:

20/02/2008 16:25:53 barreminas: oi boa tarde 16:26:02 barreminas: posso te pasar instrucciones?? 16:27:26 kurt.paul.pickel: sim pf., boa tarde 16:28:01 barreminas:BANQUE SAFRA LUXEMBOURG SA LUXEMBOURG - LUXEMBOURG SWIFT: BSAFLULL

FOR FURTHER CREDIT ACC: 690255 IBAN: LU83 1480 6902 55C0 0840 ROCHESTER CONSULTING SA 16:28:21 barreminas: usd 20.000. 16:28:24 barreminas: ok?? 16:31:05 kurt.paul.pickel: ok muito obrigado. 16:32:25 kurt.paul.pickel: ciao

Comentário do analista: Assim como barreminas, soldenoche1950 também passa informações com relação à movimentação financeira em bancos no exterior a KURT.

23/02/2008 13:47:53 soldenoche1950: oi bom dia 13:51:37 soldenoche1950: 26/11/2007 – 700.000.— UBS - CONFIRMADA

19

Page 20: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

06/12/2007 - 30.000.—HSBC - CONFIRMADA 16/01/2008 – 120.000.— CITIBANK - ENTRARON - 119.836.--CONFIRMADA 26/01/2008 – 200.000.—BANK OF AMERICA – CONFIRMADA 19/02/2008 - 100.000.—BANCO SANTANDER CENTRAL HISPANO 10/12/2007 – 100.000.-- BANCA DEL GOTTARDO -- FOI SOLICITADA DEVOLUCAO , MAIS AINDA NAO RECIBI 250.000.-- ¿? - NAO ESTOU CONSIGUIENDO FALAR COM A PESSOA QUE EFECTUO O PAGAMENTO PARA SABER O BANCO VC PODERIA ME INFORMAR DE QUE BANCO, E CUAL BENEF ENTROU?? Incoming Call 23/02/2008 14:07:43 soldenoche1950 soldenoche1950 00:00:38 Outgoing Call 23/02/2008 14:12:19 soldenoche1950 soldenoche1950 14:13:13 kurt.paul.pickel: estou tendando te ligar.

Comentário do analista: Na conversa abaixo, barreminas cita um fax de “usd 441.674” e detalha sua composição, “14.318+38.000+389.356=441.674”. Na seqüência, reproduzimos documentos encontrados em um pen drive apreendido na casa de Pietro Francesco Giavina Bianchi (equipe 14 item 16, documento229 e 225 respectivamente), apresentam, em data próxima a comunicação, os mesmos dados.

28/02/2008 14:26:33 barreminas: OI 16:15:12 kurt.paul.pickel: oi meu amigo Outgoing Call 28/02/2008 16:15:35 barreminas Felipe 00:03:42 16:33:21 barreminas : OI 16:33:29 barreminas amigo 16:33:34 barreminas: vc ta por ahi 16:34:58 kurt.paul.pickel: sim 16:35:42 barreminas: mira 16:36:16 barreminas: o fax que pasamos hoje fue por usd 441.674. 16:36:17 barreminas: ahora te informo como se forma ese valor 16:36:17 barreminas: 21/02 operamos usd. 119.318. 16:36:33 barreminas: dia 22/02 pasamos fax por 105.000. 16:36:50 barreminas: esntonces fico um saldo de 14.318 16:36:58 barreminas: dia 25/02 operamos 38.000. 16:37:08 barreminas: e hoje operamos 389.356. 16:37:38 barreminas: entonces 14.318+38000+389356=441.674. 16:37:53 barreminas: verifica y me da un retorno 16:37:54 barreminas: ok? 16:40:11 kurt.paul.pickel: concordo com 119318 receberam esse fax.o de hoje e de 389356 concordo. qual era os 38000 ??? 16:42:46 kurt.paul.pickel: ok, nao sei o que sao os 38 ooo redondos ,ok?? Outgoing Call 28/02/2008 16:43:11 barreminas Felipe 00:03:22 Outgoing Call 28/02/2008 17:04:23 thingol337 Capi Outgoing Call 28/02/2008 17:14:21 barreminas Felipe 00:08:22

20

Page 21: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

17:26:17 kurt.paul.pickel: e tao é tudo certo. certifica se que deram as instruçoes para a diferenca de 14318. informaram por fax mais nao sei se deram a informaçaopara onde pagar. ciao 17:38:24 barreminas: oi 17:38:48 kurt.paul.pickel: oi 17:39:25 barreminas: los 14.318.- no habiamos pasado intrucciones 17:39:39 barreminas: pasamos hoje por todo 17:39:45 kurt.paul.pickel: e tao por favor passam . 17:39:56 barreminas: ja pasamos hoje 17:40:03 barreminas: uma instruccione so 17:40:24 barreminas: por 441.674. 17:41:07 barreminas: 14.318.- + 38.000.- + 389.356.- = 441.674. 17:41:08 barreminas: ahora sim ? 17:41:11 kurt.paul.pickel : espero que seja detaillada como acima para permitir aos amigos de entender o total . ok ? 17:41:31 barreminas: no fax solo fala 441.674. 17:42:47 kurt.paul.pickel: por favor passa para eles os detailles como acima, sinao pode ser dificil par eles de consolidar. tomarei contato com eles amanha. 17:43:06 barreminas: ok 17:43:21 barreminas: eu paso fax detallando isso 17:43:33 kurt.paul.pickel: e tao boa noite. 17:43:38 barreminas: boa noite

21

Page 22: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Ainda no documento 225 (equipe 14 item 16 documento 225), temos ao que tudo indica a solicitação da transferência deste valor

22

Page 23: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

06/03/2008 14:16:04 soldenoche1950: OI 14:27:30 kurt.paul.pickel: oi bom dia, 14:27:56 kurt.paul.pickel: como estamos com os 350.000 que ainda faltam ? Outgoing Call 06/03/2008 14:30:03 thingol337 Capi 00:01:36 Outgoing Call 06/03/2008 14:36:50 soldenoche1950 soldenoche1950 00:02:15 14:42:51 kurt.paul.pickel: mais, pode me informar em que data v. faziam o pagamento banco del gothardo e em favor de que numero (conta) asi posso puxar o receptor para frente. 14:47:07 soldenoche1950 : a de 100 foi paga no 10 de dezembro 2007 para jaravy acc 2100 916 y foi paga pela banco del gottardo 14:49:37 soldenoche1950 : os 200 sairom do banco Winterbotham - ACC .TMPEEL 14:50:09 soldenoche1950 : os 50 estou procurando y de aqui a poco te informo 14:50:23 kurt.paul.pickel: que banco pf e de onde ? 14:50:36 soldenoche1950 : ok 14:51:25 kurt.paul.pickel: quierodizer banco winterbotham onde é este banco ? 14:53:02 soldenoche1950: o wintherbotha es em nassau, mais usa corresponsal de usa 14:54:39 kurt.paul.pickel: ok account tmpeel. ? foi pago por ordem de ume pessoa juridica? 14:56:06 soldenoche1950: nao e una empresa tmpeel 14:56:54 kurt.paul.pickel: que quer dizer.tmpeel é nome de uma empresa ? 14:58:21 soldenoche1950: sim ok e o nome da empresa 14:58:59 kurt.paul.pickel: ok , o importante é que nao seja uma pessoa fisica. 15:00:29 soldenoche1950 : nao e pessoa fisica e juridica 15:00:57 kurt.paul.pickel: O banco é bem Banco Winterbotha, nassau ou é winterbotham ( a sua primeira versão0? 15:03:44 soldenoche1950: WINTHERBOTHAM 15:04:34 kurt.paul.pickel: ok obrigado, mais tarde ainda me informe pf. relativo aos 50. ciao 15:05:27 soldenoche1950: OK

Comentário do analista: Desta vez, o interlocutor de KURT é “thingol337”:

11/03/2008 15:49:28 thingol337: USD 170.000.-- [12:19:53] soldenoche1950 dice: PICTET AND CO BANKERS BD GEORGES FAVON 29 P.O. BOX 5130 1211 GENEVE 11, SWITZERLAND SWIFT: PICTCHGG ACC: PM 0071 IBAN: CH52 0875 5007 8471 00000 SKY CITY CORPORATION ATT: SONIA DA COSTA

23

Page 24: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

13/03/2008 12:05:40 soldenoche1950 : oi nao tenho microfono 12:05:45 soldenoche1950: podemos falar por aqui?? 12:06:09 soldenoche1950: estaria precisando conferir si recibio as partidas en jaravy 12:06:26 kurt.paul.pickel: sim, bom dia. pf me dice como foram pagos os 50.000? 12:07:05 kurt.paul.pickel: vou ver os amigos a tarde. vao me informar. 12:10:02 soldenoche1950 : esse e o unico que nao enho a informacao, mais ya foi pago 12:10:16 soldenoche1950: os 100 sairon do bank of amrican - remitter lunsville 12:10:21 kurt.paul.pickel: pf qual sao os detailes de pagamentodos 50.00?? 12:11:09 soldenoche1950: y os 200 do bank wintherbotham -remitter TMPELL 12:11:35 kurt.paul.pickel: esta falando de 100, qual foram os pagamentos que fez, 200 & 50 & 100 ?? 12:11:45 soldenoche1950: SIM OK 12:12:02 soldenoche1950: SIM TOTALIZANDO 350 PARA FINALIZAR 12:12:11 kurt.paul.pickel: quer dizer que recebeo de volta os 100 do gottardo? 12:12:17 soldenoche1950: SIM OK 12:12:35 kurt.paul.pickel: e os detailes dos 50 ?? 12:13:12 soldenoche1950 : NAO TENHO, O HOMEN ESTA VIAJANDO Y NAO CONSIGO FALAR 12:13:37 soldenoche1950 : PLS VERIFICA QUE PARTIDAS ENTRARON 12:13:54 kurt.paul.pickel: ok , chiao

Comentário do analista: Na conversa abaixo, soldenoche1950 cita um fax de “350.000”.

15/03/2008 12:42:21 kurt.paul.pickel: 184.210.- para Banque Jacob Safra (Suisse) SA, Geneva, SWIFT: BJSBCHGGXXX, FAVOR Brookings Capital SA, account 605 206, IBAN: CH30 0854 7060 5206 00010 12:43:16 thingol337: ok 12:43:18 kurt.paul.pickel: ok? 12:43:38 kurt.paul.pickel: ciao e bom fin de semana. 12:43:57 thingol337: Igualmente 14:30:19 soldenoche1950 : pls me liga 365 Outgoing Call 15/03/2008 15:09:45 soldenoche1950 soldenoche1950 367 Outgoing Call 15/03/2008 15:10:21 soldenoche1950 soldenoche1950 369 Outgoing Call 15/03/2008 15:10:41 soldenoche1950 soldenoche1950 00:01:59 15:11:56 soldenoche1950: mandei un fax com instrucciones por 350.000 15:12:18 soldenoche1950: ainda me falta enviar usd 424-972.

24

Page 25: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

15:12:46 soldenoche1950 : pls confirma com eles si receberam y cuando eles harian o pagamento?? 373 Incoming Call 15/03/2008 15:13:16 soldenoche1950 soldenoche1950 15:13:22 kurt.paul.pickel : ok vou checar 15:13:50 soldenoche1950: ok fico no aguardo de sua confirmacao!! 15:14:38 kurt.paul.pickel: alias a cobrança total do seu fax foi de 424972? 15:15:15 soldenoche1950: nao a instruccao foi de 450.000 15:15:19 soldenoche1950: faltan enviar 424972 15:15:35 soldenoche1950: sorry foi de usd 350.000 15:16:16 soldenoche1950 : resumindo total operado 724.972 -(350.000) igual 424972 15:16:36 soldenoche1950: semana proxima enviarei instrucciones por 424972 15:23:10 kurt.paul.pickel: disculpe, o total é mesmo 724972 ou 774972? 15:24:42 soldenoche1950 : perdon 15:25:27 soldenoche1950: o total e 774.972.-- 386 Incoming Call 15/03/2008 15:25:38 soldenoche1950 soldenoche1950 00:01:11 15:26:05 kurt.paul.pickel : ok aí concordo. ciao e bom fim de semana. 15:26:24 soldenoche1950: ok pls me atende no fono

Comentário do analista: Pela proximidade da data e por se tratar do mesmo valor, aparentemente, tal fax trata-se do mesmo documento encontrado no pen drive apreendido na casa de Pietro Francesco Giavina Bianchi (equipe 14 item 16 documento 241):

25

Page 26: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: E, no mesmo documento, 241(equipe 14 item 16 documento 241), constata-se a ordem para a transferência do valor:

Comentário do analista: Dia 18.03.2008, thingol337 passa uma nova instrução para KURT:

18/03/2008 12:23:30 thingol337: USD 20.000.— UNION BANCAIRE PRIVEE 96-98, RUE DU RHONE GENEVE – SWITZERLAND

26

Page 27: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

SWIFT: UBPGCHGG

IBAN: CH98 0865 7201 0061 1766 1 ACC: 6117661 MATHENY SERVICES CORPORATION

Comentário do analista: Na conversa abaixo soldenoche1950 diz ter passado um fax de “USD. 277.589” e detalha os valore que compõe o total, “55-365 -- 101000 -- 63466 -- 57-758”:

20/03/2008 12:59:47 soldenoche1950 : oi 12:59:51 soldenoche1950 : bom dia 13:00:45 soldenoche1950 : pls preciso voce me confirme si seus amigos receberam uma carta con instrucciones para 100 y 47.383 14:40:38 soldenoche1950: pls me liga 424 Outgoing Call 20/03/2008 16:12:34 +551138415658 +551138415658 425 Incoming Call 20/03/2008 16:19:14 soldenoche1950 soldenoche1950 00:02:49 16:20:51 soldenoche1950 : HOJE eu mandei uma outra instruccao por un total 16:21:00 soldenoche1950 : de usd 277.589.-- 16:21:18 soldenoche1950 : con eso ahi ficaria cerado 16:22:21 soldenoche1950 : 55-365 -- 101000 -- 63466 -- 57-758 16:22:26 soldenoche1950 soldenoche1950 16:22:42 soldenoche1950 : esas partidas son as que suman 277589 435 Incoming Call 20/03/2008 16:24:30 +551138415658 +551138415658 437 Outgoing Call 20/03/2008 16:28:08 soldenoche1950 soldenoche1950 00:02:24 16:28:59 soldenoche1950 : jaravy 50.000 16:29:11 soldenoche1950 : foi 01 de marzo 16:29:20 soldenoche1950: do hsbc miami 16:29:29 soldenoche1950 : remitter kriss corp

Comentário do analista: Documento encontrado em pen drive apreendido na casa de Pietro Francesco Giavina Bianchi (equipe 14 item 16, documento 252), ao que tudo indica, seria o mesmo documento que soldenoche1950 fez menção na conversa anterior, observe:

27

Page 28: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Nesta conversa, soldenoche1950 pede confirmação “aqueles 50 da Jaravy”. Possivelmente, uma ordem de 50 (mil dólares?) cujo beneficiário seria a empresa Jaravy.

21/03/2008 12:09:43 soldenoche1950 : BOM DIA 12:09:47 soldenoche1950: POR FAVOR ME AJUDA 12:15:27 kurt.paul.pickel: por favor 12:15:52 soldenoche1950: disculpa, ja falei com voce 12:15:58 soldenoche1950 : BOAS PASCOAS 12:16:22 kurt.paul.pickel : esta bom e tal, não precisa mais nada de mi ? 12:17:04 kurt.paul.pickel: uma boa pasqua e um bom descanso. 12:17:20 soldenoche1950 SO CONSIGUIO CONFIRMAR AQUELES 50 DA JARAVY

28

Page 29: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

12:17:24 soldenoche1950 : SI ERA AQUELE O BANCO Y O REMITENTE? 12:18:14 kurt.paul.pickel : ok não tem prob lemea. Aparentemente é tudo resolvido. ciao

Comentário do analista: Na conversa abaixo soldenoche1950, às 11:37:59, solicita que KURT confirme algumas transações. Em seguida (11:41:34), verifica-se que KURT liga para o telefone 11 3841-5658, da Camargo Correa.

25/03/2008 11:37:26 soldenoche1950 : BOM DIA 11:37:50 kurt.paul.pickel: bom dia 11:37:59 soldenoche1950: Por favor precisaria me confrime si recebemeno das siguientes partidas: 11:38:08 soldenoche1950 : 50.000-- JARAVY 11:38:20 soldenoche1950 : 184.210.-- BROOKINGS 11:39:18 kurt.paul.pickel: ok vou preguntar e ainformarei 11:40:06 soldenoche1950: OK 11:40:23 kurt.paul.pickel: ciao por encuanto477 Outgoing Call 25/03/2008 11:41:34 +551138415658 +551138415658

Comentário do analista: Mais uma vez, às 10:31:55, KURT liga para o telefone 11 3841-5658, da Camargo Correa, e em seguida, às 10:33:48, confirma recebimentos e pagamentos, possivelmente de transações financeiras.

02/04/2008624 Outgoing Call 02/04/2008 10:10:42 +41223186546 +41223186546 626 Outgoing Call 02/04/2008 10:31:55 +551138415658 +551138415658 10:33:48 kurt.paul.pickel: bom dia, 10:34:13 kurt.paul.pickel: receberam e pagarão hoje. 10:34:28 kurt.paul.pickel: ciao 11:43:28 soldenoche1950 : ok gracias

Comentário do analista: Soldenoche1950 passa uma instrução para KURT: US$ 230.000,00 para Pictet and CO Bankes na Suíça, tendo como beneficiário a SKY CITY CORPORATION e como referência o nome de uma pessoa física: Sonia da Costa.

03/04/2008 17:08:57 soldenoche1950 : oi boa tarde 17:09:08 soldenoche1950: posso te enviar instrucciones pelos 230??? 17:09:20 kurt.paul.pickel: boa tarde, 17:09:30 kurt.paul.pickel: ok por favor 17:09:32 soldenoche1950 : Usd 230.000.—

29

Page 30: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

PICTET AND CO BANKERS BD GEORGES FAVON 29 P.O. BOX 5130 1211 GENEVE 11, SWITZERLAND SWIFT: PICTCHGG

ACC: PM 0071 IBAN: CH52 0875 5007 8471 00000 SKY CITY CORPORATION ATT: SONIA DA COSTA 17:09:39 soldenoche1950: tudo ok?? 17:10:19 kurt.paul.pickel: tudo ok, obrigado e ciao

Comentário do analista: Nessa conversa soldenoche1950 passa as instruções para KURT de uma ordem no valor de US$ 150.600,00 para o Banco Itaú Luxembourg S.A., “ABAL”.

09/04/200816:43:42 barreminas: oi 16:43:48 barreminas: vc puede ligar para la minina por favor 16:44:19 kurt.paul.pickel: ok o capi volta logo? 16:44:27 barreminas: nao sei 16:44:40 barreminas: acho q nao, mais nao sei 16:44:54 kurt.paul.pickel: com quem posso fazer om negocio? 16:44:59 barreminas: jeronimo 16:45:09 kurt.paul.pickel: ok obrigado 16:45:12 barreminas: abrazo 693 Outgoing Call 09/04/2008 16:45:21 elrond707 Jeronimo 00:06:11 17:07:04 soldenoche1950 : HOLA 17:07:07 soldenoche1950 : boa tarde 17:07:22 soldenoche1950: posso pasar as instrucci???iones x aqu 17:11:45 kurt.paul.pickel : sim por favor 17:12:25 soldenoche1950 : USD 150.600.—

BANCO ITAU EUROPA LUXEMBOURG SA 29, AVENUE DE LA PORTE-NEUVE L -22227 LUXEMBOURG - LUXEMBOURG SWIFT: ITAULULL

ACCOUNT NR. 1086855 ACCOUNT NAME: ABAL 17:12:45 soldenoche1950 : pls me confirma si recibio ok!!! 17:12:51 kurt.paul.pickel: ok muito obrigado et ciao

30

Page 31: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Em 12.04.2008, Soldenoche1950 diz que passou um fax com instruções “por 297.588” para o “amigo” de KURT:

12/04/2008 15:10:07 soldenoche1950 : OI BOA TARDE 15:10:33 soldenoche1950 : ENVIE UN FAX CON ISNTR POR 297.588.-- PARA SEU AMIGO, 15:10:41 soldenoche1950 : pls me informa si recibio ok?? 15:10:50 soldenoche1950 : y cul seria a data de pagamento pls..

Comentário do analista: Documentos encontrados em um pen drive apreendido na casa de Pietro Francesco Giavina Bianchi (equipe 14 item 16, documentos 262, 264 e 266), apresentam os seguintes dados:

31

Page 32: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: E, ainda, as ordens para que o banco de Andorra efetue as transferências:

32

Page 33: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

33

Page 34: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

34

Page 35: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Na seqüência, KURT, dia 15.04.2008, confirma o recebimento do fax de “6ª feira”, possivelmente, se referindo ao fax de US$ 297.588,00:

15/04/2008 12:32:17 kurt.paul.pickel: bom dia,o fax de 6a feira foi recibido e o valor sera pago hoje. ciao 12:32:39 kurt.paul.pickel : ok? 12:32:41 soldenoche1950: OK MUCHAS GRACIAS!!

Comentário do analista: Novamente, soldenoche1950 passa as instruções para KURT para uma ordem no valor de US$ 20.000,00 para o Banco Itaú Luxembourg S.A. “ABAL”. Desta vez, há uma referência do nome “Ana Nunes”.

29/04/2008 12:03:54 kurt.paul.pickel: oi querido;tem pf as instruções para os 20 000 ? 12:04:04 thingol337: ok ja mando 12:04:19 kurt.paul.pickel: obrigado29/04/2008 12:23:13 thingol337 Capi 814 Outgoing Call 29/04/2008 12:26:54 thingol337 Capi 00:00:18 816 Outgoing Call 29/04/2008 12:29:21 +41223198700 +41223198700

35

Page 36: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

12:32:47 soldenoche1950 : bom dia!! 12:32:52 soldenoche1950 : Usd 20.000.—

BANCO ITAU EUROPA LUXEMBOURG S.A. 29, AVENUE DE LA PORTE-NEUVE L-2227-LUXEMBOURG SWIFT: ITAULULL ACC: 1086855 ABAL WASHINGTON BOULEVARD NEW YORK – USA REF: ANA NUNES 12:33:06 soldenoche1950: pls me confirma si recibio ok!! 825 Incoming Call 29/04/2008 12:38:35 soldenoche1950 soldenoche1950 12:39:08 kurt.paul.pickel: recibi ok muito obrigado. 828 Incoming Call 29/04/2008 12:39:16 soldenoche1950 soldenoche1950 12:39:25 soldenoche1950: ok graciasIncoming Call 29/04/2008 15:59:43 +551130628603 +551130628603Marcos da Silva Sanchez CPF 9049963870

Comentário do analista: Na próxima comunicação, “animal_mesa”, aparentemente, é um liquidante que vai fazer uma entrega de valores para KURT. Animal_mesa passa a placa de um Vectra que iria fazer a liquidação: COG8383. Conforme consulta em nossos bancos de dados, este carro está cadastrado em nome de Marcos da Silva Sanchez CPF 090.499.638-70. Ainda conforme os bancos de dados disponíveis, Marcos da Silva Sanchez trabalha ou trabalhou na empresa Entertour Cambio e Turismo CNPJ 00.249.142/0001-97:

30/04/2008 16:37:50 animal_mesa : oi 16:38:02 animal_mesa : ja ja te passo as placas dos carros que vao liquidar amanha 16:38:56 kurt.paul.pickel : ok e a que horas pf? deveria ser o mais cedo possivel. 16:39:56 animal_mesa : liquidamos ate o meio dia 16:40:02 animal_mesa : entre 10 e 12 hs 16:40:21 animal_mesa : o carro e Vectra Numero: COG 8383 16:41:09 kurt.paul.pickel: ok, obrigado e ciao 16:41:16 animal_mesa: bye

36

Page 37: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Na comunicação abaixo, KURT pede confirmação a thingol337 uma transação de valores no exterior. No mesmo dia, soldenoche1950 pede para KURT confirmar um fax de “192748”:

01/05/2008 12:47:58 kurt.paul.pickel : oi meu amigo,seguem os detailes para os $ 145.160 JP Morgan chase Bank, ABA:021.000.021, SWIFT; CHASUS33, New York NY, account: 001-1-523461, to: First Commercial Bank Co., Hong Kong Branch, SWIFT: FCBK HK HH, for further credit to account:941-11-013368-2, favour: Tiger Information Co. Ltd., (91 Lane 66 Sec2, Shiwan Rd, Taipei, Taiwan bem recibido? um abraço 12:48:14 thingol337: ok13:33:21 soldenoche1950: BOM DIA 13:33:41 kurt.paul.pickel: bom dia 13:33:47 soldenoche1950 : pls me confirma com o cliente un fax com instrucciones por total de 192748 que envie hoje 13:37:14 kurt.paul.pickel : sem duvida recebeu e fará o pagamento. e um poco cedo de pedir a confirmação. nunca tivemos problemas de non recebimento até hoje. ok 13:37:39 soldenoche1950 : ok 13:37:49 kurt.paul.pickel : ciao

Comentário do analista: Na conversa abaixo, soldenoche1950 pede a confirmação de uma ordem, de 16 de abril, no valor de US$ 16.289,00 com o beneficiário GP Batteries. E ainda, de outra ordem, aparentemente, no valor de “239.877”:

08/05/2008 12:37:49 soldenoche1950 : bom dia 12:37:57 soldenoche1950 : estou precisando de un favor 12:38:13 kurt.paul.pickel: bom dia, fala 12:38:43 soldenoche1950 : preciso o swift do pagamento solicitado com data 16/ABRIL por usd 16289 - benef gp batteries 12:40:05 kurt.paul.pickel : ok, vou pedir, um abraço 12:40:17 soldenoche1950 : ok08/05/2008 12:41:19 +5599907058 +5599907058 960 Outgoing Call 08/05/2008 12:41:47 +551138415658 +551138415658 16:13:53 soldenoche1950 : oi 16:14:05 soldenoche1950 : envie un afax para seu amigo x 239.877 16:14:11 soldenoche1950 : pls me confirma si receberam?? 16:14:50 kurt.paul.pickel: ok peço, 16:17:00 soldenoche1950: y aproveito pois tambem me estan reclamando nao recebemtno de una partida solicitada dia 30/abril por usd 115mil 16:17:19 soldenoche1950 : pls me ajuda, preciso saber cuando foi paga!! 16:20:34 kurt.paul.pickel : ok voltarei, ciao 16:20:54 soldenoche1950 : pls08/05/2008 16:21:29 +551138415658 +551138415658

37

Page 38: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

16:26:23 kurt.paul.pickel: os $ 115.000 foram pagos ontem, deverão en tal chegar hoje. o fax para os 239.877 sem duvida chegou mais ainda não estava nesse momento na mesa de meu amigo. mandou esse fax hoje, pouco temp atras? 16:26:48 soldenoche1950 : sim ok 16:27:19 kurt.paul.pickel : tudo certo consequentamente? 16:28:04 soldenoche1950 tudo so me falta o swift de aqueles 16289 16:29:52 kurt.paul.pickel: foi pedido, mais demora um poco.um forte abraço 16:30:26 soldenoche1950 : ok muchas gracia por tudo!!

Comentário do analista: Documentos encontrados em um pen drive apreendido na casa de Pietro Francesco Giavina Bianchi (equipe 14 item 16, documentos 270, 272 e 282), apresentam instruções para ordens de valores que perfazem um total de US$ 239.877,00 e, ainda,uma ordem de valores, com data de 16 de abril de 2008 no valor de US$ 16.289,00 para o Wachovia Bank N.A. tendo como beneficiário a GP Batteries Marketing L.A., observe:

38

Page 39: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

39

Page 40: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: O fax de “16289”, já mencionado anteriormente, dia 08.05.2008, é citado novamente:

09/05/2008 17:47:44 kurt.paul.pickel : boa tarde, 17:49:11 soldenoche1950 : oi 17:50:32 kurt.paul.pickel: tenho o swift para os 16289 do 18.4.como faço para madar para vocês ? do otro lado espera o comprobante des 184210. ok? ciao 17:53:52 soldenoche1950 : pode me mandar por fax o swift?? 17:54:18 kurt.paul.pickel: ok me da o numero do fax pf 17:54:51 soldenoche1950: 005982 606 11 05 17:56:03 kurt.paul.pickel : ok obrigado mandarei amanhã. 17:57:34 soldenoche1950: os 184210 - foi paga en duas partidas 17:57:54 soldenoche1950 : 124.085.-- banca del gottardo - en 17:58:02 soldenoche1950 : y 60.125 17:58:09 soldenoche1950 : vc quer falar com o capi??

40

Page 41: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Na comunicação abaixo, soldenoche1950 pede a confirmação para KURT de diversas transações dentre elas está o fax de 200 mil de 07 de maio, cujo beneficiário seria a “UNION NATIONAL INVESTMENT NAGAGEMENT LTD”:

15/05/2008 14:48:59 soldenoche1950 : oi pls me liga 1013 Outgoing Call 15/05/2008 15:04:14 soldenoche1950 soldenoche1950 1015 Outgoing Call 15/05/2008 15:04:47 soldenoche1950 soldenoche1950 00:00:29 15:04:48 soldenoche1950: oi tudo bom tenho varos temas para falar com voce 15:05:45 soldenoche1950 : 1. envie un fax para teu amigo por un total de usd 176.469,44 PLS ME CONFIRMA SI RECIBIO 15:05:55 kurt.paul.pickel: ok vamos là 15:06:27 soldenoche1950: 2. pRECISO O SWICFT DO PAGAMENTO SOLICITADO DIA 07 DE MAIO POR USD 200MIL - BENEF - UNION NATIONAL INVESTMENT NAGAGEMENT LTD 15:07:26 soldenoche1950 : 3. POR FAVOR PRECISAIA SABER SI RECIBIORON O PAGAMENTO DE USD 145.160.-- QUE EU PAGUEI NO 06 DE MAIO PARA O BENEF: TIGER INFORMATION CO LTD. 15:07:36 kurt.paul.pickel : ́ que banco foi ? 15:08:26 soldenoche1950 : FIRST COMMERCIAL BANK HONG KONG 15:08:56 kurt.paul.pickel: ok vou checar 1025 Outgoing Call 15/05/2008 15:10:58 soldenoche1950 soldenoche1950 00:02:39 1027 Outgoing Call 15/05/2008 15:14:36 +551138415658 +551138415658 15/05/2008 15:20:37 thingol337 Capi 1031 Outgoing Call 15/05/2008 15:23:32 thingol337 Capi 00:00:52 1033 Outgoing Call 15/05/2008 16:37:55 +551138415658 +551138415658 16:46:34 kurt.paul.pickel : ja falei, vou voltar sobre os asuntus. alias i swift que pedi para of 184210 ? tomei nota que 124085 foi Bco del Gotardo e os 60125 ainda preciso saber de que banco veio pf. aparentamento ainda não foi creditado. etaõ preciseria o swifts. obrigado 16:51:14 soldenoche1950 : ok 16:55:22 soldenoche1950 : os 60.125.-- foram de union bancaire privee –

Comentário do analista: Ao que tudo indica, tal fax seria o mesmo encontrado em um pen drive apreendido na casa de Pietro Francesco Giavina Bianchi (equipe 14 item 16 documento 282):

41

Page 42: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

20/05/2008 12:40:16 soldenoche1950: BD12:40:19 soldenoche1950: INSTRUCCIONES: 1054 Chat Message 20/05/2008 12:40:29 soldenoche1950 DOLS 20.000.--

STANDARD CHARTERED BANK HONG KONG BRANCH - HONG KONG SWIFT: SCBLHKHHXXX ACC: 413.102.474.87 DARTON LIMITED Darton Tower , n.4 tai yip st. kwun tong , Kowloon Hong Hong Ref: delta 12:40:41 soldenoche1950 : PLS me confirma sir ecibio ok??? 12:51:29 kurt.paul.pickel : bem recibido, muito obrigado 1057 Incoming Call 20/05/2008 12:51:29 soldenoche1950 soldenoche1950 12:51:39 soldenoche1950 : ok

42

Page 43: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

12:52:02 soldenoche1950 : consiguio confirmar a partida de 145160 - benef tiger?? 12:53:54 kurt.paul.pickel: ainda não, vou ficar atrás

21/05/2008 10:59:09 +551138415658 +551138415658 12:39:15 kurt.paul.pickel: bom dia,tenho o swift para oss 200. a que nr de fax queira que o mande? o ordem para os 176469 foi recibido e pago. como ninguem reclamou tiger Inv. receberam sem duvida os 145160. mais preciso dos swifts dos pagamentos de 124085 e 60125 p.f. obrigado 12:40:38 soldenoche1950: ok fax 606 11 05 13:09:59 soldenoche1950: FAX 005982 606 11 05 13:10:32 kurt.paul.pickel: ok já mandei, recebeo? 13:11:09 soldenoche1950 : SIM OK MUITO OBRIGADA 1075 Incoming Call 21/05/2008 15:44:32 +41223640461 +41223640461

Comentário do analista: Na mensagem abaixo, soldenoche1950 pede para KURT informar em que data foi paga a “partida” solicitada dia 14.05 “por USD 34.794,44 – Benef. JASO”:

22/05/2008 14:59:29 soldenoche1950 : POR FAVOR VC ME PODERIA INFORMAR EM QUE DATA FOI PAGA A PARTIDA SOLICITADA DIA 14/05 ̀ POR USD 34.794,44 - BENEF JASO 14:59:42 soldenoche1950 : SI E POSSIVEL TAMBIEN ME INFORMA O BANCO DE ONDE SAIO 1085 Incoming Call 22/05/2008 14:59:48 soldenoche1950 soldenoche1950 15:02:04 kurt.paul.pickel: sem duvida foi uma parte de outros pagamentos? 15:02:26 soldenoche1950: SIM OK 15:03:21 kurt.paul.pickel : nesse caso foi pago no mesmo dia que os outros pagamentos do pacote e do mesmo banco. 15:04:10 soldenoche1950: OK VOU VER CAULQUIER COSA SEGUNDA TE FALO 15:04:51 kurt.paul.pickel : como temos a fim de semana comprido me informa pf segunda. ok, obrigado e ciao 15:05:10 soldenoche1950 : OK

Comentário do analista: Em documento (equipe 14, item 16, documento 288) encontrado em um pen drive na casa do investigado Pietro Francesco Giavina Bianchi, há menção a uma aparente ordem de valores para o Bank of America no valor de US$ 34.794,44, tendo como beneficiário Jaso Company INC. Ressalta-se que o documento é datado de 14.05.2008:

43

Page 44: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Na comunicação abaixo, soldenoche1950 diz que precisa passar instruções de “738.801”:

27/05/2008 14:54:32 soldenoche1950 : PLS ME LIGA 1106 Outgoing Call 27/05/2008 16:43:32 thingol337 Capi 1108 Outgoing Call 27/05/2008 16:44:10 thingol337 Capi 00:06:35 17:01:02 kurt.paul.pickel: oi amigo, segue a instrução para os $ 492.270: the northern trust inernational banking corporation, harborside financial center plaza 10, suite 1401, 3 second street, jersey city, nj 07311-3988, aba nr 026001122 , swift cnorus33, for credit of acc. 106369-20010, acc name merryll lynch pf&s, for further credit of acc nr 165-07d82 i/n/o reeves corporation. 17:02:25 kurt.paul.pickel: como combinado me informa come foi feito o pagamante (im uma, 2 ou 3 parcelas dando os pormenores (montante e banco pagador) . obrigado

44

Page 45: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

17:14:40 soldenoche1950 : OI BOAS TARDE 17:15:04 kurt.paul.pickel: oi boa tarde 17:15:43 soldenoche1950: 1. Preciso pasar instrucc de 738.801.-- para quem passo?? 17:16:06 soldenoche1950 : esso pode ser pago en uma so partida?? 17:16:42 kurt.paul.pickel: disculpe que é esse montante? 17:17:06 soldenoche1950: 2. pls me enviar swift de usd 110.000 benef briture y 34.794,44 benf jaso enviadas dia 14 de maio 17:17:40 soldenoche1950: es el importe da partida operada hoje 17:19:45 kurt.paul.pickel: espere ai, o pagamento de hoje é de $ 492270. e passei as instruçoes para paco agora, recebeo ? 17:20:23 soldenoche1950: sim 17:21:26 kurt.paul.pickel: e concorda com o meu montante ? 17:22:05 soldenoche1950: sim 17:22:12 soldenoche1950: 738801 17:22:29 soldenoche1950 : sao os 492270 + 2% 17:22:44 soldenoche1950 : mas os 400.000 R$ operado hoje 17:23:06 soldenoche1950: entendeu? 17:23:22 soldenoche1950: o unico que quero saber si posso mandar um pagamento so pelol total para os amigos? 17:24:15 kurt.paul.pickel: o pagamento para as us? 17:24:41 soldenoche1950 : nao paa GENEVE 17:25:53 kurt.paul.pickel: espere ai, tem uma confusão. não pedi nenhum pagamento hoje para geneve #soldenoche1950/$kurt.paul.pickel;3d1f8777022781e 17:26:21 soldenoche1950: ok capi te llama 17:26:29 kurt.paul.pickel: ok 1136 Incoming Call 27/05/2008 17:26:31 thingol337 Capi 00:03:02 1139 Outgoing Call 27/05/2008 17:29:48 thingol337 Capi 00:00:06 17:38:58 kurt.paul.pickel: oi novmente, será que nem briture nem jaso receberam o pagamente (cobrança do 14.5.) // 17:39:12 soldenoche1950: ja enviei o fax para teus amigos por favor confirma se eles receberam ok?? 17:40:32 kurt.paul.pickel: para os 738801? estarei com eles amanhã e te confirmarei ok. 17:41:43 kurt.paul.pickel: e briture e jaso não receberam ?

Comentário do analista: Documento (equipe 14, item 16, documento 292) encontrado em um pen drive na casa do investigado Pietro Francesco Giavina Bianchi, há a instrução para que a Banca Privada D’Andorra realize uma ordem no valor de US$ 738.801,00. E, ainda, um papel com as instruções para a ordem. Salvo melhor juízo, parecem se tratar da mesma remessa de valor mencionada na comunicação acima:

45

Page 46: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

46

Page 47: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

28/05/2008 12:13:07 kurt.paul.pickel: bom dia estou de saida 12:13:59 soldenoche1950: consiguio confirmar o fax enviado ontem?? 12:14:01 kurt.paul.pickel: tem a resposta a minha pergunta de ontem? 12:14:32 soldenoche1950: ainda nao receberam ni a de 110 ni a de 34 12:14:52 kurt.paul.pickel : não posso esperar ja estou atrasado, ciao a mais tarde 1166 Outgoing Call 28/05/2008 13:40:57 thingol337 Capi 1168 Outgoing Call 28/05/2008 13:41:31 thingol337 Capi 00:01:17 13:47:18 kurt.paul.pickel: oi, seguem as instruções para os 425575 $: ING Belgium NV, BRUXELLES, SWIFT: BBRU BEBB, FBO:IBAN BE38 3010 0087 2172, ref. ALESIA 13:48:07 kurt.paul.pickel: um bom dia, abraços 13:48:47 thingol337: nome da conta? 13:49:37 kurt.paul.pickel: o nome esta no IBAN, jà fizemos um pagamento igual no pasado 13:49:38 thingol337: e numero da conta? 13:49:57 thingol337: vou ver con o banco si con eses dados 13:50:06 thingol337: façem o pagamento 13:50:19 thingol337: cualquer duvida le aviso 13:50:20 kurt.paul.pickel : correto, más já funcinou assim 28/05/2008 13:51:05 thingol337 Capi 00:01:10 13:54:11 kurt.paul.pickel : oi estou de volta. o seu fax de ontem foi recibido.os pagamentos ref. seu fax do 14.4. (briture e jaso) foram feitas no dia 16.5. 13:55:01 soldenoche1950: pls si puder me envia os swifts de esse pagamentos!! 13:55:07 soldenoche1950: de briture y jaso 13:55:30 kurt.paul.pickel: ok vou providenciar 13:56:09 kurt.paul.pickel: ciao e um abraço 13:59:46 soldenoche1950: ok grata

Comentário do analista: Novamente, Soldenoche1950 cita os “738.801 do dia 26 de maio”, já mencionado anteriormente, dia 27.05.2008. Ademais, soldenoche1950 cita, também, uma possível ordem no valor de 434.087 da data de 28 de maio:

03/06/2008 13:17:26 soldenoche1950: bom dia 13:17:43 kurt.paul.pickel: bom dia 13:17:58 soldenoche1950: por favor precisaria vc me procurasse saber com seus amigos com que data foi paga a partida 13:18:07 soldenoche1950: de 738.801 do dia 26/maio 13:18:33 soldenoche1950: y a de 434.087.-- deo 28/mio 13:18:50 soldenoche1950: estan me reclamando que NAO entraron 13:19:06 soldenoche1950: por favor agradezco a seu ajuda a o respecto 13:19:34 kurt.paul.pickel: ok verificarei 13:19:43 soldenoche1950: ok pls 13:20:16 kurt.paul.pickel: ciao 13:25:16 soldenoche1950: VOU te detalhar as partidas que EU paguei para vc 13:25:30 soldenoche1950: por favor confirmar recebemento das mesmas

47

Page 48: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

13:25:47 soldenoche1950: 27-may100000REEVES CORP 27-may60000REEVES CORP 28-may332270REEVES CORP TOTAL492270

28-may300000ALESIA 29-may59172ALESIA 29-may66403ALESIA TOTAL425575 15:51:58 kurt.paul.pickel: me da p f os montantes individuais 15:54:06 kurt.paul.pickel: disculpe é todo claro. voltarei aindi hoje. 1233 Outgoing Call 03/06/2008 15:57:40 +41223640461 +41223640461

Comentário do analista: Documentos (equipe 14, item 16, documento 294) encontrados em um pen drive na casa do investigado Pietro Francesco Giavina Bianchi apresentam ao que tudo indica os mesmos dados:

48

Page 49: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Soldenoche1950 pede que KURT confirme duas partidas da REEVES CORP. e ALESAI (Alesia?):

05/06/2008 12:44:37 soldenoche1950: BOM DIA 12:44:55 kurt.paul.pickel: bom dia #soldenoche1950/$kurt.paul.pickel;b5d49cfbf409cab2 12:45:01 soldenoche1950: CONSIGUIO CERIFICAR SI A REEVES CORP Y ALESAI 12:45:13 soldenoche1950: RECIBIERON AS PARTIDAS QUE TE DETALHE?? 12:46:04 kurt.paul.pickel: sim passei a informação aos meus amigos que estao verificando 12:46:21 soldenoche1950: OK, ple me informa en cuanto tiver 12:46:23 soldenoche1950: grata 12:46:33 kurt.paul.pickel: ok obrigado

Comentário do analista: Novamente Soldenoche1950 pede confirmação das “partidas” da REEVES CORP. e ALESIA:

10/06/2008 15:47:55 soldenoche1950: BOA TARDE 15:48:06 soldenoche1950: CONSIGUIO CONFIRMAR AS PARTIDAS CON REEVES CORP Y ALESIA??

49

Page 50: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

15:50:07 kurt.paul.pickel: aparentimente ninguem se queixou, portanto creio que os dois receberom direntinhom. se nao fosse o caso, voltarei. k 15:54:50 kurt.paul.pickel: mais uma coisa para hoje? 16:04:01 soldenoche1950: NAO 16:09:50 kurt.paul.pickel: e e tão um grande abraço e ciao.

Comentário do analista: Soldenoche1950 diz para KURT que enviou um fax de 205.181 e pede que KURT confirme:

13/06/2008 15:23:35 +551138415658 +551138415658 16:57:28 soldenoche1950 oi 16:57:33 soldenoche1950 boa tarde 16:57:55 soldenoche1950 enviei para sesu amigos fax x 205.181 por favor cuando puder me confirma 16:59:48 kurt.paul.pickel boa tarde, receberam hoje e pagarão amanhã. ciao 17:00:27 soldenoche1950 ok gracias 17:00:33 soldenoche1950 preciso de sua ajuda 17:00:46 kurt.paul.pickel sim pf 17:00:48 soldenoche1950 vc poderia me verificar si a reeves corp 17:01:12 soldenoche1950 recebeu 100.000 -- 60.000 y 332.770.-- 17:01:23 soldenoche1950 eu preciso ter certeza de que esta tudo ok!! 17:02:30 kurt.paul.pickel já pedi aos meus amigos quem não reberam info negativo. mais pergutarei mais uma vez 2a feira. ok / 17:02:55 soldenoche1950 ok 17:03:17 soldenoche1950 gracias

Comentário do analista: Documentos (equipe 14, item 16, documento 303) encontrados em um pen drive na casa do investigado Pietro Francesco Giavina Bianchi apresentam ao que tudo indica os mesmos dados:

50

Page 51: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

51

Page 52: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Na próxima comunicação, soldenoche1950 cita um swift de US$ 200.000,00 para o Merrill Lynch, tendo como beneficiário Future Assets Management:

17/06/2008 11:59:00 thingol337: DOLS 20.000.-

CITIBANK AS Evropska 178 166 40 - Praha 6 - Czech Republic SWIFT: CITI CZ PX

ACC: 201.972.051.260.0 BOHEMIA CRISTALEX TRADING SA Dr M. Horokove 7 460 01 Liberec Czech Republic 1353 Incoming Call 17/06/2008 12:12:58 thingol337 Capi 00:00:01 12:27:21 soldenoche1950: oi bd 12:27:25 soldenoche1950: preciso un favor 12:27:47 soldenoche1950: o SWIFT de usd 200.000 data 06/06 - merrill lynch - beenf future assets management 12:27:52 kurt.paul.pickel: bom dia, fala 12:29:32 kurt.paul.pickel: foi paga no dia 12.6 ok 12:31:50 kurt.paul.pickel: mais alguma coisa ? vou ter que sair agora para uma reunião.

Comentário do analista: Documentos (equipe 14, item 16, documento 305) encontrados em um pen drive na casa do investigado Pietro Francesco Giavina Bianchi apresentam ao que tudo indica os mesmos dados:

52

Page 53: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Na mensagem abaixo, soldenoche1950 diz que passou um fax para o cliente de KURT, como referência do fax, soldenoche1950 escreve “600JK”. Além disso, soldenoche diz que há uma correção em um dos nomes dos beneficiários:

18/06/2008 15:39:45 soldenoche1950 oi 17:03:07 kurt.paul.pickel oi, boa tarde, 17:04:21 soldenoche1950 OI 17:04:35 soldenoche1950 preciso me ajude com o siguiente 17:04:57 soldenoche1950 envie un fax para teu cliente ref 600JK 17:05:25 soldenoche1950 y deposi un fax com a correccao de un nome de benef que tinhamos errado 17:05:42 soldenoche1950 vc me poderia confirmar si eles recbeberam ok as duas folhas?? 17:05:59 soldenoche1950 o se preferir me da un nr de telefone que eu ligo 17:06:18 kurt.paul.pickel ok vou checar e volto. ciao 17:06:31 soldenoche1950 ok muchas grias!! 1396 Outgoing Call 18/06/2008 17:07:03 +551138415658 +551138415658

53

Page 54: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Documentos (equipe 14, item 16, documento 307 e 309) encontrados em um pen drive na casa do investigado Pietro Francesco Giavina Bianchi apresentam ao que tudo indica os mesmos dados:

54

Page 55: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

55

Page 56: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Na comunicação abaixo, falam sobre um swift de 205.181 (dólares?):

21/06/2008 12:14:32 soldenoche1950 oi 12:49:01 kurt.paul.pickel oi bom dia 12:50:17 soldenoche1950 oi envie un fax solicitando o swift de 205.181.-- estou precisando urgente 12:51:59 kurt.paul.pickel ok, terrei um reunião segunda. hoje meus amigos estão fora. 12:52:09 soldenoche1950 ok 12:52:30 kurt.paul.pickel e tão, bom fim de semana. ciao

Comentário do analista: Thingol passa para KURT, aparentemente, um número de telefone. Pelo código de área perceber-se que o telefone é do Uruguai (código 598), de Montevidéu (código 2).

25/06/2008 11:51:41 thingol337: 005982 6061105 11:52:00 thingol337: 00 xx 5982 6061105

56

Page 57: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Nas comunicações abaixo, soldenoche1950 pede para KURT confirmar diversas “partidas”:

02/07/2008 12:38:37 soldenoche1950: oi bom dia 12:39:57 soldenoche1950: precisaria saber si voce consiguio confirmar as siguinetes partidas: de 59.172.-- y 12:40:14 soldenoche1950: 59.172.-- alesia 12:40:31 soldenoche1950: 66.403.-- ALESIA 12:40:46 soldenoche1950: 145.160.-- TIGER INFORMATION 12:41:17 soldenoche1950: 124.085.-- BROOKING CAPITAL 12:41:24 soldenoche1950: 60.125.-- BROOKING CAPITALK

05/07/2008 18:06:20 soldenoche1950: pls consiguio onfirmar as partidas de 59.172 y 66.403.-- pagas para ALESIA en MAIO?? 18:08:18 kurt.paul.pickel: não houve reclamaçoes. perguntei ontem meus amigos que acham que foram recibidos. informei capi nesse sentido ontem. ok? 18:09:04 soldenoche1950: OK GRS 18:09:29 kurt.paul.pickel: um forte abraço e bom fim de semana. 18:09:57 soldenoche1950: IGUALMENTE PARA VC

Comentário do analista: Thingol337 passa a informação de um swift no valor de 20.000,00. Na seqüência, soldenoche1950 cita alguém com o apelido “capi”:

08/07/2008 12:37:20 thingol337: DOLS 20.000.-

UBS ZURICH SWIFT: UBSWCHZH80A ACC: 0230-75236.79Y UBS (BAHAMAS) LTD.

FOR FURTHER CREDIT ACC: 85070 MEKKAN INC. PASEA ESTATE ROAD TOWN-TORTOLA BVI 1552 Incoming Call 08/07/2008 12:41:22 thingol337 Capi 00:01:42 1555 Outgoing Call 01/08/2067 07:34:02 thingol337 Capi 00:01:53 16:57:15 soldenoche1950: oi todo bien ? 1563 Outgoing Call 01/08/2067 07:30:21 thingol337 Capi 00:03:35 17:05:11 kurt.paul.pickel: tudo boa tarde 17:06:13 soldenoche1950: holqa

57

Page 58: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

17:06:18 soldenoche1950: esquece amigo, 17:06:28 soldenoche1950: abz 17:07:15 kurt.paul.pickel: disculpe não entendo 17:08:21 soldenoche1950: capi ja falo con vc 17:08:45 soldenoche1950: o que eu queria falar con vc, Capi ja falo 17:08:47 kurt.paul.pickel: ah ok ciao 17:08:50 soldenoche1950: ciao 1574 Outgoing Call 09/07/2008 13:11:45 thingol337 Capi 00:09:47 13:17:20 thingol337: 598 94341387

Comentário do analista: Soldenoche1950 cita diversas “partidas”, dentre elas, uma “de 244.037.--- data 08/07”. Soldenoche1950 menciona, ainda, quatro pagamentos de 244.037:

15/07/2008 12:19:31 soldenoche1950: oi bom dia 13:28:43 kurt.paul.pickel: bom dia 1605 Outgoing Call 15/07/2008 13:30:51 +551138415658 +551138415658 13:31:29 soldenoche1950: BOM DIA 13:32:21 soldenoche1950: Por favor preciso voce me confirme RECEBEMENTO das siguientes partidas: 13:33:14 soldenoche1950: 28/05 - 59.172.-- ALESIA 13:33:47 soldenoche1950: 16/06 - 66.403.-- ALESIA 13:33:57 soldenoche1950: 04/07 - 50.000.-- ALESIA 13:34:23 soldenoche1950: 10/07- 146.364.-- ALESIA 13:34:33 soldenoche1950: Y tambiem 13:35:14 soldenoche1950: 04/07 - 305.480.-- REEVES CORP 13:37:22 kurt.paul.pickel: ok vou guidar, obrigado 13:42:33 soldenoche1950: POR FAVOTR PRECISO PASAR FAX PARA TEUS AMIGOS Y DESDE SEXTA FEIRA O FAX DA OCUPADO 13:42:43 soldenoche1950: PLS VERIFICA O QUE ESTA ACONTECIENDO!!! 16:02:12 soldenoche1950: oi 1619 Outgoing Call 15/07/2008 16:23:05 +551138415658 +551138415658 16:30:18 kurt.paul.pickel: verifiquei agora - o fax está funcionando. por favor tenta novamente e me informa. não teria ter nenhum problema. ok. obrigado e ciao. 16:38:19 soldenoche1950: agora si!! consegui passar !! por favor confirma com eles enviei 3 folhas 16:38:51 soldenoche1950: 1. instr para 2 pagamentos data 11/07 por usd 170.013.-- 16:39:12 soldenoche1950: 2. cawncelacion de 244.037.--- data 08/07 16:39:33 soldenoche1950: 3. instr para 4 pagamentos data 14/07 por usd 244.037.-- 17:12:47 kurt.paul.pickel: quando falei jà tiveram recibidos 2 e sem duvida a terceira entre tanto. ok e um abraço. 17:16:57 soldenoche1950: disculpa mais si puder confirma, pois o fax dio um erro y NAO gostaria de enviar novamente para evitar confusao

58

Page 59: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

1628 Outgoing Call 15/07/2008 17:22:51 +551138415658 +551138415658 17:24:33 kurt.paul.pickel: receberam 2 folias só, falta e tão a ultima. ok 17:25:30 soldenoche1950: CUAL A DE 4 PAGAMENTOS?? 17:26:12 kurt.paul.pickel: sem duvida aquela que deo errado. 1632 Chat Message 15/07/2008 17:27:07 soldenoche1950 SO, que nao sei cual dela dio errado, esa e a minha pregunta?? #soldenoche1950/$kurt.paul.pickel;9613217de2772f3c 17:27:23 soldenoche1950: cuales 2 eles receberam?? asssim passo novamente a que este faltando 1635 Outgoing Call 15/07/2008 17:28:01 +551138415658 +551138415658 17:31:41 kurt.paul.pickel: não receberam a folha com 4 pagamentos. eles tem o cancelamento um outro com 2 pagamentos, e so 17:32:01 soldenoche1950: OK GRATA 17:32:20 kurt.paul.pickel: de nada, e um grande abraço 1640 Outgoing Call 15/07/2008 17:32:46 +41223640461 +41223640461

Comentário do analista: Documento (equipe 14, item 16, documento 321) encontrado em um pen drive na casa do investigado Pietro Francesco Giavina Bianchi apresenta uma instrução no valor de US$ 244.037,00 com a data de 08.07.08. Na comunicação acima soldenoche1950 diz que este pagamento foi cancelado. Ao lado, do documento, a caneta vermelha pode-se ler “canc”, ao que tudo indica, abreviação de cancelado. Ressalta-se que no final da página, dois nomes de “animais”, o avestruz 103.395 e o leão 308.642. Os valores somados totalizam 412.037, o mesmo total das remessas de valor:

59

Page 60: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Documento (equipe 14, item 16, documento 323) encontrado em um pen drive na casa do investigado Pietro Francesco Giavina Bianchi apresenta uma instrução com quatro pagamentos no valor de US$ 244.037,00. Novamente observam-se os animais o avestruz 103.395 e o leão 308.642. Aparentemente esta instrução substitui a anterior:

60

Page 61: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Outra vez soldenoche1950 pede confirmação para KURT das ordens de valores para Reeve e Alesia:

16/07/2008 12:59:15 soldenoche1950 oi bd 12:59:23 soldenoche1950 novedades das confirmacoes de reeve y alesia?? 13:22:52 kurt.paul.pickel ainda não, vou conversar na prossimo réunião. ok 13:46:03 soldenoche1950 ok 13:55:41 kurt.paul.pickel um abraço e ciao

61

Page 62: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Na comunicação abaixo, soldenoche1950 diz ter passado um fax de “340.741” para os amigos de KURT. Soldenoche1950 diz que o pagamento se refere ao “bicho” formiga:

17/07/2008 13:59:34 soldenoche1950 bd 15:57:02 kurt.paul.pickel bom dia 15:59:26 kurt.paul.pickel em que posso ajudar? 16:07:23 soldenoche1950 soldenoche1950 16:08:08 thingol337 Capi 00:01:09 16:08:19 soldenoche1950 un min 16:08:26 soldenoche1950 ja te falo 16:09:08 soldenoche1950 om dia 16:09:27 soldenoche1950 pase un fax por 340.741.-- para teus amigos 16:09:34 soldenoche1950 por favor confirma com eles 16:10:00 soldenoche1950 y aproveita para preguntar si eles ya pagaron a outrs tts que enviei 16:10:34 kurt.paul.pickel ok, si não volto logo, receberam. ciao 1672 Chat Message 17/07/2008 16:11:01 soldenoche1950 ok grs 1674 Outgoing Call 17/07/2008 16:11:20 +551138415658 +551138415658 16:11:28 soldenoche1950 me avisa cuando eles pagaron as outras que mandei!! 16:14:47 kurt.paul.pickel as outras foram pagas. o de hoje estou checando. se não tiveram recibidos avisarei vc. 16:15:02 soldenoche1950 ok 16:15:03 kurt.paul.pickel um abraço. 1680 Outgoing Call 17/07/2008 16:54:11 +551138415658 +551138415658 16:59:41 kurt.paul.pickel recebeu o fax. 17:05:24 kurt.paul.pickel pf a que bichos se refere/ 1684 Outgoing Call 17/07/2008 17:08:09 soldenoche1950 soldenoche1950 17:10:46 soldenoche1950 a formiga 19:06:19 kurt.paul.pickel ok obrigado

Comentário do analista: Documento (equipe 14, item 16, documento 325) encontrado em um pen drive na casa do investigado Pietro Francesco Giavina Bianchi, ao que tudo indica, é o documento mencionado na comunicação. Ressalta-se que no canto inferior da página à caneta lê-se “formiga”:

62

Page 63: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Na ligação abaixo(relatório 13), KURT conversa com FERNANDO sobre o mesmo número, 340.741. Os interlocutores falam em “transformar” o valor, ou seja, possivelmente, converter US$ 340.741, 00 a uma taxa de R$ 1,62 dando um total de R$ 552.000,42:

TELEFONE NOME DO ALVO1138415658 PIETRO - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIOKURT X FERNANDO

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 16/07/2008 15:45:37 16/07/2008 15:49:06

63

Page 64: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

DURAÇÃO00:03:29

DIÁLOGOPara ouvir, clique AQUI.1..KURT2..FERNANDO

2: Alô.1:Bem doutor.2: Diga.1: Então, não liguei do fixo não. Então, dei uma conferida lá no que você me disse.2: É, porque, pegando o montante solicitado daria cinco cinco dois e, na verdade, é cinco dois cinco.1: Qual é? Aqueles trezentos e quarenta?2: Isso, isso, isso, isso1: É sete quatro um?2: Hã?1: Três quatro zero sete quatro um.2: Positivo.1: Se transformar dá cinco cinco dois e não cinco dois cinco.2: Cinco cinco dois, sim senhor, mas isso é outro?1: Não, veja só, o senhor tem aquele papel?2: Ah, deixe-me ver, agora eu entendi...bom, bom, eu vou checar, isso era a...agora eu não tenho na mão, era um meia zero nê?1: Um meia dois. (...)1: O negócio era um meia dois e tá um meia zero.2: Um meia dois.1: Um meia dois, agora eu estou perdido agora.2: Dá uma olhadinha.1: Olha, estou perdido, agora não sei de que está me falando.2: Então a gente faz amanhã.1: Ah, tudo bem, eu vou dar um pulo amanhã tá bom?2: Tá bom.

COMENTÁRIO DO ANALISTA:Estão falando sobre valores. Kurt pergunta se Fernando está falando sobre o valor de 340.741. Fernando acrescenta se converter o valor fica 552 e não 525. Kurt fala em uma taxa de um meia zero e Fernando corrigi; dizendo que a taxa é, na verdade, de um meia dois que é, possivelmente, a taxa usada para a conversão de dólares para reais.

Comentário do analista: Na ligação abaixo (relatório 13), KURT conversa com FERNANDO sobre “um pagamento de 340 e poucos” para o formiga em quatro pagamentos ao que tudo indica se trata do mesmo pagamento de US$340.741,00:

TELEFONE NOME DO ALVO

64

Page 65: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

1138415658 PIETRO - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIOKURT X FERNANDO

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 24/07/2008 14:30:22 24/07/2008 14:32:45 DURAÇÃO00:02:23

DIÁLOGOPara ouvir, clique AQUI.1 KURT2 FERNANDO

(secretária passa a ligação de Kurt para Fernando)

2: Alô.1: Oh, como vai meu amigo?2: Tudo bom?1: Tudo bem?2: Tudo e o senhor?1: Tudo...então esse negócio número um...2: Hum1: Vai ser hoje.2: Ah, tá.1: O número dois é...vai ser hoje também.2: Hum1: O número três é... é entregue, é tudo feito.2: Tá.1: O número quatro hã...foi ontem.2: Tá o.k.1: E o número cinco, aí que é problema. Lá o amigo sempre está em caixa postal.2: Ah, tem que ligar a noite, então.1: Não dá para falar com ele. Então você teria que ver, né?2: Tá bom. 1: Tá bom?2: Tá o.k. Tá bom, seu Pickel.1: Espera, isso é uma coisa. Depois, hã, no dia 16, tinha um pagamento de trezentos e quarenta e poucos pela formiga em quatro pagamentos.2: Hum, hum. 1: (incompreensível)...você fez.2: Sim.1: Porque...hã?2: Fiz, fiz. Formiga fiz.1: Você fez. Porque aparentemente não receberam. Você poderia checar, por favor?2: Tá bom, eu vejo e falo.

65

Page 66: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

1: E, tá bom, e último, o Luis...2: Hum.1: Ouve, o cara está...eles estão de férias mas eles queriam saber se receberam, é aquele negócio de... (incompreensível)2: Ah, tá, tá bom.1: Tá?2: Tá bom.1: Se você poderia checar, por favor.2: Tá bom.1: É isso.2: Tá o.k. doutor.1: O resto tudo bem. Tá bom?2: Obrigado.1: Obrigado, eu te ligo de volta.2: Um abraço.1: Tchau, tchau.

COMENTÁRIO DO ANALISTA:Kurt se refere a negócio número um, dois ...., possivelmente, ordens de pagamento. Assim, Kurt fala quando será feita cada ordem de pagamento. Kurt ainda se refere ao montante de 340 do dia 16 e usa a alcunha "formiga" para se referir a pessoa. Por último, Kurt menciona a pessoa de Luis que queria saber sereceberam, possivelmente, uma ordem de pagamento, também.

Comentário do analista: Além disso, no documento 327 (equipe 14, item 16, documento 327) encontrado em um pen drive na casa do investigado Pietro Francesco Giavina Bianchi, ao que tudo são as solicitações das transferências dos valores:

66

Page 67: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

67

Page 68: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Soldenoche1950 menciona novamente Reeves e Alesai (Alesia?)

22/07/2008 12:48:36 soldenoche1950 oi 16:59:29 kurt.paul.pickel boa tarde 17:02:22 soldenoche1950 OI boa tarde 17:04:23 kurt.paul.pickel fala 17:17:11 soldenoche1950 vc ja consiguio falar com alesai y reeves?? 17:18:37 kurt.paul.pickel tentamos mais ambos estão de ferias - europa nessa epoca é complicada. espero que voltem para confirmar. ok 17:18:54 soldenoche1950 ok grata 17:19:17 kurt.paul.pickel um grande abraço – ciao

Comentário do analista: No documento encontrado no pen drive apreendido na casa de Pietro Francesco Giavina Bianchi (equipe 14 item 16 documento 315) tais nomes também são citados:

68

Page 69: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Na próxima comunicação, soldenoche1950 refere-se a “zebra”, “gato”, “coelho”, “lontra” e “macaco”. Soldenoche1950 pede para KURT confirmar se receberam as instruções:

24/07/2008 15:20:37 soldenoche1950 OI 17:14:06 kurt.paul.pickel oiboa tarde 17:22:03 soldenoche1950 BOA TARDE

69

Page 70: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

17:22:13 soldenoche1950 ONTEM PASSEI INSTRUCCIONES PARA TEU AMIGO REF ZEBRA 17:22:35 soldenoche1950 Y HOJE MANDEI REF GATO,COELHO, LONTRA,MACACO 17:22:43 soldenoche1950 PLS CONFIRMA PARA MIN SE RECEBERAM!! 17:23:35 kurt.paul.pickel quantos fax mandou ? 17:25:04 soldenoche1950 UNO DE DOS FOLAHS ONTEM 17:25:14 soldenoche1950 Y OUTRO DE 2 FORLHAS HOJE 17:25:42 kurt.paul.pickel ok voltarei. ciao 1789 Outgoing Call 24/07/2008 17:26:53 +551138415658 +551138415658

Comentário do analista: Documentos (equipe 14, item 16, documento 329, 331, 333, 335, 339) encontrados em um pen drive na casa do investigado Pietro Francesco Giavina Bianchi, ao que tudo indica, se tratam dos documentos mencionados na comunicação. Ressalta-se que nos documentos os mesmo “animais” são citados:

70

Page 71: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

71

Page 72: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

72

Page 73: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Na próxima comunicação soldenoche1950 pede para KURT confirmar se receberam o “24-07 USD 308.642.—REF GATO”:

25/07/2008 12:31:20 soldenoche1950 oi 12:31:21 soldenoche1950 bd 13:30:36 kurt.paul.pickel oi bd, os dois faxes que perguntou ontem foram recibidos e ja pagos. abranço 1799 Outgoing Call 25/07/2008 13:30:43 thingol337 Capi 00:14:52 13:36:36 soldenoche1950 OK GRS 13:44:40 soldenoche1950 OI 13:44:54 soldenoche1950 EU MANDE HOJE 24-07 USD 308.642.-- REF GATO 13:45:00 soldenoche1950 PLS ME CONFIRMA SI RECEBERAM 13:46:11 kurt.paul.pickel ok vou guidar 1806 Outgoing Call 25/07/2008 13:46:34 +5538415658 +5538415658 1808 Outgoing Call 25/07/2008 13:47:09 +551138415658 +551138415658

73

Page 74: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

13:48:45 soldenoche1950 OK PLS 13:49:42 kurt.paul.pickel um abraço, ciao 1812 Outgoing Call 25/07/2008 15:39:04 +551138415658 +551138415658 1814 Outgoing Call 25/07/2008 16:35:59 +551138415658 +551138415658 1816 Outgoing Call 25/07/2008 16:38:54 +551138415658 +551138415658 Call 25/07/2008 16:41:25 thingol337 Capi 00:01:11 1820 Outgoing Call 25/07/2008 16:44:09 +551138415658 +551138415658 16:46:33 kurt.paul.pickel boa tarde, receberam e pagaram a manhã. ok 16:47:43 kurt.paul.pickel disculpe, pagarão a manhã. 16:48:18 soldenoche1950 ok muchas gracias 16:48:39 kurt.paul.pickel pracer e ciao.

Comentário do analista: Documento (equipe 14, item 16, documento 343) encontrado em um pen drive na casa do investigado Pietro Francesco Giavina Bianchi, ao que tudo indica, se trata do documento mencionado na comunicação. Ressalta-se que o valor (187.501+121.141=308.642), a data e a referência (GATO) são iguais:

74

Page 75: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Soldenoche1950 pede para KURT confirmar o recebimento de um fax que soldenoche1950 passou para os amigos de KURT e dá como referência os “animais” hipopótamo e abelha:

26/07/2008 17:43:10 soldenoche1950 oi 17:43:53 soldenoche1950 HOJE - enviei 2 folhas por fax para teus amigos ref hipopotamo y abelha 17:44:04 soldenoche1950 pls me confirma si receberom ok??? 1852 Outgoing Call 14/07/2067 06:39:45 +551138415658 +551138415658 17:57:14 kurt.paul.pickel receberam ok. um bom fim de semana. Ciao

Comentário do analista: Documentos (equipe 14, item 16, documentos 347 e 349) encontrados em um pen drive na casa do investigado Pietro Francesco Giavina Bianchi, ao que tudo indica, tratam-se dos documentos mencionados na comunicação:

75

Page 76: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

76

Page 77: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

77

Page 78: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: E ainda, em áudio interceptado (Relatório 13), verifica-se que KURT liga para FERNANDO para confirmar se a “correspondência” do hipopótamo e do abelha já foi respondida:

TELEFONE NOME DO ALVO1138415658 PIETRO - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIOKURT X FERNANDO

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 25/07/2008 16:39:44 25/07/2008 16:41:10 DURAÇÃO00:01:26

DIÁLOGOPara ouvir, clique AQUI.1 KURT2 FERNANDO

2: Alô.1: Oh, Fernando. Tudo bem?2: Tudo e o senhor?1: Jóia, ouça, rapidinho uma coisa, aquele, aquele correspondência pelo hipopótamo, abelha. Você respondeu? Mandaram hoje.2: Ah, mandaram hoje? 1: Os dois. 2: Então, está lá. Eu vou passar lá no Pietro e pegar lá.1: Um foi abelha.2: Tá bom, tá bom. Eu pego lá.1: Recebeu?2: Não, eu vou confirmar agora. Alô?1: Você me confirma?2: Eu ligo já, já para o senhor.1: Tá bom. Mais uma coisa: o zebra...2: Hum. Pode ligar.1: O João ligou para ele mas o cara não lembrou a senha, pô.2: Então vou falar para eles ligaram de novo para ele.1: Tá, por favor.2: Aí ele liga na segunda para ele.1: É só isso, hã.2: Tá bom.1: Então eu espero a sua ligação. Tchau, tchau.2: Tchau, tchau.

COMENTÁRIO DO ANALISTA:KURT fala que mandaram correspondência e FERNANDO fala que vai pegar com PIETRO. KURT menciona ZEBRA e fala que o cara

78

Page 79: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

não lembrou-se da senha. Mais uma vez utilizam nomes de animais para se referir a pessoas.

Comentário do analista: Barreminas volta a mencionar o fax de 22/07 com referência “zebra”. E ainda, detalha os valores “43.000.-/ 32.250.-/ 51.563.-/ 34.200,67/ 75.000.-/ 15.559.-“ perfazendo um total de 251.572,67. Ressalta-se que tais valores coincidem com os documentos 333 e 335 (equipe 14 item 16, já mencionados neste relatório) encontrados no pen drive na casa de Pietro Francesco Giavina Bianchi:

30/07/2008 15:28:21 barreminas oi todo bien!! 1880 Incoming Call 30/07/2008 15:28:30 thingol337 Capi 15:30:19 kurt.paul.pickel boa tarde, 15:30:39 barreminas Todo bien amigo ! 15:30:58 kurt.paul.pickel maravilha, em que posso servir ? 15:31:05 barreminas perfeito 15:31:11 barreminas te falo 15:31:29 barreminas com data 22/07 mandamos un fax para nosso amigo, ref zebra 15:31:48 barreminas estoy necesitando los swifts de esos pagamentos 15:31:57 barreminas vea ahi si pode me ayudar 15:32:19 kurt.paul.pickel ok que foi o montante 15:32:49 barreminas fue un total de 251.572,67 15:33:05 barreminas fueon 6 pagamentos 15:33:13 barreminas quiere que pase los importes para vc ? 15:33:37 kurt.paul.pickel pf 15:34:34 barreminas 43.000.-/ 32.250.-/ 51.563.-/ 34.200,67/ 75.000.-/ 15.559.- 15:34:54 barreminas necesito los swift de esos pagamentos 15:35:17 kurt.paul.pickel ok obrigado, vou checar. um abraço 15:35:24 barreminas ok blza abrazo!! 1900 Incoming Call 30/07/2008 15:37:06 +551138415658 +551138415658 Outgoing Call 30/07/2008 15:38:45 thingol337 Capi 00:02:03 1904 Outgoing Call 10/07/2067 08:46:46 +551138415658 +551138415658 1906 Outgoing Call 10/07/2067 08:34:15 +551138415658 +551138415658 1908 Outgoing Call 10/07/2067 08:26:29 +551138415658 +551138415658 1910 Outgoing Call 10/07/2067 08:22:37 thingol337 Capi 00:02:01 16:09:59 kurt.paul.pickel ouve um problema interna e sou fizeram o pagamento no 25.7. e tão deveria ser creditado hoje. ok ?1912 Incoming Call 10/07/2067 08:17:21 thingol337 Capi 00:00:54 1915 Incoming Call 10/07/2067 08:16:05 +551138415658 +551138415658 16:12:51 barreminas Ok, obrigado 1918 Incoming Call 10/07/2067 08:12:52 +551138415658 +551138415658 1920 Incoming Call 10/07/2067 08:12:00 +551138415658 +551138415658 16:17:46 kurt.paul.pickel de nada e um grande abraço 1923 Outgoing Call 10/07/2067 08:10:19 thingol337 Capi 00:00:12 16:18:16 barreminas outro querido, bye !!

79

Page 80: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Nesta comunicação, barreminas afirma que mandou para o amigo de KURT o fax com referência “tiger” e “jk”, acrescenta ainda que os estão numerados do 001/08 ao 004/08:

31/07/2008 13:12:35 barreminas oi bom dia! 13:12:41 barreminas todo bien? 1935 Outgoing Call 31/07/2008 13:20:14 thingol337 Capi 00:01:44 13:20:49 kurt.paul.pickel bom dia, todo bem e vecê 13:20:54 barreminas todo bien 13:21:05 barreminas nosso amigo mando los swift 13:21:09 barreminas ja recibi los swifts 13:21:16 barreminas mais esta faltando uno 13:21:34 barreminas de 75.000.- acho que caiu la ligacao por eso nao llego 13:21:53 kurt.paul.pickel recebeo os 4 que acabo de mandar 13:22:08 barreminas sim 4 recibi 13:22:39 kurt.paul.pickel e tão esta bem ? 13:22:51 barreminas ok, esta faltando el de 75000 13:23:07 kurt.paul.pickel te ligo 1948 Outgoing Call 31/07/2008 13:23:22 barreminas Felipe 00:01:09 1949 Incoming Call 31/07/2008 13:24:42 barreminas Felipe 00:00:11 16:38:36 soldenoche1950 oi 16:53:05 kurt.paul.pickel oi boa tarde 17:12:45 soldenoche1950 oi boa tarde 17:13:00 soldenoche1950 mandei fax para teus amigos ref tiger y jk 17:13:09 soldenoche1950 pls me confirma si receberam 17:13:59 kurt.paul.pickel quando, hoje ? tem numerado essas cobranças ? 17:15:05 soldenoche1950 sim hoje 17:15:10 soldenoche1950 sim numero toa elas 17:15:20 soldenoche1950 desde o nr 001/08 al 004/008 17:15:30 soldenoche1950 os nur van a ser consecutivos 17:15:43 soldenoche1950 o seja na prox vex vai comenzar en 005/08 ate.... 17:16:15 kurt.paul.pickel e tão quer saber si receberam os nr. 1 a 4 ? 17:16:19 soldenoche1950 y si quizer podemos confirmar so con o nr de ref. 17:16:23 soldenoche1950 certissimo.. 17:17:05 kurt.paul.pickel ok voltarei. ciao entretanto. 1972 Incoming Call 31/07/2008 17:18:27 +551138415658 +551138415658 1974 Incoming Call 31/07/2008 17:19:05 +551138415658 +551138415658 1976 Incoming Call 31/07/2008 17:19:51 +551138415658 +551138415658 17:23:31 kurt.paul.pickel oi novamente. confirmo que receberam os 1 - 4. um abraço. 17:23:56 soldenoche1950 ok

Comentário do analista: Documento (equipe 14, item 16, documentos 357) encontrado em um pen drive na casa do investigado Pietro Francesco Giavina Bianchi, ao que tudo indica, trata-se do documento mencionado na comunicação

80

Page 81: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

02/08/2008 15:26:09 soldenoche1950 BOA TARDE 15:26:12 soldenoche1950 ENVIEN 005 Y 06 15:26:15 soldenoche1950 PLS M CONFIRMA SI RECIBIERON OK 1995 Outgoing Call 02/08/2008 16:24:16 +551138415658 +551138415658 16:26:32 kurt.paul.pickel boa tarde. receberam ok. bom fin de semana. Ciao

Comentário do analista: Soldenoche1950 passa uma instrução de um swift de US$ 20.000,00, beneficiário Clear Financial Services no Hyposwiss Private Bank. Na

81

Page 82: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

seqüência soldenoche1950 passa as instruções de um swift de US$ 170.600,00 beneficiário CENTURY YANKON YUJIANG LIGHTING CO. LTD. no Bank of China:

06/08/2008 12:40:26 kurt.paul.pickel bom dia, me passa pf as instruções para os 20 mil. obrigado 12:41:40 soldenoche1950 ok 2010 Outgoing Call 06/08/2008 13:20:54 +5985182342 +5985182342 2012 Outgoing Call 06/08/2008 13:21:18 +59825182342 +59825182342 13:26:04 soldenoche1950 posso passar agora as instrucc?? 13:32:45 soldenoche1950 pls preciso de um favorf 13:33:57 kurt.paul.pickel fala 13:34:16 soldenoche1950 disculpa nao era com vc 13:34:26 soldenoche1950 posso pasar as instr de 20 por aqui?? 13:34:34 kurt.paul.pickel pf 13:35:07 soldenoche1950 Usd 20.000.—

HYPOSWISS PRIVATE BANK ZURICH SWITZERLAND SWIFT SHHBCHZZ

ACC. 1.432.814 IBAN CH 76 0853 0143 2814 00254 CLEAR FINANCIAL SERVICES 13:35:14 soldenoche1950 recibio ok? 13:35:49 kurt.paul.pickel ok,obrigado 13:36:19 soldenoche1950 ok da alesia y reeves ainda continuan viajando? 13:42:30 kurt.paul.pickel parece que sim 2025 Outgoing Call 06/08/2008 13:43:11 thingol337 Capi 00:06:37 14:26:39 kurt.paul.pickel oi novamente. vou ter que transferir $ 170.600 (fechado hoje com capi). 14:27:33 kurt.paul.pickel por favour me manda as instruções HOJE ate 16.00 horas.muito obrigado. 14:38:36 kurt.paul.pickel é ok ? obrigado 14:41:12 soldenoche1950 ok 15:56:39 soldenoche1950 oiiiii 15:56:46 soldenoche1950 ja tenho a tuas instruc 15:56:52 soldenoche1950 cuando puder me diz!!!! 16:44:44 kurt.paul.pickel por favor passa agora 16:45:53 soldenoche1950 ok mom pls 1 min 16:48:43 soldenoche1950 DOLS 170.600.—

BANK OF CHINA YINGTAN BRANCH 2 JIAOTONG ROAD, YINGTAN CITY, JIANGXI PROVINCE-CHINA SWIFT: BKCHCNBJ550

82

Page 83: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

ACC: 742958734598091014 CENTURY YANKON YUJIANG LIGHTING CO., LTD. YUJIANG INDUSTRIAL ZONE, YUJIANG COUNTY, JIANGXI PROVINCE, CHINA 16:48:47 soldenoche1950 ok?? 16:49:13 kurt.paul.pickel ok muito obrigado e ciao

Comentário do analista: Soldenoche1950 mais uma vez cita o swift de 187.501 do dia 24 de julho:

07/08/2008 10:49:48 kurt.paul.pickel esta comigo, te o mando. 2047 Outgoing Call 07/08/2008 10:55:31 +41223186546 +41223186546 2049 Outgoing Call 07/08/2008 10:57:33 +41223186546 +41223186546 11:16:29 kurt.paul.pickel recebeu ?? 2052 Outgoing Call 07/08/2008 12:03:11 +59825182342 +59825182342 2054 Outgoing Call 07/08/2008 12:04:01 +59825182342 +59825182342 2056 Outgoing Call 07/08/2008 12:19:51 +59825182342 +59825182342 12:29:36 soldenoche1950 sim recibi, muito obrigada 2059 Outgoing Call 07/08/2008 12:33:38 +59825182342 +59825182342 2061 Outgoing Call 07/08/2008 12:45:06 +59825182342 +59825182342 13:01:31 soldenoche1950 por favor cuando puder solicite a sesu amigos o SWIFT de 187.501 do dia 24 julho y me envia 13:01:37 soldenoche1950 obrigada 13:04:11 kurt.paul.pickel posso sugerir que vc peça com fax como a semana pasada ? 13:06:19 soldenoche1950 SIM OK EU MANDO FAX.. 13:07:11 kurt.paul.pickel ok, quando recebo o SWIFT le mando. obrigado.

Comentário do analista: Ao que tudo indica se trata de um dos swifts detalhados no documento, já mencionado neste relatório, encontrado em um pen drive na casa de Pietro Francesco Giavina Bianchi (equipe 14 item 16, documento 343):

83

Page 84: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Em áudio interceptado, dia 11.08.2008(Relatório 14), KURT pede para FERNANDO avisar quando receber o swift de “187”, aparentemente, trata-se do mesmo documento cobrado por soldenoche1950:

TELEFONE NOME DO ALVO1138415658 PIETRO - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIOKURT X FERNANDO

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 11/08/2008 11:23:08 11/08/2008 11:24:10

DURAÇÃO00:01:02

DIÁLOGOPara ouvir. clique aqui

84

Page 85: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

1 KURT2 FERNANDO

2: Alô.1: Bom dia.2: Bom dia, tudo bem?1: Tudo jóia graças a Deus. Ouça, você recebeu um fax lá, esse SWIFT de um oito sete já...2: Já pedi, já pedi. Deve estar chegando hoje.1: Mas. Ah, você me avisa quando tem, tá?2: Sim, senhor. Sim senhor.1: Tá?2: Tá bom.1: Tá legal.2: Obrigado.1: Obrigado.(incompreensível)

COMENTÁRIO DO ANALISTA:KURT liga para FERNANDO confirmando o recebimento de um swift no valor de 178.

Comentário do analista: Novamente, soldenoche1950 cobra o swift do pagamento de 187.501:

08/08/2008 16:13:49 soldenoche1950 oi 17:01:04 kurt.paul.pickel oi bea tarde 17:07:41 soldenoche1950 oi 17:07:51 soldenoche1950 ainda nao recibi o swift do pagamento de 187.501.--- 17:10:25 kurt.paul.pickel vc pedeu hoje de manhã ? estou esperando que meus amigos recebem o swift. ok 17:16:48 soldenoche1950 ok grs 17:17:42 kurt.paul.pickel te aviso quando chega e te mando. Ciao

13/08/2008 13:29:59 soldenoche1950 OI BOM DIA 13:30:20 soldenoche1950 PLS ME CONFIRMA SI RECIBIERON 009 Y 010 ENVIADAS HOJE 16:40:48 soldenoche1950 OK 16:40:54 soldenoche1950 PLS ME CONFIRMA SI RECEBERAN 009 Y 010 2121 Outgoing Call 13/08/2008 16:41:23 +551138415658 +551138415658 16:45:14 kurt.paul.pickel aparentemente aina não receberam 9 & 10. 16:46:31 soldenoche1950 EU ENVIE HOJE 16:46:53 kurt.paul.pickel ok acabo ser informado que receberam. ok 16:47:04 soldenoche1950 OK GRATA 16:47:40 kurt.paul.pickel ainda aguardo que recebam os swifts et te aviso. ciao

85

Page 86: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

16:48:20 soldenoche1950 OK PLEASE 16:49:09 thingol337 oi 16:49:26 kurt.paul.pickel oi 16:49:33 thingol337 os amigos 16:49:40 thingol337 arrumaram os comprovantes? 16:50:24 kurt.paul.pickel acabo informar que ainda não, estou esperando e aviso logo 16:50:33 thingol337 ok 16:50:58 kurt.paul.pickel ciao meu amigo, eu estou atras 16:51:05 thingol337 bye ye

14/08/2008 14:06:47 soldenoche1950 bom dia 14:06:56 soldenoche1950 por favor preciso os swifts solicitados!!!!!!!!!!!!! 16:46:26 kurt.paul.pickel fui hoje com os amigos reclamando. ainda não chegaram os swifts. lamento mais estou atras.

Comentário do analista: Soldenoche1950 cobra KURT novamente o swift de 187.501 de 24 de julho. Ademais, Soldenoche1950 diz que passou os faxes com as instruções número 12 e 13:

20/08/2008 13:18:45 soldenoche1950 oi bom dia 13:18:47 soldenoche1950 pls me ajuda 13:19:04 kurt.paul.pickel bom dia, fala 13:19:09 soldenoche1950 preciso deo swift dos 187.501.-- de data JULY 24 13:19:15 soldenoche1950 aind anoa receberam!! 13:19:57 soldenoche1950 pls me ajuda 13:20:13 kurt.paul.pickel reclamei novamento hoje - espero receber o swift rapidamente. le avisarei logo. 13:20:37 soldenoche1950 ok pls pois ja tein muito tempo y nao paran de me reclamr 13:21:08 kurt.paul.pickel concordo e estou atras todo dia. 15:10:25 soldenoche1950 OI 15:10:41 soldenoche1950 PASSEI FAC XON INSTR NR 012 Y 013 15:10:49 soldenoche1950 PLS ME CONFIRMA SI RECEBERAM OK 2208 Outgoing Call 20/08/2008 15:37:06 +551138415658 +5511384156582210 Outgoing Call 20/08/2008 15:37:55 +551138415658 +551138415658 15:41:21 kurt.paul.pickel boa tarde. receberam os 2 fax. os swift terrei amanhã. ok . 15:44:53 soldenoche1950 OK 15:45:16 kurt.paul.pickel ciao

86

Page 87: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Em áudio interceptado, KURT pergunta se Fernando recebeu os faxes 9,10,11,12 e13:

TELEFONE NOME DO ALVO

1155233189 KURT - CASTELO DE AREIA

TELEFONE INTERLOCUTOR DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL DURAÇÃO ÁUDIO INTERLOCUTORES/COMENTÁRIO

1155233189 38415658449 19/09/2008 14:17:23 19/09/2008 14:20:12 00:02:49 @@@ KURT X FERNANDO DEGRAVAR ok

DIÁLOGO

F: FernandoK: Kurt

F: Alou...K: Boa tarde, tudo bem...olha uma pergunta...também recebeu um fax 9, 10, 11, 12, 13?F: Eu vou ver deve estar lá com o Pie...vou ver lá na outra máquina lá...K: TáF: Tá bom...K: Tá...F: Só um minutinho por favorK: Tá obrigado...F: Aguarda na linhaK: Tá bomF: Alou...K: Sim...F: Positivo...K: Positivo...tudo até, até e... tá...o 13...tá legal...F: Obrigado...K:Tchau...bom final de semanaF: Igualmente.

COMENTÁRIO DO ANALISTA:Fernando confirma o recebimento de uns faxes, sendo que possivelmente se tratam de confirmações de operações de dólar-cabo, ou operações ilegais de câmbio, já que Kurt faz o trabalho de intermediação entre doleiros e a empresa investigada.

Comentário do analista: Novamente soldenoche1950 pede confirmação das “partidas” de Alesia e Reeves:

21/08/2008 14:07:47 soldenoche1950 bom ia 14:08:09 soldenoche1950 finalmente voce consiguio ocnfirmar as partidas da alesia e reeves corp??

87

Page 88: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

18:33:21 kurt.paul.pickel ciao e um abraço.

Comentário do analista: Na comunicação abaixo, soldenoche1950, às 15:44:26, pede confirmação de dois faxes número 014 e 015. Na seqüência, às 16:33:50, verifica-se uma ligação para o telefone da Camargo Correa, 11 38415658. Logo em seguida, às 16:41:37, KURT responde para soldenoche1950:

22/08/2008 15:44:07 soldenoche1950 BD 15:44:23 soldenoche1950 HJ ENVIE DOIS TT NR 014 Y 015 15:44:26 soldenoche1950 PLS ME CONFIRMA 2236 Outgoing Call 22/08/2008 16:33:50 thingol337 Capi 00:04:10 2238 Outgoing Call 22/08/2008 16:38:31 +551138415658 +551138415658 16:41:37 kurt.paul.pickel oi , ainda até agora não recebeu. ok 16:45:31 kurt.paul.pickel acabo de ouvir que os dois chegaram. 16:45:47 soldenoche1950 JA FOI PASADO,sera que el aind anao vio? 16:47:58 kurt.paul.pickel acabo de dicer que entretanto receberam. ok 16:49:36 kurt.paul.pickel ok ? 16:49:51 soldenoche1950 ok grs 16:50:20 kurt.paul.pickel um abraço e ciao

Comentário do analista: Novamente, soldenoche1950, às 16:40:26, pede confirmação de dois faxes número 016 e 017. Na seqüência, às 16:45:47, verifica-se uma ligação para o telefone da Camargo Correa, 11 38415658. Logo em seguida, às 16:45:47, KURT responde para soldenoche1950:

26/08/2008 16:05:28 kurt.paul.pickel oi boa tarde 2265 Outgoing Call 26/08/2008 16:09:28 thingol337 Capi 00:11:12 2267 Outgoing Call 26/08/2008 16:21:18 +551138415658 +551138415658 16:40:26 soldenoche1950 ENVIEI HOJE AS PARTIDAS NR 016 Y 017 PLS. ME CONFRIMA SE RECEBERAM OK 16:40:50 soldenoche1950 TAMBIEM ENVIA FAX CON A SOLICITACAO DE 2 SWIFTS. PLS PEDE PARA ELES ME ENVIAREM!! 2271 Outgoing Call 26/08/2008 16:41:45 +551138415658 +551138415658 2272 Incoming Call 26/08/2008 16:43:22 soldenoche1950 soldenoche1950 2275 Incoming Call 26/08/2008 16:45:47 +551138415658 +551138415658 16:48:15 kurt.paul.pickel ok receberam o 16 & 17

88

Page 89: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: Soldenoche1950 passa diversos valores, aparentemente, swifts relacionada a “Reeves” e as taxas cambiais que, ao que tudo indica, foram utilizadas nos dias 27.05.08, 28.05 e 04.06:

27/08/2008 13:38:27 soldenoche1950 REEVES 13:38:32 soldenoche1950 27/05-100.000 13:38:39 soldenoche1950 27/05 60.000 13:38:46 soldenoche1950 28/05 332.270 13:38:55 soldenoche1950 04/06 305.480 13:41:23 kurt.paul.pickel muito obrigado. por calculos internos poderia me indicar as taxas de cambio (mais ou menos) em vigor nessas datas ? muito obrigado. 13:43:58 soldenoche1950 SORRY A DE 305.480 E DE DATA 04/07 13:44:13 soldenoche1950 1 min que ja paso tx 13:48:58 soldenoche1950 27/05 - tx aprox 1.72 13:51:20 soldenoche1950 04/07 tx aprox 1.65 14:18:12 kurt.paul.pickel muito agradecido. ciao 14:19:10 soldenoche1950 vc saberia me informar si eles ja receberom todas as partidas?? 14:22:54 kurt.paul.pickel vou checar agora. eles são muito bagunçados. confirmarei o quanto antes. ok ? 14:23:42 soldenoche1950 ok grs 14:24:13 kurt.paul.pickel byby por entquanto.

Comentário do analista: Soldenoche1950 afirma que enviou o fax número 18 e pede para KURT confirmar:

29/08/2008 15:56:17 soldenoche1950 oi 16:49:23 kurt.paul.pickel oi 16:59:55 soldenoche1950 ENVIE HOJE A NR 18 , PLS CONFIRM ESI ESTA TUDO OK 17:00:29 kurt.paul.pickel ok confirmarei 17:00:56 soldenoche1950 DO montante total adeudado desconte a partida que tinha sido pagada em duplicidade de 121.141 17:01:18 soldenoche1950 y o saldo ficaria agora zerado 17:02:02 kurt.paul.pickel ok 17:06:41 soldenoche1950 por favor si puder me arruma swift da nr. 013/08 17:07:01 kurt.paul.pickel ok 2364 Outgoing Call 29/08/2008 17:33:40 +551138415658 +551138415658 2366 Outgoing Call 29/08/2008 17:34:14 +551138415658 +551138415658 17:36:12 kurt.paul.pickel o 18 recibido. pedi o swift ref. 13. ok ? 2369 Outgoing Call 29/08/2008 17:37:47 thingol337 Capi 00:01:11 2371 Outgoing Call 29/08/2008 17:42:30 +5559829160332 +5559829160332 2373 Outgoing Call 29/08/2008 17:43:14 +59829160332 +59829160332 17:46:25 soldenoche1950 ok gracias

89

Page 90: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Comentário do analista: De acordo com pesquisas nos bancos de dados disponíveis este hotel está localizado no Uruguai. Conforme monitoramento telefônico, KURT neste período, estava n o Uruguai:

02/09/2008 16:52:41 thingol337 Hotel Regency Suites Calle Gabriel Otero 6428 Carrasco TELF 600.13.83 16:53:15 thingol337 eu le ligo e localizo voçe no hotel amanha 16:53:26 thingol337 reserva esta a seu nome.- 16:59:17 kurt.paul.pickel muito obrigado, até amanha. 16:59:29 thingol337 ate

Comentário do analista: “Kung Fu” fala sobre uma entrega na Rua Bélgica. Na seqüência, KURT liga para o telefone 11 3062-8603, este telefone foi monitorado e está instalado na casa de Alice Blumenthal Taubkin. Ressalta-se que Alice mora na Rua Bélgica, 381, São Paulo, SP. Kung Fu, possivelmente, trata-se de um liquidante, bem como roniecoleman211.

09/09/2008 11:52:11 kung_fu16 OI BOM DIA 11:52:27 kung_fu16 O DE A RUA BELGICA VAI SO AS 14E30 ANTES NAO CONSIGO 11:52:28 kurt.paul.pickel bom dia 11:52:53 kurt.paul.pickel ok não tem problema 11:53:00 kung_fu16 OK 11:53:22 kurt.paul.pickel obrigado, bye, bye 11:53:33 kung_fu16 TCHAU 2436 Incoming Call 09/09/2008 11:56:39 +551130628603 +5511306286032437 Incoming Call 09/09/2008 12:30:12 roniecoleman211 Coleman 2439 Incoming Call 09/09/2008 12:31:38 roniecoleman211 Coleman 12:32:13 roniecoleman211 oi 12:32:25 roniecoleman211 o negocio vou te levar na belgica as 15.30 hs 12:32:27 roniecoleman211 ok?? 2450 Outgoing Call 09/09/2008 12:33:46 roniecoleman211 Coleman 00:00:14 2451 Incoming Call 09/09/2008 12:35:09 roniecoleman211 Coleman 2454 Outgoing Call 30/05/2067 11:52:37 roniecoleman211 Coleman 2455 Incoming Call 30/05/2067 11:52:28 roniecoleman211 Coleman 00:00:26 12:47:24 kurt.paul.pickel ok obrigado

Comentário do analista: Na comunicação abaixo, verifica-se que soldenoche1950 está com problema em passar um fax para os “amigos”, pois o fax está ocupado. Na seqüência (16:49:40), há uma ligação para o número 11 38415658, da Camargo

90

Page 91: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Correa e, logo em seguida (16:51:54), KURT passa a informação para soldenoche1950 que o fax estava “sem filme”, possivelmente, sem papel.

26/09/2008 15:34:58 soldenoche1950 oi boa tarde 15:35:18 soldenoche1950 por favor vc poderia verificar con teus amigos o que acontece com o fax que da sempre ocupado!! 2511 Outgoing Call 26/09/2008 16:49:40 +551138415658 +551138415658 16:51:54 kurt.paul.pickel o fax foi sem filme. esta sendo colocado. em 10 a 15 minutos estara ok. 16:52:13 soldenoche1950 ok 16:53:05 soldenoche1950 y vai dar tempo para porcesar as ordenes para pagar amanha?? 16:54:17 kurt.paul.pickel guido disso. ok ciaoOutgoing Call 26/09/2008 16:56:07 +551138415658 +551138415658Outgoing Call 26/09/2008 17:08:09 +551138415658 +551138415658 2521 Outgoing Call 26/09/2008 18:41:57 +551138415658 +551138415658

28/10/2008 11:25:20 animal_mesa oi bom dia 11:25:26 animal_mesa preciso falar com vc 11:25:29 animal_mesa me liga pls

Comentário do analista: Soldenoche1950 pede a confirmação do recebimento dos “70”.

19/02/2009 18:24:58 soldenoche1950 OI BOA TARDE 18:25:24 kurt.paul.pickel boa tarde, 18:25:39 soldenoche1950 vc poderia me confrimar si recibo os 70 ?? 18:25:59 kurt.paul.pickel sim muito obrigado. 18:26:48 soldenoche1950 ok gracias 18:26:52 soldenoche1950 ate amanha 18:29:46 kurt.paul.pickel ate amanha, ciao

Comentário do analista: KURT pergunta para soldenoche1950 se PACO está. Ao que tudo indica soldenoche1950 trabalha com Paco e Raul no mercado ilegal de câmbio, possivelmente no Uruguai:

05/03/2009 17:55:24 soldenoche1950 OI

91

Page 92: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

17:56:05 kurt.paul.pickel nao consigo falar com paco, nao est? 17:57:01 soldenoche1950 ELE JA FOI 17:57:28 kurt.paul.pickel e tao falarei com ele amanhã 17:57:39 soldenoche1950 OK 17:58:01 kurt.paul.pickel obrigado e ciao. 17:58:07 soldenoche1950 CIAO

E agora o segundo Relatório produzido, trazendo mais provas relevantes da atuação conjunta de KURT PAUL PICKEL e os Diretores da CAMARGO CORRÊA.

“A planilha “libro1 (3).xls” contêm os seguintes dados:

10/set 2.400.000,00 1,7217/set 1.000.000,00 1,7418/set 1.400.000,00 1,7823/set 1.500.000,00 1.73

24/9/2008 1.000.000,00 1,7426/set 600.000,00 1,7329/set 350.000,00 1,830/set 200.000,00 1,791/out 350.000,00 1.782/out 500.000,00 1,762/out 500.000,00 1,766/out 600.000,00 1,836/out 600.000,00 1,837/out 98.623,00 1.888/out 1.091.567,00 1.93

10/out 680.000,00 1,9313/out 754.000,00 1,9214/out 324.000,00 1,8815/out 1.629.000,00 1.8816/out 379.000,00 1,8817/out 251.000,00 1,8821/out 450.000,00 1,8822/out 200.000,00 1,923/out 300.000,00 1,9524/out 1.787.810,00 1,9527/out 1.061.450,00 1,9228/out 1.400.000,00 1,9

92

Page 93: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

29/out 640.000,00 1,930/out 350.000,00 1.94/nov 600.000,00 1.905/nov 600.000,00 1,96/nov 800.000,00 1,92

10/nov 95.000,00 1,9218/nov 1.664.000,00 2,0822/nov 804.000,00 2,1311-Dic 1.968.000,00 2,215-dic 2.041.840,00 2,217-dic 1.015.000,00 2,2

5/jan/09 1.635.000,00 2.1833.619.290,00

Trata-se de uma planilha de valores, aparentemente, quantia de valores e, ao lado, taxas cambiais. Não fica claro em qual tipo de moeda, o período é de setembro a janeiro, porém, o ano não foi especificado. Ressalta-se, no entanto, que no dia 13 de outubro, a tabela marca os seguintes números:

6/nov 800.000,00 1,9210/out 680.000,00 1,93

13/out 754.000,00 1,9214/out 324.000,00 1,8815/out 1.629.000,00 1.88

No dia 13 de outubro de 2008, há um áudio de KURT para FERNANDO, no qual, KURT refere-se ao numeral “754”, da Austrália:

TELEFONE NOME DO ALVO1138415658 PIETRO - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIOKURT X FERNANDO

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 13/10/2008 16:44:38 13/10/2008 16:47:54

DURAÇÃO00:03:16

DIÁLOGOPara ouvir, clique AQUIK- KURTF- FERNANDO

93

Page 94: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Amenidades ..............................

K- Uma pequena pergunta, ahh.... você poderia ver se Alesio recebeu? AlesiaF- Não, mas êle não foi mandado pra fora né?K- Não, esse foi feitoF- O primeiro. Ah, ah, ah, sim, sim, eu vejo, eu vejo K- Os noventa e umF- Ah, tá, eu vejo, eu vejo, eu vejoK- E esse Luiz, êle recebeu finalmenteF- Quem?K- O Luiz, do Merril Linch, lembra?F- Quem? Ahh, sim, aquêle que a gente tava mandando lá, né? K- É , você pode verificar?F- Vejo, os noventa e um eu vejoK- Noventa e um é Alesia, é o ....Luiz..... é o 305F- Ah, mas esse eu já lhe falei que sim né?K- Ele, recebeu, não reclamo, mas tá tudo bem?F- Tudo bem. Mas isso já faz tempo, né?K- Era julhoF- Ah, sim, aquele lá já, eu já falei, eu até fiquei brabo, que êles falaram só depois que eu falei com êle. Lembra que eu liguei daí da frente?K- Ahh, tá bomF- Os noventa e um eu vô vêK- Tá bom. Agora lá na Austrália, ele subiu mais sete, cinco, quatro metrosF- Cento e cinco? Tá fraco êle hem? Cento e cinco, né? K- Sete, cinco quatroF- Ah, sete, cinco, quatro?K- Isso F- E quando foi isso, hoje?K- IssoF- Ah, então tá bomDespedem-se

COMENTÁRIO DO ANALISTA:KURT pede para FERNANDO ver se Alesia recebeu 91 . FERNANDO argumenta que este não foi mandado pra fora. KURT pergunta se o Luiz (Merril Linch) recebeu os 305. FERNANDO comenta que é o que eles tavam mandando. Na Australia subiu mais 754 metros hoje.

94

Page 95: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

E, ainda, dia 06 de novembro temos os seguintes dados na tabela:

4/nov 600.000,00 1.905/nov 600.000,00 1,9

6/nov 800.000,00 1,9210/nov 95.000,00 1,9218/nov 1.664.000,00 2,08

No dia 07 de novembro de 2008, há um diálogo entre Kurt e Fernando que KURT cita o numeral “800” e novamente o “australiano”:

TELEFONE NOME DO ALVO1155233189 KURT - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIOKURT X FERNANDO

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 7/11/2008 17:11:35 7/11/2008 17:13:52

DURAÇÃO00:02:17

DIÁLOGOPara ouvir, clique AQUIK- KURTF- FERNANDO

Cumprimentam-se .....................

K- Uma o pergunta, 0 114 até 0 126, lá não receberam nadaF- O 114, 15,16, 17, 18 e 19 foi hojeK- Ah, foi hojeF- ÉK- Hoje a tarde?F- Foi hoje, antes do almoçoK- Antes do almoço, aí que foi a diferença. Tá, e os outros?F- Segunda-feira, cedoK- Segunda, cedoF- Se não ía muita coisaK- É, porque hoje êles não receberam, bom ....

95

Page 96: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

F- Esse que eu tô falando pro senhor é o grosso, tá, foi tudo hojeK- Tá bom, então eu vou informaF- É o tal negócio, recebi no dia 5, à tarde, então fica complicado ás vêzes a gente fazê, compreendeu?K- É, é. Não, tá, tá bom, se tiver recebido hoje, tá bom. E, olha, lá o autraliano ganho mais uma corridaF- Ah é?K- Oitocentos metrosF- Pô, que bom. Ontem ou hoje foi isso?K- HojeF- Ah, que bomK- Tá bom?F- Tá bom, seu Pickel. Olha, segunda-feira,cedo, a gente precisa fala, viu? Acho que a gente vai te que segura a coisa aqui. Segunda-feira nós conversamos? Posso espera o senhor aqui?K- É, vamos, eu vô ir lá pelo aperitivo, ás 11:00 hs.Despedem-se

COMENTÁRIO DO ANALISTA:Os interlocutores falam de sobre ordens para o exterior. Cada número representa um swift. KURT, possivelmente, passa algum dado sobre a Austrália através do código " o Austrália ganhou mais uma corrida". E completa a de oitocentos metros.

O seguinte e-mail, Message0001, datado de 16 de março de 2009:

From: "114" <[email protected]>

Date:Mon, 16 Mar 2009 16:02:33 -0300

To:"'154'" <[email protected]>

Subject:<No Subject>

Message Body

Oi Por favor verfica si recibieron bien las siguientes partidas

Usd 25.000.- ENRIQUE SACO JARAMILLO

96

Page 97: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

USD 20.000.- HENRY MARTIN ARAMAYO

No e-mail recebido por KURT, a pessoa que o enviou pede a confirmação de duas “partidas”:

Usd 25.000.- ENRIQUE SACO JARAMILLO

USD 20.000.- HENRY MARTIN ARAMAYO

Foram encontrados no material apreendido na casa de Kurt Paul Pickel, dois documentos com em nome dessas pessoas mencionadas no e-mail:

97

Page 98: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Na resposta, ao que tudo indica, Kurt se compromete em confirmar na próxima reunião:

De: 154 [mailto:[email protected]] Enviado el : Jueves, 19 de Marzo de 2009 06:40 p.m.Para: 114Asun t o : Re:

oi boa tarde,

nao tinha reclamacoes, mais verificarei na minha prossima reunao.

Dia 20 de março de 2009 às 14:39:52, Message0001, o valor para Enrique Saco Jaramillo é corrigido:

Message0001Subject:RE:

From: "114" <[email protected]>

Date:Fri, 20 Mar 2009 14:39:52 -0300

To:"'154'" <[email protected]>

Message Body

Ok mas uma cosaNao e 25000 e 55000 o valor correctoColoque errado abajo

98

Page 99: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Abrazo e aguardo tu comentario

Ressalta-se que estes nomes aparecem, também, na planilha “194865” desta análise de mídia eletrônica:

5/mar OCEAN BANK - ENRIQUE SACO 56.100 5/mar BCI MIAMI HENRY M ARAMAYO 20.400

No dia 13 de março de 2009, Message0001, o remetente de KURT pede para ele confirmar, junto aos “amigos”, uma série de faxes:

Subject: A CONFIRMAR

From: "113" <[email protected]>

Date:Fri, 13 Mar 2009 13:58:16 -0300

To:"'154'" <[email protected]>

CC:<[email protected]>

Message Body

Hoje enviamos fax para nosso amigos..

Por favor confirmar si receberam nrs. 289-290-291-292-293-294

Le estoy enviando a planilla de saldo actualizada!!

Sds,

Áudio da escuta ambiental dia 13 de março de 2009, KURT liga para confirmar esta numeração de faxes:

TELEFONE NOME DO ALVO

1186165080 POLICIA FEDERAL - CASTELO DE AREIA

TELEFONE INTERLOCUTOR DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL DURAÇÃO ÁUDIO INTERLOCUTORES/COMENTÁRIO

99

Page 100: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

1186165080 13/03/2009 15:38:26 13/03/2009 16:28:21 00:49:55 @@KURT AMBIENTAL

DIÁLOGO

Aprox. 16 min. - KURT liga, ao que tudo indica para empresa Camargo Correa e confirma os faxes 289 a 294

Conforme informação de outro e-mail, Message0001, o fax número 290, que aparentemente faz parte da seqüência mencionada no e-mail anterior, refere-se a um Swift de data 13.03 e valor US$ 100.000,00. Ao que tudo indica o beneficiário seria “futian trading...”:

Message0001Subject:swift

From: "114" <[email protected]>

Date:Mon, 23 Mar 2009 14:19:43 -0300

To:"'154'" <[email protected]>

Message Body

Oi bom dia!Por favor enviar copia de Swift de la orden com data 13/03 NR 290/009 USD 100.000.- BNF; FUTIAN TRADING…

Obrigado!!!

No áudio, dia 24 de março de 2009, KURT diz para FERNANDO que o “290” ainda precisaria do swift:

TELEFONE NOME DO ALVO

1138415658 PIETRO - CASTELO DE AREIA

TELEFONE INTERLOCUTOR DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL DURAÇÃO ÁUDIO INTERLOCUTORES/COMENTÁRIO

100

Page 101: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

1138415658 24/03/2009 09:33:31 24/03/2009 09:34:44 00:01:13 @@KURT X DARCI X FERNANDO

DIÁLOGO

D: DARCIK: KURTP: PIETRO

K: ...uma pergunta, recebeu ontem o 295?D: Olha acho que o dout...eu vi o doutor Pietro com o fax na mão.K: Ah, tá bom, tá bom. Então recebeu?D: Tá o.k? Tá o.k.K: Ma passa rapidinho o Fernando,por favor?D: Um minutinho.K: Tá, obrigado.(em espera)F: Alô?K: Bom dia.F: Bom dia. Como vai, tudo bem?K: Tudo bem? Tudo jóia. O 295 recebeu acho, né?F: Sim, sim ontem a tarde.K: Tá bom. Agora tem uma coisa, o 290, ainda precisar o swift.F: Tá.(despedem-se)

COMENTÁRIO DO ANALISTA:DARCI fala que viu PIETRO com o "fax 295" nas mãos. Em seguida, KURT fala com FERNANDO que confirma o recebimento do fax 295 ontem. Na sequencia, KURT diz que o 290 ainda precisa do swift.

Ressalta-se que na mesma ligação mencionada anteriormente (dia 24/03/2009 às 09:33:31 duração 00:01:13 tel. 1138415658), KURT ainda pede para FERNANDO confirmar o fax 295. Em e-mail, Message0001, de 23 de março de 2009, esta ordem é mencionada:

Message0001Subject:CONF

101

Page 102: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

From: "114" <[email protected]>

Date:Mon, 23 Mar 2009 14:38:23 -0300

To:"'154'" <[email protected]>

Message Body

OI AMIGOMANDAMOS FAX A NOSSOS AMIGOS PLS CONFIRMA SI RECIBIERON ORDEN NR 295/009

OBRIGADO

Com relação aos “bichos”, temos, em e-mail, Message0001, de 16 de março de 2009:

De: 154 [mailto:[email protected]] Enviado el : lunes, 16 de marzo de 2009 02:39 p.m.Para: 101Asun t o : bicho

boa tarde,

pf entregue reais 400.000.- para sergio (061) 9981.8455 cod. garca.

Na seqüência, no mesmo e-mail, ainda temos as seguintes informações:

Garza

R$ 400.000,oo U$S 183.486,oo 218-220 Credito U$S 1.668,oo

O codinome “garça” aparece, também, em documentos apreendidos na casa de Kurt:

102

Page 103: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Conforme já mencionado na análise documental, ao que tudo indica, a quantia de R$ 400.000,00 deveria ser entregue para a pessoa de nome Sergio. Aparentemente, o telefone de contato de Sergio seria o (61) 9981-8455. Em consulta aos bancos de dados disponíveis, a linha está cadastrada em nome da empresa: Gran Car Veículo Ltda. CNPJ 37.986.015/0001-80 Endereço: Setor SET SCIA QD 15 Cj. 06 Zona Industrial Guará D.F.

O “bicho” Garça também foi mencionado na escuta ambiental do dia 24.03.2009:

TELEFONE NOME DO ALVO1186165080 POLICIA FEDERAL - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIO@ @ @ K URT AMBIENTAL

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL DURAÇÃO24/03/2009 10:10:59 24/03/2009 12:04:01 01:53:02

DIÁLOGOPara ouvir, Clique AQUIAprox 45 min - KURT menciona a "garça" e um valor de "um milhão".

103

Page 104: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

A seguinte planilha, PLANILLA.XLS:

104

Page 105: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

FECHA DESCRIPCION

03/02/2009 JPMORGAN MAYNARD (500.000)03/02/2009 JK Ari o Rui 5708 140.84503/02/2009 BB 40000 40.80004/02/2009 WISE ELITE TRADING ... NR 266/009 (101.645)04/02/2009 MIX LONG GROUP... NR 267/009 (80.000)09/02/2009 BB EUROS 205 275.40009/02/2009 Leao 234.74209/02/2009 Avestruz 83.09809/02/2009 New York 144.98010/02/2009 MINAS ENGENHERIA 70.42210/02/2009 MAQUINAS 93.89710/02/2009 CAITITU 258.21611/02/2009 GATO 46.94810/02/2009 SAFIRA SRO ... NR 268/009 (20.000)10/02/2009 PALIKA GLOBAL CO ... NR 269/009 (40.000)10/02/2009 DANDUE ENTERPRISES LTD... NR 270/009 (100.000)10/02/2009 DREAM PERFUMES ... NR 271/009 (11.701)10/02/2009 CONCEP II COSMETICS INTL... NR 272/009 (18.248)10/02/2009 JEAN PHILIPPE FRAGRANCES... NR 273/009 (161.220)10/02/2009 GUANGDONG GUANGXIN... NR 274/009 (59.592)10/02/2009 GLOBAL SIGNAL CO ... NR 275/009 (77.459)10/02/2009 TIMERIN INVESTMEN ... NR 276/009 (250.000)10/02/2009 JK 11-02 93.89710/02/2009 Leao/anikino 422.53510/02/2009 VENEOCEAN SA 244,341 249.22811/02/2009 MANGROVE HOUSEWARE... NR 277/009 (67.000)11/02/2009 UNIQUE FRAGRANCES ... NR 278/009 (23.000)11/02/2009 BRITURE HK ... NR 279/009 (51.014)11/02/2009 AURORA INV... NR 280/009 (310.000)11/02/2009 YIWU CHAO QI TE... NR 281/009 (42.000)11/02/2009 TAIZHOU INTL TRADE ... NR 282/009 (29.900)11/02/2009 GLOBAL SIGNAL CO... NR 283/009 (22.541)18/02/2009 Pantera 140.90918/02/2009 Periquito 22.72726/02/2009 BOUNTIFUL (300.000)26/02/2009 ROGE CLEAER (110.000)26/02/2009 JP MORGAN CHEN JI LI (400.000)27/02/2009 R$ 04-03 JK Ari 5708 136.36427/02/2009 JPMORGAN GLOBAL SIGNAL (210.000)27/02/2009 JPMORGAN AURORA INVEST (200.000)04/03/2009 Camelo 9505.06.94 Vicente 101.83504/03/2009 JK 05-03 Ari int 5708 91.74305/03/2009 Pardal 55.04605/03/2009 Avestruz 81.19305/03/2009 Macaco 22.716

5/mar OCEAN BANK - ENRIQUE SACO 56.1005/mar BCI MIAMI HENRY M ARAMAYO 20.400

12/mar NIETO SENETINER 239.70012/mar TIGRE 13.78012/mar MACACO 22.71612/mar JUMENTO 458.71612/mar GAMBA 8.25712/mar MEL DE ABLEHA 77.982

SALDO 519.872

Ao que tudo indica a planilha refere-se a uma espécie de contabilidade que o investigado Kurt Paul Pickel mantém com o doleiro. Nela, destacam-se diversos nomes de bichos, usados como códigos para se referir ao que tudo indica a pessoas: leão, avestruz,

105

Page 106: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

caititu, gato, pantera, periquito, camelo, pardal, macaco, tigre, mel de abelha, jumento, gambá. Ressalta-se que alguns destes códigos foram constatados no áudio e na análise documental.(Análise documental SP12)

Ressalta-se que o código “leão” novamente é relacionado ao nome “anikino”, reforçando a idéia que, de alguma forma, leão está relacionado com uma pessoa com este nome. O camelo, na planilha está relacionado com o nome “Vicente” e, aparentemente, com um telefone “9505.06.94”.

No dia 03.02.2009, interceptamos um fax, do telefone 21 2221-0013, do investigado Jadair Fernandes de Almeida para, o telefone 11 3841-5982, da empresa Camargo Correa observe:

Devido à proximidade da data, o banco do beneficiário e o valor, ao que tudo indica, tal swift corresponde ao primeiro especificado na planilha:

03/02/2009 JPMORGAN MAYNARD (500.000)

106

Page 107: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Ademais, em escuta ambiental no dia 06.03.2009, KURT agradece planilha enviada pelo seu interlocutor e cita 500 mil enviados do Rio. Como Jadair é do Rio, fortalece a idéia de que os 500 mil do fax sejam os mesmos da planilha:

TELEFONE NOME DO ALVO1186165080 POLICIA FEDERAL - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIOKURT AMBIENTAL

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 6/3/2009 08:00:33 6/3/2009 09:59:19

DURAÇÃO01:58:46

DIÁLOGOParte 1 - Para ouvir, clique aquiParte 2 - Para ouvir, clique aqui

APROX. 1H23'- KURT agradece seu interlocutor pela listagem enviada e cita o valor de 500 mil que vieram do RIO. Cita um nome (Kite two?) no qual foi depositado 251.216 mas, segundo ele era mais. Diz que este era o final do "Canguru". Cita vário valores e mais dois bichos (camelo, gato), aparentemente estão fazendo uma espécie de contabilidade das remessas. Ainda, cita o banco JP Morgan.

APROX 1H38' - Pergunta dos três pagamentos do JP Morgan. Cita outros pagamentos que vieram de Andorra. Fala em 300, 110 em 400 do JP Morgan. De Andora seria 210 e 200.

Aprox 1H41' - Volta a citar os valores do JP Morgan. Fala em dez dia para acontece uma, aparentemente, outra transação e KURT fala que tem uma outra operação ainda na Argentina.1H52' - Falou em Leão. Mas que para o Caguru seria 900 mil reais deste 500 para a (incompreensível KITE two?) e os outros, diz que

107

Page 108: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

eram dois pagamentos para dois bancos no valor de 150 mil MINAS GERAIS (INCOMPREENSÍVEL) e 200 mil GRANADA MÁQUINAS DE TERRAPLANAGEM. KURT diz que não quer guardar muita coisa no computador. Fala sobre o valor do apartamento de São Paulo, aparentemente algo para ele próprio.1h 56' - KURT liga para a Camargo Correa a procura de Dárcio

Em escuta ambiental captada dia KURT Dia 02.03.2009, KURT diz que o valor da “Pantera” seria de “310”. Ao que tudo indica R$ 310.000,00. Depois, KURT fala no valor de “140909”. Aparentemente, o valor de R$ 310.000, 00 estaria sendo transacionado a uma taxa de R$ 2,20, resultando no valor de US$ 140.909,00:

TELEFONE NOME DO ALVO

1186165080 POLICIA FEDERAL - CASTELO DE AREIA

TELEFONE INTERLOCUTOR DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL DURAÇÃO ÁUDIO INTERLOCUTORES/COMENTÁRIO

1186165080 02/03/2009 15:07:37 02/03/2009 16:36:09 01:28:32 @@KURT AMBIENTAL

DIÁLOGO

APROX. 52 MIN - KURT cita o valor de 310 a respeito de "pantera"APROX. 57 MIN - KURT trás a confirmação do valor de 310. Cita em dólares o valor de 149,09

Ademais “JK Ari o Rui 5708”. Aparentemente tratam-se duas pessoas, Rui e Ari e possivelmente “5708” seria um ramal;

As empresas:

10/02/2009 MINAS ENGENHERIA 70.422

10/02/2009 MAQUINAS 93.897

Aparentemente, trata-se das mesmas empresas que já foram encontradas no documento na análise documental:

108

Page 109: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Ressalta-se que estas empresas já foram mencionadas na escuta ambiental:

TELEFONE NOME DO ALVO1186165080 POLICIA FEDERAL - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIOKURT AMBIENTAL

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 6/3/2009 08:00:33 6/3/2009 09:59:19

DURAÇÃO01:58:46

DIÁLOGOPara ouvir, clique AQUIAPROX. 1H23'- KURT agradece seu interlocutor pela listagem enviada e cita o valor de 500 mil que vieram do RIO. Cita um nome (Kite two?) no qual foi depositado 251.216 mas, segundo ele era mais. Diz que este era o final do "Canguru". Cita vário valores e mais dois bichos (camelo, gato), aparentemente estão fazendo uma espécie de contabilidade das remessas. Ainda, cita o banco JP Morgan.

109

Page 110: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

APROX 1H38' - Pergunta dos três pagamentos do JP Morgan. Cita outros pagamentos que vieram de Andorra. Fala em 300, 110 em 400 do JP Morgan. De Andora seria 210 e 200.

Aprox 1H41' - Volta a citar os valores do JP Morgan. Fala em dez dia para acontece uma, aparentemente, outra transação e KURT fala que tem uma outra operação ainda na Argentina.1H52' - Falou em Leão. Mas que para o Caguru seria 900 mil reais deste 500 para a (incompreensível KITE two?) e os outros, diz que eram dois pagamentos para dois bancos no valor de 150 mil MINAS GERAIS (INCOMPREENSÍVEL) e 200 mil GRANADA MÁQUINAS DE TERRAPLANAGEM. KURT diz que não quer guardar muita coisa no computador. Fala sobre o valor do apartamento de São Paulo, aparentemente algo para ele próprio.1h 56' - KURT liga para a Camargo Correa a procura de Dárcio

Pela planilha, verificamos, também, que:

04/02/2009 WISE ELITE TRADING ... NR 266/009 (101.645)

04/02/2009 MIX LONG GROUP... NR 267/009 (80.000)

Possivelmente, tratam-se dos faxes 266 e 267 que foram contabilizados nesta data. Pela interceptação telefônica, constatamos que Kurt liga dia 04.02.2009 para a empresa Camargo Correa para confirmar os faxes 263 a 267:

TELEFONE NOME DO ALVO

1138415658 PIETRO - CASTELO DE AREIA

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL DURAÇÃO ÁUDIO INTERLOCUTORES/COMENTÁRIO

1138415658 4/2/2009 15:29:19 4/2/2009 15:31:03 00:01:44 @@KURT X DARCI

110

Page 111: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

DIÁLOGO

K: KURTD: DARCI(secretária passa a ligação de KURT para DARCI)

(cumprimentam-se...)K: Então esses (incompreensível) três faxes de ontem recebeu agora porque mandaram novemente.D: Um minutinho só, por favor.K: Meia três e meia cinco e, dois de hoje, meia meia e meia sete.(espera)D: Alô. Dois meia três a dois meia sete.K: Ah, tá bom.D: Tá.K: Então são três de ontem mais dois, tá bom.D: Tá, tá o.k.(despedem-se)

COMENTÁRIO DO ANALISTA:KURT liga para confirmar o recebimento dos 3 faxes de ontem (ao que tudo indica 263 a 265) e dois de hoje (266 e 267).

Da mesma forma, os seguintes dados:

10/02/2009 SAFIRA SRO ... NR 268/009 (20.000)10/02/2009 PALIKA GLOBAL CO ... NR 269/009 (40.000)10/02/2009 DANDUE ENTERPRISES LTD... NR 270/009 (100.000)10/02/2009 DREAM PERFUMES ... NR 271/009 (11.701)10/02/2009 CONCEP II COSMETICS INTL... NR 272/009 (18.248)10/02/2009 JEAN PHILIPPE FRAGRANCES... NR 273/009 (161.220)10/02/2009 GUANGDONG GUANGXIN... NR 274/009 (59.592)10/02/2009 GLOBAL SIGNAL CO ... NR 275/009 (77.459)10/02/2009 TIMERIN INVESTMEN ... NR 276/009 (250.000)

Aparentemente, tratam-se dos faxes 268 e 276 que foram contabilizados na data de 10.02.2009. Pela interceptação telefônica, constatamos que Kurt liga dia 10.02.2009 para a empresa Camargo Correa para confirmar os faxes 268 a 276:

111

Page 112: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

TELEFONE NOME DO ALVO1138415658 PIETRO - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIODARCI X KURT

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 10/2/2009 16:07:53 10/2/2009 16:09:36

DURAÇÃO00:01:43

DIÁLOGOPara Ouvir, Clique AQUI

D: DARCIK: KURT

K: Tudo bem, graças a Deus. É, deveria ter recebido uma série de faxes do 268 até 276.D: Eu vou ver...eu vou ver, porque eu acho que foi o doutor Pietro que pegou.K: Tá.D: Um minutinho.K: Tá, obrigado.D: (voz ao fundo) O senhor pegou pedidos aí do seu amigo? Que veio por fax?K: Hã?D: (voz ao fundo) Então, ele quer confirmar a liberação.(espera...)D: Alô. Alô.K: Sim?D: Ah...que ele confirma para o senhor logo, logo.K: Vai me confir...D: Ele dá a informação para o senhor logo, logo.K: Tá bom.D: Tá o.k.?(despedem-se)

COMENTÁRIO DO ANALISTA:Apesar de PIETRO pouco falar no telefone ultimamente, esta ligação demonstra, salvo melhor juízo, que ele continua atuando nos supostos envio de valores para o exterior de forma ilegal. Uma vez que DARCI diz que PIETRO pegou os faxes e está providenciando o swifts

112

Page 113: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

E ainda:

TELEFONE NOME DO ALVO1155233189 KURT - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIOFERNANDO X KURT

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 10/2/2009 16:52:42 10/2/2009 16:53:31

DURAÇÃO00:00:49

DIÁLOGOPara Ouvir, Clique AQUI

F: FERNANDOK: KURT

(MARIZA passa a ligação de FERNANDO para KURT)

F: Alô.K: Oh, Boa tarde.F: Boa tarde.K: Recebeu lá o 268 ao 276?F: Sim, sim.K: Recebeu, tá bom. Ouça, mais uma coisa: lá para aquele negócio da HSBC...F: Hum.K: Eu peguei lá a taxa opção mais interessante para vocês.F: Tá bom.K: Tá bom?F: Beleza.(Despedem-se)

COMENTÁRIO DO ANALISTA:KURT confirma o recebimento dos faxes de sequencia 268 ao 276. Em seguida, KURT diz que, com relação ao negócio do HSBC, ele pegou a taxa que achou mais interessante para eles.

113

Page 114: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

O fax “267”, ao que tudo indica, também aparece na planilha:

04/02/2009 MIX LONG GROUP... NR 267/009 (80.000)

O “267” foi mencionado no áudio:

TELEFONE NOME DO ALVO

1138415658 PIETRO - CASTELO DE AREIA

TELEFONE INTERLOCUTOR DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL DURAÇÃO ÁUDIO INTERLOCUTORES/COMENTÁRIO

1138415658 13/02/2009 14:34:18 13/02/2009 14:37:37 00:03:19 @@@KURT X DARCI - DEGRAVAR - OK

DIÁLOGO

K: KURTD: DARCI

K: Então são o...o 267. D: Espera um pouquinho só. Não aí o senhor vai ter que me dar o valor.K:Isso. 267 são 80.000. D:Espera um pouquinho só. Um minutinho porque eu vou ter que procurar. Um minutinho só.K:Tá.D:Um minutinho só. É que são muitas, né?....um minutinho só.....É 80.000?K:Redondo. Correto. Foi 04...dia 04.D:Não tem 80.000 aqui. K:Não tem?D:De 80.000 não. Tem de 40, de 100.K:Não. Eu de....do dia 04. D:Não, não ela pegou agora estes últimos. Ela pegou os últimos.K:Não, não, mas isso era bem antes. Do dia 04. D:Não, não. Eu tenho que falar com ela. Agora de ontem....K:Ela...ela....ela me disse que eu...que eu desse os detalhes. Acho que ela tem que...mas ela precisava D:É pera um pouquinho só. Deixa eu dar um "time" pra ela chegar até a sala dela. Um minutinho só.K:Uhm!hum!D:Alô! O senhor precisava disso hoje?K:Como?D:O senhor precisava disso hoje?K:Não, não, não...é vocês...acho que vocês vão ter que pedir tá?

114

Page 115: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

D:Não, tá! É uma de 80 e outra do quê? Qual o valor da outra? K:Bom, o 267, 80 e o outro é o 248. D:Ahm!K:São 18.473 dia 22 de janeiro.D:18.473 do dia 22 de janeiro.... 22 de janeiroK:22 de janeiroD:E o 267 é do dia 04K:04 de fevereiroD:04 de fevereiro...Se eu...Se eu conseguir localizar aqui eu ligo pro Senhor. Tá ok?K:Então quando der os SWIFTs depois me avisa. Tá bom?D:Tá ok? Tá ok? Tá, obrigada.K:Muito obrigado. TchauD:Tchau

COMENTÁRIO DO ANALISTA

Conforme ligação anterior KURT liga de volta para DARCI. KURT confirma que o SWIFT 267 o valor é de 80 mil do dia 04 de fevereiro. DARCI está meio confusa pois "são muitos" SWIFTS, ela não sabe a qual ele se refere. A outra ordem é de número 348, no valor 18.473, do dia 22 de janeiro.

Com relação a três ordens para o exterior que perfazem um total de US$ 810.000,00, já mencionada tanto no relatório de áudios quanto na análise documental, ao que tudo indica, tratam-se das seguintes ordens listadas na planilha:

26/02/2009 JP MORGAN CHEN JI LI (400.000)

27/02/2009 JPMORGAN GLOBAL SIGNAL (210.000)

27/02/2009 JPMORGAN AURORA INVEST (200.000)

Estas ordens foram também interceptadas no dia 02/03/2009, por um fax enviado de Mariza, secretária da Camargo Correa, para Diney/Jadair:

115

Page 116: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Ademais, dia 26.02.2009, KURT fala em uma ordem para uma pessoa física na China de “400”. Esta ordem, ao que tudo indica, seria:

26/02/2009 JP MORGAN CHEN JI LI (400.000)

Ela, aparentemente foi mencionada no seguinte áudio:

TELEFONE NOME DO ALVO1186165080 POLICIA FEDERAL - CASTELO DE AREIA

116

Page 117: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIOKURT AMBIENTAL

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 26/2/2009 11:50:52 26/2/2009 13:08:51

DURAÇÃO01:17:59

DIÁLOGOPara ouvir, clique aqui

APROX. 3 E 30 SEG- KURT se refere a uma quantia de 400 que deveria ser paga pelo banco JP Morgan. Segundo, ele este dinheiro foi mandado, só que "eles" não podem receber porque é pessoa física. Em seguida, se refere a mais "400" mais 110 mais 300 perfazendo um total de 810. Em três banco que HNI indicou. O beneficiario dos 400 seria uma pessoa física na China e KURT não entende isso.JP MORGAN éo banco de um terceiro que precisava pagar para eles. Ordem para pagar uma pessoa física na China. Cita a pessoa no Rio que ao invés de depositar nas três contas depositou em uma conta em Angola. A conta do JP Morgan não é deles.APROX 37 MIN. - KURT volta a se referir ao pessoal do Rio. Se refere ao fax 384, reclama que com o carnaval, não teve como confirmar os faxesAparentemente, ele fala com algum dos investigados da empresa CAMARGO CORREA (FERNANDO, PIETRO ou DARCIO).APROX. 30' - KURT dá a oreintação a HNI, ao que tudo indica PACO, para que ele use os 210 para descontar o dinheiro dos "bichos". Ele pede uma cópia para ele e outra para "eles". Pergunta ainda sobre 200 (mil?) que deveriam ter ido para a Suíça

117

Page 118: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Na escuta seguinte volta a se referir a 400. KURT cita mais duas ordens, perfazendo o total de 810:

TELEFONE NOME DO ALVO1186165080 POLICIA FEDERAL - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIOKURT AMBIENTAL

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 26/2/2009 16:09:48 26/2/2009 17:30:02

DURAÇÃO01:20:14

DIÁLOGOPara ouvir, clique aqui

APROX. 4 MIN e 30 SEG - KURT trás a resposta dos "400". Fala que do outro lado HNI recebeu "4 e 10" . Menciona ainda 4 pagamentos que HNI teria mandado sexta-feira. Cita números , aparentemente, de fax 284 a 288. Igualmente como faz quando liga para a empresa Camargo Correa. Ao que tudo indica, trata-se do mesmo assunto, ou seja, remessas de valores para o exterior. Segundo KURT a somatória destas ordem daria um total de 388.841 (não deixa claro em qual tipo de moeda). Sobrando "para eles" 26.159. KURT promete mandar isto por e-mail para HNI. Possivelmente se trata de algum e-mail ainda não identificado por esta equipe de análise.Volta a mencionar três depósitos: 400, 300 e 110, ou seja, 810 mil. Ainda vai ser depositado hoje. É um terceiro que vai depositar. HNI diz para não depositar mais nestas conta. KURT fica de avisá-los. Fica claro que as contas são no banco JP MORGAN. KURT diz que HNI que sabe de quem são as contas. aprox 32 min. volta a mencionar os "4 e 10".KURT diz que eles pagaram 410 e vão compensar isto não pagando o 284 a 288.aprox. 17 min - KURT liga para FERNANDO para indicar contas novas. De qualquer forma "ele" vão mandar um fax para FERNANDO confirmando as novas contas.aprox. 20 min - KURT volta a ligar para HNI dizendo que já avisou FERNANDO sobre o assunto

118

Page 119: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

das novas contas. Cita o "cara do Peru" vai receber mais 500 mil dólares mas ele queria em papel, ou seja em dinheiro em espécie. Cita a GIRAFA e o PERIQUITO. KURT diz que vai precisa de um swift, possivelmente de comprovante, para o HSBC em Londres no valor de 844.341 (EUROS?) saindo do HSBC do Panamá. Pede para verifica se foi em duas parcelas. De resto, diz que precisa trocar 200 mil dólares em reais aqui mas aparentemente é alguma coisa particular, mas enfaiza que precisa entregar na J.K., ao que tudo indica se referindo à Avenida Juscelino Kubitchek local onde fica a empresa CAMARGO CORREA. Mas enfatiza que é a parte. Pede uma conta na Suiça para que eles depositem e depois pede para ele mandar em reais.

E ainda, em escuta ambiental de 05.03.2009:

TELEFONE NOME DO ALVO1186165080 POLICIA FEDERAL - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIOKURT AMBIENTAL

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 5/3/2009 11:18:14 5/3/2009 12:03:54

DURAÇÃO00:45:40

DIÁLOGO Para ouvir, clique aqui

APROX 6' - HNI pergunta sobre os 810 para KURT Ele reafirma que eram 3 e um de 210. KURT fica de perguntar a "eles"APROX. 8'30" - KURT liga para a CAMARGO CORREA e pergunta para MARISA sobre FERNANDO. Ao que tudo indica, FERNANDO não está e ele desliga a ligação.

119

Page 120: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

APROX. 23' - KURT pergunta se o "carioca lá" já confirmou os 210. Em seguida pergunta se seu interlocutor quer que os 'bichos" sejam descontados deste valor.

KURT ainda liga para FERNANDO para saber se “no CARIOCA lá, os 11 e 10 já são confirmados”:

TELEFONE NOME DO ALVO1138415742 DÁRCIO - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIOKURT X FERNANDO

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 5/3/2009 11:42:25 5/3/2009 11:42:56

DURAÇÃO00:00:31

DIÁLOGOPara ouvir, clique aqui

KURT = K FERNANDO = F

K: Jóia, tudo bem. Só uma perguntinha, no CARIOCA lá, os 11 e 10 já são confirmados?F: Eu ligo lá.K: Agora, você quer os BICHOS lá, sejam duduzidos disso?F: Isso, isso.K: Tá bom, ok.F: Tá?K: Ok, obrigado.F: Nada.K: Tchau tchau.F: Tchau tchau.

COMENTARIO DO ANALISTA:

120

Page 121: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

APROX. 23' - KURT pergunta se o "carioca lá" já confirmou os 210. Em seguida pergunta se seu interlocutor quer que os 'bichos" sejam descontados deste valor.

KURT ainda liga para FERNANDO para saber se “no CARIOCA lá, os 11 e 10 já são confirmados”:

TELEFONE NOME DO ALVO1138415742 DÁRCIO - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIOKURT X FERNANDO

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 5/3/2009 11:42:25 5/3/2009 11:42:56

DURAÇÃO00:00:31

DIÁLOGOPara ouvir, clique aqui

KURT = K FERNANDO = F

K: Jóia, tudo bem. Só uma perguntinha, no CARIOCA lá, os 11 e 10 já são confirmados?F: Eu ligo lá.K: Agora, você quer os BICHOS lá, sejam duduzidos disso?F: Isso, isso.K: Tá bom, ok.F: Tá?K: Ok, obrigado.F: Nada.K: Tchau tchau.F: Tchau tchau.

COMENTARIO DO ANALISTA:

121

Page 122: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

KURT pergunta se os valores do "carioca" estão confirmados

Em e-mail, 6F4F5ECC-0000010B.eml, do dia 12 de março de 2009, novamente são citados o “bichos”:

nao esquece do gamba----- Original Message ----- From: 101 To: '154' Sent: Thursday, March 12, 2009 1:07 PMSubject: RE: bichos

Jumento R$ 1.000.000,oo U$S 458.716,oo 218-220 Credito U$S 4.170,ooMel de Abelha R$ 170.000,oo U$S 77.982,oo 218-220 Credito U$S 709,ooMacaco R$ 49.520,oo U$S 22.716,oo 218-220 Credito U$S 207,ooTigre R$ 30.041,oo U$S 13.780,oo 218-220 Credito U$S 125,ooNieto Seretiner U$S 235.000,oo 2% U$S 239.700,oo Credito U$S 2.350,oo (1% y 1%),.

Abrazo

De: 154 [mailto:[email protected]] Enviado el : jueves, 12 de marzo de 2009 12:19 p.m.Para: 101Asun t o : bichos

bom dia, pf entrega os siguintes: 1) reais 1.000.000.- para oseas 061 9641 3691 (pega en sp) cod. jumento2) reais 170.000.- para brasil 011 9909 0873 cod. mel de abelha3) reais 49.520.- para roque 011 9936 2743 cod. macaco4) reais 18.000.- 041 8801 4925 cod. gamba5) reais 30.041.- para carvalho 011 74641631 cod. tigre e entrega no uruguay:6) us$ 235.000.- para antonio losada,( 5982) 915 2950 cod. vinho nieto senetiner obrigado

122

Page 123: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Ressalta-se que tais valores, nomes e telefones também foram encontrados em documentos apreendidos na casa de Kurt. Os cadastros das linhas telefônicas acima estão detalhados no relatório de análise do material apreendido na residência de KURT PAUL PICKEL. (vide análise documental equipe SP 12)

No documento 194101 temos:

To: <[email protected]>Subject: bichos

Date: Mon, 9 Feb 2009 15:51:17 -0200boa tarde,

entregue por favor:1. reais 500.000.- para leao, tel 11.8212.84032. reais 177.000.- para carlos miranda 021.7831 2421 ou 2511.7877 cod. =avestruz (entrega en sao paulo)3. reais 308.807.- para joao daniel 11.8111 7021 ou 3887 6251 cod. nova =york

um abraco

Conforme já constatado na análise documental, o código “leão” esta associado a uma entrega de R$ 500.000,00 e o telefone de contato, aparentemente, seria 11 8212-8403. Da mesma forma, o código “avestruz” estaria associado a uma entrega de R$ 177.000,00 para Carlos Miranda, aparentemente, seus telefones seriam 021 7831-2421 e 2511-7877. A linha 21 2511-7877 está em nome de Carlos Emanuel de Carvalho Miranda CPF 993.572.087-04.

Entretanto, ao que tudo indica, um novo código aparece neste documento: “nova York”. A este código está, possivelmente, relacionado ao valor de R$ 308.807,00, ao nome “João Daniel” e aos telefones 11 8111-7021 e 3887-6251. As linhas telefônicas 11 8111-7021 e 11 3887-6251 estão em nome de João Daniel Rassi CPF 425.271.472-91, endereço Avenida Prof. João H. M. Teixeira, 538 Bl.1 apto. 172, São Paulo, SP CEP 05630-130.

boa tarde,

entregue por favor:1. reais 500.000.- para leao, tel 11.8212.8403

123

Page 124: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

2. reais 177.000.- para carlos miranda 021.7831 2421 ou 2511.7877 cod. =avestruz (entrega en sao paulo)3. reais 308.807.- para joao daniel 11.8111 7021 ou 3887 6251 cod. nova =york

um abraco

OI BUEN DIA

PASAMOS FAX PARA NOSSOS AMIGOS

PLS VERIFICA SI LLEGARON BIEN

NR 258/009 - NR 259/009

OBRIGADO

No documento 1941944 temos:

boa tarde,

pf entregue reais 400.000.- para sergio (061) 9981.8455 cod. garca.

Oi

Por favor verfica si recibieron bien las siguientes partidas

Usd 25.000.- ENRIQUE SACO JARAMILLO

USD 20.000.- HENRY MARTIN ARAMAYOnao esquece do gamba ----- Original Message -----=20 From: 101=20 To: '154'=20 Sent: Thursday, March 12, 2009 1:07 PM Subject: RE: bichos

124

Page 125: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Jumento R$ 1.000.000,oo U$S 458.716,oo 218-220 Credito U$S =4.170,oo

Mel de Abelha R$ 170.000,oo U$S 77.982,oo 218-220 Credito U$S = 709,oo

Macaco R$ 49.520,oo U$S 22.716,oo 218-220 Credito U$S 207,oo

Tigre R$ 30.041,oo U$S 13.780,oo 218-220 Credito U$S 125,oo

Nieto Seretiner U$S 235.000,oo 2% U$S 239.700,oo Credito U$S =2.350,oo (1% y 1%),.=20

=20

Abrazo

De: 154 [mailto:[email protected]]=20 Enviado el: jueves, 12 de marzo de 2009 12:19 p.m. Para: 101 Asunto: bichos

=20

bom dia,

=20

pf entrega os siguintes:

=20

1) reais 1.000.000.- para oseas 061 9641 3691 (pega en sp) cod. =jumento

2) reais 170.000.- para brasil 011 9909 0873 cod. mel de abelha

3) reais 49.520.- para roque 011 9936 2743 cod. macaco

4) reais 18.000.- 041 8801 4925 cod. gamba

5) reais 30.041.- para carvalho 011 74641631 cod. tigre

=20

e entrega no uruguay:

125

Page 126: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

6) us$ 235.000.- para antonio losada,( 5982) 915 2950 cod. vinho nieto =senetiner

Como se percebe da seqüência de informações supra, KURT é o verdadeiro OPERADOR do esquema de movimentação de valores pela empresa CAMARGO CORRÊA, representada para esse fim por PIETRO BIANCHI, DÁRCIO BRUNATO e FERNANDO DIAS GOMES.

Assim, a sistemática do crime ora apurado pôde ser vista neste tópico relativo a KURT PICKEL. Nos demais tópicos de Relatório Final, que descrevem a conduta de outros investigados, não repetiremos a descrição do modus operandi da quadrilha.

Estes foram os principais comentários a respeito de KURT PAUL PICKEL. Comentários mais aprofundados sobre o conteúdo de mídia apreendido podem ser encontrados nos Relatórios de Análise de Material Apreendido – Mídia, da Equipe SP 12 e no Relatório Parcial.

126

Page 127: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

6. FERNANDO DIAS GOMES

FERNANDO é Diretor da CAMARGO CORRÊA e trabalha na sede da empresa, auxiliado diariamente pela secretária MARISA, responsável pelo agendamento das reuniões com KURT PICKEL e DINEY MATOS. Assim como DÁRCIO BRUNATO, ele substituía PIETRO BIANCHI em sua ausência.

Como ficou comprovado através da interceptação e monitoramento telefônico, FERNANDO é um dos contatos de KURT na CAMARGO CORREA. Ele o recebe rotineiramente na sede da empresa e é o diretor que costumeiramente se vale de linguagem cifrada, nomes de animais, para se referir a pessoas e/ou moedas estrangeiras.

Confirmando a preocupação em acobertar suas atividades ilícitas, já noticiada na Representação por sua prisão cautelar, foi encontrado um email em seu HD que trata da atividade desenvolvida pela Polícia Federal e seus meios investigativos. Reproduzo abaixo:

127

Page 128: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Este email deixa clara a preocupação mantida por alguns funcionários da CAMARGO CORRÊA com os meios investigativos da POLÍCIA FEDERAL, afastando assim a alegação de que a preocupação em manter sigilo decorreria da CONCORRÊNCIA, como chegou a afirmar RAGGI BADRA NETO eu seu interrogatório.

128

Page 129: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Além de tratar diretamente com KURT, FERNANDO destaca-se também por ser o principal elo de ligação com o grupo de empresários do Rio de Janeiro, representados sempre por DINEY. Este grupo é responsável pelo pagamento no exterior aos doleiros indicados por KURT.

Como vimos no capítulo referente a DINEY, foram encontradas várias comunicações eletrônicas entre ambos, tratando da estrutura escolhida para a remessa de valores ao exterior via SURPARK, no Uruguai, e também do novo esquema que seria montado para levar dinheiro ao PERU em razão das novas obras naquele País.

Este elo de ligação decorre da natureza da operação criminosa, já que as atividades de KURT influenciavam e direcionavam aquelas desenvolvidas por DINEY.

Como vimos, o núcleo do Rio de Janeiro era responsável pelo envio de moeda estrangeira do Brasil primeiramente ao Uruguai, na conta da SURPARK, e de lá faziam nova transferência para outros países. A destinação final do dinheiro era informada a KURT pelos doleiros PACO e RAUL, repassadas a FERNANDO que, finalmente, as indicava a DINEY, completando o ciclo da operação de “cabo”.

No Relatório de Material Apreendido - Mídia da Equipe SP 16, que trata de um HD apreendido na sala de FERNANDO, aparecem importantes informações.

Às fls. 02/60 deste Relatório estão diversos contratos firmado entre a CAMARGO CORRÊA Sucursal Colômbia e a BANCA PRIVADA DE ANDORRA (doravante denominada BPA), Banco que mantém estreito relacionamento com a empresa investigada, como se viu no capítulo dedicado a KURT PICKEL. Estes documentos têm sua importância relacionada

129

Page 130: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

ao fato de serem hábeis a demonstrar a proximidade existente entre a CAMARGO CORRÊA e a BPA.

Às Fls. 82/132 aparece intensa troca de emails entre funcionários da CAMARGO CORRÊA tratando de um pagamento que deveria ser feito pelo Governo de Angola em contraprestação por serviços prestados. Sem indicação clara do motivo, o Governo Angolano preferiu realizar os pagamentos fora de seu país, mais precisamente no Estado do Texas/EUA.

Diante de fato tão inusitado, o banco americano cobrou explicações para aceitar realizar a transação, explicações essas que não foram produzidas. Em decorrência disto, a C AMARGO CORRÊA decidiu por encerrar sua conta bancária junto àquela Instituição Financeira.

Por fim, de fls. 133 a 164 são tratadas algumas doações a partidos políticos, aparentemente fora do período legal. Por não ser o escopo deste IPL, em momento oportuno representaremos pela remessa dessa informações ao TSE para providências cabíveis.

Estes foram os principais comentários a respeito de FERNANDO DIAS GOMES. Comentários mais aprofundados sobre o conteúdo de mídia apreendido podem ser encontrados nos Relatórios de Análise de Material Apreendido – Mídia, das Equipes SP 09 e SP 16 e no Relatório Parcial.

130

Page 131: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

7. DÁRCIO BRUNATO

DARCIO BRUNATO também é diretor da CAMARGO CORREA e, assim como FERNANDO, possui contato irrestrito com KURT. Ele substitui PIETRO BIANCHI em suas ausências.

Ele efetivamente compartilha com FERNANDO e PIETRO as informações que movem o esquema orquestrado por KURT.

Os áudios da interceptação telefônica deixaram bem claro que DÁRCIO estava familiarizado com o esquema de pagamentos operado por KURT, inclusive sobre a utilização de nomes de bichos para proteger as informações criminosas. Abaixo apresento apenas algumas ligações telefônicas que comprovam estas afirmações:

TELEFONE NOME DO ALVO1155233189 KURT - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIOKURT X DARCIO DEGRAVAR

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 18/09/2008 15:46:05 18/09/2008 15:47:23 DURAÇÃO 00:01:18

DIÁLOGOPara ouvir, clique AQUI

Secretária atende e Kurt pede para falar com Dárcio, ela transfere a ligação...K: Ô Dárcio, tudo bem?D: Bem..K: Olha uma pergunta lá...é o Vaca e o Cachorro...D: Não, não...ainda não...K: Ainda não...D: A confirmação não chegou ainda...K: Ah tá bom...

131

Page 132: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

D: Tá...K: Tá legal, obrigada...D: Tá bom...K: Tchau, tchau...

TELEFONE NOME DO ALVO1155233189 KURT - CASTELO DE AREIA

INTERLOCUTORES/COMENTÁRIO KURT X DÁRCIO

DATA/HORA INICIAL DATA/HORA FINAL 15/12/2008 09:51:31 15/12/2008 09:52:29

DURAÇÃO 00:00:58

DIÁLOGOPara ouvir, clique AQUI

KURT (1)DÁRCIO (2)

2 - Oi.1 - Oi, bom dia, tudo bem?2 - Tudo bem e você?1 - Já chegou 166 de 167?2 - Não sei, 166?1 - 166 de 167.2 - Ok.1 - Desculpa, 166 de 170, desculpa.2 - 170, tá bom.1 - Tá? Agora outra coisa, o CAMELO... O CANGURU deu um pulo, hã!2 - Sim.1 - De quase, um pouco menos de 2 Km.2 - Tá bom.1 - Tá bom?2 - Ok.1 - Obrigadão.2 – Tchau, tchau.1 – Tchau, tchau.

Esta última ligação reforça a tese de que algumas vezes é DARCIO quem recebe os faxes oriundos dos doleiros PACO e RAUL (do

132

Page 133: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Uruguai), com informações acerca de quais contas no exterior devem receber recursos da CAMARGO CORREA. KURT entra em contato com ele para confirmar o recebimento dos faxes que possuem em seu conteúdo os valores a serem transferidos e os códigos SWIFTS para a concretização da operação.

Nas buscas não foram localizadas mídias com conteúdo relevante acerca de DÁRCIO. No que tange aos documentos físicos, eles foram analisados e deram origem aos Relatórios de Inteligência acostados no início do Apenso XVII. Uma vez que já foram tratados no Relatório Parcial, não serão novamente mencionados.

133

Page 134: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

8. RAGGI BADRA NETO

RAGGI tornou-se Diretor da CAMARGO CORRÊA pouco antes da deflagração da Operação Castelo de Areia. Ele trabalha na área de licitações, gerindo obras vultosas.

A participação do investigado no esquema de pagamento de propinas e remessas de valores ao exterior é secundária em relação aos demais Diretores.

Na realidade a participação e menção ao nome de RAGGI ocorre pelo fato de ser ele o gestor das obras onde aparentemente são pagas propinas. Além disso, ele figura nas tabelas sobre doações a partidos políticos como responsável/requerente.

O Relatório de Análise de Material Apreendido da Equipe SP 15 relaciona-se a RAGGI. Lá encontramos listas de “BRINDES” dados, em 2006, a funcionários da Prefeitura de São Paulo, do DER/SP/DERSA e outros. Aparentemente trata-se de distribuição de brindes de final de ano, com valores que variam entre R$104,00 e R$437,00.

Vale ressaltar que um dos beneficiários destes brindes foi BENEDITO CARVALHO JÚNIOR, aparentemente servidor da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana de São Paulo. Na residência de KURT PICKEL encontramos uma indicação de remessa de R$ 30.041,00 relacionada a uma celular registrado em nome da filha de BENEDITO e sob a rubrica TIGRE.

Por fim, registro que conforme descrito no Relatório Parcial, foram encontrados documentos que demonstram ilicitude na compra e venda do imóvel onde RAGGI reside. Ao que tudo indica, o imóvel foi registrado por metade do valor real da negociação, e parte do pagamento feito via operação de dólar-cabo, em Israel. Em seu interrogatório ele confirmou o registro da

134

Page 135: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

compra e venda por valor abaixo do real e a operação de cabo. Assim REPRESENTO pelo envio dos documentos pertinentes à Secretaria de Receita Federal para a instauração de procedimento administrativo fiscal.

Comentários mais aprofundados sobre os documentos referentes a RAGGI BADRA podem ser encontrados nos Relatórios de Análise de Material Apreendido – Mídia, da Equipe SP 15 e no Relatório Parcial.

135

Page 136: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

9. PIETRO GIAVINA BIANCHI

PIETRO foi funcionário da CAMARGO CORRÊA por aproximadamente 40 anos, tendo sido inclusive Vice-Presidente do Grupo. Atualmente trabalha como “consultor”, não figurando nos quadros da empresa, apesar de trabalhar em sua sede na Av. Juscelino Kubitschek.

Após a análise de todo o material apreendido tornou-se nítido o papel de PIETRO como sendo o grande “orquestrador” do esquema de pagamento de propinas, evasão de divisas e lavagem de dinheiro da CAMARGO CORRÊA.

PIETRO, assim como FERNANDO e DÁRCIO, possui contato irrestrito com KURT PICKEL. E ele efetivamente compartilha com os dois outros diretores as informações que movem o esquema operado por KURT.

PIETRO é auxiliado diariamente pela secretária DARCY FLORES, responsável pelo recebimento dos faxes enviados pelos doleiros PACO e RAUL (do Uruguai) com a indicação de valores e contas a serem creditadas no exterior, além de também agendar reuniões com KURT.

A análise global das provas carreadas aponta que PIETRO comumente é procurado por funcionários da CAMARGO CORRÊA quando da necessidade de realizar pagamentos vultosos em dinheiro vivo, seja no Brasil ou Exterior. Assim, PIETRO é quem efetiva a transação financeira, valendo-se sempre de KURT PICKEL e dos doleiros sediados no Rio de Janeiro para operacionalizá-las.

Sua liderança no complexo esquema de pagamento de supostas propinas, evasão de divisas e lavagem de dinheiro fica clara pela quantidade de informações apreendidas em seu poder. Seja na residência ou

136

Page 137: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

escritório, em papel ou em mídia, PIETRO foi o investigado que mais gerou provas a esta investigação.

Narramos durante o procedimento de interceptação telefônica a grande preocupação de PIETRO com as informações contidas no HD de seu computador. À época, ele foi flagrado solicitando a troca de seu disco rígido para evitar que os dados, mesmo já apagados, fossem capturados em eventual perícia técnico-policial.

Parte do conteúdo protegido pelo investigado foi apreendido e gerou a elaboração do Relatório de Análise de Mídia Apreendida da EQUIPE SP 14 – ITEM 16. Seu conteúdo será exposto no tópico relativo às Representações por instauração de inquéritos policiais, uma vez que nele há um sem número de indícios de crimes diversos, merecedores de investigações individuais e aprofundadas. Retrataremos agora as demais mídias apreendidas.

No Relatório de Análise de Mídias Apreendidas da Equipe SP 06 – Itens 03,52 e 53 está representada a agenda de contatos de PIETRO, encontrada na sala de DARCY FLORES. Nela constam os nomes de diversos doleiros, gerentes de contas bancárias no exterior, a numeração de uma conta corrente do Banco UBS AG cujo proprietário aparentemente é PIETRO e, por fim, instruções que DARCY passa para eventuais substitutas durante suas férias. Vejamos o conteúdo deste último documento:

137

Page 138: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Apesar da simplicidade, o documento supra é de vital importância para demonstrar (i) a liderança de PIETRO no esquema criminoso, (ii) a titularidade de seus substitutos – FERNANDO e DÁRCIO – e (iii) os cuidados INSTITUCIONAIS que eram tomados quando do recebimento de faxes de KURT PICKEL.

Outro Relatório foi produzido com base no item 2 do Auto de Apreensão da Equipe SP 06, um HD encontrado na mesa de DARCY FLORES. Várias informações lá encontradas são de suma importância, dentre elas destaco as seguintes.

138

Page 139: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Trata-se de dados do contato GEANFRANCO PERASSO onde consta o telefone CELULAR SIGILOSO do Senador EDISON LOBÃO, atual MINISTRO DE MINAS E ENERGIA.

Indicação da existência de seguro de vida norte americano em nome de PIETRO BIANCHI, que não está declarado em sua DIPF, configurando assim a incidência do art. 22, Parágrafo Único da Lei n. 7492/86:

139

Page 140: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Em uma pasta de arquivos deletados pudemos encontrar um série de cartas endereçadas à Banca Privada d’Andorra para movimentação da conta corrente 490024. Segue imagem de uma das cartas:

140

Page 141: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Os analistas elaboraram uma tabela condensando todas as cartas encontradas, que compreendem o período de 11/2008 a 02/2009 e apuraram uma movimentação de US$18.582.772,21 referente a esta conta corrente. Saliento que além desta conta, há documentação referente às de número 4900005 e 4900006, do mesmo banco.

O último Relatório elaborado com base nas mídias de PIETRO foi o do ITEM 01 do Auto de Apreensão da Equipe SP 06, um HD encontrado em sua sala.

141

Page 142: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Nele foram encontrados documentos relativos à empresa COINVEST LTD, sediada em Belize e pertencente aos acionistas da CAMARGO CORRÊA CARLOS PIRES OLIVEIRA DIAS, FERNANDO DE ARRUDA BOTELHO e LUIZ ROBERTO ORTIZ NASCIMENTO.

São dois documentos distintos. O primeiro consiste em fatura de pagamento de US$ 3.640.000,00 para a empresa ENCORE FINANCE. LIMITED, sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, cuja conta corrente é vinculada ao Banco UBS de ZURIQUE/SUIÇA. O segundo é uma declaração dos três acionistas supramencionados, reafirmando sua propriedade da empresa COINVEST LTD.

Por fim, os comentários a respeito dos documentos “físicos” apreendidos, especialmente em sua residência.

Às fls. 186, do Apenso XV, há um email endereçado para Tereza Fernandez, possivelmente uma secretária de PIETRO, em que a empresa INTERCAM, corretora de câmbio, informa que “valores acima de R$ 10.000,00 não podemos receber em espécie, terá que ser mesmo via Ted do banco do Sr. Pietro para a conta da Intercam, no Itau, Bradesco ou Real”. Esta frase mostra o costume de PIETRO de movimentar inclusive dinheiro próprio EM ESPÉCIE.

Ainda, às fls. 310 e ss., estão acostados documentos que comprovam a manutenção de conta corrente e investimentos, por PIETRO, no exterior, mais precisamente na Instituição Financeira GLC Partners Asset Management Limited, sediada em Dublin/Irlanda. Como dissemos acima, as DIPF’s de PIETRO indicam que ele não declarou nenhuma conta corrente/investimento no exterior, configurando assim o tipo penal do art. 22, Par. Único, da Lei n. 7492/86.

142

Page 143: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Além disto, foram encontradas duas listas na residência1 de PIETRO onde aparecem siglas de obras e valores a elas atrelados. Acontece que, em um caso, item 4 do Auto de Apreensão, seu conteúdo é composto por dados muito antigos, remontando aos anos de 1995 a 1998 e na outra lista, dados de 2000 a 2005.

Na parte mais “moderna” há apenas valores e siglas de obras sem qualquer comentário manuscrito que pudesse indicar de forma mais clara e precisa seu real significado.

Na outra tabela, apesar de constar além das siglas e valores, nomes de pessoas de dentro e fora da CAMARGO CORRÊA, seu conteúdo é por demais antigo e também de difícil análise, já que não há dados suficientes que pudessem levar à exata compreensão de seu conteúdo. Ademais, seu conteúdo foi encaminhado ao TCU para análise.

Comentários mais aprofundados sobre os documentos referentes a PIETRO GIAVINA BIANCHI podem ser encontrados nos Relatórios de Análise de Material Apreendido – Mídia, da Equipe SP 06 (acima hiperlinkados) e no Relatório Parcial, bem como no final do tópico das representações pela instauração de novos inquéritos policiais.

1 Itens 3 e 4, do Auto de Apreensão da Equipe SP 14 – fls. 014, do Apenso XV.143

Page 144: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

10.DOS DEMAIS AGENTES

As buscas e apreensões no endereço ocupado pelo Grupo CAMARGO CORRÊA forneceu elementos de provas relacionados a outros funcionários que não apenas os inicialmente envolvidos.

As mídias apreendidas em salas ocupadas por terceiros também carrearam informações relevantes para a presente investigação e serão descritas neste tópico.

CARLOS FERNANDO NAMUR

Diretor Superintendente de Infra-Estrutura Internacional, NAMUR foi objeto do Relatório de Análise de Material Apreendido – Mídia Equipe SP 06, item 55.

Nele encontramos diversos email’s trocados com funcionários do Grupo CAMARGO CORRÊA sediados no Exterior. Assim, a maioria dos documentos trata de assuntos relacionados às obras do Peru e dos países da África.

Tratam em outras correspondências sobre a sucessão presidencial no Peru, no ano de 2006. Discutem o apoio financeiro que darão e as vantagens e desvantagens políticas desses atos.

Em outra oportunidade, fls. 21 do Relatório, discutem acerca da corrupção em Angola e os custos para a CAMARGO CORRÊA. Tratam a corrupção como “CUSTO POLÍTICO”, afirmando que em Angola ele é de 10% do lucro. O autor do email – RODRIGO MONTEIRO – diz ainda que o “custo político” do Brasil “gira em torno dos 5% do faturamento” (em suas próprias palavras).

144

Page 145: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Uma última informação que saliento deste Relatório é o conteúdo de fls. 55. Trata-se de indício de que NAMUR seja titular de conta corrente no exterior.

SANDRA NAKAKURA

Aparentemente SANDRA trabalha com JOÃO RICARDO AULER, Diretor da CAMARGO CORRÊA. A maioria dos emails retratados no Relatório de Análise de Material Apreendido da Equipe SP 06, item 79, advindos de um CD encontrado em sua sala, são titularizados ou destinado a AULER.

Os assuntos tratados são os mais diversos. Logo às fls. 02 e 03 do Relatório, aparece uma discussão acerca de um mútuo entre a CAMARGO CORREA e a CONSTRUTORA NORBERTO ODEBRECHT. Diversas estruturas financeiras para pagamento são discutidas, inclusive uma que se valeria de empresas off-shore.

Às fls. 20 e ss. do Relatório, há um email tratando da licitação do Metrô de Salvador e formas de várias construtoras participarem da obra, matéria já tratada no Relatório Parcial. Assim, sugiro o encaminhamento das fls. apontadas para a Ação Penal respectiva.

Da fl. 22 em diante aparece uma seqüência de correspondências e arquivos tratando de ELEIÇÕES. Por não ser o escopo deste IPL, tais informações farão parte da Representação por compartilhamento de dados com o TSE, para providências cabíveis.

AELOS FUND

Em alguns locais dentro da sede do Grupo CAMARGO CORRÊA foram apreendidas mídias que indicam a existência de um fundo de

145

Page 146: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

investimentos denominado AELOS FUND LTD, atrelado ao Banco Goldman Sachs das Ilhas Cayman. Vide fls. 674 e ss. do Apenso XXIX.

Às fls. 734 consta um demonstrativo de saldo junto ao fundo, da pessoa jurídica TRELAWNEY INC., representada por PAULO MAZZILI, apontando para a quantia de 174.518.749,20 (moeda não especificada, provavelmente dólares norte-americanos).

Na seqüência, às fls. 736, aparece a posição de outra empresa, representada pelo mesmo PAULO MAZZILI, endereçada também na sede da CAMARGO CORRÊA, no valor de 40.042.119,84.

Nas folhas seguintes aparece uma série de outras empresas, todas representadas por MAZILLI, Diretor da CAMARGO CORRÊA DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO, com sede no endereço da Av. Juscelino Kubitschek/R. Funchal, apontando suas posições junto ao AELOS FUND, dando a entender que se trata do local onde o GRUPO abriga o dinheiro no exterior.

Vide também documentos encartados às fls. 3122 a 3127, do Apenso X, que também dizem respeito à TRELAWNEY.

Saliento que aparentemente estas empresas pertencem aos três conselheiros FERNANDO ARRUDA BOTELHO, LUIZ ROBERTO ORTIZ NASCIMENTO e CARLOS PIRES OLIVEIRA DIAS, casados com as três filhas de SEBASTIÃO CAMARGO, fundador do Grup o investigado.

146

Page 147: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

11. REPRESENTAÇÕES PARA INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITOS POLICIAIS

Durante a fase inicial das investigações, noticiamos dois diálogos (i) entre PIETRO BIANCHI e FERNANDO DIAS GOMES e (ii) entre este e DARCIO BRUNATO, que mencionavam a existência de uma pasta e de pendrives que teriam informações acerca de doações a campanhas políticas.

Pois bem, o cumprimento das Buscas na residência de PIETRO GIAVINA BIANCHI trouxe aos autos dois pendrives com farto material. Também em sua sala, na sede do Grupo CAMARGO CORRÊA, foi encontrada uma pasta com diversos documentos pertinentes.

Consigno que a presente investigação iniciou-se única e exclusivamente para apurar crimes financeiros e lavagem de dinheiro, foco este mantido durante todo o tempo.

Subsidiariamente, durante a fase inicial das investigações, surgiram diálogos apontando para a existência de financiamento para campanha eleitoral de políticos e partidos, das mais variadas legendas, apoiados pelo Grupo CAMARGO CORRÊA.

Acontece que nos deparamos também com indícios de que tais doações poderiam ter sido feitas de forma ilícita, já que em alguns documentos elas apareciam relacionadas a licitações de obras públicas.

Em alguns dos documentos relacionados, face a evidente incompetência deste juízo, realizamos apenas pesquisas em fontes abertas, notadamente a internet. Isto foi feito como forma de esclarecer melhor o

147

Page 148: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

conteúdo do documento apresentado, traçando possíveis relações com as obras apontadas e permitindo o envio das informações à Justiça competente.. Para entender as informações obtidas na documentação apresentada a seguir faz-se necessário esclarecer que PIETRO mantinha uma forma peculiar para tratar as obras, referindo-se a elas por meio de siglas.

O primeiro documento relacionado foi apreendido no computador utilizado por DARCY FLORES ALVARENGA, Secretária de PIETRO. Trata-se de tabela onde aparecem siglas para identificar obras e/ou pessoas físicas/jurídicas.

Eis o documento:

ORDEM ALFABÉTICA POR SIGLAS, COM O NOME

AAA ADRUABA Autoban ObraACL AclimaçãoACO AlcoaAC00 Aeroporto de CongonhasACP CPTMAEE DAEEAGU TPS 3 - GrsALC AlcântaraALT Alteamento de TaiaçupebaALW Walter FeldmanARA Pará - HospitalARE REPLANARG ArgentinaARO RodoanelAVE Aeroporto de VitóriaBNR Br 101 (Nova)BNP BR 232 -Pernanmbuco (estrada)BOL Bolivia-Roboré - El CarmenBOM Metrô BHBOR DER- BoraBRA PETROBRÁS - GasbolBRG Barra GrandeBRM Metrô Brasilia

148

Page 149: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

BSP CESP - BaciaBSPP CESP- Ponte PaulicéiaBUK Boulevar JKCAE CEDAE- CNECCAES CENEC-CEDAE SÃO 91CAI CaieirasCAM Campos NovosCAN CanoasCAR Carretera de Chiclayo (Perú)CAS COMGÁSCBC VBCCBM DER -Baurú-MaríliaCBP Bauru- PREF.CBR CNEC BR 101CCA CAVO _ CuritibaCCI Terreno ItautecCEC CNEC - CDHUCEL Camargo Correa Elétrica (CCSA)CEF CNEC FiscalCJU CNEC JustiçaCOG COMGASCOM Metrô - CuritibaCOM Continental CONL Continental LevesCOS COSIPACPG Camargo Politico GenéricoCPO CNEC - PolCQU Coral QueimadoCRC CAVO - Rio ClaroCRT CAVO - TatuapéCSF Colombia - San FernandoCSP CESP - Claim cartaCT Calha - TietêCTF Calha Tietê- folhaDAM Adamantina DRDAJ DAE JundiaíDBE - Cesp - DebênturesDCP CPTM - Metr DiretDEP CPA - DeputadosDES DesenvaleDIC CCDI - PrédiosDIP CCDI - PraiaDMAB CNEC - Denit meio Ambiente BR 101DNO GuadalupeDPB Dutos PetrobrásDSC Santa Catarina - DiversosDTU Tuc Diret CEBH Extra - BHEDF CNEC -FDE (Fundação Desenv Escolar)EMO EMOP (Rio)

149

Page 150: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

EMR Equador - MazarEQM Equador - MercadoERA CERAM (RGS)EST EstreitinhoETA Ete Alegria 2ETU Tucuruí - EclusaFCA CAVO - folhaFCH Foz ChapecóFFF Fura FilaFLO FlotaçãoFOM Metrô FortalezaGAP Angra II GeralGCR Gaseoduto Campinas/Rio de JaneiroGEM EMURB - Paulo RibeiroGEO AEO GrsGGO REAGOGIP PeruGPA Rod ParanáGPG Praia GrandeGRL Rod. LagosGTU Tuc GeralGUA GuarapirangaHAB SEHABHGI JirauHTU T.C.UHUA Estação Tratamento - Perú - HuachicaICC CCDIIGO MogiIND Guarulhos - politicoINT InteroceânicaISA Santa Isabel ISP Irani - CESPITA CAVO - ItúJAC JacareíJCP CPTM - JustiçaJES JauenseJUB Jurubatuba - PonteKAK Fator K - KubitischeckLAC VALEC- Norte - SulLBF BR 101- L 6LBH BR 101 - L 8LEC VALEC- LHA Calha IILHO CAVO - Lixo Hospital LLB Lagoa Bara- Rio de JaneiroLON Entrada Interpax (PMV)LSP CAVO _ Concessão do Lixo São PauloMAE SANASA - Advogados TCEMAP Angra II Med.MAR Maranhão

150

Page 151: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

MAS SANASA - MedMCP CPTM- Metr. Pres CartaMGP Cuiabá Politico (fazendas)MGR MachadinhoMIC Miguel ColassuonoMGRE Machadinho EnergiaMMM Minist.Min EnergiaMSP CESP Pres. MedMST odernização de EstreitoNCF Camargo Correa FiscalNDL PETROBRÁS Dutos NordesteNEC SABESP-CNECNGO Nelson Gov.NHO CNEC EstreitinhoNNN Camargo GeralNTI DNITNTIEN DENIT NORDESTEOIT LEI 8200OLA AngolaOSA OsascoOTD Osório-Torres - DNERPAN Panamericano (Olimpíadas)PCA CAVO- Pref. SPPEC CNEC -ProdeagroPEO ChapecóPDD BANCO SANTANDERPGG Palacio Gov. BPHD Predio da HondaPIR PiracicabaPJU Prefeitura de JundiaiPLV Prefeitura de SPPMM Metrô de São Paulo L4PMS Convenio PMSP x DERSAPMT PERU - PontePPP CCMPPU PERU _ Projetos Novos -InteroceânicaPRA Prefeitura de CampinasPRD PETROBRÁS-Recuperação de Dutos NordestePRN Ponte - Rio NegroPSC CESP Campanha PolíticaPSL CSC - Ricardo/FundoPSM METRO- SP - Anel ViárioPSP CESP - PPVPSU Suape- PernambucoPVO Porto VelhoPPT PT PolíticoRCG Campo GrandeRED DERREC CAVO - RecifeREM Metrô-Recife

151

Page 152: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

RIM Metrô - RioRMA Rio MadeiraRRG DAER- RGSRNE Rio Negro - PonteROG ONG RioRSP Rio de Janeiro - Esporte PlazaSAA SANASA - TCESAD CCSA - DiversosSAF SANASA - folhaSAG CCSA - Geral (Guto)SAH SANASA - AnhumasSAJ JariSAM Metrô- SalvadorSAP CCSA - Pol. FederalSBA SABESP -ProgramaSBB SABESP BiritibaSCC CCSE - Campos NovosSCE CCSESDE EDSSFC Serra do FacãoSFR Trtansposição São FranciscoSIM SABESP ItaiçupebaSJS Jardim SulSMM São Miguel ( SABESP)SOS SorocabaSPMA CESP - AmbSPMA CESP - Min. Publ.SPMT CESP - Gov MTSPP CCSA - PolíticoSSP CESP - SindicatoSUA Porto de SuapeTBS Taboão da SerraTCA CCTRANS - a BandTCD CCTRANS - DutraTCG CCTRANS - GeralTCP CPTM - TCETCS CCTRANS - Trib. Contas Est.TEB Pacote EB + RCTEC termoaçuTGG TCE - SinguaruTEL TermosulTIR Pref. ItirapinaTLD Ponte Três LagoasTPP Térmica de PiratiningaTHAB SEHAB (T.C.M)TPT TRANSPETRO - NavalTRM CPA (RM) Irmão MetralhaTRO TRANSPETROTSP CESP - (TCE)TTB Bicudo

152

Page 153: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

TUB Metrô POA - TRANSURBUEC CEU _ PrefeituraURP FURPUTM EMTU- Corredor NoroesteVCA CAVO - PoliticoVEL EL Guapo - VenezuelaVOL Vila OlímpiaVMC PMV

O resultado da análise dos documentos apreendidos em poder de PIETRO á uma série de Representações, abaixo formuladas, que têm por escopo aprofundar em autos próprios as investigações dos indícios encontrados, respeitando-se a competência constitucionalmente imposta para a tramitação de cada uma delas. Ademais, caso investigássemos estes indícios no presente IPL, a Operação CASTELO DE AREIA perderia seu foco e sofreria atrasos inevitáveis.

Pois bem, cada Representação é precedida por um título simbólico que a individualiza, tendo seu contudo descrito logo a seguir. Saliento que a numeração de fls. apresentada se refere, em regra, ao Apenso XXIX. Caso pertença a outro Apenso, será feita referência a ele.

De se mencionar que, apesar de vários documentos retratarem obras no PERU, PANAMÁ, EQUADOR e outros países, não os mencionaremos neste Relatório Final. Isto porque a justiça brasileira carece de competência para investigar fatos ocorridos fora do território nacional.

153

Page 154: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

FERNANDO ARRUDA BOTELHO - CARLOS PIRES OLIVEIRA DIAS e LUIZ ROBERTO ORTIZ NASCIMENTO

FERNANDO é casado com uma filha de SEBASTIÂO CAMARGO (Rosana), fundador do Grupo CAMARGO CORRÊA. Ele pertence ao Conselho de Administração.

Nos Relatórios de Análise de Mídia das Equipes SP 03 e 06, fls. 429, 437/440, do Apenso XXIX, encontramos indícios de que ele mantém conta no Banco UBS de ZURIQUE/SUIÇA e teria feito uma transferência internacional de valores para Affonso de Alencastro Massot, em Praga.

Apurou-se ainda que ele, juntamente com CARLOS PIRES OLIVEIRA DIAS e LUIZ ROBERTO ORTIZ NASCIMENTO, é sócio da empresa COINVEST LTD, que teria pago uma fatura de US$ 3.640.000,00 para a empresa ENCORE FINANCE. LIMITED, sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, cuja conta corrente é vinculada ao Banco UBS de ZURIQUE/SUIÇA.

CARLOS PIRES OLIVEIRA DIAS é membro do Conselho de Administração e Vice Presidente do Grupo CAMARGO CORRÊA. A mídia apreendida em sua sala originou o Relatório de Análise de Material Apreendido – Mídia da Equipe SP 03, acostado às fls. 425, do Apenso XXIX.

Nele aparecem duas ordens de transferência bancária internacional e demonstram a propriedade de conta corrente estrangeira, informações estas complementadas pelo conteúdo dos Apensos III e IV, onde outros documentos também retratam a manutenção de contas no exterior.

154

Page 155: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Ainda, no Apenso III há farta documentação retratando a compra e venda de obras de arte de valores suntosos, por parte de LUIZ ROBERTO ORTIZ NASCIMENTO – também membro do Conselho de Administração - havendo inclusive menção de pagamento “por fora” – vide fls. 315. Além disto, há documentos indicando a existência de contas bancárias no exterior em seu nome, não sendo possível neste momento apurar se há ilicitude nesta conduta.

Assim, visando apurar os fatos relativos à manutenção de contas correntes no exterior, que demandará outras medidas investigativas, represento pela instauração de IPL, instruindo-o com cópia das folhas 425, 429, 437/440, do Apenso XXIX, além do conteúdo dos Apensos III e IV.

155

Page 156: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

PREFEITURA DE CAIEIRAS

No documento acima há um manuscrito datado de 18.06.08 que cita o nome da CIA MELHORAMENTOS e da cidade de Caieiras.

156

Page 157: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

De acordo com pesquisas em fontes abertas apuramos que a CAMARGO CORRÊA negociou terreno de propriedade da MELHORAMENTOS, em CAIEIRAS, a fim de lançar empreendimento imobiliário.

O manuscrito menciona o valor de R$ 2.100.000,00 que seria pago em 4 parcelas de R$ 525.000,00. Ao lado deste montante figura a seguinte expressão: “contrapartida aprovação lei de zoneamento caieiras”.

Logo abaixo desta expressão aparece o seguinte manuscrito: “Pres da câmara de caieiras KF” e “ Séc de segurança WP”.

Apurou-se que o nome do Presidente da Câmara Municipal de Caieiras é CLEBER FURLAN, e do Secretário de Segurança do Município WLADIMIR PANELLI.

Em consulta na internet podemos verificar a existência de uma ADIN datada de 19/08/2008 visando a inconstitucionalidade da Lei Municipal n° 3983, de 11 de abril de 2007, de Caieiras, que diz respeito ao Zoneamento Urbano daquele município. A íntegra da ADIN pode ser consultada no seguinte endereço:

http://www.mp.sp.gov.br/portal/page/portal/Assessoria_Juridica/Civel/Controle_Constitucionalidade/Adins_PGJ_Iniciais/ADINI-39691-08_19-08-08.htm

Em outras páginas da internet encontramos menção à atuação de CLEBER FURLAN e WLADIMIR PANELLI, dentre elas podemos citar as seguintes:

http://www.rnews.com.br/textos.asp?codigo=20362http://jornalregionalnews.com.br/textos.asp?codigo=19138http://www.caieiraspress.com.br/noticias.php?acao=mostra&id=424http://www.caieiraspress.com.br/noticias.php?acao=mostra&id=317

157

Page 158: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Assim, com base nos documentos apreendidos, que indicam a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de IPL, perante o juízo competente, instruindo-o com cópia de fls. 938, 939 e 1202, do Apenso XXIX.

158

Page 159: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

METRÔ DO RIO DE JANEIRO - RIM

O documento acima apresenta relação de valores e obras na data de 05.06.2008. Dos valores acima podemos destacar o de R$ 167.500,00 ligado à sigla RIM (identificada como Metrô do RJ).

Conforme o manuscrito, este valor corresponderia a 5%2 de R$ 3.350.000,00, sendo que a seu lado está aposta a data de 26/05/2008. Por fim, lê-se o prenome “Wilson” junto do montante de R$ 167.500,00.

Ao lado deste valor surge manuscrito o nome WILSON.

2 Faço menção às fls. 139 deste Relatório Final, no tópico sobre Carlos Namur, onde trato de uma correspondência encontrada afirmando que o “custo político” do Brasil seria de 5%.

159

Page 160: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Nas fls. 952 e 969 há outras referências ao mesmo assunto. Vejamos esta última, onde aparece o manuscrito “Secret. Gov. Wilson”:

A expressão Secret. Gov Wilson” poderia fazer referência a WILSON CARLOS DE CARVALHO, Secretário de Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Link: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2006/11/22/286752950.asp

Assim, com base nos documentos apreendidos, que indicam a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de inquérito policial, no foro competente, instruindo-o com cópia de fls. 197, 268, 269, 270, 325, 328 e 329, do Apenso VII e 938, 942 952, 969, 1137, 1188 e 1189, do Apenso XXIX.

160

Page 161: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

COMPRESP - CCD

Trata-se do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.

161

Page 162: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

CCD é a sigla referente à empresa CAMARGO CORRÊA DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO.

O documento mostra uma série de valores ligados a nomes de pessoas, fatos e datas.

Tais anotações mostram que poderia haver algum tipo de remuneração às pessoas que menciona, pelos “serviços” apontados.

Alguns sites da internet trazem notícias a respeito de mudanças na lei de zoneamento de São Paulo, que poderiam relacionar-se com o manuscrito apreendido.Vide links abaixo:

http://saopaulorestaurada.com.br/conpresp-ira-rever-areas-tombadas/http://www.interengeconst.com.br/noticias.asp?id=60&tabela=tbl_noticiahttp://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/02/19/conpresp_vai_votar_revisao_de_areas_tombadas_1196744.htmlhttp://parquedaaclimacao.zip.net/http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/04/29/sp_desapropria_terreno_para_o_parque_da_aclimacao_1291483.htmlhttp://retransmitir.blogspot.com/2008/11/batalha-entre-imobilirias-e-rgos-de.htmlhttp://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/Ata_428_RO_22-04-2008_1210695722.pdfhttp://www.secovi.com.br/noticias/arq_not/ResolucaoConpresp1.pdfhttp://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/Lei_14_1209564270.719

Assim, com base nos documentos apreendidos, que indicam a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de inquérito policial, no foro competente, instruindo-o com cópia de fls. 940 e 941, do Apenso XXIX.

162

Page 163: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

DNIT e TCU – ECLUSA DO TUCURUÍ

A obra da Eclusa do Tucuruí é representada pela sigla ETU. Em diversos manuscritos encontramos menção a esta sigla. Vejamos.

Comecemos pelo abaixo retratado, acostado às fls. 942:

O documento supra refere-se à obra da ECLUSA DO TUCURUÍ (ETU). Aparentemente, ele faz menção ao suposto recebimento da 2ª parcela, de um total de 05, no valor de R$ 45,0 Milhões.

163

Page 164: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

O manuscrito cita como “compromisso” o valor de R$ 500 mil, ligado a PAGOT (possivelmente o DIRETOR GERAL DO DNIT, LUIZ ANTONIO PAGOT) e ao partido PP. Abaixo colaciono notícia publicada na internet que trata do assunto:

http://www.prt22.mpt.gov.br/clipping/clipping250509.pdf

“FOLHA DE S. PAULO BRASIL 25/05/09

Ministro do TCU favorece diretor do Dnit em decisões

Apesar de excluir em junho passado o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) da lista de órgãos públicos cujos processos deve julgar, o ministro Augusto Nardes, do TCU (Tribunal de Contas da União), foi relator de três decisões favoráveis ao diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, de novembro passado a maio deste ano.

O ministro pediu ao próprio TCU a exclusão porque seu irmão Cajar Nardes foi nomeado gerente de projeto no Dnit em abril de 2008. Cajar tem ligações com Pagot desde 2005, quando os dois eram secretários de Estado em Mato Grosso, diz a assessoria do Dnit.

Nardes afirma que se declarou impedido para julgar processos relativos apenas "à atividade-meio" do Dnit, ou seja, assuntos administrativos, como contratação de pessoal, aquisição de bens e serviços.

O impedimento, porém, não se estende à fiscalização de obras do órgão, diz o ministro. Por e-mail, Nardes negou favorecimento a Pagot, afirmou que assumiu vaga no TCU por indicação de seu partido (PP) e contrariando os interesses do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (leia texto nesta página).

De dois em dois anos, cada ministro do TCU recebe por sorteio uma lista de órgãos públicos cujos processos deve julgar no tribunal.

164

Page 165: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

De acordo com sua assessoria, Nardes solicitou em junho de 2008 "alteração na referida lista, de modo a excluir dela o departamento [Dnit], permutando-se com outra entidade, o que foi feito pelas instâncias técnicas da corte".

Na principal decisão relativa ao Dnit, em dezembro passado, Nardes mudou seu entendimento anterior, ao julgar processo movido por Pagot, e permitiu à Camargo Corrêa obter um pagamento extra maior no contrato para a construção da eclusa da hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, obra incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O limite passou de R$ 62 milhões para R$ 155 milhões. O obra foi citada na Operação Castelo de Areia, que investiga a Camargo Corrêa por suspeita de remessa ilegal, superfaturamento de obras públicas e doação ilegal a partidos. A empresa nega qualquer crime.

Funcionário da Camargo Corrêa e citado na operação, Guilherme Cunha Costa, conforme revelou a coluna Painel, atuou para que o ex-deputado Nardes fosse nomeado ministro do TCU, em 2005.

Outras duas decisões de Nardes sobre o Dnit são de caráter mais técnico. O ministro acatou no dia 13 de maio as justificativas de Pagot relativas à obra de acesso da rodovia BR-101 ao porto de Itajaí (SC) e decidiu pelo arquivamento.

O TCU tinha apontado irregularidade grave pelo fato de o contrato não ter sido registrado no Siasg (Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais), uma das condições para pagamento de obras por órgãos públicos.

Em decisão de novembro, Nardes aceitou argumentos de Pagot sobre o cálculo do preço de cimento asfáltico para obra na rodovia BR-381, em Minas Gerais. O TCU disse que houve superfaturamento e determinou redução para R$ 1.659,52 a tonelada. A pedido de Pagot,

165

Page 166: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

o valor será aplicado sobre o que exceder as 10.349 toneladas previstas no contrato.

Nardes nega que tenha cometido irregularidade

O ministro Augusto Nardes afirmou que não faz "concessão para beneficiar este ou aquele colocando interesses pessoais e/ou familiares acima dos interesses do país". Nardes disse ainda que foi indicado ao cargo de ministro do TCU pelo seu partido (PP) por sua atuação como deputado.

"Vim para o TCU contrariando os interesses do presidente da República, que acompanhou a derrota de seu candidato através do voto direto no Congresso Nacional." Segundo Nardes, Lula apoiou o ministro da Previdência Social, José Pimentel.

Por meio de nota, o Dnit negou favorecimento a Pagot e afirmou não haver "nenhum conflito de interesses, uma vez que ele [Cajar Nardes] não tem qualquer envolvimento com questões ligadas ao controle externo"”.

Esta notícia mostra a autorização de um pagamento extra à CAMARGO CORRÊA no valor de R$ 155,0 Milhões sugerido por PAGOT. Esta autorização teria partido de AUGUSTO NARDES, Ministro do TCU, que por sua vez é filiado ao partido PP, mencionado no manuscrito em questão.

Abaixo relaciono uma serie de links onde há informações relacionadas ao diretor do DNIT e a obra das Eclusas do Tucuruí:

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/05/25/ministro-do-tcu-favorece-diretor-do-dnit-em-decisoes-189348.asphttp://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?pag=old&idN=81318http://www.codomar.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=58:codomar&catid=1:ultimas&Itemid=18http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=1&idnot=731

166

Page 167: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

http://www.pnbonline.com.br/display.asp?id=33810http://jbas.wordpress.com/2008/10/19/luiz-antnio-pagot-vai-ao-senado-explicar-irregularidades-graves-em-obras-do-dnit/http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?cod_Post=62420http://www.ticontrole.gov.br/portal/page/portal/TCU/sessoes/atas/repositorio_atas/804135.PDFhttp://www.rej.am.br/index.php?mega=codigo_noticias&cat=13&cod=7083http://planogeral-marcosrocha.blogspot.com/2009_04_01_archive.htmlhttp://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias-do-site/patrimonio-publico-e-social/mpf-denuncia-deputado-ex-diretor-do-dnit-e-camargo-correa-por-desvio-de-recursos-das-eclusas-de-tucurui-pa/

Em pesquisa junto ao TCU verificamos que o Relator do procedimento que trata do caso supra é mesmo AUGUSTO NARDES, e o acórdão tem o número 3037/2008 – Plenário.

Junto aos documentos em papel apreendidos na sala de PIETRO encontramos o seguinte:

167

Page 168: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

E na seqüência deste manuscrito havia o seguinte email:

168

Page 169: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Ainda, há diversos manuscritos no sentido dos abaixo retratados, encartados às fls. 1174/1179 do Apenso IX:

169

Page 170: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

170

Page 171: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Os valores de 200, 70 e 100, relacionados respectivamente com as obras do RODOANEL, TCU e PAC aparecem compilados na seguinte tabela (fls. 1173, do mesmo Apenso):

171

Page 172: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

São percentuais ligados às medições, nas exatas competências do aporte de dinheiro público recebido pela CAMARGO CORRÊA.

Mas não é só à Obra da Eclusa do Tucuruí que o nome de NARDES aparece atrelado. NARDES é também o Relator do acórdão n. 2185/2007, do Plenário do TCU, em que decide que o repasse da verba federal destinada ao RODOANEL deveria ser liberada para o DNIT e a DERSA e, conseqüentemente, à CAMARGO CORRÊA, apesar das irregularidades apontadas pela equipe técnica do TCU.

172

Page 173: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Diante dos documentos apreendidos, que indicam a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela Instauração de IPL, no foro competente, para apurar as os fatos acima tratados, instruindo-o com cópia de fls. 942/945 e 1045 do Apenso XXIX, 184, 185, 197, 273, 274, 282/284, 290 e 322, do Apenso VII e 1173/1180, do Apenso IX.

173

Page 174: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

OBRA DE JURUBATUBA - JUB

Trata-se de obra de construção da Ponte de Jurubatuba, em São Paulo, Capital.

A tabela supra apresenta o valor de R$ 602.000 que aparentemente representa cerca de 3% do total dos valores recebidos pela obra a partir das medições de setembro/07 a Janeiro/08.

174

Page 175: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Chama atenção a informação manuscrita de que já teria sido pago o valor de R$ 500.000 em 28/04/2008. Há citação dos nomes de MARCELO BRANCO, que é Secretário de Infra-estrutura Urbana e Obras (SIURB) da prefeitura de SP e FLAVIO. O sobrenome de FLAVIO está pouco legível, mas vem sucedido da expressão “Sec. Geral do DEM”. Assim, acredita-se que possa se referir a FLAVIO COURI, ocupante do cargo mencionado.

Abaixo alguns links relacionados à obra do Complexo Jurubatuba e ao Secretário Marcelo Branco:

http://www.jabaquaraonline.com.br/jornal/279/2794.pdfhttp://www.joserolim.com.br/site/noti.php?id_noticia=35http://www.sampaonline.com.br/reportagens/complexoviariojurubatuba2007dez08inauguracao.phphttp://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=95419&c=201http://portalexame.abril.com.br/blogs/leisenegocios/20080218_listar_dia.shtmlhttp://www.blogdapaola.com.br/?tag=dem

Há ainda menção a pagamentos relativos a esta obra em outros documentos. Sendo assim, diante dos documentos apreendidos, que indicam a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de inquérito policial para apurar os fatos supra, no foro competente, instruindo-o com cópia de fls. 948, 949, 970, 971, 990, 1011, 1012, 1017, 1024, 1040, 1051 e 1057, do Apenso XXIX.

175

Page 176: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

ROBSON MARINHO - RM

Auditor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, esteve envolvido nas investigações a respeito da Multinacional Alston.

176

Page 177: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Na parte inferior do documento supra aparece menção ao valor de R$ 192.000 referente à sigla PMN. Esta sigla refere-se às obras da Linha 4 do metrô na Capital Paulista.

O valor total de R$ 192.000 é composto no documento da seguinte forma: “R$ 126.000 - CMr e R$ 66.000 -OG4”. Estas siglas ainda não estão identificadas.

Contudo, ao lado dos valores surge o nome de ROBSON MARINHO. Colaciono alguns links sobre ele:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI5417-15223,00-SO+ESTA+FALTANDO+UMA+CPI.htmlhttp://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2009-08-02_2009-08-08.htmlhttp://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u606896.shtmlhttp://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1259399-10406,00-EXINTEGRANTES+DO+GOVERNO+DE+SP+TEM+BENS+BLOQUEADOS.htmlhttp://www.novacorja.org/?tag=robson-marinhohttp://www.ptalesp.org.br/bancada_ver.php?idBancada=1303http://www.cut.org.br/content/view/16112/170/http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080605/not_imp184225,0.phphttp://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/blogs.asp?id_blog=3&id=%7BE09EB975-4D27-450B-8859-D4E18829E632%7D&data=200806

Chamam atenção ainda as reportagens abaixo. Elas relacionam “CM” como sendo CLÁUDIO MENDES, um sociólogo que atuou como lobista de empresas da área de energia junto ao governo paulista entre o fim dos anos 80 e 2004. Veja as reportagens:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esc%C3%A2ndalo_do_caso_Alstomhttp://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080706/not_imp201309,0.phphttp://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/colunistas/conteudo.phtml?id=779012&tit=O-Claudio-da-Alstom-e-o-garrote-tucano&tl=1http://blog.zequinhabarreto.org.br/2008/06/25/investigacao-sobre-alstom-foca-se-num-misterioso-claudio-mendes/

177

Page 178: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Em outra pesquisa chegamos à informação de que, o então presidente do Metrô, Luiz Carlos Frayze David, criou um Grupo de Trabalho para avaliar as propostas do Consórcio Via Amarela, o chamado GT.

Esse grupo foi criado em 10 de janeiro de 2005 e tinha como Coordenador MARCO ANTONIO BUONCOMPAGNO – GC 4. Veja no link abaixo a matéria completa:

http://www.metroviarios-sp.org.br/documentos/relatoriobancadapt.pdf

Outro documento encontrado no pendrive que menciona o nome de ROBSON MARINHO:

Em razão da documentação apreendida, que indica a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de inquérito policial, perante o foro adequado,

178

Page 179: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

intruindo-o com cópia de fls. 956, 957, 998, 1021, 1022, 1044, 1058, 1062, 1182 e 1183 do Apenso XXIX.

179

Page 180: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

HOSPITAIS NO PARÁ - ARA

A CAMARGO CORRÊA, em conjunto com a SCHAIN Engenharia, está construindo uma série de Hospitais no Estado do Pará. Diversas foram as menções que encontramos a estas obras nos pendrives apreendidos com PIETRO BIANCHI. Vejamos.

Este manuscrito (fls. 956, do Apenso XXIX) indica os valores de 286.854,29 associado à sigla PT e 130.258,79 à sigla PMDB.

Às fls. 958 consta outro documento que detalha os valores supra:

180

Page 181: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Na primeira parte do documento há uma planilha referente ao resumo de uma Proposta referente a Projeto denominado “CONTINENTAL WARE HOUSE”, cujos responsáveis seriam ALESSANDRO VIEIRA MARTINS e ED-LUIZ OTAVIO MICHIREFE, e cujo cliente é denominado CONTINENTAL.

181

Page 182: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Os nomes que surgem foram identificados como sendo:

MARDEN ROCIO NEVES - CPF: 946.003.256-72 Nasc.:08/12/1968 - KAISERALLEESTR. 2 HANNOVER 30175(CEP) CEP 70000000 EXTERIOR – EX

LUIZ OTAVIO COSTA MICHIREFE - CPF: 885.494.457-20 Nasc.: 21/06/1964. Seria o responsável pelo projeto. Não há mais informações acerca desta pessoa.

Não foi possível identificar ALESSANDRO VIEIRA MARTINS, relacionado como responsável pela Proposta, bem como, também não foi possível definir a que se relaciona efetivamente os dados levantados.

Na parte de baixo do documento há textos manuscritos, também relacionados à tabela do documento anterior, dando conta dos valores ligados a “PT” e a “PMDB”, sendo o primeiro no valor de R$ 286.854,79 a ser repassado na “Conta Internacional” e o segundo no montante de R$ 130.258,79, a ser repassado em São Paulo, com a determinação de se “esperar”.

Na parte tocante ao PMDB há a indicação do nome de JOÃO RASSI, identificado com JOÃO DANIEL RASSI, advogado especialista em direito penal, atualmente trabalha como professor Universitário.

O valor ligado à sigla PT está relacionado no documento a seguir.

182

Page 183: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Diante dos documentos apreendidos, que indicam a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de inquérito policial, perante o foro adequado, intruindo-o com cópia de fls. 286/289, do Apenso VII e 956/960, 988, 989, 1009, 1020, 1027, 1028, 1035, 1040, 1051, 1059, 1063, 1069, 1145 e 1146, do Apenso XXIX.

183

Page 184: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

ECLUSA DO TUCURUÍ

A obra da Eclusa do Tucuruí já foi mencionada acima.

Acontece que há indício de outros crimes a ela relacionados. Vejamos alguns documentos encontrados.

Nota-se na tabela principal acima a presença de algumas anotações manuscritas, onde podemos destacar o valor de R$ 500.000

184

Page 185: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

anotado ao lado do montante de R$ 1.000.000 referente à obra de sigla ETU (TUCURUÍ-ECLUSA).

Ao lado deste valor há indicativo do desmembramento do valor em duas partes, uma de R$ 300.000 e outra de R$ 200.000. Há ainda anotações com a palavra “Estreito” e “Recebido em 12 (IGM) L.T.” as quais não pudemos identificar.

Abaixo das tabelas há anotações manuscritas que dizem respeito à obra de sigla ETU (TUCURUÍ – ECLUSAS), relacionada a o que seria uma “Retomada” e que indicam que o recebimento acumulado por tal obra até então seria de R$ 76,0 Milhões, sobre o qual incidiria tributos de cerca de 7%, gerando uma Receita Líquida de aproximadamente R$ 71 Milhões. Deste valor há o cálculo de aproximadamente 3%, perfazendo um total de R$ 2,1 milhões.

O documento mostra que destes R$ 2,1 Milhões, R$ 1,0 Milhão está ligado às siglas PT e PMDB, à proporção de 50% cada. O manuscrito ressalta ainda alguns nomes: ASTROGILDO, reforçando a idéia da participação de ASTROGILDO FRAGUGLIA QUENTAL, afiliado ao PMDB e Diretor Financeiro da Eletrobrás e “ADM/PAU – PAULOCCI” o que nos leva a crer que esteja se referindo a ADHEMAR PALOCCI , diretor de Engenharia e Planejamento da Eletronorte. Outro nome que surge é o de PAULO FERREIRA.

No fim do documento, e um pouco mais apagado, aparece a expressão “Acordo de 3% dos pagamentos de Eclusa”.

A seguir links relacionados a ADHEMAR PALOCCI:

http://www.terra.com.br/istoedinheiro/408/economia/1719o_palocci_.htmhttp://www1.dnit.gov.br/arquivos_internet/imprensa/clipping29032007.htmhttp://www.dnit.gov.br/noticias/subrogacaohttp://www.provedor.nuca.ie.ufrj.br/provedor/empresas/eletronorte/eletronorte.htmhttp://br.groups.yahoo.com/group/listageografia/message/35153http://www.gentedeopiniao.com.br/ler_noticias.php?codigo=10070http://www.provedor.nuca.ie.ufrj.br/provedor/arquivos/ifes/IFE1739.htmhttp://www.famep.com.br/famep/municipio/noticia.asp?iId=56913http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=231680http://www.qprocura.com.br/clip-noticias/2005/54924/Palocci-ameaca-e-livra-o-irmao.html

185

Page 186: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

http://www.eagora.org.br/arquivo/Financiar-o-PT-d-lucro/http://www.al.ma.gov.br/paginas/noticias.php?codigo1=5759http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u72385.shtmlhttp://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/pf-propina-alstom-valdir-raupp-irmao-palocci-em-lista-apreendida/

A seguir alguns links relacionados a ASTROGILDO QUENTAL:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI14571-15223-1,00-O+GRUPO+DA+POLI+DE.htmlhttp://www.jornalpequeno.com.br/2009/4/7/Pagina104094.htm

Diversos outros documentos relacionados à Eclusa do Tucuruí estão encartados no Apenso XXIX.

Assim, com base na documentação apreendida, que indica a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de inquérito policial, no foro competente, instruindo-o com cópia de fls. 197, 273, 274, 282/284, 290 e 322, do Apenso VII e 961/963, 984, 1003, 1004, 1023, 1025, 1026, 1045, 1143 e 1184, do Apenso XXIX.

186

Page 187: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

METRÔ DE SÃO PAULO – PMN3

Em relação a esta obra específica encontramos indícios do cometimento de vários crimes. Tais indícios relacionam-se com o arquivamento de processos movidos contra o consórcio responsável pela construção da Linha 4 – acidente na Marginal Pinheiros, liberação de aditivos pelo Tribunal de Contas do Estado e modificações de projeto.

Vejamos os documentos acostados às fls. 971 e 972, do Apenso XXIX:

3 Saliento que foram encontradas várias tabelas de siglas e obras. Especificamente em relaçção à Obra do Metrô de São Paulo, em algumas delas, inclusive na que foi reproduzida neste Relatório Final, esta obra aparece com a sigla PM M . Nos documentos que retratamos aqui a sigla anotada aparentemente por PIETRO é PM N , vide fls. 189/194, do Apenso VII.

187

Page 188: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Os dois documentos supra relacionam-se à Obra da Linha 4 do Metrô, representada pelas siglas PMN lac MP, POL e Obra.

No primeiro documento as siglas referem-se aos seguintes valores: 60.000,00, 40.000,00 e 34.000,00, quantias estas repetidas no segundo documento.

188

Page 189: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Consta ainda do segundo documento, na parte ligada à sigla “MP”, a expressão “OBS: qdo for pedido o arquivamento”.

Os valores aparecem divididos por cinco, mesmo número de empresas formadoras do consórcio.

Na seqüência do documento e ainda fazendo menção a valores relacionados à obra da Linha 4 do Metrô de São Paulo, surge o montante de R$ 550.000 ligado ao manuscrito “POL”.

O terceiro manuscrito relacionado à obra da Linha 4 do Metrô de SP refere-se à Estação FRADIQUE COUTINHO - OBRA, desta mesma linha, que também teria apresentado problemas em Fevereiro/07, ensejando, naquele momento, a paralisação das obras. Vale ressaltar que neste caso o valor que aparece é de R$ 170.000, igualmente ser dividido por 05.

Às fls. 975 aparece o seguinte manuscrito:

189

Page 190: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

O documento supra relaciona-se à obra PSM (ANEL VIÁRIO – METRÔ SÃO PAULO). Nele aparece a sigla “E.B.”.

Considerando algumas citações em outros documentos, como o abaixo reproduzido, conclui-se que se trata de EDUARDO BITTENCOURT CARVALHO, ex-presidente e atual conselheiro do TCE-SP,

190

Page 191: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

uma vez que este seria um dos responsáveis pela liberação de pagamento de aditivos das obras no âmbito estadual.

Na seqüência do documento surge a menção ao termo CLEIMS – METRO L4. A grafia correta é CLAIMS, expressão usada para designar instrumento que restabelece o equilíbrio financeiro da relação contratual pactuada inicialmente com a administração pública. Em linhas gerais, trata-se dos aditivos aos contratos de prestação de serviços executados pelas empreiteiras.

Ainda com relação a esta anotação há a indicação do valor de R$ 5,0 Milhões, dividido em 03 parcelas. Vale destacar a informação de que as 03 parcelas que cabem à Camargo Corrêa totalizando R$ 1,0 Milhão estão atreladas ao bicho HIPOPÓTAMO.

Como já visto durante as investigações, a utilização de nomes de animais para identificar beneficiários de vantagens pecuniárias é prática corriqueira no âmbito da empresa.

Veja-se outro documento que menciona “Ed. Bitt”, ou EB:

191

Page 192: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

(fls. 992, do Apenso XXIX)

Ampliamos a imagem onde lê-se “Ed. Bitt” e “Roc Citadini”, as quais possivelmente indicam os conselheiros do Tribunal de Contas de São Paulo EDUARDO BITTENCOURT CARVALHO e ROQUE CITADINI.

192

Page 193: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Vários outros documentos tratam do mesmo assunto e apontam supostos crimes de corrupção. Estão eles nas seguintes fls.: 197, 199, 212, 214, 219/225, 251, 252, 258/261, 313, 318/320, 334, 337 e 338, do Apenso VII; e 971, 972, 974, 975, 976, 992, 993, 1003, 1004, 1014, 1021, 1022, 1025, 1026, 1027, 1035,1036, 1037, 1038, 1062, 1182 e 1183, do Apenso XXIX.

Assim, diante dos documentos apreendidos, que indicam a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de inquérito policial, perante o foro competente, intruindo-o com cópia das folhas acima mencionadas.

193

Page 194: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

PREFEITURA DE JUNDIAÍ

A CAMARGO CORRÊA celebrou acordo com a Prefeitura de JUNDIAÍ para recebimento de valores devidos e não pagos pela realização de uma obra naquele município.

Na residência de PIETRO BIANCHI, bem como em seus pendrives, foram encontradas diversas menções ao acordo.

Vejamos alguns documentos:

194

Page 195: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Este documento mostra a inscrição “P.M. Jundiaí (Acordo Judicial) seguida do valor da 13ª Parcela – R$ 473.500,00 e por fim a expressão “CUSTOS DIV” e a quantia de R$ 55.900,00 anotada ao lado.

A anotação do pagamento das parcelas do acordo se repete diversas vezes nos arquivos recuperados do pendrive de PIETRO. Às fls. 1187, do Apenso XXIX, encontra-se uma tabela discriminando cada uma das parcelas do acordo.

Nela consta ainda uma coluna dedicada ao “repasse ADV (10%)”, correspondente a 10% do valor da parcela corrigida.

Acontece que na residência de KURT PAUL PICKEL foi apreendido um manuscrito com a indicação do bicho MACACO atrelado ao valor de R$ 49.520,00. Vejamos a tabela mencionada:

195

Page 196: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Salientamos com duas flechas os valores que deveriam ser pagos ao “ADV”, praticamente o mesmo que o encontrado na casa de KURT PICKEL.

Após investigações, descobriu-se ser o MACACO a pessoa de nome JOSE ROQUE RODRIGUES DE LIMA CPF 700.998.398-49 R.G.7908204, Assessor Especial CC3 da Prefeitura de JUNDIAÍ.

196

Page 197: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Por fim, ressalto o documento acostado às fls. 219, do Apenso XV, onde aparece a inscrição “10% PF”, comumente utilizada para expressar um pagamento “Por Fora”. Vejamos:

Assim, em razão da documentação apreendida, que indica a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal,represento pela instauração de inquérito policial, instruindo-o com cópia de fls. 208, 210, 214/221, 223, 225, 226, 234, 237, 244, 248, 249 do Apenso XV, 950, 951, 956, 975, 984, 985, 998, 1001, 1005, 1122, 1128, 1186 e 1187, do Apenso XXIX.

197

Page 198: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

DNIT – BR 101

Menções ao DNIT já foram feitas no tópico da Eclusa do Tucuruí. Neste novo capítulo os documentos fazem menção a uma suposta ligação entre o DNIT e a obra da “BR – 101 – Ne”.

198

Page 199: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

...(ampliação)

O documento supra relaciona-se à sigla NTI (DNIT), referente à obra da BR 101 no Nordeste. Nele aparece o valor “560” precedido da anotação “Assinatura do Contrato (.7)”. Levando-se em conta o valor aposto ao lado do título: BR 101 Ne – 80.000, infere-se que seja 0,7% dele.

Aparentemente R$ 300.000 já teriam sido liquidados – “já foi” – e o restante, R$ 260.000, liga-se à rubrica “Saldo”. Este é o valor associado à “assinatura do contrato” e constante da tabela da página anterior.

Acontece que há outro valor mencionado na tabela: R$ 190.000,00 que também foi detalhado. Ele está logo abaixo da rubrica “MEDIÇÃO” e aparece como o resultado da aplicação do percentual de 3% do montante bruto de 6.339.

A expressão “Oper. Hilderaldo e Munhoz” foi identificada como sendo, respectivamente, HILDERALDO LUIZ CARON,

199

Page 200: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Diretor de infra-estrutura Rodoviária do DNIT e LUIS MUNHOZ PROSEL JÚNIOR, coordenador geral de construção rodoviária do DNIT.

Abaixo link que apresenta informações acerca de suplementação orçamentária relacionada a esta obra:

http://www.br101nordeste.com.br/ac_orc.php

Assim, diante dos documentos apreendidos, que indicam a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de inquérito policial para a devida apuração dos fatos, instruindo com cópia de fls. 980 e 981, do Apenso XXIX.

200

Page 201: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

RODOANEL SP - ARO

A obra do Rodoanel de São Paulo é identificada pela rubrica ARO. Diversas menções são feitas a ela. Vejamos.

201

Page 202: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

O documento mostra quatro valores mensais de R$ 416.500, com data inicial de 20.12.07, sendo que, conforme anotações acima a primeira parcela já teria sido paga.

Os valores estariam relacionados à obra do RODOANEL DE SP (ARO) e teria sido “acordado com a DERSA”. Ao lado do nome da Estatal figura a expressão “PAULO SOUZA”, identificado como sendo possivelmente PAULO VIEIRA DE SOUZA, Diretor de Engenharia da DERSA.

A seguir alguns links com matérias a respeito da obra do Rodoanel:

http://humbertocapellari.wordpress.com/category/jose-serra/http://www.prsp.mpf.gov.br/sala-de-imprensa/noticias_prsp/24-09-09-2013-ajuste-de-conduta-encerra-discussao-sobre-termos-aditivos-no-trecho-sul-do-rodoanelhttp://politicaetica.com/category/rodoanel/http://www.obra24horas.com.br/entrevistas/index.cfm?fuseaction=dsp_entrevistas_exibir&id_entrevista=%22%26%20P%20%0Ahttp://www.reacaoambiental.com.br/?p=726

A expressão “PAULO SOUZA” aparece em outros documentos, vejamos:

202

Page 203: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

203

Page 204: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

204

Page 205: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Como se vê, em várias passagens a menção à Obra do Rodoanel é vinculada à expressão TCU e PAC. Em relação ao PAC encontramos o seguinte:

Além do nome de PAULO SÉRGIO, lê-se também o nome de um parlamentar do antigo PL e atual PR (Partido da República): WALDEMAR DA COSTA NETO, além do prenome MILTON – sobrenome ilegível.

Assim, em razão da documentação apreendida, que indica a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal,represento pela instauração de inquérito policial, no foro competente, instruindo-o com cópia de fls. 197, 212, 214/216, 251, 252, 256, 257, 290, 296/299, 334, 339 e 340, do Apenso VII e 952, 953, 967, 980, 981, 988, 1014, 1031, 1115, 1130, 1132, 1151, 1152, 1191 e1194, do Apenso XXIX.

205

Page 206: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

CESP – PONTE PAULICÉIA

Várias são as rubricas relativas à CESP. Segundo a tabela de fls. 933/937, há BSP – CESP BACIA; BSPP – CESP Ponte Paulicéia; CSP – CESP Claim Carta; DBE – CESP Debêntures; ISP IRANI CESP;MSP – CESP Pres. Med; PSC – CESP Campanha Política; PSP CESP PPV; SPMA – CESP Amb; SPMA – CESP Min Público; SPMT – CESP Gov MT; SSP – CESP Sindicato; e, TSP CESP TCE.

Os documentos que fazem menção às siglas supra estão, em sua maioria, nos prendrives apreendidos em poder de PIETRO BIANCHI. Vejamos alguns dos documentos.

(fls. 977 – Apenso XXIX)

(fls. 986 – Apenso XXIX)

206

Page 207: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

O documento acima relaciona-se com o anterior. Na primeira parte há indicação do valor de R$ 20.000 relacionado à sigla PPV. Aparece manuscrito os prenomes “HABELO” e “BELLO”, relacionados a algum tipo de Assessoria Financeira em Energia. Não foi possível identificar tal pessoa.

O manuscrito logo abaixo diz respeito à obra BSPP (CESP – PONTE PAULICÉIA) e menciona o valor de R$ 80.000,00, ao lado da

207

Page 208: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

sigla “EA”. Além disso, logo abaixo aparece uma “OBS: Ass Aditivo Complementação do recurso”.

Em pesquisas na internet descobrimos que em 30.08.2007 teria sido assinado convênio para liberação de R$ 45 Milhões para a finalização da ponte sobre o Rio Paraná. Segundo notícias, dentre as pessoas que firmaram o documento estaria o deputado EDSON APARECIDO (PSDB-SP).

Diante disto, cremos ser lícito inferir que a sigla EA refira-se a EDSON APARECIDO.

Alguns links a este respeito:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=34352410http://www.sptrans.com.br/clipping_anteriores/2007/agosto2007/clipping310807/pagina1.htmhttp://www.perfilnews.com.br/noticias/impressao.asp?id=169136http://edsonaparecido.com.br/http://www.agenciara.com.br/index.php?id=13096http://joseluizpaivajornalismo.blogspot.com/2009/09/regiao-passa-dos-100-casos-de-gripe.htmlhttp://unisite.com.br/Politica/24297/Governador-Jose-Serra-e-deputado-Edson-Aparecido-liberam-trafego-da-ponte-sobre-o-Rio-Parana.xhtml

Por fim, a sigla MSP aparece novamente neste documento, ao lado do montante de 40.000, sem maiores informações.

Assim, diante dos documentos apreendidos, que indicam a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de inquérito policial, no foro competente, instruindo-o com cópias de fls. 969, 970, 977, 986, 994, 995, 1001, 1005, 1006, 1018, 1024, 1037, 1046, 1059, 1061, 1062, 1122, 1126 e 1127, do Apenso XXIX.

208

Page 209: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

AEROPORTO DE VITÓRIA

Esta obra da CAMARGO CORRÊA ganhou a sigla AVE. Vejamos alguns documentos encontrados que a mencionam:

209

Page 210: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

O documento supra traz em sua última parte um manuscrito relacionado ao valor de R$ 50.000 da obra AVE (AEROPORTO DE VITÓRIA).

Ao lado do valor aparece manuscrita a sigla RCG e o nome “RENATO CASAGRANDE”, conforme consta do próprio documento e colocado em destaque para melhor visualização.

Pesquisas em fontes abertas indicam que poderia tratar-se de JOSÉ RENATO CASAGRANDE, senador pelo PSB-ES, parlamentar defensor da retomada das obras de ampliação do aeroporto de Vitória, obra esta que foi suspensa em 2005 pelo TCU com indícios de superfaturamento

Abaixo links para discursos do Senador e sites que noticiam sua posição:

http://www.google.com.br/url?q=http://www.renatocasagrande.com.br/arquivos/File/PRONUNCIAMENTO%2520-%2520AEROPORTO_DE_VIT%25C3%2593RIA.doc&ei=vaX9SuHDA8aSuAf7zvTfCw&sa=X&oi=nshc&resnum=1&ct=result&cd=1&ved=0CAgQzgQoAA&usg=AFQjCNEcHBBbQpnZvl1noSOs6KFuPk4_Cg

http://www.direito2.com.br/asen/2008/ago/19/renato-casagrande-pede-conclusao-de-obras-no-aeroporto-de-vitoria

Assim, em razão do material apreendido, que indica a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de inquérito policial, no foro competente, instruindo-o com cópia de fls. 996, 997, 1034, 1049 e 1050, do Apenso XXIX.

210

Page 211: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

TRANSPETRO – TPT e TRO

Duas são as siglas relativas à Transpetro: TPT e TRO. Alguns documentos foram encontrados fazendo menção a elas. Vejamos.

(fls. 990, do Apenso XXIX)

(fls. 1014, do Apenso XXIX)

Além disso, no Apenso VII há documentos físicos apreendidos que também se relacionam à TRANSPETRO. São eles:

211

Page 212: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

(fls. 304, do Apenso VII)

(fls. 305, do Apenso VII)

A expressão “SM”, sucedida por um valor de R$ 291.000,00 poderia significar SÉRGIO MACHADO”, presidente da

212

Page 213: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

TRANSPETRO. Além disto, o endereço que lá aparece pertence ao conselheiro da Camargo Corrêa, FERNANDO DE ARRUDA BOTELHO.

Assim, diante dos documentos apreendidos, que indicam a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de inquérito policial, no foro competente, instruindo-o com cópia das fls. 304 e 305, do Apenso VII, 990, 1014, 1015, 1016, 1179 e 1180, do Apenso XXIX.

213

Page 214: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

HIDRELÉTRICA DE ESTREITINHO

Abaixo colaciono imagem de um documento que faze referência a esta Obra:

214

Page 215: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Nele podemos visualizar, por dias vezes – no alto e no rodapé da página – as expressões manuscritas “D. OP M MARCIO” e “ D. ENG CESAR”.

Pesquisas em fontes abertas indicam que pode-se tratar de MARIO MARCIO ROGAR, Diretor de Engenharia de Furnas e CESAR VAZ DE MELLO FERNANDES, Diretor de Construção de Furnas.

Assim, diante da documentação apreendida, que indica a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de inquérito policial, no foro competente, instruindo-o com cópia de fls. 273/277, do Apenso VII e 1023, 1031, 1033, 1139 e 1140, do Apenso XXIX.

215

Page 216: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

SANASA CAMPINAS

Dois documentos foram encontrados mencionando a Prefeitura de CAMPINAS/SP, são eles:

(fls. 986, do Apenso XXIX)

Nele aparece a expressão “VIC (Sec. Planej)” ligada ao valor de R$ 10.000,00. Pesquisa em fontes abertas indicam que VIC poderia ser VICENTE ANDREU GUILLO, à época Secretário de Planejamento.

216

Page 217: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

217

Page 218: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

No documento supra há menção ao nome de “AURÉLIO”, destacado acima para melhor visualização, que seria “Diretor”. Possivelmente refere-se a AURÉLIO CANCE JÚNIOR, Diretor Técnico da Sanasa em Campinas.

Assim, diante dos documentos apreendidos, que indicam a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de inquérito policial, no foro competente, instruindo-o com cópia de fls. 986 e 1058, do Apenso XXIX.

218

Page 219: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

METRÔ DE FORTALEZA

Obra comumente chamada de Metrofor, relacionada à sigla FOM. Vejamos o material apreendido que se relaciona a ela.

(fls. 209, do Apenso VII)

219

Page 220: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

O documento supra mostra o nome de “Danilo Fortes”, aparentemente se referindo ao Presidente da FUNASA e ex chefe de gabinete de Aldo Rebelo, “Sen. Inácio Arruda” e “Sen. Aldo Rebelo”.

No que tange a ALDO REBELO, saliento um email extraído do HD de NAMUR, onde encontramos o seguinte texto, escrito por ANTONIO CARLOS PORTUGAL:

“Estive pensando num outro caminho:1. Se, por acaso, nós demos algum apoio ao Dep. Aldo Rebelo (PCdoB/SP), Presidente da Câmara dos Deputados, a pessoa que o conhece e seja a ligação com o Grupo, poderia pedir para que ele falasse com o Embaixador Julio Montoya, REFORÇANDO o nosso pedido para audiência com o Pres. Chavez.Como todos são da mesma coloração ...2. Há um rumor, que ainda não confirmei, de que o Pres. Chavez estaria aqui em Brasília no próximo dia 14, quinta-feira, a convite do Sen. Renan Calheiros, Presidente do Senado, para participar da instalação do Parlamento do Mercosul. Neste caso, quem sabe se alguem nosso ligado a Renan ou Sarney poderia solicitar REFORÇO ? AbraçosPORTUGAL “

(fls. 524, do Apenso XXIX)

Somado a isto existem outros documentos encontrados em poder de PIETRO que também fazem menção a ALDO REBELO. Vejamos:

220

Page 221: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

(fls. 211, do Apenso VII)

Além disto, o monitoramento telefônico indicou conversa em 6 de março de 2009, entre KURT e DÁRCIO, mencionando encontro no Hotel Stamplaza, próximo à sede da CAMARGO CORRÊA, para entrega de 120.000, informação complementada pela escuta ambiental colocada na residência de KURT PICKEL. Ambas as conversas estão registradas no Relatório 032, do PCD n. 2008.61.81.000237-1.

221

Page 222: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Assim, diante dos documentos apreendidos, que indicam a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de inquérito policial, no foro competente, instruindo-o com cópia de fls. 199, 209, 211, 228, 230, 263, 265/267, 313/315, do Apenso VII e 524, 1136 e 1181, do Apenso XXIX.

222

Page 223: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

PARAISÓPOLIS

A CAMARGO CORRÊA é responsável por obra em Paraisópolis, São Paulo/SP. Em relação a esta obra encontramos alguns documentos na pasta de PIETRO BIANCHI. Vejamos:

(fls. 301, do Apenso VII)

223

Page 224: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

(fls. 300, do Apenso VII)

Este documento tem o título PARAISÓPOLIS e traz o valor das “Medições de Abril à Agosto/08”, no montante de 13.499.317. Sobre este total, o autor aplicou um percentual de 4% resultando na quantia de 539.972. Em seguida, subtraiu-se 390.00 do que aparentemente seria “Doação Oficial Campanha DEM”, resultando num “Saldo à Recolher” de 149.972.

Nota-se à direita do documento acima que aparece menção a “ELTON ZACARIAS (Sec da Habitação)”, possivelmente se referindo ao atual Secretário da Habitação da Prefeitura de São Paulo.

224

Page 225: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Assim, diante dos documentos apreendidos, que indicam a possibilidade da ocorrência dos crimes prescritos nos arts. 317 e 333, do Código Penal, represento pela instauração de inquérito policial, no foro competente, instruindo-o com cópia de fls. 290, 292, 293, 300, 301, 334/336, do Apenso VII e 1192, do apenso XXIX.

225

Page 226: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

CONSTRUTORAS

Impende mencionar que parte da documentação apreendida foi submetida à perícia do Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal.

Foram produzidos, até o presente momento, dois Laudos Técnicos que apontam para a existência de inúmeras provas e indícios de crimes como fraude a licitações e formação de cartel.

Acontece que as duas ações penais já intentadas decorrentes da Operação CASTELO DE AREIA apenas dizem respeito à Construtora CAMARGO CORRÊA4, não tendo ainda sido iniciada qualquer investigação para apurar a conduta das demais empreiteiras, supostamente co-autoras dos crimes noticiados.

O primeiro laudo elaborado, sob n. 900/2009 – INC/DITEC/DPF, abordou o tema da licitação do Metrô de Slavador e também de algumas outras obras de vulto.

Em suas conclusões, os peritos assinalaram:

“Realizado o exame dos documentos fornecidos, os peritos concluem que houve conluio entre os licitantes do metrô de Salvador e que há evidências da formação de conluio entre licitantes nas obras da linha 3 do metrô do Rio de Janeiro. Devido à existência de consórcios extra-oficiais ou composições societárias e operacionais diferentes nas obras

4 Com exceção da Ação Penal que tramita na Justiça Federal da Bahia, cujo objeto é a licitação do Metrô de Salvador, onde foram denunciadas também a Andrade Gutierrez e a Impregilo.

226

Page 227: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

da BR-101, lotes 6 e 8, e dos metrôs de Fortaleza e Brasília, os peritos consideram que há indícios de conluio se as empresas que compõem os consórcios extra-oficiais relacionados ou possivelmente existentes, nocaso da BR-101, participaram do certame dessas obras.Também foram verificados indícios de acordos entre empresas portuárias pela formação de uma “Banca de Portos”, abrangendo os portos de Alcântara, São Sebastião e Paranaguá e obras de derrocagem do rio Tietê.”

Já o Laudo n. 1493/2009 – INC/DITEC/DPF examinou documentação encaminhada e apontou indícios de superfaturamento em 8 diferentes obras que tiveram a participação da CAMARGO CORRÊA e outras na composição dos consórcios vencedores. Estas obras estão listadas nas fls. 07 do Laudo.

Além disso, os peritos apontaram a existência de indícios de irregularidades em diversas licitações, quais sejam:

• Construção do Atracadouro de Navios de Alcântara;

• Construção da UTE de CUBATÃO;

• Unidade de Coque e Unidades Auxiliares da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR);

• Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba; e,

• Modernização e Adequação do Sistema da Refinaria do Vale do Paraíba.

Portanto, com base no resultado dos LAUDOS TÉCNICOS de fls. 1127/1233 e 1238/1255, dos autos principais, REPRESENTO pela instauração de inquérito policial para apurar os fatos lá

227

Page 228: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

noticiados, em face de todas as construtoras apontadas em ambos os laudos, instruindo-o com cópia destes.

228

Page 229: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

CONCLUSÕES

A análise da documentação acima apresentada apontou para a existência de diversos delitos cometidos no âmbito da CAMARGO CORRÊA, todos com um denominador comum, PIETRO GIAVINA BIANCHI. Os principais delitos encontrados, todos em continuação delitiva, foram: crimes financeiros tais como evasão de divisas, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha.

A documentação aponta para a existência de uma contabilidade paralela, cujas receitas ilícitas provavelmente relacionam-se a superfaturamento de obras públicas. As saídas de caixa desta contabilidade estariam direcionadas ao pagamento de vantagens pecuniárias aos mais diversos agentes públicos, transações estas que ocorreriam tanto dentro quanto fora do país.

Caberia a PIETRO, com o auxílio operacional de sua secretária DARCY, a tarefa de controlar todo o fluxo de recursos destinados a controlar os gastos “por fora” referentes a cada obra, bem como atender às solicitações de recursos dos mais variados diretores do Grupo para “remunerar” agentes públicos de seu interesse.

Fica claro na documentação apreendida que esta contabilidade paralela funcionaria há muitos anos e que parte do dinheiro movimentado estaria fora do país, especialmente nas duas contas mantida junto à BANCA PRIVADA D’ANDORRA.

Como visto, o controle dos valores fica a cargo de PIETRO, que se vale dos serviços prestados por um grupo de doleiros residentes no Uruguai, cujo contato seria KURT PAUL PICKEL, para fazer chegar o dinheiro aos destinatários finais.

229

Page 230: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

O esquema de controle do pagamento de propinas funcionava da seguinte forma:

1. Diretores da Camargo Corrêa responsáveis por obras e/ou diretores da Holding negociam propinas com agentes públicos visando algum favorecimento em obras específicas, ou oferecem recursos a agentes políticos visando o favorecimento em obras atuais ou futuras;

2. Toda obra em que a Camargo Corrêa participava recebia uma sigla que era usada para identificá-la e facilitar o controle dos desembolsos autorizados por PIETRO;

3. PIETRO mantinha em arquivo a descrição do que seria cada uma das siglas;

4. Há em várias obras a indicação de “CUSTOS DIVERSOS” que não encontram relação com normas de contabilidade oficial;

5. Geralmente as supostas vantagens pecuniárias eram acordadas calculando-se um percentual do valor a ser recebido pela CAMARGO CORRÊA na execução da obra em 03 situações, quais sejam, (i) na sua escolha como vencedora de determinada licitação, (ii) na liberação de pagamentos retidos, e (iii) na autorização para pagamentos de aditivos, ou “clames”, propostos pela empresa. Em alguns casos ocorriam pagamentos fixos, relacionados, por exemplo, a fiscalização de obras ou a liberação de órgãos governamentais;

6. Os controles montados por PIETRO indicam os valores a serem pagos em determinada data, referentes a cada uma das obras em que havia necessidade de tais pagamentos;

230

Page 231: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

7. Ao que tudo indica, para cada pagamento era determinado um código, geralmente um nome de bicho que era uma senha utilizada entre o recebedor, PIETRO, KURT e os doleiros do Uruguai, que disponibilizavam os recursos em espécie para tais pagamentos;

A forma como o pagamento era efetivado pode ser descrita assim:

1. Uma vez feitos os ajustes a serem pagos, a CAMARGO CORRÊA, através de PIETRO e em algumas ocasiões de DARCIO BRUNATO ou FERNANDO DIAS GOMES, solicitava a KURT PICKEL o envio dos montantes em espécie para os portadores dos beneficiários;

2. KURT definia com PIETRO códigos/senhas para identificar o beneficiário dos pagamentos, geralmente valendo-se no nome de bichos;

3. KURT entrava em contato com os doleiros PACO/RAUL no Uruguai, combinando a entrega dos valores em Reais no Brasil;

4. PACO/RAUL enviavam fax a PIETRO com os dados das contas a serem creditadas no exterior para o fechamento da operação;

5. O fax era recebido por PIETRO ou sua secretária DARCY, que se encarrega de montar as chamadas “cartas”, que consistiam em uma correspondência para o Banco no exterior com os valores e os destinatários das transferências. Atualmente eram utilizadas duas contas na BANCA PRIVADA DE ANDORRA, relacionadas acima;

231

Page 232: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

6. Após redigir as cartas em seu computador DARCY as imprimia e excluía como forma de não deixar rastro desta informação5;

7. PIETRO então assinava as cartas, o que indicaria ser o mesmo o procurador legal da CAMARGO CORRÊA para estas contas e enviava o fax com a solicitação de transferência para a BPA;

8. Completada a operação, PIETRO tirava foto do fax recebido dos doleiros do Uruguai, bem como da respectiva “carta”, tomando cuidado para ocultar a assinatura neste documento, gravando em seguida a imagem em um pen-drive para seu controle pessoal;

9. Na seqüência, PIETRO destruía os faxes em uma trituradora de papel localizada na sua sala;

10. Em algumas situações havia contato telefônico entre KURT e PIETRO para checarem alguma divergência em pagamentos específicos. Também foram identificados documentos impressos por KURT do site da Banca de Andorra que seriam os comprovantes de tais pagamentos. Neste caso KURT tomou o cuidado de apagar o nome do titular da conta que teria enviado a transferência.

Uma das formas adotadas pela CAMARGO CORRÊA para abastecer suas contas sediadas no exterior era o pagamento de importações e/ou prestações de serviços fraudulentos, como as relacionadas à empresa.

Considerando as conversas interceptadas entre KURT e DÁRCIO, concluímos que este último seria o responsável pelo controle dos pagamentos em moeda nacional e aqui no Brasil, enquanto PIETRO teria a

5 As imagens das cartas foram recuperadas pelos peritos de arquivos “deletados” dos pendrives e HD’s.

232

Page 233: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

responsabilidade de efetivar os repasses no exterior e o controle contábil de todos os pagamentos. FERNANDO DIAS GOMES seria co-responsável juntamente com PIETRO, uma vez que atuava em substituição ao mesmo durante suas férias. Provavelmente FERNANDO e PIETRO sejam também procuradores das contas do Grupo junto à Banca Privada de Andorra.

As interceptações telefônicas, e principalmente o conteúdo dos arquivos encontrados no computador utilizado por DARCY, indicam que ela tinha conhecimento dos pagamentos no exterior, bem como daqueles realizados no Brasil.

Contrariando suas declarações nos autos, três fatos indicam a culpabilidade de DARCY, sendo eles: (i) as ordens de transferências eram realizadas em seu computador e (ii) sumariamente deletadas na seqüência, além (iii) de termos encontrado um arquivo em que ela dá orientações a eventual substituta, fazendo menção expressa de como agir em relação ao arquivo secreto com controle de valores doados a políticos. Isto tudo deixa claro o conhecimento e a participação da secretária, mesmo que de forma acessória, no esquema criminoso.

233

Page 234: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

12.DO COMPARTILHAMENTO COM O TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Diversos documentos fazendo referência ao tema ELEIÇÕES foram apreendidos. Em sua maioria dizem respeito a doações feitas pela CAMARGO CORRÊA para políticos e partidos, das mais variadas legendas.

A primeira consideração que merece destaque é que o juízo onde tramita a presente investigação não é competente para apurar crimes definidos em lei como “eleitorais”, mas sim a própria Justiça Eleitoral.

Em segundo lugar, cabe frisar que o TSE possui a competência legal para fiscalizar e analisar as doações feitas a campanhas políticas, dispondo em suas bases de dados de todas as informações prestadas por doadores e beneficiários.

Portanto, neste momento acreditamos que a documentação apreendida deva ser submetida à análise do TSE, que terá condições de compará-la com os dados que compõem sua base de dados, apurando se houve ou não desvio de conduta por parte da CAMARGO CORRÊA.

Sendo assim, represento pelo compartilhamento de dados com o TSE das fls. abaixo listadas:

• 401 a 409, 559 a 633, 637 a 856 e 859 a 1353, do Apenso VII

• 384 a 1163 do Apenso VIII

• 19 a 30, do Apenso IX.

234

Page 235: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

13.DOS COMPARTILHAMENTOS JÁ DEFERIDOS

Lembro que até o presente momento as provas colhidas tiveram autorização legal para serem compartilhadas com o TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU) e com a SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO (SDE).

O resultado da análise dos documentos enviados ainda não foi recebido nesta Especializada. Tão logo aqui aporte, os mesmos serão enviados para a respectiva ação penal.

235

Page 236: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

14.DA QUEBRA DOS SIGILOS FISCAIS

O resultado de algumas das quebras de sigilos fiscais deferidas até o presente momento está encartado no Apenso II e também em CD encartado às fls. 1030, dos Autos Principais.

Constatamos o seguinte:

RAGGI BADRA nunca declarou a manutenção de conta cotrrente no exterior;

KURT PAUL PICKEL declara desde 2004 apenas uma conta corrente em Instituição Financeira estrangeira:

“Exterior / 767-SUÍCA62-U.B.S. AG. BASILEIA - SUICA CONTA 292-10772637-0 FS$ 121.512,00”

FERNANDO DIAS GOMES não declarou nenhuma conta corrente no exterior, nem participação em empresas estrangeiras.

PIETRO BIANCHI não declarou nenhuma conta corrente no exterior, nem participação em empresas estrangeiras.

O resultado das quebras, já solicitadas, de DARCIO BRUNATO, JOSÉ DINEY MATOS, JADAIR FERNANDES DE ALMEIDA e MARISTELA SUM DOHERTY ainda não veio aos autos.

Estas informações são fundamentais para formar a prova de alguns dos crimes imputados a eles, especialmente no que tange à manutenção de conta no exterior sem a devida declaração para os Órgãos Governamentais competentes.

236

Page 237: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

Tão logo o resultado chegue a esta Especializada, será encaminhado à respectiva ação penal.

237

Page 238: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

15.DOS INDICIAMENTOS

Segue abaixo tabela contendo todos os indiciamentos realizados, indicando os artigos atribuídos a cada um dos investigados:

INDICIADO INCIDÊNCIA PENAL

RAGGI BADRA NETO Art. 22 da Lei nº 7492/86 c/c Art. 288 do CPB e Art. 1º , incisos V e VI, § 1º da Lei nº 9.613/98

DARCY FLORES ALVARENGA Art. 22 da Lei nº 7492/86 c/c Art. 288 do CPB

JADAIR FERNANDES DE ALMEIDA Art. 16 e 22 da Lei nº 7492/86 c/c Art. 288 do CPB e Art. 1º , incisos V, VI e VII, § 1º e 2º da Lei nº 9.613/98

JOSÉ DINEY MATOS Art. 16 e 22 da Lei nº 7492/86 c/c Art. 288 do CPB e Art. 1º , incisos V, VI e VII, § 1º e 2º da Lei nº 9.613/98

MARISTELA SUM DOHERTY Art. 16 e 22 da Lei nº 7492/86 c/c Art. 288 do CPB e Art. 1º , incisos V, VI e VII, § 1º e 2º da Lei nº 9.613/98

KURT PAUL PICKEL Art. 16 e 22 da Lei nº 7492/86 c/c Art. 288 do CPB e Art. 1º , incisos V, VI e VII, § 1º e 2º da Lei nº 9.613/98

PIETRO FRANCESCO GIAVINA BIANCHI

Art. 22 da Lei nº 7492/86 c/c Art. 288 do CPB e Art. 1º , incisos V e VI, § 1º da Lei nº 9.613/98

DARCIO BRUNATO Art. 22 da Lei nº 7492/86 c/c Art. 288 do CPB e Art. 1º , incisos V e VI, § 1º da Lei nº 9.613/98

MARISA BERTI IAQUINTO Art. 22 da Lei nº 7492/86 c/c Art. 288 do CPB

FERNANDO DIAS GOMES Art. 22 da Lei nº 7492/86 c/c Art. 288 do CPB e Art. 1º , incisos V e VI, § 1º da Lei nº 9.613/98

SAULO THADEU VASCONCELOS CATÃO

Art. 4, inciso I, da Lei nº 8.137/90 e Art. 90, da Lei nº 8.666/93

238

Page 239: Relatorio final da Operação Castelo de Areia

Serviço Público FederalMJ – Departamento de Polícia Federal

Superintendência Regional em São PauloDRCOR – Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros

SIGILOSO

16.DA CONCLUSÃO

Os documentos mencionados nas explanações supra encontram-se apreendidos e encartados no IPL 12-0071/2009, tendo sido apenas mencionados e fotograficamente reproduzidos de forma a embasar as afirmações feitas.

Apresentados os indícios de autoria e materialidade dos crimes apurados, submeto o presente relatório a vossa Excelência para as providências cabíveis.

Respeitosamente,

Otavio Margonari RussoDelegado de Polícia Federal3ª Classe / Matrícula 14.969

239