relatÓrio de sustentabilidade 2016€¦ · sobre este informe x ... facilitam brindar serviços de...

41
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 AVANÇANDO SEGURANÇA COM

Upload: lynhi

Post on 03-Oct-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

2016

AVANÇANDOSEGURANÇACOM

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

32

Avançamos com segurança ao posicionarmos como empresa 3PL

sustentável. Hoje podemos compartilhar nossos desafios e experiências

através deste quinto Relatório no qual apresentaremos os avanços que fortalecem nossas trajetórias, e quais

oportunidades que nos permitirão seguir crescendo.

Sem dúvida enfrentaremos novos desafios, mas temos certeza de

que seguiremos brindando soluções sustentáveis a nossos clientes, apostando de maneira simultânea ao bem-estar de

nossas comunidades.

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

54

INCREMENTAMOS O PROMEDIO DE HORAS DE CAPACITAÇÃO COM RESPEITO A 2015 EM:

DIMINUIMOS EM UM

DIMINUIMOS COM RESPEITO A 2015 EM:

ESTE ANO OBTIVEMOS

MELHORAMOS EM :

Assim, avançamos com segurança em...

REDUZIMOS EM

EM EMPREGADOS E EXECUTIVOS

O ÍNDICE DE ACIDENTESNO MÉXICO

ÍNDICE DE ACIDENTES DEDISTRIBUIÇÃO PRIMARIA

A CERTIFICAÇÃO ISO 39001:2012 EM SEGURANÇA VIAL EM DISTRIBUIÇÃOSECUNDARIA, SOMANDO À DE DISTRIBUIÇÃO PRIMARIA OBTIDA EM 2015.

A EFICIENCIA

NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL POR KM. RECORRIDO NO MÉXICO COM RELAÇÃO A 2015

NA FORÇA OPERATIVA

ÍNDICE DE ACIDENTESDE DISTRIBUIÇÃO SECUNDARIA

DOS NOSSOS FORNECEDORES DE INSUMOS

TONELADAS

OSSA GERAÇÃO DE RESIDUOS PERIGOSOS NO MÉXICO

31.3%

46.1%

45%

11.9%

25.9%

50%

100%

49.6

PRIORIZADOS ASSINARAM OS PRINCIPIOS GUÍA, FIRMANDO SEU COMPROMISSO E CUMPRIMENTO.

ÍNDICE 5 Dados Relevantes

6 Mensagem de Endereço

8 Soluções Sustentáveis 16 Reconhecimentos e Certificações 17 Compromisso com Associações 17 Cartas, Princípios e Iniciativas externas

12 GOBIERNO CORPORATIVO 12 Código de Ética

14 ESTRATEGIA DE SOSTENIBILIDAD

x NUESTRA GENTE x Cultura y Valores x Capacitación y Desarrollo x Seguridad en el Trabajo x Salud Organizacional x Desarrollo Integral

x NUESTRO PLANETA x Impactos ambientales de transporte: energía y emisiones x Residuos

x NUESTRA COMUNIDAD x Seguridad del Entorno x Abastecimiento Sostenible x Bienestar social de las comunidades

16 SOBRE ESTE INFORME

x ÍNDICE DE CONTENIDOS GRI G4

Para mais informações sobredeste relatório, clique noíndice de diferentes secções

34 Cultura e Valores 36 Capacitação e Desenvolvimento 40 Segurança no Trabalho 42 Saúde Organizacional 44 Desenvolvimento Integral

48 Impactos ambientais de transporte e logística: energia e emissões 56 Resíduos e Reciclagem 61 Água

64 Segurança do Entorno 67 Abastecimento Sustentáveis 68 Bem-estar Social das Comunidades

22 Código de Ética

5 DADOS RELEVANTES

6 MENSAGEM DE ENDEREÇO

8 SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS 16 Reconhecimentos e Certificações 17 Compromisso com Associações 17 Cartas, Princípios e Iniciativas externas

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

76

É um prazer apresenta-lhes nosso 5° Relatório de Sustentabili-dade, no qual contempla os esforços realizados nas nossas ope-rações durante 2016. Apesar de termos enfrentado um ano de desafios significativos como variações na economia e mudanças regulatórias nos países onde temos operações, nos é grato ex-pressar um resultado altamente satisfatório.

Temos avançado no crescimento do negócio, mantendo uma vi-são estratégica de expansão sustentável de nossas soluções para clientes multinacionais. Como mostra disso, recorremos com nossas frotas dedicadas mais de 375,927,788 quilômetros ao ano, realizamos 1,900 viagens diárias com transportadoras terceiras, incrementamos nossa capacidade de armazenagem chegando a 376,168 m2, aumentamos nossas ordens de serviço de manuten-ção em mais de 250,000, diversificamos nossas carteiras de clien-tes e fornecedores e incrementamos em 29.7% as contratações de pessoal.

Em FEMSA Logística, durante 2016 avançamos com segurança, como mostra tangível podemos mencionar a aquisição de 80% da empresa colombiana de armazenagem e valor agregado Open Market e ampliamos o alcance de nosso serviço de Manutenção Ao iniciar operações na Colômbia. Da mesma maneira, continuamos a consolidação dos negócios adquiridos em 2015, unificando as ope-rações da FL Brasil, Expresso Jundiaí e Atlas Transporte e Logística no Brasil, assim como as operações da Zimag no México, para que operem de maneira homologada, como os demais negócios.

É assim, como a suma destes negócios contribuir para o cresci-mento de FEMSA Logística, reforçando nossas estratégias e com-plementar as competências necessárias para elevar nossas parti-cipações no mercado de serviços logísticos como empresa 3PL (Third Party Logistics).

Com o objetivo de estabelecer as linhas estratégicas e os princi-pais objetivos em matéria de sustentabilidade, durante 2016 leva-mos a cabo a elaboração do Plano Diretor de Sustentabilidade, o qual nos permitiu ampliar nossa visibilidade de tendências, riscos e oportunidades globais. Por sua vez, levamos a cabo um diálogo com grupos de interesse para conhecer suas expectativas de ne-gócio e a importância que tem nossos temas prioritários, reforçan-

do com este exercício a materialidade do negócio.

No que diz respeito a Nossa Gente, desenvolvemos um Modelo de Cultura, com o propósito de gerar uma coerência harmônica das práticas de todo nosso pessoal de acordo com a filosofia da empre-sa. Desta forma conseguimos aumentar as horas totais de capaci-tação em 59%. Como parte do seguimento de nossos programas, continuamos com a formação de competências de liderança para executivos com o objetivo de reter o melhor talento. Em Nosso Pla-neta conseguimos melhorar no México a eficiência do combustível em 11.9% devido ao desenho de soluções operativas e implementa-ção de novas tecnologias em nossas frotas, para a mitigação de im-pactos ao meio ambiente. En quanto na gestão de resíduos amplia-mos o alcance de implementação do Sistema de Gestão Ambiental na Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua e Peru.

Avançamos com segurança em Nossa Comunidade incorporando a certificação ISO 39001:2012 para nossaDistribuição Secundaria no México somando à já obtida por Distribuição Primaria no ano anterior. Isto nos deu como resultado a diminuição no nosso índice de aciden-tes de 50% e 45% respectivamente, em comparação com 2015.

Em nosso compromisso de contribuir à transformação positiva das nossas comunidades, desenvolvemos em conjunto com FE-MSA a Metodologia de Atenção a Riscos e Relacionamento Co-munitário (MARCO), com o objetivo de profissionalizar a interação com as comunidades e conformar relações sólidas e respeitosas. Começaremos a implementação de MARCO em 2017 nos centros operativos prioritários no México.

Temos um caminho longo a percorrer, as oportunidades estão presentes, temos proposto seguir avançando a passos firmes. Es-tamos seguros que, com uma estratégia de negócio sustentável, a ajuda de uma equipe profissional e comprometimento como o que temos e trabalhando com nossos diversos grupos de inte-resses, será possível cumprir nossos principais compromissos: o crescimento sustentável do negócio em busca de metas alinhadas à estratégia de sustentabilidade.

Nossos mais sinceros agradecimentos nossos colaboradores, clientes e fornecedores porque sem eles, nada disso seria possível.

Jesús Vega GarcíaDiretor Geral de FEMSA Logística

Alex Theissen LongDiretor de Relações Estratégicas

e Inovação

G4-1, G4-2, G4-3, G4-13

MENSAGEM DO DIREÇÃO ESTIMADO LEITOR

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

SUSTENTÁVEISSOLUÇÕES

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

1110

SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Em abril de 1998, FEMSA Logística nasce com a finalidade de oferecer vantagens competitivas nas operações logísticas das unidades de negócio da FEMSA. Hoje somos uma empresa subsidiária da FEMSA que forma parte da divisão de Negócios Estratégicos e estamos dedicados a fornecer soluções logís-ticas integrais que geram valor sustentável a nossos clientes, com um alto enfoque na inovação e na segurança. Temos pre-sença em sete países de América Latina: México, Brasil, Colôm-bia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua e Peru, e somos fonte de emprego para mais de 17,500 pessoas.

Por outro lado, temos crescido competitivamente na indústria de logística participando no mercado aberto da América Latina, e temos o objetivo de convertermos em líderes em transporte, armazenagem e valor agragado, manutenção a frotas e logística internacional.

Nossa proposta de valor sustentável se baseia nas seguintescaracterísticas:• Vivemos uma cultura de segurança e prevenção de acidentes.• Operamos com integridade ao manter um protocolo de res-

peito aos direitos humanos e de emprego, assim como à trans-parência nas decisões da empresa.

• Orientamos as práticas operativas à execução impecável e à eficiên-cia em custos.

• Mitigamos os impactos ao meio ambiente em nossas operações.• Desenvolvemos inovação e desenhos veicular e implementa-

mos tecnologia especializada de acordo a cada serviço.• Procuramos impactar positivamente às comunidades e aque-

las nos arredores de nossos centros de trabalho.

Gerar valor econômico e social através de soluções para a cadeia de valor dos nossos clientes.

Missão

Somos a companhia líder na América Latina em serviços integrais de logística com forte presença na América do Norte

Visão

• Cumprimos estritamente os protocolos de serviço acordados.• Apresentamos um relatório anual sobre desempenho de sus-

tentabilidade aos grupos de interesse de maneira pública e transparente.

Para levar a cabo nossas operações e cumprir satisfatoriamenteas expectativas de cada um de nossos clientes, contamoscom quatro soluções de logística integral:

• Gestão de serviços de transporte.• Armazenagem e valor agregado.• Manutenção a frotas.• Logística internacional.

Diminuição num 45% do índice de Acidente de Distri-buição Primaria.

Capacidade de oferecer “Full Service Lease” a qual-quer companhia no México para o reparto dos seus produtoss.

Contamos com a certificação ISO 39001:2012 em Segurança vial nas nossas operações de Distribuição Primaria e Secundaria México.

GESTÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE

Nossa prioridade é convertermos num sócio estratégico dentro da cadeia de fornecimento de nossos clientes. Por isso, investi-mos esforços em compreender seu negócio de forma personali-zada e brindar as ferramentas para otimizar suas operações.

Os modelos de Carga Completa (FTL) e Carga Consolidada (LTL) nos ajudam a garantir valor adicionado no ciclo operativo com-pleto, pois inclui soluções de transporte na distribuição de mer-cadorias secas, refrigeradas ou congeladas em frotas próprias e terceirizadas..

Principais características de nosso serviço:• Administração eficiente de frota.• Cobertura a nível nacional com Bases Operativas, Centros de-

Distribuição e Cross Docks.• Planejamento tático e estratégico por ferramentas de roteiri-

zação e sistemas de administração de viagens.• Capacidade de controle e segurança da operação através de

um Centro de Monitoramento 24/7.• Certificação continua de nossos Operadores.• Desenho e seleção da configuração dos veículos para cada

operação.

G4-4, G4-6, G4-8

G4-56

• Estrito cumprimento aos protocolos de serviço acordados.• Contamos com mais de 18,000 sócios estratégicos que nos

facilitam brindar serviços de transportação terrestre e multi-modal.

• Simplificação administrativa ao tratar com um só fornecedor.• Alto enfoque na segurança.

So queira conhecer mais sobre quem somos e as soluções logísticas integrais que oferecemos vi-site nossas página:http://www.logisticafemsa.com

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

1312

Desenvolvemos 81.9% nossas habilidades em co-nhecimentos técnicos, o que respalda em contar com o melhor pessoal treinados fornecendo solução com a maior qualidade.

Brindamos serviços de valor adicionado como co-pa-cking e promoções, kitting, etiquetado, logística inversa, acondicionado de produto e validações.

Rastreio da distribuição via satélite permitindo total visibilidade da cadeia produtiva integrada.

Temos a maior cobertura geográfica no México.

Certificamos a práticas adequadas na redução, manejo e disposição de resíduos perigosos com base no nosso Sistema de Gestão Ambiental.

Acarretamos o departamento de manutenção de nos-sos clientes.

Solucionamos os desafios que surgem ao trabalhar com mais de 140 clientes de maneira sustentável.

Nossa rede logística é de alcance mundial.

Trabalhamos arduamente com fornecedores que ge-ram uma contribuição na qualidade de excelência de nossas cadeia de suprimento logístico para gerar va-lor a nossos clientes.

LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Encarregamos de promover soluções desafiadoras que implica no transporte de mercadoria a nível global: terrestre, marítimo e ferro-viário, no qual realizados mediante sócios estratégicos, líderes em seu segmento. Ao mesmo tempo, contamos com um grupo de es-pecialistas dedicados a otimizar a cadeia de suprimento logístico e a desenvolver soluções adequadas a cada etapa do processo.

Em consequência, brindamos serviço de administração e exe-cução de transporte multimodal que favorece a negociação e contratação, encerramentos de pedidos, execução do programa de embarques, gestão alfandegaria correspondente e coleta de evidencias de viagem.

ALMACENAJE E VALOR ADICIONADO

Resolvemos e garantimos o manejo adequado das mercadorias e controle de inventários, por meio da operação e administração de armazéns nas diversas modalidades desde curto prazo com capacidade cross-dock até armazenagem in-house para diversas industrias, incluindo multi-temperatura e produto seco.

Fornecemos serviço de armazenagem através das instalações dedicadas ou multi-cliente.• Infraestrutura de qualidade com ferramentas, equipe, tecno-

logia e áreas apegadas ao marco regulatório que se usa para respaldar o status de operação segura e eficiente.

• Mão de obra qualificada para a operação e administração do armazém.

• Indicadores de desempenho em virtude da utilização de plata-formas tecnológicas.

MANUTENÇÃO A FROTAS

Complexidade derivada na manutenção de frotas. Administramos o ciclo completo de vida dos veículos de nossos clientes, incluindo desde a seleção e desenho, manutenção preventivas , preditivas e corretivas até o controle e venda dos equipamentos usados.

Atendemos todo tipo de veículos e marcas desde tratores e uni-dades de reparto até autos e monta cargas por meio de uma força operativa de mais de 1,500 técnicos expertos.

A FEMSA Logística, promove soluções de manutenção de frotas que oferece: • Mão de obra certificada e peças originais.• Supervisão e equipe de suporte altamente qualificado.• Esquemas de trabalho feitos à medida do cliente. • Manutenção Preventivas programadas e desenhadas pelo tipo

de veículo. • Manutenção Corretivas que respaldam a disponibilidade da

frota. • Flexibilidade nos esquemas de serviço. • Tecnologia de ponta para detecção e reparação de falhas.• Serviço de auxilio 24/7 a nível nacional.

• Gestão de inventários conforme aos requerimentos do cliente ou por tipo de produto.

• Cumprimento de normas de higiene e segurança.• Atenção ao cliente através de entrevistas, seguimento de pedi-

dos, requerimentos especiais, entre outros.

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

1514

Total de colaboradores:

10,231

LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Oferecemos aos nossos clientes uma atuação em 7 países, em mais de 85 centros operativos e a uma base maior a 17,500 colaboradores.

G4-6, G4-8, G4-9, G4-10, G4-13, G4-17, LT-2

Todos os colaboradores:

6,621Todos os colaboradores:

435

PERFIL FEMSA LOGÍSTICA

clientes fornecedores de serviços marítimos, ferroviários eintermodais

8753

3 centros operacionais com curso de manutenção300 tratores514 reboques10 operações in-house328 camiões155 Dollys1 armazém de 2,436 m2 de capacidade

DistribuiçãoPrimaria eSecundaria

6 operações in-house4 centro operacionais126 tratores 111 reboques

14 centros operacionais1,149 tratores2 operações in-house994 Dollys

15 centros de distribuição295,132 m2 de armazenagem

17 centros de distribuição (CEDIS)14 pontos de trasbordo (PTB)1,040 caminhões (veículos multi-temperatura, veículosfast food e veículos para outras operações)

1,900 viagens diários através de 1,436 transportadoras de SPF (Serviço Público Federal)185 clientes regulares de várias indústrias

251 oficinas fixos e 288 oficinas remotos1,573 técnicos como força operativa1 centro de distribuição150 armazéns de 5,000 m2 de capacidade

DistribuiçãoPrimaria eSecundaria

DistribuiçãoPrimaria

DistribuiçãoSecundaria

Administraçãode Transporte

ManutençãoVeícular

Armazenagem eValor adicionado

31 centro operacionais17 operações in-house64 filiais próprias de carga fracionada116 tratores883 reboques610 camiões6 armazéns78,600 m2 de armazéns60,000 m2 de Cross Docks400,000 m2 em terminais e pátios

Manejo de cargafracionada earmazenagem

22 oficinas fixos85 técnicos como força operativa21 armazéns com 420 m2 de capacidade

ManutençãoVeicular

Todos os colaboradores:

172DISTRIBUIÇÃO PRIMARIA

operação in- house

tratores

reboques9752

1

PANAMÁTodos os colaboradores:

37DISTRIBUIÇÃO PRIMARIA

centro operacionais

tratores

reboques2217

1

COSTA RICA

Todos os colaboradores:

30DISTRIBUIÇÃO PRIMARIA

centro operacionais

tratores

reboques1912

1

NICARÁGUATodos os colaboradores:

20DISTRIBUIÇÃO PRIMARIA

centro operacionais

tratores

reboques551

PERUCOLÔMBIA

MÉXICO

BRASIL

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

1716

MÉXICO BRASIL

COLÔMBIA

• Associação Nacional de Transporte Privado (ANTP)- Prêmio Nacional de Segurança Vial: Categoria “Empresa” por

Décimo primeiro ano consecutivo em Distribuição Primaria e por terceiro ano em Distribuição Secundaria.

- Prêmio Nacional de Segurança Vial: Categoria “Operadores”. Se reconhecem a 45 operadores, dos quais 2 deles entraram ao salão da fama por um historial de Zero acidentes por mais de 25 anos.

• Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMARNAT)Reconhecimento por sexta ocasião consecutiva pelo exce-lente desempenho ambiental de nossas frotas no Programa-Transporte Limpo.

• Centro Mexicano para a Filantropia (CEMEFI)Certificação de Empresa Socialmente Responsável (ESR) por Décimo primeiro ano consecutivo.

• ISO 39001:2012 em Segurança VialObtenção da certificação em Distribuição Secundaria, somando à obtida o ano anterior de Distribuição Primaria.

• Procuradoria Federal de Proteção ao Ambiente (PRO-FEPA) Reconhecimentos em Qualidade Ambiental do curso de Manutenção de Apizaco no México.

• Editora Frota e Editora LogWeb- Prêmio Top do transporte para Atlas Transporte e Logística

sendo reconhecida como uma das melhores empresas de transporte de acordo a opinião dos clientes: 2° lugar na cate-goria de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria.

- Prêmio Top do Transporte para Expresso Jundiaí, 2° lugar no segmento de indústria farmacêutica por sobressair por seu desempenho frente a mais de 4,000 empresas da indústria no Brasil.

• Coca Cola FEMSAObtenção de bronze na categoria de operador Logístico de Reconhecimento Premium Suppliers.

• Grupo Boticário- Reconhecimento “Fornecedor de Ouro” para Expresso Jundiaí por

seu excelente desempenho como fornecedor estratégico em 2015.- Prêmio Sustentabilidade O Boticário 2015 pelas ações que a empre-

sa realiza para a comunidade, meio ambiente e os empregados.

• Grupo HypermarcasReconhecimento Hypermarcas Fox 2015 de 1° lugar para Ex-presso Jundiaí e Atlas Transporte e Logistica por sua qualidade na prestação de serviço, e cumprimento nos prazos de entre-gas, níveis de perdas/faltantes das mercadorias e rapidez da informação relacionada ao serviço.

• LATAM Cargo Recebemos o 1er lugar no Prêmio Top Latam 2016, reconhecen-do as boas práticas e excelência logística que a empresa oferece para nossos clientes.

• IntelbrasPrêmio de Fornecedor Ouro Intelbras a Atlas Transporte e Logís-tica pela excelência na qualidade dos serviços prestados.

• AcheObtivemos 1 lugar no Prêmio de Excelência Logística 2016 que reconhece a qualidade de nossos serviços logísticos

• ChildhoodReconhecimento no Programa na Mão Certa, como uma em-presa que apoia a não exploração sexual infantil, através da promoção de treinamento aos colaboradores.

• Business Alliance for Secure Commerce (BASC)- Certificação que reconhece os estândares internacio-

nais de segurança exigidos pelo Sistema de Gestão em Controle e Segurança (SGCS) da operação de Colômbia.

Participação em diversas associações nos países onde temos presença, consolidando relações estratégicas que contribuem ao fortalecimento de nossas estratégia como negócio sustentável. Através de nossas alianças promovemos boas práticas em temas como: segurança vial, competividade da indústria do transporte, bem-estar das comunidades, assim como promovendo a conser-vação do meio ambiente.

Associações, Câmaras e Instituições de Governo

MÉXICO• Participantes e representantes suplentes do Comitê Consultivo

Nacional de Normalização de Transporte Terrestre (CCNN-TT).• Membros ativos de Comissão de Transportes da Confederação

de Câmaras Industriais dos Estados Unidos Mexicanos (CON-CAMIN).

• Mesa Diretiva e Comitê de Segurança Vial da Associação Nacio-nal de Transporte Privado (ANTP).

• Membros ativos do Comitê de Transporte da Câmara da Indus-tria de Transformação de Nuevo León (CAINTRA).

• Techonology and Maintenance Council Mexico (TMC de México).

BRASIL • Sócios da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

COLÔMBIA• Membros da Associação Nacional de Empresas Transportadoras

de Carga por Carreteira (ASECARGA).• Participantes na Rede Integral de Segurança no Transporte

(RISTRA).

Programa GEI México* Ambiental-Emissões Voluntario

Transporte Limpio

Carvão Disclosure Project Ambiental-EmissõesVoluntario

(Corporativo FEMSA)

Pacto Mundial Social e AmbientalVoluntario

(Corporativo FEMSA)

Decênio de Ação para a Segurança Vial (2011-2020) Social e Segurança Vial Voluntario

Bolsa Mexicana de Valores, a Lei do Mercado de Valores,a Bolsa de Nueva York e a Lei Sarbanes-Oxley dosEstados Unidos, assim como as recomendações doCódigo de Melhores Práticas Corporativas do ConselhoCoordenador Empresarial de México.

EconômicoObrigatório

(Corporativo FEMSA)

Iniciativas Âmbito Carácter

G4-16

G4-15

*Contamos com a informação do desempenho de 2016, entretanto, por motivos diversos, não obtivemos o retorno dos resultados. Estamos aguardando aa habilitação da plataforma pelo Orgão responsável.

COMPROMISSOCOM ASSOCIAÇÕES

RECONOCIMIENTOSE CERTIFICAÇÕES

CARTAS, PRINCÍPIOSE INICIATIVAS EXTERNAS

CORPORATIVOGOVERNO

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

2120

Promover a confiança e transparência nos têm permitido cres-cer, posicionarmos assim como evolucionar como uma empresa exitosa. Nossa sólida cultura organizacional se caracteriza por cumprir com as melhores práticas de governo corporativo atuais, enfocados a garantir a criação de valor para todos nossos grupos de interesse.

O Governo Corporativo é o conjunto de regras, procedimentos e normas que regem a FEMSA e suas Unidades de Negócio. FEM-SA Logística como empresa subsidiaria de FEMSA, nosso máximo órgão de governo é o Conselho de Administração. O Conselho está liderado por José Antônio Fernández Carbajal, este mesmo se rege baixo critérios de independência da Lei do Mercado de Valores em México, a Lei Sarbanes-Oxley e as leis da bolsa de valores dos Es-tados Unidos para emissores estrangeiros. Aderindo aos princípios nacionais e internacionais de governo corporativo e ética.

O Conselho de Administração é quem aprova a designação e no-meação do Diretor Geral de FEMSA. Os demais membros são responsáveis por regulamentar à organização por meio do Có-digo de Ética, no qual se encarrega de seu cumprimento, para a administração da companhia através dos três comitês que o conformam:

Por sua parte, o máximo órgão corporativo encarregado de con-duzir a empresa e assegurar o desenvolvimento e o bem-estar do negócio através de práticas éticas, é a Equipe Diretiva. Por sua vez, este órgão conta com o respaldo dos comitês de expertos em distintos âmbitos que intervém na tomada de decisões que impulsem à estratégia de sustentabilidade do negócio.

Como parte complementar de suas funções, a Equipe Diretiva realiza análise de impactos, riscos e oportunidades em temas econômicos, ambientais e sociais

Entre as funções da Equipe Diretiva de FEMSA Logística salienta que:• A Direção Geral assim como a Equipe Diretiva são as autorida-

des máximas para a tomada de decisões em questões eco-nômicas, ambientais e sociais, apegados à Missão e Visão de nosso negócio.

GOVERNO CORPORATIVO

• A Direção de Relações estratégicas e Inovação orienta à opera-ção para continuar com uma estratégia de negócio sustentável.

• Nossa estrutura de governo corporativo impulsa o desenvolvi-mento de estratégias de relacionamento e diálogo com grupos de interesse para integrar suas expectativas e gerar valor ao negócio, a nossa gente, ao planeta e a comunidade de maneira simultânea.

Participamos ativamente com autoridades responsáveis da legis-lação dos países aonde operamos, promovendo o desenvolvimen-to de boas práticas no setor de serviços logísticos, assim como no combate à corrupção, a partir de políticas públicas.

O cumprimento das leis e regulamentação de todas as localidades onde fazemos negócio, é parte do compromisso que temos com todos que trabalhamos em FEMSA Logística, para poder levar a cabo o objetivo de gerar valor.

Para assegurarmos de nosso cumprimento regulatório e como parte de nossos governo, contamos com um Sistema Integral de Gestão (SIG), o qual guia nossas práticas para uma execução impecável e promove a melhora continua para desenvolver vanta-gens competitivas a largo prazo.

O SIG está integrado em diferentes objetivos, os quais são:G4-35, G4-36, G4-44

G4-37, G4-49

G4-43, G4-45, G4-46

Comitê de Auditoria, Comitê de Praticas Societárias e Comitê de Planejamento e Finanças.

G4-34, G4-39

G4-38, G4-42

Objetivos de qualidade:• Melhorar a avaliação do serviço ao cliente..• Gerar economias aos clientes.• Gerar utilidade economia crescente em FEMSA Logística.

*Gestão do Nosso Sistema Integral de Qualidade (SIC)

Para maior informação referente a nossas práti-cas de governo corporativo, assim como a par-ticipação e direito de voto de nossos acionistas minoritários, consulta:http://ir.femsa.com/mx/governance.cfm

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

2322

Para maior informação referente a nossas práti-cas de governo corporativo, assim como a par-ticipação e direito de voto de nossos acionistas minoritários, consulta:http://ir.femsa.com/mx/governance.cfm

Em FEMSA Logística, procuramos ser congruentes com o que di-zemos e fazemos. Estamos convencidos de que o apego à ética determina a forma que levamos as nossas atividades empresarial com seriedade.

Contamos com um Código de Ética que orienta nosso atuar em si-tuações extraordinárias da operação com base na nossa cultura de legalidade e os valores da empresa. Para mantê-o vigente, este se revisa anualmente, tomando o respeito, a honestidade e a integrida-de como fundamento.

Este documento norma a relação com nossos clientes, colabora-dores, concorrentes, fornecedores, autoridades, comunidade e o meio ambiente; a forma que se deve de conduzir a publicidade gerada; a postura de total rejeição à corrupção; a promoção da se-gurança e saúde no trabalho; e o manejo de conflito de interesses e de informação.

• Em 2016, dentro das seções atualizadas se encontram:• Contribuições Políticas• Relação com Fornecedores• Relação com a Comunidade• Sistema de relatórios

Um dos mecanismos para assegurar o cumprimento do Código de Ética de Negócios, é nosso Sistema de Denúncias, mediante o qual

CÓDIGO DE ÉTICA

se recebem notificações respeito a práticas ilegais, condutas inapro-priadas ou violações aos alinhamentos corporativos detectadas nas nossas operações. Também se identificam possíveis situações de risco de qualquer tipo, atos de corrupção, violação à privacidade ou aos direitos humanos.

Este canal pode ser usado por qualquer empregado, praticante, for-necedor, diretivo, conselheiro, assessor externo e ou qualquer outra pessoa interessada. Está disponível as 24 horas do dia, os 365 dias do ano e se caracteriza por ser confidencial e objetivo, pois está adminis-trado por uma consultoria terceirizada . Está disponível por quatro vias distintas: telefone, página web, email e chat.

Para fortalecer nossas práticas em ética e valores, seguiremos trabalhando para que todos que fazem parte de FEMSA Logística tenham assertividade sobre nossa cultura e compromisso com o atuar ético.

Continuaremos reforçando os mecanismos de difusão e promo-ção de nossos valores e do Sistema de Denúncias entre nossos colaboradores e grupos de interesse em todos os lugares onde operamos.

Em 2016 recebemos 199 queixas através do Sistema de Denuncias1.

22%44%

34%

Não fundamentadas

Fundamentadas

Em processo

Sistemas de relatórios

G4-41, G4-56

G4-SO4

G4-57, G4-58

1As denúncias recebidas se classificam de acordo com os seguintes temas: de Operação, Recursos Hu-manos e Informação Financeira e contemplam a identificação de situações relacionadas ao ambiente de trabalho ou assédio sexual, discriminação, violações aos direitos humanos, roubo, corrupção, impactos negativos à comunidade e ao meio ambiente, entre outros. As sanções variam desde a advertência por escrito, suspensão temporária ou demissão.

Durante 2016 não recebemos quei-xas referentes a meio ambiente, impactos negativos à comunidade o uso indevido da informação.

Durante 2016 nós não recebeu mul-tas significativas ou sanções não--monetárias por incumprimento:

- Leis dos países onde estamos presentes.- Regulamentos ambientais.- Regras sobre a oferta.

G4-LA16, G4-HR12, G4-HR3

G4-EN34, G4-SO11, G4-PR8, G4-SO8, G4-EN29, G4-PR9

SUSTENTABILIDADEESTRATÉGIA DE

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

2726

Em FEMSA Logística contamos com uma sólida estratégia de negócio sustentável que nos permite avançar com segurança e qualidade. Por esta razão, estamos constantemente implemen-tando iniciativas que nos ajudam a maximizar e manter alinhados nossos esforços para adaptarmos a sustentabilidade ambiental, bem como contribuir ao desenvolvimento dos nossos colabora-dores, suavizar impactos ao meio ambiente, assim como contri-buir com bem-estar social das nossas comunidades.

Com base nesta premissa, baseamos nossas estratégias em princípios de Ética e Valores, previamente definidos para nossas empresas. Trabalhamos como base em três eixos guias os quais são: Nossa Gente, Nosso Planeta e Nossa Comunidade. Em con-junto, estes eixos se manejam em relação direta com todas nos-sas operações da seguinte forma:

Continuando com o compromisso do ano anterior, durante 2016 trabalhamos em desenvolver uma estratégia de relacionamento com nossos grupos de interesse prioritários no México, através de um exercício de diálogo. Em consequência, nos comunicamos com colaboradores, OSC’s, governo e pela primeira vez, incluí-mos a nossos principais clientes.

Este processo teve como objetivo identificar as expectativas e preocupações dos nossos grupos de interesse, conhecer a per-cepção da indústria, identificar oportunidades e riscos do negó-cio e desta maneira, validar nossos temas prioritários e atualizar nossas estratégias de sustentabilidade.

Para conseguir, utilizamos uma metodologia baseada na Norma AA1000 de AccountAbility e na Guia G4 do Global Reporting Ini-tiative (GRI) na qual consiste nos seguintes passos:

NOSSA GENTE: Capacitação, desenvolvimento e fomento da cultura e valores.

NUESTRO PLANETA:Redução de emissões à atmosfera por meio da otimização do consumo de combustível e energia elétrica. Asseguramento de uma disposição adequada dos resíduos perigo-sos gerados ao brindar nossas soluções lo-gísticas integrais.

NOSSA COMUNIDADE:Geração de comunidades sustentáveis através de nossos esforços para promover a segurança vial, o abastecimento sustentável e o bem-estar social.

MATERIALIDADEESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE

RELAÇÃO COM NOSSOS GRUPOS DE INTERESSE

EIXO AREA DE AÇÃO TEMA DE ENFOQUE

Cultura e valores Cultura e valores

Capacitação e desenvolvimento

Capacitação e desenvolvimento

Energia

Impactos ambientais de transporte e logística

Resíduos e reciclagem Resíduos

Desenvolvimento comunitário

Segurança do entorno

Abastecimento sustentável

Desenvolvimento de fornecedores

Cumprimento regulamentário

Governo corporativo e ética

Identificação e priorização de temas prioritários para FEMSA Logística de acordo com o estudo

de materialidade 2014

Priorização de grupos de interesse

Exercício de diálogo

Análise de resultados

Validação de aspectos materiais

1

2

3

4

5

G4-18, G4-19

G4-24, G4-25, G4-26, G4-27

Os temas prioritários para FEMSA Logística foram constituídos na matriz, nos quadrantes urgentes e ne-cessários, sendo os primeiros que devemos atender de maneira imediata reforçando a gestão e incremen-tando sua comunicação, conseguindo assim elevar o grau de maturidade . Por outra parte, os necessários requerem maior atenção, monitoração, revisão, adap-tação, assim como melhoria continua.

NOSSA GENTE

NOSSA GENTE

NOSSO PLANETA

TRANSFORMAR POSITIVAMENTE NOSSA COMUNIDADES

NOSSO PLANETA

Agua

Residuos e reciclagem

Abastecimento sustentável

Estilos de vida saudável

Abastecimento comunitario

Cultura e valores

Capacitação e desenvolvimento

Desenvolvimento integral

Energia

NOSSA COMUNIDADE

NOSSA COMUNIDADE

NOSSA ETICA E VALORESNOSSA

ETICA E VALORES

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

2928

Governo Empregados Força Operativa OSC Clientes

• Saúde e segurança ocupacional

• Capacitação e desenvolvimento

• Impactos Ambientais de transportes e Logistica

• Políticas de Impactos Ambientais

Governo Empregados Força Operativa OSC Clientes

• Ética

• Corrupção

• Cultura e valores

• Segurança do entorno

• Governo Corporativo

• Criação e continuidade do emprego

• Agua• Desenvolvimento de fornecedores• Instalações sustentáveis

• Igualdade de gênero• Resíduos

Ao longo do relatório com este ícone indicam respostas às expectativas,necessidades e preocupações dos nossos grupos de interesses.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM OS GRUPOS DE INTERESSE (G.I.)

Contamos com canais institucionais para manter uma comunicação constante com nossos grupos de interesse internos e externos.

V = Variável

Colaborador E familia P A P V V P

Comunidade P P V V P P

Cientes e Consumidores V P P V V P P

Provedores P P V V P P

Governo P P V V P

Organizaçõesda sociedade

civilP P V V P

Acionistas P P V P

Avaliaçãode serviço

Sistemade

queixas

Votaçãotempo

trabalho

Mail /pagina web

Reuniõesdiálogo

Participação fóruns

Móduloatençãoclientes

(MAC)

Móduloatenção paraportadores

(MAT)

Boletins epublicações

P = Permanente A = Anual

G4-24, G4-25, G4-26, G4-27

Aspectos Necessários Grupos de Interesses

Aspectos Urgentes Grupos de Interesses

Maturidade(FL)

Rel

evân

cia

(FL

2014

+ G

.I. 2

016

)

Urgentes Necessários

30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

60%

70%

80%

90%

100%

Contamos com a equipe talentoso da indústria e em virtude disso, avançamos com segurança na nossa

estratégia de negócio sustentável.

NOSSA

GENTE

NOSSA GENTE

3332

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

Nossa missão, visãoe valores são a razão de

ser é a força que representa cada uma de nossas operações…

nossos colaboradores são aessência que nos torna fortes,por isto é o centro de nosso

Modelo de Cultura.

G4-LA1

G4-10, G4-11, G4-LA12, LT17

Nível de relatório: Todas as operações da FEMSA Logística.

Nível de relatório: Todas as operações da FEMSA Logística.

$35.1 milhões de pesos (MXN) em

capacitação

PRINCIPAIS CONQUISTAS

GENTENOSSA

DEMONSTRATIVO DA PLANILHA POR IDADE

DEMONSTRATIVO DA PLANILHA POR GÊNERO

10

1

100

10,000

10,000

100

1,000

10

1,000

Executivos

Executivos

Força operativa

Força operativa

Terceiros/ Outsourcing

Terceiros/ Outsourcing

Empregados

Empregados

Praticantes

Praticantes

A porcentagem das vagas cobertas por pessoal interno é de

31.06%

486,881 horas de capacitação, incremento de 59%

188

17

101

1,297

559

6,412

15

3

288

1

21

3,0391,417

11,948

23

156 133

G4-9

G4-23, G4-LA1Homen

Internos

Idade: 18-34

Idade:35-44

Idade: 45+

Internos

Externos

Mulheres

Externos

Nossa gente é o elemento que move a FEMSA Logística. Através de nossos colaboradores conseguimos brindar soluções de logística integrais de alta qualidade. Um de nossos propósitos é ser a melhor empresa onde se possa encontrar um excelente lugar para trabalhar, desenvolvimento profissional e crescimento integral de nossos colaboradores.

Em 2016 ampliamos nosso alcance de relató-rio em rotação, incluindo

a este todas nossas operações1. Para este pe-ríodo o resultado obtido

foi de 22%

1 Nota: Não inclui novas aquisi-ções Zimag e Atlas Transportes e

Logística.

17,546 Colaboradores:15,421 homens 2,125 mulheres

Paloma Gonzalez Gortárez Diretora de Recursos Humanos

2,600 3,735 2,332

90

531

91 95

3534

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

É uma satisfação muito grande de ser

a primeira mulher Chefe de Oficina. É uma grande

responsabilidade de demonstrar que estão fazendo as coisas corretamente e que se a empresa proporciona oportunidades é sinal que as atividades realizadas estão fazendo o bem. Precisamos empenhar-se em abrir portas

para que tenhamos mais mulheres no setor.

Metzli Montoya Torres Chefe de curso de manutenção

DIREITOS HUMANOS

Enfoque de GestãoSomos conscientes da importância da diversidade e igualdade de oportunidades para os colaboradores. É por isso que contamos com políticas que regem o acesso equitativo às condições de tra-balho e a promoção profissional de nossos colaboradores.

Asseguramos de respeitar os direitos humanos de nossos colabo-radores através de pactos, convênios, contratos e acordos coletivos segundo a legislação e práticas de trabalhos que regem em cada país. Assim contamos com o processo de indução, todos os novos colaboradores são informados do seu direito à livre associação.

Em todos nossos centros de trabalho, com base em nossas ges-tão de relações ao trabalho, seguimos uma estrutura de participa-ção e uma prática de portas abertas. Em quanto aos pré-avisos de mudanças operativos seguimos o pacto para cada caso em específico.

Alinhados a nossas filosofia, os princípios do Pacto Mundial das Nações Unidas, Nossos Princípios Guia para Fornecedores e com base em nossas culturas da legalidade, proibimos o trabalho for-çado, tomamos as medidas necessárias no processo de recru-tamento para a contratação de menores, assim como rejeitamos todo tipo de discriminação.

PROGRAMAS E INICIATIVAS

G4-HR4

G4-LA4

Programa Vivencial.“Promovendo o Compromisso Organizacional” Tem o objetivo de fortalecer a cultura organizacional e os valores corporativos. Em 2015 apresentamos o Mó-dulo I focado no colaborador, enquanto que durante 2016 começamos com o Módulo II orientado ao cola-borador como parte de uma equipe de trabalho. Se ob-teve o 91% de assistência.

Difusão da atualização do Códigode Ética e Negócios. 100% de los colaboradores firmó una carta de adheren-cia mediante la cual ratifican su conformidad con las polí-ticas y valores del negocio.

Difusión en materia de cultura y valores.100% dos colaboradores assinou uma carta de aderência mediante a qual ratificam sua conformidade com as políticas e valores do negócio.

Eventos de reforçamento dos ValoresFEMSA com o objetivo de fortalecer osentido de pertencer.

DEMONSTRATIVO DA PLANILHA POR NÍVEL DE COLABORAÇÃO

CULTURA E VALORES

MODELO DE CULTURA

G4-56

Enfoque de GestãoNossos colaboradores são o recurso mais importante, fomentamos a vivencia da cultura e valores em seus comportamentos e atitudes.

Durante o ano de 2016 avançamos com segurança ao impulsar a homologação de um novo Modelo de Cultura com missão, visão e valores que integre a todos os negócios que formam parte de FEMSA Logística. Para conseguir, revisamos o marco estratégico de nossas culturas e desenvolvemos valores organizacionais, nos quais regem nossas operações e toma de decisões.

Todos os colaboradores de FEMSA Logística são:

Através do Código de Ética garantimos as práticas honestas, fomen-tamos o respeito e os valores em todas as áreas da empresa.

As principais normas e procedimentos para a conduta empresarialque compõem o nosso Código de Ética são:

Cuidadosos ao realizar seu trabalho garantindo sua segurança, a da equipe, os sócios, o cliente e a comunidade.

Disciplinados ao seguir os processos operativos e o uso de tecnologia para conseguir os objetivos com eficiência.

Empáticos ao incorporar novas operações respeitando a cultura de trabalho e compartindo práticas e ideias exitosas.

Ágeis atendendo as necessidades dos clientes com rapidez e precisão.

Comprometidos com o cumprimento de os compromissos do cliente e em ofere-cer o melhor serviço da indústria.

Nossa Cultura

Nossa Gente

Nosso Planeta

Nossos Recursos

Nosso relacionamento com externos

Nossas responsabilidades

Nosso Sistema de Denúncias*

G.I*

VALORES

Responsáveis ao assumir os efeitos das ações e promover essa atitude entre a equipe.

Colaborativos O trabalho em equipe com os companheiros promove o atingimento dos nossos objetivos.

Inovadores ao gerar soluções alternativas aos desafios dentro e fora da empresa.

Força operativa 71.1%

Empregados 25.4%

Terceiros/ Outsourcing0.6%

Executivos 1.2%

Estagiários 1.7%

17,546colaboradores

Nível de relatório: Todas as operações da FEMSA Logística.

3736

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

Vida em equilíbrio

Contamos com o Programa de Vida em Equilíbrio, uma estrutu-ra de trabalho que nos permite conseguir um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de nossos colaboradores. Consiste em brindar horários flexíveis, opção de home office, facilidadesde maternidade e paternidade, jornada reduzida, entre outros. Seu objetivo é convertermos em um lugar atrativo para traba-lhar que propicie a atração e retenção do melhor talento.

Enfoque de GestãoA capacitação e desenvolvimento de todos os colaboradores é parte fundamental das nossas estratégias. A qualidade, eficiência, otimização e inovação que buscamos em FEMSA Logística, se consegue através de planos desafiadores que nos ajudam a re-ter os colaboradores talentosos. Em con-sequência, avançamos com segurança ao capacitar e profissionalizar a nossa gente assegurando a qualidade das soluções lo-gísticas integrada que oferecemos.

Contamos com planos de capacitação anu-ais para cada centro operativo, assim como Agendas de Desenvolvimento que incluem elementos importantes para de envolver as habilidades e os conhecimentos técnico re-querido pelos colaboradores.

G4-LA2

G4-LA9, G4-HR2

Esta iniciativa contribui à qualidade de vida dos nossos colabo-radores, orientação aos resultados, assim como ao incremento da produtividade no trabalho. Atualmente, só uma porcenta-gem disso goza destes benefícios; entretanto, temos o com-promisso de replicar e adaptar esta prática para levá-la aos diferentes negócios nos próximos anos.

COLABORADORES EM ESQUEMAS DE JORNADA LABORAL DIFERENCIADA 2016

0

100

200

300

500

400

Homens Mulheres Total

269

405

118

336

12799

226

136

218

Colaboradores trabalhando sob o esquema de “Home office”

Colaboradores trabalhando sob o esquema de horário flexível

Colaboradores trabalhando sob o esquema de jornada reduzida

614 homens

353 mulheres

967 colaboradores

G.I*

Durante 2016, proporcionamos um total de 486,881 horas de capacitação em matéria de Direitos Humanos, segurança, saúde, ética e corrupção, cultura de legalidade, sustentabilidade, idiomas, conhecimentos técnicos e competências de liderança.

PRINCIPAISCONQUISTAS

Incrementamos em 59% o total de horas de capacitação

com respeito a 2015

PROMEDIO DE HORAS DE CAPACITAÇÃO POR COLABORADOR

TOTAL DE HORAS DE CAPACITAÇÃO

2014 2015 2016

76,7

26

112,

124

402

Direitos Humanos*

*Direitos Humanos incluindo temas como: ética, corrupção, segurança, saúde e cultura da legalidade.**Outros inclui competências de liderança.

Sustentabilidade Conhecimento técnico Idiomas Outros**

0

5

10

15

30

25

20

35

0

50,000.00

75,000.00

25,000.00

100,000.00

125,000.00

México

Empregados e executivos Força operativa

Brasil Latincentro

7

14 15

20

14

17

25

32

2013

G4-LA9, G4-HR2

Incrementamos um 31.3% a média de horas de capacitación

capacitação de colaboradores eexecutivos e em 25.9%

em média de horas de capacitação de a força operativa em relação a

2015.

239,952

231,160

15,769

PRINCIPAISCONQUISTAS

71,5

32

7,74

6

8,11

8

4,30

1

89,

780

3,8

97

1,6

14

63,

714

43,2

03

3,72

4

horas no México

horas no Brasil

horas no Latincentro

Nível de relatório: Todas operações de FEMSA Logística

CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTOG4-SO4

Nível Relatórios: Escritórios corporativos no México

3938

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

INSTITUTO FLEm continuidade ao compromisso estabelecido há dois anos, em 2016 trabalhamos em reestruturar o Instituto FL, desenhamos seu marco estratégico e definimos sua estrutura com o objetivo de consolidálo como instrumento sólido de capacitação e desen-volvimento de competências organizacionais requeridas para o cumprimento da Estratégia de Negocio Sustentáveis.

Mediante o Instituto FL:• Proporcionaremos uma infraestrutura e um Modelo de Desen-

volvimento ascendente.• Transformaremos o conhecimentos tácito das pessoas em tér-

minos organizacionais.

AGENDAS DE DESENVOLVIMENTO

É uma ferramenta de aprendizagem através de experiências que contribui a adquirir as competências e conhecimentos requeri-dos para o desempenho no ambiente de trabalho .

As agendas de desenvolvimento estão disponíveis para o 100% dos colaboradores e executivos que estão nos Cursos Selo de FL*, assim como na aprendizagem disponíveis na Universidade FEMSA.

COMPROMISSOS

Durante 2017 trabalharemos no ma-peamento de conhecimentos téc-nicos requeridos por os diferentes níveis de contribuição na empresa, assim como priorizaremos e desen-volveremos um catálogo de oferta formativa. No entanto, incremen-taremos o alcance do Instituto FL a todos os países onde operamos.

COMPROMISSOS

Visando ampliar o alcance das agendas de desenvolvimento a todos os colaboradores e executivos de nossas operações.

* Cursos Selo FL: Consistem em cursos dirigidos ao desen-volvimento das competências de liderança e habilidades específicas que distinguem aos colaboradores de uma em-presa de serviços logísticos integrais de classe mundial.

G4-LA10

PORCENTAGEM DE CUMPRIMENTO DE AGENDAS DE DESENVOLVIMENTO

Brasil Latincentro Total0

10

20

30

80

50

40

100

90

70

60

81%

60%

89%79%

México

Nivel de relatório: Todas as operações de FEMSA Logísticas.

100% dos Diretivos e Gerentes e o 99.7% dos colaboradores

que contam com Fatores Críticos recebem avaliações de desem-

penho periodicamente.

G4-LA11

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Nossos executivos e parte de nossos colaboradores contam com fatores crí-ticos estabelecidos com base em obje-tivos que asseguram o cumprimento da estratégia do negócio.

PROGRAMAS E INICIATIVAS

INICIATIVA OBJETIVO CONQUISTA 2016 COMPROMISSO 2017

Diplomado de Alto Desempenho para Operadores

Melhorar o perfil profissional e o desempenho na condução de nossos operadores.

A data contamos com 15 operadores e 1 instrutor graduados. Assim como 21 operadores em curso.

Implementar o programa em todo o país com a finalidade de incrementar o número de operadores graduados em dito diplomado.

Certificação em Manipulação de Alimentos

Contar com operadores com alto conhecimentos em manipulação de pro-dutos alimentícios que garantam um transporte seguro e higiénico.

Certificação do 100% dos operadores.

Manter atualizada a certificação e o 100% dos operadores certificados.

Habilitado para conduzir o veículo

Facilitar que nossos operadores terminem seus estudos com a finalidade de melhorar seu perfil profissional.

Temos conquistado que mais de 90% de nossos operadores sejam especializados.

Seguir impulsando que 100% de nossos colaboradores concluam seus estudos.

Formador de Formadores

Plano de formação para nossos operadores instru-tores, que compõem as ferramentas para:

• Desenvolvimento de capacitações• Comunicação assertiva• Retroalimentaçãoaos operadores

Se capacitou ao 100% dos Instrutores a nível Nacional.

Dar seguimento e avaliar o desempenho dos instrutores durante as capacitações e retroalimentações em 2017.

Delo interactive training

Programa de formação para nossos Técnicos de Manutenção com a finalidade de ampliar, atualizar os conhecimen-tos necessários para desempenhar melhor o seu trabalho.

Se conseguiu a certifi-cação de 100% de colaboradores da Área de Manutenção a nível nacional.

Certificar aos colabora-dores depois de um ano. Assegurar que o trabalho em alturas se realize em com base em certificação, e normativa na Colômbia.

Certificação de Alturas

Garantir a Segurança no trabalho de nossos Técnicos e Facilitadores, cumprindo com a Legislação Colombiana.

Se conseguiu a certifi-cação de 100% de colaboradores da Área de Manutenção a nível nacional.

Certificar aos colabora-dores depois de um ano. Assegurar que o trabalho em alturas se realize em com base em certificação, e normativa na Colômbia.

Por sua vez, realizamos avaliações de 360° onde o colaborador é avaliado por gestor, pares e subordinados. As nossas forças operativa são avaliadas com base nos indicadores operativos de desem-penho.

4140

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

SEGURANÇA NO TRABAJO

Enfoque de GestãoTemos o compromisso de proteger a integridade de nossos colaboradores. Para isso, através do Sistema Integral de Segurança (SIS), reduzimos os riscos no ambiente de tra-balho e impactos as comunidades promovendo crescimento de nossas operações. Pro-porcionando a diminuição de nossos índices de acidentes e ausencia.

Em continuidade destas conquistas, garantimos o cumprimento das nossas Política de Segurança, impulsamos a melhora continua e vivemos uma cultura de presença de aci-dentes e lesões.

• Em cumprimento regulatório promovemos a capacitação nas atualizações da “Lei de Trânsito” e o proces-so de “Inspeções Previas”.

• Reforçamos os conhecimentos técnicos e de segurança industrial para melhorar a qualidade do serviço e salvaguardar a integridade de nossas forças operativas.

• Dentro do Plano Anual de Capacitação abrangemos temas orientados à segurança na operação, com o objetivo de diminuir o índice de acidentes e infrações, prevenir situações inseguras, entre outras.

Escola Funcional de Manutenção

Devido à necessidade de homologar o nível de conhecimentos no pessoal técnico, durante 2016 definimos a missão, visão, objetivos, alinhamentos e órgãos de governo das nossas Escola Funcional de Manutenção.

Objetivos:

• Identificar, homologar e desenvolver as capacidades que se requerem para a operação eficiente do negócio, consi-derando a diversidade de serviços e veículos que administramos, assim como a constante atualização do mercado, assegurando que os colaboradores estejam habilitados nos processos e tecnologia chaves.

• Desenvolver as capacidades comerciais e de atenção ao cliente.• Acompanhar o processo de novas operações através de capacitação.

90,440.45 horas de capacitação

em segurança

PRINCIPAIS CONQUISTAS

G.I*

Mais de 90% dos colaboradores estão reapresentados em comitês de segurança e

saúde de acordo à legislação dos países nos que operamos.

PROGRAMAS E INICIATIVAS

Sistema Integral de SegurançaContamos com um sistema que nos permite consolidar uma cul-tura de segurança e práticas responsáveis, assim como melhorar nossos processos e operações ao diminuir os riscos que enfren-tamos em nossos centros operativos. Protegemos a integridade física da nossa gente, comunidade, assim como os ativos da em-presa e meio ambiente.

Nosso Sistema Integral de Segurança se encontra documen-tado dentro de nosso Sistema Integral de Gestão (SIG) e se rege ao cumprimento legal de cada país onde operamos e aos acordos internacionais de a Organização Internacional do Tra-balho (OIT) e a Organização Mundial de a Saúde (OMS) sobre passando regularmente os alinhamentos básicos.

Seus objetivos principais são:• Reduzir acidentes em todas nossas operações.• Ser líderes por nossas ações em relação a segurança entre nos-

sos colaboradores, clientes e a comunidade com a que esta-mos inseridos.

• Assegurar o cumprimento da legislação aplicável em matéria de segurança nos países onde operamos.

Contamos com um comitê centralizado de Segurança e Saúde Ocupacional, que atende cada três meses e é administrado por a Gerencia de Relações ao trabalho e a Gerencia de Prevenção de Riscos, que promove os temas de segurança industrial e vial.

Auditorias InternasEm 2016 realizamos auditorias internas em todos os Centros Operativos de Gestão de Serviços de Transporte e Manutenção no México com o objetivo de desenvolver planos de trabalho com base em suas necessidades e desempenho. Temos o compromis-so para o próximo ano realizar em torno de 40 auditorias cruzadas ampliando o alcance das mesmas a nossas operações de Latin-centro. Através dessa iniciativa asseguramos nosso cumprimento normativo e nossos baixos índices de acidentes e acidentes.

Cápsulas Semanais de SegurançaFortalecemos constantemente nossa cultura de trabalho seguro em todos os países onde temos operações por meio da difusão de cápsulas em temas de políticas, processos e boas práticas em matéria de segurança.

ÍNDICE DE ACIDENTES Incidentes a cada 100 colaboradores

DIAS PERDIDOS PROMEDIO POR ACIDENTE INCAPACIDADE POR COLABORADOR

2014 20142015 20152016 20160

2

4

6

10

8

12

0

0.5

1

2

1.5

2.5

México1 Brasil Latincentro

10.5

1.93

7.13

1.2

3.84 0.72

0.820.095

9.66

1.57.221.3

7.26

0.29

2013 2013

Nivel de relatório: Todas as operações de FEMSA Logistica.1 O México não incluem Zimag

Nota: Nossa gestão da segurança tem aumentado, de modo a partir de 2016, relatamos os resultados de nossas operações por região

G4-LA6

Diminuímos em um 46.1% o índice de acidentes em México.

Reduzimos a média de dias perdidos por acidentes por colaborador

no México em um 42.6%.

PRINCIPAIS CONQUISTAS

• Algumas das capacitações foram: Plano de Contingencias em acidentes Inesperados, Segurança em Rota, Lei de Saúde e Segurança Ocupacional, Segurança Vial e Reconhecimento do Estado de Fatiga por Jornada, a as quais assistiram 162 colaboradores. G4-LA7, G4-LA8

G4-LA5

4342

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

“Empresa Segura”Mantemos o compromisso de avançar com segurança em nos-sos centros operativos, por esta razão, participamos no Progra-ma de Autogestão em Segurança e Saúde no trabalho (PASST), da Secretaria do Trabalho e Previsão Social (STPS) com o objeti-vo de garantir o cumprimento da legislação aplicável em matéria de segurança e a homologação de normas operativos.

Avançamos com segurança ao integrar a nosso Sistema Integral de Gestão cinco programas de saúde ocupacional. Ação chave na obtenção e ratificação de a Certificação ISO 39001:2012 em nos-sas operações de Distribuição Primaria e Secundaria no México.

29,163.5 horas de capacitação em saúde

Em 2016, se mantiveram 5 centros operativos dentro do programa no México.

Em cumprimento regulatório de cada país e com o objetivo de diminuir os índices de ausencia por acidentes ou doenças rela-cionadas ao trabalho ou gerais se realizaram as seguintes ações:

• Na Colômbia implementamos o Sistema de Gestão de Se-gurança e Saúde no Trabalho (SG-SST) e nos submetemos à auditoria exigida pela norma vigente.

• Ainda que em Nicarágua conduzimos os trâmites corres-pondentes diante o Ministério do trabalho para a autori-zação do Regulamento de Higiene e Segurança em matéria de regulação jurídica.

SAÚDE ORGANIZACIONAL

Enfoque de GestãoCom relação a segurança dos colaboradores, sua saúde é funda-mental para o sucesso da empresa. Neste sentido, asseguramos a consolidação de uma cultura de prevenção de doenças e riscos no ambiente de trabalho, baseamos nossa gestão em o Sistema de Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (SASSO), por meio da qual vigilamos e promovemos seu bemestar.

Contudo desenhamos jornadas de trabalho justas, horas de des-canso e estancias com o propósito de contribuir ao equilíbrio do âmbito pessoal e profissional de nossos colaboradores.

PROGRAMAS E INICIATIVAS

Sistema de Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (SASSO)Mediante este Sistema nos asseguramos proporcionamos am-biente de trabalho seguros para o desempenho adequado de nos-sos colaboradores, focando nas políticas e alinhamentos internos relacionados a Segurança e Saúde, excedendo inclusive os reque-rimentos legais em os diferentes países em que operamos.

LT9

Nossos 5 objetivos fundamentais de SASSO são:

Exames médicos a candidatos

Controle de ausência

Exames médicos periódicos

Campanhas de saúde

Programa de Prevenção de Adições e Riscos no Transporte

Implementação de programas de SASSO

Diminuição de auséncia por causas de saúde

Melhoria do nível de saúde de os colaboradores

Capacitação em saúde

Programa de vigilância à saúde (exames médicos periódicos)

Difusão de 100 Cápsulas em Segurança em todas nossas operações.

Em Costa Rica também desenvolvemos planos de ação para contingencias em carreteira.

Em Nicaragua por sua parte se difundiu a Política de Segurança Vial da empresa.

G.I*

Para consolidar os programas Saúde, durante o 2016 tomamos as seguintes ações:

• Nas nossas operações de Gestão de Serviços de Transpor-te e Manutenção no México, Brasil e Latincentro continua-mos com a estratégia de implementação.

- No Peru se implementaram 9 programas de saúde.Nas nossas operações de Armazenagem:

- No México (Zimag) começamos sua implementação. - No Brasil (Atlas Transporte e Logística) realizamos um diag-

nóstico dos programas implementados e se definiram me-tas e planos de ação para 2017.

Avaliações de saúde inicial e periódica• No México e Latincentro continuamos as aplicações das

avaliações ao 100% para os novos colaboradores. Ressal-tamos que, os exames médicos periódicos no México se mantiveram ao 82% respeito aos colaboradores com mais de um ano.

• Na Nicarágua se realizaram avaliações médicas com o apoio do Instituto de Segurança Social entre elas: câncer de prós-tata, diabetes, higiene dental, entre outras.

• No Brasil estabelecemos como processo a realização de exames médicos, assim como o controle e seguimento de seu grau de saúde.

Avaliação de saúde inicial 4,393 1 Avaliação de saúde periódica: 5,596 1

Avaliações médicas pre-viagem: 75,928 1

Provas antidoping: 17,219 1

Avaliações médicas pré-viagemCom a finalidade de detectar as condições de saúde de nossos operadores para realização de uma viagem, este profissional ava-liado pelo médico do centro operativo para minimizar as proba-bilidades de incidentes ou acidentes viais que puderam atentar à saúde de nossa gente e as comunidades com quem compartil-hamos as estradas.

Alinhado aos processos de segurança da ISO 39001: 2012 o 100% dos operadores de Distribuição Primaria é avaliando pré-vio ao início de uma viagem e cada 3 meses se avalia aos opera-dores de Distribuição Secundaria no México.

Programa de Prevenção de Adições e Riscos no Transporte

Reprovamos o consumo de substancias ou drogas ilícitas; por esta razão, promovemos campanhas de conscientização e in-formação dos efeitos nocivos e consequências negativas do seu uso. Uma das ações preventivas estabelecida em nossa política de Segurança Industrial e Saúde Ocupacional são as provas an-tidoping aleatórias para a identificação do possível consumo ou existência de qualquer substancia proibida.

LT11

 1 Nivel de relatório: FEMSA Logística México e Latincentro.

4544

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

Atenção médica primaria e primeiros auxíliosContamos com serviços de saúde através de pessoal capacitado para brindar atenção médica primaria e primeiros auxílios, asse-gurando que o 100% de nossos colaboradores tenham acesso a serviços médicos.

Durante 2016 desenvolvemos estratégia para diminuir doenças osteomusculares, assim como reforçamos os conhecimentos de nossos médicos em seu tratamento.

Programa Benefit para ExecutivosEste programa tem o objetivo de impulsar ações para manter e melhorar de maneira significativa a Saúde Integral de 100% dos executivos de FEMSA Logística. Em primeira instancia consiste em avaliações do seu grau de saúde, estabelecendo planos de melhora individuais e seu seguimento.

Seus principais objetivos são:

Atenção médica primaria e primeiros auxílios: 18,911 1

Realizamos mais de 4,500atividades de desenvolvimento social

em todas nossas operações

Com estas ações se beneficiaram mais de 129,471 pessoas*

*Considerando colaboradores, familiares e amigos

Investimos $7.04 milhões de pesos (MXN) em atividades de

desenvolvimento social e voluntariado

Participantes em campanhas: 12,755 1

Capacitação em SaúdeAlinhado a nosso objetivo de gerar uma cultura de estilos de vida saudáveis e reduzir os acidentes implementamos capacitação em fatores psicossociais como são: o consumo de álcool, tabaco e drogas, violência, VIH e SIDA, nutrição, atividade física, sonho saudável e estresse. Seguimos a metodologia da OIT,no México, Latincentro e Brasil.

Semana de Segurança e SaúdeCampanhas que abordam temas de presença de riscos à saúde e bons hábitos para reduzir os problemas de saúde de maior in-cidência por centro operativo. As atividades regularmente se en-focam em prevenir doenças como câncer, diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras e em destacar os benefícios de adotar estilos de vida saudáveis.

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

Conseguimos um equilíbrio na relação de vida pessoal e profis-sional dos colaboradores e suas famílias ao promover seu des-envolvimento integral mediante ações enfocadas em aspectos econômicos, sociais, profissional e educativos. Desta maneira, geramos um ambiente harmonioso, aumentamos a sensação de pertencer, assegurando a vivencia de nossas cultura e valores.

SISTEMA INTEGRAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Através desse Sistema promovemos programas e atividades alin-hados às sete dimensões para o desenvolvimento integral e a qua-lidade de vida. Alavancando a estratégica na criação de valor social e econômico.

G4-EC8 ,G4-SO1

Valores 21%

Familiar 8%

Laboral 25%

Econômica 9%

Educativa 6%

Social 8%

Saúde 23%

Impulsar uma cultura saudável com hábitos, comportamentos, habilidades, práticas e atividades físicas e emoções saudáveis

Apoiar, manter e/o melhorar o estado de saúde físico e emocional

Reconhecer o esforço em a diminuição de riscos à saúde

Sistema Integral de

Desenvolvimento Social

 1 Nivel de relatório: FEMSA Logística México e Latincentro.

Em 2016 contamos com a participação de 4,754 voluntários*

*Considerando colaboradores, familiares e amigos

VOLUNTARIADO SOCIAL

Como parte de nosso Sistema Integral de Desenvolvimento So-cial realizamos voluntariados, os quais nos permitem fomentar os valores e o trabalho em equipe. Atuando de maneira altruísta e fora dos horários de trabalho. Seu principal objetivo é contribuir à transformação positiva dos países nos que temos operações.

G4-EC1, G4-SO1

Entre as iniciativas de voluntariado se encontram as seguintes:

Voluntariado corações solidáriosDoação de produtos de higiene pessoal a um hospital infantil

Um Anjo no CaminhoConsiste em apadrinhar uma pessoa de baixa renda que sofreu algum acidente ou que se envolveu em acidente automotor

Doação a crianças do Lar MalamboDoações em espécie em benefício à crianças em situação de risco social do Lar Malambo

Doação à Casa Lar San Lázaro

Presenteie um SorrisoEvento dirigido a crianças que vivem em situação de pobreza extrema

Día VerdeLimpeza e reflorestação dentro das instalações do centro operativo

Doações para crianças com câncerDoação em espécie através de diversas fundações

Doação de material escolar para os filhos de colaboradores

Programa Na Mão CertaApoio contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras

Avançamos de maneira sustentável nossos impactos ao meio ambiente, otimizando

nossas operações de transporte, implementando tecnologia de vanguarda

que melhora o rendimento de nossas unidades motrizes, assim como asseguramos

a disposição adequada de resíduos em nossas operações de manutenção

e armazenagem.

NOSSO

PLANETA

NOSSO PLANETA

4948

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

México 34.30% 39.40% 19.40% 60.50% 58.30% 48.90%

Brasil29.50% 27.80%

21.30%27.7% 28.70%

25.30%

Latincentro 4.00% 7.70%

TOTAL 63.80% 67.20% 44.70% 88.3% 87% 81.90%

México 23.60% 20.40% 22.10% 10.50% 9.80% 9.70%

Brasil12.70% 12.40%

32.40%1.20% 3.10%

7.00%

Latincentro 0.80% 1.40%

TOTAL 36.20% 32.80% 55.30% 11.7% 12.90% 18.10%

FROTA DISTRIBUIÇÃO PRIMARIA

FROTA DE DISTRIBUIÇÃO SECUNDARIA

Mobilidade sustentável é o resultado da unificação

de esforços para a promoção e procura de tecnologias

limpas que nos permitam adaptarmos às tendências globais e oferecer valor

adicionado a nossos clientes.

Tomás Rodriguez MaldonadoCoordenador de Novas Tecnologias

49

UNIDADES ADMINISTRADAS COMBISTÍVEL

2014 2015 2016 2014 2015 2016

UNIDADES ADMINISTRADAS COMBISTÍVEL

2014 2015 2016 2014 2015 2016

As inversões de Nosso Planeta em 2016 foram: $391 milhões de pesos (MXN) em renovação de frota, ener-gia, agua e gestão de resíduos.

Melhoramos em um 11.9% a eficiên-cia no consumo de combustível por Km. recorrido em México com rela-ção a 2015.

Reduzimos em 49.6 Toneladas nos-sas gerações de resíduos perigosos em México, com respeito a 2015.

PRINCIPAIS CONQUISTAS

IMPACTOS AMBIENTAIS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA: ENERGÍA E EMISSÕES

Enfoque de GestãoEnfrentamos o desafio de melhorar nos-sas eficiências energéticas e diminuir nossa digital de carbono. Por isso imple-mentamos estratégia operativas como a otimização de rotas, processos de con-solidação de carga, assim como a diminui-ção no número de unidades motrizes que

assegure nossas produtividades. Por sua vez fomentamos o uso de configurações diferenciadas que ademais de ser mais seguras, nos permitem reduzir as viagens ao ter maior capacidade de carga. Em nossas instalações buscamos adotar boas práticas e tecnologia que contri-buem a fazer mais eficiente nosso consu-mo de energia elétrica e como consequ-ência reduzamos emissões.

G.I*

PLANETANOSSO

Avançamos de maneira sustentável nossos impactos ao meio ambiente, otimizando nossas operações de transporte, implemen-tando tecnologia de vanguarda que melhora o rendimento de nossas unidades motrizes, assim como asseguramos a dispo-sição adequada de resíduos em nossas operações de manutenção e armazenagem.

Em virtude de nossas operações, temos um alto enfoque em suavizar os impactos ambientais, como a qualidade do ar e a diminuição na geração de resíduos perigosos, de tal maneira conseguimos preservar a sustentabilidade do negócio.

Operamos com base nas nossas políticas ambientais e nosso Sistema de Gestão Ambiental (SGA) implementamos tecnologias limpas, inovamos com desenho de veículos especializados e otimizamos nossas operações de distribuição e logística, tendo como resultado ser um diferenciador na indústria.

G4-EN31

G4-EN3

5150

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

CONSUMO DE COMBUSTIVEL POR KM PERCORRIDOUnidade de medida: litros de combustível/km. Percorrido

CONSUMO DIRETO DE ENERGIA MÓVEL Unidade de medida: Quilômetros sobre Gigajoules

0

0.1

0.2

0.3

0.5

0.4

0.6

0

10.0

20.0

30.0

80.0

70.0

50.0

40.0

60.0

90.0

México Brasil e Latincentro Latincentro Brasil

0.50

58.25

0.51

60.02

0.56

70.46

0.49

54.92

0.46

52.90

0.45

48.40

0.40

0.52

83.25

0.32

51.55

lt/K

m

Km

/GJ

2013

2013 2014

2014

2015

2015

2016

2016

Nível de relatório: FEMSA Logistica Distribuição primária e Secundária (não inclui utilitários)Nota: Por crescimento do negócio e para mostrar transparência, a partir de 2016 apresentaremos Brasil e Latincentro de formas independentes.

Nível de relatório: FEMSA Logistica Distribuição Primaria e Secundária(não inclui utilitários)

Melhoramos em um 3.6% a efici-ência no consumo de combustí-vel por Km. recorrido em México com relação a 2014.

México Brasil e Latincentro Latincentro Brasil

CONSUMO INDIRETO DE ENERGIA ELÉTRICA

Unidade de medida: GigaJoules

0

2,000

4,000

6,000

16,000

14,000

10,000

8,000

12,000

18,000

México Latincentro

17,008 16,38815,406

420 459

2013 2014 2015 2016

Nivel de relatório: México inclui: 12 bases e suas oficinas, 22 oficinas fixos de manutenção e 6 PTB(Pontos de Transbordo) dedicados a Distribuição Secundaria.Latincentro inclui: 4 centros operacional em Colômbia, 1 centro operativo em Nica-rágua, e 1 centro operacional em Costa Rica.

15,778

A1 Frota própriaA1 UtilitáriosA2 Energia ElétricaA3 Frota Administrada A3 Voo

MÉXICO

EMISSÕES TOTAIS

LATINCENTRO EMISSÕES TOTAIS FL

BRASIL

40.30%

1.83%

0.76%0.50%

56.60%

Brasil y Latincentro

39.4%257,276 Ton CO2e

31.7%

9.0%

59.3%

433,613 Ton CO2e

22.56%

0.54% 0.05%

76.85%

38,921 Ton CO2e

0.092%

71.98%

137,416 Ton e CO227.93%

Nivel de relatório: Alcance 1: Distribuição Primaria, Secundaria e utilitários.Alcance 2: México: Consumo de energia elétrica de 12 centros operacional dedicados à Distribuição Primaria em México e sus oficinas de Manutenção, 21 oficinas fixos de Manutenção

e 6 PTB (Pontos de Transbordo) dedicados à Distribuição Secundaria.Latincentro: 4 centros operacional em Colômbia, 1 centro operacional em Nicarágua, e 1 centro operacional em Costa Rica.Brasil: No se reporta informação por este rubro

Alcance 3: Distribuição Primaria, Secundaria e vôo comprados por FEMSA Logística durante 2016.

México Brasil Latincentro

GJ

G4-13, G4-EN5

G4-EN3

G4-EN4

G4-EN15, G4-EN16, G4-EN17

G4-EN6

53.64

137,416 Ton CO2e

5352

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

Conforme o Plano Diretor de Sustentabilidade que desenvolvemos este ano, para 2017 deveremos revisar ou redefinir a meta em redução de emissões, para que

esta cubra a totalidade da operação de distribuição e logística do negócio.

Meta 2020: Diminuir em um 7% as emissões espe-cíficas de CO2 de a operação de Distribuição Prima-ria em México, conseguindo diminuir os Kg. De CO2 por km. recorrido. (Linha base 2014: 1.6342)

Resultado 2016: 1.6177

O que implica que recuperamos a tendência em nosso desempenho pelas mudanças regulatórios apresenta-da em 2015 em México.

MÉXICO BRASILBRASIL Y LATINCENTRO LATINCENTRO

0

20,000

40,000

60,000

140,000

100,000

80,000

120,000

160,000

A1 A2 A3

99,

076

2,27

6

140

,523

2,19

1

141,

437

136

,96

2

150

,344

1,9

60

104,

972

2014 20142015 2015 2016 20162016

Nivel de relatório: Alcance 1: Distribuição Primaria, Secundaria e utilitários.Alcance 2: México: Consumo de energia elétrica de 12 centros operacional dedicados a Distribuição Primaria em México e suas oficinas de manutenção, 21 oficinas fixos de manutenção

e 6 PTB (Pontos de Transbordo) dedicados à Distribuição Secundaria.Latincentro: : 4 centros operativos em Colômbia, 1 centro operacional em Nicarágua, e 1 centro operativo em Costa Rica.Brasil: Não relatado informação para este item.

Alcance 3: Distribuição Primaria, Secundaria e vôo comprados por FEMSA Logística durante 2016.Nota: Por crescimento em operações internacionais e para mostrar maior transparência, a partir de 2016 apresentaremos as operações no Brasil e Latincentro de forma independente.

PROGRAMAS E INICIATIVAS

Ratificando nosso compromisso com o meio ambiente, desenvol-vemos soluções através da inovação estratégica e a tecnologia que nos permitem implementar programas e iniciativas que tenham as emissões contaminantes ao entorno em todos os países onde te-mos presença.

Mobilidade SustentáveisAtravés da iniciativa Mobilidade Sustentáveis em México, avaliamos alternativas de abastecer nossas operação de maneira sustentável e

de reduzir o consumo de combustíveis fósseis nos diferentes tipos de veículos que emprega FEMSA. Investimos na avaliação técnico-e-conomia de novas tecnologias e combustíveis alternos que possam apoiarmos na atenuação ou eliminação de emissões ao meio ambien-te em um futuro próximo.

Conseguimos mediante alianças com instituições governamen-tais, centros de investigação e instituições de educação superior nacionais e internacionais bem como em conjunto com as diver-sas Unidades de Negócio de FEMSA.

52,9

65 78

,60

5

26,9

4543,6

93

38,5

09

98,

90

8

19.5

2

8,77

930,1

23Ton

CO

2eG4-EN19

G4-EN15, G4-EN16, G4-EN17

EMISSÕES DE CO POR ALCANCEUnidade de medida: Toneladas de CO

2e

2

LT4

5554

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

Automóveis e camionetes

Assessoria e acompanhamento a Coca Cola FEMSA nas provas piloto de implementação de Gás Natural Comprimido (GNC) em operações de supervisão e pré-venda, na qual se incorporaram 55 veículos com esta tecnologia.

Daremos seguimento dos benefícios e implicações da implementação deste tipo de tecnologia.

Caminhão de reparto

Finalizamos as provas de viabilidade economia do uso de Gás Natural Comprimido na frota de caminhões utilizados em distribuição secundaria.

Esta tecnologia oferece um benefício ambiental na redução de um 30% de emissões de CO2.

A pesar dos resultados de viabilidade economia, em 2017 avaliaremos a viabilidade operativa com diferentes fornecedores nas Unidades de Negócio de FEMSA.

Avaliamos a viabilidade técnica e operativa em um veículo híbrido hidráulico na operação de reparto de um de nossos clientes, obtendo um 10% em melhora em rendimento.

Continuaremos a avaliação de este tipo de tecnologia, com diferentes configurações do sistema buscando obter um incremento em seu desempenho.

TratorConcluímos as avaliações a Gás Natural Liquido (GNL) comprovando sua viabilidade técnica e obtendo os seguintes benefícios ambientais: diminuição de 19% de CO2, 38% NOx, 23% CO e 20% PM.

Definiremos as estratégias operativas e fomentaremos através de alianças o desenvolvimento de infraestrutura para assegurar a aplicabilidade em México.

Veículos elétricos

Se fez uma análise da viabilidade técnica e economia dos veículos elétricos nas operações de supervisão e pré-venda. Os resultados competem com os veículos utilizados atualmente a diferencia de obter um benefício ambiental de zero emissões de CO2.

Avaliaremos mediante provas o desempenho real nas operações das Unidades de Negócio com o objetivo de validar sua possível incorporação a partir de 2018.

Tipo de veículo Inovação Compromissos

Especialização da frota

Realizamos a Distribuição Primaria com veículos especializados, os quais aumentam a produtividade e segurança de nossa operação de distribuição e logística. Em 2016, modificamos o desenho das unidades motrizes na Colômbia e Costa Rica para aumentar sua capacidade de carga dentro do cumprimento normativo aplicável.

Devido a nossos desenhos e especificações veicular, nossas unida-des motrizes podem transportar mais mercadoria, em um menor número de viagens, o qual contribui o menor impacto ambiental ao deixar de emitir 93.5 Ton de CO

2 anuais por unidade.

Para isso, promovemos uma prévia à aquisição da frota avaliando diversas configurações e especificações assegurando e imple-mentando aquelas que tenham o melhor desempenho por tipo de rota em nossas operações. Em 2016, somamos 79 unidades especializadas em rotas com um impacto potencial de 10% de poupar de combustível e por emissões. Nas rotas de montanha realizamos uma prova controlada com um protótipo e iniciamos provas de campo em 7 unidades.

Implementação de aceite sintético para Distribuição Primaria e SecundariaCom o objetivo de aumentar o rendimento do combustível e dimi-nuir a quantidade de resíduos perigosos que geramos, o ano ante-rior migramos de uso de aceite mineral a sintético em nossas frotas de Distribuição Primaria em México. Para este ano estabelecemos um protocolo para avaliar sua implementação em Distribuição Se-cundaria, no qual se definiram as métricas para a monitoração de desempenho em 20 unidades considerando tanto os benefícios em poupar de combustível, como a diminuição no número de ma-nutenção requeridos. Os resultados de viabilidade técnica, operati-va e economia, em caso de ser satisfatórios, nos permitirão tomar a decisão da mudança em sua totalidade da frota.

Uso de Diésel s10Em nossas operações no Brasil, utilizamos como combustível Diesel s10, baixo em enxofre, o qual tem melhor rendimento que o convencional e contribui na diminuição de gases de efeito estufa. O controle ao consumo de combustível, assim como as provas de opacidad são realizadas mensalmente em as unidades motrizes, para em caso de encontrar alguma variação considerá-vel, se retira de circulação para praticar uma verificação mecâni-ca. Continuaremos trabalhando na homologação de boas práti-cas em todas as operações do país.

Uso de DeflectoresNova prática que permite a nossas Distribuição Primaria a redu-zir o impacto e gerar valor ambiental, é o uso de deflectores, os quais melhoram a aerodinâmica das unidades motrizes e o con-sumo de combustível.

5554

Em 2016, contamos com os seguintes resultados:

G4-EN7, G4-EN19, G4-EN27

G4-EN7, G4-EN19, G4-EN27

G4-EN6

COMPROMISSO

Em 2017 continuaremos operando com veículos especia-lizados de rotas planas, controle e monitoração de indica-dores de desempenho nas provas de rotas de montanha e iniciaremos com o mapeamento e análise de serviços disponíveis no mercado para rotas de cidade.

5756

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

Controle de Pressão de pneusManter o nível adequado de pressão nos pneus de nossas unida-des motrizes é fundamental para manter seu bom desempenho, por isso como parte de nosso processo de Inspeção pre-viagem validamos que se encontrem em ótimas condições para evitar consumos de combustível elevados por falta de pressão nas mesmas e a sua vez reduzir os aumentos em emissões de CO

2

ao ambiente.

Programa de Autorregulação AmbientalEm 2015 se autorregulou a frota de Bogotá pela Secretaria Distrital de Ambiente, o propósito principal do Programa é a redução de as emissões dos veículos com motor diesel baseado em um progra-ma integral de manutenção veicular. Para sua obtenção reforçamos nossos planos de manutenção preventivo da frota veicular, assim como em 2016 realizamos provas de filtros de partículas com o fim de diminuir o nível de partículas pesadas que são emitidas ao meio ambiente como produto da combustão. Em caso de comprovar a eficiência dos filtros, validaríamos sua implementação em 100% das unidades motrizes de Colômbia.

Sistema auto infladoNossa frota do México Distribuição Primaria opera com tecno-logia de auto inflado em seus pneus, a qual mantem um nível de pressão adequado durante a operação, otimizando o uso de combustível e aumentando sua vida útil.

Asseguramos que as novas aquisições de frota atuem com esta tecnologia integrada para obter melhores benefícios em rentabi-lidade e reduzir o impacto ambiental.

Eficiência energéticaAo contar com instalações sustentáveis reduzimos nossas di-gitais de carbono. Por isso, durante 2016 instalamos em nossos centros operativos luminárias de maior eficiência energética (Lâmpadas LED e fluorescência T5). A implementação desta tecnologia nos permite poupar o 34% em consumo energético comparado com as luminárias convencionais. Seguiremos traba-lhando em aumentar o número de centros operativos com este tipo de iluminação assim como no relatório das economias.

RESIDUOS E RECICLAGEM

Enfoque de GestãoG4-EN1

A gestão e manejo adequado dos resíduos gerados por nossas operações de manutenção e armazenagem, é um tema de enfo-que prioritário de nossa estratégia de sustentabilidade, por isso, guiamos nossas ações em torno ao desenvolvimento de iniciativas que reduzem os impactos ambientais que estes possam ocasionar.

GERAÇÃO DE RESIDUOS PERIGOSOSUnidade de medida: Toneladas

0

50

100

150

350

250

200

300

400

México Latincentro

378.35 370.4

22.35 27.15

2014 2015 2016

Nivel de relatório:México: 12 oficinas de Distribuição Primaria e 21 oficinas fixos de manutenção. Latincentro: 8 oficinas de manutenção (Colômbia, Nicarágua e Costa Rica).

320.72

Reduzimos em 49.6 Toneladas nossa geração de resíduos perigosos em México

com relação a 2015.

PRINCIPAIS CONQUISTAS

347.86 Ton

*Outros inclui: estopa, plástico e cartão contaminados, lodos e filtros de aire.Nivel de relatório: México: 12 oficinas de Distribuição Primaria e 21 oficinas fixos de manutenção.Latincentro: 8 oficinas de manutenção (Colômbia, Nicarágua e Costa Rica).

RESIDUOS PERIGOSOS 2016Unidade de medida: Toneladas

Sólidos Contaminados

18%

Azeite Usado60%

Outros*6%

Agua 5%

Mistura de Hidrocarburos

2%

Filtros de Aceite9%

Conforme estipula nosso Plano Diretor de Sustentabilidade, a meta em matéria de resíduos deverá revisar-se em 2017 e, em caso que aplique,

aumentar seu alcance a todas as operações.

Meta 2020: Diminuir em 20% o Indicador de geração de resíduos perigosos para 2020 em México.

• Linha base 2015 (inicia 1.475)

Resultado 2016: 1.474

Diminuição de um 0.07%

G4-EN23

5958

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Nosso Sistema de Gestão Ambiental (SGA) tem como objetivos principais:• Controle e seguimento ao cumprimento da normativa em rela-

ção com o meio ambiente. • Identificar, prevenir e controlar os impactos ambientais que

geram as atividades, serviços e produtos que levamos a capa. • Fixar alinhamentos, que facilitem o alcance dos objetivos am-

bientais.• Manter relações de longo prazo com nossos clientes devido ao

valor ambiental gerado.

Com base aos processos do SGA já implementados nas opera-ções no México, durante 2016 se realizou o seguinte:

• Auditorias de 2da volta para verificar o cumprimento da gestão ambiental em 4 centros operativos prioritários.

• Seguimento aos planos de ação dos centros operativos de Distribuição e Manutenção auditados em 2014 e 2015.

• Seguimento aos planos de ação nos demais centros operati-vos com apoio do coordenador ambiental de Manutenção.

• Diagnóstico ambiental de um curso de manutenção que mu-dou sua locação.

COMPROMISSO

Buscamos seguir avançando com segurança ao estender o alcance de implementação do SGA e nossas boas prá-ticas as oficinas onde operamos dentro das instalações de nossos clientes.

Os avanços do SGA em Latincentro foram os seguintes:

• Desenvolvemos uma matriz de requisitos legais em todos os países onde atuamos.. Contemplamos aspectos relacionados com a gestão de resíduos perigosos, agua, energia, entre outros.

• Documentamos o cumprimento regulatório e definimos planos de ação em adquirir ao estandar internacional do ISO 14001.

• Realizamos um diagnóstico ambiental nas oficinas onde se ini-ciou operações de Manutenção na Colômbia, documentando o cumprimento ambiental e gerando planos de ação.

No Brasil, temos o compromisso de realizar um mapeamento das práticas de gestão ambiental em 2017, enquanto que neste ano:• Desenvolvemos uma matriz de requisitos legais, no qual con-

templamos aspectos relacionados com a gestão de resíduos perigosos, agua, energia, entre outros.

Durante o ano trabalhamos na incorporação do SGA ao Sistema Integral de Gestão. Homologamos políticas, ali-nhamentos e processos de auditorias com o propósito de reforçar nosso cumprimento regulatório, aumentar a produtividade e manter relações de confiança com nossos clientes.

Em 2017 iniciaremos os processos internos necessá-rios que nos permitam a obtenção da Certificação ISO 14001: 2012 no México nos próximos anos. Ratificando com isso nosso compromisso ambiental.

Como resultado, reciclamos 5 toneladas de cartão, o equivalente a evitar o corte de 87 árvores e deixar de emitir aprox. 17 Ton de CO2

Outras iniciativas que atendem o tema de Resíduos e Recicla-gem são as seguintes:

BrasilSe modificaram processos operativos de manutenção com a fi-nalidade de minimizar a quantidade de resíduos gerados e fomen-tar ações de reciclagem e reutilização por meio de fornecedores autorizados.

ColombiaCada um de nossos centros operativos conta com um centro de coleta de cartão limpo, com isto evitamos sua contamina-ção com aceites ou combustíveis e fazemos possível sua re-colocação e aproveitamento. Para 2017 definiremos estratégia para o consumo responsável e desenvolveremos um Plano de reciclagem a nível nacional, o qual buscará conscientizar a todos os colaboradores sobre a importância de separar os diferentes tipos de resíduos.

Costa RicaTemos um programa de reciclado dos resíduos que geram tan-to em oficinas como em manutenção, através do qual realiza-mos uma correta disposição dos mesmos. De tal maneira que, difundimos informação e realizamos palestras sobre a impor-tância deste tema.

G.I*

PROGRAMA SÚMATE

Através deste programa permeamos uma cultura do cuidado com o meio ambiente promovendo a conscientização na utilização dos recursos em toda a organização. No início do ano reforçamos os temas principais do programa como o cuidado da agua, poupar de energia, poupar de papel, reciclagem, aproveitamento de a tecnolo-gia para reuniões a distância, entre outros mediante uma campanha de difusão aos centros operacionais. Por sua vez, continuamos com o seguimento aos indicadores de geração de resíduos para conhecer o potencial de reciclagem ou de redução de resíduos. Adicional a isso validamos a vigência dos per-missos necessários que autorizam aos fornecedores para a correta coleta e disposição de resíduos perigosos.

Iniciamos uma campanha de sensibilização com o propósito de di-minuir a geração de resíduos perigosos. Difundimos em 27 centros operativos no México as boas práticas em manejo de filtros, cartão e outros desperdícios para evitar sua contaminação com hidrocar-buros, facilitando sua reciclagem.

Somos uma das maiores empresas da América Latina

de manutenção veicular, que busca e posiciona como uma das mais

responsável is e comprometida com o meio ambiente. Por esta razão, estamos trabalhando através de nosso Sistema de

Gestão Ambiental, o qual nos tem permitido que a administração

de manutenção se faça da maneira correta.

Richard Mattenberger Gutierrez Diretor de Manutenção Veícular

G4-EN23

G4-14, LT3

6160

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

NicaraguaEm 2016 implementamos com a parceria da prefeitura de Ma-nagua, a reciclagem de pneus com as quais se realizam hortas ecológico nas comunidades contribuindo no seu bemestar e à sensibilização do cuidado ambiental.

PerúEstabelecemos um convenio com as Aldeias Infantis SOS, para so-marmos à campanha “Recicla-me, cumpre teu papel”; que orienta a reciclar todo tipo de papel em benefício de crianças que alber-gam. Por cada 2 toneladas de papel reciclado se obtém o benefício de preservar 15 árvores, poupar 39 litros de Agua, 6,800 Kw/h de energia e por evitar a emissão de 3.5 kgs de CO

2.

PanamáDurante o ano promovemos campanhas de recolocação de pneus e papel para reciclagem, de materiais recicláveis foram destinados a um fornecedor que o processa e faz possível sua reutilização como combustível alterno.

ARMAZÉNS TEMPORAIS DE RESIDUOS PERIGOSOS

Este projeto tem deixado de ser uma iniciativa e se tem converti-do em um requisito na construção de nossos centros operativos, pelo qual nos comprometemos a que as oficinas de nova abertura

contam com seu armazém de resíduos perigosos, ratificando com isso nosso compromisso ambiental.

COMPROMISSO

Buscamos replicar esta ação em todos os países onde atuamos.

Em consequência, todos os centros operacionais onde realizamos o Serviço de Manutenção levam com seriedade a classificação de resíduos perigosos e de manejo especial, na armazenagem em de-pósitos adequados e são retirados por fornecedores autorizados que garantem a disposição adequada dos mesmos.

CONTROLE E AVALIAÇÃO DE PNEUS

Os pneus são um dos principais desperdícios de nossa operação de distribuição, por esta razão, continuamos com a avaliação de seu desempenho e rendimento quilométrico buscando com isto a maior eficiência e durabilidade, que resultem em uma diminuição de resíduos de manejo especial.

Ressaltamos que no Brasil a administração é através de controle muito estrito de sua vida útil com o qual monitora o desgaste, identifi-camos a necessidade de sua manutenção ou substituição oportuna.

AGUAG4-EN8

Quanto ao desenvolvimento de nossas operações requer um alto consumo de agua, somos conscientes da importância de poupar e preservar o meio ambiente. Em consequência, me-dimos nossos consumos e buscamos práticas para evitar a contaminação, assim como melhorar o aproveitamento deste recurso em nossas operações de lavagem veicular.

PROGRAMAS E INICIATIVAS

Áreas de lavagemTodas nossas áreas de lavagem possuem estratégia e planeja-mento para evitar contaminação e assegurar que a descarga da agua cumpre com a normativa ambiental aplicável.

Vale destacarse que as operações no Brasil, uma porcentagem da agua utilizada para a lavagem de veículos é proveniente de agua de chuva, o que contribui com a diminuição do uso deste vital recurso.

Temos o compromisso de adequar, construir áreas de lavagem em todas as oficinas de nova abertura

G.I*

CONSUMO DE AGUAUnidade de medida: m3 de agua

0

10,000

20,000

70,000

60,000

40,000

30,000

50,000

80,000

México Latincentro

66,180 69, 912

57,520

2,133

48,393

1,597

2013 2014 2015 2016

m3 d

e ag

ua

Nivel de relatório:México: 12 oficinas de Distribuição Primaria e 22 oficinas fixos de manutenção.Latincentro: 6 oficinas (Colômbia, Nicarágua e Costa Rica).

Avançamos em o desenvolvimento nas comunidades sustentáveis mediante a

melhora constante de nossas iniciativas em relação a segurança vial, abastecimento

sustentável e estratégia de relacionamento comunitário.

NOSSA

COMUNIDADE

NOSSA COMUNIDADE

6564

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

vanguarda garantindo o ótimo desempenho de nossas unidades motrizes.

Desenho de Jornadas de TrabalhoAvançamos para proteger a segurança da comunidade com as que convivemos. Neste sentido contamos com uma políti-ca interna para a administração e contro-le de tempos de trabalho e descanso de nossos operadores, garantindo condições ótimas de trabalho. Uma das principais ferramentas são os diários de bordo, onde asseguramos a correta gestão da jornada de nossos operadores, diminuindo nos-sos índices de acidentes.

DISTRIBUIÇÃO PRIMARIA

DISTRIBUIÇÃO SECUNDÁRIA

65

Enfoque de GestãoBuscamos conservar a boa convivência com as comunidades com quem compar-tilhamos vialidades. Neste sentido, avan-çamos com segurança através de nosso Sistema Integral de Segurança, cumprindo com as normas. Graças a isto, temos con-quistado manter os menores índices de acidentes na indústria.

PROGRAMAS E INICIATIVAS

Sistema Integral de SegurançaCom base em nosso Sistema Integral de Segurança (SIS) contribuímos com a redu-ção de impactos em nossa comunidade por meio do seguimento de políticas e procedi-mentos fundamentados baseados em nor-mas internacionais em segurança vial, assim como a implementação de tecnologia de

Meta 2020: diminuir em um 25% o índice de acidentes de Distribuição Primaria* *Linha base 2014: (0.156)

Avance 2016: diminuição de 16.6%

COMPROMISSO

Efetuaremos uma análise das ope-rações no Brasil para a implemen-tação do ISO 39001:2012, buscan-do levar dito estândar a este país para a obtenção da Certificação em 2017-2018.

G4-14, G4-SO1, G4-SO2, G4-PR1

LT9

INDICE DE ACIDENTES

0.121

0.156

0.239

0.13

2013 2014 2015 20160

0.05

0.1

0.15

0.2

0.3

0.25 0.082

0.095

0.042

0.021

2013 2014 2015 20160

0.02

0.04

0.06

0.1

0.08

Certificação ISO 39001:2012 em Segurança VialNosso compromisso com a segurança vial na comunidade, durante 2016 obtivemos a certificação ISO 39001:2012 no México para as operações de Distribuição Secun-daria e mantivemos o certificado em Distri-buição Primaria.

Convertemos em empresa pioneira de ser-viços logísticos em América Latina ao obter a certificação, e alcançamos um nível de normas internacional em nossas políticas, processos e indicadores.

Os comparativos do Índice de acidentes com anos anteriores evidenciam o compro-misso com o avance que temos conquista-do devido à adequada gestão da segurança vial através de nosso Sistema Integral de Segurança.

Diminuímos em um 45% o índice de Acidente de Distribuição Pri-

maria em um 50% o de Distribuição Secundaria

com respeito a 2015.

PRINCIPAIS CONQUISTAS

COMUNIDADENOSSA

Transformamos positivamente o entorno ao mesmo tempo que crescemos nosso negócio; por esta razão, reduzimos os riscos sociais, influenciamos a nossos sócios estratégicos na implementação de boas práticas junto com as comunidades locais.

Unidade de medida: acidentes maiores por milhão de quilômetros Viagens. Nível de relatório: FEMSA Logística Distribuição Primaria.

G.I*

A Segurança é uma prioridade sobre

qualidade e custo. Assegurar o bemestar de nossos colaboradores

e das comunidades é uma tarefa de todos os dias. Como empresa

adaptamos uma cultura de Segurança e a temos permeado a todos nossos

colaboradores.

Reynaldo Laureano

Álvarez del CastilloGerente de Prevenção de Riscos

65

SEGURANÇADO ENTORNO

Unidade de medida: acidentes maiores por cada mil viagens. Nível de relatório: FEMSA Logística México e Brasil.

6766

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

O centro atualmente do serviço à operações que promove a admi-nistração de frotas utilizando tecnologia de ponta e um equipe de expertos em soluções logísticas no México e Latincentro em seus diferentes modalidades.

Através da função de nosso Módulo de Atenção ao Cliente (MAC) recebemos as inquietudes, sugestões ou comentários de nossos clientes internos e externos e das comunidades, referentes a nos-sas soluções logísticas integrais. Em 2016 recebemos um total de 2441 interações em México, que nos permitem manter uma comu-nicação constante para receber retroalimentação da qualidade de nosso serviço, assim como adotar e melhorar a eficácia de nossas operações.

1 Das quais 210 são por Gestão de serviços de Transporte e 34 são da Manutenção..

Índice de mortalidade

Lamentamos o falecimento de nossos colaboradores e membros da comunidade, ocorrido a consequência de acidentes viais em durante 2016. Seguiremos esforçando ao máximo para evitar o decesso de qual-quer pessoa, por isso continuamos fortalecendo processos e to-mando ações que impulsem a vivencia de uma cultura de segurança vial integral.

Índice de mortalidade total de operadores ou terceiros por milhão de Km: 0.061

Direitos de Trabalho

Trabalho infantilTrabalho forçado e liberdade de movimentoLiberdade de associação e negociação coletivaDiscriminação e assedio Horários de trabalho e compensaçãoSaúde e segurança no trabalhoMecanismos de denuncia

Ambiente Impactos e cumprimento ambiental

Comunidade Desenvolvimento da comunidade

Ética e Valores

Cumprimento legalIntegridade fiscalAnticorrupçãoLavagem de dinheiroCompetência justaConflitos de interessePrivacidade e propriedade intelectual

Princípios Guia para Fornecedores FEMSA

Inovação e tecnologia em segurança

Tecnologia Avances

Durante 2016, 100% de nossos Fornecedores de In-sumos* priorizados (2014) assinou os Princípios Guia, refreando seu compromisso e cumprimento.

*Pertencentes às categorias de consumíveis, peças de reposição, equipe e ferramenta.

Recriação de acidentes viaisComo uma boa prática, buscamos recrear os acidentes da opera-ção mediante um simulador de feitos com a finalidade de documen-tar e difundir as causas destes mesmos, impulsando com isso, uma cultura de presença de acidentes.

Centro de Monitoramento e Produtividade

Em 2016 demos continuidade a esta iniciativa, a qual tem como objetivo principal proporcionar serviço de monitoração, produtivi-dade e segurança a todos nossos Centros Operativos e que por sua vez gera valor agregado a nossos clientes promovendo confiança e tranquilidade em todo momento.

Buscamos influir em nossa cadeia de valor para que nossos forne-cedores adotem práticas sustentáveis, reduzindo riscos e promo-vendo boas práticas. Os Princípios Guia de Fornecedores FEMSA estabelecem as expectativas mínimas para formar parte de nossa rede de aliados estratégicos.

Durante 2016 o 100% de nossas compras no México co-rrespondem a fornecedores de origem nacional1.1 Fornecedor do país onde se efetua a compra.

G4-PR5, LT9

G4-PR1

G4-EC9

LT12

Se avaliou na frota de Distri-buição Secundaria um Híbri-do Hidráulico, que funciona como auxiliar ao sistema de freio em casos de emergência ao aumentar sua efetividade.

Concluímos a avaliação de sistemas de câmaras e sen-sores de ré para Distribuição Secundaria.

Se concluíram provas do sistema de retroalimenta-ção, se obtiveram resultados positivos que podem pre-sentar uma diminuição em o índice de acidentes.

Retardadores

Câmaras e sensores de

reversa

Retroalimentação em tempo real ao

operador

Para garantir a administração dos produtos o serviços a nossas empresa operam baseados em políticas, princípios e práticas de negócio sustentável, os Princípios Guia para Fornecedores (PG) incluem temas de Direitos de Trabalho, Meio Ambiente, Comuni-dade e Ética e Valores. Estes Princípios foram desenhados com base em normas internacionais como as diretrizes de a Organiza-ção para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) para Empresas Multinacionais e o Pacto Mundial das Nações Unidas.

Em seguimento ao compromisso realizado em 2014, realizamos um exercício de priorização de nossos sócios estratégicos de trans-porte e começamos a comunicação dos PG. Conseguimos a assi-natura de 24% da meta estabelecida no segundo semestre do ano.

ABASTECIMIENTO SUSTENTAVELG4-12, G4-EC8, G4-EC9, G4-EN32, G4-LA14, G4-HR1, G4-HR5, G4-HR6, G4-HR10, G4-SO9/ PM I, II, IV, V, VIII

Buscamos manter a

efetividade em nossas soluções integrais de logística atendendo

as necessidades dos clientes, garantindo a segurança na

operação.

Sergio Borrego SalinasDiretor de Distribuição Primaria

Enfoque de Gestão

Índice de mortalidade de operadores ou terceiros por milhão de Km com responsabilidade

do negócio: 0.004

6968

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

Nos comprometemos a dar seguimento ao plano estabelecido, a incluir nossos PG nos acordos de serviço, assim como a concen-trar esforços em a profissionalização de nossos sócios estratégi-cos de transporte.

BEM-ESTAR SOCIAL DE LAS COMUNIDADES

Nosso propósito é melhorar o desenvolvimento econômico, social e ambiental de nossa comunidade. Promovendo o seu bem-estar através de soluções a desafios sociais e ações para reduzir os im-pactos causados por nossas operações, como congestionamen-tos viais, acidentes, ruído, emissões, entre outros.

MARCO

O desenvolvimento e manutenção de relações que gerem valor mutuo com as comunidades onde operamos, é fundamental para a sustenta-bilidade do negócio e o cumprimento de nossa missão. Em operações que evidenciamos em distintos contextos e com uma grande diversi-dade de pessoas, grupos e instituições, temos o desafio de melhorar e profissionalizar nossa relação com isso.

Assim, em 2015 contribuímos com FEMSA e as demais Unidades de Negócio, em o desenvolvimento do Modelo de Atenção a Riscos e Relacionamento Comunitário (MARCO), mediante o qual buscamos fortalecer a efetividade de nossa interação com nossas comunidades imediatas, móveis e estendidas, ao entender as particularidades do en-torno mediante o diálogo e ao gerar laços de confiança, que nos permi-tam desenvolver projetos de colaboração que gerem valor simultâneo e atendam riscos comunitários.

Através de MARCO, apoiamos o desenvolvimento de capacidades em equipes multidisciplinares em nossos centros operativos que nos per-mitam fortalecer a gestão do relacionamento comunitário a nível local, assim como identificar como podemos otimizar as ações que já imple-mentamos com a finalidade de maximizar o valor mutuo.

• Governo• Papeis e responsabilidades• Categorização de

fornecedores

Terminado Em processo

• Definição de periodicida-de e responsável

• Adaptação e validação da ferramenta de priorização

• Atualização de informação chave de fornecedores

• Análise de resultados

• Comunicação de PG• Revisão de alienação com

expectativas• Desenvolvimento de capa-

cidades e capitalização de oportunidades

• Projetos de colaboração

• Documentação do processo

• Revisões continuas• Difusão de a prática

Bases Priorização Estratégia Melhoria continua

Durante 2016, como parte da primeira etapa de implementa-ção do modelo, realizamos um piloto em um centro operativo no México, abarcando as operações de Distribuição Primaria e Manutenção.

OFERTA DE PRODUTOS Y SERVIÇOS SUSTENTÁVEIS

Redução de contaminação urbanaAs frotas veicular que administramos contam com planos de ma-nutenção preventiva, assegurando ótimo desempenho, e como consequência, o cumprimento com os níveis de emissões máximos permitidos em cada país onde operamos. Por sua vez, em nossos processos de seleção realizamos avaliações de emissões contami-nantes produzidas por veículos de diferentes marcas.

Gestão de tráfico veicular Como parte dos processos operativos de nossas Distribuição Se-cundaria –em áreas urbanas– otimizamos o uso de unidades mo-

G4-SO2

LT5, LT6, LT7

G4-EC7, G4-SO1, G4-SO2

Para cumprir com os objetivos de Abastecimento Sustentáveis elaboramos um Plano de Vinculação com Fornecedores, o qual consta de as seguintes fases:

COMPROMISSO

Para 2017, continuaremos implementando esta meto-dologia em centros operativos prioritários no México e trabalharemos em sua integração aos processos, siste-mas e cultura de trabalho do negócio.

trizes ao operar veículos com desenho multitemperatura e de me-nores dimensões para transitar em centros históricos; ademais de levar a cabo procedimentos de consolidação de carga e seleção de rotas. Assim reduzimos o impacto na circulação e mobilidade nas cidades.

Redução de contaminação acústicaAo realizar a seleção de nossas unidades motrizes nos assegura-mos de que os motores no excedam as emissões de ruído máxi-mo permissível. Por sua vez, na manutenção que realizamos uti-lizamos unicamente peças de reposição originais vigilando assim o cumprimento da normativa aplicável. Assim, contribuímos na redução de contaminação acústica.

DESASTRES NATURAIS

Como membros ativos das comunidades onde operamos, facilita-mos ajuda humanitária em caso de desastres naturais ou sociais, proporcionando nossas soluções logísticas integrais.

Por motivos lamentável do evento do Furacão Otto em Costa Rica em setembro de 2016, apoiamos –em conjunto com Coca Cola FEMSA, doação de garrafas de agua– às vítimas no desastre natu-ral. Os recursos (unidades motrizes e operadores) para fazer che-gar agua potável a mais de 5,000 vitimas.

G.I* LT15

7170

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

SOBRE ESTE RELATÓRIO

Por quinto ano consecutivo, temos desenvolvido o Relatório anual de Sus-tentabilidade de FEMSA Logística S.A. de C.V. com base na metodologia de Global Reporting Initiative (GRI) em sua versão G4 dentro do nível de confor-midade Essencial, contudo para os outros é muito importante cumprir com as normas de exigência dos grupos de interesse. Por conseguinte, também adicionamos o Suplemento Setorial de Transporte e Logística, cujo nível de cobertura se expressa na Tabela de Indicadores GRI.

De acordo aos resultados obtidos do diálogo com os grupos de interesse realizados durante 2016, validamos nossos temas respeito à materialida-de da empresa. Desta maneira, selecionamos os conteúdos adequados ao mercado incluindo nossas conquistas em matéria de sustentabilidade du-rante 2016 nas operações de nossas quatro soluções sustentáveis, assim como em todos os países nos que temos presença.

A informação apresentada das conquistas deste Relatório reflexa o avance e crescimento que temos obtido durante o período de 1 de janeiro ao 31 de dezembro de 2016 baixo os Eixos de Marco Estratégico de Sustentabi-lidade de FEMSA Logística sem considerar Open Market devido a que se concretizou a aquisição a finais do ano anterior.

Com o objetivo de facilitar a compreensão do texto, todas as quantidades monetárias que se presentam ao largo do relatório se expressão em pesos mexicanos (MXN).

Assim mesmo, as iniciativas exclusivas de cada país, se encontram marca-das com sua bandeira.

Somos conscientes da importância da transparência em nosso negócio, por isso, temos dado continuidade à revisão independente de 39 indicado-res considerados materiais mediante um organismo que acredita a infor-mação presentada de acordo aos princípios de GRI.

Cabe mencionar que todos os dados e cifras apresentados, foram aprova-dos por o Diretor de Relações Estratégicas e Inovação que tem a máxima responsabilidade em matéria de Sustentabilidade. Entretanto, qualquer aclaração que se requer pode ser solicitada a [email protected].

G4-7, G4-29, G4-30, G4-32

G4-22, G4-23, G4-28

G4-17, G4-20, G4-21

G4-33

G4-31, G4-48

7372

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

CONTEÚDOS BÁSICOS GERAIS

Indicador GRI Descrição Página Declaratória Revisão Independente

Estratégia e Análise

G4-1Declaração do responsável principal das decisões da organização.

6

G4-2 Impactos, riscos e oportunidades. 6

Perfil da empresa

G4-3 Nome de a organização. 6

G4-4 Marcas, produtos ou serviços. 10

G4-5 Lugar onde se encontra a sede central da organização.Geral Anaya 601 Pte. Col. Bella Vista. C.P. 64410 Monterrey, Nuevo León, México.

G4-6 Países onde opera a empresa. 10, 14

G4-7 Natureza do regime de propriedade e forma jurídica. 70 FEMSA Logística S.A. de C.V.

G4-8 Mercados servidos. 10, 14

G4-9 Dimensões da empresa. 14, 32

G4-10 Número de colaboradores. 14, 32 ü

G4-11 Colaboradores com convenio coletivo. 32

G4-12 Cadeia de subministro da organização. 67

Como objetivo de promover maiores informação sobre nossos fornecedores, seguimos trabalhando nos avanços de nosso programa de Abastecimento Sustentáveis para completar o mapeamento de nossa cadeia de subministro.

G4-13 Mudanças significativos durante o período coberto. 6, 14, 50

G4-14 Princípio de precaução. 58, 64

G4-15Programas e iniciativas sociais, ambientais e econômicas a as que a empresa se encontra subscrita ou tem adotado.

17 ü

G4-16 Participação em câmaras e associações. 17 ü

Aspectos materiais e cobertura

G4-17 Estrutura operativa. 14, 70

G4-18 Definição do conteúdo do relatório. 27

G4-19 Aspectos materiais. 27

G4-20 Cobertura dentro da empresa de cada aspecto material. 70Os aspectos que resultaram materiais o diálogo com grupos de interesse 2016 (aspectos necessários) tem cobertura dentro e fora de FEMSA Logística.

G4-21 Cobertura fora da empresa de cada aspecto material. 70Os aspectos que resultaram materiais o diálogo com grupos de interesse 2016 (aspectos necessários) tem cobertura dentro e fora de FEMSA Logística.

G4-22Consequências das reformulações de a informação facilitada em memorias anteriores e suas causas.

70

G4-23 Mudanças significativos relativos a períodos anteriores. 32, 70

Participação dos grupos de interesse

G4-24 Grupos de interesse vinculados à organização. 26, 29

G4-25Definição de grupos de interesse com os que se trabalha.

26, 29

G4-26 Comunicação com grupos de interesse. 26, 29

G4-27 Temas importantes para grupos de interesse. 26, 29

Perfil del informe

G4-28 Período coberto. 70 2016

G4-29 Data do último relatório. 70 2015

G4-30 Ciclo de apresentação de relatórios. 70 Anual

G4-31 Contato. 70

G4-32Opção «de conformidade» com a Guia e Índice de conteúdos GRI G4.

70, 72

G4-33 Verificação externa. 70A revisão independente do Relatório de Sustentabilidade 2016 de FEMSA Logística, S.A. de C.V. esteve a cargo de Deloitte.

Gobierno

G4-34 Estrutura de governo de a empresa. 20

G4-35Processo do órgão superior de governo para delegar sua autoridade à alta direção.

20

G4-36Cargos executivos o com responsabilidade em questões econômicas, ambientais e sociais.

20

G4-37 Processos de consulta com Governo Corporativo. 20, 21

G4-38Composição do órgão superior de governo e dos seus comitês.

20

G4-39Ocupação de posto executivo por parte do Presidente do órgão superior de governo.

20

G4-41 Gestão de possíveis conflitos de interesse. 23

G4-42Funções do órgão superior de governo no desenvolvimento e atualização de valores e Código de Ética.

20

G4-43Medidas para melhorar os conhecimentos dos órgãos superiores de governo sobre assuntos econômicos, sociais e ambientais.

20

G4-44 Avaliação do desempenho do máximo órgão de governo. 20

G4-45Funções do órgão superior de governo na identificação e gestão de riscos e oportunidades.

20

G4-46Funções do órgão superior de governo na análise da eficácia dos processos de gestão de riscos e oportunidades.

20

G4-48Comitê o cargo de maior importância sobre o relatório de sustentabilidade.

70

G4-49Processo para transmitir preocupações ao órgão superior de governo.

20

Ética e Integridade

G4-56 Valores, princípios, normas da empresa. 10, 23, 34

G4-57Mecanismos internos e externos de assessoramento em prol de uma conduta ética e lícita

23

G4-58Mecanismos internos e externos de denúncias de condutas pouco éticas ou ilegal.

23

ENFOQUE DE GESTÃO

G4-DMA Informação sobre o enfoque de gestão.

34, 35, 36, 40, 42, 48, 56, 64, 67

ÍNDICE DE CONTEÚDOS GRI G4

Indicador GRI Descrição Página Declaratória Revisão Independente

G4-32

7574

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

CONTEÚDOS BÁSICOS ESPECÍFICOSCategoria: Economia

Aspecto: Presencia no mercado

G4-EC5Relação entre o salário inicial desagregada por sexo e o salário mínimo local em lugares onde se desenvolvem operações significativas.

Oferecemos um salário inicial 4.84 vezes superior ao salário mínimo estabelecido a nível nacional e 3.08 vezes superior ao salário mínimo profissional de um técnico de manutenção.

G4-EC6Porcentagem de altos diretivos procedentes da comunidade local em lugares onde se desenvolvem operações significativas.

91% de nossos diretivos desenvolvem sua atividade em seu país natal.

Aspecto: Consequências econômicas indiretas

G4-EC7Desenvolvimento e impacto da inversão em infraestruturas e os tipos de serviços.

68

G4-EC8Impactos econômicos indiretos significativos e alcance dos mesmos.

44, 45, 67

Aspecto: Praticas de aquisição

G4-EC9Porcentagem do gasto em lugares com operações significativas que corresponde a fornecedores locais.

67 ü

Categoria: Meio Ambiente

Aspecto: Materiais

G4-EN1 Materiais por peso o volume. 56

Aspecto: Energía

G4-EN3 Consumo energético interno. 48, 50

Durante 2016, nosso consumo de energia foi de 5,895,934 GJ por nossas Gestão de Serviços de Transporte. Nível de alcance: FEMSA Logística Distribuição Primaria e Secundaria. No inclui utilitários.Tipo de combustível: Diesel.

ü

G4-EN4 Consumo energético externo. 50

G4-EN5 Intensidade energética. 50

G4-EN6 Redução do consumo energético. 50, 55

G4-EN7Reduções de os requisitos energéticos de os produtos e serviços.

54, 55 ü

Aspecto: Agua

G4-EN8 Captação total de agua segundo a fonte. 61

Aspecto: Emissões

G4-EN15 Emissões diretas de gases de efeito estufa (Alcance 1). 51, 52 ü

G4-EN16Emissões indiretas de gases de efeito estufa ao gerar energia (Alcance 2).

51, 52 ü

G4-EN17Outras emissões indiretas de gases de efeito estufa (Alcance 3).

51, 52 ü

G4-EN18 Intensidade de as emissões de gases de efeito estufa.

Indicador de emisiones (kg de CO2e/km)

Año México Internacional* Brasil** Latincentro***

2013 1.3448 1.2385 – –

2014 1.36368 1.2019 – –

2015 1.49031 1.0238 – –

2016 1.31329 0.94565 0.86665 0.5229

Nota: Por crescimento do negócio, a partir de 2016 apresentaremos as operações de Brasil e Latincentro de forma independente.*Internacional inclui: Brasil (inclui Expresso Jundiaí), Colômbia, Nicarágua, Panamá, Costa Rica e Peru.**Brasil inclui: Expresso Jundiaí e Atlas Transporte e Logística.***Latincentro inclui: Colômbia, Nicarágua, Panamá, Costa Rica e Peru.

ü

G4-EN19 Redução de as emissões de gases de efeito estufa. 52, 54, 55 ü

Aspecto: Efluentes e resíduos

G4-EN23Peso total de resíduos gerenciado, segundo tipo e método de tratamento.

56, 59 ü

G4-EN24Número total e volume de os derrames acidentais mais significativos.

Durante 2016, não houve derrames significativos nem multas relacionadas com este tema. ü

Aspecto: Produtos e serviços

G4-EN27Mitigação do impacto ambiental de os produtos e serviços.

54, 55

Aspecto: Cumprimento regulatório

G4-EN29Valor monetário das multas significativas e número de sanções no monetário por incumprimento da legislação e a normativa ambiental.

23 ü

Aspecto: Geral

G4-EN31Desagregação dos gastos e inversões para a proteção do meio ambiente.

48 ü

Aspecto: Avaliação ambiental dos fornecedores

G4-EN32Porcentagem de novos fornecedores que se examinaram em função de critérios ambientais.

67

Aspecto: Mecanismos de reclamação ambiental

G4-EN34Número de reclamações ambientais que se tem apresentado, abordado e resolvido mediante mecanismos formais de reclamação.

23 ü

Categoria: Desempenho Social

Subcategoria: Praticas laborais e trabalho digno

Aspecto: Emprego

G4-LA1Número total e taxa de contratações e rotação média de empregados, desagregadas por grupo etário, sexo e região.

32

Com o objetivo de manter a comparabilidade de nosso desempenho em rotação de anos anteriores incluímos a seguinte tabela:

2012 2013 2014 2015 2016

Rotación* 13% 11.3% 14.6% 15% 9%*Inclui os serviços de Distribuição Primaria em México, Brasil, Colômbia, Peru, Panamá, Nicarágua e Costa Rica, assim como os serviços de manutenção no México.

Novas contratações:México: 3,631 homens e 643 mulheresBrasil: 1,222 homens e 198 mulheresColômbia: 156 homens e 15 mulheresCosta Rica: 46 homens e 2 mulheresNicarágua: 26 homens e 4 mulheresPanamá: 28 homens e 11 mulheresPeru: 31 homens e 4 mulheres

ü

G4-LA2Prestações sociais para os empregados com jornada completa.

36

G4-LA3Nível de reincorporação ao trabalho e de retenção traz a baixa por maternidade a paternidade.

O 100% de os colaboradores (homens e mulheres) que solicitaram permissão por maternidade o paternidade se reincorporaram a sus labores e depois de um ano seguiram laborando em a empresa.Nível de relatório: Oficinas corporativas no México.

ü

Aspecto: Relações entre os trabalhadores e a direção

G4-LA4Prazos mínimos de pre-aviso de mudanças operativos e possível inclusão destes nos convênios coletivos.

35

Aspecto: Saúde e segurança no trabalho

G4-LA5Porcentagem de trabalhadores que está reapresentado em comitês formais de segurança e saúde conjuntos para direção e empregados.

41

G4-LA6Tipo e taxa de lesões, doença professional, dias perdidos, absentismo e número de vítimas mortais relacionadas com o trabalho por região e por sexo.

41No ano se tiveram 2 fatalidades relacionadas com o trabalho de colaboradores próprios (1 no México e 1 no Brasil). ü

G4-LA7Trabalhadores cuja profissão tem uma incidência ou um risco elevado de doença.

41

G4-LA8Assuntos de saúde e segurança cobertos em acordos formais com sindicatos.

41

Indicador GRI Descrição Página Declaratória Revisão Independente Indicador GRI Descrição Página Declaratória Revisão

Independente

7776

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

Aspecto: Capacitação e educação

G4-LA9A média de horas de capacitação anuais por empregado, desagregada por sexo e por categoria laboral.

36, 37 ü

G4-LA10

Programas de gestão de habilidades e formação continua que fomentam a empregabilidade de os trabalhadores e lhes ajudam a gestionar o final de sus carreiras professionais.

38 ü

G4-LA11Porcentagem de empregados que recebem avaliações regulares do desempenho e de desenvolvimento profissional.

39 ü

Aspecto: Diversidade e igualdade de oportunidades

G4-LA12

Composição de os órgãos de governo e repartição da planilha por categoria profissional e sexo, idade, pertencia a minorias e outros indicadores de diversidade.

32

Aspecto: Igualdade de retribuição entre mulheres e homens

G4-LA13Relação entre o salário base de os homens com respeito ao de as mulheres, desagregada por localizações significativas de atividade.

Em FEMSA Logística brindamos compensações a nossos colaboradores segundo seu desempenho, sem tomar consideração respeito a seu gênero ou temporalidade de contrato. Em o caso de nossos colaboradores em rango de gerencia a direção, sua remuneração se calcula com base em os resultados de sua avaliação do Sistema de Gestão de Desempenho e o Valor Econômico Adicionado da Companhia (VEA).

Aspecto: Avaliação das práticas de trabalho dos fornecedores

G4-LA14Porcentagem de novos fornecedores que se examinaram em função de critérios relativos às práticas de trabalho.

67

Aspecto: Mecanismos de reclamação sobre as práticas de trabalho

G4-LA16Número de reclamações sobre práticas trabalho que se tem apresentado, abordado e resolvido mediante mecanismos formais de reclamação.

23 ü

Subcategoria: Direitos humanos

Aspecto: Inversão

G4-HR1

Número e porcentagem de contratos e acordos de inversão significativos que incluem cláusulas de direitos humanos o que tem sido objeto de análise em matéria de direitos humanos.

67

G4-HR2Horas de formação dos colaboradores sobre políticas e procedimentos relacionados com aqueles aspectos dos direitos humanos.

36, 37 ü

Aspecto: Não discriminação

G4-HR3Número de casos de discriminação e medidas corretivas adotadas.

23

Aspecto: Liberdade de associação e negociação coletiva

G4-HR4Identificação de centros e fornecedores a liberdade de associação e o direito de acolher a convênios coletivos podem violar o estar ameaçados.

35

Durante 2016 no detectamos em algum dos países onde temos presença nenhum caso que colocaria em risco a liberdade de associação dos colaboradores ao largo de nossa cadeia de valor.

Aspecto: Trabalho infantil

G4-HR5

Identificação de centros e fornecedores com um risco significativo de casos de exploração infantil, e medidas adotadas para contribuir à abolição da exploração infantil.

67

Ligado à filosofia humanista de FEMSA, os princípios de trabalho do Pacto Mundial das Nações Unidas e uma sólida cultura de legalidade, levamos um processo rigoroso de recrutamento para não contratar a menores de idade que não haja cumprido com a educação obrigatória. Assim como, unicamente contratamos pessoas maiores de idade para empregos de categoria de trabalho perigoso, abolindo de esta maneira a exploração infantil.

Aspecto: Trabalho forçado

G4-HR6

Centros e fornecedores com um risco significativo de ser origem de episódios de trabalho forçado, e medidas adotadas para contribuir à eliminação de todas as formas de trabalho forçado.

67Em FEMSA Logística rejeitamos o trabalho forçado. Através de ferramentas e nossa cultura de legalidade ou protegemos os direitos de nossos colaboradores.

Aspecto: Avaliação de os fornecedores em matéria de direitos humanos

G4-HR10Porcentagem de novos fornecedores que se examinaram em função de critérios relativos os direitos humanos.

67

Aspecto: Mecanismos de reclamação em matéria de direitos humanos

G4-HR12Número de reclamações sobre direitos humanos que se tem apresentado, abordado e resolvido mediante mecanismos formais de reclamação.

23 ü

Subcategoria: Sociedade

Aspecto: Comunidades locais

G4-SO1Porcentagem de operações onde se tem implantado programas de desenvolvimento, avaliações de impactos e participação da comunidade local.

44, 45, 64, 68

G4-SO2Centros de operações com efeitos negativos significativos, possíveis ou reais, sobre as comunidades locais.

64, 68

Aspecto: Luta contra a corrupção

G4-SO4Políticas e procedimentos de comunicação e capacitação sobre a luta contra a corrupção.

23, 36

G4-SO5 Casos confirmados de corrupção e medidas adotadas.

Não recebemos em nenhum de nossos centros, denuncia a reclamação por um caso de corrupção. Entretanto, continuamos proporcionando capacitação nos temas de ética e corrupção como medida preventiva.

Aspecto: Praticas de competência desleal

G4-SO7Número de procedimentos legais por causas relacionadas com práticas monopolísticas e contra a livre competência, e seus resultados.

Aspecto: Cumprimento

G4-SO8Valor monetário das multas significativas e número de sanções não monetárias por incumprimento da legislação e a normativa.

23 ü

Aspecto: Avaliação da repercussão social dos fornecedores

G4-SO9Porcentagem de novos fornecedores que se examinaram em função de critérios relacionados com a repercussão social.

67

Aspecto: Mecanismos de reclamação por impacto social

G4-SO11Número de reclamações sobre impactos sociais que se tem apresentado, abordado e resolvido mediante mecanismos formais de reclamação.

23 ü

Subcategoria: Responsabilidade sobre produtos

Aspecto: Saúde e segurança dos clientes

G4-PR1Porcentagem de categorias de produtos e serviços significativos cujos impactos em matéria de saúde e segurança se tem avaliando para promover melhoras.

64, 66

G4-PR2

Número de incidentes derivados do incumprimento da normativa ou dos códigos voluntários relativos aos impactos dos produtos e serviços na saúde e a segurança durante seu ciclo de vida.

Durante 2016 não existiram incidentes derivados do incumprimento da normativa

Aspecto: Etiquetado dos produtos e serviços

G4-PR4Número de incumprimentos de regulação de códigos voluntários relativos a informação e ao etiquetado de os produtos e serviços.

Durante 2016 não existiram incumprimentos da normativa.

G4-PR5 Pesquisas de satisfação de clientes. 67

Aspecto: Privacidad de los clientes

G4-PR8Número de reclamações fundamentadas sobre a violação da privacidade e a fuga de dados dos clientes.

23 ü

Indicador GRI Descrição Página Declaratória Revisão Independente Indicador GRI Descrição Página Declaratória Revisão

Independente

Aspecto: Cumprimento regulatório

G4-PR9Valor monetário das multas significativas fruto do incumprimento da normativa em relação com o subministro e o uso de produtos e serviços.

23 ü

7978

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

SUPLEMENTO SECTORIAL DE TRANSPORTE E LOGÍSTICADimensão Meio ambiental

Aspecto: Composição da frota

LT2 Composição de a frota. 14 ü

Aspecto: Políticas

LT3Descrição de políticas e programas de impactos ambientais.

58 ü

Aspecto: Energia

LT4Descrição de iniciativas para utilizar fontes de energia renováveis e para incrementar a eficiência energética.

53 ü

Aspecto: Contaminação urbana

LT5Descrição das iniciativas para controlar as emissões ao ar em relação ao transporte terrestre.

69 ü

Aspecto: Congestão veicular

LT6Descrição de políticas e programas implementados para gerir os impactos da congestão veicular.

69 ü

Aspecto: Ruído / vibração

LT7Descrição de políticas e programas para a gestão de ruído.

69 ü

Dimensão Social

Aspecto: Padrões de trabalho

LT9Descrição de políticas e programas para determinar as horas trabalhadas e de descanso, instalações de descanso e licenças de condução.

42, 67 ü

Aspecto: Abuso de substancias

LT11Descrição das políticas e programas com respeito ao abuso de substancias.

43 ü

Aspecto: Segurança vial

LT12Número de fatalidades viais de condutores o terceiro das partes por milhão de quilômetros conduzidos.

66 ü

Aspecto: Programas humanitário

LT15Subministro de logística e competências de transporte para entregar ajuda humanitária e as contribuições em espécie em resposta ante desastres.

69 ü

Aspecto: Continuidade em o trabalho

LT17Medidas que facilitam a segurança do ingresso e a continuidade no emprego dos trabalhadores contratados de forma temporal.

32Ao ser menos de 3% a planilha de FEMSA Logística conta com contrato temporal, estas medidas não são significativas.

Indicador GRI Descrição Página Declaratória Revisão Independente

G4-33

79

Informe de Sostenibilidad FEMSA Logística 2016

Galaz, Yamazaki, Ruiz Urquiza, S.C.Río Lerma No. 232 Piso 9Colonia Cuauhtémoc06500 Ciudad de México, MéxicoTel: + 52 (55) 5080 6000Fax: + 52 (55) 5080 6001www.deloitte.com/mx

Relatório de Asseguração Independente do Relatório de Sustentabilidade 2016 da Desarrollo Logístico S.A. de C.V. para a Administração da FEMSA Logística.

Responsabilidades da FEMSA Logística e do Revisor Independente

A Administração da FEMSA Logística é responsável pela elaboração do Relatório de Sustentabilidade 2016 (RS 2016), relativo ao período de 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2016, assim como, pelo conteúdo do mesmo, assegurando definir, adaptar e manter os sistemas de gestão e controle interno pelos quais as informações são obtidas, e que estes, por sua vez, são livres de distorção relevante, por causa de fraude ou erro. Nossa responsabilidade é emitir um relatório independente baseado nos procedimentos aplicados durante a nossa revisão.

Este relatório foi preparado exclusivamente por interesse da FEMSA Logística de acordo com os termos da nossa carta-compromisso datada de 31 de janeiro de 2016, portanto, não assumimos qualquer responsabilidade em relação a terceiros que não sejam a direção da FEMSA Logística, além do reporte não ter a intenção de ser nem deve ser utilizado por alguém distinto a esta.

Escopo do nosso trabalho

O escopo da nossa asseguração foi limitado e é substancialmente menos extenso que um trabalho de asseguração razoável, bem como a um trabalho de asseguração proporcionada. O presente relatório não pode, em nenhuma hipótese, ser entendido como um relatório de auditoria.

Realizamos a revisão do RS 2016 conforme as seguintes condições e/ou critérios:

a) Adaptação dos conteúdos para a elaboração de Relatório de Sustentabilidade (RS 2016) de acordo comas Diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) versão G4, aos suplementos setoriais versão G3 deLogistics and Transportation Sector e ao estudo de materialidade apresentado pela FEMSA Logística.

b) Revisão dos indicadores de desempenho de sustentabilidade reportados de acordo com a opção “essencial”e relatados no Índice Remissivo GRI do RS 2016.

c) Consistência entre as informações contidas no RS 2016 com as evidências disponibilizadas pelaAdministração.

Cumprimos com os requisitos de independência e ética do Código de Ética dos Contadores Públicos, emitido pelo Conselho das Normas Internacionais de Ética de Contadores (IESBA), o qual se fundamenta nos princípios de integridade, objetividade, competência profissional, e com a devida diligência, confidencialidade e comportamento profissional.

Padrões e processos de asseguração

Realizamos nosso trabalho de acordo com a norma internacional de auditoria ISAE 3000 Revised Assurance Engagements other than Audits or Reviews of Historical Financial Information, emitida pelo International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) da Federação Internacional de Contadores (IFAC).

Nosso trabalho de revisão consistiu na formulação de questionamentos à Administração e às diversas áreas da FEMSA Logística que participaram da elaboração dos indicadores e na aplicação de determinados procedimentos analíticos e testes de rastreabilidade amostrais, os quais estão descritos a seguir:

a) Aproximação com o pessoal da FEMSA Logística para conhecimento dos princípios, sistemas e enfoquesde gestão aplicados.

b) Análise dos processos de coleta, validação e consolidação dos dados apresentados no RS 2016.c) Análise do escopo, relevância e integridade da informação incluída no RS 2016 em função do entendimento

da FEMSA Logística e dos requerimentos dos stakeholders sobre os aspectos materiais identificados.d) Revisão das evidências, com base em amostras selecionadas, que dão suporte à informação incluída no

RS 2016.

8080

FEMSA Logística| Relatório de Asseguração Independente do Relatório de Sustentabilidade 2016

e) Revisão de qualidade por um parceiro independente ao projeto que verifique a congruência desse documento com a proposta de trabalho, bem como a qualidade do proceso de trabalho e o seu efeito final.

A tabela abaixo detalha os indicadores de desempenho de sustentabilidade revisados, de acordo com as Diretrizes da GRI versão G4 e aos suplementos setoriais:

G4-10 G4-EN7 G4-EN19 G4-EN34 G4-LA10 G4-S08 LT3 LT9 G4-15 G4-EN15 G4-EN23 G4-LA1 G4-LA11 G4-S011 LT4 LT11 G4-16 G4-EN16 G4-EN24 G4-LA3 G4-LA16 G4-PR8 LT5 LT12

G4-EC9 G4-EN17 G4-EN29 G4-LA6 G4-HR2 G4-PR9 LT6 LT15 G4-EN3 G4-EN18 G4-EN31 G4-LA9 G4-HR12 LT2 LT7

Para o indicador EN7 só foram consideradas informações do México, já que as demais não possibilitam a comparabilidade. Estes indicadores foram selecionados para revisão independente conforme os seguintes critérios:

a) Materialidade da FEMSA Logística mencionado no RS 2016. b) Informações constantes na publicação do RS 2016. c) Revisão das evidências disponibilizadas pelos pontos focais da FEMSA Logística neste projeto.

Conclusão Com base no trabalho realizado, descrito neste relatório, nos procedimentos realizados e na evidências coletadas, nada chegou ao nosso conhecimento que nos leve a acreditar que o RS 2016 contenha erros significativos relacionados com indicadores revisados ou que não tenha sido preparado de acordo com a opção “essencial” definida pelas Diretrizes da GRI para Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade em sua versão G4. Para os indicadores GRI G4 onde a FEMSA Logística não reportou informações quantitativas (valores) foram revistas a informações qualitativas e incluídos procedimentos, políticas, evidências de atividades realizadas, entre outros.

Alternativas de ação Abaixo um resumo das alternativas de ação mais significativas para uma futura elaboração do RS, as quais não alteram as conclusões expressas neste relatório:

Melhoria no proceso de gestão interna de desenvolvimento, análise e validação das informações para os indicadores materiais.

Apoiar os sistemas de Informação, para que permitam maior segurança da informação e acesso em tempo real.

Homologar formulários de notificação e gestão das informações de todos os centros de operação da Femsa Logística e envolvimento dos tomadores de decisão para agregar valor durante o processo.

Galaz, Yamazaki, Ruíz Urquiza, S.C. Membro da Deloitte Touche Tohmatsu Limited

MBA Daniel Aguiñaga Gallegos Sócio 12 de mayo de 2017