relatorio atividades

33
TRILHAS E NÃO TRILHOS RELATÓRIO SUEST 2012

Upload: hugo-ferreira

Post on 28-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

TRANSCRIPT

Page 1: RELATORIO ATIVIDADES

TRILHAS E NÃO TRILHOSRELATÓRIO SUEST 2012

Page 2: RELATORIO ATIVIDADES

SUMÁRIO1 - EQUIPE

2 - ESTRUTURA

3 - ATIVIDADES REALIZADAS EM 2012

4 - AVALIAÇÃO DA ÁREA

3.1 - Relacionamento Institucional3.2 - Gerência de Desenvolvimento de Produtos e Serviços3.3 - Apoio a Atividades Especializadas

4.1 - 4.2 - 4.3 -

Page 3: RELATORIO ATIVIDADES
Page 4: RELATORIO ATIVIDADES

MISSÃOEQUIPE

Contribuir para o sucesso SICOOB na busca de sua visão, por meio de atuação direta junto à Diretoria Executiva do BANCOOB, apoiando a direção no trabalho de zelar para que Bancoob cumpra o seu objetivo estratégico de agregar fatores de competitividade às cooperativas.

Suest

Page 5: RELATORIO ATIVIDADES

ESTRUTURA

SuperintendenteDesenvolvimento

de Produtos e Serviços

Apoio a AtividadesEspecializadas

RelacionamentoInstitucional

Análise de Mercado eProgramas de Metas

Para o exercício de nossa Missão, a área está gerencialmente organizada nas seguintes unidades:

Tem por objetivo subsidiar a direção executiva com análise de cenários do ambiente micro e macroeconômico, posicionamento de mercado, projeções e gestão do Planejamento Estratégico.

Responsável por conduzir estudos técnicos, objetivando subsidiar decisões executivas quanto à estruturação de novas unidades de negócios, com o intuito de reforçar o portfólio sistêmico de produtos e serviços.

Tem por objetivo apoiar as demandas de acesso a sistemas e demais processos relacionados ao consumo de produtos e serviços dos fornecedores de TI, com os

prestadores de serviços sejam eles internos ou externos e apoiar a gestão da política de segurança da informação, zelando por seu cumprimento.

Zelar pelo relacionamento com a comunidade, as entidades do sistema cooperativo e do mercado financeiro, provendo-os de informações sobre o sistema cooperativista de crédito com ensejo da participação do Bancoob neste segmento.

Zelar pelos aspectos de negócio inerentes ao produto cobrança Sicoob, garantindo às cooperativas competividade frente ao mercado e fortalecendo sua relação com os associados.

Gestao do ProdutoCobranca Bancária

Page 6: RELATORIO ATIVIDADES
Page 7: RELATORIO ATIVIDADES

A Superintendência de Gestão Estratégica está ligada diretamente à Presidência, tendo a responsabilidade de oferecer assessoramento técnico direto a todo o corpo de diretores executivos.

AS RESPONSABILIDADES

SUPERINTENDÊNCIA DEGESTÃO ESTRATÉGICA - SUEST

TRANSPARÊNCIA

SISTÊMICO

INDICADOR

CONHECIMENTO

RELACIONAMENTO

ASSERTIVIDADE

EFICÁCIA

META

ESTRATÉGICA

CULTURA

INOVAÇÃO

PARADIGMA

INDICADOR

PROCESSOS

CAPACITAÇÃO

PROJETO

LIDERANÇA

RESULTADO

MENSURAÇÃO

ALINHAMENTO

Apresentamos tema inerentes à atuação da Suest no seu dia a dia

O pensamento é o ensaio da ação.Sigmund Freud

Page 8: RELATORIO ATIVIDADES

RELACIONAMENTO

Compete à SUEST prestar assessoramento técnico nas atividades relacionadas à elaboração, implementação e gestão do planejamento estratégico e gerenciar a condução de projetos alinhados aos objetivos da direção, contribuindo para a sustentabilidade da instituição. Além das atividades envolvidas com a realização da estratégia, outras atividades são desenvolvidas internamente e divididas na missão interna da área. São elas:

INSTITUCIONAL

Ações realizadas em 2012

COMUNICAÇÃO

A divisão de relacionamento institucional da Suest atua em duas frentes complementares: comunicação e eventos. A seguir, destacaremos as principais ações desenvolvidas nesse sentido no ano de 2012: Assessoria de Imprensa

No âmbito da assessoria de imprensa, o ano de 2012 foi marcado pela implantação de estrutura de atendimento no Sicoob Confederação, que permitiu um contato mais ativo com os meios de comunicação de destaque fora do ambiente dos meios cooperativistas. Por sua relevância no contexto do Sicoob, o Bancoob

foi amplamente requisitado nas mais diversas etapas d2 planejamento e da execução das estratégias de assessoria de imprensa, sendo representado pela divisão de relacionamento institucional da Suest.

A parceria resultou em 6 divulgações em meio impresso, 15 divulgações em meio digital e 7 divulgações em programa de rádio, com mais de 30 republicações rastreadas em sites diversos. Além disso, o trabalho de assessoria desenvolvido internamente possibilitou 5 veiculações em meio impresso, 3 em meio digital e 14 atendimentos a demandas de cooperativas nesse sentido (fotos, depoimentos e conteúdos textuais diversos).

Missão: Zelar pela imagem institucional do Bancoob, projetando-a de forma positiva e alinhada aos objetivos e valores da empresa e do Sicoob.

Page 9: RELATORIO ATIVIDADES

92TOTAL DE VEICULAÇÕES EM MÍDIAS DIVERSASNÚMERO 48% MAIOR QUE O ANO ANTERIOR.

A parceria resultou em 6 divulgações em meio impresso, 15 divulgações em meio digital e 7 divulgações em programa de rádio, com mais de 30 republicações rastreadas em sites diversos. Além disso, o trabalho de assessoria desenvolvido internamente possibilitou 5 veiculações em meio impresso, 3 em meio digital e 14 atendimentos a demandas de cooperativas nesse sentido (fotos, depoimentos e conteúdos textuais diversos).

Revista Sicoob

A participação na Revista Sicoob foi intensificada, com sugestões de pautas do Bancoob e indicação de porta-vozes; participação ativa na Comissão de Produção; condução e redação de matérias, e revisão da publicação. Ao todo, foram 17 veiculações alusivas ao Bancoob e suas subsidiárias.

Sicoob Notícias

A participação no Sicoob Notícias foi mantida com a veiculação de notícias de relevância institucional e relativas aos produtos e serviços da

instituição. Ao todo, foram 22 veiculações que promoveram o Bancoob frente ao público de cooperativas Centrais e Singulares.

Revista Rumos

No início do segundo semestre de 2012, o Bancoob decidiu apoiar projeto da Revista Rumos, patrocinando seis edições bimestrais consecutivas, mediante a veiculação de um conteúdo editorial e um anúncio por edição. Até o momento, foram feitas 3 veiculações do tipo, sendo uma produzida internamente e as outras duas pela Confederação, com apoio e condução desta divisão.

Resultado no ano: 92 veiculações em mídias diversas, número 48% maior que no ano anterior.

Page 10: RELATORIO ATIVIDADES

780TOTAL DE NOTAS

VEICULADAS, NÚMERO 20%

MAIOR QUE O ANO ANTERIOR.

Radar

Em 2012, o Radar, principal veículo de comunicação interna do Bancoob, totalizou 56 edições semanais e 4 edições especiais. Com aproximadamente 13 notas por edição, o Radar foi meio para a divulgação de mais de 780 notas no período. Além do avanço quantitativo, conquistado a partir da maior participação das áreas, houve significativo avanço qualitativo, com a busca contínua de melhoria e constância na comunicação. Destaque no período, inovamos com a Galeria das Crianças e com a divulgação de fotos dos aniversariantes do mês de outubro retratando sua infância. As ações, alusivas ao Dia das Crianças, foram bem recebidas e angariaram apoio e aprovação dos funcionários, gestores e Diretores. Para melhorias relativas ao leiaute e ampliação das opções de divulgação, encontra-se em análise projeto para reformulação do informativo.

Resultado no ano: 780 notas veiculadas, número 20% maior que ano anterior.

Bom Dia Bancoob

Parte da rotina diária de atividades, a atualização do Bom Dia Bancoob (informe de taxas em vigência, panorama e notícias) foi realizada

236 vezes no ano de 2011. Disponível na Intranet do Bancoob, o informe tem acesso amplo pelas cooperativas Sicoob e representa meio importante de comunicação com as mesmas, sendo fundamental para a sua operação diária.

Resultado no ano: foi promovida alteração no leiaute, revisão e reorganização das informações, com destaque para a inserção semanal do informativo Economia e Mercado (descritivo dos assuntos e link para acesso).

Page 11: RELATORIO ATIVIDADES

2.545TOTAL DE E-MAILS

TRATADOS,NÚMERO 21%

MAIOR QUE O ANO ANTERIOR.

E-mails do Endereço Institucional

Os e-mails recebidos no endereço institucional do Bancoob ([email protected] ) , destino das mensagens enviadas pelo canal “Fale Conosco” do site do banco, são objeto de especial atenção da Divisão. As mensagens são diariamente selecionadas, analisadas e tratadas de acordo com o objetivo do contato. Após serem pesquisadas junto às áreas responsáveis, as respostas são apuradas e enviadas aos demandantes no menor prazo possível. No ano em questão, 2.545

e-mails receberam tratamento, sendo a maioria deles relacionada ao envio de currículos, dúvidas sobre o acesso a produtos e serviços, localização de cooperativas, pendências financeiras, reclamações diversas e cadastros. O destaque no período foi a busca por padronização de respostas e abordagens, a fim de agilizar ainda mais os atendimentos.

Resultado no ano: 2545 e-mails tratados, número 21% maior que no ano anterior.

Reclame Aqui:

A divisão é responsável pela gestão das reclamações postadas no popular site “Reclame Aqui”, providenciando respostas adequadas a cada situação, a partir de orientação da Ouvidoria. Em 2012, 3 reclamações foram respondidas, sendo que a maioria delas não se relacionava realmente ao Banco, mas, sim, às cooperativas. Os desentendimentos foram esclarecidos, com avaliação satisfatória por parte dos reclamantes.

Resultado no ano: 3 atendimentos, número 25% menor que no ano anterior.

Page 12: RELATORIO ATIVIDADES

170TOTAL DE CLIPPINGS ENVIADOS NÚMERO359% MAIOR QUE O ANO ANTERIOR.

Publicações Oficiais

A divisão auxilia o Bancoob e suas subsidiárias no processo de publicações oficiais (balanços, editais, atas de AGO e AGEs etc). É feita a intermediação do contato com a agência de publicidade responsável e a publicação no Diário Oficial, quando da necessidade. Em 2012, coordenamos 30 publicações do Bancoob, 1 da Bancoob DTVM e 1 da Ponta Administradora de Consórcios. Os destaques do ano foram a coordenação dos processos de cadastro da Bancoob DTVM e da Ponta Administradora no Sistema de Publicações do Diário Oficial e a condução de complexo processo de ressarcimento de cobrança indevida feita à Ponta Administradora.

Resultado no ano: 32 publicações oficiais, número 220% maior que no ano anterior.

Clippings

Fruto do trabalho de constante verificação midiática, que tem por objetivo monitorar as referências ao Bancoob realizadas na mídia, a Unidade promoveu o envio de clippings de notícia esporádicos aos diretores e à própria Suest. A comunicação direcionada visa, principalmente, manter os diretores atualizados de citações ao Banco e assuntos de interesse. Além disso, a divisão se tornou responsável pela gestão do mailing e pelo envio diário do Clipping Sicoob, cujo serviço de pesquisa e compilação foi contratado pelo Sicoob Confederação e é feito pela empresa Ideia Fixa. Em 2012, foram enviados 28 e-mails de Clipping de notícias diversas e realizados 142 repasses dos clippings da Ideia Fixa.

Resultado no ano: 170 clippings enviados, número 359% maior que no ano anterior.

Page 13: RELATORIO ATIVIDADES

2MENSAGENS TELEFÔNICAS

Site Institucional

Em 2012, a unidade cumpriu o papel de gerir a informação institucional disposta no site do Bancoob, realizando 6 atualizações pontuais, com destaque para a inserção de conteúdo institucional referente à Ponta Administradora de Consórcios.

Relatório Anual

Em parceria com Gerência de Produtos e Apoio Comercial (Gepac), a divisão é responsável pela produção e distribuição do Relatório Anual de Gestão. Coordenando todas as etapas do processo, a divisão produziu o conteúdo textual do relatório, a partir amplo trabalho de pesquisa junto às áreas internas; providenciou a tradução dos conteúdos para o idioma inglês; revisou o conteúdo finalizado e, mais tarde, promoveu o envio para as cooperativas, com o auxílio da Gerência Administrativa (Gerad). Tudo isso, com o objetivo de consolidar e ressaltar as informações e resultados da empresa perante os públicos de interesse. Relatórios Trimestrais da Administração

Em 2012, a divisão manteve a parceria com a divisão de

informações gerenciais para, trimestralmente, apoiar a Contadoria no processo de produção e aprovação dos Relatórios da Administração a serem enviados ao Banco Central. O trabalho consiste em produzir conteúdos relativos ao Cenário Macroeconômico e ao Bancoob (no período) que, acrescidos das informações repassadas pela Contadoria, são apresentados aos diretores para avaliação e aprovação. No caso de providências adicionais, a divisão se encarrega de realizar as ações necessárias à finalização e validação do documento.

Espera Telefônica

O processo de produção e veiculação das mensagens de espera telefônica passou a incluir o Sicoob Confederação no ano de 2012. Com redação e validação compartilhadas por ambas as instituições, o processo permaneceu coordenado pela divisão. Foram produzidas duas mensagens, sendo uma delas veiculada durante os onze primeiros meses do ano e a outra no período natalino.

Page 14: RELATORIO ATIVIDADES

Redações/Revisões

As atividades descritas anteriormente são acrescidas de demandas esporádicas de comunicação, dentre as quais se destacam as que se referem a redações diversas e revisões. No ano, foram feitos cerca de 25 atendimentos do tipo, com o objetivo de auxiliar a Diretoria e outras áreas a otimizar a comunicação com os públicos interno e externo.

Relacionamento com o Sicoob Confederação (Gecom):

O movimento de integração entre as entidades sistêmicas se refletiu fortemente nas atividades da divisão em 2012. Com grande destaque para as ações que envolvem o trabalho de assessoria de imprensa, a parceria abrangeu outros aspectos, com ações voltadas também para a comunicação interna, externa e sistêmica. No ano, a divisão atendeu e participou de cerca de 50 demandas do tipo.

Representação do Bancoob no Comitê de Marketing do Sicoob;Representação na Comissão de Comunicação e Marketing da ABDE;Apoio nas ações alusivas ao Ano Internacional das Cooperativas;Substituição temporária da Ana Márcia (Gepac) nos atendimentos do SAC, com tratamento de cerca de 15 demandas diárias em um período de mais de 3 meses;

Auxílios diversos às coligadas Ponta Administradora de Consórcios, Cabal Brasil e Bancoob DTVM (redação de textos institucionais, e-mails-padrão, conteúdos para site e cartas, bem como revisões);Participação ativa nos preparativos da participação da comitiva brasileira no Congresso da CIBP (redação de convite, preparação de matéria para veiculação em material de divulgação do congresso e contribuição com o vídeo institucional);

Treinamento e atuação como Guardiã da Marca Sicoob;Treinamentos e participação nas etapas que precederam a criação do novo site do Sicoob e da Intranet Sistêmica (ainda não lançada).

Outras Atividades quemerecem destaque:

Page 15: RELATORIO ATIVIDADES

92

EVENTOS

Um dos destaques na Unidade de Relacionamento Institucional foi à elaboração do projeto de organi-zação do primeiro evento interno para comemoração do Dia Internac-ional do Cooperativismo de Crédito para os empregados das institu-ições do Bancoob e Sicoob Confed-eração no edifício do Centro Corpo-rativo Sicoob no dia 18/10/2012. Ressaltando a importância do ano de 2012 para o reconhecimento das cooperativas para o desenvolvi-mento sócio-econômico, uma vez que foi declarado pela Organização das Nações Unidas – ONU, como o “Ano Internacional do Cooperativ-ismo”. A Unidade de Relaciona-mento coordenou uma pro-gramação especial, que incluiu Café da Manhã com o Presidente, apre-sentação do Coral Sicoob apresen-

tação e as duas sessões de autó-grafos do livro “Cooperativismo de Crédito Ontem, Hoje e Amanhã”, de coautoria do diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen e do presidente da Sicredi Pioneira (primeira cooperativa de crédito do país), Márcio Port.

Em 2012 a Unidade de Relaciona-mento coordenou o relançamento do PROVI com a revitalização do modelo Bancoob em parceria com a Confederação. O número de partici-pantes das 5 Edições do PROVI superam as expectativas e chega-ram a 250 visitantes em 2012, rep-resentantes das cooperativas cen-trais, bem como de suas filiadas. O Programa contribui para uma maior integração entre as entidades sistêmicas e tem obtido grande aprovação por parte dos partici-pantes.

PROVI – PROGRAMA DE VISITA AO CENTRO CORPORATIVO SICOOB

Page 16: RELATORIO ATIVIDADES
Page 17: RELATORIO ATIVIDADES
Page 18: RELATORIO ATIVIDADES

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Ações realizadas em 2012

Responsabilidade

Conduzir estudos técnicos objetivando subsidiar decisões executivas quanto à estruturação de novas unidades de negócios, com o intuito de reforçar o portfólio sistêmico de produtos e serviços.

Projetos EntreguesGestão da Centralização Financeira

Com o objetivo de atender a uma demanda das Centrais Crediminas e Espírito Santo a Superintendência de Gestão Estratégica, iniciou em Janeiro de 2012 os estudos para prestação do serviço de Gestão da Centralização Financeira às Cooperativas Centrais.Na oportunidade foram realizados diversos estudos sobre os normativos relacionados à gestão financeira e avaliações sobre os modelos de centralização existentes no Sicoob. Além do modus operandi de apuração de caixa, foram realizadas também

avaliações das estratégias de investimento das Centrais, e o sistema a ser utilizado e o impacto do projeto nas áreas intervenientes.

Em 28 de agosto de 2012, foi realizada apresentação do projeto para representantes das centrais Crediminas e Espirito Santo. A Central Crediminas aderiu o serviço em novembro de 2012, e a partir desta data o Bancoob, em conjunto com a Bancoob DTVM, deu início à operação do mais novo serviço sistêmico disponibilizado às cooperativas centrais: a Gestão dos Ativos da Centralização Financeira. Agora as cooperativas centrais – responsáveis pela gestão dos recursos das cooperativas singulares – podem contar com uma instituição parceira especializada nesta atividade, promovendo um maior alinhamento entre as entidades, redução de custos e ganhos em eficiência. Nesse novo modelo, a Bancoob DTVM prestará o serviço de gestão da carteira das cooperativas centrais, cabendo ao

Missão: Identificar, estimular e apoiar o desenvolvimento de novos negócios e modernização dos atuais, para que o banco cumpra sua missão maior junto às cooperativas e essas, por sua vez, perante seus associados.

Page 19: RELATORIO ATIVIDADES

Bancoob os serviços de Apuração de Caixa, Middle Office, Custódia e Controladoria. No decorrer de 2013 o serviço será apresentado às demais centrais.

Projetos em AndamentoCartão BNDES Sicoob

Em abril de 2012, o BNDES sinalizou positivamente para início dos trabalhos técnicos com o objetivo de viabilizar o acesso das cooperativas do Sicoob, por meio do Bancoob, ao produto Cartão BNDES e também para ativar a Bandeira Cabal no produto e a Cabal Brasil como adquirente das transações efetivadas por esse meio.

Desde então, a SUEST está coorde-nando o projeto que conta com o apoio das equipes técnicas do Ban-coob, Cabal Brasil e Sicoob Confe deração que têm trabalhado com os técnicos do BNDES nas providên-cias para operacionalização do produto. A meta é disponibilizar o

produto no âmbito do Sicoob para ser comercializado pelas Cooperati-vas Singulares em abril de 2013.

Recebíveis de Cartões

Visando atender uma demanda recorrente dos associados, Singu-lares e Centrais, e estreitar o rela-cionamento do Sicoob com o público empresarial, a Superin-tendência de Gestão Estratégica - SUEST deu inicio ao Projeto Rece-bíveis de Cartões em Janeiro de 2012.

O projeto tem o intuito de disponibilizar o serviço de antecipação de cartões no módulo Título Descontado e no Internet Banking. Em maio de 2012 a especificação conceitual foi finalizada e na oportunidade entregue ao Sicoob Confederação para desenvolvimento, a data de disponibilização do produto para as Cooperativas Singulares está prevista para Junho de 2013.

A META É DISPONIBILIZAR O PRODUTO NO ÂMBITO DO SICOOB PARA SER COMERCIALIZADO PELAS COOPERATIVAS SINGULARES EM ABRIL DE 2013.

Page 20: RELATORIO ATIVIDADES

Crédito Imobiliário

Durante o ano de 2012 iniciou o estudo para estruturação de carteira de crédito imobiliário no Bancoob para atendimento aos associados do Sicoob. No segundo semestre foram realizados estudos de mer-cado, contratação de consultoria especializada e definição do modelo de negócio, do portfólio inicial, do modelo de segregação da poupança rural e urbana, bem como a construção dos processos e fluxos referentes ao produto.

Ademais, foram feitas diversas reuniões de kickoff com os gestores das áreas envolvidas e elaboradas apresentações ao COLED de status report do projeto. Em 2013 será elaborado do plano de negócios para apresentação ao Conselho de

Administração e está previsto inicio das tratativas para que o Bancoob se torne um Agente Financeiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS. A realização da primeira operação de crédito imobil-iário está prevista para o segundo semestre de 2013.

Remessa de Recursos do/para o exterior

A implementação do serviço de remessa de recursos do/para o exterior é uma demanda recorrente no âmbito das cooperativas do Sicoob. Visando atender esta demanda foram realizados estudos de mercado para detectar as alter-nativas para a disponibilização do serviço, concluindo como melhor alternativa uma parceria com um player ativo do mercado.

Duas empresas encaminharam propostas, e após todo o processo de análise, uma empresa foi sele-cionada por apresentar uma solução mais completa e aderente aos objetivos do projeto. Foi elabo-rado um parecer e encaminhado as Centrais no intuito de verificar se o Bancoob deveria ou não priorizar o projeto frente aos demais que estão sendo conduzidos pela SUEST. As maiorias das centrais não visualizaram, em 2012, o pro-jeto como prioritário, sugerindo que o mesmo fosse postergado para o ano de 2013.

NO SEGUNDO SEMESTRE FORAM REALIZADOS ESTUDOS DE MERCADO, CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA E DEFINIÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIO.

Page 21: RELATORIO ATIVIDADES

Projeto Cobrança

No primeiro ano de execução do Projeto Cobrança as ações foram direcionadas à sustentabilidade do serviço e da plataforma de tec-nológica no cenário atual do produto cobrança, visando dar condições para que as cooperativas continuem com níveis de competitividade que as permitam prospectar novos associados até que a nova plata-forma esteja disponível.

Neste sentido, podemos destacar algumas entregas relevantes reali-zadas em 2012:

Atendimento aos Associados/Cooperativas

Implantação de novo script de atendimento na Central de Atendi-mento do Sicoob (CAS) para ser utilizado pelos atendentes que dão suporte aos associados e colabora-dores das cooperativas nas dúvidas e problemas relacionados ao serviço. O script foi estruturado no sentido de otimizar os atendimen-tos, para isto, foi utilizada ferra-menta que possui mecanismo de busca direta ao conteúdo e as infor-mações organizadas de forma lógica que permite sanar as dúvidas de forma mais assertiva.

Capacitação da Força de VendasMaterial de Apoio

Foi publicado o MPS do serviço de cobrança, cuja inexistência dificul-tava principalmente aos novos fun-

cionários adquirir conhecimento à cerca do produto, bem como as consultas para sanar dúvidas diárias dos funcionários na comer-cialização e implantação do serviço nos associados.

TreinamentosForam realizados treinamentos com a força de vendas em 8 das 14 Cen-trais do sistema, a participação de cerca de 450 funcionários de 130 cooperativas diferentes, totalizando cerca de xx horas de treinamento.

Informações GerenciaisConstrução da especificação con-ceitual das informações e visões utilizadas na construção da ferra-menta de BI do Projeto Otimizar, possibilitando que as cooperativas tenham acesso a informações que apoiem a definição das estratégias de negócios e na execução de ações mais assertivas no fomento do produto cobrança.

FORAM REALIZADOS TREINA-MENTOS COM A FORÇA DE VENDAS EM

DAS 14 CENTRAIS DO SISTEMA.

Page 22: RELATORIO ATIVIDADES

Intervenções na Plataforma Atual de Cobrança

No ano de 2012 foram entregues cerca de xx intervenções na plata-forma atual do módulo cobrança, dando sustentabilidade a ferra-menta para utilização das cooperati-vas, as quais destacamos:

- Parâmetros para emissão de 2ª via de boletos;- Gestão de limites de arrecadação de boletos;- Envio dos boletos de TD para pagamento por meio do DDA;- Impressão e postagem centraliza-dos;

Especificações Conceituais da Nova Plataforma de Cobrança

Foram finalizadas xx especificações conceituais para início do desen-volvimento da nova plataforma de cobrança, as quais destacamos:

- Protesto Sicoob por meio das CRA’s: disponibilizar aos associa-dos do serviço de protesto do Sicoob, sem a necessidade de depender de intermediários, neste caso de bancos correspondentes;

- Transações no IB Empresarial: as transações atualmente dis-

poníveis no módulo cobrança estarão disponíveis também no IB Empresarial, cabendo ao associado escolher qual das ferramentas irá utilizar.

- Serviço de Negativação Serasa: disponibilizará aos cedentes o serviço de negativação do Serasa, uma alternativa mais rápida e de menor custo em relação ao pro-testo.

- Novo cadastro de contrato: prin-cipal funcionalidade do novo sis-tema de cobrança que permitirá as cooperativas estruturarem o serviço de cobrança da forma desejada por seus associados, respeitando suas particularidades.

- Cedente gestor: funcionalidade voltada aos associados que reali-zam a gestão da carteira de cobrança de diversos cedentes.

- Assistente comercial: ferramenta de suporte comercial aos fun-cionários, onde poderão ser realiza-das simulação de resultado da carteira de cobrança considerando suas características e facilitará a definição de qual valor “justo” cobrar dos associados.

NO ANO DE 2012 FORAM ENTREGUES CERCA DE XX INTERVENÇÕES NA PLATAFORMA ATUAL DO MÓDULO COBRANÇA..

Page 23: RELATORIO ATIVIDADES

Participação no Projeto Otimizar Negócios

Instituído em Julho de 2011 o Pro-jeto Otimizar Negócios é coorde-nado pelo Sicoob Confederação, constituído por um grupo de tra-balho multidisciplinar e conta com

a colaboração de representantes das Centrais. Tem como principais objetivos proporcionar ganhos de modernização tecnológica, padro-nização sistêmica para tomada de decisão e garantir maior competi-tividade para as cooperativas do Sicoob.

O Bancoob possui um represent-ante no grupo desde o início do projeto exercendo atividades de diversas naturezas, tais como: elaboração de especificações de negócio dos principais produtos e serviços do Bancoob, apoio a TI do Sicoob no desenvolvimento e entendimento das visões destaca-das nas especificações de negó-cio, elaboração de painéis de gestão em conjunto com os ge-

stores do Bancoob e treinamento das ferramentas de gestão dis-ponibilizadas pelo projeto para os colaboradores do Bancoob e cooperativas do Sicoob. Desde o início, o projeto realizou diversas entregas, por meio das duas ferra-mentas de informações geren-ciais, a Plataforma de Apoio a De-cisão e a Ferramenta OLAP (Cognos/IBM).

PRODUTOSCOOPERATIVOS

PRODUTOS ESPECIFICAÇÕES ENTREGA TI SITUAÇÃO

EMPRÉSTIMO

FINANCIAMENTO

TÍTULO DESCONTADO

18/05/2012

15/06/2012

29/06/2012

PRODUTOSFINANCEIROS

RDC

POUPANÇA

CONTA CAPITAL

18/05/2012

18/05/2012

29/06/2012

SICOOB PREVI 29/06/2012

SERVIÇOSFINANCEIROS

CARTÕES

COBRANÇA

CONSÓRCIO

13/04/2012

04/05/2012

14/06/2012

CONTA CORRENTE 20/07/2012

OUTROSINDICADORES DE DESEMPENHO

CONCLUÍDO A INICIAR

13/04/2012

03/2012MIGRAÇÃO DO SIG P/ PAD, DASHBOARD BÁSICOPAD/APN) E RELATÓRIO RISCO DE MERCADO)

Page 24: RELATORIO ATIVIDADES

Projeto Seguradora

Em junho de 2008 o Conselho de Administração do Bancoob em sua reunião 11º do ano, definiu por analisar as possibilidades de uma solução sistêmica ao Sicoob para atuar no mercado segurador brasileiro.No ano de 2011, com as etapas percorridas ao projeto consórcio, foi demandado à Suest que se concentram os estudo e oportuni-dades relacionadas ao mercado segurador.Assim ao longo do ano de 2012 o mercado segurador passou a ser monitorado e estudado pela equipe de projetos da Suest, visando subsidiar as instancias decisória quanto à estratégia mais adequada para uma solução sis-tema em seguros.Por escopo de pesquisa, foram mapeadas 3 (três) formas para o Sicoob atuar sistemicamente no mercado de seguros, sendo:

1. Atuar em parceria com alguma companhia seguradora (Profit Sharing);

2. Constituição de uma operação própria por meio de uma Joint Venture com companhia segura-dora em atividade;

3. Constituição de uma operação própria pela aquisição de alguma companhia seguradora.

Desde então se passou a percor-rer as informações e etapas necessárias para subsidiar as instâncias decisórias, sobre cada peculiaridade envolvida em cada uma das opções possíveis.Os estudos perpassaram desde a analise situacional do Sicoob como pela coleta de possíveis seguradoras parceiras para cri-ação de uma companhia segura-dora para o Sicoob.Foram feitas diversas reuniões com 5 grupos seguradores, defi-nido propostas de trabalho bem como premissas e diretrizes ao negócio. Em 2012 um completo Plano de Negócio foi produzido e apresen-tado ao Conselho de Adminis-tração do Bancoob, que encamin-

Inserir DescriçãoInserir imagem

Page 25: RELATORIO ATIVIDADES

hou as proposições ao Fórum de Acionistas do Sicoob.Após a etapa de definição da opção a ser endereçada para uma solução sistema, o projeto de execução será elaborado ao longo de 2013.

CIBP – Confederação Internacional dos Bancos Populares

Dentre as ações que a CIBP pro-move para integrar seus mem-bros, sem dúvidas o Congresso é o ponto forte desta intenção. Re-alizado em período trienal, pro-move as relações entre os mem-bros, através de:

1. Conferencia, mesas redondas e entrevistas;2. Apresentações de estudos sobre assuntos importantes;3. Apresentação de cooperativas modelos de melhores práticas.

O trabalho desenvolvido pelas cooperativas de crédito brasileiras e o seu papel no mercado finan-ceiro nacional fizeram parte da

programação do 28º Congresso da Confederação Internacional de Bancos Populares (CIBP), reali-zado entre os dias 21, 22 e 23 de outubro, em Marrakesh - Marro-cos. Os diferenciais do cooperativ-ismo de crédito mundial e os de-safios do setor para o futuro também foram destaque.O Bancoob com apoio do Sescoop Nacional patrocinou a ida da comi-tiva brasileira ao evento, contando com a participação das lideranças

do Sicoob, Sicredi, Banco Central do Brasil, Confebras, OCB e Ses-coop. Toda a logística, plane-jamento e organização da comi-tiva foram orquestrados pela Suest, fazendo-se presente ao evento com pouco mais que 40 pessoas.O evento possibilitou aos partici-pantes compartilhar opiniões sobre as principais questões e alternativas necessárias para reforçar o modelo de negócios a partir de conferências, mesas-redondas, entrevistas, apresen-tação dos últimos estudos inter-nacionais e descrição dos difer-entes modelos de cooperação.

Page 26: RELATORIO ATIVIDADES

Vista Técnica Central Sicoob ES

Além do congresso CIBP, todo o conhecimento e modelos de mel-hores praticam já estão disponíveis ao Sicoob.Em agosto de 2012, a Central Sicoob ES organizou uma viagem para visita técnicas aos modelos cooperativistas Europeus, e contou

com a receptividade da CIBP, FBNP Federação Nacional dos Banques Populares na França para um encontro com as lideranças daque-les pais. Tal intercâmbio técnico e cultural contou com a intermediação da Suest, que vem atuando como em-baixadora do Bancoob junto a CIBP.

TAL INTERCÂMBIO TÉCNICO E CULTURAL CONTOUCOM A INTERMEDIAÇÃO DA SUESTE.

Inserir imagem

Page 27: RELATORIO ATIVIDADES

Participação no Programa MAIS

A Suest esteve presente em todas as edições do Programa Mais, pro-grama este criado pelo RH Bancoob que visa incentivar a criatividade e a

capacidade de melhorar processos e romper paradigmas, objetivos esses que é verdadeiro Mantra para a equipe Suest.

Em 2012 a Suest foi reconhecida por meio da equipe de informações gerenciais com duas ações:

Suest no Sucoris: Ação implemen-tada com explanações e apresen-tações nas reuniões do Subcoris com ênfase em aspectos Mon-etários, Cenário Econômico e Inteligência Competitiva;

Conjuntura Mensal: Ação imple-mentada com relatório sobre Agron-egócio, Crédito e Sistema Finan-ceiro para acompanhar, tratar e analisar informações/cenários que eventualmente impactam na definição dos critérios de análise de risco;

Page 28: RELATORIO ATIVIDADES

Ao longo do ano de 2012 a Suest realizou xxx avaliações de compras de produtos/serviços relacionados a TI, auxiliando as áreas nas especifi-cações técnicas, orientando-as quanto a modelos adequados às suas necessidades, contribuindo assim para uma maior racionali-zação dos investimentos.Por meio de demandas específicas e pontuais expedimos, a pedido da Diretoria Executiva do Bancoob, xx memorandos subsidiando-a com informações técnicas e avaliações específicas quanto a proposições relacionadas à aquisição de produ-tos e serviços relacionados à tecno-logia da informação. Além dos pareceres em processos de com-pras de ativos de TI, a Unidade apoia, intermedia ou aciona parcei-ros de TI em demandas de suporte às áreas internas do bancoApós implantar metodologias que normatizam, direcionam e con-trolam o acesso aos sistemas do Bancoob, a Suest atendeu a mais de xxxx demandas relacionadas à

gestão de acesso, ao longo de 2012A Unidade avalia, controla e registra todas as demandas para os siste-mas de negócio do banco. No ano de 2012 foram mais de 460 regis-tros no e-Gecart. A partir desse trabalho, são geradas informações de acompanhamento, que são apre-sentadas mensalmente no Coled.Unidade também é responsável em responder ao questionário CNAB, da Febraban. Coletamos infor-mações disponibilizadas pelo Sicoob Confederação e algumas áreas do Bancoob, fazemos uma

APOIO A ATIVIDADES

Ações realizadas em 2012

Missão: Oferecer apoio e sustentação às atividades de gestão de acessos a sistemas e demais processos relacionados ao consumo de produtos e serviços de fornecedores de TI.

ESPECIALIZADAS

NO ANO DE 2012 FORAM MAIS DE

REGISTROS NO E-GECART460

Page 29: RELATORIO ATIVIDADES

análise pontual das informações coletadas e, por meio de um ques-tionário disponibilizado pela Febra-ban, disponibilizamos as infor-mações solicitadas.

Diversas ações envolvendo TI

Em 2012 a Unidade empenhou-se em diversas tarefas, destacando-se:A Suest assumiu a gestão de acesso dos sistemas SPB, DRIVE e CMF, incluindo no modelo utilizado no Sisbr e RM;

Política de Segurança daInformação; - Em conjunto com o Comitê de Se-gurança da Informação, a Suest

contribuiu na produção da Política de Segurança da Informação Sistêmica disponível para todo o Sistema Sicoob.

- Atualizamos as normas e procedi-mentos para ser o alicerce da política de segurança da informação criando um novo capítulo no MPS – Uso de recursos.

- Foi designado à Suest, trimestral-mente, coletar informações das áreas do Bancoob e Sicoob Confed-eração para envio ao Banco Cen-tral. As informações são refer-entes a: (VERIFICAR FRASE)

- Reestruturamos a sala de con-tingência, adquirindo xx (?) novos equipamentos;

A SUEST ASSUMIU A GESTÃO DE ACESSO DOS SISTEMAS SPB, DRIVE E CMF, INCLUINDO NO MODELO UTILIZADO NO SISBR E RM

Page 30: RELATORIO ATIVIDADES

Inserir imagem

Page 31: RELATORIO ATIVIDADES

Acompanhamento das Metas do Bancoob

- 165 Apresentações;- 24 Reuniões com Coled, CA e CF;- 100 Metas quantitativas e Qualita-tivas.

Grandes mudanças econômico-financeiras estão em curso no Brasil, o que exige dos gestores do Bancoob modelos administrativos mais complexos e eficientes. Dessa forma, as reuniões de acompanha-mento das metas orçamentárias (Gestão À Vista) foram realizadas no sentido de apresentar aos mem-bros do Colegiado da Diretoria, Conselho de Administração e Fiscal a evolução sob o contexto comer-cial. Foi demonstrado mensalmente o alcance das metas quantitativas e qualitativas, traçadas anualmente pelos gestores do banco, avaliando as distorções no período projetado com medidas de correções, con-tribuindo para a manutenção do planejamento orçamentário do banco.

4 Informativos sobre o Plane-jamento Estratégico do Sicoob – 2010-2012

Um planejamento estratégico sem a devida execução e acompanha-mento pode ser nulo ou pouco rep-resentativo para os resultados. De acordo com o Plano Empresarial Sicoob, em 2012 foram realizadas as projeções das metas sistêmicas para o ano, negociadas com as cooperativas centrais.Nesse projeto a SUEST teve papel fundamental, em conjunto com o Sicoob Confederação, na estrutur-ação das projeções e análises de cenários para o mercado financeiro e, por consequência, do cooperativ-

ANÁLISE DE MERCADO E

Ações realizadas em 2012

Missão: Gerar informações gerenciais e estratégicas, subsidiando os gestores, dirigentes e conselheiros do Bancoob para uma melhor gestão e maior assertividade na tomada de decisões estratégicas.

PROGRAMA DE METAS

165APRESENTAÇÕES

Page 32: RELATORIO ATIVIDADES

ismo de crédito que sustentaram as projeções do crescimento estabel-ecido no Projeto Empresarial Sicoob. Neste sentido, os diretores do Ban-coob foram subsidiados com infor-mações sobre o atingimento das metas sistêmicas do Sicoob, bem como o dos programas, projetos e ações, de acordo com o papel sistêmico de cada entidade.

Em 2012 foi encerrado o ciclo de Planejamento Estratégico 2010-2012 e elaboração do ciclo 2013-2015. A Suest subsidiou os dirigen-tes do Bancoob com informações estratégicas tratadas pelos dirigen-tes no Workshop de elaboração do Planejamento Estratégico 2013-015, resultando no seguinte Norte Estratégico para o próximo triênio:VisãoSer reconhecido como a principal instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e

social dos associados.

MissãoGerar soluções financeiras adequa-das e sustentáveis, por meio do cooperativismo aos associados e as suas comunidades.

ValoresTransparência, Comprometimento, Respeito, Ética, Solidariedade e Re-sponsabilidade

Pilares EstratégicosPilar 1: Ser a principal instituição financeira de nossos associados;Pilar 2: Crescer em número de associados e participação no mer-cado;Pilar 3: Consolidar o sistema para ser mais eficientes;Pilar 4: Contar com uma equipe altamente competente e engajada, e a melhor tecnologia da informação que atenda as necessidades do negócio.

Page 33: RELATORIO ATIVIDADES