uwb relatorio atividades 2008

77

Upload: dinizpatricia

Post on 14-Dec-2014

3.024 views

Category:

Education


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Uwb Relatorio Atividades 2008
Page 2: Uwb Relatorio Atividades 2008

2 U N I T E D W AY B R A S I L

03 PalavradoPresidente

04 Apresentação04 QuemSomos04 FrentesdeInvestimento04 Missão04 Visão05 Valores

07 ParticipaçãoCorporativa08 EmpresasAssociadas15 EmpresasApoiadoras

17 HistóricoeAtuação17 OrigemnosEUAecriaçãonoBrasil17 Cronologia18 UnitedWayWorldwide19 FormasdeAtuação21 ParticipaçãonoGAJ/GIFE22 Estrutura

23 ApoioFinanceiro23 SeleçãodeProjetos25 NovosProjetos31 RenovaçãodeApoio35 ProjetosEspeciais38 BolsasCulturais38 AvaliaçãoeMonitoramento

SUMÁRIO

40 AtividadesVoluntárias42 DiaGlobaldoVoluntariadoJovem44 Mentorias45 ExpansãodasMentorias47 Formaturas48 PaineldeProfissões50 UmaSemanaCaminhandoJuntos54 NossosVoluntários

57 AtividadesAdministrativas eFinanceiras57 ProgramadeTransferênciaInternacional deRecursos59 InvestimentoemComunicação60 MudançasEstruturais60 InvestimentonaPrimeiraInfância61 PlanoEstratégico:2009-201362 PresençaemEventosInternacionais64 AtuaçãodoConselho66 PalavradosConselheiros

68 RelatóriodaAuditoriaFinanceira

75 CartadoGerenteGeral

76 Equipe

Page 3: Uwb Relatorio Atividades 2008

3 U N I T E D W AY B R A S I L

Prezados amigos e colaboradores,

Nós, da United Way Brasil, acreditamos no poder das conexões entre as pessoas. Com nossos programas, construímos comunidades mais fortes, unindo empresas e organizações de base comunitária, voluntários e jovens, profissionais e aprendizes. Tudo isso é possível graças a seu apoio – pela contribuição em folha de pagamento e/ou pelo tempo dedicado ao voluntariado.

Neste contexto, 2008 foi um ano de transição para nossa organização. Após mais de sete anos de existência como Associação Caminhando Juntos, decidimos adotar o nome United Way Brasil. Esta mudança foi mais do que semântica. Significou mais alinhamento com os princípios e padrões de excelência da rede global United Way, que atua em outros 44 países e tem reconhecida liderança mundial no campo de Investimento Social Privado.

Também em 2008, resolvemos aperfeiçoar nossa estrutura administrativa, ao contratar o gerente geral Fabio Cornibert, de comprovada experiência em gestão de empresas. Com a ajuda dele, estamos construindo nossa plataforma para crescimento, racionalizando nossos

Palavra do Presidente

processos e definindo as responsabilidades de nossa equipe com mais clareza. Além disso, melhoramos a comunicação com nossos colaboradores, relançando nosso site na internet e passando a publicar uma newsletter quinzenal.

Conseguimos levar nosso programa Investir Vale a Pena (IVP) para três novas cidades: Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Temos especial orgulho dessas Mentorias, por constituir um excelente exemplo de conexão entre as pessoas. Por meio da proposta do IVP, voluntários de nossas empresas associadas ensinam conceitos de finanças pessoais para jovens. Sabemos que tais conceitos serão aplicados pelo resto da vida deles. E trata-se de um trabalho que permite a interação entre os voluntários e os alunos, a qual supera as barreiras sociais entre as classes econômicas – esta, sim, a melhor parte dessa história.

Implementamos as ações de 2008 com o objetivo de assegurar que nossos programas sejam mais eficazes, tenham mais impacto e desenvolvam formas de atuação replicáveis em outras comunidades. Ou seja, entendemos que nossa maior contribuição para o sucesso das

organizações de base comunitária não deve ser apenas o investimento financeiro, mas o desenvolvimento de metodologias – meios de atuação –, que possam fazer a diferença na vida das pessoas.

Continuamos contando com seu valioso apoio. Afinal, juntos conseguimos fazer muito mais do que qualquer um de nós conseguiria sozinho.

Obrigado pelo seu apoio,

Mark Vogt Presidente do Conselho Deliberativo United Way Brasil

Page 4: Uwb Relatorio Atividades 2008

4 U N I T E D W AY B R A S I L

Quem SomosA United Way Brasil (UWB) é uma organização meio, sem fins lucrativos, que capta recursos de empresas associadas e de seus funcionários e investe em juventude, infância e voluntariado

Frentes de InvestimentoA UWB atua em cinco frentes:

1. Programa de Voluntariado Corporativo

2. Apoio a projetos voltados à Primeira Infância

3. Apoio a projetos de educação focados em juventude e geração de renda

4. Programa de Intercâmbio de Competências

5. Transferência de recursos

ApresentaçãoMissãoSomar esforços, mobilizando recursos humanos, financeiros e materiais, articulando a comunidade empresarial, Terceiro Setor, voluntários e poder público nas áreas de educação, geração de renda e saúde.

VisãoConstruir um Brasil fortalecido, tendo como objetivo a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Page 5: Uwb Relatorio Atividades 2008

5 U N I T E D W AY B R A S I L

Valores

IntegridadeAs atividades, serviços e programas de nossa organização qualificam-se como os de uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e são orientados por nossa missão.

As atividades, serviços e programas são compatíveis com nossa capacidade organizacional, respeitam os interesses dos nossos associados e de seus funcionários e são administrados com o mais alto nível de profissionalismo.

Respeito e DignidadeRespeitamos a dignidade, a autonomia e a integridade de todas as pessoas com as quais nos relacionamos.

Respeitamos a privacidade, orgulho, crenças e culturas de nossos diversos clientes (ONGs, pessoas a quem servimos, nossos funcionários, doadores, voluntários e outros colaboradores).

As políticas de confidencialidade, processo justo, equidade etc., que governam nossas relações de trabalho com nossos diversos clientes, refletem nosso compromisso.

Cidadania de Qualidade Cumprimos com todas as leis e normas federais, estaduais e municipais. Temos sempre em mente os interesses mais amplos da comunidade, mesmo quando defendemos nossos interesses específicos e buscamos oportunidades para nos associarmos aos setores público e privado.

Valorizamos o diálogo respeitoso e racional, quando discordamos de alguém.

Cuidado e LealdadeComo organização, possibilitamos o exercício do cuidado e da lealdade. Os membros da diretoria e os funcionários são bem informados e não usam suas posições para obter vantagens pessoais.

Honestidade e TransparênciaFornecemos informações verdadeiras sobre nossos projetos, atividades, uso das doações, métricas e finanças.

Somos acessíveis e atenciosos com as pessoas que expressam interesse nos assuntos de nossa organização.

Page 6: Uwb Relatorio Atividades 2008

6 U N I T E D W AY B R A S I L

DivulgaçãoNossos associados, colaboradores, clientes e funcionários recebem periodicamente informações sobre os projetos, atividades e serviços.

ResponsabilidadeA verdadeira medida do nosso sucesso e trabalho é a melhoria na qualidade de vida das pessoas e das comunidades com as quais atuamos.

São elementos importantes de nossa responsabilidade: focar na missão/objetivo, produzir resultados mensuráveis, conduzir avaliações dos programas e desenvolver e manter uma gestão financeira sólida.

Guarda/Cuidado na Aplicação dos RecursosA generosidade das empresas e das pessoas nos permite cumprir nossa missão. Respeitamos as intenções e as restrições dos doadores no uso das doações e promovemos a responsável alocação dos recursos a nós confiados, para o cumprimento de nosso trabalho.

Confidencialidade de InformaçõesTodas as informações sigilosas recebidas de associados, conselheiros, ONGs, voluntários e parceiros são tratadas de modo confidencial e não são publicadas/divulgadas sem a respectiva autorização

ExcelênciaApoiamos e encorajamos: administração visionária, gestão exemplar, excelência nos serviços, processos e programas. Contamos com um corpo de funcionários excepcional. Valorizamos e apoiamos os mais altos padrões éticos e profissionais em todas as relações de trabalho.

Page 7: Uwb Relatorio Atividades 2008

7 U N I T E D W AY B R A S I L

Ao longo do ano de 2008, a UWB teve nove empresas associadas: Credit Suisse, DuPont, Johnson & Johnson, Morgan Stanley, Nalco, Pinheiro Neto Advogados, PricewaterhouseCoopers, Procter&Gamble e Rohm and Haas. As companhias associadas fizeram doações periódicas, repassaram o montante investido por seus funcionários individualmente, praticaram o match (a cada real investido pelo funcionário, a companhia contribuiu com outro real) e incentivaram a atuação de seus colaboradores no programa de voluntariado.

Em cada uma dessas empresas, o modelo de participação na UWB tem adaptações específicas, com mais ou menos apoio financeiro e atividades do corpo

Participação Corporativa - 2008de voluntários. As associadas também participam da administração da organização, pois indicam nomes para integrar o Conselho Deliberativo, instância responsável pela aprovação dos programas desenvolvidos e pela discussão de estratégias de ação. Integram o Conselho Deliberativo lideranças das empresas, como diretores, vice-presidentes e presidentes.

Em 2008, a UWB contou, também, com outras sete empresas apoiadoras: Deloitte Touche Tohmatsu, EDS, Intel, Invista, McCann Erickson, Vagas e Transway. As apoiadoras fizeram doações de menor valor ou atuaram por meio de trabalho pro bono.

TÍTULO DE OSCIP A UWB possui o título de Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), qualificação concedida pelo Ministério da Justiça, a qual cria meios favoráveis, eficazes e transparentes de relacionamento entre as entidades da sociedade civil que prestam serviços de utilidade pública e o Poder Público. O título fortalece as organizações ao exigir delas mecanismos de transparência na gestão e, ao mesmo tempo, permitir a remuneração de dirigentes, a possibilidade de firmar Termo de Parceria com o Poder Público, de receber doações de Pessoas Jurídicas, dedutíveis até o limite de 2% do lucro operacional, e de receber bens apreendidos, abandonados ou disponíveis, administrados pela Secretaria da Receita Federal.

Page 8: Uwb Relatorio Atividades 2008

8 U N I T E D W AY B R A S I L

Empresas Associadas

Credit SuisseO Credit Suisse é um banco global que atende clientes nas áreas de private banking, banco de investimento e asset management. Sediado em Zurique, Suíça, e presente em mais de 50 países, foi fundado em 1856. Possui mais de 45 mil funcionários em todo o mundo. No Brasil, presente desde 1990, é um dos maiores bancos de investimento. Nos últimos três anos, lidera o mercado brasileiro de lançamento de ações e de fusões e aquisições. Também é líder no volume de negócios da BM&F Bovespa. Em 2007, associou-se à Hedging-Griffo, criando a Credit Suisse Hedging-Griffo, um dos maiores gestores de Private Banking e Asset Management do Brasil.

Associado à UWB desde 2003.

www.credit-suisse.com/br

Johnson & Johnson Maior e mais diversificada empresa mundial de produtos para a saúde. Apóia-se em uma estrutura que conta com mais de 250 companhias, sediadas em 57 países, nos cinco continentes, atuando nos mercados farmacêutico, médico-diagnóstico e consumidor. Seus produtos são comercializados em 175 países, e a companhia emprega cerca de 119 mil pessoas mundialmente.

Associada à UWB desde 2005.

www.jnjbrasil.com.br

Page 9: Uwb Relatorio Atividades 2008

9 U N I T E D W AY B R A S I L

DuPont* No Brasil há mais de sete décadas, a DuPont é uma companhia global, de origem norte-americana, presente em cerca de 70 países e com aproximadamente 60 mil funcionários. Em seus mais de 200 anos de história, consolidou-se como uma empresa do segmento de ciências, cujo objetivo é proporcionar uma vida melhor, mais saudável e mais segura para pessoas em todo o mundo. Em território brasileiro, a companhia concentra suas operações nos mercados agrícola, químico e petroquímico, automobilístico, embalagens e polímeros industriais, eletrônico, construção e decoração, indústria gráfica, segurança, papel e celulose, produtos domésticos e biotecnologia. Em todas as suas ações, a DuPont se guia pela segurança e saúde, ética, respeito às pessoas e proteção ao meio ambiente. Esses valores permeiam todos os negócios da DuPont, dentro de sua visão de ser a companhia científica mais dinâmica do mundo.

Associada à UWB desde 2001.

www.dupont.com.br

“O ano de 2008 foi de transformação para a UWB. Um dos grandes pontos positivos, sem dúvida, foi a Semana Caminhando Juntos, um evento de um único dia que se tornou de uma semana, propiciando mais participação de voluntários. Minha expectativa para 2009 é que a parceria entre UWB e empresas seja cada vez mais rica”.

Adriana Graças Santos, assistente executiva da DuPont, representa a empresa no Comitê de Mobilização da UWB.

Page 10: Uwb Relatorio Atividades 2008

10 U N I T E D W AY B R A S I L

Morgan Stanley*Banco de investimentos e serviços financeiros, com sede em Nova York e atuação em 33 países. Em março de 1997, abriu em São Paulo seu primeiro escritório na América Latina, onde cuida das áreas de investimentos, divisas e renda fixa. A equipe brasileira conta com cerca de 90 profissionais, que mantêm o Morgan Stanley como líder na prestação de serviços de investimento de capital e consultoria para clientes brasileiros.

Associado à UWB desde 2001.

www.morganstanley.com.br

“Para 2009, a expectativa é de mais programas de voluntariado, mais ações ao longo do ano e mais divulgação dos resultados das ações, para que os voluntários sintam que seu esforço vale a pena.”

Carla Fernandes, gerente de criação do Morgan Stanley, representa a empresa no Comitê de Mobilização da UWB.

Page 11: Uwb Relatorio Atividades 2008

11 U N I T E D W AY B R A S I L

NalcoPresente no Brasil desde 1970, é líder mundial em aplicações para tratamento de águas, qualidade do ar de interiores e melhoria de processos, fornecendo soluções que promovem benefícios ambientais, sociais e econômicos, colaborando na redução do consumo de água, energia e outros recursos naturais, melhorando a qualidade do ar, reduzindo a emissão de poluentes ambientais e contribuindo para a produtividade e avanços no produto final de seus clientes. As soluções inteligentes da Nalco colaboram com o desenvolvimento sustentável das operações nos diversos segmentos industriais e institucionais. Os mais de 11 mil funcionários da companhia operam em 130 países, apoiados por uma rede de instalações industriais, escritórios de vendas e centros de pesquisa.

Associada à UWB desde 2007.

www.nalco.com

Pinheiro Neto Advogados*Fundado em 1942, Pinheiro Neto Advogados é um dos maiores escritórios de advocacia da América Latina e um dos mais tradicionais do Brasil. Possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, aos quais se soma uma rede de correspondentes em todo o país. Atua em quatro grandes áreas do Direito: empresarial, contenciosa, tributária e trabalhista. É o representante brasileiro no Club de Abogados, uma organização mundial de escritórios de advocacia, o que possibilita ao escritório permanente intercâmbio de experiências com o exterior. Único escritório brasileiro a figurar no Who’s Who Legal 70, lista dos 70 principais escritórios de advocacia do mundo, Pinheiro Neto Advogados recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, dos quais os mais recentes foram: “Escritório do Ano no Brasil” (em 2006, 2007 e 2008) da publicação inglesa Who’s Who Legal, e “O Mais Admirado Escritório de Advocacia do Brasil” (em 2006 e 2007), pelo guia Análise Advocacia.

Associado à UWB desde 2001.

www.pinheironeto.com.br

Page 12: Uwb Relatorio Atividades 2008

12 U N I T E D W AY B R A S I L

PricewaterhouseCoopersA PricewaterhouseCoopers (PwC) é uma rede global de firmas independentes, presente em 150 países. Mais de 146 mil profissionais em todo o mundo trabalham de maneira integrada, garantindo a qualidade e a excelência dos seus serviços de auditoria, assessoria tributária e societária e assessoria em gestão empresarial. A PwC Brasil conta com mais de 3,5 mil profissionais e 16 escritórios, os quais constituem uma rede de expressivo alcance geográfico.

Associada à UWB desde 2002.

www.pwc.com/br

“A UWB é facilitadora na relação entre nossos voluntários e a comunidade. Além disso, ela contempla nosso foco estratégico de atuação voluntária, que é Juventude e Educação para o Mundo do Trabalho. O ano de 2008 foi promissor para a PwC e a UWB, pois, com novas parcerias envolvendo escritórios da firma, os projetos educacionais se expandiram ou se fortaleceram, em Campinas, Curitiba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José dos Campos e Sorocaba.”

Tatiana Lima, analista da PwC Cidadania, representa a empresa no Comitê de Mobilização da UWB.

Page 13: Uwb Relatorio Atividades 2008

13 U N I T E D W AY B R A S I L

Procter&Gamble* É uma das maiores empresas de produtos de consumo do mundo. Foi fundada em 1837, nos Estados Unidos e, hoje, conta com cerca de 140 mil funcionários em 80 países. No Brasil desde 1988, a Procter&Gamble atua nos segmentos de higiene pessoal, limpeza e saúde, com um portfólio de marcas de sabão em pó, fraldas, absorventes, pomadas, xampus e condicionadores, xaropes, linha de lâminas, aparelhos de barbear e depilar, desodorantes, higiene bucal, entre outros.

Associada à UWB desde 2001.

www.pg.com/pt_BR

“O amadurecimento pelo qual a UWB passou em 2008 foi fundamental para elevar a relevância e a escala dos programas de responsabilidade social da P&G Brasil. A partir de 2009, com o pilar Primeira Infância, que se alinha com a causa corporativa da P&G (Viver, Aprender e Prosperar), a UWB passa a ser nossa grande parceira na realização de programas que fazem a diferença nas vidas de milhares de crianças. Temos certeza de que essa parceria renderá bons frutos à infância brasileira.”

Michele Colombo, gerente de comunicação corporativa e sustentabilidade da P&G, representa a empresa no Comitê de Mobilização da UWB.

Page 14: Uwb Relatorio Atividades 2008

14 U N I T E D W AY B R A S I L

Rohm and Haas*Fundada na Filadélfia, em 1909, a Rohm and Haas é a pioneira global na criação e desenvolvimento de tecnologias inovadoras e soluções para a indústria de materiais especiais. Possui um total de 140 unidades, distribuídas em mais de 25 países e conta com cerca de 17 mil empregados no mundo. Atua no Brasil desde 1953. Em abril de 2009, a Rohm and Haas foi adquirida pela Dow Química.

Associada à UWB desde em 2001.

www.rohmhaas.com

“A UWB está aportando recursos para melhorar não só o futuro dos jovens, mas também o das crianças, dando-lhes a oportunidade de acesso a informação e a conhecimento. Essa atuação nada mais é do que o chamado conceito de desenvolvimento sustentável.”

José Magalhães Fernandes, membro do Comitê de Comunicação da UWB e presidente da Rohm and Haas.

Page 15: Uwb Relatorio Atividades 2008

15 U N I T E D W AY B R A S I L

Principais Empresas Apoiadoras

Deloitte Touche Tohmatsu A Deloitte oferece serviços nas áreas de Auditoria, Consultoria Tributária, Consultoria em Gestão de Riscos Empresariais, Corporate Finance, Consultoria Empresarial e Outsourcing para clientes dos mais diversos setores. Conta com uma rede global de cerca de 165.000 profissionais, atuando a partir de firmas membro em mais de 140 países. No Brasil, onde está desde 1911, a Deloitte é uma das líderes de mercado e seus mais de 3.600 profissionais são reconhecidos pela integridade, competência e habilidade em transformar seus conhecimentos em soluções para seus clientes. As operações cobrem todo o território nacional, com escritórios nos principais pólos econômicos do país.

Colaboradora da UWB desde 2002.

www.deloitte.com.br

McCann EricksonFaz parte da McCann Worldgroup, grupo multinacional norte-americano, com várias empresas de comunicação, como a Momentum Worldwide, SUN MRM e Future Brand, todas presentes no Brasil. Tem como objetivo criar idéias que gerem demanda para os produtos e serviços de seus clientes, utilizando todas as disciplinas de comunicação integrada que o grupo oferece. Para tornar a ligação com o consumidor forte, mas flexível, usa o maior número de pontos de contato possível, gerando uma comunicação mais ampla, completa e efetiva. Está presente em 133 países, com 15.300 funcionários. É líder de mercado na América Latina há mais de 20 anos. No Brasil, possui 365 colaboradores nos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Colaboradora da UWB desde 2008.

www.mccann.com.br

Page 16: Uwb Relatorio Atividades 2008

16 U N I T E D W AY B R A S I L

Transway Transportes Internacionais* Em 1976, nasceu no Brasil a empresa de transportes Transway com o objetivo de oferecer um serviço diferenciado, preenchendo uma lacuna no mercado e tornando-se o nome responsável pela consolidação do “door to door system” no país. Em todos esses anos de experiência, já realizou os mais diversos tipos de mudanças em todas as partes do mundo, prestando um atendimento personalizado aos seus clientes.

Colaboradora da UWB desde 2001.

www.transway.com.br

Vagas TecnologiaÉ pioneira e líder em soluções de e-recruitment no Brasil. A empresa mantém o site vagas.com.br, um dos maiores e mais conceituados endereços web sobre carreira no país, além do software Vagas e-partner, utilizado por centenas de companhias de todos os portes e segmentos, para aprimorar o desempenho de suas áreas de recrutamento e seleção.

Colaboradora da UWB desde 2007.

www.vagas.com.br

Page 17: Uwb Relatorio Atividades 2008

17 U N I T E D W AY B R A S I L

Histórico e AtuaçãoOrigem nos EUA e criação no BrasilA United Way surgiu em 1887, nos Estados Unidos, na cidade de Denver, no Colorado, pela decisão de um padre, dois pastores e um rabino de unirem seus esforços e a aplicação de doações da comunidade numa estratégia única de trabalho social. É hoje uma das maiores e mais respeitadas organizações não-governamentais americanas.

A organização nasceu no Brasil em 2000, quando líderes empresariais de multinacionais, expatriados dos EUA,

decidiram trazer ao país a filosofia de união e a tradição da United Way. Foi fundada oficialmente aqui em 2001.

À época, os fundadores se referiam à futura organização como United Way Brasil. Depois, na ocasião da criação oficial da entidade, decidiu-se que era necessário abrasileirá-la. Daí, surgiu um nome em português: Associação Caminhando Juntos (ACJ), utilizado até agosto de 2008, quando, por questões estratégicas, a ONG voltou a utilizar a marca em inglês, acrescida do nome do país no final, ou seja, United Way Brasil.

2000Primeiras reuniões de líderes empresarias na capital paulista, as quais resultaram na criação da UWB no Brasil

Fundação oficial em São Paulo (SP) Realização de pesquisa sobre organizações comunitárias de base para receber apoio técnico e investimento financeiro

Apoio a projetos com diversos focos Primeira maratona Um Dia Caminhando Juntos Criação do Programa de Voluntariado Corporativo

Início do programa de apoio a organizações com foco na qualificação profissional de jovens Desenvolvimento das Mentorias, no Programa de Voluntariado Corporativo

CRONOLOGIA 2001 2002 2003

Page 18: Uwb Relatorio Atividades 2008

18 U N I T E D W AY B R A S I L

United Way WorldwideA UWB é o braço brasileiro da rede United Way Worldwide, presente em outros 44 países. No total, somam-se mais de 2 mil seções pelo mundo. A rede global capta e investe por ano um total de US$ 5,7 bilhões, com diferentes focos regionais, mas seguindo sempre os mesmos princípios de transparência e eficiência no uso dos recursos arrecadados. Ao lado de México, França, África do Sul, Índia e China, o Brasil constitui território estratégico para crescimento da instituição, com prioridade de investimentos.

Criação dos seminários de capacitação das ONGs apoiadas

1º Ciclo de Intercâmbios entre ONGs apoiadas

Nova seleção de ONGs para apoio

Expansão das Mentorias para o interior de São Paulo

Mudança do nome Associação Caminhando Juntos (ACJ) para United Way Brasil (UWB) Contratação de um Gerente Geral Expansão das Mentorias para outros estados do Brasil

Criação de nova frente de investimento voltada à Primeira Infância

2004 2005 2006 2007 2008 2009

Page 19: Uwb Relatorio Atividades 2008

19 U N I T E D W AY B R A S I L

Formas de Atuação

1. Programa de Voluntariado Corporativo

Objetiva estimular os funcionários das empresas associadas a doar seu tempo e a partilhar sua experiência técnica com jovens beneficiários (e crianças, a partir de 2009). Os voluntários participam de atividades junto aos projetos apoiados, por meio das Mentorias para jovens (Investir Vale a Pena, Contabilidade e Inglês) e Mentorias para crianças (sobre alimentação, meio ambiente, higiene e saúde). Também são realizados, anualmente, a maratona de doações e voluntariado, denominada “Uma Semana Caminhando Juntos”, e o “Dia Global do Voluntariado Jovem”. Nessa segunda oportunidade, os jovens dos projetos apoiados recebem estímulo e orientação para trabalhar em prol das comunidades onde vivem.

2. Apoio a projetos voltados à Primeira Infância (a partir de 2009)

Visa ao trabalho no período chamado de Primeira Infância, que vai de 0 a 6 anos de idade. Os projetos devem contribuir com o desenvolvimento intelectual, motor, social, cultural e afetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social. Essa frente de trabalho abrange capacitação de educadores em creches e escolas municipais e envolvimento da família. Selecionados periodicamente, os projetos devem cumprir uma série de pré-requisitos e se submeterem à avaliação de uma equipe técnica da UWB que os apresenta ao Conselho Deliberativo para aprovação. Ao longo do período de apoio financeiro, a UWB acompanha, monitora e avalia as atividades inicialmente propostas.

A atuação da UWB obedece a cinco eixos programáticos:

“Como parte de um movimento mundial, as organizações United Way podem transferir o conhecimento com mais facilidade, juntar seus recursos, criar sistemas compartilhados e otimizar a força de uma marca e identidade comuns. Ao mesmo tempo, baseiam-se na comunidade, e seu trabalho é feito com a participação de voluntários.”

Aaron Myers, diretor da United Way Americana, responsável por criar oportunidades para que os líderes da UW possam ajudar a desenhar e construir um movimento planetário.

Page 20: Uwb Relatorio Atividades 2008

20 U N I T E D W AY B R A S I L

3. Apoio a projetos de educação focados em juventude e geração de renda

A premissa básica é que trabalhem a qualificação profissional de jovens, em situação de vulnerabilidade social, que sofrem com o desemprego estrutural. Portanto, devem ter o propósito de incluir indivíduos de 15 a 29 anos, de forma qualificada no mercado de trabalho. Selecionados periodicamente, os projetos devem cumprir uma série de pré-requisitos e se submeterem à avaliação de uma equipe técnica da UWB que os apresenta ao Conselho Deliberativo para aprovação. Ao longo do período de apoio financeiro, a UWB acompanha, monitora e avalia as atividades inicialmente propostas.

4. Programa de Intercâmbio de Competências

Desenvolvido para promover o compartilhamento de boas práticas entre organizações não governamentais que desenvolvem ações com crianças e jovens de baixa renda. Com duração de seis meses, é realizado em três etapas: primeiro, são mapeadas as competências e desafios das entidades participantes; em seguida ocorrem encontros presenciais para que as instituições se conheçam, estabeleçam vínculos e identifiquem oportunidades de aprendizado mútuo; finalmente, acontecem os itinerários formativos entre elas e a documentação das melhores praticas.

5. Transferência de recursos

Manejo de recursos doados por empresas ou cidadãos americanos para projetos sociais no Brasil e transferidos, integralmente e sem empecilhos, seguindo parâmetros legais da United Way Worldwide. A UWB agrega a esse trabalho a identificação de projetos para apoio e o respectivo gerenciamento das verbas investidas quando requeridos pelo doador.

“A United Way é uma marca muito poderosa, com uma forte credibilidade e presença global em investimento social. Sua força se expressa por meio de seu já incorporado desenvolvimento de capacidades, compartilhamento de melhores práticas, acesso a fundos globais para beneficiar comunidades locais e pela aplicação de um conjunto claro de padrões operacionais.”

Jorge Uribe, presidente da América Latina da Procter&Gamble, membro do board da United Way Worldwide e um dos executivos que colaboraram para a criação da seção brasileira da United Way.

Page 21: Uwb Relatorio Atividades 2008

21 U N I T E D W AY B R A S I L

Participação no Grupo de Afinidade em Juventude do GIFE

A UWB é associada ao GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), um conjunto de mais de 110 organizações que praticam o Investimento Social Privado, entendido como “repasse de recursos privados para fins públicos por meio de projetos sociais, culturais e ambientais, de forma planejada, monitorada e sistemática”1 .

O GIFE mantém o GAJ (Grupo de Afinidade em Juventude), do qual a UWB faz parte, e cujo objetivo é promover a troca de experiências entre os que investem nessa faixa etária da população, fomentar a articulação política e a realização de ações em conjunto, além de buscar influenciar a criação de políticas públicas.

“A UWB integra a história do GAJ, pois foi uma das organizações que conceberam e fundaram a iniciativa junto ao GIFE. Ao longo de 2008, a ONG também teve um papel significativo, uma vez que este foi um dos associados mais participativos nos debates travados nas reuniões”, afirma Cinthia Sento Sé, articuladora do GIFE, então responsável pelo GAJ.

Segundo Sento Sé, do ponto de vista do Investimento Social Privado no Brasil de hoje, constata-se uma enorme relevância em focar na formação da juventude popular urbana brasileira para sua inclusão no mercado formal de trabalho. “Os grandes centros urbanos oferecem grandes

oportunidades, mas guardam também os maiores problemas: falta de segurança, tráfico de drogas, alto custo de vida, tudo isso adicionado à crise de valores que caracteriza o atual momento da nossa sociedade. Investir na formação da juventude que habita esses espaços é, portanto, imprescindível.”

A articuladora aponta, ainda, um amadurecimento no investimento nessa faixa etária em anos recentes. “Se, na década de 1980, a preocupação estava na formação cidadã e criativa do jovem, hoje os investidores vão além e buscam soluções para inserir este jovem no mercado de trabalho, visando apresentar a ele uma oportunidade de ser autor de sua própria história, para além das dificuldades e percalços encontrados pelos que não pertencem às classes privilegiadas”, completa.

A partir da preocupação de incluir o jovem no mercado, o GAJ criou e desenvolveu o portal Busca Jovem (www.buscajovem.org.br), cujo propósito é aproximar as organizações sociais que formam jovens para o mercado de trabalho das empresas que querem contratá-los. Assim, as centrais de emprego (sindicatos e governo), empresas e consultorias de RH anunciam gratuitamente vagas, enquanto as instituições de ensino e ONGs publicam os currículos dos jovens que capacitam.

1 Fonte: http://www.gife.org.br/associados.php

Page 22: Uwb Relatorio Atividades 2008

22 U N I T E D W AY B R A S I L

EstruturaO organograma da UWB é expresso pelo diagrama a seguir:

Voluntários

ONGsJovens

EmpresasInvestidores Sociais

Poder Público

Page 23: Uwb Relatorio Atividades 2008

23 U N I T E D W AY B R A S I L

Apoio Financeiro - 2008Seleção de Projetos Entre os meses de março e julho de 2008, a equipe técnica da UWB selecionou os projetos que seriam beneficiados com investimento financeiro e recursos técnicos entre o segundo semestre de 2008 e o primeiro de 2009.

O processo seletivo teve como ponto de partida o foco temático: as propostas das ONGs teriam de unir juventude e trabalho. Até o fim de 2008, a UWB tinha como objetivo apoiar apenas projetos realizados por organizações de base comunitária cuja meta fosse a profissionalização de jovens, para que esses pudessem ser integrados ao mercado formal de trabalho ou idealizar novas formas de geração de renda.

A organização candidata também precisaria reunir competências que garantiriam o efetivo preparo dos jovens para o mercado, estar aberta à troca de experiências com as outras organizações já apoiadas e ao aperfeiçoamento de suas práticas de gestão, pedagógicas e de inserção no mercado. Três parâmetros indicadores ajudaram a identificar as competências das organizações:

• conteúdo, • método, • gestão.

O primeiro parâmetro se refere à qualidade do programa pedagógico do projeto. O segundo é a capacidade que tem a instituição para formar jovens empreendedores e protagonistas, que efetivamente contribuam para o

desenvolvimento de suas comunidades. Por fim, a gestão associa-se à aplicação transparente dos recursos, planejamento focado nos resultados, processos, avaliação e aperfeiçoamento, assim como estratégias de inserção do jovem e capacitação da equipe.

Na etapa seguinte, foi verificado se a organização candidata possuía real capacidade de realizar o que era esperado e programado. Para isso, cada projeto foi submetido a uma espécie de gabarito com sete critérios de habilidades:

1. Potencial de inclusão dos jovens no mercado formal de trabalho;

2. Potencial de inclusão dos jovens em modelos alternativos de geração de trabalho e renda;

3. Potencial de promoção de educação integral do jovem;

4. Nível de protagonismo juvenil dentro da ONG;

5. Potencial de replicabilidade das experiências, metodologias e tecnologias sociais;

6. Grau de transversalidade dos projetos;

7. Potencial da ONG de desenvolver parcerias, doar conhecimentos e atuar em rede.

Os projetos que atenderam a todos os requisitos das fases acima passaram a compor o Banco de Projetos. Nele, estão armazenadas as informações sobre os

Page 24: Uwb Relatorio Atividades 2008

24 U N I T E D W AY B R A S I L

programas candidatos, as organizações proponentes, as metas, os desafios a serem vencidos e o método de trabalho. Com as informações sistematizadas, a fim de definir os projetos efetivamente apoiados, foi realizada, então, uma reunião entre a equipe técnica, voluntários e o Conselho Deliberativo da UWB.

Cinco projetos que beneficiam em torno de mil jovens na capital paulista passaram a receber apoio desde agosto de 2008, sendo que dois deles já contavam com o investimento da instituição anteriormente. Na visão da UWB, a continuidade do apoio a parte dos projetos é necessária para ocorrer de fato um intercâmbio entre as organizações comunitárias e a formação de redes.

O ponto comum é que todos os projetos apoiados incentivam o empreendedorismo juvenil, com capacitação em diferentes áreas de atuação profissional, tais como moda, mecânica e telemarketing, entre outras.

Os novos projetos selecionados foram:

1. Central de Relacionamentos e Captação de Recursos,da Obras Sociais Agostinianas: Sociedade, Instruções e Socorros;

2. Empresa Jr. Jovens Aprendizes, da Fundação Julita;

3. Programa Educar em Expansão, da Associação Programa Educar

Os seguintes programas tiveram o contrato de apoio renovado:

1. Central da Juventude para Oportunidades e Geração de Renda, do CPA Pe. Bello (Centro de Profissionalização de Adolescentes Padre Bello);

2. Escola de Moda Jovem, da Unas (União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco).

Page 25: Uwb Relatorio Atividades 2008

25 U N I T E D W AY B R A S I L

Novos Projetos

Obras Sociais Agostinianas: Sociedade, Instruções e Socorros

Ampliar o laboratório onde, anualmente, 120 jovens, entre 14 e 17 anos, alunos do curso de técnicas administrativas com ênfase em telemarketing, recebem aulas práticas, que os capacita para atuar como operadores.

O curso tem duração de um ano, primeiro com uma etapa teórica e depois com a prática. Além das aulas, os jovens fazem visitas monitoradas a grandes empresas do setor. Para participar, é necessário estar matriculado no ensino médio.

No segundo semestre de 2008, foi inaugurada a chamada estação de vivência, assim denominada, pois permite que os alunos tenham uma oportunidade real de experimentar como funciona um call center. “Com esse recurso, procuramos passar uma visão de mercado para os jovens”, conta Thayla Oliveira, relações públicas da Obras Sociais Agostinianas.

A central de relacionamentos fortalece a qualificação ao gerar experiência na própria instituição: o serviço de telemarketing da entidade é realizado por esses estudantes. Quem se destaca e demonstra aptidão é contratado por seis meses. Camilla Helen de Souza, 17 anos, é um exemplo: “O curso mudou minha visão quanto ao telemarketing. Antes, achava que era um bicho de sete cabeças, mas descobri que é muito mais simples do que pensava”, afirma.

Em 2009, outros 120 estudantes devem se formar. A expectativa é que 80% dos participantes sejam integrados ao mercado de trabalho.

REALIZAÇÃO

OBJETIVO

DESCRIÇÃO

RESULTADOSINICIAIS

Central de Relacionamentos e Captação de Recursos

Page 26: Uwb Relatorio Atividades 2008

26 U N I T E D W AY B R A S I L

Obras Sociais Agostinianas: Sociedade, Instruções e Socorros

Criada em 1921, a entidade visa à educação e à assistência a crianças, adolescentes e adultos. Beneficia em suas dez unidades no Centro e na zona leste de São Paulo (SP) cerca de 3,9 mil pessoas diariamente. Tem como missão “colaborar no desenvolvimento do potencial de crianças, adolescentes, jovens e adultos, em situação vulnerável, com programas de formação integral nas áreas de assistência social, educação e cultura, esporte e lazer, para que tenham melhor qualidade de vida e participem na construção do bem comum”. Além do curso de telemarketing, os centros de profissionalização oferecem capacitação em mecânica de autos, injeção eletrônica, eletrotécnica e panificação em módulos com duração de um ano

Presidente: Pe. Agustin Alcade Av. Sapopemba, 25.545, Jd. São Rafael, São Paulo (SP) Diretor: Pe. Jesus Angel Tel.: (11) 2751-7667

www.obrasagostinianas.org

Page 27: Uwb Relatorio Atividades 2008

27 U N I T E D W AY B R A S I L

Empresa Jr. Jovens Aprendizes

Fundação Julita

Proporcionar mais vivência profissional e expandir a visão estratégica dos alunos por meio da criação e estruturação de uma empresa experimental.

16 jovens, com idade entre 16 e 18 anos, devem passar por todas as etapas do projeto, da formulação ao lançamento do negócio.

Durante o segundo semestre de 2008, os adolescentes assistiram, aos sábados, a seminários sobre administração e recursos humanos e tiveram aulas de empreendedorismo. Um conselho de empresários estruturado pela UWB e a Fundação Julita vem orientando os jovens em todas as etapas, principalmente na elaboração de um plano de negócios. Além disso, os alunos realizaram pesquisas de mercado com a população do bairro e visitaram outras empresas.

Após as pesquisas, os jovens decidiram o foco da Empresa Jr.: estamparia de roupas. “Descobrimos que aqui no Jardim São Luís as pessoas não têm sua identidade impressa em suas roupas, então queremos fazer roupas com a cara de quem é daqui. Esse tipo de serviço não existe no bairro”, conta Paulo Ricardo Roque de Sousa, 18 anos, um dos participantes do projeto. A expectativa é lançar a empresa em 2009, dentro da própria instituição.

REALIZAÇÃO

OBJETIVO

DESCRIÇÃO

RESULTADOSINICIAIS

Page 28: Uwb Relatorio Atividades 2008

28 U N I T E D W AY B R A S I L

Fundação Julita

Presente desde 1952, no Jardim São Luís, zona sul de São Paulo (SP), uma região com cerca de 240 mil habitantes. A entidade tem como missão oferecer a crianças, jovens e famílias, em situação de vulnerabilidade social, ações socioeducativas que promovam o exercício da cidadania. Beneficia, diariamente, cerca de 1,2 mil pessoas em seus programas de lazer, educação e saúde, incluindo um núcleo de convivência para idosos, além de atendimento médico, odontológico e psicológico à população.

Presidente: Lucien Belmonte Rua Nova do Tuparoquera, 117, Jd. São Luís, São Paulo (SP) Tel.: (11) 5851-0943

www.fundacaojulita.org.br

Page 29: Uwb Relatorio Atividades 2008

29 U N I T E D W AY B R A S I L

Programa Educar em Expansão

Associação Programa Educar

Capacitar jovens entre 16 e 24 anos para exercerem a ocupação de auxiliares mecânicos.

Além de aulas de mecânica de empilhadeiras e de autos, sistemas de freios, eletricidade básica, metrologia e desenho técnico, há um módulo com noções de empreendedorismo, que estimula os estudantes a pensarem na criação de uma empresa, levando em conta riscos e possibilidades. O curso tem duração de seis meses, com 700 horas-aula, e conta com a certificação do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O projeto inclui a articulação de parcerias com empresas da região para facilitar a inserção dos estudantes no mercado, os quais mantêm os currículos atualizados no site da instituição.

No segundo semestre de 2008, 36 jovens foram qualificados. Além das aulas, por meio do apoio da UWB, eles fizeram visitas culturais a feiras técnicas de mecânica, ao Masp (Museu de Arte de São Paulo), à Casa das Rosas e ao Instituto Tomie Ohtake. Dos 36 alunos de 2008, 26 se empregaram. Em 2009, a expectativa é de capacitar mais 20 jovens e colocar no mercado de trabalho ao menos 17, apenas no primeiro semestre. Desde que a organização social foi criada, em 1996, mais de 700 jovens já foram capacitados.

Um dos jovens que conseguiram um posto de trabalho em 2008 foi Tiago Epifânio, de 18 anos, assistente na área administrativa da Mitutoyo, empresa que fabrica equipamentos de medição industrial. “Com o curso, aprendi não somente sobre aspectos técnicos, aprendi a trabalhar em equipe. Foi uma oportunidade única para alguém, como eu, que não poderia pagar um curso desse nível. É um sonho poder trabalhar nessa fábrica”.

REALIZAÇÃO

OBJETIVO

DESCRIÇÃO

RESULTADOSINICIAIS

Page 30: Uwb Relatorio Atividades 2008

30 U N I T E D W AY B R A S I L

Associação Programa Educar

Fundada em julho de 1996, a entidade fornece não só aprendizagem profissional na área de mecânica para jovens em situação de risco, mas também aulas de informática e organização administrativa que ampliam as oportunidades de integração do indivíduo com a sociedade e de inclusão no mercado de trabalho. Seus mais de cem alunos podem colocar os currículos em um banco de dados, onde as empresas, por sua vez, solicitam a indicação de aprendizes.

Coordenador: Edvaldo Gomes Magalhães Rua Catipara, 272, Brooklin, São Paulo (SP) Tel.: (11) 5102- 3670

www.programaeducar.org.br

Page 31: Uwb Relatorio Atividades 2008

31 U N I T E D W AY B R A S I L

Renovação de Apoio

Central da Juventude para Oportunidades e Geração de Renda

REALIZAÇÃO

OBJETIVO

DESCRIÇÃO

RESULTADOSINICIAIS

Centro de Profissionalização de Adolescentes Padre Bello (CPA Pe. Bello)

Criar novas oportunidades de emprego e geração de renda para os jovens da região de São Mateus, na zona leste de São Paulo (SP), aproveitando todas as potencialidades do bairro.

Procura fortalecer a Rede de Responsabilidade Social de São Matheus – O Jovem em Primeiro Lugar, além de desenvolver atividades de orientação e encaminhamento ao Primeiro Emprego e Programa de Aprendizagem. Também promove iniciativas de empreendedorismo juvenil, possibitando que seus alunos participem de uma incubadora de idéias, na qual têm acesso a: escritório, curso de economia solidária, elaboração de plano de negócios, concessão de microcrédito, acompanhamento dos projetos desenvolvidos. As vagas de emprego da região são mapeadas semanalmente. “Com tudo isso, estamos possibilitando ao jovem buscar novas formas de obter renda e caminhos para que seja um empreendedor”, acredita Sandra de Santos Lopes, coordenadora do projeto.

Em 2008 foram encubados três novos projetos, que beneficiaram em torno de 50 jovens: CineMateus, CooperJovem e Teatro CPA. “São os jovens que nos procuram com as idéias que, depois de aprovadas, recebem todo o apoio”, explica Sandra. Além disso, durante o segundo semestre de 2008, 38 jovens entraram para o mercado de trabalho, sendo 29 como Aprendizes, quatro como estagiários e cinco em regime CLT. A meta é que, até julho de 2009, 510 jovens, entre 18 e 29 anos, estejam trabalhando formalmente.

Esaliel Alvino de Sousa, de 21 anos, faz parte do CooperJovem, iniciativa que oferece serviços em tecnologia, como montagem e manutenção de computadores e recarga de cartuchos para impressoras. “Aqui tive a chance de colocar em prática o que eu aprendi no curso de Suporte Técnico de Informática, oferecido pelo CPA”, comenta o jovem. Wesley da Silva Vieira, de 15 anos, participa do CineMateus, idealizado para que os integrantes pudessem produzir documentários e curtas-metragens. “Foi a primeira oportunidade profissional que tive. Os temas estão ligados a destaques da realidade atual, como a reciclagem, em 2008”, conta.

Page 32: Uwb Relatorio Atividades 2008

32 U N I T E D W AY B R A S I L

CPA Pe. Bello

Criado em 1978, tem como missão formar os jovens profissionalmente, para que sejam sujeitos de seu processo de inclusão social e da construção de uma sociedade justa e solidária. Para isso, oferece cursos a adolescentes, de 15 a 29 anos, nas áreas de computação gráfica, instalações elétricas, mecânica geral, informática e manutenção de circuitos eletrônicos. Os estudantes também têm aulas de lógica, formação sócio-política, esportes e rotina de escritório.

Coordenador: Flariston Francisco da Silva Estrada da Colônia, 110, Jd. São Gonçalo, São Paulo (SP) Tel.: (11) 6732-8760

www.cpa.org.br

Page 33: Uwb Relatorio Atividades 2008

33 U N I T E D W AY B R A S I L

Escola de Moda Jovem

Unas (União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco)

Desenvolver toda a cadeia de produção de uma marca de roupas que represente os moradores de Heliópolis e que gere renda aos jovens de 15 a 20 anos.

Qualificação de 15 alunos em técnicas de venda, gestão de negócios e publicidade e propaganda, por meio de parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), de forma que possam comercializar o que já aprenderam a produzir. Em anos anteriores, os alunos tiveram aulas de criação, confecção e modelagem. Uma pesquisa de 30 alunos com outros 300 jovens da região revelou o estilo surfe com inspiração afro como o preferido da comunidade e, assim, foi criada a marca Losaul (sol e lua escritos ao contrário). O lançamento contou com um desfile de camisetas e blusas.

Durante o segundo semestre de 2008, 15 alunos foram qualificados e tiveram acesso a grandes eventos de moda, como a São Paulo Fashion Week e o Fashion Rio. Além disso, iniciou-se a construção de uma loja de fábrica a fim de fortalecer ainda mais a marca. “A UWB tem contribuído com a montagem dessa estrutura e com a compra de equipamentos, como vitrine, balcão e cabides”, conta Tatiane Bernardido, coordenadora da Unas. A loja será instalada na rua Santo Antônio, via de grande movimento de jovens da comunidade.

Nínive Loriane Ferreira do Nascimento, de 19 anos, uma das beneficiárias do projeto, acredita que essa experiência foi decisiva em sua vida profissional. “Quando comecei o curso, não me interessava por moda, mas percebi que a coisa ficou mais séria e quero seguir essa carreira. O projeto não promete um emprego, mas, com o que você aprende, pode encontrar uma oportunidade no mercado ou abrir seu próprio negócio”, afirma a jovem.

REALIZAÇÃO

OBJETIVO

DESCRIÇÃO

RESULTADOSINICIAIS

Page 34: Uwb Relatorio Atividades 2008

34 U N I T E D W AY B R A S I L

UNAS

Organização nascida na década de 1970, trabalha pela melhoria da qualidade de vida dos moradores de Heliópolis e São João Clímaco, na zona sul de São Paulo (SP). Atualmente, é a instituição mais atuante da região, onde vivem cerca de 120 mil habitantes, desenvolvendo ações em áreas como educação, esporte, cultura, lazer e tecnologia, as quais beneficiam cerca de 3,6 mil pessoas. Por sua representatividade, exerce grande influência em discussões de políticas públicas de moradia e infra-estrutura.

Presidente: João Miranda Neto Rua da Mina, 38, Heliópolis, São Paulo (SP) Tel.: (11) 2272-0140

http://unas.navita.com.br

Page 35: Uwb Relatorio Atividades 2008

35 U N I T E D W AY B R A S I L

Projetos EspeciaisEm 2008, além dos projetos selecionados para receber investimento financeiro e orientação técnica por um ano, a UWB também apoiou duas iniciativas, o Projeto Conexão e a Rede de Responsabilidade Social de São Mateus.

Projeto ConexãoParceria entre o CDI (Comitê para Democratização da Informática) e a ONG Rede Cidadã, o Conexão foi criado para capacitar, inserir e acompanhar jovens no mercado e desenvolver sua cidadania, por meio da inclusão digital e da formação profissionalizante e empreendedora.

O trabalho com a UWB visa à formação de uma rede capaz de promover a inclusão de jovens empreendedores no mercado de forma competitiva. Para isso, organizações beneficiárias da UWB foram integradas ao Conexão, de forma a abrir nova oportunidade aos estudantes capacitados por elas.

Page 36: Uwb Relatorio Atividades 2008

36 U N I T E D W AY B R A S I L

Jovens de entidades apoiadas pela UWB inseridos no mercado de trabalho em 2008 por meio do Projeto Conexão

INSERÇÃO NO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2008

Entidade Beneficiada Jovens Cadastrados Total de Inseridos CLT* Aprendiz

Associação Comunitária Cultural Pró Morato **

5 2 0 2

CPA Pe. Bello 212 21 20 1

Fundação Julita 2 2 2 0

Centro de Capacitação Profissional Henry Ford ***

26 13 8 5

Associação Programa Educar 36 0 0 0

Unas 31 4 4

TOTAL 312 42 30 12

INSERÇÃO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2008

Entidade Beneficiada Jovens Cadastrados Total de Inseridos CLT * Aprendiz

Associação Comunitária Cultural Pró Morato **

74 2 0 2

Feira de Oportunidades e Conexões para a Juventude (Foco)

113 57

Contratações pela CLT incluem vale-transporte, vale-refeição e, em alguns casos, convênio médico. Salários entre R$ 480 e R$ 800.

ONG apoiada pela UWB anteriormente e que foi adicionada ao Projeto Conexão.

Integra o projeto Central da Juventude para Oportunidades e Geração de Renda.

*

**

***

Page 37: Uwb Relatorio Atividades 2008

37 U N I T E D W AY B R A S I L

Rede de Responsabilidade Social de São MateusO objetivo da rede é inserir no mercado de trabalho os jovens qualificados por organizações locais, por meio da articulação entre empresas, poder público e ONGs de São Mateus, na zona leste de São Paulo (SP).

Além de fornecer suporte técnico e estratégico, a UWB apoiou a realização da primeira Feira de Oportunidades e Conexões para a Juventude (Foco), evento com presença de mais de 3 mil pessoas, que acompanharam palestras e puderam conhecer as ações sociais da região.

APOIO DO PODER PÚBLICO À FOCO A Feira de Oportunidades e Conexões para a Juventude recebeu apoio do poder público da cidade de São Paulo e do Estado. O secretário municipal do Trabalho, Nelson Hervey Costa, visitou o evento e também representou o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos.

Afif enviou mensagem em vídeo, apresentada na abertura da feira, na qual destacou ser fundamental o trabalho da UWB na iniciativa “através da união de entidades que trabalham com a qualificação de jovens”. O secretário destacou, ainda, que a entrada no mercado de trabalho depende da qualificação, “uma oportunidade que muitos jovens ainda não têm”.

Por fim, Afif convidou os empresários locais a se envolverem: “A feira faz uma conexão entre as entidades assistenciais e o mundo do mercado de trabalho local. Seria muito bom que as empresas de São Mateus participassem desse mutirão, conhecessem o trabalho das organizações e buscassem sua mão-de-obra na própria comunidade”.

Page 38: Uwb Relatorio Atividades 2008

38 U N I T E D W AY B R A S I L

Bolsas Culturais As bolsas culturais foram criadas em 2008 para incentivar os jovens a empregar uma verba específica – cedida pela UWB às ONGs apoiadas – para custear programas culturais, tais como visitas a museus, teatro, cinema e shows, incluindo transporte e alimentação, além de compra de livros. O objetivo da UWB era tentar ampliar o universo cultural dos jovens. No período de um trimestre, 221 pessoas foram beneficiadas ao menos uma vez por mês.

A execução desta experiência pioneira demonstrou a necessidade de aperfeiçoamento. Para garantir que as oportunidades da bolsa sejam melhor aproveitadas pelos jovens, a UWB promoveu uma avaliação e tomou a decisão de criar regras específicas para o ano de 2009. Elas determinam:

• uso exclusivo do montante doado para compra de ingressos, transporte e alimentação, desde que vinculados a atividades culturais realizadas pelas próprias organizações, com o acompanhamento de seus profissionais;

• promoção, pelas organizações, de acesso a eventos de cultura diferenciados;

• prestação integral de contas por comprovantes fiscais.

Entre as opções de eventos, têm de constar: mostras de filmes fora do circuito comercial, cursos ligados exclusivamente a artes, música e cinema, shows que valorizem a cultura popular brasileira, música clássica, erudita e jazz. A ONG beneficiada pode separar 10% do valor total para que os seus prestadores de serviço (educadores, coordenadores e gestores) também se beneficiem das bolsas.

Avaliação e Monitoramento O trabalho da UWB não se resume a apenas fornecer recursos financeiros a iniciativas de qualidade. As organizações e os projetos apoiados são avaliados de forma perene pela UWB por meio da aplicação da matriz conhecida como Marco Lógico.

Após a escolha dos projetos, inicia-se o acompanhamento cotidiano por meio de conversas telefônicas, visitas in loco e reuniões, além de seminários formativos para estimular a auto-avaliação sobre o desenvolvimento do trabalho.

Trimestralmente, é feita uma avaliação formal, com base no Marco Lógico, quando são exigidos dois tipos de relatórios de prestação de contas:

a) técnico-narrativo, com resumo das atividades realizadas, cronograma de planejamento e de implementação e lista das atividades previstas para o período seguinte;

b) financeiro, contendo descrição de gastos e apresentação de notas fiscais.

O repasse dos investimentos é concluído quando as metas combinadas são cumpridas. Ao término do período de apoio, em julho de 2009, a equipe da UWB realizará uma auditoria, para garantir a transparência e verificar o uso adequado dos recursos.

Page 39: Uwb Relatorio Atividades 2008

39 U N I T E D W AY B R A S I L

O MARCO LÓGICO Criado na década de 1970 e empregado internacionalmente por grande parte das organizações financiadoras, como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o Marco Lógico é uma ferramenta que visa facilitar o processo de concepção, execução e avaliação de projetos e programas e que ajuda a dimensionar o impacto comunitário das propostas.

Trata-se de uma tabela -- ou matriz --, que deve ser preenchida com dados como atividades desenvolvidas, objetivos esperados, resultados obtidos e impactos na sociedade. Desta forma, tem-se uma estrutura que possibilita uma síntese das informações sobre os projetos.

A utilização do Marco Lógico para avaliar projetos sociais faz com que gestores possam definir com mais clareza os parâmetros necessários para monitorar a execução dos mesmos. No caso da UWB, esse método é aplicado na pré-seleção de projetos e reaplicado trimestralmente entre os que foram escolhidos.

Page 40: Uwb Relatorio Atividades 2008

40 U N I T E D W AY B R A S I L

Atividades VoluntáriasAlém de apoiar projetos de instituições, a UWB acredita que ações voluntárias são fundamentais para a diminuição das desigualdades e para a construção da cidadania. Por isso, seu Programa de Voluntariado Corporativo estimula os funcionários das empresas associadas a doar seu tempo e a partilhar sua experiência técnica com os jovens dos projetos apoiados. Esses jovens, por sua vez, também são estimulados a trabalhar em prol das comunidades onde vivem.

Dessa maneira, a organização fomenta a aproximação de universos sócio-culturais diferentes. E a perspectiva é de que, a partir de então, ocorra uma troca: ambas as partes – voluntários e jovens ligados aos projetos – se beneficiam mutuamente com a riqueza do convívio.

Em 2008, a UWB envolveu, em suas atividades, 2056 voluntários, que dedicaram 19.412 horas do seu tempo para causas sociais. No total, as ações de voluntariado beneficiaram cerca de 3 mil jovens diretamente e outras 12 mil pessoas indiretamente.

O trabalho no Programa de Voluntariado Corporativo da United Way Brasil reúne pessoas de todas as idades, classes sociais e níveis de escolaridade com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Há diferentes perfis, perspectivas e vocações. Mas, em sua maioria, os grupos são compostos de profissionais com curso universitário.

Segundo a gerente de Voluntariado da UWB, Paula Crenn Pisaneschi, há duas características marcantes: “Nossos voluntários são muito talentosos e querem doar o que sabem, sugerindo diversas atividades”. Além disso, Paula destaca a dedicação dos participantes: “Não importa se é para pintar parede ou ministrar aulas aos jovens, eles sempre estão motivados”. Merecem destaque, também, os chamados super voluntários, “profissionais que vão a todas as atividades e com os quais sempre podemos contar”.

Page 41: Uwb Relatorio Atividades 2008

41 U N I T E D W AY B R A S I L

AVALIAÇÃO POSITIVA DO VOLUNTARIADO BRASILEIRO O Programa de Voluntariado Corporativo da UWB se beneficia de uma característica atribuída ao brasileiro: a disposição para promover o bem do próximo. Durante encontros internacionais da rede United Way, ocorridos no Canadá e na Colômbia em 2008, essa força foi bem avaliada, especialmente pelo programa abranger representantes não somente das empresas associadas, mas também das comunidades beneficiadas, por meio da força dos jovens que se dispõem a trabalhar por elas com o incentivo da UWB.

“Os representantes das United Way de outros países se impressionaram com a efetiva participação de voluntários nas atividades desenvolvidas aqui”, explica Patrícia Diniz, gerente de Comunicação e de Relacionamento com Empresas da UWB. “Lá fora, é comum o investidor social preferir doar exclusivamente recursos. No Brasil, além da participação financeira, o funcionário quer doar sua experiência, conhecer o projeto que está sendo apoiado e quem está sendo beneficiado”, conclui Patrícia.

Page 42: Uwb Relatorio Atividades 2008

42 U N I T E D W AY B R A S I L

Dia Global do Voluntariado Jovem Entre os dias 25 e 27 de abril, aconteceram em 120 países as atividades do chamado Dia Global do Voluntariado Jovem. Ele foi criado nos Estados Unidos no ano 2000, por iniciativa da organização Youth Service America e da rede global Youth Action Network, com o intuito de incentivar a cidadania juvenil, por meio do estímulo à realização de trabalho voluntário.

A UWB se identifica com a causa e, em 2008, pela quarta vez, organizou no Brasil um comitê regional, responsável não só por mobilizar e articular diversas ONGs, como também por divulgar, no site oficial do evento (www.diaglobal.org.br), as ações do grupo que liderou.

Durante o Dia Global, não se determina a execução de uma atividade obrigatória. Cada instituição escolhe o que

vai fazer e, assim, são realizadas diferentes iniciativas, que acontecem dependendo da necessidade específica de cada região. O objetivo principal é beneficiar comunidades com ações sociais concretas e, ao mesmo tempo, dar aos jovens a possibilidade de serem cidadãos ativos com a capacidade de mudar a realidade local.

A UWB incentivou os jovens das ONGs parceiras a pensar em novos projetos. No total, foram nove atividades envolvendo 1.390 voluntários jovens, em benefício de mais de 7 mil pessoas. Em todas as ações, o foco era um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, instituídos pela ONU (Organização das Nações Unidas), para combater sérios problemas do mundo.

Page 43: Uwb Relatorio Atividades 2008

43 U N I T E D W AY B R A S I L

RESUMO DE ATIVIDADES - DIA GLOBAL DO VOLUNTARIADO JOVEM - 2008

ONG AÇÃO

Aldeia do Futuro Realizou o dia de cuidado e beleza, na região do bairro de Americanópolis. Quase 300 pessoas puderam cortar ou pintar o cabelo de graça

Unas (União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco)

Promoveu uma aula sobre conscientização ambiental para as crianças de Heliópolis, na zona sul da capital paulista, que foram divididas em três grupos e orientadas por educadores

JAM (Jacareí Ampara Menores) Organizou caminhada contra a dengue pelas ruas centrais da cidade para alertar moradores para os perigos da doença. Durante o percurso, os jovens distribuíram à população folhetos explicativos de como evitá-la.

Associação Cultural Comunitária Pró-Morato

O combate à dengue também foi o destaque do projeto da Pró-Morato, que promoveu apresentações teatrais e musicais na região de Franscisco Morato (SP)

Centro de Profissionalização de Adolescentes Pe. Bello

Os jovens do curso de formação de agentes sociais desenvolveram uma oficina de confecção de brinquedos feitos de materiais recicláveis com crianças de São Mateus, zona leste da capital paulista

Programa Social Gotas de Flor com Amor

No Abrigo Anália Franco, mantido pela ONG, as crianças receberam informações sobre a preservação do meio ambiente e se divertiram com a montagem de uma árvore de papel crepom

Obras Sociais Agostinianas: Sociedade, Instruções e Socorros

O Centro Profissionalizante da entidade e as casas do entorno, que ficam no Jardim Vila Carrão, zona leste de São Paulo, viveram um dia de combate à dengue, em que caixas d’água foram tampadas e panfletos, distribuídos à população

Centro de Capacitação Profissional Henry Ford

Por meio de peças de teatro, cem jovens voluntários deram dicas de reciclagem no Centro Henry Ford, situado em São Mateus, zona leste da capital paulista

ONG Vida Jovem Educadores se juntaram a jovens e desenvolveram panfletos e cartazes de conscientização sobre o problema do lixo urbano. Em seguida, 35 jovens entregaram 350 panfletos e colaram os cartazes pela comunidade do bairro do Ipiranga, em São Paulo

Page 44: Uwb Relatorio Atividades 2008

44 U N I T E D W AY B R A S I L

TIPOS DE MENTORIAS PARA JOVENS

INVESTIR VALE A PENA (IVP)

O conteúdo inclui educação financeira, aconselhamento em empreendedorismo e finanças pessoais. Os temas são abordados com base em situações da vida cotidiana e ligados à realidade social dos freqüentadores. Os jovens aprendem a economizar o dinheiro que ganham, conhecem opções de onde e de como investi-lo, a exemplo da própria educação, recebem orientação sobre a vida profissional e podem tirar dúvidas sobre a obtenção de crédito e de empréstimos.

CONTABILIDADE Os alunos recebem noções sobre essa área de conhecimento e são estimulados a desenvolver habilidades e competências básicas para administrar financeiramente um pequeno negócio ou participar do setor administrativo de uma empresa.

INGLÊS O ensino da língua inglesa tem o propósito de ajudar na conquista de emprego e de ampliar os horizontes culturais dos estudantes beneficiados. O curso conta com o apoio de um coordenador especializado que dá suporte aos mentores.

AGINDO JUNTOS Encontros mensais com conceitos da área de administração de empresas e técnicas de planejamento estratégico cujo objetivo é estimular o empreendedorismo juvenil. Os jovens aprendem conceitos ligados ao desenvolvimento de produtos e serviços, análise financeira, estrutura e controle de um negócio, comunicação, marketing e lançamento de projeto.

Mentorias As Mentorias são um projeto de voluntariado que promove a complementação da formação educacional. Por meio delas, funcionários voluntários das empresas associadas à UWB se habilitam a dar aulas para compartilhar seus conhecimentos e, assim, colaborar com o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens vinculados aos projetos sociais apoiados. Prestes a entrarem no mercado de trabalho, eles têm entre 15 e 23 anos.

Para ser voluntário mentor, não é necessário ter experiência em lecionar. A UWB oferece treinamento básico aos interessados, com noções de didática e do funcionamento do programa, além de material de apoio específico e acompanhamento integral. No âmbito da United Way, esse tipo de trabalho voluntário foi introduzido pelo escritório do Brasil.

Page 45: Uwb Relatorio Atividades 2008

45 U N I T E D W AY B R A S I L

Expansão das Mentorias As Mentorias da UWB foram criadas em 2003, em São Paulo (SP), e com o passar dos anos expandiram-se para outras cidades. Em 2008, a organização dobrou o número de municípios que contam com o programa. Além de São Paulo, Campinas e Jacareí (SP), as Mentorias foram realizadas, pela primeira vez, em Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Ribeirão Preto (SP).

Durante 2008, 219 voluntários beneficiaram 486 jovens nos cursos Investir Vale a Pena (IVP), Contabilidade, Inglês, Agindo Juntos e nas atividades relacionadas, como o Painel de Profissões. Todas as cidades aplicaram o IVP, que beneficiou 369 estudantes.

Para realizar as Mentorias, a UWB estabelece parcerias com empresas e organizações locais, que selecionam os alunos e cedem o espaço onde as aulas são ministradas. Na capital paulista, há dois locais de aplicação dos cursos: o Centro de Treinamento da PricewaterhouseCoopers (PwC) e o Centro de Treinamento da Intel. No Rio de Janeiro (RJ), a PwC também oferece suas instalações.

Os jovens beneficiados no Rio foram selecionados pelo Projeto Conexão, uma parceria entre as ONGs Comitê para Democratização da Informática (CDI) e Rede Cidadã, que conta com apoio da UWB. Para o líder da mobilização de voluntários da Price no Rio de Janeiro, Maurício Campos, a parceria com a UWB ajuda o escritório a praticar ações sociais em que se “ensina a pescar e não se dá o peixe”. Maurício também comenta o elevado nível de participação: “A constância dos alunos nas aulas e a satisfação expressa pelos voluntários que relatam suas experiências já dão indícios do sucesso do projeto”.

Já os curitibanos fazem parte da comunidade da Igreja Templo dos Águias. Em Ribeirão Preto (SP), a Mentoria IVP foi implementada por meio de uma rede que envolveu o Rotary Club local e um estabelecimento de ensino. A seleção de jovens e o acompanhamento do projeto aconteceram na escola pública Cemei Dr. João Gilberto Sampaio.

“A atuação de voluntários ligados à realidade empresarial é fundamental para os jovens que participam do IVP, pois permite aproximá-los do mundo real das empresas.”

Pedro Adashi, presidente do Rotary Club de Ribeirão Preto

Page 46: Uwb Relatorio Atividades 2008

46 U N I T E D W AY B R A S I L

Estruturado Em Implantação

BELO HORIZONTEInvestir Vale à Pena

RIO DE JANEIROInvestir Vale à PenaDesde 2008

S J DOS CAMPOS / JACAREÍInvestir Vale à PenaDesde 2006

SÃO PAULOContabilidade, Investir Vale à Pena, Inglês e Agindo JuntosPrimeira InfânciaDesde 2003

CAMPINASContabilidade, Investir Vale à Pena e InglêsDesde 2005

BRASÍLIAInvestir Vale à Pena

CURITIBAInvestir Vale à PenaDesde 2008

PORTO ALEGREInvestir Vale à Pena

MANAUSPrimeira Infância

RIBEIRÃO PRETOInvestir Vale à PenaDesde 2008

SOROCABAInvestir Vale à Pena

Page 47: Uwb Relatorio Atividades 2008

47 U N I T E D W AY B R A S I L

Formaturas Ao término dos cursos do Programa de Voluntariado Corporativo, a UWB promove duas atividades comemorativas. A primeira delas é a formatura, que tem o intuito de incentivar a dedicação dos jovens e reconhecê-los pelo empenho.

Em 2008, foram realizadas dois encontros, no fim de cada semestre. Eles ocorreram no Centro de Treinamento da PricewaterhouseCoopers, no bairro da Barra Funda, na capital paulista. No dia 19 de julho, cerca de 90 jovens

receberam seus diplomas. No dia 29 de novembro, foi a vez de outros 154 recém-formados participarem da cerimônia.

No segundo semestre os encontros também aconteceram nas outras cidades com Mentorias em funcionamento. Em Campinas (SP), em 6 de outubro; em Ribeirão Preto (SP), em 12 de dezembro; e em Jacareí (SP) e em Curitiba (PR), as respectivas formaturas aconteceram em 13 de dezembro.

Page 48: Uwb Relatorio Atividades 2008

48 U N I T E D W AY B R A S I L

Painel de Profissões A segunda atividade comemorativa é o Painel de Profissões, que foi criado em 2008 e passou a fazer parte do Programa de Voluntariado Corporativo da UWB. O primeiro evento aconteceu em 26 de julho, na Casa do Bem-Estar da PwC. Cerca de 60 adolescentes, que cursaram as Mentorias IVP e Inglês no primeiro semestre, puderam saber mais sobre algumas carreiras e tirar dúvidas pessoalmente com profissionais voluntários de áreas como administração, direito, engenharia, informática, RH e comunicação. Os jovens conheceram, também, opções diferenciadas de atuação como a de DJ e a de bombeiro. As carreiras expostas no Painel foram escolhidas a partir de uma pesquisa prévia com os jovens.

“Há dois aspectos sobre os quais a UWB deve manter o seu foco: o primeiro é a busca de caminhos para maximizar as doações automáticas em folha de pagamento (com o match correspondente da empresa). Deste modo, o volume dos fundos para financiar projetos serão mais previsíveis e farão com que beneficiemos mais pessoas. Em segundo lugar, é fundamental incentivarmos a participação de empregados e de executivos na identificação dos melhores projetos, ou seja, daqueles que vão maximizar o retorno social desses investimentos. E esta é uma das tarefas mais difíceis”.

Leopoldo Coronado, membro do conselho do Fondo Unido de México, a UW mexicana, há 25 anos na United Way, com atuação na Colômbia e Venezuela e um dos fundadores da UWB

Alisson da Silva, 16 anos, formando do IVP, foi ao evento com um alvo certo. “Quero saber quais cursos posso fazer, as melhores faculdades e como é ser engenheiro”. As alunas de Inglês Laila Cajado, 18, e Luana Cajado, 19, da Aldeia do Futuro, ficaram empolgadas com o trabalho de um fotógrafo profissional. “Gostamos de tudo que é audiovisual”, contou Laila. “Já fizemos curso de foto, e o Painel foi importante para saber como entrar no mercado de trabalho”, completou Luana.

A segunda edição foi realizada em 29 de novembro e reuniu em torno de 40 formandos das Mentorias do segundo semestre. Mark Vogt, presidente da UWB, participou do evento e observou a importância de

esclarecer dúvidas antes do vestibular. “Graças aos painéis, esses jovens puderam conhecer as vantagens, desvantagens e competências necessárias para cada uma das carreiras escolhidas por eles mesmos. E tudo isso em um ambiente sem a pressão de uma entrevista de emprego.”

Contornar o nervosismo durante uma entrevista e agir da maneira adequada também foram temas dos Painéis. Voluntários orientaram os jovens sobre o que se deve e o que não se deve fazer para garantir a contratação. “Quem freqüenta e aproveita os cursos da UWB não encontra tanta dificuldade para conseguir emprego”, afirmou Mariane da Sousa Silva,17, aluna de IVP.

Page 49: Uwb Relatorio Atividades 2008
Page 50: Uwb Relatorio Atividades 2008

50 U N I T E D W AY B R A S I L

Uma Semana Caminhando Juntos

Entre 6 e 13 de setembro de 2008, aconteceu a maratona de voluntariado denominada Uma Semana Caminhando Juntos (USCJ): série de atividades voluntárias organizadas pela UWB, para integrar os funcionários das empresas associadas e os jovens dos projetos beneficiados. Foi a primeira vez que as ações ocorreram ao longo de uma semana. Desde 2002, quando a idéia surgiu, tudo acontecia num único dia.

Funcionários fizeram arrecadações de mercadorias e promoveram ações educativas e de restauro nas ONGs que recebem apoio da UWB. Os jovens mostraram habilidades aprendidas nos projetos em que recebem formação e criaram situações para saudar os voluntários presentes e prestar serviços.

Em Jacareí, Juquitiba, São Paulo e Suzano, cidades do Estado de São Paulo onde a USCJ foi realizada, centenas de funcionários das empresas associadas se empenharam em doar seu tempo para:

• coletar mercadorias, • doar sangue, • orientar jovens em assuntos como escolha da carreira e futuro profissional, • promover atividades recreativas, • cuidar do meio ambiente – com plantio de árvores e outras ações, • recolher óleo de cozinha usado para reciclagem, • restaurar instalações de associações comunitárias.

As arrecadações ocorreram na sede das empresas, que forneceram seu espaço para as campanhas. A doação de sangue se deu diretamente no banco de sangue da Santa Casa de São Paulo. As demais atividades aconteceram nas sedes das organizações de base comunitária, parceiras da UWB. Cada empresa associada assumiu e coordenou ações em uma ou mais instituições sociais apoiadas. A UWB colocou ônibus à disposição para levar os funcionários ao banco de sangue e às entidades.

Em 2008, participaram da USCJ as seguintes organizações: Aldeia do Futuro (bairro de Americanópolis - SP), Associação Cultural Comunitária Pró-Morato (Francisco Morato - SP), Associação Emaús (Suzano - SP), Associação Programa Educar (bairro do Brooklin, em São Paulo), Casas do Amparo (bairro do Butantã, em São Paulo) Fundação Julita (bairro do Jardim São Luís, em São Paulo), JAM - Jacareí Ampara Menores (Jacareí - SP), Lar do Caminho (Juquitiba - SP), Programa Social Gotas de Flor com Amor (bairro do Brooklin, em São Paulo), e Unas – União de Núcleos, Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (bairro de Heliópolis, em São Paulo).

Page 51: Uwb Relatorio Atividades 2008
Page 52: Uwb Relatorio Atividades 2008

52 U N I T E D W AY B R A S I L

RESUMO DAS ARRECADAÇÕES - UMA SEMANA CAMINHANDO JUNTOS - 2008

Alimentos 716 quilos de feijão, 348 itens variados (arroz, açúcar e achocolatado) e 103 litros de óleo

Vestuário 2.113 peças de roupa

Publicações 1.850 livros infanto-juvenis, 59 revistas e 3 vídeos

Brinquedos 302 itens

Doações de Sangue 45 doadores

RESUMO DAS ATIVIDADES - UMA SEMANA CAMINHANDO JUNTOS - 2008

Empresa, Data e Organização Beneficiada

AÇÕES

Nalco 06/09, sábadoAssociação Emaús

A instituição teve os quartos e a parte externa da casa pintados. Os voluntários também organizaram palestras sobre limpeza, preparação de terra para plantio e importância dos cuidados com a água

PricewaterhouseCoopers 11/09, quinta-feiraCasa do Bem-Estar da PwC

A empresa abriu as portas da Casa do Bem-Estar, localizada na Barra Funda, em São Paulo (SP), para abrigar a mesa redonda “Empresa, sociedade e inclusão da pessoa com deficiência”

Intel 12/09, sexta-feiraPrograma Social Gotas de Flor com Amor

Os voluntários da Intel brincaram com as crianças usando jogos de tabuleiro, contaram histórias na biblioteca, jogaram futebol com os jovens da instituição, falaram sobre suas carreiras e fizeram uma palestra sobre comportamento profissional em entrevistas de emprego e confecção adequada de currículos

Procter&Gamble 12/09, sexta-feiraUnas (União de Núcleos, Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis e São João Clímaco)

Os voluntários da Procter auxiliaram na pintura da quadra esportiva e na organização de atividades recreativas e ministraram palestras sobre cuidados com os cabelos e coloração. Para completar, deram importantes dicas para se fazer um bom currículo. Receberam dos jovens instruções sobre customização de roupas, estamparia, bordado e decupagem de tecidos

Page 53: Uwb Relatorio Atividades 2008

53 U N I T E D W AY B R A S I L

RESUMO DAS ATIVIDADES - UMA SEMANA CAMINHANDO JUNTOS - 2008

Empresa, Data e Organização Beneficiada

AÇÕES

Procter&Gamble 12/09, sexta-feiraFundação Julita

Os voluntários cuidaram da pintura do refeitório da creche, participaram de atividades recreativas com as crianças e assistiram a uma apresentação do grupo mirim de maracatu da Fundação Julita

Morgan Stanley 13/09, sábadoCasas do Amparo

Um tradicional passeio ao Zôo Safari da capital paulista foi a atividade proporcionada pelo Morgan Stanley a crianças, com idade entre 7 e 14 anos

Nalco 13/09, sábadoAssociação Programa Educar

Os voluntários da Nalco se confraternizaram com jovens beneficiados pelos projetos da Educar em quatro salas de debate, cada uma com um tema: informática, política, gestão financeira e painel de profissões. Após as palestras, os jovens trocaram de lugar com os voluntários e lhes deram dicas de mecânica e funcionamento de motores

Pinheiro Neto e Baxter 13/09, sábadoFundação Julita

Os voluntários do Pinheiro Neto Advogados e da Baxter plantaram 78 árvores doadas pelo Projeto Pomar, cuidaram da pintura de uma área interna da instituição e montaram novos brinquedos no parquinho da creche. Realizaram, ainda, duas palestras: sobre orientação profissional e direito do consumidor.

PricewaterhouseCoopers 13/09, sábadoAldeia do Futuro

Os voluntários da Price ofereceram atividades recreativas, deram instruções para se montar um bom currículo e agir de maneira favorável em uma entrevista de emprego. Os jovens, por sua vez, promoveram uma oficina de produção de vídeo para os funcionários da empresa

Rohm and Haas 13/09, sábadoJAM (Jacareí Ampara Menores)

Os jovens beneficiados pela instituição foram divididos em oito salas para debates com os voluntários da Rohm and Haas sobre os temas: revitalização do Rio Paraíba, destino adequado do lixo, uso consciente de água e energia, aquecimento global, extinção da flora e da fauna, reflorestamento e poluição. No fim, cada grupo construiu uma maquete sobre o assunto abordado com sucatas e a apresentou para todos os presentes. Os funcionários da empresa também promoveram palestras para as mães da comunidade sobre reaproveitamento de alimentos

UWB 13/09, sábadoLar do Caminho

Voluntários de diferentes empresas foram responsáveis por organizar e participar das atividades recreativas e das oficinas artísticas de pintura, argila e origami. Crianças entre 2 e 13 anos passaram a tarde desenhando e brincando de massinha

Page 54: Uwb Relatorio Atividades 2008

54 U N I T E D W AY B R A S I L

Nossos Voluntários Saiba o que pensam e no que acreditam alguns dos voluntários da UWB.

Felicidade com o diploma

“É muito bom ver a evolução dos alunos do IVP, a dedicação durante o curso e a felicidade ao receber o diploma. E tem a questão da contribuição individual, em que cada um faz diferença: o voluntário muda a vida das pessoas, e as pessoas mudam a vida do voluntário.”

Betty Lilian Machlup, 39 anos, engenheira de produção da Johnson & Johnson. É madrinha do abrigo Gotas de Flor com Amor, atua na Mentoria IVP e na Semana Caminhando Juntos.

Melhorias em cadeia

“Você sente um retorno enorme em termos de satisfação e alegria de ver que outras pessoas estão tendo oportunidades e que você contribuiu para que isso acontecesse. Quando a sociedade melhora como um todo, o indivíduo também melhora, o mundo melhora. Uma coisa está conectada à outra.”

Carla de Sousa Fonseca Fernandes

Pereira, 47 anos, formada em administração de empresas e trabalha no Morgan Stanley, onde atua como coordenadora da área social, também participa das ações desenvolvidas pela UWB, como a maratona Uma Semana Caminhando Juntos.

Arma contra a violência

“Morei, dos 3 anos até os 29, em uma comunidade muito pobre do Jardim São Luís, na zona sul de São Paulo. O dia D foi quando meu vizinho, que crescera conosco, foi assassinado brutalmente na frente de nossa casa, aos 21 anos, vítima da violência urbana. Na época, eu era apenas um ano mais velha do que ele. Muitos jovens são assassinados naquela região todos os dias. Foi a morte de meu vizinho que fez com que eu me dedicasse à comunidade”.

Adriana das Graças Santos Oliveira, 32 anos, graduada em secretariado executivo bilíngüe e pós-graduada em administração com ênfase em marketing, assistente executiva da DuPont, representa a empresa no Comitê de Mobilização da UWB, participa do Agindo Juntos e da maratona Uma Semana Caminhando Juntos.

Page 55: Uwb Relatorio Atividades 2008

55 U N I T E D W AY B R A S I L

Efeito comprovado

“O melhor retorno está nos olhares dos jovens e no compromisso deles com o programa. Em 2008, ministrei um módulo sobre como economizar e usar o dinheiro de forma correta. Na maratona Uma Semana Caminhando Juntos, um jovem me procurou, acompanhado de sua mãe, e agradeceu pela aula: a partir daquele dia, eles nunca mais atrasaram as contas de casa e estavam reduzindo o consumo de energia e de água.”

Edilson Rodrigues Machado, 25 anos, engenheiro de projetos da Rohm and Haas, formado em engenharia, mentor desde 2008.

Construção do futuro

“Eu vejo jovens que já se formaram em uma Mentoria e que voltam para fazer outros cursos. Ou seja, eles continuam investindo em si próprios. Fico muito feliz e emocionada por eles e pelo fato de poder contribuir com esse crescimento. Na prática, é possível ver jovens construindo um futuro por meio do aprendizado e do conhecimento. Eles precisam de nós, e não imaginam como nós, voluntários, também precisamos deles.”

Edna Trevisan, formada em administração de empresas, pós-graduada em direito empresarial e analista administrativa sênior da Nalco. É mentora do IVP há um ano e também participa da maratona Uma Semana Caminhando Juntos.

Retorno incondicional

“Comecei a atuar como voluntária na UWB. Sempre quis fazer trabalho voluntário, mas nunca soube como chegar à entidade certa. Com essa experiência, tenho aprendido que, quando você doa alguma coisa boa, você tem um retorno incondicional: sua própria satisfação. Acredito que é fundamental que o candidato a voluntário passe por uma preparação, como a que a UWB fornece, e escolha algo que lhe dê prazer. Se isso não acontecer, o voluntário pode mais atrapalhar do que ajudar”

Lissette Amado, formada em letras, pós-graduada em marketing e coordenadora de comunicação para a América Latina da Rohm and Haas. Participa da maratona Uma Semana Caminhando Juntos e integra o Comitê de Comunicação da UWB.

Page 56: Uwb Relatorio Atividades 2008

56 U N I T E D W AY B R A S I L

Realização pessoal

“A Mentoria é muito envolvente. Recomendo a outros profissionais, pois, apesar de demandar alguma preparação para as aulas, você sente que os jovens se interessam e se dedicam muito para estar ali nos fins de semana. Além disso, o programa da UWB e a organização são flexíveis: acomodam as agendas e a disponibilidade de tempo dos voluntários.”

Roberto Hun, 40 anos, vice-presidente de finanças da DuPont América Latina, formado em administração de empresas, mentor do IVP desde 2008.

Por direitos e sonhos

“O que me leva ao voluntariado é a possibilidade de ajudar a construir uma sociedade mais consciente e capacitada para lutar pelos seus direitos e sonhos. Neste contexto, o programa IVP, da UWB, conscientiza os jovens sobre a importância do estudo em suas vidas.”

Silvia Satie Yoshikawa de Oliveira, 27 anos, formada em engenharia elétrica, é funcionária do Morgan Stanley e mentora do IVP desde o segundo semestre de 2007.

Salas de estudo e material

“O principal desafio a ser vencido pelas ações de voluntariado é a falta de recursos e de estrutura. No caso das Mentorias da UWB, não temos esse problema. A PwC, por exemplo, cede salas de estudo e material, mas se isso não fosse feito, os jovens não teriam como cobrir esses gastos. Muitas empresas ainda avaliam que se o retorno não for imediato, o investimento não vale a pena. Elas não enxergam a retribuição que a sociedade lhe dá por sua colaboração.”

Victor Castro Reis, 26 anos, formado em ciências contábeis, auditor da PricewaterhouseCoopers. Tornou-se voluntário em 2008, como mentor do IVP.

Page 57: Uwb Relatorio Atividades 2008

57 U N I T E D W AY B R A S I L

Atividades Administrativas - 2008

UWB possui um programa de transferência internacional de recursos, por meio do qual promove a execução e facilita o gerenciamento dos investimentos de empresas e cidadãos americanos em projetos sociais no Brasil.

O doador dos EUA que queira financiar iniciativas em território brasileiro recorrerá a uma legislação americana, a chamada Lei da Caridade, 501 C3. Ela prevê isenção total do valor doado – desde que respeitado o limite de 50% do imposto de renda devido ao Tesouro Americano – e inclui casos em que o dinheiro é destinado a ações no exterior.

O trâmite acontece via United Way Worldwide, que recebe os recursos nos EUA e os transfere para o escritório da United Way no Brasil. Isso é possível exatamente pelo fato da United Way ser uma rede internacional. Uma vez de posse do dinheiro, já convertido em moeda local, a UWB cuida de repassá-lo a ONGs selecionadas pelo doador. Estas, por sua vez, devem ser comprovadamente sem fins lucrativos, políticos ou religiosos para se beneficiarem.

Há situações em que o doador define de antemão a instituição que receberá seu apoio. Nesse caso, a equipe da United Way investiga previamente a idoneidade da instituição recebedora, auxilia a entidade a preencher a documentação necessária, fazendo, inclusive, versão de formulários e relatórios para o inglês. Além disso, a UWB

Programa de Transferência Internacional de Recursosfiscaliza e gerencia a utilização da verba. E, na hora da prestação de contas, apresenta um feedback tanto para UWW como para o investidor social. A UWB também se coloca à disposição para buscar e selecionar no Brasil projetos que atendam às intenções do departamento de responsabilidade social de empresas americanas.

A terceira opção é o doador investir nos projetos apoiados pela própria UWB. “Em qualquer situação, o que podemos garantir é que um cidadão ou uma companhia dos EUA empregarão seus recursos aqui numa instituição séria e com toda a segurança; afinal, temos expertise para cumprir adequadamente essa tarefa”, afirma Patrícia Diniz, gerente de Comunicação e de Relacionamento com Empresas da UWB.

Em se tratando de uma empresa com filial no Brasil, a gerente explica que sua equipe faz a gestão de relacionamento entre a matriz, os departamentos responsáveis pelo investimento social no país e as ONGs. A Metlife Foundation realizou esse tipo de transferência em 2008. “A companhia resolveu investir aqui e confiou nos nossos projetos”, conta Patrícia. “O contato entre a UWB e a matriz americana fez com que a filial brasileira também viesse a conhecer o trabalho desenvolvido pela nossa entidade.”

Page 58: Uwb Relatorio Atividades 2008

58 U N I T E D W AY B R A S I L

RELAÇÃO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS EM 2008

Projeto/ONG Empresa Área de Atuação Valor (R$)

Instituto Usina do Oficio Caterpillar Educação/esporte com foco em crianças 187.680

Projetos de voluntariado GM Educação 46.304

UWBMetllife,Credit Suisse e Caterpillar

Apoio aos Programas de Capacitação Profissional e Voluntariado e Despesas Administrativas

236.299

Outros Outros Educação 17.890

TOTAL 488.173

Page 59: Uwb Relatorio Atividades 2008

59 U N I T E D W AY B R A S I L

Em busca de mais transparência perante seus investidores e apoiadores, em 2008, a UWB retomou, ampliou e fortaleceu seu diálogo com a sociedade civil. A constatação dessa necessidade surgiu em junho, quando um gap analysis – relatório produzido pela PricewaterhouseCoopers para diagnosticar e avaliar a situação da ONG –, apontou a comunicação como área que merecia mais atenção.

A partir desse ponto, a estratégia de comunicação foi totalmente revista. As mudanças começaram com a formação de um comitê específico, liderado por José Magalhães Fernandes, então presidente da Rohm and Haas, e composto por representantes de departamentos de comunicação de empresas associadas. O Comitê de Comunicação dedicou-se a desenvolver estratégias para avaliar como a UWB era vista pelas empresas e o que a organização poderia fazer para melhorar nesse âmbito.

Investimento em Comunicação A UWB retomou suas ações contínuas de comunicação a partir de setembro de 2008. Uma das ações de mais impacto foi passar a distribuir quinzenalmente um boletim eletrônico informativo, que presta contas e relata as novidades a seus colaboradores, integrantes de projetos apoiados e rede de contatos do Terceiro Setor. “A comunicação é o caminho para mostrar tudo de bom que a United Way realiza no Brasil”, defende José Magalhães Fernandes.

Também a partir de setembro, o site oficial (www.unitedwaybrasil.org.br) sofreu reformulação completa, adotando o padrão estético recomendado pela United Way Worldwide. A unidade brasileira foi a primeira na América Latina a adotar o manual de identidade da rede internacional. O conteúdo passou a ser atualizado uma vez a cada quinze dias, e a incluir documentos essenciais à transparência, como o relatório social e as contas auditadas da ONG.

Tanto o boletim eletrônico, que em 2008 teve sete edições, como o site têm a função de levar ao leitor não somente a agenda

de eventos da UWB, mas as informações de como os investimentos estão sendo efetivamente empregados nos projetos e os resultados obtidos. Outro objetivo é atrair ainda mais voluntários e doadores e, assim, ampliar o alcance do trabalho da entidade. Os representantes das instituições beneficiadas e os jovens ligados a elas também estão na pauta das reportagens publicadas.

Na mesma época, a entidade informou amplamente à mídia do país sobre a adoção do nome internacional (United Way Brasil) e seu foco de trabalho. A imprensa brasileira foi comunicada por meio de press-releases. O mesmo aconteceu durante a divulgação da maratona de voluntariado Uma Semana Caminhando Juntos. Como resultado, a UWB alcançou visibilidade, sendo assunto em importantes veículos de comunicação, como o jornal Valor Econômico, afiliadas da Rede Globo no Estado de São Paulo e sites voltados ao Terceiro Setor, a exemplo do Rede Jovem e do GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas).

Page 60: Uwb Relatorio Atividades 2008

60 U N I T E D W AY B R A S I L

Alterações na estrutura da organização e na configuração da equipe levaram ainda mais profissionalismo à UWB em 2008. A área administrativa passou por um processo de reorganização, e, no mês de agosto, a instituição começou a contar, pela primeira vez, com a figura de um gerente geral totalmente dedicado ao cargo. Antes, a função era ocupada de forma voluntária por integrantes do Conselho Deliberativo.

O objetivo da criação do cargo foi agregar ao corpo técnico da UWB uma nova visão,

Mudanças Estruturais

Em 2008, a UWB trabalhou no planejamento para englobar uma nova frente de trabalho. Visando promover a melhoria da qualidade de vida de crianças brasileiras de 0 a 6 anos de idade – a chamada Primeira Infância –, a UWB se preparou para iniciar, em 2009, uma nova janela de investimento nessa faixa etária.

Fernanda Rezende Vidigal, gerente de Programas, Parcerias e Alianças da UWB, explica que os primeiros seis anos de vida são considerados a pedra fundamental para o pleno desenvolvimento de uma pessoa. “Se bem estimulada, a criança desenvolve diferentes linguagens e habilidades, tendo

com foco em planejamento e em resultados. Assumiu o posto o executivo Fabio Cornibert, formado em economia, pós-graduado em finanças e com experiência acumulada na administração de grandes empresas. “A proposta era tornar as decisões mais ágeis e alinhadas, e fazer a equipe trabalhar pelo cumprimento de metas”, explica Cornibert. Com os aspectos operacionais e de gestão consolidados, o Conselho Deliberativo da UWB passou a ter mais disponibilidade para focar seus trabalhos na criação de estratégias.

Investimento na Primeira Infânciamais probabilidade de sucesso na vida escolar e nas relações sociais”, afirma. Segundo James Heckman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia, a cada um dólar aplicado em atividades com crianças abaixo de 6 anos, serão economizados cerca de oito dólares para seu desenvolvimento na adolescência.

O objetivo central da nova linha de apoio a projetos da UWB é promover o desenvolvimento integral de crianças em situação de vulnerabilidade social, focando na aprendizagem e na socialização desses indivíduos durante toda a vida.

Os três núcleos principais da UWB (Programas, Parcerias e Alianças; Comunicação e Relacionamento com Empresas; Administrativo e Voluntariado) tornaram-se cargos de gerência, e não mais de coordenação. Além da mudança de nome, os ocupantes dos postos passaram a ter em seu escopo uma carga maior de responsabilidade. Em contrapartida, ganharam mais liberdade – na gestão e no planejamento global – e total integração e interatividade.

Outra novidade é que as parcerias para a realização de projetos não serão mais firmadas apenas com ONGs. “Saímos de uma visão de apoio às organizações de base comunitária para uma visão de apoio à comunidade”, afirma a gerente de Comunicação e de Relacionamento com Empresas, Patrícia Diniz. “Se, naquela comunidade, quem trabalha bem com a juventude é uma escola, então apoiaremos essa instituição de ensino”. A UWB também pretende travar mais contato com órgãos públicos, sobretudo com Secretarias de Assistência Social.

Page 61: Uwb Relatorio Atividades 2008

61 U N I T E D W AY B R A S I L

Planejamento foi a palavra-chave durante 2008 na UWB. Sob a gestão do novo gerente geral, a organização ganhou um plano estratégico que demarca os objetivos a serem alcançados até o ano de 2013.

O documento reúne metas ambiciosas para todas as áreas da UWB, conforme explica o gerente geral da instituição. “Vamos investir no crescimento da organização no Brasil. Queremos estar presentes em mais cidades brasileiras e ser referência na gestão de programas nas áreas de educação, geração de renda e

Plano Estratégico: 2009-2013

“O novo plano estratégico da UWB estabelece a rota de transição gradual para alcançar o objetivo de se tornar uma referência na United Way Worldwide. A contrapartida será a de ajudar a prover a filial brasileira com conhecimento global, recursos e rede de contatos para beneficiar comunidades locais e maximizar os investimentos no Brasil.”

Jorge Uribe, presidente da América Latina da Procter&Gamble, membro do board da United Way Worldwide e um dos executivos que colaboraram para a criação da seção brasileira da United Way.

saúde”, explica Fabio Cornibert. A expectativa é aumentar o número de empresas associadas nos próximos anos e chegar em 2013 com 150 companhias investidoras.

O plano foi discutido na reunião da United Way da América Latina, realizada na Colômbia. Lá, recebeu elogios de líderes internacionais, pois vai ao encontro dos princípios globais da instituição. O último dia desta reunião foi reservado para que cada filial United Way pensasse nas suas ações e no seu desenvolvimento futuro.

Page 62: Uwb Relatorio Atividades 2008

62 U N I T E D W AY B R A S I L

Integrantes das unidades da United Way no mundo se encontram periodicamente para trocar experiências e estabelecer estratégias em conjunto. No ano de 2008, a equipe da UWB participou de dois desses eventos: o Global Summit 2008, no Canadá, e a 7ª. Reunião Regional da América Latina, na Colômbia.

Presença em Eventos Internacionais

Global Summit 2008Trata-se de um encontro bianual, composto de plenárias e fóruns, cujo objetivo é compartilhar idéias e experiências, além de definir os rumos mundiais da organização. Representantes de 42 filiais se reuniram, em junho de 2008, em Vancouver, no Canadá. Pela primeira vez, a UWB foi representada por seu corpo técnico, e não apenas por um executivo de uma das empresas associadas.

A unidade brasileira levou informações sobre os projetos apoiados no país, apresentando-os aos demais representantes em uma plenária. Tais projetos foram apontados como corretos do ponto de vista técnico. A entidade brasileira saiu do Canadá bem avaliada em parâmetros fundamentais, como impacto comunitário e voluntariado.

Isto serviu para mostrar que o trabalho no Brasil encontra-se alinhado com o horizonte da United Way Worldwide, de

provocar mudanças autênticas e perenes nas comunidades e de levar adiante um programa de voluntariado verdadeiramente participativo, com representantes das empresas associadas e das comunidades abrangidas. Como desafio a ser vencido, ficou a necessidade de expandir o raio de ação e passar a atuar em outras regiões do país.

Dentre os caminhos para melhorar a atuação da UWB, colocou-se a necessidade de aproveitar melhor a rede internacional para atrair para o país as empresas instaladas aqui que já participam da United Way no exterior (na matriz ou em filiais espalhadas pelo mundo), assim como promover a transferência de tecnologia social e de aprendizados diversos, inclusive administrativos, de outros países para cá.

Page 63: Uwb Relatorio Atividades 2008

63 U N I T E D W AY B R A S I L

7ª. Reunião Regional da América LatinaEsse fórum anual reúne corpo técnico, voluntários e empresários ligados às filiais United Way latino-americanas, os quais têm a oportunidade de encontrar formas de vencer seus desafios e de expandir conhecimento, compartilhando idéias e discutindo formas de trabalho em conjunto.

Em outubro de 2008, estiveram presentes em Medellín, na Colômbia, 54 representantes das organizações afiliadas à United Way de outros 12 países, além do Brasil: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Venezuela e Estados Unidos. Todos participaram de oficinas e palestras sobre a obtenção de recursos e procedimentos de doações, assim como de discussões sobre o impacto na sociedade das ações sociais por elas apoiadas.

Com relação à marca United Way, ficou decidido que deve haver uma padronização, a fim de facilitar a identificação da entidade em todo o mundo. Os nomes locais podem ser mantidos, mas todos devem ser associados, segundo parâmetros pré-estabelecidos, ao selo United Way. O Brasil saiu na frente neste aspecto, pois a identidade da organização já havia sido adequada

às novas recomendações desde agosto de 2008, quando abriu mão do nome Associação Caminhando Juntos e escolheu United Way Brasil. A equipe brasileira detalhou como foi o processo de mudança e os benefícios alcançados, caso da melhoria da penetração nas empresas de origem norte-americana, devido ao reconhecimento imediato da marca.

O último dia da Reunião Regional foi dedicado a pensar o desenvolvimento da United Way até o ano de 2013. Cada país apresentou suas metas. O conteúdo do plano estratégico da entidade brasileira foi discutido e recebeu elogios de líderes da United Way Worldwide, pois está alinhado aos princípios globais da instituição.

Na avaliação da equipe brasileira, o desafio que surgiu deste encontro foi a necessidade de expandir suas atividades e de fortalecer sua representatividade. A próxima Reunião Regional da América Latina está marcada para acontecer em outubro de 2009, em São Paulo (SP). Pela primeira vez o Brasil será anfitrião do evento.

Page 64: Uwb Relatorio Atividades 2008

64 U N I T E D W AY B R A S I L

As empresas associadas e colaboradoras da UWB contribuem com recursos financeiros, estimulam a participação de mão-de-obra voluntária e também podem participar de perto da administração da organização, indicando integrantes para o Conselho Deliberativo.

No total, até 12 integrantes compõem esse Conselho e cumprem um mandato de, pelo menos, três anos. Obrigatoriamente, eles ocupam cargos de alta direção nas empresas – como o de diretor, vice-presidente e presidente. Também há espaço para convidados, desde que tenham conhecimento comprovado nas áreas de juventude ou infância e que possam colaborar na discussão de novos programas. Nesta configuração, os indicados estão comumente ligados a organizações de Terceiro Setor não vinculadas à UWB.

Os conselheiros prestam um serviço voluntário e se reúnem, em média, a cada dois meses, na sede de uma das empresas associadas. Nessas ocasiões, discutem e definem, por exemplo, o planejamento estratégico da UWB. Outra atribuição é operar como guardiães da missão da entidade, avaliando se os projetos em andamento estão de acordo com o perfil já determinado e se novas idéias sugeridas representam o interesse do funcionário investidor social.

O Conselho tem, ainda, a função de assegurar uma gestão eficiente dos recursos obtidos. Toda a movimentação financeira lhe é periodicamente apresentada para análise e fiscalização dos balanços. Essa é uma das formas de se manter a transparência da instituição nesse quesito.

Atuação do ConselhoMas as responsabilidades não param por aí: os conselheiros são a ponte entre a UWB e os funcionários investidores, à medida que devem fomentar e catalisar as ações da organização nas empresas em que trabalham. Isso inclui, por exemplo, divulgar atividades e estimular o engajamento em campanhas e projetos de voluntariado. E, uma vez que são ocupantes de cargos de direção em empresas reconhecidas em todo o país, devem, ainda, utilizar seus conhecimentos para divulgar o trabalho da UWB para outras companhias que estejam ligadas às suas respectivas cadeias de valor, como fornecedores ou clientes.

Em 2008, o Conselho Deliberativo teve dois momentos de destaque. Em agosto, tornou-se responsável por indicar, apoiar e avaliar o gerente geral da UWB. Antes, o cargo era ocupado voluntariamente por um conselheiro. Em dezembro, os integrantes do Conselho passaram a firmar um Termo de Compromisso, como forma de reforçar ainda mais seu engajamento, papel de liderança, articulação dentro de suas empresas e na busca contínua por novas companhias associadas. Segundo o Termo, cada conselheiro se compromete a intermediar o encontro da equipe técnica da UWB com ao menos três empresas por ano.

Esse Termo de Compromisso foi criado ao mesmo tempo em que a UWB firmou uma série de preceitos de atitudes ao aprovar seu “Código de Ética”. Trata-se de um documento que contém os valores que norteiam a atuação da organização e seus princípios de trabalho, desde o tipo de organização administrativa, até ações de responsabilidade financeira e legal.

Page 65: Uwb Relatorio Atividades 2008

65 U N I T E D W AY B R A S I L

RESPONSABILIDADES DO CONSELHO • Determinar a missão e os propósitos da organização

• Selecionar o gerente geral

• Apoiar o gerente geral e avaliar seu desempenho

• Assegurar um planejamento eficaz da organização

• Assegurar recursos adequados

• Assegurar uma gestão eficiente dos recursos

• Determinar e supervisionar os programas e serviços da organização

• Melhorar a imagem pública da organização

• Coordenar e apoiar as atividades da organização na sua empresa

• Identificar novas empresas que possam se associar à organização e promover o processo de associação das mesmas

Page 66: Uwb Relatorio Atividades 2008

66 U N I T E D W AY B R A S I L

“O ano de 2008 foi de desafios e mudanças. Alteramos nossa identidade (de ACJ para UWB), estruturamos a organização para iniciar uma etapa significativa de crescimento e também deixamos claras nossas metas, visão e missão. E agora queremos mais: mais empresas, mais participação dos colaboradores das empresas, mais voluntários, mais regiões geográficas e mais pessoas beneficiadas.”

John Julio Jansen, administrador de empresas, diretor de Negócios e Tecnologia da DuPont.

Palavra dos Conselheiros

“Há muito trabalho a ser feito, mas tenho certeza de que seguimos no caminho certo, e as perspectivas são excelentes. Estamos ampliando

a abrangência da UWB em diversas cidades brasileiras, levando conhecimento de um lugar ao outro e fazendo parcerias com mais

entidades, aumentando, assim, nossa rede e formando cidadãos mais bem preparados para o futuro.”

José Magalhães Fernandes, administrador de empresas com MBA em Negócios Internacionais pela Temple University, presidente da Rohm and Haas no Brasil.

Page 67: Uwb Relatorio Atividades 2008

67 U N I T E D W AY B R A S I L

“Os grandes desafios que a UWB enfrentará nos próximos anos são a geração de visibilidade para sua marca e trabalho no mercado, assim como a atração de novos associados. E contar com um Conselho engajado será fundamental para realizar tais objetivos.”

Lisa Polloni, 46 anos, formada em publicidade e ciências políticas, diretora de Relações Externas da Procter&Gamble.

“Atuo há quatro anos como conselheiro da UWB na área fiscal, que é essencial a qualquer entidade que almeje respeito e atrair colaboradores e financiadores, dando-lhes o conforto de que tudo funciona bem, sem abusos. O objetivo é termos cada vez mais transparência na administração da UWB. Isso é sempre positivo para a entidade, as empresas associadas, os apoiadores e mesmo as organizações beneficiadas. Transparência cria confiança.”

Raphael de Cunto, advogado, sócio do escritório Pinheiro Neto Advogados.

Page 68: Uwb Relatorio Atividades 2008

68 U N I T E D W AY B R A S I L

O relatório financeiro auditado de 2008 da United Way Brasil foi realizado pela Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes, que desde 2002 faz esse trabalho pro bono. Ele está disponível no site: www.unitedwaybrasil.org.br.

Balanços Patrimoniais levantados em 31 de dezembro de 2008 e 2009

(Valores expressos em Reais - R$)

Relatório da Auditoria Financeira

NÃO CIRCULANTE

Imobilizado 17.133 7.575

Total do Ativo 17.133 7.575

PASSIVO E PATRIMÔNIO SOCIAL

CIRCULANTE

Contas a pagar 6.999 78.299

Provisão de férias e encargos 33.888 26.621

Contribuições e encargos a recolher 12.908 13.004

Total do Passivo Circulante 735.103 121.593

PATRIMÔNIO SOCIAL 735.103 409.118

ATIVO 2008 2007

CIRCULANTE

Caixa e bancos 38.156 109.818

Aplicações Financeiras 743.272 413.318

Total do Ativo Circulante 488.173 488.173

Total Passivo e Patrimônio Social 798.561 530.711

Page 69: Uwb Relatorio Atividades 2008

69 U N I T E D W AY B R A S I L

Demonstrações do Superávit (Déficit) para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2008 e de 2007

(Valores expressos em Reais - R$)

INVESTIMENTOS EM PROJETOS

Investimentos United Way (205.350) (311.458)

Programas, voluntariado e mentoria (551.998) (517.144)

Total dos Investimentos em Projetos (757.348) (828.602)

RECEITAS 2008 2007 (Reclassificada)

RECEITAS

Doações pessoas físicas 469.432 304.026

Doações pessoas jurídicas 413.074 583.588

Doações United Way 488.173 376.111

Receitas financeiras 62.790 30.805

Total das Receitas 1.433.469 1.294.530

SUPERÁVIT (DÉFICIT) DO EXERCÍO 325.985 (23.053)

DESPESAS

Salários e encargos (73.393) (343.383)

Despesas administrativas (108.523) (47.139)

Despesas de apoio (141.198) -

Aluguéis (24.939) (12.933)

Propaganda e publicidade - (1.138)

Depreciações (2.083) (1.388)

Ajustes - recursos de projetos - (83.000)

Total das Despesas (350.136) (488.981)

Page 70: Uwb Relatorio Atividades 2008

70 U N I T E D W AY B R A S I L

Doações Pessoa Física

(Valores expressos em Reais - R$)

2008 2007 (Reclassificada)

Credit Suisse Brasil S.A. 160.093 28.440

Morgan Stanley Dean Witter do Brasil Ltda. 77.406 64.306

PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes 75.460 28.362

Grupo DuPont do Brasil 34.723 53.844

Rohm and Haas Química Ltda. 42.124 44.841

Procter&Gamble do Brasil & Cia. 29.186 42.444

Pinheiro Neto Advogados 14.126 15.964

Nalco do Brasil 9.814 -

EDS - Eletronic Data Systems do Brasil Ltda. 9.580 10.900

Brasil Invista Nylon Sulamericana 4.460 11.249

Johnson & Johnson Comércio e Distribuição Ltda. - 320

Doadores diversos 12.460 3.356

TOTAL 469.432 304.026

Page 71: Uwb Relatorio Atividades 2008

71 U N I T E D W AY B R A S I L

Doações Pessoa Jurídica

(Valores expressos em Reais - R$)

2008 2007 (Reclassificada)

Johnson & Johnson Comércio e Distribuição Ltda. 100.000 100.500

Morgan Stanley Dean Witter do Brasil Ltda. 77.805 91.867

Credit Suisse Brasil S.A. 75.695 44.110

Grupo DuPont do Brasil 42.598 71.445

Rohm and Haas Química Ltda. 42.214 45.540

Procter&Gamble do Brasil & Cia. 23.939 111.666

Pinheiro Neto Advogados 19.116 20.697

PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes 17.744 13.531

Brasil Invista Nylon Sulamericana 4.289 3.907

Baxter Brasil 2.500 -

Nalco do Brasil 1.685 53.990

Instituto Credicard - 15.747

Okto Tecnologia - 4.112

Laboratórios Pfizer Ltda. - 5.000

Doadores diversos 5.489 1.476

TOTAL 413.074 583.588

Page 72: Uwb Relatorio Atividades 2008

72 U N I T E D W AY B R A S I L

Doações e Investimentos United Way

(Valores expressos em reais - R$)

2008 2007

Doações Investimentosem Projetos Saldo Doações Investimentos

em Projetos Saldo

Instituto Usina do Oficio 187.680 -187.680 - - - -

Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo

- - - 153.365 -153.365 -

GAIA - Grupo de Aplicação Insterdisciplinar e Aprendizagem

- - - 67.375 -66.970 405

Associação de Assistência ao Adolescente - - - 40.340 -40.340 -

Associação Comuinitária Desperta - - - 30.246 -30.246 -

Programa de Voluntariado GM 46.304 - 46.304 21.343 - 21.343

United Way Brasil (*) 236.299 - 236.299 63.442 -20.537 42.905

Outros 17.890 -17.670 220 - - -

TOTAL 488.173 -205.350 282.823 376.111 -311.458 64.653

Page 73: Uwb Relatorio Atividades 2008

73 U N I T E D W AY B R A S I L

Investimentos em Programas, Voluntariado e Mentorias

(Valores expressos em Reais - R$)

PROGRAMAS 2008 2007

Despesas de gestão geral dos programas 154.295 -

Feira Zona Leste 60.665 -

Ashoka Brasil 8.503 42.000

Fundação Julita 23.553 -

Centro de instruções e socorros 14.556 -

UNAS 22.999 39.669

Conexão 34.358 -

Fundação Educar 13.200 -

Associação Cultural Pró-Morato 398 45.050

Ação Comunitária Paroquial Jd. Colonial - 70.625

Jam Mantenedora - 40.783

Obra do Berço - 46.530

Associação Lua Nova - 19.466

GRAAC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer

- 2.250

Aldeia do Futuro - 27.700

Associação de Form. Reeducação - 23.724

Capacitação técnica e eventos 39.513 105.945

Subtotal 372.040 463.992

Page 74: Uwb Relatorio Atividades 2008

74 U N I T E D W AY B R A S I L

VOLUNTARIADO 2008 2007

Despesas de gestão geral do voluntariado 58.844 -

Agindo Juntos 10.981 -

Investir Vale a Pena 31.617 -

Um Dia Caminhando Juntos 22.478 -

Mentorias 47.947 39.517

Outros 8.091 13.635

Subtotal 179.958 53.152

TOTAL DE INVESTIMENTOS EM PROGRAMAS, VOLUNTARIADO E MENTORIAS

551.998 517.144

Despesas de Apoio

(Valores expressos em Reais - R$)

2008

Despesas com marketing da UWB 50.851

Despesas com publicações 12.667

Despesas com captação 23.881

Despesas com parcerias e alianças 47.957

Despesas com comitês 5.842

TOTAL 141.198

Page 75: Uwb Relatorio Atividades 2008

75 U N I T E D W AY B R A S I L

Alinhar prioridades, estabelecer metas, desenhar o futuro. Essas tarefas marcaram o ano de 2008 na United Way Brasil. Foi um período de reestruturação da gestão e, acima de tudo, de planejamento. A equipe refletiu sobre os aprendizados, apontou melhorias necessárias e arquitetou os novos desafios, que visam à expansão de nosso trabalho pelo país nos próximos anos.

Na prática, realizamos um meticuloso diagnóstico, redistribuímos tarefas, estabelecemos mecanismos internos de previsibilidade e análise de resultados das ações de cada área, revimos orçamentos e terminamos 2008 com um plano estratégico, aprovado pelo nosso Conselho. Trata-se de um mapa dos caminhos a trilhar até 2013, com objetivos claros e metas alinhadas nas diferentes áreas da instituição: programas; parcerias e alianças; voluntariado; comunicação; relacionamento com empresas e captação de recursos; administração, finanças e RH.

Dentro do nosso plano estratégico, ficou estabelecido principalmente que nos empenharemos para:

• elevar a receita anual da organização, por meio da associação de novas empresas e de um agressivo plano de contribuição individual;

Carta do Gerente Geral• iniciar a expansão para outras cidades/ estados, começando pelo Programa de Voluntariado Corporativo, que é suportado pelas empresas associadas;

• implementar com maestria os programas voltados à primeira infância e de aperfeiçoamento organizacional/ processual das ONGs – visando à melhoria da capacitação profissional dos jovens –, além da busca de alianças que facilitem a empregabilidade desses beneficiados;

• tornar a United Way Brasil uma referência nacional com o Programa de Voluntariado Corporativo;

• alcançar o reconhecimento, pela United Way Worldwide, como benchmarking.

E como todo o caminho tem de ser percorrido quilômetro a quilômetro, passo a passo, estabelecemos horizontes a conquistar em diferentes etapas nos próximos anos e que contemplam:

• concepção de um programa de troca de boas práticas de investimento social privado entre as empresas associadas;

• estabelecimento de parcerias com outras organizações para influenciar as políticas públicas sobre crianças e jovens;

• futura medição, por avaliadores externos, do impacto do programa de nossas ações nas comunidades.

Para cada meta que consta no plano, há métricas específicas, que ajudarão a mensurar os objetivos alcançados no decorrer do tempo. Vale destacar também que, mais do que bons ideais, esses parâmetros resultaram do amadurecimento e da experiência acumulados desde 2001 com o apoio sistemático a projetos de formação da juventude popular urbana para sua inclusão profissional qualificada no mercado.

Em convergência com esta visão, cada uma das áreas da United Way Brasil assumiu o compromisso de implantar com dedicação as metas e os objetivos estabelecidos. É o espírito de colaboração que vem guiando a equipe, na intenção de efetivar o fortalecimento de comunidades e de promover transformações sociais neste país.

Um forte abraço,

Fabio Cornibert Gerente Geral United Way Brasil

Page 76: Uwb Relatorio Atividades 2008

76 U N I T E D W AY B R A S I L

Equipe

CONSELHO DELIBERATIVO

PRESIDENTE

Mark VogtPricewaterhouseCoopers

VICE-PRESIDENTE

John JansenDuPont

CONSELHEIROS

Fernanda Fabregues Nalco

Fernando Paiva DVA Brasil

José Magalhães Fernandes Dow Brasil

Laércio Scuccuglia FilhoMorgan Stanley

Lisa Polloni Procter&Gamble

Nilson GomesJohnson &Johnson

Rogério Arns Fundação Odebrecht

Sérgio Pinheiro MarçalPinheiro Neto

CONSELHO FISCAL

Haroldo Leite Morgan Stanley

Helio AlmeidaPricewaterhouseCoopers

Raphael de CuntoPinheiro Neto

EQUIPE TÉCNICA

Gerente Geral

Fabio Cornibert Gerente Administrativa e de Voluntariado

Paula Crenn Pisaneschi Gerente de Comunicação e de Relacionamento com Empresas

Patricia Diniz Gerente de Programas, Parcerias e Alianças

Fernanda Rezende Vidigal Analista de Programas, Parcerias e Alianças

Joelma Ambrózio Assistente de Voluntariado

Henrique Generezi Assistente Administrativo

Diana Caroline Miranda do Nascimento Consultora Técnica-Pedagógica

Sandra Luzia Mello de Carvalho Assistente Regional Ribeirão Preto

Ana Maria M. Marinheiro

DIRETOR EXECUTIVO

José Moises Arana Transway

Page 77: Uwb Relatorio Atividades 2008

Rua Com. Miguel Calfat, 128 salas 801 e 802 Vila Olímpia São Paulo SPtel: (11) 3845-1170 [email protected]

www.unitedwaybrasil.org.br