regulamento - sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · web...

55
EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE DISTRITO FEDERAL Nº 001/2011 CREDENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E INSTRUTORIA

Upload: others

Post on 18-Jul-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

EDITAL DECREDENCIAMENTO

SEBRAE DISTRITO FEDERAL

Nº 001/2011

CREDENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS PARA

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E

INSTRUTORIA

BRASÍLIAJunho, 2011

Page 2: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

PREÂMBULO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SEBRAE NO DISTRITO FEDERAL Nº. 001/2011

1. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal – SEBRAE DF, entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, instituída sob a forma de serviço social autônomo, com sede no Setor de Indústria trecho 3 lote 1580, Distrito Federal, inscrito no CNPJ/MF Nº 00.438.200/0001-20 por meio da Unidade de Gestão de Pessoas, torna público que irá realizar processo de CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS, para integrar o CADASTRO DE INSTRUTORES E CONSULTORES DO SEBRAE/DF, regido pelo Regulamento de Licitações e de Contratos do Sistema SEBRAE, conforme Resolução CDN nº 213 de 18 de maio de 2011, publicada no DOU de 26 de maio de 2011, especialmente o contido no artigo 43, e por este edital e seus anexos, sob o nº 001/2011. O período de inscrições será de 27 de junho a 07 de julho de 2011, até as 17 hs.

1.1. Este Edital e seus anexos estão disponíveis no site www.df.sebrae.com.br, no link: Seja Nosso Consultor .

1.2. As inscrições previstas neste Edital deverão ser feitas no site do SEBRAE DF, no item Seja Nosso Consultor , com o preenchimento de todos os formulários disponíveis.

1.3. O Credenciamento do profissional não estabelece obrigação do SEBRAE DF em efetuar qualquer solicitação de serviços, constituindo-se em banco de profissionais aptos a prestar serviços mediante demanda.

1.4. Os profissionais credenciados por outra Unidade Federativa do Sistema SEBRAE poderão prestar serviços para o SEBRAE DF, vedada a sua participação neste presente processo de credenciamento, tendo em vista a abrangência nacional do cadastro de instrutores e consultores do Sistema SEBRAE.

1.5. Fica assegurado ao SEBRAE-DF o direito de cancelar, no todo ou em parte, este Edital de Credenciamento, mediante justificativa, sem que caiba, em decorrência desta medida, qualquer indenização, compensação aos participantes ou reclamação destes.

1.6. Todo e qualquer esclarecimento com relação a este Edital deverá ser feito somente por escrito através do e-mail: [email protected].

SEBRAE DFUNIDADE DE GESTÃO DE PESSOAS

2 - 36

Page 3: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

ÍNDICE

01. OBJETO 04

02. CONDIÇÕES DE CREDENCIAMENTO 04

03. ETAPAS DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO 05

04. PRIMEIRA ETAPA: INSCRIÇÃO 05

05. SEGUNDA ETAPA: HABILITAÇÃO 05

06. FORMALIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS 09

07. DESCLASSIFICAÇÃO/ DESCREDENCIAMENTO 10

08. PREÇO, FORMA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO 11

09. DISPOSIÇÕES FINAIS 12

10. AREAS DE CONHECIMENTO 13

11. ANEXOS 20

3 - 36

Page 4: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

OBJETO

1.1. Este Edital tem como objeto o Credenciamento de Pessoas Jurídicas, para integrar o Cadastro de Instrutores e Consultores do SEBRAE DF, que poderão ser chamados para prestar serviços quando houver demanda do Sebrae. O credenciamento não gera para os profissionais cadastrados qualquer direito/obrigação de contratação, tendo como objetivo, tão somente, o cadastramento de profissionais.

CONDIÇÕES PARA CREDENCIAMENTO

2.1. Poderão ser credenciadas para prestar serviços ao SEBRAE DF, pessoas jurídicas, desde que legalmente constituídas no País, operando nos termos da legislação vigente, cuja finalidade e ramo de atuação permitam a realização de serviços de instrutoria e consultoria.

2.2. A participação dos profissionais neste Credenciamento implica a aceitação integral e irrestrita das condições estabelecidas neste Edital.

2.3. Poderão ser credenciados, para prestar serviços ao SEBRAE-DF, ex-empregados e ex-ocupantes de funções de confiança de assessor, gerente e diretor do SISTEMA SEBRAE, observando o prazo mínimo de carência de 180 (cento e oitenta) dias, contados da data da demissão imotivada, do pedido de demissão ou do término de mandato, tendo em vista as disposições constantes do artigo 39, II do Regulamento de Licitações e contratos do Sistema SEBRAE.

2.4. Impedimentos: é vedada a participação de PROFISSIONAIS que:

a) Sejam credenciados por outra Unidade Federativa do Sistema SEBRAE, integrando o Cadastro Nacional do Sistema de Gestão de Credenciados;

b) Possuam vínculo de dedicação exclusiva com instituições públicas ou privadas.

c) Servidores públicos ressalvados as hipóteses previstas em lei.

d) Tenham sido descredenciados por iniciativa de alguma Unidade Federativa do Sistema SEBRAE pelos motivos previstos no item 11 deste Edital;

e) Seja Dirigente ou empregado do SEBRAE, bem como ex-dirigente ou ex-empregados, até 180 (cento e oitenta) dias após a demissão imotivada ou o pedido de demissão;

e) Tenham sofrido restrições de qualquer natureza resultantes de contratos firmados anteriormente com o SISTEMA SEBRAE, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição, inclusive restrições relacionadas a contrato de trabalho quando tenha havido demissão por justa causa.

2.5. Impedimentos: é vedada a participação de PESSOAS JURÍDICAS que:

a) Tenham sofrido restrições de qualquer natureza resultantes de contratos firmados anteriormente com o SISTEMA SEBRAE, com o Sistema “S” (SENAI, SESC, SESI, SENAC, SEST, SENAR, SENAT) ou com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição;

4 - 36

Page 5: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

b) Possua algum dirigente, gerente, sócio ou responsável técnico que seja Dirigente ou empregado do SISTEMA SEBRAE.

c) Possuam algum dirigente, ou sócio que tenham relação de cônjuge, companheiro ou o parente em linha reta ou colateral, por consangüinidade ou afinidade, até o segundo grau com empregados do Sistema SEBRAE.

d) Sejam constituídas na forma de ONGS, ASSOCIAÇÕES, COOPERATIVAS, INSTITUTOS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS, por não atenderem a todos os critérios deste Edital, tendo em vista as orientações emanadas do Ministério Público do Trabalho e Tribunal de Contas da União.

3. ETAPAS DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO

3.1. O processo de credenciamento acontecerá de acordo com as seguintes etapas, a serem aplicadas a todos os candidatos:

1ª etapa: Inscrição.

2ª etapa: Habilitação

3ª etapa: Certificação da Capacidade Técnica.

4ª etapa: Repasse de metodologia (quando for o caso).

4. PRIMEIRA ETAPA: INSCRIÇÃO

4.1. A empresa que desejar integrar o Cadastro de Instrutores e Consultores do SEBRAE DF deverá manifestar sua intenção inscrevendo-se pela Internet, no site do SEBRAE DF, no endereço e prazo mencionados no preâmbulo, preenchendo e enviando os dados cadastrais, o relato de experiência, indicar seus profissionais e anexar os documentos solicitados, principalmente os documentos previstos neste edital.

4.2. A pessoa jurídica enviará, no ato da inscrição, a relação nominal e os dados cadastrais do(s) profissional(is) que participará(ão) da certificação de capacidade técnica e suas respectivas áreas e sub-áreas de conhecimento e a natureza da atividade, se instrutoria e/ou consultoria.

4.2.1. Será permitida a inscrição para no máximo, três áreas de conhecimento, sem limites de sub-áreas por profissional indicado da pessoa jurídica, obedecendo ao perfil correspondente ás áreas e as subáreas pretendidas.

4.2.2. Para os fins deste Credenciamento, a pessoa jurídica poderá indicar tantos profissionais quanto desejar, desde que tenham vinculo formal de sócio ou empregado.

4.3. O SEBRAE DF não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

4.4. Após a finalização da inscrição não será permitida a alteração de dados.

5 - 36

Page 6: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

4.5. As informações prestadas no ato da inscrição serão de inteira responsabilidade da empresa, dispondo o SEBRAE-DF do direito de excluir deste processo de credenciamento aquele que não preencher os dados solicitados de forma completa e correta.

5. SEGUNDA ETAPA: HABILITAÇÃO

5.1. O SEBRAE DF, convocará os candidatos inscritos para a realização das fases de seleção.

5.2. Esta etapa consiste na análise da experiência e na análise documental da regularidade jurídica e fiscal das pessoas jurídicas inscritas no processo de credenciamento.

5.3. A avaliação dos candidatos vinculados à pessoa jurídica ocorrerá em quatro fases eliminatórias:

Primeira fase: análise do currículo e do relato de experiência.

A avaliação é feita a partir da análise do currículo e da análise do relato de experiência encaminhado no ato da inscrição de acordo com os requisitos e exigências do perfil do profissional, estabelecidos nas áreas e sub áreas de conhecimento.

Segunda fase: entrevista com a Unidade de Gestão de Pessoas

Serão verificadas a veracidade e compatibilidade das informações contidas no Curriculum Vitae do candidato, além de apresentar ao mesmo a forma de trabalho do SEBRAE DF.

Terceira fase: avaliação de habilidades e de conhecimentos técnicos.

As avaliações poderão ser realizadas por meio de atividades práticas: provas situacionais ou simulações ou entrevistas e provas de conhecimentos com análise de casos em que são observados os requisitos definidos no perfil.

Quarta fase: avaliação documental.

Análise da documentação prevista no item 5.3 deste Edital. Os critérios de análise são: prazo de entrega, a autenticidade e a validade dos documentos.

PARÁGRAFO ÚNICO: Em todas as fases acima, caberá recurso fundamentado, dirigido à Unidade de Gestão de Pessoas do SEBRAE/DF, por escrito e no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da divulgação do resultado que será encaminhado via e-mail do candidato.

5.4. Estará automaticamente desclassificado o profissional que:

a) Não preencher corretamente a inscrição, via Internet.

b) Não comparecer para realizar as etapas de avaliação presenciais;

c) Não preencher ou deixar de apresentar os demais anexos solicitados;

6 - 36

Page 7: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

d) For reprovado em qualquer uma das etapas do processo de avaliação ou desistir durante o processo;

e) Deixar de atender nas exigências integrais deste Edital.

5.6. Após a divulgação da relação de aprovados na segunda fase da etapa de seleção, os candidatos deverão entregar na sede do SEBRAE/DF, em envelope lacrado, os documentos abaixo relacionados, da seguinte forma:

5.6.1. Para os CANDIDATOS APROVADOS VINCULADOS A PESSOA JURIDICA:

a) Atestado ou declaração referente ao relato de experiência fornecido pelo cliente atendido, apresentado em papel timbrado da respectiva empresa, assinado e identificado (nome legível da pessoa responsável por sua emissão, cargo que exerce e sua assinatura), comprovando que o trabalho foi executado, indicando título do serviço prestado, período, resultado obtido e nome do consultor e/ou instrutor candidato. A apresentação do atestado ou da declaração ficará dispensada para os ex-empregados do Sebrae, quando o relato da experiência for relacionado com atividades exercidas dentro do SEBRAE quando da vigência do seu contrato de trabalho;

b) Cópia dos diplomas de graduação, pós-graduação, especialização, mestrado e/ou doutorado, quando exigido pelo perfil do profissional da área de conhecimento;

c) Termo de Declaração do profissional (ANEXO III);

d) Declaração de inexistência de vínculo de exclusividade com órgão público, (ANEXO IV);

e) Cópia da Carteira de Identidade e CPF;

f) Currículo Vitae atualizado;

g) Cópia da Inscrição no Conselho Profissional (para as profissões que exigem esse tipo de registro para o seu exercicio);

h) Cópia do Comprovante de Endereço em nome do profissional;

i) Declaração autorizativa para prestação de serviço. Este documento somente será apresentado pelo candidato que tenha vínculo com órgão público ou empresa privada na condição de servidor ou empregado, nos casos de acumulação permitida por lei (ANEXO V);

j) Declaração de grau de parentesco com funcionário ou Dirigente do Sistema Sebrae. (ANEXO VIII)

OBS 1: O servidor público somente poderá participar do credenciamento se tiver compatibilidade de horário com o cargo que ocupa e para a natureza de atividade: INSTRUTORIA conforme autorização contida no artigo 37, inciso XVI da Constituição Federal do Brasil de 1988.

7 - 36

Page 8: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

OBS 2: Não é necessário autenticar em cartório as cópias dos documentos exigidos.

5.6.2. Documentos para HABILITAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA :

a) Prova de registro, no órgão competente, no caso de empresário individual ou ato constitutivo, contrato social em vigor, devidamente registrado no órgão competente;

b) Ato de nomeação ou de eleição dos administradores, devidamente registrado no órgão competente.

c) Termo de declaração da empresa, preenchido em papel timbrado da empresa, assinado pelo seu representante legal. (ANEXO VI);

d) Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ;

e) Prova de inscrição no cadastro fiscal municipal e estadual, relativo ao domicilio ou sede da empresa:

OBS: 1) Na falta da Inscrição Estadual, deve ser apresentado uma declaração assinada pelos representantes legais ou seu contador, informando que possui isenção tributária em virtude da natureza da empresa e que se responsabiliza pela informação prestada;

2) No Distrito Federal estas Inscrições são substituídas pela Inscrição Distrital - DIF

I. Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União;

II. Certidão de Regularidade de Tributos Estaduais;III. Certidão de Regularidade de Tributos Municipais.

IV. Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União;

V. Certidão de Regularidade de Tributos Estaduais;VI. Certidão de Regularidade de Tributos Municipais.

OBS 1: No Distrito Federal as certidões contidas nos itens II e III são substituídas pela Certidão Negativa de Débitos Distritais

OBS 2: A Certidão de Regularidade de Tributos Estaduais deverá ser apresentada mesmo que a empresa seja dispensada da Inscrição Estadual.

f) Prova de regularidade relativa à Seguridade Social:

I. Certidão negativa de débitos relativos às contribuições previdenciárias e de terceiros (INSS).

g) Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – (FGTS).

h) Certidão Negativa de falência, concordata ou recuperação judicial, expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, com data de emissão de até 30 (trinta) dias anteriores à data de entrega dos documentos.

8 - 36

Page 9: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

i) Cópia da Identidade e do CPF do (s) representante (s) legal (is) da empresa;

OBS: Não é necessário autenticar em cartório as cópias dos documentos exigidos .

5.6.3. Documento de comprovação de vínculo do profissional com a Pessoa Jurídica:

a) Vínculo empregatício: comprovado por meio de cópia da CTPS (folha de identificação e folha onde consta o registro). O registro deve ser de função/ cargo compatível com a natureza da atividade a ser realizada – instrutoria ou consultoria;

b) Em caso de sócio, este vínculo poderá ser auferido no Contrato Social,

c) Não serão admitidos para credenciamentos sócios vinculados à pessoa jurídica por meio de “Sociedade em conta de participação”, conhecido como sócio investidor;

5.6.4. Estará AUTOMATICAMENTE INABILITADA/DESCREDENCIADA a empresa que:

a) Não apresentar as documentações solicitadas;

b) Deixar de atender as exigências integrais deste Edital;

c) No decorrer do contrato venha a perder todos os profissionais aprovados no processo de seleção;

5.7. O envelope contendo os documentos acima deverá conter na parte externa e frontal as seguintes informações:

SEBRAE DF – UNIDADE DE GESTÃO DE PESSOASCREDENCIAMENTO Nº 01/2011

Nome da empresa e CNPJ, contato e endereço completo.

5.8. Toda a documentação apresentada deverá estar com o prazo de validade atualizado e em nenhuma hipótese será permitida a apresentação de protocolos em substituição aos documentos exigidos na data de entrega dos documentos.

5.9. Os resultados de cada fase da etapa de seleção serão encaminhados para o e-mail do candidato fornecido no momento da inscrição, sendo de responsabilidade dos interessados o acesso às informações ali contidas.

6. FORMALIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS

6.1. Todas as pessoas jurídicas certificadas no processo de credenciamento serão inseridas no Cadastro de Prestadores de Serviços de Instrutoria e/ou Consultoria do Sebrae-DF, estando aptos a prestar serviços quando demandados.

6.2. Os credenciados poderão prestar serviço a qualquer unidade do SISTEMA SEBRAE sem necessidade de um novo processo de credenciamento, desde que convocados, quando

9 - 36

Page 10: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

não houver, no cadastro da unidade estadual requisitante, prestadores de serviços aptos a atender ás demandas.

6.3. A primeira solicitação de cada profissional para a prestação de serviço será de até 60 (sessenta) horas para instrutoria ou consultoria em cada área de conhecimento.

6.4. Esse limite aplicar-se-a á cada um dos profissionais certificados pela pessoa jurídica.

6.5. O contrato estabelecerá condições de prestação de serviço, os direitos e as obrigações das partes, respeitando a autonomia técnica e a financeira do contratado na execução dos serviços, que deverá assumir o risco da atividade desempenhada.

6.6. A continuidade do credenciamento e a solicitação de nova prestação de serviços dependerão da avaliação efetuada pelo cliente beneficiário dos serviços prestados e pela área técnica do SEBRAE DF.

6.7. Quando houver a demanda, o prestador de ser serviços (credenciado) será chamado para assinar a carta contrato/ordem de serviço, sendo obrigatória à assinatura da mesma para o recebimento de seus honorários.

6.8. A pessoa jurídica credenciada será responsável por indicar o profissional certificado para prestar o serviço ao SEBRAE DF, conforme os seguintes critérios:

a) Área e sub-área de conhecimento, às quais o profissional foi certificado;

b) Disponibilidade da agenda do profissional credenciado;

c) Banco de horas considerando o máximo de 120h mensais de prestação de serviço por profissional para o Sistema Sebrae; e

d) Resultado da avaliação de desempenho.

6.9. O contrato de prestação de serviços de instrutoria e/ ou consultoria deve ser firmado entre pessoas jurídicas (Sebrae DF e pessoa jurídica a qual o profissional está vinculado).

6.10. O limite para prestação de serviços mensais será de 120 horas, para o Sistema Sebrae, desde que haja demanda.

6.11. Os instrutores ou consultores não permanecerão à disposição do Sebrae, seja dentro ou fora das dependências da entidade, bem como não haverá subordinação técnica/ econômica na prestação de serviço.

6.12. O instrutor ou consultor deve ter sede de trabalho na empresa pela qual foi credenciado, mantendo a relação de autonomia que o contrato com o Sebrae DF lhe permite.

6.13. O contrato estabelecerá as condições de prestação de serviço e os direitos e as obrigações das partes, respeitando a autonomia técnica e financeira do profissional contratado na execução dos serviços, que deverá assumir o risco da atividade desempenhada de maneira independente.

10 - 36

Page 11: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

6.14. Os instrutores e consultores credenciados são submetidos às condições previstas neste Edital de Credenciamento e pactuados no Contrato de Prestação de Serviços, quando da sua celebração.

7. DESCLASSIFICAÇÃO / DESCREDENCIAMENTO

7.1. Será descredenciado o profissional que:

a) Receber 03 (três) avaliações inferiores ao mínimo de 60% (sessenta por cento), seguidas ou intercaladas, por parte de clientes e Unidades Técnicas do SEBRAE DF.

b) Desistir do serviço para o qual foi demandado em detrimento de outro a ser prestado ao SEBRAE, salvo justificativa.

c) Apresentar, a qualquer tempo, na vigência do respectivo instrumento contratual, documentos que contenham informações inverídicas.

d) Não mantiver sigilo sobre as particularidades do SEBRAE e dos clientes

e) Não comparecer ao local da realização das atividades contratadas com antecedência para garantir a sua plena execução.

f) Não zelar pelos equipamentos e pelo material didático disponibilizados pelo SEBRAE para a realização do trabalho, no caso de prestação de serviços de instrutoria.

g) Entregar e /ou divulgar material promocional de sua empresa e/ou de seus serviços, durante os contatos mantidos em nome do SEBRAE.

h) Organizar eventos e propor grupos de clientes do SEBRAE que solicitem os seus serviços.

i) Utilizar qualquer material desenvolvido pelo SEBRAE para seus produtos e seus programas sem previa autorização do SEBRAE.

j) Cobrar quaisquer honorários profissionais dos clientes, complementar ou não, relativo aos trabalhos executados quando a serviço do SEBRAE.

k) Comercializar qualquer produto do SEBRAE sem previa autorização da Instituição.

l) Afastar-se da prestação de serviço, mesmo temporariamente, sem razão fundamentada ou notificação prévia.

m) Designar ou substituir outro profissional credenciado ou não para executar o serviço pelo qual foi contratado pelo SEBRAE no todo ou em parte.

n) Utilizar a logomarca SEBRAE como referência para a realização de serviços não contratados com o SEBRAE.

o) Articular parcerias em nome do SEBRAE sem previa autorização.

11 - 36

Page 12: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

p) Pressionar, incitar, desabonar, ofender seja por qualquer motivo, qualquer cliente, parceiro ou o próprio SEBRAE.

q) Atuar em desacordo com os princípios do respeito e da moral individual, social e profissional.

8. PREÇO, FORMA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO.

8.1. O pagamento dos honorários, correspondente ao serviço prestado, será estabelecido de acordo com a natureza do serviço para o qual o credenciado venha a ser habilitado, respeitando o valor estipulado na portaria de Nº 004/2011, podendo ser corrigido, conforme prática do mercado, e aprovado pela Diretoria Executiva do SEBRAE DF.

8.2. Quando o profissional prestar serviço em Unidade Federativa do Sebrae diferente daquela em que foi credenciado, a remuneração e o reembolso de despesas (alimentação, hospedagem e transporte) obedecerão aos valores e práticas da Unidade do Sebrae demandante.

8.3. Caso haja necessidade de deslocamentos para a realização dos trabalhos para o Sebrae-DF, as despesas com hospedagem, alimentação e transportes serão custeadas conforme Instrução Normativa do Sebrae/DF relativa a viagens. A prestação de contas deve ocorrer no prazo máximo de três dias úteis, mediante a apresentação de Nota Fiscal das despesas, juntamente com o relatório completo dos serviços prestados.

8.3.1. As despesas com passagens aéreas ou terrestres serão também custeadas pelo SEBRAE/DF, nos termos do que dispõe a Instrução Normativa relativa a viagens.

8.4. O pagamento dos honorários pelos serviços prestados será efetuado diretamente à empresa contratada a que o profissional está vinculado, mediante apresentação de nota fiscal, após a conclusão dos trabalhos ou nas condições estabelecidas no Contrato.

8.5. Os pagamentos somente serão efetuados por depósito em conta corrente, mediante apresentação dos documentos relacionados no item 9.5.1, que deverão ser entregues na Unidade responsável pela contratação, após o atesto desta, de que os serviços foram realizados:

8.5.1. Pessoa jurídica a qual o profissional está vinculado:

a) Notas fiscais, que deve ser preenchida com estas informações: natureza do serviço prestado, discriminando se a empresa atende os requisitos do artigo 157 da Ordem de Serviço INSS/DAF n.º 100/03; especificação dos serviços realizados; período de realização dos serviços; valor total, com a dedução dos impostos devidos; banco, nº da agência e conta corrente da empresa;

b) Relatório da prestação de serviços no caso de consultoria e lista de presença no caso de instrutoria;

c) Comprovação da Regularidade Fiscal, que deverá constar:

I. Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e a Dívida Ativa da União;

12 - 36

Page 13: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

II. Certidão de Regularidade de Tributos Municipais;III. Certidão Negativa de Débitos relativos as contribuições Previdenciárias (INSS);IV. Certidão de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

OBS: No Distrito Federal a certidão contida no item II é substituída pela Certidão Negativa de Débitos Distritais.

d) O SEBRAE/DF na posição de substituto tributário reterá todos os impostos inerentes ao tipo de serviço prestado no Distrito Federal, independentemente do tipo de constituição ou domicílio da Empresa prestadora de serviço.

OBS: Conforme previsto no Decreto nº 3000/99, os empresários individuais, terão seus impostos retidos como se pessoas físicas fossem.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. Todos os profissionais que ao final do processo de seleção forem aprovados farão parte do cadastro de credenciados para prestar serviço ao SEBRAE DF e demais Unidades do Sistema Sebrae, não existindo número mínimo ou máximo de credenciados.

9.2. O credenciamento dos profissionais, como pessoas vinculadas a uma pessoa jurídica, não estabelece obrigação do SEBRAE/DF de efetuar qualquer solicitação de serviços.

9.3. A qualquer tempo pode ser alterado, suspenso ou cancelado o registro cadastral do profissional ou da Pessoa Jurídica que deixar de satisfazer às exigências estabelecidas neste Edital e aos padrões de qualidade adotados pelo SEBRAE/DF.

9.4. Os profissionais credenciados são responsáveis, em qualquer época, pela fidelidade e pela legitimidade das informações constantes nos documentos apresentados, podendo ser cancelado o credenciamento do profissional se verificada alguma irregularidade na documentação ou nas informações apresentadas, além da manutenção e atualização de seus dados.

9.5. A participação neste credenciamento importa na aceitação integral e irretratável das normas contidas neste Edital.

9.6. O SEBRAE/DF poderá, a qualquer tempo, excluir, incluir ou alterar as áreas de conhecimento para credenciamento e também alterar a forma e as informações requeridas nos Anexos e neste Edital, sem que isso represente novo processo de credenciamento, desde que o motivo seja adequar o instrumento de credenciamento à necessidade de atender a variedade de demanda de seus clientes.

9.7. O SEBRAE/DF poderá revogar ou anular o credenciamento, em decisão motivada, sem que caiba qualquer indenização aos credenciados ou candidatos.

9.8. A emissão de ordem de serviços a candidatos inscritos somente ocorrerá quando houver demanda, pelo SEBRAE DF, na(s) área(s) de conhecimento na(s) qual(ais) o profissional buscou credenciamento, bem como na correspondente natureza da atividade: instrutoria ou consultoria.

13 - 36

Page 14: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

10. AREAS DE CONHECIMENTO

1.0. INOVAÇÃO

1.1 Design: desenvolvimento de processos técnicos e criativos relacionados à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato.

Especialidades:

Design de produto e de processo : Utilização de técnicas e ferramentas de design de produtos e de processo.

Design digital : Utilização de técnicas e ferramentas de design digital.

Design gráfico : Utilização de técnicas e ferramentas de design gráfico.

Design : Desenvolvimento de processos técnicos e criativos relacionado ao design de interiores e arquitetura

1.2. Tecnologia da informação: ferramentas de gestão; informatização de empresas; segurança eletrônica e/ou digital; inclusão digital; administração de redes; administração de infra-estrutura computacional; desenvolvimento de sistemas; análise de requisitos.

Especialidades:

Tecnologia da informação : Utilização de Recursos Tecnológicos e computacionais (hardware,software e comunicação de dados) para geração e uso da informação. Também inclui planejamento, suporte ao software e ao hardware e processos de produção e operação.

Segurança da informação : Utilização de técnicas, processos e ferramentas de segurança da informação e conhecimento das melhores práticas bem como das normas e recomendações do mercado de segurança da informação.

Administração de redes : Utilização de técnicas, processos, monitoramento e gerenciamento de ferramentas para rede LAN e WAN: switches, cabeamento estruturado, roteadores, VOIP, Videoconferência, Redes sem fio, VNP.

Infraestrutura computacional : Administração, gerenciamento e monitoramento de servidores e serviços Windows como: AD, DNS,DHCP, IIS,HYPER-V, SQL Server, Exchange, servidor de arquivos e servidor de impressão. Administração, gerenciamento e monitoramento de serviços como: Apache, TomCat,JBoss.

Desenvolvimento de sistemas : Utilização de técnicas, processos e ferramentas para análise, produção e manutenção de documentos de requisitos e implementar um sistema computacional(software) em DOT NET, DELPHI,PHP,JAVA,LOTUS NOTES.

14 - 36

Page 15: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

Analise e Especificação de Requisitos : Utilização de técnicas, processos e ferramentas para análise, produção e manutenção de documentos de requisitos e rastreabilidade de requisitos.

1.3. Ciência da informação: aplicação da informação e dos dados, seu uso e as interações entre as pessoas; planejamento, implementação, administração e organização das unidades de informação (bibliotecas, bases de dados digitais, centros de documentação e informação); mapeamento, análise e correção de problemas na logística (fluxo) da Informação; planejamento, implantação e manutenção de sistemas de organização da informação, de acesso e de recuperação da informação.

1.4. Gestão do Conhecimento: Modelos, ferramentas e implantação de gestão do conhecimento, internalização, externalização e socialização do conhecimento; tratamento de informações e documentos; capitais do conhecimento; princípios e características da gestão do conhecimento; infraestrutura de gestão do conhecimento.

Especialidades:

Gestão do Conhecimento : Elaboração de diagnóstico e modelagem para a gestão do conhecimento; serviços de desenvolvimentos e uso de metodologias em gestão do conhecimento, estruturação estratégica em gestão do conhecimento.

Edição de Conteudos : Edição de conteúdos para diversas mídias, ex: Internet, tv, rádio, mídia impressa, e outras, desenvolvimento, planejamento e implantação de sites; ferramentas administrativas(CMS) para edição de sites; ferramentas de governança em portais corporativos.

1.5. Inteligência Competitiva: Modelos, aplicação, ferramentas e processos de inteligência competitiva; fatores críticos de sucesso de inteligência competitiva nas organizações; aplicabilidade de inteligência competitiva nas MPES; etapas de implantação, sistemas de inteligência competitiva.

1.6. Prospecção Tecnológica: Novas tecnologias portadoras do futuro, uso de novos insumos e materiais; controle de impactos sócio-ambientais.

PERFIL PROFISSIONAL:

Formação

- Graduação Completa. Pós Graduação na área de Design ou Tecnologia da Informação.

Experiência:

- Experiência como consultor, instrutor ou professor acadêmico;- Conhecimento da realidade das micro e pequenas empresas;- Conhecimento sobre os conceitos da sub-área escolhida;- Conhecimento comprovado de no mínimo 01 ano com foco na sub-área escolhida.

15 - 36

Page 16: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

2.0. SERVIÇOS FINANCEIROS E CONTABEIS

1.2. Capital de Risco : Capital de risco no país, constituição e acompanhamentos de fundos de capital empreendedor(venture capital) no mercado financeiro nacional e internacional.

2.2 Gestão Econômica e Financeira : Contas a pagar; contas a receber; apuração de custos; formação de custos e preço de venda; margem de lucro; fluxo de caixa; indicadores de desempenho; lucratividade;liquidez;payback;capital de giro; caixa;bancos; analise e controle de estoque; rateio de custos; diagnóstico financeiro e orientação na elaboração de controles financeiros; ponto de equilíbrio; margem de contribuição.

2.3 Projetos de Viabilidade : Elaboração e análise de projetos de viabilidade técnico/econômico/financeiro; análise de mercado e localização; orçamento de caixa/capacidade de pagamento; orçamento de receita e despesas; dimensionamento do capital de giro; investimento fixo; taxa interna de retorno; lucratividade; rentabilidade; ponto de equilíbrio; fluxo de caixa; indicadores de rentabilidade de projetos; análise de investimentos.

2.4 Microfinanças : Formação de redes, constituição e expansão de organizações de microcrédito.

2.5 Captação de Recursos Financeiros para projetos de apoio ás MPES : Elaboração de projetos para captação de recursos junto a empresas e instituições de fomento nacionais e internacionais. Gestão e avaliação de projetos de captação de recursos financeiros para projetos de apoio ás MPES;M fontes financiadoras e patrocinadoras.

PERFIL PROFISSIONAL:

Formação

- Graduação Administração, Economia e Ciências Contábeis. Pós Graduação na área de Finanças.

Experiência:

- Experiência como consultor, instrutor ou professor acadêmico;- Conhecimento da realidade das micro e pequenas empresas;- Conhecimento sobre os conceitos da sub-área escolhida;- Conhecimento comprovado de no mínimo 01 ano com foco na sub-área escolhida.

3.0. COMERCIO EXTERIOR

3.1. Comércio exterior: Políticas internacionais de comércio exterior, blocos econômicos, integração econômica e OMC; acordos comerciais bilaterais e multilaterais no mundo; barreiras não tarifárias às exportações (normas técnicas, sanitárias e fitossanitárias, subsídios á produção e exportação; regras ambientais e de saúde pública; clausulas sociais de trabalho; órgãos e procedimentos internacionais); exigências ambientais, de saúde pública, social e de trabalho;

16 - 36

Page 17: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

subsídios à produção e exportação no mundo; políticas de importação e exportação de outros países; política externa brasileira; órgãos vinculados e procedimentos; incentivos fiscais e tributários; órgãos e mecanismos de apoio às exportações; subsídios e incentivos à produção e exportação no país; logística internacional e de portos, investimento estrangeiro direto(IED) e investimento estrangeiro indireto 9iei) e contabilidade internacional.

3.2. Estratégias e modalidades de acesso ao mercado internacional: modalidades de internacionalização (exportação, importação, parcerias internacionais, joint-venture, consórcios de exportação, etc); pesquisas de mercados internacionais; uso de bases de dados nacionais e internacionais de comércio exterior (estatísticas, barreiras tarifárias e técnicas, dados quantitativos e qualitativos, busca de parceiros comerciais, etc) identificação de barreiras e desafios, prospecção de mercados e oportunidades de negócios e parcerias; formatação de acordos e contratos internacionais; diagnóstico de aptidão exportadora; planejamento estratégico de marketing internacional para empresas e grupos de empresas; elaboração, implementação e avaliação de planos de internacionalização.

3.3. Procedimentos operacionais para importação e exportação: viabilidade da empresa para exportação e importação; procedimentos burocráticos: área cambial, modalidades de importação e exportação, modalidades de pagamento, registro de exportação, nomenclaturas utilizadas, registro simplificado (exporta fácil), transporte internacional, procedimentos alfandegários, classificação de mercadorias; despacho aduaneiro (manuseio das tarifas aduaneiras), requisitos técnicos e comerciais de destino; formação de preços de importação e exportação; gestão e funcionamento de zona de processamento de exportação (ZPE); formação e funcionamento de estação aduaneira de interior (AEDI); formação de consórcios de exportação; formação de preço de venda a vista e a prazo para mercado externo.

3.4. Serviços de suporte de tradução e interpretação: Técnicas de tradução, interpretação de documentos, correspondências, manuais, cartilhas, textos de análises de mercado relacionados ao comércio exterior. Serviço de tradução juramentada para documentos em geral e, em especial, para materiais técnicos sobre comércio exterior. Serviço de tradução simultânea.

Especialidades:

Inglês Espanhol

PERFIL PROFISSIONAL:

Formação

- Graduação Completa em Comercio Exterior, Relações Internacionais, Administração, Economia ou Direito. Pós Graduação na área de Comercio Exterior.

Experiência:

- Experiência como consultor, instrutor ou professor acadêmico;- Conhecimento da realidade das micro e pequenas empresas;- Conhecimento sobre os conceitos da sub-área escolhida;- Conhecimento comprovado de no mínimo 01 ano com foco na sub-área escolhida.

17 - 36

Page 18: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

4.0. AGRONEGOCIO

4.1. Gestão da cadeia produtiva do agronegócio de pequeno porte: oportunidades de investimento; sistemas de produção; sistemas de logística; comercialização de produtos da agropecuária de pequeno porte; nichos de mercado; estudos de cadeias produtivas; diagnósticos; estudos de viabilidade técnica, econômica e comercial; e estudos prospectivos.

Especialidades:

Gestão da cadeia produtiva do agronegócio de pequeno porte

Bloco de pecuária:

Suinocultura: Gestão de Cadeia produtiva de suínos

Bovinocultura de corte: Gestão de Cadeia Produtiva de bovinos

Leite e derivados: Gestão de Cadeia Produtiva de leite e derivados

Bloco de agricultura:

Floricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais e nutrição; análise de solo e equilíbrio nutricional, plantio e poda, defesa sanitária, uso de plasticultura, tratos culturais, manejo de produção na entressafa, manejo e preparo do solo, produção de mudas, manejo de resistência de pragas, implantação e manutenção de viveiros, jardinagem,ambientação.

4.2. Agroecologia: fundamentos da agroecologia; diferentes correntes de agricultura ecológica: natural, biodinâmica, orgânica, ecológica; agroecologia e ciência contexto atual da agricultura orgânica, conhecimento de manejo de solo e adubação, manejo orgânico de produção, irrigação por gotejamento, administração de propriedades rurais.

PERFIL PROFISSIONAL:

Formação

- Graduação Medicina Veterinária, Zootecnia ou Engenharia Agrônoma. Pós Graduação na área de Medicina Veterinária, Zootecnia ou Engenharia Agrônoma.

Experiência:

- Experiência como consultor, instrutor ou professor acadêmico;- Conhecimento da realidade das micro e pequenas empresas;- Conhecimento sobre os conceitos da sub-área escolhida;- Conhecimento comprovado de no mínimo 01 ano com foco na sub-área escolhida.

18 - 36

Page 19: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

5.0. GESTÃO AMBIENTAL

5.1. Gestão Ambiental: Licenciamento Ambiental (EIA,RIMA,empreendimentos industriais,comercio e serviços), plano de controle ambiental(PCA); sistema de gestão ambiental (SGA); gerenciamento de resíduos urbanos e rurais orgânicos e inorgânicos; aproveitamento de resíduos sólidos urbanos(coleta seletiva, usinas de triagem, usinas de compostagem); tratamento de efluentes industriais; controle de poluição industrial e doméstica; auditoria e contabilidade ambiental; implantação de programas de gestão e educação ambiental; manejo florestal; sustentabilidade.

5.2. Preparação e adequação de normas ambientais: Adequação da MPE á legislação ambiental; implementação de programas de certificação; realização de diagnóstico de empresas em relação á legislação ambiental.

Formação

- Graduação Completa. Pós Graduação na área de Gestão Ambiental

Experiência:

- Experiência como consultor, instrutor ou professor acadêmico;- Conhecimento da realidade das micro e pequenas empresas;- Conhecimento sobre os conceitos da sub-área escolhida;- Conhecimento comprovado de no mínimo 01 ano com foco na sub-área escolhida.- Para a subárea 5.2 é obrigatória a Certificação ISO 14000

19 - 36

Page 20: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

6.0. DESENVOLVIMENTO SETORIAL

6.1. Turismo: Diagnósticos e inventários de oportunidades de perfis de investimentos, projetos de empreendimentos turísticos; políticas governamentais de desenvolvimento; gestão de incentivo ao turismo; ecoturismo; turismo rural; turismo auto sustentável; avaliação e construção de cenários no âmbito local, regional, nacional e internacional; identificação e segmentação do setor turístico; gastronomia; hotelaria.

Especialidades:

Turismo Rural : Ações de Desenvolvimento setorial em Turismo, focadas no ecoturismo.

Gastronomia: Ações de Desenvolvimento setorial em Turismo, focadas em gastronomia.

Turismo de Eventos : Ações de Desenvolvimento setorial em Turismo, focadas em eventos.

6.2. Serviços: Identificação e segmentação do setor de serviços; diagnóstico e elaboração de projetos para a implantação de empreendimentos de serviços; políticas governamentais de desenvolvimento; gestão de incentivos ao setor de serviços; avaliação e construção de cenários no âmbito local, regional, nacional e internacional; diagnósticos e inventários de oportunidades de perfis de investimentos.

Formação

- Graduação Completa.

- Experiência:

- Experiência como consultor, instrutor ou professor acadêmico;- Conhecimento da realidade das micro e pequenas empresas;- Conhecimento sobre os conceitos da sub-área escolhida;- Conhecimento comprovado de no mínimo 01 ano com foco na sub-área escolhida.- Conhecimento em elaboração e gestão de projetos.

20 - 36

Page 21: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

7.0. MARKETING E VENDAS

7.1. Negócios Digitais: Planejamento Estratégico de Marketing Digital; comunicação em canais digitais; estratégias de acesso de MPE ao mercado eletrônico; metodologias e ferramentas de apoio as MPE na convergência Digital; planejamento de marketing para a inserção de produtos e serviços de economia digital; uso de redes sociais para negócios; CRM; buscadores, palavras-chave e encontrabilidade; campanha em mídias digitais; perfil e comportamento do consumidor.

Especialidades:

- Negócios Digitais: Estratégias de acesso as MPE ao comércio eletrônico; metodologias e ferramentas de apoio ás MPE na convergência digital; planejamento de marketing para inserção de produtos e serviços na economia digital; uso de redes sociais para negócios; buscadores, palavras chaves e encontrabilidade.

- Database Marketing: Elaboração e aplicação de estratégias e soluções tecnológicas de relacionamento com o cliente – CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT); projetos relacionados a dataming e database marketing.

7.2. Identidade Visual: Programação visual.merchandising, iluminação, ventilação PDV; vitrinismo,layout, embalagem, comunicação, logomarca,higiene e limpeza e display. Ambiência e reordenamento espacial(arquitetura, urbanismo e paisagismo); criação de identidade visual(individual e coletiva) para empresas.

Formação

- Graduação Completa.

- Experiência:

- Experiência como consultor, instrutor ou professor acadêmico;- Conhecimento da realidade das micro e pequenas empresas;- Conhecimento sobre os conceitos da sub-área escolhida;- Conhecimento comprovado de no mínimo 01 ano com foco na sub-área escolhida.

21 - 36

Page 22: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

8.0. RECURSOS HUMANOS E EMPREENDEDORISMO

8.1. Empreendedorismo: Processo empreendedor; comportamento empreendedor; atitudes e características do empreendedor; fatores psicológicos e sociológicos do empreendedor; fatores influenciadores na criação e desenvolvimento de novos empreendimentos; escolas conceituais de empreendedorismo; empreendimento por necessidade de mercado; empreendimentos sociais.

8.2. Gestão de SMS: Segurança do Trabalho; meio ambiente e saúde ocupacional.

8.3 Sistema de Gestão de Recursos Humanos: Recrutamento, Seleção, sistemas de carreira, reconhecimento; remuneração, benefícios, acompanhamento e avaliação de desempenho e de resultados, treinamento e desenvolvimento (levantamento de necessidades, estruturação de programas, conteúdos e avaliação), desenvolvimento individual e de equipes.

Formação

- Graduação Completa. Pós Graduação na área de Gestão de Pessoas.

- Experiência:

- Experiência como consultor, instrutor ou professor acadêmico;- Conhecimento da realidade das micro e pequenas empresas;- Conhecimento sobre os conceitos da sub-área escolhida;- Conhecimento comprovado de no mínimo 01 ano com foco na sub-área escolhida.

22 - 36

Page 23: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

9.0. GESTÃO DA PRODUÇÃO E DA QUALIDADE

9.1. Normatização e certificação: Implantação das Normas ISO: 9000, 9001, 20000, 22000,14000; normatização e certificação; formação de grupos de multiplicadores nas empresas; acompanhamento do processo de certificação nas empresas; auditoria da qualidade.

9.2. Gestão e Administração do Processo Produtivo: Layout fabril; organização e métodos de trabalho; sistemas produtivos; planejamento e controle da produção; administração de materiais; planejamento e controle da produção; dimensionamento da capacidade instalada de produção; manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos; balanceamento de linhas de produção; gerenciamento e adequação de processos da produção; desenvolvimento e aprimoramento de produtos; técnicas baseadas em produção; análise e avaliação de produtos.

9.3. Gestão da Qualidade e da Produtividade: Implantação e acompanhamento de programas de gestão da qualidade e da produtividade; indicadores de desempenho e ferramentas de qualidade; desenvolvimento de metodologia de prêmios de qualidade e competitividade e averiguações pertinentes ao processo; competitividade empresarial; implantação e manutenção de programas de gestão para a competitividade; fatores, estratégias e indicadores de competitividade e produtividade; ferramentas da competitividade; formação de grupos multiplicadores de competitividade;

9.4. Logistica : Sistematização de compras materiais, insumos e serviços; organização e gestão de transporte, distribuição e estocagem de mercadorias.

9.5. Segurança Alimentar: Análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC); práticas de fabricação e manipulação de alimentos para empresas dos segmentos: industrial mesa e campo; procedimentos padrões de higiene operacional (PPHO); perigos biológicos, físicos e químicos; doenças de origem alimentar; critérios de segurança em cada uma das etapas da produção e manipulação de alimentos; plano de amostragem para análise microbiológica; controle de qualidade.

- Graduação Completa em Engenharia. Pós Graduação na área de Qualidade

- Experiência:- Experiência como consultor, instrutor ou professor acadêmico;- Conhecimento da realidade das micro e pequenas empresas;- Conhecimento sobre os conceitos da sub-área escolhida;- Conhecimento comprovado de no mínimo 01 ano com foco na sub-área escolhida.

10.0. ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO

10.1. Organização, constituição e funcionamento: Associações, cooperativas; clubes de serviços; organizações não governamentais; centrais de negócios; OSCIP e demais formas associativas; legislação aplicada ás diversas formas associativas.

23 - 36

Page 24: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

10.2. Cooperação: Cultura da cooperação, cooperação empresarial; formação; implantação e fortalecimento de redes associativas; organizações de cooperação de pequenos empreendimentos; redes empresariais; ações coletivas.10.3. Cooperativismo de crédito: Constituição, gestão, fortalecimento, expansão e transformação de cooperativas de crédito de empresários de micro e pequenas empresas.

- Graduação Completa.

- Experiências:- Experiência como consultor, instrutor ou professor acadêmico;- Conhecimento da realidade das micro e pequenas empresas;- Conhecimento sobre os conceitos da sub-área escolhida;- Conhecimento comprovado de no mínimo 01 ano com foco na sub-área escolhida.- Experiência de no mínimo 01 ano como Gestor de Cooperativas, Associações

11.0. PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

11.1. Gestão de Processos Empresariais: Mapeamento, redesenho e melhorias de fluxos de processos, técnicas e ferramentas para a implantação e gestão de processos empresariais.

11.2. Diagnóstico Empresarial: Mapeamento da situação global da empresa; levantamento das práticas do planejamento e da gestão, incluindo levantamento da situação de controles financeiros e formação de preços de venda; análise da estrutura organizacional e seu funcionamento; os recursos humanos, as sistemáticas de comunicação e informatização existentes, a visão estratégica da organização; análise dos pontos fortes e fracos e as medidas adotadas para a solução de problemas; mapeamento de indicadores de desempenho e mercadológicos; processo produtivo e inovação e tecnologia.

- Graduação Completa. Pós Graduação na área Empresarial

- Experiências:- Experiência como consultor, instrutor ou professor acadêmico;- Conhecimento da realidade das micro e pequenas empresas;- Conhecimento sobre os conceitos da sub-área escolhida;- Conhecimento comprovado de no mínimo 01 ano com foco na sub-área escolhida.

ANEXO I – ROTEIRO PARA RELATO DE EXPERIÊNCIA – CONSULTORIA

O candidato deve apresentar um relato de experiência específico para cada foco de atuação (instrutor ou consultor), conforme área de conhecimento objeto de sua inscrição.

24 - 36

Page 25: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

OBJETIVO DO RELATO : O relato tem como objetivo demonstrar a experiência do profissional em relação a uma ação/atividade de consultoria, conforme a área específica em que está buscando no credenciamento (objeto de inscrição).

Se o candidato for selecionado no processo seletivo, ao ser convocado para a terceira etapa, conforme prevê este Edital, deverá apresentar um Atestado ou declaração fornecido pelo cliente atendido, em papel timbrado da respectiva empresa, devidamente assinado e identificado (nome legível da pessoa responsável por sua emissão, o cargo que exerce e sua assinatura), comprovando que o trabalho foi executado, indicando o título do serviço prestado, período e resultado obtido e o nome do consultor candidato. É importante que seja anexado material ilustrativo e complementar que foi utilizado no trabalho relatado (cópia de formulários, materiais de divulgação, planos propostos etc.)

ROTEIRO PARA O RELATO

1. Título do trabalho;

2. Área de conhecimento para credenciamento;

3. Apresentação;

4. Caracterização do cliente: nome da empresa, natureza da atividade da empresa atendida, número de empregados e cidade/estado;

5. Período de realização do trabalho;

6. Diagnóstico da situação encontrada pelo consultor (como foi feito o diagnóstico, questionário, pesquisa na empresa, pesquisa com empregados e clientes, quais foram os problemas ou pontos identificados);

7. Ações desenvolvidas pelo consultor diante daquela situação (descreva as ações sugeridas e detalhe as que foram implantadas pela empresa, justifiquem por que foram indicadas aquelas ações);

8. Resultados obtidos com a intervenção.

25 - 36

Page 26: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

ANEXO II - ROTEIRO PARA RELATO DE EXPERIÊNCIA – INSTRUTORIA

O candidato deve apresentar um relato de experiência específico para cada foco de atuação (instrutor ou consultor), conforme área de conhecimento objeto de sua inscrição.

OBJETIVO DO RELATO : O relato tem como objetivo demonstrar a experiência do profissional em relação à uma ação/ atividade de Instrutoria, conforme a área específica em que está buscando no credenciamento (objeto de inscrição).

Se o candidato for selecionado no processo seletivo, ao ser convocado para a terceira etapa, conforme prevê este Edital, deverá apresentar um Atestado ou declaração fornecido pelo cliente atendido, em papel timbrado da respectiva empresa, devidamente assinado e identificado (nome legível da pessoa responsável por sua emissão, o cargo que exerce e sua assinatura), comprovando que o trabalho foi executado, indicando o título do serviço prestado, período e resultado obtido e o nome do Instrutor candidato. É importante que seja anexado material ilustrativo e complementar que foi utilizado no trabalho relatado (cópia de formulários, materiais de divulgação, planos propostos etc.).

ROTEIRO PARA O RELATO

1. Título do Curso;

2. Área de conhecimento para credenciamento;

3. Apresentação;

4. Caracterização do cliente: nome da empresa, natureza da atividade da empresa atendida, número de empregados e cidade/estado;

5. Período de realização do curso;

6. Conteúdo Programático do curso;

7. Objetivo do curso;

8. Carga horária;

9. Público;

10. Metodologia utilizada;

11. Resultados obtidos.

26 - 36

Page 27: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

ANEXO III – TERMO DE DECLARAÇÃO – PROFISSIONAL

DECLARAÇÃO

AoSEBRAE/ DFServiço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal

CREDENCIAMENTO SEBRAE/ DF Nº 01/2011

DECLARO QUE:

1. Estou ciente e aceito todos os termos e condições do Edital de Credenciamento e a elas desde já me submeto.

2. Estou ciente que o presente Edital de Credenciamento não significa obrigatoriedade do SEBRAE/ DF solicitar a prestação de serviço e não há garantia de quota mínima ou máxima de trabalhos.

3. Estou ciente de que a contratação dos serviços constantes do Edital, não gera qualquer tipo de vínculo empregatício com o SEBRAE/ DF, razão pela qual, assumo a responsabilidade do recolhimento de toda e qualquer despesa de natureza fiscal e previdenciária.

4. Declaro que, sob as penas da lei, que as cópias dos documentos apresentados são fiéis aos documentos originais, estando à disposição do Sebrae/ DF para comprovação sempre que solicitado.

5. Estou ciente que se por algum motivo não estiver vinculado a uma Pessoa Jurídica credenciada no Sebrae/DF estarei automaticamente descredenciado.

Local, data

Assinatura e nome do profissional candidatoN.º RG Nº CPF:

27 - 36

Page 28: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

ANEXO IV - DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE VÍNCULO DE EXCLUSIVIDADE

Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF/MF sob o nº

xxxxxxxxxxx, portador da Cédula de Identidade nº xxxx, residente e domiciliado no endereço

xxxxxxxx, nº xxx, bairro xxxxx, cep xxxx, cidade xxxx, Estado xxxx, DECLARO para os devidos fins

de direito, que não exerço cargo, função ou emprego público ou privado que tenha natureza ou

exija exclusividade no exercício da atividade. Após a presente data, caso venha exercer qualquer

atividade de natureza exclusiva, pública ou privada, comprometo-me a comunicar o fato

imediatamente ao SEBRAE/ DF.

Por ser a expressão da verdade, assumo inteira responsabilidade pela declaração

ora prestada, sob as penas da lei.

Local, de de 2011 .

Nome e Assinatura

Assinatura Nome do profissional candidatoN.º RGNº CPF

28 - 36

Page 29: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

ANEXO V – DECLARAÇÃO AUTORIZATIVA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

DECLARAÇÃO DO ÓRGÃO PÚBLICO OU EMPRESA PRIVADA

Com o intuito de possibilitar a prestação de serviços como Instrutor/Consultor ao SEBRAE/ DF, o

órgão público ou a empresa privada ao qual o servidor ou empregado está vinculado deverá

fornecer uma declaração onde constem as seguintes informações:

1. Declaração de que o servidor ou empregado não possui contrato de exclusividade com a

instituição;

2. Tipo de cargo que ocupa;

3. Horário de trabalho para a instituição e disponibilidade de horário para desenvolver a outra

atividade;

4. Nome do órgão público ou da empresa e local de trabalho;

5. Assinatura da chefia imediata.

Obs: Esta declaração deverá ser feita em papel timbrado do órgão público ou da empresa privada.

Local, de de 2011

Nome e Assinatura

Empresa / Entidade

Cargo

29 - 36

Page 30: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

ANEXO VI – TERMO DE DECLARAÇÃO – EMPRESA

TERMO DE DECLARAÇÃO

AoSEBRAE/ DFServiço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

CREDENCIAMENTO SEBRAE/ DF N.º 01/2011

DECLARAMOS QUE:

1. Estamos cientes e aceitamos todos os termos e condições do Edital de Credenciamento e a elas desde já nos submetemos.

2. Estamos cientes que o presente Edital de Credenciamento não significa obrigatoriedade do SEBRAE/ DF solicitar a prestação de serviço.

3. Estamos cientes de que somente os profissionais considerados aprovados em processo de seleção pelos critérios deste Edital podem prestar serviço para o SEBRAE/ DF.

4. Estamos cientes de que a contratação dos serviços constantes do Edital, não gera qualquer tipo de vínculo empregatício entre o profissional vinculado a esta empresa e o SEBRAE/ DF, razão pela qual, a empresa arcará com todas as despesas de natureza fiscal e previdenciária.

5. Declaramos, para todos os fins de direito sob as penas da lei que os documentos apresentados são fieis reproduções dos respectivos originais, estando à disposição do Sebrae/ DF para comprovação sempre que solicitado.

6. Estamos cientes que os profissionais desligados da empresa estarão automaticamente descredenciados do Sebrae/ DF.

7. Estamos cientes que se no decorrer do contrato a empresa venha a perder o(s) profissionais credenciados no Sebrae/DF, a mesma fica automaticamente descredenciada.

Local, data

AssinaturaNome do representante legal da empresaCargo que exerceCNPJ DA EMPRESA

30 - 36

Page 31: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

ANEXO VII – MODELO DE CONTRATO

CONTRATO N.º......./2011

Contrato de Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria, que entre si celebram SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO DISTRITO FEDERAL - SEBRAE/DF e a Empresa ..............................................

I. SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO DISTRITO FEDERAL - SEBRAE/DF, sociedade civil sem fins lucrativos, integrante e vinculado ao Sistema SEBRAE, com sede no SIA TRECHO 03 LOTE 1.580, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CNPJ n.º 00.438.200/001-20, neste ato representado por seu Diretor Superintendente Sr. ................., brasileiro, (estado civil), (profissão), portador na cédula de identidade n.º ......... expedida pela SSP/... e CPF n.º ..............., residente e domiciliado em Brasília-DF, e por seu Diretor .........................., Sr. ..................., brasileiro, (estado civil), (profissão), portador da cédula de identidade n.º ............., expedida pela SSP/... e CPF n.º ................., residente e domiciliado em Brasília-DF, doravante denominado simplesmente CONTRATANTE.

II. ............................................., com sede na .........................................., n.º....., na cidade de ................/PR, inscrita no CNPJ n.º.............................. e Inscrição Estadual n.º (se houver) ............................... neste ato representada por seu Diretor ..............................., (nacionalidade), (estado civil), (profissão), (portador da cédula de identidade n.º) e (CPF n.º), residente na ..................................., cidade de ......................., Estado ................... doravante denominada simplesmente CONTRATADA.

DO FUNDAMENTO LEGALEsta contratação decorre do procedimento de Credenciamento de pessoas jurídicas, com base no art. 32 da Resolução CDN n.º 54/2001 e alterações e nos termos e condições do REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO N.º 001/2011, submetendo-se as partes às disposições legais acima e as condições estabelecidas neste instrumento, das quais a CONTRATADA declara ter pleno conhecimento.

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETOO presente Contrato visa a prestação de serviços de Instrutoria e Consultoria aos clientes do SEBRAE/DF, nas áreas de conhecimento, especificados na cláusula seguinte.

CLÁUSULA SEGUNDA – DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOSOs serviços, objeto deste contrato, somente serão executados pelo(s) profissional(is) da CONTRATADA, abaixo listado(s):

Profissional: ............................................... Áreas de Conhecimento para Credenciamento: ............. Sub-área:..................................

31 - 36

Page 32: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

CLÁUSULA TERCEIRA – DA SOLICITAÇÃO DOS SERVIÇOSCaberá ao SEBRAE/DF, quando houver demanda, solicitar a prestação de serviços da empresa cadastrada, escolhendo o profissional inscrito por esta para a realização do trabalho técnico a ser executado, obedecendo aos critérios definidos no referido Regulamento de Credenciamento.

Parágrafo Primeiro – Formalizada a solicitação do serviço, o consultor deverá manifestar o seu aceite, caso contrário, deverá justificar expressamente sua decisão.

Parágrafo Segundo - O credenciamento da empresa contratada não estabelece obrigação do SEBRAE/DF de efetuar, no período de vigência deste contrato, qualquer solicitação de prestação de serviços técnicos.

CLÁUSULA QUARTA - DAS RESPONSABILIDADES DAS PARTESAlém das demais obrigações declinadas neste instrumento, cabem:

I - Ao CONTRATANTE:a) acompanhar e avaliar os trabalhos contratados;b) pagar à CONTRATADA pelos serviços realizados, nos termos deste Contrato;c) conferir as Notas Fiscais apresentadas pela CONTRATADA em prazo que permita o seu pagamento no período referido neste instrumento.

II - À CONTRATADA:a) atender a solicitação do serviço que lhe foi incumbido, quando aceito para realizá-lo;b) estar no local e horário indicado pelo SEBRAE/DF, para a realização do serviço solicitado;c) colocar à apreciação prévia do CONTRATANTE os projetos de toda e qualquer atividade a ser executada;d) conhecer a metodologia e metas previstas pelo SEBRAE/DF e, sempre que realizar serviços em seu nome, zelar pela postura de integridade, ética e solicitude, de modo a garantir plenamente os quantitativos e qualitativos das ações executadas.

CLÁUSULA QUINTA - DOS ENCARGOS TRABALHISTASSerá de exclusiva responsabilidade da CONTRATADA o pagamento dos encargos trabalhistas, previdenciários e aqueles relacionados à prevenção de acidentes de trabalho, não decorrendo do presente Contrato qualquer vínculo empregatício com o CONTRATANTE, seja em relação aos dirigentes, prepostos ou empregados da CONTRATADA.

Parágrafo Primeiro - Havendo qualquer reclamação de cunho trabalhista contra o CONTRATANTE envolvendo empregado da CONTRATADA, esta assumirá a defesa do CONTRATANTE e responderá pela indenização dos valores a que, eventualmente, seja condenado.

Parágrafo Segundo - Caberá à CONTRATADA informar aos seus empregados envolvidos na prestação dos serviços contratados o conteúdo do presente Contrato.

CLÁUSULA SEXTA - DOS ENCARGOS FISCAISA CONTRATADA deverá efetuar, por sua conta, o pagamento dos impostos, licenças e taxas federais, estaduais e municipais, acaso incidentes sobre sua atividade ou decorrentes deste Contrato, comprovando tais pagamentos ao CONTRATANTE, sempre que o mesmo solicitar.

32 - 36

Page 33: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

Parágrafo Único - A CONTRATADA deverá apresentar, sempre que solicitado pelo CONTRATANTE, os documentos relativos à Regularidade Fiscal mencionados no Regulamento de Credenciamento.

CLÁUSULA SÉTIMA - DO ACOMPANHAMENTOA execução do Contrato será acompanhada pelos Gerentes das Unidades do SEBRAE/DF, que deverão atestar a execução do serviço contratado, sem o que não será permitido qualquer pagamento.

Parágrafo Primeiro - É dever da CONTRATADA facilitar, por todos os meios ao seu alcance, a ampla ação de fiscalização exercida pelo CONTRATANTE, provendo fácil acesso aos serviços em execução e atendendo prontamente às observações e exigências por ela apresentadas.

Parágrafo Segundo - A fiscalização feita pelo CONTRATANTE não supre, substitui ou diminui a responsabilidade da CONTRATADA na execução do objeto deste Contrato.

Parágrafo Terceiro - Caberá ao SEBRAE/DF, sempre que houver necessidade, exigir da empresa fornecedora e a seus profissionais, que sejam submetidas a avaliações dentro de critérios que visam atingir padrões de qualidade definidos pelo SEBRAE/DF.

CLÁUSULA OITAVA – DO SIGILOA CONTRATADA e seus profissionais comprometem-se a:

a) não utilizar a marca SEBRAE ou qualquer material desenvolvido pelo SEBRAE para seus produtos e programas, assim como os dados dos clientes que tenham acesso no decorrer das atividades inerentes a este contrato, em ações desenvolvidas a não clientes sem a prévia autorização do SEBRAE/DF;

b) tratar todas as informações a que tenham acesso em função do presente Contrato em caráter de estrita confidencialidade, agindo com diligência para evitar sua divulgação verbal ou escrita, ou permitir o acesso, seja por ação ou omissão, a qualquer terceiro.

CLÁUSULA NONA - DO PREÇO, CONDIÇÕES DE PAGAMENTOE REEMBOLSO DE DESPESAS

O pagamento dos honorários, correspondente ao serviço prestado, será estabelecido de acordo com a natureza do serviço para o qual o credenciado venha a ser habilitado, respeitando o valor estipulado na portaria de Nº 04/2011, podendo ser corrigido, conforme prática do mercado, e aprovado pela Diretoria Executiva do SEBRAE/DF.

Parágrafo Primeiro - Havendo necessidade de deslocamentos para a realização dos trabalhos, o SEBRAE/DF reembolsará o contratado mediante prestação de contas nas seguintes condições:

a) Hospedagem: reembolso mediante nota fiscal, devidamente autorizada pelo Gerente da Unidade do SEBRAE/DF, responsável pela contratação, de acordo com Instrução Normativa de viagens.

b) Alimentação: reembolso mediante nota fiscal, devidamente autorizada pelo Gerente da Unidade do SEBRAE/DF responsável pela contratação.

33 - 36

Page 34: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

Parágrafo Segundo - Havendo necessidade de outras formas de reembolso, diferentes das previstas na alínea “a” e “b”, as mesmas serão analisadas e definidas pela Diretoria Executiva do SEBRAE/DF.Parágrafo Terceiro - Para que os pagamentos e reembolsos sejam efetuados, as Notas Fiscais deverão ser entregues na sede do SEBRAE/DF, na Unidade contratante do serviço.

Parágrafo Quarto - Os pagamentos somente serão efetuados por depósito em conta corrente de titularidade da empresa CONTRATADA.

Parágrafo Quinto - A Nota fiscal deve ser preenchida com as seguintes informações:

a) Natureza do serviço prestado, discriminando se a Empresa atende os requisitos do artigo 26 da Ordem de Serviço INSS/DAF n.º 209/99;

b) Especificação dos Serviços realizados;c) Data da realização dos serviços;d) Número do Contrato;e) Local (cidade) da prestação dos serviços;f) Valor total, com a dedução de 1,5% de Imposto de Renda retido na fonte;g) Banco, n.º da agência e conta corrente.

OBS: Conforme previsto no Decreto nº 3000/99, os empresários individuais, terão seus impostos retidos como se pessoas físicas fossem.

CLÁUSULA DÉCIMA - DOS RECURSOSOs recursos necessários ao pagamento das despesas inerentes a este Contrato correrão à conta de recursos financeiros próprios do CONTRATANTE ou aqueles a ele destinado, constantes da Diretriz Orçamentária ordinária ou de outros projetos específicos que venham a ser incorporado ao orçamento do SEBRAE/DF.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DA VIGÊNCIAEste Contrato vigerá pelo período de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir de sua assinatura, podendo ser renovado, por interesse do SEBRAE/DF, pelo prazo máximo de 60 (sessenta) meses, mediante termo aditivo, não podendo ultrapassar, inclusive com suas alterações, esse limite.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DA CESSÃOEste Contrato não poderá ser cedido ou transferido sem o consentimento expresso de ambas as partes, obrigando ainda seus herdeiros e sucessores.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DAS PENALIDADESÀ CONTRATADA poderão ser aplicadas as penalidades previstas no Regulamento de Licitações e de Contratos do Sistema SEBRAE, e as especificadas no Regulamento de Credenciamento que originou o presente contrato.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - DA RESCISÃO E DENÚNCIAO presente Contrato poderá ser rescindido nas hipóteses previstas no Regulamento de Licitações e de Contratos do Sistema SEBRAE e no Edital de Credenciamento nº 004/2010.

Parágrafo Primeiro - A CONTRATADA reconhece que na hipótese de inexecução total ou parcial do Contrato, o CONTRATANTE poderá aplicar as penalidades previstas na Cláusula anterior, e

34 - 36

Page 35: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

cumulativamente ou não, rescindi-lo unilateralmente, sem prejuízo das sanções contratuais e legais que forem inerentes.

Parágrafo Segundo - Este instrumento poderá ser denunciado através de manifestação formal de quaisquer das partes, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, sem que caiba à parte avisadas quaisquer indenizações, imputando somente responsabilidades pelas obrigações geradas no prazo de vigência.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - DESCREDENCIAMENTO DA PESSOA JURÍDICA/PROFISSIONAL

Estará automaticamente descredenciada a empresa que:

a) Deixar de atender as exigências integrais do Regulamento de Credenciamento n.º 004/2010;

b) No decorrer do contrato venha a perder todos os profissionais aprovados no processo de seleção.

Parágrafo Único - Estará automaticamente descredenciado o profissional que:

a) Receber avaliações desfavoráveis por parte de clientes e empregados do Sebrae/DF, nos termos dos critérios de acompanhamento da prestação de serviços previsto;

b) Faltar sem justificativa, interromper a atividade em andamento ou atrasar constantemente;

c) Entregar e/ou divulgar material promocional de sua empresa e/ou de seus serviços como autônomo, durante os contatos mantidos em nome do Sebrae/DF;

d) Organizar eventos ou propor a grupos de clientes do Sebrae/DF que solicitem seus serviços, beneficiando-se, nestes casos, com a referida prestação de serviços;

e) Cobrar quaisquer honorários profissionais dos clientes, complementares ou não, relativos aos trabalhos executados em vista do credenciamento, quando a serviço do Sebrae/DF;

f) Utilizar qualquer material desenvolvido pelo Sebrae para seus produtos e programas, assim como dados obtidos por meio de pesquisa ou estudos, em atividades executadas a não clientes, sem prévia autorização pelo Sebrae;

g) Designar outro profissional, para executar o serviço contratado pelo SEBRAE/DF, seja no todo ou em parte, sem aprovação prévia e por escrito do Sebrae/DF;

h) Pressionar, incitar, desabonar seja por qualquer motivo, qualquer cliente, parceiro ou o próprio Sebrae;

i) Não cumprir integralmente o estabelecido no contrato de prestação de serviços e neste edital;

j) Apresentar em qualquer fase do processo de credenciamento ou na vigência do contrato de prestação de serviços documentos que contenham informações inverídicas.

35 - 36

Page 36: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

k) Por algum motivo deixe de estar vinculado a uma Pessoa Jurídica. CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - DA TOLERÂNCIA

A tolerância e/ou qualquer concessão feita por uma das partes de forma escrita ou verbal, não implica em novação ou alteração contratual constituindo-se em mera liberalidade das partes.

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - DA NULIDADEA nulidade de qualquer uma das Cláusulas deste Contrato não implicará em nulidade das demais.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - DO FORO

Fica eleito o foro da circunscrição judiciária de Brasília, DISTRITO FEDERAL, para dirimir quaisquer dúvidas ou contestação direta ou indiretamente deste instrumento, renunciando-se expressamente a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

E por estarem justos e contratados, assinam o presente instrumento em 2 (duas) vias de igual teor, forma e igual distribuição para que produza seus efeitos legais.

Brasília-DF,...... de..............de 2011.CONTRATANTE:

Diretor Superintendente Diretor

CONTRATADA:

Representante legal

TESTEMUNHAS:

1.RG:CPF:

2.RG:CPF:

36 - 36

Page 37: REGULAMENTO - Sebraeintranet.df.sebrae.com.br/download/edital_credenciam… · Web viewFloricultura: Gestão de empreendimentos de floricultura. Adubação de flores e plantas ornamentais

ANEXO VIII - DECLARAÇÃO DE GRAU DE PARENTESCO COM FUNCIONÁRIOS OU DIRIGENTE DO SISTEMA SEBRAE

Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF/MF sob o nº xxxxxxxxxxx,

portador da Cédula de Identidade nº xxxx, residente e domiciliado no endereço xxxxxxxx, nº xxx,

bairro xxxxx, cep xxxx, cidade xxxx, Estado xxxx, DECLARO para os devidos fins de direito, que

(NÃO) TENHO, grau de parentesco em linha reta, até 3º grau com (nenhum) (fulano – nome

completo) empregado do Sebrae.

Esta declaração visa atender as orientações do Tribunal de Contas da União, Acórdão nº

1195/2006 e artigo 1º do Decreto nº 7.203 de 04/06/2010.

Por ser a expressão da verdade, assumo inteira responsabilidade pela declaração

ora prestada, sob as penas da lei.

Local, de de 2011 .

Nome e Assinatura

37 - 36