refrigério nº 79...em apocalipse, joão afirma que o senhor, na sua vinda, terá (apoc. 1: 14)...

16
Boletim Formativo e Informativo Ano 13 Número 79 Setembro-Outubro 2000

Upload: others

Post on 20-Jun-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

Bole

tim

Form

ati

vo

eIn

form

ati

vo

Ano

13

Núm

ero

79

Sete

mbro

-Outu

bro

2000

Page 2: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

ESTUDO BÍBLICO

2Editorial

RefrigérioSetembro-Outubro 2000Por Samuel Pereira

Periódico bimestral visando ainformação e edificação do Povode Deus.

Email

SUSTENTADO ATRAVÉSDE OFERTAS VOLUNTÁRIAS

Propriedade:

Director: CARLOS ALVESEditor: SAMUEL PEREIRA

Redactor: JOEL PEREIRA

Administração:

[email protected]

Colaboradores Regulares:

Impressão:

Copyrights:

Reg.Min.JustiçaDepósito Legal:Tiragem: 2.200 Exemplares

Cada Exemplar: 150 $ 00

Comunhão das Igrejas de Irmãos emPortugal (CIIP).

..

Email: [email protected]

Email: [email protected]

Av.João de Deus, 14864500 Espinho PORTUGAL.Tel. 22 7343652; 227115086

Manuel Ribeiro António CalaimJayro Gonçalves Arnold Doolan

Samuel Oliveira.

R.Areal, 4528-S. J.Ver. Tel.056-312037

© Não há. Autorizamos eincentivamos a divulgação, no todo ou emparte, dos estudos e artigos publicados,desde que a fonte seja citada.

Todos os artigos e anúncios parapublicação no Refrigério devem serenviados até ao dia 10 de cada mêsímpar. À Comissão de Publicações doDeprtamento de Comunicações da CIIPassiste o direito de rejeitar publicidadeque colida com as actividades dasAssembleias dos Irmãos.

sob n.º 280.21.402/88.

:

GRáFICA MONUMENTO

Os artigosassinados são da responsabilidadeindiv idual . Os ar t igos que nãocorrespondam à linha doutrinária einformativa deste jornal, não serãopublicados.

Fic

ha Técnica

www.irmaos.net/refrigerio/Se tem acesso à Internet, visite-nos noendereço acima referenciado. Além dosartigos publicados na presente revista,encont rará dezenas de ar t igos de"Refrigério's" anteriores.Se pretender enviar-nos alguma mensagem,use o formulário ali existente ou remeta-nosum email para: [email protected]

Ig. Brito.............. 04 Ig. Alumiara......... 04 Ig. Palhal.................... 03Ig. Aveiro........... 05 Ig. Valadares....... 2,5 Ig. Alto da Maia.......... 05Ig. Gafanha Naz. 05 Ig. Sta Catarina... 10 Ig. Silveiro.................. 10Ig. Tovim............ 04 Ig. Torcatas......... 20 Ig. Vale Maior............. 15Ig. Beato............ 20 Ig. Andorinha...... 10 Ig. Fontaínhas (SJM).. 25Ig. Monte Arco... 12 Of.Individuais...... 70

O REFRIGÉRIO É SUSTENTADO ATRAVÉS DE OFERTAS VOLUNTÁRIAS

finançasfinançasOfertas recebidas para sustento do Refrigério até ao dia ,as quais agradecemos.

Valores em contos. Saldo Actual:

05.10.2000

70 Negativos.

Sou Importantepara Deus ?

Conta-se que um famoso oradorcomeçou um seminário com umaassistência na ordem de 200

pessoas mostrando uma nota de 20dólares.Então ele perguntou : "Quem quer estanota de 20 dólares?" As mãos dospresentes começaram a levantar-se.De seguida ele amassou a nota eperguntou "Quem quer ainda estanota?"As mãos continuaram levantadas."Bom," ele disse "e se eu fizer isso?" edeixando-a cair no chão pisou-a com osapato. Depois pegou a nota, imunda eamassada . "E agora? quem ainda queresta nota? As mãos continuaramlevantadas."Meus amigos, não importa o que eufaça com o dinheiro, vocês queremmesmo a nota , porque ela não perde ovalor, mesma amarrotada.

Esta verdade também pode ser usadapara a vida humana. O Coração, mente ecorpo do homem pode es ta ramarrotado, destroçado e pisado, masDeus sempre se importa com a criatura.Muitas vezes as circunstancias da vidalevam o ser humano a acreditar que é

um “farrapo”, não tem valor perante asociedade e perante o Criador. Mas istopode ser verdade perante a comunidadecircundante, mas não o será para Deus.

O valor de nossas vidas não é pelo quenós fazemos ou sabemos. Mas pelo queSOMOS!Quando Deus criou o ser humano, fê-lopara sua honra e glória. Não pode agoradesvalorizá-lo.Na verdade Ele nos ama com um talcarinho e afeição que não somoscapazes de em toda a extensãocompreendê-lo com profundidade. Oseu cuidado por nós é de tal formaperfeito que Ele nos conhece melhorque nós próprios. (Mat.6:26).

Em relação aos salvos, temosnecessidade de recordar que o nossoprecioso Salvador concedeu-nos umvalor tão elevado ao ponto de noscomprar com a sua própria vida, porisso é por demais evidente anecessidade de estarmos prontos edisponíveis para aceitar a Sua vontade eos seus propósitos.Ele considera-te muito “especial”. Tensporventura noção desta importância?

Page 3: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

ESTUDO BÍBLICO

Foi com todo o prazer que ao receber oconvite para estar neste encontro acedi.Acedi pela relevância do tema, pela

urgência do mesmo, bem como pelo princípioque me move de procurar estar sempredisponível para servir ao Senhor.

As duas primeiras razões, que se prendem com otema, são deveras desafiantes. Desafiantes nãosó porque nos encontramos a terminar umséculo e milénio e às portas de novos, logoimporta reflectir, fazer um balanço e, àsemelhança de tantos servos de Deus no passadorenovar os nossos compromissos com o Senhor.Moisés, no final da sua vida, deixa o seguintedesafio: Deut. 30: 15-16

; Josué, de igual modo refere:Jos. 24: 14-15

; damesma forma Elias: I Rs. 18: 21

Os irmãos que promoveram este encontro,certamente dirigidos pelo Senhor, pois não étarefa fácil a escolha de temas, sugeriram

e, entre os sub-temas, pediram-me para falar na Vida Espiritual(Na Igreja, no Lar e no Homem Interior).

Assim, e se me permitem eu gostaria de inverter aordem e de dar a primazia ao

, pois se cada um de nós, comofilhos de Deus e templo do Espírito Santo, viverCristo no Homem Interior essa vivência reflectir-se-á no Lar, seja ele cristão ou descrente e naIgreja, senão lembremos as palavras do apóstoloPaulo aos Gálatas

Enquanto buscava a direcção de Deus para hoje,um texto Deus me providenciou que creio podefalar aos vossos corações como falou ao meu.

(Lev. 6: 13) Estas eram asinstruções dadas por Deus a Arão e sua família desacerdotes quanto ao holocausto. Através destesacrifício diário e contínuo Israel demonstrava asua devoção e completa consagração ao Senhor,pois o sacrifício era totalmente consumido.

A este respeito e transportando para os nossosdias é Pedro quem nos diz:

(I Pd. 2:5).Sim, a ti e a mim meu irmão, foi concedida ahonra e o privilégio de poder oferecer sacrifíciosespirituais agradáveis a Deus através de JesusCristo. Esses sacrifícios envolvem o fruto dosnossos lábios

; abeneficência

; e a entrega totaldo nosso ser

Paulo viviaassim:

(II Cor.12: 15), e valorizava isso mesmo reconhecendoquem o fazia

(II Cor. 8: 5)

Assim, as palavras de Deus a Moisés aplicam-sea nós como seu povo e sacerdotes. Pela graça deDeus e devido à universalidade do Evangelho e daIgreja, há um contínuo sacrifício de louvor aDeus. Mas agora, aplicando às nossas vidas aosnossos lares e às nossas Igrejas é importante queà semelhança do altar no Velho Testamento ofogo nunca se apague

(Ef. 4: 30);(I Tss. 5:19)

A vinda e a actuação do Espírito Santo estãoassociadas à ideia simbólica de . Atradução inglesa de Williams diz acerca dapassagem de II Tm 1: 6

A fé não é uma herança. É uma chamaque Deus acende na alma. É como se os anos deinstrução e preparação de Timóteo para aconsagração fossem a arrumação da lenha para afogueira; é Deus quem acende o fogo no altar danossa vida, qual altar de Elias no monte Carmelo.

- Todos nós precisamos serlembrados do que Deus nos concedeu e dasn o s s a s r e s p o n s a b i l i d a d e s c r i s t ã s .

- Coisa alguma é automática navida espiritual. Precisamos ,isto é despertar o poder de Deus em nossa vida,mediante o serviço activo e espiritual, com basena comunhão com o Espírito de Deus. Estáao nosso alcance tanto o abafar o Espírito Santocomo despertá-Lo em chamas!

A referência ao fogo surge tanto no Velho comono Novo Testamento para não falar do seusignificado nos tipos de culto pagãos. O fogosimbolizava a presença de Deus, a pureza deDeus, e o poder de Deus.

Ex. 3: 4

Ex. 13: 21

“Vês aqui, hoje tetenho proposto a vida e o bem, e a morte e omal. Porquanto te ordeno hoje que ames aoSenhor teu Deus, que andes nos seuscaminhos, e que guardes os seusmandamentos, e os seus estatutos, e os seusjuízos, para que vivas, e te multipliques, e oSenhor teu Deus te abençoe na terra a qualentras a possuir.”

“Agora, pois, temei ao Senhor, eservi-o com sinceridade e com verdade; edeitai fora os deuses aos quais serviram vossospais dalém do rio e no Egipto, e servi ao Senhor.Porém, se vos parece mal aos vossos olhosservir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais:se os deuses a quem serviram vossos pais, queestavam dalém do rio, ou os deuses dosamorreus, em cuja terra habitais. Porém eu ea minha casa serviremos ao Senhor.”

“Então Elias sechegou a todo o povo, e disse: Até quandocoxeareis entre dois pensamentos? Se oSenhor é Deus, segui-o; e se Baal, segui-o.Porém o povo lhe não respondeu nada.”

“Vivendo Cristo no Século XXI”

“Vivendo Cristo noHomem Interior”

“Já estou crucificado com

Cristo, e vivo, não mais eu, mas Cristo vive emmim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a nafé do Filho de Deus, o qual me amou e Seentregou a si mesmo por mim.”

“Ofogo arderá continuamente sobre o altar; nãose apagará.”

“Vós também, comopedras vivas, sois edificados casa espiritual esacerdócio santo para oferecer sacrifíciosespirituais agradáveis a Deus por JesusCristo.”

“Portanto ofereçamos semprepor Ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, frutodos lábios que confessam o Seu nome.”

“E não vos esqueçais dabeneficência e comunicação, porque com taissacrifícios Deus se agrada.”

“Rogo-vos pois, irmãos, pelacompaixão de Deus, que apresenteis os vossoscorpos em sacrifício vivo, santo e agradável aDeus, que é o vosso culto racional.”

“Eu de muito boa vontade gastarei e medeixarei gastar pelas vossas almas...”

“...e não somente fizeram comonós esperávamos, mas a si mesmos se deramprimeiramente ao Senhor e depois a nós pelavontade do Senhor.”

“E não entristeçais oEspírito Santo de Deus, no qual estais seladospara o dia da redenção.” “Nãoextingais o Espírito.”

“fogo”

“...reacendo e mantémqueimando o fogo da dádiva divina que veiosobre ti quando te impus as mãos.”, ou, noutraversão “...atiça em chamas o dom de Deus quehá em ti.”

“Te lembro...”

“Despertes...”“abanar as brasas”

“E vendo o Senhor que se virava para láa ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, edisse: Moisés, Moisés! E ele disse: Eis-meaqui.”

“E o Senhor ia adiante deles, de dia

numa coluna de nuvem para os guiar pelocaminho, e de noite numa coluna de fogopara os alumiar, para que caminhassem dedia e de noite.”

A nós foi concedida ahonra e o privilégio depoder oferecer sacrifíciosespirituais agradáveis aDeus através de JesusCristo.

I. O SIGNIFICADO DO FOGO

I.1.A presença de Deus

3I Conferência Nacional da CIIP

Por Vítor TavaresRefrigério

Setembro-Outubro 2000

Tema 1

Vivendo Cristo no Século XXICacia, 30.Setembro.2000

"Mantendo o fogo aceso"

Vivendo na Vida Espiritual

Page 4: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

ESTUDO BÍBLICO

Tema 1- Vivendo na Espiritualidade(Continuação da pág.03)

Em Actos 2, o Espírito Santo, que Jesus prometeuenviar aquando da Sua ascensão, desceu sobretodos os crentes na forma de fogo, e cada crente,com os seus corações inflamados, tornaram-setestemunhas do Senhor e sacrificiais servos deDeus.A experiência dos dois discípulos que iam acaminho de Emaús é sintomática:

Foi a ardente presença de Deus que deu a Pedro opoder, no dia de Pentecostes, para proclamarcom ousadia a Palavra de Deus. Foi o poder doEspírito Santo que capacitou Pedro, João eEstevão a permanecer destemidamente diante doSinédrio, proclamando que Jesus era oMessias.E cada dia, os crentes da IgrejaPrimitiva, perseverando na doutrina, nacomunhão, no partir do pão e na oração,espevitavam as chamas que os capacitava e lhesdava a ousadia para testemunhar.

O fogo não somente simbolizava a presença deDeus mas também a Sua pureza.

(Mal. 3: 2)Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, naSua vinda, terá

(Apoc. 1: 14) São olhos que penetramprofundamente. Penetram o coração do homem,a mente do homem, até à divisão da alma e doespírito. Nada lhe escapa, nem uma palavraimprópria, nem uma atitude orgulhosa, ouinvejosa, ou vingativa. Nenhum motivo egoístaescapa aos inflamados e puros olhos de Deus.Adão não se pôde esconder; Caím não pôdeesconder o seu pecado; Jonas não pôde fugir deDeus; Ananaias e Safira não puderam enganar aDeus. Tudo isto porque Deus possuí olhospenetrantes que ardem no coração do homem e,tudo o que é impuro, é revelado.

O fogo personifica o Deus que está presente, oDeus que é puro e o Deus poderoso. Sozinho,perante os 450 profetas de Baal, usou a prova dofogo:

(I Rs. 18: 24)

(I Rs.18: 38) .

(I Rs. 18: 39)

Será que confiamos de tal modo no Senhor comoElias para os enfrentar ou como Paulo queafirmava:

Qual deve ser o lugar do fogo? O fogo devia arderconstantemente no altar. Assim, o lugar do fogo,deve ser o do “altar” da Igreja. O lugar do fogoestá no ponto do sacrifício e do compromisso decada um de nós para com o Senhor na Sua Igreja.Em última instância, ou primeira, o lugar do fogoé o altar do coração. Do meu e do teu coração.No altar do nosso lar, onde mesmo não sendocrente, cabe-nos a nós, como crentes, manter achama bem acesa.

(Lev. 6: 13)

Não deixes o fogo extinguir-se. Não deixes o fogoextinguir-se na tua vida, no teu lar, na tua igreja.Nós necessitamos ser persistentes em atiçar ofogo em nosso coração, senão ele pode extinguir-se. Nós podemos atiçar o fogo por meio daoração, do louvor, do estudo bíblico, da adoraçãoe da comunhão. Nós necessitamos dapersistência dos sacerdotes do Velho Testamentoque guardavam o fogo no templo e asseguravamque este se mantivesse ardendo.

BREVE BIOGRAFIA:(*) é Portugûes, missionário emtempo integral, é ancião nas Igrejas locais emTorres Vedras, Peniche e Monte Redondo.Professor de Educação Moral e ReligiosaEvangélica (Comacep). É Licenciado em Históriae Educação da História e tem o Bacherelato emTeologia.

“E disseramum para o outro: Porventura não ardia em nós onosso coração quando, pelo caminho, nosfalava, e quando nos abria as Escrituras?”

“Mas quemsuportará o dia da Sua vinda? E quemsubsistirá, quando Ele aparecer? Porque Eleserá como o fogo do ourives e como o sabão doslavandeiros.”

“...os seus olhos como chamade fogo.”

“...o deus que responder por fogo esseserá Deus.”“Então, o fogo do Senhor desceu e consumiu oholocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e

ainda lambeu a água que estava no rego.”“Perante isto, o povo caiu sobre os

seus rostos e disseram: Só o Senhor é Deus! Sóo Senhor é Deus!”

“... eu sei em quem tenho crido.”

“O fogo arderá continuamente sobre o altar;não se apagará.”

Tarefa mais difícil mas não menos gloriosa

(I Cor. 7: 16).

“Porque, donde sabes, ó mulher, se salvarásteu marido? ou, donde sabes, ó marido, sesalvarás tua mulher?

Vítor Tavares

2. A Pureza de Deus

3. O Poder de Deus - I Rs. 18: 38

Estamos rodeados de muitos“profetas de Baal” questionandoa nossa autoridade e o poder donosso Deus.

II. O LUGAR DO FOGO

III. A PERSISTÊNCIA DO FOGO

4I Conferência Nacional da CIIP

RefrigérioSetembro-Outubro 2000Por Vítor Tavares (cont.)

Vivendo Cristo no Século XXICacia, 30.Setembro.2000

www.irmaos.netEstá "on line" desde 01 de Setembro

de 2000, o primeiro sítio portuguêsna Internet dirigido em particular às

Assembleias dos Irmãos (Casa deOração) em Portugal. O www.irmaos.netd isponib i l iza uma var iedade deinformações e estudos bíb l icosrelacionados com as Assembleias dosIrmãos em Portugal, classificadas em 7grandes secções.

Na secção de PRINCÍPIOS é apresentadoo plano de Deus para a salvação, asverdades " fundamentais" e os distintivosdas Assembleias, com breves estudosfundamentados biblicamente.

Uma parte relevante do sítio é a de, na qual é realizado um périplo

pelas informações disponíveis sobre aorigem do Movimento dos Irmãos,primeiramente no âmbito internacional eigualmente em Portugal, com uma brevereferência à história dos evangélicos emPortugal. Nesta secção consta a históriade algumas Assembleias locais e aBiografia de alguns obreiros pioneiros emPortugal. O sítio está à disposição dasAssembleias Locais em Portugal quequeiram facultar o relato da sua história.

Na secção de abordam-se eaprofundam-se os princípios e distintivosdas Assembleias, assim como inspirantesestudos de doutrina bíblica, assinados porirmãos de reconhecida idoneidade.

Na secção de consta a relaçãodas Assembleias Locais dos Irmãos, emPortugal, com endereço e horário dasreuniões das mesmas. Agradece-seinformação actualizada sobre esseselementos por parte dos Anciãos dasAssembleias.

Finalmente, o sítio contém uma secção de(letra e música de hinos e coros),

(de acesso exclusivo ereservado aos membros das Assembleiasdos Irmãos de expressão lusófona e queconta já com mais de meia centena departicipantes) e uma secção declassificada.

O irmaos.net está ainda disponível paraalojar páginas ou sítios de AssembleiasLocais que queiram ter a sua página naInternet, com um endereço e correioelectrónico personalizado. Visite oirmaos.net, apresente sugestões. Este éum sítio nosso: dos Irmãos em Cristo.

HISTÓRIA

ESTUDOS,

IGREJAS

MÚSICAFÓRUM-IRMÃOS

pesquisa

Page 5: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

ESTUDO BÍBLICO

Computadores e Internet são ferramentas.Ferramentas com um potencial enorme,que podem ser bem ou mal usadas.

Infelizmente, não estão a ser apenas bem usadas.Como um automóvel; posso usá-lo paradescarregar a minha ira ou provar que sou omelhor condutor do mundo; posso usá-lo paramatar alguém. Para provar que sou rico. Paralevar alguém a ouvir o evangelho ou fazer umareunião de oração em qualquer lugar da cidadeem dias de chuva.Recentemente alguns irmãos estiveram em CaboVerde, e usaram os seus conhecimentos eminformática, para ajudar as pessoas ali, na Juntade Freguesia ou da Câmara Municipal. Podem seruma ajuda para evangelismo.Mesmo esta palestra poderia ser melhorada sehouvesse um projector multimédia, e exemplos eimagens estivessem a ser projectados;certamente traria um benefício muito maior.

permitem armazenar

grandes quantidades de informação em espaçosrelativamente pequenos. Computadorespermitem relacionar essa informação entre si,facilitando o nosso trabalho. Quando preparomensagens uso o computador; é mais fácil tirarnotas, fazer emendas, introduzir o texto bíblico,etc.

A Internet é um “lugar” onde uma imensaquantidade de informação a nível mundial estácolocada; Podemos ir lá buscar coisas: Notíciasem qualquer língua, informação sobre qualquertema (há muita informação sobre missões), estãoali. Posso ir buscar lá imagens, música, filmes,jogos, etc.Como utilizador, posso rapidamente consultaressa informação a baixo custo. Podemos pôr lácoisas. Podemos desenvolver o nosso própriosite ou página, com os assuntos que mais nosconvierem. Há na Internet um imenso número depáginas feitas por igrejas e por crentes quedisponibilizam leituras diárias da Bíblia,informação sobre missões, música evangélica,etc.Há um site que tem a Bíblia Sagrada disponívelgratuitamente em várias línguas incluindoportuguês, que podemos passar para o nossocompu tado r, f i c ando com uma boaconcordância.Presentemente tenho uma página na Internet,( ) que teminformação sobre a Igreja Evangélica em

Portugal. Está em PowerPoint e pode-se fazer oDownload. Entre nós há alguns que têmdesenvolvido os seus próprios sites.

O correio electrónico é uma ferramenta muito útile que tem sido usada poderosamente na área demissões e oração.Permite enviar quase qualquer tipo dedocumento de uma forma rápida e bastanteeconómica (quase gratuita - sempre tem quepagar o telefone) para qualquer pessoa (oupessoas, pode enviar para várias pessoas aomesmo tempo) que tenha um endereço de e-mail

Apesar de todo este avanço na tecnologia, e maisestá para vir, com a televisão interactiva, o queserá que Deus quer de mim? Como devo eu vivercom estas coisas?

Pv 23:26

Mq 6:8

Podemos ter o melhor computador e a maisbonita página na Internet, mas Deus quer de nós:Justiça, Misericórdia, Humildade. Há isto na tuavida? A pessoa indicada para responder não éstu; são os outros!

Jo 4:23, 24 M

Adorar a Deus não deve ser um acto isolado nanossa vida, mas um estilo de vida; essa adoraçãonão é feita na carne, mas no espírito. Deus querque sejamos cheios do Espírito Santo. Ef 5:18

Ef. 3:14

Rm 14:17

Justiça é fazer o que é certo, é andar rectamentediante do Senhor; Paz, é ter paz no nosso homeminterior, é ter paz com os homens criados àimagem de Deus, é viver na paz de Deus.Alegria, é a alegria! Deixa que a alegria do EspíritoSanto produz em ti um sorriso maior do que umnovo computador!

1 Co. 2:1

www.galactica.pt/doliveira

Dá-me, filho meu, o teu coração, e osteus olhos observem os meus caminhos.

Ele te declarou, ó homem, o que é bom;e o que é o que o SENHOR pede de ti, senão quepratiques a justiça, ames a misericórdia, eandes humildemente com o teu Deus?

as a hora vem, e agora é, em queos verdadeiros adoradores adorarão o Pai emespírito e em verdade; porque o Pai procura atais que assim o adorem. Deus é Espírito, e

importa que os que o adoram o adorem emespírito e em verdade.

Enão vos embriagueis com vinho, em que hácontenda, mas enchei-vos do Espírito;

Por causa disto me ponho de joelhosperante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 15Do qual toda a família nos céus e na terra tomao nome, 16 Para que, segundo as riquezas dasua glória, vos conceda que sejaiscorroborados com poder pelo seu Espírito nohomem interior; 17 Para que Cristo habite pelafé nos vossos corações; a fim de, estandoarraigados e fundados em amor, 18 Poderdesperfeitamente compreender, com todos ossantos, qual seja a largura, e o comprimento, ea altura, e a profundidade, 19 E conhecer oamor de Cristo, que excede todo oentendimento, para que sejais cheios de toda aplenitude de Deus. 20 Ora, àquele que époderoso para fazer tudo muito maisabundantemente além daquilo que pedimos oupensamos, segundo o poder que em nós opera,21 A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, emtodas as gerações, para todo o sempre. Amém.

Porque o reino de Deus não é comidanem bebida, mas justiça, e paz, e alegria noEspírito Santo.

E eu, irmãos, quando fui ter convosco,anunciando-vos o testemunho de Deus, não fuicom sublimidade de palavras ou de sabedoria.2 Porque nada me propus saber entre vós,senão a Jesus Cristo, e este crucificado. 3 Eeu estive convosco em fraqueza, e em temor, eem grande tremor. 4 A minha palavra, e aminha pregação, não consistiram em palavraspersuasivas de sabedoria humana, mas emdemonstração de Espírito e de poder; 5 Paraque a vossa fé não se apoiasse em sabedoriados homens, mas no poder de Deus.

Computadores,

Internet

E-mail

Deus procura aqueles que o adorem

Deus quer vidas de poder

Deus quer o nosso coração.

5I Conferência Nacional da CIIP

Por Paulo OliveiraRefrigério

Setembro-Outubro 2000

Tema 4

Vivendo Cristo no Século XXICacia, 30.Setembro.2000

" Computadores e Internet"

Vivendo com as Novas Tecnologias

Page 6: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

ESTUDO BÍBLICO

Tema 4- Novas Tecnologias(Continuação da pág.05)

Não é a Internet nem os Computadores que vãofazer de ti um homem de Deus; Não é a tua páginana Internet nem o sofisticado software que vailevar alguém a Jesus. É o Espírito que convencedo pecado! Aleluia! Não é a nossa tagarelice. Apergunta é: há o poder de Deus na tua vida? Tensprovas concretas? Ou a tua vida é muito falar,muito saber, muito fazer?

1 Co. 13:1

Deus é amor 1Jo 4:16 E nós conhecemos, ecremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor;e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

Conclusão:Se Deus é o Senhor da tua vida, dono do teucoração, Se a tua vida é de adoração a Deus, Seés cheio do Espírito SantoSe ages pelo poder do Espírito Santo, Se andasem amor, Então computadores e Internet vãoboas ferramentas nas tuas mãos.Mas o mais importante é o amor.

BIOGRAFIA (fornecida pelo próprio):, Português, Peregrino na

Terra, cidadão dos Céus, missionário a Tempointegral é ancião na Igreja que se reúne emGuimarães.Diplomado pelo Instituto Biblico Português.Gerente de uma uma firma de Multimédia.

Ainda que eu falasse as línguas doshomens e dos anjos, e não tivesse amor, seriacomo o metal que soa ou como o sino que tine.2 E ainda que tivesse o dom de profecia, econhecesse todos os mistérios e toda aciência, e ainda que tivesse toda a fé, demaneira tal que transportasse os montes, e nãotivesse amor, nada seria. 3 E ainda quedistribuísse toda a minha fortuna para sustento

dos pobres, e ainda que entregasse o meucorpo para ser queimado, e não tivesse amor,nada disso me aproveitaria. 4 O amor ésofredor, é benigno; o amor não é invejoso; oamor não trata com leviandade, não seensoberbece. 5 Não se porta com indecência,não busca os seus interesses, não se irrita, nãosuspeita mal; 6 Não folga com a injustiça, masfolga com a verdade; 7 Tudo sofre, tudo crê,tudo espera, tudo suporta. 8 O amor nuncafalha; mas havendo profecias, serãoaniquiladas; havendo línguas, cessarão;havendo ciência, desaparecerá;9 Porque, em parte, conhecemos, e em parteprofetizamos; 10 Mas, quando vier o que éperfeito, então o que o é em parte seráaniquilado. 11 Quando eu era menino, falavacomo menino, sentia como menino, discorriacomo menino, mas, logo que cheguei a serhomem, acabei com as coisas de menino. 12Porque agora vemos por espelho em enigma,mas então veremos face a face; agora conheçoem parte, mas então conhecerei como tambémsou conhecido. 13 Agora, pois, permanecem afé, a esperança e o amor, estes três, mas omaior destes é o amor.

PAULO OLIVEIRA

Deus quer amor

Ainda que eu tivesse os melhorescomputadores e servidor de Internet,e não tivesse amor, seria como ometal que soa ou o sino que tineAinda que fizesse as melhorespáginas da Web com as novidadesmais incríveis e não tivesse amornada seria.

6I Conferência Nacional da CIIP

RefrigérioSetembro-Outubro 2000Por Paulo Oliveira (cont.) e António Calaim

Vivendo Cristo no Século XXICacia, 30.Setembro.2000

Tema 3

Vivendo Cristo no Século XXICacia, 30.Setembro.2000

" Desvalorização de Valores"

Vivendo no meio do mundo

Eis os tópicos desenvolvidos pelo Ir.António Calaim sobre a “desvalorização dosvalores”:

1 DEPRAVAÇÃO HUMANA

2 O ABORTO

3 EUTANÁSIA

4. LIDANDO COM DOENTES EMESTADO BIOLÓGICO TERMINAL

5. MÉDICO E CRISTÃO?(

ANTÓNIO CALAIM

Marcos 7:14-15 e 21-23)A queda, a natureza egoísta do homem, a origemda maldade humana, o efeito poluidor damaldade humana

O significado. Variedades e estatísticas.Ética Cristã.

Significados, variedades eética cristã

Falar,Ouvir,Honestidade e não ter medo em falar.

BIOGRAFIA DO AUTOR:é Português, Ancião na Igreja

que se reúne em Sintra.Exerce a profissão de Médico.

É Vice-Presidente da AliançaEvangélica Portuguesa. Coordenadordo Departamento Missionário da CIIPe Grande Impulsionador entre asIgrejas para o apoio aos carenciadosem Angola, S. Tomé e Principe e aosObreiros missionários em todo oterritório nacional.

Outros Temas

IC

onfe

rência

Nacio

nalda

CIIP

Neste número do Refrigério, podeler o estudo apresentado pelo Ir.Walter Alexander, subordinadoao tema "Como Embaixadores",nas páginas 12 e 13.

Por falta de espaço nesta revista,serão publicados no próximonúmero do Ref r igér io asintervenções dos Irmãos JoelPereira e J.Paulo Marques,respectivamente sobre «Vivendono meio do Mundo - Imoralidade»e «Vivendo com as novastecnologias - Clonagem eFertilização in Vitro».

Não deixe de ler !

Page 7: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

ESTUDO BÍBLICO

Farinhas

Carlos e Vitória Alves

Maria Celina de Figueiredo

Apartado 142 - Rio de Mouros

Valadares

Lisboa

N

A

a última carta que vos enviámos,citámos Ezequiel 22:30-31 que falada indignação de Deus por não

haver intercessores e desafiámos osirmãos a serem intercessores e ficarem nabrecha pelo nosso ministério.Sabemos que alguns estiveram lá, porquevimos a “mão” de Deus a agir. Vamoscontar-vos:Em Julho o Farinha foi a Angola, desta vezprivilegiado com a companhia de um jovemdo Barreiro, o Ismael. O Ismael ministrou“Evangelismo e Dinâmica de GruposFamiliares” e “Música, Louvor e Adoração”.Foi uma bênção.Ao longo destes quatro anos de viagensmissionárias a Angola o Farinha tem vistocomo o Espírito Santo tem feito uma obramaravilhosa naquelas duas igrejas (Lobitoe Benguela) onde ele tem ministrado. Amaioria dos cristãos que têm recebido oensino, têm literalmente posto em prática oque aprenderam. Há dois anos a Leta foiajudar na preparação para professores deEscola Dominical, aqueles que foramtreinados levaram em frente a obra deevangelizar crianças e no passado mês deJunho real izaram uma campanhaevangelística no Lobito virada para ascrianças onde mais de 100 criançasaceitaram Cristo.Os irmãos abriram novasigrejas (algumas debaixo da árvore ) e aspessoas que aceitam Cristo são preparadascom princípios de vida cristã antes deserem baptizadas.Um dos irmãos que desde o início temfeito parte das classes em Benguela é oirmão Isaías; agora fez uma "Escola deTreinamento” com a e cheio deentusiasmo está a servir o Senhor. Ele éenfermeiro. Acerca deste irmão, peço que

intercedam. Ele não tem sustento e a vidaem Angola está cada vez mais miserável.Assumi um compromisso com o Senhor deajudar este irmão a ir enfrente.Baía Farta é uma igreja que, por causa daqueda espiritual de um irmão, estavabasicamente morta. 0 nosso irmão MoisésCambundi pegou corajosamente naqueletrabalho. Naquela área há quatro camposde “deslocados de guerra”, com cerca de3000 famílias cada; a igreja está agora comcerca de 100 membros. 0 irmão MoisésCambundi e a sua esposa gostariam muitode ter um casal de missionáriospermanentemente lá, para os ajudar..../...

mados Irmãos: Pela graça de Deusestamos a reuperar, emboralentamente, do grave acidente que

tivemos. Foi no dia 24 de Julho 2000, emEsmoriz, depois de estarmos no CentroBíblico e termos assistido ao funeral doirmão Garcia. Quando regressávamos acasa e perto da entrada para o IC 1, umoutro carro, que viajava em sentidocontrário, não desfez bem uma curva, saiuda sua via e veio de frente contra n6s. Osdois carros ficaram sem conserto, a minhamulher partiu o 2º elo da coluna vertebral,fracturou também uma costela e o peitobastante pisado. Esteve uns 15 dias nohospital, tráz um colarinho ao pescoço etem que continuar assim por mais algumtempo. Eu fiquei com a perna direita e o pébastante inchados. Vim para casa, mas

passados 11 dias tive de voltar ao hospitaltirar radiografias ao pé. Fui nessa mesmanoite operado ao pé e ainda hoje continuoem tratamento com uma ferida que tem

custado a curar. Tenho o pé e a perna meioengessados mas, pela graça de Deus, jáestou a ir a algumas reuniões, apoiadopelas canadianas. Os irmãos de Gulpilharestêm vindo às terças-feiras fazer o culto emnossa casa.Temos visto em tudo isto a mão poderosado Senhor. A comunhão e solidariedadedas igrejas e de muitos crentes, mesmo noestrangeiro, tem-nos impressionadomuito. Algumas igrejas, mesmo sempodermos estar de pé, têm-se oferecidopara nos virem buscar e querem queministremos a Santa Palavra do Senhormesmo sentados. O Senhor é bom e dignode toda a honra e louvor. Que Ele nos ajudea servi-Lo e a glorificá-Lo todos os dias danossa vida.Que o Senhor abençoe a todos os amadosirmãos. Que Ele abençoe as vossas famíliase o vosso ministério. Irmãos orai por nós.Nós também oramos a vosso favor.

ais uma vez chegou até mim aprova do V/ amor e comunhão noministério que o Senhor na Sua

infinita misericórdia pôs nas minhas mãos;louvo-O continuamente pela Sua fidelidadepara comigo, visto que sem a Sua graça edirecção ser-me-ia impossível cumprirministério tão vasto e enriquecedor como éo ministério da U.B.. Uma das formas comotemos sido abençoados é saber que muitosapoiam este ministério, sustentando osobreiros em oração e outros como vós, ofazem também de forma prát icacolaborando com o sustento fisico, peloque dou graças ao nosso Pai peloministério que pôs nos vossos corações.

'JOCUM"

M

7Missões

Departamento Missionário da CIIPRefrigérioSetembro-Outubro 2000

DEPARTAMENTO MISSIONÁRIO DA CIIPSecretário Executivo: Secretário Adjunto: Tesoureiro:

Apartado 131, P-2725 MEM MARTINS FUNDO MISSIONÁRIO BNU - SINTRA: 99 03 210 0176143

ANTÓNIO CALAIM AUGUSTO POÇAS ALBERTO MANAIANARCISO CAMPOS, JOAQUIM SANTIAGO, RUI OLIVEIRA, DANIEL CARVALHO, PAULO CARVALHO, CARLOS ANTUNES,

ROMANA DIAS, CATARINA ALVES, ANABELA CANELAS, LUDOVINA SANTOS

Page 8: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

ESTUDO BÍBLICO

Ana e Paulo Oliveira

Dália,Abigail,Miriam e Miguel Castro Hélène e João Miguel Pereira

Olinda e João Varandas

Lídia Fletcher

Guimarães

Fafe Almada

Coimbra

P

L

Prezados Irmãos, Queremos agradecera oferta enviada, veio mesmo em boaaltura! Por cá, as coisas sucedem-se,

andamos sempre com expectativa, comaquilo que o Senhor poderá fazer.Estamos a tentar ter uma “banda”, há umrapaz disposto a tocar bateria, agora nãosabemos como arranjar isso, logo se verá ...Vamos recomeçar as caminhadas de oraçãoe evangelização, pedimos orações pelapossibilidade de um trabalho de apoio aostoxicodependentes.

ouvamos o Senhor pelo 4º aniversário(0310/99) do recomeço dos cultos,apesar de ainda sermos poucos.

Louvamos o Senhor pelos descrentes queestiveram presentes no magusto para veremo vídeo “A Travessia”. Louvamos o Senhorpelos bons encontros que temos tido comcrentes de outras Igrejas do Norte.Louvamos o Senhor pelos encontrosmensais de senhoras que a Nancy tem tidoem casa dela. Louvamos o Senhor pelasorações que Henrique, a sua mãe Maria ,Ângela e Guida fizeram para receber Jesuscom Salvador. Ore pela certeza da salvaçãodeles e pelo discipulado com eles. A IrmãMaria já demonstrou o desejo de serbaptizada.Louvamos o Senhor pelos muitoscontactos que temos tido através dos R.R(Magusto, Ceia de Natal muitas visitas deestudo, pic-nics, acampamento e por outrasactividades que eles tem feito) em que têmaparecido alguns pais deles.Louvamos o Senhor pela carrinha de 9lugares que Ele providenciou. Tem sido umagrande benção para este ministério.Louvamos o Senhor pelo treinamento delíderes dos R.R. que Henrique, Jimy, Rene,Nancy, Kirkley e Miguel fizeram em Mafra de28/04/00 a 01/05/00Ore que o Senhor abraos corações, dirija e abençoe as diferentesestratégias de evangelismo que estamos ausar.Louvamos o Senhor pela resposta àsorações por um casal para Fafe (Rene eJimy Martin). Este casal Inglês tem sido umagrande benção para este ministério.

Louvamos o Senhor pelo video LARCRISTÃO voltar a ser apresentado em mais 2lares.Continuamos a orar por um avivamento, enesse sentido, temos feito mais vigílias dejejum e de oraçãoOre por abertura nas escolas para adisciplina de EMRE a nivel nacional e emFafe. Apesar de mais uma vez termos tidocondições de termos cá uma turma, ela foirejeitada por uma injusta dualidade decritérios. As mesmas razões que a escolaem Fafe rejeitou a turma, foram as mesmasrazões que outra escola em Guimarãesaceitou uma turma Católica.

om é esperar em silêncio o socorro doSenhor” Lamentações 3:26. É commuita alegria e gratidão que podemos

afirmar como Josué “eu e a minha casaserviremos ao Senhor” Josué 24:15.Há mais de 5 anos que as vicissitudes deuma vida desregrada me levaram a procurarem França uma possível saída para a minhavida. Tendo como objectivo a procura de umemprego, fui levado pelas circunstâncias atéa uma missão evangélica, no sul desse país.Aí conheci o Senhor como meu Salvadorpessoal; aí tive a chamada para a Sua obra; aíconheci também aquela que é hoje a minhamulher, missionária formada como eu, na“Misson Timothé”.Quase a terminar a minha formação, achamada do Senhor definia-se cada vezmais. Com o desejo de voltar ao meu paíspara aí exercer o meu ministério, a respostaviria quase imediatamente: a igreja onde euassistia na minha mocidade (I.E.A. Castelo)tinha necessidade de um obreiro. Tendo umdesejo no coração, confirmado por anciãosfidedignos e sustentado pela necessidade noterreno, a vontade de Deus foi claramenteconhecida.O nosso trabalho consiste essencialmentena Evangelização entre as camadas maisjovens, Pregação do Evangelho e Trabalhocom a juventude marginalizada. É umtrabalho de muito fôlego e extremamentedifícil. Por isso pedimos as orações de todos os irmãos e irmãs para que oSenhor possa trabalhar através de nós paraa Sua honra e glória.

rezados Irmãos, Conservos e BonsAmigos no Senhor, “Graça e paz voss e j a m m u l t i p l i c a d a s p e l o

conhecimento de Deus e de Jesus nossoSenhor” II Pedro 1:2Agradecemos mui sensibilizados epenhorados as vossas ofertas decooperação e comunhão cristãs. Desejamose oramos que o Senhor abençoepoderosamente esse tempo pois constituium poderoso refrigério para todos que nomesmo vão participar a fim de que hajaedificação do Corpo de Cristo. Com orenovar da nossa gratidão e cordiaissaudações, ficamos dedicadamente vossosirmãos e conservos na Obra do Senhor,

epois das férias é sempre difícil voltara concentrar novamente no trabalho.Durante o resto do mês de Agosto a

minha prioridade (para além de manter arotina) foi elaborar um programa derecrutamento e apoio a cooperadores, queainda não está totalmente terminado, estáem fase de análise, e experimentação, masbrevemente será distribuído aos assessorespara implementação. (...)De seguida as minhas prioridades são adivulgação dos postais de Natal para esteano, que já está praticamente encaminhada,terminar o projecto para cooperadores eterminar o pacote de apoio para a grandecampanha de distribuição do evangelho deJoão "Ponto de Viragem". O evangelho estápraticamente impresso, faltam apenas osmateriais de apoio.Uma vez que ficámos sem assessor nocentro do país e os assessores do sul sãonovos teremos que distribuir os gruposentre os assessores que restam, então nesteano lectivo vou dedicar-me mais ao grupo deSetúbal e Évora.Na Escola Dominical estamos com váriasideias que queremos implementar este ano,já elaborámos um plano e distribuição detarefas para envolver o máximo número depessoas da Igreja.Que em tudo possa buscar a orientação deDeus e a Sua sabedoria, e que possa depender e conhecer a Palavra de Deus..../...

BD

8Missões

RefrigérioSetembro-Outubro 2000

Departamento Missionário da CIIP

Page 9: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

ESTUDO BÍBLICO

Amilton, Adriana e Asafe

Walter Gonçalves

S.Tomé

Bósnia

Écom alegria que fazemos contacto, a

dar notícias nossas. Agradecemosimensamente à Igreja de Sintra pelo

convite de estarmos em Portugal as três semanas. Louvamos ao Senhor por estabênção.Voltei descansada para retomar asactividades aqui em São Tomé. Deixámos otrabalho na capital e arredores para a famíliaMacedo e viemos viver aqui em Água Lzé.Até agora não temos feito nada de novo,pois só nos próximos dias estamos nosdesembaraçando dos compromissos nacidade. O nosso alvo de implantar duasIgrejas nesta região já está a concretizar-se.Na Ribeira Afonso há um pequeno grupo deirmãos em comunhão e no Plano, emborasó daqui a alguns dias faremos o primeirobaptismo, temos um grupo de crentes bemfirmes. Temos trabalho por aqui.Discipulado, treinamento e evangelização.Há muitas localidades rurais e como onosso carro não chega lá, teremos queenfrentar as lamacentas e sinuosasestradinhas, em longas caminhadas.Estendemos o nosso trabalho até o extremosul da ilha. Porto Alegre a 70 Km da Capital.Há um grupo de crentes que se reúne ali, eque não pertence a nenhuma denominação.Então pediram o nosso apoio e depois deseis meses de oração decidimos apoiá-los.O acesso é difícil e perigoso para o nossocarro, mas temos a certeza que o Senhornos acompanhará e cuidará de nós.Continuem a orar por este país eprincipalmente pela região sul, Vila de Água1zé e suas dependências, para que oSenhor liberte este povo da idolatria e dasgarras do diabo e venham ao plenoconhecimento da Verdade que há em JesusCristo.

O Senhor Jesus percorria as cidades econstatava as necessidades e vazio nocoração do povo de Israel. Vendo a miséria,sofrimento e falta de esperança em seupovo. Não mudou muita coisa desde aquele

tempo até agora, a cada dia encontramospessoas que estão vazias, sem esperança esem orientação na vida. O Senhor secompadecia deste povo e pediu então aosseus discípulos que rogassem ao SenhorDeus que enviasse trabalhadores para a suaseara, pois só mesmo a mensagem deredenção e esperança em Deus é que podemudar o curso de uma vida e trazer luz nastrevas nas quais vivem multidões.

Desde que eu retornei de Montenegro, iníciode fevereiro, que não tenho tempo paradescanso e para aprender a língua, tantassão as necessidades e apelos paratestemunhar da salvação que há na pessoado Senhor Jesus.

No mês passado baptizamos 7 novosirmãos e irmãs em Cristo, eles estavamrealmente radiantes e transbordantes dealegria naquele dia tão especial. Outros jápediram para serem baptizados, o queesperamos fazer em Julho. A igreja local jádobrou de número nestes últimos meses eesperamos que o Senhor acrescentemilhares a sua igreja nesta nação.Conseguimos alugar uma sala maior para asnossas reuniões por um preço bem menorcomparado onde estavamos no pequenorestaurante. Podemos ter cerca de sessentapessoas neste novo local. Os irmãosmissionários que estão em Sarajevo (cercade 16) não compreendem como que quasesozinho aqui e sem conhecer a língua, a

igreja tem crescido a cada semana. Sómesmo o Espírito do Senhor é que poderiafazer algo assim, e ele está fazendo tãosomente por causa do seu grande amor ecompaixão por este povo. Eu creio que étambém resultado da intercessão demilhares por esta nação.

Estamos a trabalhar no

para ir nas cidades nas montanhas ondenão há assistência médica. Existe umagrande carência de dentistas e a maior partedas pessoas preferem arrancar os dentes afazer um tratamento. Já recebemos umcabinete dentário de um dentista na Bélgicae estamos orando pela aquisição de umveículo onde poderemos instalar a clínica.Estamos orando por um dentista cristão quequeira servir o Senhor aqui connosco emZenica. Esta é uma grande oportunidade deservir a população carente e sobretudopenetrar nas cidades onde não há nenhumtestemunho cristão.

Estamos também a trabalhar nocom o propósito de oferecer

consultas e óculos grátis aqueles que nãotem condições de os comprar. A maior partedas pessoas que vem as nossas reuniõesnão tem condições de ler por falta de óculos.Estamos dando literatura mas tambémqueremos dar as pessoas a possibilidade deler a palavra de Deus. Um médico oculistada Austria manifestou o desejo de cooperarconnosco neste projecto. Há várias portasabertas para servir o Senhor aqui o que faltasão trabalhadores para a seara do mestre.

Quanto ás dívidas devido ao acidente emMontenegro, podemos louvar ao Senhorpois todo o dinheiro foi providenciado parapagar tudo. Louvado seja o nome do Senhorpor isto!!! E um muito obrigado à todosaqueles que contribuíram connosco atravésde dons e ofertas. O Senhor é fiel

II Cor. 9.8

Em Julho esperamos ter o nosso primeiroacampamento com a igreja local, com oobjectivo de ministrar a palavra de Deus emprofundidade aos novos convertidos etambém evangelizar aqueles que estarãovindo connosco.

V e n d o e l e a s m u l t i d õ e s ,compadeceu-se delas, porqueestavam aflitas e exaustas como

ovelhas que não tem pastor

«parafazer-vos abundar em toda graça, a fim deque, tendo sempre, em tudo, amplasuficiência, superabundeis em todaobra».

(Mem-Notícias Missionárias por email)

. Mat 9.36

projeto deinstalação de uma clínica dentária móvel

projectooftalmológico

9Missões

Departamento Missionário da CIIPRefrigérioSetembro-Outubro 2000

Page 10: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

ESTUDO BÍBLICO

10Missões

RefrigérioSetembro-Outubro 2000

Departamento Missionário da CIIP

Cabo Verdeespecial:

Foi de 10 a 25 de Agosto 2000, que Deus permitiu estaaventura missionária de um grupo de 33 jovens porterras de além mar, na ilha de Santiago, em Cabo-

Verde, lugar Vila de Pedra Badejo, num projecto da Jocum -King'sKids de Portugal.Havia alguma ansiedade quanto ao que Deus quereria fazerconnosco nesta campanha, tanto mais que era a primeira vezque um grupo de jovens ia fazer um trabalho como estedesignado de “campanha de mãos”. É que além de irmosevangelizar, íamos essencialmente trabalhar e amar aquelepovo com o amor de Deus, e tentar ajudar um homem de fé,que Deus colocou naquele lugar, conhecido por todos comoo Tio Honório.E Deus já tinha começado a trabalhar as nossas vidas mesmoantes de partirmos. Quando na constituição da equipa, umamenina disse aos pais que iria acontecer esta campanha atéCabo-Verde e que gostaria de ir também, o pai e a mãe depronto disseram: ”não querida, não vais”, argumentandocom alguns problemas de saúde. A verdade é que Deus levoua Cabo Verde, não só essa menina, mas também os pais damenina e a irmã, que é mais nova. Deus sabe todas as coisas!Aprendemos o que é a FIDELIDADE de Deus!

Saímos de Portugal, e logo aí tivemos um atraso de 4 horas.Chegados à ilha do Sal, mais um atraso de 16 horas ( a maiorparte deste tempo foi passado sentados e deitados no chãolouvando e adorando com cânticos o nosso grande Deus).Após esta pequena provação inicial, de cansaço, stress ealgum desânimo, logo Deus abençoou. Uma refeição norestaurante do aeroporto de Lisboa, e um bom almoço, numlindo hotel da ilha do Sal, com direito a um banho de águaquente para todos. Passou o cansaço e o desânimo. Deus éFiel!

Chegados ao local onde iríamos ficar alojados, encontramosboas condições. Pelo menos melhores do que as previstas,mas ao terceiro dia da nossa estada caíram no leito com febree diarreia seis jovens. Não obstante, continuámos a fazer oque nos tínhamos proposto: servir o povo de Pedra Badejo,com amor de Jesus e trabalho; durante o dia pintando aCâmara Municipal, limpando a praia dos vidros que eram aosmilhares, dando cursos de informática ( 3 ao mesmo tempo ),e à noite saíamos para fazer conhecida a mensagem daSalvação em Jesus Cristo: cantávamos, faziam-secoreografias, dramas, testemunhos, contactos e amizadespessoais, etc. Deus ia ricamente abençoando. Não sóconseguíamos transmitir a mensagem pelas nossas mãos etestemunho pessoal; também Deus ia levantando os doentesdo leito, ainda que outros iam caindo. Mas Ele sempre foi fiel.Tivemos, pelo cuidado de Deus, o privilégio de mudar deinstalações para a Câmara, Municipal, e aí tivemos a -->

A equipa de irmãos e irmãs que esteve em Cabo Verde

A deslocação na ilha …

Evangelização

Page 11: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

ESTUDO BÍBLICO

Conseguimos também compreender um pouco melhor o valordas coisas. Por exemplo um saco plástico, um garrafão deplástico vazio ou uma simples corda de nylon tem valor e são degrande utilidade. Percebemos também que o tempo corre maislento, sem tanta preocupação nem grande pressa.

Acreditamos que nada será como dantes, connosco e naquelelugar para a maioria das pessoas com quem pudemos contactar

e compartilhar. Muitos pediram para que orássemos por eles, outrosficaram com lágrimas de saudade na nossa partida, prometendo jamaisnos esquecer. Quanto a nós também não vamos certamente esquecer.Oramos e pedimos que orem por aquele povo e aquele lugar. Deus iráabençoar aquele povo humilde e carente, com a Sua Graça.

O nosso muito obrigado a todos quantos nos ajudaram e oraram pornós, nesta campanha participando assim connosco. DEUS É FIEL!

11Missões

Departamento Missionário CIIPRefrigério

Setembro-Outubro 2000

Ensinando a trabalhar com a Informática

Trabalhando na pintura...

oportunidade de contactar de perto com a autoridade máximadaquela Vila, o Sr. Presidente da Câmara, Dr. Orlando Sanches, aquem tivemos o prazer de anunciar pessoalmente o evangelho eouvir daquele coração: ”Orem por mim. Preciso muito dasvossas orações.”Pudemos também estar em conjunto com alguns irmãos dali,sentir o calor e a hospitalidade do povo. Ouvir o que Deus temfeito em algumas vidas atribuladas pela droga, pelo vício doálcool e até pelo crime,Ver, como em condições precárias, eles vivem felizes no Senhor.Ajudámo-los a apanhar e a juntar pedras e esperamos agora queDeus conceda o cimento para se fabricar os cerca de 3000tijolos necessários, para que sejam construídas habitações quesubstituirão as tendas rotas, mas preciosas, onde vivem. Foibom ver, enquanto apanhávamos as pedras, os jovens orarempara que Deus fizesse chover sobre aquela terra árida e sequiosapara que houvesse mais alegria naquele povo, (não chovia àvários anos naquela terra ). Deus ouviu a oração, simples mascom fé, e nesse dia choveu copiosamente naquela ilha, de talmaneira que as camas das tendas ficaram ensopadas. Ah,depois deste dia voltou a chover da mesma maneira, naquelailha.Coisas que refrigeram a nossa alma, quando vemos o que Deusfaz. Que benção!Sentimos uma grande pressão espiritual, não só na chegadacomo durante todo o tempo que ali ficámos, mas penso quetodos compreendemos plenamente a FIDELIDADE de Deus.Aprendemos muitas coisas, tais como, comer durante 15 diasapenas com uma colher, sem guardanapos, deliciar-nos comasas de frango a várias refeições, aprender que o arroz a todasas r e f e i ções é de l i c i oso , que v i ve r no i t e s àluz da vela é interessante, e que um garrafão de 5 litros de águadá para tomar um banho inesquecível.

A capa deste númeroA capa deste número é uma composição gráfica da bandeira de Israel sobre uma foto do Muro dasLamentações, à noite, onde se reúnem diariamente centenas de judeus, segundo dizem, para "orar pelapaz de Israel e pela vinda do Messias".Os recentes acontecimentos ocorridos no Médio Oriente, em particular a exteriorização de Israel depretender tomar posse efectiva do Monte do Templo (onde actualmente se encontra implantada amesquita muçulmana) para a construção do seu próprio templo, faz-nos pensar na profecia bíblica.À promessa constante de Jer.31:17 estão associadas também as profecias relativas ao tempo deangústia de Jacob, a saber, o tempo de grande tribulação que este povo terá ainda de sofrer, e na qual, oSenhor Jesus disse que quando eles (os judeus) vissem

(Mat. 24:16-22; cfr. Dn 9:27)). E nós sabemos que o remanescente de Israel terá de fugir para odeserto (Ap 12:6 e ss). Uma coisa é certa: para que a abominação aconteça, é necessário que o temploesteja reconstruído - algo que nunca esteve tão próximo...

o abominável da desolação de que falou oprofeta Daniel no lugar santo, (quem lê entenda), então os que estiverem na Judeia, fujam para osmontes

Foto © www.chamada.com.br. Composição Gráfica: Joel Pereira

Page 12: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

ESTUDO BÍBLICO

12

I Conferência Nacional da CIIP

RefrigérioSetembro-Outubro 2000

Por Walter Alexander

1. A PESSOA DO EMBAIXADOR

a) A sua excelência - Ele precisa deser credenciado.

b) A sua escolha- Ele precisa de sercompetente

2. O PAPEL DO EMBAIXADOR

Representa o seu governo

O embaixador deve promover osinteresses do seu país.

Tornar conhecidos os comunicados doseu governo.

O que poderá ser mais importante queo serviço do embaixador? O seu ser,o s e u c a r á c t e r , o s e u

comportamento.

Um dos primeiros compromissos que oembaixador precisa de cumprir ao chegar aopa í s , pa ra onde fo i env i ado , éapresentar a carta oficial que o credita juntoao chefe daquele estado, quer seja rei,presidente ou primeiro ministro.O embaixador de Jesus Cristo deve ser umapessoa credenciada.A origem da palavra “embaixador” é“ancião” e o vocábulo indica uma pessoaexperiente e de carácter. Portanto, oembaixador de Jesus Cristo deve ser umapessoa de carácter, de valor moral,irrepreensível, que inspira respeito.Os crentes em Corinto, conheciam outrosemissários e Paulo menciona-os noversículo 12: “Estamos nós procurandoelogiar-nos a nós mesmos outra vez? Nãoestou dando a vocês um pouco de boamunição! Vocês podem usar isso em cimadaqueles seus pregadores que andamgabando-se de terem boa aparência e depregarem bem, e não têm coraçõesverdadei ros e s inceros. Vocês podem gabar-se de que nós, pelo menos,somos bem intencionados e sinceros”(B.V.).Weymouth, na sua traduçãodescreve tais pessoas como “dando ênfaseàs aparências superficiais” e acrescenta quea sinceridade de coração para eles não contae não vale nada.É uma vergonha, para qualquer país digno,quando é necessário que o outro paísexpulse o seu embaixador por crimescometidos. É uma vergonha maior quandoo embaixador de Cristo desonra o Nome doseu Senhor, seja qual for a razãoignominiosa. No versículo 11, Paulo, comoembaixador de Cristo afirma: “Somoscabalmente conhecidos por Deus, antes de

dizer: .O que somos aos olhos de Deus émais importante que qualquer coisa quepossamos fazer para Cristo.

Fomos escolhidos por Cristo para sermosSeus embaixadores. Que honra!O Nome de Cristo é repetido nestesversículos:

-Em Cristo - v 17.-Por meio de Cristo - v 18.-Por amor a Cristo - v 21.-Somos embaixadores de Cristo - v 20.

Dr. Donald Frazer, missionário de renome, ea sua esposa estavam a viajar de navio. Odoutor estava a passear pelo convés,enquanto a sua esposa conversava com umhomem de negócios da África do Sul.“Qual é a profissão do seu marido?”perguntou o negociante. “Ele é missionárioevangélico” foi a resposta. “Que coisa!”disse o negociante. “Não podia ele acharum emprego melhor?” “Se fosse possívelachar um melhor emprego, o senhor podecrer que o meu marido o teria procurado e,isto há muito tempo.” “Mas,” continuou ohomem, e logo parou, pois de repenteentendeu a resposta da Sra. Fraser. Não hámelhor profissão ou emprego que ser umembaixador de Cristo.Foi C H Spurgeon que disse ao seu filho:“Meu filho, se Deus te chamou para sermissionário, eu ficaria triste ao ver-te serreduzido a um rei.”

Qual é o papel, a função do embaixador? Oembaixador:

Somos embaixadores de Cristo, osrepresentantes do Rei Supremo. Temos aobrigação não só de falar de Cristo, mas deO representar. Representar significa“reproduzir por meio de imagem”, “ser aimagem ou a reprodução de uma coisa oude uma pessoa” e, no nosso caso, devemos

ser a imagem, a reprodução do SenhorJesus. Quer dizer que devemos viver a vidade Cristo, evidenciar as Suas virtudes,demonstrar o Seu amor, sermos santos es u b m i s s o s , p o r q u e s o m o s o sembaixadores, os representantes de Cristo.Que tremenda responsabilidade!

O embaixador tem a responsabilidade deestreitar os laços, não só os da amizade,mas também os do comércio, entre o paísde origem e o país onde está a servir. Seique o interesse do Brasil é exportar maiscafé, cereais, ouro, pedras preciosas esemi- preciosas, soja, carros etc. Portugal,por meio dos embaixadores, empenha-seem exportar vinho, azeite e outrasmercadorias.Como embaixadores de Cristo, temos aincumbência de promover os interesses docéu aqui na terra. Não estamos a negociarem café, ouro ou coisas deste género, masem algo de maior valor, de valor inestimávelalmas, almas perdidas, a extensão do reinode Cristo, o crescimento da igreja de Deus.O último vislumbre que temos do apóstoloPaulo no livro dos Actos dos Apóstolos, é oembaixador do Senhor a promover osinteresses do reino de Cristo “Por doisanos, permaneceu Paulo na sua própriacasa, que alugara, onde recebia todos que oprocuravam, pregando o reino de Deus, e,com todo a intrepidez, sem impedimentoalgum, ensinava as coisas referentes aoSenhor Jesus Cristo” (Actos 28.30-31).

Graças a Deus porque temos umamensagem importante a comunicar. Nãosomos apenas rapazes que levam recados,somos embaixadores de Cristo. Temos,portanto, a responsabilidade de anunciar asinsondáveis riquezas da graça de Deus, quea reconciliação com Deus é possível por meio de Jesus Cristo e do Seusacrifício singular.

“somos embaixadores de Cristo”

Tema 5

Vivendo Cristo no Século XXICacia, 30.Setembro.2000

"Como Embaixadores"

Vivendo no Mundo

Page 13: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

ESTUDO BÍBLICO

Tema 5 - Como Embaixadores

(cont. página anterior)

Não há outra mensagem igual a esta e elaprecisa de ser divulgada. Dr. WilfredGrenfell, missionário de Labrador, era umdos convidados de honra, num jantaroferecido por crentes da alta sociedade.Durante o jantar, uma senhora crente virou-se para Grenfell e perguntou-lhe: “Dr.Grenfell, é verdade que o Senhor émissionário?” O homem de Deusrespondeu-lhe com outra pergunta: “Minhairmã, é verdade que a senhora não émissionária?”Somos embaixadores de Cristo incumbidosde transmitir fielmente os comunicados dotrono de Deus no céu.

Itamar Franco foi nomeado embaixadorBrasileiro em Portugal e aceitou a honra,mas não de coração. Antes de desembarcarem Portugal, ele deixou bem claro a suaantipatia para com Portugal e osportugueses, os seus costumes e a suacomida. Chegou a afirmar que os ovos dePortugal tinham um sabor diferente einferior aos do Brasil, e por isso, importougalinhas do seu estado de Minas Gerais.Há muitas coisas neste mundo que nosofendem, que chocam o nosso espírito, quenos ferem como crentes, que nos deixamrevoltados. A má distribuição da rendanac iona l , a pobreza , as pessoasmarginalizadas, a avareza de muitos, acrueldade, o abuso de poder, a imoralidade,o genocídio, a desumanidade, a proliferaçãode dogmas, do erro, de armamentos, ainjustiça, o enriquecimento dos cartéis coma venda de drogas etc.. Porém, devemosamar o nosso próximo, o nosso semelhante,com o amor de Deus, do Calvário “O amorde Cristo nos constrange” (Actualizada), “O

amor de Cristo nos governa” (B.V.), “O amor de Cristo nos domina” (Weymouth).“A fonte das nossas acções é o amor deCristo” (Phillips), “Porque o amor de Cristonos controla, nos impulsiona e nos impele”(Amplificada).Aqui temos a mola mestra de qualquer etodo o serviço do embaixador de Cristoamor. Amor para com o Senhor, amor paracom o serviço que fazemos, amor para comos irmãos em Cristo, amor para com osperdidos.

O embaixador não deve:

Quantas lições para nós! É imperativo quesejamos submissos ao Senhor, queobedeçamos às Suas ordens, todas elas,que por hipótese alguma ofereçamos asnossas opiniões pessoais e que não estão deacordo com a Palavra de Deus e que sejamosembaixadores em contacto constante com océu, pessoas de oração.

Três vezes o apóstolo chama a si mesmo “oembaixador de Cristo”.Somos embaixadores e isto significa duascoisas:

Por assim dizer, somos embaixadores numaprovíncia imperial, entre um povo que não sesubmete ao Senhor Jesus, não dá crédito àmensagem divina, à mensagem dereconciliação e de paz por meio de Cristo.

Efésios 6.19-20. Paulo era embaixador deCristo mas um embaixador em cadeias.Segundo a lei das nações, a pessoa doembaixador é inviolável e, mesmo nos diasde Paulo, era proibido prender o embaixadorde outro país. Paulo era embaixador deCristo, em cadeias.

O embaixador de Cristo pode esperarperseguição e sofrimento. Mas quer tivessesido um embaixador em liberdade, ou emcadeias, Paulo orou para que pudessecumprir o seu papel como embaixador:“para que, em Cristo, eu seja ousado parafalar, como me cumpre fazê-lo”.Qual é a função duma vela? A sua função éiluminar e ao iluminar é consumida. Qual éa função do embaixador de Cristo?Representar o seu Senhor, em casa, na Casade Oração , no comérc io ou a téna cadeia. Paulo encheu o anfiteatro de

Eféso e pregou a uma multidão de 25000pessoas mas, na cadeia, pregou numa celaescura e húmida, ao guarda a quem estavaacorrentado.

Qualquer país pode retirar o seu embaixadore ordenar o seu retorno ao país de origem.O Senhor Jesus ainda não mandou que osSeus embaixadores fossem retirados destemundo. Em breve ouviremos a últimatrombeta, a chamada do Senhor. Ele virápara nos tirar deste mundo e nos levará parao céu e assim terminará o nosso ministériocomo embaixadores de Cristo. Após aVinda do Senhor, haverá o Tribunal de Cristo,quando o nosso serviço e o nosso ser serãoexaminados, avaliados e recompensados (v10).Como embaixador, Paulo não quis esperaraquele dia, mas preferia ter momentos dereflexão, exame pessoal todos os dias napresença do Senhor (v 11). “O que somosestá manifesto diante de Deus” (NVI), “Deusconhece os nossos corações, sabe que elessão sinceros nesta questão” (B.V.), “Deusconhece os nossos motivos” (Weymouth).

- Agir independentemente do seu chefede estado ou governo.

- Questionar as ordens recebidas dopaís de origem

- Oferecer e declarar as suas própriasopiniões sobre questões políticas queenvolvem o país de adopção.

- Envolver-se na vida política do paísonde actua como embaixador.

- Perder contacto com o Rei, presidenteou primeiro ministro do país de origem.

O mundo está em rebeldia contra Deus.

O mundo é um lugar perigoso para oembaixador de Cristo.

Ao contemplar a rude cruz,Em que Jesus sofreu a dor,De tudo quanto estimo aqui,Estimo mais o Seu amor.Não busco honra ou glória aqui,Senão na cruz do meu Senhor,As coisas que me encantam mais,As sacrifico por Seu amor.Da sua cabeça, mãos e pésPrecioso sangue derramou,Coroa de espinhos foiO que Jesus por mim levou.

WALTER ALEXANDER é missionário a tempointegral, sendo actualmente membro da Igreja CristãEvangélica que se reúne em Cucujães.

3 . O P A Í S D E A D O P Ç Ã O D OEMBAIXADOR

O embaixador deve amar o país e opovo aos quais é enviado.

4. A POSTURA DO EMBAIXADOR

5. O PERIGO QUE O EMBAIXADORCORRE

6.O PRÉMIO QUE O EMBAIXADOR HÁDE RECEBER

13I Conferência Nacional da CIIP

Por Walter AlexanderRefrigério

Setembro-Outubro 2000

Vivendo Cristo no Século XXICacia, 30.Setembro.2000

Page 14: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

ESTUDO BÍBLICO

Por fé no seu Senhor JesusO crente é salvo pela cruz;

A paz com Deus, eterno bem,E justificação obtém.

Oh, grande perfeição de amor!Que Deus recebe em Seu favor,

A quem Lhe venha confessarO seu estado e confiar

Em Cristo para salvação,Com viva fé no coração.

Oséculo dezanove parece ter sido a

época de maior número de escritoresde hinos evangélicos. Em “Hinos e

Cânticos” constam cerca de 200 hinos; e osqu escreveram em português, tradutores ouarranjadores, são cerca de 70. Destesdestacam-se, pelo número de hinosescritos, os seguintes:Stuart Edmund Mc Nair, 157; HenryMaxwell Wrigth,95; Richard Holden, 82;William Anglin, 62 e José Ilídio Freire, 20.

Alguns destes trabalharam longos anos noBrasil, outros passaram em visita. É muitobom conhecê-los; para isso focalizamos umdos seus hinos e daremos os seus dadosbiográficos.O hino que estamos a focalizar é o de nº 77,de H. C. e é de autoria do Sr.Stuart EdmundMc Nair. Nascido na Inglaterra em 1867 efalecido no Brasil em 1959. Grande foi aactividade deste incansável servo de Deusna obra do Senhor, durante os 63 anos quebatalhou pelo Evangelho no Brasil.Calcula-se que tenha fundado mais de 40igrejas locais, principalmente nosestados do Espírito Santo, Minas Gerais eR io de Jane i ro , que foram seuprincipal campo de actividade. Antes de virao Brasil, em 1896, trabalhou em Portugal eem Espanha. Quando recebeu a chamadado Senhor para se dedicar integralmente aoSeu serviço, trabalhava como engenheirocivil. No Rio de Janeiro colaborou com umgrupo de cristãos que ali se reuniam comofruto do trabalho de Richard Holden.

Em 1933 fixou residência em Teresópolis -Rio de Janeiro, onde fundou a Casa EditoraEvangélica, e, então, dedicou-se mais aescrever. Entre as suas muitas obrasfiguram A Bíblia Explicada, o PequenoDicionário Bíblico, Palestras com osMeninos, Leni e seus Filhos, CartasOcasionais e, durante muitos anos redigiu epublicou o jornal Boletim Evangélico e arevista Biblioteca Evangélica.

Uma das características das suas obras éque, a par da sua profunda erudição,sempre usava uma linguagem simples eclara, a fim de que todos os seus ouvintes eleitores pudessem compreender o queensinava. Podem contar-se aos milhares,os folhetos que distribuiu nas suas viagens.Organizou várias escolas de alfabetização.Também reunia crentes que queriamprogredir espiritualmente para dar-lhesmais conhecimentos bíblicos e da línguanacional.Só a eternidade poderá declarar o que esteservo de Deus, consagrado e trabalhadorfez para a glória de Deus.A música do hino acima é BEULAH LAND,de John Robson Sweney (1837-1899).

14

Música

RefrigérioSetembro-Outubro 2000Hinos e Cânticos

istóricoinosHDOS

Perfeição de AmorPerfeição de AmorHinos e Cânticos, 77

A capa da revista anterior (nº 78)A figura da capa do número anterior tinha a explicitá-la o versículo de João 3:16 -

.A ilustração pretende apresentar como DEUS, que amou o mundo (e por isso o segura nas Suas Mãos), entregou oSeu Filho Único para que Ele, em sacrifício voluntário, submisso e expiatório, fizesse a Obra da nossa eterna redenção.Algo que só Ele poderia fazer, pois só Ele foi obediente ao Pai e até ao fim. Esse acto teve a aprovação de Deus. A mãodo lado de cima pretende demonstrar também essa aprovação.A crucificação do Senhor Jesus Cristo como acto de expiação do pecado de todo o homem é um facto histórico,bíblico e universal que não pode ser negado nem repudiado. Nem tão pouco, pode ser esquecido pelos filhos de Deus,pois foi essa obra que permitiu hoje sermos filhos por adopção, por Jesus Cristo. Actualmente, o Senhor Jesus Cristojá não está crucificado, mas tendo ressurgido, foi-lhe dado todo o poder no céu e na terra e, ascendido ao céu, foicoroado de glória e assentou-se à dextra do Trono de Deus Pai.A ilustração (que não apresenta qualquer rosto para não ferir susceptibilidades) foi galardoada com o prémio damelhor representação gráfica de João 3:16, num concurso internacional que decorreu na Internet.

Porque Deus amou o mundo de talmaneira que deu o Seu Filho Unigénito para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna"

Ilustração. Freeware.

Page 15: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

ESTUDO BÍBLICO

Centro de TreinamentoBíblico

Igreja em Gulpilhares

Reuniões Especiais deAniversário

Reunião de Baptismos

Errata

Escola Bíblica do Norte

V Congresso Nacional deJovens

Dia Mundial da Oração

Oentro de reinamento íblico existe

para ajudar as igrejas dos chamados"Irmãos” a treinar e preparar os

obreiros do futuro. O CTB inequivocamentesegue os princípios neo-testamentarios queos irmãos historicamente defenderam epromoveram.O CTB oferece um programa em doismoldes. Os alunos que participaram nostrabalhos e testes e sejam aprovadosobterão um diploma. Os alunos quemeramente assistam ás aulas, obterão umcertificado de presença.O CTB está organizado de forma apossibilitar os alunos estudarem sempararem as suas actividades profissionais,domésticas ou estudantis.Brevemente o CTB espera ter um projectocurricular em cooperação com a EmmaúsBible College (EUA)Locais de Ensino: Lisboa e Almada.O 1ºSemestre inicia-se em 20 de Outubro de2000.Ás 6ªfeiras em Almada Vitor Encarnaçãoensina “Doutrina” e Jorge Adrião “Actos dosApóstolos”. Também á 6ªfeira em LisboaPedro Cerqueira ensina “Evangelismo eDiscipulado” e Ivan Fletcher “Hebreus”.No Sábado em Lisboa Agostinho Farinhaensina “Vida Familiar enquanto QuimRogério apresenta “Cosmovisão”Contacto:CTB - Centro Treinamento BíblicoRua barbosa du Bocage, Banda 7,Lote A-2ºEsq. 2625-644-Vialonga

C T B

Telemóvel 919 217 449

ecorreu no passado Domingo 1 deOutubro a comemoração do 50ºaniversário da Igreja em Gulpilhares.

Os I rmãos daque la congregaçãopromoveram um programa especial deexaltação da mensagem evangélica, durantetodo o dia com a participação contínua dasIgrejas em Oliveira do Douro e de Brito-Granja. Vários Irmãos de outras Igrejastambém estiveram presentes.

e Deus permitir, a Igreja nocomemorará mais um aniversário nopróximo dia 11 de Novembro com

reuniões especiais.A Igreja que está em faráo mesmo em 1 de Dezembro, comemorando38 anos de actividade na pregação doEvangelho naquele lugar.

o passado dia 10 de Setembro 2000teve lugar em Perrães, nas magensdo rio Certima, um culto de

baptismos com a presença de mais de 300crentes que testemunharam o baptismo de10 Irmãos e ouviram a mensagem doSenhor anunciada pelos Irmãos: DanielPereira, Joel Silva e Walter Alexander.

Escola Biblica do Norte iniciou em 2de Outubro de 2000, e durante 12semanas, ás 2ªfeiras, pelas 21 horas,

o 7º ano de actividade. O 1º trimestre decorrenas instalações da Igreja no Amial Porto atéDezembro. Em Janeiro o 2º semestredecorrerá em Monte do Arco-Maia.Os Irmãos Paulo Pina Leite e Joel Pereirasão os professores que ensinam “O livro deDaniel” e “O Apocalipse” respectivamente.

uerendo Deus, decorrerá no Hotel“Quinta da Lagoa” durante os dias 1,2e 3 de Dezembro de 2000. Este

congresso de jovens irá proporcionar acerca de 350 jovens uma visão maisdetalhada sobre a 2ª vinda de Cristo, seusefeitos no mundo e a responsabilidadeindividual de cada um perante o iminenteacontecimento.O Tema está distribuído a 3irmãos das “Assembleias” com umministério bem especifico em Portugal.Também credenciados Irmãos abordarãoWorkshops sobre Evangelismo criativo,sexo e música.

D

N

A

SSilveiro

Paredes do Bairro

No “Refrigério 77” a carta missionária de RuiPedro foi misturada, por equivoco, com a carta deElia Catarino. As nossas desculpas pelo lapso.

omingo, dia 12 de Novembro, estámarcado como o dia de intercessão pelaigreja perseguida quando 20 milhões de

pessoas estarão orando pelos irmãos que sofremperseguição por causa do Evangelho.Mais informações na página da Internet:http://www.persecucion.or.cr/ da Missão Voz dosMártires.

Q

D

15Informações & Notícias

Departamento Comunicações da CIIPRefrigério

Setembro-Outubro 2000

Atenção !A Direcção do Refrigério gostaria que os anciãos dasIgrejas enviassem notícias das actividades especiais quereal izam, antes e depois da sua real ização,respectivamente para o seu anúncio e para informar osirmãos das demais Assembleias dos frutos que as mesmastenham produzido. Agradecemos igualmente informaçãode actividades que sejam organizadas em conjunto ou poráreas regionais.Tomamos a liberdade de sugerir que seja nomeado um Irmãoresponsável em cada Assembleia para nos transmitir comregularidade esses elementos. Obrigado pela vossa colaboração.

Page 16: Refrigério nº 79...Em Apocalipse, João afirma que o Senhor, na Sua vinda, terá (Apoc. 1: 14) São olhos que penetram profundamente. Penetram o coração do homem, a mente do homem,

ESTUDO BÍBLICO

16A Bíblia Responde

RefrigérioSetembro-Outubro 2000

Versículos da Bíblia Sagrada

Respostas PositivasRespostas Positivas

Você diz: "Não vejo saída."

Você diz: "Eu não posso fazer."

Você diz: "Dói."

Você diz: "Não vale a pena."

Você diz: "Eu não mereço perdão."

Você diz: "Não vou conseguir."

Você diz: "Estou com medo."

Você diz: "Estou sempre frustrado e preocupado."

Você diz: "Eu não tenho talento suficiente."

Você diz: "Não tenho fé."

Você diz: "Eu sinto-me só e desamparado."

Deus diz: "Eu guiarei os teus passos." (Provérbios 3:5-6)

Deus diz: "Tu podes fazer tudo." (Filipenses 4:13)

Deus diz: "Eu te livrarei da angústia." (Salmos 90:15)

Deus diz: "Tudo vale a pena." (Romanos 8:28)

Deus diz: "Eu te perdo-o" (I João 1:9 & Romanos 8:1)

Deus diz: "Eu suprirei todas as tuas necessidades."(Filipenses 4:19)

Deus diz: "Eu não te dei um espírito de medo."(II Timóteo 1:7)

Deus diz: "Confiai-me todas as vossas preocupações."(I Pedro 5:7)

Deus diz: "Eu te dou sabedoria." (I Coríntios 1:30)

Deus diz: "Eu dei a cada um uma medida de fé."(Romanos 12:3)

Deus diz: "Eu nunca te deixarei nem desampararei."(Hebreus 13:5)

Para

cada

pens

amen

tone

gativ

o,De

ustem

uma r

espo

stapo

sitiva