rede top - regulamento

24

Upload: rubens-ramos

Post on 22-Jul-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rede Top - Regulamento
Page 2: Rede Top - Regulamento
Page 3: Rede Top - Regulamento

sumário

1. marketing pessoal1.1 maquiagens, Cabelos, barbas e unhas

2. uniforme2.1 Calçado2.2 Crachá

3. utilização de acessórios4. Equipamentos tecnológicos X responsabilidades

4.1 meios Eletrônicos5. uso do telefone

6. Dinheiro ou equivalente7. mercadorias do supermercado

8. Conservação e limpeza9. Horário de trabalho

9.1 Dos atrasos9.2 Do cartão ou livro ponto

10. Troca de horário ou dia de folga11. Férias e faltas não justificadas

11.1 Férias11.2 Faltas não justificadas

12. Faltas justificadas13. imagem institucional

14. Código de ética14.1 relacionamento

14.2 Assédio sexual14.3 Assédio moral

14.4 sigilo14.5 Furtos e fraudes

14.6 Atendimento e registro de mercadorias para familiares14.7 relacionamento com fornecedores

14.8 Prejuízos causados e consumo impróprio de produtos 14.9 Atendimento aos clientes

15. Das proibições16. Admissão

17. Avaliação do contrato de experiência18. Dos deveres dos colaboradores

19. Dos pagamentos20. Das transferências

21. Dos benefícios22. Das relações humanas23. Comunicação interna

24. Prevenção e Perdas25. segurança no trabalho

26. Penalidades27. Violação manual de ética e conduta

777888899910101010101112121212131313131314141414141415161616171717171818202020

Page 4: Rede Top - Regulamento
Page 5: Rede Top - Regulamento

CARO COLABORADOR (A)

Este regulamento é um importante instrumento que reflete transparência entre empresa e colaborador visando frisar principais leis, normas, direitos e deveres dentro da empresa.Nosso objetivo é harmonizar a relação entre ambas as partes proporcionando um ambiente de trabalho agradável e assim visando o crescimento profissional de todos os colaboradores em conjunto com o sucesso da empresa.Nosso negócio deve ser gerido de maneira ética e profissional proporcionando total satisfação a todos os envolvidos. (Clientes internos e Externos). Todos nós devemos ser exemplos, e devemos refletir isso diariamente influenciando todas as pessoas que nos rodeiam. o sucesso de nossa empresa está em nossas mãos, assim como o sucesso profissional está nas suas mãos, que possamos assumir esta responsabilidade e cumprir com todas as normas aqui estabelecidas.

DEVEMOS AGIR DE MANEIRA ÉTICA E JUSTAPois tu, Senhor, abençoas o justo; o teu favor o protege como um escudo. Salmos 5:12

MISSÃO, VISÃO, PRINCÍPIOS DA E.W.L JANGADA

missÃo: Atender as expectativas dos clientes, surpreendendo-os e respeitando-os, bem como nossos colaboradores e a nossa comunidade.

VisÃo: ser uma empresa reconhecida pela excelência dos serviços prestados aos clientes, colaboradores e para a comunidade.

Nossos PriNCÍPios: Crer em DEus, trabalhando honestamente e respeitando os nossos clientes e colaboradores, sendo estes, nosso maior patrimônio.

“Devemos entender que o privilégio de trabalhar é uma dádiva, que o poder de trabalhar é uma bênção, que o amor ao trabalho é sucesso.” (O Evangelho do Trabalho)

Page 6: Rede Top - Regulamento

HISTÓRIA DA EMPRESA – MARCA REDE TOP

Tudo começou em 1997, durante uma feira, onde alguns empresários supermercadistas se reuniram para comprar produtos, e assim, oferecer preços especiais aos clientes. o negócio deu tão certo que a partir daquele momento eles começaram a se encontrar todo mês para trocar ideias e fazer outras compras em conjunto. o tempo foi passando e outros empresários do vale itajaí foram convidados a fazer parte do grupo. Em setembro de 2002, foi lançada a marca rede ToP. Hoje a rede ToP conta com 28 lojas em 15 municípios, 2134 colaboradores e uma área total de vendas de 30.064m² de área de vendas.

VAlorEs DA rEDE ToP (AssoCiADos)AssociativismoColaboraçãoFamíliaorganizaçãoEmpreendedorismosimplicidadeintegridadeAliançasustentabilidade

missÃo E VisÃo rEDE ToP AssoCiADos

missÃo: Construir uma aliança entre associados colaboradores e fornecedores, que no trabalho conjunto possa atender seus anseios, em busca de melhores resultados.

VisÃo: ser a maior e melhor rede do estado de sC.

Page 7: Rede Top - Regulamento

7

1. MARKETING PESSOAL

Devemos zelar pela nossa apresentação pessoal, pois é o nos-so cartão visita. É a primeira impressão causada aos nossos clientes. Dessa forma sugerimos que mantenha os aspectos de higiene com o seu corpo, cabelos, roupas, sapatos e uniformes em dia. muitas vezes os cuidados básicos não são suficientes para garantir uma boa higienização. Por isso, orientamos a necessidade de manutenção diária do anseio corporal através da utilização de desodorantes ou antitranspirantes a seu gosto, respeitando os excessos. um dos principais cuidados para ga-rantir um hálito saudável e um sorriso agradável é a escovação dos dentes. Após cada refeição esta atitude ajuda a garantir uma percepção positiva junto aos nossos clientes e colegas de tra-balho. importante: consumir goma de mascar ou balas, durante expediente ou na presença de clientes está terminantemente proibido. observação: “é solicitado ao funcionário que ao registrar seu ponto já esteja devidamente uniformizado e preparado para o início de seu dia de trabalho”.

1.1 mAQuiAGENs, CABElos, BArBAs E uNHAs uma boa apresentação pessoal depende da forma com que cuidamos da nossa aparência. A percepção des-ta, pelos nossos clientes, está no primeiro contato visual, onde os mesmos nos observam e avaliam quanto aos cuidados pessoais. Em particular, a face e logo em seguida nossas mãos. Dessa forma, o cuidado desses itens, maquiagem, cabelos, barbas e unhas, exercem função de extrema importância para uma imagem positiva aos olhos de todos. Por isso, apresentamos algumas dicas quanto à manutenção dos mesmos.

• mulheres: cabelos adequadamente presos, em formato de coque com laço e o uso da maquiagem deve ser discreto;

• Homens: cabelos, barbas e bigodes bem aparados; • setor de padaria e açougue: Nos setores de padaria e açougue a utilização de máscara, touca ou boné

são obrigatórias.

importante: quanto ao item cabelo, é importante evitar excessos de cores. As unhas devem sempre estar aparadas e limpas. Aos setores de balcão, confeitaria, padaria e açougue não se devem utilizar esmalte, nos demais setores recomenda-se cores claras e discretas. observação: pessoas que visitam o setor de padaria e açougue ou fazem entregas devem obrigatoriamente usar touca.

2. UNIFORMES

A empresa fornece uniformes aos seus colaboradores no primeiro dia de trabalho e seu uso é obrigatório durante o expediente. Devem estar sempre limpos, passados e completos. Cada colaborador é responsável pela conservação e manutenção dos mesmos.

Caso o uniforme que você recebeu, não sirva, você possui 03 (três) dias para efetuar a troca.Quando o colaborador sair da empresa deve entregar todos os itens do uniforme no dia seguinte da sua demissão em bom estado de conservação e limpos. A não devolução acarretará no desconto do uniforme na rescisão do contrato de trabalho.A vida útil do uniforme é de 12 (Doze) meses, ou seja, somente após este prazo é que poderá ser entregue um novo uniforme ao colaborador, desde que o colaborador entregue o uniforme velho (que será avaliado).o colaborador deve fazer uso do uniforme durante sua Jornada de trabalho, a não utilização acarretará em penalidades. A entrada nas dependências da empresa só pode ocorrer quando o colaborador estiver devi-damente uniformizado.

Page 8: Rede Top - Regulamento

8

setores onde há manipulação de alimentos é estritamente proibido o uso do uniforme fora das dependên-cias da loja (uniforme brancos).

2.1 CAlÇADosempre limpos, fechados e em harmonia com o restante do uniforme. Padaria, confeitaria, frios e açougue: utilização obrigatória de bota branca ou sapato de couro branco fornecido pela empresa. o calçado é de uso exclusivo para o trabalho, sendo proibido o usar no trajeto de casa para o trabalho e vice versa, lembrando que a vida útil do calçado é de 12 (doze) meses e somente após este período é que você poderá receber um calçado novo (mediante avaliação e entrega do calçado velho).

2.2 CrACHáDe uso obrigatório, deve estar sempre visível e em perfeito estado. Não é permitido colar figuras e pendurar acessórios no crachá. Em caso de extravio ou perda, deve-se comunicar imediatamente o supervisor. Quan-do o colaborador sair da empresa deverá devolver.Na admissão será entregue um crachá sem custo, sendo que perda ou extravio, a confecção do crachá novo terá um custo de r$ 5,00. o colaborador poderá solicitar crachá novo por motivo de desgaste natural após um ano da entrega do último crachá, sendo este sem custo.

3. UTILIZAÇÃO DE ACESSÓRIOS

Por questões de segurança e higiene, os setores que manuseiam alimentos diretamente, padaria, açougue e FlV, não são recomendados a utilização de alianças, anéis, colares, brincos, piercings, dentre outros aces-sórios, que possam ser veículos de contaminação ou ainda ocasionar acidentes. Já para os outros setores, a utilização de piercings, brincos e acessórios, devem ser discretos. No caso de exagero o funcionário deverá acatar as orientações dadas pelos superiores, que podem inclusive fazer a proibição do uso.

4. EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS x RESPONSABILIDADES

Cada colaborador é responsável pelos equipamentos de trabalho, com isso estará facilitando a organização do ambiente. Cuidar e não danificar os materiais da empre-sa, zelar e prestar atenção por aquilo que está fazendo, seguindo as orientações apresentadas pela empresa é obrigação do colaborador. Caso haja a necessidade de manutenção, comunicar imediatamente o setor respon-sável. Nos seus primeiros 15 (quinze) dias de trabalho, você receberá treinamento do líder do setor e/ou Ti, sobre como utilizar os equipamentos do seu local de trabalho. Após o treinamento você receberá um documento (ter-mo de responsabilidade) no qual lhe torna responsável pelo zelo do mesmo.Você é responsável pelos prejuízos causados à empresa, quer por dolo ou culpa (negligência, imperícia ou imprudência), caracterizando-se a responsabilidade por:

• sonegação de valores e objetos confiados;• Danos e avarias em materiais sob sua guarda ou sujeitos à sua fiscalização; • Erro doloso de cálculo contra a Empresa;

§ 1º - A responsabilidade administrativa não exime o empregado da responsabilidade civil ou criminal cabível.

Page 9: Rede Top - Regulamento

9

§ 2º - As indenizações e reposições por prejuízos causados são descontadas dos salários.Cuidar bem de tudo que lhe é confiado, tais como: máquinas, equipamentos e materiais, facilita o trabalho diário, bem como o aumento da produtividade. lembre-se que a maioria é de uso coletivo, sendo assim, deixe-os sempre limpos, organizados e preparados para a próxima utilização. Assim como você o recebe pronto para uso, deverá entregar da mesma forma. Em caso de falta ou dano, comunicar imediatamente ao setor responsável ou à sua liderança.É terminantemente proibido, sem autorização prévia do gerente ou supervisor do setor, retirar das depen-dências da empresa qualquer material, equipamento, documento e informação. Caso seja autorizada a utilização de equipamentos e acesso à programas, o colaborador assume toda e qual-quer responsabilidade pela má utilização dos mesmos.

4.1 mEios ElETrÔNiCossabe-se que estes são de uso restrito aos trabalhos da empresa, sendo expressamente proibido o acesso a sites ou ferramentas de comunicação, como por exemplo: Facebook, Whatsapp, Skype, site de conteúdo impróprios ou qualquer outro que não seja relacionado ao trabalho.

os e-mails enviados e recebidos merecem atenção e cuidados devidos em relação ao conteúdo. sendo que a sua finalidade é única e exclusiva para o trabalho. Para ter acesso a utilização da internet, correio eletrônico (e-mail) e senha de rede são necessário que a supervisão da área a solicite para o setor responsável.utilização de acesso à internet e correio eletrônico (e-mail):

uso da internet e correio eletrônico são de uso exclusivo a negócios da empresa;• É ProiBiDo o uso para comunicação discriminatória ou molestadora;• É ProiBiDA a transferência de dados confidenciais da empresa;• o usuário deverá realizar a manutenção de seu e-mail deletando dados recebidos, enviados e excluídos

antigos a fim de não sobrecarregar os servidores da empresa.• sua senha é particular e intransferível. Não a empreste a ninguém. Qualquer dúvida que ocorrer du-

rante seu trabalho, entre em contato com o setor de informática.

A infração destas determinações acarretará em penalidades graves, conforme Art. 482 da ClT.

5. USO DO TELEFONE

Esta ferramenta é de uso único e exclusivo para o desempenho de atividades pertinentes a sua função. É importante utilizar o telefone de modo responsável, efetuando ligações que sejam somente de interesse da empresa. o uso particular do telefone somente será permitido em caso de extrema necessidade e com autorização do supervisor. Não aceitar ligações externas de assuntos que não são de interesse da empresa.observação: “a utilização do celular em horário de trabalho somente será permitido para fins profissionais e através dos aparelhos da empresa de posse dos devidos setores”. É proibida a utilização do uso de fone de ouvido durante o expediente de trabalho.

6. DINHEIRO OU EQUIVALENTE

Todo e qualquer valor financeiro recebido por colaboradores que façam parte do processo de negociação que exija pagamento ou recebimento, tornam-se responsáveis pelo montante equivalente (cheques, dinhei-ro, vales e outros). os cargos em especial envolvidos nesta ação são: fiscais de caixa, operadores de caixa, setor financeiro e recepção. Todos neste processo devem prestar contas ao seu superior responsável. Em caso de divergência entre físico e relatório, o colaborador responsável pelo recebimento, torna-se obrigado

Page 10: Rede Top - Regulamento

10

a prestar conta e ressarcir a empresa do valor faltante. E em caso de valores recebidos a maior, o mesmo fica na guarda da empresa, para possíveis reclamações futuras. observação: Na função de operador de caixa o funcionário deve manter a extrema atenção, evitando possí-veis diferenças em seu caixa.

7. MERCADORIAS DO SUPERMERCADO

Todo colaborador deve zelar pelos produtos vendidos em nossas unidades. uma boa exposição, aparência, validade e qualidade, influenciam diretamente na decisão de compra. o colaborador deve saber que o cum-primento destas atitudes contribui com a imagem e a percepção de valor junto aos nossos clientes, fazendo com que ao pensar em adquirir produtos para consumo ou subsistência, pensem em rede ToP.

8. CONSERVAÇÃO E LIMPEZA

Cada colaborador é responsável pela limpeza e conservação do seu local de trabalho. Ambientes limpos e organizados tornam-se fáceis de administrar e evitam perdas e acidentes. Devemos ter atenção em especial aos locais de uso comum, como banheiros e refeitório, por serem locais onde o fluxo de pessoas aumenta em determinados horários. objetos pessoais, como bolsas e mochilas, devem ser guardados nos locais ade-quados. É importante evitar a exposição em locais de uso coletivo.

9. HORÁRIO DE TRABALHO

9.1 ATrAsoso horário de trabalho deve ser cumprido rigorosa-mente por todos os colaboradores, podendo, entre-tanto, ser alterado conforme necessidade de serviço.Através da nossa pontualidade é que mantemos nossas equipes sempre preparadas e prontas para oferecermos qualidade em atendimento aos nossos clientes. o colaborador que se atrasar ao serviço, sair antes do término da jornada ou faltar por qualquer moti-vo, justifica o fato ao superior imediato, que avaliará cada caso. os colaboradores deverão estar nos respectivos lugares à hora inicial do trabalho, não sendo per-mitidos atrasos, exceto se justificativas apresentadas estiverem em consonância com as normas internas da empresa.À empresa cabe descontar os períodos relativos a atrasos, saídas antecipadas, faltas ao serviço e o conse-quente repouso semanal, exceto as faltas e ausências legais.o horário básico da empresa é de 44 horas semanais, podendo variar de acordo com o cargo do colabora-dor através do contrato de trabalho.

9.2 Do CArTÃo ou liVro PoNTo• A entrada e saída observam o horário designado.• É expressamente proibido marcar o ponto de outra pessoa.• os eventuais enganos na marcação de ponto são comunicados imediatamente ao setor de rH que por

sua vez analisará a justificativa e em casos de esquecimentos o rH esta desobrigado e sem autorização a incluir esta marcação.

Page 11: Rede Top - Regulamento

11

Todos os colaboradores, obrigatoriamente, marcam o cartão ou assinam o livro de ponto, conforme o caso.sendo assim, sugerimos cumprir os seguintes requisitos: • Comunicar com antecedência ao supervisor imediato, rH ou gerente, caso não possa comparecer ao

trabalho, e apresentar justificativa para poder abonar sua falta. • Praticar horário extraordinário somente com a autorização, prévia e por escrito, do supervisor imediato

ou gerente; • Não permanecer nas dependências da empresa após o término do expediente; • respeitar rigorosamente os horários de trabalho oferecido pela empresa; • os colaboradores que trabalham somente 4 horas diárias não terão direito ao horário de café; • Quem trabalha mais de 4 horas até 6 horas deverá fazer um intervalo de no mínimo 15 minutos, já os

que trabalham mais de 6 horas devem fazer no mínimo 1 hora de intervalo por dia. • É proibida a saída da empresa em horário de expediente, salvo quando solicitado e autorizado pelo

supervisor ou gerência. • se o colaborador esquecer de bater o cartão ponto deverá assinar a declaração com o motivo de não

bater o ponto com a assinatura do supervisor.

10. TROCA DE HORÁRIO OU DIA DE FOLGA

Quando houver a necessidade de troca de horário ou dia de folga, o funcionário deve solicitar com antece-dência ao seu superior para avaliação e possível autorização. A autorização e troca de horário somente será aceita mediante apresentação de formulário devidamente preenchido e assinado pelo supervisor do setor ou gerente, junto ao rH da empresa.

Page 12: Rede Top - Regulamento

12

11. FÉRIAS E FALTAS NÃO JUSTIFICADAS

11.1 FÉriAsAs férias são gozadas, anualmente, em período a ser fixado segundo a conveniência da Empresa, ressalva-das as exceções legais.o supervisor do setor desenvolve a programação de férias, conciliando os interesses do colaborador e da empresa.A cada 12 meses trabalhados é adquirido o direito de férias.

11.2 FAlTAs NÃo JusTiFiCADAsA presença diária deve ser honrada pelo colaborador. A falta ou atraso ao trabalho sem aviso prévio e/ou justificativas condizentes será descontada em folha de pagamento e ainda estará sujeito às penalidades do art. 472 da ClT, além da perda das férias conforme quadro abaixo:

PErÍoDos ProPorCioNAis

Férias proporcionais

Até 05 faltas De 06 a14 faltas

De 15 a 23 faltas

De 24 a 32 faltas

01/12 2,5 dias 2 dias 1,5 dias 1 dia02/12 5 dias 4 dias 3 dias 2 dias03/12 7,5 dias 6 dias 4,5 dias 3 dias04/12 10 dias 8 dias 6 dias 4 dias05/12 12,5 dias 10 dias 7,5 dias 5 dias06/12 15 dias 12 dias 9 dias 6 dias07/12 17,5 dias 14 dias 10,5 dias 7 dias08/12 20 dias 16 dias 12 dias 8 dias09/12 22,5 dias 18 dias 13,5 dias 9 dias10/12 25 dias 20 dias 15 dias 10 dias11/12 27,5 dias 22 dias 16,5 dias 11 dias12/12 30 dias 24 dias 18 dias 12 dias

Acima de 32 faltas o colaborador perde o direito a férias

As faltas não justificadas com documentos perante a correspondente chefia, acarretam a aplicação de san-ções administrativas, que podem passar pela advertência verbal; advertência escrita; suspensão ao trabalho e até a demissão por justa causa.

12. FALTAS JUSTIFICADAS

As faltas ao trabalho, somente serão abonadas mediante a apresentação de documento legal conforme de-terminação da ClT e/ou CCT. A seguir apresentamos as condições aceitas amparadas por lei:

• 2 dias corridos nos casos de falecimento de familiares (pai, mãe, irmão ou filho);• 3 dias corridos em virtude de casamento;• 5 dias úteis em caso de nascimento de filho;• 1 dia por ano para doação voluntária de sangue;• 2 dias para fins de alistamento eleitoral; • 5 dias por ano para acompanhar filho menor até 4 anos ao médico.

Page 13: Rede Top - Regulamento

13

As faltas decorrentes de doença deverão ser abonadas através de Atestado médico fornecido pelo serviço médico da Empresa, ou na inexistência deste, por médico do iNss, médico do sEsi ou médico Particular, nessa ordem de prioridade, sempre fazendo-se constar o código da CiD.os atestados devem ser entregues no máximo em 48 horas após a ausência do colaborador, sob pena de não serem mais reconhecidos.

Todos os atestados devem conter CiD, sob pena de não serem reconhecidos pela empresa.

As faltas, quando não abonadas, acarretarão, além da perda do salário correspondente, a redução legal das férias, devendo ser descontadas no pagamento do salário do mês corrente, caso ocorram até o dia 20 (vin-te) do mês, ou no pagamento do salário do mês subsequente, caso ocorram faltas após esta data.

13. IMAGEM INSTITUCIONAL DA EMPRESA

os valores percebidos pelos clientes, em relação à empresa estão muitas vezes vinculados ao nosso com-portamento praticado na sociedade. Todos os colabora-dores são representantes da rede ToP. Portanto, devem apresentar uma conduta ética e moral dentro e fora da empresa, zelando pela prática da boa imagem.

14. CONDUTA E ÉTICA

Nos tópicos a seguir apresentaremos parâmetros éticos e de conduta a serem observados pelos colaborado-res a fim de esclarecer dúvidas e facilitar o seu dia a dia.

14.1 rElACioNAmENTo As relações entre colegas de trabalho são regidas pela cortesia e respeito. Devem predominar o espírito de equipe, a lealdade, a confiança, o companheirismo e um ambiente harmonioso, com base nos valores da empresa e a busca por resultados, onde todos os colaboradores compreendam as diferenças culturais, raciais, orientação sexual, e limites individuais, ou qualquer outra classificação protegida por leis federais, estaduais ou municipais. Quando em cargo de liderança, a chefia deve ter consciência que seus colaboradores o tomarão como exemplo. suas ações devem, portanto, seguir o código de ética e conduta como modelo para a sua equipe. Não se admite o uso do cargo para solicitarem favores ou serviços pessoais para colaboradores. Cada um tem a sua responsabilidade na empresa e deve respeitar as diferenças sabendo separar o pessoal do profis-sional e trabalhar em equipe.

14.2 AssÉDio sEXuAlQualquer ato que caracterize de forma direta ou não a intenção de relacionar-se intimamente é entendido como assédio sexual e caracteriza crime. Dessa forma, fica expressamente proibido o envolvimento pessoal entre os colaboradores da empresa. Para namorados, noivos e casados, é aconselhado seguir uma conduta ética e moral adequada, havendo o respeito ao ambiente de trabalho e aos colegas.

14.3 AssÉDio morAlA utilização do cargo como fator de execução de toda e qualquer atividade, gerando coação, opressão ou até mesmo desrespeito com o colaborador, caracteriza assédio moral. Dessa forma, é importante frisar que a empresa prima pelo respeito na relação líder e liderado.

14.4 siGiloTodo colaborador rede ToP deve manter sigilo das informações adquiridas através de seu trabalho, por

Page 14: Rede Top - Regulamento

14

entender que estas são de caráter estratégico. Portanto, cuide para que os papéis e arquivos eletrônicos fiquem bem guardados e não sejam retirados do local sem a permissão de seu superior imediato. No caso das informações acessadas através do desempenho da função, como por exemplo análise do cadastro de um cliente, pede-se sigilo para que evite constrangimentos e futuros transtornos. Durante o dia a dia de trabalho poderá ocorrer alguns problemas, estes não devem ser levados para fora a fim de preservar a ima-gem da empresa. Pois, a falta de entendimento e compreensão dos processos internos pode propiciar um julgamento injusto, que se levado adiante influenciará na escolha do cliente ao pensar em fazer suas com-pras. Caso estas informações venham a ser utilizadas de má fé ou serem de acesso à concorrência poderão ocasionar transtornos e prejuízos impactando diretamente no financeiro da empresa.

14.5 FurTos E FrAuDEsAcreditamos que a honestidade e a integridade da pessoa sejam valores que dignificam o ser humano, entendendo por isto o respeito aos princípios éticos e morais, com coerência no pensar, no qual o rigor está diretamente dirigido ao uso racional e eficiente dos recursos da empresa. Dessa forma, não se deixe levar a prática de algo ilícito, tal atitude pode prejudicá-lo na sua vida pessoal e profissional. se você perceber alguma situação de furto ou fraude, comunique imediatamente ao seu gerente. Caso con-trário, você será considerado cúmplice. importante: a empresa adota o sistema de captação de imagens por câmeras, o que serve inclusive para sua segurança e segurança da empresa.

14.6 ATENDimENTo E rEGisTro DE mErCADoriAs PArA FAmiliArEs É importante que todos os colaboradores evitem o contato direto, quando no desempenho de sua função, com seus familiares. Esta regra se aplica aos setores operacionais que envolvem pesagem, contagem, recebi-mento ou registro de produtos. importante:Durante o desempenho da função, ser estritamente profissional, evitando conversas desnecessárias que promovam a perda de produtividade, ocasionando filas e constrangimento para os clientes. Esta situação refere-se a todo grau de relacionamento.

14.7 rElACioNAmENTo Com ForNECEDorEsA rede ToP não admite tratamento diferenciado a qualquer fornecedor ou prestador de serviço, por en-tender que todo o relacionamento com sua rede de marketing tem igual importância e teor. A transparência nestas relações transmite segurança para todos, evitando desconfiança e abertura para pos-síveis comentários negativos e capciosos. Dessa forma, garantimos a boa imagem da nossa empresa.

14.8 PrEJuÍZos CAusADos E CoNsumo imPrÓPrio o colaborador rede ToP recebe toda formação profissional necessária para o bom desempenho de sua função, com o intuito de prevenir possíveis danos ou prejuízos.É terminantemente proibido:• Pegar, usar ou beneficiar-se de qualquer produto do supermercado, sem que o mesmo esteja devida-

mente registrado e pago. • É expressamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros, derivados e consumo de drogas

ilegais, ou estar sob o efeito destas, nas dependências da empresa, seja no horário de trabalho ou não.

14.9 ATENDimENTo Aos CliENTEs os clientes são a razão da existência da empresa, todos têm a missão de atendê-los da melhor forma possí-vel. os processos relativos aos clientes devem ser tratados com a máxima atenção, principalmente quanto a: • Tratamento e oferta de produtos e serviços com honestidade e respeito; • Controle do prazo de validade dos diferentes produtos;• registro correto dos preços e pesos garantindo a segurança e credibilidade. Todas as decisões da empresa relativas ao relacionamento com os clientes serão sempre tratadas de forma justa e livres de qualquer preconceito, obedecendo rigorosamente as leis e regulamentações estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Page 15: Rede Top - Regulamento

15

15. DAS PROIBIÇÕES

Todo o comportamento humano vem acompanhado de atitudes positivas ou negativas. Confundimos um am-biente de trabalho saudável com um ambiente onde se há brincadeiras.Brincar de forma saudável faz com que todo o am-biente fique leve e harmonioso, proporcionando o au-mento da produtividade. Brincar de forma excessiva pode fazer com que se perca o equilíbrio, prejudicando o relacionamento e de-senvolvimento das atividades. são inaceitáveis os seguintes comportamentos por parte dos funcionários, os quais poderão levar a rescisão do contrato de trabalho:

• Pontuar com o cartão fidelidade que não seja do próprio cliente;• Digitar códigos sem conferência na tela, ocasionando erro de estoque e prejuízos financeiros;• receber comissões, presentes ou privilégios de fornecedores, prestadores de serviço e clientes;• realizar atividades paralelas que comprometam o seu horário de trabalho ou desempenho na empresa;• Trabalhar como colaborador, dirigente ou prestador de serviço, de empresa que mantenha relaciona-

mento comercial com a loja ou que seja sua concorrente; • Promover campanhas eleitorais nas dependências da empresa; • Velar-se do cargo ou utilizar o nome da empresa para promoções políticas; • inserir pessoas estranhas nas dependências da empresa sem prévia autorização ou objetivo determinado; • Falar mal da própria empresa, que é o local de onde você consegue ganhar o seu pão de cada dia;• ingressar ou permanecer em setores estranhos ao serviço, salvo por ordem expressa; • ocupar-se de qualquer atividade que possa prejudicar os interesses de serviço, bem como a utilização

de máquinas, computadores, telefones, etc. disponíveis no ambiente de trabalho, para uso pessoal, sem autorização superior.

• Promover algazarra, brincadeiras e discussões durante a jornada de trabalho; • usar palavras ou gestos impróprios à moralidade e respeito, nas dependências da Empresa; • Fazer parte de empresa ou iniciativas que concorram com quaisquer atividades da empresa; • Propagar ou incitar a insubordinação ao trabalho; • usar cartão de visita profissional não autorizado pela empresa; • introduzir pessoas estranhas ao serviço, em qualquer dependência da empresa, sem prévia autorização; • Circular rifa, listas, abaixo assinado e sorteios diversos;• iniciar ou participar de jogos de azar;• Portar armas;• Tratar de assuntos particulares durante o horário de expediente, pessoalmente ou por telefone;• Deixar o seu local de trabalho sem autorização do seu líder; • Colar fotos e figuras no local de trabalho ou escrever nos equipamentos;• Divulgar, por qualquer meio, assunto ou fato de natureza privada da Empresa. • Terminantemente proibida a venda ou comercialização dentro de nossas lojas de todo ou qualquer pro-

duto terceirizados a nossos colaboradores, seja colaborador ou pessoas de fora.

Exemplos: (Perfumes / Batons / Cremes / lingerie / Aparelhos Eletro Eletrônicos / Joias Bijuterias / salga-dos / Biscoitos / Doces, dentre outros).o não cumprimento implicará em falta grave, por quebra de procedimento.

Page 16: Rede Top - Regulamento

16

16. ADMISSÃO

A admissão do colaborador condiciona-se a ex-ames de seleção técnica e médica, mediante apre-sentação dos documentos exigidos, em prazo fixado.o colaborador é admitido em caráter experimen-tal, de acordo com a ClT ou convenção coletiva, podendo ser prorrogado uma única vez.

17. AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA

PErÍoDo DE EXPEriêNCiATodo colaborador passa por um período de experiência de até 90 dias.seu líder/supervisor e rH, durante esse período, fazem à orientação e o acompanhamento do seu trabalho, e posteriormente a avaliação do seu desempenho.

APÓs EXPEriêNCiAA continuidade do seu bom desempenho é muito importante para nós, a avaliação e orientação do seu líder é diária, facilitando seu crescimento na empresa.No caso de uma rescisão antecipada do contrato de experiência será cobrada uma multa indenizatória de 50% dos dias que faltam, da parte que optar pelo encerramento.Casos de readmissão serão analisados e aprovados pela Diretoria respectiva, somente após 6 meses da sua demissão.

18. DOS DEVERES DOS COLABORADORES

Todo colaborador deve:• Cumprir os compromissos expressamente assumidos no contrato individual de trabalho, com zelo,

atenção e competência profissional;• obedecer às ordens e instruções de superiores hierárquicos;• sugerir medidas para maior eficiência do serviço;• observar a máxima disciplina no local de trabalho;• manter na vida privada e profissional conduta compatível com a dignidade do cargo ocupado;• Prestar toda colaboração à empresa e aos colegas, cultivando o espírito de comunhão e mútua fideli-

dade na realização do serviço em prol dos objetivos da Empresa;• informar ao setor de recursos Humanos qualquer modificação em seus dados pessoais, tais como esta-

do civil, militar, aumento ou redução de pessoas na família, eventual mudança de residência, etc.;• manter seu guarda volume em bom estado. Não colocar adesivos, figuras etc.... lembrando que a em-

presa não se responsabiliza por objetos pessoais. o cadeado é de responsabilidade do colaborador, aconselha-se que não se traga ou guarde na empresa objetos de valor.

• respeitar a honra, boa fama e integridade física de todas as pessoas com quem mantiverem contato por motivo de emprego;

• Contribuir para o bem comum, é importante, por isso contribua com ideias e sugestões para melhoria continua;

• Tenha cuidado e seriedade ao executar a sua tarefa;• Fique alerta contra os desperdícios de tempo, conversas paralelas e também quanto ao desperdícios de

materiais;• Tome iniciativa, não fique esperando que a empresa faça tudo por você.

Page 17: Rede Top - Regulamento

17

19. DO PAGAMENTO

A empresa paga os salários até o 5º (quinto) dia útil do mês subsequente.o salário é depositado em conta corrente.Eventuais erros ou diferenças são comunicados ao setor de recursos Humanos, no primeiro dia útil após o correspondente pagamento para que seja feito o pagamento das diferenças salariais.

20. DAS TRANSFERÊNCIAS os colaboradores que exerçam cargos de confiança e aqueles cujos contratos de trabalho contenham clau-sulas de transferência implícita ou explícita, podem ser transferidos para qualquer uma das lojas do grupo.• As despesas de transferência, por iniciativas da empresa, ficam por conta da empresa;• As despesas decorrentes de transferência, a pedido do colaborador, ficam a seu cargo.

21. DOS BENEFÍCIOS• A empresa oferece as seguintes vantagens:• Plano de saúde (mercoplan);• seguro de vida (Fator);• Prêmio assiduidade: Após o período de experiência, se o funcionário durante o mês não apresentar

atestados ou faltas.• Convênio com sEsC;• Cofee break mensal dos aniversariantes;• Gratificação salarial de 2% a cada ano trabalhado;• Cartão util Card após contrato de experiência;• Café da manhã e café da tarde;• Treinamentos internos e externos;• Processo seletivo interno para promoções;• Desconto em universidades (uniasselvi e uninter 10% de desconto);• Convênio com academia (Vida praia 10% de desconto);• Convênio com escola de inglês (KNN idiomas 30% de desconto);• Vale transporte;

22. DAS RELAÇÕES HUMANAS

Todos os colaboradores, sem distinção, devem colaborar, de forma eficaz à realização dos fins da Empresa. Harmonia, cordialidade, respeito e espírito de compreensão devem predominar nos contatos estabelecidos independentemente de posição hierárquica. o sentido de equipe deve predominar na execução de tarefas à realização dos objetivos da empresa. A diretoria da Empresa via Departamento de rH, procura, sempre que solicitada e julgar conveniente, colaborar na solução de problemas e questões de ordem pessoal, familiar e moral dos empregados, com respeito e absoluto sigilo.

A empresa adota nas relações com os colaboradores os seguintes princípios:• Cumprir rigorosamente a legislação própria;• reconhecer o mérito do colaborador e premiá-lo condignamente. As promoções se regulam segundo

a capacidade, iniciativa, frequência, encargos de família e tempo de serviço. Quanto melhor o conceito do colaborador, tanto maior a possibilidade de promoção.

Page 18: Rede Top - Regulamento

18

23. COMUNICAÇÃO INTERNA

murAissemanalmente são divulgadas as notícias e campanhas da empresa, comunicações do rH entre outros assuntos de interesse.

CAiXA DE suGEsTõEsEste é um importante canal de comunicação entre o co-laborador e a direção da empresa. A caixa está localizada no refeitório, contribua com suas ideias e sugestões, dê a sua opinião.

24. PREVENÇÃO E PERDAS

QuEm É A PrEVENÇÃo?A Prevenção é uma das Equipes atuantes nas lojas que buscam constantemente melhorar os processos internos, prestando todo suporte necessário para que os departamentos executem os processos de forma segura e correta.

EXEmPlos DE ATuAÇÃo DA PrEVENÇÃo:• recebimento de mercadorias;• registro, análise e atuação para diminuir as Quebras & Deteriorações que acontecem durante os pro-

cessos nos departamentos;• inventários constantes;• Auditorias de precificação de mercadorias;• Auditorias de Validade de mercadorias expostas na área de venda;• Entre muitos outros processo que a Equipe está constantemente envolvida.

oBJETiVo DA PrEVENÇÃoA Prevenção tem como objetivo principal não deixar acontecer as perdas, mas caso ocorram, o foco passa a ser: reduzir o impacto.

A Rede Top atua sob constante fiscalização sobre os 3 tipos de perdas mais conhecidas, conheça quais são elas:

QuEBrAs & DETEriorAÇõEs (Perdas identificadas)

são as consequências de:• maturação excessiva de produtos vivos

(Frutas, legumes e Verduras) ou de produ-tos derivados de insumos perecíveis (quei-jos, salames, pães, entre outros);

• Vencimento de uma mercadoria (Fim da vida útil para venda);

• Avaria de um produto por manipulação, armazenamento ou transporte de forma incorreta.

Page 19: Rede Top - Regulamento

19

VAriAÇÃo DE iNVENTário (Perdas não identificadas)

são as consequências de:recebimento incorreto (sem conferência);Desorganização de ambientes;usar a mercadoria e não informar para re-gistrar corretamente;registrar incorretamente ou troca de um produto.

Exemplos: Atos de má fé (Furtos) Furto interno

É quando um colaborador ou um prestador de serviço consome, usa e/ou tira da empresa um produto, equipamento ou qualquer objeto que faça parte do patrimônio da empresa sem autorização e sem nota fiscal.

Consequência desta ação:Demissão por justa causa;outras sanções legais.

Exemplosmercadorias encontradas no depósito consumida por colaboradores.

FurTo EXTErNo

É quando um cliente usa de máfé para desviar, subtrair ou ludibriar a empresa, com fins de ganho próprio.

Exemplosmercadorias encontradas durante processo de fiscalização nas áreas de venda.

O que você achou até agora? Você pode fazer algo para não deixar isto acontecer?

Para reduzir as Perdas podemos:Manusear corretamente as mercadorias;Armazená-las da forma correta e em seu devido lugar;Transportá-las de forma segura;Aprender corretamente seu trabalho;Registrar corretamente;Organizar sempre os ambientes;Manter sempre os produtos ao alcance dos seus olhos;Atender o cliente sempre focado nos produtos;Livre-se de brincadeiras, bagunças e desatenção

Com estas práticas saudáveis no nosso cotidianos Matamos o mal pela raiz!

Page 20: Rede Top - Regulamento

20

25. SEGURANÇA DO TRABALHO

uTiliZAÇÃo, limPEZA E CoNsErVAÇÃo DE E.P.i’so uso dos EPi’s é obrigatório e devem sempre ser usados corretamente ao executar as atividades que se façam necessários seu uso, bem como o zelo pela limpeza e conservação. o não uso dos EPi’s poderá acar-retar em penalidades graves, conforme artigo 482 da ClT.

É obrigação do colaborador:• manusear apenas equipamentos e ferramentas em perfeitas condições de uso;• Em locais acima de 2,00 metros utilizar cinto de segurança fixado ao cabo de segurança ou ponto fixo;• Não improvisar ligações elétricas, chamar um eletricista sempre que necessário;• Em caso de acidentes de trabalho ou acidente de trajeto informar imediatamente o técnico de segu-

rança do trabalho. o prazo para informar a empresa é de 24 horas após o acontecido.• obedecer a sinalização da empresa. locais com placas de avisos com texto “Proibido entrada sem au-

torização”. Este local é de acesso restrito.

26. PENALIDADES

Aos empregados transgressores das normas deste regulamento, conforme artigo 482 da ClT, aplicam-se as penalidades seguintes: Advertência verbal;Advertência escrita;suspensão; Demissão, por justa causa. As penalidades são aplicadas segundo a gravidade da transgressão, pelo setor de rH ou líder o setor.

27. VIOLAÇÃO MANUAL DE ÉTICA E CONDUTA

É responsabilidade de cada colaborador e prestador de serviços o conhecimento das políticas e práticas expressas neste manual. No caso de violação de qualquer norma estabelecida serão ditadas as medidas disciplinares cabíveis, previstas na legislação e procedimentos da empresa. os colaboradores que não cumprirem o manual de ética e conduta poderão ter como resultado a rescisão imedia-ta do contrato de prestação de serviço e a possibilidade de responder a processo legal, conforme a situação. A iniciativa de confessar violações de condutas éticas é encorajada e será levada em conta no momento de se de-terminar a ação disciplinar adequada a ser tomada. A omissão, diante de possíveis violações por terceiros será igualmente considerada conduta antiética. Em caso de dúvidas, o colaborador deve procurar a gerência, ou departamento de recursos humanos.o presente regulamento integra o contrato individual de trabalho. A ação reguladora nele contida estende-se a todos os colaboradores, sem distinção hierárquica, e supre os princípios gerais de direitos e deveres contidos na Consolidação das leis do trabalho.

A obrigatoriedade de seu cumprimento permanece por todo o tempo de duração do Contrato de trabalho, não sendo permitido, a ninguém, alegar seu desconhecimento.os colaboradores devem observar o presente regulamento, circulares, ordem de serviço, avisos, comunicados e outras instruções expedidas pela direção da Empresa. Cada colaborador recebe um exemplar do presente regulamento. Declara, por escrito, tê-lo recebido, lido e estar de acordo com todos os seus preceitos. os casos omissos ou não previstos são resolvidos pela empresa, à luz da ClT e legislação complementar perti-nente. o presente regulamento pode ser substituído por outro, sempre que a empresa julgar conveniente, em conse-quência de alteração na legislação social.

Page 21: Rede Top - Regulamento

CiêNCiA E ACorDo

Declaro que recebi o regulamento interno com os assuntos relacionados abaixo e entendi a sua importância, seu conteúdo e consequências dele para empresa e para mim.

1. marketing pessoal1.1 maquiagens, Cabelos, barbas e unhas 2. uniforme2.1 Calçado2.2 Crachá3. utilização de acessórios4. Equipamentos tecnológicos X responsabilidades4.1 meios Eletrônicos5. uso do telefone6. Dinheiro ou equivalente7. mercadorias do supermercado8. Conservação e limpeza9. Horário de trabalho9.1 Dos atrasos9.2 Do cartão ou livro ponto10. Troca de horário ou dia de folga11. Férias e faltas não justificadas11.1 Férias11.2 Faltas não justificadas12. Faltas justificadas13. imagem institucional14. Código de ética14.1 relacionamento14.2 Assédio sexual14.3 Assédio moral14.4 sigilo14.5 Furtos e fraudes14.6 Atendimento e registro de mercadorias para familiares14.7 relacionamento com fornecedores14.8 Prejuízos causados e consumo impróprio de produtos 14.9 Atendimento aos clientes15. Das proibições16. Admissão17. Avaliação do contrato de experiência18. Dos deveres dos colaboradores19. Dos pagamentos20. Das transferências21. Dos benefícios22. Das relações humanas23. Comunicação interna24. Prevenção e Perdas25. segurança no trabalho26. Penalidades27. Violação manual de ética e conduta

Comprometo-me a seguir as atitudes éticas esperadas pela empresa em meu ambiente de trabalho.

Nome Completo: ________________________________________________________

área/Depto: __________________________________________________________

Data: ___ / ___ / _______

Page 22: Rede Top - Regulamento
Page 23: Rede Top - Regulamento
Page 24: Rede Top - Regulamento