reabre 1 junho - 10 h - diariodominho.pt · -se como ficar calado. quem votava no seu partido ou se...

40
SEXTA-FEIRA.25.MAI 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCIX | n.º 31771 Avelino Lima Obras no Bom Jesus prontas para arrancar BRAGA As obras de requalificação e restauro do interior da Basílica do Bom Jesus, de seis capelas, do Pórtico e dos coretos vão arrancar em breve. O anúncio foi feito, ontem, pelo vice- -presidente da Confraria, à margem da inauguração do novo parque infantil e de fitness. P.04-05 REABRE 1 JUNHO - 10 H Uma nova experiência, com os preços de sempre! Ana Marques Pinheiro Antoninas de Vila Verde oferecem 40 atividades Encontro vai reunir em Braga 200 gigantones e cabeçudos BRAGA P.10 DM REGIÃO P.15 STAND Nº1 DESPORTO P.29 GRANDE PRÉMIO BRAGA-PRISCOS SOLIDÁRIO COM BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS BRAGA P.06 STARTUP BRAGA CONTRIBUIU PARA A CRIAÇÃO DE 400 POSTOS DE TRABALHO AEP E CÂMARA DE FAMALICÃO AJUDAM EMPRESAS NA EXPANSÃO INTERNACIONAL REGIÃO P. 13 Plano Pastoral desafia à formação sobre o luto P.18 DM

Upload: dinhdien

Post on 09-Nov-2018

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

SEXTA-FEIRA.25.MAI 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 € Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCIX | n.º 31771

Ave

lino

Lim

a

Obras no Bom Jesusprontas para arrancarBRAGA As obras de requalificação e restauro do interior da Basílica do Bom Jesus, de seis capelas, do Pórtico e dos coretos vão arrancar em breve. O anúncio foi feito, ontem, pelo vice--presidente da Confraria, à margem da inauguração do novo parque infantil e de fitness. P.04-05

REABRE1 JUNHO - 10 H

Uma nova experiência, com os preços de sempre!

An

a M

arq

ue

s P

inh

eiro

Antoninas de Vila Verde oferecem 40 atividades

Encontro vai reunir em Braga200 gigantones e cabeçudos

BRAGA P.10

DM

REGIÃO P.15

STAND Nº1DESPORTO P.29

GRANDE PRÉMIO BRAGA-PRISCOS SOLIDÁRIO COM BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

BRAGA P.06

STARTUP BRAGA CONTRIBUIU PARA A CRIAÇÃO DE 400 POSTOSDE TRABALHO

AEP E CÂMARA DE FAMALICÃO AJUDAMEMPRESAS NA EXPANSÃO INTERNACIONAL REGIÃO P.13

Plano Pastoral desafiaà formação sobre o luto P.18

DM

Page 2: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

02 DIÁRIO DO MINHO / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

Entramos praticamente, no pe-ríodo que qualquer português mais teme: a época de Verão, dos fogos. Muito se falou e se escreveu sobre as novas segu-ranças, alertas, prevenções,

meios técnicos e humanos para fazerem frente às possíveis desgraças que possam surgir no presente ano.

Conversa optimista do Governo, afir-mações ensopadas de política, de dema-gogia e a respectiva publicidade que lhes convém, nada faltou e até convenceu – acredito bem – os que, só perante as evi-dências poderão ter de desabafar: engana-ram-me bem! É que os meios aéreos de combate aos fogos, estão muito aquém, mesmo muito, do que seria desejável.

O Governo tem tido grandes dificul-dades no recrutamento desses meios de combate, pouco ou nada parece seguro e, até sapos tem engolido nas negociações que têm feito. Do mesmo modo, insufi-ciência de meios e escassez de meios hu-manos, irão existir nas praias portugue-sas: o número de nadadores/salvadores não está garantido neste Verão, porque é profissão de grande risco e porque é al-tamente mal paga. Mas há que ter espe-rança, fazer muita oração e pedir a Deus que, no caso de não haver nadadores/sal-vadores nas praias, mande os Anjos para junto dos veraneantes, para que não te-nhamos na areia e nas águas salgadas do mar, afogados, como mortos tivemos nos fogos de 2017.

Entramos no tempo de fogos, tivemos a Eurovisão, Fátima e as centenas de mi-lhares de peregrinos e teremos o início do Campeonato do Mundo, de futebol. Mais uns dias e teremos as festas popula-res e o país se agitará, a par do grandioso turismo com que temos sido brindados. É neste ambiente de demagogias governa-mentais – neste ambiente atiçado da ex-trema-esquerda que sustém a geringon-ça de António Costa, que mutuamente se mordem – que o Presidente da República, avisa na sua meticulosa presidência e na observância política partidária, que, “se o Orçamento do próximo ano não for apro-vado convocará eleições”.

Na democracia desta terceira Repúbli-ca, sempre, o partido que ganhou as elei-ções legislativas, formou Governo e os que perdiam as eleições deixavam, democra-ticamente governar. As regras eram essas, sobejamente conhecidas e levadas à práti-ca. Quem votava, tanto podia vangloriar--se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe parecer ser melhor, não punha a hipóte-se dos que escolheu, governarem com a força ou com as jogadas políticas dos que perderam as eleições.

O país está cansado da crise indesmon-

tável que certos políticos e bancários cria-ram. Os aposentados do Estado continuam a penar pelos saques que Sócrates e Passos Coelho fizeram, e pela crise que este Go-verno não combate acerrimamente, de-vido a vários motivos e a diversos com-portamentos dos mais responsáveis pela vida económica e social.

Há interesses que rugem, há ideolo-gias que travam e abafam o bem nacional. Atente-se no rastejar do Ensino, na anar-quia dos serviços de Saúde e na corrup-ção que diariamente se conhece através dos órgãos da Comunicação Social, efec-tuada por eleitos partidários com cargos//empregos, a quem o povo elegeu.

O país ainda não serenou. Psicolo-gicamente mantém-se debilitado, pela crueldade de Passos Coelho que, onde havia vida, levou morte e, vive o povo ainda, angustiado, porque este Governo não é a vontade do povo e os partidos que o seguram, vivem em permanente contrariedade e ameaças. Sendo assim, saturado o país destas políticas escorre-gadias, de políticos não confiáveis, con-vocar eleições para quê, caso o Orçamen-to se não aprove?

Entendo que convocar eleições ante-cipadas, é beneficiar os infractores. Se o Orçamento do Estado não for aprovado por estes “ageringonçados” governantes, deve, no meu entender, o Presidente da República arranjar outro primeiro-minis-tro de entre a oposição e a oposição for-mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António Costa.

Foi removido o “diabo” dentro do PSD e Rui Rio até já assinou acordos com este Governo. Logo, caso o Orçamento do Es-tado não fique aprovado pela “geringon-ça”, António Costa tem a obrigação moral de não pactuar com eleições antecipadas e cooperar com a oposição, como a ex-trema-esquerda cooperou para amparo do seu Governo.

Mais: parece perigoso a vinda de elei-ções antecipadas sem este mandato acabar, por: sabe-se que mais de quatro milhões de cidadãos têm faltado às mesas de voto e sente que o seu voto pode ter tanto va-lor como teve nas legislativas de 2015, isto é, nenhum, uma vez que a Assembleia da República agora, tem a última palavra de quem deve formar Governo ou não. Logo, votar actualmente nesta democracia por-tuguesa é angústia e crueldade.

(O autor não escreve segundo o novo acordo ortográfico).

(P.S. Peço licença aos estimados leitores do Diário do Minho, para só regressar às li-des literárias no próximo dia 15 de Junho, devido a uma intervenção (ligeira) cirúr-gica aos olhos). Grato. A. Soares)

Os perigosos caminhos da eutanásiaAngústia e crueldade

Na minha crónica da semana passada, defendi a necessida-de premente de discutirmos a forma mais rápida e eficiente de garantir aos cidadãos por-tugueses uma Rede Nacional

de Cuidados Paliativos (RNCP) de qualidade, antes de se debater a questão da legalização da eutanásia. E salientei o enorme atraso de Portugal em matéria de cuidados paliativos.

Hoje, mantendo embora a mesma linha de pensamento, pretendo alertar os meus estimados leitores para dois perigos reais e inaceitáveis que a sociedade portugue-sa poderá vir a enfrentar a breve trecho se, como tudo indica, vierem a ser aprovados no próximo dia 28 do corrente, no plená-rio da Assembleia da República, os projec-tos de lei do PAN, BE, PS e PV, sobre a le-galização da eutanásia.

O primeiro e mais iminente tem a ver com a degradação do SNS e traduz-se no seguinte: através do uso e abuso das cati-vações orçamentais e do não investimento na área da saúde, o Governo vem pratican-do uma política de austeridade encapotada que tem provocado uma deterioração ge-neralizada deste serviço público.

Ora, se isto é por si só preocupante por mexer com um direito fundamental das pessoas – o direito à saúde –, pior será, evi-dentemente, se, no âmbito do SNS, se vier a inscrever uma nova e sinistra prestação: a da morte medicamente assistida.

Na verdade, se ao Estado vier a ser im-putado um novo custo de fornecer servi-ços para tirar a vida às pessoas em vez de lhes tratar da dor, é certo e sabido que ca-da vez menos haverá meios para melhorar e completar a RNCP e que tal carência irá pressionar, de forma inadmissível, os doen-tes mais vulneráveis à escolha da morte, co-mo se esta fosse a única resposta para o so-frimento considerado intolerável ou como se a mesma pudesse colocar-se no mesmo plano das situações de respeito pelas deci-sões de recusa de tratamentos e de absten-ção ou suspensão de terapêuticas.

E como executar um pedido de morte é muitíssimo mais rápido e barato do que tratar a dor das pessoas e suavizar-lhes as angústias e os medos mais insuportáveis, as lacunas e as assimetrias no acesso aos cuidados paliativos tenderão a agravar-se.

Aliás, alguns dos defensores mais acérri-mos da eutanásia têm recomendado, com a maior frieza e despudor, o seu uso como forma de diminuir os custos dos cuidados paliativos!...

Por isso, a confirmar-se a aprovação do diploma legislativo em causa, a dignidade das pessoas estará cada vez mais em causa, pois mesmo com a perda da autonomia, qualquer que seja a causa, os humanos não perdem aquilo com que o Criador os dis-tinguiu – a dignidade do seu ser. E é justa-mente esta dignidade que reivindica para o sofrimento em fim de vida “uma interven-ção técnica e humanizada”, como alguém já definiu os cuidados paliativos. Eliminar

pessoas em vez de lhes tratar o sofrimen-to é enveredar por um caminho extrema-mente perigoso cujo fim ninguém conhece.

E não há melhor exemplo dessa peri-gosidade do que aquilo que se vem pas-sando na Holanda, país onde, no ano pas-sado, foram eutanasiadas mais de 6.500 pessoas, incluindo cidadãos com demên-cias ou doenças do foro mental, em mui-tos casos a pedido da família, sem aprova-ção do paciente.

Esta situação tem gerado uma enorme intranquilidade em muitos idosos que fo-gem da Holanda com receio de serem ví-timas de pedidos de eutanásia por parte da sua própria família. E tem sido a vizi-nha Alemanha o país preferido para asilo destes novos emigrantes forçados, que aí se sentem mais seguros por o Estado ger-mânico não permitir a eutanásia e o tema lá continuar a ser tabu, na sequência das mais desprezíveis e abomináveis práticas eugenistas, perpretadas contra doentes fí-sicos e mentais pelo regime nazi, durante a II Guerra Mundial.

E o problema torna-se ainda mais preo-cupante quando há um estudo relativamente recente, feito pela Universidade de Gottin-gen, com base na análise de 7.000 eutaná-sias praticadas na Holanda (em 41% dos ca-sos a morte dos pacientes foi a pedido da família), que justifica os temores de muitos holandeses de verem a sua vida abreviada a rogo das famílias.

Mas as conclusões desse estudo revelam ainda outros dados muito significativos: em 60% dos casos, os médicos deram como jus-tificação “a falta de perspectiva de melho-ra dos pacientes” e apontaram, em segundo lugar (32%), a “incapacidade dos familiares de lidar com a situação”.

Perante estas circunstâncias, poder-se--ia pensar que a lei holandesa é demasia-do liberal e que, por isso, não deveria ser-vir de modelo para outros países. Todavia, o que a realidade demonstra é que não é a legislação que peca pela falta de clareza, mas sim a sua interpretação e aplicação prática por juristas e profissionais de saúde que, jogando com a subjectividade de no-ções como a de “sofrimento insuportável”, passaram a admitir a eutanásia de recém--nascidos, crianças e dementes, ou seja, de pessoas que não podem por si próprias for-mular um pedido de tão radical medida. E o mesmo vem acontecendo, ainda que em grau menor, noutros países que já legaliza-ram a eutanásia.

E aqui reside, como certamente já deu para perceber, o segundo perigo da legali-zação da medida em causa: o da sua trivia-lização e generalização abusivas, com base numa questionável e espúria interpreta-ção jurídica, com gravíssimas consequên-cias éticas e sociais que, em última análise, são susceptíveis de levar à legalização, em quaisquer circunstâncias, do homicídio a pedido e do auxílio ao suicídio.

Que Deus nos livre destes perigosos e sinistros caminhos.

artur [email protected]

antónio brochado pedrasECOS DO NOSSO MUNDO

Page 3: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 03 www.diariodominho.pt

Page 4: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

04 DIÁRIO DO MINHO / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

As obras de requalificação e restauro do interior da Basílica do Bom Jesus, de seis capelas, do Pórtico e dos coretos vão arrancar em breve. O anúncio foi feito ontem pelo vice-presidente da Confraria, à margem da inauguração do novo parque infantil e do parque fitness, que já podem ser usufruídos pelos visitantes da estância de turismo religioso. Os trabalhos a realizar no interior do templo não vão motivar nenhum tipo de interrupção.

Joaquim martins fernandes

As obras da segunda fase do restauro e requalificação do santuário do Bom

Jesus, num valor global de 2,3 milhões de euros, vão arrancar «muito em breve». A garantia foi da-da ontem pelo vice-pre-sidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, Va-rico Pereira, que garantiu que os trabalhos não vão implicar o encerramen-to da Basílica Menor. «Te-remos alguns constrangi-mentos, mas o templo vai estar sempre aberto», dis-se o responsável da Con-fraria do Bom Jesus, pre-cisando que o contrato de adjudicação das obras de-

ve ser assinado ainda esta semana. «Não haverá im-pedimentos nem aos atos do culto nem às visitas. O caderno de encargos obri-ga a uma metodologia de trabalho compatível com a abertura regular da Ba-sília», afirmou Varico Pe-reira, que falava à margem da cerimónia de inaugu-ração do novo parque in-fantil e do parque fitness, que foram criados junto ao lago da estância reli-giosa e turística.

O prazo de execução da obra é de 12 meses e os trabalhos vão decor-rer no interior do tem-plo, num conjunto de seis capelas, na área do Pór-tico e nos vários coretos

Obras não vão impedir a celebração de atos de culto nem a realização normal das visitas ao interior da Basílica

Obras de requalificação do Bom investimento de 2,3 milhões de euros fecha o megaprocesso das obras de reabilitação de todo o santuário, que exigiram um esforço financeiro

Ave

lino

Lim

a

Braga

euros. Isso porque «con-seguimos, em fase de con-curso, uma poupança sig-nificativa, uma vez que o custo previsto era de 1,4 milhões de euros.

«Esta é uma interven-ção que a Confraria do Bom Jesus do Monte con-sidera ser fundamental, para que o Bom Jesus se-ja elevado à categoria de Património Mundial da Humanidade», comen-tou Varico Pereira, acres-centando que a Confraria pretendeu um outro "ti-ming" para a realização dos trabalhos.

«O nosso objetivo era termos avançado com as obras já há muito tempo, mas as especificidades dos

do santuário. «São todos os trabalhos

de reabilitação do patri-mónio construido que fal-ta reabilitar», acentuou Varico Pereira, dando no-ta que a empreitada pre-vê «toda a reabilitação e restauro de todo o inte-rior da Basílica». O tem-plo passará ainda a ser equipado com um sistema de deteção de incêndios, equipamento de videovi-gilância e um novo siste-ma de iluminação. Restau-rado será também «todo o espólio» que se encon-tra no templo.

Os trabalhos a reali-zar no interior da Basílica exigem um investimen-to financeiro de 980 mil

concursos públicos têm estas condicionantes», su-blinhou, precisando que se tivesse sido possível avançar com a emprei-tada no tempo desejado, a conclusão dos trabalhos ocorreria em novembro deste ano.

Parque infantil e de fitness, que foi ontem inaugurado, disponibiliza equipamentos para diversão de crianças e uma área de equipamentos de manutenção para adultos.

Pormenor

Após conclusão das obras da segunda fase, fica apenas por reabilitar a área de acesso ao histórico elevador. A intervenção está pensada para a zona de receção dos visitantes, sendo provável o alargamento da empreitada à zona de parqueamento automóvel.

Trabalhos da empreitada "Bom Jesus - Requalificar II" são financiados em 85 por cento pelos fundos comunitários.

Page 5: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 05 www.diariodominho.pt

Parque infantil deve ser espaço de encontro entre famílias

O Arcebispo Primaz afirmou ontem que a inauguração do parque infantil e de

fitness «é a concretização de um projeto de recupe-ração do Bom Jesus, na fi-delidade à história» e um contributo para a promo-ção da convivência inter-geracional entre famílias.

D. Jorge Ortiga, que presidiu à inauguração do equipamento, recor-dou que, ao longo dos sé-culos, os peregrinos que visitavam o Bom Jesus por motivos religiosos «tinham também neces-sidade de pernoitar e de satisfazer outras necessi-

Jesus prontas para arrancaro de duas dezenas de milhões de euros

Confraria pretende avançar em breve com a recuperação e a abertura do bar do lago.

O cortejo triunfal da Braga Romana realiza--se a partir das 21h30, com saída da envolvente do posto de Turismo.

hojeReabilitação do Pórtico integra empreitada que vai começar na próxima semana e que deverá ficar concluída no verão de 2019.

dades essenciais».Colocando «em primei-

ro lugar todo o santuá-rio», o prelado bracaren-se acrescentou que «não podemos esquecer que o Bom Jesus é também uma estância e, como tal, tem que ter espaços para acolher as pessoas, espa-ços onde as pessoas pos-sam alimentar-se, dormir e passar tempo de lazer umas com as outras».

«É por isso que este es-paço é uma demonstra-ção de uma predileção da Confraria do Bom Jesus pelas crianças, criando es-paços para que as próprias crianças gostem de estar

D. Jorge Ortiga ligou construção de parque infantil e de fitness à necessidade de momentos de saudável recreação

Ave

lino

Lim

a

no Bom Jesus e, porven-tura, convidem os pais a deslocar-se ao Bom Je-sus», continuou o Arce-bispo de Braga.

D. Jorge Ortiga expres-sou o desejo de que o par-que infantil e de fitness se afirme como «um es-paço de convívio para as famílias, que necessitam de se distrair e de espaços que lhes permitam convi-ver umas com as outras».

Para o prelado, «nem sempre a melhor distra-ção» é andar pelas gran-des superfícies comerciais. «Aqui há muito mais pa-ra conviver e saborear», continuou D. Jorge Or-

tiga, que não deixou de exprimir o seu contenta-mento pela recuperação de um espaço histórico. «Que este parque exista para que, neste recanto, com o lago e o bar que vai ser requalificado dentro de pouco tempo, as famí-lias se possam encontrar num convívio interga-cional, que junte crian-ças, pais e avós», vincou D. Jorge, expressando o desejo de que o Bom Je-sus «seja um lugar onde está bem e onde se pode satisfazer esta necessida-de do descanso, do con-vívio, do encontro de uns com os outros».

Câmara financia quase na totalidadeequipamento «histórico» para Braga

O vice-presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, Varico Pereira, disse ontem que a inau-guração do novo parque infantil e de fitness re-põe no santuário «um equipamento histórico» que teve de encerrar por alegada falta de con-dições de segurança e que «há muito era solici-tado por várias instituições e famílias».

«Já há muito que era nossa intenção disponi-bilizar o parque para a toda a comunidade e para quem nos visita», afirmou o responsável, dando nota que "o compasso de espera" «foi bom» pa-ra a Confraria «maturar algumas ideias» e ofe-recer «um parque de qualidade e com todas as condições de segurança».

Varico Pereira deu nota que «a Câmara Mu-nicipal de Braga teve um papel fundamental na concretização do equipamento», ao assumir uma comparticipação de que correspondeu «à quase totalidade» do custo do investimento, que teve ainda «um contributo» do Colégio João Paulo II.

Os números avançados pelo presidente da Câ-mara Municipal de Braga colocam nos 70 mil euros o apoio financeiro que o Município de Braga canalizou para o equipamento diocesano.

Ricardo Rio considerou o novo equipamen-to «uma enorme mais-valia para o Bom Jesus» e fez saber que o Município de Braga tem «ple-na consciência de que a estância é um ativo in-contornável» da cidade, que «todos devem aju-dar a valorizar e a promover, nos mais diversos contextos».

«É também por isso que a Câmara Munici-pal, nos anos mais recentes, tem procurado co-laborar, por diversas vias, para valorizar cada vez mais este espaço, quer no seu interior, quer na sua envolvente», continuou o autarca, anun-ciando que, até ao final do ano, a edilidade vai reabilitar o Largo da Mãe d' Água.

Ave

lino

Lim

a

Page 6: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

06 DIÁRIO DO MINHO / Braga / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

Startup Braga contribuiu em quatro anospara a criação de 400 postos de trabalho

Em quatro anos, a Startup Braga con-tribuiu para a cria-ção de mais de 400

postos de trabalho. O in-vestimento, até ao mo-mento, ultrapassa os 26,9 milhões de euros em ca-pitais de risco e "business angels". E já há três “exits”.

Os números foram re-velados ontem pela In-vestBraga, através do pre-sidente Carlos Oliveira, durante o Demo Day da quinta edição do progra-ma de aceleração de ideias de negócio da Startup Bra-ga, que decorreu no Fo-rum Braga.

O caminho desta vaga empreendedora bracaren-se tem colocado a região nas bocas do mundo em-presarial. E basta ver pelos “olheiros” das multinacio-

nais, empresas e investi-dores que vão passando pelos locais dos pitchs, como é o caso da NOS, Luz Saúde, Brisa, Bright Pixel, SONAE, entre ou-tras, que ontem estavam

Capitais de risco ascenderam aos 26,9 milhões de euros

Startup Braga faz balanço positivo de quatro anos de atividade

Nu

no

Ce

rqu

eir

a

«Uma grande empresa de Braga, da economia portuguesa e do mundo»

O ministro da Econo-mia esteve, na noite de quarta-feira, no Forum Braga, para

se associar às comemo-rações dos 60 anos do Grupo Casais, empresa bracarense que viu Cal-deira Cabral referir que «a Casais é uma empre-sa global».

«Uma empresa impor-tante para a economia portuguesa. Uma gran-de empresa de Braga e do mundo. Esta é tam-bém uma empresa exem-plo, uma empresa global assente também nos va-lores de uma família. São 60 anos, várias gerações que souberam fazer des-ta empresa um projeto de vida com uma família de

3500 trabalhadores pelo mundo», frisou.

O ministro disse que «são empresas como a Casais que estão a fazer

Sessenta anos do Grupo Casais

Caldeira Cabral não poupou elogios ao Grupo Casais

o futuro de Portugal e a fazer voltar investimento ao país», afirmando que a Casais tem contribuí-do para «o bom nome da

engenharia portuguesa».«Esta empresa cons-

truiu pontes de ligação entre vários países onde labora. Seja em Moçam-

bique, Marrocos, Ango-la, ou outros pontos do mundo. Esta empresa une culturas e ajuda a econo-mia de outros países. Os meus parabéns pelo tra-balho que fazem», referiu Caldeira Cabral, curvan-do-se perante a adminis-tração, família e colabo-radores da Casais.

O presidente da Câma-ra de Braga, Ricardo Rio, frisou que as empresas «não são apenas núme-ros», mas também pes-soas. «Esta é uma famí-lia que ultrapassa Braga. Uma família que cons-truiu um caminho e sou-be ultrapassar problemas. Afirmou-se com inovação e exemplo para o país», frisou, destacando tam-

bém a procura da empresa em dar «estabilidade aos colaboradores».

O noite ficou ainda marcada pela homenagem aos fundadores da em-presa, assim como a cha-mada ao palco da quarta geração da empresa que ofereceu flores aos «pa-triarcas» da empresa Ca-sais, entre os quais José da Silva Fernandes, pre-sidente do Conselho de Administração do Gru-po Casais.

A noite foi encerrada com um concerto de Car-minho e por uma história contada pelo presidente do Conselho de Adminis-tração da Casais EC, An-tónio Carlos Rodrigues.

Nuno Cerqueira

Nu

no

Ce

rqu

eir

a

sentados no pequeno au-ditório do Forum Braga.

Outro sinal do suces-so da Startup Braga são os empreendedores que vêm do estrangeiro para tentar acelerar a ideia de

negócio em Braga.«Estamos a atingir um

ponto de maturidade. De facto, esta é uma apos-ta clara nos empreende-dores, nas empresas que possam ter vendas. Mas

há ainda um caminho a percorrer e a melhorar», referiu Carlos Oliveira.

O objetivo «é o impac-to real na economia» e os números vão mostrando vitalidade empreendedo-ra. «Mais de 400 postos de trabalho gerados, 115 startups na comunidade, com projetos que vão da economia digital às tec-nologias médicas, da na-notecnologia ao mobile», referiu Carlos Oliveira.

Em quatro anos, a Star-tup Braga teve três "exits", ou seja, momento em que uma startup sai da esfera dos investidores de capi-tal de risco para ser adqui-rida por outra ou entrar em bolsa.

«Isto demonstra que estamos a fazer um bom trabalho em Braga e que

estamos no bom caminho. Estamos num momen-to importante da Startup Braga, a lutar por "mais scaleups"», frisou.

Também presente na edição de ontem do De-mo Day, o presidente da Câmara de Braga, Ricar-do Rio, falou na «impor-tância estratégica» de ter «um clima empreende-dor» em Braga,

«Ao longo dos últimos quatro anos foram de-zenas de empresas apoia-das e é isso que quere-mos continuar para o fu-turo.

Queremos encontrar novas oportunidades de negócio para que sejam criadas no concelho mais médias e grandes empre-sas», destacou o autarca.

Nuno Cerqueira

Page 7: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 07 www.diariodominho.pt

Page 8: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

08 DIÁRIO DO MINHO / Braga / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

BREVEs

GREVE DE TÉCNICOS DE DIAGNÓSTICO NÃO SE SENTIU NO HOSPITAL

Saúde A greve de técnicos de diagnóstico e te-rapêutica não se estava, ontem a sentir no Hos-pital de Braga, onde os utentes diziam nem saber que estava marcado aquele protesto, reclaman-do pela «incerteza constante» sobre o funciona-mento dos serviços.

«Outra greve? Desta vez de quem? Isto assim não dá. Temos uma incerteza constante sobre se vamos ser atendidos, se há médicos, enfermei-ros e agora também técnicos», reclamou à Lu-sa, à porta daquela unidade hospitalar de Braga, Maria da Fonte, reformada, 67 anos.

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica ini-ciaram ontem às 00h00 dois dias de greve na-cional por falta de acordo com o Governo sobre matérias relativas às tabelas salariais, transições para nova carreira e sistema de avaliação.

O movimento no Hospital de Braga era «o normal», segundo quem ali trabalha na cafeta-ria de acesso ao público.

ESCOLA DE ECONOMIA E GESTÃO ACOLHE SEMINÁRIO SOBRE CIDADANIA

formação A Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho recebe hoje, dia 25 de maio, entre as 15h00 e as 17h00, na sala 1.33, o seminário “Partisan bias in citizen´s satisfaction evaluations of municipal services: Responsibi-lity attribution or hot cognition?”.

A sessão conta com a intervenção de Sebas-tian Jilke, da Rutgers University, de Newark, Es-tados Unidos da América.

Criação de cidades inteligentes marca Semana da Economia

conferência sobre revolução digital na construção marca arranque dos trabalhos

Os ministros da Economia e do Ambiente vão estar hoje na Semana da Economia de Braga. A revolução digital na construção e nas cidades é o tema que vai animar o Forum Braga, durante o dia de hoje.

joaquim martins fernandes

A evolução digital na construção e nas ci-dades é o tema cen-tral da jornada de

hoje da Semana da Econo-mia, que se prolonga até às 18h00. O objetivo da conferência é debater os temas relacionados com a construção na era do di-gital, a economia circular e as "smart cities".

O evento tem assegu-rada a presença do minis-tro da Economia, Caldeira Cabral, e do ministro do Ambiente, João Pedro Ma-tos Fernandes. Também os presidentes da Agência para a Dinamização Eco-

gem multidisciplinar.O especialista Ziga

Turk, professor catedrá-tico da Universidade de Liubliana e ex-ministro da Ciência, Educação, Cultu-ra e Desporto, do Gover-no da Eslovénia, vai fazer uma incursão ao papel da tecnologia e inovação no desenvolvimento glo-bal, com uma comunica-ção subordinada ao tema “Construção como Indús-tria 4.0”.

Após o "coffee break", segue-se a intervenção de Philippe Block. O profes-sor no Instituto de Tecno-logia e Arquitetura de Zu-rique, com formação no MIT, nos EUA, vai abor-dar a questão das “Tecno-logias Disruptivas para a Arquitetura e Construção. Já Martin Pauli, consultor sénior e gestor estratégi-co da Arup, fará uma re-flexão sobre “O futuro da construção" e "A necessi-dade de uma mudança sis-témica”. Os trabalhos da manhã são encerrados pe-lo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

À tarde, a partir das 14h30, arranca uma "Smart Tour", seguida da

Forum Braga acolhe hoje conferências sobre revolução digital na construção e criação de cidades inteligentes

nómica de Braga, Carlos Oliveira, e da Câmara Mu-nicipal de Braga, Ricardo Rio, vão estar presentes na conferência, que tem ain-da assegurada a participa-ção de especialistas nacio-nais e internacionais.

Organizada pela dst e pelo Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sus-tentabilidade da Universi-dade do Minho, a confe-rência arranca às 09h00, com a cerimónia de aber-tura, que será presidida por Carlos Oliveira, da In-vestBraga, e José Teixeira, presidente do dstgroup.

Segue-se uma apresen-tação de Vítor Cunha, titu-lar da cátedra dst/Instituto para a Bio-Sustentabilida-de, que promete colocar em debate novos proces-sos de construção e rein-venção da indústria da construção. A comunica-ção será focada na criação de um modelo que con-fira ao setor uma maior competitividade e sus-tentabilidade, mediante o desenvolvimento de solu-ções tecnológicas capazes de harmonizar o ambien-te natural e construído, através de uma aborda-

apresentação da "mosaic", a nova marca do dstgroup que pretende abordar, de uma forma integrada, o mercado das "smart ci-ties". A “Economia Circu-lar” é o tema central da mesa-redonda agendada para as 16h00, que conta com moderação de Filipa Cardoso, diretora-execu-tiva da revista Smart Ci-ties, e tem a participação de Cristiana Barbosa, ad-ministradora executiva da Agere.

O painel integra ainda os nomes de Fernando Castro, professor da Uni-versidade do Minho, Jo-sé Ataíde, diretor de Sus-tentabilidade na empresa The Navigator Company, e Pedro Norton de Matos, mentor e organizador do "GREENFEST Portugal". Segue-se uma palestra so-bre o mesmo tema, con-duzida pelo ministro do Ambiente, José Pedro Ma-tos Fernandes.

A sessão de encerra-mento está prevista para as 18h00, com as presen-ças do ministro do Am-biente e do presidente do município de Braga, Ri-cardo Rio.

Ave

lino

Lim

a

Page 9: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / Braga / DIÁRIO DO MINHO 09 www.diariodominho.pt

Católica estuda medidas para diminuirtaxa de reprovação de estrangeiros

Alexandre gonzaga

O Centro Regional de Braga da Universi-dade Católica Por-tuguesa (UCP-Bra-

ga) tornará a frequência dos cursos preparatórios obrigatória para tentar di-minuir a taxa de reprova-ções de estudantes estran-geiros no primeiro ano.

O presidente da UCP--Braga referiu ontem, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências So-ciais, que uma das medi-das a serem implemen-tadas já no próximo ano académico passa por «va-lidar a frequência dos alu-nos que vêm de fora».

João Manuel Duque, que falava no encerra-mento da comemoração

Alunos comemoraram o Dia de África com o fÓrum "O estudante Internacional – que futuro?"

Ale

xan

dre

Go

nza

ga

do Dia de África na UCP--Braga, destacou não só a adaptação climática e cul-tural dos alunos nos pri-

meiros seis meses, mas também a frequência obri-gatória e não avaliativa às cadeiras de Matemática,

Língua Portuguesa, His-tória e Cultura Geral. A medida, disse o diretor da UCP-Braga, visa «ten-

tar diminuir as taxas de reprovação dos alunos, que passam na universi-dade 5 ou 6 anos, em vez de concluirem o curso em três anos».

UCP-Braga exemplarO pró-reitor da UCP mos-trava-se «bastante satis-feito» com o número de alunos de origem africana que frequentam os cursos da UCP-Braga.

À margem do evento, Fernando Pinto explicou ao Diário do Minho que, «por sua natureza univer-sal, a Católica tem que in-tegrar toda a gente» e que «o que acontece em Bra-ga é um exemplo de in-tegração e acolhimento».

«Agrada-me observar este tipo de iniciativa. Por

exemplo, em Lisboa e no Porto temos muitos alu-nos brasileiros e de outros países mais ricos. Alguns cursos, como Direito, con-tam, por vezes, com ta-xas de matrículas de alu-nos estrangeiros na ordem dos 50%», observou o res-ponsável, que encontrou em Braga muitos alunos oriundos dos PALOP.

«A integração destes alunos passa, por exem-plo, por termos cuidado no processo da sua trans-ferência e matrícula», sus-tentou Fernando Pinto, sublinhando, a propósito, que «a UCP forma elites, mas não poderá ser cons-tituída por elites».

«O olhar da UCP deverá focar cada vez mais os paí-ses carenciados», concluiu.

Auditório da Facfil acolheu Dia de África

Page 10: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

10 DIÁRIO DO MINHO / Braga / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

atividade traz grupos de vários pontos do país e de espanha

Encontro vai reunir 200 cabeçudos e gigantones em Braga

Ana marques pinheiro

No dia 16 de junho, as Festas de S. João de Braga vão receber mais um Encontro

Internacional de Gigan-tones e Cabeçudos.

Este ano o encontro

conta com 200 cabeçudos e gigantones provenien-tes de Portugal e Espanha.

«De Espanha já estão confirmados sete grupos, algo que nunca aconteceu. Alguns gigantones medem quatro metros e meio de altura», explicou o presi-

dente da Associação Cul-tural e Artística Ida e Vol-ta, Carlos Bonjardim.

O padrinho do evento é o cantor Augusto Caná-rio, que se mostrou satis-feito com o convite. «Es-tou muito alegre por ver que este encontro de ca-

beçudos tem crescido em dimensão de gigantes e na envolvência da comuni-dade, no desfile e ao lon-go de um ano», afirmou o cantor. Para a vereado-ra da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lí-dia Dias, esta já é uma tra-dição enorme para a cida-de. «É um momento mui-to bonito que se vive pelas ruas. Existe mesmo uma comunhão muito grande entre toda a comunidade e todos os visitantes para apreciarem todos os gru-pos que vêm um bocadi-nho de todo lado», refe-riu a responsável.

A vereadora disse ainda que «em sinal de reconhe-cimento», a Câmara Mu-nicipal estabeleceu este ano um protocolo com a

iniciativa contém quatro eventos

Faculdade promove licenciatura com evento “Católica ComVida”

Celebrando-se em 2018 o Ano Euro-peu do Património Cultural, a Faculda-

de de Filosofia e Ciências Sociais da Universida-de Católica Portugue-sa propôs a um conjun-to alargado de parceiros institucionais, no enqua-dramento dos mecanis-mos de divulgação da sua Licenciatura em Ciên-cias do Património Ar-tístico e Cultural, o de-safio de celebrar com o público das escolas se-cundárias da região, em quatro datas sucessivas do calendário.

Os quatro eventos su-blinham a notação essen-cial do legado patrimo-nial humano, encarado como evidência do pas-

sado, fundamento do presente, e perspetiva do futuro. 

As datas selecionadas foram o Dia Internacio-nal dos Monumentos e Sítios, o Dia Mundial do Livro, o Dia Internacional dos Museus, e o Dia Mun-dial da Diversidade Cul-tural para o Diálogo e o Desenvolvimento.

Para o evento aderiram como parceiros institu-cionais a Câmara Muni-cipal de Braga, a Direção Regional da Cultura do Norte, a Biblioteca Pú-blica de Braga, o Centro Interpretativo da Torre de Menagem, o Museu dos Biscainhos, o Mu-seu da Imagem, o Museu D. Diogo de Sousa, o Mu-seu Nogueira da Silva e o

Palácio do Raio. Terminam hoje as

iniciativas.A atividade conta com

múltiplas atividades, desenhadas de modo a permitir uma articula-ção mista, combinando manhãs na Faculdade de Filosofia e Ciências So-ciais, e tardes em diver-sos sítios patrimoniais, conforme programa en-viado às escolas.

A iniciativa conta como público os alunos e pro-fessores da comunidade letiva das escolas Secun-dárias da região.

A organização afirma que aos alunos «segura-mente tocam de perto todas as manifestações de cultura, e resultados patrimoniais, material e imaterial, e mais impor-tam as dinâmicas envol-vidas na sua preservação, promoção e divulgação».

A semana contou com múltiplas atividades, desenhadas de modo a permitir uma articulação mista, como manhãs na Faculdade de Fisolofia e Ciências Socias e tardes em diversos sítios patrimoniais.

Apresentação decorreu na sede da Associação Ida e Volta

GASTRÓNOMOS DO MINHO RECEBEM NOVOS CONFRADES

cerimónia A Confraria dos Gastrónomos do Minho organiza, amanhã, na sede da Associa-ção Comercial de Braga, o Capítulo de Entro-nização de novos confrades.

O programa inclui uma missa solene, a ce-rimónia de entronização dos novos confrades e um almoço no Sameiro.

FÓRUM COMÉRCIO 4.0 DECORRE HOJE NO FORUM BRAGA

Semana da economia A Associação Comer-cial de Braga, em parceria com a Comunida-de Intermunicipal do Cávado e a Invest Braga promove, hoje, pelas 14h30, o Fórum Comér-cio 4.0, no Fórum Braga.

O Fórum integra a programação da “3.ª Semana da Economia de Braga”, que acaba hoje.

A iniciativa tem como principal objetivo fo-mentar o debate e a reflexão acerca da evolu-ção futura do comércio a retalho, tentando an-tecipar de que forma a evolução tecnológica, a internet das coisas ou a inteligência artificial irão mudar, no futuro próximo, a forma de fa-zer comércio.

BREVEs

An

a M

arq

ue

s P

inh

eiro Associação Ida e Volta pa-

ra valorizar e ajudar a es-te trabalho diário.

O presidente da As-sociação de Festas de S. João, Rui Fer-reira afirmou que a Associa-ção Ida e Volta é um parceiro fundamental das Festas de S. João.

«Quando dizemos que o S. João é a maior fes-ta popular de Portu-gal, temos no-ção que este en-contro tem sido um reflexo evidente desta dinâmica e que é fundamental para o su-

cesso das festas. Esta ini-ciativa, por norma, mar-

ca o primeiro fim de semana das festas e tem

um impac-to extraor-dinário .

Este ano há cinco novos gi-gantones a anun-ciar, qua-tro que perten-

cem à As-sociação de Festas de S. João e um que foi elabo-rado pela

Associação Ida e Volta.

Page 11: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 11 www.diariodominho.pt

Page 12: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

12 DIÁRIO DO MINHO / Braga / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

Alunos da Alberto Sampaio fizeram de guias turísticos na cidade do Porto

Francisco de Assis

Duas turmas do Curso Profissional Técnico de Turismo, do 1.º e 2.º anos da Escola

Secundária Alberto Sam-paio, de Braga, transfor-maram-se, recentemen-te, em guias turísticos na cidade do Porto. A visita à "Invicta" aconteceu no âmbito da formação aca-démica, a uma cidade que viu aumentado substan-cialmente o fluxo de tu-ristas de todo o mundo.

Segundo informações da professora Elisabete Gonçalves, da Escola Al-berto Sampaio, a ideia da visita partiu do grupo de professores que leciona nestes dois cursos e con-tou com a pronta colabo-ração dos alunos. «O ob-jetivo primordial da visita foi suscitar nos alunos um interesse pela criação de roteiros turísticos, numa cidade que acolhe um nú-mero considerável de tu-ristas e, ao mesmo tempo, a promoção do espírito de equipa e trabalho co-

laborativo tão importan-tes na área do turismo», referiu a docente.

Esta responsável acres-centou que, tendo em conta que se trata de alu-nos de um curso de turis-mo, a turma do primei-ro ano ficou responsável por elaborar uma breve descrição de cada um dos

Turmas desta escola de Braga estiveram em visita

Alunos e professores aprenderam mais sobre a história da Invicta e como ser guia turístico

monumentos e locais a visitar.

O primeiro contac-to com turistas no Porto aconteceu logo à chega-da à Estação de S. Ben-to, que marcava o início desta incursão pela cida-de. Mas antes, o primeiro grupo de guias, composto por dois alunos do 1T, deu

início ao roteiro. «Infor-maram os presentes que a Estação de S. Bento foi inaugurada em 5 de ou-tubro de 1916, tendo-se afirmado como um dos principais monumentos da cidade, ficando espe-cialmente conhecida pe-los seus azulejos».

A visita pelo coração da

cidade continuou até à Sé Catedral do Porto, um dos principais e mais antigos monumentos portugue-ses. «Um edifício de esti-lo românico, que sofreu várias alterações ao lon-go dos séculos», explica-ram os alunos.

O percurso fez-se de forma animada, com Pa-

ragem para fotografias em grupo, e claro apre-ciar os bairros mais típi-cos da cidade.

Outro dos locais visita-dos com muita expetati-va foi o Palácio da Bolsa, onde funciona a Associa-ção Comercial do Porto, um «edifício emblemá-tico».Este edifício com-bina uma série de estilos arquitetónicos, com des-taque para o Salão Árabe, que sobressaiu pelo seu esplendor. «Desta vez, a visita e explicação foram realizadas pela guia do Pa-lácio», que acabou por ser uma espécie de aula prá-tica dos alunos da Alber-to Sampaio.

A barroca Torre dos Clérigos, com os seus 240 degraus, a Livraria Lello, estabelecimento que re-monta a 1881, o Piolho e o Bolhão foram outros lo-cais visitados. «Uma ida ao Porto é sempre uma lição de portuguesismo, tanto mais rica quanto mais ra-ramente lá se vai», disse Elisabete Gonçalves, ci-tando Vitorino Nemésio.

DR

Biscainhos acolhe festival "O Mundo Somos Nós"

A Associação "O Mun-do Somos Nós" (OMSN) vai reali-zar, amanhã, a sex-

ta edição do seu festival, com o propósito de an-gariação de fundos para a prossecução dos obje-tivos do seu projeto de educação holística. Es-te ano, o local escolhido foi o Museu dos Biscai-nhos, em Braga, onde se realizou a primeira edi-ção do festival, em 2013.

Neste espaço museo-lógico, os participantes poderão usufruir de um

dia repleto de atividades, para adultos e crianças, num local de grande be-leza, com natureza, arte, música, bem-estar, per-formances, alimentação saudável e conversas so-bre educação.

O evento tem início marcado para as 10h00, com a receção aos parti-cipantes, e prolonga-se até às 22h00, com a ses-são de encerramento. Du-rante a manhã o progra-ma contempla as sessões para crianças “Um pouco de poesia e escrita secre-

Iniciativa decorre amanhã

Associação "O Mundo Somos Nós" organiza festival

DR

ta”, “Natureza colorida pa-ra bebés” e “Cozinha de

lama”. Destacam-se ainda a realização de várias ofi-

cinas de dança, de canto//voz e uma sessão de Fa-milyYoga. A seguir ao al-moço decorrem oficinas de percussão, as palestras “Brincar: a verdadeira me-ditação da criança”, “Sín-drome de défice de natu-reza: mito ou realidade?”, um workshop de narra-ção interativa e uma per-formance teatral.

A organização, a car-go da associação sem fins lucrativos "O Mundo So-mos Nós", com o apoio do Museu dos Biscainhos, Câmara Municipal de

Braga, Semente – Cen-tro Macrobiótico de Bra-ga e Taberna do Mundo, conta com o trabalho de-senvolvido por um gru-po alargado de voluntá-rios, nos quais se incluem os orientadores de ofici-nas e artistas, unidos para apoiar este projeto no seu desenvolvimento.

A entrada é por dona-tivos livres, que serão uti-lizados para suportar as várias despesas inerentes à atividade desenvolvida no projeto de educação da OMSN.

Page 13: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 13 www.diariodominho.pt

AEP e Câmara de Famalicão ajudam empresas a chegar a mercados internacionais

Francisco de Assis

A Câmara Municipal de Famalicão e a Associação Empre-sarial de Portugal

(AEP) assinaram ontem um protocolo de coopera-ção, com vista a ajudarem as empresas do concelho, sobretudo as pequenas e médias empresas, a che-garem mais facilmente a mercados internacionais e empresas estrangeiras a virem a Famalicão. Me-diante o acordo, a autar-quia investe 25 mil euros, atribuídos à AEP, para a promoção em feiras em diversos pontos do globo.

Os termos do protoco-lo foram explicados por Augusto Morais Lima, ve-reador da Economia, Ino-vação e Empreendedoris-mo da Câmara Municipal de Famalicão. «As empre-sas de Famalicão vão po-der beneficiar de serviços prestados pela AEP. E o próprio concelho de Fa-malicão vai beneficiar de projetos da AEP ao nível da atração de investimen-

Presidentes da Câmara de Famalicão e da AEP acreditam no sucesso do protocolo

Região O importante é criar condições para que as empresas possam chegar a outros mercados.

A AEP apresenta uma ferramenta de auto-diagnóstico das empresas, para saberem se estão em condições ou não de se internacionalizar.

Hoje

Fran

cisc

o c

e A

ssis

tos. A medida mais em-blemática é o apoio em 75 por cento para as em-presas famalicenses em projetos da AEP em fei-ras internacionais. Ou se-ja, serão apoiadas em 75 por cento em despesas não elegíveis; em contra-partida, a Câmara de Fa-malicão atribuiu um valor de 25 mil euros à AEP».

Segundo o vereador, era preciso fazer algo para

ajudar as empresas, sobre-tudo as Pequenas e Mé-dias Empresas. «Em vez de sermos nós a iniciar o processo de ir com as empresas a feiras inter-nacionais, associamo-nos à AEP, que já o faz, e faz bem. Portanto, estamos a trabalhar para que as em-presas possam integrar es-tas feiras», referiu, dando o exemplo de as empre-sas famalicenses parti-

ciparem, já em número significativo, na próxima FIAVE, que é um merca-do cubano, que tem sido trabalhado.

Outra vantagem deste protocolo são as chama-das missões inversas, isto é, através deste protocolo, «vamos ter mais empresas de outros países que vão visitar o nosso concelho e as nossas empresas. O município teria mais di-

Presidente da Câmara de Famalicão recusa-se a entrar em "guerras"de rankings sobre as exportações

A Câmara de Famalicão, que há muito "hasteou" a bandeira de terceiro concelho mais exportador do País, não gostou de ver Braga reclamar esse esta-tuto. Contudo, o presidente da autarquia recusa-se a entrar em "guerras" de rankings, garantindo que o que quer é que Famalicão, o Norte e Portugal no seu todo exportem cada vez mais.

«O nosso objetivo não são rankings. Isto não é uma competição. A capacidade exportadora de um concelho não se mede pelo pódio. O nosso propó-sito não é ser 1.º, 2.º ou 3.º. O nosso grande propó-sito é ajudar as empresas famalicenses a exportar cada vez mais. Depois, os números falam por si. há

muitas formas de extrair números dentro dos nú-meros», disse Paulo Cunha, explicando: «Nós te-mos um volume de exportações na ordem dos dois mil milhões de euros por ano. As importações são

cerca de mil milhões de euros. O que significa que nós acrescentamos muito valor à economia nacio-nal. Fazendo a diferença entre importações e ex-portações, se os dois mil milhões de exportações nos colocam no lugar 3, 7 ou 1, para mim é pouco relevante. O que me interessa é ano após ano me-lhorar estes números. Não é subir de terceiro pa-ra segundo. É passar de dois mil milhões para dois mil milhões e 100 mil».

E concluiu: o nosso grande desejo não é ser uma ilha no contexto do Norte. O que queremos é que o Norte e todo o país exportem cada vez mais. Sabe-mos que começamos há uns anos em 28 por cen-to e estamos agora em 44 por cento. Se chegarmos aos 50 ou 55 é bom para Portugal. Enquanto portu-guês, cidadão do Norte e famalicense é o que que-ro que aconteça».

ficuldades em avançar so-zinho. E desta forma, com o apoio da AEP, o proces-so fica mais facilitado».

Assim, já no próximo mês de junho, empresas do Paraguai, da Colôm-bia e do Brasil vão visi-tar Famalicão e empre-sas do ramo alimentar, por via deste protocolo. E depois podem celebrar acordos comerciais en-tre elas.

Paulo Cunha reforça importância O presidente da Câmara-de Famalicão reforçou a importância do protoco-lo com a AEP, lembrando que esta tem sido a postura da autarquia. «Este proto-colo é muito importante e é bom contar com esta parceria da AEP. Trata-se de uma instituição reco-nhecida a nível nacional e internacional, com forte peso nesta dimensão in-ternacional. Estar com a AEP neste projeto é um sinal de credibilidade das políticas locais e para as próprias empresas é um

sinal inequívoco que esta-mos a abrir portas reais no que diz respeito à aborda-gem internacional», afir-mou Paulo Cunha.

O autarca lembrou que quanto mais fortes as em-presas estiverem, melho-res condições dão aos seus trabalhadores e podem contratar e têm mais ca-pacidade de exportação.

Por sua vez, Paulo Nu-nes de Almeida, presi-dente da AEP, explicou algumas vantagens do protocolo. «O que que-remos é criar melhores condições para que as empresas famalicenses se possam articular com aquilo que são os serviços que a AEP presta ao teci-do empresarial. Nós ho-je temos uma panóplia de serviços que coloca-mos ao serviço das em-presas, que vão desde a qualificação de recursos humanos à internacio-nalização, mas também a receber missões inversas para que empresas estran-geiras possam conhecer a realidade de Famalicão».

Fran

cisc

o c

e A

ssis

Page 14: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

14 DIÁRIO DO MINHO / Região / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

População de Briteiros tem que pagar três euros por três quilómeros de transporte público

A população de Santo Estêvão de Briteiros, no concelho de Guimarães, tem que desembolsar três euros para se deslocar à vila das Taipas, situada a apenas três quilómetros de distância. «Uma exorbitância», condenam os populares.

Rui de Lemos

«Pagar três euros por três quilómetros, para ir às Taipas, é o que se paga pa-

ra ir em autoestrada en-tre Guimarães e o Porto. É, de facto, uma exorbi-tância», condenou, on-tem, o vereador da coli-gação PSD/CDS, André Coelho Lima, na reunião do executivo descentrali-zada, realizada no salão paroquial de Santo Es-têvão de Briteiros. A po-

pulação da freguesia, na fronteira do concelho de Guimarães com a Póvoa de Lanhoso, é «castiga-da» com o valor elevado do bilhete e também com a falta de oferta de trans-porte público.

«Esta população só tem dois autocarros de ligação à cidade. Como é que po-demos querer coesão ter-ritorial quando as crianças

GUIMARÃES

População queixa-se do preço exorbitante do transporte

DR

Feiras Francas de Fafe atraíram mais de 30 mil visitantes

A tradição marcou mais uma vez as Feiras Francas de Fafe. Com um pro-

grama alargado a sete dias de festa, o Parque da Ci-dade – zona cuja requa-lificação tem sido uma aposta do Município – acolheu o certame, por onde passaram mais de 30 mil pessoas.

Com algumas novi-dades, sempre aliando a tradição à modernidade,

as Feiras Francas são uma das marcas de excelência do concelho de Fafe, não só pela mobilização de pessoas, mas sobretudo pela mostra do que se faz de melhor no concelho.

Ao longo do certame, foram várias as ativida-des realizadas no Parque da Cidade, com destaque para a Feira Rural, – uma mostra e venda de pro-dutos locais e regionais, com dezenas de exposito-

res de áreas distintas, que vão desde o artesanato à gastronomia regional, pas-sando pelos novos produ-tos que ganham destaque no mercado – , a anima-ção musical, a Praça dos Petiscos, a habitual Chega de Bois, a Corrida de Ca-valos e o Bou à Xega, ini-ciativa direcionada para os jovens, com vários DJ's nacionais e internacionais.

«A edição 2018 das Fei-ras Francas aliou a tradi-

ção, que todos os anos nos acompanha, à moderni-dade, tentando com isso mobilizar mais pessoas e mais jovens para o certa-me. O resultado não po-deria ser melhor. Foram milhares as pessoas que visitaram o Parque da Ci-dade nestes sete dias de festa que contou com um programa alargado e di-versificado», considerou o presidente da Câmara, Raul Cunha.

BALANÇO

Feiras Francas de Fafe foram um sucesso

DR

desta região nos recebem com o hino da cidade, mas só podem ir à cidade duas vezes nos dias de semana e ao fim de semana sim-plesmente não podem ir nos transportes públicos?», ilustrou André Coelho Li-ma. «Temos coesão terri-torial nas populações, mas não a temos nas políticas públicas que são em con-traciclo com a coesão ter-

ritorial», sentenciou. Os transportes públicos

são um dos pilares da coe-são territorial, mas «para os cidadãos que vivem nas localidades mais afasta-das da sede do concelho é difícil fazer uma viagem de autocarro». O assunto é recorrente e tem quei-xas em várias localida-des, bastando exemplifi-car que «um cidadão de

São Martinho de Cando-so demora cerca de uma hora a fazer dez quilóme-tros, que é a distância en-tre esta freguesia limítro-fe da cidade e a sede do concelho».

Até agora, o Município não paga défice de ex-ploração e apenas com-participa o custo do passe do idoso, mas a realidade está a mudar, dado que a Câmara Municipal de Guimarães assume ago-ra competências na qua-lidade de Autoridade de Transportes, passando a liderar a organização, exploração, atribuição, investimento, financia-mento e fiscalização do serviço público de trans-portes de passageiros, em toda a área territorial do concelho.

Naquele âmbito, nes-te momento, «temos um dos melhores especialis-tas de transportes do país, da Universidade do Por-to, a elaborar o plano de mobilidade de transpor-tes públicos para o conce-lho», revelou o presidente

do Município, Domin-gos Bragança, apontando que o estudo deverá estar concluído entre setembro e outubro. O documen-to, segundo o autarca, te-rá que salvaguardar duas questões fundamentais: «levar o transporte cole-tivo de passageiros a to-do o concelho e a mobi-lidade elétrica».

Ainda segundo o edil vimaranense, a gestão municipal está empenha-da em que onde não há concessão dos transpor-tes urbanos, por ineficiên-cia do funcionamento do mercado, por os conces-sionários entenderem ter prejuízo, fazer operar uma empresa municipal «que assegurará um autocar-ro de 10, 12 ou 30 luga-res que faça o transporte dos passageiros, nem que seja a pedido» dos popu-lares. Simultaneamen-te, «quero que a próxima concessão dos transportes coletivos de passageiros seja de mobilidade elé-trica», concluiu Domin-gos Bragança.

Page 15: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / Região / DIÁRIO DO MINHO 15 www.diariodominho.pt

Antoninas de Vila Verde oferecem40 atividades durante seis dias

Aurea e matias damásio são os cabeças de cartaz de um programa orçado em 100 mil euros

jorge Oliveira

Uma caminhada entre Aboim da Nóbrega e o santuário de Santo António de Mixões

da Serra (Valdreu), numa distância aproximada-mente de 11 quilómetros, é a novidade do progra-ma das Festas Concelhias de Vila Verde, que se rea-lizam de 8 a 13 de junho.

Apresentadas ontem em conferência de im-prensa, as Festas de San-to António estão orçadas em cerca de 100 mil eu-ros e têm como cabeças de cartaz os cantores Aurea e Matias Damásio.

A vereadora da Cultu-ra da Câmara de Vila Ver-de antevê seis dias «mui-to intensos», com cerca de 40 atividades, a maio-ria das quais asseguradas por associações, institui-ções, juntas de freguesia, escolas.

«Envolvemos na pro-gramação mais de uma centena de parceiros e isso traz muito mais dinâmica e mais movimento às an-toninas. Julgo que é essa a chave do sucesso das fes-tas», disse Júlia Fernandes.

As Festas Concelhias de Vila Verde começam «em grande», na noite do dia 8, com a reconhecida cantora portuguesa Au-rea e terminam, na noi-

tas festas de uma forma sempre muito dinâmica e com muita vontade de fazer destas festas as suas festas», disse.

Um desfile de carros

Executivo municipal apresentou ontem o programa das Festas Concelhias

te do dia 13, com o não menos conhecido artista angolano Matias Damá-sio. Duas «grandes apos-tas» que «certamente vão atrair muita gente» a Vila Verde, antevê a vereado-ra da Cultura que desta-ca ainda outros espetácu-los musicais e atividades culturais e desportivas ao longo dos seis dias.

«Temos programa-da uma série de eventos que vão, de certa forma, atraindo cada vez mais pessoas ao nosso terri-tório, eventos que são da vontade dos vilaverden-ses que se envolvem nes-

alegóricos (cortejo da tra-dição), festivais de folclore, um concerto filarmóni-co, as tradicionais mar-chas populares, a atuação de rusgas são algumas das iniciativas que marcam o programa, a par de cele-brações religiosas em hon-ra de Santo António, no-meadamente três missas solenes e a majestosa pro-cissão (na tarde do dia 10).

Destaque ainda para uma corrida de cavalos (no Estádio Cruz do Re-guengo), uma prova de cicloturismo, uma con-ferência alusiva ao tema "Santo António casamen-

DM

António Vilela reconheceo contributo dos parceiros da festa

O presidente da Câmara de Vila Verde reconheceu, ontem, na apresentação do programa, que as festas de Santo António ficariam mais onerosas não fos-se a colaboração de associações, instituições, jun-tas de freguesias e escolas.

«As antoninas só têm este custo (cerca de 100 mil euros) porque contamos com uma centena de par-ceiros», disse António Vilela.

O autarca referiu que o dinheiro que o municí-pio afeta para as antoninas é um investimento na promoção, divulgação e valorização do concelho e que acaba por ter retorno.

«Toda a nossa economia local acaba por ter retorno deste investimento que o município faz nas festas concelhias», notou o autarca.

Segundo o edil, a autarquia procurou elaborar um programa abrangente, que vá ao encontro dos gostos e expetativas de todos os vilaverdenses, e também atrativo, daí a aposta em dois nomes so-nantes da música para animar a primeira e a últi-ma noite das festividades.

«O nosso objetivo é dar ainda mais brilho às fes-tas», disse o autarca, convicto de que as antoninas, com este programa que procura também criar uma «vivência muito forte da religiosidade», vão atrair visitantes de «todos os cantos do país» e serão um «grande sucesso».

teiro" e um espetáculo musical com 100 alunos em palco da Academia de Música de Vila Verde.

Iniciativas que, segun-do o presidente da Câma-ra de Vila Verde, represen-tam «momentos altos das vivências» das tradições e da cultura local e que promovem e valorizam o concelho além fronteiras.

«As rusgas, os espetácu-los de folclore, o cortejo etnográfico são vivências únicas das nossas tradi-ções que atraiem mui-tas pessoas a Vila Verde», salientou.

As antoninas, além de promoverem e valoriza-rem o território, acres-centou Júlia Fernandes, também contribuem para a dinamização da econo-mia local, já que arrastam milhares de pessoas para o comércio, restauração e hotelaria do concelho.

Dado que as festas atraem grandes massas humanas, Júlia Fernan-des sugere que nos dias em que há eventos mais atrativos as pessoas se des-loquem mais cedo e res-peitem as orientações de quem está no terreno a ordenar o trânsito.

Pormenores

A caminhada, no dia 10 de junho, visa, entre outros objetivos, dar a conhecer a Festa de Santo António de Mixões da Serra, onde os fiéis pedem a bênção para os seus animais, numa tradição já secular.

No dia 11, na Biblioteca Municipal, realiza-se uma conferência com o tema "Santo António casamenteiro".

O município já tem abertas as inscrições para a Mostra de Talentos “Vozes de Santo António”, que se realiza na tarde do dia 13.

De 8 a 13 de junho está de volta o Festival da Febra, numa tenda na Avenida Prof. Machado Vilela.

Durante os seis dias da festa haverá um espaço destinado aos mais jovens, o After Party, com vários DJ, um dos quais residente, junto à Loja de Turismo.

São esperadas cerca de meia centenade rusgas para atuar na noitede Santo António, onde também não faltarão as fogueiras.

Page 16: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

16 DIÁRIO DO MINHO / Região / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

Galiza integrada no CorredorAtlântico ferroviário até 2030

A região espanhola da Galiza será inte-grada até 2030 no Corredor Atlântico

ferroviário, com a respe-tiva proposta de ligação a ser remetida para rati-ficação pelo Parlamento e Conselho Europeu no dia 6 de junho, anunciou ontem o Eixo Atlântico.

«Temos a certeza de que a Comissão Europeia integrará a linha nos cor-redores europeus, o que mudará totalmente o in-terior da Galiza em ter-mos de desenvolvimento económico e a competi-tividade dos portos», des-taca o presidente do Eixo em comunicado.

No documento, o Ei-xo Atlântico indica ter--se reunido ontem com o coordenador europeu da Rede Transeuropeia de Transportes, Carlo Sec-chi, «para defender a in-clusão» da ligação ferro-viária entre A Corunha a Palência, passando por Vigo, no troço do Cor-redor Atlântico que li-ga o porto português de Aveiro e França.

«Durante a reunião Carlo Secchi confirmou ao presidente do Eixo que a linha A Coruña/Vigo/

Eixo atlântico obteve garantia de responsável europeu da rede de transportes

Coordenador europeu da Rede Transeuropeia de Transportes recebeu responsáveis do Eixo Atlântico

DR

BREVE

/Ourense/Monforte/O Barco/Palência, reivin-dicação do Eixo Atlânti-co há anos, será proposta pela Comissão Europeia no próximo dia 6 de ju-nho para a sua integra-ção no Corredor Atlân-tico, proposta que será remetida para sua ratifi-cação pelo Parlamento e Conselho Europeu», re-fere no documento.

Segundo o Eixo Atlân-tico, organismo que con-grega 38 municípios por-tugueses e galegos, «a previsão para a ratifica-ção definitiva é um ano, ainda que o atual Parla-mento tenha intenção de o aprovar antes das próxi-mas eleições europeias».

«A proposta será oficia-lizada antes de 2020 para que possa ser cofinancia-da em 2021 com os fun-dos do novo quadro co-munitário [e] a Comissão Europeia realizará entre 2021 e 2023 uma revisão do estado das obras pa-ra garantir que em 2030, no máximo, toda a rede europeia esteja finaliza-da», assinala.

O Eixo recorda que «a Comissão Europeia abriu recentemente um prazo para que os governos na-

cionais pudessem pro-por alterações ou incor-porações às propostas que aprovou a Comis-são no ano 2010, quan-do se aprovou a Rede de Corredores Ferroviários Europeus».

«Nesse momento, o Ei-xo Atlântico conseguiu que o Governo português incluísse na proposta con-junta com o Governo es-panhol o corredor Avei-ro/Salamanca/Palência//fronteira francesa, já que inicialmente apenas es-tavam previstos o cha-mado eixo 16 (que logo se incluiu no Corredor Atlântico junto com o de Aveiro) Sines, Lisboa, Ba-dajoz, Zaragoza, França e o corredor do Medi-terrâneo. Também ten-tou, sem êxito, que o eixo Monforte/Palência fosse incluído nos corredores e continuou a trabalhar com este objetivo desde então», realça.

Segundo o Eixo Atlân-tico, nesta reunião, o coordenador europeu da Rede Transeuropeia de Transportes fez «fin-ca-pé» nos 30 quilóme-tros que faltam entre Vi-go e Portugal, a chamada Saída Sul, tendo o presi-

dente e o secretário-ge-ral informado da conver-sações que têm mantido com os dois governos para impulsionar este projeto.

Nesta conversa, foi aberta a possibilidade de que os trabalhos sejam objeto de financimento europeu, estando o Eixo Atlântico encarregue de passar a informação ao governo espanhol.

O Corredor Atlântico, originalmente denomi-nado como Corredor de Mercadorias n.º 4, é cons-tituído por troços da in-fraestrutura ferroviária existente e planeada en-tre Sines/Setúbal/Lisboa//Aveiro/Leixões – Alge-ciras/Madrid/Bilbao /Sa-ragoça – Bordéus/La Ro-chelle/Nantes/Paris/Le Havre/Metz/Strasburgo – Mannheim, transpon-do as fronteiras em Vi-lar Formoso/Fuentes de Oñoro, Elvas/Badajoz, Irun/Hendaye e Forbach//Saarbrücken.

A sua gestão está a car-go de um Agrupamen-to Europeu de Interesse Económico (AEIE) inte-grada pela Infraestruturas de Portugal, Adif, SNCF Réseau e DB Netz.

Redação/Lusa

DR

ENTREGA DE PRÉMIOS DE CONCURSO ORGANIZADO PELO DIÁRIO DO MINHO

Viana O “Diário do Minho” juntamente com o deputado europeu José Manuel Fernandes e a APACRA – Associação dos Criadores de Bovi-nos da Raça Minhota procedem hoje à entrega dos prémios do concurso “Solidariedade: uma imagem de marca da União Europeia”.

A sessão tem lugar no Auditório da Escola Técnica Artística Profissional (ETAP – Escola Profissional), em Viana do Castelo, a partir das 9h00, e inclui intervenções de responsáveis do Diário do Minho, da Câmara Municipal de Via-na e do eurodeputado José Manuel Fernandes.

Este concurso destinou-se a estudantes dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

O júri deliberou, por unanimidade, atribuir o primeiro prémio, ex-aequo, aos trabalhos “So-lidariedade: uma imagem de marca da União Europeia. Um olhar sobre Vila Nova de Fama-licão”, apresentado pelos alunos Francisco Sil-va, n.º 13, 11.º L; Cristiana Monteiro, n.º 12, 11.º L; Gonçalo Coelho, n.º 14, 11.º I; Maria Carnei-ro Costa, n.º 28, 12.º D; Paulo Figueiredo, n.º 18, 12.º D; João Azevedo, n.º 17, 11.º K; e Margarida Alves, n.º 16, 2TAUD8, pertencentes ao Agrupa-mento de Escolas Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão; e “Uma oportunidade eu-ropeia”, apresentado pelos alunos Marcos Cruz, Margarida Matos, Fábio Lopes, Raquel Pereira, Miguel Meireis, Diogo Castro e Rafael Silva, (12.º ano), pertencentes à ETAP – Escola Profissio-nal, correspondente ao Escalão A, Ensino Se-cundário e Profissional.

Relativamente ao escalão B, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, o júri decidiu atribuir o primei-ro prémio ao trabalho "Solidariedade", da auto-ria dos alunos Emma Elisabete Martins, Joana Raquel Oliveira, Joana Veloso Rodrigues, Mar-garida Botelho Dias e Rafael/José Coutinho, pertencentes ao Agrupamento de Escolas An-dré Soares, Braga.

O prémio para o vencedor do concurso re-lativo ao Ensino Secundário e Profissional (Es-calão A) é uma visita ao Parlamento Europeu.

O prémio para o vencedor do concurso rela-tivo aos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico (Escalão B) é um cheque-brinde de 250 euros, para aqui-sição de material ou a realização de atividades.

Page 17: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / Região / DIÁRIO DO MINHO 17 www.diariodominho.pt

socialista, hoje aprovada pelo executivo munici-pal, refere que «o projeto de execução da obra está concluído e estão reunidas as condições necessárias para o desenvolvimento da obra, através do pro-tocolo adicional na com-

construção dos acessos rodoviários ao porto por sete milhões

Viana abre concurso para acessos ao porto de mar

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, ontem, por unani-midade a abertura

do concurso público pa-ra a construção dos aces-sos rodoviários ao porto de mar da cidade por se-te milhões de euros.

Na sessão ordinária de ontem, o executivo mu-nicipal aprovou, também por unanimidade, o pro-tocolo que o município celebrou, em janeiro de 2017, com a Administra-ção dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Cas-telo (APDL), para a cons-trução daquela via.

Em causa está uma ro-dovia com 8,8 quilóme-tros, que ligará o porto comercial ao nó da Au-toestrada 28 (A28) em São Romão de Neiva, permi-tindo retirar o tráfego de pesados do interior de vias urbanas, com base num projeto concluído em 2008.

A proposta da maioria

cidade instalada para movimentar cerca de 900 mil toneladas de carga por ano, é um elemento ân-cora para o desenvolvi-mento da Região de Via-na do Castelo», lê-se no documento a que a Lusa teve acesso.

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na apresentação da estratégia do porto

DR

participação financeira da APDL e do município de Viana do Castelo, sem embargo de futura candi-datura a financiamentos comunitários».

«O porto de mar, in-fraestrutura marítimo--portuária com capa-

Plano de Fogo do Alto Minho testado em 12 hectares

O Plano Regional de Fogo Controlado (PRFC) do Alto Mi-nho foi testado em

cerca de 12 hectares de três concelhos da região com o objetivo de criar uma faixa de proteção a aglomerados rurais, in-formou ontem a Comu-nidade Intermunicipal.

O teste concretizou-se ao longo de dez dias de maio, tendo as primei-ras ações decorrido nos concelhos de Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, com o obje-

tivo de realização de uma queima-piloto para a pro-teção de zona de inter-face-urbano-florestal e em Pontos Estratégicos de Gestão (PEG)".

As queimas prescritas, integradas no PRFC, uma iniciativa da Comunida-de Intermunicipal do Alto Minho, em parceria com os municípios do territó-rio, «permitiram a inter-venção, com fogo den-tro da prescrição técnica e ecológica em cerca de 12 hectares».

A intervenção criou

uma faixa de proteção ao aglomerado rural.

O PRFC «visa um tra-balho intermunicipal de uso do fogo para imple-mentar as ações previstas nos planos municipais e no plano regional, me-diante uma ação integrada e de reciprocidade, envol-vendo os técnicos dos ga-binetes técnicos florestais e serviços municipais de proteção civil, bem como as unidades de combate existentes (sapadores flo-restais e bombeiros volun-tários, entre outros) e os

respetivos baldios, pasto-res e associações de caça».

As ações promovidas pelos municípios, com o apoio de diversas jun-tas de freguesia, foram realizadas pelos técnicos dos municípios de Pare-des de Coura, Valença e de Vila Nova de Cervei-ra, com o apoio técnico da CIM Alto Minho, con-tando com o apoio das equipas de extinção dos corpos de bombeiros vo-luntários e das equipas de sapadores florestais da-queles municípios.

CAMPANHA PIRILAMPO MÁGICO ALARGADA DEVIDO A PROBLEMAS DE PRODUÇÃO

solidariedade Nesta edição do Pirilampo Má-gico verificaram-se dificuldades ao nível da dis-ponibilização do boneco para venda ao público.

A Federação Nacional de Cooperativas de So-lidariedade Social (FENACERCI) informa que a campanha vai ser alargada até ao dia 17 de ju-nho e haverá uma segunda fase da campanha, a desenvolver na primeira quinzena de outubro e associada à Corrida Pirilampo Mágico, que te-rá lugar no dia 5 de outubro.

«De facto, verificou-se um conjunto de pro-blemas ao nível da produção do boneco, que fez com que todo o processo se atrasasse irreme-diavelmente. Esta situação, que obviamente la-mentamos, não é alheia ao facto de se tratar de um boneco novo, feito em moldes diferentes do anterior, situação que levantou problemas ines-perados no seu fabrico», explica a FENACERCI.

BREVE

plano concretizou-se em três concelhos da região

DR

Page 18: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

18 DIÁRIO DO MINHO / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

Plano Pastoral desafiaà formação sobre o luto

Pastoral da saúde lança proposta a paróquias e movimentos eclesiais

ReligiãoA N O P A S T O R A L 2 0 1 7 / 2 0 1 8

DESPERTAR ESPERANÇA

Rom

ão.F

igue

ired

o

Rom

ão.F

igue

ired

o

Rom

ão.F

igue

ired

o

Como Maria, somos desafiados a acolher a vontade do Senhor, escutando e

seguindo o Seu chamamento com a mesma confiança. […] Peçamos à Mãe

[…] que a todos conceda a graça de, como ela, conhecer a esperança própria

daqueles que vivem na comunhão do Senhor, sobretudo nos momentos de

angústia. TRINTA E UM DIAS COM MARIA

O Departamento Ar-quidiocesano de Pastoral da Saúde acaba de lançar às

paróquias e movimentos eclesiais o desafio da for-mação na área de acom-panhamento pastoral a pessoas em luto, no âm-bito do plano pastoral "Despertar a Esperança".

«Não é nosso desejo formar mais grupos mas diversificar a formação nos grupos que temos. Deixamos à considera-ção um conjunto de te-mas que podem ser tra-tados de modo isolado ou de forma mais sistemáti-ca, a combinar com a dis-ponibilidade dos forma-dores e dos formandos», referem os promotores da iniciativa, que dispo-nibilizam o número 253 203 180 (Carla Santos) e o endereço pastoral.sau-de@arquidiocese-braga--pt para esclarecimento de eventuais dúvidas.

Acompanhamento espiritual gratuito A Arquidiocese de Braga também acaba de dispo-nibilizar o serviço dioce-sano de acompanhamen-to espiritual gratuito com dois padres.

Trata-se de «um lugar de escuta e acompanha-mento espiritual à luz da palavra de Deus e da Fé da Igreja Católica em si-gilo e privacidade», ex-plicam os responsáveis no site da Arquidiocese,

DR

DOENTES E IDOSOS PEREGRINAMÀ SENHORA DO CASTELO

Viana do castelo O bispo de Viana do Cas-telo, D. Anacleto Oliveira, preside amanhã, às 12h00, em Arcos de Valdevez, à celebração eu-carística de encerramento da peregrinação dio-cesana à Senhora do Castelo.

A iniciativa, dedicada a doentes e idosos, ini-cia, às 9h30, com o acolhimento, seguindo-se, às 10h00, um tempo de oração, reflexão e ado-ração. Depois da eucaristia, realiza-se o almo-ço e uma tarde de convívio.

A iniciativa é organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde e pelo Movi-mento da Mensagem de Fátima.

DARQUE ACOLHE XVIII VIANA JOVEM

Campus da gratidão O Centro Pastoral Pau-lo VI, em Darque, acolhe, este fim de semana, o XVIII Viana Jovem. O Campus da Gratidão ini-cia amanhã, às 14h00, e apresenta-se como um grande evento celebrativo dos quarenta anos da fundação da diocese de Viana do Castelo.

«Este será o espaço privilegiado para agra-decer a Deus todos os dons concebidos a esta parcela do Povo de Deus. Continuamos a fazer caminho, depois do Campus Misericordiae em 2016 e do Campus Laetitiae em 2017, reforçan-do o convite para que todos os diocesanos de Viana do Castelo manifestem publicamente a sua gratidão neste ano jubilar», referem os or-ganizadores do Fórum Intergeracional de for-mação, de reflexão, de oração, de convívio e de gratidão.

O Campus da Gratidão culmina uma inten-sa preparação através dos roteiros da Quares-ma e da Páscoa, no qual cada paróquia se fará representar por uma fita em tecido, impregna-da por testemunhos de gratidão, fixados à cruz que peregrinará até à porta santa da Sé Catedral.

O dia de amanhã é dedicado aos jovens, cate-quistas, escuteiros, animadores, grupos da pas-toral juvenil e alunos de EMRC.

No domingo, dia 27 de maio, o Campus abre--se para todos os adultos que se queiram asso-ciar à festa da gratidão, para continuar a cele-brar, formar e peregrinar até à Sé Catedral de Viana do Castelo, onde, às 16h00, o bispo dio-cesano, D. Anacleto Oliveira, preside à missa de encerramento.

Breves

onde lembram que este serviço é «dirigido a pes-soas do distrito de Braga» e «que passam por uma situação de sofrimento

(luto, desorientação es-piritual, doença própria ou de familiar)».

O serviço encontra--se disponível de terça a

sexta-feira, das 09h30 às 18h00, e acontece me-diante marcação prévia, através do endereço e nú-mero referidos acima.

P

pemppb"D

fodnDçmtadcpdrdn2od-pe

AeAtansatod

dmpdgpn

Page 19: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / Religião / DIÁRIO DO MINHO 19 www.diariodominho.pt

Oito religiões contra a eutanásiaem encontro com Marcelo

Representantes de oi-to comunidades reli-giosas, com «perspe-tivas distintas» sobre

várias matérias, foram on-tem recebidos pelo Pre-sidente da República, a quem transmitiram es-tar «absolutamente con-vergentes» em relação à eutanásia que conside-ram ser «um retrocesso civilizacional».

Católicos, evangélicos, judeus, muçulmanos, hin-dus, ortodoxos, budistas e adventistas pediram para serem recebidos por Mar-celo Rebelo de Sousa para manifestarem a sua posi-ção contra a eutanásia, no âmbito dos projetos de lei para despenalizar e regu-lar a morte medicamente assistida em Portugal, que serão debatidos e votados na próxima semana na As-sembleia da República.

«As nossas perspetivas podem ser distintas, como de facto são, mas aqui nes-te ponto são absolutamen-te convergentes», afirmou o cardeal patriarca de Lis-boa, D. Manuel Clemente, à saída do encontro no Pa-lácio de Belém, que durou mais de uma hora.

DR

ARGA DE BAIXO LOUVAO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Caminha A paróquia de Santa Maria de Arga de Baixo, no arciprestado de Caminha, realiza no dia 10 de junho as solenidades em louvor do Santíssimo Sacramento.

Do programa consta o lausperene, eucaristia solenizada, às 10h30, procissão eucarística, ser-mão e bênção do Santíssimo Sacramento.

PARÓQUIA DE AZEVEDORECORDA D. CARLOS PINHEIRO

Gratidão A paróquia de São Miguel de Aze-vedo, no arciprestado de Caminha, recorda, no âmbito do ano pastoral diocesano de Viana do Castelo dedicado à gratidão, um dos pilares da diocese do Alto Minho: D. Carlos Francisco Mar-tins Pinheiro, falecido em 2010, natural de Vila Praia de Âncora.

Em nota enviada ao Diário do Minho, o arci-preste de Caminha, padre Paulo Emanuel, refere que «no dia 30 de maio comemoram-se 93 anos do seu nascimento» e que a visita pastoral, que decorre nos dias 16 e 17 de junho, apresenta-se como um momento para «expressar a gratidão da paróquia de Azevedo a todos os que a ajuda-ram a ser comunidade cristã. Uma dessas pes-soas foi o senhor D. Carlos. No dia do seu ani-versário natalício, os paroquianos rezarão por este bispo caminhense».

ARGELA ORGANIZA FESTA DO SENHOR

3 de junho A paróquia de Argela, no arcipres-tado de Caminha, promove no dia 3 de junho a Festa do Senhor.

A comemoração, organizada pelos irmãos da Confraria do Santíssimo Sacramento, inicia às 8h30, com a celebração eucarística, seguindo--se um período de adoração (lausperene). A fes-ta termina às 19h00, com a recitação do rosá-rio, sermão, procissão eucarística e bênção final.

MISSÃO MARIANA EM VIZELA

Arautos do evangelho A comunidade pa-roquial de São Miguel de Vizela está a viver uma “Missão Mariana”, promovida pelos Arautos do Evangelho em colaboração com o pároco e arci-preste de Guimarães e Vizela, padre Constanti-no Matos de Sá.

Ao longo desta semana, a imagem do Imacula-do Coração de Maria peregrina pelos lares da lo-calidade, numa iniciativa que conta diariamente com a recitação do terço, o sacramento da peni-tência e a celebração eucarística.

A cerimónia solene de encerramento aconte-ce domingo, às 10h30, na igreja paroquial de São Miguel, em Vizela, com uma missa e coroação da imagem do Imaculado Coração de Maria, dinami-zada pelo coro e banda dos Arautos do Evangelho.

Breves

Centenas de manifestantes protestaram ontem em frente à Assembleia da República

O purpurado defendeu que Portugal deve seguir o exemplo de «outras so-ciedades democráticas e evoluídas», que optaram por desenvolver os cuida-dos paliativos de forma a «chegar a todos para que possam ter uma base só-lida para o futuro».

Já o pastor Jorge Hum-berto, da Aliança Evangé-lica Portuguesa, classificou a eutanásia de «retrocesso civilizacional», defenden-do também que a solução deve passar por «cuida-dos paliativos ao alcance de todos os cidadãos em Portugal».

O pastor acrescentou que o tema «não pode ser um assunto de algumas pessoas apenas: as reli-giões têm um sério con-tributo a dar no sentido da dignificação e digni-dade da vida».

Os 16 representantes das oito religiões mos-traram-se ontem unidos: «Estamos juntos para ter a mesma voz», acrescen-tou o sheik David Munir, líder da Mesquita Islâmi-ca Central de Lisboa.

«Espero que cuidemos mais das pessoas que pre-

cisam dos nossos cuida-dos do que os abando-nemos», acrescentou o sheik Munir, sublinhan-do também a necessida-de de «valorizar a vida e dar mais ênfase aos cui-dados paliativos».

O rabino Natan Peres, da Comunidade Israelita de Lisboa, saudou o fa-to de a eutanásia ter con-seguido juntar diferentes religiões e mostrar que «as religiões em Portugal podem unir-se» e traba-lhar juntas.

Pela voz do pastor Jorge Humberto foi ainda trans-mitida a posição em re-lação à realização de um referendo: «Seria uma ex-celente opção», resumiu.

«Sempre que o povo se pronuncia, com certe-za que é um ato de demo-cracia e com certeza que é uma forma de perceber claramente, sem qualquer tipo de manipulação aqui-lo que vai no sentimento e no coração das pessoas. O referendo seria uma ex-celente opção», concluiu o pastor da Aliança Evan-gélica Portuguesa.

O Presidente da Re-pública recebeu ontem

de manhã 16 represen-tantes de oito religiões, e, no final da tarde, Júlio Meirinhos, grão-mestre da Grande Loja Regular de Portugal (GLRP) e Isa-bel Corker, grã-mestre da Grande Loja Feminina de Portugal.

Manifestantes na ARAlgumas centenas de pes-soas concentraram-se on-tem junto à Assembleia da República para pedir aos deputados que rejeitem a despenalização da eutaná-sia em Portugal.

A concentração foi pro-movida pelo movimento de cidadãos "Stop Eutaná-sia", que tem promovido várias iniciativas contra a despenalização.

Em declarações à agência Lusa, Sofia Gue-des, representante des-te movimento, disse es-tar fortemente convicta de que «a larga maioria dos portugueses é contra a eutanásia».

Sofia Guedes lembra os deputados que a «sua consciência» represen-ta «boa parte do povo português».

Redação/Lusa

Movimento "stop Eutanásia" manifestou-se em frente à Assembleia da república

Page 20: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

20 DIÁRIO DO MINHO / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

Parcerias Público-Privadasvs Maiores Salários: cancro social

Glaucoma sem segredos

Espaço Aberto

O glaucoma é uma doença do nervo ótico que represen-ta a segunda princi-

pal causa de cegueira no mundo e a primeira cau-sa de cegueira irreversível. Estima-se que em Portu-gal atinja cerca de 200 mil pessoas e seja responsável por 8 mil casos de ceguei-ra. A designação de glau-

Há anos que escreve-mos sobre o prejuí-zo abismal das PPPs nas contas públicas.

Verdadeiro cancro econó-mico-social a ser extermi-nado, seja pela quimiote-rapia política, seja pelos tratamentos direcciona-dos. Em quase toda a mé-dia, com destaque da Re-vista Sábado, há notícias recentes nas quais se dá conta que contratos e afins de subconcessões e rene-gociações de PPPs, entre 2009/11, estão sob a aten-ção do Ministério Público.

Só agora é que se lembra-ram? Bem, antes tarde do que nunca... Mutatis mu-tandis, as rendas artificiais para financiar as energéti-cas ou os famosos contra-tos de permuta financei-ra e/ou swap. Em muitos casos, um conjunto de bestialidades irracionais, matemáticas e financei-ras, contra uma sociedade mais justa e um Estado de Direito social democráti-co mais forte. Abrange os anos 2009/11. Mas, e os anos anteriores nos quais foram assinados contratos deste género, prejudican-do a gestão dos dinheiros públicos? Estarão em causa ilícitos como p.e.: corrup-ção activa para acto ilíci-to à gestão danosa, tráfico de influências, fraude fis-cal, branqueamento v.g. de capitais, associação crimi-nosa, etc. (esperemos que o

Nos artigos enviados para o Diário do Minho destinados a esta secção deve constar a identifi cação completa dos seus autores (nome, morada, n.º de B.I. e contacto).

JUSTIÇA, CIÊNCIA&POLÍTICA, COM TEMPERO

descomunais. E bizarro, ou não, é ver depois uma série de ex-governantes que ne-gociaram estes contratos a irem trabalhar para cargos dessas mesmas empresas! E aqui, neste ponto, Paulo Morais, entre Outros, tem razão ao propor que o Par-lamento aprove um diplo-ma que extinga todos es-tes aberrantes contratos. Poupar-se-iam qualquer coisa como €12.000 mi-lhões, pois é o próprio Eu-rostat que avalia em cerca de €6.000 milhões o valor justo das PPPs e não os ac-tuais cerca de €18.000 mi-lhões contratualizados!!! Neste contexto, quando António Costa diz que “os portugueses e os funcio-nários públicos preferem contratar mais funcioná-rios públicos do que au-mentar salários”, não está a ser justo. E inclusive pa-

ra a partidocracia: não dá votos!!! Com a extinção ou verdadeira renegocia-ção destes escatológicos contratos com o Estado, era possível aumentar sa-lários nos sectores público e privado e gerar criação de emprego em ambos, podendo inclusive baixar--se os impostos. O que, ca-ro Costa e Comp.ª, até dá mais votos!!! Não desfazen-do as boas intenções, este-ja-se também muito atento às Universidades etc. que nunca deveriam ser “Fun-dações Públicas de Direito Privado…”.

N.B.: no texto publi-cado na semana passada com o título “Selecção dos Juízes e dos Procuradores da República”, quando re-ferimos “Anúncio”, esta-mos a referir-nos ao “Aviso 15620/2017”, Diário da Re-pública Série II, 29/12/17.

1 Prof. em Direito, Membro

da CFD/SNESup, gsopasde-

[email protected]

Twitter@gsdmelobandeira Fa-

cebook: Gonçalo De Mello Ban-

deira (N.C. Sopas).

GONÇALO S. DE MELLOBANDEIRA1

MP não se esqueça do cri-me de infidelidade patri-monial: 224.º do CP). Nesta precisa investigação estão em causa as subconces-sões das auto-estradas do Douro Litoral, Baixo Alen-tejo, Trás-os-Montes, Li-toral Oeste, Algarve Lito-ral e as renegociações das chamadas SCUT da Gran-de Lisboa, Norte, Gran-de Porto, Costa de Prata, Beira Alta e Norte Litoral, Beira Litoral. Como metá-fora, diríamos que o Inte-resse Público foi raptado, violado, torturado e mor-to com sinais de agressões da mais funda violência ética. É nestas alturas que os zés-espertos embebe-dam o Povo com “futebol, Fátima e fado”. Basta ler os relatórios do Tribunal de Contas (o tal que não tem praticamente eficácia ne-nhuma com a actual le-

gislação…) ou da simbóli-ca, “Comissão Parlamentar de Inquérito às PPP rodoviá-rias e ferroviárias”. Quanto mais se escava, mais nítida fica uma espécie de vermes sanguessugas, verdadei-ras carraças ou vampiros financeiros que “comem tudo e não deixam nada”: nestes contratos, as com-pensações garantidas aos privados atingem valores desproporcionais, desade-quados e desnecessários, violando a intervenção justa do Estado e fazendo que o “risco do negócio” se-ja exclusivo dos cofres pú-blicos. Veja-se as “renego-ciações das ex-SCUT”, nas quais foram determina-dos níveis de tráfego mui-to para além do trânsito verdadeiro, com as con-cessionárias a serem con-trabalançadas com rendas inflaccionadas em valores

coma é dada a um grupo de doenças que têm em comum a degeneração do nervo ótico. O nervo ótico é a estrutura nervosa que une o olho ao nosso cére-bro e é um veículo para a informação visual captada pelo olho. Cada fibra deste nervo transporta a informa-ção visual correspondente a um pequeno local da re-tina. Ao chegar à área vi-sual do cérebro, a informa-ção trazida pelas diferentes fibras nervosas, conjuga--se e é formada a imagem que vemos. À medida que a doença do glaucoma evo-lui, pequenas áreas do es-paço que vemos deixam de ser captadas. A perda visual

é indolor, progressiva e ir-reversível, havendo em ca-sos avançados compromis-so da autonomia visual do doente. O glaucoma pode surgir em qualquer idade, mas a incidência aumenta a partir dos 40 e em alguns grupos de risco, tais como: hipertensão ocular; história familiar de glaucoma; raça negra/asiática; diabetes; alta miopia; inflamação e trau-ma ocular; uso prolonga-do de corticoides e doença vascular. Dada a irreversi-bilidade das lesões instala-das, o diagnóstico precoce é fundamental. Infelizmen-te, o glaucoma é quase sem-pre assintomático até fases avançadas da doença, esti-

mando-se que apenas 50% dos indivíduos com glau-coma saibam da sua exis-tência. A perceção tardia da doença ocorre, pois: a hipertensão ocular é as-sintomática; os defeitos no campo visual surgem len-tamente só são detetáveis por exames quando cerca de 40% das fibras do nervo já foram afetadas; existem mecanismos cerebrais que disfarçam os défices visuais instalados, tornando-os im-percetíveis até fases tardias da doença. A melhor for-ma de detetar o glaucoma em fase precoce é através da realização de consultas periódicas num médico of-talmologista. É fundamen-

tal uma análise cuidada dos fatores de risco de cada pa-ciente, uma observação clí-nica e a realização de alguns exames, para um diagnós-tico exato. Apesar de não existir cura definitiva para o glaucoma, a eficácia dos tratamentos existentes (me-dicação, laser e cirurgia) ha-bitualmente atrasa ou inibe suficientemente a progres-são da doença, de modo a esta nunca afetar a vida do paciente. O principal obje-tivo dos tratamentos é a di-minuição da pressão intra--ocular. O tratamento não melhora a visão, mas impe-de a sua deterioração pro-gressiva que em última ins-tância poderia resultar em cegueira completa e irre-versível. O tratamento cos-tuma ser iniciado com um ou vários colírios aplicados

uma a duas vezes por dia. A terapêutica laser ou cirúr-gica é habitualmente reser-vada para casos não contro-lados com medicação. Aqui ficam alguns conselhos a reter: faça exames visuais regularmente num médi-co oftalmologista; conhe-ça os fatores de risco para glaucoma; se tem glauco-ma, informe os seus fami-liares para que estes pos-sam efetuar um rastreio precoce; não espere pelos sintomas da doença, pois estes surgem tardiamente e os défices instalados são quase sempre irrecuperá-veis; apesar do risco de ce-gueira, se o glaucoma for detetado cedo e tratado de forma adequada este risco é reduzido. Atue atempa-damente, pois pode fazer a diferença.

NUNO LOPESOftalmologista do Hospital de Braga

Page 21: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 21 www.diariodominho.pt

PORTO D'AVERoger Bastosé o novo treinadorda equipa povoense,que disputa a Pró-Nacionalda AF BragaDESPORTO

PRISCOS GRANDE PRÉMIODE ATLETISMO

DIA 10 DE JUNHO

pedro vieira da silva

O SC Braga anunciou, ontem, a renovação do contrato com o sul-africano Luther

Singh, que está agora liga-do aos guerreiros do Mi-nho até 2023.

O extremo, recente-mente convocado para os trabalhos da seleção da África do Sul, vai fazer o estágio de pré-tempora-da com os AA's, coman-dados por Abel Ferreira, que o conhece muito bem dos tempos em que labo-rou nos bês.

O avançado, de 20 anos, marcou 12 golos em 44 partidas pelos bês, sen-do descrito pelo SC Bra-ga como «o diamante em bruto da seleção da Áfri-ca do Sul».

E, de facto, nos últimos anos, Luther Singh tem estado em destaque nas seleções da África do Sul.

Dias após receber a bo-ta de ouro no Campeona-to Africano das Nações de sub-20, em 2017, Luther

internacional sul-africano vai ser promovido aos aa's. Abel ferreira acredita muito no seu potencial

Pérola africana Luther Singh renova até 2023

Exibições de Luther Singh nos bês arsenalistas levaram-no à seleção da África do Sul

SC

Bra

ga

Singh foi chamado à sele-ção principal da África do Sul, tendo ainda sido no-meado, no mesmo ano, pa-ra melhor atleta jovem afri-cano do ano.

Agora, e depois de se ter estreado pelos "Bafana Bafa-na" em março de 2017, nos particulares com Angola e Guiné-Bissau, Luther Singh

voltou a ser chamado pelo selecionador Stuart Baxter para a COSAFA Castle Cup 2018, que decorre em Po-lokwane (África do Sul) en-tre os dias 27 deste mês (do-mingo) e 9 de junho.

Imensosrecursos técnicosLuther Singh tem brilha-

têm alguns pontos em comumLuther Singh no lugar de Ricardo Horta?

Luther Singh pode fazer várias posições no ataque, mas tem atuado, preferencialmente, como extremo do lado canhoto e segundo avançado. Em ambas as posições, o rendimento do avançado tem sido elevado.

E, se olharmos para o plantel principal, percebemos que o atacante africano tem algumas semelhanças, pe-las posições que habitualmente ocupa, com Ricardo Horta, autor de 11 golos em 43 partidas (Luther Singh fez 12 remates certeiros em 44 partidas).

E, numa altura em que se fala, insistentemente, da provável saída de Ricardo Horta para os franceses do Marselha, que estarão dispostos a aproximar-se dos valores pedidos por António Salvador, muitos olham para Luther Singh como um possível substituto do número 21 dos guerreiros do Minho.

do, intensamente, nos bês, destaca-se pela forma co-mo "serve" os seus colegas de ataque mas, sobretudo, pelos golos que marca, mui-tos deles na marcação de li-vres diretos.

Na presente temporada, o extremo africano somou 35 jogos pelo SC Braga B, tendo apontado 11 golos, al-

OSC Braga, atual cam-peão nacional e eu-ropeu de futebol de praia, vai medir for-

ças com MFC Sparta (Bul-gária), Marseille Beach Team (França) e SB BO EU Teplice (República Che-ca) no Euro Winners Cup 2018, prova que se realiza, de 28 deste mês a 3 de ju-nho, na Nazaré.

Bruno Torres, novo téc-

bruno torres, técnico da equipa de futebol de praia do sc braga

Sete reforços e «ambição» no Euro Winners Cupnico dos minhotos, reve-la ambição para a prova que arranca segunda-feira.

«Este ano a competição teve algumas alterações e sabemos que é a partir dos quartos de final que vai aumentar realmente a qualidade das equipas. No entanto, o foco será preparar tudo da mes-ma forma independen-temente da força e nome

do adversário», destacou o treinador-jogador.

Sete reforçosO SC Braga assegurou as contratações de Dona (guarda-redes, que já foi considerado o melhor do Mundo, volta a Braga), An-tónio (ex-Vasco da Gama, tendo-se sagrado aí cam-peão brasileiro e bicam-peão da Copa dos Liber-

tadores), Rudy (volta ao SC Braga, onde se sagrou campeão em 2014 e 2015), Bernardo Botelho, Filipe Silva, Miguel Pinheiro e Zé Henrique.

Bokinha, Bruno Torres, Bê Martins, Léo Martins e Hidalgo, atuais campeões nacionais e vencedores da Euro Winners Cup 2017, vão continuar a defen-der as cores do SC Braga.

guns deles decisivos e que foram fundamentais para que os bês arsenalistas con-seguissem a manutenção.

Os responsáveis do SC Braga acreditam que, mui-to em breve, Luther Singh vai ser "figura de proa" na equipa A, treinado por Abel Ferreira, que trabalhou com Luther Singh durante al-guns meses nos bês.

O africano, recorde-se,

chegou à capital minhota no mercado de inverno de 2017 e estreou-se a 4 de fe-vereiro, numa partida com o Sporting da Covilhã.

Nessa época, Abel Fer-reira comandou a equipa B até perto do final do cam-peonato, tendo-se despedi-do com uma vitória caseira com a Académica (1-0), ten-do rumado, depois, aos AA's, para render Jorge Simão.

André Torres, treinador do SC Braga

SC

Bra

ga

Page 22: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

22 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

José Costa Lima

O acumular de «difi-culdades financeiras muito graves» ao lon-go dos anos obrigou,

há três épocas, a então co-missão administrativa do FC Tadim a suspender a equipa sénior e dar prima-zia ao futebol de formação.

Essa aposta «não foi fá-cil por diversas razões», so-bretudo pelo prisma eco-nómico, mas o título de campeão de juniores, con-quistado há menos de uma semana, graças ao primei-ro lugar obtido na série A da I Divisão da AF Braga, é a recompensa mais visível após a tomada de posição mais radical por parte de quem tinha «obrigatoria-mente de melhorar as con-tas do clube» bracarense.

«Quando suspende-mos os seniores, pois não queríamos "afundar" ainda mais o clube em dívidas, sabíamos que teríamos de

fazer um acompanhamen-to dos miúdos, trabalhá-los para serem campeões. Eles não nos desiludiram, pois estão cá desde os 12 anos e já tinham sido campeões em iniciados, e termina-ram a formação em be-leza. Foi uma época exce-lente dos nossos juniores, mas muito difícil e exigen-te», sublinha Nuno Quin-teiro, presidente da Co-missão Administrativa que

fc tadim é campeão distrital no escalão júnior

Um ciclo que agora terminacom a maior das recompensas

gere os destinos do Tadim, dirigente que deve passar a liderar a próxima dire-ção do clube, já a partir de 2018/19.

«Temos todos os esca-lões de formação e con-tamos com cerca de 100 atletas, mas queríamos ter mais, porque temos difi-culdades em captar miú-dos devido à proximidade com o Sporting de Braga e do Dragon Force», acres-

centou o responsável. «Foi um campeonato

renhido, porque o Celeirós não desarmava e só na úl-tima jornada é que conse-guimos o título. É um gru-po que está construído há muitos anos, alguns desde os benjamins. Tive a sorte de pegar neles em inicia-dos, saí um ano, voltei nos juvenis e trabalhámos bem este ciclo na formação pa-ra conquistarmos um títu-

FC Tadim terminou como campeão da série A da I Divisão AF Braga

presidente nuno quinteiro CONFIRMA REGRESSO após três anos de ausência

Equipa sénior garantida na próxima época

Uma das novidades para a nova época desportiva, senão mesmo a maior,

prende-se com o regres-so de uma equipa sénior à estrutura do Tadim. Nuno Quinteiro, presidente dos bracarenses, confirmou is-so mesmo ao nosso jornal.

«Vamos ter uma equipa sénior na próxima tempo-rada. Quando cheguei ao clube, o Tadim ainda tinha seniores, um grande plan-tel e um bom treinador [Marco Campos], mas tive-mos de suspender a equi-pa durante dois anos para trabalhar a formação, pe-las razões que mencionei. Já estamos a trabalhar nisso

DR

emanuel Mano, capitão de equipa

«Demos todos mais um bocadinho» Emanuel Mano, capitão de equipa, destaca a «união do grupo» para descrever a temporada, recordando que a meio da época «ninguém diria» que o Tadim viesse a festejar o título de campeão.

«Estivemos a sete pontos da liderança, mas com a vitória em nossa casa com o Celeirós re-cuperámos. Depois, demos todos mais um bo-cadinho e conseguimos chegar ao título. O Ce-leirós [2.º classificado] tem uma grande equipa, mas felizmente quem festejou fomos nós», disse, elogiando os métodos de Renato Cunha.

«Já nos conhece muito bem e sabe o que po-de retirar de nós. Foi um grande jogador e agora é um grande treinador», destaca Emanuel, pre-parado para integrar o plantel sénior do Tadim.

«Sinto-me bem aqui», rematou quem alia o futebol ao último ano do secundário.

[plantel sénior] seriamen-te, mas também não vamos descurar a formação», tes-temunhou, apelando à po-pulação local que se una em torno do clube.

«O Tadim é uma força viva da freguesia e preci-samos do apoio de todos para tornar este emble-ma ainda mais forte. Te-mos vindo a inverter isso, mas queremos que as pes-soas venham em massa ao campo. Quem está aqui a trabalhar não está para ti-rar algum proveito indivi-dual. Estamos a trabalhar todos em prol do clube!», reforçou o dirigente.

O nome mais forte apontado à liderança do

projeto dos seniores é Re-nato Cunha. O atual treina-dor dos juniores do Tadim já foi abordado pelos diri-gentes, mas neste momento

ainda não respondeu afir-mativamente ao convite.

A decisão, contudo, de-verá ser conhecida no fi-nal do mês, depois da as-

sembleia-geral do clube que está agendada para o final da próxima semana.

«Ainda não pensei bem nisso, não sei o que pode

acontecer no futuro, sin-ceramente... O que posso dizer é que gosto muito destes miúdos», sublinhou Renato Cunha.

DM

DM

Nuno Quinteiro, presidente do Tadim Renato Cunha (à direita) levou equipa júnior ao título

lo», contou ao DM Renato Cunha, treinador dos ju-niores do Tadim, acredi-tando que «há vários jo-

gadores com qualidade» no seu plantel para «po-derem fazer alguma coi-sa» no futebol.

DR

Page 23: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 23 www.diariodominho.pt

AF Braga: Pró-nacional

Nelson Martinhorenova pelo CabreirosNelson Martinho renovou por mais uma tem-porada desportiva com o SC Cabreiros. O jovem treinador conseguiu a manutenção do clube bra-carense na Pró-Nacional da AF Braga.

AF Braga: Honra

André Pereira continua no SandinensesO técnico André Pereira vai continuar a orientar o Sandinenses. Depois de ter conduzido o clube vimaranense à subida para a Divisão de Honra, o jovem treinador viu reconhecido o seu trabalho pela direção que continua a contar com os seus préstimos. Com o técnico continuam os adjuntos Carlos Marques, Miguel Meira e Miguel Pizarro.

Luís FilIpe Silva

Roger Bastos é o no-vo treinador do GD Porto d'Ave, anun-ciou ontem o clube

povoense. A aposta dos responsáveis do clube da Póvoa de Lanhoso recaiu sobre o experiente técni-co que na temporada pas-sada orientou o GD Prado.

Com Roger Bastos che-gam também ao clube povoense Carlos Vieira e Carlos Madanços, a sua ha-bitual equipa técnica que o tem acompanhado na sua carreira.

O GD Porto d'Ave ga-nhou assim a corrida a ou-tros emblemas que tam-bém estavam a tentar a contratação do experien-te treinador, segundo po-de ler-se na nota emitida

Direção do clube aposta num técnico experiente

Roger Bastosno GD Porto d'Ave

Roger Bastos

DM

Luís Filipe Silva

adireção da ACR Guilhofrei aposta em Filipe Silva pa-ra a nova tempora-

da desportiva. O técnico sucede a Miguel Alexan-

por isso, poucas mexidas.

clube de vieira do minho anunciou três reforços para a divisão de honra

Filipe Silva treina Guilhofrei

Equipa técnica que vai comandar o Guilhofrei em 2018/19

DR

dre Costa, que deixou a coletividade no final desta temporada, depois de ter garantido a subida à Divi-são de Honra.

Bruno Peixoto, Mari-nho Silva e Micael Sil-va completam a restante

equipa técnica que vai tra-balhar com Filipe Silva na temporada 2018/19, que marca o regresso do Gui-lhofrei à Divisão de Hon-ra da AF Braga, depois de vários anos de ausência.

Filipe Silva trabalhou

na temporada passada no SC Maria da Fonte, on-de comandou a equipa juvenil.

O técnico soma ainda passagens pelos escalões de formação do GD Por-to d'Ave e há duas tempo-radas orientou a equipa sénior do FC Sobreposta.

Três reforços já garantidosO clube do concelho

de Vieira do Minho, li-derado por José Morei-ra, anunciou também os três primeiros reforços para a próxima época: Pedro Costa (ex-Pedral-va), Fábio Martins (ex-Pe-dralva) e Nando Almeida (ex-Gerês).

O plantel para 2018/19 deverá ter como espinha dorsal o conjunto que ga-rantiu a subida à Divisão de Honra, advinhando-se,

pelo clube. «Roger Bastos é o escolhido para liderar os destinos do nosso clube na próxima época.

Na sua carreira, Roger Bastos treinou clubes como GD Gerês, Martim, Vieira SC, SC Maria da Fonte, GD Prado, entre outros, e suce-de a Jorge Sousa, treinador

que rendeu Filipe Gonça já na reta final do campeona-to desta temporada que há pouco chegou ao fim.

Direção e treinador es-tão agora a preparar a pla-nificação da próxima época e a constituição do plantel que vai evoluir no campeo-nato Pró-Nacional.

DM

Page 24: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

24 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

luís Filipe Silva

oVieira SC segurou o técnico Miguel Paredes por mais uma temporada des-

portiva.O treinador fafense,

que nesta última tempo-rada guiou o clube ao ter-ceiro lugar no campeo-nato Pró-Nacional da AF Braga, avança assim pa-ra a sua quarta tempora-da em Vieira do Minho, sendo novamente acom-panhado por João Pedro Silva e Fernando Ferreira,

A comissão administra-tiva que gere o clube apos-ta assim na continuidade,

reconhecendo o bom tra-balho do treinador que na temporada finda levou o Vieira SC a lutar pelo pri-meiro lugar até ao final do campeonato.

Esta era a vontade dos dirigentes de Vieira do Minho que contou tam-bém com a vontade do treinador em continuar ao serviço do clube.

Depois de acordada a renovação para mais uma temporada, a comissão administrativa do Viei-ra SC está, em conjunto com a equipa técnica, a trabalhar na elaboração do plantel para a próxi-ma época.

Técnico fafense avança para a quarta temporada no clube

Vieira SC segura Miguel Paredes

Miguel Paredes

DM

Sp. Braga/AAUM recebe Futsal Azeméis nos quartos de final do play-off

Resolver a passagem amanhã luís Filipe Silva

oSporting Clube de Braga/AAUM rece-be amanhã, a partir das 16h00, no Pavi-

lhão Desportivo da UM, em Gualtar, o Futsal Aze-méis, no segundo jogo do play-off do campeonato nacional da I Divisão. De-pois de um triunfo suado em Oliveira de Azeméis, por 6-4, após prolonga-mento, os estudantes ar-senalistas querem resol-ver desde logo a questão da passagem às meias-fi-nais (passagem à melhor de três jogos).

Para evitar sofrer tan-to como no primeiro jo-go, Paulo Tavares referiu que a equipa «terá de evi-tar as quebras que tem ao longo dos 40 minutos».

«A equipa é jovem e nestes jogos onde a adre-nalina está alta os erros aparecem. De qualquer das formas, o grupo está de parabéns porque fez um excelente jogo em Azeméis, e conseguiu ul-trapassar uma equipa di-

fícil, com vários jogado-res ex-internacionais e uma equipa muito difícil de bater em casa», disse.

Mas para o treinador dos estudantes arsenalis-tas é vital a concentração.

«Foi importante este resultado lá, mas aqui-lo que foi sendo dito ao grupo durante a semana é que não se pode dormir

à sombra do ponto ganho, porque isto dá-nos a mar-gem de erro que o Aze-méis não tem mas a ex-periência diz-me que se não tivermos concentra-dos, as coisas podem nos correr mal. Temos como objetivo vencer já no sá-bado e passar às meias-fi-nais», frisou.

O técnico deixou ainda

uma mensagem aos adep-tos do Sp. Braga/AAUM. «Eles sabem que tenho um respeito enorme por eles. Apoiam-nos em to-do o lado. É uma coisa inacreditável. São os me-lhores adeptos do mundo, não tenho dúvidas nenhu-mas por tudo aquilo que fazem em prol do clube. Contámos com eles por-que queremos chegar às meias-finais, porque tu-do o que fazemos é para eles. Esta equipa já per-deu várias vezes e os adep-tos não deixaram de nos apoiar», disse.

João Abreu: «Quero continuar a marcar e ajudar a equipa»O jovem ala João Abreu, que foi decisivo no pri-meiro jogo, quer voltar a ajudar a equipa arsenalis-ta com golos na partida de amanhã. «Queremos re-solver já o jogo em casa. Quero continuar a mar-car, ajudar a equipa e le-var a equipa para outros níveis», frisou o jogador arsenalista.

João Abreu e Paulo Tavares

DM

vitória de guimarães

Rosier é reforçoO médio francês Loreintz Rosier, de 19 anos, foi ontem confirmado como o primeiro reforço do Vitória de Guimarães, para a época 2018/19, em nota no sítio oficial dos vimaranenses.

O futebolista assinou um contrato de três tem-poradas, válido até 2021, com uma cláusula de rescisão de 10 milhões de euros, depois de, na época 2017/18, ter representado a equipa B do Sochaux, que milita no 'National 3', quinto es-calão do futebol gaulês. Formado no centro na-cional de Clairefontaine, o médio decidiu rumar a Portugal em virtude do «projeto apresentado» pelo emblema minhoto, que, a seu ver, «permi-te o crescimento dos jovens».

«Vi vários jogadores singrarem aqui e estou convicto de que também poderei ser um desses casos. Quero muito que as coisas corram bem e ajudar a equipa a atingir os objetivos», lê-se no sítio oficial dos vitorianos.

Rio Ave

Tarantini renovouO Rio Ave anunciou a renovação de contrato, por mais duas temporadas, com o médio e capitão de equipa, Tarantini. O jogador, de 34 anos, que está há 10 temporadas consecutivas no emblema vila-condense, vai continuar a ser uma das refe-rências do balneário do emblema vila-condense, mostrando-se satisfeito pela extensão do vínculo.

em 2020

Supertaça europeiano Estádio do DragãoO Estádio do Dragão, recinto do FC Porto, vai ser o palco da final da Supertaça europeia em 2020, anunciou ontem a UEFA, na sequência da reu-nião do Comité Executivo do organismo regu-lador do futebol europeu.

O Estádio da Luz, reduto do Benfica, em Lis-boa, era candidato a receber a final da Liga dos Campeões da época 2019/20, mas foi derrota-do pelo Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul.

A final da Liga Europa de 2019/20 vai reali-zar-se na Arena Gdansk, na Polónia, e a final da Liga dos Campeões feminina da mesma tempo-rada vai disputar-se na Áustria Arena, em Viena.

VSC

Page 25: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 25 www.diariodominho.pt

faltou aos treinos da seleção da af viana

Futebolista do Anhapunido com 30 diasO Conselho de Disciplina da AF Viana do Castelo puniu com 30 dias o futebolista da ADC Anha, Alexandre Filipe Ferreira. A decisão prende-se com a falta a convocatórias para os treinos da seleção de futsal masculino sub-16 da AF Viana, não tendo apresentado justificação.

Na “ordem do dia”, a equipa de infantis do Raianos, foi punida com derrota no jogo com o Âncora Praia, multa de 102 euros.

Já o dirigente do Courense, Nelson Barreiro, foi punido com 30 dias e 80 euros.

Em seniores, António Pedro e João Manuel (Âncora) foram punidos com dois jogos cada, e Marc Humberto com um.

Em juniores, Raphael Gunther e Hugo Miguel (Ponte da Barca) foram punidos com dois jogos e o clube multado em 151 euros.

AF Braga

Seleção sub-14 treina em Santa LucréciaA seleção sub-14 masculina da AF Braga tem três sessões de trabalho agendadas para o campo de Santa Lucrécia. Todas marcadas para as 18h15, realizam-se nos dias 28, 29 e 30 de maio, e ne-las devem participar os seguintes atletas:Palmeiras: Palha, Pedro Alves, Frederico, Paulo Roberto, Nuno Matos, Alexandre Ferreira, Gon-çalo Pereira, Ivo, Madureira, Gonçalo Pinto, Di-nis Gama, Edgar Correia, Francisco Conceição e Alpoim; Famalicão: Daniel Araújo; Vitória: Ga-briel, José Pinto, José Pedro Pereira, Joaquim, Rafael Silva, Rodrigo Granja, Guilherme Reis e João Almeida; Moreirense: Eurichano; Sp. Bra-ga: Gonçalo.

Amanhã

Passeio de bicicletaem GualtarPromovido pela AJ Gualtar, realiza-se, amanhã, a partir das 15h00, um passeio de bicicleta/BTT com uma extensão de aproximadamente 16 km, a percorrer pelas freguesias de Gualtar, Covelas e Este. A saída ocorrerá junto da Escola EB2,3 de Gualtar. O trajeto será realizado maioritaria-mente em caminhos rurais/florestais com pas-sagem na nascente do rio Este. No final do pas-seio será realizado um pequeno convívio entre os participantes onde será distribuído um pe-queno reforço/lanche.

As inscrições encerram hoje e poderão ser rea-lizadas através do e-mail [email protected] ou pelo telefone: 915680932, sendo gratuitas pa-ra os sócios da AJG e com um custo de três eu-ros para não sócios.

Luís Filipe Silva

OCD Ponte anunciou ontem a renovação do técnico José Ma-nuel Vieira bem co-

mo da restante equipa téc-nica composta por Cajó e Rui Marques (adjuntos).

O clube do concelho

de Guimarães prepara já de forma atempada a sua temporada 2018/19, onde vai competir novamen-te na Divisão de Honra da AF Braga e também anunciou já algumas re-novações e promoções de atletas que passam do es-calão júnior para a equi-

clube vimaranense anunciou já algumas renovações

CD Ponte renova com técnico José Manuel Vieira

pa sénior.O primeiro passo da

direção do CD Ponte foi assegurar a continuida-de de José Manuel Viei-ra, técnico recrutado já com a temporada passa-da em curso ao Guilho-frei (seguia no comando da I Divisão) para render

José Manuel Vieira, ao centro, lidera a equipa técnica do Ponte para 2018/19

DR

Arcos de valdevez: Desporto Escolar

João Morado vice-campeão nacional

Os atletas João Mo-rado e Mário Silva, em representação do Agrupamento de Es-

colas de Valdevez e da se-leção regional norte, par-ticiparam, no passado fim de semana, em Viseu, no campeonato nacional de juvenis de atletismo do Desporto Escolar.

Os dois atletas, que também fazem parte do CA Arcos de Valdevez, es-tiveram em destaque e, no primeiro dia, desti-nado ao campeonato na-cional individual e estafe-tas, João Morado alcançou o 2.º lugar na estafeta de 4X100m com 44.1 a ape-nas 2 décimas da estafe-ta vencedora e o 5.º lugar no salto em comprimento com 6,24m a apenas 1 cm

do pódio (o 3.º e 4.º lugar saltaram ambos 6,25m) e

Mário Silva alcançou o 4.º lugar nos 100m barreiras

com 14,08 a apenas 5 cen-tésimas do pódio.

No 2.º dia de provas, destinado ao campeona-to coletivo disputado sob a forma de provas combi-nadas, Mário Silva e João Morado integraram a esta-feta de 5X200m da seleção regional norte que venceu em 1.58,6. João Morado contribuiu ainda com o 2.º lugar no salto em compri-mento com 6,09m.

Coletivamente a sele-ção regional norte que liderou quase sempre o evento acabou por ser re-legada para o 4.º lugar fru-to de um azar do vianense José Pedra no lançamento do dardo que não efetuou nenhum ensaio válido, fa-zendo a seleção cair do 1.º para o 4.º lugar.

João Morado com a medalha de vice-campeão

DR

Sérgio Nuno.O oitavo lugar conse-

guido na série B da Di-visão de Honra, com 42 pontos somados foi do agrado dos responsáveis do clube que vêm aqui uma boa base de traba-lho para levar o clube até posições mais cimeiras da prova.

O CD Ponte anunciou também já algums atle-tas para a próxima tem-porada como são os ca-sos de João (guarda-redes); Domingos, Dany, Neves, Martins,Miranda (ex-jú-nior) e Juninho (ex-jú-nior) (Defesas); Leal, Pai-va e Chiquinho (Médios) e Nando, Canudo e Pedro Pata (avançados).

A direção, em conjun-to com a equipa técni-ca, está a trabalhar na composição do restante plantel.

Page 26: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

26 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

Carreira desportiva

Hoje em dia é quase unânime afirmar-se que os grandes clubes se dedicam à formação de joga-dores pensando nos futuros seniores. Estudar a nossa formação desportiva poderá passar por ca-

raterizar o passado e o presente, o percurso dos nos-sos atletas até ao escalão de seniores, reconhecendo que nem todos os atletas reúnem condições para que atinjam o tão almejado topo da pirâmide.

Não obstante todo esse estudo de acompanhamen-to do percurso formativo, importa igualmente perce-ber de que forma, enquanto sénior, é possível à maio-ria dos nossos atletas terem um projeto de carreira desportiva que os mantenha fidelizado à modalidade.

Muito embora sem dispor de dados precisos e re-presentativos, disponho de alguns exemplos de jogado-res que, tendo tido oportunidades para integrar equi-pas seniores representativas, tiveram de abdicar dos seus percursos académicos para conseguirem acom-panhar as suas equipas num ambiente que, em alguns casos, é profissional. As exigências da competição obe-decem a uma total exclusividade de preparação e trei-no que, particularmente em jovens que procuram o seu espaço, implica simplesmente optar e não conci-liar. Se considerarmos que muitas destas opções le-vam a que o atleta invista sem que isso lhe traga mui-tas oportunidades de participação efetiva em jogos, traduzida em muitos minutos, talvez possamos estar diante de um tema merecedor de reflexão.

Outrora, do qual apenas pretendo ilustrar e não di-recionar a reflexão para um saudosismo do tipo “anti-gamente é que era”, em muitas equipas das nossas prin-cipais competições profissionais que treinavam todos os dias, tinham como contrapartidas empregos, que em muitos casos permitiram após o término da car-reira desportiva disporem de um futuro profissional. Sabemos que a realidade atual não permite este cená-rio, mas talvez fosse interessante que os clubes quando acolhem jogadores com potencial para integrarem os seus projetos desportivos, fossem confrontados com algumas contrapartidas que, mais do que uma simples remuneração mensal, pudesse comprometer o atleta com a continuidade dos seus estudos, com o estabe-lecimento de objetivos académicos compatíveis com a sua preparação e participação desportiva, a exem-plo do que acontece hoje em algumas universidades em que o apoio a atletas de alto rendimento é efeti-vo, tornando a sua missão académica mais facilitada.

Sabemos que para um jovem universitário que se desloque para os grandes centros académicos, o pa-gamento de propinas, o alojamento, alimentação e eventuais transportes, são as despesas mais premen-tes a suportar. Estarão os clubes despertos para es-ta realidade? Creio que em alguns contextos, clubes suportam algumas destas despesas a atletas que re-presentem os seus clubes. Mas será esta uma prática habitual? Claro que não e muitas vezes acaba por se perderem alguns talentos que não conseguem conci-liar os estudos com a prática desportiva optando pe-la via académica visto que lhe dará mais garantias de um futuro profissional em detrimento de uma carrei-ra desportiva que é sempre uma incógnita e um ce-nário difícil de gerir.

OPINIÃO | LUÍS COVAS

AF Braga: Conselho de Disciplina

Dirigente do Porto d'Avesuspenso por 30 dias

Carlos Filipe Costa, dirigente da equipa de juniores do Porto d'Ave, foi suspenso

por 30 dias e multado em 150 euros pelo Conselho de Disciplina da Associa-ção de Futebol de Braga. Outras decisões saídas da reunião de ontem:

Divisão de HonraUm jogo: José Car-

los (Roriz) e João Paulo (Ribeirão).

Dois jogos: Rui Pedro e José Pedro (B.º Miseri-córdia), Hugo Miguel (Se-queirense) e Pavlov Cruz (Pedralva).

15 dias e 15 euros: Luís Filipe Romano, do Celoricense

15 dias e 75 euros: Ma-nuel Rocha do Vila Chã.

I DivisãoUm jogo: Alexandre

Barbosa (Maximinen-se) e Maximino Ferrei-ra (Arsenal).

Dois jogos: Joel Phili-ppe (MJ Póvoa).

15 dias e 15 euros. Lean-dro Moreto, do Arsenal da Devesa.

JunioresUm jogo: Tiago Adeli-

no e José Rodolfo (Vieira), Diogo Rafael (Este FC), Diogo Barbosa (Arsenal), Nelson Neto (Lago), Fábio Sampaio (S. Cosme), Ru-ben Alexandre e Carlos Miguel (Cavalões).

Dois jogos: Pedro Bri-tes (Maximinense).

Dois jogos: Diogo Hen-rique (Porto d'Ave) e An-dré Ricardo (Celeirós).

Três jogos: Nuno Mi-guel (Maximinense), Pe-dro Miguel e Rogério Oli-veira (Cavalões) e Ruben Gabriel (Sandinenses).

nuel Morgado, do Se-queirense.

IniciadosTrês jogos: Tiago Da-

miel (Crespos).

InfantisMiguel Rodrigues,

presidente do Terras de Bouro tem um proces-so disciplinar e o clube foi multado em 25 euros.

FutsalUm jogo: Eduardo Au-

gusto (Lordelo), Álvaro Guedes (Gualtar), Rui Ma-nuel ( JUNI) e Lígia Danie-la (São Pedro).

Dois jogos: Paulo Ale-xandre (Nogueiró).

Três jogos: Francisco Fernandes (Cabeçudense).

10 dias e 50 euros: Rui Manuel Reis, do Lordelo.

10 dias e 50 euros: Nu-no João Nogueira, da JUNI.

Quatro jogos: Tiago Alexandre (Pevidém).

Seis jogos: Carlos Bru-no (Torcatense).

15 dias e 15 euros: Pe-dro Jorge Castro, do Tor-catense) e João Pedro Coe-lho ( Joane).

15 dias e 75 euros: Nuno Ferreira, do Ponte.

O Santa Maria foi pu-nido com derrota por 3-0 e multa de 50 euros.

JuvenisUm jogo: Gonçalo João

(Taipas) e José Nuno (Ma-ria da Fonte.

Dois jogos: Francisco Oliveira (Maria da Fon-te), Ângelo Coreixas (Se-queirense) e Hugo Bran-dão (Crespos).

Três jogos: Nuno An-dré (Porto d'Ave).

10 dias e 50 euros: Mi-guel Silva (Porto d'Ave).

15 dias e 15 euros: Ma-

Hoje há assembleia

CD Maximinense elegenovos corpos sociais

O Clube Desportivo Maximinense reúne hoje, a par-tir das 21h30, na sua sede social, em assembleia-geral extraordinária, para, entre outros temas, eleger os no-vos corpos gerentes para a época 2018/2019.

A reunião decorrerá na sua sede social – Praceta Pa-dre Sena Freitas, em Maximinos – e servirá ainda pa-ra debater outros assuntos de interesse para o clube.

Iniciados

Captações no Inter da Boavista

A ADRC Inter da Boavista promove treinos de capta-ção para a sua equipa de iniciados que pretende ins-crever na AF Braga na temporada 2018/19. Os treinos destinam-se a atletas nascidos em 2004/05, e decor-rem nas Camélias, pelas 18h30, de todas as terças e quintas-feiras até ao dia 30 de junho. A criação desta equipa terá a colaboração da "Braga Football Acade-my" que terá a seu cargo a gestão técnica da mesma.

FC Porto

Sérgio Conceição até 2020

O treinador do FC Por-to, Sérgio Concei-ção, chegou a acor-do para a renovação

do contrato com os "dra-gões" por mais uma tem-porada, passando o vín-culo a ser válido até 30 de junho de 2020.

Um ano depois de ter

chegado ao Dragão, o téc-nico vê agora o contrato prolongado por mais uma época, tendo afirmado ao Porto Canal, que, apesar de "uma ou outra abor-dagem", a prioridade foi sempre manter-se no co-mando técnico dos "azuis e brancos".

Sérgio Conceição, de-pois de ter levado o FC Porto à conquista do 28.º título de campeão nacio-nal, colocando um ponto final a uma série de quatro temporadas sem títulos, prepara-se para começar a segunda temporada no comando dos "dragões".

DM

Page 27: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 27 www.diariodominho.pt

Comunicar

Apesar de existirem, com a era digital, muitas formas

de comunicar, a comunicação “cara a cara” continua

a ser aquela que acarreta mais dificuldade e mais lei-

tura de muita informação “oculta”. Essencialmente,

porque o que se diz (palavras), como se diz (tom de voz) e a

forma como se diz (a expressão corporal) acarretam mui-

ta mais informação do que o discurso e, faz com que o co-

municador corra mais riscos, pois podem colocar a nú as

fragilidades de quem quer passar a mensagem. Comunicar,

será sempre uma arte que nem toda a gente domina, por-

que há sempre muito mais do que palavras.

Contudo, hoje, todos os líderes devem munir-se de al-

guns instrumentos ou estratégias para poderem comunicar

com eficácia. O pilar base de uma boa comunicação é o res-

peito. Especialmente o respeito por quem recebe a mensa-

gem. Mas, toda a comunicação deve ter uma base: a conse-

quência/resultado. A comunicação é definitivamente uma

ação-reação, pelo que devemos, sempre, medir bem as pa-

lavras, as feições e a forma como se profere a mensagem.

Há gestos, momentos, feições, expressões, que podem di-

zer mais que muitas palavras. E aqui há dois exemplos anta-

gónicos que, recentemente, são o reflexo disto mesmo: Abel

Ferreira, treinador do futebol do SC Braga, e Bruno Car-

valho, presidente do Sporting CP. O primeiro, pela forma

como, sempre, respeitou o seu grupo de trabalho. A forma

intensa, apaixonada, respeitosa, como sempre se referiu ao

seu staff e aos jogadores que dirige, e com isto conseguiu,

de forma significativa, aumentar os seus índices de ren-

dimento e melhorar as prestações individuais e coletivas.

Por seu turno, o polémico presidente do clube lisboe-

ta, através das suas comunicações no facebook, das entre-

vistas e das conferências de imprensa, manifestou, mui-

tas vezes, uma agressividade desmedida, conflitualidade e

desrespeito, que causaram reações deveras negativas, rejei-

ções e fraca produtividade, por parte de toda a equipa de

futebol do seu clube. A forma desgovernada, sem estraté-

gia, à mercê da emoção, fez com que o presidente do SCP

cometesse muitos erros na gestão comunicacional, com os

sócios, mas, principalmente, com toda a equipa de futebol

do clube que dirige.

É óbvio que as paixões e os corações estão mais perto da

boca do que a razão. A mim não me preocupa que o comum

dos adeptos faça críticas, muitas vezes, que sejam proferi-

das algumas expressões ou observações absurdas, porque a

emoção nem os deixa refletir. Mas, de facto, preocupa-me

que alguns elementos que fazem parte da estrutura dos clu-

bes, que por isso têm responsabilidade acrescida, comen-

tem, critiquem e manifestem publicamente opinião sobre

a competência dos ativos das próprias equipas.

A liderança só é verdadeiramente eficaz se existir por

parte de toda a equipa que dirige um forte sentimento co-

mum e uma só linha de pensamento e, principalmente,

de ação. Um presidente de um qualquer clube é uma peça

importante, crucial e fundamental no sistema desportivo,

mas é e será sempre extremamente frágil se não for estru-

turada uma linha de ação conjunta e estratégica com todos

os membros que dirige. É o resultado do discurso que lhe

confere o valor e o impacto que se deseja, ou seja, as pa-

lavras têm um poder enorme para potenciar, emocionar e

até inspirar (ou não…) quem as ouve ou as lê.

OPINIÃO | CARLOS DIAS

[email protected]

Escola Carlos Amarante

Andebol em segundo lugarno Desporto Escolar

A equipa de ande-bol de juvenis fe-minina da Escola Secundária Car-

los Amarante ficou em segundo lugar na final nacional de Desporto Escolar.

Classificaram-se pa-

ra a final nacional, a Es-cola Básica e Secundária Aquilino Ribeiro, que re-presentou a região de Lis-boa e Vale do Tejo e ficou em primeiro lugar; a Es-cola Secundária Carlos Amarante que represen-tou a região Norte e ficou

2900 participantes (alu-nos, professores e árbi-tros), em 12 diferentes modalidades.

A organização teve um programa que começou com acreditação das co-mitivas no pavilhão mul-tiusos e uma cerimónia de abertura à noite com a presença do ministro da educação, individualida-des locais, ranchos folcló-ricos e grupos de ginástica acrobátia. No segundo dia depois das competições houve uma festa conví-vio numa discoteca.

Terminou no terceiro dia após as competições e as respetivas cerimó-nias de entrega de pré-mios com um almoço no multiusos entre todas as comitivas presentes.

Colaboram no evento 285 alunos voluntários e 222 elementos da orga-nização provenientes de todo o País e da Madeira.

em segundo lugar; a Es-cola Secundária Homem Cristo que representou a região Centro e ficou em terceiro lugar.

A final nacional de an-debol decorreu em Viseu no último fim de sema-na, e concentrou mais de

Equipa de juvenis da Escola Secundária Carlos Amarante

Nacional de Karaté

AJKP competiu na P. Varzim

O campeonato nacional de karaté infantis, ini-ciados e juvenis, pro-va de fim de época

do calendário competiti-vo da Federação Nacional de Karaté de Portugal, dis-putou-se no fim de semana na Póvoa de Varzim, com a AJKP a fazer-se representar por atletas oriundos de clu-bes seus filiados.

Francisco Silva, do Cen-tro Social de Brito, conquis-tou a medalha de bronze em juvenis masculinos -55 kg. Fez seis combates, ga-nhando cinco e perdendo só para o atleta que se viria a sagrar campeão nacional.

Destaque também para Francisca Machado, que se

classificou no 5.º lugar da geral com cinco combates realizados, três vitórias e duas derrotas. Diogo Rua, do CS Brito, classificou-se no 7.º lugar da geral.

Sara Rodrigues, Cláu-dia Vilaça, Beatriz Agrelos, Hugo Lima e Luís Castro bateram-se bem mas não conseguiram resultados relevantes.

Os atletas foram acom-panhados por familiares e orientados pelos treinado-res Pedro Campos, Cláudio Vilaça e pelo diretor técni-co Filipe Ferreira.

Os atletas, técnicos e familiares que participaram na ação

DR

DR

Page 28: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

28 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

Amanhã e domingo

Velocidade de regresso a Palmeira

Público tem acesso livre para assistir ao espetáculo

Bilhar

FAC promovidoà 1.ª Divisão

O Famalicense AC su-biu à primeira divi-são nacional de bi-lhar, feito consumado à 19.ª jornada. O em-pate entre os dois pri-meiros, FAC "A" e BC Porto, não permitiu o festejo no imediato, mas após a conclusão da jornada e o empa-te do Boavista, mate-maticamente, está ga-rantida ascensão.

Neste jogo, foram os irmãos Figueiredo a notabilizarem-se, vencendo ambas as partidas com muita classe e qualidade. Os adversários de Jor-ge Bastos e Rui Go-mes foram mais for-tes e não permitiram o desfecho perfeito..

Está já também ga-rantida a presença na final four do campeo-nato nacional.

O Circuito Vasco Sa-meiro, em Braga, vai ser o palco da primeira prova do

Campeonato de Portugal de Velocidade Turismos – TCR Portugal, no fim de semana. O programa integra ainda Clássicos, Clássicos 1300, Legends e um desfile de automó-veis clássicos, tudo com entrada gratuita.

Manuel Gião é um dos pilotos que vai alinhar na prova de abertura do Campeonato de Portugal de Velocidade Turismos, ao volante do Kia Cee´d TCR da CRM Motorsport.

A Sports & You alinha também dois nomes de peso, Francisco Abreu e Rafael Lobato, que se vão sentar no novíssimo Peu-geot 308 TCR.

O bi-campeão de Por-tugal de Velocidade, Fran-

cisco Mora alinha no seu Seat Leon Cupra TCR e com os olhos postos no mais alto do pódium.

A Speedy Motorsport alinha com dois carros e mais uma vez são no-mes de peso a darem vi-da ao projeto. No Audi S3 LMS senta-se o empresá-rio e piloto Gustavo Mou-ra e no Seat Leon Cupra TCR, o chefe de equipa, que depois de ter anda-do uma época a apanhar os ares da Montanha, re-gressa à velocidade.

Armando Parente e Jo-sé Cautela vão dividir a condução do VW Golf GTI TCR da Novadriver e no Audi S3 LMS da Veloso Motorsport, vai ser Fran-cisco Carvalho o piloto.

Uma lista de inscritos que prima pela qualida-de, mas além dos TCR há ainda a registar a presen-

ça do TCC de João Sousa, um Seat Leon e os quatro Supercars que se juntam à prova.

Nos Clássicos e Clássi-cos 1300 estão confirma-das 26 inscrições, onde fi-guram todos os favoritos de ambos os campeona-tos. No fundo, de uma for-

ma muito idêntica ao que acontece nos Legends, on-de até o número de parti-cipantes é igual.

Em Braga e em maté-ria de clássicos, destaque--se ainda a realização de um desfile, no domingo, entre as 12h30 e as 13h30. Este desfile é aberto a to-

dos quantos possuam um Clássico, mas apenas pa-ra os cem primeiros que se apresentem no Cir-cuito Vasco Sameiro e le-vantem as cem pulseiras disponíveis.

O público vai ter aces-so ao paddock e a entra-da é gratuita.

DR

Page 29: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 29 www.diariodominho.pt

pedro vieira da silva

Parte das receitas do V Grande Prémio de Atletismo Braga--Priscos, que se rea-

liza no próximo dia 10 de junho, vão reverter a fa-vor dos Bombeiros Vo-luntários de Braga (BVB). A prova, este ano, e pela primeira vez, será orga-nizada, em parceria, en-tre a Junta de Freguesia de Priscos e o Clube Des-portivo e Cultural de Pris-cos (CDCP).

O presidente da junta local, Israel Pinto, foi o primeiro a usar da palavra na cerimónia que serviu para apresentar a quinta edição da prova, revelou que o novo elenco da Jun-ta da Freguesia de Priscos pareceu-lhe «mais corre-to» aquando da primeira reunião preparatória da prova, que esta voltasse a ser organizada em parce-ria com o CDCP, funda-do em 1981, e que esteve «desde a sua fundação» li-gado ao atletismo.

«Outra das novidades é que, este ano, terá um caráter solidário. Pare-ceu-nos bem ajudar os Bombeiros Voluntários de Braga, a quem muito devemos, e parte da re-ceita será entregue a eles. Para que comprem equi-

pamentos individuais ou para outras necessida-des», destacou, deixando o repto a todos os presi-dentes de junta para que, aquando da organização de eventos, «retirem al-guma parte para ajudar quem trabalha, de forma gratuita, em prol da so-ciedade», finalizou.

A prova terá lugar no dia 10 de junho e, para além da corrida princi-pal (Braga-Priscos), conta, ainda, com uma caminha-

«clássica do atletismo» passa a ser organizada pela junta e clube de priscos

V Grande Prémio de Atletismo Braga-Priscossolidário com Bombeiros Voluntários de Braga

Os elementos da mesa que apresentaram a V Corrida de Atletismo Braga-PriscosA

velin

o L

ima

sameiro araújo, vereadora do desporto da CMB

«Forma de dinamizar prática desportivae também dar mais visibilidade a Priscos»

Sameiro Araújo, vereadora, entre outros pelouros, do Des-porto da CMB, revelou ser «um privilégio» estar na apresen-tação da prova, que foi reativada há cinco anos. «Há mui-tos anos vim cá com atletas que, na altura, eram do melhor que havia no Mundo. Depois, a prova acabou e, recente-mente, e em boa hora, foi reativada. Este ano, será organi-zada também pelo Clube Desportivo e Cultural de Pris-cos (CDCP), um dos emblemas mais «emblemáticos no que diz respeito ao atletismo de Braga», recordando que algumas das «melhores atletas do SC Braga nasce-ram em Priscos», dando como exemplo Sandra Sá, que agora trabalha no emblema de Priscos.

Sameiro Araújo fez um apelo para que todos se ins-crevam porque é uma forma de dinamizar «a práti-ca desportiva na freguesia, nas freguesias vizinhas e no concelho» e, também, dar mais «visibilidade a Priscos».

A vereadora da autarquia bracarense lançou, ainda, um apelo para que o maior número de pessoas se asso-cie aos BV de Braga.

«O que sucedeu no ano passado serviu para despertar consciências. Perceberam que não é apenas na casa dos ou-tros que as coisas acontecem. Mas há uma coisa que não se compreende: os BV de Braga têm 2200 associados e um clube da cidade tem mais de 20 mil. Não faz sentido que os bombeiros, cuja quota anual é de 20 euros, um euro por mês, tenha apenas 2200 associados. Deixo um apelo para que quem participa na caminhada e a toda a popula-ção para que se inscreva como sócio. Dar 12 euros não cus-ta nada e esse valor, multiplicado por muitos, pode fazer toda a diferença para os BV de Braga. Se em vez de dois mil sócios tivessem 20, 30 ou 50 mil filiados certamen-te que a realidade dos BV seria bem diferente», destacou.

da de sete quilómetros, es-te ano com «um percur-so novo e com paisagens muito interessantes», re-velou o presidente do Clu-be Desportivo e Cultural de Priscos (CDCP), Agos-tinho Pinto, e provas pa-ra as camadas jovens (ben-jamins, infantis, iniciados e juvenis), com partida e chegada em Priscos.

Serão distribuídos, para além de prémios aos pri-meiros três classificados em cada escalão, um pré-

mio monetário no valor de 50 euros à equipa com maior número de elemen-tos na prova principal.

Todos os participantes terão direito «a uma me-dalha de participação», revelou a vereadora, en-tre outros pelouros, da Ju-ventude e Desporto da Câ-mara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, salien-tando que a corrida é já «uma clássica do atletis-mo» e tem vindo a conso-lidar-se de «ano para ano».

abade de priscos na corrida

Um pudim como estrelaSameiro Araújo, na sua in-tervenção, perguntou se este ano, à semelhança dos anteriores, seriam sorteados «pudins Aba-de de Priscos» por to-dos os participantes. «Conheço pessoas que correm apenas porque sabem que podem ganhar um Pudim Abade de Priscos», brincou.

Agostinho Pinto, presidente do Clube Des-portivo e Cultural de Priscos (na foto), confirmou que existirá pudim, destacando, ainda, o caráter solidário do evento, uma caraterística que está no ADN do CDCP.

António Ferreira, presidente dos Bombeiros Vo-luntários de Braga

BVB), agradeceu à organi-zação e a outras entidades por se terem lembrado dos BVB, uma corpora-ção que, como o próprio nome o diz, é «voluntária»

antónio ferreira, presidente dos bv de braga, agradece o apoio dado

«Façam-se sócios dos BV de Braga»

e, por isso, toda a ajuda é «bem-vinda».

A corporação con-ta com cerca de 160 ele-mentos – 70/75 no ativo e cerca de 80 na reserva – e, há meses, António Fer-reira prometeu a todos os bombeiros que quan-do saíssem para comba-

te teriam equipamentos de proteção individual de combate a incêndios flo-restais (EPI's), que custam cerca de 500 euros.

«E estou muito perto de conseguir cumprir a pro-messa», juntou.

Pediu, depois, para que todos se fizessem sócios

da corporação. «São apenas 12 euros

por ano. É um café por mês. Ajudem-nos. Podem ter a certeza, e ficarão, até, orgulhosos disso, que se-rá um dinheiro bem "gas-to". Se pagarmos todos é mais fácil», finalizou An-tónio Ferreira.

Page 30: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

30 DIÁRIO DO MINHO / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

AGENDA DM

até 27.5.2018

FES-TIVAL O MUNDOSOMOS NÓS

IM-PASSE PEDRO TEIXEIRA DA MOTA

26.5.2018 26.5.2018 30.5.2018

PRANA + MR. GALLINI

BERÇO URBAN RACE

TOURBRACARA AUGUSTA

25.5.2018 26.5.2018 26 e 27.5.2018

BRAGA STAND UP COMEDY FEST

26.5.2018

ESPE-CIALIZAÇÃO INTERNACI-ONAL REGIÃONORTE

FESTIVAL BRAGA · 10H COMÉDIA GUIMARÃES · 22H CONGRESSO ESPAÇO VITA · 9H30

MÚSICA THEATRO CIRCO · 22H BTT GUIMARÃES · 20H TOUR BRAGA · 10H30 E 17H

BRAGA ROMANA

COMÉDIA FÓRUM BRAGA · 21H

TRADIÇÃO CENTRO HISTÓRICO

Page 31: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / DIÁRIO DO MINHO 31 www.diariodominho.pt

CANAIS POR CABO

06h30 Bom dia Portugal; 10h00 3 às 10 (+ manchetes e desporto); 11h00 3 às 11; 12h00 Jornal das 12; 13h00 Grande área; 14h00 3 às 14; 15h00 3 às 15; 15h30 Eixo norte sul; 15h50 Zoom África; 16h00 3 às 16; 17h00 3 à 17; 18h00 18/20 (+ economia e desporto); 20h00 3 às 20; 20h30 Volta ao mundo; 21h00 360º; 00h00 24 Horas; 01h00 Especial 3: Deportados para outro mundo

06h00 Edição da manhã; 09h45 Boa cama boa mesa; 10h00 Jornal das 10; 10h55 Heróis PME; 11h00 Jornal síntese; 11h15 Opinião pública; 12h00 Jornal do meio-dia (+ desporto); 13h00 Jornal síntese; 13h30 Imagens de marca; 13h45 Jornal das 2; 14h25 Edição da tarde; 18h55 Jornal das 7; 19h52 Tenho can-cro. E depois?; 20h00 Jornal da noite; 21h00 Edição da noite; 23h00 Expresso da meia-noite; 00h00 Jornal da meia-noite

06h30 Diário da manhã; 10h00 No� cias; 11h00 No� cias; 11h30 SOS 24; 12h00 No� cias; 13h00 Jornal da uma; 14h15 SOS 24; 15h00 No� cias; 16h00 No� cias; 17h00 No� cias; 18h00 No� cias; 18h15 Mais transferências; 18h55 No� cias; 19h15 Futsal/Camp. Nacional: Benfi ca x Quinta dos Lombos (direto); 20h55 Especial informação: Congresso PS; 21h30 No� cias; 22h30 Mais futebol; 23h45 Governo sombra

06h00 NHL: Tampa Bay x Washington; 06h30 Motorizados/Camp. Mundo: G.P. França; 07h30 Magazine ténis; 08h00 Ténis/ATP World Tour 1000: Roma; 09h00 Combate/G.P. Hohhot (direto); 11h30 NBA: Houston x Golden State; 13h40 Wrestling: Raw; 16h10 Mundial F1/G.P. Mónaco: treinos livres; 19h40 NBA: Houston x Golden State; 21h55 Final Liga dos Campeões: Juventus x Real Madrid; 00h25 World Superbike/G.P. Reino Unido: treinos livres; 01h30 NBA: Cleveland x Boston (direto)

06h00 Liga Holandesa: Utrecht x Vitesse; 07h30 Bundesliga: Hostein Kiel x Wolfsburgo; 09h25 Taça Libertadores da Amé-rica: Cruzeiro x Racing e River Plate x Flamengo; 13h10 Liga dos Campeões: Liverpool x Roma, B. Munique x Real Madrid, Real Madrid x B. Munique e Roma Liverpool; 21h10 Final Taça do Rei: Sevilha x Barcelona; 23h35 Liga Francesa: Ajaccio x Toulouse; 01h25 Bundesliga: Hostein Kiel x Wolfsburgo

05h00 Sommersby, o regresso de um estranho; 06h55 Os meus duplos, a minha mulher e eu; 08h50 Se eu � vesse asas; 10h20 Pai, fi lho e sarilho; 12h10 O grande Gatsby; 14h30 Amigos improváveis; 16h25 Universidade a quanto obrigas!; 17h55 Os Goonies; 19h50 Amor ao acaso; 21h30 Star Wars: o império contra-ataca; 23h40 Assassinos: ao serviço da lei; 01h15 Plano de ataque; 02h55 Rebeldes de bairro

05h30 Castle; 08h00 Inesquecível; 12h30 Inves� gação cri-minal; 15h00 Capitão Phillips; 17h10 Mentes criminosas; 18h50 Chicago fi re; 21h20 MIB-Homens de negro; 23h00 MIB-Homens de negro II; 00h30 O início de um império; 02h15 Relatório minoritário

CANAIS GENERALISTAS

06h30 Bom dia Portugal 10h00 A praça 12h15 As receitas lá de casa 13h00 Jornal da tarde 14h15 O sábio 15h00 Agora nós 17h30 Portugal em direto 19h10 O preço certo 20h00 Telejornal 21h00 Sexta às 9 21h50 Brainstorm 22h45 Portugueses pelo mundo 23h45 Aqui tão longe 00h30 O sábio

06h32 Repórter África 07h00 Zig zag 10h45 Desalinhado/A mentira da verdade 11h15 Euronews 11h35 Júlio Pomar: o risco 12h35 Diga-me onde vive 12h52 Uma aldeia francesa 14h00 Sociedade civil: crianças desaparecidas 15h00 A fé dos homens 15h35 Indochina selvagem 16h35 Medicinas do mundo 17h00 Zig zag 21h00 A mentira da verdade 21h30 Jornal 2 22h15 A fronteira 23h15 Filme: Os respigadores e a respigadora 00h30 Sociedade civil

06h00 Edição da manhã 09h30 Queridas manhãs 13h00 Primeiro jornal 14h45 Mar salgado 16h15 Sol de inverno 18h15 Dr. Saúde 19h15 Linha aberta 20h00 Jornal da noite 21h45 Paixão 22h45 Vidas opostas 23h55 O outro lado do paraíso 00h55 Navy NCIS 01h45 House of cards

06h30 Diário da manhã 10h10 Você na TV! 13h00 Jornal da uma 14h00 SOS 24 14h20 Secret story 15h00 Sedução 15h45 Espírito indomável 16h30 A tarde é sua 20h00 Jornal das 8 (+ euromilhões) 21h35 A herdeira 22h45 Jogo duplo 23h52 Secret story 01h15 Código de honra

MAGAZINESOCIEDADE CIVILNO DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS DESAPARECIDAS, O PROGRAMA DE HOJE ANALISA O PROBLEMA, SABENDO QUE TODOS OS ANOS DESAPARECEM MILHARES DE CRIANÇASRTP2, 14h00

TELEVISÃO CINEMA

A programação incluída nesta página é fornecida pelas estações de televisão. O Diário do Minho não se responsabiliza por eventuais alterações efetuadas pelos canais.

VER OUVIR&&&&&

CINEMAX - BRAGASHOPPINGSala 1 – OS EMPATAS – 2D (M/14)Sessões: 15h00* – 21h50* – 15h00** – 17h30** – 21h50**

Sala 3 – UM LUGAR SILENCIOSO – 2D (M/16)Sessões: 15h00* – 17h30**

Sala 3 – VINGADORES: GUERRA DO INFINITO – 2D (M/12)Sessões: 21h35* – 21h35**

Sala 3 – ASAS PELOS ARES – VP – 2D (M/6)Sessão: 15h00**

Sala 4 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D (M/12)Sessões: 15h00* – 21h40* – 15h00** – 17h35** – 21h40**

Sala 5 – DEADPOOL 2 – 2D (M/14)Sessões: 15h00* – 21h45* – 15h00** – 17h30** – 21h45**

*Diária **Sáb., dom. e feriado

CINEMAX - BARCELOS

Sala 1 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D (M/12)Sessões: 15h30* – 21h40* – 17h30** – 21h40**

Sala 1 – ASAS PELOS ARES – VP – 2D (M/6)Sessões: 17h30* – 15h00**

*Diária **Sáb., dom. e feriado

FÓRUM - VIZELASala 1 – HAN SOLO: STAR WARS (M/12)Sessões: 15h20 – 18h00 (Sala 2-3D) – 21h20 – 00h10*

Sala 2 – DEADPOOL 2 (M/14)Sessões: 15h30 – 18h10 (Sala 1) – 21h30 – 23h50*

Sala 3 – OS SUPER-HERÓIS DA SELVA – VP (M/6)Sessão: 15h10

Sala 3 – JOURNEYMAN: VONTADE DE VENCER (M/14)Sessão: 17h10

Sala 3 – OS EMPATAS (M/14)Sessões: 19h10 – 21h35 – 23h55*

*6ª e sábado

NOS - BRAGA PARQUESala 1 – RAPOSA MANHOSA E OUTRAS HISTÓRIAS – dob. (M/6)Sessões: 11h30* – 14h10

Sala 1 – DESEJO INCONCEBÍVEL (M/14)Sessões: 16h20 – 19h00 – 21h50 – 00h35

Sala 2 – OS EMPATAS (M/14)Sessões: 13h20 – 16h10 – 18h40 – 21h20** – 00h00

Sala 3 – HAN SOLO: STAR WARS – Atmos (M/12)Sessões: 14h00 – 17h30 (3D) – 21h00 – 00h20

Sala 4 – VINGADORES: GUERRA DO INFINITO (M/12)Sessões: 13h40 – 17h10 – 20h40 – 00h10

Sala 5 – HAN SOLO: STAR WARS – Atmos (M/12)Sessões: 14h50 – 18h10 – 21h30 – 00h40

Sala 6 – DEADPOOL 2 (M/14)Sessões: 13h10 – 16h00 – 18h50 – 21h40 – 00h30

Sala 7 – ASAS PELOS ARES – dob. (M/6)Sessões: 11h10* – 13h30 – 15h50 – 18h30

Sala 7 – DEADPOOL 2 (M/14)Sessões: 20h50 – 23h40

Sala 8 – UM LUGAR SILENCIOSO (M/16)Sessões: 14h20 – 16h40 – 19h10 – 22h00 – 00h25

Sala 8 – CANTAR (M/6)Sessão: 11h00*

Sala 9 – COMO FALAR COM RAPARIGAS EM FESTAS (M/14)Sessões: 13h00 – 15h40 – 18h20 – 21h10 – 23h50

*Sáb. e dom. **Exceto 3ª

CINEPLACE - NOVA ARCADASala 1 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D Atmos (M/12)Sessões: 15h20 – 18h10 (3D) – 21h00 – 23h50*

Sala 2 – DEADPOOL 2 – 2D Atmos (M/14)Sessões: 14h00 – 16h30 – 19h00 – 21h40 – 00h10*

Sala 3 – QUANDO O AMOR CHEGA – 2D (M/12)Sessões: 12h50 – 17h10 – 19h20 – 21h30 – 23h40*

Sala 3 – OS SUPER-HERÓIS DA SELVA – 2D – VP (M/6)Sessão: 14h50

Sala 4 – SHERLOCK GNOMES – 2D – VP (M/6)Sessão: 13h00

Sala 4 – VINGADORES: GUERRA DO INFINITO – 2D (M/12)Sessões: 15h00 – 18h10 – 21h20

Sala 5 – ASAS PELOS ARES – 2D – VP (M/6)Sessões: 13h10 – 15h10 – 17h10 – 19h10

Sala 5 – DESEJO INCONCEBÍVEL – 2D (M/14)Sessão: 21h20

Sala 5 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D (M/12)Sessão: 23h30*

Sala 6 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D Atmos (M/12)Sessões: 13h00 – 15h50 – 18h40 (3D) – 21h30 – 00h15*

Sala 7 – DEADPOOL 2 – 2D (M/14)Sessões: 13h30 – 16h00 – 18h30 – 21h10 – 23h40*

Sala 8 – LBJ – 2D (M/12)Sessões: 13h10 – 17h30 – 19h40 – 21h50 – 00h00*

Sala 8 – PETER RABBIT – 2D – VP (M/6)Sessão: 15h20

Sala 8 – SUBMERSOS – 2D (M/12)Sessões: 14h40 – 17h00 – 21h40 – 00h010*

Salas 9 – A ORDEM DIVINA – 2D (M/12)Sessão: 19h20

Salas 10 – RAMPAGE: FORA DE CONTROLO – 2D Atmos (M/12)Sessão: 13h50

Sala 10 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D Atmos (M/12)Sessões: 16h20 – 19h10 – 22h00

Sala 11 – PARA ALÉM DOS LIMITES – 2D (M/12)Sessões: 13h20 – 15h40 – 17h50

Sala 11 – NUNCA ESTIVESTE AQUI – 2D (M/16)Sessões: 20h00 – 22h00

Sala 11 – VINGADORES: GUERRA DO INFINITO – 2D (M/12)Sessão: 23h55*

Sala 12 – OS INVISÍVEIS – 2D (M/12)Sessões: 17h30 – 19h40 – 21h50 – 00h00*

Salas 12 – HUMAN FLOW: REFUGIADOS – 2D (M/12)Sessão: 14h40

*6ª, sáb. e vésp. feriado

LUCKY STAR - CINECLUBE BRAGATIREZ SUR LE PIANISTE – de François Truffaut (M/12)Sessão: 21h30 (Velha-a-Branca - Estaleiro Cultural)

00h00 Suave é a Noite, Aurélio Carlos Moreira; 03h00 As Músicas da Sim; 05h00 Sim é Manhã, Carlos Lopes; 08h00 Olha que Dois, Carlos Cou� nho e Marina Marques Vidal; 12h00 Assim ou Assado, Felicidade Ramos; 14h00 Giras e Discos, Helena Almeida e Inês Carneiro; 18h30 Rosário; 19h00 Livre Trânsito, José Manuel Monteiro; 22h00 Casa de Fados, José da Câmara; 23h00 Ser Igreja

00h00 Movimento Rock, Alexandre Mar� ns; 01h00 Ouvido Ex-terno, Elisabete Apresentação; 02h00 Music Hal; 08h00 Abel Duarte; 10h50 Elisabete Apresentação; 11h00 Top RUM, Eli-sabete Apresentação; 14h00 Sérgio Xavier; 16h00 Sara Pe-reira; 18h00 Pop Up, Pedro Andrade e Sara Pereira; 19h00 Português Suave, Pedro Andrade; 20h00 Alumni pelo Mun-do, Mafalda Oliveira; 21h00 High-Fi, Pedro Andrade; 22h00 Connected, Nuno di Rosso

RÁDIO

RÁDIO SIM EM BRAGA 101.1FM E 576AM RÁDIO UNIVERSITÁRIA DO MINHO 97.5FM

Page 32: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

32 DIÁRIO DO MINHO / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

Horizontais: 1- Compe� r por. 2- Nome feminino; Repe� ção de um som. 3- Sobrepor-se a. 4- Fregueses. 5- Suf. de caminho; Dois em num. romana; A primeira pessoa da San� ssima Trindade. 6- Ali; Crosta de uma ferida. 7- Dente queixal (reg.); Recobrar a saúde. 8- Picar (a pedra) de modo que fi que com a super� cie áspera.9- Comida mal feita. 10- Bofetadas (pop.); A minha pessoa.

Ver� cais: 1- Desordeiro; Pron. pess. 2- Nome feminino; An� bios saltadores e nadadores, com pele lisa e nua. 3- Que sabe muito; Algo absolutamente recomendável pelo seu valor ou qualidade. 4- Preparado mais ou menos espesso ob� do pela trituração de alimentos cozidos; Protuberância dorsal do camelo. 5- Elemento químico, metálico e radioa� vo, com o símbolo U; Assim. 6- Mui� s-simo. 7- Cério (s.q.); Paus com que se impelem as bolas do bilhar. 8- Esperar muito. 9- Cálcio (s.q.); A� tude exibicionista. 10- Lutar por (algo); Austrália (abrev.).

SOLUÇÕES DO NÚMERO ANTERIOR | Horizontais: 1- Belveder. 2- Aquecer; Mo. 3- Nubilários. 4- Carga; Anta. 5- Adiamento. 6- Cor; Pateca. 7- Ira; Eril. 8- Liásico. 9- Frear; NL. 10- Gear; Groom. Ver� cais: 1- Bancaria. 2- Equador; Fé. 3- Lúbrica; Ra. 4- Veiga; Ler. 5- Eclampsia. 6- Deã; ea; Grã. 7- Errantes. 8- Interino. 9- Motociclo. 10- Mosa; Aló.

PALAVRAS CRUZADAS

CARMO – Das 8h30 às 9h00, das 9h30 às 11h00 e das 15h30 às 18h30 (de terça-feira a sábado). CONGREGA�DOS – Todos os dias, exceto aos domingos e dias san-tos, conforme o horário afixado nas pautas de avisos da igreja. MENSAGEIRO – Das 10h00 às 12h00, exceto quartas-feiras, domingos e feriados. PÓPULO – Todosos dias, exceto terças-feiras e domingos, das 8h30 às 10h00.

CONFISSÕES

REGRAS SUDOKU: O Sudoku é um jogo de lógica muito simples e ca� vante. O objec� vo é preencher uma grelha (9x9) com números de 1 a 9, sem repe� r números em cada linha e em cada coluna. Também não se pode repe� r números em cada quadrado de 3x3. Bom Jogo!

DIFICULDADE: FÁCIL

8 4 6 2 31 5 4 8

6 7 53 4 21 9 3 7 42 7 1 3

8 3 49 7 2 33 8 1 6 5

SUDOKU

HUMORPergunta o juiz ao réu: – É verdade que o surpreenderam outra vez a roubar du-rante a noite?– É sim, senhor doutor juiz. É que sou � mido... e de dia tenho vergonha!

1 3 5 9 8 4 6 7 22 4 7 6 3 5 1 9 86 9 8 2 7 1 4 5 33 5 1 4 9 8 2 6 77 6 4 1 5 2 8 3 98 2 9 3 6 7 5 4 15 7 2 8 4 3 9 1 69 8 3 5 1 6 7 2 44 1 6 7 2 9 3 8 5

* Solução do número anterior6 1 3 2 4 7 5 9 82 8 7 9 1 5 4 3 64 9 5 6 3 8 1 7 25 4 8 7 2 6 3 1 91 3 9 8 5 4 6 2 77 2 6 1 9 3 8 4 59 5 2 4 8 1 7 6 38 7 4 3 6 2 9 5 13 6 1 5 7 9 2 8 4

* Solução do número anterior

QUEM FALA ASSIM…«A mãe é a mais bela das obras de Deus».Almeida Garre�

VEJA SE SABE…«Polemista temido, pres� gioso aventureiro ou diletante da caneta até uma época recente, o __________ é hoje, mais prosaicamente, um técnico da informação». Philippe Gaillard

FARMÁCIAS

BRAGA:Mar� ns - Avenida Central, n-º 68

AMARES: Marques Rego

BARCELOS: Avenida

CABECEIRAS DE BASTO: Mou� nho

CALDAS DE VIZELA: Campante

CELORICO DE BASTO: Neves Ferreira

ESPOSENDE: Monteiro

FAFE: Quinchães

GUIMARÃES: Pereira

PÓVOA DE LANHOSO: Misericórdia

VIEIRA DO MINHO: Mar� ns

VILA NOVA DE FAMALICÃO: Gavião

VILA VERDE: Medeiros

VIANA DO CASTELO: Central

ARCOS DE VALDEVEZ: Central

CAMINHA: Beirão Rendeiro

MONÇÃO: Pereira & Barreto

PAREDES DE COURA: Ribeiro

PONTE DA BARCA: Popular

PONTE DE LIMA: Brito

VALENÇA: Central

VILA PRAIA DE ÂNCORA: Brito

PAUSA R: Jornalista.

Com o apoio da Porto EditoraCom o apoio da Porto Editora

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

DIFICULDADE: DIFÍCIL

5 9 83 1 9

6 32 3 48 4 7

5 2 7 11 59 6 2

8 3 4

SEXTA�FEIRA DA SEMANA VIIS. Beda Venerável, presbítero e doutor da Igreja – MF S. Gregório VII, papa – MF S. Maria Madalena de Pazzi, virgem – MF Verde ou br. – O� cio da féria ou da memória. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18).

Tg 5, 9-12;Sal 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 11-12 Mc 10, 1-12

CALENDÁRIO

TELEFONES ÚTEISEMERGÊNCIA ................................................ 112

AMARESGNR .................................................. 253 900 070Centro de Saúde ...................253 909 230Bombeiros Voluntários ...253 993 162

BARCELOSPSP .....................................................253 802 570Hospital .........................................253 809 200Bombeiros Voluntários ...253 802 050

BRAGAHospital de Braga ................253 027 000GNR ...................................................253 203 030PSP .....................................................253 200 420Polícia Municipal ..................253 609 740Cruz Vermelha ........................253 208 872Bombeiros Sapadores ......253 264 077Bombeiros Voluntários ...253 200 430Braga Táxis ........................ 253 253 253916 233 602 - 966 233 602 - 936 233 602Ambubraga Ambulâncias ...253 257 257Loja do Cidadão (Informações) .......................... 707 241 107

ESPOSENDEGNR ...................................................253 989 110Hospital .........................................253 965 115Bombeiros Voluntários ...253 969 110

FAFEGNR ...................................................253 490 890Hospital .........................................253 700 300Bombeiros Voluntários ...253 598 111

FAMALICÃOPSP .....................................................252 373 375Hospital .........................................252 300 800Bombeiros Voluntários ...252 301 110

GUIMARÃESPSP .....................................................253 540 660Hospital .........................................253 540 330Bombeiros Voluntários ...253 515 444

PÓVOA DE LANHOSOBombeiros Voluntários ...253 639 240Hospital António Lopes ..253 639 030

TERRAS DE BOUROCentro de Saúde ...................253 350 030GNR ...................................................253 391 137Bombeiros Voluntários ...253 350 110

VIANA DO CASTELOPSP .....................................................258 809 880Hospital .........................................258 802 100Bombeiros Voluntários ...258 730 643

VILA VERDEGNR .................................................. 253 320 100Hospital ........................................253 310 120Bombeiros Voluntários ...253 310 390

VIZELAGNR .................................................. 253 481 261Centro de Saúde .................. 253 589 040Bombeiros Voluntários ...253 489 100

Page 33: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / Necrologia / DIÁRIO DO MINHO 33 www.diariodominho.pt

99a servir a região

anos

Stand 1: Av. das Barreiras, n.º 288 / Tamel S. Veríssimo / Barcelos Stand 2: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro / VF S. Pedro / Barcelos Telef. 253 826 181 Fax. 253 826 182 Mov. 932 748 421www.gilcar.pt

Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão AnoGASOLINA

ALFA ROMEO MITO 1.4 MULTIAIR DISTINCTIVE 2010 BMW MOTO R 1200 GS 2016 BMW MOTO R 1200 GSA 2016 CITROEN C 1 1.0 5P AUTOM 2010 DACIA SANDERO 1.0 TCE 5P 2013 FIAT BRAVO 1.4T-JET 16V SPORT 2008 FIAT 500 1.2 2015 FIAT PUNTO EVO 1.4 SP 5P 2010 FIAT PUNTO 1.2 5P 2010 FORD KA 1.2 TITTANIO 2009 FORD FOCUS 1.0 125CV TITTANIO 2016 FORD FOCUS SW 1.4 SPORT 2009 HONDA CIVIC 1.4 5P 2003 MINI ONE 1.4 95CV 2007 NISSAN JUKE 1.6 117CV 2012 NISSAN PIXO 1.0 5P 2012 OPEL ZAFIRA 1.6 7LUG 2005 OPEL ASTRA 1.4 16V 5P COSMO 2005 OPEL ASTRA SW 1.4 16V COSMO 2006 POLARIS HAWKEYE 300 4X2 2010 PEUGEOT 107 5P 2012 PEUGEOT 307 1.4 5P EXCLUSIV 2005 PEUGEOT 308 1.6 5P 150CV 2008 RENAULT CAPTUR 1.0 TCE 100CV C\GPS 2016 RENAULT CLIO 1.2 100CV 3P 2011 RENAULT CLIO 1.2 SW+GPS 2010 RENAULT CLIO 1.2 16V 2008 SEAT IBIZA 1.2 5P 2014 SMART FRTWO 1.0 2013 TOYOTA AURIS 1.3 VVTI 2010 TOYOTA YARIS 1.0 VVTI 2008 VOLKSWAGEN GOLF V SW 1.4I 2009 VOLKSWAGEN GOLF V 1.4I 5P 2008

DIESEIS DE 5,7 LUGARESALFA ROMEO MITO 1.3 JTD +GPS 2015 ALFA ROMEO MITO 1.3 JTS 2010 ALFA ROMEO MITO 1.6 JTD 120CV 2009 AUDI A5 TDI SPORTB 150CV 2014 AUDI A4 TDI SPORT 136CV SW 2010 AUDI A3 TDI 105CV 3P 2014 BMW 320D SW AUT+GPS 2014 BMW 320D COUPE 2008 BMW 320D SW 2010 BMW 318D SPORT-LINE+GPS+CXA 2015 BMW 316D SW+GPS 2013 BMW 116D SPORT+GPS 2015 CITROEN C5 HDI SW 2013 CITROEN C5 HDI 2011 CITROEN C4 G.PICASSO HDI 115CV+GPS+CXA 2015 CITROEN C4 1.6HDI 115CV EXCLUZ CXA 2012 CITROEN CACTUS 1.6 HDI +GPS+CMT 2015 CITROEN DS 5 HDI 1.6+GPS+CXAUT 2015 CITROEN C3 1.4HDI+CXAUT 2012 CITROEN C2 1.4HDI+CXAUT 2004 DODGE CALIBER 2.0 CRD 2007 FIAT BRAVO 1.6 M-JET 2009 FIAT 500 M-JET 2009 FIAT 500L M-JET 2015 FORD S-MAX TDCI TITTANIO 2.0 150CV 2016 FORD C-MAX TDCI TITTANIO 1.6 2008 FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2014 FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 115CV 2012 FORD FOCUS TDCI TRENDE 5P 95CV 2011 FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2008 FORD FIESTA TDCI 1.4 TITTANIO X 2012 MAZDA M-3 1.6D SPORT 2011

MAZDA M-3 1.6D 115CV 2009 MERCEDES E COUPE 250CDI 2009 MERCEDES C COUPE 250CDI AMG 9-G 2016 MERCEDES C 200D AVANTGARD+GPS 2015 MERCEDES C 220CDI AVANTGARD+GPS+CXA 2008 MERCEDES CLA 180CDI URBAN 2016 MERCEDES A 180CDI+GPS+CMT+CXAUT 2015 MERCEDES A 160CDI+GPS+CMT 2014 MERCEDES B 180D+GPS+CMT 2015 MINI ONE D 2014 MINI COOPER D 2008 NISSAN TIIDA DCI 105CV 2008 NISSAN QASHQAI DCI 1.5 110CV 2007 OPEL ZAFIRA 1.7 CDTI COSMO 2011 OPEL HINSIGNIA 2.0 CDTI COSMO 2014 OPEL VECTRA SW 1.9 CDTI 120CV 2007 OPEL ASTRA CDTI 125 CV 2010 OPEL ASTRA SW CDTI 125CV +GPS+TA 2011 OPEL ASTRA SW 1.7 CDTI 125CV 2008 OPEL ASTRA GTC 1.7 125CV 2008 OPEL ASTRA GTC 90CV 2006 OPEL CORSA CDTI 5P COSMO 2006 PEUGEOT 508 SW HDI 115CV 2014 PEUGEOT 3008 HDI 120CV+GPS+CXA+CMT 2015 PEUGEOT 308 SW HDI 120CV 2015 PEUGEOT 308 SW HDI 110CV 2008 PEUGEOT 308 HDI 110CV 5P 2007 PEUGEOT 208 1.4HDI 3P 2012 PEUGEOT 207 1.4HDI 5P 2006 RENAULT MEGANE DCI 130CV 2017 RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2014 RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2013 RENAULT MEGANE DCI COUPE 2010

RENAULT MEGANE DCI DYNAMI 2005 RENAULT CLIO DCI +GPS 2015 RENAULT CLIO SW DCI 90CV+GPS 2014 RENAULT CLIO SW DCI DYNAMI 2012 SEAT ALHAMBRA 1.9 TDI 2010 SEAT ALTEIA TDI 105CV FULL EXT 2010 SEAT IBIZA ST 1.6 TDI 2013 VOLVO V40 D2 120CV+GPS+CMT 2016 VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CMT 2015 VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CXAUT+CMT 2014 VOLVO XC60 D4 2014 VOLKSWAGEN TIGUAN 2.0TDI SPORT 4MOTION 2007 VOLKSWAGEN PASSAT 2.0 TDI 140CV+GPS+CXAU 2013 VOLKSWAGEN GOLF VII TDI 1.6 5P 2015 VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 2.0 3P 2010 VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 1.6 DSG 5P 2010 VOLKSWAGEN GOLF V TDI 1.9 5P 2004 TOYOTA AURIS D-4D 1.4 90CV+GPS 2012 TOYOTA AURIS D-4D 1.4 90CV 2008 TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 90CV+GPS+CMT 2015

ELECTRICOSBMW I3 2015 NISSAN LEAF 2015 NISSAN LEAF 30KW 2016 NISSAN E-NV 200 2015 TESLA MODEL S 75 2016 TESLA MODEL S 90D 2016 TESLA MODEL S 100D 2018

COMERCIAIS E FURGOES DE 3,7,9 LUGARESCITROEN BERLINGO HDI 90CV+GPS 2015 CITROEN BERLINGO HDI 90CV 2014 OPEL ASTRA GTC VAN 90CV 2006 OPEL VIVARO CDTI 120CV 9LUG+GPS 2015

Rua de S. Gonçalo, n.º 24 – Braga

CONGREGAÇÃO DAS ESCRAVASDA SANTÍSSIMA EUCARISTIA DA MÃE DE DEUS

PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO DE

Irmã Eugénia Nogueira FerreiraEsta Comunidade cumpre o doloroso dever de participar as todas as pessoas

familiares e amigas o falecimento da Irmã EUGÉNIA NOGUEIRA FERREIRA, de 82 anos de idade, natural de Pombal.

O corpo da saudosa Irmã encontra-se em câmara-ardente na igreja da Comunidade.

O seu funeral realiza-se hoje, sexta-feira, dia 25, com missa de corpo presente pelas 11h00 e fi nda esta irá a sepultar no cemitério de Monte d'Arcos em jazigo da Comunidade.

A Comunidade e familiares agradecem antecipadamente a todos quantos com a sua presença, se dignem assistir a todas as cerimónias fúnebres em memória da nossa saudosa Irmã.

Braga 25 de maio de 2018

Funerária S. Tiago – Tel.: 918 012 662 / 964 014 774 / 968 010 801 / 253 277 129 / E-mail: funerá[email protected]

MISSA DE ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTODE

Maria José Fernandes A. AlvesSeus pais participam a todas as pessoas de suas relações e

amizade que será celebrada missa de aniversário de falecimento em sufrágio da saudosa falecida hoje, sexta-feira, pelas 19h15, na igreja paroquial de Maximinos – Braga.

Desde já agradecem a todos quantos participem neste ato religioso.

A FAMÍLIA

CONVOCATÓRIANa qualidade de Presidente da Assembleia-

-Geral da ABRA – Associação Bracarense dos Amigos dos Animais, venho por este meio

convocar os sócios para Assembleia-Geral Ordinária cuja convocação é feita nos termos dos artigos 16.º, 17.º alínea a) e 18.º dos Estatutos, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Eleição e tomada de posse dos órgãos sociais para o triénio 2018/2021;

2. Aplicação de pena a sócio;3. Outros assuntos de interesse.A Assembleia realizar-se-á no dia 8 de junho de 2018, pelas 21h00,

no Edifício da Junta de Freguesia da Sé, sito na Rua Dom Frei Caetano Brandão, s/n, 4700-031 Braga.

Nos termos do artigo 20.º dos Estatutos, e mediante o condiciona-lismo aí previsto, reunirá em segunda convocação no mesmo dia e local pelas 21h30.

Braga, 25 de maio de 2018.

O Presidente da Mesa da Assembleia-GeralManuel Joaquim Soares da Silva Ferreira

ABRA – ASSOCIAÇÃO BRACARENSE DOS AMIGOS DOS ANIMAISAvenida da Imaculada Conceição, n.º 910, Maximinos, 4700-034 Braga | Contrib. 507253094

Maximinos – BragaPARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO, MISSA DE 7.º DIA E AGRADECIMENTO

DE

António FernandesSuas fi lhas, nora, genros, netos, bisnetos e restante família cumprem o

doloroso dever de participar a todas as pessoas de suas relações e amizade o falecimento de seu ente querido, Sr. ANTÓNIO FERNANDES, com 93 anos de idade, natural de Ponte, Guimarães e residente que foi em Maximinos, Braga.

O corpo do saudoso falecido encontrar-se-á em câmara-ardente na capela mortuária de Maximinos, hoje a partir das 10h00.

As cerimónias fúnebres, iniciam-se hoje, sexta-feira, dia 25 de maio, às 16h00, na igreja paroquial de Maximinos, fi ndas as quais irá a sepultar no cemitério de Monte d'Arcos.

Aproveitam o ensejo para comunicar que a missa de 7.º dia, em sufrágio de sua alma, será celebrada quarta-feira, dia 30 de maio, às 17h00, na igreja paroquial de Maximinos.

Antecipadamente a família se confessa agradecida a todos quantos se dignarem a tomar parte nestes atos religiosos.

Braga, 25 de maio de 2018Funerária Europa – E-mail: [email protected] – Tel.: 253 115 634 / 967 642 069 / 967 642 071 / 934 077 315

A FAMÍLIA

Page 34: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

34 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

Vendido1606 m2 938 m2 815 m2 759 m2

Vendido

VENDE-SELOTES P/ PAVILHÕES

LOCALIZAÇÃO: SETE FONTESPRÓXIMO DO NOVO HOSPITAL DE BRAGA

Contacto 253 215 321

Insp

arede

sCe

ntro d

e Ins

pecç

ões

IMOBRAGA IMOBILIÁRIA

RECRUTACOMERCIAIS

Enviar curriculum:[email protected]

Agendar entrevista: 915 592 732

VENDO T2+1(Remodelado)

com garagem individual perto da Bosch.

Preço: 120.000 €Tel. 929 442 592

VENDO T3NA ZONA DO PACHANCHO Uma suite, ar condicionado,

lareira c/ recuperador, garagem fechada p/ 1 carro.

185.000 €967 066 522

COMPRO!!!Imóveis, Automóveis,

Ouro/Prata,Antiguidades…

Tel.: 967 200 625E-mail:

[email protected]

COMPROIMÓVEIS

Mesmo c/ penhorasou hipotecas.914 907 417

960 050 509 Rua dos Barbosas, 44715-267 Braga

T2/T3 novos ................................. a partir de 165.000 €T3 S. Lázaro remodelado .............................. 75.000 €T3 Maximinos ................................................. 110.000 €T3 Ponte Pedrinha, c/ 3 garagens............... 110.000 €T3 Ferreiros, último piso, terraço 140m2 ... 160.000 €T3 Pachancho ................................................ 185.000 €T4 Lamaçães, novo, gar. 3 carros .............. 245.000 €Moradia T4 banda, Dume ............................. 220.000 €Moradia gav. T3, gar. e armazém, Lomar ... 249.000 €Moradia banda T3 nova, Lamaçães ........... 235.000 €Lote individual, Tenões, 834 m2 .................. 265.000 €Lote p/ pavilhão indust., Braga, 1855 m2 ... 220.000 €Lote industrial Monsul................. a partir de 24.000 €

COMPROAPARTAMENTOS

PARA VENDA EM BRAGA(Pago a pronto, só particulares)

966 069 622

COMPROIMÓVEIS

NA ZONA DE BRAGA961 500 272

PRECISA

FUNCIONÁRIO com experiência em ARTES GRÁFICAS

Requisitos: Carta de condução Disponibilidade imediata.

Oferece-se: Integração nos quadros da empresa Salário compatível com as aptidões.

Tel. 253 609 460

DINHEIRO JÁ €€€Créditos Bancários e Investimentos

INVESTIMENTOS NA HORA SOBRE: Imóveis, Automóveis, Ouro, Prata e Obras de Arte.Penhorista: Ouro, Prata.

Tenha dinheiro na hora pelos seus bens.STATUSMONEY: Rua dos Barbosas n.º 27 – Braga

Ligue já: 967 200 625 ou 253 615 311 – [email protected]

STATUSMONEY… Porque dinheiro não é problema… É a solução.

Telf.: 253 273 039966 178 499 | 912 320 250

[email protected]

Largo Espadanido 4A 4710-214 Braga (Quinta da Capela)

www.standcardoso.com

BMW 330D CABRIO 10/2007 NACIONAL, PACK M, CX. 6 VEL, PM, BANCOS PELE, LIV REV. 21.900 €BMW 318D TOURING 2010 NACION., LIVRO REVISÕES, GPS PROFISSIONAL, 1 REGISTO 16.500 €FIAT BRAVO MULTI-JET 16V 2008 VERSÃO DYNAMIC, ACA, JE, ABS, PM, AL, NAC., LB DE REV. 8.300 €FIAT DOBLO MULTI-JET 2006 COM IVA DEDUTÍVEL, VE, FC, DUAL-DA, RCD 3.250 €FIAT PANDA 1.1 2005 NACIONAL, AC, RCD, PM, DUAL-DA, ABS, VE, FCC, IMP 3.600 €HYUNDAI H1 2.5 CRDI 2001 1 REGISTO, 3 LUGARES, DA, VE, RC, FC, IMOB., IMPECÁVEL 3.000 €LANCIA MUSA 1.3 16V M.JET. 2005 VERSÃO ORO, NACIONAL, DUPLO TETO, PM, ABS, AL 5.500 €LAND ROVER DISCOVERY 300TDI 1995 AC, DA, AL, FCC, ORIGINAL E ESTIMADO, 3 PORTAS 5.600 €LAND ROVER FREELANDER 2.0 DI 1999 AC, 5 PORTAS, JE, AL, DA, FCC, PM, RC, BARRAS, ABS 3.400 €MERCEDES CLK KOMPRESSOR 1999 VIATURA NACIONAL, COM KIT GPL, PM, ALARME 7.000 €MERCEDES B180 CDI 2007 NACIONAL, IUC ANTIGO, CX 6 VEL., LIVRO REV., IMPECÁVEL 11.900 €MITSUBISHI CANTER 3.0 DiD TURBO 2001 DA, VE, EXCELENTE ESTADO, C/ IVA, LIGEIRA 7.400 €NISSAN PICK-UP 2.5 D22 2001 3 LUGARES,1 REGISTO, DA, CX METAL, IMPECÁVEL 6.500 €OPEL CORSA 1.7 DI VAN 2002 DA, FCC, IMOBI, PM, RC, DEDUZ IVA 2.400 €RANGE ROVER 2.5 TD 1991 NACIONAL, PM, DA, VE, RC, FC, PRÉ-CLASSICO 6.200 € TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 2010 NACIONAL, 5 PORTAS, AC, ALARME, LIVRO REV., CX 6 VEL., 8.500 €VW BEETLE 2.0 I. 1999 VE, NACIONAL, DA, JE, ALARME, IMOB., PM, RCD, 2 REG., AC 3.900 €VW GOLF VI 1.6I TDI 2010 NACIONAL, LIVRO REVISÕES, 5 P, PM, AC, VOL. MULTIF. 11.500 €

1 ano de garantia +++ veículos em stock «oferta do registo»

PRECISA-SEEMPREGADO/A

DE MESATel. 962 325 826

OFERECE-SESenhora c/ 55 anos e carta

de condução para acompanhar casal ou pessoa idosa

noite ou dia. Zona de Braga. Dá-se referências.Tel. 936 892 208

OPORTUNIDADE INVESTIMENTO

T2 E T3 NOVOSExcelente localização

e qualidade.Tel. 932 846 731

Page 35: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 35 www.diariodominho.pt

Page 36: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

36 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

Excelente negócio.

70.000 €ID Imóvel 124391001-788

MORADIA T3 EM FERREIROS

Para restauro,a 15 minutosde Braga,em local sossegadoe combons acessos.

96.000 €ID Imóvel 124391015-4

MORADIA INDIVIDUAL EM ESCARIZ, COM 8.000 M2.

Com boaexposição solar, boas áreas, excelentes acabamentos, vidros duplos, aquecimento central, elevadore garagem fechada, em zona calmae nobre da cidade, junto a vários serviços e comércio.

159.500 €ID Imóvel 124391036-5

T3 EM NOGUEIRÓCom mina, logradouro,boa exposição solare pertode comércioe serviços.

79.900 €ID Imóvel 124391034-1

EXCELENTE MORADIAPARA RECONSTRUÇÃO EM RUÍLHE

Situadana encostado Bom Jesus, com 2 pisos,para restauro.

41.000 €ID Imóvel 124391008-76

MORADIA RÚSTICA EM TENÕES

Com 115 m2,no centroda cidade,prontaa arrendarpor 300 €/mês.Excelente negócio!

69.500 €ID Imóvel 124391022-23

EXCELENTE LOJA EM S. VICENTECom 322 m2,para construção de moradiaem gaveto,em zona soalheira,com bons acessose a 10 min. da cidade. Oportunidade!

31.500 €ID Imóvel 124391014-64

LOTE EM CRESPOS

NOVO PREÇO

Page 37: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 37 www.diariodominho.pt

Garagem Ind., Pré-Inst. Aq. Central, Soalho Pregado, Suite. Próximo do Continente!

APARTAMENTO T2 NOVO – LAMAÇÃES

127.500 € Ref. 5525

Perfeito Estado, Garagem, Elevador, Uma Suite. Próximo do E’Leclerc!

APARTAMENTO T3 – FERREIROS

78.500 € Ref. 5548

Boas Áreas, Terraço c/ Churrasqueira, Garagem para 1/2 Carros. Oportunidade!

APARTAMENTOS T3 NOVOS – CENTRO

Desde 155.000 € Ref. 5440

Com aprox. 500 m2, Fantásticas vistas… Na Encosta do Bom Jesus!

TERRENO – S. PEDRO (ESTE)

95.000 € Ref. 5539

Ofertas de emprego O Diário do Minho publica, gratuitamente, as oportunidades de emprego que, semanalmente, lhe são enviadas pelo IEFP

(Instituto do Emprego e Formação Profissional).

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP. Para obter mais informações ou candidatar-se di-rija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal http://www.netemprego.gov.pt/utilizando a referência (Ref.) associada a cada oferta de emprego.

Alerta-se para a possi-bilidade de ocorrência de situações em que a oferta de emprego pub-licada já foi preenchida devido ao tempo que medeia a sua disponi-bilização e a sua publi-cação.

Page 38: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

38 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / SEXTA-FEIRA / 25.05.18www.diariodominho.pt

TEL. 253 254 081 | TLM. 918 022 389Rua do Taxa – S. Victor - Braga AMI: 7630

APARTAMENTOT2MAXIMINOSÓtima Rentabilidade! Próximo Centroda Cidade.Oportunidade! (…)Ref. 013-2410

APARTAMENTO T3 S. VICENTEVistas Excelentese Ótima Localização!500 mts da Câmara Municipal de Braga!Garagem Fechada;Varandas; Lareira.Ref. 013-3049

LOJAMAXIMINOSAlarme;wc de Serviço;Próximoda Estaçãodos Comboios.Ref. 013-3021 36.000 €

115.000 €

75.000 €

TEMOS TAMBÉM EM MERELIM, FERREIROS E LOMAR

DESDE 172.000€ (pronta)

T3

T4DESDE 172.000 € (venda direta)NovasÚLTIMAS MORADIAS

Construímos com qualidade há mais de 30 anos

4 ESCRITÓRIOS junto à Clínica Santa Tecla ........... 75.000 €

aosmelhores preçosdo mercado

consulte-nos

PRÉ-IMPRESSÃO IMPRESSÃO ACABAMENTOESPECIALISTAS

JORNAIS LIVROS Trabalhamos com as principais editoras

REVISTAS CATÁLOGOS Design e produção completa

Page 39: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

25.05.18 / SEXTA-FEIRA / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 39 www.diariodominho.pt

R. MONSENHOR FERREIRA, 195 4710-407 S. VICTOR BRAGA – FRENTE AO CENTRO IBÉRICO DE NANOTECNOLOGIA

AM

I: 8

39

8

253 270 019 – 931 493 509WWW.MEDIVANTAGEM.COM

[email protected]

2736/S4

T1 ESPOSENDE CENTRO

Prédio levou telhado novo e foi revestido a capoto, garagem individual fechada.

Cozinha equipada e mobilado, pronto a usar. CE: NC

2635/J4

TERRENO NOGUEIRÓ

2.170 m2 para construção de moradia(s), localizado próximo do Hotel Lamaçães. Uma autêntica varanda sobre a cidade.

2787/F4

T3 S. VICTOR (TOJEIRA)

7.º e último andar, orientado para Nascente (vistas para o Bom Jesus e Sameiro).

Garagem individual para 2 viaturas. CE: A+

vestido a capoto, hada

€ 69.500 € 130.000a Nascente ameiro)

PREÇO SOB CONSULTAmoradia(s),Lamaçães

€ 260.0002728/S4

T3 NOVO VILA VERDE

T3 de luxo, c/ garagem p/ 2 carros. Equipado c/ painel solar, suite, roupeiros embutidos, estores elétricos, pré-

instalação de ar condicionado e aspiração central. CE: NC

Praça do Condestável nº156 Loja 16 r/c (Edi� cio Eiff el)

Maximinos - BragaTe l . 253 041 727

[email protected]/braga

AMI 10748

Antes € 85.000Agora € 79.900

Com cerca de 4632 m2 de área, com Moradia

para recuperar ou nova construção, em zona com

ó� ma exposição solare com bons acessos.

PROPRIEDADE RÚSTICA EM NAVARRA

Baixa de preço!!

Equipado c/ paineltores elétricos pré-tores elétricos pré

€ 130.000

Page 40: REABRE 1 JUNHO - 10 H - diariodominho.pt · -se como ficar calado. Quem votava no seu partido ou se votava noutro por lhe ... mar Governo, uma outra maioria, como formou Governo António

A Câmara de Valen-ça apelou ontem à população, através do seu sítio na In-

ternet, para reportar às forças de segurança da-nos sofridos pela explo-são de um armazém de material pirotécnico, na quarta-feira, no municí-pio vizinho de Tui, Galiza.

Na publicação, a autar-quia pede a quem sofreu danos com aquela explo-são, registada em Pára-mos, Tui, para «entrar em contacto com a GNR local, responsável pela coorde-nação, com o posto misto de Tui (Centros de Coope-ração Policial e Aduanei-ra) da informação a trans-mitir à Guardia Civil, no sentido de serem enceta-dos mecanismos com vis-ta à sua resolução».

«No seguimento da ex-plosão ocorrida, na quar-ta-feira, em Paramos (Tui), que provocou al-guns danos em edifícios localizados nas fregue-sias fronteiriças do con-celho de Valença, estão a ser acionados os meca-nismos de apoio necessá-rios. Todos os proprietá-rios que sofreram danos nas habitações e outros devem dirigir-se à GNR de Valença e apresentar relação dos danos cau-sados, com estimativa de

Valença apela à identificaçãode danos causados por explosão

DR

20 1712 13

BRAGA VIANA DO CASTELO

CHUVACHUVACHUVA MODERADA.

VENTO FRACO DE SUL.

SEXTA-FEIRA 25.MAIO.2018

CHUVA MODERADA.VENTO FRACO DE SUL.

Assinaturas DMO Diário do Minho publica, diariamente, a edição impressa e digital do jornal.Qualquer uma delas requer uma assinatura independente.Faça a(s) sua(s) assinatura(s) através do nosso endereço eletrónico ou pelo telefone.Fique informado do que é, realmente, importante.

www.diariodominho.pt/assinatura 253 609 460www.diariodominho.pt/inqueritos

Inquérito DM online

Todas as semanas uma pergunta diferente.

O Governo deveria explicar o aumento constante dos combustíveis?

PROPRIEDADE, EDIÇÃO E PRODUÇÃO: Empresa do Diário do Minho, Lda. - Seminário Conciliar, 75%; Diocese de Braga, 25%; Rua de Santa Margarida, 4-A - 4710-306 Braga - Contribuinte n.º 504 443 135 - Telef. Geral: 253 609 460– Telef. Assinaturas: 253 609 463 – Telef. Publicidade: 253 609 462 Redação: 253 609 467; Fax: 253 609 469; 253 609 465 (Departamento Comercial) - E-mail: [email protected]; [email protected];[email protected] – site: www.diariodominho.pt. Gerência: Fernando Teixeira A. Monteiro, Manuel Azevedo de Oliveira. Diretor-Geral: Luís Carlos Fonseca. Diretor Financeiro: Pedro Botelho. Diretor: Damião A. Gonçalves Pereira (C. P. 2751),[email protected];[email protected]; Chefe Redação: Luísa Teresa Ribeiro (C. P. 3851), [email protected]; [email protected]; Coord. Desporto: José Eduardo (C. P. 2752), [email protected];Redação: Álvaro Magalhães (C. P. 3228), Ana Marques Pinheiro (C. P. 10613), Ana Rita Cunha (C. P. 9242), Carla Esteves (C. P. 5640), Francisco de Assis (C. P. 4587), Joaquim Martins Fernandes (C. P. 8472), Jorge Oliveira (C. P. 2753),José Carlos Ferreira (C. P. 3522), José Costa Lima (C. P. 9219), Luís Filipe Silva (C. P. 5772), Pedro Vieira da Silva (C. P. 4155), Rui de Lemos (C. P. 7747), Avelino Lima (fotógrafo, C. P. 3060); Secretárias da Redação: Clementina Silva, Helena Areosa;Colaboradores: Ana Pereira, Artur Soares, António Pedras, A. Sílvio Couto, Artur Gonçalves Fernandes, Carlos Nuno Vaz, Carlos Dias, Carlos Mangas, Cruz Pontes, Dário Pedroso, Dinis Salgado, Eduardo Tomás Alves, Fernando Parente,J. M. Gonçalves de Oliveira, Luís Covas, Manuel Cardoso, Paulo Fafe, Ricardo Rio, Silva Araújo, Tito de Morais. Agências noticiosas: Lusa, Zenit, Ecclesia. Depósito Legal: n.o 1688/83. Registo de Imprensa: n.o 100 308. Tiragem deste número: 8.500 ex.Impressão: Empresa do Diário do Minho, Lda. Telefone 253 303 170. Distribuição: Vasp e Vasp Premium.Estatuto Editorial: https://diariodominho.pt/estatuto-editorial

prejuízos e anexar foto-grafias para registo», lê-se no apelo publicado no sí-tio do município.

A Guarda Civil de Pon-tevedra disse ontem à Lusa ter sido encontra-da uma segunda vítima mortal da explosão, na quarta-feira, de um arma-zém de material pirotéc-nico de Tui.

Fonte daquela força po-licial referiu que se trata de um homem, que foi encontrado ontem de ma-nhã pelos meios da pro-teção civil que procedem à remoção dos escombros causados pela explosão.

«É o marido da senho-ra que foi encontrada ain-

da na tarde de quarta-fei-ra. O casal tem dois filhos, rapazes, que foram acolhi-dos pelos habitantes da lo-calidade», adiantou.

O armazém «ilegal» en-contrava-se na localida-de de Páramos, Tui, pro-víncia de Pontevedra. O proprietário do armazém de material pirotécnico que explodiu foi detido e vai ser presente ao juiz do tribunal local hoje, disse fonte da Guarda Civil de Pontevedra.

A Câmara de Tui de-cretou, entretanto, três dias de luto pelas vítimas e pelos danos causados pela explosão.

Redação/Lusa

pedro vieira da silva

António Ferreira, presidente da As-sociação Huma-nitária dos Bom-

beiros Voluntários de Braga (BVB), revelou, ontem, à margem da apresentação do V Gran-de Prémio de Atletis-mo Braga-Priscos, que 96 por cento dos incên-dios em que a corpora-ção bracarense foi cha-mado a intervir em 2018 têm origem «em quei-madas descontroladas».

«Não entendo como continuam a existir tan-tos fogos. Posso revelar que, este ano, dos 96 por cento dos fogos, e têm sido muitos, a que temos ocorrido, 96 por cento têm por origem queimadas descontro-ladas. Temos de cha-mar a atenção para is-to e este flagelo tem de acabar. Posso dizer-vos ainda que, este ano, e foi um assunto tão falado no ano passado, esta-mos a caminhar, e falo no país, para uma dú-zia de mortos por cau-sa dos incêndios. O que acham disto? É um dra-ma», atirou.

Entretanto, na passa-da terça-feira, em Para-

da de Tibães, os Bom-beiros Voluntários de Vila Verde foram “aju-dar” os Bombeiros Sapa-dores de Braga e foram «mal recebidos». «Posso garantir-vos que os BV de Vila Verde foram mal recebidos. No outro dia tinham levado um tiro em Vila Verde (Aboim da Nóbrega) e, em Ti-bães, alguns quiseram bater-lhes. Porque con-sideram que não chega-ram a horas ou outra ra-

zão qualquer. Estamos a entrar em paranóia? O que é isto?», finalizou.

Na cerimónia de apresentação do even-to desportivo, António Ferreira garantiu que está praticamente cer-to que os 80 elementos da corporação dos BVB vão ter equipamentos de proteção individual de combate a incêndios florestais (EPI's) quando saírem para o combate aos incêndios.

Queimadas na origem de 96%dos incêndios de 2018 em Braga

DM