famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · entrevista p.03-06. 02 diÁrio do...

40
SÁBADO.09.JUN 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCIX | n.º 31786 Avelino Lima Avelino Lima região P.13 Braga P.11 TUB VÃO INVESTIR SEIS MILHÕES EM “LEASING” PARA 14 NOVOS AUTOCARROS BARCELOS JÁ CONSEGUIU LIMPAR MAIS DE 80% DOS TERRENOS DM Trabalhadores cristãos temem subida do preço dos arrendamentos DM «Turismo cresceu mais de 60 por cento em Braga e Guimarães» O ministro da Economia está satisfeito com o crescimento do fluxo turístico verificado nas cidades minhotas entre 2015 e 2017. Em entrevista ao Diário do Minho, Manuel Caldeira Cabral destaca Braga e Guimarães, onde se verificou um aumento de 60%, numa média de 20% ao ano. REGIÃO P.17 GOVERNO QUER MAIS RAPARIGAS ESTUDANTES NAS ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS DESPORTO P.30 HC BRAGA RECEBE HC TURQUEL NUM JOGO DE “VIDA OU MORTE” SC BRAGA ACUSA MAURO DE «INGRATIDÃO E DESLEALDADE» DESPORTO P.23 DR STAND Nº1 religião P.20 D. JORGE ORTIGA DIZ QUE A IGREJA E O MUNDO PRECISAM DE SACERDOTES SANTOS Famalicão na vanguarda das boas práticas às empresas P.15 BRAGA P. 08-09 ENTREVISTA P. 03-06

Upload: doanphuc

Post on 28-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

SÁBADO.09.JUN 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 € Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCIX | n.º 31786

Ave

lino

Lim

a

Ave

lino

Lim

a

regiãoP.13

Braga P.11

TUB VÃO INVESTIR SEIS MILHÕES EM “LEASING” PARA 14 NOVOS AUTOCARROS

BARCELOS JÁ CONSEGUIU LIMPARMAIS DE 80% DOS TERRENOS

DM

Trabalhadores cristãostemem subida do preçodos arrendamentos D

M

«Turismo cresceumais de 60 por cento em Braga e Guimarães»O ministro da Economia está satisfeito com o crescimento do fluxo turístico verificado nas cidades minhotas entre 2015 e 2017. Em entrevista ao Diário do Minho, Manuel Caldeira Cabral destaca Braga e Guimarães, onde se verificou um aumento de 60%, numa média de 20% ao ano.

REGIÃO P.17

GOVERNO QUERMAIS RAPARIGASESTUDANTES NAS ENGENHARIASE TECNOLOGIAS

DESPORTO P.30

HC BRAGARECEBEHC TURQUELNUM JOGO DE “VIDA OU MORTE”

SC BRAGA ACUSA MAURODE «INGRATIDÃO E DESLEALDADE»

DESPORTO P.23

DR

STAND Nº1

religião P.20

D. JORGE ORTIGADIZ QUE A IGREJAE O MUNDO PRECISAM DE SACERDOTESSANTOS

Famalicãona vanguarda das boas práticasàs empresas P.15

BRAGA P.08-09

ENTREVISTA P.03-06

Page 2: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

«Mau perder» é como o povo costuma classificar o amuo, a contestação, a irritação, a não-aceitação (ou tudo isto junto) de certas pessoas quando perdem um jogo jogado com toda a lisura, sem batota e no cumprimen-

to de todas as regras.Ao contrário, o jogador honesto aceita a derrota de

consciência tranquila, com naturalidade, com (descul-pem-me o anglicismo) «fair-play» – isto é, com honra. E assim transforma em honrosa a sua derrota.

«Mau perder» foi o que demonstraram, ou melhor, exi-biram, os deputados indígenas quando, na semana passa-da, viram democraticamente derrotados os seus projectos de legalização da eutanásia. Imediatamente se generaliz ou

uma irritada não-aceitação dos resultados, uma promessa de ajuste de contas, de próxima insistência no mesmo te-ma. Resumindo: reagiram mal a um processo democrático.

O que é curioso (mas vulgar entre nós) é que todos esses(as) deputados(as) se proclamam orgulhosamente de-mocratas, falam em democracia a propósito e, sobretu-do, a despropósito de tudo e de nada. Mas, na prática, só reconhecem a sua vontade. Democratas na atitude, anti--democratas no comportamento.

Porque – toda a gente sabe isto – ser democrata não é aceitar a vontade da maioria quando ela coincide com a nossa; é, sobretudo, aceitá-la mesmo quando é contrária à nossa. Toda a gente sabe isto mas poucos praticam isto.

Os senhores(as) deputados(as) que tão mal reagiram a essa famigerada votação vestem as alvas túnicas da de-mocracia. Mas que escondem o coração de um ditador. Frustrado.

Foi assim vestindo e assim sentindo que deram aos por-tugueses uma lídima lição de anti-democracia encader-nada na mais refinada hipocrisia democrática.

Em termos simples e populares: têm mau perder.

Nota: Por decisão do autor este texto não obedece ao impropriamenta chamado acordo ortográfico.

Depois daquele encontro de Fevereiro passado numa aula da "Teologia Re-visitada" com o tema geral: «Comu-nicar a Igreja e comunicar na Igre-ja», apesar de ele mesmo afirmar que tinha muitas complicações de

saúde, sobretudo cardíacas, não imaginava que o fim estivesse tão próximo.

Um texto na «Voz Portucalense» de 16 de Maio deu-me a entender que ele mesmo sentia que o fim de vida estava muito próximo. Um telefone-ma ao Padre Manuel Correia Fernandes, director daquele Semanário, informou-me que ele estava em recuperação e que se esperava que as com-plicações fossem ultrapassadas. Tal não se verifi-cou e, num dos dias mais queridos dos cristãos: o Dia do Corpo de Deus (31 de Maio) e também dia da festa litúrgica da Visitação de Maria a sua prima Isabel, o que também era pároco de São João da Foz do Douro, como ele mesmo tinha escrito no que seria o seu último e profético tex-to no Semanário que ajudou a fundar e dirigiu durante anos: abandonou-se «ao carinho do Pai, com a ajuda possível da Mãe de seu Filho e nossa Mãe que me recebe no seu colo maternal e me aquieta o coração».

No seu desvelo por manter a chama acesa no «Jornal de Notícias», onde chegou a ser Chefe de Redacção, escreveu a que seria a sua última cró-nica semanal, publicada na edição de domingo, dia 27 de Maio, a que deu o título : «Eutanásia supõe direito e também ética».

Na celebração exequial na Sé do Porto, o bispo dom Manuel Linda realçou que ele era um «pro-fissional da palavra enquanto sacerdote e jorna-lista, um homem que soube ler a vida e as suas carências a partir de outros olhos, outro espíri-to». E isso é sem dúvida o que um sacerdote tem de melhor para oferecer ao mundo. Agradeceu ainda tudo o que ele fez pela promoção da Igre-ja do Porto e sublinhou que a Diocese lhe estava grata. De gratidão foram inúmeros os testemu-nhos de colegas sacerdotes e jornalistas, leitores, bem como paroquianos de São João da Foz, co-mo se pôde constatar percorrendo algumas das páginas do facebook.

Eu quero registar palavras do seu texto na VP já referido, pois são o melhor testemunho que ele dá de si mesmo, além de constituírem uma forte interpelação ao compromisso sério de cada um de nós com a vida, utilizando as capacidades próprias e nas circunstâncias proporcionadas.

Transcrevo algumas das mais emblemáticas

Rui Osório:Sacerdote e JornalistaIn Memoriam

Mau perder

«Mau perder» foi o que demonstraram, ou melhor, exibiram, os deputados indígenas quando, na semana passada, viram democraticamente derrotados os seus projectos de legalização da eutanásia.

carlos nuno [email protected]

A ALEGRIA DO AMOR – 116

M. MOURA PACHECOProfessor universitário aposentado

palavras desse texto, intitulado: "Eloquência do silêncio". «A oração é uma lenta e serena apren-dizagem do silêncio, na aproximação possível do profundo e insondável mistério de Deus, em comunhão fraterna com todas as suas criaturas.

Nunca rezei tanto como em graves momen-tos de sofrimento, com um único objectivo: es-tar na intimidade de Deus na vida presente co-mo na futura, no tempo como na eternidade, e ter a alegria da companhia de todos os eleitos, os santos, meus irmãos, para interpretarmos em coro a celestial sinfonia divina.

Contemplativo na acção e activo na contem-plação, sei distinguir, no possível, a súplica, da acção de graças, e o louvor, da adoração. Limi-to-me a balbuciar palavras doces de amor até à eloquência do silêncio. Calado, o mais calado possível, sei que Deus me conhece até ao ínti-mo e abandono-me ao seu carinho de Pai, com a ajuda possível da Mãe de seu Filho e nossa Mãe que me recebe no seu colo maternal e me aquieta o coração. …Não há desculpa possível para ser egoísta na dor. A dor é para pôr em co-mum com quem sofre no corpo ou no espírito. Quem não sabe partilhar com sabedoria e deli-cadeza a dor perde uma boa ocasião para os ou-tros serem mais felizes...

…No resto e é tudo, seja a vontade de Deus, o único que nos leva a cantar o hino da vida para além das agruras da morte. Sou homem de pa-lavra, oral ou escrita. Pouco mais sei do que co-municar e ouvir as respostas possíveis às mensa-gens. Quem me dera voltar ao normal. Mas ainda não me é possível nem sei quando. Até lá, garan-to-vos, estou na eloquência do silêncio, apren-dendo o essencial para mim e para vós, queri-dos leitores, e, como só desejo, para Deus, até que Ele seja tudo em todos.

Até breve!». Foi uma bênção e uma dádiva muito especial

ter tido aquele encontro de 2 horas. Aqui regis-to e sublinho a minha gratidão e amizade. E so-bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o cónego Rui Osório foi para a Igreja do Porto e para Portugal.

Page 3: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 03 www.diariodominho.pt

Manuel Caldeira Cabral

Ave

lino

Lim

a

«O turismo cresceumais de 60 por cento em Braga e Guimarães»

Alexandre Gonzaga

O ministro da Econo-mia comemora o crescimento do flu-xo turístico verifica-

do nas cidades minhotas entre 2015 e 2017. Manuel Caldeira Cabral destaca o crescimento de 60% no fluxo turístico em Braga e Guimarães, numa mé-dia de 20% ao ano.

No dia em que o grupo Vila Galé inaugura uma unidade hoteleira de 4 es-trelas no antigo Hospital São Marcos, em Braga, o responsável do Governo

pela pasta da Economia faz um balanço positivo da atuação do executivo nos últimos três anos na área turística, sublinhando os resultados alcançados, entre outros programas, pelo Valorizar – Progra-ma de apoio à valoriza-ção e qualificação do des-tino, PT2020 Turismo e ao Revive – Reabilitação, Património e Turismo, destinado ao investimen-to privado para o desen-volvimento de projetos turísticos que garantam a reabilitação e conser-vação de edifícios histó-

Entrevista Ministro da Economia Nasceu no dia 28 de abril de 1968, em Lisboa, é casado e pai de dois fi lhos. Realizou o mestrado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e o doutoramento na mesma área pela Universidade de Nottingham. É especializado na área da Economia Europeia e Internacional, com destaque para os fl uxos de comércio internacional.

A região Norte atingiu 7,4

milhões de dormidas em

2017, um aumento de 8%

em relação a 2016. Ou seja,

mais 547,4 mil dormidas

face ao período homólogo

anterior.

O turismo nas cidades de

Braga e Guimarães cresceu

60% entre 2015 e 2017, o

que significa uma média

de 20% ao ano. São os

dois polos turísticos mais

importantes do Minho.

O Norte assinalou um

crescimento de 18,9% nos

proveitos totais em 2017,

correspondendo a mais

68,3 milhões de euros

em relação ao período

homólogo anterior.

60%

7,4MILHÕES

19%

ricos em Portugal.

Diário do Minho – Pas-sados três anos, que ba-lanço faz da ação do Go-verno na área do turismo?Manuel Caldeira Cabral – Extremamente positi-vo. Por exemplo, o turis-mo em Braga e Guima-rães cresceu, nos últimos três anos, mais de 60%. São as duas cidades do Minho com polos turís-ticos maiores e penso que têm potencial para cres-cerem ainda mais. Por is-so é que os investimentos que estão a ocorrer nesta

Page 4: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

04 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

Entrevista

O Governo aprovou no Norte 24 projetos de instalação de wi-fi, incluindo Braga,

Guimarães e Gerês.

17,5MILHÕES

O programa Valorizar aprovou 75

projetos num investimento de 17,5

milhões, sendo 8 projetos no distrito

de Braga, no valor de 1,5 milhões.

270MILHÕES

O programa PT2020 investiu 270

milhões de euros em 121 projetos a

Norte, sendo 12 deles na região de

Braga, no valor de 5 milhões

O programa Revive – Reabilitação, Património e Turismo acompanha 7

projetos no Norte.

A Câmara de Guimarães adquiriu recentemente um

edifício para a instalação de uma escola de turismo.

Para ampliar a oferta de serviços turísticos adaptados a pessoas com necessidades

de acessibilidade, foram aprovados 13 projetos no

Norte, sendo dois em Braga

Números

região têm uma expres-são tão grande e tão po-sitiva. Isso nota-se pela quantidade muito acen-tuada de turistas que vêm à região minhota em dife-rentes épocas do ano. Por exemplo, vemos muitos restaurantes cheios, com clientes que têm hábitos diversos e que, por exem-plo, jantam mais tarde.

DM – A sazonalidade ain-da influencia o fluxo tu-rístico no Minho?MCC – O turismo era muito centrado nos me-ses de verão, com a vinda dos emigrantes, ou na Pás-coa, especialmente com visitantes oriundos da Es-panha. Hoje, existe um tu-rismo diferente, que con-ta com pessoas de todas as origens e que vêm ao longo do ano, mesmo em épocas ditas baixas. Ve-mos excursões e turistas individuais, num cresci-mento que tem mantido o índice do ano passado.

DM – Nada acontece por acaso...MCC – Sim. O crescimen-to do turismo tem sido sustentado por um con-junto de políticas públicas

que o Governo tem refor-çado e que tem resultado na expansão da atividade para fora dos locais onde o turismo já tinha mais expressão.

Desde que entrámos para o Governo, centrá-mos a nossa ação de pro-moção turística em três ei-xos fundamentais.

O primeiro, passa por espalhar o turismo por todo o território e, por-tanto, fazer com que não cresca apenas no Algarve, Lisboa ou no Porto, onde já se encontra consolida-do. Temos tentado fazer com que os turistas que chegam às cidades com

aeroportos se sintam de-safiados a entrar no terri-tório e a conhecer novas cidades, a conhecerem mais Portugal. Penso que os números dos últimos dois/três anos demons-tram um enorme suces-so nesta aposta.

As regiões que mais cresceram em termos de turismo foram o Norte, Centro, o Alentejo e os Açores, e ainda hoje pos-suem menor intensidade turística.

A região Norte ultra-passou os 7 milhões de turistas em 2017, um re-corde absoluto. Além dis-so, também tem tido um crescimento mais equili-brado ao longo de todo o seu território.

DM – O tipo de projetos e programas do Governo têm ajudado?MCC – Sem dúvida. Por exemplo, o Valorizar –Pro-grama de apoio à valoriza-ção e qualificação do desti-no, é importante pelo tipo de projetos que possibi-lita – e são mais de 75 na região Norte, num inves-timento total de 17,5 mi-lhões de euros e 12 mi-lhões em incentivos.

Destaco os jardins his-tóricos de Ponte de Lima; a valorização do Caminho de Santiago; a Linha do Tua; a Ecovia do Homem (Terras de Bouro) e a Eco-via das Laranjeiras (Pon-te de Lima), no âmbito dos "Portuguese Trails"; no Centro Douro Valley, dedicado ao enoturismo....

A propósito, já são 11 projetos ligados ao eno-turismo no Minho con-templados com 4,7 mi-lhões de euros.

DM – O projeto "Portu-guese Trails" termina em 2018?MCC – Sim. Deverá es-

A região Norte ultrapassouos 7 milhões de turistas em 2017, um recorde absoluto. Além disso, também tem tido um crescimento mais equilibrado ao longo de todoo seu território.

Page 5: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 05 www.diariodominho.pt

Entrevista

O mosteiro de Rendufe, em Amares, Sanfins de Friestas, em Valença, Forte de Ínsua, em Caminha... já temos vários hotéis em concurso, outros em obra.

tar pronto antes do final do ano e terá todo o ma-peamento de caminhos pedestres que os turistas poderão percorrer.

Destaco o envolvimen-to do Turismo de Portu-gal para divulgar e valori-zar o Caminho Português de Santiago, usando essa marca forte.

DM – Como avalia a con-cretização do programa PT2020 Turismo?MCC – No Norte, existem mais de 120 projetos apro-vados no PT2020, num investimento total de 270 milhões de euros e uma verba de 143 milhões pa-ra incentivos.

No caso de Braga, o pro-grama apoiou 12 proje-tos no valor de 5 milhões de euros, disponibilizan-

do ainda 3,5 milhões em incentivos.

Ou seja, nesta região fa-lamos de um investimento em novas unidades e em projetos turísticos que au-mentam a capacidade da oferta deste território, e essa situação surge num momento em que está a haver um grande aumen-to da procura.

DM – E o Revive?MCC – Trata-se de uma aposta na valorização do património, isto é, "pe-gar" em monumentos que estavam ao abando-no e, muitas vezes, em estado de degradação, e apoiar a criação de pro-jetos turísticos.

Temos 150 milhões de euros para apoiar o inves-timento nestes projetos de recuperação de património histórico, mas também de criação de oferta turística em património histórico e cultural com devida valo-rização que advém desse investimento. Destes pro-jetos do Revive, 7 situam--se na região Norte.

Acabamos de abrir o concurso para um edi-fício histórico no centro de Vila do Conde e que se encontra ao abandono. Será transformado num hotel de luxo de grande qualidade.

Um dos próximos ho-téis localiza-se em Vila No-va de Cerveira, um edifício que já foi uma pousada, mas que está fechado há vários anos.

Vários outros, como o mosteiro de Rendufe, em Amares, Sanfins de Fries-tas, em Valença, Forte de Ínsua, em Caminha... já temos vários hotéis em concurso, outros em obra e iremos lançar a concur-so outras unidades para que os interessados con-corram de forma muito transparente.

DM – ...MCC – Mas concretiza-mos vários outros proje-tos, como a inclusão do wi-fi em 80 cidades. Bra-ga e Guimarães, e muitas cidades da região Nor-te, foram abrangidas pe-lo projeto, que disponi-biliza aos turistas que nos visitam o mesmo confor-to que têm em casa. Usar livremente os telemóveis quando estão a visitar as cidades portuguesas, par-tilhando online as fotos e as suas experiências... Aca-bam por fazer uma publi-cidade enorme ao turis-mo em Portugal.

DM – Tem outros exem-plos a apresentar aos minhotos?MCC – Por exemplo, as empresas de animação tu-rística no distrito de Bra-ga duplicaram desde 2015. Passaram de 71 para 142 empresas neste setor.

Repare que os turistas não se hospedam apenas em bons hotéis. Estes en-contram também mais ati-

vidades no território, que vão desde passeios, mon-tanhismo, caiaques, andar a cavalo, visita aos centros históricos. Ou seja, usu-fruem de uma experiên-cia mais interessante, par-tilham-na usando o wi-fi e isso faz com que venham mais turistas a Portugal, ao longo de todo o território e não só aos pontos mais próximos dos aeroportos.

DM – Um aspeto impor-tante...MCC – Estamos a pro-mover novas rotas de voo que venham o ano intei-ro oriundas dos países do Norte da Europa.

O clima que nós temos permite perfeitamente passear nas montanhas ou no campo e desfrutar das cidades em meses co-mo janeiro ou fevereiro.

O turismo sénior é ou-tro segmento importan-te. Esse tipo de turistas es-tá de facto a vir, agora, ao longo de todo o ano.

DM – Nesta fase, os resul-tados são os esperados pe-lo Governo?MCC – Já temos resul-tados para mostrar. Em 2017, o turismo cresceu

duas vezes mais na épo-ca baixa do que cresceu na época alta. Dois terços do crescimento do turis-mo verificou-se na épo-ca baixa, em que muitos hotéis costumam apre-sentar taxas de ocupação também baixas.

DM – ...MCC – Como disse, foca-mos em três grandes ob-jetivos: alargar o turismo a todo o território, por-que pretendemos que se-ja um fator que contribua para o desenvolvimento regional – e aqui incluo Braga ou Guimarães.

Além disso, investir nestas cidades e promo-ver o turismo ao longo do ano, rompendo o ci-clo de sazonalidade que afetava todo o país, espe-cialmente, as regiões do interior.

O terceiro eixo refere--se à valorização do patri-mónio e criar mais valor no turismo. Não quere-mos crescer apenas em quantidade de turistas, ou seja, que o fluxo se es-palhe ao longo do ano e por todo o território, mas que também cresça em qualidade. E os núme-

7Dos projetos relativos

ao programa Revive –

Reabilitação, Património

e Tursimo, 7 situam-se na

região Norte.

Acabamos de abrir o

concurso para um edifício

histórico no centro de

Vila do Conde e que

está ao abandono. Será

transformado num hotel de

luxo de grande qualidade.

Um dos próximos hotéis

localiza-se em Vila Nova de

Cerveira, um edifício que

já foi uma pousada mas

que está fechado há vários

anos.

Ave

lino

Lim

a

Ave

lino

Lim

a

Page 6: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

06 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

ros de 2016 e 2017 mos-tram que, de facto, é is-so o que está a contecer em Portugal. O turismo cresceu 19,5% em receitas, quase o dobro do ritmo de crescimento do nú-mero de hóspedes.Esta-mos a ter mais gente "cá dentro" e cada turista es-tá a gastar mais dinhei-ro, está a valorizar mais aquilo que encontra em Portugal.

DM – Por falar em "quali-dade", o novo hotel do gru-po Vila Galé, [a inaugurar hoje, dia 9], em Braga, é um exemplo interessante...MCC – O Vila Galé Col-lection Braga é o exem-plo de um investimento grande: mais de 6 mi-lhões de euros. Isto mos-tra bem a confiança que, hoje, os operadores pri-vados têm no crescimen-to do turismo, não só em Braga, mas também em toda esta região.

Braga já tem o Meliã, e o Mercure, vários hotéis de grande dimensão e que estão a ter uma procura crescente. Seguem-se ou-tros investimentos de me-nor dimensão ou de me-lhoramento dos hotéis já existentes. Ainda há pou-co tempo, foi inaugurado o Burgos Tribute Design Hotel, uma unidade pe-quena que presta um tri-buto a diferentes perso-nalidades de Braga.

DM – O Vila Galé Col-lection Braga também é exemplo em renovação patrimonial...MCC – É um exemplo de valorização do patrimó-nio histórico no centro de uma cidade histórica. Além disso, apresenta-se com uma oferta diferen-ciadora com caraterísti-cas muito interessantes.

Braga conta, agora, com um hotel que, além de negócios, também é de lazer e com uma di-mensão grande no cora-ção da cidade. Trata-se de um passo importan-te dado pelo grupo Vila Galé, que está a investir em alguns outros proje-tos do Revive.

Esta dinâmica é um dos caminhos que Portugal tem que seguir.

Vila Galé inaugura hotel no antigo Hospital São Marcos

DR

DR

DR

DR

O grupo Vila Galé inaugura hoje a mais nova uni-dade hoteleira de Braga. Dedicada à história dos conventos e da fundação de Portugal, esta unida-de integra o conceito Collection, que se distingue pelo serviço de qualidade.

Trata-se de um hotel de quatro estrelas com 123 quartos duplos, salão de convenções com cer-ca de 300m2, quatro salas com áreas entre 35m2 e os 60m2, dois restaurantes, bar, adega, biblioteca e piscinas exteriores para adultos e para crianças.

O Vila Galé Collection Braga nasce da reabili-tação do antigo Hospital de São Marcos, um imó-vel de interesse público, datado de 1508 e edifica-do no local onde existia uma ermida dedicada ao santo evangelista, uma albergaria e um convento templário. Respeitando a vertente histórica e ar-quitetónica, esta unidade hoteleira mantém a es-trutura existente e recupera alguns elementos co-mo os tetos abobadados originais.

O Vila Galé Collection Braga conta ainda com um spa com piscina interior, ginásio e salas de mas-sagens, jardim interior e estacionamento. Resulta da reabilitação do complexo do antigo hospital de São Marcos, desocupado desde 2011, permitindo assim revitalizar este imóvel de interesse público.

O edifício pertence à Santa Casa da Misericórdia de Braga, que recentemente assinou um contrato de concessão com o grupo Vila Galé para instalar a nova unidade do grupo, num investimento su-perior a seis milhões de euros e que cria pelo me-nos 40 postos de trabalho diretos.

Para o presidente do conselho de administração do grupo hoteleiro, «esta aposta em Braga é impor-tante porque permite recuperar património histó-rico relevante e que estava sem aproveitamento, e, ao mesmo tempo, dar-lhe um sentido económi-co viável. Por outro lado, pretende-se valorizar a oferta hoteleira de Braga, com um hotel que pos-sui condições para receber diferentes segmentos, desde congressos e incentivos, a "corporate" e turis-mo de lazer, que é a área mais forte da Vila Galé».

«O hotel Vila Galé Collection Braga representa também uma forma de diferenciar e diversificar a nossa oferta hoteleira por todo o país, incluin-do nas zonas mais interiores. Será um investimen-to muito importante para Braga e para o grupo, e mais uma bandeira numa cidade com grande po-tencial de crescimento», frisa Jorge Rebelo de Al-meida, que lidera um dos principais grupos hote-leiros portugueses.

O grupo Vila Galé, cuja sociedade foi constituí-da em 1986, integra o ranking das 199 maiores em-presas hoteleiras a nível mundial e é atualmente responsável pela gestão de 30 unidades hoteleiras.

DM – Atrair um fluxo tu-rístico diferenciado.MCC – O programa Va-lorizar é, sem dúvida, um dos aspetos que poderá explicar o sucesso que Braga, Guimarães e ou-tras cidades históricas do Norte do país estão a ter e com um crescimento acima da média nacio-nal. Esta região atrai um tipo de turistas diferente, mais interessado na cul-tura e na nossa história, na nossa gastronomia, que pretende descobrir mais sobre Portugal.

DM – Aliar a oferta hote-leira de qualidade a outro tipo de equipamentos é fator crucial. Concorda?MCC – Sim. O Fórum Braga atrai um turismo de conferências, de even-tos, convenções ou em-presariais. Aliás, Portu-gal é considerado um dos melhores destinos do mundo, pois, conta com muitos espaços pa-ra grandes eventos, com agendas praticamente esgotadas para os pró-ximos dois anos.

O Forum Braga é um espaço muito interes-sante e vai trazer tam-bém muita capacidade de atrair novos tipos de turistas, que muitas ve-zes vêm para um even-to empresarial ou aca-démico, e acabam por ficar mais uns dias para conhecerem a cidade e a região. Alguns, regres-sam passado um ou dois anos, com mais tempo e com a família.

DM – Como foi dito, na-da acontece por acaso...MCC – Concordo. O Go-verno constitutiu, logo no início do mandato, um grupo de trabalho só para atrair eventos e convenções... e já ob-tivemos resultados ex-celentes, com a atração de mais de uma centena deste tipo de eventos pa-ra Portugal.

Importa referir que trabalharemos de mãos dadas com a Câmara Mu-nicipal de Braga para que este espaço fantástico se-ja mais um fator de dina-mização regional e atraia mais turistas a Portugal.

Page 7: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 07 www.diariodominho.pt

Page 8: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

08 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

O coordenador nacional da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos mostrou-se ontem preocupado com o aumento recente dos valores dos arrendamentos, que já levou «muitas pessoas a perderem a habitação».Na cerimónia de abertura do seminário internacional do movimento, que reúne, em Braga, representantes de diversos países europeus, José Augusto Paixão lembrou que «há muitas pessoas que deixaram de poder alimentar condignamente os filhos e assegurar o seu acesso à educação, cultura, saúde e justiça».

Alexandre Gonzaga

O coordenador nacio-nal da Liga Operária Católica/Movimen-to de Trabalhado-

res Cristãos (LOC/MTC) mostrou-se ontem, em Braga, muito preocupado com o aumento abrupto dos preços dos aluguéis dos imóveis nas grandes cidades em Portugal.

Na abertura do semi-nário internacional, su-bordinado ao tema "En-

Representantes de diversos países europeus encontram-se reunidos desde ontem na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga

Trabalhadores cristãos tememsubida dos preços dos arrendamentos

LOC/MTC realiza em Braga seminário internacional sobre a qualidade de vida e a dignidade dos trabalhadores

BragaÉ necessário reafirmar que o trabalho é uma realidade essencial para a sociedade, para as famílias e para os indivíduos, e que o seu principal valor é o bem da pessoa humana... Disto�deriva que o trabalho não tenha só um fim económico e de lucros, mas acima de tudo um fim que respeite ao homem e à sua dignidade. E se não há trabalho essa dignidade está ferida! PAPA FRANCISCO

TEMÁTICAS ABORDAM MUNDO DIGITAL E NOVAS FORMAS DE TRABALHO

Organizado pela LOC/MTC, com o apoio do EZA – Centro Europeu para os Assuntos dos Traba-lhadores e da União Europeia, o seminário inter-nacional reúne até hoje à noite, na Biblioteca Lú-cio Craveiro da Silva, em Braga, representantes do Movimento Católico de Trabalhadores da Alema-nha (KAB); ACO e HOAC, de Espanha; KAP, da Re-pública Checa; BASE-Fut; CIFOTIE; FIDESTRA; LOC/MTC; Movimento de Apostolado de Adoles-centes e Crianças (MAAC); Juventude Operária Ca-tólica ( JOC); Pastoral Operária, de Portugal; e do Movimento dos Trabalhadores Cristãos da Euro-

pa (MTCE) da Europa."Com o avanço do mundo digital no trabalho,

como poderemos valorizar o trabalho e dignificar os trabalhadores" é o primeiro painel de hoje, pro-ferido pelo dirigente associativo e técnico da Au-toridade para as condições do Trabalho, António Brandão Guedes.

Seguem-se os temas "Partilhar o que se vive em cada um dos países, nesta onda individualista que alastra, e como os trabalhadores estão a encarar as novas formas de trabalho que se apresentam e anunciam" e "Como fomentar na Europa o traba-lho digno para todos, um direito que dignifica, rea-liza e promove cada ser humano e o torna mais fe-liz e agente de esperança".

tendimento do mundo do trabalho e do empre-go na perspetiva da qua-

lidade de vida e da digni-dade dos trabalhadores", José Augusto Paixão dis-

se que «um dos proble-mas mais graves para as famílias continua a ser a

situação do mundo do trabalho, com a taxa de desemprego, ainda ele-

vada, apesar de nos últi-mos dois anos ter vindo a baixar, com a situação precária do emprego e com a falta de emprego para os jovens».

Para o responsável, «es-ta realidade, que ofen-de a dignidade huma-na, continua com graves consequências nas famí-lias, pois muitas perde-ram a habitação e ho-je, nos maiores centros urbanos, os valores dos arrendamentos não são suportáveis pelos baixos salários da maioria dos trabalhadores».

Por isso, «há muitas fa-mílias que deixaram de poder alimentar condig-

Page 9: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 09 www.diariodominho.pt

Arcebispo desafia compromisso cristão no mundo do trabalho

Ale

xan

dre

Go

nza

ga

Ale

xan

dre

Go

nza

ga

A Braval assinala hoje, pelas 10h30,na Póvoa de Lanhoso,o Dia Mundial do Ambientecom o "Dia Aberto às Famílias"no Ecoparque.

HojeNão basta suprir as necessidades básicas das famílias. Estas também têm que ter acesso à formação cultural,ao descanso e ao lazer. D. JORGE ORTIGA

D. Jorge Ortiga presidiu à cerimónia de abertura do seminário dos trabalhadores cristãos

Destaque

A LOC/MTC realiza

amanhã, dia 10 de

junho, na paróquia

de Leça do Balio,

Matosinhos, um

encontro nacional,

subordinado ao

tema "Evangelho no

Mundo do Trabalho –

Identificar a presença

de Deus no meio das

contradições do mundo

laboral de hoje". O

movimento espera

a participação de cerca

de 400 pessoas, entre

militantes e amigos da

LOC/MTC.

A iniciativa começa

às 11h00, no mosteiro

local, com a missa.

Seminário visitaDiário do MinhoOs participantes do seminário internacional, subordinado ao tema "Entendimento do mun-do do trabalho e do emprego na perspetiva da qualidade de vida e da dignidade dos trabalha-dores", realizaram, ontem à tarde, visitas temá-ticas à empresa "Casais", União de Sindicatos de Braga e Diário do Minho.

A iniciativa pretendeu obter a perspetiva em-presarial, sindical e jornalística sobre o futuro do emprego, do mundo do trabalho e da dig-nidade dos trabalhadores.

namente os filhos e asse-gurar o acesso à educa-ção, à cultura, à saúde e à justiça».

José Augusto Paixão admite que se vive, em Portugal, «uma nova si-tuação política, ao nível governativo, para a qual a população e principal-mente os trabalhadores olham com alguma es-perança, vendo aí uma janela de oportunidades para atenuar a grave si-tuação que se viveu em anos anteriores».

Porém, não esqueceu de referir «os enormes sa-crifícios que foram im-postos aos trabalhadores com a redução de rendi-mentos e de apoios so-ciais, que levou muitos à pobreza e até à exclu-são social».

Antidepressivose baixas frequentesO coordenador nacio-nal da LOC/MTC apro-veitou para denunciar o aumento no mundo labo-ral dos casos de «esgota-mento, desmotivação, an-gústia, baixas frequentes, recurso a medicamentos antidepressivos, incapa-cidade de satisfazer com-promissos assumidos pe-la desvalorização e falta de salários».

A propósito, José Au-gusto Paixão também co-locou em cima da mesa «os jovens licenciados a ganhar o salário mínimo, adiando a constituição de família ou a decisão de ter filhos em conse-quência da desvaloriza-ção e desumanização do trabalho».

O Arcebispo Primaz exortou ontem os trabalhadores cris-tãos a envolverem-

-se de forma «decisiva» e «comprometida» com os desafios do mundo do trabalho.

D. Jorge Ortiga, que presidiu à cerimónia de abertura do seminário internacional organiza-do pela LOC/MTC, apro-veitou o ensejo para re-ferir que «o desemprego, a precariedade e as no-vas tecnologias exigem uma nova abordagem e um envolvimento res-ponsável dos cristãos».

O prelado partiu do constante apelo realiza-do pelo Papa Francisco de uma "Igreja em saí-da", para dizer aos parti-cipantes do evento que, «apesar de se ter evoluí-do na temática da qua-lidade de vida dos(as) trabalhadores(as), ain-da existem situações que atentam contra a digni-dade humana».

Filho de um operário fabril, D. Jorge Ortiga, afirmou que «não bas-ta suprir as necessida-des básicas das famílias», pois, os agregados «tam-bém têm que ter aces-so à formação cultural,

ao descanso e ao lazer». O Arcebispo Primaz

sublinhou os conteúdos temáticos da Doutrina Social da Igreja para lem-brar que «o Cristianismo não é uma experiência meramente intimista» e que «o mundo do tra-balho necessita desta se-mente do Evangelho».

Depois do momento protocolar de abertura do evento, que contou ain-da com a intervenção de Pedro Estêvão, coordena-dor de projetos do EZA – Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhado-res, seguiram-se as pales-tras proferidas pelo eco-nomista e investigador da Universidade de Coim-bra, José Castro Caldas, que discorreu sobre "O que se entende hoje por Mundo do Trabalho e do Emprego", do responsá-vel do secretariado eu-ropeu do KAB-Alema-nha, Wilfried Wienen, que abordou a "Ameaça de não haver trabalho".

Ave

lino

Lim

aA

velin

o L

ima

Ave

lino

Lim

a

Page 10: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

10 DIÁRIO DO MINHO / Braga / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

São João de Braga acolhe mais uma "Black Pig Race"

A Associação de Fes-tas de São João de Braga, em parce-ria com a SincTi-

me, promove mais uma edição da Black Pig Ra-ce – Prova de Obstácu-los, numa reinvenção de tradições das festas san-joaninas de séculos pas-sados como a corrida do porco preto.

Após o sucesso da edi-ção anterior, em 2018 esta tradição antiga das festas de São João volta a rein-ventar-se como prova ur-bana de corrida de obs-táculos, que combina a corrida com a superação de obstáculos naturais, artificiais, urbanos e ar-quitetónicos. A figura do porco preto fica, desta for-ma, aliada às corridas de obstáculos, que hoje em dia cativam muitos par-ticipantes de todo o país, fiéis a este tipo de provas.

Vários quilómetros de obstáculosEsta nova corrida do por-co preto realiza-se no dia

17 de junho com partida marcada para as 10h00 no Parque da Ponte. O fi-nal da corrida está tam-bém marcado para aque-le mesmo espaço, depois de ultrapassados os vários quilómetros de obstáculos e desafios pelo Parque do

de provas têm um clima de festa, espírito de equi-pa e entreajuda».

As inscrições para a Black Pig Race estão disponíveis no site do São João de Braga ou da SincTime, assim como o regulamento.

O percurso encontra-se marcado por obstáculos e desafios

DR

Picoto, complexo do Es-tádio 1.º de Maio e Ecovia do rio Este, em busca da auto-superação e do me-lhor tempo.

A organização das fes-tas municipais acrescenta que «para além da compe-tição existente, este tipo

Vespa Clube do Minho realiza 15.ª concentração amanhã

Iniciativa contará com a presença de 160 participantes

O Vespa Clube do Mi-nho realiza, amanhã, a sua 15.ª concen-tração, que con-

tará com a presença de cerca de 160 participan-tes, de várias zonas do país. Como é habitual es-tarão também presentes cerca de 25 participantes da Galiza, Espanha.

A concentração terá início pelas 9h00, jun-to à Sé de Braga, com a primeira paragem ( já de

praxe) na Avenida Cen-tral (Arcada), seguida de uma paragem na Praça do Município de Braga. O grupo seguirá rumo à Povoa de Lanhoso e Ca-beceiras de Basto, onde se realizará uma breve paragem para visitar al-guns monumentos lo-cais. O passeio culmina com um almoço conví-vio no restaurante Nariz do Mundo, com entrega de troféus. A concentração terá início pelas 09h00, junto à Sé de Braga

Corrida de obstáculos está marcada para o dia 17 de junho, às 10h00BREVE

NOITE DE FADOS ABREÉPOCA BALNEAR EM NOGUEIRA

Espetáculo A Junta de Freguesia de Noguei-ra, Fraião e Lamaçães promove hoje, às 21h30, no recinto da Piscina de Nogueira, uma Noi-te de Fados.

A autarquia adianta que este evento musical, que alia cultura e lazer, servirá de pré-abertu-ra da época balnear nas piscinas, cuja abertura oficial ocorre amanhã, 10 de junho.

A animação desta noite musical está a cargo da fadista Conceição Brito, acompanhada pe-los guitarristas Manuel Lima e Henrique Lima, num espetáculo produzido pela Associação Fa-do com Arte. A entrada é livre.

Caso se verifiquem condições climatéricas adversas, o espetáculo terá lugar no Edifício Se-de da Junta, em Nogueira, informou a entida-de organizadora.

A Junta de Freguesia de Nogueira, Fraião e Lamaçães convida toda a população da fregue-sia, bem como os demais bracarenses, a mar-car presença nesta noite de cultura e animação que marca a abertura da época balnear das pis-cinas locais.

DR

DR

Page 11: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / Braga / DIÁRIO DO MINHO 11 www.diariodominho.pt

TUB vão investir seis milhões de eurosem "leasing" para 14 novos autocarros

joaquim martins fernandes

Os Transportes Urba-nos de Braga (TUB) vão recorrer ao siste-ma de "leasing" para

modernizar a frota de au-tocarros. A empresa mu-nicipal estima investir seis milhões de euros, mas a operação precisa do aval da vereação.

A proposta integra a agenda da reunião de ve-reação que se realiza na próxima segunda-feira, dia 11 de junho. A obri-gatoriedade da autoriza-ção da Câmara Municipal de Braga é justificada pe-la transportadora muni-cipal no facto de o inves-timento de seis milhões de euros, acrescidos de IVA à taxa legal, ter na-tureza «plurianual», que «ultrapassa o período de um orçamento anual», es-clarece a proposta a sub-meter à análise e delibe-ração dos vereadores da coligação "Juntos por Bra-ga" do Partido Socialista

Transportadora municipal de Braga pretende modernizar frota através do recurso ao "leasing"

nicipal «pretende lançar um concurso público in-ternacional» para forne-cimento, em regime de "leasing" operacional 14 autocarros para transpor-te urbano de passageiros.

e da CDU. O documento assinado

pelo administrador exe-cutivo dos Transportes Urbanos de Braga, Teo-tónio Santos, faz saber que a transportadora mu-

O concurso, que será publicado no Jornal Ofi-cial da União Europeia, prevê «um contrato até 16 anos». Mas adverte a proposta que o procedi-mento internacional «só

produzirá efeitos com o visto prévio do Tribunal de Contas de Portugal», ao negócio, que tem um cus-to direto de seis milhões de euros. A esse montante acresce o IVA, à taxa legal.

Executivo vai entregar às juntas investimentos de 155 mil euros A reunião de vereação da próxima segunda--feira vai também ficar marcada pela apro-vação de um pacote de cinco contratos in-teradministrativos por recurso à delegação de competência nas juntas de freguesia, que se traduzem num investimento global de 155 mil 722 euros. Em conformidade com as propostas que sobem à reunião de ve-reação, a Junta da União de Freguesias de

Arentim e Cunha é a contemplada com o investimento mais volumoso. Vai encaixar um pouco mais de 112 mil euros, montan-te que se destina à realização das obras de construção da rede de água pluviais no Ca-minho Municipal 1303, em Arentim. Para a Junta de Freguesia de Palmeira, o exe-cutivo municipal propõe-se atribuir cerca de 14 mil e 147 euros, verba que se destina à execução de infraestruturas elétricas na Rua das Violetas. A autarquia de Palmeira recebe ainda 11 mil 788 euros para a requa-

lificação do Largo de Santo Estêvão, um espaço público que também vai ver me-lhoradas as respetivas estruturas elétricas.

A União de Freguesias de Crespos e Pou-sada é contemplada com 9032,79 euros, montante que tem como destino a execu-ção do "Beco da Reigada", em Crespos. A ve-reação vai ainda deliberar sobre a atribuição de 8550,43 euros à União de Freguesias de Escudeiros e Penso Santo Estêvão e S. Vi-cente para o muro de suporte sitio na Rua de Santiago, em Escudeiros.

Arq

uiv

o D

M Pormenor

A Câmara de Braga vai editar, entre 2 e 27 de julho a edição de 2018 do programa "Férias em Grande". O regulamento é aprovado na reunião camarária de 11 de junho e o programa visa «proporcionar tempos livres de qualidade» aos alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Os participantes pagam 80 euros, mas os alunos do escalão A pagam 30 euros e os do Escalão B 50 euros. Os portadores de cartão Braga Kid, Família Numerosa e Jovem Municipal têm um desconto de 10 por cento sobre o preço base, que incluiu almoço e lanches, no período de ocupação, que vai das 09h00 às 17h30.

Operação carece de autorização da câmara municipal de Braga e do aval do tribunal de contas

Page 12: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

12 DIÁRIO DO MINHO / Braga / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

Bloco de Esquerda quer mais equipasde Sapadores Florestais em Braga

Daniel Jonas venceu Prémio de Literatura dst "Desperdício" vai dar

duas peças de arte a Braga

O deputado do Blo-co de Esquer-da, Pedro Soares, classifica como «in-

compreensível» o facto de o concelho de Braga ter apenas uma equipa de Sapadores Florestais a trabalhar. Em declara-ções à imprensa, depois de reunião mantida com o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, o deputado exigiu «mais

meios» nesta área para a capital do Minho.

«É incompreensível que um município com quase 200 mil habitan-tes, uma área com flores-tas de grande densidade e valor patrimonial, como é o caso do Sameiro, Bom Jesus e Falperra, contar apenas com uma equipa de Sapadores Florestais para dar resposta a esta vasta área. Eu conheço

freguesias que têm uma equipa de sapadores flo-restais», disse mesmo Pe-dro Soares.

O deputado utilizou mesmo a palavra «indig-nado» para classificar a carência de meios. Pedro Soares recordou os incên-dio de outubro do ano passado, onde as chamas ameaçaram entrar na ci-dade e varrer a mancha verde existente no Samei-

ro e Bom Jesus, para pe-dir uma «atualização» do Plano Municipal de De-fesa da Floresta Contra Incêndios.

A autarquia não terá re-modelado este documen-to que tem como base, por exemplo, conclusões das comissões técnicas in-dependentes que foram constituídas na sequência desses incêndios, docu-mento este que já foi for-

temente criticado pelo lí-der da Juventude Popular de Braga, Francisco Mo-ta, que pediu a demissão do CDOS de Braga, Her-menegildo Abreu.

Pedro Soares esteve também ontem de visi-ta a algumas escolas do distrito. Para além de re-cordar os casos urgentes de obras de requalifica-ção na EB 2/3 de Ribei-rão em Famalicão, a Se-

cundária de Barcelinhos em Barcelos e Frei Cae-tano Brandão em Braga, o deputado está preo-cupado com a eventual falta de capacidade do Agrupamento de Esco-las de Pedome, em Vila Nova de Famalicão, pa-ra receber os alunos vin-do da cessão dos contra-to de associação com os privados.

Nuno Cerqueira

O poeta Daniel Jonas venceu a XXIII edi-ção do Grande Pré-mio de Literatura

dst, com a obra "Oblí-vio", disse ontem à Lusa a organização deste ga-lardão, que tem o valor de 15 mil euros.

Em comunicado, a organização do prémio literário, que já distin-guiu autores como Má-rio Cláudio, Luísa Costa Gomes, Armando Silva Carvalho, Jacinto Lucas Pires e Maria Velho Cos-ta, explicou que "Oblí-vio" foi distinguido pelo «trabalho textual, mui-to depurado, assumin-do uma linguagem de timbre clássico, para me-lhor encontrar uma clara modernidade de temas e formas».

Segundo explica o jú-ri, no texto de decisão, a obra distingue-se tam-bém pelas «evidências cultas, sensíveis, de uma criação poética que não se alheia do quotidiano nem da emoção».

Daniel Jonas é poeta, dramaturgo e tradutor. Enquanto poeta, distin-guiu-se pelas obras "Oblí-vio", onde retoma a for-

ma soneto, "Sonótono", que lhe valeu o prémio PEN de Poesia, "Bison-te" e "Nó", Grande Pré-mio de Poesia Teixeira de Pascoaes da Associação Portuguesa de Escritores.

Traduziu várias obras e vários autores, entre os quais John Milton, Shakespeare, Waugh, Pirandello, Huysmans, Berryman e Dickens, e recebeu um prémio pe-la tradução do "Passagei-ro Frequente", do poláco Michal Lipszyc, que lhe garantiu a nomeação pa-ra o Prémio Europeu da Liberdade.

Como dramaturgo pu-blicou "Nenhures" e es-creveu ainda "Estocolmo", "Reféns" e o libreto "StillFrank", todos encenados pela companhia Teatro Bruto.

Em 2012, Daniel Jo-nas foi distinguido com o Prémio Europa David Mourão-Ferreira, da Uni-versidade de Bari/Aldo Moro, pelo conjunto da obra.

O prémio será entre-gue no dia 29 de junho, numa cerimónia inte-grada na Feira do Livro de Braga.

A fase “um” do sim-pósio “Arte & Sus-tentabilidade” foi ontem lançada na

ZETgallery, com quatro peças de arte nascidas dos desperdícios de indús-tria, mas é em outubro, na fase “dois”, que este consórcio entre a Fibre-namics do IB-S da Uni-versidade do Minho e a ZET vai colocar no es-paço público em Braga duas peças de arte.

Da imaginação dos ar-tistas Ana Almeida Pinto, Hernâni Reis Baptista, Mi-guel Neves Oliveira e Rute Rosas vão nascer do des-perdício da sucata da dst, ERT e Cup&Saucer duas obras de arte.

«Esta primeira fase é o contacto com o conceito e materiais, assim como a mudança de marca da galeria para ZETgallery. Em outubro os artistas vão estar na rua, de 1 a 14 de outubro, para daí nas-cerem duas peças que vão ser oferecidas à cidade», referiu a curadora Hele-na Mendes Pereira.

As peças vão ficar em

locais a designar e a ve-readora da Cultura da Câ-mara de Braga compro-meteu-se que as obras não vão ter o mesmo desti-no de afamado “Dragão”.

«Esta tem um diálogo dos artistas com a própria cidade. Esta tem uma di-mensão diferente, pois há uma comunicação e uma ligação grande com a co-munidade, como é exem-plo do trabalho educa-tivo com as escolas que vai ser feito», apontou a vereadora.

Já o mecenas José Do-mingos Teixeira, que em-presta ao renovado proje-to ZET o diminuitivo “Zé” e o sobrenome “Teixeira”, frisou que Braga tem que ganhar «volume cultural», à semelhança da dimen-são económica, e justi-ficou a separação da ga-leria do nome dst como uma forma de expressão pessoal.

«O melhor veículo pa-ra me exprimir é arte e eu precisava de deslocar-me um bocadinho do grupo dst para que não houvesse uma contaminação. Para

Pedro Soares esteve reunido com Ricardo Rio

júri distinguiu a obra "Oblívio" Simpósio "Arte & Sustentabilidade" decorre até 23 de junho

Uma das obras nascida dos restos de chávenas e pires

Nu

no

Ce

rqu

eir

a

ter uma opinião sem que ligue à economia do gru-po dst. É a loucura do Zé Teixeira, uma forma de intervir e que vai estar em jogo», justificou o tam-bém presidente do con-selho de administração do dst group.

Esta primeira fase do simpósio terá várias ações designadas por "green month". Estas incluem a mostra de arte na ZETgal-

lery até 23 de junho e o o "Design Talks" com ini-ciativas a 12 de junho na ZETgallery com "Design and Sustainability", 14 em Guimarães, no Instituto de Design, sobre "Product Design" e 20 de junho, um "Design Thinking" com a Oliva Creative Factory em São João da Madeira. A 29 de junho decorre o "What's Next" em Gui-marães.

Page 13: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 13 www.diariodominho.pt

Barcelos já conseguiu limpar mais de 80% dos terrenos com maior risco de incêndio

Carla esteves

Cerca de 80 por cento dos terrenos das oi-to freguesias de Bar-celos consideradas

com maior nível de ris-co de incêndio florestal já se encontram devida-mente limpos, dando as-sim cumprimento às no-vas disposições legais do Plano Nacional de De-fesa da Floresta Contra Incêndios. Os bons re-sultados alcançados são fruto de uma campanha de sensibilização e fisca-lização levada a cabo por nove equipas multidisci-plinares da Câmara Mu-nicipal de Barcelos, nos últimos meses, tendo co-mo principal objetivo in-formar os proprietários dos conteúdos legais e incentivá-los à limpeza, procedendo ainda, caso necessário, ao acompa-nhamento dos trabalhos.

Ontem, foi tempo de conhecer no local os resul-tados da campanha reali-zada, com deslocações da vereadora Anabela Real e de elementos das referi-das equipas a alguns dos

As visitas aos trabalhos decorreram em Aguiar, na União das Freguesias de Quintiães e Aguiar, e na freguesia de Aborim

Região Barcelos sensibilizou mais de 700 proprietários para a limpeza de matas em oito freguesias de risco.

Ave

lino

Lim

a

terrenos situados nas fre-guesias de Aborim e Quin-tiães, duas das oito con-sideradas de maior risco, tendo sido também reve-ladas as taxas de execução de limpeza nas freguesias prioritárias.

Já no local a vereadora revelou que foram criadas nove equipas compostas por um conjunto de téc-nicos do Município, que

iniciaram os trabalhos em março, contactando porta a porta mais de 700 pro-prietários, conscienciali-zando-os para a limpeza de matas e florestas jun-to às habitações.

As equipas efetuaram um levantamento das situações em incumpri-mento e identificaram os proprietários dos ter-renos florestais, numa ta-

refa que contou com a colaboração das Juntas de Freguesia. Em parale-lo foi realizado todo um trabalho de sensibilização, em parceria com os páro-cos, envolvendo a distri-buição de flyers e publi-cações em redes sociais.

«Inicialmente a popu-lação demonstrou algu-ma desconfiança, mas à medida que a campanha

Mais de 700 proprietários contactadose vistoriada 60% da área do concelho António Martins, geógrafo da autarquia, responsá-vel pela coordenação das equipas no terreno, reve-lou que foi vistoriada entre 40 a 60% da área total do concelho de Barcelos, e 100% da área das oito freguesias consideradas prioritárias.

Até ao momento foram levantados 111 proces-sos fiscais, incluindo entre 20 a 25 novas denún-cias. Destes, 43 já se encontram resolvidos, tendo cumprido integralmente a lei, restando ainda 29, que apesar de resolvidos, carecem de espaçamen-to entre copas e/ou desramação.

«As freguesias onde atuaram as equipas nesta

avançava aperceberam-se que se tratava sobretudo de uma ação pedagógi-ca, passando a haver uma boa recetividade por parte dos munícipes, o que le-vou a que uma boa parte das situações identifica-das pelos técnicos esteja já resolvida ou em vias de resolução», afirmou Ana-bela Real, acrescentando que as oito freguesias con-

Ponte de Lima acolhe, até amanhã, a 28.ª Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais e a 1.ª Festado Loureiro de Ponte de Lima.A iniciativa decorre na Expolima.

hoje

sideradas de risco foram completamente batidas, estando asseguradas as distâncias de segurança das habitações e o cum-primento da lei».

A vereadora esclareceu que esta campanha teve como principal preocu-pação colmatar o grande desconhecimento que os proprietários revelavam ter no que respeita à legis-lação, o que, mais tarde, se manifestaria, inequi-vocamente, numa maior taxa de incumprimento e na consequente obrigato-riedade de intervenção por parte da autarquia.

«Quisemos prevenir es-tas situações, colocando ao dispor das populações estas equipas que dissipa-ram dúvidas e evitaram que fosse instaurada uma grande percentagem de processos», realçou a ve-readora, acrescentando que «caso esta campanha não tivesse sido realizada, a tarefa da autarquia se-ria ainda mais dificultada, até pela falta de empresas especializadas na limpe-za, aliada à sobrecarga de trabalho das existentes».

campanha são as que apresentam maior risco até porque são aquelas onde existe uma maior área flo-

restal. Aqui não só identificámos os terrenos que careciam de limpeza, como sensibilizámos os pro-prietários e realizámos um acompanhamento da execução dos trabalhos», explicou.

Segundo António Martins nestas freguesias 80% dos terrenos já se encontram limpos e nos restantes 20%, os casos mais graves já foram identificados, ten-do-se avançado com limpezas coercivas, passando ainda pela identificação de proprietários (frequen-temente fora do país) e pela colocação de editais.

A vereadora Anabela Real revelou que os resul-tados desta campanha são também visíveis no que respeita à confiança manifestada pelas populações, já que «nas áreas em que as equipas atuaram não se registaram denúncias por parte dos vizinhos».

Ave

lino

Lim

a

Page 14: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

14 DIÁRIO DO MINHO / Região / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

infantis tem dois objeti-vos: começar as Antoninas com cor e alegria nas ruas de Famalicão e a aprendi-zagem da tradição, para que mais tarde sejam elas a levar o nosso Santo An-tónio por todo o mundo», destacou Leonel Rocha.

O vereador espera um Santo António famalicen-se «muito participado», destacando o arraial mi-nhoto de amanhã, domin-go, os concertos dos DA-

Duas mil crianças abriram festasde Santo António em Famalicão

Cerca de duas mil crianças abriram, ontem à tarde, no centro de Famali-

cão, as festas concelhias de Santo António que decorrem até 13 de ju-nho. Representando 30 escolas, os jovens per-correram as principais ruas da cidade em desfile, acompanhados de perto por milhares de pessoas, muitas delas familiares das crianças.

O percurso teve con-centração na rua 25 de Abril e terminou na pra-ça 1.º de Maio.

O vereador da Educa-ção da Câmara de Fama-licão referiu, em declara-ções ao Diário do Minho, que esta é uma forma das escolas «mostrarem o tra-balho pedagógico desen-volvido» e de «cativar as crianças para a tradição do Santo António».

«O desfile das marchas

Cortejo percorreu as principais ruas da cidade

Marchas infantis de Santo António juntaram 30 escolas

Nu

no

Ce

rqu

eir

a

MA e Tiago Nacarato e o desfile dos adultos de Santo António.

«As marchas são um es-petáculo único e é por isso que milhares de pessoas fazem questão de passar o Santo António em Famali-cão», apontou o vereador.

Até 13 de junho são esperadas em Famali-cão dezenas de milha-res de pessoas nas fes-tas concelhias.

Nuno Cerqueira

MERCADO SENHORA À VILA NO SANTUÁRIO DA LAPINHA

GUIMARÃES O Mercado Senhora à Vila vai rea-lizar-se hoje e amanhã, no Santuário da Lapi-nha, em Guimarães, com o objetivo de «desen-volver o espírito de participação e envolvência da comunidade na promoção dos produtos da região», divulgou ontem a organização.

A animação do evento inclui atuações da Fan-farra do Agrupamento de Escuteiros de Pinhei-ro e de Carlos Ribeiro Show (hoje), dos Bom-bos de São Faustino e do Grupo Folclórico de Tecedeira de Abação (amanhã).

A atividade é promovida pela Câmara Muni-cipal de Guimarães e envolve as entidades que compõem a Comissão Social Interfreguesias Sudoeste Montanha da Penha.

SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTOE DO AMBIENTE ABRE SEMINÁRIODE CONCURSO DE IDEIAS

Museu de alberto sampaio O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, procede à abertura do seminário “Concurso de Ideias”, a realizar hoje, na extensão do Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães. 

 Aquele seminário visa uma reflexão crítica e propositiva sobre o território concelhio, com intervenções dos vencedores do concurso: Pe-dro Santos, com “Reflexão propositiva sobre o Município de Guimarães”; Filipa Pereira, com “Implantação da realidade aumentada na PR3 GMR”; Ana Isabel Silva e Vânia Silva, com “Mu-seu Aberto de Couros”.

 O júri do “Concurso de Ideias para o Terri-tório de Guimarães”, constituído por Jorge Cris-tino, representante político da CMG, Rita Sal-gado, representante técnica da CMG e Isabel Loureiro, representante da UMinho, escolheu as propostas vencedoras nos níveis de partici-pação Reflexão, Ideia e Intervenção.

 O vereador do Urbanismo, Fernando Sea-ra de Sá, estará presente na sessão de encer-ramento e entrega de prémios, prevista pa-ra as 12h00.

BOMBEIROS PROCURAMNO RIO AVESEPTUAGENÁRIA DESAPARECIDA

buscas Os Bombeiros Voluntários de Guima-rães, apoiados pelas corporações das Taipas, dos Famalicenses e de Riba de Ave estão envolvidos em buscas, no rio Ave, para localizar uma se-nhora de 72 anos, que se encontra desapareci-da desde a tarde de quinta-feira.

Segundo fonte dos Bombeiros de Guima-rães a operação teve início durante a manhã, envolvendo uma equipa cinotécnica da GNR e um total de 19 operacionais e 10 meios das qua-tro corporações.

Ao final da tarde as buscas ainda prosse-guiam sem êxito.

BREVES

Nu

no

Ce

rqu

eir

a

Nu

no

Ce

rqu

eir

a

Page 15: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / Região / DIÁRIO DO MINHO 15 www.diariodominho.pt

Famalicão está na vanguarda das boas práticas às empresas

José Carlos Ferreira

A secretária de Es-tado da Indústria elogiou ontem Vila Nova de Famalicão

realçando que o municí-pio está na vanguarda das boas práticas às empresas.

Para Ana Teresa Leh-mann, a prova disso mes-mo é o facto de Famalicão estar no grupo pionei-ro de municípios portu-gueses que foram escolhi-dos para receber o Espaço Empresa.

E foi, precisamente, na inauguração desta "loja do cidadão" para empre-sas em Famalicão, situa-da nas instalações do "Fa-malicão Made IN" que a governante não poupou elogios à política da Câ-mara para a indústria, su-blinhando a existência no concelho de 13 mil empre-sas que empregam mais de 53 mil pessoas, que ge-raram um volume de ne-gócios superior a 4,8 mil milhões de euros no ano transato e exportações na ordem dos dois mil mi-lhões de euros.

Entretanto, aos jorna-listas, Ana Teresa Leh-mann explicou que o

Espaço Empresa é uma iniciativa interministe-rial que oferece um ca-tálogo de mais de cem serviços aos empresários e aos empreendedores. Com esta nova oferta, ex-plicou, pretende-se facili-tar e melhorar a qualida-de dos serviços prestados

ao investidor e agilizar o processo de lançar uma empresa e iniciativas pa-ra promover a indústria. «Agora, Famalicão é um concelho muito dinâmico e que soube estar na linha da frente desta iniciativa. Portanto, saudamos tam-bém Famalicão por se ter

posicionado como pionei-ro no Espaço Empresa», disse. A secretária de Es-tado da Indústria chamou ainda atenção para o facto de Famalicão ter uma eco-nomia muito diversificada. «É um concelho em que a indústria pontua, natu-ralmente, ao nível do que

melhor se faz internacio-nalmente. É um concelho que tem, de facto, valên-cias multisetoriais e que, certamente, terá aqui, no Espaço Empresa, muitos clientes, muitos utilizado-res do contexto empresa-rial», acrescentou. A gover-nante lembrou ainda que

Secretária de estado dA INDÚSTRIA inaugurou espaço empresa

A secretária de Estado da Indústria inaugurou o Espaço Empresa de Famalicão

DM o Espaço Empresa de Fa-

malicão pretende servir os empresários de toda a região, que queiram aqui resolver as suas questões. «Portanto, para nós, é um projeto de grande impor-tância para o país, é um projeto de grande impor-tância, também acredita-mos, para os empresários do concelho e da região», concluiu.

O presidente da Câ-mara de Famalicão su-blinhou, por sua vez, a importância deste pro-jeto do Governo, consi-derando que este «é um passo que está a ser dado no sentido da melhoria das condições de funcio-namento das empresas e, acima de tudo, para a fo-calização do empresário naquilo que é a dinâmi-ca da própria empresa».

«Nós, na Câmara já temos dado contributos modestos no sentido de melhorar a interação en-tre a empresa e as insti-tuições que a rodeiam, nacionais e locais, crian-do condições para que os projetos não estejam de-pendentes de questões externas»,acrescentou Paulo Cunha.

DM

DM

Ana Teresa Lehmann elogiou as empresas de Famalicão A Câmara deu a conhecer vários produtos das empresas do concelho à governante

Page 16: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

16 DIÁRIO DO MINHO / Região / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

Médicas do Centro Hospitalar do Médio Ave vencem prémio da Sociedade de Pediatria

Duas médicas do Cen-tro Hospitalar do Médio Ave foram distinguidas com

prémios pelos melho-

res trabalhos portugue-ses apresentados em con-gressos internacionais.

Cristina Madureira, IFE de Pediatria do Serviço de

Pediatria do Centro Hos-pitalar do Médio Ave, foi uma das vencedoras do prémio "Pierre-Fabre", atribuído pela Socieda-

de Portuguesa de Pedia-tria, que distinguiu um dos melhores trabalhos portugueses da especia-lidade apresentados em

Trabalhos levados a congressos internacionais foram distinguidos pela sociedade da Especialidade

Médico Gonçalves Oliveira dirige serviço das médicas premiadas pela Sociedade de Pediatria

DR

EXPORTAÇÕES TÊXTEIS DISPARARAMNO PRIMEIRO QUADRIMESTRE

economia Em abril, as exportações de têx-teis e vestuário, segundo os dados do INE, au-mentaram 12,2% comparativamente com abril de 2017. No primeiro quadrimestre do ano, o crescimento homólogo das exportações desta indústria foi de 2,5%, para um valor de 1797 mi-lhões de euros.

Em termos de grandes grupos de produtos, as exportações de matérias têxteis aumentaram 4%, as de vestuário 1,9% e os têxteis-lar e outros artigos têxteis confecionados 2,1%. Os produ-tos que melhor desempenho tiveram foram o vestuário e acessórios de malha (+31 milhões de euros, equivalente a +4,3%) e os tecidos impreg-nados, revestidos, recobertos ou estratificados e artigos para usos técnicos de matérias têx-teis (+16 milhões de euros, equivalente a +19%). A Itália lidera a tabela dos países que registaram maior crescimento absoluto

congressos internacionais em 2017. Foi a 1.ª autora do estudo "Nephrotic Syn-drome in Pediatrics – 20 Years Follow Up" apresen-tado no 4.th World Con-gress on Controversies in Pediatrics, Amsterdão (Holanda), que decorreu de 30 de março a 1 de abril de 2017.

Alexandra Fernandes, IFE de Pediatria do Ser-viço de Pediatria do Cen-tro Hospitalar do Médio Ave, foi a outra vencedo-ra do prémio "Pierre-Fa-bre", que distinguiu um dos melhores trabalhos portugueses da especia-lidade apresentados em congressos internacio-nais em 2017. Foi a 1.ª au-tora do estudo "How muchdo parents know about ADHD", apresentado no mesmo congresso.

Entrega dos prémiosé feita no congresso de PediatriaEste é o quinto ano con-secutivo que uma distin-ção é atribuída a médicos do CHMA.  

 Para o diretor do Ser-

viço de Pediatria, o mé-dico Gonçalves Olivei-ra, «é sempre um orgulho muito grande ver o tra-balho do Serviço reco-nhecido entre pares. E é uma feliz coincidência o Serviço de Pediatria do CHMA ser contempla-do a nível nacional em 5 anos consecutivos: Cláu-dia Melo, com Bolsa Pfi-zer em 2014; Susana Lo-pes, Tânia Lopes e Diana Bordalo com o "Pierre--Fabre – SPP" e, agora, também Cristina Madu-reira e Alexandra Fernan-des», valorizou.

A entrega realizar-se-á em sessão própria, no de-curso do 19.º Congresso Nacional de Pediatria, que se vai realizar no Centro de Congressos do Estoril.

Os Prémios Pierre-Fa-bre – Sociedade Portu-guesa de Pediatria des-tinam-se a galardoar e incentivar a apresenta-ção de trabalhos de in-vestigação efetuados por pediatras portugueses ou internos de Pediatria em congressos internacionais fora de Portugal.

Gil Heitor inaugura "Outside In"Artista expõe na galeria de arte contemporânea "Ala da Frente"

Inaugura hoje, sábado, a nova exposição da galeria de arte contemporânea Ala da Frente – "Outsi-

de In" da autoria do pintor português Gil Heitor Cor-tesão. A sessão está mar-cada para as 18h00, com a presença do autor.

Dono de um «percurso muito singular», Gil Heitor Cortesão tem marcado o panorama da pintura por-tuguesa pela técnica «pou-co habitual» que apresenta nos seus trabalhos.

«A pintura é feita no

verso de vidro ou acrílico e ficamos perante a visão da pintura numa superfí-cie lisa e sem as texturas, o que nos dá uma visão e sensação muito particular da obra», explica a propó-sito António Gonçalves, curador da Ala da Frente.

Um trabalho onde a ar-quitetura ocupa um lugar de especial atenção, de-finindo mesmo algumas estratégias de composi-ção das obras. «A pintura de Gil Heitor Cortesão as-sume-se como um cor-

po capaz de fazer rever e pensar a imagem. De-monstra-nos que a pintura mantém um mistério que

vai para além do plano da imagem, aprofunda pos-sibilidades e instiga o co-nhecimento», acrescenta.

DR

Page 17: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / Região / DIÁRIO DO MINHO 17 www.diariodominho.pt

Governo quer conquistar mais raparigas estudantes para as engenharias e tecnologiasAs engenharias e as tecnologias ainda se conjugam muito mal no feminino em Portugal. Os indicadores são maus e, pior, estão a agravar--se. Por isso, o Governo quer mais envolvimento das instituições de ensino superior para inverter a tendência.

rui de lemos

«Os números de participação das mulheres nas en-genharias e tec-

nologias são muito, mui-to, muito baixos. Apenas 13,3% das pessoas que es-tudam TIC são mulheres e só 16,1% das pessoas que estudam engenharias são mulheres. E estes indica-dores estão a agravar em Portugal», alertou, ontem, em Guimarães, a secretá-ria de Estado para a Cida-dania e Igualdade de Gé-nero. Falando no Centro de Computação Gráfica da UMinho, onde parti-cipou no arranque da I

Secretária de Estado para a Igualdade defende a presença de mais mulheres em cursos dominados pelos homens

longo do tempo as mu-lheres» de determinadas áreas, algo que «é preci-so combater nas escolas e nas universidades», de-fendeu. «É fundamental que aprendam logo na universidade aquilo que é uma abordagem cien-tífica estabilizada, que é compreender o fenómeno de desigualdade das mu-lheres e dos homens, as suas raízes, a sua multidi-mensionalidade, e as for-

Conferência Internacio-nal de Igualdade e Tecno-logia, Rosa Monteiro con-siderou «decisivo o papel das instituições de Ensi-no Superior no caminho para a igualdade» de ho-mens e mulheres no do-mínio das engenharias e tecnologias, mas também na investigação, nas em-presas e cargos de chefia.

A governante conside-rou que preconceitos e es-tereótipos «afastaram ao

mas como, em cada área do saber e da intervenção profissional, se pode e de-ve integrar esta matéria, de forma a combater es-tes fenómenos sociais», advogou Rosa Monteiro.

Apontando as mais re-centes recomendações da Comissão Europeia, a se-cretária de Estado para a Cidadania e Igualdade su-blinhou a necessidade de «dar a conhecer o exemplo de mulheres que estão nas

tecnologias e engenharias», bem como «programas de apoio a empreendedo-rismo digital feminino e mudanças em estruturas académicas e no próprio Ensino Superior». 

De resto, além de ou-tras ações, o Governo tem apostado no programa “Engenheiras por um dia” que junta raparigas estu-dantes, escolas, empresas da área das tecnologias e o Instituto Superior Técnico

DM

números preocupam executivo de antónio costa

para conquistar mais fe-minino para as engenha-rias e tecnologias.

Na Escola de Engenha-ria da UMinho, com cerca de 6 mil alunos, o curso de eletrónica industrial é o que tem menos mulhe-res, desde a sua fundação em 1989. Os cursos onde as mulheres conseguem melhor representação passam pela engenharia química, biologia, bio-médica e bioengenharia.

No sentido de promo-ver a igualdade, a UMinho está também a desenvol-ver o projeto Equal-IST, que contempla um levan-tamento do número de homens e mulheres com destaque para a área das tecnologias. 

Isabel Ramos, coorde-nadora do projeto, adian-tou que está a ser levado a cabo um código de con-duta para combater as de-sigualdades, tendo já des-coberto que «há uma série de fatores culturais que nos induzem a termos, por exemplo, menos alu-nas, ou termos essa dife-rença em termos acadé-micos entre professores e professoras e nas várias posições e escalões da car-reira», ilustrou a docente da instituição.

Guimarães conquista cinco prémios Green Key"cidade-berço" é a única do país a conquistar os galardões de um programa que aposta na promoção do turismo sustentável

O concelho de Guima-rães aumentou, este ano, de três para cin-co prémios na en-

trega do galardão Green Key, que se realizou em Lisboa, na passada quin-ta-feira, em sinal do reco-nhecimento de 127 esta-belecimentos hoteleiros em todo o país. Guima-rães é, agora, uma das

cidades mais represen-tativa e continua a ser a única no país a ter galar-dões nas três categorias: Hotel, Parque de Campis-mo e Restaurante.

Naquele âmbito, foram galardoadas as unidades hoteleiras Mestre de Avis, pelo segundo ano conse-cutivo, o Vale S. Torca-to Houses & Winebar e

o Clube Paraíso em Pe-vidém, pela primeira vez, o Parque de Campismo da Penha como Parque de Montanha, pelo se-gundo ano consecutivo e o Restaurante A Cozi-nha por António Lourei-ro, no Centro Histórico, pelo segundo ano con-secutivo, sendo o único em Guimarães e haven-

do apenas dois em toda a região Norte e apenas cin-co a nível nacional. 

«A adesão a estes pré-mios por parte dos em-presários turísticos de Guimarães é sinónimo da interiorização no de-sígnio para a sustentabi-lidade ambiental estabe-lecido pelo município e assim implementarem

diariamente medidas fun-damentais que os diferen-ciam dos demais, tendo um cuidado com a na-tureza, um respeito pe-lo ambiente e adotando comportamentos que tem em conta o combate ao desperdício e à poupan-ça de recursos», afirmou Jorge Cristino, em repre-sentação do Município vi-

maranense no momento que recebeu os diplomas da mão do presidente da ABAE, José Archer e dos representantes da Agência Portuguesa do Ambiente.

O Green Key é um pro-grama de educação am-biental, que tem como objetivo central promo-ver o Turismo Sustentá-vel e Responsável.

Page 18: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

18 DIÁRIO DO MINHO / Região / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

Celorico de basto EVENTO JUNTA 31 AGRUPAMENTOS

Câmara associa-se a projeto digital feito na Escola da Mota

Fafe acolhe campeonato de cálculo mental para crianças do Ave

O Município de Ce-lorico de Basto as-sociou-se ao pro-jeto “Clique – aqui

tão perto, os nossos re-cursos, a nossa cultura, a nossa herança!”. O proje-to foi desenvolvido pelos alunos da Escola Básica da Mota, do Agrupamen-to de Escolas de Celori-co de Basto, tendo sido selecionado pelo júri re-gional da 15.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Esco-la", apoiado no âmbito do protocolo entre a Funda-ção Ilídio Pinho e os Mi-nistérios da Economia e da Educação.

«É nossa missão cola-borar ativamente para o sucesso dos alunos das nossas escolas. Por isso, di-vulgamos o projeto “Cli-que – aqui tão perto, os nossos recursos, a nossa cultura, a nossa heran-ça!”, um projeto que dará a conhecer as tradições, o património cultural e os recursos naturais das fre-guesias do concelho de Celorico de Basto afetas à área geográfica da Es-cola Básica da Mota. Se-rá certamente mais uma ferramenta, muito útil e benéfica para dar a conhe-

Hoje, dia 9, o Pavi-lhão Multiusos de Fafe acolhe o I Cam-peonato de Cálcu-

lo Mental “Hypatiamat” da Comunidade Inter-municipal (CIM) do Ave, para alunos do 2.º ano de escolaridade.

Aquela é uma iniciati-va inserida no Plano In-tegrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave (PIICIE do Ave), nomeadamen-te da implementação do projeto "Hypatiamat" na Comunidade Intermuni-cipal do Ave.

Refira-se que o deno-minado projeto Hypa-tiamat está a ser imple-mentado em todos os

Agrupamentos de Esco-las da Comunidade Inter-municipal do Ave e tem como principal objetivo apoiar os alunos no de-senvolvimento de com-petências no domínio do cálculo mental através da utilização de aplicações hipermédia.

O I Campeonato de Cálculo Mental Hypatia-mat da CIM do Ave con-tará com a participação e envolvimento de vários atores educativos, cer-ca de 600 pessoas, de-signadamente os alunos do 2.º ano de escolarida-de, os professores titula-res de turma, os alunos, pais e encarregados de educação, a direção dos

Foi também, criado um Portal com georre-ferenciação e informa-ção essencial sobre locais de interesse, dando tam-bém particular destaque ao Património e recursos naturais essenciais à eco-nomia local.

A coordenadora do Projeto “Clique”, Ânge-la Lopes, reforçou que o projeto pretende ir de en-contro a diversas metas do Projeto Educativo do Agrupamento que visam, entre outros itens, «ca-pacitar os alunos para o exercício de uma cidada-nia crítica e responsável; fomentar a relação Esco-la-Instituições; melhorar a articulação curricular horizontal; intensificar o trabalho colaborativo; melhorar os processos de aprendizagem, esti-mulando a diversifica-ção das práticas pedagó-gicas e a inovação; elevar o nível cultural dos alu-nos; incentivar os alunos a participar em projetos e a frequentar atividades e eventos; promover o sen-timento de pertença ao Agrupamento e a vontade de cooperar; promover o bem-estar dos alunos e da comunidade educativa».

agrupamentos de esco-las e os autarcas associa-dos à CIM do Ave.

Estarão representados no evento final um total de 31 agrupamentos de escolas da CIM do Ave, com um total de 64 alu-nos efetivos.

«É uma enorme satis-fação recebermos, em Fa-fe, o Primeiro Campeo-nato de Cálculo Mental, uma iniciativa que conta também com a participa-ção de alunos fafenses, o que muito nos orgulha», valorizou Pompeu Mar-tins, vereador da Educa-ção da Câmara de Fafe.

O início do evento está marcado para as 09h00 e a entrada é livre.Projetos

são fundamentais

para incrementar cooperação

O projeto foi desenvolvido pelos alunos da Escola Básica da Mota

Campeonato de cálculo mental realiza-se amanhã em Fafe

cer os nossos recursos so-bretudo a quem nos visita e de perpetuar as nossas tradições, que são e serão sempre, uma marca fun-damental da nossa identi-dade», suportou Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara de Celorico de Basto.

Aquele projeto foi ins-pirado no tema "A Ciên-cia na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização" e como forma de celebração deste Ano Europeu do Patrimó-nio Cultural, alunos das Turmas do 3.º CEB e res-petivos professores, cria-ram um projeto que visa o estudo, levantamento e disponibilização online de tradições e patrimó-nio cultural das fregue-sias do concelho afetas à área geográfica da Esco-la Básica da Mota.

htt

p:/

/w

ww

.jf-a

be

dim

.co

m

DR

no arquivo de fafe

Fernanda Aguiar mostra retrospetiva

Está patente no Arqui-vo Municipal de Fafe uma exposição retros-petiva de artes plásti-

cas da pintora fafense Fer-nanda Aguiar, que revisita as suas diferentes fases ao longo das últimas duas décadas.

Aberta no sábado passa-do, a mostra estará patente

até ao dia 20 de junho, no horário de funcionamen-to daquele equipamento cultural.

Maria Fernanda Olivei-ra Aguiar é professora do ensino básico aposentada. Participou em numerosas exposições coletivas em Fafe, Vila do Conde, Fel-gueiras, Póvoa de Varzim

e Póvoa de Lanhoso, entre outras localidades.

Individualmente, ex-pôs pela primeira vez nu-ma unidade hoteleira de Fafe, no ano 1998. Expôs depois em diversos espa-ços culturais de localida-des como Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Braga, Albufeira, entre outras.

Page 19: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / Região / DIÁRIO DO MINHO 19 www.diariodominho.pt

ACIDENTE COM TRATOR AGRÍCOLA CAUSA UM FERIDO LIGEIRO

viana do castelo Um homem de 61 anos sofreu ferimentos ligeiros na sequência de um acidente com um trator agrícola ocorrido ontem à tarde, no lugar de Coutada, em Geraz do Lima, Santa Leocádia, concelho de Viana do Castelo.

Segundo fonte dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo o alerta foi dado pelas 16h13, tendo estado no local uma viatura e cinco ele-mentos da corporação, além de uma viatura e cinco elementos dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e a VMER de Viana do Castelo.

O acidente ocorreu num caminho florestal, tendo a vítima sofrido ferimentos ligeiros. De-pois de assistida no local foi transportada para o hospital pela Cruz Vermelha de Viana.

VIANA LEVA CABEÇUDOS, BOMBOS E GIGANTONES A FRANÇA

Tradição Hoje, a Vianafestas – Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo promove uma deslocação de giganto-nes, cabeçudos e músicos a Lézennes, França.

No cortejo que acontece hoje na “Fête de la Pierre” vão participar 110 gigantones de dife-rentes nacionalidades, cerca de 20 orquestras e 1200 pessoas.

BREVEsempresa aposta em zonas de baixa densidade populacional

Centro de atendimento cria postos de trabalho em Viana

A Câmara Municipal de Viana do Caste-lo e a Randstad Por-tugal inauguraram

na quarta-feira um novo "contact center" da Altice no concelho.

Neste município, o pro-jeto conta já com 100 co-laboradores em operação, prevendo-se que chegue aos 150 trabalhadores até ao final deste ano.

A sessão de inauguração do contact center contou com a presença do presi-dente da Câmara Muni-cipal de Viana do Caste-lo, José Maria Costa, e do CEO da Randstad Portu-gal, José Miguel Leonardo.

Recorde-se que este é um dos 13 centros de aten-dimento desenvolvidos e geridos pela Randstad pa-

Projeto conta com formação na língua francesa

ra a empresa de telecomu-nicações Altice.

Estimular a diminui-ção da taxa de desempre-go local, atrair população tecnicamente qualificada,

criar postos de trabalho e revitalizar o tecido econó-mico e social na zona inte-rior do país são os objeti-vos centrais deste projeto desenvolvido pela Rands-

tad para a Altice.O presidente da Câma-

ra de Viana do Castelo, José Maria Costa, afirma que esta instalação repre-senta uma valorização do município, uma vez que é uma aposta real na quali-ficação e formação da po-pulação local.

O autarca reforça ainda a componente económica e os benefícios para a ci-dade, indicando que este é um projeto com impac-to muito relevante para a dinamização económica de Viana do Castelo.

Para o CEO da Rands-tad Portugal, José Miguel Leonardo, a inauguração do centro consolida um projeto que constitui uma credencial de relevo para a empresa.

7€€€

Envia a tua frase até às 22h00 do dia 15/06/2018

Adquirindo o teu exemplar e cria

uma frase sobre o tema

do livro “Lições Rimadas” e o “Jornal

Diário do Minho”

O livro pode ser adquirido:

Serviços Administrativos do jornal “Diário do Minho” |Livraria Bracara, Lda. (Braga)Livraria Centésima Página (Braga) | Nova Livraria do Diário do Minho (Braga)Livraria Osvaldo Sá (Braga) | Livraria Minho (Braga)Cecílio Cachada de Magalhães, Herdeiros (Barcelos) Livraria O Bibelot (Joane - Vila Nova de Famalicão)Fontenova – Livraria e Papelaria, Lda. (Vila Nova de Famalicão) | Livraria Rainha (Vila Verde)

Parceiroda iniciativa

DR

Page 20: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

20 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

D. Jorge Ortiga diz que a Igreja e o mundo «precisam de sacerdotes santos»

Dia mundial de oração pela santificação dos sacerdotes celebrado na comunidade comboniana em famalicão

Arcebispo de Braga quer que os sacerdotes sejam «luz no meio do mundo»

ReligiãoA N O P A S T O R A L 2 0 1 7 / 2 0 1 8

DESPERTAR ESPERANÇA

Rom

ão.F

igue

ired

o

Rom

ão.F

igue

ired

o

Rom

ão.F

igue

ired

o

Na família aprende-se a rezar: oração humilde, simples e ao mesmo

tempo aberta à esperança, acompanhada da alegria, aquela verdadeira,

que vem de uma harmonia entre as pessoas, da beleza de estar juntos e

apoiar-se reciprocamente no caminho da vida, mesmo estando cientes

de todos os nossos limites.» PAPA FRANCISCO

jorge Oliveira

Na Eucaristia a que presidiu, D. Jorge Or-tiga incentivou os sa-cerdotes e os leigos a

rezarem quotidianamente pelo dom da vocação sa-cerdotal e pela santidade de vida.

Referindo que «o ver-dadeiro estatuto do padre é a santidade», o Arcebispo de Braga pediu aos sacer-dotes que procurem «ca-minhar permanentemen-

te na fidelidade ao projeto de Deus» e sejam «luz no meio do mundo».

«É isto que o mundo precisa», disse o prelado, segundo o qual «o mundo de hoje vive na escuridão» e «necessita da luz de Jesus Cristo que deve estar em cada um dos sacerdotes».

O Arcebispo de Bra-ga notou que a santida-de passa muito pelo mi-nistério sacerdotal e pela vivência do carisma no dia a dia, mas os presbí-teros devem também tra-balhar a santidade em co-munidade, de maneira a que se realize com todos

os cristãos.No dia dedicado ao Co-

ração de Jesus, D. Jorge Ortiga convidou ainda os sacerdotes a acolherem a a mensagem da Carta da Congregação para o Cle-ro que sugere três passos para a renovação da vida sacerdotal: subir ao alto,

deixar-se transformar e ser luz para o mundo.

D. Jorge Ortiga enviou esta Carta aos 425 sacer-dotes da Arquidiocese de Braga e espera que a sua mensagem possa fazer nascer nos presbíteros o desejo da santidade.

«A Igreja e o mundo precisam de sacerdotes santos. É esta convicção que devia entrar nas nos-sas preocupações de sa-cerdotes diocesanos ou ligados a qualquer caris-ma ou instituto», disse.

O Arcebispo terminou pedindo a Deus para que o presbitério da Arquidio-cese se «deixe apaixonar pela sua vocação e pela santidade, uma santida-de coletiva que se faz uns com os outros».

Nesta celebração estive-ram, além de sacerdotes (dos arciprestados de Fa-malicão, de Fafe e Espo-sende), irmãos e irmãs e leigos combonianos.

O Dia Mundial de Ora-ção pela Santificação dos Sacerdotes foi celebrada de modo especial pelo Instituto dos Missionários Combonianos, uma vez que o fundador, Daniel Comboni, encontrou no Coração de Jesus a «ver-dadeira intuição do seu carisma e espiritualidade e, particularmente, o im-pulso missionário» que o levou a África.

Ao iniciar a Eucaristia, os Combonianos expres-saram o desejo de que o Ano Missionário (entre outubro de 2018 e outubro de 2019) seja uma «oca-sião de graça» de modo a que «desperte o entusias-mo missionário».

Provincial dinamizoumomento de reflexão

A Eucaristia foi precedida de um momento de refle-xão/formação conduzido pelo Provincial dos Mis-sionários Combonianos que alertou para os riscos que ameaçam o mundo atual e convidou a aderir ao projeto de Jesus.

O padre José Vieira salientou que a sociedade vi-ve hoje não uma crise de pessimismo, mas uma cri-se de otimismo, em que as pessoas bastam-se a si próprias, num egoísmo globalizado.

Perante esta realidade, defendeu, devemos olhar

para o Coração de Jesus que proclama o encontro e diz-nos que é no encontro e no acolhermos mu-tuamente que está a redenção.

«O Coração de Jesus é um coração que acolhe, que dá vida através dos Sacramen-tos (Batismo e Eucaristia), devolve-nos um Deus amoroso, compassivo, de coração aberto que nos acolhe», referiu.

A comunidade dos Missionários Com-bonianos em Famalicão (S. Paio de Antas), constituída por seis sacerdotes, é uma das sete comunidades da Província portuguesa dos Combo-nianos. Em setembro, a Província vai ficar com me-

nos uma porque encerrará a de Calvão, na Diocese de Aveiro, uma exigência do Capítulo de 2015

que planeou fechar em seis anos 45 comu-nidades em todo o Instituto.

Além da dimensão missionária, os Com-bonianos têm como missão a formação de novos missionários. Neste momento há um postulante da diocese de Braga que vai fazer uma experiência de mis-

são de um ano em Moçambique, antes de dar o passo seguinte, o noviciado. Para

o ano poderá haver mais dois postulantes, um espanhól e um italiano, disse o Provincial.

O Arcebispo de Braga esteve ontem na comunidade dos Missionários Combonianos em Famalicão para celebrar em comunhão com a Igreja o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

DM

Igreja celebrou solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Page 21: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / Religião / DIÁRIO DO MINHO 21 www.diariodominho.pt

D. Anacleto Oliveira na eucaristia da Solenidade do Sagrado Coração de jesus

«Precisamos de ter viva a imagem deste Coração»

Obispo diocesano de Viana do Castelo, D. Anacleto Olivei-ra, presidiu, na tarde

de sexta-feira, à eucaristia da solenidade do Sagra-do Coração de Jesus, no templo que Lhe está de-dicado no alto do monte de Santa Luzia.

Na celebração eucarís-tica, D. Anacleto começou por recordar, de um mo-do especial, os zeladores e associados do Apostola-do da Oração que, neste dia, realizam o seu encon-tro diocesano. Lembrou ainda todos os sacerdo-tes, pois, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja dedica o dia à oração pela santifi-cação dos sacerdotes, dei-xando-se tocar pelas pa-lavras de São João Maria Vianney: "Os sacerdotes são o amor do Coração de Jesus".

Na sua homilia, D. Ana-cleto, fazendo alusão ao facto da Diocese se encon-trar a celebrar um Ano Ju-bilar Comemorativo dos 40 anos da sua fundação, começou por afirmar: «A

DR

De 2ª a Sábado de Manhã

07:45 | Externato Paulo VI | S. Lázaro 08:00 | Carmo | Bom Jesus (d) | Pópulo | Asilo de S. José | Visitação | Sameiro08:30 | Catedral | Terceiros (h) | S. Victor-o-Velho (b | n)09:00 | Carmo | Senhora-a-Branca (b | h) 09:30 | Misericórdia 10:00 | Sameiro | S. João do Souto 10:30 | Congregados 11:00 | Santa Cruz 11:30 | Catedral 12:00 | Congregados12:30 | Capela de S. Barnabé15:55 | Igreja de S. Marcos (b | h) 16:30 | Sameiro 17:00 | Bom Jesus (h) | Congregados | Maximinos (c) 17:15 | Casa de Saúde Bom Jesus (Nogueiró) (m)17:30 | Catedral | Salvador (b) 18:00 | Terceiros (a) | Santa Cruz | S. Vicente 18:30 | S. Lázaro | S. Victor | Santo Adrião 19:00 | Sra-a-Branca (b) | Ferreiros | Lamaçães (g) | Gualtar (igreja nova) | Lamaçães (g) | S. João Batista (Nogueira)19:15 | Maximinos | Cividade (b) | Lomar 19:30 | Fraião (i)

Sábados de Tarde e Vésperas de Dias Festivos

16:00 | Pópulo (b | d) | Cemitério (a) 16:30 | Sameiro 17:00 | Congregados | Maximinos | Salvador 17:30 | S. Lázaro | Catedral | Ferreiros (c | d) 18:00 | Santa Cruz | Capela de S. Miguel-o-Anjo (Maximinos) | S. Vicente 18:30 | Terceiros (a) | Santo Adrião | Santa Justa (b | j) | Capela do Senhor dos Milagres (Lomar) (b | j) | S. João Baptista (Nogueira) | Gualtar (igreja nova) | S. Victor (g) 19:00 | Senhora-a-Branca (b | o) | Senhor das Ânsias (b) | Fraião19:15 | S. Sebastião das Carvalheiras (b) | Lomar 20:30 | Ferreiros (d)21:00 | Maximinos | Capela do Espírito Santo 22:00 | Congregados

Domingos e Dias Festivos

07:30 | Sameiro | Montariol 07:45 | Lomar | Externato Paulo VI 08:00 | Carmo | Teresinhas | Bom Jesus | Maximinos | Gualtar (igreja velha) | Asilo de S. José | Lamaçães | Terceiros 08:30 | S. Lázaro | Sameiro | Catedral | S. Victor| Ferreiros (C. Misericórdia) | S. Victor-o-Velho (b)09:00 | Pópulo | S. Vicente (Sr. Injúrias) |Congregados | Capela de S. Miguel-o-Anjo (Maximinos) | S. João Baptista (Nogueira) | Fraião09:30 | Sameiro | Misericórdia | Ferreiros |Montariol | S. João da Ponte| S. João Batista (Nogueira) 10:00 | Carmo | S. Victor (c) | Maximinos (c) | S. Vicente | Enguardas (b) | Armada | Sta. Maria Madalena | Igreja de São Paulo (Cividade) | Lomar | Colégio S. Caetano (c)| Capela do Espírito Santo10:25 | Igreja de S. Marcos 10:30 | Pópulo (b) | Senhora-a-Branca (b) | Sameiro | Congregados | Visitação | Seminário de Fraião 11:00 | Bom Jesus | Santa Cruz | Santo Adrião | Ferreiros (b) | Casa de Saúde Bom Jesus (Nogueiró) | Gualtar (igreja nova) | S. João Baptista (Nogueira) | Lamaçães (c)11:15 | S. Victor | Lar de Santa Tecla 11:30 | S. Lázaro | Sameiro | Carmo | Catedral | Maximinos | Guadalupe (b) 12:00 | Pópulo | Congregados | S. Vicente 12:30 | Senhora-a-Branca (a)

16:00 | Pópulo | Hospital de Braga16:30 | Sameiro 17:00 | Bom Jesus | Salvador 17:30 | S. Lázaro 18:00 | Catedral | Santa Cruz 18:30 | Carmo (c) | Terceiros (a) | Santo Adrião (a) 19:00 | Maximinos (c) | S. Vicente 19:30 | S. Victor | Igreja de São Paulo (b | l) 21:30 | Igreja de São Paulo (Cividade)

Observaçõesa) Exceto julho e agosto | b) Exceto agostoc) Exceto julho, agosto e setembrod) Só ao sábado | e) Só julho, agosto e setembrof) Exceto agosto e setembro g) Hora de verão: 19h30h) Exceto ao sábadoi) Hora de verão: 20h00j) De quinze em quinze diasl) Exeto Dia de Corpo de Deus m) Ao sábado é às 11:00n) Exceto segunda e sábadoo) Não é celebrada todos os diasSantuário de S. Bento da Porta AbertaSegunda a sábado: 10:30Vespertina: 16:00Dominicais: 9:30; 11:30; 16:00

EUCARISTIAS NA CIDADE DE BRAGA E SANTUÁRIOS

nossa diocese nasceu nes-te lugar, ou melhor, nas-ceu também neste lugar».

E explicou porquê: «Es-te santuário está dedica-do ao Sagrado Coração de Jesus, Àquele Coração de onde brota sangue e água

quando, depois de mor-to, é trespassado por uma lança. Nessa água e nesse sangue, identificados pela tradição da Igreja com os sacramentos do Batismo e da Eucaristia, está a ori-gem da Igreja e, por isso,

está também a origem da nossa Igreja Diocesana».

«A nossa Igreja Dioce-sana – acrescentou o bis-po diocesano – foi cres-cendo graças ao esforço de muitos homens e de mulheres, mas nada se-

ria possível se não “be-bessem” do amor do Co-ração de Jesus».

Interpelando todos os presentes, disse ain-da: «Precisamos de ter vi-va a imagem deste Cora-ção, de ser expressão, no

meio do mundo, daqui-lo que a Sua imagem nos transmite. Neste sentido, este Santuário não é ape-nas lugar de nascimento da nossa Diocese, mas um dos seus pulmões». E fina-lizou, expressando o de-sejo: «Que o ar que aqui se respira atraia cada vez mais pessoas».

No próximo domin-go, os diocesanos de Via-na viverão um novo mo-mento de expressão de amor ao Sagrado Cora-ção de Jesus, peregrinan-do até ao seu Santuário, cumprindo uma promes-sa feita há precisamente cem anos, quando a Gri-pe Pneumónica ceifou tantas vidas. A Peregri-nação iniciar-se-á na ci-dade de Viana ( junto ao jardim D. Fernando) e terá o seu momento alto com a celebração da Eucaristia presidida pelo bispo dio-cesano. Esta Peregrinação é uma das maiores mani-festações de fé dos dioce-sanos de Viana reunindo, habitualmente, milhares de pessoas.

Padre Renato Oliveira

O bispo diocesano de Viana do Castelo presidiu à celebração eucarística no monte de Santa Luzia

Page 22: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

22 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

Espaço Aberto Nos artigos enviados para o Diário do Minho destinados a esta secção deve constar a identifi cação completa dos seus autores (nome, morada, n.º de B.I. e contacto).

NARCISO MACHADO(Juiz desembargador jubilado)

Israel no Tribunal Penal Internacional

No passado dia 22 de Maio, a Autoridade Pa-lestiniana apresentou queixa contra Israel no

Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia (Ho-landa), pedindo uma investi-gação e eventual punição dos respectivos responsáveis pela morte de 110 palestinianos e milhares de feridos, aquan-do os protestos por ocasião da “Grande Marcha de Re-gresso”, que durou cerca de seis semanas, ou seja, até 15

de Maio, altura do 70.º ani-versário da criação do Estado de Israel. “A Grande Marcha de Regresso”, teve como ob-jectivo simbólico o regresso dos 800 refugiados palesti-nianos à sua Pátria, expulsos dos territórios ocupados pe-lo exército israelita, em 1948.

O Estatuto de Roma do TPI foi aprovado, para rati-ficação, a 17 de Julho de 1998. Sete países votaram contra o projecto da sua criação: EUA, China, Iemen, Iraque, Is-rael, Líbia e Qatar, preferindo uma cultura de impunidade a uma cultura de responsabi-lização. A criação do TPI foi um grande passo em direc-ção à universalidade dos Di-reitos Humanos e ao respei-to pelo Direito Internacional. Pena é que o TPI, umas vezes por falta de jurisdição, outras vezes por falta de colabora-

ção das autoridades políticas e do Conselho de Segurança da ONU, não tenha sido tão eficiente quanto se desejava.

O Tribunal Penal Inter-nacional (TPI) tem como ob-jectivo julgar indivíduos pela prática de crimes de geno-cídio, crimes de guerra, cri-mes contra a humanidade e crimes de agressão. Nos ter-mos do art. 4 n.º 2 do Estatu-to, o TPI poderá exercer os seus poderes e funções “no território de qualquer Esta-do parte e, por acordo espe-cial, no território de qualquer outro”. Ora, os factos denun-ciados ao TPI, pelo ministro palestiniano dos negócios es-trangeiros, Rivad al-Maliki, ocorreram na parte do terri-tório palestiniano, o que, por esta razão, confere ao Tribu-nal competência para exer-cer as suas funções.

Israel alega que a denún-cia apresentada pela Auto-ridade Palestiniana não tem validade legal, uma vez que a Palestina não é um Esta-do. Porém, tal alegação não tem fundamento, porquan-to a Palestina é membro do TPI desde 2015 e foi nessa qualidade de Estado Parte que efectuou a denúncia da prática de factos que consti-tuem crimes no âmbito da competência do TPI.

Invoca ainda Israel que “têm tribunais que anali-sam questões relacionadas com as suas acções nos ter-ritórios ocupados” (cf. Ma-ria João Guimarães - Público de 23.05.18). Acontece que os casos denunciados pela Au-toridade Palestiniana não ti-veram qualquer investigação por parte das autoridades is-raelitas e a consequente puni-

ção dos autores dos crimes. E o TPI, nestes casos, tem uma jurisdição subsidiária relati-vamente aos tribunais dos respectivos Estados, ou seja, tem poderes complemen-tares às juridições nacionais, uma vez que é dever de cada Estado exercer, em primeira mão, a respectiva jurisdição penal sobre os responsáveis por crimes internacionais.

O Conselho de Seguran-ça da ONU também tem po-deres para apresentar o caso palestiniano ao Procurador do Ministério Público jun-to do TPI. Porém, o papel do Conselho de Segurança no mundo dá ao observa-dor, atento e independente, a imagem daquelas organi-zações que apenas existem para servirem interesses de pessoas ou grupos. Trata-se de um órgão cujo funciona-mento é monopolizado pe-los cinco membros perma-nentes, com o direito de veto.

O povo palestiniano tem

sido vítima de crimes que chocam profundamente a consciência da humanida-de e o conflito israelo-pales-tiniano constitui uma ameaça à paz, à segurança e ao bem--estar da humanidade. Espe-ra-se que o TPI cumpra as funções para que foi criado, de modo a que os crimes que chegarem ao seu conheci-mento não fiquem impunes.

* * *PS. AZUL ÍNDIGO é o tí-

tulo do último romance históri-co da escritora bracarense, Dr.ª Joana Páris Rito, que abrange o período de 1782 a 1918. Os gran-des dramas da humanidade, de ontem e de hoje, estão presentes nas 450 páginas do livro: a emi-gração, a escravatura, a homos-sexualidade, a condição da mu-lher, o racismo, o preconceito e a velhice Os acontecimentos de-senrolam-se nos EUA, Açores e Guimarães. Como se vê, vale a pena a leitura do romance, edi-tado pela Chiado Editora – se-tembro de 2017).

Banco de Portugal recomenda medidas aos bancospara restringir a concessão de empréstimos

Na qualidade de auto-ridade macropruden-cial e por deliberação do Conselho de Ad-

ministração de 30 de janeiro de 2018, o Banco de Portugal aprovou uma recomendação que introduz limites a alguns dos critérios usados na ava-liação de solvabilidade dos clientes, abrangendo a con-cessão de novos créditos à habitação, créditos com ga-rantia hipotecária ou equiva-lente e créditos ao consumo. 

Esta medida macropru-dencial tem por objetivo promover a estabilidade fi-nanceira e adotar medidas vi-sando a prevenção de riscos sistémicos, ou seja, de riscos que se podem propagar pe-lo sistema financeiro e pela economia em geral, sendo

aplicável aos contratos cele-brados a partir de 1 de julho de 2018 e abrangendo todas as instituições de crédito e sociedades financeiras com sede ou sucursal em territó-rio nacional.

Embora a situação atual não evidencie um risco pa-ra a estabilidade financeira no curto prazo, verifica-se que a economia portuguesa continua a caraterizar-se por níveis elevados de endivida-mento e por uma baixa taxa de poupança das famílias, a par de uma menor restritivi-dade na concessão de credi-to por parte das instituições financeiras.

A medida agora adota-da pelo Banco de Portugal, atuando de forma preventi-va, tem como objetivo evitar

e contratos de locação finan-ceira imobiliária.

– O rácio entre o mon-tante das prestações men-sais calculadas e de todos os empréstimos do mutuário e o seu rendimento líquido (DSTI) terá o limite de 50%, com as seguintes exceções: até 20% do montante total de créditos concedidos por cada instituição abrangidos pela presente medida, em cada ano, pode ser concedi-do a mutuários com DSTI até 60%; – até 5% do mon-tante total de créditos con-cedidos por cada instituição abrangidos pela presente medida, em cada ano, pode ultrapassar os limites previs-tos ao DSTI.

– O limite à maturidade original dos empréstimos ci-

REDE DE APOIO AO CONSUMIDOR ENDIVIDADO

ção, com garantia hipotecá-ria ou equivalente e o valor do imóvel que lhe serve de garantia (LTV); ao rácio en-tre os encargos mensais com o serviço da dívida associada a todos os empréstimos do mutuário e o seu rendimento mensal líquido de impostos e contribuições obrigatórias à Segurança Social (DSTI); e à maturidade do empréstimo.

– O rácio entre o montan-te do empréstimo e o valor do imóvel dado em garantia (LTV) deverá ser no máximo de 90% nos créditos para ha-bitação própria e permanen-te; de 80% para créditos com outras finalidades que não habitação própria e perma-nente; ou de 100% para cré-ditos para aquisição de imó-veis detidos pelas instituições

a acumulação de risco exces-sivo no balanço dos bancos e garantir que as famílias ob-têm financiamento susten-tável, minimizando o risco de incumprimento.

Esta recomendação não é aplicável a operações cujo montante seja igual ou infe-rior a dez vezes a remunera-ção mínima mensal garantida ou em que o aumento de cré-dito na vigência do contrato seja colocado à disposição do consumidor por um período não superior a três meses e, ainda às ultrapassagens de crédito e contratos de crédi-to destinados a regularizar si-tuações de incumprimento.

A recomendação consis-te na introdução de limites ao rácio entre o montan-te do empréstimo à habita-

fra-se em 40 anos nos con-tratos de crédito à habita-ção e crédito com garantia hipotecária ou equivalen-te, com convergência gra-dual para uma maturidade média de 30 anos até final de 2022. Enquanto o limite à maturidade nos contratos de crédito ao consumo se si-tua nos 10 anos.

Os limites introduzidos por esta Recomendação cor-respondem a valores máxi-mos, que não substituem a obrigatoriedade de as insti-tuições aferirem a adequação dos valores dos diferentes in-dicadores e de outros crité-rios relevantes utilizados na avaliação da solvabilidade de cada mutuário.

Esta medida estabele-ce ainda que os contratos de crédito devem ter paga-mentos regulares de juros e capital.

CIAB – Terminal Arbitral de Consumo

Page 23: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 23 www.diariodominho.pt

josé costa lima

Dias depois de ter anunciado, publi-camente, o fim da carreira como fu-

tebolista, Mauro está no-vamente debaixo dos ho-lofotes. À infelicidade de pendurar as botas de for-ma precoce, junta-se ago-ra um rol de críticas feitas pela atual entidade patro-nal. Num longo comuni-cado, o Sporting de Braga acusa o médio de «ingra-tidão e deslealdade» com base, segundo o emble-ma minhoto, num pedi-do de indemnização feito pelo futebolista brasileiro à SAD arsenalista: «É uma flagrante má-fé!».

Começando por indi-car que da lesão sofrida por Mauro, a 28 de no-vembro de 2016, e da res-petiva operação resultou «uma infeção bacteriana que impediu a sua car-reira», o SC Braga lem-

bra que fez «todos os es-forços na reabilitação do homem» e «preservou a informação prestada pa-ra o exterior».

«O próprio Mauro não deixará de reconhecer que toda a estrutura do SC Braga, da direção e da administração a todos os departamentos e funcio-nários, foi absolutamen-te inexcedível no apoio prestado e no acompa-nhamento contínuo e per-manente do seu proces-so», começa por sublinhar o comunicado.

«No dia 7 de dezembro de 2017, a seguradora res-ponsável e o seu departa-mento médico atribuíram ao jogador Mauro alta mé-dica com incapacidade absoluta e definitiva pa-ra a atividade desportiva. Posto tal facto, o SC Bra-ga poderia desobrigar-se perante o atleta e do con-trato que o vinculava até 30 de junho de 2018. Tal

não sucedeu, tendo o clu-be comunicado ao jogador que continuaria a prestar--lhe, nas suas instalações, todo o apoio clínico ne-cessário, garantindo-lhe igualmente a totalidade do valor correspondente às remunerações ao abri-go do contrato», acrescen-ta a nota, postada ontem no site dos arsenalistas.

«Foi com surpresa que desde o dia 24 de abril de 2018 se registou a ausên-cia, sem qualquer aviso prévio, do jogador Mau-ro aos tratamentos que lhe vinham sendo pres-tados no Estádio Muni-cipal. No mesmo dia – e de forma ainda mais sur-preendente – a SC Braga, SAD tomou conhecimen-to, malgrado a prestação de um apoio muito para além das obrigações con-tratuais a que estava adstri-ta, que o atleta, certamente mal aconselhado, iria de-mandar e reclamar uma

compensação financeira não apenas à seguradora, mas também à sociedade desportiva», apontam os responsáveis bracarenses, completando:

«Tal atitude, sem qual-quer sustentação legal, não pôde deixar de ser enca-rada como uma demons-tração de deslealdade e de ingratidão para com o SC Braga e toda a sua estrutu-ra, constituindo um gesto totalmente inesperado e do qual se tem de extrair uma intenção de causar dano à instituição, recla-mando-lhe compensações indevidas e exibindo uma flagrante má-fé que traiu a confiança que existia entre as partes e que sustentou todo o apoio que duran-te 17 meses lhe foi pres-tado na fase mais crítica da sua vida profissional e pessoal».

A SAD liderada por An-tónio Salvador encara es-ta atitude de Mauro co-mo «uma demonstração de deslealdade e de in-gratidão para com o SC Braga e toda a sua estru-tura» e acusa o brasileiro de «trair os valores huma-nos», rematando com du-ras críticas.

«Tal desfecho, que a to-dos entristece, foi enten-dido como irreversível, lamentando-se profun-damente que os valores humanos que sempre re-conhecemos no Mauro tenham sido por ele traí-dos, se calhar também por um mau aconselhamento, certamente prestado pa-ra benefício e valorização individual de quem procu-rou colocar o SC Braga e o atleta em lados opostos».

clube revela que o jogador «reclamou uma compensação financeira»

SC Braga acusa Mauro de ingratidão e má-fé

HC BRAGA JOGA FINAL HOJE NAS GOLADASO HC Braga recebe, hoje (18h00), o HC Turquel, numa partida decisiva para a equi-pa bracarense, que luta pela manutenção na I Divisão.

MERELINENSECOM TRÊS REFORÇOS O Merelinense apresentou, ontem, mais três reforços para atacar a nova tempo-rada. A equipa será treinada por Micael Sequeira.

Est

úd

ios

Lim

a/V

ila V

erd

e

DESPORTOSC BRAGA/AAUM

JOGA NA LUZCOM BENFICA

quebra de confiança dita adeus

Homenagem e nova função caem por terraNo mesmo comunicado, o SC Braga realça que estava previsto atribuir a Mauro uma função na estrutura, bem como uma homenagem.

«O SC Braga entendia ser devida uma ceri-mónia de homenagem ao jogador, que obvia-mente envolvesse a massa adepta e permitisse a transição para uma nova etapa no seu percur-so profissional, que a Direção pretendia que se desenrolasse ao serviço do clube», escrevem os minhotos.

Porém, «neste contexto»» e de forma «con-sensual», o SC Braga entendeu que «deixavam de estar reunidas as condições de fidelidade en-tre as partes para que prosseguisse o apoio que vinha sendo prestado ao jogador e para que se concretizassem os projetos que o clube tinha formulado» para Mauro após o adeus do mé-dio de 27 anos aos relvados.

Mauro, aqui com Vukcevic, após a conquista da Taça de Portugal, em 2016, no Jamor

Page 24: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

24 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

Presidente do GD Joane, Custódio Batispta, dá as boas-vindas a Meira

aos 34 anos, jogador resolveu pendurar as chuteiras

GD Joane escolhe Meira para diretor desportivo

pedro vieira da silva

O GD Joane anunciou, ontem, que «Vítor Bruno Costa Mei-ra é o novo diretor

desportivo», sucedendo a Xano Fernandes.

Mais conhecido no mundo futebolístico por Meira, o antigo médio, de 34 anos, jogou, na tempo-rada que agora finda, no Desportivo de Ronfe, ten-do alinhado, ainda, entre outros, no Ruivanene, FC Famalicão, AD Oliveiren-se, Vila Real, Pedras Sal-gadas, AD Ninense e GD Joane.

Meira abraça, assim, o seu primeiro projeto co-mo diretor desportivo», recorda a nota publicada pelo emblema joanense

na sua página oficial do facebook.

no estádio cidade de barcelos

Gil Vicente em AG no dia 21

O Gil Vicente reúne em assembleia geral no dia 21 de junho, a partir das 21h00, pa-

ra debater vários assuntos de interesse para o clube.

A reunião realiza-se no auditório do Estádio Ci-dade de Barcelos com os sócios a debruçaram-se sobre o orçamento pa-ra 2018/19 e, também, a

debaterem outros temas que dizem respeito a uma coletividade que vai ter a sua equipa sénior cumprir calendário a disputar o Campeonato de Portugal.

por divergências com outros elementos da sad

Luiz Andrade demite-seda presidência do Aves

Luiz Andrade apre-sentou a demissão da presidência da SAD do Desportivo das

Aves numa carta envia-da ao presidente da Me-sa da Assembleia-Geral, Narciso Oliveira. De acor-do com o líder da AG da SAD avense, o motivo da demissão de Luiz Andra-

de está relacionado com divergências com os res-tantes membros da socie-dade anónima. A substi-tuição de Luiz Andrade na presidência da SAD pas-sará pelo aval da empre-sa "Galaxy Believers", de-tentora de 90 por cento das ações da SAD do Aves, que é detida maioritaria-

mente pelos empresários chineses Wei Zhao, que já é administrador da socie-dade, e Hongmin Wang. Luiz Andrade não tem qualquer participação di-reta na "Galaxy Believers", mas está representado na empresa pela esposa, Io-nela Andrade, com 10 por cento do capital.

GD

Jo

ane

Meira sucede, assim, a Xano Fernandes e Fina,

que desempenharam o cargo antes dele.

i divisão

Daniel Sousa treina GD SerzedeloDaniel Sousa vai ser o treinador da ACD Serzedelo na próxima temporada. O antigo treinador dos juniores do Terras de Bouro vai estrear-se ao leme de uma equi-pa sénior, depois de aceitar o convite do emblema da Póvoa de Lanhoso, que em 2018/19 volta a disputar o campeonato da I Divisão da AF Braga.

Daniel Sousa terminou a carreira de futebolista em 2015/16, ao serviço do Rendufe, passando a adjunto de Vitinho no Guisande na temporada seguinte.

Na época finda, assumiu os juniores do Terras de Bouro e o trabalho realizado nos terrabourenses des-pertou o interesse dos responsáveis do ACD Serzedelo, que depositam confiança em Daniel Sousa para uma campanha satisfatória no último campeonato organi-zado pela AF Braga.

António Valdemar

An

tón

io V

ald

em

ar

Page 25: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 25 www.diariodominho.pt

josé costa lima

O FC Amares, segundo classificado na Di-visão de Honra (sé-rie A), e o GD Joa-

ne, quarto posicionado no Pró-Nacional, disputam amanhã a edição 2017/18 da Taça AF Braga. Ontem, na antevisão ao duelo que

fc amares e gd joane disputam amanhã (17h30) duelo decisivo pela taça af braga

Desempate à vista na final sem favoritos

terá lugar no Estádio do FC Vizela, às 17h30, inte-grado na Festa dos Cam-peões, ambos os treina-dores rejeitaram assumir qualquer tipo de favori-tismo nas quatro linhas. Luís Manuel, pelo lado do FC Amares, e José Pedro Coelho, treinador dos joa-nenses, mostraram caute-

las mútuas, manifestaram o desejo de promoção do futebol, mas não esconde-ram a ambição natural de agarrar o troféu.

O respeito entre os dois conjuntos ficou à vista de todos os que marcaram presença no auditório da AF Braga, mas uma coisa é certa: esta final servirá,

também, para desempa-tar o número de troféus ganhos por ambos os clu-bes. O FC Amares venceu em 2004/05 e 2014/15; o Joane festejou em 1975/76 e 1983/84.

«É um momento espe-cial porque comecei esta época a carreira de treina-dor e nada melhor do que

isto. Merecemos estar nes-ta final e há 50 por cen-to de hipóteses para cada lado. Quando treinava o Este FC [antes de se mu-dar para o FC Amares] de-frontei o Joane, também para a Taça, e perdemos por 2-1, mas foi um jogo com muita chuva e con-dições adversas», resumiu Luís Manuel, técnico do FC Amares.

«Desde muito cedo que assumimos que quería-mos vencer esta compe-tição. O clube já a venceu, esteve perto de a conquis-tar nos últimos anos e es-te é um objetivo claro. Sa-bíamos que era difícil, que havia muitas equipas em prova, mas mostrámos que tínhamos qualidade e conseguimos cá chegar. Porém, só faz sentido este percurso se vencermos o troféu. Toda a gente fala em festa, há um entusias-mo grande de todos, mas o objetivo é vencer; o fo-co é esse», disse João Pe-dro Coelho, treinador do GD Joane.

Ave

lino

Lim

aD

M

Joaquim Pimentel, pre-sidente do FC Amares, sublinhou que quan-do assumiu a presi-

dência o objetivo passava por guiar o clube ao su-cesso desportivo de anos anteriores.

«Quando vim para es-te projeto era para arru-mar a casa e conquistar títulos, como aconte-cia no passado. Quería-mos ser campeões de sé-rie, não conseguimos, mas agora acredito que vamos ganhar a Taça», testemunhou.

A final perdida pelo GD Joane, há duas épocas, pa-ra o Merelinense, também não foi esquecida por Cus-

presidentes do fc amares e gd joane abordaram final de amanhã

Um passado que ambos quiseram recordar tódio Baptista.

«Penso que fizemos um bom jogo, mas infe-lizmente perdemos nos penáltis. Espero, sobre-tudo, que domingo [ama-nhã] seja uma grande fes-ta, um hino ao futebol e, se possível, que desta vez possamos festejar com os nossos adeptos», anteviu o presidente do GD Joane.

Manuel Machado, pre-sidente da AF Braga, foi o primeiro a usar da pala-vra na tarde de ontem e aproveitou para felicitar os dois clubes.

«Desejo que o jogo de-corra com o maior des-portivismo e apelo aos dois clubes que mobili-

voz aos técnicosO nervosismo e a responsabilidade

Luís Manuel estreou--se esta temporada co-mo treinador e – mesmo com um passado de joga-dor que inclui passagens pela I Liga – o técnico ad-mite que não tem conse-guido disfarçar os nervos a poucas horas da final em Vizela.

«Quem está mais ner-voso no balneário até sou eu. É a minha primeira fi-nal como treinador, mas temos no plantel jogado-res que até já venceram este troféu», lembrou.

Por sua vez, João Pedro Coelho rejeita assumir fa-voritismo pelo facto de o Joane ter competido esta época no Pró-Nacional e o FC Amares na Honra.

«A responsabilidade é a mesma para as duas equi-pas. Quem anda no fute-bol sabe que é assim. Ape-nas sei que vai ser difícil para as duas», indicou.

zem as massas associativas e façam uma festa bonita».

Vencedor na Taça de Portugal Além do prestígio e do valor monetário que o clube vencedor recebe por conquistar a Taça AF Braga, erguer o troféu dá igualmente direito a que FC Amares ou GD Joane possam participar na edi-ção 2018/19 da Taça de Portugal.

Entretanto, a Supertaça AF Braga, entre Maria da Fonte e o clube que ama-nhã levantar a Taça, tem já data marcada: será a 15 de agosto, no Estádio da AD Fafe.

Ave

lino

Lim

a

Luís Manuel (Amares) e João Pedro Coelho ( Joane) querem, amanhã, agarrar o troféu

Dirigentes e técnicos do FC Amares e ao GD Joane na antevisão à final da Taça AF Braga

Page 26: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

26 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

pedro vieira da silva

O ponta de lança Ri-cardo Cruz não vai continuar no Maria da Fonte. O avança-

do e a direção do clube marifontista não chega-ram a acordo para a re-novação do vínculo e, por isso, o atacante vai rumar a outras paragens.

O ponta de lança, de 35 anos, natural da Póvoa de Lanhoso, fecha assim um ciclo que foi muito positi-vo: o Maria da Fonte ven-ceu a Pró-Nacional da AF Braga, garantindo, ainda, a subida ao Campeonato de Portugal, e também a Taça dos Campeões do Minho

Natural e residente na Póvoa de Lanhoso, Ricar-do Cruz, que represen-

tou, ainda, como sénior, GD Porto d'Ave, Terras de

ao emblema da Póvoa de Lanhoso em janeiro últi-mo, proveniente do em-blema taipense, e diz estar «preparado» para abraçar um novo projeto nos dis-tritais da AF Braga.

«Foi com enorme or-gulho que regressei a esta casa e onde tive a possi-bilidade de realizar mais um sonho de menino e vencer dois troféus mui-to importantes na longa história deste "meu" clu-be. Mas a vida é como um livro e esta é apenas mais uma bonita página que se vira. E, como já ti-ve oportunidade de refe-rir, a única certeza que te-nho é que irei continuar a fazer o que mais gos-to nesta vida que é jogar futebol», finaliza o pon-ta de lança.

ponta de lança sai do clube do seu coração

Ricardo Cruz deixa Mariae quer abraçar novo projeto

Bouro, AFC Martim, Brito SC e CC Taipas, regressou

Conquistou a Pró-Nacional e Taça dos Campeões do Minho

DM

antónio pereira é o treinador

FC Prazins e Corviterenova com seis atletas

Avançado Martins foi o último a renovar contrato

pedro vieira da silva

Depois de acertar a contratação do téc-nico António Perei-ra, o FC Prazins e

Corvite confirmou as re-novações de contrato com seis futebolistas: André Daniel, Anthony, Miguel, Pascoal, Ruca e Martins.

O último a renovar contrato foi o avançado Martins.

O emblema de Guima-rães vai, em 2018/2019, disputar a I Divisão da AF Braga.

Nos próximos dias, o conjunto treinado por An-tónio Pereira vai oficia-lizar mais renovações e, também, anunciar alguns reforços.

DR

Licínio Zilhão continua no comando

12 atletas renovaram com Santa EufémiaA Associação Cultural e Desportiva Ases de San-ta Eufémia, emblema que disputa a Honra da AF Braga, acertou a renovação dos contratos com 12 futebolistas.

O clube vimaranense chegou a acordo para renovar contrato com Flávio (guarda-redes), Vi-tinha, Vilaça, Samuel, Ferreira, Tiago (defesas), Jorge, Coelho, Caião e, ainda, com os avançados Benjamim, Nandinho e Peixe.

Técnico Zilhão já tinha renovadocontrato na semana passadaA ACD Ases de Santa Eufémia já tinha assegura-do, na semana passada, a renovação do contrato com «a equipa técnica liderada por Licínio Zi-lhão», que continuará a ser coadjuvado por Jo-sé Moreira, Paulo (treinador de guarda-redes) e Silvano Freitas.

«A próxima época desportiva já está a ser pre-parada e os processos de renovações e contrata-ções estão já em andamento», anuncia o clube.

AG na próxima quarta-feiraNa próxima quarta-feira (dia 13), os associados do ACD Ases de Santa Eufémia vão reunir-se, em assembleia-geral, pelas 21h00, na sede do clube. Em discussão vão estar sete pontos, des-tacando-se, no ponto 3, a apresentação do Rela-tório & Contas relativo à época que agora finda.

Os sócios do clube e a direção cessante terão, também, oportunidade de falar durante a reu-nião magna.

ex-Vizela

Central João Cunha assina pelo Covilhã

O defesa central João Cunha (ex-Vizela) assinou pelo Sporting da Covilhã, informou, ontem, o clube da II Liga de futebol, na sua página na Internet.

Com 22 anos, João Cunha esteve nas últimas três temporadas ao serviço do Vizela, pelo qual marcou dois golos em 30 jogos na temporada transata.

O defesa, formado no FC Porto, passou também pe-lo Rio Ave.

João Cunha é o quinto reforço dos serranos, depois do central Rafael Vieira e do lateral esquerdo Henri-que Gomes, ambos ex-Vilaverdense, e dos médios Pau-lico (ex-Vitória do Pico) e Rúben Nogueira (ex-Águias do Moradal).

O plantel, que regressa ao trabalho em 25 de ju-nho, vai ser comandado por Dito, o novo treinador dos ‘leões da serra’.

af braga – futsal

Final da taça de juvenis a 16 de junho

A final da Taça Associação de Futebol de Braga, em fut-sal, juvenis masculinos, joga-se no dia 16 de junho, a partir das 20h00, no Pavilhão Aníbal Nascimento, em Vieira do Minho, e terá como finalistas as equipas do Nogueiró e Jorge Antunes.

Page 27: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 27 www.diariodominho.pt

Ramos (esquerda) e Carneiro (direita) são os novos treinadores do Soarense

os eleitos para render artur borges

Hugo Ramos e Carneiro no comando do Soarense

pedro vieira da silva

O Soarense anunciou, ontem, que chegou a acordo «com os treinadores Hugo

Ramos (será o responsá-vel principal) e Fernan-do Carneiro para assu-mirem o comando da equipa técnica para a épo-ca 2018/2019». Estão, as-sim, encontrados os subs-titutos de Artur Borges que deixou, volvidos três anos, o comando da equi-pa bracarense.

Na temporada vindou-ra, tal como sucedeu nos últimos anos, o Soaren-se vai disputar a Honra da AF Braga.

«A direção deseja lhes os maiores sucessos sa-bendo que o sucesso de-les é o sucesso do Soa-

So

are

nse

campeonato de portugal

Luiz Alberto, Raphael Almeidae Diogo Torres no Merelinense

O Merelinense anunciou, ontem, mais três contrata-ções para o seu plantel sénior.

Diogo Torres, de 31 anos, que representou, na época passada, o Felgueiras e ainda o Aliança de Gandra, ten-do apontado quatro golos em 29 jogos. Trata-se, neste caso, de um "regresso a casa".

Também de regresso ao emblema bracarense está o experiente defesa central» Luiz Alberto, de 35 anos, que alinhou no Freamunde e Trofense, tendo realiza-do 27 jogos e apontado seis golos.

Confirmada foi, ainda, a contratação de Raphael Al-meida, central, de 24 anos, que defendeu, na época de 2017/2018, o Fátima. Fez 31 jogos e dois golos.

af viana do castelo

Festa do futsalarranca em VianaO Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe, hoje e amanhã, a festa do futsal distrital da As-sociação de Futebol de Viana do Castelo, com a disputa da Supertaça.

Assim, hoje, pelas 18h30, Os Limianos e Sou-telense jogam a Supertaça em futsal femininos.

A festa do futsal distrital da AF Viana do Cas-telo termina amanhã, pelas 18h30, é a vez de Ar-cos S. Paio e Anha disputarem a Supertaça em masculinos.

Serão ainda entregues as taças e medalhas aos campeões de provas distritais.

clube disputa a honra da af braga

Este FC renova com quarteto pedro vieira da silva

OEste FC anunciou, ontem, numa nota enviada para as re-dações, ter acerta-

do a renovação de con-trato com quatro atletas.

Os jogadores Tó, Xan-dão, Diogo e Zezinho permanecem no clu-be bracarense mais uma temporada.

O Este FC acredita que a permanência destes fu-tebolistas será uma «mais--valia» na época que está prestes a começar.

Rui Fernandes, Diogo Dias e Ricardo Matos já tinham acertado, nos úl-timos dias, a continuida-de no Este FC, que pro-mete «mais renovações e reforços nos próximos dias», finaliza o comuni-cado enviado às redações.

rense. Tratam-se de dois treinadores bastante am-

biciosos e já com provas dadas nos campeonatos

da AF Braga», lê-se no co-municado do Soarense.

Est

e F

C

pró-nacional

Berço SC contrata quatro ao CC Taipas

O Berço SC, emblema que vai disputar a Pró-Nacional da AF Braga, assegurou a contratação de quatro joga-dores, todos eles oriundos do CC Taipas.

O clube vimaranense chegou a acordo com o guar-da-redes João, com os laterais Sau e Figueiras e, ain-da, com o central António. O médio João Abreu pode-rá ser o próximo jogador do CC Taipas a assinar pelo Berço SC.

acordo celebrado

António Carvalhocontinua no TaipasAntónio Carvalho vai continuar no comando do CC Taipas na próxima temporada. O acordo entre a direção recém-eleita, que será presidida por Tiago Rodrigues, e o treinador foi alcançado numa reunião que teve lugar na noite de quin-ta-feira. António Carvalho chegou ao CC Tai-pas já com a época em andamento, para substi-tuir Vítor Pacheco, tendo colocado os taipenses na luta pela subida ao Campeonato de Portugal.

Page 28: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

28 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

de inatividade, a equipa da freguesia de Braga re-gressou «em boa hora» à ação em 2016.

«Em boa hora juntá-mos as duas equipas da freguesia [União de Fre-guesias de Vilaça e Frade-

inter de fradelos disputa hoje a final nacional do campeonato inatel

Um regresso em boa hora muito perto de ser coroado

los] que jogavam ao do-mingo de manhã. Depois, reunimos uma equipa de gente competente, entrá-mos no INATEL e a ver-dade é que deu resultado. Na primeira época fomos às meias-finais e agora es-

tamos na final», recorda, orgulhoso, José Resende, presidente do clube fun-dado em 1987, elogiando «todos os que ajudam es-te clube a crescer».

«Já que chegamos aqui queremos ganhar, como é óbvio. Sabemos que a tarefa é complicada, mas não podemos baixar os braços», acrescentou o di-rigente, antevendo o due-lo de hoje com o Seiça, de Santarém, aprazado pa-ra o Parque de Jogos da Fundação INATEL, em Lisboa.

«Eles já foram cam-peões nacionais, nós não, mas isso não lhes dá ne-nhuma vantagem. Vamos em festa, mas vamos pa-ra ganhar», fechou José Resende.

Inter de Fradelos defronta hoje o Seiça (Santarém) em Lisboa (16h00)

equipa partiu ontem à tarde

Até um estágio não podia faltarA motivação de quem participa no campeonato INATEL não passa, de todo, pelo dinheiro, mas antes pela paixão dos jogadores, treinadores e dirigentes à causa. Ainda assim, a prova assume um toque de profissionalismo nesta final na-cional em que será conhecido o novo campeão.

A equipa do Inter de Fradelos, por exemplo, viajou ontem de autocarro rumo a Lisboa e fi-cou hospedada numa unidade hoteleira da ca-pital, despesas essas que serão suportadas pela Fundação INATEL.

O emblema de Braga parte com quase 30 elementos, entre eles João Casaca, treinador do Inter de Fradelos e um dos rostos mais visíveis deste sucesso recente do clube da União de Fre-guesias de Vilaça e Fradelos.

JOsé costa lima

O Inter de Fradelos vai disputar hoje à tarde, a partir das 16h00, a final nacio-

nal do campeonato INA-TEL. Após quase 20 anos

DM

DM

Page 29: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 29 www.diariodominho.pt

11h30, no forum braga

Torneio Olímpico Jovem começa hoje em BragaArranca, hoje, em Braga, o 36.ª Torneio Olím-pico Jovem. A cerimónia de abertura está mar-cada para as 11h30, no Forum Braga, e que con-tará com a presença de Ricardo Rio, presidente da autarquia minhota.

Um dos mais históricos eventos do atletismo nacional junta, na capital minhota, cerca de 600 atletas, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, oriundos de 181 clubes.

Esta é uma das principais montras do talento desportivo nacional, cuja competição terá como palco o Estádio 1.º de Maio.

As provas decorrem hoje, entre as 15h30 e as 20h00, e amanhã, das 9h30 às 13h45.

braga

EB Lamaçães sagraram-se campeãs do Desporto Escolar

A s alunas da Esco-la Básica de Lama-çães sagraram-se campeãs distritais

do Desporto Escolar. A escola bracarense

conseguiu mais um fei-to em voleibol feminino ao vencer, confortavel-mente, as Escolas Básicas de Amares e André Soa-res nas meias-finais e fi-nais do Desporto Escolar, respetivamente.

A equipa da Escola Bá-sica de Lamaçães é treina-da pela professora Manue-la Rodrigues.

As provas foram dis-putadas na Escola Básica de Real, também finalis-ta da competição.

ClassificaçãoA classificação das esco-las foi a seguinte:1.° – EB Lamaçães2.°– EB André Soares3.°– EB Amares4.°– EB de Real A equipa de voleibol que se sagrou campeã distrital em Desporto Escolar

DR

braga

AGERE distribui garrafas reutilizáveisnas provas da Cidade Europeia do Desporto

A AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga «vai distribuir milhares de garrafas de água reuti-lizáveis aos atletas que participam nas provas inseridas na programação da Braga Cidade Europeia do Desporto 2018», informou, em nota enviada às redações.

«A iniciativa, que se realiza no âmbito da campanha "Be-ba água da torneira", visa sensibilizar os bracarenses para a adoção de boas práticas no consumo, através do recurso a materiais recicláveis, e incentivar o consumo da água que a AGERE disponibiliza e cujos índices de excelência se si-tuam nos 99 por cento», pode ainda ler-se na nota que a AGERE enviou às redações.

pedro vieira da silva

Aatleta do Sporting Clube de Braga, Mariana Macha-do, bateu, ontem,

o recorde nacional de juniores, que pertencia a Fernanda Ribeiro

A jovem atleta da tur-ma minhota bateu, tam-bém, o recorde regional de seniores que pertencia à sua mãe Albertina Ma-chado, ao realizar a mar-ca de 4.13,31 no Meeting Iberoamericano de Atle-tismo, que se realiza, por estes dias, na cidade espa-nhola de Huelva.

atletismo – juniores

Mariana Machado (Braga)bate recorde nacional

Mariana Machado bateu recorde de juniores e... seniores

SC

Bra

ga

Page 30: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

30 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

Portugal garantiu, on-tem, cinco finais em sete possíveis nos Eu-ropeus de canoagem,

com destaque para Fer-nando Pimenta, que asse-gurou a presença nas re-gatas das medalhas em K1 500 e 1000 metros.

Bicampeão europeu em K1 1000, o canoísta do Benfica foi o primeiro português a ir para a água em Belgrado, vencendo a primeira eliminatória da distância, em 3.41,493 mi-nutos, garantindo a úni-ca vaga direta para a final.

Cerca de duas horas depois, o atleta de Ponte de Lima repetiu a proe-za, garantindo igualmen-te a única vaga direta pa-ra a final de K1 500 na sua eliminatória, com 1.43,776 minutos.

A final de K1 1000 me-tros vai ser disputada ho-je, e Pimenta vai tentar o terceiro título consecuti-vo, antes de procurar no dia seguinte o primeiro na distância mais curta.

Também Joana Vascon-celos e Teresa Portela ga-rantiram a qualificação

europeus de canoagem

Portugal em cinco finais direta para a final de K2 500, ao serem terceiras na sua eliminatória, com um tempo de 1.45,172 mi-nutos, disputando a final no amanhã.

Depois de terem falha-do o acesso direto à final nas eliminatórias, João Ri-beiro, Messias Baptista, Emanuel Silva e David Va-rela foram segundos na meias-finais de K4 500, com um tempo de 1.24,689 minutos, e também segui-ram para a final amanhã.

Também já nas meias--finais, Bruno Afonso e

futebol de praia

Campeão europeu SC Bragaà procura... do título nacional

A equipa de futebol de praia do SC Braga inicia, ho-je (16h30), a 1.ª fase do Campeonato Elite de Futebol de Praia diante do Vitória FC, na Praia do Ouro, em Sesimbra.

O técnico/jogador Bruno Torres afirmou que a mo-tivação está em alta no plantel minhoto para o ataque ao título nacional.

«A equipa está muito motivada. Temos de encarar este campeonato com muita ambição, sabemos da res-ponsabilidade que temos. Sempre dissemos que o nos-so objetivo é revalidar o título nacional. A ideia é dar minutos a todos estes jovens que têm vindo a traba-lhar connosco ao longo destes meses», destacou Bru-no Torres, que conduziu, na semana passada, a equipa minhota ao título europeu.

Marco Apura qualifica-ram-se para a final de C2 1000, vencendo a sua sé-rie em 3.46,209 minutos.

Menos de meio segun-do separou o K4 500 femi-nino da final, com Teresa Portela, Joana Vasconcelos, Francisca Laia e Márcia Al-deias a ficarem no quarto lugar da sua meia-final, a 0,480 segundos da Sérvia, a última apurada.

Hélder Silva foi ape-nas sexto na sua meia-fi-nal de C1 500 e ficou fo-ra da final.

Redação/Lusa

turma minhota recebe, hoje (18h00), o HC turquel

HC Braga pede «casa cheia»para carimbar permanência

pedro vieira da silva

OHC Braga recebe, es-ta tarde (18h00), no Pavilhão das Gola-das, o HC Turquel,

em partida relativa à 26.ª jornada do Nacional da I Divisão de hóquei em patins.

Este é um encontro de-cisivo para a turma bra-carense que, nesta altura, está na zona de perma-nência, com 17 pontos, mais um que o Valença HC, que desceria à II Divi-são se o campeonato ter-minasse agora, conjunto que recebe, à mesma ho-ra, a AD Valongo.

À turma bracarense "basta" igualar o resultado do conjunto raiano para carimbar a permanência.

«Público tem deser o sexto jogador»Pedro Machado, presi-dente da AG do HC Bra-ga, pede «apoio máximo» aos adeptos bracarenses.

«Este é um jogo decisi-vo para o HC Braga. Preci-samos do apoio de todos

e, amanhã (hoje), gosta-ríamos de ter o Pavilhão das Goladas cheio. Os jo-gadores, treinadores e to-da a estrutura precisa de apoio para conseguirmos atingir o principal objeti-

vo, que passa por manter o HC Braga no lugar que merece: a I Divisão. O pú-blico tem de ser o sexto jogador», destacou Pedro Machado.

Jogos de hoje (18h00):

Valença HC-AD Valon-go, CD Paço d' Arcos-SC Tomar, FC Porto-CI Sa-gres, Óquei de Barcelos--Juventude de Viana, Ben-fica-HCP Grândola e UD Oliveirense-Sporting.

HC Braga quer vencer esta tarde o HC Turquel para festejar a permanência

DM

Futsal

SC Braga/AAUM joga com BenficaO SC Braga/AAUM joga, esta tarde (15h00), no Estádio da Luz, no segundo jogo da meia-final do play-off do Nacional da I Divisão.

A turma encarnada, que venceu, na capital minhota, por 3-2, pode, caso vença, carimbar o passaporte para a final da competição.

Mas, claro, os estudantes arsenalistas tudo vão fazer para bater o Benfica e obrigar a um tercei-ro jogo que, se acontecer, vai realizar-se amanhã.

futsal

Equipa rioavensedisputa fase finalOs atletas do Centro de Apoio e Reabilitação pa-ra Pessoas com Deficiência em Touguinha e do Centro Prof. Doutor Jorge de Azevedo Maia em Fajozes, centros de apoio à deficiência da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, dispu-tam a fase final do campeonato nacional de fut-sal em Lisboa, hoje e amanhã.

Repetindo o feito de 2014 e 2017, a Santa Ca-sa da Misericórdia de Vila do Conde – (SCMVC) está mais uma vez na fase final do campeonato nacional de futsal. Após a realização das jorna-das regulares desta competição, os vilaconden-ses apuraram-se para a fase final que vai decor-rer em Lisboa.

As equipas que vão representar a zona nor-te do país serão a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde – (SCMVC) e o Clube de Gaia.

As equipas apuradas para a fase final e que vão representar as restantes zonas e regiões do país, são: ARCIL – Lousã e CERCIMIRA (região centro); UDI Setúbal e Clube APPACDM – Faro (região sul) e CD “Os Especiais” Madeira e La-ranjeiras Clube/ AAPACDA – Açores (regiões autónomas).

Page 31: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 31 www.diariodominho.pt

CANAIS POR CABO

10h00 3 às 10; 11h00 3 às 11; 12h00 Jornal das 12; 12h50 Mundo automóvel; 13h00 O úl� mo apaga a luz; 13h50 Tec-Net; 14h00 3 às 14; 14h30 Olhar o mundo; 15h00 3 às 15; 15h10 A grandiosa enciclopédia do Ludopédio; 16h00 3 às 16; 16h20 Volta ao mundo; 16h35 Todas as palavras; 17h00 3 às 17; 17h40 Volta ao mundo; 18h00 3 às 18; 19h30 3 às 19; 20h00 Olhar o mundo; 20h30 Fotobox; 20h40 A essência; 21h00 360º; 00h00 24 Horas; 01h00 O princípio da incerteza

10h00 Jornal síntese; 10h45 Os europeus; 11h00 Jornal síntese; 11h45 Boa cama boa mesa; 12h00 Jornal do meio--dia (+ desporto); 13h00 Primeiro jornal; 14h00 Jornal das 2; 14h45 Volante; 15h00 Jornal síntese; 15h55 Heróis PME; 16h00 Jornal síntese; 16h20 60 Minutos; 17h00 Jornal síntese; 18h00 Jornal síntese; 19h00 Jornal das 7; 20h00 Jornal da noite; 21h00 Jornal de sábado; 22h30 Diário do Mundial; 00h00 Eixo do mal

11h00 No� cias; 11h30 NXT: o próximo passo; 11h35 Cinebox; 12h00 No� cias; 13h00 Jornal da uma; 14h00 GTI; 14h15 No� cias; 15h00 Futsal/Camp. Nacional: SC Braga x Benfi ca (direto); 16h35 No� cias; 17h00 No� cias; 17h30 Vou à bola con� go; 18h00 Hóquei em Pa� ns/Camp. Nacional: UD Oli-veirense x Spor� ng (direto); 19h30 No� cias; 20h00 Especial informação; 21h15 Ephemera; 21h30 No� cias; 23h00 Mais transferências; 23h15 Vou à bola con� go; 00h00 No� cias

08h30 Mundial F1/G.P. Canadá: treinos livres; 11h40 Premier League World; 12h00 Jogo de preparação: Alemanha x A. Saudita; 14h00 WRC/Rali de Itália: SE Coiluna, Loelle 1; 15h00 WRC/Rali de Itália: SE Coiluna, Loelle 2 (direto); 16h00 NBA: Cleveland x Golden State; 18h10 Estrelas da Rússia: David de Gea e John Stones; 18h35 Liga Espanhola (resumo); 19h45 Jogo de preparação: Tunísia x Espanha (direto); 21h40 WRC: Rali de Itália; 22h10 Combate/Enfusion 68: Newcastle; 00h10 Jogo de preparação: França x Estados Unidos

08h20 Voleibol Fem./Liga das Nações: Brasil x Rússia; 10h15 Voleibol Masc./Liga das Nações: Rússia x Brasil; 12h15 Vo-leibol Masc./Liga das Nações: Irão x Brasil (direto); 14h15 Magazine Liga dos Campeões; 14h45 Voleibol Masc./Liga das Nações: Rússia x China (direto); 16h50 Motorizados/Munial: G.P. Itália; 17h50 Jogo de preparação: Alemanha x A. Saudita; 20h00 Jogo de preparação: França x Estados Unidos (direto); 22h00 Combate/Título Mundial: Tyson Fury x Sefe Seferi

06h35 Criaturas maravilhosas; 08h50 Missão quase impossível; 10h15 O livro da selva 2; 11h30 Jantar de idiotas; 13h25 Alvin e os esquilos 2; 15h00 Amigos improváveis; 16h55 Salt; 18h40 Eu sou a lenda; 20h30 Autómata; 22h25 Piranha XXL; 00h00 O martelo dos deuses; 01h40 Herói procura-se

06h45 Castle; 08h15 The blacklist; 09h05 Inves� gação criminal; 14h00 O pacifi cador; 16h10 Sem reserva; 18h05 Golpe no paraíso; 20h00 Amor, estúpido e louco; 22h00 Cowboys do espaço; 00h15 2012; 02h55 Sem reserva

CANAIS GENERALISTAS

06h30 Zig zag 08h00 Bom dia Portugal 09h55 A praça 11h00 Agora nós 11h45 Criar.pt 12h15 Diga Doutor 13h00 Jornal da tarde 14h15 Voz do cidadão 14h35 Aqui Portugal: Estarreja 20h00 Telejornal 21h10 Missão 100% português 22h10 Donos Disto Tudo 23h15 Versailles 00h15 Filme: Loucamente apaixonado

07h00 Euronews 08h00 Zig zag 12h35 Ciclismo: Critérium du Dauphiné (direto) 14h00 Fotografias da história 14h30 Biosfera 15h00 Desporto 2 17h00 Desalinhado/Vamos à descoberta 17h50 A minha grande aventura 18h10 Volta ao mundo em 80 dias sem um cêntimo 18h30 Opening act 20h00 Esec-Tv 20h30 Ao serviço da França 21h00 Club atlas 21h30 Jornal 2 22h15 Bailado: Woolf works 00h05 Filme: Como desenhar um círculo perfeito

06h30 Masha, Endangered Species, Lego Stars Wars, Dragon Ball, Vingadores, Star Wars Rebels, 011ZE 10h15 As feiticeiras 11h15 O nosso mundo 12h15 E agora o que é que eu faço? 13h00 Primeiro jornal 14h00 Alta definição 15h00 E-especial 15h45 Filme: A tempo e horas 17h45 Filme: Homem-Formiga 20h00 Jornal da noite 21h30 A caminho da Rússia 21h45 Paixão 22h45 Vidas opostas 23h45 O outro lado do paraíso

06h30 Campeões e detetives 07h45 Detetive maravilhas 08h45 O bando dos quatro 09h45 Inspetor Max 13h00 Jornal da uma 14h00 Conta-me como és 15h00 Câmara exclusiva 15h45 Filme: Homem de Ferro 2 18h25 Programa a designar 20h00 Jornal das 8 21h30 A tua cara não me é estranha 00h00 Querido, mudei a casa!

FUTSALCAMPEONATO NACIONAL

SC BRAGA X BENFICA TVI24, 15h00

TELEVISÃO CINEMA

A programação incluída nesta página é fornecida pelas estações de televisão. O Diário do Minho não se responsabiliza por eventuais alterações efetuadas pelos canais.

VER OUVIR&&

CINEMAX - BRAGASHOPPINGSala 1 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – VP – 2D (M/6)Sessões: 15h00* – 15h00** – 17h30**

Sala 1 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D (M/12)Sessões: 21h40* – 21h40**

Sala 2 – DEADPOOL 2 – 2D (M/14)Sessões: 15h00* – 15h00** – 17h30**

Sala 2 – OS EMPATAS – 2D (M/14)Sessão: 21h55**

Sala 4 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D (M/12)Sessões: 15h00* – 21h45* – 15h00** – 17h30** – 21h45**

Sala 5 – SOU SEXY, EU SEI! – 2D (M/12)Sessões: 15h00* – 21h50* – 15h00** – 17h30** – 21h50**

*Diária **Sáb., dom. e feriado

CINEMAX - BARCELOS

Sala 1 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – VP – 2D (M/6)Sessões: 15h30* – 15h00**

Sala 1 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D (M/12)Sessões: 21h40* – 17h30** – 21h40**

*Diária **Sáb., dom. e feriado

FÓRUM - VIZELASala 1 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – VO (M/12)Sessões: 15h20 – 18h00 – 21h20 – 23h50*

Sala 2 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – VP (M/6)Sessões: 15h10 – 17h10 – 19h10

Sala 2 – DEADPOOL 2 – VO (M/14)Sessões: 21h30 – 23h59*

Sala 3 – SOU SEXY, EU SEI! – VO (M/12)Sessões: 15h30 – 17h40 – 21h35 – 23h55*

*6ª e sábado

NOS - BRAGA PARQUESala 1 – HAN SOLO: STAR WARS (M/12)Sessões: 14h10 – 17h30 – 20h40 – 23h50

Sala 2 – OS EMPATAS (M/14)Sessões: 13h20** – 16h00** – 18h30*** – 21h10**** – 23h40**** – 00h05*****

Sala 3 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO (M/12)Sessões: 14h00 – 17h20 – 21h20 – 00h25

Sala 4 – SOU SEXY, EU SEI! (M/12)Sessões: 13h10 – 15h40 – 21h30 – 00h10

Sala 4 – TERMINAL (M/14)Sessão: 18h20

Sala 5 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO (M/12)Sessões: 13h30 – 16h40 – 21h00 – 00h05

Sala 5 – COPÉLIA (M/6)Sessão: 16h00******

Sala 5 – SWAN LAKE (M/6)Sessão: 19h15*****

Sala 6 – DEADPOOL 2 (M/14)Sessões: 13h00 – 15h50 – 18h40 – 21h40 – 00h35

Sala 7 – PRESA BRANCA – dob. (M/6)Sessões: 11h00* – 13h15 – 15h30 – 17h50

Sala 7 – UM LUGAR SILENCIOSO (M/16)Sessões: 21h50 – 00h15

Sala 8 – TAD E O SEGREDO DO REI MIDAS – dob. (M/6)Sessão: 11h20*

Sala 8 – TULLY (M/12)Sessões: 13h50 – 16h20 – 21h25 – 00h00

Sala 8 – CABARET MAXIME (M/16)Sessão: 18h50

Sala 9 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – dob. (M/6)Sessões: 11h10* – 13h40 – 16h10 – 18h35

Sala 9 – VINGADORES: GUERRA DO INFINITO (M/12)Sessões: 20h50 – 00h20

*Sábado e domingo **Exceto domingo ***Exceto domingo e terça-feira ****Exceto terça-feira *****Terça-feira ******Domingo

CINEPLACE - NOVA ARCADASala 1 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D Atmos (M/12)Sessões: 15h40 – 18h00 (3D) – 21h00 – 23h40*

Sala 2 – DEADPOOL 2 – 2D Atmos (M/14)Sessões: 14h10 – 16h40 – 19h10 – 21h40 – 00h10*

Sala 3 – PRESA BRANCA – 2D – VP (M/6)Sessões: 13h50 – 15h50 – 17h50 – 19h50

Sala 3 – OS INVISÍVEIS – 2D (M/12)Sessões: 21h50 – 00h05*

Sala 4 – PRÍNCIPE BUÉ ENCANTADO – VP – 2D (M/6)Sessões: 13h20 – 15h20 – 17h20 – 19h20

Sala 4 – CABARET MAXIME – 2D (M/16)Sessões: 21h20 – 23h30*

Sala 5 – ASAS PELOS ARES – 2D – VP (M/6)Sessões: 14h20 – 16h20

Sala 5 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D (M/12)Sessões: 18h20 – 21h10 – 23h55*

Sala 6 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D Atmos (M/12)Sessões: 13h30 – 16h10 – 18h50 (3D) – 21h30 – 00h10*

Sala 7 – TULLY – 2D (M/12)Sessões: 15h10 – 17h20 – 19h30 – 21h40 – 23h50*

Sala 7 – RUDOLFO: O GATINHO PRETO – 2D – VP (M/3)Sessão: 13h10

Sala 8 – PETER RABBIT – 2D – VP (M/6)Sessão: 14h30

Sala 8 – SOU SEXY, EU SEI! – 2D (M/12)Sessões: 16h50 – 19h10 – 21h30 – 23h50*

Sala 9 – O SEGREDO DOS KENNEDY – 2D (M/12)Sessões: 14h40 – 17h00 – 21h40 – 00h00*

Sala 9 – QUANDO O AMOR CHEGA – 2D (M/12)Sessão: 19h30

Sala 10 – MUNDO JURÁSSICO: REINO CAÍDO – 2D Atmos (M/12)Sessões: 14h00 – 16h40 – 19h20 – 22h00

Sala 11 – WORKSHOP – 2D (M/12)Sessão: 13h10

Sala 11 – OS SUPER-HERÓIS DA SELVA – 2D – VP (M/6)Sessão: 15h50

Salas 11/12 – VINGADORES: GUERRA DO INFINITO – 2D (M/12)Sessões: 18h00 – 21h10 /23h45*

Sala 12 – SHERLOCK GNOMES – 2D – VP (M/6)Sessão: 13h40

Sala 12 – QUERIDO DITADOR – 2D (M/12)Sessão: 15h40

Sala 12 – TERMINAL – 2D (M/14)Sessões: 17h50 – 19h50 – 21h50

*6ª, sáb. e vésp. feriado

00h00 Suave é a Noite, Aurélio Carlos Moreira; 03h00 As Músi-cas da Sim; 05h00 As Músicas da Sim; 07h00 Páteo das Can� -gas, Carlos Lopes; 10h00 Pés na Terra, Carlos Cou� nho; 14h00 Lusofonias, José Manuel Monteiro; 15h00 Rádio Universidade; 16h00 A Sim ao Sábado, Helena Almeida; 18h30 Rosário; 19h00 Livre Trânsito Fim-de-Semana, Mariana Marques Vidal; 22h00 Casa de Fados, Carlos Lopes

RÁDIO SIM EM BRAGA 101.1FM E 576AM

00h00 Sister Midnight, Sara Pereira; 01h00 Corrente Sono-ra, Rui Araújo; 02h00 Music Hal; 09h00 Voz dos Trópicos; 10h00 Rádio Aurora – A Outra Voz; 11h00 É apenas fumaça; 12h00 Praça do Município; 13h00 Clube de Combate, Paulo Marques; 15h00 Musicodependência, Elisabete Apresenta-ção; 17h00 Nunca mais me Esquece, Mafalda Oliveira; 18h00 SS 22, Artur Rodrigues; 20h00 Sem Regras; 21h00 RUM on the Rocks, Joaquim Pedro; 22h00 Omega 3, Marcos Almeida

RÁDIO UNIVERSITÁRIA DO MINHO 97.5FM

RÁDIO

Page 32: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

32 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

Horizontais: 1- Aversão patológica a ratos. 2- Aquele que ino-va. 3- Medida de comprimento equivalente à milésima parte do metro (plu.). 4- Pessoa que se instala numa casa ou num terreno devoluto de que não é o legal proprietário; Fêmea do sapo. 5- Toca; Quilowa� (s.f.); Edição (abrev.). 6- Interjeição que exprime sa� sfação (pop.); Que estala facilmente. 7- Pregas em tecido ou peça de vestuário. 8- Dirigir-se (a); Ave palmípede frequente na costa portuguesa durante o outono e o inverno. 9- Banca; Super� cie inferior do pão. 10- Direito que qualquer cidadão tem de agir sem coerção ou impedimento, segundo a sua vontade, desde que dentro dos limites da lei.

Ver� cais: 1- Imitação da voz ou do modo de falar de alguém. 2- De uma só cor. 3- Chorar; Nota musical. 4- Diz-se do animal que põe ovos; Es� bordo (s.n.). 5- Reputação; Diz-se de peça de vestuário que se alarga para baixo, em forma de cone.6- Composição poé� ca lírica; Indignar. 7- País da África Austral. 8- Exprime impaciência (interj.); Dança popular originária do Minho e Douro. 9- Peça dramá� ca ou lírica originária da Itália; Andorra (abrev.). 10- Co� ados; Parte traseira.

SOLUÇÕES DO NÚMERO ANTERIOR | Horizontais: 1- Povoar; Gil. 2- Portado. 3- Poli; Lampa. 4- Enveredar. 5- Leonino; eV. 6- En; Tétrica. 7- IT; Alienar. 8- Doer; Sari. 9- Dóri; Tia. 10- Desentoar. Ver� cais: 1- Peleira. 2- Oponente. 3- Volvo; Ode. 4- Orientados. 5- AT; Riel; Ré. 6- Ralen� ; In. 7- Dadores. 8- Goma; Inato. 9- Precária. 10- Lua; Variar.

PALAVRAS CRUZADAS

CARMO – Das 8h30 às 9h00, das 9h30 às 11h00 e das 15h30 às 18h30 (de terça-feira a sábado). CONGREGA�DOS – Todos os dias, exceto aos domingos e dias san-tos, conforme o horário afixado nas pautas de avisos da igreja. MENSAGEIRO – Das 10h00 às 12h00, exceto quartas-feiras, domingos e feriados. PÓPULO – Todosos dias, exceto terças-feiras e domingos, das 8h30 às 10h00.

CONFISSÕES

REGRAS SUDOKU: O Sudoku é um jogo de lógica muito simples e ca� vante. O objec� vo é preencher uma grelha (9x9) com números de 1 a 9, sem repe� r números em cada linha e em cada coluna. Também não se pode repe� r números em cada quadrado de 3x3. Bom Jogo!

DIFICULDADE: FÁCIL

8 5 3 96 1 4

7 9 8 2 64 5 2 75 7 3

1 7 3 4 92 5 6 3 4

9 4 57 8 6 2

DIFICULDADE: DIFÍCIL

4 1 6 88 2 1

7 8 38

2 8 47 2

9 5 35 6 97 3 4 6

SUDOKU

HUMORNuma conversa de pai para filho, diz o filho:– Decidi ser milionário.– Mas sabes que vais ter de trabalhar muito para isso!– Eu não. Tu é que vais.– Eu?– Sim, eu só quero herdar!

2 6 3 7 8 4 9 5 18 9 5 2 6 1 3 4 71 7 4 3 5 9 8 6 27 1 2 8 4 5 6 9 33 8 6 1 9 2 4 7 55 4 9 6 3 7 2 1 89 3 1 5 2 6 7 8 46 2 7 4 1 8 5 3 94 5 8 9 7 3 1 2 6

* Solução do número anterior7 2 8 9 3 5 4 6 19 1 5 2 6 4 8 7 33 6 4 7 1 8 9 5 22 3 7 8 9 1 5 4 64 8 1 5 2 6 3 9 76 5 9 4 7 3 2 1 85 7 3 1 4 2 6 8 91 4 6 3 8 9 7 2 58 9 2 6 5 7 1 3 4

* Solução do número anterior

QUEM FALA ASSIM…«A vida de uma pessoa não é o que lhe acontece, mas aquilo que recorda e a maneira como o recorda». Gabriel García Márquez

VEJA SE SABE…Em que fi m de semana de setembro decorre a 1.ª edição do "Fes� val Música d'Ponte", em Braga?

TELEFONES ÚTEISEMERGÊNCIA ................................................ 112

AMARESGNR .................................................. 253 900 070Centro de Saúde ...................253 909 230Bombeiros Voluntários ...253 993 162

BARCELOSPSP .....................................................253 802 570Hospital .........................................253 809 200Bombeiros Voluntários ...253 802 050

BRAGAHospital de Braga ................253 027 000GNR ...................................................253 203 030PSP .....................................................253 200 420Polícia Municipal ..................253 609 740Cruz Vermelha ........................253 208 872Bombeiros Sapadores ......253 264 077Bombeiros Voluntários ...253 200 430Braga Táxis ........................ 253 253 253916 233 602 - 966 233 602 - 936 233 602Ambubraga Ambulâncias ...253 257 257Loja do Cidadão (Informações) .......................... 707 241 107

ESPOSENDEGNR ...................................................253 989 110Hospital .........................................253 965 115Bombeiros Voluntários ...253 969 110

FAFEGNR ...................................................253 490 890Hospital .........................................253 700 300Bombeiros Voluntários ...253 598 111

FAMALICÃOPSP .....................................................252 373 375Hospital .........................................252 300 800Bombeiros Voluntários ...252 301 110

GUIMARÃESPSP .....................................................253 540 660Hospital .........................................253 540 330Bombeiros Voluntários ...253 515 444

PÓVOA DE LANHOSOBombeiros Voluntários ...253 639 240Hospital António Lopes ..253 639 030

TERRAS DE BOUROCentro de Saúde ...................253 350 030GNR ...................................................253 391 137Bombeiros Voluntários ...253 350 110

VIANA DO CASTELOPSP .....................................................258 809 880Hospital .........................................258 802 100Bombeiros Voluntários ...258 730 643

VILA VERDEGNR .................................................. 253 320 100Hospital ........................................253 310 120Bombeiros Voluntários ...253 310 390

VIZELAGNR .................................................. 253 481 261Centro de Saúde .................. 253 589 040Bombeiros Voluntários ...253 489 100

FARMÁCIAS

BRAGA:Nuno Barros - Rua Calçada de Real, nº 4

AMARES: Mercado

BARCELOS: Central

CABECEIRAS DE BASTO: Barros

CALDAS DE VIZELA: Alves

CELORICO DE BASTO: Neves Ferreira

ESPOSENDE: Monteiro

FAFE: Fernandes de Castro

GUIMARÃES: Paula Mar� ns

PÓVOA DE LANHOSO: Matos Vieira

VIEIRA DO MINHO: Mar� ns

VILA NOVA DE FAMALICÃO: Central

VILA VERDE: Medeiros

VIANA DO CASTELO: Moderna

ARCOS DE VALDEVEZ: Fá� ma

CAMINHA: Torres

MONÇÃO: Codeço

PAREDES DE COURA: Ribeiro

PONTE DA BARCA: Popular

PONTE DE LIMA: Dona Teresa

VALENÇA: Jardim

VILA PRAIA DE ÂNCORA: Moderna

PAUSA

R: No fim de semana 8 e 9.

Com o apoio da Porto EditoraCom o apoio da Porto Editora

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

SÁBADO DA SEMANA IXImaculado Coração da Virgem Santa Maria – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. 2 Tim 4, 1-8;Sal 70 (71), 8-9. 14-15ab. 16-17. 22 ou Is 61, 9-11; Sal 1 Sam 2, 1. 4-5. 6-7. 8abcd (apropriada) Lc 2, 41-51 (próprio)

CALENDÁRIO

Page 33: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 33 www.diariodominho.pt

Page 34: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

34 DIÁRIO DO MINHO / Necrologia / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

Envie a sua publicidade [email protected]

Reconhecimentoe agradecimento

Hoje queremos agradecer através deste pequeno gesto, o nosso profundo carinho prestado nos atendimentos, pela competência, na segurança de tomada de decisões, na escolha dos procedimentos, pelas informações claras e precisas para o tratamento do nosso avô JOSÉ MACHADO DA COSTA.

Somos gratas ao grande esforço, dedicação e todo o acompanhamento especial por parte da Dr.ª Aldara Braga (UCSP Terras de Bouro), à nossa querida e amiga Enf.ª Sara Machado (USF Ínfi as), Enf.ª Sílvia Oliveira (Escala Braga), Centro de Saúde Braga III – Extensão Adaúfe e por último a toda a Equipa da Farmácia de Palmeira – Loureiro Basto.

Não temos ouro nem prata para retribuir tudo o que recebemos das vossas mãos, que tão bem cuidaram do nosso avô... a nossa gratidão é grande, o nosso amor é imenso...

"Deus Vos guarde, ilumine e guie todos vocês em cada dia!!"As tuas queridas netas...

Sónia e Cristiana

Participação de missade sétimo dia:

Comunica-se que no dia 9 de Junho às 18 horas será celebrada a missa de sétimo dia pela alma de Dr. Manuel Maria da Cunha e Silva, na Igreja Paroquial de Verim.

D. Teresa da Cunha e Silva, Marido, fi lhos e netos.D. Maria José da Cunha e Silva Vilaverde e Marido.D. Aurora da Cunha e Silva Ramos Pereira, Marido, fi lhas e neta.D. Maria Manuela da Cunha e Silva Melo, Marido e fi lhos.António da Cunha e Silva, Mulher e fi lha.Manuel da Cunha e Silva.Seu Amigo César da Costa Araújo Valença.

Palmeira – BragaAGRADECIMENTO E MISSA DE 7.º DIA

DE

José Machado da CostaSua família profundamente sensibilizada pelas manifestações de pesar

e carinho recebidas aquando do falecimento de seu ente querido, Sr. JOSÉ MACHADO DA COSTA, vem por este único meio, e na impossibilidade de o fazer individualmente, agradecer a todas as pessoas que se dignaram participar nas cerimónias fúnebres do saudoso falecido e ainda a todos aqueles que de outro modo se associaram à sua dor.

Aproveita o ensejo para comunicar que em sufrágio de sua alma será celebrada missa de 7.º dia hoje, sábado, dia 9 de junho, às 19h00, na igreja de Palmeira.

Antecipadamente agradece a todos quantos com a sua presença se dignarem assistir a este ato religioso.

Braga, 9 de junho de 2018Euro Funerária de Gualtar – Tel.: 253 677 670 / 934 440 008 – E-mail: [email protected] – www.eurofuneraria.com

A FAMÍLIA

AGRADECIMENTO E MISSA DE 7.º DIADE

Maria de Lourdes Ferreirada Costa Maia

Sua família, profundamente sensibilizada pelas manifestações de pesar e carinho recebidas aquando do falecimento de seu ente querido, Sr.ª MARIA DE LOURDES FERREIRA DA COSTA MAIA, vem, por este único meio e na impossibilidade de o fazer individualmente, agradecer a todas as pessoas que se dignaram participar nas cerimónias fúnebres da saudosa falecida e ainda a todos aqueles que de outro modo se associaram à sua dor.

Aproveita o ensejo para comunicar que em sufrágio da sua alma será celebrada missa de 7.º dia hoje, sábado, dia 9, às 18h30, na igreja de Santo Adrião, Braga.

Antecipadamente agradece a todos quantos com a sua presença se dignarem assistir a este ato religioso.

Braga, 9 de junho de 2018Euro Funerária de Gualtar – Tel.: 253 677 670 / 934 440 008 – E-mail: [email protected] – www.eurofuneraria.com

A FAMÍLIA

AGRADECIMENTO E MISSA DE 7.º DIADE

Maria Helena Lopes Coelho de AraújoSua família vem, por este único meio, na impossibilidade de o fazer

individualmente, agradecer todas as manifestações de pesar e carinho recebidas aquando do falecimento do seu ente querido, Sr.ª D. MARIA HELENA LOPES COELHO DE ARAÚJO.

Aproveita o ensejo para comunicar que em sufrágio da sua alma será celebrada missa de 7.º dia amanhã, domingo, dia 10, às 12h00, na igreja de São Domingos – Guimarães.

Antecipadamente agradece a todos quantos se dignarem participar neste ato religioso. A FAMÍLIA

Dume – BragaPARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO, MISSA DE 7.º DIA E AGRADECIMENTO

DE

José Luís Peixoto Almeida DiasSua esposa, fi lhas e restante família cumprem o doloroso dever de

participar a todas as pessoas de suas relações e amizade, o falecimento do seu ente querido, Sr. JOSÉ LUÍS PEIXOTO ALMEIDA DIAS, com 59 anos de idade, natural de Rendufe, Amares e residente que foi em Dume, Braga.

O corpo do saudoso falecido encontra-se em câmara-ardente na capela de Nossa Senhora do Rosário, Dume – Braga. O seu funeral realiza-se hoje, sábado, dia 9 de junho, às 16h30, com missa de corpo presente na igreja paroquial de Dume, fi nda a qual irá a sepultar no cemitério local.

Aproveitam o ensejo para comunicar que a missa de 7.º dia, em su-frágio de sua alma, será celebrada terça-feira, dia 12 de junho, às 19h30, na igreja paroquial de Dume, Braga.

Antecipadamente a família se confessa agradecida a todos quantos se dignarem a tomar parte nestes atos religiosos.

Braga, 9 de junho de 2018Funerária Europa – E-mail: [email protected] – Tel.: 253 115 634 / 967 642 069 / 967 642 071 / 934 077 315

A FAMÍLIA

Maximinos – BragaPARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO E MISSA DE 7.º DIA

DE

Alice de Fátima Fong Preto(Licinha) – 1932 / 2018

A família cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento de seu ente querido e informa que o corpo encontrar-se-á em câmara-ardente hoje, a partir das 10h00, na capela mortuária de Maximinos em Braga.

A missa de corpo presente realiza-se hoje, sábado, às 15h00, na igreja paroquial de Maximinos em Braga.

Finda esta o corpo será trasladado para a igreja de Rio de Onor – Bragança, onde amanhã, domingo, será celebrada missa de corpo presente às 18h00.

Após a cerimónia religiosa irá a sepultar no cemitério local em jazigo de família.

A missa de 7.º dia será celebrada na sexta-feira, dia 15, às 19h15, na igreja de Maximinos – Braga.

Antecipadamente agradece a todos quantos participem nestes atos religiosos.Braga, 9 de junho de 2018

Funerária Sto. Adrião de José Dias – Tel.: 969 412 981 / 253 248 625 – Largo do Espadanido, Quinta da Capela – Braga

A FAMÍLIA

Adaúfe – BragaPARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO E MISSA DE 7.º DIA

DE

Maria da Conceição Ferreira LopesSua família cumpre o doloroso dever de participar a todas as

pessoas de suas relações e amizade, o falecimento de seu ente querido, Sr.ª MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA LOPES, de 76 anos de idade, natural e residente que era em Redondo, Adaúfe.

O corpo da saudosa falecida encontrar-se-á em câmara-ardente na capela mortuária de Adaúfe, amanhã, domingo, dia 10. Às 13h00, o seu corpo será trasladado para a igreja paroquial onde será celebrada missa de corpo presente, pelas 16h00, fi nda a qual irá a sepultar no cemitério local, em jazigo de família.

Aproveita o ensejo para comunicar que a missa de 7.º dia em su-frágio de sua alma será celebrada sexta-feira, dia 15, às 19h30, na igreja paroquial de Adaúfe.

Desde já agradece a todos quantos se dignem honrar com a sua pre-sença as cerimónias fúnebres em memória da saudosa falecida.

Braga, 9 de junho de 2018Funerária de Adaúfe – Tel.: 253 675 370 / 919 797 069

A FAMÍLIA

Page 35: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 35 www.diariodominho.pt

MISSA DE 2.º ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTODE

João Ribeiro LopesSua esposa, fi lhos, nora e neto participam a todas as pessoas de

suas relações e amizade que será celebrada missa de 2.º aniversário de falecimento em sufrágio do saudoso falecido hoje, sábado, às 18h30, na igreja de Santo Adrião – Braga.

Desde já agradecem a todos quantos participem neste ato religioso. A FAMÍLIA

Vendido1606 m2 938 m2 815 m2 759 m2

Vendido

VENDE-SELOTES P/ PAVILHÕES

LOCALIZAÇÃO: SETE FONTESPRÓXIMO DO NOVO HOSPITAL DE BRAGA

Contacto 253 215 321

Insp

arede

sCe

ntro d

e Ins

pecç

ões

IMOBRAGA IMOBILIÁRIA

RECRUTACOMERCIAIS

Enviar curriculum:[email protected]

Agendar entrevista: 915 592 732

VENDO T3NA ZONA DO PACHANCHO Uma suite, ar condicionado,

lareira c/ recuperador, garagem fechada p/ 1 carro.

185.000 €967 066 522

VENDO ANDARMORADIA FERREIROS

T3 (gaveto com garagem individual).

Preço: 85.000 €Tel. 929 442 592

COMPRO!!!Imóveis, Automóveis,

Ouro/Prata,Antiguidades…

Tel.: 967 200 625E-mail:

[email protected]

COMPROIMÓVEIS

Mesmo c/ penhorasou hipotecas.914 907 417

960 050 509 Rua dos Barbosas, 44715-267 Braga

T2/T3 novos ................................. a partir de 165.000 €T3 S. Lázaro remodelado .............................. 75.000 €T3 Maximinos ................................................. 110.000 €T3 Ponte Pedrinha, c/ 3 garagens............... 110.000 €T3 Ferreiros, último piso, terraço 140m2 ... 160.000 €T3 Pachancho ................................................ 185.000 €T4 Lamaçães, novo, gar. 3 carros .............. 245.000 €Moradia T4 banda, Dume ............................. 220.000 €Moradia gav. T3, gar. e armazém, Lomar ... 249.000 €Moradia banda T3 nova, Lamaçães ........... 235.000 €Lote individual, Tenões, 834 m2 .................. 265.000 €Lote p/ pavilhão indust., Braga, 1855 m2 ... 220.000 €Lote industrial Monsul................. a partir de 24.000 €

PRÉDIO NO CENTRONovo, T4, cozinha

equipada, pré-ar cond., aspiração central, varanda,

garagem p/ 2 carros.Tel. 932 846 731

Telf.: 253 273 039966 178 499 | 912 320 250

[email protected]

Largo Espadanido 4A 4710-214 Braga (Quinta da Capela)

www.standcardoso.com

ALFA ROMEO GIULETTA 1.6 JTD M 2013 AC, GPS, FCC, DA, ABS, VE, EST PELE, IMPECÁVEL 13.250 €BMW 330D CABRIO 10/2007 NACIONAL, PACK M, CX. 6 VEL, PM, BANCOS PELE, LIV REV. 21.900 €BMW 318D TOURING 2010 NACION., LIVRO REVISÕES, GPS PROFISSIONAL, 1 REGISTO 16.500 €FIAT BRAVO MULTI-JET 16V 2008 VERSÃO DYNAMIC, ACA, JE, ABS, PM, AL, NAC., LB DE REV. 7.950 €FIAT DOBLO MULTI-JET 2006 COM IVA DEDUTÍVEL, VE, FC, DUAL-DA, RCD 3.250 €FIAT PANDA 1.1 2005 NACIONAL, AC, RCD, PM, DUAL-DA, ABS, VE, FCC, IMP 3.600 €FIAT PANDA 1.1I 4X4 1993 PRÉ-CLÁSSICO, DUPLO TETO, PM, ORIGINAL, IMPECÁVEL 3.750 €FIAT PUNTO HLX 1999 VE, FC, RC, DUAL-DA, 5 PORTAS, JE 1.590 €FORD EXPLORER 4.0I 1997 AC, EP ELTRC, TAE, PM, JE, CX AUT, VE, 4X4, LIV DE REVISÕES 4.250 €LANCIA MUSA 1.3 16V M.JET. 2005 VERSÃO ORO, NACIONAL, DUPLO TETO, PM, ABS, AL 5.500 €LAND ROVER DISCOVERY 300TDI 1995 AC, DA, AL, FCC, ORIGINAL E ESTIMADO, 3 PORTAS 5.600 €LAND ROVER FREELANDER 2.0 DI 1999 AC, 5 PORTAS, JE, AL, DA, FCC, PM, RC, BARRAS, ABS 3.590 €MERCEDES CLK KOMPRESSOR 1999 VIATURA NACIONAL, COM KIT GPL, PM, ALARME 7.000 €MERCEDES B180 CDI 2007 NACIONAL, IUC ANTIGO, CX 6 VEL., LIVRO REV., IMPECÁVEL 11.900 €OPEL CORSA 1.7 DI VAN 2002 DA, FCC, IMOBI, PM, RC, DEDUZ IVA 2.590 €TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 2010 NACIONAL, 5 PORTAS, AC, ALARME, LIVRO REV., CX 6 VEL., 8.500 €VW BEETLE 2.0 I. 1999 VE, NACIONAL, DA, JE, ALARME, IMOB., PM, RCD, 2 REG., AC 3.600 €

1 ano de garantia +++ veículos em stock «oferta do registo»

COMPROAPARTAMENTOS

PARA VENDA EM BRAGA(Pago a pronto, só particulares)

966 069 622

COMPROIMÓVEIS

NA ZONA DE BRAGA961 500 272

DINHEIRO JÁ €€€Créditos Bancários e Investimentos

INVESTIMENTOS NA HORA SOBRE: Imóveis, Automóveis, Ouro, Prata e Obras de Arte.Penhorista: Ouro, Prata.

Tenha dinheiro na hora pelos seus bens.STATUSMONEY: Rua dos Barbosas n.º 27 – Braga

Ligue já: 967 200 625 ou 253 615 311 – [email protected]

STATUSMONEY… Porque dinheiro não é problema… É a solução.

VENDOTERRENO

NOGUEIRACOMERCIAL//INDUSTRIAL

Estrada:Braga – Guimarães

Tel. 968 015 522

RESTAURANTEEM BRAGA

ADMITE CHURRASQUEIRO C/ OU S/ EXPERIÊNCIA

Tel. 967 832 598

EMPRESA DE SERRAÇÃOADMITE (M/F)

TÉCNICONÃO ESPECIALIZADOZona de Martim (Barcelos/Braga).

Tel: 968 120 699

98a servir a região

anos

Page 36: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

36 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

Com 4.900 m2. Moradia V2, c/ projeto aprovado p/ reconstrução, água nascente, poço, árvores de fruto,terreno plano frente à estrada nacional e c/ vistas magnífi cas p/ o rio. Excelente oportunidade!

Com boa exposição solare pré-projeto aprovado para construção de moradia em banda.

C/ 610 m2, licença para construçãode moradia individual, poço, topologia planae bons acessos. Excelente localização!

Excelente negócio. Em excelente estado de conservação,c/ boas áreas, elevador, garagem fechada, em zona habitacional a 2 min. do centro.

Com excelentes áreas, elevador,garagem fechadae ótima exposição solar.

Terreno plano c/ 2.872 m2, poço, tanque, anexo e árvores de fruto.Marque a sua visita!

C/ cozinha remodelada ao estilo americano,2 frentes, vistas desafogadas, exc. exp. solar, arrumos no sótão, gar. indiv., a 2 min. do centro.

Completamente equipada p/ restauração,c/ 3 frentes e garagem, junto ao Centro de Saúdede Infi as. Encontra-se arrendado,excelente oportunidade de investimento! C.E.: (B-).

TERRENO ESCUDEIROS QUINTA C/ 3.580 M2, GERÊS EXCELENTE LOTE TERRENO EM S. PEDRO D’ESTE TERRENO S. MAMEDE D’ESTE

MORADIA T3 FERREIROS T2 EM CALDELAS ENCANTADORA MORADIA RÚSTICA EM CRESPOST3 EM LOMAR

T2 EM REAL LOJA EM S. VICENTE

75.000 € ID Imóvel 124391011-38 165.000 € ID Imóvel 124391013-37 46.500 € ID Imóvel 124391010-59 69.000 € ID Imóvel 124391014-17

70.000 € ID Imóvel 124391001-788 74.500 € ID Imóvel 124391008-52 65.000 € ID Imóvel 124391008-54 110.000 € ID Imóvel 124391014-44

55.000 € ID Imóvel 124391008-58 149.900 € ID Imóvel 124391005-314

Page 37: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 37 www.diariodominho.pt

Boas Áreas, Terraço c/ Churrasqueira, Garagem para 1/2 Carros. Oportunidade!

APARTAMENTOS T3 NOVOS – CENTRO

Desde 155.000 € Ref. 5440

Boas Áreas, Aq. e Asp. Central, Gar. Indiv., Suite, Soalho Pregado. Fantástico!

APARTAMENTO T3 – MAXIMINOS

159.000 € Ref. 5554

Lugar de Garagem, Varanda, Lareira,Elevador, Suite. Próximo do E’Leclerc!

APARTAMENTO T3 – FERREIROS

78.500 € Ref. 5548

Lote c/ aprox. 387 m2, Jardim, Churrasqueira. Excelente Qualidade… Marque Visita!

MORADIA GAVETO T4 NOVA – BRAGA

235.000 € Ref. 5519

Stand 1: Av. das Barreiras, n.º 288 / Tamel S. Veríssimo / Barcelos Stand 2: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro / VF S. Pedro / Barcelos Telef. 253 826 181 Fax. 253 826 182 Mov. 932 748 421www.gilcar.pt

Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão AnoGASOLINA

BMW MOTO R 1200 GS 2016BMW MOTO R 1200 GSA 2016CITROEN C 1 1.0 5P AUTOM 2010DACIA SANDERO 1.0 TCE 5P 2013FIAT BRAVO 1.4T-JET 16V SPORT 2008FIAT 500 1.2 2015FIAT PUNTO EVO 1.4 SP 5P 2010FORD KA 1.2 TITTANIO 2009FORD FIESTA 1.25 5P 2012FORD FOCUS 1.0 125CV TITTANIO 2016FORD FOCUS SW 1.4 SPORT 2009HONDA CIVIC 1.4 5P 2003MINI ONE 1.4 95CV 2007NISSAN JUKE 1.6 117CV 2012NISSAN MICRA 1.2 5P 2015NISSAN PIXO 1.0 5P 2012OPEL ZAFIRA 1.6 7LUG 2005OPEL ASTRA 1.4 16V 5P COSMO 2005POLARIS HAWKEYE 300 4X2 2010PEUGEOT 107 5P 2012PEUGEOT 308 1.6 5P 150CV 2008RENAULT CAPTUR 1.0 TCE 100CV C\GPS 2016RENAULT CLIO 1.2 SW+GPS 2010RENAULT CLIO 1.2 16V 2008SEAT IBIZA 1.2 5P 2014TOYOTA AURIS 1.3 VVTI 2010TOYOTA YARIS 1.0 VVTI 2006VOLKSWAGEN GOLF V SW 1.4I 2009

VOLKSWAGEN GOLF V 1.4I 5P 2008

DIESEIS DE 5,7 LUGARES ALFA ROMEO MITO 1.3 JTD +GPS 2015ALFA ROMEO MITO 1.3 JTS 2010ALFA ROMEO MITO 1.6 JTD 120CV 2009AUDI A5 TDI SPORTB 150CV 2014AUDI A4 TDI SPORT 136CV SW 2010AUDI A4 TDI 130CV 2002AUDI A3 TDI 105CV 3P 2014BMW 320D SW AUT+GPS 2014BMW 320D SW+GPS+TA+FX 2010BMW 318D SPORT-LINE+GPS+CXA 2015BMW 316D SW+GPS 2013BMW 116D SPORT+GPS 2015CITROEN C5 HDI SW VTR+GPS 2013CITROEN C5 HDI VTR+GPS 2011CITROEN C4 1.6 HDI 2016CITROEN C4 1.6HDI 115CV EXCLUZ CXA 2012CITROEN CACTUS 1.6 HDI +GPS+CMT 2015CITROEN DS 5 HDI 1.6+GPS+CXAUT 2015CITROEN DS 3 HDI 1.6+GPS 2013CITROEN C2 1.4HDI+CXAUT 2004DODGE CALIBER 2.0 CRD 2007FIAT BRAVO 1.6 M-JET 2009FIAT 500L M-JET 2015FORD S-MAX TDCI TITTANIO 2.0 150CV 2016FORD C-MAX TDCI TITTANIO 1.6 2008FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2014FORD FOCUS TDCI TRENDE 5P 95CV 2011

FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2008FORD FIESTA TDCI 1.4 2010LAND ROVER EVOQUE 2.0D 150CV 2016MAZDA M-3 1.6D 115CV 2011MAZDA M-3 1.6D 115CV 2009MERCEDES E COUPE 250CDI 2009MERCEDES C COUPE 250CDI AMG 9-G 2016MERCEDES C 200D AVANTGARD+GPS SW 2015MERCEDES C 220CDI AVANTGARD+GPS+CXA 2008MERCEDES A 180D AMG+CXA+GPS 2016MERCEDES A 160CDI+GPS+CMT+CXA 2016MERCEDES B 180D+GPS+CMT 2015MINI ONE D 2014MINI COOPER D 2008NISSAN TIIDA DCI 105CV 2008NISSAN QASHQAI DCI 110CV 2014NISSAN QASHQAI DCI 1.5 110CV 2007OPEL HINSIGNIA 2.0 CDTI COSMO 2014OPEL VECTRA SW 1.9 CDTI 120CV 2007OPEL ASTRA CDTI 125 CV 2010OPEL ASTRA SW CDTI 125CV +GPS+TA 2011OPEL ASTRA SW 1.7 CDTI 125CV 2008OPEL ASTRA GTC 1.7 125CV 2008OPEL ASTRA GTC 90CV 2006OPEL CORSA CDTI 5P COSMO 2006PEUGEOT 508 SW HDI 115CV 2014PEUGEOT 3008 HDI 120CV+GPS+CXA+CMT 2015PEUGEOT 308 SW HDI 120CV 2015RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2014RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2013

RENAULT MEGANE DCI COUPE 2010RENAULT MEGANE DCI DYNAMI 2005RENAULT CLIO DCI +GPS 2015RENAULT CLIO SW DCI 90CV+GPS 2014SEAT ALHAMBRA 1.9 TDI 2010SEAT IBIZA ST 1.6 TDI 2013VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CMT 2015VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CXAUT+CMT 2014VOLVO XC 60 2.0 D4 180CV+CXA+GPS 2015VOLVO XC 60 2.0 D3 150CV+GPS 2015VOLKSWAGEN TIGUAN 2.0TDI SPORT 4MOTION 2007VOLKSWAGEN PASSAT 2.0 TDI 140CV+GPS+CXAU 2013VOLKSWAGEN GOLF VII TDI 1.6 5P 2015VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 2.0 3P 2010VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 1.6 DSG 5P 2010VOLKSWAGEN GOLF V TDI 1.9 5P 2004TOYOTA AURIS D-4D 1.4 90CV 2008TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 90CV+GPS+CMT 2015

ELECTRICOSBMW I3 2015NISSAN LEAF 2015TESLA MODEL S 75 2016TESLA MODEL S 90D 2016TESLA MODEL S 100D 2018

COMERCIAIS E FURGOES DE 3,7,9 LUGARESCITROEN BERLINGO HDI 90CV+GPS 2015MERCEDES SPRINTER 316 2015OPEL ASTRA GTC VAN 90CV 2006OPEL VIVARO CDTI 120CV 9LUG+GPS 2015

Page 38: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

38 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / SÁBADO / 09.06.18www.diariodominho.pt

TRESPASSE CAFÉ Celeirós .............. 50.000 €

TEMOS TAMBÉM EM MERELIM, FERREIROS E LOMAR

DESDE 172.000€ (pronta)

T3

T4DESDE 172.000 € (venda direta)NovasÚLTIMAS MORADIAS

Construímos com qualidade há mais de 30 anosTEL. 253 254 081 | TLM. 918 022 389

Rua do Taxa – S. Victor - Braga AMI: 7630

ANDAR MORADIAT2S. JOSÉS. LÁZAROLogradouro; Zona de Arrumos;Ideal p/remodelar!Ref. 013-3003

TRESPASSECAFÉ/SNACK BAR MAXIMINOSMobiladoe Equipado! Junto a Escolas e Serviços.Ref. 013-2892

MORADIA T6(GEMINADA) – GUALTARC/rentabilidade Constituída por Cave +R/Chão + Andar + Sótão ha-bitável. Vistas Agradáveis so-bre a Cidade, junto ao Novo Hospital e Universidade!Ref. 013-2945

18.000 €

49.000 €

185.000 €

aosmelhores preçosdo mercado

consulte-nos

PRÉ-IMPRESSÃO IMPRESSÃO ACABAMENTOESPECIALISTAS

JORNAIS LIVROS Trabalhamos com as principais editoras

REVISTAS CATÁLOGOS Design e produção completa

PRÉ-IMPRESSÃO IMPRESSÃOO CABAMENTOAC

Page 39: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

09.06.18 / SÁBADO / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 39 www.diariodominho.pt

Praça do Condestável nº156 Loja 16 r/c (Edi� cio Eiff el)

Maximinos - BragaTe l . 253 041 727

[email protected]/braga

AMI 10748

Ref.: 724€ 94.500

Com suite, cozinha mobilada e equipada, aquecimento central,

vidros duplos e lugar de garagem.

Situado em prédio com elevador, em zona

residencial tranquila.

APARTAMENTO T2 EM REAL

R. MONSENHOR FERREIRA, 195 4710-407 S. VICTOR BRAGA – FRENTE AO CENTRO IBÉRICO DE NANOTECNOLOGIA

AM

I: 8

39

8

253 270 019 – 931 493 509WWW.MEDIVANTAGEM.COM

[email protected]

2810/A6

BRAGA

Moradia para restauro junto ao Sameiro, em zona altae c/ vistas fabulosas sobre o vale. Excelente exposição solar,

próxima dos transportes públicos e escolas. CE: NC

2709/J6

TERRAS DE BOURO

Casa para restauro na serra do Gerês,inserida em terreno com cerca de 900 m2

e com excelente exposição solar. Zona paradisíaca. CE: NC

2412/S6

VILA VERDE

Terreno agrícola bem situado, com água, boa exposição solar, bons acessos.

Excelente para projetos agrícolas.

o, em zona altae exposição solar

€ 75.000 € 130.000boa exposição solar, € 12.5002625/N6

BRAGA

Excelente moradia com 8 quartos suite, piscina interior e exterior, garagem para 15 carros, lago e jardim envolvente.

CE: D

Gerês,e 900 m2

€ 35.000na interior e exterior,

m envolventem envolvente

PREÇO SOB CONSULTA

Page 40: Famalicão na vanguarda das boas práticas - diariodominho.pt · ENTREVISTA P.03-06. 02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 09.06.18 ... bretudo a minha oração de louvor pelo dom que o

Diá

rio

do

Min

ho

.......................................................................................................................................................

19 1810 11

BRAGA VIANA DO CASTELO

CHUVISCOSCHUVISCOSAGUACEIROS.

VENTO FRACO DE SUDOESTE/OESTE.

SÁBADO 09.JUNHO.2018

Assinaturas DMO Diário do Minho publica, diariamente, a edição impressa e digital do jornal.Qualquer uma delas requer uma assinatura independente.Faça a(s) sua(s) assinatura(s) através do nosso endereço eletrónico ou pelo telefone.Fique informado do que é, realmente, importante.

Inquérito DM online

AGUACEIROS.VENTO FRACO DE SUDOESTE/OESTE.

Todas as semanas uma pergunta diferente.

Concorda com os protestosdos professores em relaçãoà contagem do tempo de serviço?

5 5Estas informações não dispensam a consulta da lista oficial.

EUROMILHÕES + 8 19 32 43 46 2 8 M1LHÃO 2 2 0F 4 2

Nove freguesias de Vianacontra fecho da CGD

O s representantes de nove freguesias de Viana do Castelo ga-rantiram ontem que

"tudo” irão fazer para evi-tar o encerramento, no fi-nal do mês, do balcão de Darque da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que ser-ve 30 mil habitantes.

«Estamos conscientes da grande utilidade da Agência da Caixa Geral de Depósitos e, por isso, tudo faremos para evitar o anunciado encerramen-to, contando para tal com o apoio de todos», afir-mou, em conferência de imprensa, o presidente da Comissão Administrativa

da Freguesia de Darque, Fernando Garcês.

Falando também em nome das restantes jun-tas representadas no en-contro com os jornalistas, Fernando Garcês adian-tou que «todas as fregue-sias da margem esquerda do rio Lima combaterão energicamente esta medi-da do conselho de admi-nistração da CGD».

«O encerramento des-ta agência, a confirmar-se, acontecerá em contraciclo com o desenvolvimento da Vila de Darque e de to-da a margem esquerda do Lima», sustentou.

A agência Lusa con-

tactou a CGD, que não respondeu ao pedido de esclarecimento.

Fernando Garcês refor-çou que a «finalidade e a função do Estado é criar as condições para a vida em sociedade e regulá-las para o bem comum, sen-do entendido este como conjunto de todas as con-dições que possibilitem e favoreçam o desenvolvi-mento integral da perso-nalidade humana».

Sublinhou que a vila de Darque «era servida por cinco agências bancárias e que, a confirmar-se o encerramento do balcão da CGD, inaugurado em

1989, restará apenas um banco».

«Só se percebe a in-tenção de fechar se pen-sarmos que alguém em Lisboa olhou apenas pa-ra a situação geográfica, não reparando num rio a meio, num vasto núme-ro de freguesias na sua envolvente, ignorando a onda de reabilitação e de requalificação urbana que se está a fazer, ignorando o crescimento comercial», disse, adiantando que «já na próxima semana, ou-tro balcão mas do Mil-lennium BCP vai fechar portas».

Redação/Lusa

José Maria Costa lidera Assembleia-Geral da Águas do Norte

VIANA O socialista José Maria Costa, que preside à Câmara de Viana do Cas-telo e lidera a Comunida-de Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), foi ontem eleito presiden-te da Assembleia-Geral da Águas do Norte, informou aquela autarquia.

Em comunicado, a Câ-mara da capital do Alto Mi-nho adiantou que José Ma-ria Costa «foi eleito numa Assembleia-Geral especial que teve início no dia 22 de maio e continuou on-tem, para eleição dos no-vos corpos sociais do gru-po Águas de Portugal».

P

PJ deteve homem que agrediu uma mulher com um cajado

Maria José Fernandes eleita Vice-Presidente do CCISP

CABECEIRAS A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve um homem de 51 anos por alegada agres-são a uma mulher com uma calha metálica e um cajado, em Cabeceiras de Basto, na sequência de de-sentendimentos sobre ter-renos de pastagem.

Em comunicado, a PJ acrescenta que os factos aconteceram em 29 de maio, na via pública, ten-do a vítima, de 48 anos, sofrido lesões na cabeça e braços. A mulher teve ne-cessidade de ser transpor-tada ao hospital, para re-ceber cuidados médicos.

BARCELOS A presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Maria José Fernandes, foi eleita Vice-Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

A eleição da Vice-Pre-sidente do CCISP, decor-reu terça-feira, tendo Ma-ria José Fernandes sido eleita para o cargo por unanimidade.

O CCISP é o órgão de representação conjunta dos estabelecimentos pú-blicos de ensino superior politécnico. Atualmen-te, integram o CCISP to-dos os institutos superio-res politécnicos públicos,

através do seu presiden-te, bem como as escolas superiores não integra-das, igualmente, através

do seu presidente.Maria José Fernandes,

assume assim o cargo de Vice-Presidente do CCISP, ao lado de Pedro Domin-guinhos, Presidente do CCISP.

W

PROPRIEDADE, EDIÇÃO E PRODUÇÃO: Empresa do Diário do Minho, Lda. - Seminário Conciliar, 75%; Diocese de Braga, 25%; Rua de Santa Margarida, 4-A - 4710-306 Braga - Contribuinte n.º 504 443 135 - Telef. Geral: 253 609 460– Telef. Assinaturas: 253 609 463 – Telef. Publicidade: 253 609 462 Redação: 253 609 467; Fax: 253 609 469; 253 609 465 (Departamento Comercial) - E-mail: [email protected]; [email protected];[email protected] – site: www.diariodominho.pt. Gerência: Fernando Teixeira A. Monteiro, Manuel Azevedo de Oliveira. Diretor-Geral: Luís Carlos Fonseca. Diretor Financeiro: Pedro Botelho. Diretor: Damião A. Gonçalves Pereira (C. P. 2751),[email protected];[email protected]; Chefe Redação: Luísa Teresa Ribeiro (C. P. 3851), [email protected]; [email protected]; Coord. Desporto: José Eduardo (C. P. 2752), [email protected];Redação: Ana Marques Pinheiro (C. P. 10613), Ana Rita Cunha (C. P. 9242), Carla Esteves (C. P. 5640), Francisco de Assis (C. P. 4587), Joaquim Martins Fernandes (C. P. 8472), Jorge Oliveira (C. P. 2753), José Carlos Ferreira (C. P. 3522), José Costa Lima (C. P. 9219), Luís Filipe Silva (C. P. 5772), Pedro Vieira da Silva (C. P. 4155), Rui de Lemos (C. P. 7747), Avelino Lima (fotógrafo, C. P. 3060); Secretárias da Redação: Clementina Silva, Helena Areosa; Colaboradores:Ana Pereira, Artur Soares, António Pedras, A. Sílvio Couto, Artur Gonçalves Fernandes, Carlos Nuno Vaz, Carlos Dias, Carlos Mangas, Cruz Pontes, Dário Pedroso, Dinis Salgado, Eduardo Tomás Alves, Fernando Parente, J. M. Gonçalves de Oliveira, Luís Covas, Paulo Fafe, Ricardo Rio, Silva Araújo. Agências noticiosas: Lusa, Zenit, Ecclesia. Depósito Legal: n.o 1688/83. Registo de Imprensa: n.o 100 308. Tiragem deste número: 8.500 ex. Impressão: Empresa do Diário do Minho, Lda. Telefone 253 303 170. Distribuição: Vasp e Vasp Premium. Estatuto Editorial: https://diariodominho.pt/estatuto-editorial

5 53 4 4F 4 7QW 5 52 7 1F 8 6TW 5 53 1 7J 7 5JW 5 51 9 2F 9 8WW