coliseu reabre as portas -...

8
Coliseu r Coliseu r Coliseu r Coliseu r Coliseu r eabr eabr eabr eabr eabr e as por e as por e as por e as por e as por tas tas tas tas tas Ano 1 • Nº 4• Abril de 2014 Fotos:Isabela Carrari/PMS Passado glorioso A história do Teatro Coliseu começou em 1897, com a inauguração de um ginásio de madeira, com velódromo, arquibancada e botequim. A construção de madeira sediava manifestações políticas e culturais. Em 1909, foi substituído por um teatro com 1.500 lugares e acústica considerada perfeita. 15 anos mais tarde, em 1924, o teatro foi reinaugurado com a configuração atual e 2.300 lugares. A decoração passou a destacar, no salão nobre, a arte do italiano Adolfo Fonzari, iluminada por 39 lustres. Em forma de ferradura, a plateia permite a observação de todos os detalhes das cenas e o fosso da orquestra passou a comportar 100 profissionais. Nos tempos áureos, o Coliseu chegou a ser considerado como uma "maravilha da arte arquitetônica" e recebeu grandes nomes da dramaturgia, entre eles Dercy Gonçalves, Paulo Autran, Cacilda Becker, Carmem Miranda, Heitor Villa- Lobos e Bidu Sayão. Mas no início da década de 70, o teatro começou a perder a grandeza, com a demolição de uma parte de sua estrutura, camarins e oficinas. Deste período em diante, a história de glórias parecia fadada a permanecer apenas na memória dos santistas. Reabertura em grande estilo Após uma reforma que durou quase 20 anos, o Coliseu foi entregue à população em 2006. Mais moderno, o teatro passou a contar com sistema de refrigeração, camarins, lugares para portadores de necessidades especiais e elevadores. Neste retorno triunfal, grandes espetáculos nacionais e internacionais voltaram a entrar em cartaz, como o Ballet de Saint Petesburgo, da Rússia, a Orquestra de Saltzburgo, o Festival Internacional de Mágica, o Circo Nacional da China, e Kataklo Ballet Italiano. Fotos: Leandro Amaral Uma história cheia de altos e baixos. Assim é a trajetória do Teatro Coliseu. Reinaugurações, reformas, grandes espetáculos, sucesso de público, tombamento, abandono, ressurgimento e irregularidades no quesito segurança fazem parte desses quase 120 anos de existência do maior teatro santista. Após um ano de fechamento para reparos, o Coliseu reabriu ao grande público em março, com apresentações especiais da Orquestra Sinfônica de Santos, Coral Municipal e a Escola de Movimento Laboratório de Investigação e Pesquisa Corporal, de dança contemporânea. Melhorias na segurança Novamente, em 2013, o majestoso teatro foi fechado por problemas relacionados à segurança, após fiscalização do Corpo de Bombeiros. Com investimento de R$ 2 milhões em mão-de-obra e equipamentos e com custo zero para a Prefeitura, o espaço teve parte dos telhados da plateia e do palco trocados, sistema elétrico recuperado, entre outras reformas. Pela primeira vez em toda a sua história, o equipamento conta com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Upload: doananh

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Coliseu reabre as portas - grupomacuco.com.brgrupomacuco.com.br/noticias/wp-content/themes/macuco/arquivos/... · ta para ventilação nos dias quen-tes e ensolarados, podendo tam-bém

Coliseu rColiseu rColiseu rColiseu rColiseu reabreabreabreabreabre as pore as pore as pore as pore as portastastastastasAno 1 • Nº 4• Abril de 2014

Fotos:Isabela Carrari/PMS

Passado gloriosoA história do Teatro Coliseu

começou em 1897, com ainauguração de um ginásio demadeira, com velódromo,arquibancada e botequim. Aconstrução de madeirasediava manifestaçõespolíticas e culturais. Em 1909,foi substituído por um teatrocom 1.500 lugares e acústicaconsiderada perfeita.

15 anos mais tarde, em1924, o teatro foireinaugurado com aconfiguração atual e 2.300lugares. A decoração passou adestacar, no salão nobre, aarte do italiano AdolfoFonzari, iluminada por 39lustres. Em forma deferradura, a plateia permite aobservação de todos osdetalhes das cenas e o fossoda orquestra passou acomportar 100 profissionais.

Nos tempos áureos, oColiseu chegou a serconsiderado como uma"maravilha da artearquitetônica" e recebeugrandes nomes dadramaturgia, entre eles DercyGonçalves, Paulo Autran,

Cacilda Becker, CarmemMiranda, Heitor Villa- Lobos eBidu Sayão.

Mas no início da década de70, o teatro começou a perdera grandeza, com a demoliçãode uma parte de sua estrutura,camarins e oficinas. Desteperíodo em diante, a históriade glórias parecia fadada apermanecer apenas namemória dos santistas.

Reabertura emgrande estiloApós uma reforma que

durou quase 20 anos, o Coliseufoi entregue à população em2006. Mais moderno, o teatropassou a contar com sistemade refrigeração, camarins,lugares para portadores denecessidades especiais eelevadores. Neste retornotriunfal, grandes espetáculosnacionais e internacionaisvoltaram a entrar em cartaz,como o Ballet de SaintPetesburgo, da Rússia, aOrquestra de Saltzburgo, oFestival Internacional deMágica, o Circo Nacional daChina, e Kataklo BalletItaliano.

Fotos: Leandro Amaral

Uma história cheia de altos e baixos. Assim é a trajetóriado Teatro Coliseu. Reinaugurações, reformas, grandesespetáculos, sucesso de público, tombamento, abandono,ressurgimento e irregularidades no quesito segurançafazem parte desses quase 120 anos de existência domaior teatro santista. Após um ano de fechamento parareparos, o Coliseu reabriu ao grande público em março,com apresentações especiais da Orquestra Sinfônica deSantos, Coral Municipal e a Escola de MovimentoLaboratório de Investigação e Pesquisa Corporal, dedança contemporânea.

Melhorias na segurançaNovamente, em 2013, o

majestoso teatro foi fechadopor problemas relacionados àsegurança, após fiscalizaçãodo Corpo de Bombeiros. Cominvestimento de R$ 2 milhõesem mão-de-obra eequipamentos e com custozero para a Prefeitura, oespaço teve parte dos telhadosda plateia e do palcotrocados, sistema elétricorecuperado, entre outrasreformas. Pela primeira vez emtoda a sua história, oequipamento conta com o Autode Vistoria do Corpo deBombeiros (AVCB).

Page 2: Coliseu reabre as portas - grupomacuco.com.brgrupomacuco.com.br/noticias/wp-content/themes/macuco/arquivos/... · ta para ventilação nos dias quen-tes e ensolarados, podendo tam-bém

NEWSNEWSNEWSNEWSNEWSmacucomacucomacucomacucomacuco 22222

PÁSCOA

Abril de 2014

EXPEDIENTEO jornal Macuco News é uma publicação customizada com distribuição 100% gratuita,produzido por B & B de Santos Editora Ltda EPP (Rua Timbiras, 16 - Gonzaga - Santos)Jornalista Responsável: Marco Santana (Mtb. 25.566) • Contato: [email protected]

Este jornal está devidamente registrado em conformidade com a Lei Federal nº 5.250/1967 ea Lei Federal nº 6.015/73, sendo assim, perfeitamente legal e autorizada sua distribuição.Registrado sob a prenotação nº 60.551 no Registro Civil de Pessoa Jurídica de Santos/SP.

Constituição Federal, art. 5º, IX e art. 220, §6º, art. 5º (......) IX “É livre a expressão da

Impressão: • Tiragem: 100.000 exemplares

atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura oulicença"art.220. “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma,processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição.§6º - "A publicação de veículo impresso de comunicação independe de licença de autoridade".

Prenotado sob o n. 60551 em 18/02/2014, registrado e microfilmado hoje, sob o n. 11 do Registro Civildas Pessoas jurídicas de Santos/SP. anotado a margem do lançamento n. do livro protocolo.

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, aopinião e o ponto de vista dos editores e/ou da Macuco, podendo até mesmo serem contrários.

TEMPO PARARENOVAR A FÉPáscoa é uma festividade mui-

to importante para a religião cris-tã. O termo significa passagem etem origem na palavra hebraica"Pessach". Durante os 40 dias queantecedem a Semana Santa e aPáscoa (período conhecido comoQuaresma), os cristãos se dedi-cam à penitência para lembraros 40 dias passados por Jesus nodeserto. A Sexta-feira Santa é odia em que os cristãos celebramsua morte na cruz. O Domingo dePáscoa celebra a Ressurreição deJesus e sua primeira apariçãopara os discípulos.

Ovo de PáscoaPor representar o nascimen-

to e a vida, presentear com ovosera um costume antigo entre ospovos do Mediterrâneo, que pas-sou a ser seguido durante as fes-tas cristãs. O ovo fabricado comchocolate virou uma tradição depresente no Domingo de Páscoa.

Coelho de PáscoaO coelho representa a espe-

rança de vida na Ressurreiçãode Jesus Cristo. Vários povos daantiguidade já consideravam ocoelho como símbolo da fertili-dade, pois, com a chegada daPrimavera, eram os primeirosanimais a saírem das tocas.

Fotos: Divulgação

Page 3: Coliseu reabre as portas - grupomacuco.com.brgrupomacuco.com.br/noticias/wp-content/themes/macuco/arquivos/... · ta para ventilação nos dias quen-tes e ensolarados, podendo tam-bém

NEWSNEWSNEWSNEWSNEWSmacucomacucomacucomacucomacuco 33333

ESTILO

Quem escolhe um imóvel comsacada já pensa em criar umcanto de lazer, a salvo do vento edo barulho, tornando o ambien-te ainda mais agradável. O envi-draçamento de sacadas é a al-ternativa ideal para quem queresse cantinho seguro e confor-tável, com total visibilidade eluminosidade. Versátil, o siste-ma se adapta a qualquer ambi-ente e necessidade, com designque permite a abertura comple-ta para ventilação nos dias quen-tes e ensolarados, podendo tam-bém ser fechado de maneira rá-pida e prática para evitar a chu-va, poluição e ventanias.

De acordo com o engenheiroCarlos Alberto Pizzoli, proprie-tário da Trix Glass, ao decidirpelo fechamento da varanda ousacada de seu imóvel, o consu-midor deve escolher uma empre-sa qualificada para a criaçãodo projeto, que deve ser perso-nalizado para cada ambiente.

A Associação Brasileira deNormas Técnicas (ABNT) determi-na que todos os projetos preci-sam ser assinados por um ar-quiteto ou engenheiro. Daí a im-portância de uma empresa cer-tificada para executar o serviço.

É possível escolher entre doistipos de vidros: laminado e tem-perado. Segundo Pizzoli, o vidrolaminado é mais eficaz em setratando de segurança porqueé composto por duas placas devidro, unidas por uma ou maiscamadas intermediárias de PVB(polivinil butiral), sendo maisresistente a impactos. Ao serquebrado, ele apenas trinca,sem soltar pedaços. Este mate-rial é indicado, principalmen-te, para quem mora em cima deuma área de lazer para crian-ças, por exemplo.

O vidro laminado é o maiscomum e aguenta até 400km/hde vento. Porém, ao ser quebra-do, ele se estilhaça, gerando

fragmentos. Em muitos casos,no uso deste tipo de vidro, umapelícula de segurança deve serinstalada para garantir que, sequebrado, não seja estilhaçado.Apesar disso, o vidro tempera-do chega a ser até 25% mais ba-rato do que o laminado, casoeste material seja fabricado noPaís.

O tempo de entrega pode serum diferencial na hora de con-tratar o serviço. "O ideal é que,entre avaliação do ambiente,confecção do projeto e instala-ção, decorram cerca de 45 diasúteis" sugere Carlos Pizzoli.

Custos e garantiaNa hora de contratar o servi-

ço de uma empresa, é importan-te que o cliente verifique se elaoferece atendimento pós-vendae garantia, que costuma ser dedois anos. Nela são reparadositens como roldanas, fios denylon e carretéis.

Como cada projeto é exclusi-

Conforto e segurançaConforto e segurançaConforto e segurançaConforto e segurançaConforto e segurança

vo, os custos devem variar. Oengenheiro informa que, nemsempre o vidro não é vendidopor metro quadrado ao consu-midor final. "O valor dependeda sacada e do modelo. Algunsambientes podem requerer ouso do material do teto ao chão,caindo, assim, o preço do me-tro quadrado para o lojista, re-fletindo no custo do projeto aocliente", explica.

Versátil, o sistema seadapta a qualquerambiente e necessidade,

Fotos: Divulgação

Abril de 2014

Page 4: Coliseu reabre as portas - grupomacuco.com.brgrupomacuco.com.br/noticias/wp-content/themes/macuco/arquivos/... · ta para ventilação nos dias quen-tes e ensolarados, podendo tam-bém
Page 5: Coliseu reabre as portas - grupomacuco.com.brgrupomacuco.com.br/noticias/wp-content/themes/macuco/arquivos/... · ta para ventilação nos dias quen-tes e ensolarados, podendo tam-bém
Page 6: Coliseu reabre as portas - grupomacuco.com.brgrupomacuco.com.br/noticias/wp-content/themes/macuco/arquivos/... · ta para ventilação nos dias quen-tes e ensolarados, podendo tam-bém

NEWSNEWSNEWSNEWSNEWSmacucomacucomacucomacucomacuco 66666 Abril de 2014

DECORAÇÃO

VVVVVaranda, lugar ideal para raranda, lugar ideal para raranda, lugar ideal para raranda, lugar ideal para raranda, lugar ideal para reunir os amigoseunir os amigoseunir os amigoseunir os amigoseunir os amigosA varanda, aos poucos, con-

quistou mais espaço nos apar-tamentos. Hoje, já existe genteque traz a varanda pra dentrode casa. Cada vez mais bonitae bem equipada, o ambiente ga-nhou até um sobrenome: gour-met. Esses espaços estão bri-lhando tanto quanto, ou atémais, que as próprias cozi-nhas. Receber amigos e famili-ares para um bom churrascoou uma pizza é o principal ob-jetivo dos proprietários dessasvarandas.

Valter Zocaratto, gerente daTodeschini Santos V ila Rica,explica que, para este ambien-te, o ideal é investir em mobíliaprática e resistente às intem-péries, como madeiras revesti-das, bancadas em granito, pra-teleiras de vidro e peças em açoinox. "São elementos que podemter contato com a água e nãoprejudicam o projeto". Outradica é o uso de armários comportas articuladas, que abremjuntas e acabam com o proble-ma de puxadores nos armári-os superiores, ou com sistemade simples pressão na porta.

O gerente orienta que os mó-

veis da varandagourmet não preci-sam ser pesadospara terem o aspec-to aconchegante deum ambiente rústico."Existem revestimen-tos ideais para a va-randa, como os dacoleção DNA, da To-deschini, que pos-suiu tons que reme-tem à madeira. Nes-te projeto (foto), noCastell Due Piazze,foi utilizado o reves-timento Tagliato, quetem uma tonalidademais clara". Uma op-ção interessante,para quem não abre mão do au-tobrilho — exclusividade damarca que possui tecnologiaalemã — é mesclar os revesti-mentos da mobília. “O autobri-lho não é indicado este ambi-ente, mas é possível colocá-loem partes decorativas, como emportas de armários. O clientepode optar, ainda, entre os maisde 20 tipos de vidros que temosdisponíveis como parte da de-coração”, sugere Zocaratto.

MAIS INFORMAÇÕES:Todeschini Santos Vila RicaAv. Conselheiro Nébias, 718 •Vila Rica • Santos •Telefone: (13) 3222-7847

e apaixonados pelo canto desereia do futebol, transformamtoda essa dura rotina em espe-táculo. Tudo é bem assim mes-mo, esforço, determinação, sor-te e, é claro, o magnetismo docanto da sereia!!! Ah, as serei-as... musas inspiradoras. Paraos meninos da Vila, a bola, otroféu; para o amor, a corres-pondência; para o trabalho, osucesso; para a enfermidade, acura, e assim por diante... todosesses são cantos de sereias queouvimos e nos apaixonamos, e

são esses cantos que nos impul-sionam a prosseguir... num so-nho, num ideal, numa realiza-ção, numa vitória. Sem proble-mas se tivermos que transpirarpara alcançar as sereias, poisvalerá a pena ! Viver assim meencanta. E como estamos emfesta, vamos celebrar !!!ÊÊÊÊÊÊ... LÊLÊ... ÔÔÔÔ... LÊLÊ...ÔÔÔ... SANTOS!!! E como cantaMarisa Monte ...Olha o caaan-toooo da sereiaaaaaaaaaaa...

* Marcia Leite é cronista

CRÔNICA

* Marcia Leite

Ser santista da gema e nãofalar de futebol nessa fase boados "Meninos da Vila" é até pe-cado! Mesmo eu que não "man-jo" nada de bola e só sei que égol porque todo mundo grita esolta rojão, tenho que reveren-ciar essas vitórias. Hipnotiza-dos pelo canto da sereia, nos-sos meninos fazem o show comsuas chuteiras coloridas. Portrás deste cenário, há, é claro, olado transpiração! "Meninos daVila" treinam, fazem dieta, temvida duríssima, mas, inebriados

O canto da serO canto da serO canto da serO canto da serO canto da sereiaeiaeiaeiaeia

Durante a elaboração doprojeto de decoração da varan-da gourmet, é necessário queos consultores levem em contatodas as necessidades do cli-ente, para que o ambiente nãoseja apenas bonito, como tam-bém, funcional. Isso quer dizerque devem ser levados em con-sideração a rotina dos mora-dores do imóvel, as condiçõesde iluminação e intempéries eo espaço disponível. “Muitas

vezes, o cliente quer algo queviu em uma revista ou na casado vizinho. Por exemplo, o vizi-nho decorou a varanda, masnão usa. Já o cliente adora co-zinhar. Ou um dos moradorescostuma chegar tarde em casae o abrir e fechar de gavetaspode incomodar a família. Nes-ta situação, sugerimos gavetascom iluminação de LED e siste-ma de fechamento com amor-tecedor. Nossos consultores

avaliam caso a caso”, explicao gerente.

Após a aprovação do proje-to e contratação do serviço, oprazo de entrega da varandagourmet é, em média, de 35dias úteis.

Fotos: Leandro Amaral

O revestimento Tagliato foi utilizado neste projeto, no Castell Due Piazze

Page 7: Coliseu reabre as portas - grupomacuco.com.brgrupomacuco.com.br/noticias/wp-content/themes/macuco/arquivos/... · ta para ventilação nos dias quen-tes e ensolarados, podendo tam-bém

NEWSNEWSNEWSNEWSNEWSmacucomacucomacucomacucomacuco 77777Abril de 2014

GASTRONOMIA

VVVVVamos fazeramos fazeramos fazeramos fazeramos fazerum churrasco?um churrasco?um churrasco?um churrasco?um churrasco?

Varanda gourmetdo Castell DuePiazze oferece ascondições ideaispara reunir osamigos epreparar bonscortes na brasa

Fotos: Leandro Amaral

AS CARNES- O corte mais conheci-do e usado é a picanha. Porémexistem outros cortes nobrescomo fraldinha, filé de costela,prime rib com osso (parece umaraquete de tênis) e bisteca fio-rentina (contra-filé e o filé mig-non na mesma peça). A carne temque ser de uma boa procedênciae resfriada. Não esqueça de ver oprazo de validade!

O ARMAZENAMENTO- De preferên-cia, armazene a carne na geladei-ra, em vez de congelá-la. Quantomais rápido prepará-la após com-prar, melhor. Mas, se for congela-da, é preciso deixá-la 24 horas an-tes na geladeira, para não forcaro descongelamento e nem per-der a qualidade. Não use micro-ondas para descongelar.

O FOGO- Para acender o fogo, cui-dado com o álcool. O melhor écomprar os produtos feitos espe-cificamente para acender churras-queiras. Outra maneira é "à modaantiga", isto é, depositando umpouco de carvão e colocando porbaixo papel jornal e álcool. Tam-bém pode ser com um pão velhoe duro embebido em álcool, co-locando o carvão embaixo.

O PREPARO- Devemos primeiro"selar" a carne e sempre com agrelha de 20 a 30 cm acima dofogo. Para isso, é preciso colocara peça na grelha, sem usar o es-peto. No caso de frangos e pei-xes, o melhor é usar aquelas gre-lhas de fechar. É preciso "selar"a carne para deixar as gordurasexistentes entre as fibras dentroda peça, o que vai deixá-la maismacia e saborosa.

PARA TEMPERAR- Nada melhor queo bom e velho sal grosso para umchurrasco.

ACOMPANHAMENTOS- Molho vina-grete, molho de cebola com azei-te ou um chimi-churi (molho ar-gentino preparado com diversaservas), farofa, pão.

Modernos e arrojados, os novos empreendimentosda Macuco conseguiram trazer para osapartamentos um privilégio antes exclusivo de quemmorava em casas térreas: um local amplo econfortável ideal para preparar um bom churrasco,ideal para reunir a família e os amigos. Assim, paranão errar no ponto da carne, o chef Patric Barbosa,da Piccola Forneria, dá dicas valiosas. Confira:

14

lica

oje-o, onda 35

maral

Page 8: Coliseu reabre as portas - grupomacuco.com.brgrupomacuco.com.br/noticias/wp-content/themes/macuco/arquivos/... · ta para ventilação nos dias quen-tes e ensolarados, podendo tam-bém

NEWSNEWSNEWSNEWSNEWSmacucomacucomacucomacucomacuco 88888 Abril de 2014