rádio cor -...

12
www.radiocorfm.com.br Rádio Cor ANO XXVII - Nº 332 - OUTUBRO DE 2018 www.radiocorfm.com.br

Upload: tranphuc

Post on 16-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.radiocorfm.com.br

Rádio Cor

ANO XXVII - Nº 332 - OUTUBRO DE 2018

www.radiocorfm.com.br

EditorialOutubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018 0 20 20 20 20 2

BatizadosMatriz no 2º

Sábado às 10hSanto Antônio

3º Sábado às 19hSanta Luzia

1º Sábado às 19hImaculada

1º Domingo às 8hRosário

3º Domingo às 17hSanto Expedito

2º Domingo ás 19h30

As matérias disponibilizadas nesta ediçãosão de responsabilidade de seus autores.

Fundador: Pe. Cláudio WeberscjData de Fundação: 01/10/1990Editor Responsável: Pe.Marcelo Alves dos Reis, scjCoordenadora: Patrícia MeloDigitação e Diagramação: Wasley CaetanoAmimRedação: Equipe Informativo São VicenteTiragem: 5.000 - Distribuição: Gratuita

Praça São Vicente Férrer, 27 - Formiga-MG CEP: 35.570-000 Fone: (0xx37) 3322-2131

INFORMATIVO

 

As cruzes na paredeEstava errado,

cruelmente erradoaquele muçulmanoitaliano que no ano de

2003, em nome de sua fé islâmica,quase conseguiu que um juizeliminasse a cruz da escola ondeseus dois filhos estudavam. O trocoveio na França quando uma leiproibiu que as moças muçulmanasusassem o véu. Ao passar por cimada fé de todos os outros em nomeda sua fé e da democracia, deu omesmo direito aos outros de proibira fé dele. Ora, a cruz e o catolicismoestão na Itália muito antes de a luacrescente estar no Oriente Médio.Pior ainda, quando disse que ocrucifixo se tratava de um minicadáver.

Errou, também, o vereadorevangélico nordestino que tentoutirar de sua cidade uma enorme cruze quis por no lugar uma Bíblia. Nãoleu direito a Bíblia da sua igreja,onde Jesus dá sentido à cruz (Mt10,38) e diz que quem não encontrao sentido da cruz e não a assumenão é digno dele. Paulo diz queescandalizar-se da mensagem dacruz é loucura para quem está seperdendo. Para quem se sentesalvo ela é poder de Deus (1 Cor 1,18). O mesmo Paulo diz que, sedeve se gloriar de alguma coisa,será da cruz de Cristo. (Gl 6,14) Esugere que seus leitores não vivamcomo inimigos da cruz. Aquelesangue que eles tanto honram foiderramado numa cruz Cl 1,20). Éimpensável o Cristo vitorioso docomeço ao fim. Jesus deixa claroque não veio ensinar uma fétriunfalista que só vence e nuncaperde (Mt 10,39). Quem prega sóvitória e recompensa monetária,casas e sucesso na carreira, não

está pregando a doutrina de Jesus esim um capitalismo religioso. Dê maisa Deus que você terá sucessofinanceiro. Isso pode até acontecer,mas não é assim que funciona.Deposite que Deus deposita.

Os discípulos não se tornaramempresários bem sucedidos, além doque praticamente todos eles morreramde morte violenta. O cêntuplo que Jesusoferece não cai na conta bancária denenhum cristão. Entra na paz e nacaridade que ele passa a viver.

Sem cruz não há Jesus. Não fazsentido uma cruz sem Cristo. Ninguémpede para sofrer e carregar a cruz. Jesusnão pediu (Mt 26,39) mas aceitou; nemtambém Simão Cireneu. Mas, chamado,ainda que forçado, a levar a de um outro,que era o próprio Jesus, ele a levou. (Mt27,32) Deve ter entendido e seconvertido, porque Marcos cita seu doisfi lhos conhecidos dos cristãos,Alexandre e Rufo. (Mc 15,21)

Algumas religiões cristãs, entre elas,o catolicismo usam a cruz como sinal degratidão. Nos dedos, no peito, nasroupas, na casa, no nome das cidades,nas igrejas a cruz de Cristo nos lembranão onde Jesus está, mas onde eleesteve e de que jeito ele nos salvou.Não é porque ele foi para o Pai quejogaremos fora o sinal de seu amor pornós. Somos uma Igreja que cultiva a féagradecida. Jesus rima com luz, mastambém rima com cruz.

Para nós a cruz lembra martírio,altruísmo, coragem de morrer pelosoutros, entrega total e vitória sobre osofrimento, porque não cremos em dorsem resposta e nem em morte semressurreição. Achamos o sentido porqueaprendemos com o maior de todos oscrucificados. Quem não tomar sua cruz enão me seguir não me merece (Mt 10,38e Mt 16,24). Jesus sempre deixou clarode que a dor, a derrota, o sofrimentonão devem assustar quem o segue. Sua

ênfase na ressurreição e nasuperação é que dá origem àsnossas igrejas. Cremos que oderrotado se recuperará, ocrucificado ressuscitará, operdedor inocente viverá e terámais a dizer do que aqueles queo martirizaram.

Ninguém mais se lembradaqueles que mataram Jesus.Quando são lembrados nãosomam. Jesus e todos os que comEle carregaram sua própria cruzou a cruz dos outros fizeram efazem a diferença no mundo. Nãoteríamos tido Vicente de Paula,Camilo de Lellis, Madre Tereza,Irmã Dulce, Dom Helder, Pe. Dehone milhões de servidores emhospitais, creches, asilos,patronatos e orfanatos, se elesnão tivessem entendido a própriacruz e a cruz dos outros. Atéporque, quanto maior a cruz, maisalto se eleva o crucificado. Paranós um hospital é mais importantedo que uma emissora de rádio.Erraria que, para ter maisadeptos, fechasse um hospitalpara construir uma emissora.Ganharia agora, mas perderia alongo prazo. Sem a caridade equem cuida e assume a dor dooutro a palavra é vazia. A boca dequem anuncia não pode ser maiordo que seu colo e seu ombro.

Nós católicos, como Paulo nãoconfundimos as coisas. Cruz paranós não é derrota nem morte. É otúnel que leva para paisagemainda mais bonita.

Não tenhamos vergonha denossas cruzes. Não despreze amoldura que segura o retrato doirmão que o salvou. Ela sustentauma lembrança!

Julieta Voiêtta

N. SRA. DA CONCEIÇÃO APARECIDA: MÃE NEGRADOS POBRES E HUMILDES

A Igreja Católica no Brasil seprepara para um momento dereflexão e festa, pois no dia 12 deoutubro, comemoramos o dia denossa Padroeira Nossa Senhora daConceição Aparecida.

Por ter sido tirada das águas dorio pelos pescadores DomingosGarcia, João Alves e Felipe Pedrosofoi chamada de “Aparecida”, aVirgem Santa que apareceu naságuas do rio Paraíba do Sul. Onome dado à imagem nos fazpensar que não se trata de umachado qualquer, mas de umpresente dado a nós, pois não foio acaso que provocou taldescoberta, mas foi a SantaVirgem mesma que se deixou

encontrar, quis aparecer para o povo.E, progressivamente, a Senhora“Aparecida” vai ganhando o afeto dapopulação. De fato, o catolicismobrasileiro, desde 1500, nasce numclima de devoção mariana. Mas algode especial chama a atenção sobreessa imagem. Uma interpretaçãopopular repousa sobre a mesma demodo muito singular. “A cor da imagemassemelha-se à tez da população daregião, formada por mamelucos, índios,negros, alguns mulatos e brancos.Trata-se não de uma Senhora comum,mas alguém que tem a cor do povo”.

A reflexão popular sobre a cor daimagem está inserida dentro de umcontexto de uma Senhora que vempara ficar junto dos pobres e que,

inclusive, toma a defesa deles.Uma Senhora Libertadora enunca uma senhora de engenho,nunca uma dama da corte e damesa fina, inatingível pelosclamores de sofrimento daspessoas. Nunca! Desde a sua“aparição” já vem carregada nobarco, nos braços e no coraçãode pescadores. E fez sua casa nomeio dos pobres. Desse meio,pobre e religioso, nunca maissaiu.

Maria está sempre atenta ànossa caminhada. Não cooptadapelos poderosos, mas sempre aNegra Mãe do povo brasileiro.Viva a Mãe Aparecida!

Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 20180 30 30 30 30 3

“QUE A LUZ DE VOCÊS BRILHE DIANTE DOSHOMENS” (MT 5,16)

Vista-sebem...para ser

bem visto

R. Barão de Piumhi, 53- FormigaFone: 3322-1308 - Fax: 3322-1843

Nossospatrocinadores:

Transportes depassageiros,

cargas,encomendas e

turismoFormiga

São PauloB.HorizonteCampo Belo

Temos o presente quevocê procura pelo preço

que você deseja.

Fone: 3321-2877

CASA 505

Minas ComercialMateriais de Construção

Avenida Tabelião JucaAlmeida, 977 - C e n t r o

F o n e : 3 3 2 2 - 2 9 6 0 Lurdinha Gomes

Todo o capítulo quinto doEvangelho de Mateus anunciao Reino de Deus e parte paraa ação, mostrando que ajustiça do Reino liberta atodos os que estãoesmagados e diminuídos pelainjustiça. O verdadeirodiscípulo de Jesus é aqueleque se compromete comsua Pessoa, palavra e ação.É através dele que Jesuscontinuará a sua Presença,palavra e ação, trazendoesperança para todos. OSermão da Montanha é umverdadeiro programa de vida.Cada bem-aventurança éuma gota de orvalho queenriquece a nossa alma, queconsola nosso espírito e,sobretudo, nos dá esperançapara vivermos melhor estavida. Logo após todas as

citações das bem-aventuranças,Jesus proclama: “Vós sois o salda terra” (5,13); “Vós sois a luzdo mundo” (5,14). Como nossentimos pequenos diantedestas afirmativas! “Se o salperde o sabor, com que lhe serárestituído o sabor?” “... não seacende uma luz para colocá-ladebaixo do alqueire...”, mas,encontramos no versículo 16,do mesmo cap. 5: “Que brilhevossa luz diante dos homens,para que vejam as vossas obrase glorifiquem vosso Pai que estános céus.” O verdadeiro discípulode Jesus é o sal e a luz domundo. É através dele que oprojeto de Deus pode se realizar,mas é preciso manter aqualidade do sal e não escondera luz. Em 1João 1,5 lemos:“Deus é luz e nele não há trevaalguma. Se dizemos ter

comunhão com Ele, masandamos nas trevas,mentimos e não seguimos averdade... se andamos na luzcomo Ele mesmo está na luz,temos comunhão recíprocauns com os outros, e o sanguede Jesus Cristo, seu Filho, nospurifica de todo pecado.” Quepossamos, através de nossasobras e na luz de Cristo,sermos discípulos verdadeiros.Que sejamos resgatados peloamor de Cristo, clareando ocaminho para nossos irmãos,através de nosso testemunhode vida. Enquanto “estamosa caminho com ele”,deixemo-nos levar pelo amorao próximo e pelas boas obrase junto com os irmãospossamos “glorificar ao Paique está nos céus...”

DEHONIANOS PELO MUNDOPe. Rarden Pedrosa, SCJ

A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus foi fundada em 1878, pelofrancês Padre Leão João Dehon. Desde esta época a dimensão missionária,fundamentada pela oblação e reparação, sempre fez parte do carisma dehoniano.

Atualmente são cerca de 2.200 dehonianos espalhados por cerca de 43 países e com vista de3 novos projetos a saber: no México, na Colômbia e na Nigéria. Abaixo demonstramos em ummapa os países que os dehonianos estão presentes à frente de paróquias, colégios, faculdades,creches, editoras, obras sociais, rádio e televisão.

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015 0 40 40 40 40 4Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018 0 40 40 40 40 4

O CD estásendo

vendidona

Secretaria

Paroquialno valor

de 20reais.

Adquira oseu!

Ana Flávia Senna

Liliane Sales Cardoso

01/10 Campanha missionária

08/10 Cristãos leigos e leigas, sujeitos da missão

ROTEIRO PARA SETORES

Maria Aparecida (Lila)

ACOLHIDAANIMADOR: Caros irmãos eirmãs, estamos iniciandonossos encontros do mês deoutubro, mês missionário.Durante todo esse mêssomos convidados a rezar eajudar as missões, conformea generosidade de cada um.Iniciemos, cantando: Emnome do Pai...

Cantemos, aclamando oEvangelho: Como são belosos pés do mensageiro ...

Ouçamos o que nos diz hojeJoão 20, 19-23.

LEITOR 1. A missão da Igrejanasce da mesma missão deJesus, o enviado pelo Pai aomundo, para comunicar oamor de Deus por nós einstaurar o Reino pela

ACOLHIDAANIMADOR: Caríssimosirmãos e irmãs, continuandoa refletir sobre as Missões,lembramos as palavras doPapa Francisco ao anunciar oAno Nacional do Laicato. Eleconvida os católicos a fazeruma”nova saída missionária”,levando o Evangelho a todos,num momento da história emque o Brasil precisa de umasociedade renovada, onde acorrupção dê lugar à justiça.Iniciemos, invocando aSantíssima Trindade: Emnome do Pai...

Aclamemos o SantoEvangelho, cantando: TodaBíblia é comunicação...

Vamos ouvir Mateus 5, 13-16

LEITOR 1. O Ano do Laicatoé uma ocasião para toda aIgreja no Brasil vivenciar,intensamente, esse tempo

pregação da Boa Nova. Jesusé o modelo a ser seguido,como nos afirma o PapaFrancisco: “Jesus é o primeiroe o maior evangelizador. Emtoda a vida da Igreja, semprese deve manifestar que ainiciativa pertence a Deus,porque Ele nos amouprimeiro.”

TODOS: “É só Deus que fazcrescer”.

LEITOR 2. O gesto supremode Deus foi o de estar no meiode nós, por meio de Seu FilhoJesus, que veio nos ajudar asermos irmãos. Diante deuma sociedade marcada pelaviolência e pela dor, Deus noschama a ser instrumentos depaz onde nos encontrarmos.Paz, que é inquietação diantede tantos sofredores. Gritar

o Evangelho com a vida,assim como fez Jesus, paraque todos tenham vida e atenham em abundância.

TODOS: “Vós sois todosirmãos.”

PARTILHAANIMADOR: 1. QuandoJesus entrou, como saudouos discípulos? O que isso nosfaz pensar?2. Que frase Jesus usa paratorná-los missionários?3. E é isso que Ele hoje querde nós?

Como já se fez costume emnossos encontros, vamosrezar o nosso Terço.Vamos pedir à Virgem Mariaque nos ajude a ajudar asmissões, como nossasorações e nossas

contribuições. Vamos rezar,hoje,os mistérios gozosos,os mistérios da alegria.

ENCERRAMENTOANIMADOR: Toda a vida deJesus foi marcada pelacoerência entre o falar e oviver. As primeiras palavrasque Jesus dirige aos seusdiscípulos, após aRessurreição são: “A pazesteja com vocês.” A paz nãose consegue usando a forçadas armas, mas a força quebrota de um coração capaz deamar e dar a vida pelosirmãos, como Cristo fez naCruz. Isso, meus irmãos, éser Missionário.Até o próximo encontro, seDeus quiser.

Cantemos: Me chamastespara caminhar...

por meio de orações,celebrações e reflexões, alémde motivar uma participaçãomaior dos leigos e leigas navida da Igreja e da sociedade.O tema do Ano é: “Cristãosleigos e leigas, sujeitos naIgreja em saída, a serviço doReino” e o tema é: “Sal daterra e luz do mundo.” Osleigos sempre estiverampresentes na missão da Igrejae, hoje, se fazem maisnecessários.

TODOS: Que nós, leigos,sejamos realmente o sal daterra e a luz do mundo.

LEITOR 2. No NovoTestamento, vemos que,tanto nos Evangelhos, comonas Cartas, os leigos tiverammissão importante. Temoscomo exemplo as mulheresque seguiam Jesus, osamigos de São Paulo que oajudavam nas andanças.

Quando Jesus nasceu, seusprimeiros adoradores eramleigos. E hoje, mais quenunca, os leigos sãopresença.

TODOS: Todo batizado tema obrigação de anunciar oEvangelho.

PARTILHAANIMADOR: 1. Temosprocurado nos engajar emalguma Pastoral?2. De que maneira podemosser sal da terra e luz domundo?3. Qual é a relação dessetrecho de Mateus e nossotrabalho missionário?

Chegou o momento de nósrezarmos o nosso Terço,invocando a Virgem Maria epedindo a ela que nos façaser realmente sal e luz ,principalmente dentro denossas casas.

Meditemos os MistériosDolorosos.

ENCERRAMENTOANIMADOR: É comumvermos nas redes sociaispessoas que vivem criticandoe dizendo como a Igreja deveagir. Seria mais proveitoso, seos mesmos se colocassem àdisposição, para realizartrabalhos missionários esolidários tais como: visitasa hospitais, a asilos, auxílionas pastorais, principalmentena catequese, trabalho deevangelização. Estariamsendo missionários eocupariam o tempo queperdem criticando.Até o próximo encontro,querendo Deus.

CANTO: Senhor, se Tu mechamas, eu quero teouvir...

E-2Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018 E-2

15/10 Igreja doméstica em saída missionária

22/10 A superação da violênciaACOLHIDAANIMADOR: Queridosirmãos e irmãs, recordemosque a Campanha daFraternidade 2018 nosajudou a refletir e aprofundaro tema: “Fraternidade esuperação da violência”, como objetivo de construir afraternidade e promover acultura da paz, da justiça ereconciliação à luz da Palavrade Deus.Iniciemos, invocando o DivinoEspírito Santo: Vinde,Espírito Santo...Em nomedo Pai...

Cantemos: Palavra não foifeita para dividir ninguém...

Vamos ouvir a Palavra deDeus, proclamada em Efésios2, 13-18

LEITOR 1. Comomissionário, o cristão deve

ACOLHIDAANIMADOR: Caríssimosirmãos e irmãs, Jesus quisnascer em uma família. Afamília de Nazaré é umafamília normal, real, comsentimentos, desafios eesperanças. Assim é nossafamília e que ela seja umaIgreja doméstica em saídamissionária.Iniciemos, cantando: Emnome do Pai...

Cantemos para aclamar oEvangelho: Aleluia, aleluia,a minha alma abrirei...

Ouçamos o quê a Palavra tempara nós hoje: Romanos 15,1-7

LEITOR 1. O Papa Francisco,na Exortação Apostólica sobre“Amor na família”, lembra:“Os filhos que crescem emfamílias missionárias,

frequentemente tornam-semissionários, se os paissabem viver essa tarefaduma maneira que os outrosos sintam vizinhos e amigos,de tal modo que os filhoscresçam nesse estilo derelação com o mundo, semrenunciar sua fé nem suasconvicções.”

TODOS: Que bom seformarmos uma famíliamissionária!

LEITOR 2. A missão sempreesteve e está presente emnossas vidas. Entendamosque a missão não é só parairmãs e padres; é para todosnós. Como família, somostambém missionários, porisso temos que agregartodos os membros da família.Vamos encontrar a avó quecuida e educa o neto ou amãe que foi abandonada,

todos fazem parte doprocesso de evangelizaçãonuma família.

TODOS: Uma famíliamissionária vem respondere corresponder aos anseiosda Igreja.

PARTILHAANIMADOR: 1.Sobre afamília, comentemos: “Nósque somos os fortes,devemos suportar a fraquezados fracos.”2. Como podemos agradarnosso próximo?3.Os versículos 5 e 6 formamuma prece. Vamos ler outravez, mas todos juntos?

Esse é o momento derezarmos nosso terço.Coloquemos nele a intençãodas nossas famílias, pedindoaquilo que nossa família maisprecisa nessa hora e

agradecendo as graças querecebemos todos os dias.Meditemos os Mistérios daLuz.

ENCERRAMENTOANIMADOR: A Igreja nospropõe sermos uma “Igrejaem saída”, uma FamíliaMissionária, que, mesmo nãoindo para lugares distantescomo missionários,possamos cuidar da vidaespiritual de todos queconvivem conosco. Juntos, nafamília e na comunidade,podemos reavivar o espíritomissionário que recebemosno Batismo, fazendo com queJesus Cristo, o Missionário doPai, seja reconhecido eamado por todos os lugares.Até o próximo encontro, coma graça de Deus.

CANTO: Abençoa, Senhoras famílias amém...

trabalhar por um mundomelhor, de justiça, de paz,de igualdade, de liberdade ecultivar o respeito mútuo e apromoção da dignidadehumana. Não há exemplomais firme e comprometidodo que o chamado e otestemunho de Jesus Cristona vivência de uma IgrejaMissionária comprometidacom os mais pobres eexcluídos. Ser missionário élutar contra a fome, a faltade moradia, de escola, contraos que praticam a violência.

TODOS: Ser missionário éamar a Deus e os irmãos.

LEITOR 2. O que faz e fariaum cristão senão erguer-seao lado do povo que sofre eé oprimido, para viver aexperiência de Deus noencontro com o outro? Odesafio dos brasileiros é

vencer a grande desigualdadeque oprime, exclui,desumaniza as pessoas,alimenta as violências quetemos vivido, sobretudo comos jovens pobres e negros.

TODOS: Além de tudo aindavemos, todos os dias,ameaça à vida pelo aborto.

PARTILHAANIMADOR: 1.A quem Paulose refere quando diz queestavam sem Deus?2. Paulo diz que Cristo é anossa paz. Por quê?3.De que maneira Cristomatou o ódio?

Rezemos agora o nossoTerço sempre louvandoMaria, como ela mesmadisse: “Todas as gerações mechamarão bem aventurada”.Peçamos a ela paz para oBrasil e o mundo, a começar

pelas nossas famílias.Meditemos os Mistériosgloriosos.

ENCERRAMENTOANIMADOR: É preciso sercomunidade e estar emcomunhão na defesa da vidaplena. Para concretizar osonho de Deus de um mundode paz, precisamos encontrarcaminhos de fraternidade,onde o outro não seja vistocomo inimigo ou concorrente,mas como irmão. O convite éque todos nós não fiquemosindiferentes diante da dor edo sofrimento dos outros,mas façamos a nossa partepara que todos tenham vidae vida em abundância.Até o próximo encontro, coma ajuda de Deus.

CANTO: Eu vim para quetodos tenham vida...

Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018E-3

“JUNTAMENTE COM OS JOVENS, LEVEMOSO EVANGELHO A TODOS”

Josiane Alves

MARIA, A MISSIONÁRIA EM CAMINHADA

COM A FAMÍLIA.Anuar Teodoro Alves

ACOLHIDAANIMADOR: Irmãos e irmãs dacomunidade, estamos hojeencerrando nossos encontros domês de outubro e, durante todoesse mês falamos sobre asMissões. Santa Teresinha e SãoFrancisco Xavier são ospadroeiros das missões. Eladedicou sua vida à oração e eleao serviço missionário.Iniciemos, cantando: Em nomedo Pai...Aclamemos o Evangelhocantando: Eu vim para escutar...Ouçamos a Palavra de Deus anós enviada nesse dia de hoje:Marcos 16, 14-16

LEITOR 1. Disse o PapaFrancisco: “Todo homem e todamulher é uma missão e essa é arazão pela qual se vive na terra.Ser atraído e enviado são doismovimentos que o nossocoração sente como forçasinteriores do amor que

Após receber o anúncio do anjoGabriel de que ela seria a mãe doSalvador, Maria “partiuapressadamente para a regiãomontanhosa, dirigindo-se a umacidade de Judá. Entrou em casa deZacarias e saudou Isabel” (Lc 1,39-40). A cena pode ser interpretadade muitas maneiras; mas é certoque aqui, Maria é a imagem daIgreja “em saída missionária”.

Cheia do Espírito Santo e da“Palavra de Deus”, que nela se fezcarne e por ela veio habitar no meiode nós, Maria está repleta de Deuse não esconde a graça recebida,mas vai logo compartilhar com afamília de Zacarias e Isabel. Ela éimpulsionada pela “alegria doEvangelho” a levar essa alegria deDeus para dentro da casa de suaparenta e proclama as maravilhasque Deus realizou nela, em favorde todos aqueles que estão prontospara acolher Deus em suas vidas.Isabel e João Batista, ainda noventre materno, são contagiadospor essa visita missionária etambém exultam de alegria.

A família que se abre para a Mãede Jesus, também, sentirá logo apresença do próprio Jesus. Ondeentra Maria, entra Jesus; onde está

Iniciando o mês missionário,gostaria de partilhar algumaspalavras do Papa Francisco aosjovens: “Queridos jovens,juntamente convosco desejo refletirsobre a missão que Jesus nosconfiou. Ao dirigir-me a vós, eu ofaço também a todos os cris-tãosque vivem na Igreja a aventura desua existência como filhos de Deus.O que me impulsiona a falar paratodos, em diálogo convosco, é acerteza de que a fé cristã permanecesempre jovem quando se abre àmissão que Cristo nos confia. “Amissão revigora a fé” (Carta enc.Redemptorismissio, 2), comoescreveu São João Paulo II, um Papaque tanto amava os jovens e a elesmuito se dedicou.”

Com esperança de mudanças eprofecia o Papa Francisco, em visitaao Brasil na JMJ trouxe sua luz divina,encorajou as juventudes paraenfrentar o sistema e os iluminousobre os caminhos os quais devemser seguidos para serem como JesusCristo de Nazaré: “O coração devocês, coração jovem, quer construirum mundo melhor. Acompanho asnotícias do mundo e vejo que muitos

29/10 A vida é uma missãoprometem futuro e impelem anossa existência para frente.Viver com alegria a própriaresponsabilidade pelo mundo éum grande desafio. Cada umde nós é chamado a refletirsobre essa realidade: Eu souuma missão nessa terra e paraisto estou nesse mundo.”

TODOS: A vida missionárianos surpreende e atrai.

LEITOR 2. A nossa missãocomo Igreja é marcar presençaonde o Evangelho ainda não foivivido, deixando-nos conduzirpelo Espírito Santo, porque éEle que assopra por toda parte,não somente nas paróquias ouentre os católicos, porque Deusestá em ação em todoslugares, por entre a nossa e asoutras culturas e povos. Onosso esforço está em fazertodo o possível para não nosafastarmos do grande projeto

de Deus de construir a civilizaçãodo amor.

TODOS: Precisamos ser umaIgreja próxima dos caídos aolongo do caminho.

PARTILHAANIMADOR: 1. Por que Jesusrepreendeu os discípulos?2. Foram repreendidos, mas,mesmo assim, tiveram aconfiança de Jesus para ir levara Boa Nova. Como explicamosisso?3. Quem for batizado serásalvo. Que condições o Batismonos impõe para essa salvação?

É hora de pararmos parameditar e rezar o nosso Terço.Peçamos a Maria que fale aonosso coração para quesintamos o desejo de sermosmissionários. Coloquemosnossas intenções particulares enossas ações de graças.Os

Mistérios ficam a critério dogrupo.

ENCERRAMENTOANIMADOR: Antes de voltarpara o Pai, Jesus Ressuscitadoencontra os seus discípulos e osenvia ao mundo dizendo: “Ide,pois, fazer discípulos entretodas as nações”. Quem éamigo de Jesus quer que outraspessoas, também, possamconhecê-Lo, se tornandodiscípulo dele. Missão é partir,caminhar, deixar tudo, sair desi. “A alegria do Evangelho épara todo o povo”, diz o Papa.Vamos nos dar o abraço dapaz, desejando ao irmão umfeliz trabalho missionário.Até o próximo mês, se Deusquiser.

CANTO: Paz, paz de Cristo,paz te desejo irmão...

jovens, em tantas partes domundo, saíram pelas estradas paraexpressar o desejo de umacivilização mais justa e fraterna.Os jovens nas estradas; são jovensque querem ser protagonistas damudança. Por favor, não deixempara outros o ser protagonista damudança! Vocês são aqueles quetêm o futuro! Vocês… Através devocês, entra o futuro no mundo.Também a vocês, eu peço paraserem protagonistas destamudança. Continuem avencer aapatia, dando uma resposta cristãàs inquietações sociais e políticasque estão surgindo em váriaspartes do mundo. Peço-lhes paraserem construtores do mundo,trabalharem por um mundo melhor.Queridos jovens, por favor, nãoolhem da sacada a vida, entremnela. Jesus não ficou na sacada,mergulhou… Não olhem da sacadaa vida, mergulhem nela, como fezJesus.”

Que Santa Terezinha do MeninoJesus e São Francisco Xavier,patronos das missões nos ajudemna evangelização da juventude.

Jesus, Maria também está. NaIgreja, ela tem a missão de mostrarJesus, “o bendito fruto do seuventre”, e de ajudar-nos a ouvir suapalavra: “fazei tudo o que Ele vosdisser”.

Todos nós, como discípulosmissionários de Jesus, a exemplo deMaria, deveríamos ter a mesma“pressa” para levar o Evangelho dasalvação aos outros. A graça deDeus, experimentada em nossavida, não deve ficar escondida eguardada só para nós. Nossasfamílias precisam reencontrar ofervor missionário, que vem daalegria do Evangelho. As visitasmissionárias, feitas muitas vezescom a imagem de Nossa Senhora,podem ter um grande fruto!

Temos urgente necessidade detransmitir a fé às novas gerações,a partir das próprias famílias, quepode fazer muito para a iniciaçãocristã de seus filhos. O papaFrancisco tem feito constantesapelos para que sejamos uma Igreja“em saída missionária” e “em estadopermanente de missão”. Dissodepende o futuro da vida e damissão da Igreja. Que NossaSenhora missionária abençoe esantifique nossas famílias.

Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018 E-4

A VOZ DO POVO...

PROGRAMAÇÃO DO TRÍDUO E FESTA DE N.SRA. APARECIDA EMBAIÕES.

01 - Sta Teresinha - 1,6-22; Sl 16;Lc 9,46-5002 - SS. Anjos da Guarda - Ex23,20-23; Sl 90; MT 18, 1-5.1003 - Jó 9,1-12.14-16; Sl 87; Lc 9,57-6204 – S. Francisco - Jó 19,21-27;Sl 26; Lc 10,1-1205 - S. Benedito - Jó 38,1.12-21;40,3-5; Sl 138; Lc 10,13-1606 - Jó 42,1-3.5-6.12-16; Sl 118;Lc 10,17-2407 - 27º Dom. Comum- Gn 2,18-24;Sl 127; Hb 2,9-11; Mc 10,2-16.08 - Gl 1,6-12; Sl 110; Lc 10,25-3709 - Gl 1,13-24; Sl 138; Lc 10,38-4210 - Gl 2,1-2.7-14; Sl116; Lc11,1-411 - Gl 3,1-5; Sl Lc 1,69-75; Lc 11,5-1312 - N. S. Aparecida- Est 5,1b-2;7,2b-3; Sl 44; Ap 12,1.5.13a.15-16a; Jo 2,1-1113 - Gl 3,22-29 Sl 104; Lc 11,27-2814 - 28º Dom. Comum – Sb 7,7-11; Sl 89; Hb 4,12-1315 - S. Teresa de Jesus- Gl 4,22-24.26-27.31-5,1; Sl 112; Lc 11,29-3216 - Gl 5,1-6; Sl 118; Lc 11,37-4117 - Gl 5,18-25; Sl 1; Lc 11,42-4618 - S. Lucas- 2Tm 4,10-17b; Sl144; Lc 10,1-919 - Ef 1,11-14; Sl 32; Lc 12,1-720 - Ef 1,15-23; Sl 8; Lc 12,8-1221 - 29º Dom. Comum- Is 53,10-11;Sl 32; Hb 4,14-16; Mc 10,35-4522 – S. João Paulo II- Ef 2,1-10;Sl 99; Lc 12,13-2123 – Ef 2,12-22; Sl 84; Lc 12,35-3824 - Ef 3,2-12; Sl Is 12,2-6; Lc12, 39-4825 - Ef 3,14-21; Sl 32; Lc 12,49-5326 - Ef 4,1-6; Sl 23; Lc 12,54-5927 - Ef 4,7-16; Sl 121; Lc 13,1-928 - 30º Dom. Comum- Jr 31,7-9;Sl 125; Hb 5,1-6; Mc 10,46-5229 - Ef 4,32-5,8; Sl 1; Lc 13,10-1730 - Ef 5,21-33; Sl 127; Lc 13,18-2131 - Ef 6,1-9; Sl 144; Lc 13,22-30

1º Dia do Tríduo dia 09/12/18 (Terça-feira)– Com Maria eJesus, fazer-se Comunidade-Sacramento!- Comunidade Imaculada:Liturgia (escrever oscomentários, arrumar umanimador e preparar umahomenagem ou coroação paraNossa Senhora dentro do tema).- Comunidade SantoExpedito: Música – Ronilson- Comunidade Santo Antônio– Ministros da Eucaristia

2º Dia do Tríduo dia 10/12/18 (Quarta-feira)– Com Mariae Jesus, restaurar a dignidadeda Vida!- Comunidade São VicenteFérrer: Liturgia (escrever oscomentários, arrumar um animadore preparar uma homenagem oucoroação para Nossa Senhora dentrodo tema).- Comunidade São VicenteFérrer: Música - André e LilianeComunidade Santa Luzia –Ministros da Eucaristia

3º Dia do Tríduo dia 11/12/18(Quinta-feira)– Com Maria e Jesus,

restaurar o rosto fiel e samaritanoda Igreja!- Comunidade Nossa Senhora doRosário: Liturgia (escrever oscomentários, arrumar um animador epreparar uma homenagem ou coroaçãopara Nossa Senhora dentro do tema).- Comunidade do Rosário: Música –Djalma- Comunidade N. Sra de Fátima(Teodoros), N. Sra de Fátima(Serrinha) e Santo Anjo da Guarda

(Raiz) – Ministros da Eucaristia

OBS: Em todas ascelebrações iremos rezar aconsagração a NossaSenhora Aparecida que seráprojetada no Data Show.

Missa do dia 12 de Outubrodia 12/10/18 (Sexta-feira)– Em Jesus, com Maria,restauramos a vida!- Comunidade NossaSenhora Aparecida – Liturgia(escrever os comentários,arrumar um animador e prepararuma homenagem ou coroaçãopara Nossa Senhora dentro dotema).- Comunidade de Baiões –Música – Élvis- Comunidade N. Sra doSilêncio – Leituras- Comunidade São Sebastião(Fazenda Velha) – Ministrosda Eucaristia juntamente comos Ministros de Baiões.

Obs: Sugerimos também quea comunidade que queira epossa envie ministros daEucaristia no dia 12.

Já dissemos aqui sobre aimportância de o ministério terseus dias definidos para seencontrar, preparar cantos novose reestruturar a forma de entoaraqueles antigos. Assim, bempreparado, terá segurança aoentoar o canto e, mesmo se nãoder tempo de ensaiar com aassembleia, ela “sentirá firmeza”para aprender e acompanhar.

E, sempre que possível, é muitobom ensinarmos cantos novos àassembléia. O ideal é que sejamreservados, antes da celebração,cerca de quinze a vinte minutospara rezar e ensaiar um ou doiscantos novos; não mais que isso.É preferível que se inove pouco,mas com qualidade!

Um integrante mais comunicativodo ministério conduz o ensaio. Nãoprecisa gritar, pular, dançar etc.Basta saber explicar à assembleia

que se trata de um umamúsica nova e em qualmomento da celebração seráentoada.

Canta-se uma primeira vez, paraapresentar o canto. Durante aexecução, perceba se alguns já searriscam a sussurrar com você e seestão fazendo corretamente;incentive a participação.

Depois de cantar uma vez, digaao povo que cantará novamente,incentivando os que já aprenderama cantar junto. Nessa vez, cantesomente na primeira voz e, sehouver refrão, repita-o duas ou trêsvezes, pois isso facilita muito oaprendizado. Se houver algumtrecho da música que não estácerto, essa é a hora para correções,mas faça isso com sutileza. Voltenessa parte e, logo após, convide opovo a repetir. Em seguida, cantetodo o refrão ou estrofe em que overso estiver inserido.

Ao perceber que a maioria já estácantando com segurança, afaste-se

um pouco do microfone (cercade um palmo) ou cante àmeia-voz, caso não se usemicrofone em suacomunidade.

Sempre que oportuno, façaum elogio à assembleia,dizendo que percebeu que elajá é capaz de cantar sozinha.Convide-a para entoarnovamente o canto. Agora, oministro inicia a música e, nosegundo verso, canta à meia-voz ou longe do microfone,deixando realçar a voz dopovo, especialmente norefrão.

Você perceberá que empouco tempo a voz do povoentoará as canções que vocêensinou. Quando issoacontecer, terá um repertórioliturgicamente belo; maisainda, seu ministério estarábem desempenhando essahonrosa missão que Deus nosconfiou.

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 20150 50 50 50 50 5 Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 20180 50 50 50 50 5

Dias 24 e 25Santa Luzia

Quarta e Quintaàs 19:00hs

Encontro depreparação paraPais e Padrinhos

Atenção:As inscrições para o Encontro deverão ser

feitas antecipadamente na SecretariaParoquial, com documento de identificação.

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015 0 60 60 60 60 6Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018 0 60 60 60 60 6

SANTA TERESINHA: PADROEIRA DASMISSÕES.

Dalvinha

O PODER DA ORAÇÃO!

ORAÇÃO DA SERENIDADECristina Melo

Angélica Ornelas

Padre Túlio Marcos, SCJ

PE. DEHON: AMOR E RESPEITOAOS MISSIONÁRIOS.

N e s s eartigo domês deo u t u b r o ,dentro dosm e s e stemáticos,destaco queP a d r eDehon tinhaum grandecarinho er e s p e i t opelos seusmissionários.A l g u n smomentosforam de grande emoção e deexemplo de sua humildade. Agratidão pelo sim dado pelos seusreligiosos e presbíteros foi marcadapor palavras ardorosas queelogiavam a coragem dos primeirosmissionários da Congregação: o Pe.Grison e o Pe. Blanc.

Em uma cerimônia privada noColégio São João, após falar da suaprofunda alegria e valorizá-los,Dehon tomou uma iniciativa queninguém esperava: “Em seguida,ajoelhara-se para beijar os pés dosdois “missionários”, imitado portodos os presentes, recordando obelíssimo texto de Jesus (53,1)aplicado por S. Paulo aospregadores do Evangelho: “Queformosos são os pés dos queanunciam boas novas (Rm 10,15)”.

Na carta escrita por Pe. Grison,e também assinada por Pe. Blanc,manifesta-se a alegria de servir aDeus nas missões e, também,percebemos o quanto Pe. Dehonestava feliz com a primeira missãoda Congregação: “Durante muitotempo continuamos a vos ver, depé sobre o molhe de Saint-Lazare,

Para o nosso bem, Deusnos concedeu duasgrandes e preciosasbênçãos que devemosusar diariamente: a SuaPalavra e a Oração. PelaPalavra Deus revela-nosa grandeza da Suabondade, da Suamisericórdia e a certezade que estas nunca seesgotarão. Pela Oraçãoo cristão reconhece asua fraqueza eincapacidade de fazercoisa alguma, até mesmo de dirigirbem a sua própria vida, mas queDeus quer e é Poderoso para nossustentar, proteger e guiar.

Os bem conhecidos homens emulheres da Bíblia, obtiverampoderosas respostas às suasorações. Elias, Eliseu, Isaías,Jeremias, Ezequiel, Josias, Daniel emuitos outros, são a prova de quea oração feita por um justo tem

Teresinha,d e s d e p e q u e n i n a ,desejou ser santa. Aosquinze anos, com aautorização do PapaLeão XIII, entrou parao Mosteiro dasCarmelitas em Lisieux,na França, onde viveuna simplicidade, umavida de profundacontemplação eabandono ao Amor deDeus.

Chegou mesmo a dizerque o seu desejo maiorera “ passar o seu céu,fazendo o bem naterra.”

Morreu tuberculosa,aos vinte e quatro anos, deixou umlegado maravilhoso de amor paraa Igreja! Um verdadeiro paradoxo,pois tornou-se a Padroeira dasMissões sem nunca ter deixado oCarmelo.

Inquieta e sedenta do céu,Teresinha queria ser tudo,principalmente missionária, até quedescobriu sua vocação: “Nocoração da Igreja, minha mãe, euserei o amor”. E dizia mais: “Nocoração me repercutia,continuamente, o brado de Jesusna Cruz: “Tenho sede!” Ela diziaque estas palavras acendiam emseu coração um ardor estranho emuito vivo, porque possuía umcoração essencialmente

missionário. Teresinhasentia-se devoradapela sede das almas,pelo anseio de salvá-las da perdiçãoeterna. Em seucoração cultivava umdesejo ardente deamar Jesus e fazê-loamado!

Foicanonizada em1925, pelo Papa PioXI, que a declarou“Patrona Universal dasMissões Católicas”,em 1927. Em 19 deoutubro de 1997, SãoJoão Paulo II aproclamou Doutora daIgreja. Ele disse:

“Teresa do Menino Jesus é a maisjovem dos ‘Doutores da Igreja’, masseu ardente itinerário espiritualmanifesta tal maturidade, e asintuições de fé expressas em seusescritos são tão vastas e profundas,que lhe merecem um lugar entre osgrandes professores do espírito”.

Busquemos em Santa Teresinha ummodelo a seguir! Enfrentemos osdesafios, porque a porta é estreita,mas a Misericórdia de Deus é infinita!É ela que realinha os nossos passos,dando –nos o equilíbrio e a definiçãodo caminho de santidade, que, comcerteza, passa pelo coração do nossoirmão!

Santa Teresinha, rogai por nós!

avançandoo maispos s í ve l ,seguindo-nos com oolhar eanimando-nos com osorriso. Umsentimentoindefinívelenchia-mea alma.Aquele diafoi um dosme lhoresda minha

vida. Desde há muito tempopensava nesse momento, mas arealidade superou as minhasesperanças e compreendo que oagradecimento, especialmente àSantíssima Virgem, deveprevalecer na minha oração.Nosso Senhor tratou-nos comofilhos prediletos” (RCJ (1889), 76).

Com um profundo respeito, Pe.Dehon lembrou-se dos seusmissionários que sacrificaram asvidas: “Alguns morreramgenerosamente na missão: noCongo, no Brasil” No mês de marçode 1912, especialmente, recordouque: “No Congo são 17 os quederam a vida pela conversão dosnegros. Um santo Cardeal dizia-me que só o fato de irem para lá,expondo-se ao perigo de umamorte iminente, mereceria paraeles a palma do martírio”.

Com esses recortes de textosde Padre Dehon vemos o seurespeito e carinho pelosm i s s i o n á r i o sdehonianos.Continuamos comoSacerdotes do Coração de Jesusa missão iniciada por P. Dehon.

grande poder junto deDeus.

Jesus nos estimula a orar,com o seu ensino e com oseu exemplo. Ele ia paraos montes e passavanoites em oração. OSenhor derramou gotas desangue em oração. Eledisse que era um devernosso orarmos sempre enunca desfalecermos.

Não é só quandoestamos em aflição quedevemos orar. Orar é

conversar com Deus e dar-Lhegraças por tudo quanto Elepermite que nos aconteça. Nóssabemos que todas as coisascontribuirão para o nosso bem.Quer nas situações difíceis, quernas coisas fáceis, devemossempre buscar ao Senhor emoração.

Venha ser você também umaMulher/Mãe que Ora.

“Eu coloco minha mãona sua, uno meu coraçãoao seu, para juntospodermos fazer aquiloque sozinho não consigo.

concedei-me, Senhor,a serenidade necessáriapara aceitar as coisasque não posso modificar,coragem para modificaraquelas que posso, e sabedoria paradestinguir uma das outras”.

Convidamos você paraparticipar das Reuniõesdo Amor Exigente, todaTerça-feira às 19:30h noSalão Paroquial SãoVicente Férrer.

Seu amor semexigência me sufoca.

Sua exigência semamor me humilha.

Seu amor com exigência mefaz crescer.

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 20150 70 70 70 70 7Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 2018Outubro de 20180 70 70 70 70 7

MISSA DE SETOR

01/10 (segunda-feira) -19h30: Rosário e SantoAntônio.

08/10 (segunda-feira) -19h30: Matriz e SantoExpedito.

15/10 (segunda-feira) -19h30: Imaculada.

22/10 (segunda-feira) -19h30: Santa Luzia.

EXPEDIENTEPAROQUIAL

A Paróquia São VicenteFérrer comunica queestá atendendoconfissões e secretariatoda 1ª QUINTA -FEIRA do mês, das19h às 21h.

PASTORAL CARCERÁRIA PROMOVE CURSO PARA NOVOSMEMBROS

A Pastoral Carcerária estácaminhando para a realização de seuProjeto de Pastoral. Temos 31discípulos missionários de Jesus Cristona evangelização dos nossos irmãosapenados. Queremos cumprir omandado de Nosso Senhor e Salvador:“Estive preso e viestes me visitar”Mt 25, 36c. De fato, percebemos oempenho e a fidelidade desses servosdo Senhor no serviço da missão nocárcere do Presídio Regional deFormiga. Esta é a primeira etapa quetodos estão realizando com muitoamor e dedicação.

Precisamos avançar para umasegunda etapa que é ocadastramento e visita às famílias dosapenados.

O Papa, a Pastoral CarceráriaNacional, o nosso Bispo Dom JoséAristeu como todo o Episcopado temnos solicitado esse acompanhamentoàs famílias dos apenados que sofremtanto quando os seus fi lhos eparentes estão cumprindo pena nospresídios.

Ninguém cria um filho para ser umprisioneiro. Circunstâncias diversaslevam alguém a cometer crimes e a

ADALTON BORGES LEALADRIANA IRACI CANDIDOAIDA DA COSTA SILVAALBERTINA VIEIRA DA SILVAALBERTINO DE PAULA DA SILVAALESSANDRA APARECIDA FARIASILVAALEX RIBEIRO DE FARIAALEXANDRE BATISTA DA SILVAAMANDA DE CASTRO ROSAPEREIRA FONSECAAMBROSINA ALVES DE OLIVEIRAAMELIA ROCHA GOMESAMIR SANTOSANA CAROLINA RODRIGUESOLIVEIRA NUNESANA LUCIA FERREIRAANA MARIA DE CASTRO GOMESANA MELO DE OLIVEIRAANA SOARES NASCIMENTOANDREA APARECIDA ELIASANGELA MARIA NEVESANNA CRISTINA DE CASTROSOARESANTONIO MAGELA CARVALHOGARCIAANUAR TEODORO ALVESAPARECIDA DE FATIMA PACHECOAPARECIDA MAGELA VALADAOOLIVEIRAARNALDO BARBOSAARTUR APARECIDO SILVAAUCELIA NOGUEIRA LIMAAVERILDE MARIA BARBOSABARBARA VIEIRABELMAR SARAIVA DANTASBENITO PEREIRACAMILA MAIA DE FARIACAMILO JOSE FERREIRACARLA RODRIGUES GOMESMENDONCACARLAMARA DE CASTRO MALTACARLOS ANTONIO NUNESCAROLINA GONZAGA RODOLPHOCIDINHA CASTRO E CAMPOSSEGUNDOCINTIA SORAGGICLAUBER CEZAR DE OLIVEIRACLAUDIA BEATRIZ DALARIVAPACHECOCLAUDIA ROGERIA CRUZCLELIA ARANTES MOURA SILVACLEUSA MARIA DO ROSARIOTEIXEIRA

CLEUZA DE SOUZA ALVESCLOVIS LUIS MENDONÇADAMIANE CORDEIRO COSTADANIEL GERALDO DA FONSECADELMA COUTO PIRESDELMAR SILVADOUGLAS BARBOSA MARTINSDOUGLAS MIZERANI SOARESSANTOSEDNA MARIA MOREIRA FELIXEDSON FONSECA GONÇALVESEDSON MARCOS PINTOEDSON RIBEIROEDWIRGES ANTONIA ALVESELAINE MARIA DE MORAESSOARESELEUZA DE FARIA SOUSAELISA XAVIER DA SILVAELIZANE DOS SANTOS RODRIGUESCASTROELTON DA SILVA DOS SANTOSELZA DE ALMEIDA COUTOEMERSON LUIS DA COSTA FARIAENI LUCIA DE LIMAEUGENIO VILELA JUNIOREXPEDITO CANDIDO DA SILVAEXPEDITO LUIS DA COSTAFABIANA APARECIDA DE FARIAFERNANDA MARIA DOS SANTOSFERNANDA SOUTO COSTA SOARESFRANCISCO DE PAULA ALMEIDAGABRIELY DE OLIVEIRA CASTILHOGASPAR DE MORAESGERALDA FONSECA SILVAGERALDINA BERNARDES OLIVEIRAGERALDINA BRITOGERALDO ELIAS DE SOUZAGERALDO MAGELA PIERONI VECCIGERALDO VINICIUS LOPESGIANE MARIA DO N. NEPOMUCENOGISANE DE MELO FARIA LOPESGLEIDES COSTA VAZ DE OLIVEIRAGUILHERME DOS SANTOSGUILHERME RIBEIRO MACEDOGUSTAVO HENRIQUE MENDONÇAHELDER ALVES PINHEIROHELENA RAIMUNDA DE OLIVEIRAHENRIQUE CESAR FONSECAHORTENCIA ARANTES SILVARIBEIROICLEA FRADEIRAFRAN FERREIRAIRANY RODRIGUES MOURAISMAIL LIDIA GOMES

ISRAEL RODRIGUES FERREIRAIVAIR JOSE DA SILVAIVONE ASSIS MEDEIROSJAIME EUSTAQUIO DOS SANTOSJANE MARIA DAS NEVES RANGELSOUZAJANICE MARIA DA CUNHAJAQUELINE OLIVEIRA AZEVEDOJOAO CRISPIM DA SILVEIRAJOAO DA SILVAJOAO PAULO BELO MONTEIROJORGE LIMIROJOSE ACASSIO GARCIA FILHOJOSE AGNALDO DA SILVAJOSE ANTONIO DA CUNHAJOSE CARLOS VELOSOJOSE FERREIRA E DENISE VELOSOJOSE GERALDO E ANGELAJOSE JOAO DE SOUZAJOSE JULIO ROCHA NETOJOSE LOPESJOSE LUIZ DE OLIVEIRAGONCALVESJOSE MARIA ALMEIDAJOSE MARIA MONTEIROJOSE MARINHO SILVAJOSE MARTINS FILHOJOSE NIVALDO BARBOSAJOSE PEDRO DE ASSISJOSELY LIMAJULIANA SOARES DONASCIMENTOJULIO CESAR GONCALVESJULIO CESAR RIBEIRO DEANDRADEJULIO FERNANDES DE ALMEIDAJUNIA SILVA GARCIAJUSSARA GONZAGA DIASKATIA FREITAS PEREIRAKELLY CRISTINA MARTINS SILVAKENIA CANDIDA PEREIRALAIS LACERDA E SILVALEANDRO DOS SANTOS DEOLIVEIRALENIMARES RIBEIRO BORGESLEONARDA GARCIA DECARVALHOLIDIANE APARECIDA FARIAOLIVEIRALILIA ROSARIO RIBEIROLILIAN MARCIA LOURENZILILIANE FRADE FERREIRALINDEIA ANTONIA DE SOUSALISIENE SOARES CARNEIRO

LUCAS CAETANO LEALLUCAS DE MELO MENDONCALUCIANA RODRIGUES DE MOURALEAOLUCIANO SOUZA ROSALUCILA NASCIMENTOLUCILENE VIEIRA LOPESLUCIMAR APARECIDA DAMASCENOSILVALUIZ CARLOS CAETANO DE MENEZESJUNIORLURDINHA FONSECALUZIA LOPES FERREIRAMANOEL MESSIAS PEREIRAMARCELO CORREA DA SILVAMARCIO JOSE MONTEIROMARIA APARECIDA DA SILVA CUNHAMARIA APARECIDA DE MELOMARIA APARECIDA DE SOUZANASCIMENTOMARIA APARECIDA FERREIRAMARIA APARECIDA LOPES FARIAMARIA APARECIDAPALHARESFERREIRAMARIA APARECIDA TEIXEIRAMARIA APARECIDA TERRAMARIA AUXILIADORA FERREIRAPEDROSAMARIA CLEUSA DA FONSECAMARIA DAS GRACAS PEREIRA DESOUZAMARIA DE LOURDES OLIVEIRAMARIA DE LOURDES PEREIRAMARIA DINORAH FERREIRAMARIA DO CARMO ARANTES COSTAMARIA DO ROSARIO ALVES ROCHAMARIA DO ROSARIO DE POMPEIAARAUJOMARIA DO ROSARIO PEREIRAMARIA EULALIA GONZAGA DIASMARIA FATIMA CASTRO FONSECAMARIA IMACULADA BORGESBASILIOMARIA JOSE DA SILVA LEITEMARIA LUCIA GONDIMMARIA LUCIA RODRIGUESMARIA MADALENA DE ASSISMARIA MARTINS FERNANDESMARIA NATIVIDADE VIANAMARIA OLINDINA MENEZES DACUNHAMARIA ROSARIA COSTA SILVAMARIA ROSARIO COSTAMARIA SOARES DA CUNHA

MARIA SUELY SOARESMARIA VITORIA DE PAULAMARIANGELA PORTELA LIMAMARILENE TEIXEIRA DE MENEZESMARLENE CAMILO DA SILVAMARLENE PEREIRA SILVAMARLI APARECIDA DA SILVAMARLI DA CONCEICAO NEVESMATEUS DE MELO FERNANDESMAYSA FERNANDA DE SOUZAMESSIAS ALMEIDA DE OLIVEIRAMESSIAS CAETANO LEAL FILHOMESSIAS MORAESMICHELY DA COSTA SILVAMILTON DE MOURAMIRELA DA COSTA SILVAMIRIAM CANTO DE CASTROMIRIAM TAGLIAFERRI MENEZESMONICA PAIMMOZART JOSE DA CUNHANADEJE P. ARAUJONAIARA CUNHA DELFINONAIR SILVA FERREIRANATALIA SILVA MOURANEIDE APARECIDA RODRIGUESPEREIRANEIDE DE FATIMA PEREIRANEIDE MARIA CASTRO DE PAULANEISA AUGUSTANELMA LOPES NUNESNEUZA COELHO DA COSTANEUZA MARTINS DA SILVANEUZA SOARES SANTOSNILMA DE MENDONCA LOPESNOEMIA RODRIGUES DA SILVAOLAVO CARDOSO FREIREOLGA VIEIRA ARAUJOOLINDA MARIA BORGES LIMAOLIVIA ROSA PACHECOPATRICIA COSTA GUIMARAESPATRICIA CRISTINA DE MENESESPAULO CESAR INOSTROSAPAULO GONCALVES LIMAPAULO MARCIO GOMES DAVIDPAULO VINICIUS SILVAPEDRO NOGUEIRA DE MENDONCARAIMUNDA VITORIA FRADERAUL LOPES MENDONÇAREINALDO DA SILVA RAMOSREJANE DE OLIVEIRA NUNESRENATO CESAR DA SILVAANDRADERENATO DE SOUZA JUNIORRENATO GARCIA ROSA

RENILDE MARIA ALVESROBSON DE CASTRO FERREIRAROGERIO GUIMARAES PORTOROSA APARECIDA FERNANDESROSAN FATIMO DE SOUZAROSANGELA PEREIRA DA SILVAROSARIA FATIMA SANTOS PEREIRAROSELI DOS SANTOS RIBEIROROSEMAYRE SANTOS ELIASRUBYA CRISTINA E SILVARUI SOBREIRA DA SILVASABRINA PARREIRA MELOSAMUEL DA COSTA TELESSAMUEL SOUSA RIBEIROSANDRO JOSE DA CUNHASARAH SILVEIRA DA COSTASEBASTIAO ALVES SILVEIRASEBASTIAO ELIAS DE SOUZASEBASTIAO FERRAZSEBASTIAO PIRES VIANASELMA APARECIDA NETOSILVIO EDUARDO FAVARINISIMONE AMELIA SANTOS LOPESSIMONE ARANTES CASTRO MENEZESSOLANGE DE FATIMA VALADAOSTELLA MARYS SILVA PINHEIROSUELI DOS REIS SILVASUELI DOS REIS SILVASUELI OLIVEIRA MARIANOTERESA RIBEIRO TEIXEIRATEREZINHA ALVES DE LIMATEREZINHA APARECIDA SILVEIRAOLIVEIRATEREZINHA DOS SANTOS CARVALHOVALERIA APARECIDA SILVAVANIA APARECIDA DA SILVAVANIA MARIA FERREIRA ALVESVERA LUCIA RODRIGUES FERREIRAVICENTE JOSE DA FONSECAVICTOR D’ ALESSANDRO DE PAULAVINICIUS AUGUSTO MARTINS RIBEIROVITOR SIDNEY CASTRO MENESESVITORIA APARECIDA FERREIRA LOPESWALDESIO JOAO VIEIRAWALDIR TEODORO DE MELOWANDER BATISTA SOARESWANDERLI DE CASTRO JUNIORWILSON DA SILVAWILSON DE PAULA FONSECAWIRLEY ANTONIO DA SILVA E SIMONEYEDA CANTO E FAMILIAZAIRA APARECIDA COSTA TEIXEIRAZEILA GARCIA RABELO E SANZIOZILDA DUARTE DAMASCENOZILDA MARIA ALMEIDA

Pe. Agenor Mendonça, SCJ.

se tornar um meliante. E, comoconsequência futura, umprisioneiro. Não vamos julgar omérito desta questão. Jesus Cristomandou-nos visitar o preso semjulgar se ele é culpado ouinocente.

Precisamos de mais pessoas deboa vontade para que possamosrealizar essa segunda etapa devisitação às famílias. Em vistadisso, a Pastoral Carcerária estápromovendo um novo curso paranovos membros. Acontecerá nosdias 13 e 14 de outubro. Sábado,das 13h00 às 18h00 e domingo,das 7h00 às 12h00, encerrandocom a Santa Missa. As inscriçõesse encerram dia 30 de setembro.

Maiores informações pelotelefone (37)3322-2131 e(37)99811-2659 no horáriocomercial.

Condições para participar doCurso:

- Ser católico praticante- Ser maior de 18 anos- Não ter parente próximo preso- E não ter processo na justiça e

antecedentes criminais.Você é convidado por Jesus a

participar. Faça sua inscrição naSecretaria da Paroquia São Vicentee ou em outra Paróquia da Foraniade Formiga.

Sejam bem vindos. Deus vosabençoe!

ACONTECEUNO DIA 24 DE AGOSTO, ÀS 19H,

NO VICENTÃO, A MISSA PELASFAMÍLIAS PROMOVIDA PELA RCC,

PASTORAL DA FAMÍLIA EPARÓQUIA SÃO VICENTE. A MISSA

FOI PRESIDIDA PELO PE.CHRYSTIAN SHANKAR DA DIOCESE

DE DIVINÓPOLIS. FOI UMMOMENTO DE MUITA UNÇÃO,

ORAÇÃO E ADORAÇÃO AOSANTÍSSIMO. ESTIVERAM REUNIDOSMILHARES DE PESSOAS DE FORMIGA

E REGIÃO.

NOS DIAS 31 DE AGOSTO À 06DE SETEMBRO, NO AUDITÓRIO

PAROQUIAL, UM FORTEMOMENTO DE ORAÇÃO EADORAÇÃO. ESTIVERAMREUNIDOS NO CERCO DE

JERICÓ TODAS AS PASTORAIS,MINISTÉRIOS, MOVIMENTOS E

COMUNIDADES DE NOSSAPARÓQUIA.