rádio cor -...

12
www.radiocorfm.com.br Rádio Cor ANO XXVI - Nº 331 - SETEMBRO DE 2018 www.radiocorfm.com.br

Upload: lelien

Post on 16-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Rádio Cor - paroquiasaovicenteferrer.com.brparoquiasaovicenteferrer.com.br/novo/wp-content/uploads/2018/08/... · Minha resposta vem como uma nova pergunta: existe algum modo de

www.radiocorfm.com.br

Rádio Cor

ANO XXVI - Nº 331 - SETEMBRO DE 2018

www.radiocorfm.com.br

Page 2: Rádio Cor - paroquiasaovicenteferrer.com.brparoquiasaovicenteferrer.com.br/novo/wp-content/uploads/2018/08/... · Minha resposta vem como uma nova pergunta: existe algum modo de

EditorialSetembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018 0 20 20 20 20 2

BatizadosMatriz no 2º

Sábado às 10hSanto Antônio

3º Sábado às 19hSanta Luzia

1º Sábado às 19hImaculada

1º e 3º Domingo às 8hRosário

3º Domingo às 17hSanto Expedito

2º Domingo ás 09h30

As matérias disponibilizadas nesta ediçãosão de responsabilidade de seus autores.

Fundador: Pe. Cláudio WeberscjData de Fundação: 01/10/1990Editor Responsável: Pe.Marcelo Alves dos Reis, scjCoordenadora: Patrícia MeloDigitação e Diagramação: Wasley CaetanoAmimRedação: Equipe Informativo São VicenteTiragem: 5.000 - Distribuição: Gratuita

Praça São Vicente Férrer, 27 - Formiga-MG CEP: 35.570-000 Fone: (0xx37) 3322-2131

INFORMATIVO

A SOLUÇÃO É DESCRIMINALIZAR O ABORTO?

 

Setembro: mêsdedicado à Bíblia, omanual indispensável nacabeceira do católico.

Um católico sereno e feliz entende,sem nenhum conflito, a importânciade conhecer a Bíblia e o Catecismoda Igreja. São dois manuaisindispensáveis na casa e nacabeceira de um católico. Ali estão:a Palavra de Deus e a Palavra daIgreja para o nosso tempo. Ocatecismo pretende aplicar a Bíbliaao nosso tempo. Por isso, umcatólico não deveria nunca deixarpassar a oportunidade de fazer umcurso de Bíblia. Como tudo na vida,é preciso saber usar para não usarerrado. Se compro um forno micro-ondas e não sigo as instruções,

posso assar errado e ao invés demelhorar minha alimentação, prejudicá-la. Quem deseja dirigir um carro tem queaprender, por isso vai à escola. Seucomputador será inútil, se você nãosouber como funciona e como semanuseia seus programas. Sua Bíblianão lhe dirá muita coisa se você se limitaa ler trechinhos. Ela é um todo. Tudo látem a ver com tudo. Por isso tanta gentetem fé agitada e confusa. Não lê comperspectiva. Por isso há tantosvisionários e fanáticos usando trechosda Bíblia para justificar suas afirmaçõessem pé nem cabeça. Leram trechos. E oque leram, não entenderam. É muitomais importante saber o que a Bíbliaquis dizer, do que o que está escritona Bíblia. Quem não entende isso, nãoentendeu o cristianismo. Faça um cursode Bíblia na Igreja Católica, se pretende

Cardeal Odilo Scherer, arcebispode São Paulo, publicou artigo sobreo tema Aborto no jornal Estado deSão Paulo, no sábado, 11 deagosto. Confira:

As audiências públicas promovidaspelo Supremo Tribunal Federal (STF)sobre o aborto deram ocasião amuitas manifestações favoráveis oucontrárias à descriminalização doaborto voluntário. Após ouvir asociedade, o Supremo deveráresponder à pergunta se os artigos124 e 126 do Código Penal, quequalificam o aborto como crime epreveem sanções correspondentes,são contrários à Constituição de1988 ou não.

Desejo participar desta reflexão epeço ao leitor que me dê o créditoda sua leitura. Como cardeal daIgreja Católica, eu poderia tratar oaborto do ponto de vista moral ereligioso; mas aqui pretendo refletirapenas com argumentoscompartilháveis também por quemnão tem a mesma fé religiosa.

O motivo da existência de leis é apreservação de valores e bens dealto apreço. O bem patrimonialprivado e público é um valor a serpreservado por leis, e o atentadocontra ele leva o legislador a prevera lei que protege este bem e mandao julgador aplicar sanções quepenalizem quem desrespeita olegítimo patrimônio. E não achamosisso estranho. Assim há leis pararegular o trânsito e penalizar seusinfratores; leis para preservar oambiente e penalizar quem asdesrespeita. E não é preciso ir maisalém nesse raciocínio. Alguém pensaque a aplicação da lei ao infrator éuma injustiça contra ele?

O feto humano, desde a suaconcepção, já é um ser humano

A lei que penaliza o abortoprovocado está a serviço de umvalor altíssimo, que é a vida donascituro, seu primeiro e maisfundamental direito. Sei bem queexistem diversas percepções sobreo início da vida humana. Penso queo feto humano, desde a suaconcepção, já é um ser humano,sujeito de direitos. Não consigopensar que ele se torne “humano”apenas num estágio posterior do seudesenvolvimento no útero da mãe.A mulher, da mais inculta à mais

letrada e conhecedora dos segredos daciência, quando tem a notícia do iníciode uma gravidez, exclama “estouesperando um filho!”. E quem diria quenão é assim ou que ela está iniciando agestação de “algo” indefinido, queapenas depois, mais tarde, se tornaráum filho seu, um ser humano como ela?O embrião é humano, desde o primeiroinstante de sua gestação. Se não ofosse, não haveria lei alguma, ouConstituição de país nenhum, capaz detorná-lo “humano”, em momentoposterior. Não é uma concessão da lei;é um fato da natureza, que precede àprópria legislação positiva.

Argumenta-se que o bebê emgestação ainda não seria sujeito dosmesmos direitos dos já nascidos e dosadultos, e isso é verdade. No entanto,sendo “humano”, ele já tem o direito àproteção dos adultos e de leis que lheassegurem direitos proporcionais à suacondição, como a saúde, a proteçãocontra a violência e, sobretudo, o direitoà vida. É da percepção mais elementarda condição humana que os adultosprotejam e defendam os humanos maisfracos e indefesos, como é o caso dascrianças desde a mais tenra idade. Seriacínico e desumano não reconhecer adignidade humana do nascituro eaprovar atitudes agressivas contra ele,sobretudo a iniciativa de lhe tirar a vida.

Claramente, penso que apenas numacondição o aborto poderia ser visto comindiferença pela sociedade e suas leis:só se o bebê, em qualquer fase de suagestação, não fosse um ser humano.Mas quem o poderia afirmar, semesconder a mais elementar verdadecientífica? Sendo o nascituro um ser vivoda mesma espécie de quem o gerou, oaborto interessa à sociedade como umtodo e cabe à comunidade humanacivilizada fazer leis e cuidar de suaaplicação, quando se trata de protegere defender os inocentes e indefesos. Docontrário, ela deixa de ser civilizada ehumana.

Preservar o “valor”, que é a vida Então o aborto deve continuar a ser

tipificado como crime no Código Civil?Minha resposta vem como uma novapergunta: existe algum modo deproteger e preservar o “valor”, que é avida dos nascituros, sem que haja umalei expressa que o estabeleça e quetambém preveja sanções para quem, demodo direto ou indireto, provoca oaborto voluntariamente? A finalidade da

lei não é, antes de tudo, apenalização da mulher que o faz,mas a proteção do seu filho e delamesma. Existe algumapossibilidade diversa de conseguiresse objetivo, sem ser por umalei adequada, contrária aoaborto?

A gestante também deve ter aproteção da sociedade medianteuma legislação adequada epolíticas que a implementem demaneira eficaz. Mas o preço pelafalta ou pela ineficácia de leis queassegurem a dignidade e oslegítimos direitos da mulher nãodeve jamais ser cobrado do filhodela, inocente e indefeso.

Argumenta-se, também, que alei que qualif ica o abortovoluntário como crime limita osdireitos fundamentais da mulhere desrespeita a sua autonomia,sua dignidade e sua integridadefísica e psíquica. Sinceramente,não me parecem argumentos quejustifiquem a desproteçãolegislativa do nascituro. Não ébelo e não é adequado ver no filhoum “agressor” de sua mãe…

As questões em relação aosdireitos e à dignidade da mulherpodem e devem ser resolvidassem suprimir a vida dos bebêsainda por nascerem. Amaternidade não é doença nemmácula para a dignidade damulher. A liberdade dela épreciosa, mas também estávinculada à responsabilidade quelhe corresponde. A gravidezinesperada pode ser prevenidacom meios adequados, sobretudocom a educação e a informação. Afalta de condições econômicaspara criar os fi lhos deve sertratada com seriedade e a mulherque se torna mãe tem o direito aoapoio da sociedade paraencaminhar bem o filho na vida.Mas a injusta pobreza de muitosnão pode ser argumento paraeliminar o inocente e indefeso. Ascifras presumidas de abortosclandestinos e os custos dascomplicações decorrentes devemter uma solução que,honestamente, não poderia ser alegalização do morticínio de bebêsainda no ventre de suas mães.

ser católico. Se quer serevangélico ou messiânico faça comeles. Cada grupo ressaltará o queserve ao seu grupo. Infelizmentesomos todos míopes ou caolhos.Lemos a Bíblia com nossaslimitações. E quem diz que a lê semnenhuma limitação estámentindo. Por maior que seja osanto, sua visão continuapequena e sua Bíblia continuaráapontando para muito mais longedo que ele e sua Igreja sãocapazes de ir.

Leia os dois. A Bíblia para sermais cristão e o catecismo parasaber ser um cristão católico.

Page 3: Rádio Cor - paroquiasaovicenteferrer.com.brparoquiasaovicenteferrer.com.br/novo/wp-content/uploads/2018/08/... · Minha resposta vem como uma nova pergunta: existe algum modo de

Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 20180 30 30 30 30 3

“A SABEDORIA É UM ESPÍRITO AMIGO DO SERHUMANO” (SB 1,1-7)

Vista-sebem...para ser

bem visto

R. Barão de Piumhi, 53- FormigaFone: 3322-1308 - Fax: 3322-1843

Nossospatrocinadores:

Transportes depassageiros,

cargas,encomendas e

turismoFormiga

São PauloB.HorizonteCampo Belo

Temos o presente quevocê procura pelo preço

que você deseja.

Fone: 3321-2877

CASA 505

Minas ComercialMateriais de ConstruçãoR u a : Av. G u i o m a rG a r c i a N e t o , 2 0 5

C e n t r o

F o n e : 3 3 2 2 - 2 9 6 0Lurdinha Gomes

Julieta Voiêtta

24° GRITO DOS EXCLUIDOS (AS)O Grito dos Excluídos

é uma manifestaçãopopular carregada desimbolismo; é um

espaço de animação e profecia,sempre aberto e plural depessoas, grupos, entidades,igrejas e movimentos sociaiscomprometidos com as causasdos excluídos. O Grito não temum “dono”, não é da Igreja, doSindicato, da Pastoral; não secaracteriza por discursos delideranças, nem pelacentralização dos seus atos; oecumenismo é vivido na práticadas lutas, pois entendemos queos momentos e celebraçõesecumênicas são importantes parafortalecer o compromisso.

O Grito dos Excluídos eExcluídas nasceu da necessidadede dar voz ao povo, às minoriase à população historicamenteexcluída pelo Estado, que optapor uma engrenagem denegociações financeiras quesomente obedecem aosinteresses dos que já têm: dosricos, das empresas, dos bancos.Assim, os direitos à saúde,moradia, transporte, trabalho,informação e vida digna ficamcomprometidos e aumenta adesigualdade social no país.Sendo assim, o Grito é um

“Dai-me a sabedoriaque partilha do vosso trono,Senhor! Fazei-a, pois, descer deVosso santo céu, para que,junto de mim, tome parte emmeus trabalhos, e para que eusaiba o que vos agrada. Comefeito, ela sabe e conhece todasas coisas; prudentementeguiará meus passos. Assim,minhas obras vos serãoagradáveis”.(Sb 9, 10ss). Estaoração é apenas um trechodaquela que Salomão dirigiu aoSenhor para obter a sabedoria.E no versículo 6 rezamos, “ASabedoria é um espírito queama os homens...” “O Espíritodo Senhor enche o universo...”(v.7). O livro da Sabedoriaconsidera apenas duascategorias de pessoas: osjustos e os injustos; quemconhece a Deus e Lhe é fiel éjusto; quem não O conhece ounão Lhe é fiel, é injusto. Os

processo que nãocomeça e nemtermina no dia 7de Setembro. Eleé um espaço dea r t i c u l a ç ã opermanente, paraque movimentoss o c i a i sorganizados semanifestem ecobrem direitos jáassegurados emn o s s aC o n s t i t u i ç ã oFederal. O Gritos e g u i r ádenunciando asvárias formas dedesigualdades nopaís e apontandoqual o real papeldo Estado diantede tanta exclusão.

De acordo com a coordenaçãonacional da articulação, “o Gritoprecisa continuar acontecendo emanifestando indignação diante deum sistema político e econômico queexclui e descarta a maioria dapopulação da participação e decisãodos rumos do país,independentemente de partidos egovernos. É uma luta contra asdesigualdades sociais e os privilégiostão comuns em nosso país. O

desafio do Grito é estarno meio do povo comoespaço de organizaçãoe mobilização, como umpequeno grandeprofessor que contribuilevando informação eformação eincentivando aparticipação popular,condição essa paraconstruirmos asmudanças”.

Quer a união dosmarginalizados e dopovo sofrido que lutapor vida mais digna.Quer a uniãodas forçasque lutam com o povosofrido, especialmente na atual conjuntura quevive o povo brasileiro.Quer trazer esperança,não se prende nas

mazelas sociais e injustiças, masolha para o bem comum, ampliao olhar para ver de outra forma eanima os caminhantes nessaárdua e gratificante tarefa deconstruir o reino de Deus,começando aqui e agora.”Portanto a escolha do lema e temadeste ano: VIDA EM PRIMEIROLUGAR. “DESIGUALADADEGERA VIOLÊNCIA: BASTA DEPRIVILÉGIOS.”

justos são aliados do Deus justo.Sua ligação com Deus étestemunhada pelo conhecimentoque dele têm. Os justos chamamDeus de Pai e se consideram filhosdele. A alma ou a vida dos justosestá com o Deus justo e deledepende. Como “a justiça é imortal”,também os justos serãoimortalizados, eternizados na vidado próprio Deus. Como aprender asabedoria? A palavra-chave é oamor, amor pela Sabedoria. E estase antecipa aos que a procuram,vindo ao seu encontro em casa, epelos caminhos do bem, da justiçae do amor a Deus. Este amor seextravasa em “desejo e busca”. NoEvangelho de Mateus, constatamosesta afirmativa: “Em primeiro lugarbusquem o Reino de Deus e a suajustiça, e Deus dará a vocês, emacréscimo, todas as coisas” (Mt 6,33). Muitos pensam que só os ricose poderosos têm acesso àsabedoria, não é verdade, a

sabedoria é para todos. (6, 22-7,14). Diante da sabedoria, todossão iguais. “A entrada e a saídada vida é igual para todos” (7,6).Qual é o caminho para asabedoria? Suplicar e invocar aoEspírito Santo este dom. Asabedoria forma, no ser humano,o bom senso interior – este bomsenso é a fonte do discernimento.Assim sendo virão a paz, aharmonia, o equilíbrio, a justiça,enfim, a felicidade para o serhumano. O Novo Testamentoprolonga essa reflexão, mostrandoa sabedoria encarnada em Jesus(Palavra=Sabedoria em Jo 1, 1-18). Ela é identificada com oEspírito Santo, entregue a todosos que se comprometem comJesus e com o Pai. A Sabedoria –justiça, com sua açãotransformadora – continuapresente no universo para levartodas as coisas à realização doprojeto eterno de Deus.

Page 4: Rádio Cor - paroquiasaovicenteferrer.com.brparoquiasaovicenteferrer.com.br/novo/wp-content/uploads/2018/08/... · Minha resposta vem como uma nova pergunta: existe algum modo de

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015 0 40 40 40 40 4Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018 0 40 40 40 40 4

O CD estásendo

vendidona

Secretaria

Paroquialno valor

de 20reais.

Adquira oseu!

VIII Encontrão do EJC - SVFAconteceu na Paróquia São Vicente Férrer,

nos dias 27, 28 e 29 de julho, o VIII Encontrodo EJC-SVF.

Durante o final de semana, os jovenspuderam fazer seu encontro pessoal comCristo e Nossa Senhora, além de terem tidoa oportunidade de assistir a diversas palestrascom temas variados, muita música e váriosmomentos de descontração.

O encerramento se deu com a missa das19:30h, na Matriz. Diga-se de passagem, umacelebração maravilhosa, com a nossa IgrejaMatriz lotada de pessoas rezando junto como nosso EJC. Certamente muitas bênçãosforam derramadas naquela ocasião.

O encontro, que teve a participação de 120jovens, sendo a maioria de Formiga/MG, foicoordenado pelos jovens Ana Flávia Senna,Jéssica Mara, Thiago Araújo e Willian Ferreira,orientados, o tempo todo, pelo Pe. Cleuber,que é o Diretor Espiritual do grupo.

Na ocasião, o grupo festejou os 10 anosde existência e serviço a Deus na nossaquerida cidade de Formiga, e a ocasiãomerecia uma comemoração à altura.

Para tanto, promoveram na noite do dia 27de julho, iniciando o Encontrão, a “MissãoNoite Minha Essência” com o cantor demúsicas católicas, Thiago Brado.

A “Missão Noite Minha Essência”representou um momento de grande alegriapara os jovens, que puderam agradecer aDeus pelos momentos vividos dentro do grupo,pelas amizades feitas ao longo dos 10 anose por poder servi-lo dentro de um movimentojovem que é tão querido por eles!

A propósito, durante o encerramento doencontro, os coordenadores divulgaram queo IX EJC-SVF já tem data marcada. Anotemaí. Será nos dias 26, 27 e 28 de julho de2019! Até lá, vem muita novidade boa por aí!

Confira as fotos no “Aconteceu”, páginafinal do informativo!

Ana Flávia Senna

Page 5: Rádio Cor - paroquiasaovicenteferrer.com.brparoquiasaovicenteferrer.com.br/novo/wp-content/uploads/2018/08/... · Minha resposta vem como uma nova pergunta: existe algum modo de

03/09 O importante é o interior do homem

10/09 Éfeta

ROTEIRO PARA SETORES

Maria Aparecida (Lila)ACOLHIDAANIMADOR: Caros irmãos eirmãs, estamos iniciando nossosencontros do mês de setembroe, neles, estaremos meditandoo Evangelho de Jesus Cristo erezando o nosso terço.Iniciemos, cantando: Emnome do Pai...Preparemos os nossos ouvidose o nosso coração para bemouvirmos e amarmos oEvangelho.

Cantemos: Como são belos ospés do mensageiro...Escutemos o que Marcos nos dizno capítulo 7, 1-8;14-15;21-23.

LEITOR 1. Os escribas efariseus estavam semprecercando Jesus com perguntas,achando que iam colocá-Lo emdificuldade. Nesse Evangelho,Jesus responde a eles,recorrendo às Escrituras,

ACOLHIDAANIMADOR: Caríssimosirmãos e irmãs, seguindonosso caminho peloEvangelho, vamos encontrarJesus abrindo os ouvidos deum pagão dizendo: Éfeta, istoé, abre-te, para que ele ouça.Assim, também, no nossoBatismo o padre pronunciaessa palavra, significandoque se abram o ouvido e aboca do batizando, para queele possa ouvir e proclamar oEvangelho em sua vida decristão.

Iniciemos, invocando aSantíssima Trindade: Emnome do Pai...

Vamos abrir nossos ouvidos,para que o Evangelho penetreem nós hoje e sempre.Ouçamos, com atenção,Marcos 7, 31-37.

quando os profetascondenavam a hipocrisia, porquefalam, mas não agem comoensinam. Os discípulos já nãoobservavam todas as leisjudaicas, pois, já começavam asuperar leis que escravizam.Quanto à pureza, Jesus lhes fazlembrar que tudo o que Deuscriou é puro. São as açõeshumanas que corrompem.

TODOS: Não é impuro o queentra, mas o que sai docoração do homem.

LEITOR 2. Para Jesus, aessência da religião está nocoração. Ele é a fonte do bem edo mal. Pecamos, seguindo aaceitação do mal no nossocoração, do mesmo modo quenos tornamos “sagrados” seseguimos o bem que nos diz ocoração. A conversão é, acimade tudo, uma mudança no

coração, que leva à umamudança na prática. Uma coisasem a outra é hipocrisia. É amoralidade que dá direção àscoisas.

TODOS: Jesus quebra tabusque criam a diferença entrecoisas e pessoas.

PARTILHAANIMADOR:1. Como procuramos alimentarnosso coração para que eleesteja puro, justo e verdadeiro?

2. Nossa religião é igual a deJesus?

3. O que precisamos mudarpara termos uma verdadeirareligião?

ANIMADOR: Agora vamosrezar o nosso terço,invocando a proteção de Mariasobre nós e nossas famílias e

pedindo a ela que nos dê umcoração puro como o dela e ode Jesus.Meditemos os mistériosgozosos, os mistérios daalegria.

ENCERRAMENTOANIMADOR:Ter religião é aceitar a Palavrade Deus como uma verdade,como uma Palavra deLibertação. É praticar a justiça,a caridade e a misericórdia. Paraagir contra os vícios quecontaminam o ser humano e asociedade, temos o amor, asolidariedade, a justiça, amisericórdia, a verdade. Paratermos um mundo melhor,devemos começar a mudardentro de nós.Até o próximo encontro, seDeus quiser.

CANTO: Um coração paraamar...

LEITOR 1. Jesus cura umpagão surdo-mudo. Com esserelato, Marcos quer ressaltara participação dos pagãos, nobanquete da salvação. O quefica claro é que Jesus não éum mágico. Jesus age, atua,liberta o homem de suaenfermidade e, agora, ele jápode falar e louvar a Deus, oque é um símbolo delibertação daqueles que sãooprimidos na sociedade, dosque não têm voz, os que nãosão contados para nada.

TODOS: O Mestre se tornaa voz dos que não a têm.

LEITOR 2. Na narrativa domilagre há um detalheinteressante: Jesusmanifesta preocupação como enfermo, separa-o damultidão, procura um

ambiente calmo, liberta-o daperturbação e dadependência. A Igrejalibertadora, também,trabalha com Jesus, pelalibertação do mundo. A fédaquele homem é autêntica,simples, comovedora.

TODOS: Ele fez bem todasas coisas, pois Deus éperfeição.

PARTILHAANIMADOR: 1. Para nós,o que representa a cura dosurdo-mudo?2. De que modo Jesus abrenossos ouvidos e solta anossa língua?3. Aquele homem era pagão.Por que Jesus quis curá-lo?

ANIMADOR: Vamos rezar onosso terço, pedindo aNossa Senhora que nos dê a

graça de termos nossosouvidos abertos e nossa línguasolta, para anunciarmos oEvangelho.Meditemos hoje os mistériosdolorosos.

ENCERRAMENTOANIMADOR: Um pontoimportante que Jesus valorizaem seus milagres é ahumildade. Sempre pede quenão espalhem, que nãocontem a ninguém o que Elefez. E hoje, também, Ele nosrecomenda que, como cristãos,não espalhemos as nossa boasações, pois seu significado seperde quando pensamos nashonras e louvores quereceberemos por aquela boaação.Até o próximo encontro,querendo Deus.

CANTO: Eu confio em NossoSenhor...

Page 6: Rádio Cor - paroquiasaovicenteferrer.com.brparoquiasaovicenteferrer.com.br/novo/wp-content/uploads/2018/08/... · Minha resposta vem como uma nova pergunta: existe algum modo de

E-2Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018 E-2

17/09 “Tu és o Cristo”

24/09 Ser o último para ser o primeiroACOLHIDAANIMADOR: Irmãos e irmãsda comunidade, é o nossoúltimo encontro do mês desetembro, onde estivemosmeditando trechos doEvangelho e rezando nossoterço. Hoje, veremos umconselho muito sério paranossa vida: quem quiser sero primeiro no céu, seja oúltimo aqui na terra.Iniciemos: Em nome doPai...Cantemos: Palavra não foifeita para dividir ninguém...Ouçamos Marcos 9, 30-37

LEITOR 1. Ouvindo adiscussão dos discípulos,Jesus quis saber o motivo.Eles ficaram em silêncio,envergonhados, porqueforam pegos em flagrante emuma situação incômoda. Aísurge a lição do serviço. Jesusataca o poder e o orgulho. Égrande, quem, em atitude

ACOLHIDAANIMADOR: Queridosirmãos e irmãs, aindapartilhando a Palavra deDeus, nós vamos ver que háum ponto crucial na nossavida de cristão: o que érealmente crer em JesusCristo?Iniciemos, invocando oEspírito Santo: Em nome doPai...Vinde Espírito Santo...

Cantemos: Aleluia, aleluia, aminha alma abrirei...Marcos, hoje, tem para nósmais um grandeensinamento no capítulo 8,27-35

LEITOR 1. Pedro proclamasua fé em Jesus, quando diz:‘Tu és o Cristo” e, ao mesmotempo, acontece o anúncio daPaixão. A multidão ainda nãoidentifica Jesus, mas os

discípulos O reconhecemcomo Deus. As palavras deJesus, sua doutrina e seuscaminhos são palavras ecaminhos de Deus. Andandopela Palestina, Jesusensinou, corrigiu, amou,curou. No caminho Eleencontrou com muita gentee deu a conhecer-se, ao partiro pão. Seguir o caminho deJesus não é fácil. É precisoque Ele nos dê coragem.

TODOS: Que nós possamosdizer a Jesus, como Pedro:“Tu és o Cristo”!

LEITOR 2. O Evangelho deMarcos é voltado para seresponder à pergunta:“Quem é Jesus” O quepodemos observar é queJesus também pergunta:“Quem dizem os homens queeu sou?” Tem como resposta

algo de incompleto, pois,situa Jesus como um profeta.À segunda pergunta: “E vós,quem dizeis que eu sou?” érespondida, rapidamente, porPedro, com uma profissão defé: “Tu és o Cristo”. Acreditarem Jesus é crer na suadivindade, para poder dizercomo Pedro com toda a fé.

TODOS: A exigência paratrilhar o caminho de Jesusé a partilha do pão e daPalavra.

PARTILHAANIMADOR: 1. Para nós, oque é ser cristão?2. Estamos dispostos a tomarnossa cruz e seguir Jesus?3. Pensemos: como anda anossa fé?Como temos feito, vamosagora rezar o nosso terço,pedindo a intercessão de

Maria, para que ela nos guieno caminho de Jesus.Meditemos os Mistérios daLuz.

ENCERRAMENTOANIMADOR: Ser cristão,requer sofrimento. Jesusdisse que se alguém quisersegui-lo, tem que tomar a suacruz e isso não é fácil, mascom amor e fé conseguiremosseguir o seu caminho até aglória final: o céu, que nosespera. Por isso, por Jesus,temos que tudo crer, tudoesperar, tudo suportar e Elemesmo vai nos dar condiçõespara realizarmos essajornada.Até o próximo encontro ecantemos:

Buscai primeiro o Reino deDeus...

serviço, interessa-se pelopróximo e inverte a ordemdos valores, que, tantasvezes, prevalecem entre oshomens. “É grande, nãoquem ocupa um lugar derelevância, mas quem dáespaço para quem não temgrandeza.”

TODOS: Deus ama quemnão tem prestígio, é fracoe indefeso.

LEITOR 2. Jesus dá ênfaseà humildade. Quandoservimos a alguém, éimportante mantermos umaatitude sincera, dentro doespírito do serviço e dagenerosidade. Mesmoquando somos chefes,patrões, temos que mantera humildade. Não devemosnos preocupar com honras etítulos que as pessoaspossam nos dar. Para Jesus,não é o poder de domínio,

mas o serviço amoroso egratuito que nos tornagrandes no Reino.

TODOS: A humildade é avirtude que nos afasta dainveja e da ganância.

PARTILHAANIMADOR: 1. De quemaneira podemos afastar aganância e a inveja que ficamdentro de nós?2. Quais são as mais fortesmanifestações de orgulhoquando somos servidores?

ANIMADOR: Como diz oPadre Antônio Maria: Terço namão e Jesus no coração,vamos rezar nosso terço,agradecendo a Maria todas asgraças que temos recebidopela intercessão dela.Meditemos os MistériosGloriosos.

ENCERRAMENTOANIMADOR: Jesus nos diz:“Olhem as almas das criançase lá descobrirão os traços dahumildade que devem seguir.”A criança tem a pureza daalma e a humildade parareconhecer que não temcondição para realizar ascoisas sozinha, sempresolicita a ajuda de alguém.Se pudéssemos ter ahumildade de uma criança,então teríamos a certeza deque Jesus reconhece o serviçoque prestamos aos nossosirmãos e à nossacomunidade.Até o próximo mês, com agraça de Deus.Vamos nos dar o abraço dapaz, desejando ao irmãomuita fé e humildade.

CANTO: Paz, paz de Cristo,paz ...

Page 7: Rádio Cor - paroquiasaovicenteferrer.com.brparoquiasaovicenteferrer.com.br/novo/wp-content/uploads/2018/08/... · Minha resposta vem como uma nova pergunta: existe algum modo de

Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018E-3

O JOVEM E A VIVÊNCIA DA PALAVRA DEDEUS

Josiane Alves

BÍBLIA: FORÇA E ENCANTAMENTOAnuar Teodoro Alves

ESTADO DE SAÚDEDO PE. SEBASTIÃO.

A Palavra de Deus está sempreao alcance da mão e do coraçãode quem o segue. E por moção doEspírito Santo, a Palavra vaitransformando o coração dasfamílias e moldando a comunidadecristã. Para isso, é necessário umcoração aberto, como de discípulodiante do Mestre. O profetaJeremias fez uma experiênciaprofunda: nas mãos de Deus sentiu-se como um vaso de barro nas mãosdo oleiro.

As famílias que leem a Bíblia, defato, progridem na vivência doEvangelho, em unidade com avontade de Deus e na comunhãofraterna. A Palavra meditadaimpulsiona a família a superar opecado e a maldade, ajudando aencontrar a plenitude espiritual comuma aura de paz e de alegria. É oencantamento espiritual, a forçainterior, a capacidade de passarimune pelas tentações que rodeiamas famílias.

São Francisco de Assis, um dosgrandes revolucionários dahumanidade, apregoava a vidafraterna em meio ao egoísmo; a vidaem Deus, mesmo em meio ao mundodos prazeres da carne e do

Paulo ensinou ao seu “filho”, ojovem Timóteo, a preservar a fé e oamor e a encorajar e advertir oscristãos da Igreja em Éfeso a nãose desviarem da verdade, seguindoos falsos mestres. Ele cumpriu comsucesso sua missão e deixou umgrande exemplo para nós: a força ea determinação de um jovem podemlevá-lo a realizar grandes coisas eme para Deus.

Não seria suficiente só a nossaforça, mesmo porque vigor semprefoi um privilégio da juventude, noentanto, a diferença está emtratarmos as questões da nossa vidaà luz da Bíblia. Timóteo aprendeudesde cedo esse princípio e isso lherendeu a aprovação de Deus e aconfiança do apóstolo Paulo.

Por outro lado, é importanteenfatizar que isso tudo não se tratade ter uma vida extremamentereligiosa, nem de que temos queviver de forma sem graça ou penosa,pelo contrário, viver para Deus podeser mais emocionante do que escalaruma alta montanha, depende decomo encaramos a verdade. Viveros princípios bíblicos nos leva alugares aonde jamais chegaríamossem Deus. Podemos ser jovens

arrojados, inteligentes, divertidose ao mesmo tempo cristãossinceros; podemos ter uma atitudediferente dos demais que queremaproveitar ao máximo e de todasas formas sua juventude, mesmoque isso lhes custe seu própriofuturo.

Vivamos como Timóteo, seguindoa Cristo e nos tornando exemplopara outros jovens; pensemos nofato de que ele viveu háquase doismil anos e mesmo hoje, seutestemunho é capaz de nosinspirar; seu nome e sua vida forammencionados no livro maisimportante do mundo: a Bíblia.Issoé valioso demais, pois as EscriturasSagradas são as palavras do próprioDeus para nós e nosso manual devida. Nela, podemos confiar semreservas. Vale a pena seguirmos oexemplo de obediência, fé, amor eperseverança que fizeram daquelejovem tímido, o grande líder queele foi.

“Ninguém despreze a tuamocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na Palavra,no procedimento, no amor, nafé, na pureza.” ( 1 Tm4.12)

consumismo; a alegre adesão àvontade de Deus, vencendo oorgulho e a sede do poder. Quandose chega a uma fraternidade assim,logo se capta o perfume doEvangelho.

Por pedagogia, a Igreja destina omês de setembro a conhecer aBíblia. Aliás, primeiro a ter a Bíbliaem casa. Depois, a lê-ladiariamente. Aprender a meditá-ladiante de Deus, num coraçãoorante. Nesse contexto, a famíliaaprende a acolher de modoamoroso seus membros: os pais serelacionam de modo afetivo com osfilhos, como Deus, com seu povo.Os filhos, por sua vez, acolhem ospais de modo pacífico, criando umambiente sereno e alegre. É oencantamento da família através daPalavra de Deus. É neste ambienteque germinam as vocações cristãs,que se alimentam ideais generosos,que se superam obstáculos àfelicidade e se constrói a Civilizaçãodo Amor.

Seja feliz! Conheça, leia, meditee viva a Palavra de Deus.

Que a Sagrada Família abençoee santifique nossas famílias!

Padre Sebastião encontra-sena Sede Provincial dos Padres doSagrado Coração de Jesus emSão Paulo para tratamento desaúde no Hospital DantePazzanese.

Ele ficará o tempo necessáriopara que os médicosespecialistas encontrem a suareal situação de saúde e seuproblema no coração.

Rezemos por ele para que logorecuperado, retorne suasatividades.

Padre Ângelo José Adão SCJPE. MARCELO É ELEITO CONSELHEIRO PROVINCIAL

No dia 8 de agosto de 2018(quarta-feira), memória de SãoDomingos, tomou posse o novogoverno provincial, nomeadono dia 27 de julho, pelo P.Carlos Luiz Suarez Codorniú,superior geral:

- P. Ronilton Souza de Araújo(superior provincial),

- P. Djalma Lúcio M. Túniz(conselheiro provincial),

- P. Eli Lobato dos Santos(conselheiro provincial),

- P. João Carlos Paschoalimde Castro (conselheiroprovincial),

- P. Marcelo Alves dosReis (conselheiroprovincial).

P. Ronilton presidiu acelebração e confirmou seuassentimento para o segundomandato.

P. João Carlos Almeida,encerrando seu mandato deserviço como conselheiroprovincial, fez a homilia. Ressaltoua importância do papel do superior,que deve agir como pai zeloso,sem perder a sensibilidade degovernante servidor que caminha

junto com aqueles a quem serve.Nesse sentido, P. João Carlosevocou a memória do XXIV Capítulo

Geral e ressaltou o aspecto sinodal(syn – juntos; hodós – estrada) quedeve estar presente na caminhadada vida dehoniana.

Ao final da celebração, P. Roniltonagradeceu ao P. João Carlos Almeida

e ao P. Rafael Querobin pelo serviçoprestado no triênio que se encerra.Também agradeceu o “sim”

continuado do P. JoãoPaschoalim e P. Eli, bem comopelo “sim” de adesão ao novogoverno provincial que o P.Djalma e P. Marcelo fazem.

O Superior Provincial éaquele que acolhe a disciplinada Obediência enquantoconselho evangélico.Contudo, junto do Conselho,o Superior exerce não só aautoridade, mas também agovernança da dinâmicaprovincial. Mas tantoobediência, quantogovernança, nunca se farásozinho ou num pequenogrupo: é preciso aparticipação e colaboração detodos. Essa colaboraçãodirecionada é o espírito de“sinodalidade” do qual fala a

Mensagem final do XXIV CapítuloGeral.

Peçamos ao Coração de Jesus queconduza nossa Província pelasestradas da reparação e daoblação.

Page 8: Rádio Cor - paroquiasaovicenteferrer.com.brparoquiasaovicenteferrer.com.br/novo/wp-content/uploads/2018/08/... · Minha resposta vem como uma nova pergunta: existe algum modo de

Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018 E-4

CATEQUESECatequista Magela

A PRÁTICA DO ENSAIO

01 - 1Cor 1,26-31; Sl 33; Mt25,14-3002 - 22º Dom. Comum- Dt 4,1-2.6-8; Sl 14; Tg 1,17-18.21b-22.27; Mc 7,1.8-14-15.21-2303 - 1Cor 2,1-15; Sl 118; Lc4,16-3004 - 1Cor 2,10b-16; Sl 144; Lc4,31-3705 - 1Cor 3,1-9; Sl 32; Lc 4,38-4406 - 1Cor 3,18-23; Sl 24; Lc 5,1-1107 - 1Cor 4,1-5; Sl 37;Lc 5,33-3908 - Nativ. de N. Senhora- Mq5,1-4a (ou: Rm 8,28-30); Sl 70;Mt 1,1-2309 - 23º Dom. Comum- Is 35,4-7; Sl 145; Tg 2,1-5; Mc 7,31-3710 - 1Cor 5, 1-8; Sl 5; Lc 6,6-1111 - 1Cor 6,1-11; Sl 149; Lc6,12-1912 - 1Cor 7,25-31; Sl 45; Lc 6,20-2613- 1Cor 8,1b-7.11-13; Sl 138;Lc 6,27-3814 - Exaltação da Cruz- Nm 21,4b-9; Sl 77; Fl 2,6-11; Jo 3,13-1715 - N. S das Dores- Hb 5,7-9;Sl 30; Jo 19,25-2716 - 24º Dom. Comum- Is 50,5-9ª; Sl 114; Tg 2,14-18; Mc 8,27-3517 - 1Cor 11,17-26.33; Sl 39;Lc 7,1-1018 - 1Cor 12,12-14.27-31ª; Sl100; Lc 7,11-1719 - 1Cor 12,31-13,13; Sl 84;Lc 7,31-3520 - 1Cor 15,1-11; Sl 117; Lc7,36-5021 - S. Mateus- Ef 4,1-7.11-13;Sl 18; Mt 9,9-1322 - 1Cor 15,35-37.42-49; Sl 56;Lc 8,4-1523 - 25º Dom. Comum- Sb2,12.17-20; Sl 53; Tg 3,16-4,3;Mc 9,30-3724 - Pr 3,27-34; Sl 15; Lc 8,16-1825 - Pr 21,1-6.10-13; Sl 119,1-44; Lc 8,19-2126- Ss Cosme e Damião Pr 30,5-9; Sl 118; Lc 9,1-627 - S. Vicente de Paulo- Ecl1,2-11; Sl 90; Lc 9,7-928 - Ecl 3,1-11; Sl 143; Lc 9,18-2229 - SS. Miguel, Rafael eGabriel- Dn 7,9-10.13-14; Sl137; Jo 1,47-5130 - 26º Dom. Comum- Nm 11,25-29; Sl 18; Tg 5,1-6; Mc 9,38-43.45.47-48

No mês passado, terminamos umasérie de reflexões sobre escolha doscantos para cada momento da missa.Agora, é por em prática o que sepreparou. Para isso, é fundamentalo ensaio.

Primeiramente, necessário sedefinir local.Pode ser no salão dacomunidade, na casa de algum dosintegrantes, ou, em último caso, atédentro da igreja, desdeque feito comdiscrição, zelo, respeito e, é claro,previamente autorizado.

Embora muitos não considerem,data e horáriosão detalhes que fazemdiferença. É importante verificar omelhor dia e hora em que todospossam comparecerpontualmente epermanecer até o final. É muitoimprodutivo quando algumcomponente fica “vigiando o relógio”,porque tem que chegar acompromisso posterior.

Se for aprender músicas novas oucriar novos arranjos, o ideal seria

fazer, primeiramente, e namedida do possível, um ensaioacústico, para que todos seouçam melhor. Quando tudoestiver definido, passa-se ao

ensaio com aparelhagem de som, comcuidado para que o som dosinstrumentos jamais sobreponhao dasvozes.

Outro precioso recurso é a gravaçãodo ensaio. Através dela, pode-seavaliar a qualidade do trabalho,verificar erros e fazer os ajustesnecessários. No início, a maioria sesente desconfortável, mas, com otempo, todos se acostumam e agravação passa a ser uma aliada. Aoouvi-la posteriormente é como seestivéssemos ensaiando de novo juntocom todo o grupo.

Se o grupo for grande, e houvertempo hábil, pode-se dividir,ensaiando, em um dia, o vocal, e, emoutro, o instrumental.

No ensaio dos cantores, importanteajustaros tons de cada música, a formade articulação conjunta das palavras,os momentos de entrada e finalizaçõesde cada canção.

No ensaio instrumental, atentar para

as introduções, as “deixas” deentrada do vocal e, caso omomento litúrgico permita solo,qual instrumento o fará. Se fornecessário, cada instrumentistaprepare as cifras das músicas,na tonalidade escolhida peloscantores. No ensaio final, comtodos os integrantes, é só uniro que foi preparado.

Caso alguém nãocompareçaaos ensaios, precisater maturidade paracompreender que não poderáatuar na próxima celebração,pois não é justo que um sóponha a perder tudo que osdemais prepararam com tantadedicação.

Ensaie o quanto fornecessário, até que todossaibam o início e o fim de cadamúsica e tenham segurança desua parte na ministração. Issoserá de suma importância noensaio com o povo, e,principalmente,durante a SantaMissa.

Olá, sejam bem-vindos aocantinho da Catequese!

Todos sabem que o “PaiNosso” é a oração que o Senhornos ensinou. É a oração dosfilhos de Deus.

O Papa Francisco diz que aação de Jesus de tomar o pão eo cálice de vinho, dar graças epartir o pão, corresponde naLiturgia Eucarística da Missa àfração do Pão, precedida pelaoração do “Pai Nosso”.

“Rezando o Pai Nosso,pedimos o pão de cada dia,imploramos a remissão denossos pecados, e, para sermosdignos de receber o perdão deDeus, nos comprometemos emperdoar a quem nos ofendeu.Perdoar as pessoas que nosofenderam não é fácil, é umagraça que devemos pedir:Senhor ensina-me a perdoarcomo tu me perdoaste.Com asnossas forças não podemos. Éuma graça do Espírito Santoperdoar. Assim, abrindo ocoração a Deu, o Pai Nosso nospredispõe, também, ao amor

fraterno. Também pedimos a Deusque nos livre do mal que nossepara d’Ele e nos divide de nossosirmãos. E tudo isto nos preparapara a Comunhão. O que pedimosno Pai Nosso é prolongado pelaoração do sacerdote, que emnome de todos suplica: ‘Livrai-nosSenhor de todo o mal e concedea paz aos nossos dias.’”

Portanto, não dizemos “Amém”antes do sacerdote completar aoração pedindo a paz.

A Liturgia Eucarística da Missa éCatequese, participemos commais atenção e piedade,vivenciando cada parte da Missa,e assim estaremos plenos dagraça de Deus, para partir emmissão.

“Anunciar Cristo significamostrar que crer nele e segui-lonão é algo apenas verdadeiro ejusto, mas também belo, capaz decumular a vida de um novoesplendor e de uma alegriaprofunda, mesmo no meio dasprovações.”

(Papa Francisco).

PROGRAMAÇÃO

A Paróquia São VicenteFérrer convida seus agentespastorais e interessadospara participar dos trêsencontros Bíblicos no mêsde setembro voltados parareflexão, oração,aprofundamento eespiritualidade.Os padres da paróquiaficarão responsáveis emapresentar o Livro daSabedoria, nos dias 12,18e 26 de setembro às 20h,no Auditório Paroquial.Inscrições na secretariaparoquial.Venha participar!

Page 9: Rádio Cor - paroquiasaovicenteferrer.com.brparoquiasaovicenteferrer.com.br/novo/wp-content/uploads/2018/08/... · Minha resposta vem como uma nova pergunta: existe algum modo de

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 20150 50 50 50 50 5 Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 20180 50 50 50 50 5

Dias 26 e 27Santo Antônio

Quarta e Quintaàs 19:00hs

Encontro depreparação paraPais e Padrinhos

Atenção:As inscrições para o Encontro deverão ser

feitas antecipadamente na SecretariaParoquial, com documento de identificação.

Dias 29 e 30 deSetembro de 2018.

Sábado às 19hDomingo às 07h

Local: Salão Paroquial

Page 10: Rádio Cor - paroquiasaovicenteferrer.com.brparoquiasaovicenteferrer.com.br/novo/wp-content/uploads/2018/08/... · Minha resposta vem como uma nova pergunta: existe algum modo de

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015 0 60 60 60 60 6Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018 0 60 60 60 60 6

“TODA ESCRITURA É INSPIRADAPOR DEUS” 2TM 3,16-17

Dalvinha

“A ORAÇÃO DO JUSTO TEM GRANDEEFICÁCIA” TG 5,16

9° PRINCÍPIO: GRUPO DE APOIOCristina Melo

Angélica Ornelas

Padre Túlio Marcos, SCJ

APELO DE PE. DEHON AO AMOR

“Para que possamcrescer, as famílias

devem dar e receber apoio nacomunidade em que vivem”

O grupo de apoio é o suporteque nos auxilia e nos ampara emnossos momentos de crise. É aalavanca que nos dá segurançanas mudanças a que almejamos eo freio que nos alerta a nosprepararmos antes de tomarmosatitudes importantes em nossavida e de nossos familiares; daí ocaráter apoiador desse princípio,que nos acolhe e nos faz unidos ehumildes nas ações solidárias deentre ajuda.

Objetivos específicos- Identificar situações de

limitações pessoais para aresolução de problemas;

- Identificar a importância datroca de experiência e de pontosde vista diferentes do grupo nasustentação de suas decisões;

- Identificar situações desolidariedade, cooperação erespeito, advindas

do compartilhar e ouvirA proposta de Amor-Exigente é

transmitida nas reuniões ondetodos os participantes interagemtendo como base os Princípios. NoGrupo de Apoio há mútua ajuda, eisso acontece sem se perceber.Quando há uma partilha devivência, todos os presentes têmoportunidade de optar por usar ounão a experiência já vivida paraplanejar as mudanças. Este é umdos pontos fundamentais para oautoconhecimento, para a

Padre Dehon tinhamuita clareza do quesonhava para os seus

religiosos e como tarefa principalpara a Congregação: “Recebemosuma bela missão: aproximar osacerdote e o povo ao Coração deJesus Cristo”. É sempre a partirdeste Coração que Pe. Dehon tomaos seus parâmetros, ensina, orientae recomenda. A sua vida foi umverdadeiro caminho no amor e umaincansável proclamação do Reino deDeus, sem perder de vista o seuprincipal objetivo: “O ideal da minhavida... o meu ideal grandioso:conquistar o mundo para JesusCristo... instaurar o Reino doSagrado Coração”.

Nessa perspectiva de instauraro Reino do Coração de Jesuspodemos notar na vida de Dehonum forte apelo ao amor a Deus eao próximo. Dehon nos ensina que:“Há apenas uma prática: amar emtodos os tempos, em todos oslugares, em todas as situações”.1

(2 OSP2, 18 Cf. L. DEHON, Vitad’amore nel Cuore di Gesù, Milão1980, p. 300: Sì all’amore... nelCuore di Gesù, Milão 1985, p. 320.)

“TODA ESCRITURA ÉINSPIRADA POR DEUS; É ÚTIL PARAENSINAR, PARA REFUTAR, PARACORRIGIR, PARA EDUCAR NAJUSTIÇA (...)” (IITm 3, 16-17).

Aqui São Paulo nos lembra o valor,a beleza, a importância da SagradaEscritura. Ela contém a Verdade enos aponta a Salvação. É“inspirada”.A respiração possui doismovimentos: inspiração e expiração.Quando inspiramos, recebemos ooxigênio e ele nos garante a vida.Quando Deus criou Adão soprou emsuas narinas e ele viveu. A palavraespírito “ruach”, em hebraicosignifica vento, respiração. OEspírito Santo é o “Sopro de Deus”,é Amor! É o Espírito Santo que semanifestou em homens e mulheres,para que as Escrituras se tornassemRevelação e Presença de Deusnomeio do Seu povo.”Escutemquando eu os corrijo. Eu darei bonsconselhos e repartirei a minhasabedoria com vocês”.Pv 1,23.Pelopoder da Palavra somos curados,libertos, corrigidos, conduzidos eenviados. Pelo poder da Palavra oSenhor vai abrindo caminhos e

mudança de atitudes e a busca dequalidade de vida.

O grupo de apoio dá esperança:“Se deu certo para ele, porque nãodaria para mim?”

O grupo de apoio incentiva amudança: “Meus valores mudamquando sei das dificuldades doscompanheiros. As conquistasmateriais deixam de ser minaprioridade.”

O grupo de apoio trazresponsabilidade: “Da mesma formaque eu preciso da partilha do outro,tenho a responsabilidade de,semanalmente, frequentar o grupopara ajudar alguém.”

O grupo de apoio desenvolve ahumildade: “Aceitando os defeitosde caráter do outro sem julgá-lo,torno-me humilde.”

O grupo de apoio contribui paraa criação de novos vínculos: “Sequero nova vida, não posso tê-laentre os que não estão procurandorecuperação.”

O grupo de apoio exige de todossigilo e anonimato: “O que se ouve,o que se fala e o que se vê aqui, ficaaqui.”

O grupo de apoio não temsolução mágica: “A maneira comoresolvo meus problemas só dependede mim. Aqui no Amor-Exigente nãoposso esperar cura milagrosa, massinto que não estou sozinho. Entreverdadeiros amigos estou trabalhandominhas novas metas.”

“Participando do Grupo de Apoio,estamos no mesmo barco e ensinamosa remar pelo que fazemos e não peloque falamos. “(John Burns)

rompendo limites dentro de nós,porque é o Espirito Santo que nosdá a compreensão e nos leva afazer a experiência do amor deDeus! Por nosso entendimentoseria impossível alcançar a riquezaque existe nas Escrituras, masquando somos guiados pelo EspíritoSanto Ele nos revela o amor, amisericórdia e nos inspira gestose atitudes de amor e demisericórdia também! Por isso, nãotenhamos medo de errar! Nãodesperdicemos o nosso tempo!Façamos a experiência doencontrocom Deus, através da LeituraOrante! Acostumemo-nos aomergulho inefável na ProvidênciaDivina, através da escuta e dosilenciamento. Principalmentenesse tempo de tanto barulho,pressa e incertezas, busquemosnas Escrituras o restauro para anossa alma, o equilíbrio para nossoespír ito,nossocorpoemente!Deixemos o Espírito Santo terliberdade para agir e estabelecerum território sagrado dentro denós!

É esse um dos seus tesourosespirituais. Quem entender estarealidade e experimentá-la, seráfeliz e realizado na sua vocaçãode cristão e de dehoniano.

Nós,que seguimos a Cristo pelocaminho aberto por Pe. Dehon,somos provocados a assumiratitudes semelhantes ao Coraçãode Cristo. Segundo Manzoni: “Abondade do P. Dehon era atenta,delicada, compreensiva, plena deentrega, mas também inteligentee sem fraquezas. Dava aimpressão, a todo o interlocutor,de estar inteiramente à suadisposição, disposto acompreendê-lo, sintonizando coma sua amplitude de onda, fossequem fosse: jovem ou adulto,pobre ou rico, sacerdote ou leigo.Era bem disposto para o diálogo,mesmo com os seus opositores.Era uma bondade oferecida atodos, sem distinção, também aquem lhe era hostil fora ou dentroda Congregação”.3 (MANZONI, G.Leone Dehon e il suo messagio,Bologna: Dehoniane, 1989, p.511.)

Muitas vezes,nós nos deparamoscom circunstâncias extremamenteadversas onde a nossaATITUDE faz toda adiferença; tanto paranós quanto para os queestão à nossa volta. Eé por isso que devemossempre ORAR antes deAGIR.

A oração é a melhormaneira de lidar com osacontecimentos e asdificuldades. Deus nosouve quando clamamos (Salmos4:3). A oração a ajudará a enxergaros seus problemas à luz do poderde Deus, em vez de enxergar Deusà sombra de seus problemas. Aoração faz você discernir melhor o

que realmente está necessitando,permite que você amadureça e use

com mais sabedoria asdádivas que Deus lhe dá.Não existe investimentomais seguro do que asORAÇÕES, que vocêMULHER faz pelos seusFILHOS, ESPOSO e pela SUAVIDA. NÃO DESISTA!!!PERSISTA!!!…no tempo deDEUS a resposta virá!(Salmos 34:17)

Que Jesus Cristo continuete fortalecendo e renovando as tuasforças. Busque sempre n’Ele aSABEDORIA para EDIFICAR o seu LAR!

Venha ser você também umaMulher/Mãe que Ora.

Page 11: Rádio Cor - paroquiasaovicenteferrer.com.brparoquiasaovicenteferrer.com.br/novo/wp-content/uploads/2018/08/... · Minha resposta vem como uma nova pergunta: existe algum modo de

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 20150 70 70 70 70 7Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 2018Setembro de 20180 70 70 70 70 7

Os chás por si só já aumentam aformação da urina ajudando acombater a retenção de líquidos,combatendo o inchaço corporal, noentanto, certas plantas medicinaisquando usadas em forma de chá,também, possuem um excelente efeitodrenante, como é o caso do chá deerva-doce e de cavalinha, porexemplo.A retenção hídrica, conhecidapopularmente por inchaço corporal ouretenção de líquidos, aconteceespecialmente nas mulheres duranteo período menstrual, ou após um diade exageros alimentares onde háabuso de alimentos industrializados,sal e condimentos. Tomar estes cháspode ser útil nestas situações, vejacomo preparar as seguintes receitas.

Chá de erva-doceUm ótimo remédio caseiro para acabarcom a retenção de líquidos é o cháde erva-doce, pois ela possuisubstâncias que ajudam a eliminar oslíquidos que estão em excesso nascélulas através da urina.Ingredientes1 colher (de sopa) de erva-doce1 xícara de águaModo de preparo

MISSA DE SETOR

03/09 (segunda-feira) -19h30: ComunidadesRosário e Santo Antônio.

10/09 (segunda-feira) -19h30: Matriz e SantoExpedito.

17/09 (segunda-feira) -19h30: Imaculada.

27/09 (segunda-feira) -19h30: Santa Luzia.

EXPEDIENTEPAROQUIAL

A Paróquia São VicenteFérrer comunica queestá atendendoconfissões e secretariatoda 1ª QUINTA -FEIRA do mês, das19h às 21h.

ADEMIR RIBEIRO DA SILVAADIENE RODRIGUES DEOLIVEIRAADRIANA ROSARIA JOSINOADRIANO ANTONIO DA SILVAADRIANO MENDONCABOTTRELADRIANO RODARTEFERREIRAADRIELE DAYANE CANDIDOAGDA ADELIA DA SILVAALDINA MARIA DA SILVAALESSANDRA MACEDO DE SAALICE JOSEFA DE MENESESALICE MARIA DAMASCENOAMILTON GONCALVESFERREIRAANA ALVES BELOANA EMIRENA FERREIRABATISTAANA LUIZA DE CARVALHOATANAZIOANA MARIA DONIZETERAMOSANA PAULA DA SILVARODRIGUESANAIARA ALVES OLIVEIRAANDREA CARVALHO DACUNHAANDREIA MARIA ESTENCIOANDREZA FERREIRA BISPOANGELA APARECIDA DECARVALHOANGELA MARIA GASPARANGELO GARCIA NOGUEIRAANTONIA CECILIA DEOLIVEIRAANTONIO EUSTAQUIOFERNANDESANTONIO MARTINS FILHOANTONIO ROCHA FILHOAPARECIDA DE SA SILVAARISTEU FERNANDES LIMAARMANDO MORAIS DA SILVAAURELIO TEODORO FILHOBARBARA EUFRASIO DEMORAISBARBARA GABRIELA DOSSANTOSBEATRIZ RIBEIROBEATRIZ RODRIGUES COSTABELOBELMIRO JOSE DA SILVABIANQUINI APARECIDOORICIOCARLOS ALBERTO FRADECARLOS GIOVANI GOMESCARMEM LUCIA DE FARIARIBEIROCELINA DAS GRAÇAS DE

OLIVEIRACELINA NASCIMENTOCELIO APARECIDO DA SILVACIRLEI MARIA DE OLIVEIRACLAUDIO JOSE DE MENDONCACONCEICAO TEIXEIRA COSTADALVA AP GARCIA DASCHAGASDANIELA DE ASSISDANILO JUNIO VELOSO COSTADARCY FERREIRADIMAS CARVALHO SILVADIOCESIO FRANCISCO DEASSISDIRCEU ANTONIO DA SILVADISLENE MARIA NAZARIOAMARALDULCE DE CASTROEDGAR CLEMENTINO RIBEIROEDIVANIA DA SILVA CRAVOEDNEIA MARIA RIBEIROCORREAELESSANDRO MARCOS SILVAELIANA FIGUEIREDOTEIXEIRA DE PAULAELIANE DA SILVA REISELISANE ASSIS FARIAELISETE APARECIDAVESPUCIOELIZABETH GERALDA GREGO ESOUZAELZA ARANTESELZA MARIAENEIDA APARECIDA SILVAENILDA BATISTA DE PAULAEUSTAQUIO ARAUJOEUZA DE FATIMA FERREIRAEVERALDO CARLOS RAMOSFABIO PAULINO MUNDIMFERNANDA MARQUESPEREIRAFERNANDA ROCHAFLAVIO ALBERTO DOSSANTOSFRANCISCO MARINHO DOSSANTOSGELIZA GONCALVESGEORGE LUIZ DA MATAGEOVANNA GOMES PEDROSAGERALDO DE MARIA APAR.GONCALVESGERALDO VICENTE DOSSANTOSGIANE CONSUELO DA CUNHASILVAGISLENE MARIA DE OLIVEIRAGRUPO A CAMINHO DE DEUSHEBERT LEAL DA SILVAHELIO AUGUSTO FAVARINI ESONIA FAVARINI

HELIO DE OLIVEIRAHELIO GARCIA CUNHAHILDA ARANTESILSON FERNANDESINES MARIA TEIXEIRACASTROIRACI DAS GRACASALMEIDAIRENE LIMIRO DE CAMARGOSIRENE SIQUEIRA DECARVALHO COSTAISABEL APARECIDA LOPESPINHEIROISABEL CANTO BARBOSABELOJADERGUDSON FREITASJADERSON TEIXEIRA ECASSIAJAIME LIMIROJAIR MIRANDA DA SILVAJAIRO NEUNATO DA SILVAJANY HIGINO PEREIRAJAQUELINE ROCHA DA SILVAJESSICA DE OLIVEIRAGONCALVESJOSE BERNARDINO RIOSJUNIORJOSE CESAR CANDIDOJOSE FERREIRA DE SOUZAJOSE GERALDO DA CUNHAJOSE GERALDO DE CASTROJOSE LEVINDO PAIMJOSE RIBEIRO DA SILVEIRAJOSIANE CRISTINA SILVAJULIANA NUNES E MAGNOSILVAJURACY CAMARGO MELOJUSSANA KELI DE ALMEIDAREISKEILA DA SILVA RAMOSSENAKELLE NARA DUARTE MENDESLAZARA APARECIDA SILVALIDIANE DE MEDEIROSLIGIA DE ALMEIDA SILVALILIANE SALES CARDOSOLINDAMARA SILVAFERREIRALISLEY APARECIDA DEFARIALIVIA GUIMARAES PIRESFERNANDESLOURDES MARCAL DA SILVALUBELIO LAUDARARES DEOLIVEIRALUCIA HELENA CASTRO CRUZLUCIANA FREITAS FARIALUCIENE ARAUJO DE CAMPOSLUCIMAR ROSA DE SOUZALUCINEIA JULIA DE

OLIVEIRALUCY LAUDARES DE OLIVEIRALUIZ ALBERTO DA SILVA GOMESLUIZ CARLOS FERREIRA JUNIORMAGDA MARIA SILVAMAGNO JOSE DE SOUSA LEAOMARCELO SOBREIRA DA SILVAMARCIA RODRIGUES DEOLIVEIRAMARCIA VOIETA RIBEIRO EFAMILIAMARCILDA DE SOUZACARVALHO SILVAMARCIO LUIS TEIX.E ANAGERALDA TEIXMARCOS JOSE DE MORAISMARCY APARECIDA GONZAGAMARGARIDA MARIA DASILVEIRAMARIA APARECIDA BORGESMARIA APARECIDA DE BRITOMARIA APARECIDA DEOLIVEIRAMARIA APARECIDA DEOLIVEIRAMARIA APARECIDA DE SAMARIA APARECIDA DO CARMOCOSTAMARIA APARECIDA SANTOSPINTOMARIA APARECIDA TERRAMARIA CELIA ROCHA RICARDOMARIA DA CONCEICAO DASILVAMARIA DAS DORES DA CUNHAMARIA DE FATIMA DE OLIVEIRAMELOMARIA DE FATIMA MOTAMARIA DE FATIMA TEIXEIRAOLIVEIRAMARIA DE LOURDES ALVESBELOMARIA DE LOURDES SIQUEIRAMARIA DO ROSARIO RAMOSARAUJOMARIA DO ROSARIO VIEIRAMARIA ERNESTINA DA MATAFONSECAMARIA FELICIO ESTEVAOMARIA GABRIELA CARVALHOGONTIJOMARIA GENI DE SA MENDONCAMARIA GLORIA DO COUTOMARIA GUILHERMINA MAIAVIANAMARIA HELENA VILELAMARIA INES PASSOS PEREIRAMARIA INES ROGALMARIA IRMA DE MENEZESMARIA JOSE DA SILVA 01

MARIA JOSE MACEDOFERREIRAMARIA LUCIA ALVES LEONELMARIA LUCIA DE ASSISFARIAMARIA LUIZA COELHO DECASTROMARIA MARGARETHDABLIOGLO BARBOSAMARIA RESENDE GUIMARAESPASSOSMARIA SALETE PEDROSAMARIA SIRLEY PEDROSOCOUTOMARIA TEODORO BERNARDESMARIA VERA CRUZ DA SILVAFONSECAMARIA VITORIA FERNANDESCARDOSOMARIA ZELIA NASCIMENTODE SOUSAMARILIA MARTA DE CASTROMARINA VANIA GOMESMARLENE DE SOUZAMARLI ALVES DE OLIVERIAMARLI ARANTES DE PAULAMARLI DE CASTRO LOBATOMARLUCE PEREIRAMARTA HELENA LAUDARESSOUZAMARTA RIBEIRO COSTARESENDEMAURICIO RIBEIRO SILVAMAURILIO JOSE DOS SANTOSMICHELLE CHOLODOVSKISMACHADOMIGUEL ARCANJO ALVESMILER J SILVA E JAQUELINESILVA OLIVEIRAMIRAILDA LUIZA LEAL COSTANAYARA MARA DE MENESESSILVANELCY LUIZ MAIA SILVANELSON AMANCIO DEOLIVEIRANELSON PORPHIRIONEUSA APARECIDA SILVANEUSA GOMESNEUZA FATIMA CORREATIAGONILMA DAMASCENO GOMESNILTON JOAQUIM DO COUTOOLANDINO ANTONIO DE SENAOLAVO VERISSIMO MIRANDAOLGA FERREIRA DE FARIAONOFRE ALVES TEIXEIRAOSVALDO SANTOS DO COUTOPAULA NAIRA COSTA SILVAPAULO CESAR FAVARINIPAULO MARCIO DE SENA

PAULO ROBERTO DO NASCIMENTOPAULO SERGIO MACEDOPAULO SIMAO DE MELOPAULO SIMOES TRINDADEPEDRO JOSE MENDONCA CUNHAPLINIA MARA FONSECARAFAEL ALVES PACHECORAMON ELEUTERIO GONTIJORAQUEL APARECIDA SILVAREALINA MARIA DOS REISREGINA APARECIDA MENDONCAREGINA EDUARDO LIMAREGINA MARIA DE MENDONCACELESTINOREJANE DIAS RODRIGUESRICARDO ALMEIDA DA COSTARICARDO FRADERITHELLY APARECIDO DOS REISROBSON SAVAGET GONCALVESRONALDO MACHADO COSTAROSANA MARIA DE CARVALHOROSANE APARECIDA MELOMACHADOROSANGELA MARIA DO COUTOROSELI DA SILVA OLIVEIRAROSIMEIRE NEUSA DE BRITOFARIARUBENS ANTONIO PARREIRARUTH PEREIRA DA SILVASAMUEL GERALDO DA SILVA ELORENASANDRA APARECIDA CALIXTO MRIBEIROSERGIO EDUARDO DE SOUZASILVANA MARIA MENDONCAMOREIRASIRLEI APARECIDA MENDONCA DASILVEIRASOLANGE CAMPOS ALMEIDASOLANGE DO CARMO GONCALVESSONIA APARECIDA ALVARENGASUZILANE PEREIRA VAZTANMARA TAVARES OLIVEIRATEREZA AMALIA BRITOTEREZINA DE PAULA NASCIMENTOVALDETE ALVES RIBEIROVALQUIRIA MARIA DA SILVAVENANCIO FERREIRAVERA APARECIDA SILVAVERA LUCIA MARQUESVINICIUS E LIVIA G.PIRESFERNANDESVITORIA SUELI MARTINS SILVAVIVIANE APARECIDA DE MENEZESWAGNER MELO SILVAWANIA MARISA DA SILVA ALVESWILSON JOSE DOS REISZANONE AMARAL PASSOSZILDA FERREIRA GOMES

REMÉDIOS CASEIROS PARA RETENÇÃO DE LÍQUIDOSColocar os ingredientes numapanela e deixar ferver por 5minutos. Depois tampar, deixaresfriar e coar. Beber o chá 3 vezespor dia, entre as refeições. Amistura pode ser adoçada com 1

colher de mel.O chá de erva-doce também éuma excelente opção para quemsofre de prisão de ventre eexcesso de gases intestinais, poisa planta possui propriedades queas contrações involuntárias dointestino, facil itando o seufuncionamento e a eliminação defezes.

Chá de cavalinhaUm outro bom remédio caseiro pararetenção hídrica, caracteriza peloinchaço corporal, é tomar o cháde cavalinha porque esta plantamedicinal possui propriedadesdiuréticas que favorecem aprodução de urina, eliminando oexcesso de líquidos do organismo.Ingredientes1 colher (sopa) de cavalinha1 xícara de água ferventeModo de preparoAdicionar a cavalinha na águafervente e deixar repousar por 10minutos, devidamente tampado.Filtrar e beber a seguir. Pode-setomar até 3 xícaras de chá decavalinha por dia.

OBSERVAÇÃO: A cavalinha nãodeve ser consumida durante agravidez e em caso de insuficiênciacardíaca ou renal.

Durante o tratamento pararetenção de líquidos também érecomendado diminuir a ingestãode sal e fazer algum tipo deexercício físico, como a caminhada,por exemplo.

Page 12: Rádio Cor - paroquiasaovicenteferrer.com.brparoquiasaovicenteferrer.com.br/novo/wp-content/uploads/2018/08/... · Minha resposta vem como uma nova pergunta: existe algum modo de

ACONTECEU

NO DIA 22, NO AUDITÓRIOPAROQUIAL, O ENCONTRO

PREPARATÓRIO PARA A ROMARIADAS ÁGUAS E DA TERRA QUEACONTECERÁ EM LAGOA DA

PRATA NO DIA 16 DE SETEMBRO.ESTIVERAM PRESENTE OS PADRES

DA DIOCESE E RELIGIOSOS,RELIGIOSAS, AGENTES DE

PASTORAL DAS DEMAIS PARÓQUIASDE FORMIGA ENTRE OUTROS.

EJC 2018

NO DIA 04, ÀS 19H, NA IGREJAMATRIZ, A MISSA DE ACOLHIDA DO

NOVO VIGÁRIO PAROQUIAL, PE.EVERTON DOS SANTOS CARVALHO.

A CELEBRAÇÃO FOI PRESIDIDAPELO PÁROCO PE. MARCELO E

CONCELEBRADA PELOS VIGÁRIOSPAROQUIAIS. ESTAVAM PRESENTESA COMUNIDADE PAROQUIAL E OS

PAIS DO PE. EVERTON QUERESIDEM EM VARGINHA.