principal 2 - wal - 05-08 -...

24
Professores rejeitam proposta e mantêm greve mais longa da história na Uern R$ 1,50 Mossoró - RN, 5 de agosto de 2011 - Nº 15.813 O MOSSOROENSE PÁGINA 8 (COTIDIANO) CARLA JANAIZA CORREA FOI ARRASTADA POR VEÍCULO NO CENTRO DE PAU DOS FERROS QUANDO SE DESLOCAVA DO SÍTIO CONCEIÇÃO PARA ESCOLA NA ZONA URBANA SEXTA-FEIRA Vândalos invadem casarão histórico de Dorian Jorge Freire COM ATIVIDADES ACADÊMICAS PARALISADAS HÁ 66 DIAS, CORPÓ FUNCIONAL DA INSTITUIÇÃO ACUSA GOVERNO DE APLICAR TRATAMENTO DIFERENCIADO E PROMETE RADICALIZAR Invasão resultou em danos à estrutura física do imóvel que guarda pertences pessoais do jornalista mossoroense. Capa (Cotidiano) Página 3 (Regional) Página 2(Cotidiano) BNB CONCEDE DESCONTOS DE ATÉ 85% NO PAGAMENTO DE DÍVIDAS Página 5(Cotidiano) UNIVERSIDADE PRIVADA TERÁ 300 VAGAS PARA O PRO SUPERIOR ADOLESCENTE MORRE AO CAIR DE ÔNIBUS ESCOLAR Violência Receita Federal empossa novo delegado regional em Mossoró Willon Marques assume cargo que era ocupado por Carla Sueli, vítima de acidente com avião da empresa Noar. Página 3(Cotidiano) Oficialização POLICIAL ATINGIDO POR TIRO ACIDENTAL DE FUZIL EM ASSÚ Página 8 (Cotidiano) DIRETORIA DO AMÉRICA ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE ESTÁDIO EM NATAL Página7 (Cotidiano) Página 3 ROBINSON FARIA NEGA DENÚNCIAS CONTRA O PSD NO RIO GRANDE DO NORTE VICE-GOVERNADOR SE DIZ DECEPCIONADO COM REAÇÕES DO SENADOR JOSÉ AGRIPINO Capa (Regional) MAIS DE 900 POSTOS PARTICIPARÃO DA SEGUNDA ETAPA DE IMUNIZAÇÃO CAMPANHA CONTRA O SARAMPO SERÁ RETOMADA NO DIA 13 LUCIANO LELLYS

Upload: duongdieu

Post on 24-Jan-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

Professores rejeitam proposta e mantêm greve mais longa da história na Uern

R$ 1,50Mossoró - RN, 5 de agosto de 2011 - Nº 15.813

O MOSSOROENSE

PÁGINA 8 (COTIDIANO)

CARLA JANAIZA CORREA FOI ARRASTADA POR VEÍCULO NO CENTRO DE PAU DOS FERROS QUANDO SE DESLOCAVA DO SÍTIO CONCEIÇÃO PARA ESCOLA NA ZONA URBANA

SEXTA-FEIRA

Vândalos invadem casarão

histórico de Dorian Jorge Freire

COM ATIVIDADES ACADÊMICAS PARALISADAS HÁ 66 DIAS, CORPÓ FUNCIONAL DA INSTITUIÇÃO ACUSA GOVERNO DE APLICAR TRATAMENTO DIFERENCIADO E PROMETE RADICALIZAR

Invasão resultou em danos à estrutura física do imóvel que guarda pertences pessoais do jornalista mossoroense.

Capa (Cotidiano)

Página 3 (Regional)

Página 2(Cotidiano)

BNB CONCEDE DESCONTOS DE ATÉ

85% NO PAGAMENTO DE DÍVIDAS

Página 5(Cotidiano)

UNIVERSIDADE PRIVADA TERÁ 300

VAGAS PARA O PRO SUPERIOR

ADOLESCENTE MORRE AOCAIR DE ÔNIBUS ESCOLAR

Violência

Receita Federal empossa novo

delegado regional em Mossoró

Willon Marques assume cargo que era ocupado por Carla Sueli, vítima de acidente com avião da empresa Noar.

Página 3(Cotidiano)

Oficialização

POLICIAL ATINGIDO POR TIRO ACIDENTAL DE FUZIL EM ASSÚPágina 8

(Cotidiano)

DIRETORIA DO AMÉRICA ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE ESTÁDIO EM NATALPágina7

(Cotidiano)

Página 3

ROBINSON FARIA NEGA DENÚNCIASCONTRA O PSD NO RIO GRANDE DO NORTE

VICE-GOVERNADOR SE DIZ DECEPCIONADOCOM REAÇÕES DO SENADOR JOSÉ AGRIPINO

Capa (Regional)

MAIS DE 900 POSTOS PARTICIPARÃO DA SEGUNDA ETAPA DE IMUNIZAÇÃO

CAMPANHA CONTRA O SARAMPOSERÁ RETOMADA NO DIA 13

LUCIANO LELLYS

Page 2: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

Emery Costa

rancamente, mas esse ato autoritário dosecretário de Defesa Social, Aldair Rocha,nos remete aos idos da ditadura militar de

1964. Incrível que tenhamos que recorrer à Ordemdos Advogados do Brasil pedindo a sua proteçãopara o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co-mando da Polícia Militar de fornecerem para a im-prensa os dados diários das ocorrências criminosasacontecidas em Mossoró. Custa a acreditar que nosdias de hoje ainda haja quem tome decisões tãoestapafúrdias assim. Dia desses nós pedimos a inter-ferência da governadora Rosalba Ciarlini para pôrfim a uma decisão tão atrabiliária adotada pelo seuassessor. Hoje voltamos ao mesmo apelo. A medidado secretário é tão retrógrada que não tem compara-ção. Só se ele imagina erroneamente que proibindo aimprensa de divulgar esses fatos os crimes deixarão

de ocorrer em Mossoró. Mas se sabe que o buraco émais embaixo. O que vai pôr fim a esse cenário tãotriste e desabonador para Mossoró não é a proibiçãode se divulgar esses fatos, mas se colocando maispoliciais nas ruas, um serviço de inteligência eficientepara trabalhar e por aí a coisa vai. O secretário da De-fesa Social, além das medidas que não pode deixar deadotar,deve deixar os nossos repórteres trabalharem.Eles estão apenas e simplesmente querendo exercero seu papel. E certamente quando esses índices decriminalidade arrefecerem os primeiros a darem es-sas informações serão eles. Agora, com decisões co-mo essa ele vai mesmo é querer desmoralizar a im-prensa.O governo,pelo seu secretário, está mostran-do a sua face autoritária. Quer a submissão total dosórgãos de imprensa, relegando-os a um mero instru-mento auxiliar do Diário Oficial. Assim não dá.

[email protected]

WYLLOO superintendente da Quarta Região Fiscal da

Receita Federal veio a Mossoró dar posse ao novodelegado da RF nesta região. Trata-se do Wyllo Mar-ques Ferreira, que já ocupava a função de substituto,mas ascendeu à posição de titular em virtude do falec-imento da delegada no acidente aéreo da Noar.

HAPPYTURA HappyTur Viagens, que foi inaugurada recen-

temente defronte à igreja de São Vicente, na verdadeveio substituir,para melhor, a antecessora ComplexoViagens. Seus empreendedores asseguram que coma HappyTur chegou inovações nos seus serviços e a-tendimento.

PRÓ-SUPERIORDia 13 deste mês a UnP vai realizar uma seleção

para os interessados no preenchimento de 300 vagascontempladas com bolsas do Pró-Superior.Inscriçõesgrátis até o dia 11 deste e o resultado sairá logo no dia17.Trata-se de benefício para estudantes que cursaramo Ensino Médio na rede pública ou foram bolsistasdo município de Mossoró. Mais detalhes na própriaUnP.

RÁDIO RURALO diretor da Rádio Rural de Mossoró,padre Flávio

Augusto Forte e Melo, disse que o Conselho de Ad-ministração da Fundação Santa Luzia se reuniu paradar uma destinação ao histórico prédio que abrigoua Rádio Rural. E assim foram adotadas algumas de-cisões. Entre elas: serão alugadas 12 salas naqueleprédio. Quatro delas já estão alugadas. Restam oito.Quem estiver interessado procure o sacerdote na CúriaDiocesana ou quem ele indicar.

LOCALIZAÇÃOPor se tratar de um prédio de localização privile-

giada, acredita-se que a Rádio Rural não haverá difi-culdades e vai alugar logo essas 12 salas. O prédioserá preservado nas suas linhas arquitetônicas e ape-nas o seu piso superior será substituído, pois o atualé de madeira e se encontra afetado pelos cupins.

ANTÔNIA F. JALESA professora Eliza Mota, coordenadora do Pró-

Infantil em Mossoró, confirmou que quando da co-

lação de grau da turma do programa de formação o-ficial, será prestada uma homenagem à memória daprofessora Antônia Fernandes Jales, falecida no aci-dente aéreo com o avião da Noar.

DIREITOIniciativa dos próprios alunos concluintes do cur-

so de Direito da Mater Christi, vai se realizar emMossoró de 25 a 27 de agosto o Primeiro CongressoInternacional de Direito Contemporâneo. As in-scrições estão abertas. Contatos pelo telefone 8803-1099.

COPAO Clube dos Empregados da Petrobras abriu in-

scrições para a Terceira Copa Cepe de Futebol.É aque-le clube interagindo com a sociedade mossoroense.Essas inscrições irão até 12 de agosto nas categoriasMaster e Aberto.Mais informações pelo telefone 3323-2197.

PANIFICAÇÃODe 8 a 12 de agosto,o Sindicato dos Panificadores

de Mossoró vai proporcionar um novo curso de pan-ificação no Sesi. Segundo Gerson Nóbrega, esse cur-so vai funcionar no período da tarde/noite no cam-inhão da Fiern.

CHINÊSE eis que os chineses estão chegando à área de

panificação.Hoje haverá uma palestra desses visitantesno auditório do Sesi a respeito de novas tecnologiase novas fórmulas de elaborar o pão. Há novidadespor aí.

PODRIDÃOOs moradores das redondezas fazem um apelo à

Secretaria da Cidadania para que resolva um proble-ma de um esgoto no estacionamento de tal equipa-mento, uma vez que está exalando um terrível maucheiro para as imediações. Não há quem suporte.

PSDA Folha de S.Paulo descobriu que o PSD começou

errado em vários municípios. Diretórios constituí-dos dessa sigla não elaboraram a ata própria,mas copi-aram algumas delas que serviram para outras unidadespartidárias. Está a maior confusão.

GARBOSTogo Ferrário entra no debate sobre o Garbos Promoções e Eventos. E se diz inconformado com o

fato de ser obrigado a comprar fichas para ser servido numa festa como de Ritchie e além do mais servidoem copo de plástico quando estava tomando whisky importado. Pedimos que o José Carlos anote as ob-servações de Togo e de outros clientes.

GREVEPor absoluta insensibilidade do governo estadual a greve dos professores da Uern vai continuar. Assim

foi decidido em assembleia. Embora esteja aberto um diálogo com o canal governamental, de qualquermaneira os grevistas decidiram dar andamento ao movimento, pois o governo “anselmista” e “paulodetar-cisista” se mostra inteiramente inflexível.

NEY LOPESDe Brasília, via Laíre Rosado, nosso abraço de hoje vai para o ex-deputado federal Ney Lopes de Souza,

que se confessou um leitor deste espaço diário. Só podemos é nos sentir lisonjeado, pois se trata de umleitor de qualidade.

F

JORNAL O MOSSOROENSEEditora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro Mossoró – CEP 59.600-730

PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207 [email protected]

– www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor administrativo

Cid AugustoDiretor de redação

Márcio CostaEditor-geral

Voltando no tempo e no espaço

OPINIÃO2 – Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 www.omossoroense.com.br

GRACO

jornalista Emery Costa vez por outra lem-bra palavras do ex-deputado Vingt Rosado:"a pior coisa para o político é ter que se ex-

plicar.Hoje,o que se observa mais é não apenas o políti-co, mas os homens públicos, de uma maneira geral, ex-plicando atos por eles praticados.Outro jornalista,Mer-val Pereira, recordou o jornalista Carlos Castello Bran-co: "os fatos vão se criando, e as explicações, se multi-plicando, ganhando coerência ou clareza à medida queos surpreendemos no seu aparecimento, no seu colap-so,no seu ressurgimento,nessa permanente elaboração,fundada em contradições que nem sempre chegam asínteses que caracteriza a ação política. Em Brasília, tu-do isso está acontecendo. Com apenas oito meses degoverno, Dilma Rousseff está pouco à vontade na on-da de denúncias e acusações contra seu governo.

Dilma chegou a ser comparada a Margareth Tatch-er, a dama de ferro da Inglaterra. Tatcher foi a primeiramulher a se tornar primeira-ministra do seu país. Dil-ma a primeira mulher eleita presidente do Brasil. A ex-emplo da inglesa, a brasileira se comporta com solidez,tanto nas ideias como nas ações. Entretanto, o regimeinglês é parlamentarista, e o brasileiro é um presiden-cialismo forte, centralizador. Nos dois, é preciso ter amaioria das casas do Congresso para aprovar seus pro-jetos e executar o programa de governo. Para isso, épreciso fazer concessões, com o cuidado de não cedermais que o necessário.A faxina promovida no Ministériodos Transporte fez Dilma crescer entre os eleitores,mas trouxe-lhe problemas com os partidos políticos.Agora, parte para o entendimento, evitando a partici-pação de Lula nesse processo.

Estão surgindo problemas por todos os lados. Oministro da Defesa, Nelson Jobim, que ocupa o cargodesde o governo Lula, declarou haver votado no can-didato da oposição, José Serra, causando constrangi-mento ao governo.Foi recebido em audiência pela pres-identa e, na saída, fez nova provocação, dizendo que aassessoria política do governo era fraca.Ao mesmo tem-po,os líderes da base aliada conseguiram desmontar umaCPI para investigar possíveis irregularidades nos min-istérios,não conseguindo evitar que cinco ministros fos-sem convocados a depor no Senado. Isso não preocu-pa muito, pois depoimentos não costumam provocarprejuízos. No caso dos Transportes, por exemplo, oex-ministro Alfredo Nascimento é senador. Pode atéser questionado sobre algumas atitudes,mas terminarárecebendo solidariedade dos companheiros.

Ciente das dificuldades com os partidos políticos, apresidenta Dilma telefonou ao ex-ministro Nascimen-to, convidando-o para uma audiência no Palácio doPlanalto. Os partidos políticos estão reclamando dafalta de atenção por parte do Executivo.A oposição gan-hou munição para atirar no governo. Durante o perío-do de recesso, os efeitos das críticas oposicionistas nãoprosperavam. Com a reabertura do Congresso a situ-ação será mais complicada.As lideranças oposicionistasnão darão trégua aos aliados, grande parte insatisfeitacom a falta de atendimento de pleitos ou falta de liber-ação de recursos de suas emendas ao orçamento.A Damade Ferro precisará mostrar seu lado de negociadora, s-abendo que poderá ter dificuldades com o PT, tendoque confiar, cada vez mais, no PMDB, que tem chega-do em sua defesa.

ONegociação com os partidos

laí[email protected]íre Rosado

Page 3: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

POLÍTICA Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 – 3www.omossoroense.com.br

Robinson Faria nega fraudes no PSD do RN e confessa decepção com José AgripinoDenúncia contra o partido é vista pelo vice-governador como sabotagem do DEM articulada pelo senador

O secretário estadual dosRecursos Hídricos e do MeioAmbiente e vice-governadorRobinson Faria (PMN), presi-dente estadual da ComissãoProvisória do Partido SocialDemocrata (PSD), afirmouontem não existir irregulari-dade na criação de diretóriosmunicipais da legenda no RioGrande do Norte.

Denúncia publicada ontemno jornal Folha de S. Paulo re-vela que o PSD pode ter clo-nado atas para criação de dire-tórios municipais do partidono RN, Goiás e Santa Catari-na. Nos três Estados, os tex-tos repetiriam até os erros deportuguês e mudariam apenaso nome dos militantes, a datae o local das reuniões.

Robinson Faria, entretanto,nega existência de clonagem eatribui a denúncia à retaliaçãopolítica do Democratas (DEM),

que vem perdendo quadros pa-ra o futuro PSD a partir da dis-sidência do prefeito de São Pau-lo, Gilbero Kassab. SegundoRobinson, o DEM não aceita acriação do PSD e tem feito detudo para impedi-la.

Para formalizar a criação danova sigla, o Tribunal Supe-rior Eleitoral (TSE) determi-na em resolução a coleta de as-sinaturas de apoio ao partidoe a formação de diretórios empelo menos 5% das cidades denove Estados, com a conse-quente eleição de dirigentesnesses Estados.

Os documentos que provamesse apoio e essa eleição (atas)devem ser enviados ao Tribu-nal Regional Eleitoral (TRE) detodas essas regiões. Só depoisde todo esse processo é que opartido passa a valer oficialmen-te. O problema, segundo a Fo-lha,é que,em quatro cidades po-

tiguares, três goianas e quatrocatarinenses, o conteúdo dasatas são os mesmos.

Robinson Faria asseguraque será provada lisura na cria-ção dos diretórios do RioGrande do Norte, já que tudofoi feito dentro da legalidade,conforme determina a legisla-ção partidária no Brasil. E queos procedimentos denuncia-dos na Folha de S. Paulo nãocondizem com seus métodosnem com sua biografia políti-ca.

O vice-governador se dizdecepcionado com o presiden-te nacional do DEM, senadorJosé Agripino, já que nos bas-tidores o repasse das informa-ções à Folha é atribuído a Agri-pino, com mantinha boa rela-ção política há décadas."Estoumuito decepcionado com apostura de Agripino", confes-sa Robinson Faria.

Iberê Ferreira contesta decisão do relatório do TCE e critica o fatode não ter direito ao contraditório

Robinson Faria declara: “Estou muito decepcionado com Agripino”

Iberê encaminhou nota comentando a decisão da Corte

AZEDANDO

CONTAS

O ex-governador Iberê Fer-reira de Souza divulgou ontemuma nota contestando a deci-são do relatório do Tribunal deContas do Estado (TCE), queaprovou "em parte" as contasdele durante a sua gestão àfrente do Governo do Esta-do, em 2010.

Iberê Ferreira diz, em umtrecho do documento,que ma-nifesta preocupação e surpre-sa com o fato de "o processoter sido julgado pelo TCE semque eu tenha tido o direito aocontraditório, uma vez que opróprio Tribunal havia deter-minado a realização de Inspe-ção Extraordinária e concedi-do prazo para a defesa, que vaiexpirar somente no dia 16 deagosto próximo".

Ainda no documento,o ex-governador afirma que querdeixar claro que as impugna-ções apontadas no relatórioaprovado pelo TCE não dizemrespeito a nenhum ato de im-probidade administrativa nemdesvio de recursos."Tratam deaspectos formais e técnico-contábeis", declara.

Diante das declarações do

ex-governador, o TCE que in-formou através de sua assesso-ria que não irá comentar as in-formações contestadas porIberê e que o Tribunal só res-ponde através de "autos do

processo". De acordo com aassessoria, os dados "reprova-dos" pelo Tribunal serão en-caminhados ao Ministério Pú-blico do Estado para "provi-dências".

LUCIANO LELLYS

LUCIANO LELLYS

Sandra Rosado defende PEC que incentiva irrigação nasregiões Nordeste e Centro-Oeste

Projeto recebeu parecer favorável da deputada Sandra Rosado

PROPOSTA

A Comissão de Constitui-ção e Justiça e de Cidadaniaaprovou a Proposta de Emen-da à Constituição (PEC)368/09,que prorroga por maisdez anos a obrigatoriedade dea União investir percentuais mí-nimos em irrigação nas regiõesCentro-Oeste e Nordeste.

O projeto, que recebeu pa-recer favorável da deputada fe-deral Sandra Rosado (PSB),es-tende para 35 anos o prazo pa-ra que recursos do Orçamen-to da União sejam investidosnas duas regiões. Atualmente,a Constituição determina queas duas regiões recebam 20%e 50%, respectivamente, dosrecursos destinados pelo Or-çamento da União para a irri-gação pelo prazo de 25 anos.A obrigação começou a con-tar em 1988 e acaba em 2013.

Em seu relatório, SandraRosado defendeu a irrigaçãocomo fator de expansão dafronteira agrícola. "Sem con-tar as possibilidades de absor-ver excedentes de mão de obrarural, sendo ainda fundamen-tal para prevenir défices de pre-cipitação pluviométrica nas

áreas tradicionais de produçãoagropecuária", justificou a par-lamentar.

A PEC ressalta o custo ele-vado de implantação dos pro-jetos como dificuldade à cria-ção de polos irrigados. Destaforma, sugere que a União de-ve estimular a criação de novospolos, financiando estruturas

como barragens para a regu-larização da oferta dos recur-sos hídricos e unidades para acaptação e condução de água.

A proposta será analisadapor uma comissão especial aser criada especificamente pa-ra esse fim.Depois,seguirá pa-ra o Plenário, onde precisaráser votada em dois turnos.

CEDIDA

Page 4: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

POLÍTICA4 – Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 www.omossoroense.com.br

Ministro dos Transportes é convidado aesclarecer denúncias no Senado Federal Paulo Sérgio Passos será questionado sobre liberação de R$ 78 milhões para obras com indícios de irregularidades

REQUERIMENTO

Comissão especial pedeinformações a governadoressobre salários de policiais

PEC

Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos

DJALBA LIMAAgência Senado

A Comissão de Serviços deInfraestrutura (CI) aprovounessa quinta-feira (4) convitepara que o ministro dos Trans-portes,Paulo Sérgio Passos,es-clareça denúncia da revista Is-toÉ de liberação de R$ 78 mi-lhões para obras com indíciosde irregularidades graves apon-tados pelo Tribunal de Contasda União (TCU). Essas obrasem geral entram para o Anexo6 do Orçamento da União e fi-cam impedidas de receber ver-bas federais até que as eventuaisirregularidades sejam sanadas.

Inicialmente,o requerimen-to do senador Alvaro Dias (PS-DB-PR) previa a convocação,substituída por "convite" aten-dendo a sugestão do senadorWalter Pinheiro (PT-BA).A se-nadora Vanessa Grazziotin(PCdoB-AM) destacou que orequerimento estava sendoaprovado por unanimidade,pe-lo "interesse do governo em es-clarecer todos os fatos".

O senador Cyro Miranda(PSDB-GO) saudou o queconsiderou "nova postura dogoverno", já que, no ano pas-sado,segundo ele,os governis-tas não pretendiam esclarecernada.

A presidente da CI, senado-ra Lúcia Vânia (PSDB-GO),disse que a data da audiência de-penderá de entendimento como ministro, mas antecipou queprovavelmente será na próximaquinta-feira (11).

IOLANDO LOURENÇORepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA - O presi-dente da comissão especialcriada para discutir políti-cas de segurança pública,de-putado Arnaldo Faria de Sá(PTB-SP), encaminhouquarta-feira (3) ofícios a to-dos os governadores pedin-do informações, em até 15dias, sobre o impacto na fo-lha de pagamento da implan-tação de um piso salarial na-cional para policiais e bom-beiros militares, previsto naProposta de Emenda àConstituição (PEC) 300.Es-sa foi a primeira medida ado-tada pelo presidente da co-missão.

O parlamentar pede tam-bém aos governadores queinformem o salário inicialdos policiais e bombeiros.Segundo ele,essas informa-ções são importantes parasubsidiar a criação de umfundo constitucional paraviabilizar o pagamento do

piso previsto na PEC,de cer-ca de R$ 3,5 mil.

O parlamentar disse queas informações que dispõeno momento estão desen-contradas. Por isso, quer re-ceber subsídios diretamen-te dos estados para emba-sar os trabalhos da comissãoespecial.Segundo ele,depoisde realizar um estudo técni-co sobre o assunto,a comis-são vai propor um acordopara a votação da PEC 300.

A comissão especial foicriada para analisar as pro-postas sobre segurança pú-blica que tramitam na Câma-ra, incluindo a PEC 300.Além de discutir o piso pa-ra os policias,ela deverá apre-sentar propostas para seremlevadas à votações envolven-do outros temas relaciona-dos à segurança pública.

Faria de Sá marcou paraa próxima quarta-feira (10)reunião da comissão para de-liberar sobre os requerimen-tos que já deveriam ter sidovotados. A reunião dessaquarta-feira foi suspensoporque não havia quórum.

PROPINASA comissão aprovou ainda

requerimento de Alvaro Diasque convida o diretor-geral daAgência Nacional do Petróleo,Gás Natural e Biocombustíveis(ANP), Haroldo Lima, paraprestar esclarecimento sobre de-núncia da revista Época. A ma-téria mostrou funcionários daANP cobrando propina para re-solver pendências de empresasdo setor de combustíveis.

Durante o encontro, serãodiscutidos assuntos ligados às

eleições de 2012 em Natal e ofortalecimento do PMN na ca-pital.O requerimento inicial deAlvaro previa a convocaçãotambém do ministro de Minase Energia, Edison Lobão, reti-rada pelo próprio senador doPSDB. O senador Lobão Fi-lho (PMDB-MA) explicou queo ministro tem todo o interes-se em falar sobre os temas dapasta,mas que a ANP tem atua-ção autônoma e que seu pró-prio diretor poderá prestar osesclarecimentos necessários.

Por aditamento do senadorWalter Pinheiro ao requerimen-to, Haroldo Lima poderá, alémdas denúncias,falar sobre assun-tos relacionados à área de atua-ção da Agência Nacional de Pe-tróleo.

Na reunião,foi lido tambémrequerimento de convite aoministro das Cidades, MárioNegromonte, para que com-pareça à Comissão de Serviçosde Infraestrutura. Esse reque-rimento deve ser votado napróxima reunião, no dia 11.

[email protected]

VISITANo início da semana, o presi-

dente, o corregedor e a diretora-geral do Tribunal Regional Elei-toral do RN visitaram os parlamen-tares do Estado em seus gabine-tes em Brasília. A visita teve co-mo objetivo dar continuidade aotrabalho desenvolvido pelo órgãovoltado à formação de parceriacom a bancada potiguar na Câma-ra dos Deputados e no Senado Fe-deral.Esta parceria visa minimizaro corte no orçamento do próxi-mo ano para o TRE,a partir da cap-tação de recursos orçamentário-fi-nanceiros via emenda individualdos referidos parlamentares.

FUTUROO presidente nacional do PP de-

verá se reunir na próxima semanacom o ex-governador Geraldo Me-lo para definir questões sobre o fu-turo da direção da legenda no Es-tado. Geraldo Melo foi convidadopara assumir o PP no RN, que estásem líder desde maio deste ano.

PENDÊNCIASAlguns setores da mídia ligada ao Palácio da Resistência estão dando como certa a libera-

ção de R$ 82,2 milhões do PAC pelo Tesouro Nacional. Mas a história, infelizmente, não ébem assim. No material encaminhado pela assessoria, em momento algum o secretário-ad-junto do TN garantiu a vinda da verba para o município. O que foi dito é que depois de resol-vidas as pendências apontadas pelo órgão, o dinheiro seria liberado. Por sua vez, algumas des-sas pendências estão solucionadas e outras em processo de negociação para a solução final,de acordo com a assessoria da PMM. Porém, não se sabe quando a negociação para esta solu-ção final será encerrada. Isso significa dizer que se não forem solucionadas em tempo hábil, acidade pode, sim, perder essas verbas que seriam usadas para pavimentação de ruas, erradica-ção de favelas e saneamento básico.

BRIGA

ENCONTROO vereador Jório Nogueira(PDT) se reuniu ontem ànoite com vendedores am-bulantes para discutir umapossível solução para o dile-ma vivido pelos comer-ciantes. Nos próximos dias,eles deverão deixar o comér-cio nas calçadas do Centro,atendendo recomendaçãodo MP, mas não existe umadefinição sobre um novo lo-cal para os trabalhadores in-stalarem suas vendas.

REELEIÇÃOA Comissão Especial que ana-

lisa a Proposta de Emenda à Cons-tituição (PEC) da reeleição na As-sembleia Legislativa (AL) aprovoupor unanimidade o relatório da de-putada Gesane Marinho (PMN),que opinou de maneira favorávelao projeto. Agora, a Mesa Dire-tora aguarda somente a publica-ção do relatório no Diário Oficialdo Estado (DOE) para decidir adata em que colocará em pauta amatéria para a primeira apreciaçãoem plenário.

LAZERO vereador Genivan Vale (PR)

levantou a proposta de transformaruma área abandonada em frenteao PAM do Bom Jardim em umespaço de lazer para os moradoresda comunidade. A iniciativa é boae poderá ser uma opção de entre-tenimento e prática de esportes pa-ra retirar a população, em especialos jovens, do ócio. Bem que o po-der público poderia transformar aideia em realidade.

A briga política entre o DEM e o PSD, que está em fase de criação, poderá provocar um racha nabase aliada da governadora Rosalba Ciarlini. A decisão do Democratas em formalizar uma represen-tação junto à Procuradoria-Geral Eleitoral para apurar possíveis irregularidades na formação doPSD não agradou o diretório estadual da legenda e o clima entre o vice-governador Robinson Fariae Agripino está o pior possível.

Interino Adriana Morais

Page 5: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

nquanto não se defineum marco regulatóriopara a mineração no

Brasil, com suas restrições, obri-gações e compensações, a extra-ção do minério de ferro em Mi-nas vai, a cada dia, levando juntocom ela um pouco de nossas ri-quezas minerais, nossas belezasnaturais e nossa história.Tudo is-so, sem uma contrapartida à al-tura, sendo cobrados preços ir-risórios para toda destruição e to-do mal inerentes ao extrativis-mo mineral.

Para se ter uma ideia mínina dotanto que todo esse processo nosconsumiu durante anos e anos deextração e depredação,coloco, la-do a lado, duas cidades mineirasque fizeram suas escolhas, entrea mineração e a preservação. Ou-ro Preto e Congonhas são teste-munhas e exemplos claros de to-do esse processo. Filhas da mes-ma história e nascida no mesmocontexto, uma escolheu ser cida-de turística e a outra, uma cidademineradora. Uma, tornou-se in-teira Patrimônio Cultural da Hu-manidade.A outra,apenas um pe-

daço menor,se aproximando maisde uma cidade do interior de Mi-nas - com todos os problemas so-ciais, culturais e naturais que umacidade mineira pode ter - que deuma cidade turística. Uma, p-reservou-se como uma cidade lim-pa, bonita, polida, orgulho de seupovo. Outra, uma cidade encar-dida, com uma cor triste em suafachada,sendo objeto diário da lu-ta por uma melhor qualidade devida para suapopulação.

Ouro Preto,preservando erespeitando suahistória, hoje évisitada, foto-grafada e filma-da pelo mundointeiro, rece-bendo turistas que afluem da Eu-ropa,da Ásia,da Oceania,simples-mente para ver suas casas e pas-sear por suas ladeiras, sem levarnada além de fotos, vídeos e lem-branças, tendo a beleza os guian-do e seguindo por toda parte.

Congonhas,com sua gente or-deira e trabalhadora, agora assis-

te ao agravamento da violência ur-bana,recendo trabalhadores e imi-grantes de todo o Brasil, que vãoexplorar seu minério de ferro e ex-trair suas riquezas naturais, im-pondo uma nova realidade sociale cultural à outrora pacata cidademineira.

Imagino que Congonhas, emum determinado período, tenhasido uma das mais belas cidadesdo mundo, com seus casarões

margeando asubida até oe n c o n t r omágico como panteão dabeleza na di-vindade en-talhada emseus profe-tas, tendo a

barroca cidade lá embaixo, comseus lampiões, seu casario e suasruas estreitas. Todo esse cená-rio esculpido pelo tempo e pelahistória foi ignorado, trocandoo hábito da preservação peloequívoco da extração sem crité-rios, nos deixando menores emais vazios também. Substituí-

ram o barroco pelo barraco.Ouro Preto, não, soube mi-

nerar e preservar,produzir e man-ter, sendo suas pedras preciosasextraídas, lapidas, exportadas eadmiradas mundo afora. Todaselas,beneficiadas aqui.Da pedra-sabão, temos uma grande cadeiaprodutiva, que se inicia com oartesão produtor na zona rural eo comerciante na área urbana.Tu-do isso integrando uma vasta ca-deia produtiva, inerente a chama-da indústria limpa, que é o turis-mo no mundo hoje. Por outrolado,o minério de Congonhas vaideixando buracos nas monta-nhas, nas estradas, nas ruas, e nadura vida do povo de Congonhas,que ficou apenas com a poeirada história.

Seus profetas, registros vivosde um tempo de beleza e tranqui-lidade, assistem a tudo calados,vendo a feia poeira que cobre acidade. Talvez por isso, miram océu em busca de alguma respos-ta, alguma esperança, como querogando ao pai por uma volta aopassado, talvez, por uma segun-da chance.

Tudo isso, sem uma contrapartida à altura,sendo cobrados preços irri-sórios para toda destruiçãoe todo mal inerentes ao extrativismo mineral.

OPINIÃO Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 - 5www.omossoroense.com.br

RESUMO DAS NOVELAS

E

ENTRE MINERAR E PROSPERARPETRÔNIO SOUZA GONÇALVES

Jornalista e escritor

duplo atentadoocorrido em 22 de ju-lho, na Noruega, que

vitimou 77 pessoas, merece dasociedade toda a atenção. Se-gundo o noticiário, a xenofobiaestá na motivação dos ataques.É realmente lamentável! Já erapara termos aprendido a lição.Excluir criaturas humanas nãocombina com humanidade.

Em minha página “A misci-genação do mundo é inevitável”,publicada em “Crônicas e Entre-vistas” (Editora Elevação, 2000),defendo a tese de que o nossodestino é mesmo a mestiçagem,o multiculturalismo, tornando-se portanto sem propósito qual-quer tipo de discriminação. Na-quela oportunidade, fim do sé-culo 20, assim escrevi:

(...) Vai ficar difícil abrir mãoda Humanidade, como pareceque alguns radicalmente preten-diam fazer com a nova globaliza-ção: mais produtos e menos tra-

balhadores produzindo e tran-sitando pelo planeta. Marcanteexemplo é o da União Europeia,com seus arroubos de xenofobia,menos para turistas… Ela estáconstatando a contingência deter de “importar” gente, aindaque, em algunscasos, por cur-tos períodos,para realizarserviços de queos seus nativosdolicocéfalosnão mais que-rem saber e pa-ra suprir as ne-cessidades deuma popula-ção que está envelhecendo. Al-guns vivem arrepiados com os“perigos” da fusão étnica; con-tudo,empresários e políticos sen-tem como fatalidade histórica apresença dos “estrangeiros”mesmo que sejam de geraçõesnascidas por lá, principalmente

os de cor de pele distinta. Nãohá como indefinidamente impe-dir que revoluções sociais e hu-manas dessa envergadura, em di-versas grandezas, se cumpram.Na atualidade,de certa forma ve-mos repetir-se, em direção inver-

sa, mas tal-vez de ma-neira maisdolorosa, of e n ô m e n oda imigra-ção. Antes aonda eraemigrar daEuropa e daÁsia para aA m é r i c a .

Resumindo: italianos, japoneses,alemães, poloneses, russos, ju-deus, árabes, ibéricos, para a doNorte e a do Sul, somando-se ir-landeses e chineses para a Seten-trional. E não chegaram por aquie lá, na imensa maioria, comosenhores, porém, como servido-

res braçais, à exceção de gente co-mo Einstein e Fermi. Pelo sacri-fício e suado labor, subiram aotopo e se estabeleceram. Recor-do-me de uma afirmação do fi-lósofo do Positivismo AugustoComte (1798-1857), cujo pen-samento tanta influência exerceusobre os fundadores da Repúbli-ca brasileira, a começar por Ben-jamin Constant (1836-1891): “Ohomem se agita, e a Humanida-de o conduz”. Alziro Zarur(1914-1979) perguntava então:“E quem conduz a Humanida-de?”. E ele próprio exclamava:“Deus!”.

E assim eu terminava aqueleartigo de 2000.

Hoje, em 2011, o Brasil vol-ta a atrair o interesse de imigran-tes, pois estamos precisando devalores especializados para asnovas exigências do desenvolvi-mento do país, enquanto prepa-ramos, com atraso, nossa pró-pria gente.

Na atualidade, de certa forma vemos repetir-se,em direção inversa, mas talvez de maneira mais dolorosa, o fenômeno da imigração.

O

XENOFOBIA E HUMANIDADE NÃO COMBINAMJOSÉ DE PAIVA NETTO É JORNALISTA

Radialista e escritor

Úrsula confabula com Bal-dini e Nicolau uma forma de pe-gar o tesouro de Seráfia antesde Timóteo. Timóteo decide irà Vila da Cruz e Baldini insisteem ir com ele. Timóteo encon-tra o alçapão na igreja, masMiguézim o impede de abri-lo.Antônia beija Inácio. Açucenafica encantada vendo Jesuínovestido para a congada. Her-culano passa o comando dabatalha para o filho.

CORDEL ENCANTADO

Ícaro acha que Salomé desco-briu que Rafael não era seu filhoe, por isso, chantageou Naomi.Ícaro retoma a casa que Naomi ha-via doado para Salomé. Naomitenta resgatar seu dinheiro do ban-co e descobre que não tem maisnada. Minerva decide se filiar aopartido de oposição e denunciartoda a corrupção da administra-ção de Isaías.Wilson confirma quePimentel ligou para a casa de Íca-ro no dia do seu assassinato.

MORDE & ASSOPRA

Milton diz a Babi que pediu àJustiça a guarda de seu bebê e queela deve passar um tempo na Eu-ropa.Fausto liga para Catarina e Pe-dro, que não se conforma em s-aber que Raquel não foi sequestra-da. Babi pressiona Maicon para irvisitar a mãe,que passou mal, e de-cide fugir do hospital. Guilhermeencontra Catarina e Pedro na clíni-ca. Iara e Milton pressionamMaicon sobre o paradeiro de Babi.Guilherme confronta Pedro.

MALHAÇÃO

Vinícius diz a Eunice que Os-car apoia sua decisão de se casarcom Cecília. Raul avisa a Wan-da sobre a prisão de Léo. Nor-ma aceita se casar com Léo. Is-mael mente para conseguir d-inheiro de Eunice. Cecília acei-ta se casar com Vinícius. Andréencontra Leila em seu apart eacaba ficando com ela. Raul falacom Léo na cadeia. André con-fessa a Carol que ficou com out-ra mulher.

INSENSATO CORAÇÃO

Sexta-feira (5/8)

FRUTICULTURA - Ontem àtarde,na Ufersa,o Sebrae/RNrealizou seminário para orien-tar e debater acerca do Mal doPanamá, uma das pragas quemais ameaçam os pomares debanana. Isso porque mantero controle de pragas e garan-tir a sanidade da lavouratornou-se um dos grandes de-safios para os produtores daregião de Mossoró.

SUCESSÃO - A passagemde lideranças da política deMossoró em Brasília, esta se-mana, deixou conclusões. Aprimeira é que virou quase ob-sessão para a governadoraRosalba Ciarlini (DEM) fazerda vice-prefeita Ruth Ciarlini(DEM), sua irmã, candidataa prefeito em 2012. Rosalbaacha absolutamente legítimoreivindicar a postulação.

INGRATIDÃO - É que, em2004,a governadora entregoua Prefeitura ao grupo de Fá-tima Rosado (DEM).Em vezde preparar sucessor do pró-prio sistema (e tinha quadrospara isso), a Rosa preferiucooptar Gustavo e cia. daoposição e colocou-lhes nopoder.Mas não teve compen-sações que esperava. Agora,quer a máquina de volta.

FANTOCHE - Outra con-clusão de Brasília é o atordoa-mento da prefeita Fátima Ro-sado (DEM) com a sucessãomunicipal.As intrigas internasdo seu grupo têm tirado o so-no da prefeita, que evitou atétratar do assunto no DF. Sempoder de decidir sobre sua pró-pria sucessão, anda amuada,sem saber o que fazer.É o cus-to da omissão.

APARÍCIA - Na luta deses-perada para se viabilizar can-didata a prefeito no saco de ga-tos do DEM de Mossoró,a ve-readora Cláudia Regina(DEM) tem feito de tudo pa-ra aparecer.Juntou a fome coma vontade de comer.Qualquerpedra de calçamento assenta-da pela Prefeitura é atribuídaao seu mandato. Forçamentode barra.

ALEITAMENTOA Semana Mundial de Aleitamento Materno de Mossoró

termina hoje de manhã, com caminhada da praça dos Hospitaisà praça Vigário Antônio Joaquim, para chamar a atenção da so-ciedade para o valor nutricional do leite materno. Desde segun-da-feira, foram diversas atividades sobre a importância da ama-mentação,com palestras em unidades de saúde e nas escolas,pan-fletagens, reuniões, entre outras. A semana reforçou que o alei-tamento é fundamental para o desenvolvimento do bebê.

UERN Muitos estudantes da Uern indignados com o prolongamen-

to da greve geral da Universidade, a mais longa da história da ins-tituição. O receio é de que, ao final, os professores voltarão comreajuste no contracheque e que os alunos serão prejudicados,comenxurradas de trabalho e aulas aos sábados e em dois turnos.

BAIXINHO EM MOSSORÓ O deputado federal Romá-

rio (PSB/RJ) confirmou pre-sença em Mossoró no próximodia 19,no Seminário da Comis-são de Políticas Públicas deCombate às Drogas da Câma-ra dos Deputados,que será rea-lizado na Câmara Municipal.A confirmação foi feita em te-lefonema anteontem à colegade bancada e autora do convi-te, a deputada federal SandraRosado (PSB).A programaçãodo seminário ainda está sendodefinida,mas Romário deve vi-sitar uma comunidade terapêu-tica e a Apae de Mossoró.

EDUCAÇÃO -As escolas doRio Grande do Norte têm atédia 14 deste mês para apresen-tar os seus dados ao Educa-censo 2011. O censo escolarcomeçou há mais de 70 diasem todo o país, mesmo as-sim, 50,50% das escolas ain-da não fecharam os dados, eo prazo final não será prorro-gado. As escolas faltosas po-dem perder recursos.

NOTAS DA REDAÇÃ[email protected]

Page 6: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

Poupança tem em julho maiorcaptação líquida positiva desde dezembro de 2010

DEPÓSITOS

KELLY OLIVEIRARepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA - Os depósi-tos em caderneta de poupançasuperaram os saques em R$6,097 bilhões em julho, se-gundo dados do Banco Cen-tral (BC), divulgados ontem(4). Essa foi a maior captaçãolíquida positiva (depósitossuperiores a retiradas) desdedezembro de 2010 (R$ 6,359bilhões). Em julho de 2010,a captação líquida positiva fi-

cou em R$ 6,836 bilhões.Em julho, os depósitos

chegaram a R$ 111,733 bilhõese os saques ficaram em R$105,636 bilhões. O saldo dascadernetas de poupança ficouem R$ 397,085 bilhões.

Neste ano, também foi reg-istrada captação líquida posi-tiva em janeiro (R$ 275,071milhões), em março (R$307,423 milhões) e em junho(R$ 220,427 milhões). Nosoutros meses do ano, foramregistrados mais saques do quedepósitos.

ECONOMIA www.omossoroense.com.br6 – Sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cesta básica fica mais barata em 14capitais em julho, mostra Dieese

PESQUISA

As três cidades onde ocorreram elevação de preço são as seguintes: Salvador (0,92%), Aracaju (0,42%) e Belém (0,22%)

Cesta básica teve queda de preços no mês de julho na comparação com junho em 14 das 17 capitais

MARLI MOREIRARepórter da

Agência Brasil

SÃO PAULO - Os itensque compõem a cesta básica ti-veram queda de preços no mêsde julho na comparação comjunho em 14 das 17 capitaispesquisadas pelo Departa-mento Intersindical de Esta-tísticas e Estudos Socioeconô-micos (Dieese). Na passagemde maio para junho, cinco ca-pitais tinham reduzido os pre-ços. As maiores quedas no sé-timo mês do ano ocorreram noRio de Janeiro (-6,01%), emFortaleza (-4,97%), em PortoAlegre (-4,64%) e em Floria-nópolis (-4,35%).

As três capitais onde ocorre-ram elevação de preço são as se-guintes:Salvador (0,92%),Ara-caju (0,42%) e Belém (0,22%).

A cesta mais cara continuou

sendo a de São Paulo (R$263,38), seguida da de PortoAlegre (R$ 259,60). O menorvalor foi encontrado em Ara-caju (R$ 184,11). Depois apa-

recem João Pessoa (R$ 204,40)e Salvador (R$ 206,58).

Pelos cálculos do Dieese, osalário mínimo necessário queo trabalhador pudesse arcar

com o custo dos itens essen-ciais, em julho, deveria ter si-do R$ 2.212,66, o que superaem 4,06 vezes o valor em vi-gor (R$ 545).

Page 7: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

BRASIL/MUNDO Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 – 7www.omossoroense.com.br

Fiscais de ministério resgatam trabalhadoresescravizados em carvoarias de Goiás

ABSURDO

Pacientes com câncer admitem terconsumido bebida alcoólica em excesso

LEVANTAMENTO

O esquema de exploração dos empregados, coordenado por uma família, funcionava havia mais de seis anos

LUANA LOURENÇORepórter da

Agência Brasil

BRASÍLIA - Fiscais do Mi-nistério do Trabalho resgata-ram 69 trabalhadores em situa-ção análoga à escravidão em 11carvoarias de Goiás. A opera-ção da Superintendência Re-gional do Trabalho e Empre-go do estado foi desencadea-da após denúncia de tentativade homicídio de um trabalha-dor.

Os carvoeiros eram trazi-dos irregularmente de MinasGerais, não tinham registro enenhum direito trabalhista,co-mo descanso semanal remu-nerado, férias ou décimo ter-ceiro salário.Nas carvoarias,ascondições de trabalho e mora-dia eram precárias. Não haviaágua potável e alguns aloja-mentos foram erguidos emgalpões de pau-a-pique, comteto de lona e piso de chão ba-tido. Os fiscais também cons-tataram a falta de instalaçõessanitárias nos locais de traba-lho e nos alojamentos.

O esquema de exploraçãodos trabalhadores, coordena-do por uma família, funciona-va havia mais de seis anos, deacordo com o Ministério doTrabalho.Os trabalhadores er-

AGÊNCIA BRASIL

SÃO PAULO - Cerca de11% dos pacientes com câncerque são atendidos no Institutodo Câncer do Estado de SãoPaulo (Icesp) assumem ter con-sumido ou ainda consumir exa-geradamente bebidas alcoóli-cas.A informação consta de le-vantamento feito com cerca de26,1 mil pacientes atendidos naunidade entre agosto de 2008e fevereiro deste ano.

“O álcool é um fator de ris-co para uma série de tumores,entre eles os de boca, laringe,garganta,esôfago,pâncreas e fí-gado. Alguns deles, como o defígado,estão relacionados ao ál-cool por causa da cirrose. Nostumores de cabeça e pescoço,a questão é que o álcool poten-cializa o efeito tóxico do taba-co”,explicou o médico Gilber-to Castro, oncologista do Ice-sp.

Segundo ele, há uma gran-de relação estabelecida entre oconsumo de álcool e fumo e odesenvolvimento de tumores.“Quanto mais a pessoa fuma equanto mais bebe,mais risco ela

tem de desenvolver esses tumo-res”, disse.

No levantamento, o Icespconstatou que dos 2,8 mil pa-cientes que admitiram o con-sumo abusivo de bebidas alcoó-licas, 36% desenvolveram tu-mores na região da garganta eda boca. Por isso, alerta o mé-dico,é importante evitar o con-sumo dessas bebidas e do fumo.

“Não existe nível seguro. Apessoa diz: 'mas eu fumo ape-nas um ou dois cigarros'.Ou 'eutomo apenas uma latinha decerveja'.Mas o risco é maior pa-ra ela do que para quem não fu-ma ou não toma álcool”, res-saltou o médico.

O levantamento mostrouainda que 6% dos que assumi-ram essa postura são jovenscom até 39 anos. O vício embebidas alcoólicas entre pacien-tes com câncer atendidos noIcesp é maior entre os homens:dos 12,5 mil pacientes do sexomasculino analisados pelo le-vantamento, 18% assumiramo consumo abusivo de álcool.Entre as 13,6 mil mulheres in-vestigadas,4% admitiram man-ter o hábito de beber.

am aliciados para atividadesque iam do desmatamento doCerrado para produção de car-vão à entrega do produto parasiderúrgicas em Minas Gerais.De acordo com os fiscais, nãoeram fornecidos Equipamen-tos de Proteção Individual(EPI) para execução de ativi-dades como corte, carrega-mento e transporte de madei-ra e para o trabalho nos fornos.

Os empregadores terão quepagar R$ 680 mil em indeni-zações rescisórias aos trabalha-dores resgatados. Cerca de R$200 mil foram pagos e o restan-te será cobrado em ação cole-tiva movida pelo Ministério Pú-blico do Trabalho contra osprodutores de carvão e contraos fazendeiros onde as carvoa-rias estavam instaladas.Os em-pregados resgatados irão re-

ceber três parcelas do seguro-desemprego,de um salário mí-nimo cada.

Na última sexta-feira (29),o ministério divulgou a novaversão da chamada lista sujado trabalho escravo, que ago-ra tem 251 nomes.Em seis me-ses, 48 nomes foram incluídosna relação mantida pelo gover-no federal e cinco foram ex-cluídos.

Nas carvoarias, as condições de trabalho e moradia eram precárias

Page 8: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

SOCIAL8 – Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 www.omossoroense.com.br

PRESENTÃOVocê que é pai participe da promoção

CCAA É O PAI, em que você matriculaseu filho na melhor escola de idiomas doBrasil e caso queria estudar também,vocêganha as mensalidades de seu curso. Im-perdível, né? No mês dos pais um pre-sentão inesquecível. Vale lembrar queesta promoção é para alunos novos. Pro-cure o CCAA para se informar melhor domecanismo desta promoção,porque é portempo limitado. Vai perder?

EM CENAO Garbos Recepções e Eventos foi pal-

co do grande show do cantor inglêsRitchie. A festa aconteceu na noite doúltimo sábado, 30, e contou com a boamúsica de Renata Falcão, Alfredo & OsCaras e Tremendões. Na plateia, muitagente bacana:a deputada Larissa Rosado,o vereador Lahyrinho Rosado comPollyana Simas, o vereador Genivan Valee Carol Fernandes, Haroldo Amaral ePatrícia, Phabiano Santos e Cleópatra,Marcos Garcia e Fátima Santos, JuarezVale e Vaninha, Reginaldo e Bebete Fal-cão, Toinho Pitéu e Glenda Negreiros,José Morais e Irlanda, Jurandir Filho eValéria Escóssia, Eider Medeiros e Lua-na, entre muitos.

@ Hoje é dia de festa para Nevinha Gurgel Castro.Parabéns!

@ O livro da professora Inalda Cabral Rocha - “A Escola doMeu Tempo” - está prontinho para ser lançado. A produção doevento de lançamento está por conta da filha da autora, a jor-nalista Lúcia Rocha. Em breve.

@ A XXIV edição da Feira Industrial e Comercial daRegião Oeste (Ficro) acontece de 17 a 20 de agosto. Sob aorganização da Associação Comercial e Industrial deMossoró (Acim),o evento acontecerá no Expocenter,coma participação de vários expositores. Durante o evento,haverá sorteios,como de uma moto 0km para os visitantes.

@ Durante a colação de grau da turma do programa de for-mação inicial para professores em exercício na educação infan-til, o chamado Pró-infantil, os formandos realizarão uma hom-enagem à professora Antônia Fernanda Jales, vítima do aci-dente com o avião da Noar. A pedagoga era coordenadora doprograma no estado e estava no voo 4896 que caiu em Recife noúltimo dia 13 de julho quando seguia com destino a Mossoró.

@ Hoje tem festão no Requinte Buffet para celebrar 90anos de Luzia Eufrásio. A celebração religiosa do eventofica por conta do padre Ricardo Rubens e Tereza CristinaFernandes, que assina o bolo celebrativo. Vivas!

@ A Feira do Bode movimenta o fim de semana da cidadecom muita música, festival gastronômico, concursos e torneios.

@ Sexta Sertaneja no Sélect Nouveau tem Válber Fer-nandes e da banda Arrocha o Nó. Jogue-se!

[email protected]

Pinto

Festa em família para Danilo Carlos por mais um ano. Aqui com

Irlanda e o irmão Daniel

CURTA-METRAGEM

Ministério da Cultura abre inscrições paraseleção de longas-metragens ao OscarO prazo termina no próximo dia 31, a portaria foi publicada ontem no Diário Oficial da União

Christina MachadoRepórter da Agência

Brasil

BRASÍLIA - Começouontem (4) o período de ins-crições dos longas-metra-gens de produção brasileiraque participarão do proces-so de seleção destinado à in-

dicação do filme que concor-rerá ao Prêmio de MelhorFilme em Língua Estrangei-ra na 84ª Premiação Anualpromovida pela Academy ofMotion Picture Arts andSciences - Oscar 2012.

O prazo termina no pró-ximo dia 31. A portaria doMinistério da Cultura foi pu-

blicada ontem no Diário Ofi-cial da União.

Só serão admitidas inscri-ções de filmes que tenham si-do exibidos ou que serão exi-bidos publicamente, com finscomerciais, pela primeira vezno Brasil e por pelo menos se-te dias consecutivos no perío-do de 1º de outubro de 2010

a 30 de setembro de 2011, emuma sala de cinema comercial,comprovado por meio docronograma de exibição.

Os interessados deverãoapresentar à Secretaria doAudiovisual, do Ministério daCultura, os pedidos de inscri-ção por meio de requerimen-to, no modelo anexado à por-

taria publicada ontem, juntocom doze cópias do filme, emDVD.

Serão admitidas inscriçõespor Sedex ou similar, desdeque o recebimento da inscri-ção não ultrapasse a data fi-xada pela portaria. A indica-ção será feita por ComissãoEspecial de Seleção, que se

reunirá no dia 20 de setem-bro de 2011, às 10h, no Riode Janeiro, para anunciar o fil-me selecionado.

Os membros da ComissãoEspecial de Seleção não po-derão ter qualquer vínculocom as produções concor-rentes, sob pena de desclas-sificação da inscrição.

CINEMA

Luzia Eufrásio - muitosanos de vida. Parabéns!

Page 9: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

A violência crescente emMossoró assusta cada vez maisa população da cidade. Dessavez, a casa onde viveu o jorna-lista Dorian Jorge Freire foi ví-tima da ação de vândalos, queinvadiram, na última quarta-feira, 3, o casarão localizado aolado da Praça da Redenção,pró-ximo à Biblioteca MunicipalNey Pontes Duarte, Centro.

De acordo com AmiltonFonseca, genro de Dorian Jor-ge Freire, a informação de quea mansão havia sido invadidafoi passada por telefone. "Fo-mos até o local e vimos que ar-rombaram as portas, entraramna casa e quebraram as louçasdo banheiro, bagunçaram tu-do", diz.

A casa está desocupada hátrês meses, quando AmiltonFonseca e sua esposa, RaíssaFreire,decidiram deixar o casa-rão. "Já estávamos com planospara sair há algum tempo, e emmaio, nos mudamos", frisa.

Ainda segundo AmiltonFonseca, testemunhas que pre-senciaram a ação dos vânda-los afirmaram que eles saíramda mansão com sacolas carre-gadas de objetos. "Levaramtorneiras velhas, lâmpadas, to-dos os objetos pequenos quepuderam pegar,eles pegaram",explica, acrescentando: "Ali ainsegurança é total. A casa quefica ao lado da de Dorian tam-bém já foi assaltada. Hoje elaestá abandonada, o que facili-

ta o acesso à mansão", afirma.Apesar do susto, Amilton

conta que o acervo de DorianJorge Freire foi preservado."E-les não entraram na bibliote-ca, não sei exatamente oporquê.Mas já estamos toman-do todas as providências paragarantir a segurança na casa, eprincipalmente na biblioteca",assegura Amilton Fonseca.

O genro de Dorian JorgeFreire informa ainda que es-tá sendo analisada uma pro-posta de um órgão público pa-ra que o imóvel possa ser alu-gado, mas ele não confirmaqual órgão está interessado nolocal. "Não tenho autorizaçãopara falar sobre isso", pon-dera.

O destino dos 7.256 livros,dos móveis e da máquina deescrever de Dorian JorgeFreire - ainda hoje arrumadosno mesmo cômodo organi-zados pelo jornalista -, é in-certo. O acervo chegou a sercatalogado pela Gerência deCultura, que pensava emcolocá-lo como parte da Bi-blioteca Municipal Ney Pon-tes, mas um mal-entendidoentre o Executivo municipal

e a família provocou um de-sacordo entre as partes queaté hoje não foi resolvido.

Em entrevista concedi-da ao jornal O Mossoroen-se, a secretária municipal deCultura, Clézia Barreto, dis-se que havia impasses nas ne-gociações que não podiamser resolvidos. Ela declarouque o interesse teria de par-tir da família do jornalista:"Agente sente muito, mas não

podia avançar do jeito queestava", afirmou, na época,a secretária.

A possibilidade de trans-formar o casarão em um cen-tro cultural também foi le-vantada, entre 2007 e 2008.A discussão com o entãopresidente da Fundação Mu-nicipal de Cultura (FMC),Gonzaga Chimbinho, tam-bém terminou sem acordosconclusivos.

COTIDIANOMossoró (RN),

5 de agosto de 2011Caderno do jornal O Mossoroense

SEXTA-FEIRA

CASA DO JORNALISTA DORIAN JORGEFREIRE É INVADIDA POR VÂNDALOS

DESTINO DE ACERVO DE MAIS DE7 MIL LIVROS AINDA É INCERTO

ViolênciaCasarão abriga todo o acervo histórico de Dorian Jorge Freire

LUCIANO LELLYS

Page 10: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

GERAIS www.omossoroense.com.br2 – Sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Paralisação dos técnicos administrativos e docentes da Uern já é a mais longa da história

ANÁLISE

CULTURA

Flaubert Torquato avalia que o governo está tratando de forma diferenciada os funcionários da Universidade

A greve dos professores daUniversidade do Estado doRio Grande do Norte (Uern)completa hoje 66 dias, tor-nando-se a maior paralisaçãojá registrada na cidade. Atéentão, a paralisação mais lon-ga foi no ano de 2007, atingi-do 64 dias com a categoria do-cente em greve.

Apesar da abertura de diá-logo, não houve avanços nasnegociações entre as catego-rias e Governo do Estado.Na assembleia realizada on-tem, 4, na sede da Associa-ção de Docentes da Uern(Aduern) por unanimidade,a categoria rejeitou a propos-ta do Governo do Estado edeu continuidade à greve. Osprofessores também reafir-maram a unidade da luta comos estudantes e técnicos e aintensificação das atividadesde mobilização. Amanhã, 6,será realizada uma atividadena praça do Mercado Cen-tral, às 8h.

Para o presidente daAduern, professor FlaubertTorquato, a proposta do go-verno de estudar a possibili-dade de oferecer um aumen-to salarial de 3% entre os me-ses de outubro e novembro,é absurda.

"Não há qualificação paraanalisar uma proposta desta.Depois de dois meses de gre-ve o governo vem com umaproposta esdrúxula. Isso édesmoralizar a categoria. Ogoverno quer vencer pelo can-saço, mas se essa é a ideia po-de tirar o 'cavalinho da chuva'.Isso por que a categoria não

Tradicional Jantar de Santa Clara ocorre hoje no Santuário, no conjunto Dom Jaime Câmara

Integrando a programaçãoda Festa de Santa 2011 da co-munidade do conjunto DomJaime Câmara, ocorre hoje,5, a nona edição do tradicio-nal Jantar de Santa Clara.A ex-pectativa é que centenas depessoas participem do even-to, que terá a renda revertidaao Santuário de Santa Clara e

Mosteiro Fraternidade SãoFrancisco de Assis.

Conforme o coordenadorpastoral e membro da comis-são da Festa de Santa Clara,Nivaldo Amaral, o Jantar temcomo atrações musicais osgrupos "Tremendões" e"Samba Nobre".

"Na última edição era uma

atração musical, mas as pes-soas que só podiam chegar umpouco mais tarde pediram pa-ra que este ano incluíssemosmais uma banda. Aí resolve-mos estender mais a festa. Assenhas custam apenas cincoreais, um valor simbólico pa-ra que as pessoas possam con-tribuir", revela.

Segundo Nivaldo Amaral,no Jantar do ano passado fo-ram comercializados 800pratos e a expectativa que es-se número seja superado naedição deste ano."O Jantar deSanta Clara é um momento deconfraternização das famílias.E a cada ano aumenta o nú-mero de participantes na Fes-

ta e no Jantar. Isso por quecada novena é dedicada a umaparóquia da cidade, assim ca-ravanas são realizadas em mé-dia com quatro ônibus lota-dos", conta.

O Jantar de Santa Claraocorre a partir das 21h,no Es-paço Ana Vieira de AlmeidaLenir,área externa do Santuá-

rio de Santa Clara. Já a progra-mação da Festa de Santa Cla-ra segue até o dia 11. Duranteos festejos alusivos à padroei-ra comemora-se também os30 anos da Fundação Sócio-Educativa do Rio Grande doNorte (Fusern) e os 800 anosde fundação da Ordem deSanta Clara.

Para a categoria a proposta do Executivo é absurda e não merece apreciação dos servidores

EVENTO

Recital "Poesia de Pé deParede" é reapresentadohoje no Cafezal do MRM

A Poema (Poetas eProsadores de Mossoró)reapresenta hoje, 5, o re-cital intitulado "Poesia dePé de Parede: Uma Ho-menagem aos NossosPoetas Populares". Oevento ocorre no Cafezalno Memorial da Resistên-cia de Mossoró (MRM),a partir das 20h.

O repertório do reci-tal é composto por poe-mas de Patativa do Assa-ré, João do Valle, LuizCampos,Elizeu Ventaniae muitos outros poetas.No palco,a música de Ge-nildo Costa e a poesia deNildo da Pedra Branca eCaio César Muniz. Alémdisso, o recital tem a par-ticipação especial deMaurílio Santos lançan-do o seu CD "Verso e Re-verso".O espetáculo é di-rigido por Josué Damas-ceno.

De acordo com o poe-ta Caio César Muniz, aprimeira apresentação dorecital foi comprometi-

da por fatores climáticose eventos culturais simul-tâneos no Corredor Cul-tural.

"Choveu muito duran-te a noite da primeiraapresentação, por issopouca gente compareceu.Agora vamos reapresen-tar o espetáculo para dar-mos chance das pessoasprestigiarem o recital",explica o poeta.

A expectativa de CaioCésar Muniz é que o re-cital consiga mobilizar apresença da parte poéti-ca da cidade.

O diretor Josué Da-masceno explica que o es-petáculo é uma interca-lação de música com poe-sia. "O espetáculo é umahomenagem aos poetasda terra: Luiz Campos,João do Valle e outros.Maurílio Santos abre e en-cerra o recital.

O espetáculo tem du-ração de 40 minutos di-vidido em quatro blo-cos", finaliza o diretor.

CEDIDA

vai retomar as atividades",diz.O representante acusa o

governo do Estado a se por-tar de maneira indiferente emrelação aos servidores daUern. "Não entendo porqueesse tratamento diferenciado.Queria que alguém do gover-no dissesse o porquê desse

tratamento aos servidores daUern em relação ao posicio-namento das demais catego-rias", ressalta Flaubert Tor-quato.

Revoltado com o posicio-namento do governo, o presi-dente da Aduern fez a seguin-te indagação no que se refere

ao contingenciamento de30% do orçamento para cus-teios da Universidade, algo emtorno de R$ 3 milhões: "on-de será que os recursos daUern estão sendo emprega-dos? No estádio Arena dasDunas?", destaca FlaubertTorquato.

Page 11: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

GERAIS Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 - 3 www.omossoroense.com.br

Novo delegado da Receita Federal de Mossoró éempossado e promete implantar novos conceitos

TRANSIÇÃO

Wyllo Marques está substituindo a auditora fiscal Carla Sueli, morta no acidente aéreo com o voo 4896

Foi empossado ontem,4,nasede da Delegacia da ReceitaFederal de Mossoró, o novotitular do órgão,Wyllo MarquesFerreira Júnior.A cerimônia deposse contou com a participa-ção do superintendente da 4ªRegião Fiscal, Luiz FernandoTeixeira,e da superintendente-adjunta, Mariana Valença.

Wyllo Marques está substi-tuindo a auditora fiscal CarlaSueli, morta no acidente aéreoque vitimou 16 pessoas no dia13 de julho, em Recife. O cur-to tempo em que a ex-delega-da coordenou as atividades naReceita Federal de Mossoró(ela havia assumido o coman-do da delegacia no dia 2 demaio) foi citado por todos ospresentes.

"Hoje nós temos a convic-ção que fizemos a escolha cer-ta ao nomear Carla, pois elatrouxe novas experiências,através de uma preocupaçãocom os servidores, trabalhan-do de forma mais próxima daspessoas. Em um curto espa-ço,ela cumpriu esse papel mag-nificativamente e implantouuma nova rotina de trabalho",

destacou o superintendenteLuiz Fernando.

O novo delegado titular tam-bém teceu elogios à administra-ção de Carla Sueli."Ela veio ele-var nosso conceito com os nos-sos superiores, que estava embaixa. O desafio agora é conti-nuar com esse conceito em al-ta, uma tarefa ainda mais difí-cil", afirmou Wyllo Marques.Em sua fala,o delegado se emo-cionou ao lembrar da tragédiaque vitimou a auditora. "Fiqueisem saber o que fazer, foi ex-tremamente difícil.E apesar datragédia, essa mudança é natu-ral e espero corresponder à ex-pectativa de todos", frisou.

A superintendente-adjuntada 4ª Região Fiscal também re-cordou os momentos de deses-pero após receber a notícia deque Carla Sueli era uma das pas-sageiras do voo 4896. "A per-gunta que eu me fiz na hora foi:O que é que eu vou fazer ago-ra? A dor de vocês era a dor dagente. E pela forma com queWyllo Marques agiu nesses mo-mentos de crise, e por todas assuas virtudes,temos certeza queele é o melhor nome para con-

duzir essa delegacia", afirmou.De acordo com o superin-

tende Luiz Fernando, após atragédia envolvendo a delega-da, um novo processo seleti-vo foi aberto, colocando comum dos pretendentes ao car-go o auditor Wyllo Marques."Essa escolha não foi feita poracaso.Todas as mudanças pas-sam por um processo, nada éfeito de forma intempestiva.Conversamos com Wyllo Mar-ques, e vimos que era a melhorescolha para a delegacia deMossoró. Ele já tinha tido aoportunidade conhecer a sis-temática de uma gestão em ex-periências anteriores, e agoraterá que extrair o que foi bom,e introduzir questões impor-tantes, que preencham as la-cunas da unidade", disse.

O novo delegado titular as-sumiu o comando da Receitaem Mossoró assegurando quevai implantar novos conceitos,que na visão dele, sejam bonspara o órgão. "Foi uma transi-ção trágica, mas temos que ol-har pra frente e conduzir namaior tranquilidade possível adelegacia", conclui. Wyllo Marques afirmou que em sua gestão trabalhará para melhorar as ações do órgão

LUCIANO LELLYS

AGROPECUÁRIA

Festa do Bode começa comexpectativa de público de 100 mil

Aberta oficialmente ontemà noite, a XIII ExposiçãoAgropecuária de Caprinos,Ovinos e Bovinos do Oeste(Festa do Bode) prossegue ho-je com expectativa de públicode 100 mil pessoas e cerca deR$ 3 milhões em negócios.

A exposição mista regionalé uma das mais importantes doOeste norte-rio-grandense eacontecerá até domingo, noParque de Exposições Arman-do Buá e na Universidade Fe-deral Rural do Semi-Árido(Ufersa).

Durante os quatro dias doevento,outros estados nordes-tinos como Ceará, Pernambu-co e Paraíba participarão daFesta e poderão observar a me-lhoria genética do rebanho doRio Grande do Norte, reco-nhecido com um dos melho-res rebanhos caprinos do Bra-sil. Das 42 melhores cabras dopaís,19 delas estão em solo po-tiguar, sendo uma a detentora

do título de melhor cabra lei-teira nacional.

De acordo com o secretáriode Estado da Agricultura, Pe-cuária e da Pesca (Sape), Beti-nho Rosado, a Festa do Bodetem tudo para continuar sen-do um dos maiores eventos decaprinos e ovinos do Estado,por ser uma exposição mista,como vem acontecendo nos úl-timos cinco anos.

Durante o evento, a expo-sição ranqueada vai reunir cria-dores de bovinos, especial-mente da raça pardo suíço. Sá-bado (6), a partir das 18h, serárealizado o leilão de animais,com benefício de pagamentoem 20 parcelas. A Empresa dePesquisa Agropecuária do RioGrande do Norte (Emparn)participará do leilão com 16animais,com quatro represen-tantes de cada raça (Guzerá,Gir, Pardo-Suíço e Sindi).

Na exposição,a Emparn vaiparticipar do Leilão Terra da

Liberdade, com 16 bovinos,além de outros animais, comocaprinos e ovinos. No local se-rá montado um estande comos produtos da empresa, fol-ders e informações sobre algu-mas pesquisas desenvolvidaspelo órgão.

Na Festa do Bode haveráainda o julgamento de cabrase bois.Nesta edição,1.200 ani-mais serão avaliados por árbi-tros de pista para a escolha doanimal que representa a melhorraça nas mais diversas catego-rias.

SOCIALPara os visitantes não-cria-

dores,a Festa do Bode tambémvai oferecer uma série de op-ções para divertimento comoo VII Festival da Gastrono-mia Caprina, já faz parte doevento e tem atraído muitos de-gustadores da culinária da car-ne de caprino e ovino, e VI Ex-posição Estadual da Raça Na-

tiva.Além disso,o público tam-bém vai poder ouvir poetas, re-pentistas,entre outras atraçõesculturais.

Uma das novidades para2011 da Festa do Bode é a rea-lização do 1º Bregabode,even-to que traz para Mossoró no-mes da música brega. Ontem,Fernando Mendes se apresen-tou. Hoje, Zezo dos Tecladossobe ao palco, seguido por O-dair José, amanhã.

No fechamento, domingo(7), é a vez de Lairton dos Te-clados. Os artistas da terra Ni-da e Kekely Lira , Renata Fal-cão,Simara,Alzinete ,OrlandoPeres e Francis Dias tambémse apresentam ao longo da pro-gramação.

A Festa do Bode é promo-vida pela Prefeitura Municipalde Mossoró, em parceria como Governo do Estado, atravésda Secretaria de Estado daAgricultura, da Pecuária e daPesca (Sape).

Page 12: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

FLASHES VIPS

- A Proenge Engenharia assinou ontem um con-vênio entre o Porto Astúrias Residence e a Caixa E-conômica Federal durante coquetel. A noite foi mar-cada com o anúncio de novidades. Volto.

- A coluna está em festa com a passagem doaniversário do querido Espedito Júnior,amado dajornalista Katriny Rego, que festejou a data espe-cial ontem, no Requinte Buffet. A coluna destesábado garante a cobertura completa da festa querecebeu seletos convidados. Pura alegria.

- O promoter Nil Costa, do Seléct Nouveau, lançanovas atrações na programação do badalado pointmossoroense e traz hoje o excelente repertório do can-tor sertanejo Valber Fernandes.

- A Sim Viagens e Turismo tem os melhores des-tinos para quem deseja curtir o Dia dos Pais deuma forma alegre e especial. Entre os serviçosdisponíveis: cruzeiros marítimos, resorts, hotéisfazenda,passagens aéreas, reserva de hotéis e out-ros. Para mais informações: (84) 3316-4264.

- A bela Geruza Marinho,mãezona de Théo,anunciaa chegada da nova coleção Verão 2012 da Toli,no Liber-dade Shopping. A grife traz como garota-propagandaa modelo Fernanda Tavares.

- Após denúncias de superfaturamento das o-bras e suposto esquema de cobrança de propinano Dnit, a direção do órgão foi exonerada. Ago-ra, o presidente do Conselho de Administraçãodo órgão,Miguel Masella,nomeou três servidorespara a substituição em caráter transitório.

- Dieta rica em fibras, como cereais, frutas, verdurase legumes, e pobre de gordura, e a prática de exercí-cios físicos ajudam a prevenir o câncer de cólon e re-to. A dica é do Laboratório Cacim.

SOCIAL4 - Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 www.omossoroense.com.br

“POESIA PÉ DE PAREDE”A Poema - Poetas e Prosadores de Mossoró realiza mais um

recital "Poesia de Pé de Parede - Uma Homenagem aos NossosPoetas Populares". O evento marcado para acontecer logo maisàs 20h, no Cafezal, no Memorial da Resistência, contará com apresença de Maurílio Santos, que na ocasião vai lançar o seu CD"Verso e Reverso". Ainda no evento, poemas de Patativa do As-saré, João do Vale, Luiz Campos, Elizeu Ventania e outros. Nopalco, a boa música de Genildo Costa e a poesia de Nilda da Pe-dra Branca e Caio César Muniz. Aproveite e leve toda a família.

O AMOR NÃO CANSADurante todo este final de semana, a Comunidade Católica

Shalom vai promover o Seminário de Vida para no Espírito San-to, voltado para casais, no Sesi Mossoró. Com o tema "O Amornão cansa e nem se cansa", o programa busca oferecer uma ex-periência de Deus para as famílias. A inscrição para o casal custaapenas dez reais e as crianças que estiverem presentes poderãoparticipar de algumas atividades.Para mais informações,ligar parao telefone (84) 8819-8975.

ELAS CANTAM BREGAUma das inovações da programação da tradicional Festa

do Bode, que acontece até o próximo domingo em Mossoró,é o 1º Bregabode. No Centro de Comercialização de AnimaisArmando Buá, grandes nomes da música brega sobem ao pal-co para apresentações diárias. As cantoras Kekely Lira, Rena-ta Falcão, Nida Lira, Alzinete e Simara participam do show E-las cantam brega.

GRANDE HOMENAGEM A pedagoga Fernanda Jales,vítima do acidente com o voo 4896

da Noar no último dia 13, foi homenageada na colação de grauda turma do Pró-infantil, programa de formação inicial para osprofessores na educação infantil.Todas as solenidades realizadasforam sediadas no Kikos Eventos e os detalhes idealizados pe-los oitenta formandos. Além de uma crônica apresentada pelosanfitriões, uma placa foi entregue a mãe da homenageada, donaMaria Liceuda Jales. Justo.

O cantor natalense Valber Fernandescomanda hoje o melhor repertório

sertanejo no Seléct Nouveau. Boa pedida

Sempre presentes nos melhores eventosde Mossoró, o fotógrafo Eduardo

Kenedy e a esposa Janaína Patrícia

Na formatura do curso de Fisioterapiada UnP, a bela Karla Diana acompanhada

da sua mãe Donária Dantas

Perfil CabelosRua: João da Escóssia, 340 -

Shopping PorcinoSala 01 - Nova Betânia - Mossoró/RN

Tel. (84) 3316 - 4142 / 8722 - 7690 / 9411 - 5166

Page 13: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

GERAIS Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 - 5 www.omossoroense.com.br

UnP realizará seleção para 300 bolsas do Pró-Superior ENSINO SUPERIOR

FACILIDADE

Programa é destinado a estudantes de escolas públicas e oferece descontos nos cursos de graduação

Os estudantes de Mossoróque tenham perfil para uma dasvagas para bolsas do Pró-Su-perior devem ficar atentos. Éque no dia 13 de agosto a Uni-versidade Potiguar (UnP) rea-liza um processo seletivo espe-cialmente para o preenchi-mento de 300 vagas contem-pladas com bolsas do Pró-Su-perior. As inscrições, que sãogratuitas,devem ser realizadasno site www.unp.br ou na Cen-tral do Candidato do CampusMossoró, até o dia 11 de agos-to de 2011.O resultado será di-vulgado no dia 17.

O Pró-Superior é um bene-fício oferecido aos estudantesque cursaram o Ensino Médio narede pública ou foram bolsistasintegrais,ambos no município deMossoró; são residentes e do-miciliados no referido municí-pio; possuem renda familiar deaté quatro salários mínimos;nãosão graduados nem possuemvínculo com Instituição de En-sino Superior Pública.

Os estudantes passarão porum processo seletivo defini-do por cada faculdade e casosejam aprovados pelas institui-ções poderão cursar o ensinosuperior com 50% das men-salidades pagas pela Prefeitu-ra Municipal de Mossoró(compensados no recolhimen-to de impostos - ISS).

Ao aluno, cabe não ser re-provado em mais de 3 disci-plinas do curso, não ficar ina-dimplente em mais de 3 par-celas mensais do semestre e nãoultrapassar mais de 50% dotempo mínimo para a conclu-são do curso.Se isso acontecer,será excluído do programa.

O Pró-Superior, uma par-

Universidade oferece bolsas parciais aos estudantes

ceria que beneficia alguns es-tudantes e, principalmente, as

instituições parceiras. Mais in-formações sobre o Pró-Supe-

rio na UnP nos telefones (84)3323-8200 / 3323-8203.

HABNER WEINER

REPRODUÇÃO

Fernanda Jales foi uma das vítimas do voo 4896, que caiu em Recife no último dia 13 de julho

Lotéricas recomeçamhoje a receber contasde energia elétrica

Todas as casas lotéricase correspondentes CaixaAqui em Mossoró come-çam a receber hoje contasde energia elétrica, confor-me convênio entre a Coserne a Caixa Econômica Fede-ral (CEF), firmado segun-da-feira (1º).

O recebimento começaapós dias dedicados à ade-quação dos sistemas ope-racionais do banco e daCosern, a fim de oferecerserviço de qualidade aosconsumidores de Mosso-ró e do RN.

Com o início da arreca-dação nas lotéricas e corres-pondentes Caixa Aqui, osusuários poderão pagar ascontas de energia nas 170lotéricas e 285 correspon-dentes Caixa Aqui do Es-tado, nas máquinas de au-toatendimento disponíveispara os clientes da CEF enas 32 agências do banco noRio Grande do Norte. Aempresa não informou onúmero de lotéricas exis-tentes em Mossoró.

Os consumidores tam-

bém podem optar pelo pa-gamento na rede CosernServiços, hoje com 279pontos no Estado - e dosoutros bancos conveniados(Banco do Brasil,Banco doNordeste, Santander, Bra-desco, Mercantil do Brasil,Bancoob, Pagfácil e Cor-reios) e correspondentesbancários cadastrados pa-ra arrecadação.

Das 170 Casas Lotéri-cas existentes hoje no RioGrande do Norte, 73 estãolocalizadas em Natal e Re-gião Metropolitana. Já doscorrespondentes CaixaAqui,estabelecimentos cre-denciados pela Caixa Eco-nômica Federal, 142 estãolocalizados na capital e Re-gião Metropolitana e 143 nointerior do Estado.

Com a realização doconvênio, os pontos de ar-recadação da Cosern noRio Grande do Norte cres-cem 34%, passando de1.340 para 1.795 locais dis-poníveis para recebimen-to da conta de energia elé-trica no Estado.

MEMÓRIA

Professora vítima de acidente com voo da Noar será homenageadaA professora Antônia Fer-

nanda Jales,uma das 16 vítimasdo acidente com o voo 4896,da empresa Noar Linhas Aé-reas,será homenageada duran-te as solenidades de formaçãoda turma do programa de for-mação inicial para professo-res em exercício na educaçãoinfantil, o Pró-infantil.

Fernanda Jales exercia a fun-ção de coordenadora do Pró-infantil nos estados do RioGrande do Norte e Pernambu-co e foi responsável por im-plantar o programa em Mos-soró."Fernanda já seria home-nageada, antes mesmo do aci-dente. A turma possui o no-me dela.Como profissional,ela

era muito dinâmica, não tinhaempecilho, resolvia tudo", diza coordenadora do Pró-infan-til na cidade, Eliane Mota.

Hoje pela manhã, a turmacomposta por 38 formandasrealizará um seminário, mar-cando o encerramento das ati-vidades do programa. Duran-te o seminário, o grupo entre-gará uma placa em homena-gem à professora Fernanda Ja-les. "Entregaremos a placa àmãe de Fernanda, que estarápresente na cerimônia", contaEliane Mota.

A programação de forma-ção da turma do Pró-infan-til foi mantida, segundo Elia-ne Mota, por ser um desejo

da própria Fernanda Jales."Nós pensamos em cance-lar o baile de formatura, masela queria muito e por issonão suspendemos o evento",explica.

A professora Antônia Fer-nanda Jales, natural de Mos-soró, residia em Natal, ondeatuava como docente na Uni-versidade Federal do RioGrande do Norte (UFRN).Ela faleceu no dia 13 de ju-lho, vítima do acidente coma aeronave LET410, que caiuem um terreno baldio próxi-mo à praia de Boa Viagem,emRecife. A aeronave faria a ro-ta Recife/Mossoró, com es-cala em Natal.

Page 14: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

Flamengo sem pressão nem pressa de "pegar" o Corinthians

BRASILEIRÃO

Flamengo e Corinthianspossuem muitas característi-cas semelhantes. Têm torci-das vibrantes, conhecidas pe-la cobrança e apoio que dãoaos times, são times ditos “demassa” e ‘‘funcionam comocaixas acústicas”, fazendo re-percutir tudo o que aconteceem uma proporção muitomaior.

Soma-se a esses fatores adisputa pela liderança doCampeonato Brasileiro 2011e pronto: um prato feito paramanchetes apontando umabriga, uma “guerra” particu-lar entre as equipes.

Com uma larga experiên-cia em Brasileirões, Luxem-burgo sabe que ainda é cedopara dizer que Flamengo eCorinthians brigarão pelo tí-tulo entre si. Justamente porisso, fez questão de afastarqualquer tipo de pressão so-bre o Rubro-negro para alcan-çar o Alvinegro paulista.

"Não estamos pressiona-dos pelo Corinthians nem porninguém.Estamos jogando as

O técnico Luiz Felipe Sco-lari deixou o estádio Couto Pe-reira satisfeito com o desem-penho de seus comandados.Apesar dos erros da arbitra-gem no primeiro tempo e dapressão exercida pelo Coriti-ba quando ficou com um ho-mem a mais em campo na se-gunda etapa, o Verdão conse-guiu somar mais um ponto esegue na zona de classificaçãopara a Copa Libertadores de2012.

“Pelas circunstâncias do jo-go e pela equipe que o Coriti-ba tem, jogando como jogou,foi um bom resultado”, pon-derou o treinador alviverde.“O Palmeiras é um candidatoque continua no grupo de ci-ma. O campeonato teve hojea 14ª rodada.Faltam 60%,65%para ser disputado. Temos demanter a regularidade”, con-tinuou.

O gol sofrido a partir de um

escanteio, porém desagradoubastante. “Claro que as falhasirritam,mas temos de saber re-conhecer a qualidade do ad-versário. Fizemos um gol debola parada também, e o Mar-celo Oliveira [técnico do Co-ritiba] deve ter ficado irrita-do, porque sabe que o Assun-ção é bom nas faltas. Mas nósdemos uma titubeada, um va-cilo, e o que trabalhamos nãofoi correspondido”, lamentou.

Sobre a polêmica arbitra-gem de Célio Amorim,Felipãonão quis falar muito. “Prefironão acreditar que o Palmeirasseja prejudicado por minhacausa. Aí, seria o fim de tudo,do conceito que tenho das pes-soas e do futebol.Prefiro acre-ditar que sejam erros. Nãoadianta. Acho que hoje, prin-cipalmente, tivemos dificulda-des em relação a critérios.Maisdo que isso não posso falar.”

O comandante alviverde

Luxemburgo explica que ninguém está pensando numa disputa particular neste momento

ESPORTE www.omossoroense.com.br6 – Sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Para Felipão, empate comCoritiba foi um bom resultado

NO PALMEIRAS

Luxemburgo garante que o Flamengo não está pressionado

Felipão não quis comentar sobre a arbitragem

partidas. Não tem pressão deter que tomar a liderança nes-sa ou naquela rodada. Pres-são é ficar na zona de rebai-

xamento, ainda mais com ti-me grande. Você tenta sair edão na sua cabeça",disse o téc-nico do Flamengo.

O Corinthians está na pri-meira colocação do Brasilei-rão, com 31 pontos, seguidodo Flamengo, com 30.

aproveitou ainda para comen-tar a estreia de Henrique, quedeve ser titular diante do Grê-mio, amanhã [6], já que Thia-go Heleno está suspenso. “OHenrique não jogava havia trêsmeses e ainda falta certo rit-mo para ele. Então, as pessoasàs vezes perguntam,ouvi dire-tores perguntando ao nosso

vice-presidente Roberto Friz-zo por que eu não escalava oHenrique. Eu ouvi isso. Paraesses que fizeram essa pergun-ta, eles devem saber que oHenrique está há três mesessem jogar e que não se adqui-re ritmo do dia para a noite. Jájogou 15 minutos, vamos vercomo evolui.”

Page 15: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

GOLEADASDois jogos e duas goleadas consecutivas. Esta é a situação de momento, que já preocupa, a torcida e ao

próprio time do Ceará. A equipe sofreu sete gols nas duas partidas, sendo quatro do Fluminense e mais três doAvaí, esse último na zona do rebaixamento. E tem mais, sem direito ao chamado gol de honra.

América anuncia construção de estádio, após ABC negar Frasqueirão

RESOLUÇÃO

[email protected]

SÉRGIO OLIVEIRA

Podem usar, mas a responsabilidade é de vocês. Este foi o recado dado pela ConfederaçãoBrasileira de Futebol (CBF) à direção do América de Natal que irá utilizar arquibancadas móveisnos jogos do estádio Nazarenão, em Goianinha. Olha, creio que não é bem assim. A partir do mo-mento que a CBF autorizou, não adianta mais querer se eximir de possíveis culpas pelo risco deacidentes, afinal a competição é organizada e realizada por esta entidade e o América é filiado esubordinado ao regulamento desta. Dito isso, não vejo como única responsável a diretoria do

clube. Fiquemos na torcida para que nada de grave aconteça, mas do contrário vai ter muito gentepara se explicar e, repito, não apenas o América.

UM DIRIGENTE PRESENTE A turma que só gosta de "festa" fala muito

e faz pouco, mas verdade seja dita, o presidenteJoão Dehon, seja um evento profissional ou a-mador,é um dirigente presente junto ao seu time.Vejam, por exemplo, a reunião que teve comjovens atletas das divisões de base que disputamcampeonatos amadores.

Ele foi conversar e encarar a situação comoum administrador e não um torcedor ávido ape-nas por um time profissional e, de preferência,disputando título. Dehon mostra que "casou"com o Baraúnas respeitando os preceitos de,na alegria ou na tristeza, se fazer sempre pre-sente.

ANIVERSÁRIOMais um "vovô" do futebol potiguar faz

aniversário. O Alecrim festeja 96 anos e acom-panhando o levantamento daqueles que con-tam a história do alviverde, percebe-se que seuauge nos campos aconteceu entre as décadasde 50 e 60 e sem precisar trazer ninguém de fo-ra, ou seja, seus jogadores eram todos do RioGrande do Norte. Essa informação eu colhina coluna de Edmo Sinedino, que eu vi jogarcomo um dos bons nomes do “Periquito”. Pe-na que encerrou cedo sua carreira.

O tempo passa e nada de Adriano ou Luís Fabiano voltar a jogar. NA Fórmula 1 voltam às notíciasde suborno no campeonato. Lamentável. LEWIS Hamilton vai continuar agressivo nas pistas. Diz quenão tem medo da morte.

Toque EsportivoPENTEADO

Desde a Copa América, Neymar tem muda-do o penteado,mas isso não tem ajudado em cam-po. Foi eliminado precocemente com o Brasilna Argentina e de volta ao Campeonato Brasi-leiro da Série A caiu para a zona do rebaixamen-to. Sansão perdeu as forças quando Dalila cor-tou seus cabelos.

VOLEIBOLAcompanhei reunião de dirigentes e treina-

dores de voleibol em Mossoró recentemente efiquei animado com a disposição para viabilizarum evento nacional entre nós. Só que os dias es-tão passando e não vejo nenhum ato de pressãoneste sentido. Será que a turma baixou a guardae jogou a toalha?

IMPEDIMENTOO segundo gol do Corinthians contra o Amé-

rica(MG) deixou dúvidas.O jogador do “Timão”estava ou não em situação de impedimento? Pe-las imagens que vi, me atrevo até a afirmar quesim,estava em situação de impedimento.No sus-to e, tudo parece, com uma ajudinha da arbitra-gem, a liderança da Série A permaneceu com oCorinthians.

Depois de ter frustrada a suatentativa de alugar o estádioFrasqueirão do ABC para os jo-gos do Campeonato Brasileiroda Série C, a diretoria do Amé-rica de Natal recebeu uma no-tícia paliativa.Graças a interven-ção da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) oclube poderá utilizar arquiban-cadas móveis no estádio Naza-renão,na cidade de Goianinha.

No mesmo comunicado emque autorizou o uso das arqui-bancadas móveis e fez algumasexigências, a CBF também dis-se não se responsabilizar pelouso da estrutura, ou seja, já seeximiu de qualquer possibili-dade de acidente sofrer qualquertipo de represália,ou simples re-clamação.Com isso, toda a res-ponsabilidade, em tese, passa aser da direção do América, ti-me mandante.

Antes do uso desta estrutu-ra a diretoria do América tentouum entendimento com a dire-ção do ABC,mas o Frasqueirãonão foi alugado. Os dirigentes

A diretoria americana recebeu autorização da CBF para usar arquibancadas móveis no estádio Nazarenão

Presidente se reúne com atletas da base no BaraúnasAVALIAÇÃO

Presidente do Baraúnas,João Dehon da Rocha visi-tou o Centro de Treinamen-to do clube e conversou comtodo o elenco na quarta-feira,3. Em seu discurso, João De-hon tratou sobre a campanhana Taça Cidade de Mossoró,a parceria do Tricolor com oCentenário de Parelhas parao Campeonato Estadual da

segunda divisão e também so-bre o planejamento para o fu-turo.

João Dehon da Rocha ini-ciou a conversa expondo suatrajetória como presidente doBaraúnas e lembrou das difi-culdades do início, mas queconseguiu realizar um sonho,ser campeão estadual. No en-tanto, após deixar o “Leão do

Oeste” entre os campeões es-taduais, Dehon trabalha pa-ra realizar outro sonho, for-mar um time vencedor comjogadores revelados pelo Ba-raúnas.

Uma prova deste trabalhodo Tricolor com as categoriasde base é o elenco da Taça Ci-dade de Mossoró. O manda-tário do “Leão”foi enfático ao

falar aos jogadores que este at-ual grupo terá prioridade noscampeonatos profissionais emque o clube disputar futura-mente, porém alguns atletasainda precisam provar que po-dem se tornar grandes jogado-res a partir de competições co-mo a Taça Cidade de Mosso-ró e a Copa Oeste.

Desta forma, João Dehon

analisou a campanha do clu-be até agora e reconheceu quenão é a que ele esperava, masreforçou que ainda existechance de classificação e mo-tivou os atletas para conquis-tarem as vitórias a partir deagora. "Vocês podem mudaresta situação, para isso preci-sam ter vontade de vencer,dormir e acordar pensando na

vitória", exclamou o presi-dente. Quanto ao planeja-mento para o próximo ano,João Dehon assegurou quejá começou a partir desta par-ceria com o Centenário de Pa-relhas, já que a maioria dos jo-gadores a serem emprestadosao time seridoense retorna-rão ao Baraúnas na próximatemporada.

Líder do seu grupo, time do Mossorócontrata lateral Cláudio Ribeiro

REFORÇO

Mesmo existindo o esfor-ço de alguns buscando revelarnovos valores para o futebol daregião, algumas equipes pre-ferem apostar em atletas maisexperientes para sua partici-pação na Taça Cidade de Mos-soró.Nesta situação,encontra-se o time do Mossoró que aca-ba de anunciar a contrataçãodo lateral Cláudio Ribeiro pa-ra o restante da competição.

O jogador que surgiu pa-ra o futebol mossoroenseatravés do Baraúnas, sendotitular em vários Campeona-tos Estaduais da lateral-dire-ita tricolor, agora empresta-rá seu futebol ao time doMossoró. A equipe lidera oGrupo A,da Taça Cidade de

Mossoró com 9 pontos so-mados e um bom saldo de 9gols. O Mossoró já garantiusua classificação para a pró-xima fase.

Cláudio Ribeiro, que ain-da espera atuar como jogadorprofissional, não é o únicoatleta experiente na compe-tição. Destacam-se tambémo goleiro Delmar ao lado dozagueiro Marcão, ex-Baraú-nas e vários outros grandesclubes da região Nordeste,co-mo também o volante Ale-mão e o meia Sandro,este in-clusive com passagem peloCruzeiro.Outro nome que sedestaca é do atacante Helinho,entre outros que disputam aTaça Cidade de Mossoró.

Frasqueirão não abrigará jogos do América

ESPORTE Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 - 7www.omossoroense.com.br

alvinegros alegaram preserva-ção do patrimônio e preferên-cia pela posição da torcida que

é contrária ao empréstimo.Diante da situação, a exemplodo que já havia feito após o Es-

tadual,a diretoria americana vol-tou a anunciar a construção doseu estádio.

Page 16: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

Adolescente morre ao cair deônibus escolar em Pau dos Ferros

FATALIDADE

Sogra morre duranteatentado contra o genro

EM NATAL

POLÍCIA www.omossoroense.com.br8 – Sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A adolescente Carla JanaizaCorrêa, 14, que residia no sí-tio Conceição, zona rural dePau dos Ferros,morreu ontempela manhã ao cair de um ôni-bus escolar, no centro da ci-dade. A menor estava a cami-nho da escola quando foi víti-ma da fatalidade.

Segundo informações dapolícia, por volta das 7h, otransporte escolar levava osalunos da zona rural para a ci-dade onde os deixaria em vá-rios estabelecimentos de en-sino. Ao passar em frente àEscola 4 de Setembro, Cen-tro, a menina caiu quando aporta do veículo se abriubruscamente. A garota foi ar-rastada por vários metros eacabou morrendo. Devido aobarulho feito pelos alunosdentro do ônibus, o motoris-

ta só percebeu a queda da me-nina quando ela já havia sidoarrastada.

A dona de casa Maria do So-corro, mãe da adolescente, es-tá revoltada e disse que o casotem de ser apurado, o moto-rista terá que explicar o querealmente ocorreu para a que-da da jovem. "Minha filha eraacostumada a fazer o trajeto enunca tinha ocorrido nada",disse.

Carla Janaiza era estudantedo 6º do ensino fundamentale diariamente fazia o trajetoda comunidade rural onde re-sidia para a Escola MunicipalSeverino Bezerra.

O motorista do ônibus,que não teve o nome revela-do, compareceu ontem à De-legacia Regional de Polícia Ci-vil de Pau dos Ferros para ex-

Carla Janaíza era estudante do ensino fundamental e diariamente fazia este trajeto

Maria do Socorro, mãe da menina, está revoltada com o que aconteceu

CEDIDA

Na noite da quarta-feira(3), uma mulher morreudurante uma troca de tirosna zona norte de Natal,quando conversava na cal-çada de sua casa. Maria deLourdes da Silva foi atin-gida por um tiro de revól-ver calibre 38, disparadocontra seu genro e que aatingiu no rosto.

De acordo com a polícia,por volta das 21h Maria deLourdes estava na calçadade uma residência na rua Se-bastião Pinheiro, em Cida-de Nova,conversando comseu genro, identificado porJônatas Wanderley, 21,quando dois elementos che-

garam de motocicleta e ati-raram contra o jovem. Osdisparos atingiram a virilhado rapaz e o rosto da sogra,que não resistiu aos feri-mentos e morreu no local.

A família do JônatasWanderley contou à polí-cia que o genro não tinhaqualquer envolvimentocom drogas, tampoucocom crimes e por isso a mo-tivação dos disparos aindaé um mistério.

O corpo da sogra foi ne-cropsiado pelos peritos doInstituto Técnico e Cien-tífico de Polícia (Itep). Ogenro deverá ser intimadopara esclarecer o crime.

PM é baleado em disparo acidental de fuzil

INCIDENTE

"Índio", preso ontem pela Força Nacional.

Uma equipe formada pordelegados que integram aForça Nacional prendeu on-tem um foragido da Justiça noRio Grande do Norte, que es-tava escondido na Serra deSão Bento, a 109 quilômetrosde Natal. Carlos Antônio deLima, 31, conhecido como"Índio", respondia por tenta-tiva de homicídio cometidoem Felipe Camarão no ano de2002.

Segundo informações daForça Nacional, "Índio" foipreso no município de Serrade São Bento, onde estava es-condido na própria residên-cia.Ele não teve chance de rea-gir .Ao ser preso, "Índio" con-

fessou a autoria do crime."Após um período de inves-

tigações sobre o criminoso,nósconseguimos a localização desua residência em Serra do Mel.E ao realizarmos a abordagemnão demos tempo de ele rea-gir", explica o delegado Car-los Delano,em declaração à im-prensa natalense. "Índio" foiconduzido para Natal.

A Força Nacional está noRN desde o dia 21 de junho,pa-ra auxiliar a finalizar 1.100 pro-cessos.

No total, 17 delegados devários estados estão no RNdesde o mês de junho e espe-ram finalizar os 1.100 inqué-ritos.

Força Nacional prende foragido na Serra de São Bento

CAPTURADO

Um policial militar, lota-do no 2º BPM de Mossoró,foiatingido por um tiro de fuzil,calibre 556, no pé quando fa-

zia a limpeza da arma na tar-de de ontem. O PM Oliveira,reside em Assú, é integranteda Ronda Ostensiva com

Apoio de Motocicletas, (Ro-cam) de Mossoró, estava deserviço quando se acidentou.

Segundo informações de fa-

miliares,o policial estava em ca-sa fazendo a limpeza de algumasarmas e uma delas teria caídono chão.Ele ainda tentou segu-

rar a arma com o pé, mas o dis-paro foi certeiro.

Oliveira foi socorrido pelafamília para o Hospital de As-

sú e em seguida transferido paro Hospital Regional TarcísioMaia (HRTM) de Mossoró,on-de foi cirurgiado e passa bem.

plicar o que aconteceu.O transporte escolar que

Carla Janaiza viajava perten-

ce a uma empresa terceiriza-da que presta serviços à Pre-feitura de Pau dos Ferros. O

chefe de gabinete AlexandreAquino disse que o municípioestá apurando o caso e nos

próximos dias vai emitir notaà imprensa esclarecendo o aci-dente.

Page 17: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

No sábado, 13, a Secre-taria de Estado da SaúdePública (Sesap) inicia aCampanha Nacional de Va-cinação contra o Sarampo ea segunda etapa da Campa-nha contra a Poliomielite.Aação vai até o dia 16 de se-tembro.

Contra o sarampo deve-rão ser vacinadas todas ascrianças de 1 ano a meno-res de 7 anos de idade (12meses a 6 anos 11 meses e29 dias) com a vacina trí-plice viral (sarampo,caxum-ba e rubéola). Todas ascrianças nesta faixa etária

deverão ser vacinadas, inde-pendente de já ter sido va-cinada ou ter tido a doençaanteriormente.

O Rio Grande do Nortepossui uma população de292.200 crianças na faixaetária de 1 ano a menores de7 anos e, para assegurar queo Estado permaneça livredo vírus, a meta estabeleci-da é de 95% do público al-vo, o que corresponde a277.590 crianças.

A coordenadora de Imu-nizações da Sesap, HelenaSant’Anna, lembra que ospais também devem levar

suas crianças de 0 a 4 anospara a segunda dose contraa poliomielite. “A primeirafase da campanha contra apólio foi no dia 18 de ju-nho e agora as crianças de-vem retornar aos postos devacinação para receber a se-gunda dose. Se também es-tiverem na faixa etária de 1a menores de 7 anos,devemtomar a vacina contra o sa-rampo”,explicou a coorde-nadora.

O Sarampo é uma doen-ça viral, transmissível e dealta contagiosidade,que po-de levar à morte, apesar de

haver uma vacina segura ede baixo custo.Os sintomas,em geral, são:febre alta,bro-toejas no pescoço, coriza,tosse, olhos vermelhos e la-crimejantes, conjuntivite epequenas manchas brancasno interior das bochechasque se desenvolvem na fa-se inicial da doença.

No Rio Grande do Nor-te o último caso autócto-ne de sarampo foi notifica-do em 1999 no municípiode Pedra Grande. Após es-ta data todos os casos no-tificados foram importa-dos.

Imunização VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO

SERÁ RETOMADA NO DIA 13

REGIONALSEXTA-FEIRA

Mossoró (RN),5 de agosto de 2011

Caderno do jornal O Mossoroense

Segunda etapa de vacinação será realizada em mais de 900 postos

DIVULGAÇÃO

META PARA O RN: 277.590

Nº DE POSTOS DE VACINAÇÃO FIXOS: 917

Nº DE POSTOS DE VACINAÇÃO VOLANTES: 715

Nº DE PESSOAS ENVOLVIDAS NA AÇÃO: 8.149

Nº DE DOSES DE VACINAS RECEBIDAS: 350.640

ESTRUTURA PARA REALIZAÇÃO DA CAMPANHA

CONTRA O SARAMPO

Page 18: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

Giro Pelo Estado

clima fechou entre representantes doDEM e PSD no Estado.Tudo em fun-ção das denúncias que levam ao re-

gistro de irregularidades na coleta de assina-turas para a oficialização do PSD. As denún-cias formuladas pelo DEM e veiculadas nagrande imprensa paulista repercutem e podemmudar o rumo da eleição de 2012. Em conta-

to com o jornal O Mossoroense na tarde deontem, o vice-governador Robinson Faria sedisse decepcionado com o senador José Agri-pino, tratado como o articulador das denún-cias. Clima tenso que deverá se manter aindapor um bom tempo. O certo é que a 'amizade'mantida por Robinson e Agripino parece terseguido o rumo do ralo. Política é isso aí.

[email protected]

EFEITOEm função das denúncias que se voltam ao

PSD os promotores eleitorais devem intensi-ficar a fiscalização destinada à análise das assi-naturas constantes nas listas de apoiadores paraa criação do Partido Social Democrático (PSD).

RECOMENDAÇÃOA medida foi recomendada pela Procu-

radoria Regional Eleitoral no RN (PRE/RN)com o objetivo de coibir possíveis irregulari-dades no colhimento de assinaturas para a fun-dação do partido mencionado, em municípiospotiguares.

CRIMEA recomendação, enviada a todos os pro-

motores do Estado, alerta que eventual con-statação de assinatura falsa pode motivar açãopenal pelo crime de falsidade previsto no arti-go 350 do Código Eleitoral, com pena de atécinco anos de reclusão.

IMPUGNAÇÃOO procurador regional eleitoral Ronaldo Sér-

gio Chaves Fernandes explica, ainda, que "oMinistério Público Eleitoral pode impugnaras listagens de apoiadores, caso verifique qual-quer ilicitude na coleta de assinaturas, sem pre-juízo de outras medidas cabíveis (inclusive denatureza penal)". Dureza.

REGRAPara criar um novo partido no Brasil é

necessário um apoiamento mínimo de eleitores.Segundo a legislação, a prova desse apoiamen-to é feita por meio das assinaturas,com númerodo respectivo título eleitoral, em listas organi-zadas para cada zona, sendo a veracidade dasassinaturas e o número dos títulos atestados pe-lo escrivão eleitoral.

MANUALA Prefeitura Municipal de Apodi, através

da Secretaria de Agricultura, Irrigação, Recur-sos Hídricos e Meio Ambiente, vai elaborarum folheto explicativo para responder as dúvi-das dos agricultores pronafianos e demais donosde terras por onde vai passar o canal de irrigaçãoda Chapada do Apodi.

ESCLARECIMENTOO secretário Elthon Rosemberg Silveira de

Souza falou que o folheto disponibilizará asinformações para atender as dúvidas mais co-muns ligadas ao projeto. O folheto está no de-partamento de design da prefeitura e será con-feccionado e distribuído em breve.

POSICIONAMENTOO promotor de justiça da Comarca de

Alexandria, Sidharta John Batista da Silva, ex-pediu recomendação à secretária estadual de E-ducação para que ela providencie transporte es-colar para os alunos do município.

IMPASSESegundo reclamações encaminhadas às Pro-

motoria de Justiça não está sendo fornecido aosalunos de rede estadual o transporte escolar paraas aulas de reposição agendadas aos sábados.Pela recomendação, a secretária tem prazo dedez dias para tomar todas as medidas adminis-trativas necessárias.

OBRIGAÇÃOO Estado deve disponibilizar transporte

aos alunos da rede estadual de ensino do Mu-nicípio de Alexandria, nos dias de sábado,uma vez que essas aulas fazem parte do cal-endário escolar como forma de repor osdias de paralisação dos professores durantea última greve.

O

A guerra dos partidos

OPINIÃO2 – Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 www.omossoroense.com.br

RECURSOO Governo do Estado, em parceria com o governo federal, vai investir R$ 800 milhões para

ampliar a cobertura de saneamento do Rio Grande do Norte. A divulgação dos números coinci-de com as comemorações referentes ao Dia Nacional da Saúde.

EVENTOO investimento será apresentado pela governadora Rosalba Ciarlini durante a reunião da As-

sociação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), prevista para hoje no OceanPalace Hotel, em Natal.

ESTUDOEstudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apresenta um dado alarmante:

pelo menos dois milhões de pessoas morrem por ano no mundo por causa de doenças provoca-das pela água contaminada. O RN busca minimizar o impacto deste problema com o direciona-mento de investimentos no setor do saneamento.

Governo solicita apoio doministro da Saúde paraHospitais de Natal e Mossoró

Ministério Público pede concurso paraprocurador municipal em Messias Targino

Reivindicações foram apresentadas em audiência

ARTICULAÇÃO

RECOMENDAÇÃO

MÁRCIO COSTA

A governadora RosalbaCiarlini voltou a pedir apoio doministro da Saúde, AlexandrePadilha, para a construção doHospital da Zona Oeste de Na-tal. Argumentou que a popu-lação da área passa de um mi-lhão de habitantes e que o Hos-pital Walfredo Gurgel (HWG)não tem condições de atendera demanda.

Os últimos investimentosem ampliação e construção fo-ram há mais de 16 anos, noHospital Infantil Maria Alicee no Clovis Sarinho.

Rosalba informou que oprojeto executivo para o novohospital de Natal já está sendoelaborado e que devem ser ins-talados 50 leitos somente deUnidade de Terapia Intensiva(UTI), além de assistência pa-ra especialidades com procu-ra significativa como trau-maortopedia.

Outro pleito apresentado

pela governadora e acatado pe-lo ministro Padilha para a ca-pital foram equipamentos pa-ra o Hospital da Polícia Mili-tar que estava com as obras pa-radas e foram retomadas no at-ual governo.

Na audiência que contoucom as presenças do senadorPaulo Davim,deputados Hen-rique Alves e Leonardo No-gueira e prefeita Fafá Rosado,a governadora solicitou,ainda,aumento de recursos financei-ros ao teto de alta e média com-plexidade, que garantirá o cus-teio e manutenção do Hospi-tal Materno-Infantil de Mos-soró que será implantado pe-lo governo do Estado, no an-tigo hospital da Unimed.

A primeira maternidadepública deve ter 60 leitos obs-tétricos e leitos de UTIs pe-diátrica e neonatal. Essa es-trutura hospitalar irá dar su-porte às ações de saúde

materno-infantil das regiõesOeste, Assu e do Alto Oestepotiguar.

O objetivo é garantir o aten-dimento aos usuários evitandoo deslocamento para outras re-giões mais distantes e compro-metimento do estado de saú-de dos pacientes.

Analisando-se os indicado-res da região verifica-se que aclínica obstétrica é responsá-vel por 1/3 de todas as inter-nações ocorridas no municípiode Mossoró. No ano passadoforam realizados 4.624 partos,sendo 32% normais e 68% ce-sáreas, referentes à populaçãoprópria e referenciada de ges-tantes de alto risco. A deman-da para esta clínica representa40% do total das internaçõesno município.

Atualmente o município deMossoró dispõe de apenas 51leitos obstétricos,havendo umdéficit de 133 leitos.

MESSIAS TARGINO -Apromotora de justiça de Mes-sias Targino, Micaele FortesCaddah,recomendou à prefei-tura a criação do cargo de pro-curador do município.

Pelo menos cinco advoga-dos foram irregularmentecontratados para o exercíciodessa função que, por lei, de-ve ser assumido apenas poraprovados em concurso pú-blico. A prefeitura informouque o município não dispõedos cargos de procurador nemde assessor jurídico, sendo,as-sim, executados de forma ter-ceirizada.

A promotora concluiu quenão se justifica a contrataçãodos advogados, pois se tratade uma função permanente eindispensável ao funciona-mento da administração pú-blica. Na recomendação, foidado um prazo de 15 dias, pa-ra que a prefeitura envie pro-jeto de lei à Câmara criando aProcuradoria do Município deMessias Targino, cujos cargosde procurador deverão ser efe-tivos e providos medianteconcurso de provas e títulos.Além disso, também deveráser enviado projeto para auto-rizar a contratação emergen-

cial e temporária de advoga-dos por prazo máximo de seismeses,podendo ser prorroga-do por igual período enquan-to não se concluir o concursopúblico.

No projeto de lei será in-formado que o cargo é comis-sionado,sendo,portanto,de li-vre nomeação e exoneração pe-lo prefeito. Também ficou es-tabelecido um prazo de 60 diaspara que sejam rescindidos oscontratos irregulares de pres-tação de serviços de advoca-cia e assessoria jurídica esta-belecidos entre a prefeitura eos advogados contratados.

Governadora apresentou deficiências dos sistemas nas duas maiores cidades do Rio Grande do Norte

Page 19: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

BNB concede desconto na liquidação de dívidas ruraisMais de 17 mil produtores ainda podem ser beneficiados com o benefício no Rio Grande do Norte

Até o dia 30 de novembrodeste ano, 17.247 produtoresrurais do Rio Grande doNorte têm direito de liquidarsuas dívidas no Banco doNordeste.

Eles poderão ser benefici-ados com descontos que vari-am de 45% a 85%, a depen-der do município onde se lo-calize o empreendimento, noâmbito da Lei 12.249/2010.

A medida beneficia os mu-tuários do Programa Nacionalde Fortalecimento da Agri-cultura Familiar (Pronaf), mi-cro, pequenos e médios pro-dutores rurais, bem comosuas cooperativas e associ-ações, detentores de oper-ações rurais contratadas até

15 de janeiro de 2001, comvalor original de até R$ 35 mil.

Desde a promulgação dalei, em junho de 2010, cercade 12 mil operações já foramliquidadas. Além dos descon-tos, o recálculo das operaçõesé feito sem cobranças de ju-ros de atraso,multa ou sanção.

"O cliente poderá reduzirou liquidar seu endividamen-to e recuperar sua capacidadeprodutiva, podendo, inclu-sive, restabelecer o seu aces-so ao crédito", explica o ger-ente executivo da Superin-tendência Estadual do BNB,Orlando Gadelha.

A instituição financeiratem mobilizado agências eparceiros (sindicatos, feder-

ações e entidades de classe),em todos os municípios emque atua. São realizadas re-uniões com associações deprodutores rurais, sindicatose Câmaras Municipais para es-clarecer os aspectos da lei,com vistas à adesão do maiornúmero de clientes en-quadráveis.

De acordo com OrlandoGadelha, os clientes que ten-ham dívidas em atraso e de-sejem conhecer as alternati-vas para regularização devemprocurar uma das agências dobanco; "Temos vários mecan-ismos de renegociação e, comcerteza, o cliente poderá saircom a solução para o seu ca-so específico", finaliza.

CIDADES Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 3www.omossoroense.com.br

Descontos concedidos pelo banco variam de 45% a 85%

OPORTUNIDADE

APARELHAMENTO

Laboratórios do Comple-xo Hospitalar MonsenhorWalfredo Gurgel (HMWG)contam, a partir deste mês,com três novos equipamen-tos que darão maior agilida-de e garantia de qualidade aosprocedimentos realizados.Juntos, os laboratórios doHWG e do Pronto-SocorroClóvis Sarinho (PSCS) rea-lizam 30 mil exames por mês.

O laboratório do PSCS re-cebeu o Trynity Biotech, umaparelho de coagulação to-talmente automatizado, querealiza procedimentos comoTAP (Tempo e Atividade deProtrombina) e TTP (Tem-po de Tromboplastina Par-cial). Os exames possibilitama determinação de fatores decoagulação e são essenciais

no período pré-operatório eno acompanhamento de pa-cientes que estão em uso deanticoagulante.

Para a bioquímica EldaAires, chefe do laboratóriodo PSCS, a nova aquisiçãotraz vantagens como a me-lhoria no controle de quali-dade dos exames e maior se-gurança para o paciente. "Oequipamento elimina a ne-cessidade de manipulação daamostra, pois o próprio tuboonde é coletada pode ser in-serido diretamente no apare-lho".

Cada laboratório adquiriuainda dois autoanalisadoreshematológicos automáticos,que darão mais agilidade (ca-da aparelho realiza a leiturade 110 testes/hora), segu-

rança, precisão e confiabili-dade a exames como hemo-grama e contagem de pla-quetas. Estão disponíveis,também, dois aparelhos au-tomatizados para realizaçãode exames bioquímicos, co-mo glicose, colesterol, trigli-cerídeos e CKMB (examecardiológico para pesquisado infarto agudo do miocár-dio).

"No laboratório do Wal-fredo Gurgel são realizadosos exames dos pacientes in-ternados, além da lavagem eesterilização do material deuso, como tubos, pipetas e lâ-minas", explica a bioquími-ca Magaly Câmara. No labo-ratório do PSCS são realiza-dos os exames relativos aosatendimentos de urgência.

HABNER WEINER

Laboratórios recebem novos equipamentosIMPEDIMENTO

A juíza da Comarca deFlorânia, Maria Nadja Bezer-ra Cavalcanti,acatou o pedidodo Ministério Público Estad-ual e suspendeu o concursopúblico realizado pelaPrefeitura de São Vicente.

A promotora de justiça daComarca de Florânia havia in-staurado inquérito civil paraverificar se o concurso aber-to pela Prefeitura de São Vi-cente estava de acordo com alei.Posteriormente,encamin-hou Recomendação para queo concurso fosse suspenso, jáque haviam sido apontadas di-versas irregularidades em con-cursos realizados pela empre-sa contratada em cidades do

Rio Grande do Norte e daParaíba, como Alexandria(RN), Brejinho (RN), Jardimde Piranhas (RN), Lagoa Sal-gada (RN), Porto do Mangue(RN), Grossos (RN), Riachodos Cavalos (PB), Jericó (PB)e Lagoa (PB).

O esquema fraudulento daempresa para beneficiar can-didatos específicos foi de-scoberto após inquérito civilinstaurado na Comarca deCurrais Novos,que visou, ini-cialmente, apurar o vazamen-to das provas para o cargo deagente administrativo no con-curso público promovido pelaPrefeitura Municipal de LagoaNova.

Ainda na Vara Cível da Co-marca de Currais Novos, foiajuizado um pedido de buscae apreensão de documentose mídias nos endereços dossuspeitos de fraude do con-curso de Lagoa Nova. Foi i-dentificada a adulteração dediversos gabaritos, de modoa favorecer determinadas pes-soas, aprovando-as, em detri-mento de candidatos que e-fetivamente haviam se classi-ficado em melhor posição.Foram encontrados ainda,di-versos e-mails trocados entrepessoas diretamente ligadasà empresa, inclusive seu so-ciogerente e terceiros inter-essados na aprovação.

Liminar suspende concurso em São Vicente

Page 20: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

CIDADES4 - Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 www.omossoroense.com.br

NOVE ANOSAmanhã completamos nove anos de colunismo

social aqui nas páginas do jornal O Mossoroense,onde tudo começou no ano de 2002.De lá pra cá pro-curo contar tudo o que de melhor acontece na terradas caraubeiras e região. Desde já agradeço a vocês,meus leitores, amigos e colaboradores por essa re-lação longa e duradoura. Muitos pediram festa, maspreferimos deixar para os 10 anos. Aguardem!

PARABÉNS PRA VOCÊNesta data querida: hoje, 5/8, Vanessa Coroly-

ne,o advogado Francisco das Chagas Soares de Quei-roz, Ana Paula Morais; amanhã, 6/8, Leandra Fer-nandes Ramalho; domingo, 7/8, Wagner Praxedes,Lourdes Nobre, Lúcia Praxedes, Tázia Freitas; se-gunda-feira, 8/8, Shirley Linhares. Muitas felicida-des, muitos anos de vida!

DISK-PIZZAAmanhã, todos os caraubenses vão poder parti-

cipar do Disk-Pizza Missionário, realizado pela 1ªIgreja Batista de Caraúbas. As famílias vão ligar pa-ra os números:9962-4994/ 8823-6177 ou 9658-3003e pedir uma pizza ao preço de 10 reais feita na pani-ficadora Pão Fofo, nos sabores: mussarela, frango,presunto e calabresa. O pastor Djair Alves avisa quea entrega será rápida e toda a renda revertida para acampanha Missões Mundiais. Participe!

GESTÃO ESCOLARApós concorrer com 68 escolas estaduais, a Es-

cola Estadual Antônio Carlos foi vencedora do Prê-mio Gestão Escolar 2011 e recebeu R$ 6 mil de pre-miação e uma viagem de intercâmbio para a gesto-ra da escola Luzinete Fernandes, que vai para os Es-tados Unidos em 12 de outubro e só volta em 7 denovembro. Parabéns a toda a equipe da escola. Mui-to bom!

@ Em tempo parabenizamos a empresá-

ria da Import France, Sara de Amorim Barba-

lho, que celebrou a festa da vida no dia de on-

tem. Tintim!

@ Do amigo Raimundinho Duarte,recebi con-vite para participar da Festa do Açude 2011, queacontece em Lucrécia, com Furacão do Forró, nopróximo dia 12. Vai ser demais!

@ Com decoração de Andriele Simão, re-

quebros da Orquestra Los Manos,ilhas de frios,

água de coco e gelo por conta da produção do

evento, acontece amanhã, na AABB do Assú,

a Festa das Personalidades, pilotada pelo co-

lunista Jota Ribamar, que já recebeu confir-

mação de várias autoridades do Assú e região.

@ O primeiro evento que fui como colunistafoi a Finecap, na cidade de Pau dos Ferros, onde fi-quei hospedado na casa de Jean Carlos, então co-lunista do jornal na época. Lá se vão nove anos!

@ Como colunista,conheci muitas pessoas

que marcaram minha vida como positivo e ou-

tras nem tanto, mas de uma coisa tenho certe-

za no positivo foram 99%, sendo assim, só te-

nho o que comemorar e agradecer a todos que

me acompanham nessa jornada. Grato!

@ Lembro-me de alguns que estrearam mesesantes,como Cácio Santos,Jean Carlos,Cesimar Oli-veira;já outros vieram um tempo depois,como JosyMaia, Geomar Nogueira, Renê Guida, Fábio Pra-xedes,todos no projeto de expansão de Márcio Cos-ta. Bons tempos!

Vanessa Carolyne é a aniversarianteVIP do dia.Tintim,querida!

Felizes da vida, Ceição Gurgel e Luzinete Fernandes, diretora da Escola Antônio Carlos, gan-hadora do Prêmio Gestão Escolar 2011. Um luxo!

Posando com o amado Canindé de Freitas,Sara de Amorim Barbalho, aniversariante

do dia de ontem. Parabéns!

Outro aniversariante do dia é o advogado Francisco Queiroz, a quem

desejamos felicidades mil!

ESTILO QUEM ACONTECE

RodriguesApolionCARAÚBAS ACONTECE

Page 21: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

Cronograma de reuniões para implementação doPrograma Garantia-Safra 2011/2012 será encerra hojeProgramação traçada pela Sape começou dia 19 de julho e se prolongará até esta sexta-feira

NATAL/CAICÓ - Seráfinalizado hoje o calendáriode reuniões referente aoprocesso de implementaçãodo Programa Garantia-Safra,do Ministério do Desen-volvimento Agrário, corre-spondente ao biênio2011/2012.

O calendário de encontrosfoi aprovado no início de jul-ho na instância da SecretariaEstadual de Agricultura,Pecuária e Pesca do RioGrande do Norte(Sape/RN), na capital do Es-tado, de acordo com infor-mação transmitida por Jad-na Mendes, da coordenaçãoda pasta. A programaçãotraçada pela Sape começoudia 19 de julho e se prolon-gará até hoje.

As reuniões serão mobi-lizadas pelos escritórios re-

gionais do Instituto de As-sistência Técnica e ExtensãoRural do Rio Grande doNorte (Emater/RN). Oseventos ocorrem nas cidades-polo e se dirigem a um públi-co alvo composto por se-cretários municipais de Agri-cultura das cidades partici-pantes; técnicos locais do es-critório local da Emater/RN;os presidentes dos ConselhosMunicipais de Desenvolvi-mento Rural Sustentável; e ospresidentes dos Sindicatos deTrabalhadores e Trabalhado-ras Rurais. De acordo comJadna Mendes, a agendacompreenderá todos os mu-nicípios do Estado que solic-itaram adesão ao programaGarantia-Safra 2011/2012.

DESFECHO Hoje, entre 8h e 13h, a pro-

gramação será vivida nas de-pendências do Sindicato dosTrabalhadores e Trabalhado-ras Rurais de Caicó, com aparticipação de represen-tantes dos seguintes municí-pios: Caicó, Equador,Ipueira, Jardim de Piranhas,Jardim do Seridó, Parelhas,Santana do Seridó, São Fer-nando, São José do Seridó,São João do Sabugi e SerraNegra do Norte. Encontrossemelhantes já foram realiza-dos em Assú, Mossoró, U-marizal, São Paulo do Poten-gi, Currais Novos, Pau dosFerros, João Câmara e SantaCruz. O Rio Grande doNorte, ao lado da Bahia eAlagoas, foi o Estado quemais avançou no número deadesões às cotas disponibi-lizadas pelo programa Garan-tia-Safra 2010/2011.

CIDADES Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 – 5www.omossoroense.com.br

Última reunião regional será realizada na cidade de Caicó

Interior da nova Tropical Casa Show recebeu retoques finais

FINALIZAÇÃO

Areia Branca inaugura casa de shows para três mil pessoas

Empreendimento atende normasde segurança e acessibilidade

TROPICAL

AREIA BRANCA - Seráinaugurada hoje em AreiaBranca um dos mais estrutu-rados espaços de eventos pri-vados da região.Trata-se da no-va Tropical Casa Show,que doantigo empreendimento foiaproveitado basicamente só oterreno, já que toda a estrutu-ra projetada para receber atétrês mil pessoas, foi totalmen-te refeita.

A reabertura da nova casade shows será em grande esti-lo, garante o seu proprietárioAliomar Amorim, que prepa-rou três dias de programaçãocom bandas de renome.

Hoje, a partir das 22h, aatração principal da noiteinaugural da Tropical CasaShow será a banda Saia Roda-da, que está com repertório

Segundo Aliomar Amorim,o projeto do empreendimen-to obedece às rígidas normasde segurança e foi vistoriadopelo Corpo de Bombeiros.

A área interna foi toda re-construída, ganhando novodancing, conjunto de banhei-ros masculino e feminino comacesso para cadeirantes, baresmais amplos, palco com estru-tura metálica e camarim clima-tizado, além de criar uma áreaverde com jardinagem no lugarque antes era um imenso areal.

O proprietário da casa deshows estima que o novo clu-be social da cidade tem capa-cidade para receber até três milpessoas. A ideia é manter umaprogramação arrojada,semprecom boas atrações e preçosacessíveis.

"Optamos por um espaçointerno maior, justamente pa-ra podermos cobrar um preçojusto pela entrada, permitin-do que mais pessoas tenhamacesso aos eventos ali realiza-dos", explica Aliomar.

Outra novidade, é que aTropical não se limitará ape-nas às promoções agendadaspelo seu proprietário. O es-paço foi pensado, também,para sediar outros eventosfestivos e solenes, de nature-za particular.

"Para se ter uma ideia, so-mente no mês de outubro jáestão programados dois gran-des eventos infantis em come-moração ao Dia da Criança,na nossa casa de shows", con-clui Aliomar.

CEDIDA

especial, comemorativo aos10 anos de sucesso do grupomusical originário de Caraú-bas (RN).

No sábado, 6, estará de vol-ta a Areia Branca o embalo deCezão do Forró, cujo grupopassou por mudanças e está

com novas músicas inseridasno seu repertório.

No domingo, 7, será a vez doexperiente Briola (ex-Ferro na Bo-neca) mandar o recado com a suanova banda,Cavalo de Aço,umagrata surpresa no cenário forro-zeiro nacional, na atualidade.

Page 22: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

CIDADES6 – Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 www.omossoroense.com.br

Quem enaltece a nossa coluna hoje é o querido amigo Ati-mar Godeiro, superintendente da CEF, que comemorou

mais um ano de vida esta semana, sempre ladeado de ami-gos e familiares; na foto recebendo o carinho de seu filho

André Vitor e sua esposa Agivam. Sucesso!

A senhoraTerezinhaPraxedes jáse preparaparacomemorarnestedomingomais umano de vida,desde já acoluna desejamuitos vivas de felicidade.Parabéns!

Shirley Holandacomemoroumais um ano de sucesso estasemana,aproveitando os bons ares de Pipa.Arrasou!

A dentista Symone Paiva também está de idade nova es-ta semana; ela celebrou junto de amigos e familiares nobar e petiscaria Point VIP; na foto recebendo os mimos

de sua filha Cínthia Paiva. Parabéns!

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE

ASSISTÊNCIA SOCIALAvançando no social, a prefeita de Patu, Evilá-

sia Gildênia, e a presidente do Conselho Municipalde Assistência Social, Francisca Linderleide, reali-zam hoje a I Conferência Municipal de AssistênciaSocial, que tem como tema: "Avanços na Consoli-dação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS- com a valorização dos trabalhadores e a qualifica-ção na gestão dos serviços, programas, projetos ebenefícios. O evento acontece na Câmara Munici-pal. Participe!

QUILOMBOLASNos dias 21 e 22 de julho, a Comunidade Negra

Quilombola do Jatobá, em Patu, participou de umgrande intercâmbio com a comunidade Conceiçãodas Crioulas, no município de Salgueiro (PE). Esseintercâmbio faz parte do projeto de Ater Quilom-bola, executado pelo Núcleo Sertão Verde, com aparceria do Centro Juazeiro e com o apoio do Go-verno Federal.A cultura dessas comunidades é mui-to forte! Para o intercâmbio ficar completo, acon-teceu de forma natural, representando uma gran-diosa troca de saberes culturais, em que foram rea-lizadas apresentações culturais,nesse momento tan-to a Comunidade Conceição das Crioulas quanto aComunidade Negra do Jatobá fizeram suas apresen-tações culturais com danças e músicas.

CAVALGADA DAS SERRASAtenção, cavaleiros da região Oeste, acontecerá

neste final de semana a 1ª Cavalgada das Serras en-tre os municípios de Patu e Martins. O evento re-alizar-se-á amanhã com partida prevista às 6h da Pra-ça do Povo, em Patu, e terá chegada por cerca das17h na praça Almino Afonso, em Martins, paramais informações entrar em contato com Vieira atra-vés do telefone (84) 9980-8005 ou através do blog:patunews.com.br. Não deixe de participar!

ANTÔNIA FERNANDA JALES

Sensibilizados com o acontecido à profes-sora Antônia Fernanda Jales, a turma do pro-grama de formação inicial para professores emexercício na educação infantil,o chamado Pró-infantil, realizará,durante sua colação de grau,uma homenagem à referida professora, víti-ma do acidente com o avião da Noar. A peda-goga era coordenadora do programa no Es-tado e estava no voo 4896 que caiu em Recifeno último dia 13 de julho, quando seguia comdestino a Mossoró. A coordenadora do pro-grama em Mossoró, a professora Eliane Mo-ta, conta que durante a manhã, quando a tur-ma realizará um seminário marcando o en-cerramento das atividades, será feita a home-nagem. "Nós vamos apresentar uma crônicae, em seguida, entregar à mãe da professoraFernanda, dona Maria Liceuda Jales, uma pla-ca", conta. O programa iniciado pela pedago-ga terá ainda a aula da saudade, às 13h30, a co-lação de grau, a partir das 19h, e o baile, a par-tir das 22h. Participam da formatura 80 pro-fessores. Todas as solenidades serão realiza-das no Kikos Eventos, desde o seminário atéo baile.

2ª EXPOPATUAcontecerá entre os dias 19 e 21 de agosto a 2ª Ex-

popatu, uma grande feira agropecuária que movimentatodos os empresários do ramo para a cidade de Patu. Fa-zem parte deste evento: Torneio Leiteiro, Festival Culi-nário, Palestras, Circuito Pesado Caprino e Ovino, Forróda Cabrita, entre outros. O evento acontecerá no ParqueAntônio Suassuna, na estrada do Lima. Este evento éuma realização da Prefeitura Municipal de Patu, Sebrae,Emater e Governo do Estado.

PATU EM NOTÍCIAS

[email protected]

FerreiraGerlânia

Page 23: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

DIA 6/8ATRAÇÃO: JORGE ARAGÃOHORA: 21hLOCAL: LARGO DOM BOSCO - RIBEIRA

DIA 13/8ATRAÇÃO: CHICO CÉSAR E CCAARRLLOOSS ZZEENNSS,HORA: 20hLOCAL: LARGO DOM BOSCO - RIBEIRA

DIA 20/8ATRAÇÃO: ANTÔNIO NÓBREGA E CLÁUDIO FREIREHORA: 20hLOCAL: LARGO DOM BOSCO - RIBEIRA

DIA 27/0ATRAÇÃO: ISAQUE GALVÃO, KKHHRRYYSSTTAALL

E ORQUESTRA SINFÔNICAHORA: 20h

LOCAL: LARGO DOM BOSCO - RIBEIRA

DIA 28/8ATRAÇÃO: BREAKING DANCE –

Oficina de Dança de Rua, Etapa RNHORA: 8h

LOCAL: SOLAR JOÃO GALVÃO

DIA 28/8Campeonato de Breaking DanceHORA: 16hLOCAL: LOCAL: LARGO DOM BOSCO – RIBEIRA

DIA 3/9ATRAÇÃO: SIBA E FULORESTA DO SAMBA E DONA EDITH DE PIUMHORA: 20hLOCAL: PALÁCIO POTENGI

DIA 4/9ATRAÇÃO: WWAALLDDOONNIISS(Festival das Quadrilhas Campeãs)HORA: 20hLOCAL: LARGO DOM BOSCO - RIBEIRA

DIA 2 A 3/09ATRAÇÃO: APRESENTAÇÃO DE VIOLEIROS, com a presença de Bob Mot-ta, Xexéu, Antônio Francisco, Amâncio Sobrinho, Assis Sobrinho, JoséIzidro, Chicó Gomes, Paulo Varela, Domingos Matias, Antônio Morais,Domingos Tomás e Manoel SoaresHORA: 19hLOCAL: BECO DA LAMA

TERÇAS E SÁBADOS DE AGOSTOATRAÇÃO: LUTHERIA DE REBECA COM CARLOS ZENSHORA: 8hLOCAL: CONEXÃO FELIPE CAMARÃO

“Agosto da Alegria” divulgaprogramação musicalPúblico estimado para o projeto é de 100 mil expectadores

NATAL - Com atraçõesabertas ao público, o projeto"Agosto da Alegria" divulga aprogramação musical que co-meça nesta sexta-feira (06)com show do músico JorgeAragão. O show será no lar-go do Largo Dom Bosco - Ri-beira, às 21h.

“Agosto da Alegria” acon-tecerá durante 28 dias, comeventos realizados em 30 pon-tos da cidade. Serão mais de160 atividades e 400 apresen-tações. O projeto deverá en-volver cerca de 18 mil pessoasentre artistas, expositores etrabalhadores.

De acordo com informa-ções da Fundação José Augus-to, principal organizadora doevento, o público estimadopara o Agosto da Alegria é de100 mil expectadores.

Em sua primeira edição,o projeto, lançado pela go-vernadora Rosalba Ciarlini,tem como objetivo resgatara cultura popular do RioGrande do Norte, berço depesquisadores e folcloristascomo Luís da Câmara Cas-cudo, Veríssimo de Melo,Gumercindo Saraiva e Deí-filo Gurgel, e de mestres co-mo Cornélio Campina, Ma-noel Marinheiro, Chico Da-

CIDADES Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 – 7www.omossoroense.com.br

Jorge Aragão abrirá programação amanhã

CULTURA

niel e do coquista Chico An-tônio.

Durante o “Agosto da Ale-gria” várias linguagens artísti-cas terão o seu espaço. Serãoapresentadas manifestações de

Folclore e Brincantes;Parafol-clóricas; Artesanato; Gastro-nomia; Estudos Acadêmicos;Publicações;Áudio e Artes Vi-suais;Cultura Afro-Brasileira;Cinema e Música.

Além de valorizar o folclo-re e a cultura popular,o “Agos-to da Alegria” também tem co-mo objetivo aquecer o turis-mo no estado num períodode baixa estação.

CEDIDA

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO MUSICAL DO “AGOSTO DA ALEGRIA”

Page 24: Principal 2 - WAL - 05-08 - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_050811.pdf para o ato desse secretário que proibiu o Itep e o co- ... prensa

NATAL/INTERIOR -Iniciado sexta-feira última, 29de julho, pela cidade de Cai-có,a pauta de fóruns com o ob-jetivo de ampliar o debate so-bre a importância do projetode implantação da Zona deProcessamento de Exporta-ção (ZPE) do interior do Es-tado - batizada de ZPE do Ser-tão - terá desdobramento.

É o que transmite um dosidealizadores da proposta, odeputado estadual GeorgeSoares (PR). Ele julgou posi-tivamente a primeira etapaocorrida em Caicó,nas depen-dências da sede do Poder Le-gislativo municipal.

O fórum sobre a ZPE doSertão para o Seridó foi reali-zado em parceria com a Câma-ra de Vereadores caicoense ea Associação dos Municípiosdo Seridó (AMS).O evento foiprestigiado por prefeitos, ve-readores, lideranças e repre-sentantes de vários segmentosdo Seridó.

Também houve a participa-ção do representante do Mi-

nistério do Desenvolvimen-to, Indústria e Comércio Ex-terior, Juliano Ricci. O agentedo órgão federal expôs dadoselaborados pelo Banco doNordeste do Brasil (BNB) so-bre o enorme potencial do in-terior e os benefícios que ad-virão com a ZPE.

Juliano Ricci é um dos coor-denadores da Secretaria Exe-cutiva do Conselho Nacionaldas ZPEs, em Brasília. "Esteprojeto possui um grande al-cance social pelo fato de pos-suir capacidade para diminuiras desigualdades regionais e odesemprego",observou o téc-nico. A explanação técnica so-bre o projeto foi feita pelo con-sultor britânico Brian EdwardTipler.

O presidente do Poder Le-gislativo caicoense, vereadorDilson Freitas Fontes, "LeléuFontes" (PDT), destacou queo Seridó vive um momento di-fícil por conta da falta de opor-tunidades de geração de em-prego e renda.

O prefeito de Timbaúba

dos Batistas e presidente daAMS,Ivanildo Araújo de Al-buquerque Filho, "Ivanildi-nho" (PSB), relembrou a rele-vante contribuição ao projetodo ex-prefeito do Assú Ronal-do Soares (PR) "pela grandevisão ao encampar essa luta emfavor da ZPE do Sertão".

O vice-prefeito de Caicó,Galbê Maia (PR) lamentou adiminuta presença da classepolítica seridoense "numa dis-cussão que tem o objetivo degerar desenvolvimento a umaregião que tem sofrido muitopela falta de produtividade noimenso potencial que possui".

PARCERIAO deputado George Soares

comemorou ainda a celebra-ção de termo de cooperaçãoentre a ZPE do Sertão Admi-nistradora com a AssembleiaLegislativa potiguar. Atitudeesta que comprova o que eletem pregado na Assembleia:a implantação do mais avança-do projeto de desenvolvimen-to sustentável para o interior

CIDADES8 - Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 www.omossoroense.com.br

Agenda de fóruns sobre implantação da ZPE do Sertão terá prosseguimento na regiãoMobilização destinada a discutir o projeto foi iniciada na última sexta-feira pela região do Seridó

DISCUSSÃO

Confirmação parte do deputado estadual George Soares

Coordenador informa que ConselhoTutelar buscará parcerias com oobjetivo de dinamizar atuação

EM ASSÚ

ASSÚ - Um dos objetivosda nova gestão do ConselhoTutelar dos Direitos da Crian-ça e do Adolescente, em Assú,será ampliar o arco de parcei-ros com o intuito de potencia-lizar seu trabalho e conseguirmaior padrão de qualidade naforma de prestação de serviçoà coletividade.Eleito para exer-cer o posto de coordenador docolegiado tutelar, AlexandreDouglas de Souza adiantou queespera nos próximos dias ini-ciar toda uma série de conta-tos junto a representantes dosmais distintos segmentos comesta finalidade.

Alexandre Douglas regis-trou que a primeira preocupa-ção do órgão está sendo agoraelaborar seu planejamento ins-titucional. A etapa subsequen-te será constituir uma comissãorepresentativa do colegiado pa-ra iniciar um calendário de vi-sita aos mais diversos organis-mos públicos e privados, a fimde levar a proposta de parceriacom o Conselho. Para ele, é in-dispensável que,além do poder

público municipal, outras en-tidades e instituições se entre-lacem com as ações do órgãotutelar.

Entre os órgãos que serão vi-sitados pela comissão do cole-giado constarão a Câmara de Di-rigentes Lojistas (CDL), as lo-jas maçônicas, os clubes de ser-viço,empresários,etc."A socie-dade tem que entender que oproblema social tem que sercompartilhado por todos", ad-vogou Alexandre Douglas. "Épreciso que as pessoas com-preendam que o colegiado nãoé um pronto-socorro que che-ga para resolver o problema deimediato. O ideal é que a ques-tão seja sanada antes de aconte-cer",completou o coordenador.

Ele registrou que os enten-dimentos que serão buscadoscom outras organizações te-rão fundamento principalmen-te na necessidade de o conse-lho Tutelar do Assú contar comuma estrutura adequada pararealizar a tarefa que é de suacompetência. Registrou que aLei Federal nº 8.069 - que criou

o Estatuto da Criança e do Ado-lescente (ECA) - e a Resoluçãonº 136 do Conselho Nacionaldos Direitos da Criança e doAdolescente (Conanda) defi-nem que o poder público mu-nicipal é quem se responsabi-lizará pelo custeio e manuten-ção do órgão.

INTEGRAÇÃO"Mas esperamos que os de-

mais setores da sociedade en-tendam que é preciso contri-buir com esse trabalho porqueestá lá no artigo 4º do ECA: édever da sociedade, do poderpúblico e da família, garantircom absoluta prioridade a efe-tivação dos direitos da criançae do adolescente", ressaltouAlexandre Douglas."Creio queessa participação da sociedadeneste trabalho não ocorreu por-que talvez ela não tenha sidoprocurada. Mas, desde já que-ro dizer que vamos procuraros órgãos de classes e organi-zações Governamentais e não-governamentais a partir de ago-ra", concluiu.

Presidente do Ceaca expõe análise do2º Seminário Comunitário e confirmarealização de eventos semelhantes

AVALIAÇÃO

ASSÚ - Com a participaçãode mais de 760 pessoas oficial-mente registradas,foi um suces-so o 2º Seminário Comunitário(Semic), promovido pelo Con-selho Especial das AssociaçõesComunitárias do Assú (Ceaca)e a Organização Não-Gover-namental Betel, domingo pas-sado, 31 de julho, na comu-nidade rural de Nova Esper-ança, em Assú. "O evento su-perou nossas expectativas",de-clarou o presidente do Ceaca,ex-vereador Pedro CavalcanteAlbano. Ele declarou que o 2ºSemic representou o ponto departida das ações que integramo projeto aprovado na esferado Governo Federal, via Min-istério da Agricultura, Pecuáriae Abastecimento (Mapa).

Pedro Cavalcante rememo-rou que, na verdade, o projetocomeçou a ser pensado dois anosatrás, quando pôde discutir aproposta com o deputado fed-eral Henrique Eduardo Alves (P-MDB). "A partir daquele mo-mento o deputado Henrique E-duardo se sensibilizou com a

ideia e se comprometeu em aju-dar os movimentos sociais domunicípio do Assú", relatou oex-vereador e líder comunitário.Ele contou que o líder do PMDBse empenhou pessoalmente jun-to ao ministério com o intuito degarantir o aporte financeiro quedá lastro ao projeto numa somade aproximadamente R$ 1 mil-hão - liberada em duas parcelasiguais de R$ 500 mil.

O presidente do Ceaca recor-dou que, antes da aprovação fi-nal do pleito,o próprio ministroda Agricultura, Wagner Rossi,em companhia do deputado,veio a Assú e pôde ver de per-to o trabalho realizado por al-gumas associações comu-nitárias dentro do contexto doque foi pleiteado na proposiçãoformulada através da ONG Be-tel. "O ministro e o deputadopuderam ver de perto o trabal-ho desenvolvido por projetosprodutivos nas comunidadesrurais de Limoeiro e Baviera",disse Pedro Cavalcante.Ele fezquestão de enfatizar a im-portância de Henrique Eduar-

do para a concretização do pro-jeto. "O deputado foi de vitalimportância para este sonhotornar-se realidade", salientou.

PROSSEGUINDO O presidente do Ceaca a-

diantou que outras quatro eta-pas do Semic ocorrerão por to-do o decorrer deste ano.Parale-lamente tem sequência o itin-erário de cursos de profission-alização em diversos segmentos."A programação reúne um to-tal de 15 cursos na área de fruti-cultura,produção de bolos,arte-sanato, etc.", declarou PedroCavalcante.Projetou que a próx-ima etapa ocorrerá possivel-mente no dia 27 de agosto em lo-cal a definir. A culminância seráa realização de uma grande feira,que se verificará no mês de no-vembro vindouro,na qual serãoexpostos e comercializados osartigos produzidos pelos proje-tos produtivos contempladospela ação empreendedora."De-vemos tudo isso ao deputadoHenrique Eduardo, que acredi-tou neste projeto", concluiu.

do Estado tem o total apoio dopresidente da Casa, deputadoRicardo Motta (PSD),que nãoparticipou do fórum por teroutros compromissos agenda-

dos.O parlamentar agradeceua todos que contribuíram pa-ra o êxito do fórum de Caicó."Quero agradecer a Leléu Fon-tes, a Ivanildinho, ao vice-

prefeito Galbê, ao deputadofederal João Maia e a todos queestão acreditando como nósnesta proposta transformado-ra", finalizou.