quÍmica | histÓria | sociologia grupo 3...desenvolvimento das revoluções inglesas do século...

8
GRUPO 3 QUÍMICA | HISTÓRIA | SOCIOLOGIA RESOLUÇÃO • P2 - 3º BIMESTRE ª 1 SÉRIE 14 de setembro

Upload: others

Post on 06-Jul-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: QUÍMICA | HISTÓRIA | SOCIOLOGIA GRUPO 3...desenvolvimento das Revoluções Inglesas do século XVII. O conflito entre o parlamento e o Rei. B Estabeleça a relação existente entre

GRUPO 3QUÍMICA | HISTÓRIA | SOCIOLOGIA

RESOLUÇÃO • P2 - 3º BIMESTRE

ª1 SÉRIE14 de setembro

Page 2: QUÍMICA | HISTÓRIA | SOCIOLOGIA GRUPO 3...desenvolvimento das Revoluções Inglesas do século XVII. O conflito entre o parlamento e o Rei. B Estabeleça a relação existente entre

QUÍMICA 1 PROFESSOR CLAÚDIO BARBOSA

QUESTÃO 01| Classifique as equações químicas abaixo em: adição ou síntese, deslocamento ou simples troca e decomposição ou analise.

A I) 2KClO3(s) ∆ 2KCl(s) + 3O2(g)

II) N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g)

I)

II)

B Na(s) + CaO(s) Na2O(s) + Ca(s)

QUESTÃO 02| Escreva os produtos de cada uma das reações abaixo:

A I) Mg(s) + HCl(aq) → ...............+.................

II) Na(s) + FeCl3(aq) → ...............+.................

I)

Il)

B I) Zn(s) + HCl(aq) →...............+.................

II) Fe(s) + HCl(aq) →...............+.................

I)

Il)

QUESTÃO 03|

A No laboratório, às vezes ocorrem acidentes por conta da falta de atenção em determinados procedimentos, a exemplo do descarte em cesta de lixo comum, de sulfeto ferroso (FeS) úmido, recém-produzido em uma reação. Na presença de ar, a reação entre essa substância e a água, de acordo com a equação química representada não balanceada, produz calor que pode inflamar o enxofre elementar e causar incêndio. A partir dessas informações faça o balanceamento da equação química abaixo, com os menores coeficientes estequiométricos inteiros.

FeS(s) + H2O(l) + O2(g) → Fe(OH)3 + S8(s)

B O oxigênio é um gás muito reativo. Interage com diferen-tes substâncias como, por exemplo, nas reações quími-cas expressas pelas equações não balanceadas:

I) Fe(s) + O2(g) → Fe2O3(s)

II) NH3(g) + O2(g) → N2(g) + H2O(l)

A partir dessas informações faça o balanceamento das equação químicas acima, com os menores coeficientes estequiométricos inteiros.

I)

Il)

QUESTÃO 04| Segundo especialistas em saúde mental, a formação de profissionais com vocação para cuidar dos ou-tros, a exemplo dos médicos, requer a capacitação desses profissionais para que possam estabelecer uma relação sau-dável com o trabalho e preservar o tempo fora do expedien-te, estimulando atividades sociais, físicas e de lazer, porque esses profissionais também precisam saber cuidar de si. O médico deve criar empatia com o paciente e se preocupar com ele, entretanto é necessário que mantenha o distan-ciamento necessário para elaborar estratégias efetivas para enfrentar as situações mais estressantes do trabalho, o que contribui para manter a sua saúde física e mental ao longo do tempo.

O aumento do estresse estimula a secreção do cortisol, hor-mônio de massa molar 362 g . mol–1 que atua no equilíbrio eletrolítico, no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios e, como anti-inflamatório. A composição química percentual do cortisol, em massa, é de 69,6 % de carbono, 22,1 % de oxigênio e 8,3 % de hidrogênio. Com base nessas informações e nos dados da Tabela Periódica, faça o que se pede a seguir.

A Determine a fórmula mínima do cortisol, apresentando os cálculos necessários para a resposta.

Formula minima = C21 O5 H30

Page 3: QUÍMICA | HISTÓRIA | SOCIOLOGIA GRUPO 3...desenvolvimento das Revoluções Inglesas do século XVII. O conflito entre o parlamento e o Rei. B Estabeleça a relação existente entre

B Determine a fórmula molecular do cortisol, apresentan-do os cálculos necessários para a resposta.

QUESTÃO 05| Sódio metálico reage violentamente com água, resultando em hidróxido de sódio e hidrogênio, con-forme a seguinte equação química:

2Na + H2O → Na2O + H2

Assinale a alternativa que apresenta a classe de reação na qual se enquadra essa transformação.

A Reação de decomposição.

B Reação de adição.

C Reação de analise.

D Reação de polimerização.

E Reação de simples troca.

GABARITO: E

QUESTÃO 06| A análise de 37,0 g de uma substância des-conhecida mostrou que, quando decomposta completamen-te, apresentava 18,0 g de carbono, 3,0 g de hidrogênio e 16,0 g de oxigênio. Sabendo que sua massa molecular é 148 u e que esses elementos são os únicos em sua constituição, qual a sua fórmula molecular?

A C3H6O.

B C6H12O4.

C C7H16O3.

D C5H8O5.

E C5H10O4.

GABARITO:

QUÍMICA 2 PROFESSOR SAULO

QUESTÃO 01| Uma das teorias sobre a origem da vida supõe que a atmosfera primitiva seria composta por metano (CH4), amônia (NH3), hidrogênio (H2) e ácido sulfídrico (H2S). Considere essas moléculas mencionadas e faça o que se pede a seguir.

A Desenhe as estrutura de Lewis.

B Atribua a geometria molecular.

Metano: Tetraédrica Amônia: Piramidal Ácido sulfídrico: Angular Hidrogênio: Linear

QUESTÃO 02| A teoria da repulsão por pares de elétrons da camada de valência (VSEPR) é um modelo para previsão da estrutura tridimensional das moléculas. Considere as mo-léculas de NH3 e de H2O e responda ao que se pede a seguir.

A Determine suas geometrias moleculares, considerando os pares de elétrons não-ligantes.Ambas são tetraédricas, quando se considera os pares de elétrons não ligantes.

B Estime os ângulos de ligação dos pares de elétrons ligan-tes e justifique sua resposta.O ângulo da água é aproximadamente 105° e o da amô-nia é aproximadamente 109°. Tal diferença se deve ao fato de a água ter dois pares de elétrons livres, os quais têm maior intensidade de repulsão entre si e empurram mais fortemente os pares ligantes para mais próximos uns dos outros.

QUESTÃO 03| A capacidade que um átomo tem de atrair elétrons de outro átomo, quando os dois formam uma ligação química, é denominada eletronegatividade. Esta é uma das propriedades químicas consideradas no estudo da polaridade das ligações. Considerando os três compostos: SiCl4, AsH3 e SeH2, faça o que se pede a seguir.

A Represente e indique a geometria molecular nos TRÊS compostos.

E a geometria é, respectivamente tetraédrica, piramidal e angular.

B Quais são os compostos apolares e quais são os polares? Justifique.Considerando a geometria dos três compostos determi-nada a partir da teoria VSEPR e dada abaixo, é possível dizer que um composto é apolar, SiCl4, e dois são pola-res, AsH3 e SeH2.

Page 4: QUÍMICA | HISTÓRIA | SOCIOLOGIA GRUPO 3...desenvolvimento das Revoluções Inglesas do século XVII. O conflito entre o parlamento e o Rei. B Estabeleça a relação existente entre

QUESTÃO 04| Superfícies de vidro podem ser modificadas pelo tratamento com clorotrimetilsilano, como representado a seguir.

CH3Si

Si

Si

Si

OH

OH

OH

OH

Si

Si

Si

Si

O

O

O

O

+ n(CH ) SiCl3 3

Si

Si(CH )3 3

Si(CH )3 3

Si

CH3

CH3

CH3

CH3

CH3

+ n HCl

A Em qual superfície, se utilizada como janelas, a água escoaria mais rapidamente? Justifique.

Na superfície que apresenta vidro tratado co clorotri-metilsilano, uma vez que este apresenta forças de inte-rações intermoleculares de menor intensidade com a água.

B Qual a ligação intermolecular existente na superfície que a água escoaria mais lentamente?

A ligação intermolecular existente na superfície que a água escoaria mais lentamente é interação ou ligação de hidrogênio.

QUESTÃO 05| A desinfecção de águas residuárias de uso agrícola é um processo indispensável à proteção da saúde pública. O ozônio, O3, pode ser utilizado para esse fim, já que é bastante eficiente na destruição de organismos patogênicos. Sobre as propriedades do ozônio, pode-se afirmar que é constituído por moléculas com geometria

A trigonal e é um isótopo do gás oxigênio.

B trigonal e é um alótropo do gás oxigênio.

C linear e é um alótropo do gás oxigênio.

D angular e é um isótopo do gás oxigênio.

E angular e é um alótropo do gás oxigênio.

GABARITO: E

QUESTÃO 06| Os mexilhões aderem fortemente às rochas através de uma matriz de placas adesivas que são secreta-das pela depressão distal localizada na parte inferior do seu pé. Essas placas adesivas são ricas em proteínas, as quais possuem em abundância o aminoácido LDopa. Esse ami-noácido possui, em sua cadeia lateral, um grupo catechol (dihidroxibenzeno), que tem papel essencial na adesão do mexilhão à superfície rochosa. A figura ilustra um esquema da placa adesiva do mexilhão e um esquema da principal interação entre o grupo catechol e a superfície do óxido de titânio, que representa uma superfície rochosa.

Fonte: Maier, G.P., Butler, A. J. Biol. Inorg. Chem., 22 (2017) 739 (Adaptado).

A adesão do mexilhão à rocha deve-se principalmente à in-teração intermolecular do tipo

A ligação de hidrogênio.

B interação íon-dipolo.

C dispersão de London.

D interação eletrostática.

E dipolo permanente-dipolo induzido.

GABARITO: A

HISTÓRIA PROFESSORA LUCIANA

QUESTÃO 01| O texto abaixo se refere ao processo de colonização da América Espanhola. Leia-o e, em seguida, faça o que se pede.

“Ao longo do século XVI, a ocidentalização instaurou novas referências (...) destinadas a controlar os distúrbios induzidos pela Conquista. (...) Como na Castela longínqua, as cidades foram comandadas por poderosas municipalidades, nas cidades, os cabildos. (...) A colonização foi acompanhada de uma política de uniformização da língua e da lei. Da Flórida ao Chile, o castelhano foi o instrumento da administração (...); o “direito castelhano nas índias”, regia a vida cotidiana, definia as relações do indivíduo com o estado, impunha a noção de propriedade privada e legitimava o lucro.”

(GRUZINSKI, S. O Pensamento Mestiço)

A Destaque do texto UM recurso utilizado pelos espanhóis para garantir a Conquista da América.

Uniformização da língua, Lei cabildos; construção de ci-dades.

B Além dos recursos indicados na citação, existe outro, de ordem cultural, que não foi mencionado, mas pode ser considerado fundamental no processo de Colonização. Cite e explique esse recurso.Religião Católica. Instrumento de implementação da co-lonização através da catequese. (educação).

Page 5: QUÍMICA | HISTÓRIA | SOCIOLOGIA GRUPO 3...desenvolvimento das Revoluções Inglesas do século XVII. O conflito entre o parlamento e o Rei. B Estabeleça a relação existente entre

QUESTÃO 02| Leia o texto a seguir:

“Os termos ‘colônia de exploração’ e ‘colônia de povoamento’ ainda são amplamente utilizados. Nessa perspectiva, as chamadas colônias de exploração são o resultado do esforço econômico coordenado pelos novos Estados modernos, as colônias se constituem em instrumento de poder das respectivas metrópoles. (...) É nesse contexto, e só neste contexto, que se torna possível compreender o modo como se organizam nas colônias as atividades produzidas e as suas implicações sobre os demais setores da vida social”.

Fernando Novais, citado por BICALHO, M. F. Dos ‘Estados nacionais’ao ‘sentido da colonização’: história moderna e historiografia do Brasil colonial. In: ABREU, M,

SOIHET, R., GONTIJO, R. (orgs). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p.77-78.

Com base em seus conhecimentos e levando em consideração que a colonização de europeus na América não foi uniforme, faça o que se pede.

A Identifique UMA semelhança econômica entre o processo de colonização realizado pelos ingleses e pelos espanhóis na América.

O aluno deverá ser capaz de identificar que na região sul da colonização inglesa tal qual nas colônias espanho-las predominaram as relações de caráter mercantilistas, com a adoção do pacto colonial, pagamento de tributos à metrópole e a utilização de trabalho compulsório, en-tre outros aspectos.

B Identifique UMA característica que evidencie diferenças entre o processo colonizador realizado por ingleses e espanhóis na América.

O aluno deverá ser capaz de diferenciar a colonização do norte dos EUA da colonização hispânica. Para tanto po-derá exemplificar afirmando que na América hispânica prevaleceu a religião cristã católica enquanto nas Treze Colônias predominou o protestantismo; na América Es-panhola predominou a chamada “colonização de explo-ração” enquanto em parte das treze colônias inglesas, desenvolveu-se a chamada “colônia de povoamento”, entre outros aspectos.

QUESTÃO 03|

“Assim, ninguém pode negar que a “Revolução Puritana” era uma luta tão religiosa quanto política; mas era mais que isso. Aquilo por que os homens lutavam era toda a natureza e o desenvolvimento futuro da sociedade inglesa.”

(HILL, Christopher. A Revolução Inglesa de 1640. Lisboa: Presença, 1981.)

A Indique UM fator político que contribuiu para o desenvolvimento das Revoluções Inglesas do século XVII.

O conflito entre o parlamento e o Rei.

B Estabeleça a relação existente entre a Revolução Puritana e a colonização inglesa na América do Norte.

A Revolução Puritana acentuou a intolerância religiosa, que pressionou grupos de variadas tendências religio-sas, a buscar um novo local – a América – para iniciar uma nova sociedade, acelerando o processo de coloni-zação da América inglesa.

QUESTÃO 04| Leia a reportagem a seguir, e depois responda ao que se pede.

Questionado na Justiça por suspender Parlamento, governo de Johnson desafia oposição a derrubá-lo

Bloomberg e New York Times29/08/2019 - 12:24 / Atualizado em 29/08/2019 - 19:48

Homem com roupa de palhaço e máscara de Boris Johnson carrega placas contra premier. Foto: SIMON DAWSON / REUTERS

Dizem os norte-americanos que se algo caminha como um pato, grasna como um pato e nada como um pato, provavelmente é um pato. Por mais que Bo-ris Johnson se esforce para se vestir com um véu de normalidade constitucional, sua decisão de suspender as sessões do Parlamento britânico por cinco semanas e tudo o que rodeia essa manobra política exala um aroma conspiratório e se encaixa na expressão afortunada que o escritor e deputado trabalhista Chris Mullin utilizou para dar título a seu famoso romance: A Very British Coup (Um golpe bem britânico).

Em 1689, o parlamento inglês na tentativa de evitar novos atritos com o rei Jaime II, apoiou um golpe liderado por Guilherme de Orage, que ficou conhecido como Revolução Gloriosa.

A Explique a importância dessa revolução para a história política da Inglaterra

A revolução gloriosa limitou os poderes do rei através da Declaração dos Direitos, assim o rei reina, mas não governa.

B Tento como referencia a reportagem acima, e o contexto das revoluções inglesas. Explique por que o fechamento do parlamento britâncico tem sido visto como um “golpe”.

A atitude do primeiro ministro Boris Johnson tem sido vista como um golpe, porque fechar o congresso é anti constitucional, uma vez que o parlamento é composto por deputados que são os representantes do povo britânico.

QUESTÃO 05| No período de 1649 a 1660, desenvolveu-se na Inglaterra o regime republicano. Em 1651 Cromwel procedeu à unificação da Inglaterra, Irlanda e Escócia, tornando-se lorde protetor da comunidade britânica. Ainda em 1651, o Parlamento votou os Atos de Navegação, segundo os quais,

Page 6: QUÍMICA | HISTÓRIA | SOCIOLOGIA GRUPO 3...desenvolvimento das Revoluções Inglesas do século XVII. O conflito entre o parlamento e o Rei. B Estabeleça a relação existente entre

A os dirigentes britânicos buscavam monopolizar o comércio e a navegação nos chamados sete mares, afetando diretamente a Holanda, detentora até então de enorme poder naval.

B os dirigentes ingleses determinaram que o transporte de quaisquer produtos de origem colonial, assim como das espécies monetárias, seria realizado por navios de países europeus.

C a Inglaterra declarava guerra à Holanda, uma vez que esta, buscando assegurar o poder naval, aprovou a legislação mercantil que criou as Companhias de Comércio.

D produtos como açúcar, tabaco, algodão, madeiras tintoriais, produzidos ou fabricados em colônias inglesas da América, da África ou da Ásia seriam livremente exportados, desde que em navios não-holandeses.

E ficou determinada a quebra do monopólio inglês sobre a navegação comercial mercantil, viabilizando a participação dos demais produtores e respectivas colônias, no transporte marítimo comercial.

GABARITO: A

QUESTÃO 06|

(...) Os Lords espirituais e temporais e os Comuns, hoje (22 de janeiro de 1689) reunidos (...) constituindo em conjunto a representação plena e livre da nação (...), declaram (...), para assegurar os seus antigos direitos e liberdades:

• Que o pretenso direito da autoridade real de suspender as leis ou a sua execução (...) é ilegal;

• Que o pretenso direito da autoridade real de dispensar das leis ou da sua execução (...) é ilegal;

• Que qualquer levantamento de dinheiro para a Coroa ou para seu uso (...), sem o consentimento do Parlamento (...) é ilegal; (...)

• Que o recrutamento e a manutenção de um exército no reino, em tempo de paz, sem o consentimento do Parlamento, é ilegal; (...)

• Que eleições dos membros do Parlamento devem ser livres;

• Que a liberdade de palavra ou a das discussões ou processos no Parlamento não podem ser impedidas ou discutidas em qualquer tribunal ou lugar que não seja o próprio Parlamento; (...)

• Que, para remediar todos os agravos, e para a alteração, ratificação e observação das leis, o Parlamento deve ser frequentemente reunido (...)”

(Leonel Itaussu A. Mello e Luís César A. Costa. História Moderna e Contemporânea)

O texto apresenta alguns itens que devem ser relacionados

A ao Ato de Supremacia, estabelecido pelo rei da Inglaterra, Henrique VIII.

B à Lei dos Pobres, estabelecida pela rainha da Inglaterra, Elizabeth I.

C à Declaração de Direitos, que derivou da Revolução Gloriosa.

D ao Ato de Navegação, que foi uma medida adotada sob a República Puritana dirigida por Oliver Cromwell.

E ao Ato de Dissolução do Parlamento, medida jurídica responsável pela restauração Stuart.

GABARITO: C

SOCIOLOGIA PROFESSOR MOISÉS

QUESTÃO 01|

http://www.clubedoarrais.com/o-capitao-deve-ser-o-ultimo-a-abandonar-o--navio-em-caso-de-naufragio/

Observe a charge e a ação do capitão e do marinheiro de não abandonarem o navio em caso de naufrágio. A referi-da ação pode ser analisada utilizando a tipologia das ações sociais de Weber. Com base nas informações, faça o que se pede.

A Indique e descreva as características da ação social à qual se refere a ação acima.

A imagem faz referência à ação racional com relação a valores. Esse tipo de ação se dá por indivíduos que to-mam decisões racionais tendo como critério principal um valor moral internalizado por eles.

B Justifique sua escolha desta ação social, explicando-a por meio da Teoria Compreensiva de Weber.

A ação social que o capitão e o marinheiro tomaram tem como critério o dever que ambos possuem de estarem com seu navio, mesmo que este naufrague. Esse princí-pio ético de “não abandonar o barco” guia as decisões racionais que ambos tomem para ali se manterem, mes-mo que, do ponto de vista da ação racional com respeito a fins, isso pareça desprovido de razão.

Page 7: QUÍMICA | HISTÓRIA | SOCIOLOGIA GRUPO 3...desenvolvimento das Revoluções Inglesas do século XVII. O conflito entre o parlamento e o Rei. B Estabeleça a relação existente entre

QUESTÃO 02| Considere a seguinte citação.

É evidente que, tecnicamente, o grande Estado moderno é absolutamente dependente de uma base burocrática. Quanto maior é o Estado e principalmente quanto mais é, ou tende a ser, uma grande potência, tanto mais incondicionalmente isso ocorre.

WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1982. p. 246.

Responda ao que se pede a seguir.

A De acordo com a Sociologia de Max Weber, explique a diferença entre poder e dominação.

A diferença entre PODER e DOMINAÇÃO é a existência ou não de LEGITIMIDADE.

PODER significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistên-cias, seja qual for o fundamento dessa probabilidade.

DOMINAÇÃO é a probabilidade de encontrar obediência à mesma ordem de determinado conteúdo.

B Cite os TRÊS tipos puros de dominação legítima.

DOMINAÇÃO RACIONAL: baseada na crença na legitimi-dade das ordens estabelecidas e do direito de mando da-queles que estão nomeados para exercer a dominação;

DOMINAÇÃO TRADICIONAL: baseada na crença cotidia-na na santidade das tradições vigentes desde sempre e na legitimidade daqueles que representam a autoridade.

DOMINAÇÃO CARISMÁTICA- baseada na veneração ex-traordinária da santidade, do poder heroico ou do ca-ráter exemplar de uma pessoa e das ordens reveladas.

QUESTÃO 03|

Consequentemente, se a ética acósmica do amor nos diz: “Não resistas ao mal pela força”, o político, ao contrário, dirá: “Deves opor-te ao mal pela força ou se-rás responsável pelo triunfo que ele alcance”.

WEBER, Max. A política como vocação. In: _______. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 2004, p.112.

No excerto acima, Max Weber faz uma comparação entre a ética religiosa e a ética política.

A Tendo em consideração a tipologia de ações sociais esta-belecida por Weber, qual tipo de ação é aquela tomada pelo religioso?

O religioso age de acordo com a ação racional com rela-ção a valores (por isso é que não pode resistir ao mal).

B E qual é o tipo de ação que deve ser tomada pelo político?

Em contrapartida, o político deve ser guiado por uma ação racional com relação a fins, tendo sempre respon-sabilidade pelos efeitos de sua ação.

QUESTÃO 04| Em Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva, o sociólogo alemão Max Weber expõe conceitos como carisma, estamento burocrático, tipos de dominação legítima, etc. Já Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro, de Raymundo Faoro, fundamenta-se, em boa parte, em Weber, e realiza amplo estudo sobre a formação dos grupos dominantes no Estado brasileiro, vendo-os como frutos do Estado português. Faoro procura demonstrar como isso se mantém arraigado na cultura política do País e como os traços patrimonialistas de nossa formação sobrevivem ao tempo. Essa obra abrange desde a época dos reis de Portugal, no século XIV, até a presidência de Getúlio Vargas, nos anos 1950.

A Aponte UM fator que caracterizam o patrimonialismo como ocorrência mais comum dentro do tipo de domi-nação legítima tradicional.

Na sociedade em que predomina o patrimonialismo, ou relações patrimonialistas, geralmente existe a utilização de grande aparato estatal, o que justifica o excessivo nú-mero de servidores, a contratação de funcionários pelo líder/governante numa troca de favores, e os bens públi-cos são usados muito mais em benefício do líder/gover-nante e de seu grupo do que da população.

B Cite outra situação presente na dominação tradicional comum na sociedade brasileira.

Clientelismo, coronelismo, patriarcalismo, nepotismo.

QUESTÃO 05|

Max Weber (1864-1920) afirma que devemos con-ceber o Estado contemporâneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de determinado territó-rio […], reivindica o monopólio do uso legítimo da vio-lência física”

(Weber, Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 2006, p. 56).

Assinale a alternativa CORRETA, a respeito do significado da afirmação de Weber.

A Para Weber, no caso do Estado contemporâneo, apenas seus agentes podem utilizar a violência de modo legíti-mo dentro dos limites do seu território.

B O Estado foi sempre o único agente que pode utilizar le-galmente a violência com o consentimento dos cidadãos – a violência dos pais contra os filhos, por exemplo, sem-pre foi ilegal.

C Atualmente, o Estado é o único agente que utiliza a vio-lência (ameaças, armas de fogo, coação física) como meio de atingir seus fins – assim a segurança de todos os cidadãos está garantida.

D Outros grupos também podem utilizar a violência como recurso – por exemplo, as empresas privadas de vigilân-cia – independente da autorização legal do Estado.

E Todos os cidadãos reconhecem como legítima qualquer violência praticada pelos agentes do Estado contempo-râneo – por exemplo, quando a polícia usa balas de bor-racha contra grevistas.

GABARITO: A

Page 8: QUÍMICA | HISTÓRIA | SOCIOLOGIA GRUPO 3...desenvolvimento das Revoluções Inglesas do século XVII. O conflito entre o parlamento e o Rei. B Estabeleça a relação existente entre

QUESTÃO 06| Leia atentamente o texto e responda a questão assinalando uma das alternativas abaixo.

“Max Weber frequentemente utilizou a imagem da máquina na análise da natureza da organização burocrá-tica. Tal como uma máquina, a burocracia era o sistema de utilização de energias para a execução de tarefas es-pecíficas. O membro de uma burocracia ‘é apenas uma peça em um mecanismo móvel que lhe prescreve uma marcha essencialmente fixa. A burocracia, em comum com a máquina, poderia ser posta a serviço de muitas questões diferentes. Mais ainda, uma organização bu-rocrática funciona tão eficientemente a ponto de seus membros serem ‘desumanizados’: a burocracia ‘desen-volvida mais perfeitamente... mais completamente tem sucesso em eliminar das atribuições dos funcionários amor, ódio e todos os elementos puramente pessoais, irracionais e emocionais que escapem ao cálculo’. [...] O avanço da burocracia aprisionava as pessoas na Gehäuse der Hörigkeit, a ‘jaula de ferro’ da divisão especializada do trabalho da qual dependia a administração da ordem social e econômica moderna [...]”.

GIDDENS, Anthony. Política, sociologia e teoria social: encontros com o pensamento social clássico e contemporâneo. São Paulo: Fundação Editora

da UNESP, 1998, p. 58-59.

Segundo o texto acima, sobre o conceito de burocracia de Max Weber, é CORRETO afirmar que

A a burocracia é um sistema eficiente de organização do trabalho somente quando é aplicado em poucas ques-tões específicas.

B a burocracia consiste em um sistema de divisão espe-cializada do trabalho que busca a eficiência a partir de atribuições impessoais, racionais e calculadas impostas aos seus funcionários.

C os funcionários burocráticos podem se expressar livre-mente, desde que dentro de regras prescritas de forma impessoal e calculada.

D a burocracia é um sistema arcaico que deve ser supera-do por outros processos de administração do trabalho típicos da modernidade.

E nenhuma das alternativas acima pode ser afirmada cor-retamente sobre o conceito de burocracia.

GABARITO: B