quinta-feira 17 maio de 2012 · jornal de ...quinta-feira 17 maio de 2012 · · jornal de...

20
Quinta-feira 17 Maio de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE PORTO PÁGINA 02 Câmara apresenta mais de 30 eventos de música, desporto e arte para festas de São João 416 mil pessoas procuram emprego há mais de um ano Nos primeiros três meses do ano, 48,3 mil pessoas perderam o trabalho, a uma média de 530 por dia, e a taxa de desemprego real atingiu 19,3%, o que se traduz em mais de um milhão de desempregados. ACTUALIDADE PÁGINA 03 Ao ritmo dos Coldplay MÚSICA PÁGINA 08 ‘Mylo Xyloto’ é o mais recente disco dos Coldplay e responsável pelo seu regresso a Portugal. Concerto é já amanhã no Dragão. DR Mega desfile do ‘Trajo’ Popular Ruas de Guimarães vão ser palco de evento inédito na Europa, no sábado à noite. SUGESTÕES PÁGINA 07 FIM DE SEMANA Santa Maria da Feira em festa O ‘Family Party’ arranca no sábado e conta com mais de 30 animações distintas. SUGESTÕES PÁGINA 07 Ditador à solta em Nova Iorque Baron Cohen assume o papel do ditador Aladeen, inspira- do em Kadhafi e Kim Jong-il. CINEMA PÁGINA 09 ACTUALIDADE PÁGINA 04 Como o Facebook ganha milhões todos os dias com aquilo que se diz e se faz ACTUALIDADE PÁGINA 05 OMS alerta para crescimento da obesidade, que afecta já 12% da população mundial FAMA & TV PÁGINA 12 Livro de Kirk Douglas revela as dificuldades da realização do filme ‘Spartacus’ em 1960 Raquel Strada, uma apaixonada pela rádio FAMA & TV PÁGINA 13 Selecção treina pela 1.ª vez para o Euro’12 DESPORTO PÁGINA 06 PUB

Upload: others

Post on 26-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

Quinta-feira 17 Maio de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

GRANDE PORTO PÁGINA 02

Câmara apresenta mais de 30 eventos de música, desporto e arte para festas de São João

416 mil pessoas procuram emprego há mais de um anoNos primeiros três meses do ano, 48,3 mil pessoas perderam o trabalho, a uma média de 530 por dia, e a taxa de desemprego real atingiu 19,3%, o que se traduz em mais de um milhão de desempregados.

ACTUALIDADE PÁGINA 03

Ao ritmo dos Coldplay MÚSICA PÁGINA 08

‘Mylo Xyloto’ é o mais recente disco dos Coldplay e responsável pelo seu regresso a Portugal. Concerto é já amanhã no Dragão.

DR

Mega desfile do ‘Trajo’ Popular

Ruas de Guimarães vão ser palco de evento inédito na Europa, no sábado à noite.

SUGESTÕES PÁGINA 07

FIM DE SEMANA

Santa Maria da Feira em festa

O ‘Family Party’ arranca no sábado e conta com mais de 30 animações distintas.

SUGESTÕES PÁGINA 07

Ditador à solta em Nova Iorque

Baron Cohen assume o papel do ditador Aladeen, inspira-do em Kadhafi e Kim Jong-il.

CINEMA PÁGINA 09

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Como o Facebook ganha milhões todos os dias com aquilo que se diz e se faz

ACTUALIDADE PÁGINA 05

OMS alerta para crescimento da obesidade, que afecta já 12% da população mundial

FAMA & TV PÁGINA 12

Livro de Kirk Douglas revela as dificuldades da realização do filme ‘Spartacus’ em 1960

Raquel Strada, uma apaixonada pela rádio

FAMA & TV PÁGINA 13

Selecção treina pela 1.ª vez para o Euro’12

DESPORTO PÁGINA 06

PUB

Page 2: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

5ª Feira · 17 de Maio de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

Vereador sabia da sua sentença de falência

O vereador do CDS com mandato sus-

penso na Câmara do Porto desde 8 de Fevereiro sabia desde 2008 da sua sen-tença de falência, tendo disso sido notificado por «carta registada», revela o Tribunal de Comércio de Gaia no processo. A infor-mação consta da resposta ao pedido, feito a 12 de Março, pelo Ministério Público junto do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto (TAFP) sobre «a da-ta do trânsito em julgado» da sentença de falência de Manuel Gonçalves e «a da-ta em que este foi notifica-do da mesma».

CÂMARA DO PORTO

Manuel Gonçalves afastado da autarquia desde Fevereiro

LA

Mais de 30 eventos, des-de a música ao desporto,

passando pelas artes, integram a programação da Festa de S. João do Porto, que começa no dia 29 de Maio e se estende até 8 de Julho.

O vice-presidente da Câma-ra do Porto, Vladimiro Feliz, anunciou ontem que a progra-mação é composta por «uma agenda integrada», contando assim com a colaboração de par- Noite de 23 de Junho é a mais longa do ano para os portuenses

FESTAS DE SÃO JOÃO Comemorações começam no dia 29 de Maio e prolongam-se até 8 de Julho

Trinta eventos em mais de um mês Festa não se resume a uma só noite. Iniciativas passam por música, desporto, artes e bailaricos.

ÁLVARO C. PEREIRA/CM

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

ceiros da cidade. «O objectivo da cidade é fazer do S. João uma marca global», disse o autarca, acrescentando que a festa não se reduz à noite de 23 para 24 de Junho, mas a «algo que ocorre durante mais de um mês e que só pode ser vivido no Porto».

Para Vladimiro Feliz, o S. João do Porto é «um flash mob há muitos anos, que atrai mais de meio milhão de pessoas à ci-dade» e este ano representa um investimento para a autarquia que «não ultrapassa os 200 mil euros».

Este ano, a festa de S. João aposta «na atracção de novos eventos de visibilidade interna-cional aptos a reforçar a perso-nalidade e individualidade da ci-dade, complementando a sua oferta habitual e gerando novas oportunidades».

CANCRO

IPO-Porto tem técnica pioneira O Serviço de Radioterapia do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto tem uma nova técnica de radiocirurgia não invasiva, pioneira na Península Ibé-rica, que, além de reduzir o tempo de tratamento, melhora a qualidade de vida dos doentes. O novo sistema aplica uma elevada taxa de radiação e adequa os feixes de tratamento ao tamanho e forma do tumor.

VALADARES

‘Lay-off’ apesar das encomendas Trabalhadores e adminis-tração da Cerâmica de Va-ladares, em Gaia, concreti-zaram ontem os detalhes do ‘lay-off’, a ter início na próxima semana, apesar de a fábrica ter 45 milhões de euros em encomendas para os próximos anos. Segundo o administrador António Galvão Lucas, só para 2012 a Valadares tem uma carteira de encomen-das de 14,5 milhões, às quais não pode responder por falta de capital.

PENAFIEL

Petição exige IC35 até ao fim de Maio Uma petição popular com mais de 10 mil assinaturas a exigir ao Governo a cons-trução do IC35 vai dar en-trada na Assembleia da República até fim de Maio. Segundo a Câmara de Pe-nafiel, a decisão foi tomada após se saber que a gestão dos fundos do QREN passou para o Ministério das Finanças.

AUTARQUIAS

Receitas do Porto caem para metade Em cinco meses, a possibili-dade da Câmara do Porto arrecadar este ano 50 milhões de euros em recei-tas extraordinárias caiu para menos de metade, restando 10,3 milhões do adiantamento mínimo pre-visto no concurso da con-cessão dos parcómetros.

10 SEGUNDOS

PUB

A tradicional Corrida de São João está marcada para o dia 17 de Junho

A festa contará com o tradicio-nal fogo-de-artifício que vai

unir as duas margens do rio Douro na noite de 23 para 24 de Junho, estando também mar-cado o bailarico dos Aliados e o Arraial Minimal, cujo palco terá «dois sistemas de som orienta-dos em sentidos opostos, divi-dindo os Aliados com duas sono-ridades e estéticas distintas».

Fogo-de-artifício não pode faltar

Trabalhadores pedem ajuda a Cavaco Silva

A Comissão de Tra-balhadores (CT) da

Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) solicitou a intervenção do Presidente da República pa-ra pôr fim «à intervenção abusiva do Conselho de Ad-ministração da empresa nas eleições da CT». As eleições realizam-se hoje. Os repre-sentantes dos trabalhadores denunciam, numa carta en-viada a Cavaco Silva, a «ten-tativa clara» da administra-ção «de denegrir o coorde-nador da CT», que se recan-didata ao cargo. Já na segun-da-feira, a CT pediu a «inter-venção urgente» do Gover-no na empresa.

STCP

Transportadora tem sido criticada pelos funcionários

LA

Page 3: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

5ª Feira · 17 de Maio de 2012 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

o que se traduz em 416 mil pes-soas e num aumento de 14%; 115 mil são licenciados, o que representa um incremento de 37% num ano; e 154 mil têm entre 15 e 24 anos, o que sig-nifica uma taxa de desempre-go de 36,2%, um novo valor recorde. Contudo, é entre os 25 e 34 anos que o de-semprego faz mais víti-mas no nosso país: em Março de 2012 eram 225,7 mil os portugue-ses nesta faixa etária fora do mercado de trabalho.

Nos primeiros três me-ses do ano, 48,3 mil pes-

soas perderam o trabalho, a uma média de 530 por dia, e 16,4 mil passaram a ter um emprego a tempo parcial, a uma média de 180 a cada 24 horas. Os dados foram ontem divulgados pelo INE e con-cluem que no primeiro trimes-tre de 2012 o número de de-sempregados ou de trabalha-dores em situação de subem-prego ultrapassava já um milhão de pessoas, sendo que a taxa de desemprego real se fixou nos 19,3% e a oficial nos 14,9%, um novo valor máximo.

No entanto, o INE regista ainda nas suas estatísticas re-lativas ao emprego os inacti-vos disponíveis e desencora-jados e revela que entre Janei-ro e Março havia 202 mil inac-tivos disponíveis e 90,8 mil inactivos desencorajados.

Licenciados sem trabalho Do total de desempregados, 7,6% procuram um posto de trabalho há mais de 12 meses,

CRISE Nos primeiros três meses do ano, 48,5 mil perderam o trabalho, a uma média de 530 por dia

Desemprego atinge mais de um milhão de pessoas activas416 mil procuram trabalho há pelo menos 12 meses, 115 mil são licenciados e 154 mil são jovens.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

MIGUEL VETERANO JÚNIOR/CM

INE revela que taxa de desemprego oficial atingiu 14,9% em Março, um novo valor recorde

O ministro da Saúde ga-rantiu ontem que a por-

taria publicada em Diário da República que fixa em três eu-ros o transporte dos doentes não urgentes em ambulâncias e em dois euros em veículos li-geiros até um máximo de 50 quilómetros, é uma forma de «corrigir uma injustiça que vinha da legislação do Gover-no anterior». Paulo Macedo afirmou que, com o novo regu-lamento para o transporte de doentes não urgentes, «os ci-dadãos portugueses têm direi-

Paulo Macedo mudou legislação que vinha do Governo anterior

TRANSPORTE DE DOENTES NÃO URGENTES

«Corrigimos uma injustiça» to a transporte gratuito sempre que tenham uma condição de insuficiên-cia económica e quando tenham uma indicação clínica e nessa situação é totalmente gratuito». A nova legislação visa assim incluir casos que não estavam con-templados, nomeada-mente o transporte de doentes oncológicos, com insuficiência car-díaca e respiratória gra-ve, entre outros.

ESTELA SILVA/LUSA

MÉDICOS

Ministro refere que negociação continua Um dia depois de o Sindi-cato Independente dos Médicos ter garantido que as negociações com o Governo estavam «à beira da ruptura» e ter colocado a hipótese de uma greve nacional, o ministro da Saúde desmentiu a ruptura nas conversações sobre grelhas salariais e trabalho em urgência.

1.º TRIMESTRE

Mais de 3300 notas falsas apreendidas O número de notas falsas detectadas a circular em Portugal entre Janeiro e Março deste ano foi de 3310, revelou ontem o Banco de Portugal. Segundo a instituição a maioria das notas que foram confiscadas no pri-meiro trimestre do ano eram de 20 e 50 euros, perfazendo mais de 100 mil euros.

ODEMIRA

Pega fogo à casa do patrão devedor Um homem, de 51 anos, foi ontem detido pela GNR numa aldeia perto de Vila Nova de Milfontes, conce-lho de Odemira, por ser suspeito de ter ateado fo-go à habitação onde resi-dia e que era propriedade do seu empregador. O in-divíduo justificou a acção com o facto de «o patrão não lhe pagar». O caso foi entregue à Polícia Judiciá-ria e o homem foi liberta-

do e notificado para comparecer hoje em tribunal.

10 SEGUNDOS

Oanúncio na televisão de uma empresa de criopreser-vação de células

estaminais, que mostra uma criança a perguntar “Mãe, pai guardaram as minhas células?”, é uma vergonhosa chantagem emocional. Primeiro vem a ameaça de que o nosso filho possa vir a sofrer de uma doença mortal, jogando com o mais terrível medo de qualquer pai, depois a ideia de que a solução já existe, e está ali ao alcance de umas centenas de euros, no sangue do próprio, sem que se citem estatísti-cas, bem entendido, porque na realidade essa probabili-dade é ínfima. E por fim, vem o golpe de misericórdia: a criança perfeita que, com a segurança de um filho que confia que os pais fazem sempre tudo para a proteger, quer saber afinal onde está a cura, a poção mágica que lhe vai restituir a saúde e a vida. Quem é a mãe e o pai que se imagina a responder: “Não filho, por acaso não tenho, porque em lugar de ter escutado os avisos de quem te queria salvar, gastei esses patacos a pagar a prestação da casa!”? O negócio da criopreser-vação de células estaminais tem-se feito sempre acom-panhar deste discurso chan-tagista, e que peca por colo-car a emoção à frente da informação. Preservar o san-gue do cordão umbilical é importante, porque se sabe que pode salvar vidas, mas só muito, muito raramente, será útil ao seu “dono”, pela simples razão de que terá a mesma doença do que ele. Se o menino do anúncio ficar doente é imensamente mais provável que encontre um dador numa rede alargada a outros países, do que na amostra que os pais com tão boas intenções e tanto sacri-fício conservaram. Decidida-mente haverá formas mais leais de vender um produto.

Chantagem com medos dos pais

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

PUB

Um em cada dez trabalhado-res portugueses aufere

o Salário Mínimo Nacional, ou seja, 10% do total, um valor que tem vindo a aumentar nos últimos quatro anos, contra-riando a tendência anterior, revelou ontem o Ministério da Economia aos parceiros sociais. Em termos globais, os homens representam 7,5% dos traba-lhadores que recebem o SMN.

10% ganha salário mínimo em Portugal

Page 4: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

5ª Feira · 17 de Maio de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 04

O Presidente recebeu Raimundo Pereira e a sua comitiva

vagem», explica Duarte Caná-rio, responsável pela área Web da Inesting, a empresa que fez a campanha.

Como estes há mais, que partilham uma estratégia se-melhante. E só há uma forma de não ser usado em cam-panhas publicitárias: não ter nenhuma informação na sua página ou não ser utilizador do Facebook. Caso contrário, se for um dos 4,3 milhões de por-tugueses que usam a rede so-cial, habitue-se: o número limi-te de anúncios por página tem vindo a aumentar – em Novem-bro passou de cinco para seis e em Janeiro subiu para sete.

Colocar um post, escre-ver no mural, partilhar

uma foto, fazer um like... qua-se tudo o que você faz no Fa-cebook dá dinheiro à empresa de Mark Zuckerberg. E é as-sim, mesmo que não se aper-ceba. É que cada um dos seus interesses é estudado e anali-sado, para depois ser utilizado para vender publicidade que o tem a si como alvo.

A SÁBADO dá exemplos. Em 2011, o Turismo do Algar-ve fez uma campanha que foi colocada exactamente nos computadores das pessoas que lhe interessavam. O objectivo era promover praia e nature-za. Primeiro escolheram-se os países: só quem vivia no Reino Unido, Holanda e França tinha publicidade nas suas páginas. Depois, os hobbies mais ade-quados – se for à sua página vê que estão organizados por áreas, como música, livros, fil-mes. «No caso dos destinos de sol e praia, pedimos que os anúncios fossem direccionados para páginas de pessoas que tinham interesses como praia e windsurf. Para promover a natureza, preferimos utilizado-res que gostassem de vida sel-

METEOROLOGIA

Temperaturas vão descer mais de 10º O calor não veio para ficar. De acordo com Ricardo Tavares, do Insti-tuto de Meteorologia, as temperaturas vão descer hoje cerca de 10º nas regiões do litoral norte e centro, caindo para valores próximos dos 20º de máxima.

AUTOMÓVEIS

Portugal lidera quebra de vendas Portugal continua a liderar a queda da venda de carros na Europa, com uma quebra de 46,8% até Abril, revelou a Asso-ciação de Construtores de Automóveis Europeus. Portugal é acompanhado pela Grécia (-39,1%, Itália (-20,2%) e Chipre (-19,1%).

CRIME

Dois feridos graves em tiroteio em Elvas O ferido grave do tiroteio ocorrido ontem de manhã em Elvas é um homem, de 48 anos, atingido por dois tiros na zona do tórax. Ao todo foram dois os feridos graves de um tiroteio que, segundo a polícia, poderá ter resultado de desavenças entre duas famílias.

AMBIENTE

Amb3E recolheu 43 mil toneladas A Amb3E recolheu mais de 43 mil toneladas de resíduos de equipamen-tos eléctricos e electróni-cos em 2011, mais 22% do que no ano anterior, na maior parte grandes aparelhos, como máqui-nas de lavar roupa ou louça, revelaram os dados avançados pela entidade.

TRANSPORTES

Greve força TAP a cancelar 153 voos A TAP cancelou 153 voos e remarcou outros 39 em consequência da greve dos controladores aéreos portugueses, agendada para hoje e amanhã, com três períodos de parali-sação distintos em cada um dos dias.

Lucros do Facebook com o que você faz

TIAGO PETINGA/LUSA

ELAINE CHAN

A empresa de Mark Zuckerberg factura nove milhões de euros por dia

10 SEGUNDOS Líderes guineenses depostos

agradeceram a Cavaco SilvaO Presidente da Re-pública recebeu on-

tem o presidente interino e o primeiro-ministro gui-neenses, depostos no golpe de estado de 12 de Abril, com quem discutiu o regresso rá-pido à normalidade consti-tucional na Guiné-Bissau. À saída de um encontro de 45 minutos com Cavaco Silva, o presidente interino gui-neense, Raimundo Pereira, descreveu à agência Lusa o encontro como «um momen-to particular para analisar os contornos da situação políti-ca actual» do seu país, assim como «os meios e a forma de

ENCONTRO

trabalhar para que se possa che-gar mais rapidamente à legali-dade constitucional». Raimun-do Pereira disse ainda ter-se deslocado ao Palácio de Belém para agradecer «o apoio que a CPLP e em particular Portugal têm dado».

A queda de Atenas ou o apocalipse segundo Krugman

A previsão que Paul Krugman, Nobel da Eco-

nomia em 2008, deixou a 13 de Maio na sua coluna no The New York Times foi invulgar, para ele, pelo pessimismo: o fim do euro está por meses, é qua-se certo. E descreve ainda os cinco passos para o desastre: a saída da Grécia do Euro, abalo em Espanha e Itália, fortes res-trições, grandes empréstimos, cedência ou fim.

ECONOMIA

Casos de anónimos com nome de figuras públicas

Quando o funcionário da Air France viu o nome Jo-

sé Mourinho impresso no bilhe-te, quis logo saber se o passa-geiro que estava ali à sua fren-te era familiar do treinador. Jo-sé Mourinho, um empregado de bar de 35 anos, do Crato, que emigrou para França, está cansado de responder a este tipo de perguntas. A SÁBADO conta-lhe histórias de quem tem nome de gente famosa.

REPORTAGEMTaxa de inflação ligeiramente acima da média

A taxa de inflação em Portugal recuou pa-

ra os 2,9% em Abril face a Março, fixando-se apenas ligeiramente acima da mé-dia da Zona Euro (2,6%) e da União Europeia (2,7%). Os dados, ontem divulga-dos pelo Eurostat, mos-tram que comparativa-mente com o mês anterior, a taxa recuou duas décimas no nosso país (era de 3,1% em Março) e no conjunto da UE (era de 2,9%) e uma décima na Zona Euro.

ECONOMIA

Duarte Lima vai para casa com pulseira O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal concordou com o pedido dos advogados de Duarte Lima para que este fique em prisão domiciliária com pulseira electrónica.

Número de funcionários desceu em Março

O número de funcio-nários públicos no

fim de Março caiu para os 608746 trabalhadores, me-nos 2669 do que no trimes-tre anterior, segundo os da-dos ontem divulgados pela Direcção-Geral da Admi-nistração e do Emprego Pú-blico. No mesmo dia ficou ainda a saber-se que os fun-cionários do Estado rece-bem, em média, 1600 euros, que incluem ajudas de cus-to e outros suplementos, no valor de cerca de 200 euros.

FUNÇÃO PÚBLICA

CLICKSÉRGIO LEMOS/CM

Tudo o que diz e faz rende dinheiro ao Facebook. A SÁBADO explica como e desvenda alguns dos segredos de um dos maiores negócios de sempre.

O MAIS RICO DO BRASIL Eike Batista passou, em quatro anos, do 142.º lugar na lista dos mais ricos do mundo para o 7.º posto. Agora, quer ser o primeiro. É tão supersticioso que todas as suas empresas têm a letra X no nome. Conheça o perfil do milionário que comprou 50% do Rock in Rio. PROGRAMAS PARA TODOS Quer um cocktail na Capela Sistina? Ele organiza. E uma festa nas pirâmides do Egipto? Ele também consegue. E que tal uma refeição entre os elementos do exército de Terracota? Não há problema. Alberto Díez, fundador da empresa AD Group, organiza os programas mais excêntricos. O LADO DESCONHECIDO Começou a jogar futebol no empedrado do Largo Camões, em Lisboa. Aos 19 anos, foi contratado pelo Futebol Benfica graças a uma reunião de tupperwares. Era, de resto, doido pelo Benfica e em miúdo ia para o Estádio da Luz aos fins-de-semana e via todos os jogos. Estas e outras curiosida-des sobre Paulo Bento, selec-cionador nacional, estão numa biografia que estará à venda na próxima semana.

OUTROS TEMAS

Os anúncios que aparecem nas suas páginas não são por acaso e são diferentes do colega do lado.

Page 5: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

Actualidade · www.Destak.pt · 055ª Feira · 17 de Maio de 2012

PUB

adultos sofrem com tensão elevada, muitos dos quais sem disso saberem, alimentando as estatísticas desta doença silenciosa.

Obesidade em alta «Em todas as regiões do mun-do a obesidade duplicou entre 1980 e 2008», explicou Ties Boerma, director do departa-mento de Estatísticas de Saú-de da OMS. «Hoje, meio bilião de pessoas (12% da população mundial) são já consideradas obesas». E as Américas estão à frente na lista das zonas mais castigadas pelo excesso de pe-so, com 26% de adultos obesos.

As mulheres são as que mais sofrem, o que aumenta também o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e al-guns tipos de cancro.

São um fardo cada vez mais pesado. A Organi-

zação Mundial de Saúde (OMS) não se cansa de o apre-goar e voltou ontem a fazê-lo, socorrendo-se desta feita do relatório sobre as estatísticas de saúde de 2012, que mostra que as doenças não transmissí-veis estão a tornar-se um fla-gelo. Os números são disso prova: um em cada três adul-tos sofre, no mundo, de hiper-

tensão e um em cada dez é forçado a viver com diabetes. Ao todo, estas doenças causam já quase dois terços das mor-tes a nível mundial.

«Este relatório é mais uma prova do aumento dramático dos problemas que causam doenças cardiovasculares e ou-tras doenças crónicas, sobre-tudo nos países com rendimen-tos baixos e médios», referiu a propósito Margaret Chan, directora-geral da OMS.

Embora nos países mais ri-cos o diagnóstico precoce e os tratamentos mais baratos tenham proporcionado uma redução dos valores da pres-são arterial, o que contribuiu para diminuir a mortalidade por problemas cardíacos, em África o panorama é bem di-ferente. Aqui, mais de 40% dos A América é uma das regiões mais afectadas pela obesidade

MUNDO OMS revela preocupação com doenças não transmissíveis

Obesidade atinge 12% da população mundial São cada vez mais os diabéticos e os que sofrem com tensão elevada, problemas considerados flagelos.

123RF

CARLA MARINA MENDES [email protected]

GRÉCIA

Gregos devem tomar decisões informadas, diz Durão Barroso

Os gregos conheceram ontem a data da nova

ida às urnas, que se realizam a 17 de Junho, indicou a agên-cia noticiosa grega ANA. Isto no dia em que o presidente da Comissão Europeia adver-tiu que cabe ao povo grego decidir se quer que o país continue a trabalhar com as instituições europeias. Durão Barroso classificou as futuras eleições legislativas como sendo «históricas», acrescen-tando ser «importante que os cidadãos gregos tomem as suas decisões completamente informados das suas conse-quências». Mas lembrou que a Grécia continua a ser «parte muito importante da família» europeia.

HUNGRIA

Polícia sem indícios de crime no caso do jovem luso desaparecido

Continuam a não haver indícios de crime

no caso do português que desapareceu em Budapeste, na sexta-feira, depois de ter saltado para o rio Danúbio. À agência Lusa, as autoridades confirmaram que as buscas pelo jovem de 22 anos conti-nuam. Isto depois de, na terça--feira, terem surgido notícias que apontavam para a hipó-tese de ter conseguido chegar à margem, sendo raptado.

REINO UNIDO

Médium britânico diz ter confirmado que Madeleine está morta

Um popular médium britânico garante que

Madeleine McCann está morta, algo que, segundo diz, conseguiu confirmar através de contactos com o «mundo do além». Numa entrevista ao The Sun, Dereck Acorah acrescentou ainda que a criança vai reencarnar em breve.

Chávez recandidata-se Hugo Chávez vai apresentar

oficialmente em Junho a sua candidatura às eleições

presidenciais de Outubro.

NO

GLOBO

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

Problema sério nas relações sociais é o número de beijos em

encontros amigáveis. Felizmente não é habitual por cá que os homens se beijem, como na Rússia e Arábia. Isso reduz o pro-blema a contactos entre mulheres e mistos mas, mesmo assim, é bastante vasto. Optar por um beijo implica a probabilidade de a outra pessoa ficar com a cara à banda à espera do segundo. A alternativa arrisca a nossa face a cair em falso. O mal está na falta de doutrina estabelecida. Cada alternativa, um ou dois beijos, tem os seus defensores convictos, mas a maior parte da população é agnóstica no assunto. Tentou-se uma explicação social, teori-zando que as classes altas se limitam a um beijo e o povo prefere os dois, mas a tese tem falhas. Por isso existe tanta con-fusão e hesitação quando as pessoas se encontram. Pior só decidir a ordem de passagem diante de uma porta aberta. Este é um campo em que é urgente que o Estado legisle. O Governo deveria fazer uma lei do beijo (e também da porta), determinando com clareza os ósculos a dar em encontros ocasionais e punindo severamente os violadores. Alguns podem achar isto uma intromissão inaceitá-vel do poder público na vida privada. Mas o Estado já se mete em tudo e mais alguma coisa, do bolo-rei à colher de pau, bofetadas parentais, aborto, locais de fumo. Porque não os beijos? Grave problema administrativo impede a legislação: decidir o departamento responsá-vel. Uma sugestão válida é o Ministério da Agricul-tura. Afinal beijar é tão agrícola quanto a saúde e segurança alimentar, tema da nova taxa.

Lei do beijo

EPA

Page 6: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

5ª Feira · 17 de Maio de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

PUB

O maior estádio em Por-tugal, a Luz, serviu de

palco para o primeiro treino da selecção portuguesa, na preparação para o Euro 2012. Para já só se contaram 15 dos 23 convocados por Paulo Ben-to, por isso houve a ajuda de alguns elementos dos sub-21, como foi o caso do guardião benfiquista Mika.

Paulo Bento já pôde obser-var em acção Eduardo, os de- Talento de Ricardo Quaresma esteve ontem em destaque no treino da Selecção no Estádio da Luz

EURO 2012 Selecção portuguesa teve ontem o 1.º treino de preparação para a prova em pleno Estádio da Luz com os 15 disponíveis

Luz ‘ilumina’ o primeiro treino lusoOito dos convocados ainda não chegaram ao estágio da Selecção. Benfiquista Wass está convocado para o Euro.

JOÃO TOMÉ

JOÃO TOMÉ [email protected]

ra, já com todos os 23 seleccio-nados, começa o estágio em Óbidos.

O lateral Miguel Lopes fa-lou ontem da sua estreia na Selecção, explicando que «o meu sonho é ter uma oportu-nidade de jogar, sentir o hino, que é uma enorme alegria».

Wass no Euro 2012 O seleccionador da Dinamar-ca (adversário de Portugal no grupo B), Morten Olsen, divul-gou ontem 20 dos 23 convoca-dos para o Euro 2012, incluin-do na lista o lateral do Benfi-ca (emprestado ao Evian).

Terry na selecção e Rio Ferdinand de fora O antigo capitão John Terry integra a lista de convocados

da Inglaterra para o Euro2012. Roy Hodgson deixou de fora o central Rio Ferdinand, por não estar na melhor

forma, e incluiu John Ruddy, Andy Carroll e Defoe.

TAÇA DE PORTUGAL

Paulo Baptista escolhido para arbitrar a final da Taça de Portugal, no próximo do-mingo, entre Sporting e Aca-démica. O juiz de Portalegre, de 42 anos, é o árbitro mais antigo ainda em actividade no primeiro escalão, tendo iniciado a carreira há 16 anos.

SUB-21

Maicon quer jogar pela selecção portuguesa, reve-lou o pai do central brasileiro do FC Porto, em entrevista à Rádio Renascença. O jogador de 23 anos estará na expec-tativa relativamente a um convite da Federação Portuguesa de Futebol, sendo que o próprio jogador já confessou o desejo de se naturalizar e ser internacio-nal por Portugal.

FUTEBOL DE PRAIA

Sporting bate Barcelona e está nas meias-finais do 2.º Mundialito de Clubes, que decorre em São Paulo (Brasil). Os leões venceram os catalães por 4-2, ficando agora a aguardar pelo desfecho do encontro entre Lokomotiv e Boca Juniors.

Ronaldo marca na digressão árabe do Real O Real Madrid, com Ricardo Carvalho, Coentrão e Ronaldo a titulares, defrontou ontem no Kuwait a selecção local, em jogo particular. Ronaldo marcou os dois golos da vitória (2-0).

9 épocas é o tempo que Kenny Dalglish treinou o Liverpool em dois períodos. O técnico foi ontem despedido.

100 casas do Benfica de todo o País reúnem-se sábado, na Marinha Grande, para apoiar o presidente Luís Filipe Vieira.

10 SEGUNDOS

fesas Bruno Alves, Miguel Lopes, Ricardo Costa e Rolan-do, os médios Carlos Martins, Custódio, João Moutinho, Mi-guel Veloso e Rúben Micael, e os avançados Hugo Almeida, Hélder Postiga, Nelson Olivei-ra, Quaresma e Varela.

Como seria de esperar, os mais activos foram os estrean-tes Custódio e Miguel Lopes, mas o mais eficaz na hora de mostrar o talento foi mesmo Quaresma. Ficam a faltar os jogadores do Sporting (jogam domingo a final da Taça), do Chelsea (disputa sábado a fi-nal da Champions), do Cluj (que ainda não terminou o campeonato) e do Real Ma-drid, em digressão no Kuwait

Nani já treina hoje, no se-gundo treino no Estádio da Luz, e na próxima segunda-fei-

21 de Maio é o dia em que os 23 convocados vão estar todos juntos

EPA

Page 7: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

www.Destak.pt · 075ª Feira · 17 de Maio de 2012

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

MIÚDOS E GRAÚDOS

SÁBADO

Dia para criar fantoches Este fim-de-sema-na, no GaiaShop-ping, as crianças poderão dar asas à imaginação e criar o seu próprio fan-toche, utilizando os vários materiais e acessórios que estão disponíveis. Terão a ajuda e supervisão de quatro monitoras.

DOMINGO

Doces em Amarante Amarante acolhe, neste fim-de-se-mana, a sétima edição da Feira dos Doces Conventuais, que reunirá cerca de 40 expositores de todo o País nos claustros do Mos-teiro de S. Gonçalo. No domingo, a feira estará aberta das 10h às 19h.

O Museu Municipal de Esposende vai as-

sinalar o Dia Internacional dos Museus, que se come-mora amanhã, através da realização de visitas guia-das às exposições patentes neste espaço e à zona ribei-rinha da cidade. Assim, no período da manhã, com iní-cio às 10h, propõe-se a in-terpretação da exposição

ESPOSENDE

Visitas ao museu

‘Encontro’ com Viegas

Com uma obra vasta que reúne 30 títulos,

Francisco José Viegas vai estar à conversa com os portuenses no próximo do-mingo, às 17h, na Bibliote-ca Almeida Garrett, no Porto. Trata-se de mais uma sessão do ciclo literá-rio Porto de Encontro, que todos os meses dá a conhe-cer um lado mais pessoal e informal de autores cimei-ros da literatura portugue-sa e não só.

PORTO

Diversão no telhado

Pelo terceiro ano consecutivo, o Zenith

Lounge, um dos mais bada-lados ‘rooftop-bars’ da cida-de Invicta, reabre este sába-do para receber o Verão 2012. Inspirado no conceito cosmopolita nova-iorquino de dinamização dos terraços de grandes edifícios, o Zenith Lounge, localizado no topo do HF Ipanema Park, conta com uma vista privilegiada para a foz do rio Douro e para a cidade do Porto.

ZENITH LOUNGE

Iniciativas inseridas no âmbito do Dia Internacional dos Museus

DR

A Capital Europeia da Cultura apresenta no sá-

bado, a partir das 21h30, o Des-file Nacional do Trajo Popular Português. Esta é a primeira vez, a nível europeu, que se realiza um evento de rua des-ta natureza e dimensão, pro-movendo o diálogo da etnogra-fia, folclore e arte digital. O evento é uma co-produção de Tempos Cruzados – Progra-ma Associativo de Guimarães 2012, com a Federação do Folclore Português.

O espectáculo conta com um milhar de figurantes pro-

GUIMARÃES Desfile Nacional do Trajo Popular centra-se entre 1890 e 1910

Mega desfile do ‘trajo’ popularMil figurantes nas ruas da Capital da Cultura. Iniciativa realiza-se sábado no Largo do Toural.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

JOÃO MARTINHO MOURA

Tradição, vanguarda e tecnologia interligam-se num só projecto cultural

e tem como objectivo valori-zar – através do palco interna-cional que é a Capital Europeia da Cultura – o trabalho desen-volvido pelos grupos de etno-grafia e folclore da cidade de Guimarães.

Uma empresa portu-guesa de Barcelos deci-

diu investir 100 mil euros pa-ra colmatar a falta de entrete-nimento familiar em Portugal, criando o Family Party que arranca este sábado em San-ta Maria da Feira.

O Family Party vai contar com mais de 30 animações distintas, dos quais se desta-cam a Vila dos Pequeninos, a Rampa de Snowtubing, os Meeting Greets com algumas das famosas mascotes do uni-verso infantil – Hello Kitty, Madagáscar, Noddy – e ain-da animações adicionais co-mo o Comboio Mágico ou o Play Bus.

SANTA MARIA DA FEIRA

Festa para famíliasO evento, que espera a vi-

sita de 30 mil pessoas por da-ta, arranca a 19 e 20 de Maio no Europarque da Feira e de-pois repete nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de Junho no Parque de Exposições de Braga.

Segundo Armando Lopes, director do Grupo Pluri, há uma diferença entre este evento e outros de carácter familiar: «Concentramos num único espaço uma elevada diversidade de animações destinadas não apenas às crianças, mas à família em ge-ral. Por outro lado, não é ape-nas um mero espectáculo, mas antes um festival onde cada fa-mília se pode divertir».

Animação chega agora à Feira e muda-se depois para Braga

DR

‘Canastrões’ em cena

Canastrões, uma peça de teatro que serve de

homenagem ao actor brasi-leiro Paulo Gracindo, inter-pretada pelo seu próprio filho e netos, e que une Portugal e Brasil, chega amanhã ao Cine-Teatro de Estarreja. Gracindo Júnior e os seus filhos, Gabriel Gracindo, Pedro Gracindo e Daniela Duarte, convi-dam o público a interagir e a participar nesta cele-bração. Às 21h30.

ESTARREJA

Da Luz e do Olhar – Fotogra-fia de Pereira Lopes, integra-da num ciclo de fotografia de autor, patente na Sala de Azu-lejos. Já da parte da tarde, a partir das 14h, decorre a visi-ta à exposição patente no 1º e 2º pisos do museu municipal, intitulada Esposende: a barra, o porto e a navegabilidade do Cávado – Projectos e Memó-rias, seguida da visita à zona ribeirinha, onde ainda é possí-vel seguir o rasto dos princi-pais episódios da história local relacionados com o protago-nista da cidade: o rio Cávado.

venientes de todas as regiões de Portugal Continental e il-has. Os participantes organi-zam, em palco, no Largo do Toural, uma sequência de qua-dros (montanha, rio, campo, serão, mar, feira, domingo,

noivos e romaria), centrados no período entre 1890 e 1910.

O evento será ainda com-plementado por uma tocata de 50 músicos vimaranenses e pelos cenários digitais do ar-tista João Martinho Moura a

invadir as fachadas do Toural, questionando as (in)comuni-cabilidades da etnografia e do folclore e da arte digital.

Esta é a primeira activida-de do programa PopArt, inte-grado em Tempos Cruzados,

Page 8: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

5ª Feira · 17 de Maio de 2012www.Destak.pt · 08

Mylo Xyloto é o mais re-cente e aclamado disco

dos Coldplay, responsável por trazê-los novamente a Portu-gal. Depois do concerto arre-batador e esgotado no Opti-mus Alive, o grupo de Chris Martin volta em nome

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

próprio, desta vez mais a nor-te. Assim, amanhã, as portas do Estádio do Dragão abrem a partir das 16h, para receber as cerca de 50 mil pessoas que são esperadas na Invicta.

Devido à elevada procura de bilhetes e após a implemen-tação do palco no estádio, a Everything is New, os Coldplay e o Estádio do Dragão decidiram disponibi-lizar mais bilhetes para o Golden Circle, Relvado e Topo Norte.

As primeiras partes co-meçam às 20h, e estão asse-guradas por Rita Ora e Mari-na & The Diamonds.

CONCERTO O muito aguardado espectáculo é já amanhã, às 22h no Porto

Os Coldplay vão colorir o Dragão

Regressam com um quinto álbum cheio de cor e ritmo, que vão levar ao estádio, cheio com 50 mil fãs.

FILIPA ESTRELA [email protected]

DR

Transportes Para facilitar o regresso a ca-sa, a CP apresenta na madru-gada de 19 de Maio, na Es-tação de Porto-Campanhã um comboio Intercidades com destino a Lisboa-Santa Apo-lónia, e paragem em várias estações. – – Local Estádio do Dragão Horário 18 de Maio, às 22h (portas abrem às 16h) Preços 101,30 euros (Golden Circle); 58,70 euros (relvado, e bancada topo); 80 euros (bancada inferior); 69,30 euros (bancada superior); 150 euros (tribuna VIP)

A banda de Chris Martin

taz o novo álbum ‘Mylo

Xyloto’

O conceituado maestro italiano Michelangelo

Galeati vai dirigir a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música, Artes e Espetácu-lo (ESMAE), amanhã e sába-do, às 21h30, no Teatro Hele-na Sá e Costa, no Porto.

O também violinista italia-no estudou composição e di-recção de orquestra com Pie-ro Bellugi e Dario Lucantoni e violoncelo com Rocco Filippi-ni e Amadeo Baldovino. Os seus estudos estendem-se ain-da à musicologia e à história da música.

AO VIVO

Galeati dirige orquestra Paredes de Coura e SBSR

Dead Combo (17 de Agosto), I Like Tra-

ins (16 de Agosto) e Ka-vinsky (15 de Agosto) ac-tuam no Festival EDP Pa-redes de Coura. Três con-firmações que elevam para 16 o número de artis-tas no 20º aniversário. Já o Super Bock Super Rock anunciou M.I.A, para ac-tuar no Meco. A cantora apresenta a 6 de Julho o seu quarto álbum, a ser edi-tado já este Verão.

CONFIRMAÇÕES

Spain estão de volta

Mais de dez anos de-pois do seu último ál-

bum de originais, os califor-nianos Spain estão de re-gresso. A banda de culto dos anos 90, liderada por Josh Haden, filho do músi-co Charlie Haden, apresen-ta este sábado no Porto o seu novo álbum, intitulado The Soul of Spain. O con-certo irá realizar-se no Hard Club, às 22h. As por-tas abrem uma hora antes, com bilhetes a 25 euros.

HARD CLUB

Osso Vaidoso e a Jigsaw

Os Osso Vaidoso e os conimbricenses a

Jigsaw apresentam-se este sábado na segunda noite do Festival Tonalidades 2012, a realizar no Auditório de Espinho. Os Osso Vaidoso são a pele que Ana Deus e Alexandre Soares decidi-ram vestir depois da expe-riência com os Três Tristes Tigres nos anos 90. Os a Jigsaw têm vindo a navegar as águas calmas da folk tin-gida de tons melancólicos.

ESPINHO

Conceituado maestro italiano vai estar no Helena Sá e Costa

DR

Há muito tempo que conheço a RFM, e há muito tempo que ela me conhece a mim! E nunca deixou de me surpreen-der! E a verdade é que todos os dias sou surpreendido por novos ouvintes, que encon-tram na RFM a tal rádio que ainda não conheciam e que os surpreendeu logo à primeira. Comentam normalmente que a RFM é uma rádio que não se limita a tocar Só Grandes Músicas, porque também lhes faz grandes surpresas. A RFM surpreende quando sai do estúdio e vai sentar-se ao lado dos ouvintes, no seu

«NÃO SE LIMITA A TOCAR SÓ GRANDE MÚSICAS»

RFM – uma rádio cada vez mais surpreendente!

carro, a caminho do trabalho. A RFM surpreende porque é informal e trata os ouvintes como pessoas. Esta quinta-feira, entre as 7 e as 10 da manhã, o Carjocking da RFM volta à região de Lisboa. Se já não fores a tempo de ouvir podes encontrar no site mui-tas fotos e vídeos dos melho-res momentos. Espreita em rfm.pt. E sim, é mesmo ver-dade: o Zé Coimbra, a Carla Rocha e o Nilton vão mesmo no carro dos ouvintes da RFM! Absolutamente inédito! E divertido! Conta aos teus amigos!

JOÃO PORTO segunda a sexta das 2h às 6h

[email protected]

VOZES DA RÁDIO

A RFM vai disponibilizar, em podcast no iTunes,

todas as semanas, à segunda-feira “Os clássicos modernos de Miguel Ângelo na RFM”. Esta é a primeira vez que um músico português apre-senta as canções da sua

vida em formato de podcast, e através de episódios. Subscreve este podcast e segue as músicas que Miguel Ângelo ouve desde o lançamento do primeiro single dos Delfins, em 1984, até aos nossos dias, já a partir de dia 21.

Clássicos Modernos de Miguel Ângelo

ROCK IN RIO

Rock Street apresentada O Rock in Rio apre-sentou uma das maiores novidades para a edição deste ano, a Rock Street. Inspirada em jazz, blues e Nova Orleães, terá mági-cos, malabaristas, e claro música de artistas portugue-ses e estrangeiros, como Melech Mechaya, C. Sodré Funk Connection e Jazz in Motown.

TOP

Keane entram para quinto Os Keane entraram directamente para o 5.º lugar do top de vendas em Por-tugal, com o novo Strangeland. Depois de tocar ontem no TMN ao vivo, um concerto transmi-tido no Facebook, o grupo volta a 16 de Julho, ao Cascais Music Fest.

Page 9: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

www.Destak.pt · 095ª Feira · 17 de Maio de 2012

Paródia a Kadhafi e Kim Jong-il deste ‘O Ditador’ leva Sasha Baron Cohen aos EUA.

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

COMÉDIA

‘À segunda não me escapas’ Esta comédia baseada num livro homónimo de 1994 conta a história da desempregada e divorciada Stepha-nie (Katherine Heigl) que conse-gue trabalho na empresa do primo, como caçadora de recompensas com uma missão.

ANTEVISÃO

Sorkin adapta Steve Jobs O guionista do filme A Rede Social, Aaron Sorkin, foi o escolhido para adaptar para o cinema a biografia de Steve Jobs, escrita por Walter Isaacson, que terá Ashton Kutcher a interpretar Jobs quando liderava a Apple nos anos 80.

TAMBÉM ESTREIA

Escrito e realizado pelo norte-americano Jeff Nichols, este thriller perturbador conta a história de Curtis LaForche (intepretado por Michael Shannon), um homem que vive numa pequena cidade de Ohio, com a sua mulher Samantha (a talentosa Jessica Chastain) e a filha Hannah de seis anos de idade, que é surda. O dinheiro do casal é pouco e é cada vez mais difícil conseguirem supor-tar os custos de saúde e de educação especial de Hannah, a sua filha. Só que tudo piora quando Curtis começa a ter

DRAMA/THRILLER

Chastain em ‘Procurem Abrigo’

sonhos terríveis sobre uma avassaladora tempestade apo-calíptica. Tenta esconder estas visões da família, só que quando começa a canalizar a ansiedade na ideia obsessiva de construir no seu quintal um abrigo contra tempestades, aumenta a tensão com a família, colegas de trabalho e vizinhos.

A talentosa actriz, realiza-dora e cantora francesa Julie Delpy volta à reali-zação neste filme passado em 1979, sobre Albertine, uma jovem de 10 anos que volta à Bretanha para a reu-nião na casa da família num fim-de-semana que ter-mina cheio de revelações.

COMÉDIA

‘O Verão do Skylab’

Adrenalina no máximo neste filme escrito e realizado por Boaz Yakin, que conta com Jason Statham como grande protagonista. Statham é Luke Wright, um lutador de jaula de 2.ª categoria no diversifi-cado circuito de artes mar-ciais de New Jersey, que incomoda a Máfia Russa num combate combinado e se vê isolado da sociedade. Já Catherine Chan é Mei, uma chinesa prodígio em mate-mática de 10 anos que é rap-tada pelas Tríades na China e enviada para a América para

ACÇÃO/CRIME

Jason Statham é ‘O Intocável’

servir como contabilista para os seus golpes de extorsão. A jovem tem uma memória única e a contabilidade das Tría-des está toda na sua cabeça. Só que quando Mei é raptada das Tríadas pela Máfia russa, o seu destino junta-se ao de Luke, que a vai ajudar a fugir e sobreviver de duas forças poderosas.

Nunca um ditador deu tantos motivos para o

mundo sorrir quanto este Al-mirante General Aladeen, a nova personagem do britâni-co do humor sarcástico Sasha Baron Cohen. Se, em 1940 Charlie Chaplin com o seu

O Grande Ditador fazia uma paródia a Hitler, Cohen juntou numa só personagem vários clichés dos ditadores mais recentes do mundo: do líbio Kadhafi (a principal inspi-ração) até ao norte-coreano Kim Jong-il – ambos desapa-recidos nos últimos meses por motivos diferentes, um assas-sinado, o outro (o Querido Lí-der) por causas naturais.

Pegando nesses estereóti-pos, o polémico Sasha Baron Cohen criou a sua 4ª persona-gem desde que surgiu Ali G. Depois dos documentários-fic-cionais Borat e Brüno agora,

Larry Charles (realizador de todos os filmes de Cohen) faz uma comédia sem pretenções de parecer um documentário sobre este ditador que «arris-cou a vida para garantir que a democracia nunca chegará ao seu país, que ele tanto gosta de oprimir».

O líder supremo da Repú-blica de Wadiya (país ficcional do norte de África) vai ter o maior desafio da vida quando é convidado para discursar nas Nações Unidas, em Nova Iorque, mas acaba raptado. Sem as vestes berrantes, a barba farfalhuda e os petro-dólares, vai ter de sobreviver sozinho na selva nova-iorqui-na onde passa a ser apenas mais um na multidão, manten-do apenas a sua tendência para mandar em tudo e todos.

O filme, rodado em Sevilha (é lá que fica o palácio de Ala-deen) e Nova Iorque, conta ainda com Ben Kingsley e Anna Faris. Cohen tem feito a promoção assumindo sempre a personagem. Na última ce-rimónia dos Óscares foi mes-mo expulso por atirar alega-das cinzas (falsas) do ditador Kim Jong-il sobre o apresen-tador Ryan Seacrest.

ESTREIA DA SEMANA Baron Cohen tem nova personagem: o ditador Aladeen

O DITADOR à solta em Nova Iorque

JOÃO TOMÉ [email protected]

D.R.

Foi a 5 de Agosto de 1962 que se “apagou” uma

das estrelas mais memoráveis do cinema. Marilyn Monroe desapareceu há 50 anos, mas o culto em torno do ícone con-tinua bem vivo. Daí que a 65ª edição do Festival de Cannes tenha como cartaz Marilyn a soprar um bolo de aniversário e homenageie a actriz norte- -americana. A abrir o evento, esteve ontem o filme de Wes Anderson Moonrise Kingdom, com Bruce Willis, Ed Norton, Bill Murray e Frances McDor-mand.

FRANÇAD.R.

Outro dos filmes a con-correr à Palma de Ouro é o novo de David Cronenberg, Cosmopolis, adaptado do romance de Don DeLillo, protagonizado por Robert Pattinson e com produção do luso Paulo Branco. O festival está a ser acusado de machismo, já que nenhum dos 22 filmes em competição ser realizado ou escrito por mulheres.

O italiano Nanni Moretti é o presidente do júri da secção principal do festival que termina dia 27 de Maio.

Baron Cohen chegou ontem de iate a Cannes para promover ‘O Ditador’, na companhia de soldadas pouco vestidas e um camelo

Marilyn Monroe é a ‘rainha’ do Festival de Cannes 2012

D.R.

Page 10: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE
Page 11: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

PUB

Page 12: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

5ª Feira · 17 de Maio de 201212 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

época durante a qual a liberdade nos EUA estava em perigo». Mais: o actor encontra «paralelismos» entre os anos 60 e o actual clima político, motivo que o incentivou a transpor para o papel as suas me-mórias sobre a rodagem da fita.

O livro, o décimo título publica-do por Douglas, conta com prefá-cio de George Clooney e é coloca-do à venda a 12 de Junho. Estará disponível tanto em edição de pa-pel como em formato digital. A versão áudio da obra é narrada pe-lo filho do autor, o também actor Michael Douglas. «Kirk Douglas é muitas coisas: uma estrela de cine-ma, actor, produtor, mas, acima de tudo, um homem de extraordiná-rio carácter, o tipo de pessoa que sempre procuramos nos piores momentos», elogiou Clooney, tam-bém ele já autor de um filme retra-tando o Macartismo (falamos de Boa Noite e Boa Sorte).

Douglas, que no seu primeiro li-vro denunciava as ameaças enfren-tadas ao rodar Spartacus, conta agora «a história definitiva» sobre esse «ícone do celulóide» e do «ver-gonhoso clima político daquele tempo», nas palavras da editora Jane Friedman.

No livro de memórias I Am Spartacus, Kirk Douglas

conta as dificuldades sofridas há mais de meio século, durante a ro-

dagem da película inspirada no herói gladiador, numa fase em que o senador Joseph McCarthy aterrorizava os cineastas norte-america-

nos incluídos na sua infame lista negra de comunistas.

«Esta caça às bruxas destruiu vi-das e carreiras. Eu fiz Spartacus com um guionista incluído na lista negra e que teve se esconder num pseudónimo para arranjar trabal-ho», explicou o actor com a pro-

vecta idade de 95 anos. A estre-la de Hollywood recorda ain-da que aquela película mítica sobre a liberdade foi preci-samente realizada «numa

HOLLYWOOD Estrela de 95 anos narra neste seu décimo livro as dificuldades sofridas em 1960 durante a realização da mítica película

Kirk Douglas revela as memórias de Spartacus

A obra à venda a 12 de Junho é prefaciada por George Clooney. Nela fala-se da caça às bruxas da era McCarthy.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

Jogador do Braga adia boda por causa do Euro

Miguel Lopes, o late-ral do Sp. Braga con-

vocado por Paulo Bento pa-ra representar a Selecção de Portugal no Campeona-to Europeu de Futebol, tinha casamento marcado para 26 de Maio com Mó-nica Pina. Apanhado de surpresa, o jovem terá então de adiar a boda, até porque desde ontem 16 dos 23 convocados já se encon-tram em estágio no Está-

MIGUEL LOPES

dio da Luz. «Não estava à espera, era um momento que queria tornar realidade, estou muito feliz. A primeira coisa que fiz foi beijar a minha mulher, porque foi ela quem me ajudou nos piores momen-tos da vida. Fiquei muito aba-lado por ficar seis meses sem jogar. Mas depois fui para o Sp. Braga, a quem tenho de agradecer. É o dia mais feliz da minha vida», explicou o jo-gador.

‘Juízo Final’ exibido no sábado à noite

Terminada a fase do teatro e escolhidos os 27

semifinalistas que passam para o Juízo Final, cabe ago-ra ao júri do Ídolos escolher os Finalistas da 5ª edição. Será na Pousada da Cidadela de Cascais, que o júri compos-to por Bárbara Guimarães, Manuel Moura dos Santos, Pedro Abrunhosa e Tony Ca-rreira entrevistará os candi-datos. Estes serão avaliados

‘ÍDOLOS’

de uma forma mais pessoal e exigente... Os 27 semifinalistas terão de lutar contra a tensão de uma entrevista decisiva que avalia-rá a personalidade, a atitude, a vontade e a fibra de cada um. Estas entrevistas poderão ser individuais, em pares ou até em grupos. Então, alguns dos candidatos poderão ter de cantar se for essa a vontade dos jurados. Uma vez que no domingo é transmitida a gala dos Globos de Ouro da SIC, o popular concurso de talento apresentado por Cláudia Viei-ra e João Manzarra será exi-bido, excepcionalmente, na noite de sábado, dia 19.

27 semifinalistas dão tudo por tudo para entrar na 5.ª edição

LEONEL BALTEIRO

DIETA

José Carlos Malato emagrece 15 quilos

Prestes a regressar à RTP1 com o concurso Desafio Total, José Carlos Malato surpreenderá com a sua boa forma. Em dois meses, perdeu 15 quilos (está nos 111). «Já estava com proble-mas nas articulações e na coluna», conta. Sopa e legumes compõem a dieta, «uma espécie de jejum controlado».

CANTOR

Michel Teló faz novela da Globo O cantor sertanejo Michel Teló, autor do sucesso Ai, Se Eu Te Pego, fará uma participação especial na novela Cheias de Charme, da Rede Globo. O músico fará de si próprio. «Sou eu mesmo, então é mais fácil. São poucas falas. Se fosse para fazer de outra pessoa, aí eu não tenho moral, não. Ia ter que estudar», comentou.

RUMORES

Piqué troca Shakira por Bar Refaeli? A imprensa espanhola garante que Piqué, joga-dor do FC Barcelona, vive uma relação secreta com a modelo israelita Bar Refaeli, ex-namorada do actor Leonardo DiCaprio. O rumor que já dura há um mês dá como certa a traição à cantora Shakira.

Mickael no ‘Ídolos’

Promovendo o seu novo álbum, Mickael Carreira actua na pri-meira gala do Ídolos,

a 27 de Maio.

10 SEGUNDOS

Page 13: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

Fama & TV · www.Destak.pt · 135ª Feira · 17 de Maio de 2012

PUB

Raquel Strada Mulher dos sete ofícios, tem sido às ondas hertzianas que a bela comunicadora tem dedicado mais energias. Na rádio Sudoeste TMN assina o programa de entrevistas ‘Dream TMN’. Amanhã estreia uma coluna semanal no Destak na qual antecipa as confissões dos convidados.

«Na rádio tenho tempo para saborear as palavras»

que é raro hoje em dia. Na te-levisão é tudo mais imediato. Sempre quis comunicar e ter a sorte de poder trabalhar nas três áreas é óptimo. Abraçou um novo projecto na rá-dio, o programa Dream TMN, no qual entrevista semanalmente uma personalidade da nossa so-ciedade. Como está a ser essa experiência? Muito boa. Já passaram por lá desportistas, músicos, escri-tores, actores... É uma hora de conversa, onde através da pa-lavra e da música escolhida pe-lo convidado, ficamos a conhe-cer melhor essas pessoas. Não passam por lá só pessoas

Representação, televisão, rádio... Alguma vez ima-

ginou que a sua carreira viesse a ser tão multidisciplinar? Não... (risos). Mas acho que são áreas que se complemen-tam. Na apresentação por vezes também representamos um papel. Temos de estar sempre disponíveis para o es-pectador e para o convidado, mesmo que a nossa vida pessoal nesse dia esteja uma confusão, ou seja, representa-mos um bocadinho. E na rá-dio, tenho tempo para conver-sar e saborear as palavras, o

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

conhecidas do grande públi-co. Muita gente comenta co-migo o facto de se dar voz a pessoas muito boas nas mais diversas áreas e sobre as quais nós, normalmente, não temos acesso. À sua vida e aos por-menores do seu trabalho. Aprendo muito com os meus convidados. No Verão voltará a cobrir os fes-tivais de música na SIC Mulher? Sim, vou estar no Rock in Rio, para já. Vai ser uma grande operação. Quem não tem oportunidade de estar lá, tam-bém vai viver um bocadinho o espírito do festival, ao acom-panhar a emissão. Quero ver

Offspring, uma banda que adorava quando era miúda. E projectos enquanto actriz? Por enquanto não. Fiz agora uma pequena participação na nova novela da SIC Dancin’ Days, e gostei muito, mas não posso revelar pormenores. Quem sabe, um dia volto?! Outra das suas paixões é a moda. É uma mulher vaidosa? Nem por isso. Sou rápida a despachar-me... (risos). Sou cuidadosa qb, sem grandes exageros. Mas como qualquer mulher estou atenta a alguns pormenores. Gosto muito de sapatos e carteiras bonitas.

MIGUELANGELO

Page 14: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

Vinte e cinco meses é quan-to demora, em média, uma ha-

bitação nova a ser vendida no Algar-ve. Assim o determinam os dados do SIR – Sistema de Informação Resi-dencial para o Algarve, criado e ge-rido pela Confidencial Imobiliário, respeitantes ao terceiro trimestre de 2011. Trata-se de uma ligeira subida face aos 23 meses registados no 4º trimestre de 2010. Já no caso dos fo-gos usados, o tempo médio de ab-sorção manteve-se nos 16 meses con-

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

WORX E C&W PROMOVEM JUNTOS O PARQUE SUÉCIA A Worx foi a consultora imobiliária seleccionada pela Imopólis para se juntar à Cushman & Wakefield (C&W) na comercialização em co-exclusividade do empreendimento Parque Suécia, em Carnaxide. A parceria entre a Worx Real Estate Consultants e a Cushman & Wakefield insere-se na estratégia de comercialização do Parque Suécia, localizado junto à saída da A5, mais propriamente na Avenida do Forte, em Carnaxide. O Parque Suécia é constituído por cinco edifícios (Suécia I, II, III, IV e V) e a maioria dos escritórios são em open space, havendo também a possibilidade de se constituírem gabinetes, adaptando-se desta forma às necessidades de diferentes empresas. ESCRITÓRIOS SOB RISCO DE SEREM OBSOLETOS De acordo com o research Offices 2020, da Jones Lang LaSalle, durante a próxima década, os edifícios de escritórios na Europa enfrentarão um risco acrescido de depreciação do valor e obsolescência, tendo em conta a conjugação de mudanças estruturais em três factores. A obsolescência de escritórios, no âmbito da qual o edifício deixa de ser desejável ou desajustado para uso, será mais rápida devidoà crescente legislação sobre sustentabilidade, aos avanços da tecnologia para os espaços de trabalho e aos novos requisitos do empregador. VENDA DE 364 IMÓVEIS DE DESINVESTIMENTO No primeiro trimestre de 2012, a RE/MAX já realizou 804 transacções imóveis de desinvestimento. Foram celebradas 326 vendas e efectuados 38 contratos de arrendamento relativamente a imóveis de desinvestimento, incluindo da Banca. Entre Janeiro e Abril deste ano, a RE/MAX realizou 10.216 transacções, número que representa um aumento de 11 por cento no total de transacções, em comparação com o período homólogo do ano passado. Em termos de volume de negócio, estas transacções traduzem-se em cerca de 40 milhões de euros, o que corresponde a 10% dos imóveis que a Banca tem em incumprimento.

NOTÍCIAS

Habitação nova leva 25 meses a vender

ALGARVE

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Fundo de investimento recupera imóvel

LAPA PRIVATE

O Lapa Private – Fundo de In-vestimento Imobiliário Fecha-do, destinado à recuperação de imóveis antigos e reabilitação urbana, está a comercializar oito apartamentos de alta qualidade nesta zona nobre de Lisboa. Iniciativa pioneira, o fundo da Sucursal Portuguesa da Banque Privée Edmond de Rothschild Europe (BPERE-SP) reconverteu o edifício da antiga sede do ISLA, em Lisboa, e cons-truiu um novo corpo contíguo ao original, num projecto de arquitectura que concilia a recuperação parcial do imóvel pré-existente e os vãos de jane-las e portas exteriores, com am-bientes interiores modernos e de grande comodidade.

À venda estão três T2, três T4, e dois T5, um deles em du-plex, na Lapa, com acabamen-tos de luxo, que incluem ar con-dicionado, aquecimento central, cozinhas equipadas, estaciona-mento amplo e aproveitamento de energia solar. Dois dos apar-tamentos têm jardim privativo e quatro dos restantes incluem terraços com vistas desafoga-das, algumas delas para o Tejo. O edifício ocupa quatro pisos, com uma área bruta de cons-trução abaixo do solo de 700m2, para arrecadações e garagem, e de 2.096m2 acima do solo. À área privativa de 1.884m2 so-mam-se ainda, entre terraços e jardins, mais 331m2.

siderando o período decorrido entre os dois trimestres de referência.

As empresas que integram a pool para a região do Algarve registaram, no período acumulado entre o 4º tri-mestre de 2010 e o 3º trimestre de 2011, um total de 482 transações de venda de habitação. Destas 66% di-zem respeito a alojamentos novos. O preço médio de venda da habitação nova para este período acumulado fixou-se em 2.063€/m2, comparando com os 1.309€/m2 a que foram vendi-dos, em média, os fogos usados.

Loulé e Albufeira foram os con-selhos mais expressivos, concen-

trando, 35% e 33%, respectivamen-te, do total das vendas realizadas. Também aqui os valores médios de transação foram mais elevados, com as vendas a atingirem os 2.524€/m2 (Albufeira) e os 1.772€/m2 (Loulé). Loulé e Albufeira, a par da capital Faro, foram ainda os concelhos que observaram, no 3º trimestre de 2011, a melhor performance em termos de tempos de absorção, com as ca-sas a demorarem a ser vendidas en-tre 14 e 15 meses, revela o SIR Al-garve. A média para o total do mer-cado algarvio é de 25 meses, no 3º trimestre de 2011.

VASCO CÉLIO/CM

DR

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Zambujeira Terrace em comercialização ERA DE SÃO TEOTÓNIO

A loja ERA de São Teotónio está a comercializar os treze apartamentos do Zambujei-ra Terrace, um empreendi-mento sito na pacata vila da Zambujeira do Mar, do lito-ral alentejano.

Idealizado pelo Gabinete de Arquitectura Planivide, o empreendimento é com-posto por frações com tipo-

logias T0, T1, T2 e T3, com áreas entre 91 m2 e 199m2 e preços que vão dos 190 eu-ros aos 320 mil euros.

O Zambujeira Terrace fi-ca a 100 metros da praia, tem uma piscina na cober-tura, jardim panorâmico e comodidades como ar con-dicionado em todas as di-visões. Resultado de um in-

vestimento de 2,3 milhões de euros, o empreendimen-to está inserido numa zona residencial com acesso pe-donal a zonas de comércio e restauração. Os comprado-res beneficiam de financia-mento a 100% e é-lhes ofe-recida uma moto 4, indepen-dentemente, da tipologia que adquirirem.

5ª Feira · 17 de Maio de 201214 ·

Imobiliário TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

DR

Page 15: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

PUB

Page 16: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE
Page 17: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

Classificados · www.Destak.pt · 175ª Feira · 17 de Maio de 2012

Page 18: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

PUB

Page 19: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

5ª Feira · 17 de Maio de 2012 · 19

Leitor www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

PUB

CARTAS DO LEITORWWW.DESTAK.PT

Cão que dança vence concurso. A adolescente Ashleigh e o seu cão Pudsey vence-ram o concurso Britain’s Got Talent, formato responsá-vel pela revelação de Susan Boyle. A dupla encantou o júri e o público caseiro ao dançar ao som da banda sonora do filme Missão Impossível. A rapariga de 17 anos levou para casa 620 mil euros. Mais e o vídeo em www.destak.pt.

Sem pingo de dignidade

Ninguém sai incólume do que se passou no 1.º de Maio na cadeia de supermercados de Alexandre Soares dos Santos. Este, pela ati-tude provocatória, por se tratar do Dia do Trabalhador. Os tra-balhadores, pela submissão dócil ao patrão. (se houvesse coragem e unidade, não trabalhavam. E, com certeza, o Sr. Alexandre não os despedia a todos) A populaça, pela atitude degradante, onde valeu tudo, para poupar alguns euros. Portanto, a luta de sucessi-vas gerações e os heróis que tom-baram para que o trabalho fosse dignificado, tivesse o seu dia sim-bólico, nada disso respeitaram.

Não houve ali um pingo de dignidade. Tudo aquilo foi uma imensa tristeza. Francisco Ramalho CORROIOS

Referendo...

Como classificar um paquete de luxo a afundar-se, levando a bordo toda a classe política portuguesa ( sem excepções) que desde 1974 nos tem (des) governado tão eficientemente, mais os seus afins, compadres, beneficiários e satélites? Pe-quena tragédia ou Grande Mi-lagre? Daria motivo a um inte-ressante referendo (com resul-tado previsível?)…

A. Molarinho

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

BRAGAAMANHÃ 12º MÍNIMA 19º MÁXIMA

HOJE 12º MÍNIMA 21º MÁXIMA

COIMBRAAMANHÃ 12º MÍNIMA 20º MÁXIMA

HOJE 15º MÍNIMA 22º MÁXIMA

ÉVORAAMANHÃ 11º MÍNIMA 24º MÁXIMA

HOJE 14º MÍNIMA 29º MÁXIMA

FAROAMANHÃ 17º MÍNIMA 25º MÁXIMA

HOJE 19º MÍNIMA 26º MÁXIMA

LISBOAAMANHÃ 15º MÍNIMA 21º MÁXIMA

HOJE 16º MÍNIMA 25º MÁXIMA

PORTOAMANHÃ 13º MÍNIMA 18º MÁXIMA

HOJE 15º MÍNIMA 19º MÁXIMA

TEMPO

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Re-dacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Lau-

ra Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Alves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), João Aleixo (Gestor de Produto) ([email protected]); Passatempos: Marta Tavares; Activações e Eventos: Alexandra Cayolla (Coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coor-denadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Luís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

Page 20: Quinta-feira 17 Maio de 2012 · Jornal de ...Quinta-feira 17 Maio de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1818 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE

PUB