quinta-feira 12 abril de 2012 · jornal de ... · quinta-feira 12 abril de 2012 · · jornal de...

16
Quinta-feira 12 Abril de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Governo quer proibir fumo em carros com crianças O ministro da Saúde garantiu que a medida está a ser equacionada, mas não deu mais detalhes. Uma ideia «bem-vinda», defende a Confederação de Prevenção do Tabagismo, para proteger os indefesos. ACTUALIDADE PÁGINA 03 Susto em Aceh ACTUALIDADE PÁGINA 05 Dois sismos espalharam o caos em Banda Aceh, na Indonésia, mas desta vez não houve a tragédia de 2004, só o pânico. ANTONIO COTRIM/LUSA GRANDE PORTO PÁGINA 02 Mercado da Afurada em Gaia com marina, mercado e museu fica pronto no Verão ACTUALIDADE PÁGINA 03 É o consumidor que irá pagar a nova taxa alimentar garante associação da área ACTUALIDADE PÁGINA 04 SÁBADO explica como ainda se pode encontrar empregos na União Europeia ‘Espelho Meu, Espelho Meu’ Julia Roberts e Lily Collins são duas das protagonistas da comédia que estreia hoje. CINEMA PÁGINA 07 FIM DE SEMANA Luísa Sobral em nome próprio O sucesso de ‘The Cherry on my Cake’ serve de pretexto a mais dois concertos no País. MÚSICA PÁGINA 08 Conversa sobre amor na Católica A Católica Porto recebe amanhã de manhã a sessão Neurobiologia do amor. SUGESTÕES PÁGINA 09 Cláudia Jacques surpreendeu em filme perto de terminar FAMA & TV PÁGINA 10 Ibéricos sem emprego, mas a liderar Europa do futebol DESPORTO PÁGINA 06

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Quinta-feira 12 Abril de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

PUB

Governo quer proibir fumo em carros com criançasO ministro da Saúde garantiu que a medida está a ser equacionada, mas não deu mais detalhes. Uma ideia «bem-vinda», defende a Confederação de Prevenção do Tabagismo, para proteger os indefesos.

ACTUALIDADE PÁGINA 03

Susto em AcehACTUALIDADE PÁGINA 05

Dois sismos espalharam o caos em Banda Aceh, na Indonésia, mas desta vez não houve a tragédia de 2004, só o pânico.

ANTONIO COTRIM/LUSA

GRANDE PORTO PÁGINA 02

Mercado da Afurada em Gaia com marina, mercado e museu fica pronto no Verão ACTUALIDADE PÁGINA 03

É o consumidor que irá pagar a nova taxa alimentar garante associação da área ACTUALIDADE PÁGINA 04

SÁBADO explica como ainda se pode encontrar empregos na União Europeia

‘Espelho Meu, Espelho Meu’

Julia Roberts e Lily Collins são duas das protagonistas da comédia que estreia hoje.

CINEMA PÁGINA 07

FIM DE SEMANA

Luísa Sobral em nome próprio

O sucesso de ‘The Cherry on my Cake’ serve de pretexto a mais dois concertos no País.

MÚSICA PÁGINA 08

Conversa sobre amor na Católica

A Católica Porto recebe amanhã de manhã a sessão Neurobiologia do amor.

SUGESTÕES PÁGINA 09

Cláudia Jacques surpreendeu em filme perto de terminar

FAMA & TV PÁGINA 10

Ibéricos sem emprego, mas a liderar Europa do futebol

DESPORTO PÁGINA 06

Page 2: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

5ª Feira · 12 de Abril de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

Câmara recebe 42 pedidos para alterar o PDM

A Câmara do Porto re-cebeu 42 requerimen-

tos no âmbito da discussão pública das alterações ao PDM (Plano Director Muni-cipal), estando agora a ser analisadas as questões levan-tadas, revelou ontem fonte da autarquia, não adiantan-do, no entanto, quais as alte-rações que foram alvo de reclamações ou questões durante a discussão pública que terminou a 2 de Abril.

Para já, sabe-se que a CDU do Porto contesta a no-va versão do documento e promete tudo fazer para «in-verter os aspectos mais ne-gativos das alterações pro-postas», diz em comunicado.

PORTO

Autarquia revelou que haverá novo plano em 2016

CM

O presidente da Câmara de Gaia considera que a

marina, o mercado e o museu que estão a ser construídos na Afurada vão «consolidar» a zo-na como ponto de atracção tu-rística na Área Metropolitana do Porto.

Fruto da reabilitação urba-na desenvolvida nos últimos anos, a Afurada «transformou--se» e «já é um centro de atrac-ção turística», afirmou Luís Fi- Cerca de cinco mil famílias moram actualmente na vila piscatória

GAIA Marina, mercado e museu transformam zona piscatória em ponto de atracção turística

Mercado da Afurada pronto no Verão Piso só para venda e restaurante no novo mercado. Museu abre até ao final do ano e reforça cultura local.

DR

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

lipe Menezes, que ontem visitou as obras destes equipamentos, concluídos no segundo semes-tre do ano. «Vai ser muito inte-ressante ter uma vila piscatória com autenticidade, limpa e ordenada, a cinco minutos do Porto», frisou o autarca.

Os primeiros equipamentos da marina – cuja primeira fase já está concluída – serão insta-lados até Junho e após o Verão proceder-se-á à instalação da zona de restauração. Quanto ao mercado, com um piso dedica-do às vendas e um segundo pa-ra um restaurante com espla-nada, estará pronto «até ao Verão», garantiu Menezes. Já o museu – Centro Interpretativo do Património da Afurada –, abre até ao fim do ano já com uma exposição sobre a cultura e o património natural locais.

JUSTIÇA

Pais de Iara pedem 700 mil euros Seis anos após o acidente num café do Porto que queimou com óleo 40% do corpo da filha, e após a con-denação dos culpados, os pais da pequena Iara voltaram ontem a tribunal em busca de uma indemni-zação de 700 mil euros. CÂMARA DO PORTO

Vereador pode perder o mandato O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto iniciou duas acções para a perda de mandato do vereador do CDS/PP Manuel Gonçalves, com mandato suspenso por se encontrar falido, uma das quais proposta pelo Ministério Público.

DOURO

Quintas promovem vinhos na China A associação Douro Boys, que inclui cinco quintas da região, vai promover os seus vinhos na China de 15 a 19 de Abril, com paragens em Pequim, Xan-gai, Macau e Hong Kong.

NORTE

Novo centro para tratar osteoporose Foi criado no Porto o pri-meiro Centro de Osteopo-rose do Norte do País. A celebrar 25 anos, a Clínica Praxis lança uma unidade dedicada ao diagnóstico e tratamento desta patologia que afecta uma em cada cinco portuguesas com mais de 50 anos.

CASTELO DE NEIVA

Pescadores sem colete salva-vidas Os dois pescadores da em-barcação acidentada on-tem ao largo de Castelo de Neiva não usavam coletes salva-vidas quando foram colhidos por um golpe de mar, revelou o comandante da Capitania de Viana do Castelo. Um dos homens foi resgatado por outra em-barcação e um segundo tri-pulante está desaparecido.

10 SEGUNDOS

PUB

Novos equipamentos vão abrir postos de trabalho para a comunidade local

Menezes salienta que todos os equipamentos são «públicos»,

demonstrando que há um «de-senvolvimento em contraciclo», sendo que «o risco foi assumido por actores benévolos privados». «Aqui não há parcerias público- -privadas, isso é em Lisboa», enfa-tiza, realçando que «tiveram a lu-cidez de perceber» que podiam realizar projectos a custo zero.

Equipamentos são todos públicos

Técnico do INEM com prognóstico muito reservado

O técnico de ambulân-cia do Instituto Nacio-

nal de Emergência Médica (INEM) que ontem sofreu ferimentos na sequência de um acidente de viação na Es-trada da Circunvalação, no Porto, mantém-se com «um prognóstico muito reserva-do». Segundo informação avançada pelo INEM, na sua página da rede social Face-book, a vítima sofreu «um traumatismo cranioencefá-lico muito grave». O despis-te seguido de capotamento da ambulância do INEM ocorreu cerca das 08h20, tendo provocado ainda feri-mentos numa técnica que também ia no veículo.

ACIDENTE

Ambulância ia em marcha de urgência quando se despistou

ANTÓNIO RILO

Page 3: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

5ª Feira · 12 de Abril de 2012 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

jecto de lei, que abrirá a porta à proibição do fumo do tabaco dentro dos carros onde viagem menores de idade.

Mas uma medida bem-vin-da, defende ao Destak Luís Re-belo, presidente da Confede-ração Portuguesa de Preven-ção do Tabagismo. «Se se con-cretizar, vai na linha de vários países, como o Canadá, a Aus-trália ou os Estados Unidos», refere o especialista. E justifi-cada. «Temos dados científicos relevantes sobre as dificulda-des que as crianças menores têm quando são transportadas em veículos onde se fuma, so-bretudo quando os vidros estão fechados.»

Além da mudança na lei, o especialista pede ainda uma campanha informativa, para que «as medidas não se-jam entendidas pelos portu-gueses como mais uma res-trição, mas sim uma forma de proteger os mais indefesos».

Recorde-se que já este ano especialistas da Universidade do Minho tinham alertado pa-ra os riscos associados ao taba-co que correm as crianças.

Foi em Janeiro de 2008 que entrou em vigor a nova lei do

tabaco, que limitou o fumo dos cigarros na maioria dos locais públicos fechados. Apesar da polémica e das vozes contra, o primeiro relatório sobre a aplicação da legislação veio mostrar que os portugueses mudaram os seus hábitos de consumo. E serviu ainda para melhorar a qualidade do ar.

Restringir ainda mais o fumo do tabaco em locais

fechados são objectivos que o Governo quer ver concretiza-dos em breve. E entre eles po-de bem constar a proibição do fumo em veículos particulares que transportem crianças. Uma medida que, de resto, es-tá em linha com as intenções já manifestadas noutros paí-ses europeus.

O anúncio foi feito, sem mais detalhes, pelo ministro da Saúde, que falou ontem na As-sembleia da República sobre a política do sector. Uma ideia que não é nova. Nem tão pou-co original. Ainda esta sema-na o parlamento irlandês agen-dou o debate de uma medida idêntica, já em forma de pro-

TABACO Medida pode vir a ser aplicada em breve

Governo quer proibir fumo nos carros com crianças

Nova lei mudou hábitos de consumo

Especialista refere que esta medida é «bem-vinda», mas pede uma campanha de informação.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

LUSA

Ministro disse que se vão reforçar imagens chocantes nos maços

Há estudos que com-provam os riscos que as crianças expostas ao tabaco correm

Há doentes urgentes que esperam até um ano por

uma consulta, denunciou on-tem à agência Lusa João Ca-bral Fernandes, director da equipa A do Centro Hospita-lar Psiquiátrico de Lisboa. Mas Álvaro de Carvalho, direc-tor do plano de saúde mental, desconhece estes números, avançando que, para os casos não urgentes, a espera não vai além dos 40 dias, pelo que as urgentes terão que ter tempos de espera mais curtos.

PSIQUIATRIA

Há doentes urgentes que esperam um ano por consulta

«Não se pode tratar pes-soas com tentativas de sui-cídio, ataques de pânico ou depressões psicóticas ao fim de um ano. Devem ser aten-didas na semana seguinte, mas não há médicos e cada vez há mais pessoas a pedir ajuda», disse João Cabral Fernandes. Álvaro de Car-valho concorda, reconhe-cendo que há hoje «casos mais dramáticos que os pro-fissionais não têm capacida-de de resolver».

A empatia, o futebol e as batatas fritas

O Agrupamento de Escolas da Ericeira ilibou a educadora envolvida

naquela história do Atirei o Pau ao Gato, que acabava com “Batata Frita/Viva o Benfica”. Felizmente ainda resta algum bom-senso, depois de um fim-de-semana em que o assunto deu direito a telejornais e a comunicados inacreditáveis de clubes de futebol indignados. Não tendo qualquer clube, e não sendo adepta do talibanismo futebolístico (ou outro), pareceu-me a discussão tão insana como se tivessem aparecido por aí produtores de arroz a queixarem-se da batata frita, e aí ainda teriam a desculpa de vir em defesa de uma dieta mais saudável. No entanto, fui constatando que algumas pessoas que tenho por inteligentes, começavam a bracejar quando ingenuamente lhes falava do episódio. Decidida-mente o fundamentalismo mete medo, seja na política, na religião ou no desporto, porque transforma as pessoas, levando-as a agir ao arrepio dos valores que professam, perdendo humor e tornando-se menos esper-tas e mais violentas.

Ontem, nem de propósito, foi revelado um estudo da universi-dade de Michigan sobre a empa-tia, ou melhor a ausência dela, entre adeptos de partidos políti-cos de esquerda e de direita. Divulgado pela Time com o título “Porque é que os Republicanos e os Democratas não conse-guem sentir as dores um do outro”, conclui que a capacidade de sentir o que o outro sente é directamente condicionada pela pessoa que temos à frente (se tem ou não a camisa do nosso “clube”) e pelo nosso estado

físico e emocional. Se não nos identificamos com o outro, e estamos totalmente reféns das nossas próprias emoções, a empatia por ele é nula. Ou seja, e extrapolando para o caso, os fanáticos de um clube imaginam os adversários como umas bestas capazes de tudo. Metendo na cabeça que a educadora era “um deles”, tudo o resto veio por arrasto. Cá para mim de castigo deviam obrigar cada clube a cantar o Atirei o Pau ao Gato do adversário.

Estudo explica porque é que o ‘Atirei o Pau ao Gato’ provocou tanto disparate

Venda de combustíveis em mínimo de 2 anos O consumo de combustíveis está em queda e atingiu em Janei-ro o valor mais baixo dos últimos dois anos, com uma redução de 6,7% face ao período homólogo. Já o GPL Auto subiu 3,8%.

CLICK RUI PANDO GOMES/CM

O sector da grande dis-tribuição não se confor-

ma com a proposta do Gover-no, que considera «inoportu-na», de criação de uma taxa de saúde e segurança alimentar, e assegurou que será o consu-midor a suportar o acréscimo dos custos nos bens alimenta-res. «É um sector que já está altamente sujeito a uma car-ga fiscal elevada, pelo que nes-te contexto de crise económi-ca a nossa posição é de não concordância com esta inicia-

ALIMENTAÇÃO

É o consumidor que vai pagar nova taxa alimentar, diz APED

tiva do Governo», sublinhou a directora-geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição. Um tema que motivou os esclarecimentos da ministra da Agricultura. «Esta é uma pequena taxa que, além do mais, não se apli-ca a superfícies de área infe-rior a 400 metros quadrados», explicou Assunção Cristas, que garantiu ainda que a taxa é pequena. «O valor concreto está ainda a ser trabalhado», referiu a governante.

Page 4: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

5ª Feira · 12 de Abril de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 04

Novo máximo na taxa de desemprego no País

ros, electricistas, estucadores, jardineiros, ladrilhadores, montadores de andaimes, pe-dreiros, pintores, serralheiros, serventes, montadores de iso-lamentos, armadores de ferro e trabalhadores de estradas os mais procurados pelos empre-gadores estrangeiros.

Os empregos na área da saúde (sobretudo enfermeiros) e da restauração, hotelaria e parques temáticos também estão entre os mais procura-dos, tal como a engenharia (mecânica, electrónica, de es-truturas, naval, informática, civil e de automação) e os ope-radores de máquinas.

A taxa de desemprego em Portugal está nos

15% e, até 2014, o melhor é pre-parar-se para receber um sa-lário igual ao dos anos 80. Ou seja, menos 14% do que antes de a troika ter cá entrado. Não é, pois, de estranhar que mui-tos decidam procurar a sua sorte além-fronteiras. Para os dispostos a trocar a terra na-tal por melhores condições, a EURES, rede europeia de ser-viços de emprego, tem vagas disponíveis em toda a Europa, algumas das quais pedem mesmo trabalhadores portu-gueses. A SÁBADO revela-lhe como pode candidatar-se.

O primeiro passo é encon-trar as vagas. E, além do EURES, que tem quase 1,3 milhões de vagas disponíveis no espaço europeu, há outras formas de procurar emprego lá fora. Como o Eurojobs ou até mesmo as redes sociais (o Lin-kedIn, onde pode utilizar a palavra-chave “portuguese” para verificar primeiro os empregadores que procuram fluência em português).

São sobretudo profissionais ligados à construção civil, co-mo canalizadores, carpintei-

Arranjar emprego na União Europeia

SÉRGIO LEMOS/CM

BORIS ROESSLER/EPA

São muitas as oportunidades disponíveis no espaço comunitário

Só Espanha tem taxa mais alta que Portugal na OCDE

A taxa de desempre-go em Portugal vol-

tou a atingir um novo má-ximo em Fevereiro (15%), valor que coloca o País no segundo lugar da lista dos países da OCDE com mais desemprego, apenas ultra-passado pela Espanha.

De acordo com os dados divulgados pela Organiza-ção para a Cooperação e Desenvolvimento Econó-mico (OCDE), depois de em Janeiro ter surgido a par com a Irlanda no segundo lugar da lista com a taxa de desemprego mais elevada, Portugal superou agora

DESEMPREGO

aquele país (que se manteve estável nos 14,7%).

A taxa média nos países da OCDE manteve-se fixa nos 8,2%, mas subiu 0,1 pontos percentuais na Zona Euro (10,8%), o nível mais elevado desde o início da crise global.

Como tirar melhor partido daquilo que comemos

Produtos frescos não são iguais a produtos mais

saudáveis. Os cientistas chega-ram à conclusão de que alguns alimentos enlatados podem ser mais benéficos para o organis-mo do que aqueles que não estão em conserva. A SÁBA-DO revela as formas mais sau-dáveis de comer. Por exemplo, prefira o milho em lata à maça-roca fresca, não use azeite pa-ra fritar e beba café sem medo.

ALIMENTAÇÃO

Quanto valem os cortes feitos nos subsídios

Repor na totalidade os subsídios cortados em

nome da austeridade custaria 1065 milhões por ano, qual-quer coisa como 121 575 euros por hora (é o valor que o Esta-do estima poupar, no Orça-mento para 2012, com o seu não pagamento). São ainda menos 181,9 milhões a pagar em 2012 e 220,3 em 2013. Se não voltarem, a poupança torna-se definitiva.

AUSTERIDADEAlçada diz que Parque Escolar saiu mais barato

A antiga responsável pela tutela da Edu-

cação Isabel Alçada defen-deu ontem, no Parlamento, que a intervenção da Par-que Escolar ficou mais ba-rata do que programas idên-ticos realizados em países como França e Inglaterra e negou excessos. Em mé-dia, o preço do metro qua-drado das escolas nacionais custou 815 euros, enquan-to nas francesas ficou em 1800 euros e nas inglesas em 2500 euros.

EDUCAÇÃO

Jovens consomem cada vez mais álcool A Associação para o Estudo do Fígado receia um aumento das doenças hepáticas por álcool em pessoas jovens dentro de 10 anos devido ao consumo «cada vez mais precoce e intenso».

ASAE apreende iPads, iPhones e 50 mil euros

A operação da ASAE contra a pirataria in-

ternacional levada a cabo em parceria com as autori-dades espanholas permitiu apreender iPhones, iPads, motoserras, relógios, car-teiras e ainda 50 mil euros em notas de 100 e 500 eu-ros. A acção denominada ‘Matrix’, e que visava com-bater a comercialização de material contrafeito, foi realizada ontem de manhã em três locais do Grande Porto e um de Leiria.

OPERAÇÃO MATRIX

CLICKTIAGO SOUSA DIAS/CM

Porque o desemprego nacional não tem parado de aumentar, emigrar parece cada vez mais uma solução. A SÁBADO mostra como pode mudar de vida.

OS PORTUGUESES NO TITANIC Em Abril de 1912, um bancário algarvio e três agricultores madeirenses gastaram uma fortuna para embarcarem no navio mais luxuoso da época rumo a Nova Iorque, o Titanic. Ninguém sabe exactamente como morreram. A SÁBADO conta as suas histórias. OS PIORES EX-MARIDOS O divórcio pode não ser o fim dos problemas que muitos casais enfrentam. Pelo contrá-rio. Há quem tenha de enfren-tar a fúria dos ex-maridos mais problemáticos que, de acordo com um psiquiatra infantil, podem ser divididos em quatro grupos: a vítima, o controlador ou autoritário, o narcisista e o vingativo. A PRINCESA POUPADA A princesa Ana de Inglaterra já regateou com sequestradores, recusa quartos de hotel luxuo-sos e não tem problemas em repetir vestidos 28 anos depois. Tudo para não gastar. De resto, discutir preços, reci-clar e poupar são normas que regem a vida da segunda e única filha da rainha Isabel II. E mais, as lições de avareza terão mesmo sido aprendidas graças aos exemplos da mãe.

OUTROS TEMAS

Há mais de um milhão de ofertas só na página da EURES. E muitas são dirigidas aos portugueses.

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

AEspanha vive uma crise profunda, com desem-prego brutal,

forte recessão e inúmeros desequilíbrios. Isso signi-fica que nenhum investi-dor estrangeiro está inte-ressado em apostar no país. Errado! Uma multi-nacional planeia um projecto gigantesco de 16 mil milhões de euros. Infelizmente é o tipo errado de investidor… Las Vegas Sands é uma colossal empresa de jogo, dona de dois dos maiores casinos de Las Vegas, o Pallazo e o Venetian, este no local do histórico Sands Hotel, um dos mais antigos da cidade do pecado. Possui também o Marina Bay Sands em Singapura e o Venetian Macao, junto com múlti-plos outros hotéis e casi-nos em várias zonas do mundo. Agora planeia criar a Euro Vegas, um mega parque de apostas e divertimento, para atrair visitantes de toda a Europa. A localização está em dúvida entre Madrid e Barcelona. Compreende-se que a ideia seja acolhida com alegria e alívio pela sacrifi-cada economia espanhola, contemplando a enorme quantidade de empregos, turistas, despesas e negó-cios que este projecto vai despoletar. Provavel-mente os vizinhos, França, Itália e Portugal, andam invejosos da sorte que bafeja Espanha. Com a crise, vem mesmo a jeito. Se no meio desta discus-são alguém se atrever a referir a natureza ambí-gua da actividade, pode facilmente ser descartado como moralista, num tempo vazio de referên-cias e valores. Mas um mega parque de jogo, como os que a América e a Ásia já têm, não é coisa boa. Quaisquer que sejam os benefícios económicos, com a Euro Vegas desce-remos mais um degrau na decadência civilizacional.

Casino

Page 5: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Actualidade · www.Destak.pt · 055ª Feira · 12 de Abril de 2012

PUB

No entanto, em terra, o caos instalou-se. De acordo com as agências de notícias, todos pro-curaram refúgio nas zonas mais elevadas de Aceh, o que moti-vou engarrafamentos na maio-ria das estradas. «As pessoas entraram em pânico», repor-tava um correspondente da AFP no local. «Estão todos a sair para fora das suas casas e a abandonar os edifícios», disse ainda a mesma fonte.

Alerta também em África O sismo foi de tal forma inten-so que acabou também por ser sentido em Singapura, na Tailândia, Sri Lanka, Malásia, Bangladesh e Índia. E os aler-tas de tsunami não se ficaram pela Indonésia, tendo ainda sido emitidos, por motivos de segurança, em duas regiões costeiras africanas: no Quénia e na Tanzânia.

A reacção foi imediata: depois do alerta, cente-

nas de pessoas encheram as ruas de Banda Aceh, correndo em busca de abrigo. Partilha-vam o medo e a memória, ain-da bem viva, do que se passou em 2004, quando um tsunami ceifou milhares de vidas, des-truindo a região. Mas apesar da magnitude dos dois sismos registados ontem na Indonésia – um de 8,6 e o outro de 8,3 –

e do consequente alerta de tsu-nami, tudo não passou de um grande susto.

Segundo as autoridades norte-americanas, o primeiro sismo ocorreu a cerca de 440 km de Banda Aceh. Pouco de-pois, o Centro de Alerta de Tsu-namis do Pacífico dava conta da formação de uma onda gi-gante, observada em algumas estações de medição do nível do mar próximas do epicentro.

Mas, explicava o Serviço de Meteorologia português, «ten-do em conta o mecanismo de geração do sismo», que foi do-minado «por uma componen-te de deslocamento horizon-tal», não se esperava que atin-gisse proporções verificadas anteriormente. E assim foi. De tal maneira que o alerta acabou mesmo por ser cancelado. O medo levou centenas a sair para as ruas em busca de refúgio

INDONÉSIA Dois sismos de elevada magnitude semearam o caos e o pânico

Aceh revive pesadelo com alerta de tsunamiTudo não passou de um grande susto. Alerta recordou sismo de 2004, que matou milhares de pessoas.

HOTLI SIMANJUNTAK/EPA

CARLA MARINA MENDES [email protected]

A embaixada lusa na Tailândia estava «atenta» ao alerta

mas, segundo o embaixador Jorge Pereira, não tinham sido reportados quaisquer incidentes com portugueses. Um dos cidadãos nacionais que se encon-trava em Banda Aceh estava «bem», tendo-se refugiado nas montanhas, disse à agência Lusa fonte da embaixada.

Embaixada nacional «atenta» à situação

Foram sentidos dois sismos, o primeiro de 8.6 de magnitude e o segundo de 8.2

SÍRIA

Kofi Annan confia em acordo de paz hoje

Um dia depois de transgredido o prazo

para Bashar al-Assad come-çar a retirar as suas tropas do terreno, Kofi Annan acredita no cumprimento do acordo de Paz e deposita as últimas esperanças no Irão, velho aliado da Síria. A ma-nhã de hoje é o último ‘dead-line’, onde se prevê um ces-sar-fogo definitivo. A China já deixou um apelo à paz.

PERU

Mineiros resgatados após seis dias presos

Pouco passava das sete da manhã no Peru

quando os nove trabalhado-res começaram a sair pelo próprio pé da mina onde es-tavam encurralados há seis

dias. Os homens usavam óculos escuros para proteger os olhos da claridade e esta-vam enrolados em cobertores aquando do resgate. Recorde-se que os mineiros tinham sido apanhados quinta-feira por uma avalanche rochosa a 250 metros de profundidade numa galeria de uma mina de cobre.

RÚSSIA

Putin quer Rússia entre as melhores economias

O primeiro-ministro e presidente eleito russo,

Vladimir Putin, anunciou que a Rússia estará entre as cinco primeiras economias mundiais nos próximos três anos. A pre-visão de Putin baseia-se no vo-lume do produto interno bruto calculado em função da pari-dade do poder de compra. Re-corde-se que, no fim de 2010, a Rússia ocupava o 8.º lugar quanto a essa paridade.

MUNDO

Demência afecta 35,6 milhões de pessoas

Mais de 35 milhões de pessoas são afectadas

por demência em todo o mun-do, número que pode duplicar em 2030 e mais do que tripli-car em 2050, mas há falta de informação sobre o problema. O alerta foi lançado pela Orga-nização Mundial de Saúde que acrescenta que os custos para tratar e cuidar dos dementes estão estimados em 460 mil milhões de euros por ano.

SUDÃO

Negociações com Sudão do Sul suspensas

O parlamento do Sudão suspendeu as negocia-

ções com o Sudão do Sul e chamou a delegação de Car-tum que participa nas discus-sões em Addis Abeb após um segundo dia de combates en-tre o Sudão e o Sudão do Sul numa disputada região petrolí-fera na fronteira comum. Se-gundo a rádio oficial sudanesa, o parlamento anunciou igual-mente a «mobilização e estado de alerta» da população.

NO

GLOBOPapademos quer eleições na Grécia a 6 de Maio

O primeiro-ministro Lucas Papademos vai pedir ao presidente grego que convoque as legislativas para

6 de Maio, nas primeiras eleições desde a crise da dívida. Os partidos antiausteridade estão à frente das sondagens.

Page 6: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

5ª Feira · 12 de Abril de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

mínio volta a ser, pelo 2º ano seguido, ibérico, com o Spor-ting – único dos “grandes” au-sente a época passada nesta fase da prova – a ser agora a única equipa lusa entre três espanholas (repete-se 06/07).

Entretanto, Sapunaru e o administrador da SAD portis-ta Reinaldo Teles entregaram ontem em Bucareste o troféu da Liga Europa, onde será a fi-nal ibérica, a 9 de Maio.

O Sporting deu ontem uma conferência de imprensa

com os capitães das equipas de futebol, futsal e andebol que vão disputar meias-finais europeias. Carriço garantiu que o futebol leonino quer ir à final e tem «máxima ambição».

Espanha e Portugal po-dem ter as taxas de de-

semprego mais altas da Euro-pa e viver tempos difíceis, mas no futebol as últimas duas épocas foram perfeitas. Na temporada passada Portugal dominou na Liga Europa, com três equipas em quatro possíveis nas meias- -finais – a única não portuguesa eram os es-panhóis do Villarreal, mas a vitória final foi do FC Porto, campeão em título. Na Cham-pions haviam duas equipas espanholas (Real e Barça de-frontaram-se, com a vitória a ser dos catalães, os actuais campeões europeus).

Este ano o Benfica esteve perto de seguir para as meias--finais da Champions, mas fa-lhou frente ao Chelsea. Ainda assim, Real Madrid e Barça são os favoritos a ter lugar na final. Já na Liga Europa o do-

PROVAS EUROPEIAS Península Ibérica leva seis equipas às meias-finais da Champions e da Liga Europa

Domínio ibérico de volta à Europa da bola

Sporting presente em três meias-finais

Portugal já garantiu 5.º lugar no ranking da UEFA na próxima época. Sporting está em três meias-finais.

JOÃO TOMÉ [email protected]

DR

Sporting eliminou Metalist para voltar às meias- -finais da Liga Europa, sete anos depois da última vez

Cardinal pode ter recebido 2 mil euros por favores

O presidente leonino confirmou ontem que

a PJ está a investigar o ár-bitro assistente José Car-dinal. Em causa o facto de terem aparecido 2 mil eu-ros na conta de Cardinal antes do Marítimo-Spor-ting para a Taça de Portu-gal, jogo de que foi dispensa-do por «motivos pessoais». O presidente da Liga de Clubes não quis comentar um «caso de polícia» e o se-cretário de Estado do Des-porto espera que os factos sejam apurados.

JUSTIÇA

Taça da Liga distribui 800 mil euros a finalistas

O presidente da Liga de Clubes, Mário Fi-

gueiredo, apresentou on-tem o troféu da Taça da Li-ga e explicou que a prova disputada no próximo sá-bado (20h45) entre Benfi-ca e Gil Vicente «é um mo-delo de sucesso». O dirigen-te espera que a final «seja uma festa do futebol, onde a harmonia, a ética e o res-peito estejam presentes». A competição vai distribuir 4 milhões de euros e os dois finalistas devem receber, cada um, cerca de 800 mil euros, valor igual a uma vitória na Champions.

APRESENTAÇÃO

DR

Mário Figueiredo apresentou troféu em disputa no sábado

LUSA

PJ investiga árbitro Cardinal por corrupção

O Real Madrid sofreu ontem à noite no dérbi

da capital espanhola, mas ba-teu o Atlético de Tiago (foi titular) e Falcao (marcou um belo golo de cabeça) graças a duas “bombas” e um penálti de Ronaldo, que fez um hat-trick e ultrapassa Messi na lista de melhores marcadores – tem 40 contra 39 do argentino. A vitória permite aos madridis-tas manterem o Barça a qua-tro pontos de distância – os ca-talães golearam na terça-feira o Getafe. Callejón fez o último Ronaldo marcou de livre, num belo remate e ainda de penálti

LIGAS EUROPEIAS

Hat-trick de Ronaldo mantém Real segurogolo do Real. Na Liga inglesa o Man. City foi o grande bene-ficiado da jornada 33 já que goleou o West Bromwich por 4-0 (Aguero bisou) e viu o rival da cidade, o United, perder com o Wigan – a equipa de Ferguson fica com mais cinco pontos que o City. O Arsenal goleou os Wolves e mantém- -se em 3º. Em Itália, a Juve manteve-se na liderança ao bater por 2-1 a Lazio – o Milan está a um ponto. A Roma ba-teu bateu a Udinese (3-1) e su-biu ao 5º posto da Serie A.

DR

FC PORTO

Janko não quis desrespeitar lusos O austríaco Marc Janko, do FC Porto, emitiu ontem um comunicado onde assegurou que nunca quis desrespeitar os portugue-ses e Portugal na entre-vista que deu a um jornal austríaco (onde disse que no «norte trabalha-se e no sul gasta-se») e no que tem escrito nas suas redes sociais, onde tem falado dos adversários.

LIGA

Inquérito averigua incidentes em Braga A Inspecção-Geral da Administração Interna instaurou processo de inquérito a incidentes du-rante o Sp. Braga-FC Por-to. A averiguação acon-tece depois de um vídeo que mostra a PSP numa carga sobre adeptos.

BENFICA

Manuel Sérgio defende Jorge Jesus Jorge Jesus foi ontem defendido por Manuel Sérgio, consultor das águias, que pediu paciên-cia aos adeptos numa entrevista à Renascença. O técnico do Benfica tem sido criticado e ilustres como Rui Rangel e Antó-nio Figueiredo têm defen-dido a saída de Jesus.

ITÁLIA

Rui Costa elogia Witsel e Villas-Boas Rui Costa garantiu a um jornal italiano que Witsel pode ter sucesso nas principais Ligas e André Villas-Boas não irá sofrer pela saída do Chelsea.

10 SEGUNDOS

5.º lugar da selecção

portuguesa, que subiu dois lugares no ranking

da FIFA. Espanha lidera.

LIGA EUROPA 10/11 MEIAS-FINAIS

FC PORTO 7-4 VILLARREAL BENFICA 2-2 SP. BRAGA FINAL

FC PORTO 1-0 SP. BRAGA LIGA DOS CAMPEÕES 10/11 MEIAS-FINAIS

SCHALKE 04 1-6 MAN. UNITED REAL MADRID 1-3 BARCELONA FINAL

BARCELONA 3-1 MAN. UNITED LIGA EUROPA 11/12 MEIAS-FINAIS

AT. MADRID 19/04 VALENCIA SPORTING 19/04 ATH. BILBAO

LIGA DOS CAMPEÕES 11/12 MEIAS-FINAIS

BAYERN MUN. 17/04 REAL MADRID CHELSEA 18/04 BARCELONA

A presença do Sporting nas meias-finais da Liga Europa

tirou as dúvidas: Portugal ga-rantiu o 5.º lugar no ranking da UEFA, deixando França para trás. O 5.º posto permite que o 3.º da Liga vá directamente para o play-off da Champions.

Portugal garante 5.º lugar na UEFA

6-2 Península ibérica tem

seis equipas nas quatro

meias-finais e resto da

Europa tem duas

40 golos de Ronaldo na La Liga a seis jogos do fim

39 golos marcados por

Messi na La Liga

Page 7: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

www.Destak.pt · 075ª Feira · 12 de Abril de 2012

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

Os contos recolhidos no século XIX pelo famosos

e alemães irmãos Grimm con-tinuam mais vivos do que nun-ca no cinema. Um desses con-

tos de fadas é a história de Branca de Neve. Apesar de ser uma personagem com mais de 200 anos, continua a inspirar vários filmes que a têm como protagonista. Além desta comédia, Espelho Meu, Espelho Meu! Há Alguém Mais Gira do Que Eu?, no final de Maio estreia outro filme com a mesma personagem; A Branca de Neve e o Caçador, uma acção de fantasia com Kristen Stewart e Charlize Theron.

Do espelho para o reino A comédia que estreia esta se-mana tem como protagonista

ESTREIA ‘Espelho Meu, Espelho Meu! Há Alguém Mais Gira do Que Eu?’

Branca de Neve contra uma vil Julia Roberts

Julia Roberts faz de rainha má nesta comédia em que a Branca de Neve se junta a sete anões para derrubar o regime opressor da rainha.

JOÃO TOMÉ [email protected]

DR

A jovem Lily Collins é Branca de Neve, que terá de fazer de tudo para tirar do trono a rainha má, Roberts

OUTRAS ESTREIAS

Amanda Seyfried é a grande protagonista deste thriller intenso sobre raptos e memó-rias. A jovem actriz de 26 anos, que tem protagonizado vários filmes desde que entrou no musical Mamma Mia, ao lado de Meryl Streep, é Jill Parrish, uma jovem que após chegar a casa do trabalho descobre que a sua irmã Molly desapareceu. Jill está convencida que Molly foi sequestrada pelo mesmo assas-sino em série de quem escapou no ano anterior e por isso sabe que, ao pôr-do-sol, Molly será morta. Só que a polícia não

THRILLER

‘Gone – 12 Horas para Viver’

acredita nela porque o buraco de onde escapou nunca foi encontrado e Jill tenta desesperadamente, e sozinha, resgatar a irmã. Com pouca gente em quem confiar e determinada em encontrar a irmã para que não seja tarde demais, esta é uma corrida contra o tempo.

Este filme francês premiado em Cannes fala numa pequena aldeia liba-nesa, onde um grupo de mulheres, cansadas da inú-til guerra civil, tenta apazi-guar as tensões entre os homens cristãos e muçul-manos, por todos os méto-dos possíveis e imaginários.

COMÉDIA/DRAMA

‘E agora, onde vamos?’

A ocupação de uma herdade ribatejana, há 37 anos, logo após a Revolução de Abril, registada num filme de um realizador ale-mão, é recuperada e analisada neste Linha Vermelha, documen-tário de José Filipe Costa pre-miado no festival IndieLisboa em 2011. Em Lisboa, algumas sessões de Abril serão acompanhadas de debates, no cinema City Alvalade, com historiadores, estudiosos e realizadores, a propósito da relação entre o cinema e a Revo-lução, sobre o cinema compro-metido e militante e sobre o valor da imagem. O documentário

DOCUMENTÁRIO

‘Linha Vermelha’, de Filipe Costa

recua a 1975, altura em que o alemão Thomas Harlan realiza o documentário Torre Bela, sobre a ocupação de uma grande herdade no Ribatejo, propriedade dos duques de Lafões. Acom-panhamos relatos actuais com pedaços do filme numa obra que retrata o PREC.

TAMBÉM ESTREIA

Filme alemão chamado ‘Três’ Este filme alemão de Tom Tykwer, nomeado para um Leão de Ouro no festival de Veneza, é um drama pas-sado em Berlim sobre um casal aborrecido que, sem saber como se apaixona pelo mesmo homem, o fascinante Adam. Uma relação a três que se torna pecu-liar e estranha.

PRÉMIO

Cinema luso no Uruguai O filme de Solveig Nordlund, A Morte de Carlos Gardel, 1.ª adaptação ao cinema de uma obra de António Lobo Antunes, con-quistou o prémio da crítica na 30.ª edição do Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai.

O Panorama 2012 abre amanhã (21h) no

São Jorge, em Lisboa, com uma sessão dedicada à Ima-gem Muda, tema dos Per-cursos no Documentário Português, recriando o ambiente vivido no V Con-gresso da Crítica, em 1931. A mostra revisita documen-tários como Douro, Faina

Fluvial (1931), Nazaré, Praia de Pescadores (1929) e Alfama, a Velha Lisboa (1930). Noiserv vais musicar dois dos filmes.

MOSTRA

Panorama no São Jorge

Noiserv vai musicar dois documentários antigos

DR

Três amigos criam uma festa que ganha vida e peripécias próprias

DR

Mega festa ‘Projecto X’Tudo o que tenha X no título parece ser ape-

lativo e misterioso. Este fil-me do britânico Nima Nouri-zadeh, escrito e imaginado por Michael Bacall (que es-creveu filmes como Scott Pilgrim Contra o Mundo) durante muito tempo teve o nome provisório de Projec-to X, mas a atenção que ganhou foi tanta que passou

COMÉDIA

a ser o nome final do filme. Acompanhamos três jovens amigos (Thomas Mann, Oliver Cooper e Jonathan Daniel Brown) que pretendem sair do anonimato e criar uma festa inesquecível. Só que aquilo que começaram depressa ganha dimensões gigantescas, à me-dida que a palavra se espalha e a festa escapa por completo ao seu controlo.

Julia Roberts e é uma versão bem diferente do conto origi-nal e do filme que estreia em Maio. Trata-se de uma rainha má que consegue ganhar o controlo de um reino que não é seu com um governo sem pie-dade que incomoda tudo e to-dos. Só que Branca de Neve (Lily Collins), uma princesa exilada, junta sete anões rebel-des para tentar destronar a rainha má, recuperar o reino e conquistar o seu príncipe. Não falta inveja, magia, aven-tura e romance num filme que conta ainda com Armie Ham-mer como Príncipe e Nathan Lane como servo desastrado.

Page 8: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

5ª Feira · 12 de Abril de 2012www.Destak.pt · 08

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

TOP MÚSICA 1 (= 1*) En Acústico Pablo Alborán 2 (N) Quinto António Zambujo 3 ( 4*) Alma Carminho 4 ( 7*) As Canções da Maria Maria de Vasconcelos 5 ( 8*) Missy M Missy M 6 (= 6*) Seasons David Fonseca 7 ( 2*) MDNA Madonna 8 ( 3*) Nada é Possível Supernada 9 ( 5*) Blasted Generation Blasted Mechanism 10 ( 9*) 21 Adele * Posição na semana anterior FONTE: ASSOCIAÇÃO FONOGRÁFICA PORTUGUESA AC NIELSEN PORTUGAL

concerto de comemoração dos 30 anos dos GNR e foi muito bem recebida em Espanha, com concertos em Barcelona, Cartagena e Madrid, onde The Cherry on My Cake está também editado e já alcançou o 7º lugar do top iTunes.

Quem já a viu ao vivo, sabe que Luísa Sobral

é contagiante. Desde a sua presença à sua voz, passando pelo espírito com que canta qualquer música, tudo é vi-ciante no seu espectáculo ao vivo. Depois de Torres Novas, Seia, Braga e Leiria, chegou a vez de a ouvir ao vivo e a cores em dois concertos em nome próprio, no Porto e em Lisboa. Amanhã, a Casa da Música recebe o espectáculo, que se repete no Grande Au-ditório do Centro Cultural de Belém no sábado.

Na sequência do sucesso do álbum The Cherry on my Cake – que já atingiu disco de ouro – e de um ano com mui-tos concertos, a autora e intér-prete de Not There Yet e Xi-co reservou algumas surpre-sas para estas duas noites.

Recorde-se que Luísa So-bral já passou por diversos pal-cos portugueses como o do Festival Sudoeste, Vodafone Mexefest, Cascais Cooljazz Fest, Festival MED e inúmeros auditórios. Participou ainda no

CONCERTOS A cantora apresenta-se nos próximos dias no Porto e em Lisboa

Luísa Sobral em nome próprioDepois de somar inúmeros sucessos, Luísa Sobral mostra ao vivo o disco ‘The Cherry on My Cake’.

FILIPA ESTRELA [email protected]

DR

Porto Casa da Música, a 13 de Abril, às 21h30 Lisboa Grande Auditório do CCB, a 14 de Abril, às 21h Preço desde 5 euros

O espectáculo da Casa da Música já está esgotado. O do CCB é sábado

Boss AC (dia 6), Rui Velo-so (7), Quim Barreiros (8),

Xutos & Pontapés (10), Buraka Som Sistema (12) e Basic Black, vencedora do concurso Salta da garagem para o palco principal da Queima, são os cabeça-de- -cartaz de música nacional da Queima do Porto, que arranca dia 6 de Maio e acaba a 13. A Queima terá mais de 120 barra-quinhas no queimódromo e fe-cha com a tradicional ‘Garraia-da’ na Póvoa de Varzim. Os bilhetes custam sete euros pa-ra estudantes e 13 para o geral.

PORTO

Boss AC abre a Queima Confirmados a Sudoeste

A organização confir-mou mais três nomes

para o Sudoeste, que volta a levar boa música e boa onda à Zambujeira do Mar. O britânico James Morri-son regressa ao festival no âmbito da sua digressão de Verão, no dia 3 de Agosto. No mesmo dia sobe ao palco o rookie do ano Ben Howard. Glen Hansard, o irlandês multifacetado ven-cedor de um Óscar da Aca-demia, actua na véspera.

FESTIVAL

Martini em Famalicão

Depois de Tomar, os Linda Martini ac-

tuam esta sexta-feira no Grande Auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Na bagagem, os Linda Martini levam o último registo de originais, Casa Ocupada, de onde já foram retirados os singles Belarmino, Mulher-a-dias e Juventude sónica. O es-pectáculo começa às 21h30, com os bilhetes a serem vendidos a oito euros.

CONCERTO

Simone vem a Portugal

É uma das melhores e mais respeitadas

cantoras brasileiras e vol-ta ao nosso país para mos-trar o espectáculo Especial Pra Você. Simone conse-gue reunir o melhor da sua carreira de 40 anos num concerto que pode ser visto hoje, no Coliseu dos Recreios, no dia 14, no CAE da Figueira da Foz e no dia 15, na Casa da Música, no Porto, sempre às 21h30. Preço de 25 a 65 euros.

DIGRESSÃO

Português actua no primeiro dia da Queima das Fitas do Porto

SÉRGIO LEMOS/CM

Foi um grande aconteci-mento para todas as rádios do grupo R/com: a atribuição pelo Presidente da República do título de membro honorá-rio da ordem de mérito à Rádio Renascença, que esta semana fez 75 anos. A RFM faz orgulhosamente parte deste grupo e, por isso, foi emocionante para mim ver reconhecido, ao mais alto nível, o trabalho e a dedi-cação de todos os dias. Mas é também um grande acon-tecimento para quem nos ouve. Para os ouvintes de

«A RFM É MAIS UM ELEMENTO DA FAMÍLIA»

Um título que me comove

sempre e para aqueles que chegam, experimentam e ficam. Gostava que sou-bessem que podem contar sempre connosco nas horas mais alegres e nos períodos mais conturbados. Costumo pensar que a RFM é mais um elemento da família que entra pela casa de cada por-tuguês e com quem é possí-vel dialogar, rir, aprender e brincar todos os dias. Com uma vantagem: não pernoi-tamos nem damos despesa, o que nos dias que correm faz toda a diferença.

CARLA ROCHA 2.ª a 6.ª Café da Manhã 6h às 10h

[email protected]

VOZES DA RÁDIO

Amanhã, sexta-feira, a pro-pósito da edição do CD do

Palco Sunset do Rock in Rio, um disco RFM que reúne duetos especiais registados num dos mais populares pal-cos do Rock in Rio, o Café da Manhã vai receber uma das

duplas que vai actuar dia 1 de Junho nesse palco: Boss AC e Zé Ricardo. A RFM é a rádio oficial do Rock in Rio Lisboa 2012 e conta-te tudo sobre o o maior evento de música e entretenimento do mundo. Sabe mais em rfm.pt

Boss AC toma o Café da Manhã na RFM

Page 9: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

www.Destak.pt · 095ª Feira · 12 de Abril de 2012

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

MIÚDOS E GRAÚDOS

SÁBADO

‘Flash mob’ em Santa Catarina O grupo Killa Mon-key realiza uma ‘flash mob’ na Rua de Santa Catarina e no centro comer-cial Via Catarina, a partir das 15h20. A inciativa conta com a presença de bai-larinos que irão dançar ao som do single de apresen-tação Sou Melhor.

DOMINGO

Jardins cheios de histórias O Núcleo do Porto da Quercus está a promover a oficina Jardins que contam histórias, «uma forma diferente de sentir e conhecer os nossos jardins». Domingo é dia de conhecer os jardins do Palácio de Cris-tal. Inscrições em [email protected]

Herman José estará este sábado à noite na

Casa das Artes de Fama-licão para uma viagem por mais de 30 anos de carrei-ra. Do ‘Tony Silva’ ao ‘Se-rafim Saudade’, da ‘Maxi-miana’ ao ‘Nelo’, do ‘José Esteves’ ao ‘Diácono Remé-dios’, acompanhando-se a si próprio de viola, piano e viola baixo, Herman José

recupera êxitos como A Canção do Beijinho, o Saca o Saca Rolhas, ou o Vamos Lá Cambada. O espectáculo começa às 21h30.

CASA DAS ARTES

Herman em Famalicão

Baixa, Bairro dos livros

A partir de 14 de Abril, todos os segun-

dos sábados de cada mês será dia de os portuenses irem ao Bairro dos Livros. O convite para passarem um dia na companhia de escritores, ‘diseurs’, músi-cos e poetas do Porto é dos livreiros e alfarrabistas da cidade, que querem abrir ao público estes espaços co-merciais com um novo pro-grama cultural e descontos nos livros. Tudo na Baixa.

PORTO

‘Castelo em três actos’

O Castelo de Gui-marães é invadido no

sábado pelos Footsbarn Tra-velling Theatre – uma das mais emblemáticas com-panhias itinerantes interna-cionais, naquele que será o primeiro momento do pro-jecto O Castelo em 3 Actos, assente na importância do monumento para a cidade. A ‘invasão’ inicia-se às 18h com um ‘abraço’: uma cor-rente humana ao berço de D. Afonso Henriques.

GUIMARÃES

One (Her)Man Show mistura música com muito humor

DR

SÁ DA BANDEIRA

‘mendes.come’ para ver no sábado Estreia este sábado, às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, o espectáculo men-des.come, com – 30 anos de carreira, com Fer-nando Mendes, Cristina Areia, António Vaz Mendes e Luís Portugal. COLISEU DO PORTO

Noite de tributo a Michael Jackson O Coliseu do Porto recebe na próxima segunda- -feira, às 21h30, o espec-táculo Moonwalker, um tributo a Michael Jackson que conta com a presença de Frederick Henry, um dos três imitadores de Jackson mais reconheci-dos a nível mundial.

TOME

NOTA

instituição – demonstram a verdadeira essência desta área, num encontro que se cen-tra nos afectos e no valor que estes assumem no bem-estar mental.

A sessão é aberta ao públi-co e acontece entre as 11h e as 13h na biblioteca do Instituto de Bioética.

Além de uma oportunidade de reflexão sobre a actividade

do cérebro humano, Mente – À sexta-feira explica a influência que a neurociência – também designada como a ciência do cérebro – possui ao nível do tra-balho mental e da vida espiri-tual. As próximas sessões cen-tram-se na neurobiologia das virtudes, da sabedoria do idoso e dos fundamentos da ética.

Amanhã, a Católica Por-to debruça-se novamen-

te sobre os mistérios da men-te, desta feita sobre os contor-nos biológicos do amor. Por-que é que o homem se apaixo-na, de que forma a mente dis-tingue os tipos de amor ou a importância que este senti-mento assume a nível mental são apenas algumas das questões analisadas durante a sessão Neurobiologia do amor.

Daniel Serrão e António Já-como – coordenadores do ci-clo de seminários promovido pelo Instituto de Bioética da

SESSÃO Católica Porto desvenda os contornos biológicos do amor

Amor anda de cabeça no ar

Reflexão sobre o cérebro humano

Daniel Serrão e António Jácomo vão pensar o amor. Sabe como se apaixona? Eles vão explicar.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

123RF

Iniciativa realiza-se no Campus Foz da Católica Porto

PUB

Page 10: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

5ª Feira · 12 de Abril de 201210 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

Actriz é a capa de Maio da revista ‘Harper’s Bazaar’

A actriz espanhola Penélope Cruz é a es-

trela da edição de Maio da revista ‘Harper’s Bazaar’. Fotografada por Terry Ri-chardson, a sensual actriz aparece na capa da revista com um decote ousado e revela à publicação que as suas prioridades mudaram depois de ter sido mãe pe-la primeira vez em Janeiro de 2011. «Talvez faça um filme por ano, talvez dois, mas não será mais do que isso», sublinha Penélope Cruz.

‘HARPER’S BAZAAR’

Contagem decrescente

Smash, a nova pro-dução de Steven Spi-

leberg, e GCB, dos criado-res de O Sexo e a Cidade, são as duas principais apos-tas do novo canal AXN Whi-te, que começa as suas transmissões no próximo sábado, 14 de Abril, substi-tuindo o Sony Channel. Os pilares do AXN White são as séries de comédia (por exemplo, Dois Homens e Meio ou Community) e dra-ma (a 3ª temporada de Má-goas de Grandeza) e o cine-ma (Billy Elliot, Beleza Ame-ricana ou Maridos e Mulhe-res).

AXN WHITE

DR

Novo canal vai contar com duas produções de peso

DR

Penélope deslumbra

SIMPSONS

A cidade imaginária de Springfield existe O segredo mais bem guarda-do da série de animação nor-te-americana Os Simpsons foi revelado. Após 23 temporadas em antena, o criador da famí-lia de Bart e Marge disse que a cidade imaginária de Springfield, onde decorre to-da a acção, fica no estado de Oregon. A verdadeira Spring-field fica a 160 km da terra natal de Groening, Portland. Recorde-se que a série Os Simpsons, criada em 1987, cumpriu o episódio número 500 no mês de Fevereiro e teve como convidado o fundador do portal Wikileaks, Julian Assange.

RTP1

Séries nomeadas no festival de Monte-Carlo

A RTP1 tem duas séries no-meadas para a 52.ª edição do Festival de Televisão de Mon-te-Carlo, o principal festival internacional de programas de televisão. A série Os Com-padres encontra-se nomeada na categoria de Melhor Série de Comédia e a série Velhos Amigos está nomeada para

Melhor Série Dramática. Nicolau Breyner e Fernando Mendes estão ainda nomea-dos para Melhor Actor de Comédia, assim como Rosa do Carmo e Ana Zanatti na categoria feminina.

FOX LIFE

A Pipoca Mais Doce dá dicas de beleza na TV

A Fox Life tem uma nova ru-brica diária em antena bapti-zada de Diário Pipoca Mais Doce. Como o nome revela, o programa é da responsabili-dade de Ana Garcia Martins, que assina o blogue ‘A Pipoca Mais Doce’, e traz dicas de beleza, moda e lifestyle. As tendências que não podem faltar nos closets esta Prima-vera, as cores que marcam a estação e até as peças-chave para um look trendy são algu-mas das temáticas em foco.

‘ASAS DO DESEJO’

Reportagem da TVI nomeada fora do País

A reportagem da TVI Asas do Desejo, da jornalista Alexan-dra Borges, foi nomeada para o Festival Internacional de Televisão Mónaco. A peça aborda a sexualidade na deficiência e os dramas das famílias e das pessoas com dificuldades físicas e mentais.

NAS

ESTRELASRoony Mara em filmagens

Rooney Mara da saga Mille-nium, foi vista em Nova Iorque

de novo visual, sem piercings e loura para um novo filme.

«É este o aspecto do sucesso» JANET JACKSON

Aos 45 anos, protagoniza campanha de perda de peso,

visivelmente mais magra

pretado por António Capelo. Com as rodagens a andar, a agora actriz espalha sensuali-dade, mas também talento no filme que tem estreia marcada para o Outono.

Toda a equipa tem sido unânime em destacar o bom de-sempenho de Cláudia Jacques, que aos 47 anos assume um papel exigente e desafiante. Ou-tro ponto positivo desta parti-cipação tem sido «a química en-tre os dois protagonistas», que esteve mais uma vez em desta-que na cena rodada esta sema-na no Hotel Infante Sagres, no Porto. De salientar que as filma-gens estão a poucos dias de ter-minar e esta semana foi filma-da uma das cenas que aborda o tema da violência doméstica e do bullying. A Parede é uma produção da Filmógrafo com

Desde a participação no reality show Perdidos na

Tribo, a relações públicas não pára. Em Março, lançou o seu segundo livro, Perdi-da na Etiópia, que retrata a experiência do programa, e em Abril tem brilhado nas passerelles e foi embaixa-dora da Expocosmética.

É a primeira vez que representa, mas pare-

ce estar no bom caminho. Como haviamos noticiado, a relações públicas Cláudia Jacques estreia-se no mun-do do cinema no filme A Pa-rede com um papel extre-mamente exigente que re-trata uma mulher da alta so-ciedade portuguesa vítima de violência doméstica por parte do marido, papel inter-

‘A PAREDE’ Filme marca a estreia de Cláudia Jacques como actriz

Uma estrela em ascensão

Agenda cada vez mais preenchida

Novo filme de Carlos Costa estreia no Outono e promete surpreender os mais exigentes.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

DR

assinatura de António C. Va-lente, Gustavo Leal e Carlos Costa (que também assina a realização), com Francisco Vidinha como Director de Fotografia e Bernardo Mon-teiro e Pedro Mourão na Direcção Artística.

Cláudia Jacques e António Capelo dão vida a um casal da alta sociedade portuguesa com problemas de violência doméstica no novo filme de Carlos Costa ‘A Parede’. A química e a empatia entre os actores têm sido constantes e os elogios à participação da relações públicas não ficam atrás.

Page 11: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

PUB

Page 12: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell
Page 13: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Classificados · www.Destak.pt · 135ª Feira · 12 de Abril de 2012

Page 14: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

PUB

Page 15: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

5ª Feira · 12 de Abril de 2012 · 15

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Pas-satempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tava-res; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIREC-TOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Re-go, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Lu-ís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (pla-neamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DE-PARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

Uma tristeza! Raramente frequento as salas de cinema dos grandes empórios comerciais. Vou ao King, ao Lon-dres, ao Saldanha e ia ao Quarteto e ao Nimas… Há dias fui ao Alma-da Fórum ver “Tabu”. Um fiel re-trato da nossa mentalidade colec-tiva num período importante da nossa história: o raiar do fim do colonialismo. Era feriado e ainda por cima estava de chuva (feliz-mente) de maneira que estive quase meia hora para tirar bilhete. Mas, infelizmente, aquela sala, es-tava quase às moscas. Oito pes-soas. Ali estava um dos milhentos exemplos do nosso patriotismo que quase se expressa apenas através da selecção de futebol. Depois lamentamo-nos pelo país que temos…

A única vantagem é que me safei da “tortura da pipoca”. O enervante ruminar do milho tor-rado acompanhado da respectiva beberagem açucarada e viciante que é um dos grandes símbolos do império. Uma tristeza! Excepto o filme, claro! Parabéns ao produtor, ao realizador e aos actores.

Francisco Ramalho CORROIOS

Vai tocar a todos

Estou a escrever estas linhas para avisar quem quiser saber que por causa da crise e da austeridade fui forçado a parar o meu carro na

garagem e que em resultado disso algumas das grandes empresas portuguesas vão ver os seus negó-cios prejudicados.

Assim, nos próximos doze me-ses, os senhores das gasolineiras vão vender menos 1200 litros de gasolina, os da portagem vão co-brar menos 730 passagens, os da seguradora vão receber menos dois prémios de seguro semestrais e os do hipermercado vão deixar de me ter lá a fazer as compras do mês, pois não é viável trazer às costas no autocarro quinze sacos de compras, que incluem congela-dos, mais o leite, fraldas, a comida do cão e 48 rolos de papel higié-nico.

Aos senhores destas empresas tenho a dizer o seguinte: não se ponham a pau e não pressionem quem têm de pressionar a fim de assegurarem que os pobres con-seguem andar de carro e vão ver se daqui a dois ou três dias tam-bém não fecham o estaminé.

Nuno Duarte PORTO SALVO

Viva o Teatro

O Grupo Mérito Avintense estreou a peça “Joana, a Donzela”, no dia 31 de Março, nas instalações da colectividade, com casa cheia. O público ficou fascinado com tão bela representação e tudo isto só foi possível pela brilhante encena-ção a cargo de Manuel Ramos Costa.

O elenco de vinte pessoas em palco superou positivamente, por-que a dedicação e o empenho dos personagens foi presente em toda a representação.

A actriz principal, Andreia Ro-cha, que representou Joana d’Arc, vestiu de tal forma o seu papel que deslumbrou e cativou o público [...]. A Inês Azevedo, a mais peque-nina do elenco, foi “estrela” em palco pela sua graciosidade. A ce-nografia, luz, som e vídeo foram elementos bem orientados e de-ram um resultado final ao mais alto nível [...].

No final o público [...] foi sur-preendido pela qualidade do es-pectáculo que envolveu todos os presentes e, mais uma vez, a crise não foi sinónimo de derrota, mas sim de luta e coragem, porque co-locar em palco esta belíssima peça não foi fácil, só ultrapassando grandes dificuldades que só foram vencidas pelo carinho e amor à camisola que dedicaram todos os colaboradores e actores de uma colectividade com 102 anos de existência [...]. VIVA O TEATRO.

Ana Santos V. ANDORINHO

Chegou a PRIMAVERA

E o IRS e os outros impostos são maiores/Agora os passarinhos também pagam/As árvores estão de novo folhadas/E as alienadas também pagam? Não pagam?

A Minoria Silenciosa

BRAGA

AMANHÃ 4º MÍNIMA

14º MÁXIMA

HOJE 8º MÍNIMA

16º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 10º MÍNIMA

15º MÁXIMA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

13º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 8º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ 7º MÍNIMA

17º MÁXIMA

FARO

HOJE 11º MÍNIMA

20º MÁXIMA

AMANHÃ 11º MÍNIMA

19º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 11º MÍNIMA

17º MÁXIMA

AMANHÃ 12º MÍNIMA

16º MÁXIMA

PORTO

HOJE 9º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

14º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE*****

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Espécie de serpente venenosa das regiões tro-picais, cujo pescoço se dilata, quando o animal se enfurece. Pequena refeição entre o almoço e o jantar. 2. Roda que esmaga a azeitona. Grande porção. 3. Galhofa. Um indivíduo qualquer (pop.). 4. Caminhar. Imaginação. 5. Doador. Designa várias relações tais como causa, modo, tempo, meio (prep.). 6. Grande ave galinácea. Dar asas a. 7. Altar cristão. Raspar. 8. Suprir uma falta (fig.). Sétima nota da escala musical. 9. Que tem carácter sagrado. Açaimar. 10. Fileira. Espécie de pandeiro quadrado, coberto de pele dos dois lados e com soa-lhas. 11. Abundante em soro. Damas de companhia Verticais: 1. O focinho dos animais. Cerimónia pública e solene (pl.). 2. Agregar. Parte anterior do navio. 3. Direito. O surgir de uma época. 4. Tornar fofo. Macho. 5. Ligadura. Aquelas. 6. Espaço de tempo que a Terra gasta numa trans-lação completa em volta do Sol. Fruto da ateira, também cha-mado fruta-do-conde. 7. Fluido gasoso, transparente e invisí-vel que constitui a atmosfera. Burla. 8. Apontamento para fazer lembrar. Conjunto de pessoas à roda da lareira. 9. Encrespar. Espécie de ameixa de Macau. 10. Mais mau. Borra-cha (utensílio escolar). 11. Ter repercussão no tempo. Pratinho sobre que se coloca a chávena

CRUZADAS Horizontais: 1. Naja, Lanche. 2. Adufa,

Ror. 3. Risota, Tipo. 4. Ir, Fantasia. 5. Dador, Por. 6. Peru, Alar. 7. Ara, Rapar. 8. Colmatar, Si. 9. Tabu, Açamar. 10. Ala,

Adufe. 11. Seroso, Aias

Verticais: 1. Nariz, Actos. 2. Adir, Proa. 3. Jus, Dealbar. 4. Afofar, Mulo. 5. Ata-

dura, As. 6. Ano, Ata. 7. Ar, Trapaça. 8. Nota, Larada. 9. Crispar, Mui. 10. Pior,

Safa. 11. Ecoar, Pires

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Adidas Urban Sounds by MySpace revela as ‘novas contratações’ do festival. Shit Robot, Bliss DJ Set, Jazzanova DJ Set, Chad Valley, Junior Boys DJ set (na foto) são algumas das novidades do pri-meiro festival de música e arte urbana em Portugal. Saiba tudo sobre o evento em www.destak.pt

Page 16: Quinta-feira 12 Abril de 2012 · Jornal de ... · Quinta-feira 12 Abril de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1795 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

PUB