quinta-feira 15 março de 2012  · quinta-feira 15 março de 2012 · · jornal de distribuição...

20
Quinta-feira 15 Março de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas nos depósitos custam 4,1 milhões por dia Os depositantes portugueses perderam 1,5 mil milhões de euros em 2011 devido a más aplicações. Principal motivo apontado pela DECO é «a fidelização cega» entre clientes e instituições bancárias. ACTUALIDADE PÁGINA 03 PUB ‘Metals’ de Feist nos Coliseus A cantora canadiana sobe dia 18 ao Coliseu em Lisboa e no dia 19 ao do Porto. MÚSICA PÁGINA 08 FIM-DE-SEMANA Rudd e Aniston numa comuna Os dois acto- res protago- nizam co- média sobre um casal que vai viver com hippies. CINEMA PÁGINA 09 ‘A Bailarina Vai às Compras’ O Teatro Helena Sá e Costa recebe amanhã a peça que já esgotou várias salas. SUGESTÕES PÁGINA 10 GRANDE PORTO PÁGINA 02 Suspensão de 12 sapadores é um acto de «intimidação» para a greve de 22 de Março ACTUALIDADE PÁGINA 05 As 24 melhores empresas para se trabalhar oferecem regalias de fazer inveja DESPORTO PÁGINA 06 Sá Pinto quer a mesma atitude para eliminar o milionário Man. City FAMA & TV PÁGINA 12 RTP1 contrata Nuno Markl e Zé Pedro Vasconcelos para o ‘5 Para a Meia-Noite’ Um país em choque ACTUALIDADE PÁGINA 04 Consternação era o sentimento dominante entre os belgas, confrontados com um acidente que roubou a vida a 22 crianças. OLIVIER HOSLET/EPA

Upload: others

Post on 19-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

Quinta-feira 15 Março de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

PUB

Más escolhas nos depósitos custam 4,1 milhões por diaOs depositantes portugueses perderam 1,5 mil milhões de euros em 2011 devido a más aplicações. Principal motivo apontado pela DECO é «a fidelização cega» entre clientes e instituições bancárias.

ACTUALIDADE PÁGINA 03

PUB

‘Metals’ de Feist nos Coliseus A cantora canadiana sobe dia 18 ao Coliseu em Lisboa e no dia 19 ao do Porto.

MÚSICA PÁGINA 08

FIM-DE-SEMANA

Rudd e Aniston numa comunaOs dois acto-res protago-nizam co-média sobre um casal que vai viver com hippies.

CINEMA PÁGINA 09

‘A Bailarina Vai às Compras’O Teatro Helena Sá e Costa recebe amanhã a peça que já esgotou várias salas.

SUGESTÕES PÁGINA 10

GRANDE PORTO PÁGINA 02

Suspensão de 12 sapadores é um acto de «intimidação» para a greve de 22 de Março

ACTUALIDADE PÁGINA 05

As 24 melhores empresas para se trabalhar oferecem regalias de fazer inveja

DESPORTO PÁGINA 06

Sá Pinto quer a mesma atitude para eliminar o milionário Man. City

FAMA & TV PÁGINA 12

RTP1 contrata Nuno Markl e Zé Pedro Vasconcelos para o ‘5 Para a Meia-Noite’

Um país em choque

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Consternação era o sentimento dominante entre os belgas, confrontados com um acidente que roubou a vida a 22 crianças.

OLIVIER HOSLET/EPA

Page 2: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

5ª Feira · 15 de Março de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

Autarca admite passar de 24 para 12 as freguesias do concelho

«A decisão tomada pela maioria que governa a Câmara do Porto, de suspender 12 bom-beiros sapadores com perda de vencimento, por 20 dias, visa in-timidar todos os bombeiros pa-ra não aderirem à greve geral de 22 de Março», refere o STAL, através de comunicado.

O sindicato considera que «o momento escolhido» pelo pre-sidente Rui Rio para a aplicação dos processos disciplinares «não deixa dúvidas», porque «o processo remonta a 6 de No-vembro de 2010, dia de greve convocada pelo STAL».

A Câmara do Porto apro-vou, na última reunião camará-ria, com os votos contra da opo-sição, aplicar processos disci-plinares aos 12 sapadores que,

O STAL refere que «os serviços mínimos só poderão corres-

ponder a situações de emergên-cia real». Lembrando o «grave problema de falta de efectivos», o sindicato diz que «o funciona-mento normal do Batalhão de Sapadores do Porto já de si cor-responde a serviços mínimos».

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Admi-

nistração Local (STAL) acusou ontem o presidente da Câma-ra do Porto de tentar «intimi-dar» os bombeiros sapadores para «não aderirem à greve geral de 22 de Março», devido aos processos disciplinares aprovados pela autarquia na passada terça-feira.

MAIA

Administrador de banco desaparecido A mulher de um adminis-trador da Caixa de Crédito Agrícola da Área Metropoli-tana do Porto, sediada na Maia, desaparecido segun-da-feira, pediu a interven-ção da PJ, por recear que o marido tenha sido vítima de alguma retaliação decorrente de decisões tomadas no trabalho.

SIMULACRO

Hospital da Boavista testa emergência O HPP Hospital da Boavista, em parceria com as forças de segurança e emergên-cia, organiza hoje, a partir das 15h, um simulacro de incêndio para avaliar a efi-cácia da resposta perante um cenário de emergência desta natureza.

FMUP

Passos Coelho nos 20 anos da Bioética O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho preside amanhã à sessão que as-sinala os 20 anos da intro-dução da Bioética Científica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Durante a sessão, será atribuído o Prémio Nacional de Bioética a Tristram Engelhardt Jr, pro-fessor de Filosofia da Rice University-Texas e da Baylor College of Medicine e autor de obras sobre a Bioética.

MATOSINHOS

Clínica condenada a pagar 200 mil euros O Tribunal da Relação do Porto confirmou a conde-nação de uma clínica de radiologia de Matosinhos e do seu director clínico a pa-garem uma indemnização de 200 mil euros à mãe de um bebé que nasceu sem braços. Segundo o tribunal, a mãe da criança, na gravi-dez, fez nesta clínica as eco-grafias obstétricas medica-mente previstas, tendo-lhe sido sempre dito que a gra-videz tinha uma «evolução favorável» e que o bebé era «perfeitamente normal».

CÂMARA DO PORTO Doze bombeiros sapadores suspensos sem vencimento

Sindicato acusa Rui Rio de «impedir adesão à greve geral»

Apenas situações de emergência real

Suspensão serve como «intimidação», diz o STAL. Processo remonta a paralisação de Novembro de 2010.

NUNO FERNANDES VEIGA/CM

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

PEDRO LOURENÇO FERREIRA/CM

tendo sido convocados para cumprir serviços mínimos na-quele dia de greve, recusaram limpar a sala das máquinas. «Varrer o chão não pode ser considerado como serviços mí-nimos», reclama o STAL.

Bombeiros que recusaram limpar a sala das máquinas foram punidos pela autarquia

10 SEGUNDOS Menezes «não é Jesus Cristo

nem Madre Teresa de Calcutá» O presidente da Câ-mara de Gaia, Luís

Filipe Menezes, admitiu on-tem estar disponível para aceitar a lei da Reforma Ad-ministrativa e passar de 24 para 12 freguesias neste concelho, acrescentando que 80% da população con-cordará.

«Não sou nem Nosso Senhor Jesus Cristo, nem a Madre Teresa de Calcutá: há uma lei que está na As-sembleia da República e eu interpreto-a. Se aquela lei se aplicar, Gaia passa de 24

FREGUESIAS

para 12 freguesias. É o que es-tá lá escrito. Se for uma lei do País, vamos aplicá-la, como é óbvio», disse o autarca, obser-vando que em Gaia a «solução será relativamente pacífica».

Unidade pioneira trata problemas de memória O hospitalcuf porto abre este sábado a Unidade

de Neurocognição e Demên-cias (UniNeD), uma unidade de intervenção multidiscipli-nar inovadora no domínio das demências e problemas de memória em Portugal. As actividades da UniNeD, coor-

HOSPITALCUF PORTO

denada por João Massano e Filipa Machado Vaz, «visam melhorar a qualidade de vida dos doentes e familiares, atra-vés de um circuito que tem por objectivo alcançar o diagnós-tico com rapidez, permitindo desta forma implementar os tratamentos e o apoio mais

adequados a cada doente». Também no sábado, integra-da no Dia Aberto das Demên-cias, o hospital promove um rastreio clínico, gratuito e aberto a toda a população, pa-ra detecção de problemas de memória. A iniciativa decorre entre as 14h30 e as 18h.

Museu na Rua das Flores pode avançar em 2013

A Santa Casa da Misericórdia do Porto

(SCMP) estima que as obras de reabilitação da Casa da Prelada estejam concluídas até ao final de 2013, o que per-mitirá avançar com o projec-to do museu. Segundo o pa-dre Américo Aguiar, respon-sável pelo departamento de actividades culturais, será na Rua das Flores que o museu acolherá «o património ar-tístico» da Santa Casa.

SANTA CASA

GNR recupera 200 quilos de cobre A GNR de Penafiel apreendeu numa sucata 200 quilos de cobre e um alambique no mesmo material, no valor global de seis mil eu-ros, que tinham sido furtados numa quinta da freguesia de Rans.

Candidato único à privatização da empresa

A Aquapor, SA. foi a única empresa a apre-

sentar uma proposta no con-curso público lançado em Ja-neiro pela Câmara do Porto para escolher um parceiro minoritário para a Águas do Porto. Segundo a autarquia, o júri do concurso tem ago-ra até 26 de Abril para se pro-nunciar. A Águas do Porto foi criada em 2006, suceden-do aos Serviços Municipali-zados, existentes desde 1927.

ÁGUAS DO PORTO

CLICKDR

Page 3: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

5ª Feira · 15 de Março de 2012 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

rem as suas poupanças para não saírem prejudicados.

A DECO lamenta que «per-sistam barreiras à mudança», critica «a falta de supervisão e punição em caso de incum-primento» e os «eventuais cus-tos associados à migração de autorizações de débitos ou de saldos de conta». A associação dá ainda um exemplo prático de consumidores que estão ‘presos’ à conta à ordem do banco habitual por mera fide-

A taxa de poupança das famí-lias manteve-se pouco altera-

da em Fevereiro (93,0) face ao mês anterior (93,1), mas ligei-ramente abaixo da sua média histórica de 95,4, releva o indi-cador de poupança APFIPP/ /Universidade Católica. A ten-dência de redução da taxa de poupança pode sugerir que os portugueses aumentaram ligei-ramente o nível de consumo.

Os depositan-tes portugue-

ses perderam 1,5 mil milhões de euros em 2011, a uma mé-dia de 4,1 milhões por dia, devido às más aplicações que fizeram em parte motivadas pela «fide-lização cega com o banco». A conclusão é da Associação de Defesa do Consumidor, que acrescenta que considerando a melhor taxa líquida do mer-cado a 1 ano (4,3%), a perda líquida média por depósito é de 2,6% e exemplifica que num depósito mal remunerado de 5 mil euros, o depositante perde 130 euros num ano. Já num depósito de 25 mil euros a perda anual é de 650 euros.

O alerta da DECO está in-serido no âmbito da campa-nha ‘Movimente o seu dinhei-ro’, através da qual a associa-ção defende que é preciso in-centivar os clientes a move-

DECO Maus depósitos custam 1,5 mil milhões em 2011

Portugueses desperdiçam 4 milhões/dia em depósitos

Ligeira diminuição das poupanças

DECO quer lutar contra fidelização cega com o banco e incentivar aumento da mobilidade de clientes.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

CREDITO XXXXXX

Poupanças dos portugueses registam ligeira redução em Fevereiro

DECO aconselha criação de legislação específica para a mobilidade bancária

Obteve o ‘maior decréscimo mensal entre políticos’

Cavaco Silva apre-senta o saldo de ima-

gem mais baixo de sempre para um Presidente da Re-pública, revelaram os dados do Barómetro Político da Marktest. E mais, obteve ainda o «maior decréscimo mensal entre os políticos em análise». Isto no dia em que o Parlamento rejeitou a admissão da petição que pedia a sua demissão, já que, segundo a Comissão de Assuntos Constitucionais, não cabe à Assembleia demitir o Chefe de Estado.

ANÁLISE

CGTP critica promulgação de alterações à lei

A CGTP lamentou ontem o facto do Pre-

sidente da República ter promulgado as alterações ao regime de atribuição do subsídio de desemprego. A intersindical considerou ainda que aprovar este di-ploma é um acto que «não condiz» com as palavras de Cavaco, que tem chamado a atenção para «os efeitos da austeridade na pobreza e na exclusão social». No mesmo dia, Vítor Gaspar admitiu que o agravamen-to do desemprego foi «sig-nificativamente superior» ao esperado.

DESEMPREGO

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Arménio Carlos lamenta decisão de Cavaco Silva

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Saldo da imagem de Cavaco Silva é o mais baixo

A Autoridade da Concor-rência está a analisar os

preços dos combustíveis nas au-to-estradas, um estudo que vai estar pronto «em breve», disse à agência Lusa o presidente da organização. «Trata-se de um estudo centrado nas auto-estra-das e comparativo com os mer-cados espanhol e francês», re-feriu Manuel Sebastião no fim da sua primeira audição na co-missão parlamentar de econo-mia. Ainda a propósito das conclusões do estudo, referiu

COMBUSTÍVEIS

Concorrência analisa preços da gasolina na auto-estrada

apenas que «o sector funcio-na no contexto estrutural, como seria de esperar, mas que podem ser introduzidas melhorias».

Uma análise que surge numa altura em que os preços não param de au-mentar, o que tem levado cada vez mais portugueses a atestar os depósitos do ou-tro lado da fronteira, uma vez que em Espanha o preço chega a ser 30 cênti-mos mais barato por litro.

PSP e GNR vão contactar condutores A PSP e a GNR vão passar a assegurar, juntamente com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, o contacto presencial com os cidadãos no processo de contra-ordenações rodoviárias.

CLICKLUÍS ANICETO

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

A influência social da Internet e o enorme impacto

político das tecnologias da comunicação é tema de grandes debates. Maravi-lhamo-nos justamente pelas potencialidades e impressionantes mudan-ças. Mas tudo isso só é significativo quando esses instrumentos são usados para construir. Só que a maioria dos exemplos de poder do SMS, Facebook e afins é arrasadora. O primeiro grande efeito político instantâneo da comunicação de massas foi a reviravolta nas eleições espanholas de 2004, onde o Governo, favorito nas sondagens, acabou derro-tado. Depois, da «Prima-vera Árabe» de 2010 aos motins gregos de hoje, trata-se sempre de derru-bar algo. Mesmo em casos positivos, como o fenóme-no Obama de 2008, existe um dominante repúdio do antecessor, como o próprio eleito notou, ao ver os mes-mos instrumentos usados contra si depois da posse. A força é sempre uma coisa impressionante. Mas uma explosão devastadora não se compara com o nasci-mento de uma criança ou o germinar de uma planta. Destruir e derrubar pode ser necessário, mas nunca tem o valor de edificar ou criar. A importância da internet está menos na sua semelhança com um vulcão ou terramoto que no paralelo com um prado ou floresta. Um tempo rebelde, que gosta de tumultos, mudanças e punição de responsáveis, vê a dimen-são das rebeliões como um ganho. Mas se o interesse da tecnologia estivesse aí, o progresso conduzir-nos-ia à Idade das Trevas. O valor político da internet está em criar consensos, promover reformas, dinamizar projec-tos. Isso não suscita inte-resse dos especialistas.

Política na Net

lidade, uma situação que lhes custa 80,17 euros anuais face à média ou até 280 euros se ti-verem das contas mais caras.

De salientar que dos deposi-tantes interessados em mudar a conta à ordem principal para outro banco, 31,8% dizem não o fazer por terem a conta asso-ciada a outros produtos; 14,5% responsabilizam o trabalho que o processo dá; enquanto 12,6% apontam o dedo às elevadas co-missões e 7% à falta de tempo.

Page 4: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

5ª Feira · 15 de Março de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 04

PUB

tante, assim como a falta de in-formações, em busca das quais partiram muitos familiares, transportados ontem para a Suíça por um avião militar bel-ga. No aeroporto esperava-os, além do ministro belga da De-fesa e do rei Alberto II, Elio Di Rupo, o primeiro-ministro bel-ga, que viajou também. «É um dia trágico para todo o país», dizia o chefe do Governo em co-municado, através do qual deu

ainda conta da «consternação» sentida com a notícia.

E consternação foi também o que sentiu o presidente da Comissão Europeia, que logo pela manhã de ontem enviou as condolências às autorida-des belgas e às famílias das vítimas do acidente, a maioria crianças com idades entre os 11 e 12 anos, das localidades belgas de Lommel e Heverlee.

Em choque. Foi assim que o acidente com um

autocarro belga num túnel suíço, que causou a morte de 28 dos 52 passageiros, 22 dos quais crianças, deixou a Bélgica, país de origem das vítimas, e a Suíça. Uma tragédia que, pelas suas dimensões, conquistou um lugar entre as mais graves dos últimos anos na Europa.

O regresso de umas breves férias na neve suíça transfor-

maram-se num pesadelo para dezenas de pessoas, que ontem aguardavam ansiosas por no-tícias. Foi assim na escola de Sint-Lambertus de Heverlee, no centro da Bélgica, de onde tinham partido 24 crianças, um professor e um monitor.

Dos dois últimos já se sabia o destino: perderam a vida na sequência do embate do auto-carro com o túnel, que aconte-ceu por causas ainda des-conhecidas na localidade suíça de Serre, sul do país. Quanto às crianças, segundo a agência AFP, 16 sofreram ferimentos diversos. Sobre as restantes oito não havia qualquer notícia.

Cenário semelhante era vivido na outra escola de onde tinham partido crianças, em Lommel. A incerteza e o receio eram também aqui uma cons- Muitos foram os que quiseram prestar homenagem às vítimas

SUÍÇA Embate de autocarro belga em túnel suíço faz 28 mortos

País em choque com acidente que roubou a vida a 22 criançasFamiliares das vítimas viajaram ontem para a Suíça em busca de mais informações.

OLIVIER HOSLET/EPA

CARLA MARINA MENDES [email protected]

Durão Barroso enviou as condolências às famílias das vítimas e autoridades belgas

Lavar roupa a 60º C gasta três vezes mais energia que a frio

O Projecto EcoSave, financiado pela Enti-

dade Reguladora dos Ser-viços Energéticos, revela que uma incorrecta utiliza-ção dos electrodomésticos pode aumentar o seu con-sumo em 40%. Por exem-plo, abrir a porta do frigo-rífico de forma brusca pode fazer subir em 16% o consumo do mesmo; lavar a roupa a 60o C pode gastar três vezes mais energia do que um programa de lava-gem de roupa a frio; e no caso do forno os testes des-te projecto mostraram que leva cerca de 20 minutos a temperatura do forno cair cerca de 100o C e portanto é viável desligá-lo 10 a 15 minutos antes do cozinha-do estar pronto.

ELECTRODOMÉSTICOS

123RF

Consumo sobe 40% devido ao uso incorrecto

Presidente do Conselho de Reitores critica nova lei

O presidente do Con-selho de Reitores das

Universidades Portugue-sas, António Rendas, diz que a nova Lei dos Com-promissos coloca as univer-sidades portuguesas em risco de ficarem «sem ser-viços de limpeza, cantina, ou mesmo abastecimento de gás nos laboratórios» enquanto aguardam uma autorização do ministro das Finanças para renovar este tipo de contratos. «Vão ser tantos os pedidos a en-trar no Ministério que nunca vão ter os contratos essenciais aprovados em tempo útil», conclui o res-ponsável. Já o reitor da Técnica alerta para «o ris-co real de paralisação» das universidades.

ENSINO SUPERIOR

TIAGO PETINGA/LUSA

Lei das Finanças pode paralisar as universidades

TIMOR-LESTE

Militar GNR morre de forma súbita

Um militar da força da Guarda Nacional

Republicana (GNR) desta-cada em Díli morreu vítima de uma doença pulmonar súbita. À agên-cia Lusa, fonte da GNR explicou que o militar tinha sido internado «devido a uma doença repentina» há alguns dias.

ALEMANHA

Governo aprova verbas para o MEE

O Governo alemão aprovou a partici-

pação daquele país no futuro Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), para ajudar países da Zona Euro em derrapa-gem financeira e com dificuldades de acesso aos mercados de capitais.

EUA

Panetta de visita ao Afeganistão

O medo de represá-lias levou o secretá-

rio norte-americano da Defesa, Leon Panetta, ao Afeganistão para encon-tros com as autoridades locais. Isto depois de 16 civis afegãos terem sido mortos por um soldado norte-americano.

SÍRIA

Sírios responderam a propostas da ONU

O emissário das Nações Unidas e

da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, recebeu resposta das autoridades sírias às suas propostas para resolver a crise, revelou um comunicado, sem explicar, no entanto, qual a resposta.

IRÃO

Presidente enfrenta parlamento hostil

Num interrogatório de que foi alvo

no Parlamento iraniano, perante uma plateia claramente hostil, o presidente Mahmud Ahmadinejad respondeu de forma desafiadora, defendendo a sua gestão política e económica.

NO

GLOBO

Page 5: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

Actualidade · www.Destak.pt · 055ª Feira · 15 de Março de 2012

Em tempos difíceis, a SÁBADO revela algumas das regalias que oferecem as 24 melhores empresas para se trabalhar em Portugal. Da alimentação grátis, às semanas de férias à borla, saiba quais são e como tornam mais fácil a vida dos trabalhadores.

Imagine um dia na sua vida: vai deixar os miú-

dos à escola de manhã, almoça na empresa e passa pelo giná-sio ao fim da tarde. Já em ca-sa, decide marcar um fim-de--semana romântico no Algar-ve e aluga um carro. E se tudo isto fosse grátis? A verdade é que, pelo menos para muitos, isto é uma realidade. São os trabalhadores de empresas em que as regalias se multipli-cam, empresas que a SÁBA-

As empresas que lhe pagam (quase) tudo Há empresas que ajudam a pagar a escola dos filhos dos funcionários e que o fazem a 100%.

DO dá a conhecer esta sema-na através de uma revista ex-tra que mostra os melhores lo-cais para trabalhar em Portu-gal (a partir de um ranking de 24 escolhidas pelo Great Place to Work Institute).

Vamos então às regalias: há empresas em que os funcioná-rios podem todos tomar o pe-queno-almoço, almoçar e jan-tar no refeitório, sem pagar. Outras há que, quando os fun-cionários decidem ter um filho, lhes retiram uma preocupação dos ombros: a de pagar o colé-gio, com subsídios que chegam, em alguns casos, aos 100%.

Depois, há ainda as que ofe-recem benefícios em tempo de férias, com casa paga para os trabalhadores. Ou o ginásio

privado na sede da empresa e as parcerias, que permitem o usufruto gratuito de centros de fitness, deitando por terra os argumentos e desculpas de falta de tempo (e dinheiro) para a prática de exercício.

Não são todos, mas entre os 24 melhores locais para se trabalhar no País há ainda os que oferecem tratamentos de medicinas alternativas ou mé-dico em casa todos os dias, se necessário, um mês de férias extra para trabalhadores com mais de 10 anos de casa, uma semana de descanso no Natal e Ano Novo. E o melhor de tu-do: dos 24, dez estão a contra-tar. São mais de 400 os luga-res disponíveis, que a SÁBA-DO dá a conhecer.

POLÍCIAS QUE NINGUÉM VÊ Há um grupo especial na PSP, composto por sete agentes, que passa o dia a recolher dados sobre crimes que ocorrem em todo o País. Depois, produzem relatórios com suspeitos, zonas de risco e ligações entre eles. LOUCURAS DAS AMANTES Praticam bruxaria, enviam faxes a destruir reputações e fazem esperas de madrugada. A SÁBADO revela do que são capazes e os estragos causados pelos amantes abandonados. EDUCAÇÕES ESTRANHAS Os bebés na China andam com o rabo descoberto para fazerem chichi em qualquer lado, na Argentina deitam-se tardíssimo, em França comem o mesmo que os pais e no Benim são quase todos adoptados. São maneiras diferentes de educar os filhos.

OUTROS TEMAS

Há empresas que proporcionam uma vida mais fácil aos funcionários

PUB

PONTE 25 DE ABRIL

Isenção de portagens custou 110 milhões As isenções na cobrança de portagens nos meses de Agosto na Ponte 25 de Abril geraram uma dívida de 110 milhões de euros, disse ontem no Parlamento Sérgio Mon-teiro, o secretário de Estado das Obras Públicas, Transpor-tes e Comunicações.

ANGOLA

Protocolo permitiu emissão de 25 vistos O Consulado de Angola em Lis-boa emitiu 25 vistos ordinários até 16 de Fevereiro, ao abrigo do protocolo de facilitação assinado há seis meses pelos chefes da diplomacia dos dois países. De acordo com os dados do serviço consular, avançados pela agên-cia Lusa, os 25 vistos, emitidos entre 30 de Novembro e 3 de Fevereiro, com um custo de 1300 euros cada, correspondem ao total de pedidos registados e representam cerca de 1% dos 2645 vistos ordinários emitidos fora do âmbito do protocolo bilateral, em igual período.

JUSTIÇA

Absolvidos acusados de acidente que matou lusos O Tribunal Penal 1 de Motril, em Granada, Espanha, absolveu ontem os 11 acusados pelo acidente num viaduto em construção na A7, em Almuñé-car, que em Novembro de 2005 causou a morte a seis trabalha-dores, cinco dos quais de nacio-nalidade portuguesa.

10 SEGUNDOS

SOCIEDADE

Setenta e oito pessoas mudaram de nome e sexo Setenta e oito pessoas alteraram o nome e o sexo no registo civil, desde a entrada em vigor da Lei da Identidade de Género, uma «boa lei», para as associações de defesa dos direitos dos tran-sexuais, por ter simplificado os procedimentos. De acordo com os dados do Ministério da Jus-tiça, citados pela agência Lusa, houve 32 mulheres transexuais a mudarem de nome e sexo e 44 homens. Já durante os primeiros meses de 2012, houve apenas duas pessoas a fazerem essa alteração, um homem e uma mulher.

VÍDEO

GNR identifica 4 jovens que agrediram aluno A GNR de Viseu identificou qua-tro jovens, com idades compre-endidas entre os 18 e os 21 anos, que agrediram em Outubro de 2011 um aluno de 18 anos numa escola secundária de Castro Daire, tendo filmado as agres-sões e divulgado, na semana passada, o vídeo no YouTube.

Provedor preocupado com cortes de ordenado O Provedor de Justiça analisou as queixas apresentadas por mais

de 15 mil cidadãos e organizações, contestando a redução de remu-nerações no sector público e manifestando preocupação e incer-

teza relativamente às soluções do Orçamento do Estado para 2012.

CONSUMO

Regulador da água recebeu 4200 queixas A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos recebeu 4200 queixas em 2011, o que levou o seu presi-dente a defender que os con-sumidores reclamaram mais não porque a qualidade dos serviços diminuiu, mas devido à maior exigência e conheci-mento dos seus direitos. À agência Lusa, Melo Baptista, o responsável daquela insti-tuição salientou que os indica-dores «mostram que a quali-dade tem vindo a evoluir siste-maticamente e consistente-mente ao longo dos anos».

Comemorações do 25 de Abril continuam na capital A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, quis fazer a sessão solene do próximo 25 de Abril no Palácio da Bolsa,

no Porto, mas nem todos os partidos estiveram de acordo e a ceri-mónia será, como habitualmente, no Palácio de S. Bento.

LA 123RF DR

123RF

Page 6: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

5ª Feira · 15 de Março de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Drogba foi fundamental no Chelsea e Ronaldo marcou mais dois golos

EPA

Chelsea vira eliminatória e Real venceO Real Madrid confir-mou ontem o favoritis-

mo e selou o apuramento pa-ra os quartos-de-final com uma goleada caseira (4-1) fren-te ao CSKA Moscovo. Apesar de estarem em vantagem na eliminatória, os merengues não facilitaram e impuseram--se desde cedo, marcando ain-da na primeira parte, aos 26’, por Higuaín. A equipa de José Mourinho alargou a van-tagem já na segunda parte, com o ‘bis’ da praxe de Ronaldo.

No outro jogo da noite, o Chelsea ‘imitou’ o Real e tam-bém venceu o Nápoles em casa por 4-1, virando assim a eliminatória. Num encontro de grande qualidade e inten-sidade, os ‘veteranos’ dos lon-

LIGA DOS CAMPEÕES

drinos foram fundamentais – Drogba, Terry e Lampard marcaram um golo cada, en-quanto Ivanovic fez o 4-1 final.

Sorteio sem cabeças-de-série Encontradas as oito melhores equipas da Europa, sexta-fei-ra realiza-se o sorteio que vai ditar os confrontos dos quar-tos-de-final e das meias-finais. Todos os emblemas estão em pé de igualdade e as equipas sorteadas em primeiro lugar jogam a primeira mão em casa.

Do ponto de vista do Ben-fica, Barcelona e Real Madrid são os adversários a evitar a todo o custo, surgindo Milan, Bayern Munique e Chelsea numa segunda linha de inde-sejáveis. Marselha e, sobretu-

Manchester. «A nossa postu-ra será igual à do primeiro jogo. No princípio já dizia que acreditávamos e a postura dos jogadores foi suficiente para chegarmos a esta 2ª mão com a possibilidade de passar», ex-plicou Sá Pinto, que admitiu ter um «adversário forte e mo-tivado» e o cenário de prolon-gamento: «Tudo é possível em alta competição.» Já Carriço espera uma entrada «muito forte» do City.

Há uma semana, o Spor-ting conseguiu contra-

riar o favoritismo do rico e cheio de jogadores talentosos (dos titulares aos reservas) Man. City. A vitória em Alva-lade, por 1-0, graças ao golo de calcanhar de Xandão, foi a 8ª derrota da época para a equi-pa de Roberto Mancini em 43 jogos. O feito da equipa de Sá Pinto só fica completo se, ho-je (20h05 – SIC), em Manches-ter, os leões empatarem ou perderem pela margem de um golo (mas marcarem). Passar aos quartos-de-final será o melhor registo leonino dos úl-timos quatro anos na Europa. Na última década só fizeram melhor em 2004/05, em que foram finalistas (ver tabela).

O técnico leonino convocou Jeffrén, depois do espanhol bisar no último jogo. Rodrí-guez, por opção, e João Perei-ra (por castigo) não jogam em

LIGA EUROPA Sá Pinto quer fazer valer vantagem de 1-0 da 1.ª mão no terreno do ambicioso e «forte» Man. City

Resistir dá passagemTécnico leonino quer a mesma atitude que se viu em Alvalade. Mancini elogiou Sá Pinto e Rui Patrício.

JOÃO TOMÉ [email protected]

EPA

Mancini quer vencer tudo A ambição da equipa inglesa, cheia de valores, é desmedida. «Queremos a Liga e a Liga Eu-ropa», admitiu ontem Manci-ni, que confessou que «cada vez que joguei com equipas portuguesas tive sempre pro-blemas». O italiano elogiou ainda Rui Patrício – «é um dos melhores da Europa» –, Izmai-lov e o próprio Sá Pinto: «é um treinador que sabe muito de futebol».

Vantagem magra não sossega Sá Pinto, que admitiu estar preparado para prolongamento em Manchester

SPORTING NA EUROPA 10/11 16 AVOS-DE-FINAL LIGA EUROPA 09/10 OITAVOS-DE-FINAL LIGA EUROPA 08/09 OITAVOS-DE-FINAL LIGA CAMPEÕES 07/08 QUARTOS-DE-FINAL TAÇA UEFA 06/07 FASE GRUPOS LIGA CAMPEÕES 05/06 1.ª RONDA TAÇA UEFA 04/05 FINALISTA TAÇA UEFA 03/04 FASE GRUPOS TAÇA UEFA 02/03 1ª RONDA TAÇA UEFA * 01/02 3.ª RONDA TAÇA UEFA *E 3.ª PRÉ-ELIMINATÓRIA DA CHAMPIONS

LIGA

Vítor Pereira coloca pressão na equipa O técnico do FC Porto considerou ontem o embate de amanhã, na Madeira, com o Nacional «um jogo fundamental». «Reflectimos sobre o úl-timo jogo», disse, lamen-tando a ausência de Hulk e garantindo que não há problemas com Rolando.

ALARGAMENTO DA LIGA

Sporting contra ameaças de greve Rui Paulo Figueiredo, do Conselho Directivo do Sporting, classificou de «incendiárias e descabi-das» as declarações do presidente do Gil Vicente, António Fiusa, que admi-tiu a paralisação dos campeonatos caso haja despromoções no alarga-mento da Liga. Para o portista Vítor Pereira, o alargamento da Liga seria «irresponsável».

LIGA

V. Guimarães com salários em atraso O plantel dos vimarenen-ses reuniu-se ontem para ponderar medidas a to-mar, devido aos salários em atraso. O clube consi-dera, no entanto, que a instabilidade financeira não vai comprometer o desempenho da equipa.

BRASIL

Cinco ‘lusos’ na lista para as Olímpiadas Hulk, Alex Sandro, Danilo, Elias e Luisão estão entre os pré-convocados de Mano Menezes para os Jogos Olímpicos de Londres deste Verão.

10 SEGUNDOS

12.ª Chicotada psicológica da Liga, com saída de Cajuda da U. Leiria. Dominguez

é o substituto.

OITAVOS-DE-FINAL 2.ª MÃO 1.ª MÃO

ARSENAL-MILAN 3-0 0-4 BENFICA-ZENIT 2-0 2-3 BARCELONA-LEVERKUSEN 7-1 3-1 APOEL-LYON 1-0 (4-3 P.) 0-1 INTER-MARSELHA 2-1 0-1 B. MUNIQUE-BASILEIA 7-0 0-1 REAL MADRID-CSKA 4-1 1-1 CHELSEA-NÁPOLES 4-1 (A.P.) 1-3 SORTEIO DIA 16 DE MARÇO (6.ª-FEIRA) MILAN, BENFICA, BARCELONA, APOEL, MARSELHA, BAYERN MUNIQUE, REAL MADRID E CHELSEA.

do, APOEL são os clubes mais ‘acessíveis’.

Recorde-se que, na flash in-terview após eliminar o Zenit, Jorge Jesus relembrou que o Benfica costuma dar-se bem com equipas inglesas, ‘dese-jando’ defrontar o Chelsea.

OITAVOS-DE-FINAL 2.ª MÃO 1.ª MÃO

HANNOVER-ST. LIÈGE 18H00 2-2 PSV-VALÊNCIA** 18H00 2-4 UDINESE-AZ ALKMAAR*** 18H00 0-2 AT. BILBAO-MAN. UNITED* 18H00 3-2 OLYMPIAKOS-METALIST*** 20H05 1-0 MAN. CITY-SPORTING+ 20H05 0-1 SCHALKE 04-TWENTE** 20H05 0-1 BESIKTAS-AT. MADRID* 20H05 1-3 + SIC * SPORTTV1 ** SPORTTV2 *** SPORTTV4

Muito mais habituado às “andanças” da Liga dos

Campeões, o Man. United foi surpreendido em casa pelo At. Bilbao ao perder por 2-3 na 1.ª mão dos oitavos-de-final, mas vem motivado da vitória do fim-de-semana da Liga inglesa, que colocou a equipa de Fergu-son na liderança da prova. O United precisa de vencer (por mais de dois golos ou por um resultado superior a 3-2, tal como 4-3). Outra equipa em apuros é o Besiktas, de Carlos Carvalhal, que perdeu em Madrid com o Atlético por 3-1 e precisa de marcar mais de dois golos à equipa de Tiago.

Manchester United e Besiktas em apuros

Page 7: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

PUB

Page 8: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

5ª Feira · 15 de Março de 2012www.Destak.pt · 08

Com o mais recente ál-bum Metals na bagagem,

Leslie Feist passa por Portugal para o apresentar em dois con-certos: a 18 de Março realiza- -se no Coliseu dos Recreios, às 21h. No Coliseu do Porto, o con-certo é no dia seguinte, à mes-ma hora.

Depois de ter editado o ál-bum de estreia Monarch (Lay Your Jewelled Head Down), em 1999, Feist juntou-se aos Bro-ken Social Scene, o colectivo in-die canadiano criado por Kevin Drew e Brendan Canning.

Let it Die (2004), o segundo longa-duração em que mistu-rava originais e covers catapul-tou-a para o reconhecimento internacional, que foi cimenta-do com Open Season (2006) e The Reminder (2007). Este último valeu-lhe quatro no-meações para os Grammys.

No ano passado chega-nos Metals, o quinto álbum que en-trou directamente para o top 10 de vendas nos Estados Unidos, tendo chegado a primeiro do top de álbuns rock. Preço 27 a 32 euros (esgotado em Lisboa).

– – LISBOA Local Coliseu dos Recreios Horário 18 de Março, às 21h – – PORTO Local Coliseu do Porto Horário 19 de Março, às 21h

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

TOP MÚSICA 1 (N) Alma Carminho 2 ( 1*) En Acustico Pablo Alborán 3 (N) As Canções da Maria Maria de Vasconcelos 4 (N) Wrecking Ball Bruce Springsteen 5 ( 3*) Missy M Missy M 6 ( 2*) Na Balada Michel Teló 7 ( 4*) 21 Adele 8 ( 7*) Ao Vivo Paula Fernandes 9 ( 5*) Born To Die Lana Del Rey 10 ( 6*) AC Para os Amigos Boss AC * Posição na semana anterior FONTE: ASSOCIAÇÃO FONOGRÁFICA PORTUGUESA AC NIELSEN PORTUGAL

CONCERTOS Os Coliseus recebem dois espectáculos a não perder

Feist ao vivo e a cores no PaísA cantora canadiana traz no Domingo a Lisboa, as cores do novo álbum. A vez do Porto é na segunda.

FILIPA ESTRELA [email protected]

DR

‘Metals’ é o mote para os dois espectáculos que Feist traz a Portugal

O cantor e compositor Sérgio Godinho apresen-

ta este sábado, às 21h30, na Ca-sa das Artes de Vila Nova de Fa-malicão o seu novo álbum Mútuo Consentimento. Quaren-ta anos depois da edição de Os Sobreviventes, o primeiro lon-ga-duração da sua carreira, Sér-gio Godinho mostra um disco constituído por 11 novas canções. Ao vivo, o repertório ganha nova vida quando encadeado com os temas menos recentes, com a participação da bandaOs Assessores. Os bilhetes para o concerto custam 12 euros.

FAMALICÃO

Godinho na Casa das Artes Regresso de Sokolov

Grigory Sokolov traz a sua excelência mu-

sical à Sala Suggia pela quarta vez desde a abertu-ra da Casa da Música. O pianista russo, conside-rado um dos maiores pia-nistas contemporâneos, re-gressa este domingo ao Porto com as suas interpre-tações poéticas, num con-junto de sonoridades pron-tas a proporcionar ao pú-blico uma experiência úni-ca e inesquecível.

CADA DA MÚSICA

Rock em composição

O Centro Cultural Vi-la Flor, em Guimarães,

apresenta sábado o espec-táculo do grupo de per-cussão Drumming GP, Rock Metamorfoses, que resulta de um desafio lançado a seis compositores para que transformassem temas rock em ensemble de percussão. A apresentação inclui clás-sicos de Beatles, U2, Frank Zappa, Benny Goodman e Steppen Wolf, interpretados numa nova linguagem.

GUIMARÃES 2012

Quatro concertos

Esposende volta a in-tegrar o Harmos Fes-

tival. Hoje, às 15h30, no Fó-rum Municipal Rodrigues Sampaio, terá lugar o con-certo pelo duo de piano e sa-xofone composto por Laura Heikkilä e Jitse Coopman e, às 18h30, o de piano trio do Conservatorium van Ams-terdam. Amanhã, actua o Conservatório Superior de Música Joaquín Rodrigo e sábado realiza-se o concerto de piano Quintet Efvioli.

ESPOSENDE

Cantor apresenta sábado o novo álbum ‘Mútuo Consentimento’

DR

“Então o que deste hoje na escola?” “Dei 3 beijos na boca, mãe, correu bem!” Foi esta a inesperada resposta que a minha filha de 9 anos deu há dias no meio de um jantar de família. Consegui não me engasgar e contive o riso para não atrapalhar a espontaneidade, mas de repente viajei até à minha escola primária e sentei-me numa cadeira pequena, frente a um quadro preto enorme numa sala cheia de miúdos com batas coloridas

«AINDA TE LEMBRAS DOS PRIMEIROS BEIJOS NA BOCA?»

O carinho dos primeiros beijos na boca

e ansiosos por chegar a hora do intervalo único de meia hora. Lembro-me dos papéis dobrados que circulavam entre as carteiras, com perguntas para respostas rápidas de “Sim” ou “Não”. Do primeiro namorado e dos primeiros tímidos passeios de mão dada. Só espero que daqui a 30 anos a Inês sinta pelo menos, o mesmo carinho pelos beijos que dá por estes dias… e tu, ainda te lembras dos teus primeiros beijos na boca?

ANA COLAÇO sáb. 13h-18h; dom. 14h-18h

[email protected]

VOZES DA RÁDIO

Depois da estreia do novo álbum no Cinema

São Jorge em Lisboa, os Fin-gertips estão na estrada com ‘2’! Hoje estiveram no Café da Manhã da RFM e falaram do bilhete social para o con-certo: se levares 2 pacotes de

produtos alimentares tens um desconto de 5€. A solidariedade e a música juntam-se em festa com o apoio RFM, Sic e Music Box. Amanhã tocam na Maia e dia 17 em Portalegre. Sabe mais em www.rfm.pt.

Fingertips lançam “2” em digressão com a RFM

A cantora actua nos dias 18 e 19 de Março nos Coliseus de Lisboa e do Porto

Page 9: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

www.Destak.pt · 095ª Feira · 15 de Março de 2012

Liam Neeson vai ter de fugir a lobos num deserto Alasca

DR

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

FESTA ITALIANA

Emanno Olmi homenageado A 5.ª edição, 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que passa por Lisboa a partir de 12 de Abril e no Porto em Maio, associa-se a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura para pro-gramar um ciclo de homenagem a um dos grandes nomes do cinema italiano, o neorealista Ermanno Olmi.

INICIATIVA

Cinema para bebés de colo Os Cinemas ZON Lusomundo apre-sentam um novo conceito que per-mite ir ao cinema e levar bebés de colo. Em parceria com a Out Baby, promovem-se sessões regulares para pais que não têm com quem deixar os bebés.

O épico John Carter – publicámos esta se-

mana entrevistas com o rea-lizador e o elenco – é um fil-me sobre um veterano da guerra civil americana re-voltado com a morte da fa-mília, que é teletransporta-do sem saber como para Marte. A história criada em 1912 por Edgar Rice Bur-roughs (autor de Tarzan) chega 100 anos depois ao ci-nema pela mão da equipa da Pixar, liderada pelo criativo

Andrew Stanton (de Wall-E e À Procura de Nemo) e o resul-tado: uma história cativante e que entusiasma, com um ma-ravilhoso mundo novo marcia-no, excelentes cenas de acção e heróis convincentes. Tem tudo para ser uma saga memorável.

AVENTURA/ACÇÃO/FANTASIA

‘John Carter’ de Marte

Neeson é ‘A Presa’

Liam Neeson prota-goniza este thriller

chamado A Presa, de Joe Carnahan (Soldados da Fortuna e Um Trunfo na Manga). Neeson é um he-rói improvável, que se vê obrigado a liderar um gru-po de trabalhadores rudes na sua luta pela sobrevivên-cia, depois de o seu avião se despenhar num deserto re-moto do Alasca. A luta con-tra a dor dos ferimentos, o clima impiedoso e uma fe-roz alcateia de lobos torna--se verdadeiramente épica.

THRILLER

Revelação Taylor Kitsch é o herói que em Marte tem poderes

DR

lista em comédias com senti-do, Judd Apatow. Acom-panhamos a história de um casal, George e Linda (Rudd e Aniston), embrenhado na ro-tina e pressão do dia a dia, em Nova Iorque. Ambos estão no limite das suas capacidades e quando George é despedido resta apenas uma opção, mu-darem-se para a casa do de-testável irmão de George, na menos cosmopolita Atlanta.

Mas quando tudo parece negro, com George a ter um emprego humilhante junto ao irmão “mandão”, o casal deci-de partir à aventura e é nessa viagem que descobre Elysium, uma comunidade idílica ao estilo ‘hippie’ composta por co-loridas personagens, com uma maneira diferente de olhar para o mundo que os rodeia. Aqui não há dinheiro que com-prar a alegria, nem se fala de carreiras profissionais. Mas não há sítios perfeitos.

Wanderlust. É este o tí-tulo original desta comé-

dia. A palavra, de origem alemã (descreve um forte de-sejo de viajar), diz muito do que é o filme. Em inglês, ‘Wan-derlust’ é o impulso de fazer montanhismo, viajar, vaguear ou explorar o mundo. Em por-tuguês o título tem menos en-canto, Amor e Outras Coisas.

Paul Rudd e Jennifer Anis-ton são os protagonistas des-ta comédia com um conceito sério e mesmo peculiar, reali-zada pelo comediante David Wain produzida pelo especia-

ESTREIA Paul Rudd e Jennifer Aniston são um casal em busca de inspiração em ‘Amor e Outras Cenas’

Da cidade para a comunaUma comédia sobre o desemprego e a descoberta de um modo de vida ‘hippie’ que nos liga à alegria.

JOÃO TOMÉ [email protected]

FOTOS DR

Casal em problemas encontra uma solução na comuna de Elysium

PUB

Este «melodrama psi-cadélico» francês é o

projecto de sonho de Gas-par Noé, que se notabilizou por realizar e escrever o po-lémico Irreversível. Passa-do no mundo dos clubes nocturnos de luzes neon de Tóquio, acompanhamos um traficante de droga que se torna interessado na reincarnação e, quando

morre, a sua alma ‘flutua’ pela cidade a observar os dra-mas dos seus amigos. Com Nathaniel Brown, Paz de la Huerta e Cyril Roy.

DRAMA/FANTASIA

‘Viagem Alucinante’

Filme de 161 minutos é descrito como «melodrama psicadélico»

DR

Page 10: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

5ª Feira · 15 de Março de 2012www.Destak.pt · 10

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, abre

no sábado, às 16h, no Teatro Nacional São João (TNSJ), o colóquio Estados d’Alma, dedicado a Gil Vicente e ao seu Auto da Alma, presen-temente em cena no TNSJ, num espectáculo encenado por Nuno Carinhas. A sessão contará ainda com a presença do poeta, ensaísta

e performer Alberto Pimenta, bem como do investigador José Augusto Cardoso Bernar-des, autor de vários livros sobre Gil Vicente.

COLÓQUIO

‘Estados’ de Gil Vicente

Crónicas de ‘Berlin’

As Asas do Desejo. É esta a senha para a

apresentação audiovisual do livro O Céu sobre Berlin, de Danyel Guerra, numa sessão a realizar amanhã, às 21h, no Clube Literário do Porto.O Céu sobre Berlin, o terceiro livro de Danyel Guerra, é uma colectânea de textos cronísticos. O texto-âncora do livro chama-se O Traban-táxi de Berlin, um ‘cronicon-to’ em que Guerra evoca a queda do muro de Berlim.

APRESENTAÇÃO

Visão do novo Egipto

Numa época em que o Egipto, através da sim-

bólica Praça Tahrir, se tor-nou num dos palcos mais me-diáticos do mundo, a Univer-sidade do Porto (UP) recebe a partir de hoje uma expo-sição fotográfica com mais de 20 imagens capturadas nes-te século por viajantes que percorreram as cidades egíp-cias. Detalhes da Fascinação Egípcia fica na sala de expo-sições temporárias da Reito-ria da UP até 19 de Maio.

EXPOSIÇÃO

Segunda sessão de ‘Estados d’Alma’ marcada para dia 24

JOÃO TUNA

MASSARELOS

Actor Jorge Castro Guedes dá sermão A Câmara do Porto apre-senta sábado, às 21h30, na Igreja do Corpo Santo de Massarelos, o Sermão da Quarta Dominga da Quaresma, do Padre António Vieira. Será dito pelo actor Jorge Castro Guedes e conta com a participação especial do Carnix Brass Ensemble. Este evento está incluído na programação do ciclo Concertos de Páscoa 2012 e tem entrada livre.

VILA DO CONDE

Workshop de doçaria conventual O Vila do Conde The Style Outlets organiza hoje, entre as 19h e as 21h, no espaço de restauração do centro comercial, um workshop de doçaria con-ventual. A cake designer Mónica Pereira é a res-ponsável pela formação e vai dar a conhecer aquilo que de melhor a gastro-nomia portuguesa tem para oferecer. A partici-pação é gratuita, mas limitada a 20 inscrições por workshop.

CAMPO ALEGRE

Pessoa e Negreiros em formato jovem O Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre, promovido pela Câmara do Porto através da Fun-dação Ciência e Desenvol-vimento, apresenta a peça Por um Dia Claro, a partir das obras de Alma-da Negreiros e Fernando Pessoa. O espectáculo, destinado em especial ao público juvenil, será apre-sentado duas vezes este sábado, às 16h e às 21h30.

TOME

NOTA

terrompido por telefonemas que o impedem de concretizar o seu objectivo. Da razão ao delírio, do bom senso ao grotesco, do trágico ao cómico, do clássico ao contemporâneo, da mulher ao homem, do sexo ao amor, do social ao íntimo, a Bailarina fala, canta e dança pelos corre-dores do supermercado.

Esta 44ª criação da com-panhia lotou a sala do Teatro Ci-neatre A Barraca, em Lisboa, aquando da sua estreia a 17 de Novembro de 2011. O espetácu-lo foi apresentado com igual êxi-to na cidade de Valongo, que acolhe a companhia desde 1997.

Antes da partida para o ou-trolado do Atlântico, onde este ano já se apresentou no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, e Ca-ruaru, este espectáculo integrou a programação do FINTA – Festival Internacional de Tea-tro da ACERT, em Tondela. A digressão em território nacio-nal continua agora na Invicta.

O Teatro Helena Sá e Costa (THSC) apresenta

a partir de amanhã a peça A Bai-larina Vai Às Compras, da com-panhia ENTREtanto Teatro. O espetáculo, cujo texto é de Jú-nior Sampaio e Quico Cadaval, conta com coordenação artísti-ca de Maria do Céu Guerra, encenação de Rita Lello e inter-pretação de Júnior Sampaio.

A Bailarina Vai às Compras releva um transexual de meia idade a fazer um espectáculo performativo nos corredores do supermercado central de Tola-boa, sendo sucessivamente in-

TEATRO Espectáculo ‘A Bailarina Vai Às Compras’ estreia amanhã no THSC

Ballet no supermercado Transexual de meia idade canta e dança pelos corredores. Peça lotou salas em Lisboa e em Valongo.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

DR

Peça vai ficar em cena até ao dia 24 de Março

PUB

DR

DR

Page 11: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

Fim de semana · www.Destak.pt · 115ª Feira · 15 de Março de 2012

Um espectáculo do Ballet Corona do Teatro de Moscovo

DR

Banda vai apresentar o novo álbum intitulado ‘2’

INES OLIVEIRA

Bailado dos cisnes

Um dos bailados mais famosos de Tchaiko-

vsky volta hoje a Portugal depois do êxito alcançado em anos anteriores. O Ballet Co-rona do Teatro de Moscovo apresenta hoje no Coliseu do Porto O Lago dos Cisnes, obra de bailado clássico que brinda o espectador com uma coreografia digna de conto de fadas. Mais de 30 artistas estarão em palco nesta versão da obra dirigi-da pelo prestigiado director artístico Anatoly Emelyanov. O espectáculo é às 21h30.

COLISEU

Fingertips solidários

Os Fingertips dão amanhã um concerto

no Fórum da Maia, às 21h30, num espectáculo in-tegrado na tournée de apre-sentação do mais recente trabalho discográfico do grupo, 2, lançado este mês. O concerto é co-produzido pela Câmara da Maia e con-templa uma vertente de so-lidariedade social através da angariação de produtos alimentares destinados à Fundação Lar Evangélico Português, instituição de crianças e jovens.

FÓRUM DA MAIA

hugo mãe – que criou um poe-ma inédito para a brochura pro-mocional do evento – e ainda Matilde Rosa Araújo, Malanga-tana, Pedro Tamen e Yvette Centeno.

O objectivo continua a ser «tratar a poesia de forma dife-

A campanha de 2012 da Poesia à Mesa arranca no

sábado e anuncia para S. João da Madeira espectáculos com Simone de Oliveira e Ricardo Carriço, um exclusivo de A Co-muna e momentos dedicados a Camões e valter hugo mãe.

O vice-presidente da autar-quia e responsável pela progra-mação cultural, Rui Costa, ad-mite que chegar à 10ª edição do evento sem homenagear o au-tor de Os Lusíadas «não faria muito sentido» e, para comple-tar a selecção dos seis poetas que inspiram a campanha des-te ano, escolheu também valter

SÃO JOÃO DA MADEIRA Campanha de 2012 da iniciativa ‘Poesia à Mesa’ arranca já este sábado

Poesia de Camões à mesa do café Espectáculos com Simone de Oliveira e Ricardo Carriço. Autor d’‘Os Lusíadas’ será homenageado.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

DR

Edições anteriores fizeram de Março o mês da poesia

PUB

rente, para a aproximar mais das pessoas» e isso passa por uma série de iniciativas que en-volvem declamadores de repu-tação nacional, artistas profis-sionais, colectividades locais e vários estabelecimentos comer-ciais da área da restauração, que, a 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, incluirão recitais ao vivo na sua ementa de almoço.

O evento mais simbólico das 10 edições da Poesia à Mesa é a Peregrinação Poética que, no dia 23, leva Ricardo Carriço num percurso nocturno pelo centro pedonal de S. João da Madeira. Com o apoio de seis colectividades e o acompanha-mento de uma arruada, o actor e ex-modelo dará a conhecer a obra dos poetas homenageados este ano, dedicando uma «es-tação» da romagem a poemas de cada um desses autores.

Mais detalhes sobre a pro-gramação da iniciativa de 2012 podem ser consultados em www.cm-sjm.pt.

Objectivo do evento é «tratar a poesia de forma diferente, para a aproximar das pessoas»

Page 12: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

5ª Feira · 15 de Março de 201212 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

Rita Egídio e marido ameaçados de morte

Rita Egídio e o mari-do Luís Viola foram

acusados pela SOS Algar-ve Animals de terem viaja-do para o estrangeiro e abandonado dois cães que entretanto haviam adopta-do. Os animais foram res-gatados «visilvelmente mal nutridos». A polémica está a dar que falar nas redes sociais, ao ponto do casal já ter recebido ameaças de morte. Egídio diz-se alvo de uma «campanha difamató-ria» e vai apresentar queixa na PJ. A DJ Rocky G expli-

ACUSADOS DE ABANDONAR DOIS CÃES

é o que acontecerá, confirma-do que está como um dos dois novos reforços do painel de apresentadores do 5 para Meia-Noite. «O conteúdo que se segue é da inteira respon-sabilidade de quem me convi-dou», refere sobre o late talk show que regressará em Abril, desta feita na RTP1 e não na RTP2, e já sem Carla Vascon-celos e Luísa Barbosa.

O radialista Nuno Markl é o outro convocado para alinhar ao lado de Nilton, Luís Filipe Borges e Pedro Fernandes, os resistentes no formato. Markl diz-se «feliz por fazer parte desta insti-tuição televisiva» e acrescen-ta que ainda aguarda respos-ta à sua sugestão para que, «não deixando de se chamar 5 para a Meia-Noite, passe a

Zé Pedro Vasconcelos, há vários anos afastado

dos reality shows da TVI, vi-via agora no campo, na tran-quilidade alentejana, onde montou um negócio de turis-mo rural com a companheira. Em entrevistas recentes, o hu-morista não negava porém que, se o convidassem para um desafio interessante na TV, não teria problemas em meter-se à estrada. Em Abril

TALK SHOW ’5 Para a Meia-Noite’ regressa em Abril com duas caras novas. Nilton, Luís Filipe Borges e Pedro Fernandes continuam

Markl e José Vasconcelos na RTP1No dia 29, Nuno estreia com a mulher Ana Galvão um formato no Canal Q. Zé Pedro abandonou o campo.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

«A casa é a mesma... agora só habitada por inquilinos homens»

ca que emigrou com o marido no final de 2011 e que os cães deveriam ter ficado com uma senhora «que se ofereceu pa-ra ir lá buscá-los», o que nun-ca aconteceu.

O casal emigrou e teria deixado os animais com uma senhora

PUB

Novo ‘A Tua Cara Não É Estranha’ ganha forma

Sílvia Rizzo e Gabriela Barros integram o pai-

nel de cantores da 2ª edição de A Tua Cara Não Me É Es-tranha, avança a TV Guia No-velas. Já o Correio da Manhã garante que FF, José Raposo e Merche Romero estão con-

ELENCO DE CELEBRIDADES

firmados. Pedro Carvalho, Sara Barradas, Rui Andra-de, Marta Melro, Ruth Marlene e Kapinha tam-bém teriam sido sondados. A presente edição passou de 9 para 12 galas para ri-valizar com o Ídolos.

EX-HOQUISTA

Filipe Gaidão entra em ‘Doce Tentação’

O ex-hoquista Filipe Gaidão fará uma perninha no elenco da novela da TVI, Doce Tentação. Esta não é a sua primeira experiência na represen-tação. Em 2008 havia participado na novela Podia Acabar o Mundo, da estação de Carnaxide.

PALÁCIO DA BOLSA

‘Dança na Praça’ em directo no sábado No dia 17, às 21h15, em directo do Palácio da Bolsa, no Porto, a RTP emite a 5.ª edição do Dança na Praça, o passa-tempo da Praça da Ale-gria que exige que um dos elementos dos pares concorrentes tenha mais de 40 anos. Marco de Camillis, Mila Ferreira, Mariana Ferreira e Neno formam o júri.

CLUBE NOVA-IORQUINO

Sting apanhado a fazer sexo no WC O músico Sting e a mulher Trudie foram apanhados a fazer sexo num WC de um clube nocturno em Nova Iorque, diz o New York Daily. Juntos há 19 anos e pais de quatro filhos, o casal reagiu dizendo que estava a «inspecionar as casas de banho». Nada mais normal para quem é praticante assu-mido de sexo tântrico.

Aposta RTP No dia 20, o actor João Reis começa a gravar ‘Retornados’, a nova

série de época do canal estatal.

10 SEGUNDOS

ser emitido às 19h30, pois con-vinha-me deitar cedo».

«A casa é a mesma, só mu-dámos de andar. Vai conti-nuar muito acolhedora. A grande diferença é que muda-ram dois inquilinos e agora, só com homens, vai de certe-za ficar mais desarrumada», avisa Pedro Fernandes.

Entretanto, a 29 de Março, Markl e a mulher, a radialista Ana Galvão, estreiam no Ca-nal Q o formato Felizes para Sempre, um mockumentary (documentário em registo de piada) sobre o seu dia-a-dia a dois. No canal exibido na po-sição 15 do Meo, a dupla abre a porta do seu lar, responden-do a inquietações dos espec-tadores sem deixar pedra so-bre pedra nesse «castelo de clichés que é a vida conjugal».

DR

DR

Page 13: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

Fama & TV · www.Destak.pt · 135ª Feira · 15 de Março de 2012

PUB

CARNEIRO 21MAR/20ABR Ligue já! 760 10 77 31

Amor: Esteja alerta, o amor poderá surgir. Saúde: Controle as suas emoções, pois o sistema nervoso anda alterado. Dinheiro: Não se precipite nas suas compras, pode sair prejudicado.

TOURO 21ABR/20MAI Ligue já! 760 10 77 32

Amor: O ciúme não é o seu maior aliado, pense nisso. Saúde: Poderá sofrer de algumas dores de cabeça fortes. Dinheiro: Poderá ganhar algum dinheiro extra.

GÉMEOS 21MAI/20JUN Ligue já! 760 10 77 33

Amor: O seu par poderá estar um pouco carente, dê-lhe mais atenção. Saúde: Tente não estar tão angustia-do, a vida vai recompensá-lo. Dinheiro: Faça bem os cálculos do seu orçamento diário.

CARANGUEJO 21JUN/20JUL Ligue já! 760 10 77 34

Amor: Cuidado com os relacionamentos perigosos. Saúde: Adopte uma atitude mais positiva perante a vida. Dinheiro: Abra os cordões à bolsa para melhorar a sua imagem.

LEÃO 21JUL/22AGO Ligue já! 760 10 77 35

Amor: Viva alegremente todos os momentos que tem com o seu amor. Saúde: Poderá estar mais sensível. Dinheiro: É possível que seja chama-do a assumir a responsabilidade de um erro que não cometeu.

VIRGEM 23AGO/22SET Ligue já! 760 10 77 36

Amor: Não julgue para não ser julgado! Saúde: Pratique exercício físico. Dinheiro: A sua responsabilidade profissional e grande lucidez ajudá-lo-ão a ser promovido.

BALANÇA 23SET/22OUT Ligue já! 760 10 77 37

Amor: A sua relação estará em profunda harmonia. Saúde: Cuidado com o seu sistema nervoso. Dinheiro: A sua vida financeira tem tendência para melhorar.

ESCORPIÃO 23OUT/21NOV Ligue já! 760 10 77 38

Amor: Não se iniba de expor os seus sentimentos. Saúde: Não abuse da sua vitalidade, pois poderá ficar exausto. Dinheiro: Se cultivar o relacionamen-to interpessoal, obterá benefícios.

SAGITÁRIO 22NOV/21DEZ Ligue já! 760 10 77 39

Amor: Não seja tão exigente com o seu par. Deixe as coisas fluírem com maior naturalidade. Saúde: Atenção à sua tensão arterial. Dinheiro: Seja mais poupado, pense no dia de amanhã.

CAPRICÓRNIO 22DEZ/20JAN Ligue já! 760 10 77 40

Amor: Dê mais atenção às pessoas da sua família, há alguém que precisa de si. Saúde: Estará em boa forma. Dinheiro: Poderá ter um aumento no seu ordenado.

AQUÁRIO 21JAN/19FEV Ligue já! 760 10 77 41

Amor: A felicidade na sua casa depende da educação que der aos seus filhos, por isso preste atenção à formação que lhes dá. Saúde: Não surgirão surpresas. Dinheiro: Trabalhe com mais afinco.

PEIXES 20FEV/20MAR Ligue já! 760 10 77 42

Amor: Não perca tempo a idealizar o seu amor, aceite-o tal como é. Saúde: Aprenda a soltar toda essa Força e Luz interior que desconhece. Dinheiro: Momento pouco oportuno para gastos supérfluos.

HORÓSCOPO MARIA HELENA MARTINS

www.mariahelena.tv [email protected] TEL.: (+351) 21 318 25 99

O TAROT RESPONDE! PENSE NA SUA PERGUNTA! EX: «O AMOR DA MINHA VIDA VAI VOLTAR PARA MIM?» LIGUE 760 10 77 30 (0,60€ iva inc.)

TELEVISÃO

06:30 Bom Dia Portugal 10:06 Praça da Alegria 13:00 Jornal da Tarde 14:15 Vidas em Jogo 15:12 O Direito de Nascer 15:42 Portugal no Coração 18:00 Portugal em Directo 19:10 O Preço Certo 20:00 Telejornal 21:00 Grande Entrevista 21:39 O Elo Mais Fraco 22:30 Série: Liberdade 21 23:37 Guimarães, Capital

Europeia da Cultura 2012 Um projecto da Academia

RTP 00:23 Filme: A Senhora da Água

Um homem salva uma mulher misteriosa do perigo e descobre que ela é, na verdade, uma ninfa, uma personagem de um conto de fadas. Filme assinado por M. Night Shyamalan.

02:19 Revelação

07:00 Zig Zag 14:00 Sociedade Civil 15:31 Universidade Aberta (R) 16:01 Diário Câmara Clara (R) 16:10 National Geographic (R) 17:01 Zig Zag 18:00 A Fé dos Homens 18:32 Série: Dois Homens e Meio 18:53 Café Central (R) 18:59 A Conversa dos Outros (R) 19:32 Capital 20:03 Zig Zag 20:56 National Geographic 21:52 Café Central 22:00 Hoje 22:37 Diário Câmara Clara 22:48 Série: Fringe IV 23:36 A Fé Destes Homens

(Doc. Nac.) 00:25 A Verde e a Cores (R) 00:52 Capital (R) 01:24 Janela Indiscreta

com Mário Augusto (R) 01:56 A Alma e a Gente (R)

06:00 SIC Notícias 07:00 Edição da Manhã 08:00 SIC Boutique 09:10 Cartas da Maya – O Dilema 10:25 Querida Júlia

Com Júlia Pinheiro 13:00 Primeiro Jornal 14:40 Perfeito Coração 16:10 Boa Tarde

O programa tem como anfitriã a apresentadora Conceição Lino

18:40 Morde e Assopra 19:15 Jornal da Noite 20:00 Futebol: Liga Europa

Manchester City vs. Sporting 22:00 Liga Europa: Os Homens do Jogo 22:05 Liga Europa: Os Golos 22:30 Rosa Fogo 23:45 Insensato Coração 00:25 Série: CSI: Nova Iorque VII 01:20 Liga Europa: Resumo 01:55 Cartaz Cultural 02:45 VIP Manicure

06:30 Diário da Manhã 10:12 Você na TV! 13:00 Jornal da Uma 14:20 Ilha dos Amores 15:15 A Tarde é Sua

Programa apresentado por Fátima Lopes

17:35 Dá Cá Mais 5 18:40 Morangos com Açúcar IX 20:00 Jornal das 8 21:50 Doce Tentação 22:25 Remédio Santo 23:40 Anjo Meu 00:34 Série: Apanha-me

Se Puderes Quando uma organização de caridade se aproxima de June e lhe oferece ajuda para a sua neta que preci-sava de um transplante de rim, Neal apercebe-se que se trata de um esquema de tráfico de órgãos.

01:15 Cartaz das Artes 01:56 Olhos de Água

SIC MULHER

21:35 De Corpo e Alma I 23:05 Moda Lisboa 23:16 O Peso Certo XI

SIC RADICAL

21:18 Colbert Report I 22:31 Rabbit Falls II 22:55 Com F Grande! III

SIC NOTÍCIAS

21:00 Jornal das 9 22:00 Edição da Noite 23:00 Quadratura do Círculo

HOLLYWOOD

21:30 Assalto e Intromissão 23:35 O Caçador 02:35 Boleia Mortal

AXN

21:30 Jogo de Audazes IV 22:25 CSI: Miami X 23:20 Investigação Criminal VII

FOX

21:33 Foi Assim que Aconteceu I 23:13 Hawai: Força Especial II 00:03 Nikita I

FOX LIFE

21:27 Anatomia de Grey VIII 22:15 So You Think You Can Dance 00:39 The Good Wife II

MOV

21:45 Painkiller Jane I 22:30 Masters of Horror I 23:25 Ilusões Mortais

EUROSPORT

19:45 Snooker: Players Tour Championship Finals

22:00 Póquer: European Poker Tour

SPORT TV1

18:00 Futebol: Liga Europa At. Bilbau vs. Manchester United 20:00 Besiktas vs. Atl. Madrid

RTP1 RTP2 SIC TVI OUTROS CANAIS

mentos como nenhuma outra experiência o fez antes».

Tendo como pano de fun-do a dicotomia Bem/Mal, a trama gira em torno de um as-sassino profissional (Kiefer Sutherland) e um padre (John

Nas últimas semanas, os webepisódios da série

The Confession estiveram disponíveis em axn.pt. Mas amanhã, pelas 22h25, é a vez da produção protagonizada por Kiefer Sutherland chegar aos ecrãs do AXN em forma-to de longa-metragem, graças à emissão na íntegra dos 10 episódios. No sábado, às 22h05, estreia no AXN Black.

Kiefer Sutherland, autor e produtor, conta que «esta ex-periência fez-me utilizar tudo o que aprendi nos últimos 25 anos na arte de represen-tar e contar histórias, e desa-fiou todos os meus conheci-

SÉRIE ‘The Confession’ estreia amanhã e depois nos canais AXN e AXN Black

Da Net para o pequeno ecrã Kiefer Sutherland protagoniza a história já exibida online do serial killer que se confessa a um padre.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

DR

Sutherland é também autor e produtor desta «experiência»

Hurt). A história começa na véspera de Natal, quando o assassino entra numa igreja para confessar os seus crimes. Através de flashbacks, é reve-lada a dramática viagem do confessado.

Page 14: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

PUB

Page 15: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas
Page 16: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

Classificados · www.Destak.pt · 16 5ª Feira · 15 de Março de 2012

Page 17: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

PUB

Page 18: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

PUB

Page 19: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

5ª Feira · 15 de Março de 2012 · 19

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Pas-satempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tava-res; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIREC-TOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Re-go, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Lu-ís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (pla-neamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DE-PARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

Portugueses de 1.ª e portugueses de 2.ª

Este governo, comandado por Passos Coelho, lançou um dado novo na sua forma de governar, ao promulgar «cortes» nos venci-mentos dos funcionários públicos. Disse o nosso primeiro: nenhum português, de Norte a Sul, exer-cendo a sua actividade na Admi-nistração Pública, escaparia! Mas (pois é, há sempre um «mas»), o tempo foi passando e, há cerca de um mês, o Executivo veio a ter-reiro anunciar que iria abrir uma excepção aos trabalhadores da TAP (portugueses de primeira, acrescento), não lhes cortando qualquer euro nos seus vencimen-tos.

Entretanto, na passada sema-na, coube em sorte a excepção do «corte salarial» aos trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos, tam-bém eles considerados como por-tugueses de primeira, sublinho que, assim, irão receber os seus ordenados por inteiro. [...]

Como corolário do que atrás fica escrito, facilmente chego à conclusão de que nesta «Repúbli-ca das Bananas» (onde ninguém se entende, a nível governamen-tal, claro está) existem, devido à desorientação e falta de palavra de um imberbe primeiro-ministro, portugueses de primeira e portu-gueses de segunda! António Revez AGUALVA-CACÉM

Os PIPS andam por aí Os PIPS andam por aí, a apitar por todo o lado e a exportar um mal que nenhuma mulher quis com-prar quando o implantou no seu peito. O que mais me escandaliza é como esta empresa e o seu dono não foram ainda obrigados a in-demnizar os danos de saúde e morais que estão a provocar e, por outro lado, como é que estas mu-lheres, que de um momento para o outro se tornaram portadoras de uma mini-bomba a explodir dentro de si, continuam impávidas e em silêncio?

Ainda por cima são elas que têm de pagar a nova cirurgia a que obrigatoriamente se vêem força-das a fazer de urgência, para reti-rar o silicone envenenado que lhes venderam a um preço demasiado excessivo que decerto nunca te-riam pago [...]. Julga-se que pelo mundo entre 400 a 500 mil mu-lheres são portadoras das próte-ses PIP. Porque não se juntam a lutar pelos seus direitos, como mulheres que foram ultrajadas e como cidadãs do mundo? A beleza de um peito de sonho passa por saber defendê-lo. Movam-se!

Elsa Ruas

Freeport

E este caso dá voltas e voltas e não termina... O melhor mesmo é que se sabe perfeitamente quem são

os culpados e de que forma mete-ram argolada e mesmo assim nin-guém é considerado culpado. [...] Acredito que neste país o que mais falta é seriedade. As pessoas fa-zem tudo e tudo tratam leviana-mente e depois o resultado está à vista. Os portugueses enganados. Quem faz trinta por uma linha continua livre para o continuar a fazer e no meio de toda a confu-são, ninguém é culpabilizado!

Espero que o governo esteja em cima destas situações e que tome providências o mais rapida-mente possível!

Catarina Leite

Parque Escolar

O governo anterior controlou to-das as operações do Parque Esco-lar e viu-se o resultado. A derrapa-gem é mais que muita e bem grande! Será esta mais uma situa-ção daquelas, sempre muito cari-catas, em que os políticos são os coitados? Sai a notícia de 400% de derrapagem e logo de seguida números completamente diferen-tes e um político muito chateado porque o seu bom nome foi colo-cado em causa. Isto só mesmo em Portugal ou é impressão minha?

Acredito seriamente que o nos-so país está no caminho para a melhoria, mas ainda há um longo percurso a tratar e inúmeras ques-tões a resolver! Para quando?

Nuno Rocha

BRAGA

AMANHÃ 7º MÍNIMA

19º MÁXIMA

HOJE 6º MÍNIMA

25º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 11º MÍNIMA

22º MÁXIMA

AMANHÃ 10º MÍNIMA

18º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 8º MÍNIMA

22º MÁXIMA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

21º MÁXIMA

FARO

HOJE 12º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ 10º MÍNIMA

19º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 11º MÍNIMA

21º MÁXIMA

AMANHÃ 11º MÍNIMA

20º MÁXIMA

PORTO

HOJE 10º MÍNIMA

21º MÁXIMA

AMANHÃ 10º MÍNIMA

15º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE*

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Patrão. Bajulara. 2. Epíteto dado a cantora notável. Dês vivacidade. 3. Quartzo translúcido de cores variadas. Ovário dos peixes. 4. Antigo navio comprido, de baixo bordo, a remos ou à vela, com dois ou três mastros. Rocha formada por grãos de quartzo. 5. Mover-se de um lugar para outro. Usado na loc. adv.a —: fora de horas. 6. Camareira. Incógnita. 7. Desejarias. Despido. 8. Combinar, conciliar. Citar um facto ou razão para provar alguma coisa. 9. E não. Que não tem acento tónico. 10. Absorver, (vapor, gás ou ar) pelas vias respira-tórias. Gostar muito de. 11. Espécie de capela onde os Romanos guar-davam os deuses protectores do lar. Altar cristão Verticais: 1. Sentença breve que encerra uma moralidade. O m. q. índigo. 2. Partir em migalhas. Antiga flauta pastoril. 3. Do feitio de ovo. Tratar com mimo. 4. Enfastiar. Sexta nota da escala musical. 5. Limpar, esfregar com areia ou outro pó. Grande massa de água salgada que cobre cerca de três quartas partes da superfície do Globo. 6. Contr. da prep. de com o art. def. a. Aquelas. Imposto automóvel (abrev.). Gra-ceja. 7. Junta. Designa desejo (interj.). 8. Medida itinerária chinesa. Lamparina. 9. Frutos silvestres. Substância pegajosa, translúcida, que corre ou exsuda de certos vegetais. 10. Reverso. Dormir (a criança) (infant.). 11. As partes laterais das narinas. Madrugada

CRUZADAS Horizontais: 1. Amo, Adulara. 2. Diva, Animes. 3. Ágata, Ova. 4. Galera, Grés.

5. Ir, Desoras. 6. Aia, Xis. 7. Amarias, Nu. 8. Avir, Alegar. 9. Nem, Átono. 10. Inalar,

Amar. 11. Larário, Ara Verticais: 1. Adágio, Anil. 2. Migar,

Avena. 3. Oval, Amimar. 4. Atediar, Lá. 5. Arear, Mar. 6. Da, As, IA, Ri. 7. Une,

Oxalá. 8. Li, Griseta. 9. Amoras, Goma. 10. Revés, Nanar. 11. Asas, Aurora

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Justiça bloqueia dinheiro arrecadado com música ‘Ai se eu te pego’. A Justiça de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, no nordeste brasileiro, bloqueou os lucros arrecadados com a música Ai se eu te pego, que se tornou sucesso mundial na voz do cantor Michel Teló. Saiba porquê em www.destak.pt

DUARTE RORIZ/CM

Page 20: Quinta-feira 15 Março de 2012  · Quinta-feira 15 Março de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1776 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell PUB Más escolhas

PUB