quarta-feira 21 dezembro de 2011 · jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos,...

20
Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1722 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Vítor Gaspar diz que défice fica nos 4% este ano GRANDE PORTO PÁGINA 02 Escavadoras para demolir Bairro do Aleixo foram totalmente destruídas FAMA & TV PÁGINA 19 Lady Gaga foi vítima de um ataque às suas contas de Facebook e Twitter Portugal não muda regra de implantes mamários França prepara-se para pedir a 30 mil mulheres que retirem implantes mamários com defeito. ACTUALIDADE PÁGINA 07 ACTUALIDADE PÁGINA 04 Oportunidades para os jovens no sapatinho ACTUALIDADE PÁGINA 06 Quadra natalícia com direito a sol, mas muito frio ACTUALIDADE PÁGINA 06 O adeus da Saab 67 anos depois O fim da marca sueca deixa saudades. Mostramos alguns dos modelos com história. AUTOMÓVEL PÁGINA 11 Cirque da ‘Alegría’ ARTE & LAZER PÁGINA 10 O espectáculo do Cirque du Soleil passa pelo Pavilhão Atlântico a partir de hoje e até 8 Janeiro com a produção clássica ‘Alegría’, com 55 artistas e músicos de 17 países. D.R. Herman volta a ser anfitrião do Ano Novo FAMA & TV PÁGINA 18 Taça da Liga não é prioridade para FCP DESPORTO PÁGINA 08

Upload: doandat

Post on 09-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1722 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Vítor Gaspar diz que défice fica nos 4% este ano

GRANDE PORTO PÁGINA 02

Escavadoras para demolir Bairro do Aleixo foram totalmente destruídas

FAMA & TV PÁGINA 19

Lady Gaga foi vítima de um ataque às suas contas de Facebook e Twitter

Portugal não muda regra de implantes mamáriosFrança prepara-se para pedir a 30 mil mulheres que retirem implantes mamários com defeito.

ACTUALIDADE PÁGINA 07

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Oportunidades para os jovens no sapatinho

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Quadra natalícia com direito a sol, mas muito frio

ACTUALIDADE PÁGINA 06

O adeus da Saab 67 anos depoisO fim da marca sueca deixa saudades. Mostramos alguns dos modelos com história.

AUTOMÓVEL PÁGINA 11

Cirque da ‘Alegría’ARTE & LAZER PÁGINA 10

O espectáculo do Cirque du Soleil passa pelo Pavilhão Atlântico a partir de hoje e até 8 Janeiro com a produção clássica ‘Alegría’, com 55 artistas e músicos de 17 países.

D.R.

Herman volta a ser anfitrião do Ano Novo

FAMA & TV PÁGINA 18

Taça da Liga não é prioridade para FCP

DESPORTO PÁGINA 08

Page 2: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

4ª Feira · 21 de Dezembro de 201102 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

A Assembleia Muni-cipal do Porto apro-

vou o orçamento da Câma-ra para 2012, com fortes críticas da oposição, no-meadamente, à existência de, pelo menos, 50 milhões de euros de receitas extra sem destino atribuído. Em resposta, Rui Rio salientou que são receitas previstas, mas não garantidas, pelo que «não era sério» indicar uma aplicação concreta pa-ra. O autarca afirmou ain-da que caso a verba seja conseguida será aplicada na «redução do passivo e para investimentos» como a renovação da Avenida da Boavista ou o Bolhão.

Orçamento para 2012 aprovado em Assembleia

PORTO

Maioria PSD/CDS-PP fez aprovar orçamento

D.R.

A destruição das duas escavadoras no Bairro

do Aleixo, no Porto, provocou um prejuízo de cerca de 80 mil euros e o caso está a ser inves-tigado pela Polícia Judiciária, revelou fonte oficial.

A Polícia Judiciária confir-mou que está a investigar o ca-so e que dois elementos já es-tiveram ontem de manhã no local a fazer a peritagem.

«As duas escavadoras gi-ratórias ficaram totalmente inutilizadas, porque ficaram com os comandos electróni- Máquinas ficaram destruídas na sequência dos incêndios

DEMOLIÇÃO Polícia Judiciária está a investigar o caso que ocorreu durante a madrugada

Escavadoras destruídas no AleixoPeritagem revela um prejuízo de 80 mil euros. Trabalhos deverão ser retomados ainda esta semana.

ESTELA SILVA/CMcos destruídos», explicou o di-rector da obra, Ricardo Perei-ra, acrescentando que os pre-juízos situam-se perto dos «80 mil euros» e que apesar de ha-ver um seguro de responsabi-lidade civil, «não cobre danos de vandalismo».

As máquinas destruídas deverão ser removidas dentro de dois dias e «esta semana te-remos novas máquinas a tra-balhar», garantiu, referindo que há prazos para cumprir e caso não consigam terminar a obra dentro dos limites os prejuízos podem ser «muito mais elevados».

Ricardo Pereira reconhe-ceu que é «estranho» terem vandalizado desta forma os veículos logo na primeira noi-te em que ficaram no local de-pois da implosão da torre 5.

PARAMILOIDOSE

Tafamidis exigido pelos doentes Um grupo de doentes com paramiloidose esteve ontem no interior do Hos-pital de Santo António, para exigir que o hospital lhes ministre o Tafamidis, um medicamento que evita o transplante hepá-tico, mas fonte do hospi-tal disse que a unidade «aguarda a introdução do fármaco no Serviço Nacional de Saúde». SAÚDE

Mais cirurgias no Hospital S. João O Hospital de São João, registou entre Janeiro e Outubro um aumento de 10% nas cirurgias, em relação ao período homó-logo de 2010. O presi-dente do Conselho de Administração, António Ferreira, explicou que o aumento «é feito à custa da cirurgia programada». HORTA À PORTA

Maior procura por talhão para cultivar Cerca de 1900 pessoas do Grande Porto esperam por um talhão para culti-var no âmbito do projecto Horta à Porta, mas este número tem vindo a aumentar devido à crise.

10 SEGUNDOS

PUB

Apesar dos actos de vandalismo os trabal-hos vão proseguir ainda esta semana

A torre 5 do bairro do Aleixo foi demolida por implosão na

sexta-feira, numa operação que envolveu cerca de 300 ope-racionais e que obrigou a 509 moradores a abandonar o perí-metro de segurança, mas um grupo de jovens alegadamente descontentes com a demolição tentou agredir agentes policiais com pedras e garrafas.

Torre demolida em grande operação

À imagem das con-géneres europeias, o bolsa portuguesa

fechou a sessão de ontem em alta, apesar de mais ligeira do que as praças euro-peias. O PSI 20 subiu 0,43% para os 5.350,82 pontos.

FECHO VAR% RESUMO PSI-20 5.350,82 0,43

SUBIDAS CONST. DESCI 13 0 7

MAIORES SUB. VAR% FECHO SONAE 4,88% 0,45 SEMAPA 2,29% 5,35 REN 2,22% 1,89

MAIORES DESC. VAR% FECHO SONAE INDÚSTRIA -2,42% 0,61 BPI -1,85% 0,42 EDP RENOVÁVEIS -1,23% 4,48

BOLSA

Metro do Porto fecha mais cedo na noite de Natal

O Metro do Porto vai fechar mais cedo na

noite de Natal (dia 24), ten-do a empresa decidido que a operação terminará às 22h. A Metro refere que es-ta decisão surge na sequên-cia da «pouca procura ha-bitualmente registada nes-te período de Natal». A em-presa adianta que também no dia 25 se verificará «uma ligeira redução da oferta fa-ce a um domingo normal». No domingo, não haverá serviço Expresso na Linha Vermelha e as linhas Azul e Amarela terão uma fre-quência de 15 minutos, en-quanto nas restantes liga-ções será de 30 minutos.

TRANSPORTES

Metro sem circulação a partir das 22h, na noite de Natal

D.R.

Page 3: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

PUB

Page 4: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

4ª Feira · 21 de Dezembro de 201104 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

Contudo, o governante expli-cou que sem a transferência dos fundos de pensões da ban-ca este resultado ficaria nos 7,5% e sem as medidas apro-vadas entretanto que comple-mentaram esta receita extra-ordinária - antecipação da su-bida do IVA sobre a eletrici-dade e gás natural e o corte de 50% do subsídio de Natal -, es-te valor ultrapassaria os 8%.

Ajuda aquém do necessário Apesar destas conclusões e de Gaspar garantir que não é pre-ciso medidas adicionais, o eco-nomista José Silva Lopes acre-dita que existe a necessidade de aumentar em mais do que o previsto o apoio financeiro avançado pela ‘troika’ porque

A economia mundial está ac-tualmente «num momento

de viragem muito perigoso», disse a directora-geral do FMI. Num debate sobre o futuro de África, Lagarde sublinhou que a actual crise pode ter repercus-sões graves sobre os países em vias de desenvolvimento.

O ministro das Finanças anunciou que o défice

orçamental este ano ficará na casa dos 4%, uma percenta-gem bem abaixo dos 5,9% es-tipulados pela ‘troika’. No en-tanto, se não tivessem sido adoptadas medidas extraor-dinárias de austeridade, Vítor Gaspar acredita que o défice ficaria acima dos 8%.

FINANÇAS Ministro diz que défice orçamental ficará este ano na casa dos 4%

Défice vai rondar os 4%, mas sem cortes seria superior a 8%

Momento perigoso para a economia

Economista acredita que Portugal precisa de mais apoio da Europa do que estava previsto pela ‘troika’.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

TIAGO PETINGA/LUSA

a situação piorou desde que o acordo foi assinado. Já na se-gunda-feira, o vice-director ge-ral do FMI tinha alertado pa-ra o facto de Portugal preci-sar de um apoio continuado e «reformas estruturais».

Vítor Gaspar garante que não serão necessárias medidas adicionais para resolver crise portuguesa

Governo baixa indemnização por despedimentoO Governo vai reduzir pa-ra oito a 12 dias o período

que conta para o pagamento das indemnizações por ces-sação do contrato de trabalho, segundo a nova versão do en-tendimento com a ‘troika’. Até Março, avança a Lusa, o Gover-no vai submeter ao Parlamen-

TROIKA

to um diploma que deverá pos-sibilitar às empresas o despedi-mento individual e pretende ainda limitar o impacto dos au-mentos salariais negociados em contratação colectiva.

Em linha com as metas está a redução de custos na Edu-cação, com vista à poupança de

380 milhões de euros, raciona-lizando a rede escolar. Mas o mesmo não se pode dizer das dívidas atrasadas dos organis-mos públicos, que cresceram mais de 170 milhões de euros em Setembro, violando um dos critérios quantitativos estabe-lecidos pela ‘troika’.

Fuja de quem lhe deseja o Natal possível

Suspeito que para alguns (muitos!) portugueses a crise económica trouxe um certo apazigua-

mento, no fundo como se encontrassem no mundo exte-rior a justificação para o que sentem dentro de si. Afinal, um pouco como os hipocon-dríacos que se sentem revitali-zados quando, finalmente, lhes é diagnosticada uma doença real. Mas se durante todo o ano este “desgraça-dismo” já é de caixão à cova, torna-se insuportável em tempo de Natal. Faça a expe-riência. Saia de casa a cantaro-lar músicas da época, enchendo os pulmões deste ar frio, sob um céu azul deslum-brante. Entre pela porta do escritório ainda a cantar, um sorriso de felicidade na cara, e vai ver quantas caras se vol-tam para si, sobrolho franzido em reprovação. Então anda aí a pedir aos pastores para entrarem, aos anjos para can-tarem, a sugerir que a huma-nidade olhe para as estrelas, quando as taxas moderadoras sobem, o desemprego aumenta, o euro com mais dois sopros e vai à vida, e a Europa está como se vê? E quanto a ir adorar o Menino, é apelo que se faça quando as creches estão ao preço a que

estão, e até o leite paga IVA? Só pode ser inconsciente, da cama-rilha do Passos Coelho, ou um capitalista com o dinheiro numa offshore. Aflito com a possibili-dade de ofender os sentimentos dos presentes, como alguém que sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como os outros, e acaba a pedir des-culpa por qualquer coisinha, justi-ficando a alegria, com o facto de ter a melhor mulher do mundo, dos seus filhos estarem excitados com o Pai Natal, e o seu irmão,

emigrado, estar por aí a chegar. Como ainda o olham, desconfia-dos, sente-se obrigado a prome-ter que não volta a cantar, que isto dos cânticos são como o álcool, e às duas por três um tipo já não responde por si. Final-mente, tira um trunfo da manga: “Ouvi dizer que vem aí um alerta vermelho”. No fim do dia, quando lhe desejam “O melhor Natal possível”, de olhos no chão agra-dece. Pela palmada de apreço que lhe dão nas costas, entende que agora já é um dos deles.

Se este desgraçadismo já é de caixão à cova, torna-se insuportável em tempo de Natal.

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Presidente preocupado com efeitos sociais da actual crise

O Orçamento do Es-tado para 2012 já es-

tá no Palácio de Belém pa-ra o chefe de Estado deci-dir a sua promulgação ou veto, tendo 20 dias para o fazer, confirmou ontem à Lusa fonte da Presidência. No mesmo dia, Cavaco re-conheceu, em entrevista a um diário holandês, estar «muito preocupado» com a coesão social e disse es-tar a tentar limitar os efei-tos sociais da crise, insistin-do que o diálogo entre PSD e PS é muito importante.

OE2012

Médicos vão ter de atender mais 20% de utentes

A ‘troika’ quer au-mentar em pelo me-

nos 20% o número de doen-tes por médico de família nos centros de saúde e em 10% nas unidades de saúde familiar, segundo a revisão do memorando de entendi-mento da troika que pre-tende reduzir idas desne-cessárias às consultas de especiliadade e urgências. O documento acrescenta que o Governo português terá ainda de poupar qua-se o dobro nos custos com o sector da saúde, passan-do assim de 550 para 1.000 milhões de euros.

SAÚDE

PAULO CUNHA/LUSA

Troika quer reduzir afluência a consultas de especialidade

123RF

Cavaco tem 20 dias para decidir promulgação

Aumento das taxas vai render 150 milhões O Governo vai receber 150 milhões de euros em dois anos com a subida das taxas moderadoras e os novos isentos vão contri-buir para o valor, pelo menos até terem carimbo das Finanças.

CLICKCM

Page 5: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

Actualidade · www.Destak.pt · 054ª Feira · 21 de Dezembro de 2011

PUB

10 SEGUNDOS

CASO DOS SUBMARINOS

Foram ontem condenados dois ex-executivos da Ferros-taal a dois anos de prisão, com pena suspensa, e ainda ao paga-

mento de coimas por suborno de funcionários públicos estran-geiros, na sequência do negócio de venda de submarinos a Por-tugal e à Grécia.

TROIKA

Segurança Social e fisco per-dem 1,7 mil milhões de euros com cortes nos salários e pen-sões. Segundo a troika, o Estado

vai poupar com ordenados e reformas 4,26 mil milhões, mas irá perder 1,7 mil milhões, o que reduz o total poupado para 2,5 mil milhões de euros.

CTT recebem 300 mil cartas com pedidos de presentes

Não são o Pai Natal, mas cabe-lhes respon-

der às 300 mil cartas que as crianças nacionais põem no correio dirigidas ao senhor das barbas brancas. E se, em 1985, apenas uma pessoa respondia às deze-nas de meninos, este ano são entre 15 a 20 os trabalhado-res que têm a cargo a tare-fa. E contam com a ajuda da Força Aérea para fazer che-gar os presentes aos Aço-res. Ontem, os CTT chega-ram ao pico anual de circu-lação: 6,6 milhões de cartas e encomendas. Até ao fim das festas o número total de Dezembro deve ser de 112 milhões.

CORREIOS

Tribunal europeu condena Portugal por morosidade

O Tribunal Europeu dos Direitos do Ho-

mem condenou o Estado português ao pagamento de mais de 10 mil euros pe-la morosidade da justiça em dois processos. O pri-meiro dizia respeito a uma arrendatária que está há oi-to anos à espera que o tri-bunal português decida so-bre o atraso no pagamento de dois meses de renda e que vai receber 7400 euros. O segundo está relaciona-do com um atraso de seis anos da Justiça na partilha de bens após divórcio.

PARTILHAS

123RF

Portugal tem de pagar 10 mil euros por atrasos em 2 casos

D.R.

Vinte pessoas respondem pelo Pai Natal

Page 6: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

4ª Feira · 21 de Dezembro de 2011Actualidade · www.Destak.pt · 06

ajudar à criação do que chama uma «garantia para a juventu-de», mecanismos que assegu-rem a integração dos jovens no mercado de trabalho, num pro-grama educativo ou formativo nos quatro meses após a saída da escola. A estes juntam-se três milhões para ajudar à in-trodução de mecanismos de apoio para os jovens empresá-rios e empresários sociais, as-sim como assistência financei-ra, durante o próximo ano, a cinco mil jovens europeus para a obtenção de emprego noutro estado da UE, através da inicia-tiva O Teu Primeiro Emprego EURES.

Oportunidades para os jo-vens é o que precisa uma

União Europeia onde o desem-prego afecta cinco milhões de jovens, aos quais se juntam ain-da 7,5 milhões entre os 15 e os 24 anos simultaneamente fora do mercado de trabalho e do sis-tema de ensino ou formação, com custos semanais de dois mil milhões de euros, 1,1% do PIB. E Oportunidades para a Juventude é o nome da iniciati-va que a Comissão Europeia co-loca este Natal no sapatinho.

A ideia é passar das palavras – e dos lamentos – à acção, en-contrando formas de prevenir o abandono escolar e, ao mes-mo tempo, ajudar os jovens a desenvolver competências ade-quadas ao mercado de trabal-ho, garantir oportunidades de estágio e formação e, aquilo que muitos desejam, facilitar a ob-tenção de um primeiro empre-go de qualidade.

Para isso, disponibiliza as verbas do Fundo Social Euro-peu – 30 mil milhões de euros –, ao mesmo tempo que apre-senta acções concretas que se dispõe a financiar directamen-te. Por exemplo, avança com quatro milhões de euros para

DESEMPREGO Comissão Europeia está preocupada com os cinco milhões sem emprego

Oportunidades para os jovens são prioridade este Natal Bruxelas quer jovens ocupados quatro meses após a saída da escola e tem verba para o tornar possível.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

EPA

Prevenir abandono escolar e reforçar a formação dos jovens são os objectivos da Comissão Europeia

As previsões a 10 dias do Instituto de Meteorolo-

gia dão conta de muito sol du-rante o fim de semana de Na-tal, de Norte a Sul do País, mas alertam para uma queda das temperaturas. Enquanto no Porto os termómetros devem oscilar entre os 4ºC de míni-ma no dia de Natal e os 14ºC de máxima, em Lisboa as tem-peraturas devem ficar entre 6ºC e 15ºC e no Algarve um ou dois graus acima. Até na Ser-ra da Estrela o sol vai brilhar, mas o termómetro deve fixar- Quadra festiva marcada por céu limpo de Norte a Sul do País

METEOROLOGIA

Época de festas com sol, mas muito friose em mínimas negativas de um ou dois graus. Mas mesmo com falta de ne-ve nesta região, a procura tu-rística está a surpreender pa-ra o Natal e Ano Novo, com a ocupação nas localidades mais próximas a rondar os 85%. De salientar que a estância de desportos de Inverno da Ser-ra da Estrela abriu ontem pa-ra a temporada 2011/12 com uma pista em funcionamento graças à produção de neve ar-tificial e com lotação esgotada para os próximos feriados.

123RF

Os 30 mil milhões de euros do Fundo Social Europeu estão dispo-níveis para iniciativa

Ministério Público acredita que crime foi «preparado»

A agressão da adoles-cente filmada e colo-

cada na rede social Face-book foi «preparada» e re-sultou de uma «encomenda» de alguns arguidos, concluiu ontem o representante do Ministério Público durante as alegações finais realiza-das na 3ª sessão do julga-mento. O procurador da Re-pública afirmou que o espan-camento de que foi vítima a jovem de 13 anos em Maio foi um «serviço encomenda-do» por alguns dos rapazes arguidos e executados pela única acusada no processo (a 2ª agressora tinha menos de 16 anos na altura).

JUSTIÇA

Bilhetes podem vir a ter preços diferenciados

O Governo quer apli-car preços diferencia-

dos aos bilhetes de com-boios de longa distância, se-gundo a procura e a ante-cedência de compra. Uma medida que se insere na no-va versão do memorando da ‘troika’ e que se assemel-ha ao que se utiliza nas com-panhias aéreas low cost, de-vendo ser adoptada no pri-meiro trimestre de 2012. Ontem, as comissões de utentes dos transportes da Grande Lisboa entregaram no Parlamento uma petição contra o aumento do preço dos bilhetes e passes.

COMBOIO

D.R.

Medida insere-se no acordo estabelecido com a ‘troika’

LUÍS ANICETO

Espancamento de jovem foi «encomendado»

Europa está atenta Propostas que, segundo Durão Barroso, presidente da Co-missão Europeia, «mostram aos jovens da Europa que es-tamos atentos à sua situação». Até porque, acrescenta tam-bém László Andor, Comissá-rio Europeu responsável pelo Emprego, «a situação actual dos jovens em muitos países da União Europeia (UE) está a tornar-se dramática. Sem uma acção decisiva ao nível da UE e a nível nacional, corre-mos o risco de perder esta ge-ração com elevados custos eco-nómicos e sociais», acrescen-tou o governante.

Comissário Europeu considera que a si-tuação está a tornar- -se «dramática»

COLUNA VERTICAL

*ADVOGADO

JOSÉ LUÍS SEIXAS*

As iluminações não têm o impacto de tempos de prosperidade.

Os enfeites são mais modestos e contidos. Mas é Natal. Há uma força intangível que derruba os muros empa-redados de muito egoísmo e muita solidão que construímos nos nossos corações. Sentimo-nos melhores, mais disponíveis para os outros, mais sensíveis aos dramas com que convivemos, mais pro-pensos a perdoar, a auxiliar ou, simples-mente, a abraçar.

A simplicidade e o des-pojamento do Presépio convocam-nos para outros e novos horizon-tes que, porventura, esquecêramos já. O bom que é estarmos juntos, sermos tantos e sen-tirmo-nos tão próximos. É a dádiva que se sobrepõe à oferta, como o abraço fraterno ao postal de boas festas. O Natal do amor que brota do coração dos homens num sentimento de responsabilidade recíproca e partilhada, esse Natal simbolizado no Deus Menino sorrindo ao Mundo, só nos pode iluminar a alma e encher-nos de esperança. Um Santo e Feliz Natal para todos.

Um Natal verdadeiro

A simplicidade e o despojamento do Presépio con-vocam-nos para outros e novos horizontes que, porventura, es-quecêramos já.

Page 7: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

Actualidade · www.Destak.pt · 074ª Feira · 21 de Dezembro de 2011

PUB

As autoridades de saúde francesas vão pedir a 30

mil gaulesas e estrangeiras portadoras de implantes ma-mários da marca PIP (Poly Im-plants Prothèses) que os reti-rem como medida de pre-caução, avançou ontem o jor-nal Liberation. Uma decisão considerada «única na histó-ria da cirurgia estética» e que resulta da existência de defei-tos nas próteses e da suspeita de terem causado a morte de pelo menos uma mulher.

Posição francesa considerada «única na história da cirurgia estética»

SAÚDE França vai pedir a 30 mil portadoras de implantes que os retirem

Portugal mantém posição sobre implantes mamários

123RF

Para além desta morte, uma investigação das autori-dades francesas apurou ainda a existência de oito casos de cancro em portadoras de im-plantes mamários PIP, o que motivou também o alerta de segurança.

Infarmed está atento, mas reitera que retirar implantes, só mesmo em caso de ruptura dos mesmos.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

FILIPINAS

Estado de calamidade nas zonas afectadas

O presidente das Filipi-nas declarou ontem o

estado de calamidade nacio-nal na sequência das inun-dações responsáveis por cerca de mil mortes e muita destruição. Nas cidades mais afectadas há centenas de corpos por identificar.

REINO UNIDO

Polícias podem usar armas em distúrbios

De acordo com um relatório oficial, ontem

tornado público, a polícia britânica pode vir a usar legalmente armas de fogo em determinadas circunstân-cias durante distúrbios como os que puseram a Inglaterra em sobressalto em Agosto passado.

EUROPA

BCE empresta com condições vantajosas

O Banco Central Euro-peu vai emprestar hoje

aos bancos da Zona Euro todo o crédito de que preci-sem a três anos, em con-dições vantajosas, na pri-meira operação que a insti-tuição realiza pela primeira vez para garantir liquidez.

ANGOLA

Mais de seis mil mortes por malária

Angola contabilizou 6025 mortes por malá-

ria até Outubro passado, menos do que as 8 100 regis-tadas em 2010, revelou o coordenador do programa angolano de luta contra a malária. Uma redução com impacto directo nas taxas de mortalidade infantil.

Obama é «falso» O presidente venezuelano

Hugo Chávez chamou «falso» ao líder norte-ame-

ricano, Barack Obama.

NO

GLOBOEmbora o Instituto Nacio-nal da Farmácia e do Medica-mento (Infarmed), a autorida-de nacional, continue «a seguir atentamente a situação em co-laboração com as entidades relevantes a nível europeu e nacional», para já, referiu ao Destak fonte da instituição, mantém-se a recomendação de Março do ano passado, al-tura em que foi ordenada a suspensão da comercialização daqueles implantes. O que sig-nifica que, no caso das próte-ses já implantadas, «não exis-tem razões que justifiquem a explantação e substituição preventivas».

O cirurgião plástico Sera-fim Ribeirinho Soares confir-ma que assim é. «O que está determinado é que não há ne-cessidade de retirar este tipo de implantes. Só no caso de romperem», afirma ao Destak.

O especialista explica ain-da que a colocação de implan-tes mamários é «uma cirur-gia que está na moda», o que justifica que seja uma das principais intervenções reali-zadas pelos cirurgiões plásti-cos nacionais.

Autoridades suspei-tam que implantes foram responsáveis por uma morte

Page 8: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

4ª Feira · 21 de Dezembro de 201108 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

A Taça da Liga ainda es-tá longe de ser uma com-

petição que cative os três maio-res clubes portugueses. On-

tem, na antevisão do Paços Fe-rreira-FC Porto desta noite (21h – SportTV) – jogo anteci-pado da 1ª jornada da fase de grupos da prova –, Vítor Perei-ra não escondeu esse desinte-resse da competição: «a nossa prioridade é o campeonato, a Taça da Liga não o é e também não substitui a Taça de Portu-gal. Temos de assumir que saí-mos dela com uma má exi-bição, mas a partir desse mo-mento tornámo-mos mais for-tes». O técnico aproveitou pa- Vítor Pereira garante que FC Porto está agora mais à sua imagem

TAÇA DA LIGA FC Porto vai à Mata Real na 1.ª jornada

Pereira diz que prova não é prioridadeJogo antecipado da prova vai permitir «gestão de plantel» dos portistas que levam três juniores.

EPA

JOÃO TOMÉ [email protected]

ra falar dos quase seis meses a comandar os portistas, expli-cando que a equipa agora joga mais à sua imagem. «É um FC Porto mais à FC Porto, dentro daquilo que eu quero e dos ní-veis de exigência que preten-do», disse o técnico que admi-tiu que preferia que não hou-vesse paragem de Natal e con-vocou três júniores e Varela para o jogo da Mata Real. Ha-verá «gestão de jogadores» mas é um jogo «para ganhar».

Vítor Pereira admitiu estar satisfeito com o plantel ao

seu dispor e não pensa em reforços para o mercado de Janeiro. Já sobre saídas de jogadores como Hulk, preferiu não falar nisso. Quem chega ao plantel é Danilo, um reforço assegurado no Verão que será avaliado pelo técnico.

Técnico feliz com o plantel actual

Nomes do Estoril Open com época ao melhor nível

O Estoril Open já tem datas para 2012 (de 28

de Abril a 6 de Maio), já co-locou à venda um pack de Natal (em que cada dia de prova fica em 16 euros e in-clui ofertas especiais) para aproveitar antes que o im-posto suba no próximo ano e comemora o facto de ter tido duas das estrelas do ano na edição de 2011: o ar-gentino Juan Martin del Po-tro foi eleito o Regresso do Ano no ATP (este ano passou de 485º do raking para 11º) e Milos Raonic, o canadiano que surpreendeu e superou as expectativas.

TÉNIS

PUB

Pedro Proença foi nomeado pela UEFA

para o Europeu de 2012 na Polónia e Ucrânia, tornan-do-se assim no quinto árbi-tro do futebol português a participar na fase final de um campeonato da Euro-pa – o que já não acontecia desde 2004. O árbitro de Lisboa faz parte da lista de 12 árbitros principais no-meados pela UEFA e, pas-sados oito anos, vai suce-der a Lucílio Baptista, que tinha sido o último repre-sentante português. Na restrita lista de árbitros portugueses que participa-ram numa competição des-

EUROPEU 2012

Pedro Proença é o 5.º árbitro português a arbitrar no Euro

te tipo estão Vítor Pereira, Ro-sa Santos, António Garrido e Lucílio Baptista. Pela primei-ra vez num Europeu as equi-pas de arbitragem serão for-madas por seis elementos, uma vez que vão estar presen-tes os dois árbitros de baliza.

Os quartos-de-final da Taça de Portugal co-

meçam a disputar-se hoje, com a recepção da Académi-ca de Coimbra, uma das sur-presas da Liga e da prova (eli-minou o FC Porto) ao Desp. Aves (da II Liga). Pedro Ema-nuel, treinador da Académica, voltou a sublinhar que chegar ao Jamor é o sonho que ali-menta a Briosa nesta compe-tição. «As expectativas são as melhores, vimos de resultados positivos e exibições consegui-das, e acima de tudo, temos de destacar a postura e a am-bição desta equipa», disse o técnico que conseguiu empa-tar com o Sporting no fim de

TAÇA DE PORTUGAL

Académica moralizada para abertura dos quartos-de-final

semana para a Liga. O gran-de jogo dos quartos-de-final é a recepção do Sporting ao Ma-rítimo, amanhã em Alvalade. Também na quinta-feira a Oli-veirense recebe a Olhanense e sexta-feira o Moreirense re-cebe o Nacional.

Proença sucede a Lucílio Baptista, presente no Euro2004

JORGE GODINHO/CM

Equipa de Coimbra empatou com o Sporting no último domingo

LUSA

SPORTING

Barroso critica influência de PC O presidente da Assem-bleia Geral do Sporting, Eduardo Barroso, criticou na Renascença a diferen-ça de tratamento dos ár-bitros em relação aos clu-bes. Referindo-se às críti-cas do presidente portista a Duarte Gomes: «Pinto da Costa espirra, os árbi-tros constipam-se». O clássico Sporting-FC Porto da 14.ª jornada será a 7 de Janeiro (20h15).

ESPANHA

Real Madrid volta a vencer na Taça O Real Madrid voltou a vencer o modesto Ponfer-radina, agora por 5-1 (Callejon bisou e Sahin estreou-se a marcar), e segue para os ‘oitavos’.

ESPANHA

Scolari e Simeone na lista do Atlético Os jornais espanhóis ga-rantem que a decisão está tomada e Gregorio Man-zano vai ser despedido do At. Madrid. Scolari já terá sido contactado pelo clu-be, que tem em Simeone outro dos possíveis alvos.

SPORTING

Transferência de Rubio investigada O diário chileno La Ter-cera noticia que a trans-ferência de Diego Rubio, contratado pelo Sporting ao Colo Colo, está a ser investigada pela FIFA, por possíveis ilegalidades.

10 SEGUNDOS

Page 9: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

4ª Feira · 21 de Dezembro de 2011 · 09

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

PUB

Trimestre preenchidoMúsica, teatro, dança e magia, artes plásticas e

cinema preenchem a progra-mação do Teatro Municipal da Guarda para os primeiros três meses de 2012. No plano mu-sical os destaques da progra-mação vão para concertos de Sérgio Godinho (21 de Janei-ro) e Amor Electro (24 de Março). A 4 de Fevereiro ac-tua o grupo Paus e no dia 25 o projeto Assobio. A 11 de Feve-reiro, a magia irá andar ‘à sol-

TEATRO MUNICIPAL DA GUARDA

ta’, pela mão do ilusionista Luís de Matos, que vai apresentar na Guarda o es-petáculo Chaos.

«Oásis» em Guimarães

O concelho de Gui-marães será um «pe-

queno oásis« no «deserto» da crise esperada para 2012 graças à Capital Europeia da Cultura, que funcionará como «estímulo» e «opor-tunidade» para a activida-de económica do concelho, disse o autarca local, Antó-nio Magalhães.

CULTURA

CINEMA

Mais uma edição do Shortcutz O Homem da Cabeça de Papelão, de Pedro Lino e Luís da Matta Almeida e Hannah, de Sérgio Cruz são os filmes que vão estar em competição na 52.ª edição do Shortcutz, que, como sempre, se realiza esta noite, às 22h, na sala 2 do Hard Club. Nos projectos convidados vão estar o trailer book da banda desenhada do artista plástico brasileiro Eduardo Filipe, Balada de Johnny Furacão.

TURISMO

Marvão aposta na gastronomia O município do Marvão vai promover, a partir de domingo, uma quinzena gastronómica dedicada aos pratos de caça com o objectivo de afirmar «de uma vez por todas» a região como destino gastronómico.

EXPOSIÇÃO

Presépios para todos os gostos O Museu Municipal de Valongo tem patente uma exposição que conta com 186 presépios e sagradas famílias feitas dos mais variados materiais, tamanhos e formas imagi-náveis. A mostra pode ser visitada até 29 de Janeiro.

O musical Nós é uma viagem ao melhor da música portu-guesa apresentado por Ana-bela, acompanhada pela sua banda e com as participações muito especiais de Simone de Oliveira, Miguel Gameiro e Encantus Corus .

«Um grande desafio» «É um grande desafio», re-conheceu a cantora ndurante

A programação de Na-tal da cidade do Porto

tem um dos pontos altos esta noite com o concerto da can-tora Anabela.

AO VIVO Dois espectáculos para celebrar a quadra festiva na Invicta

Concerto de Natal com AnabelaCantora vai apresentar o musical ‘Nós’, com Simone de Oliveira e Miguel Gameiro.

DESTAK [email protected]

Anabela é um ponto alto do programa de Natal da autarquia

TOME

NOTA

Tiago Bettencourt e amigosO músico Tiago Betten-court lança esta semana

Tiago na Toca e os Poetas, um álbum no qual canta poemas

LANÇAMENTO

a cerimónia de apresentação da programação de Natal. «Estou ansiosa para apresen-tar a toda a cidade um espec-táculo único, de homenagem aos nossos melhores intérpre-tes da cena musical. Só espe-ro que se deixem surpreen-der», sublinhou. Anabela, que em 1993, com apenas 16 anos, venceu o Fes-tival RTP da Canção e repre-sentou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1993, em Millstreet, Irlanda com a canção A cidade (até ser dia), promete dois espectáculos inesquecíveis.

O Concerto de Natal, que es-te ano irá realizar-se em dose redobrada, hoje (18h30) e amanhã (21h30) no Rivoli - Teatro Municipal promete ser um momento especial dentro dos momentos especiais que são os festejos de Natal.

Concursode fotografia

Estão abertas até ao dia 13 de Janeiro as

inscrições para a 9ª Edição do Concurso Bienal de Fo-tografia Purificación Gar-cía. O concurso pretende ser «um ponto de encontro para o mundo da arte da fo-tografia, uma referência para a criação peninsular», refere a organização.

PURIFICACIÓN GARCIA

de autores portugueses na companhia de amigos, numa obra que surge acompanhada de um livro.

A Direcção Regional de Cultura do Norte, em

parceria com a Iberdrola e junta de Castela e Leão, vai in-vestir cerca de 180 mil euros na recuperação da igreja românica de Algosinho, no concelho de Mogadouro. O vi-

MOGADOURO

Património a recuperar

Sérgio Godinho actua no dia 21 de Janeiro na Guarda

ce-presidente da Câmara de Mogadouro, João Hen-riques, disse que o projec-to está englobado numa ini-ciativa mais vasta, que tem por missão a recuperação do património românico do Norte de Portugal.

Músico regressa aos discos

Page 10: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

4ª Feira · 21 de Dezembro de 2011Arte & Lazer · www.Destak.pt · 10

LIVROS POR FILIPA ESTRELA

Diz-me Quem Sou Julia Navarro Bertrand

A autora de A Bíblia de Barro e A Irmandade do Santo Sudário traz-nos agora uma narrativa que percorre o século XX. Este romance histórico retrata o período do fim da Segunda República espanhola até à queda do Muro de Berlim, passando pela Segunda Grande Guerra e pela Gue-rra Fria. A história da vida de Amelia Garayoa e dos homens que dela fizeram parte está descrita numa apaixonante aventura, que transborda de intriga, espionagem, amor e traição. Conheça persona-gens inesquecíveis, e seus olhares através da história.

Gaspar, Belchior e Baltazar Michel Tournier Dom Quixote

O episódio dos Reis Magos vin-dos da Arábia para adorar o menino Jesus inspirou este grande escritor a mergulhar nas fontes da espiritualidade.

Dezembro Elizabeth Hartley Winthrop Bertrand

Acompanhe um mês na vida de uma inteligente rapariga de 11 anos, encerrada num isola-mento criado por si do qual só ela pode decidir libertar-se.

Doze Mulheres e um Almoço de Natal Leonor Xavier Temas e Debates

Percursos de vida, livros, receitas, reflexões e prazeres são os ingredientes deste livro, onde doze mulheres se sentam à volta de uma mesa.

A Magia do Natal Tony Wolf Booksmile

Dirigido a crianças maiores de quatro anos, este livro cheio de histórias fala de um reino feito de sonhos que se tornam realidade no Natal.

PUB

Cirque du Soleil volta ao País para trazer mais ‘Alegría’

Muito aclamada inter-nacionalmente, a pro-

dução clássica Alegría do Cirque du Soleil já deslum-brou mais de 10 milhões de pessoas no mundo, desde a estreia em Montreal em 1994. Com 55 artistas e músicos de 17 países diferentes, esta ode barroca à energia, à graça e ao poder da juventude apre-senta um guarda-roupa extra-vagante, música ao vivo e uma actuação que realça o lado ar-tístico e atlético. O resultado é uma impres-sionante mistura de talento, força e velocidade, com per-formances elegantes. São 2h30 de espectáculo (com intervalo), que mostra acrobacias de cortar a respi-ração.

ESPECTÁCULO

A companhia apresenta nova produção cheia de energia

D.R.

–– TOME NOTA Local Pavilhão Atlântico Horários 21 e 22 Dez., às 21h; 23 Dez, às 17h e 21h; 25 Dez., às 17h;

26 Dez., às 17h e 21h; de 27 a 30 Dez., às 21h; 1 Jan., às 17h e 21h; de 3 a 6 Jan., às 21h; 7 Jan., às 17h e 21h; 8 Jan., às 17h Preço 35 a 65 euros

É uma das obras mais esperadas des-

te ano e entrou directa-mente para os tops de vendas de países em que já foi editado. Trata-se do mais recente livro de Ha-ruki Murakami, intitula-do 1Q84. Num mundo aparente-mente normal, duas per-sonagens que não são o que aparentam dão-se conta de ligeiros desajus-tamentos à sua volta, que os vão conduzir fatalmen-te a um destino comum. Aomame é uma mulher independente e professo-ra de artes marciais. Ten-go é professor de mate-mática. Duas persona-gens cativantes, que se cruzam com histórias inesquecíveis. Não deixe de conhecer uma obra de ficção, que ilumina de forma trans-versal a aldeia global em que vivemos.

LITERATURA

‘1Q84’ de Murakami

FILIPA ESTRELA [email protected]

O novo livro de Haruki Murakami já está disponível em Portugal

D.R.

Os filmes portugueses José e Pilar e Misté-

rios de Lisboa estão na lista das 265 longas-metragens para possível nomeação pa-ra o Óscar de Melhor Filme, anunciou a Academia. O fa-do Já não estar, interpreta-do por Camané e que faz parte de José e Pilar, está na lista para eventual no-meação a Óscar de “melhor canção original”.

CINEMA

Filmes lusos nos Óscares?

‘Mistérios de Lisboa’ e ‘José e Pilar’ estão numa lista de 265

D.R.

PASSATEMPO O Destak oferece

cinco exemplares do livro ‘1Q84’. Veja como

concorrer no nosso Facebook!

Page 11: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

4ª Feira · 21 de Dezembro de 2011 · 11

AutomóvelCaderno Especial

Até há pouco tempo, a Suécia era conhecida a nível de pro-

dutos, pelos móveis IKEA e pelos au-tomóveis. Duas marcas incorpora-vam esse espírito escandinavo, só-brio, seguro e estável: a Volvo e a Saab (ambas em mãos norte-ameri-canas desde 1999 e 1990, respectiva-mente). Agora, com o fim da Saab, fi-cam reduzidos a uma só marca. O fim da Saab acabou por ser anunciado. Em 2010 a empresa esteve muito per-to de fechar as portas, na redução de custos da General Motors, mas foi ad-quirida pela holandesa Spyker. Este mês, a empresa abriu desistiu de lu-tar e abriu falência. A “morte” che-gou porque um negócio com um con-sórcio chinês que poderia salvar a empresa caiu por terra, especialmen-te devido à recusa da General Motors em transferir licenças de patentes da marca.

Criada em 1937, na cidade sueca de Linköping, a empresa Svenska Ae-roplan AB tinha como único propó-sito construir aviões para a Força Aé-rea Sueca, para manter a neutralida-de do país face à guerra que se avizinhava. Nos anos 1940 a com-panhia começou a diversificar o ne-gócio e em 1948 apresentou o primei-ro automóvel, o Saab 92 ou Ursaab. Nos anos 1960, com o Saab 96, a mar-ca teve um grande sucesso mundial, com mais de 550 mil veículos vendi-dos, iniciou uma bem sucedida aven-tura na competição (que terminou em 1980) e o modelo chegou mesmo a figurar em selos suecos.

Seguiram-se vários veículos fami-liares como o Saab 900, o 9000, que

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

JOÃO TOMÉ [email protected]

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

O adeus da sueca Saab FIM DE LINHA PARA A EMPRESA DE AUTOMÓVEIS SAAB

Twingo abaixo dos 10 mil €O novo Renault Twingo chega a Portugal no início de 2012 com um preço de 9 990 eu-ros com o motor 1.2 75cv de 16 válvulas e na versão me-nos equipada. O 1.5 de 85 cv custa desde 14 790 euros.

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

BMW Série 6 versão crescidaA BMW apresentou o novo Sé-rie 6 Gran Turismo, com mais duas portas, que surge para rivalizar com o Audi A7 Sport-back ou o Porsche Pana- me-ra e tem lotação para 4+1. Chega a meio de 2012.

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

já nos tempos da General Motors foi substituido pelo 9-5, que ganhou um “irmão” mais pequeno, o 9-3 já em 2003. A Saab diferenciou-se ao criar

automóveis originais, tendo a tecno-logia de ponta como seu aliado e a verdade é que tinha muitos fãs, em-bora isso não tenha sido suficiente.

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Mais pequeno do que o XC90 e com a sobriedade e conforto que a Volvo gosta de colocar nos seus automó-veis, o pequeno SUV XC60 chegou para concorrer com os alemães Audi Q5, BMW X3, Mercedes GLK e VW Tiguan. A verdade é que a sua chega-da foi triunfal, passando, em 2009, a ser o veículo mais vendido da marca sueca. Testamos agora a versão D3 de 163 cv, que chegou o ano passado, com tracção às quatro rodas (AWD) e que já permite algumas aventuras fora de estrada. O aspecto compacto, ágil e moderno é um dos seus atribu-tos, a juntar ao óptimo posto de condução, ao conforto e segurança,

ou não incluisse o melhor da Volvo, nomeadamente o chamado City Safe-ty (que pode evitar uma colisão mes-mo que o condutor não trave). O mo-tor de 163 cv está longe de ser o mais possante, mas serve bem, pena que os consumos sejam um pouco altos (fizémos médias de 9l/100km) e a direcção podia ser mais precisa. Esta versão custa 48 mil euros. JT

TESTE | VOLVO XC60 D3 AWD

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

SUV ao estilo nórdico

Consumo Quer ser poupado, podia poupar mais e a di-recção podia ser melhor.

Qualidade O belo posto, a facilidade de condução, con-forto e elevada segurança.

Saab 96, de 1960

Saab 900, descapotável

Saab 92 ou Ursaab, de 1948 Saab Sonett, de 1955

Saab 9-3 X

Page 12: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

12 4ª Feira · 21 de Dezembro de 2011

Page 13: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

4ª Feira · 21 de Dezembro de 2011 13

Page 14: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

4ª Feira · 21 de Dezembro de 201114

Page 15: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

4ª Feira · 21 de Dezembro de 2011 · 15

Destak.pt

BRAGA

AMANHÃ 3º MÍNIMA

20º MÁXIMA

HOJE 4º MÍNIMA

18º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 7º MÍNIMA

15º MÁXIMA

AMANHÃ 7º MÍNIMA

16º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 5º MÍNIMA

17º MÁXIMA

AMANHÃ 4º MÍNIMA

19º MÁXIMA

FARO

HOJE 9º MÍNIMA

20º MÁXIMA

AMANHÃ 11º MÍNIMA

21º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 10º MÍNIMA

17º MÁXIMA

AMANHÃ 9º MÍNIMA

17º MÁXIMA

PORTO

HOJE 7º MÍNIMA

15º MÁXIMA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

16º MÁXIMA

TEMPO

CARTAS DO LEITOR

WWW.DESTAK.PT

O Natal é saudade O Natal é uma quadra festi-va/Que todos gostam de fes-tejar/é uma época bastante emotiva/A única que nos faz sonhar.//Sonhar com um Mundo melhor/Onde as cri-anças deixarão de sofrer/ /Os homens vão entender o Amor/E a Paz na Terra vol-tará a nascer.//O Natal deve-ria ser todos os dias/Mesmos nos momentos de nostalgia/ /Em especial os que vivem na solidão.//O Natal para muitos é saudade/É feito por mo-mentos de felicidade/Capaz de transformar um coração.

Ana Santos VILAR DE ANDORINHO

Um político conto de Natal Ebenezer Scrooge é um velho avarento retratado por Char-les Dickens na obra “Um con-to de Natal” que não quer saber do Natal para nada, quase exigindo que os seus empregados trabalhem nesta data. O actual primeiro-mi-nistro parece ter copiado o estilo do senhor, é carrancu-do, arrogante, exigindo que se trabalhe mais meia hora,

impondo sobretaxas sobre o subsídio de Natal, extirpando a função pública e os pensio-nistas. A não ser que os fan-tasmas de Scrooge decidam assombrar este governo para a sua obrigação social ou va-mos ter o pior Natal de sem-pre. Gostava de vê-lo chorar copiosamente como fez a mi-nistra italiana, quando anun-cia o aumento das taxas mo-deradoras na saúde, quando eliminar alguns feriados, quando obriga ao pagamen-to das ex-SCUT, quando au-mentar a taxa do IVA, quan-do rebentar com a economia e aumentar o desemprego.

Emanuel Caetano ERMESINDE

Menino Jesus

Menino Jesus nasceste/Num berço cheio de nada/E por nós padeceste/Nesta terrena jornada.//Uma estrela de oito pontas/Levou os magos a Be-lém/Sete delas são as con-tas/Deste mundo por além.// //A oitava ponta da estrela/ /Simboliza a eternidade/Feliz de quem poder vê-la/À luz da perenidade.

José Amaral VILA NOVA DE GAIA

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau,

Nº. 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão. O ambiente agradece.

PUB

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Edi-tor: Metro News, Publicações, SA; Empre-sa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofi-na, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Fran-cisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Des-tak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Car-la Marina Mendes, Filipa Estrela, João To-mé, Luís Miguel Mota (estagiário), Nuno Miguel Pereira, Patrícia Susano Ferreira, Vera Valadas Ferreira; Colunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malhei-ro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Mafalda van Uden; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Pa-ginação e Grafismo: Pedro Alves (editor), Rita Alves, Sérgio Costa; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Mar-keting: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seru-ya (assistente) ([email protected]); Passatempos/Eventos: Ana Barbado, Mar-ta Tavares; Administração/Redacção/Pu-blicidade: Arruamento D à Rua José Ma-ria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Tele-fone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 28; De-partamento Comercial: DIRECTOR CO-MERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margari-da Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto, Só-nia Andana; DIRECTOS: Luís Filipe (Coor-denador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afon-so, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (pla-neamento); Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 26/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Sónia Andana; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vi-tor Machado; Ana Júlia (assistente) Tele-fone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Perio-dicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pe-droso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

NOVOS CONTACTOSO Destak mudou de instalações, a nova morada é Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, n.º 3 – 1549-023 Lisboa. Para contactar o Departamento Comercial, ligue: ANA SILVEIRA – tel.: 210 494 134 e JOANA SANTANA – tel.: 210 494 136 (Coordenadoras de Agências) LUÍS FILIPE – tel.: 210 494 214 (Coordenador de Directos).

Paredes de Coura. O mais antigo festival português, em con-tinuidade, está de volta e a festa promete ser de arromba ou não fosse 2012 o ano em que celebra 20 primaveras – e com a EDP como namming sponsor. A comemoração está marcada para 13, 14, 15 e 16 de Agosto, na idílica Praia do Taboão e o passe de 4 Dias já está à venda. Saiba tudo em destak.pt.

Page 16: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

PUB

Page 17: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

4ª Feira · 21 de Dezembro de 2011 · 17

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

Jon Bon Jovi brinca com a notícia da sua morte

Na segunda-feira, circu-lou a notícia da morte do

roqueiro Jon Bon Jovi. Mas ra-pidamente, o representante do músico fez questão de des-mentir os boatos, afirmando que o artista estava bem de saúde. Bem humorado, Bon Jovi também quis provar que

INTERNET

reencontra-se e é tempo de vingança...

Helena Isabel, José Carlos Pereira, Sara Prata, Pedro Górgia, Kapinha, Márcia Breia, Rita Salema, Simone de Oliveira, Afonso Pimentel, Sa-ra Salgado, José Raposo, Eu-nice Muñoz, Ruy de Carvalho e Sofia Grilo são alguns dos ac-tores convocados para este novo projecto. No elenco des-taque ainda para Mafalda Pin-to, agora regressada ao país.

Com estreia prevista para Março, Destino será gra-

vada em Lisboa mas tam-bém em Castelo de Vide, no coração do Alto Alentejo. A novela deverá substituir Remédio Santo nos serões da TVI. O projecto esteve a “marinar” durante 2 anos.

Não haverá novela da estação de Queluz de

Baixo sem um triângulo amo-roso: é certo que apimenta a trama e prende os espectado-res que torcem pelo seu casal preferido. Mas se Fernanda Serrano for a mulher dividida por dois amores, então o su-cesso da história está pratica-mente garantido.

Assim terá pensado o au-tor da trama, Tozé Martinho, naquele que é o seu regresso à ficção nacional. Em Destino, a noveça cuja rodagem arran-ca já em Janeiro, o drama des-te triângulo de protagonistas não será meramente amoro-so, pois que os homens que lu-tam pelo coração de Serrano são irmãos.

A acção começa há 20 anos atrás, quando a personagem de Fernanda se apaixona por um jornalista, um homem muito mais velho, interpreta-do por Nicolau Breyner. O jor-nalista acaba preso graças ao seu próprio irmão, o actual amante da sua apaixonada, num papel entregue a Luís Es-parteiro, de novo o vilão numa história da TVI. Agora, o trio

TVI Luís Esparteiro e Nicolau Breyner lutam por Serrano na novela ‘Destino’

Fernanda dividida entre dois amores

Projecto esteve a “marinar” 2 anos

A trama, que marca o regresso de Tozé Martinho à ficção nacional, será gravada em Castelo de Vide.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

SÉRGIO LEMOS/CM

‘Destino’ deverá estrear em Março, substituindo ‘Remédio Santo’

está vivo. Brincando com a si-tuação, publicou na Internet uma fotografia sua junto a uma árvore de Natal. «O Pa-raíso parece-se bastante com New Jersey», lê-se na folha de papel à sua frente. A data e a assinatura, comprovam que tudo não passou de um rumor.

«O Paraíso parece-se com New Jersey», sua terra natal

GLOBO DE OURO

Série ‘Homeland’ estreia no Fox a 16 de Janeiro A 16 de Janeiro, às 23h10, o canal Fox estreia Homeland (ou Segurança Nacional, em portu-guês), candidata ao Globo de Ouro de Melhor Série Dramática. Baseada no formato israelita Prisoners of War, nela um sol-dado americano considerado morto no Iraque está de volta dez anos depois do seu desapa-recimento. Depois da alegria ini-

cial do seu retorno a casa, começam a surgir suspeitas sobre se ele foi mesmo um herói ou se fazia parte de uma célula adormecida que planeava um ataque terro-rista. Morgan Saylor, Morena Baccarin e Claire Danes inte-gram o elenco desta trama em doze episódios.

TV PAGA

TVI investe em canal de ficção nacional A TVI quer investir num canal de ficção nacional para a TV paga, em 2012, de modo a aproveitar os con-teúdos desenvolvidos pela Plural, produtora que assina as novelas, telefilmes e minisséries da estação de Queluz de Baixo.

NAS

ESTRELASEx-futebolista Romário abre discoteca

Romário voltou a ser empresário da noite do Rio de Janeiro. O ex-futebolista brasileiro acaba de

inaugurar Brigitte, uma discoteca em Búzios, Região dos Lagos da “Cidade Maravilhosa”.

«Ele é a única pessoa com quem

converso»

ANGELINA JOLIE (SOBRE BRAD PITT)

RESTAURANTE GUILTY

Chef Olivier absolvido em caso contra a ASAE O chef Olivier foi absolvido em tribunal de um crime de deso-bediência qualificada de que estava acusado, por não ter cumprido uma ordem da ASAE que impedia a dança no seu estabelecimento, o Guilty, em Lisboa.

PUB

Page 18: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

4ª Feira · 21 de Dezembro de 2011Fama & TV · www.Destak.pt · 18

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE***

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Crómio (s. q.). Conversas. 2. Designa dor (interj.). Disponho em camadas. Dirigir-se. 3. Lista. Insignificância (fig.). Faz doação de. 4. Palavra que, no dialecto provençal, significava sim. Artifício. 5. Transitava. Deus egípcio. Aqui. 6. Atormentados. 7. Sem companhia. Cautela (interj.). Atmosfera. Apelido. 8. Cama-da. Aprovado (abrev.). 9. Mulher que cria criança alheia. Fileira. Naquele lugar. 10. Perversa. Avarento, índio (s. q.). 11. Aparelha-ras. Palavra havaiana que designa lavas ásperas e escoriáceas Verticais: 1. Calejavas (fig.). Mulher que cria criança alheia. 2. Curso de água natural. Amarro. Grande extensão de água sal-gada. 3. Tecido fino, espécie de escumilha. Basta! (fig.). 4. Quarta nota da escala musical. Espécie de peneira para limpar o grão. Auto-Estrada (abrev.). 5. Fedor. Oscilava. 6. Rocha em fusão expe-lida pêlos vulcões. Levantar. 7. Paixão. Sexta nota da escala musi-cal. Altar cristão. 8. Cobalto (s. q.). Mitra com três coroas que o papa usa em certas cerimónias. Aqueles. 9. Nome da quarta letra do alfabeto. Espádua. 10. Camareiro. Tira de pano que cinge e se aplica em volta de certas peças de vestuário. Sedimento. 11. Senhora (abrev.). Princípio amargo extraído do ásaro

CRUZADAS Horizontais: 1. Cr. Falácias. 2. Ui.

Acamo. Ir. 3. Rol. Avo. Doa. 4. Oc. Arte. 5. Ia. Ra. Cá. 6. Atribulados. 7. Só. Vá.

Ar. Sá. 8. Tona. Ap. 9. Ama. Ala. Ali. 10. Má. Avaro. In. 11. Arrearas. Aã

Verticais: 1. Curtias. Ama. 2. Rio. Ato. Mar. 3. Ló. Tá. 4. Fá. Crivo. AE. 5. Aça.

Abanava. 6. Lava. Alar. 7. Amor. Lá. Ara. 8. Co. Tiara. Os. 9. Dê. Pá. 10. Aio.

Cós. Lia. 11. Sra. Asarina

SOLUÇÕES

SUDOKU

Na sua noite de Passa-gem de Ano, a estação

pública de televisão recorre a grande trunfos. Se na quadra natalícia brilham rostos como José Carlos Malato e Catari-na Furtado, no último serão de 2011 o papel de anfitrião ca-berá a Herman José, o tal «verdadeiro artista» já habi-tuée nestas andanças do Ano Novo, se nos lembrarmos dos saudosos especiais na Pensão Estrelinha e afins. Em Relatório de Contas, as-sim se intitula o programa em tom de festa, Herman José

PASSAGEM DE ANO Herman José é o anfitrião do programa de Ano Novo da RTP1, que promete muito humor

‘Relatório de contas’ do anoRueff, Monchique, Ana Bola, Baião e Fernando Mendes serão cúmplices na última noite de 2011.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

CM

não estará sozinho. Ana Bola, Maria Rueff, Joaquim Mon-chique, Eduardo Madeira, Ma-nuel Marques, João Baião e Fernando Mendes serão al-guns os seus cúmplices em palco. Neste espaço onde se aproveitará para dar as boas-vindas a 2012 e, simultanea-

O programa servirá de sátira ao momento de crise que o nosso país e o mundo atravessam actualmente

Este projecto das Produções Fictícias será gravado amanhã e exibido em diferido.

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

PUB

mente, satirizar a austerida-de vivida no país, a produção fica a cargo das Produções Fictícias. Os textos humorís-ticos levam assinatura de Joa-na Marques, Mário Botequil-ha, Patrícia Castanheira e Ro-berto Pereira. O programa se-rá gravado amanhã, na RTP.

MP acusa actriz de crime de libertação de gás asfixiante

A actriz Sónia Bra-zão foi acusada pelo

Ministério Público do cri-me de libertação de gases asfixiantes e de explosão, segundo a Procuradoria- -geral Distrital de Lisboa. O despacho foi proferido na segunda-feira pelo Minis-tério Público e resultou na acusação da actriz por es-te crime, cuja moldura pe-nal pode atingir os oito anos de prisão quando pratica-do com negligência. Recor-de-se que em Setembro, a PJ terminou a investigação sobre o caso da explosão que em Junho destruiu o apartamento da actriz, em Algés, e concluiu que hou-ve uma libertação de gás in-tencional, através da aber-tura dos bicos do fogão.

SÓNIA BRAZÃOCM

Acusada de explosão

Page 19: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

Fama & TV · www.Destak.pt · 194ª Feira · 21 de Dezembro de 2011

que se acredita que ela terá sido um alvo propositado e não aleatório. Ainda assim, especialistas de segurança avançam que artistas como Nelly Furtado e Maroon 5 terão sofrido ataques infor-máticos semelhantes.

«Ufa. O hacking acabou! Já era tempo, eu estou a ca-minho do Japão! Estou ani-mada em passar o período de Natal com meus Mons-tros de Tóquio!»

«Ufa! O hacking acabou! Já era sem tempo. Estou a

caminho do Japão! Animada por passar o Natal com meus Monstros de Tóquio!», publica-ria Gaga mais tarde. Entre-tanto, ofereceu um ano de for-necimento de fraldas ao seu motorista prestes a ser pai.

A cantora Lady Gaga foi vítima, nesta segun-

da-feira, de um ataque hacker nas suas contas Twit-ter e Facebook. Acalmem- -se, portanto, os corações dos seguidores da intérpre-te fãs das novas tecnologias, já de olho arregalado para as promessas lançadas em am-bas as redes sociais. É que, ao longo do dia, múltiplas mensagens, alegadamente de Lady Gaga, ofereciam «iPad2 gratuitos para cada um de vós».

Os links publicados na missiva conduziram, por en-gano, mais de 100 mil segui-dores a um site no qual se pe-diam dados pessoais. É ver-dade que se trata uma ínfi-ma parte dos seguidores da cantora, já que, só no Face-book, a extravagante artista tem mais 45 milhões de fãs. Por lá se lia: «O novo iPad de Lady Gaga é lançado daqui a três dias. Por isso, nas pró-ximas 72 horas vamos fazer uma oferta em massa a to-dos os fãs da Mãe Monstro. Inscrevam-se e recebem a vossa edição especial do iPad Lady Gaga a tempo das fes-tividades. Para regras do concurso e registo, consul-tem o link em baixo». Neste esquema de recolha de da-dos pessoais, foram usados termos do vocabulário mui-to próprio da cantora pelo

INTERNET Hackers invadiram contas de Twitter e Facebook da cantora pop

Lady Gaga alvo de ataque informático

Rumo ao Japão para passar o Natal

Foram publicados posts prometendo um iPad2 para cada um. Mais de 100 mil fãs acreditaram.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

EPA

A intérprete tem 45 milhões de seguidores nas redes sociais

ILHA DE SÃO VICENTE

Cesária Évora pode dar nome a aeroporto

O primeiro-ministro cabo-ver-diano aprova «de forma incondicional» a proposta de atribuir o nome de Cesária Évora ao Aeroporto Interna-cional de São Pedro, em São Vicente. A proposta em circu-lação nas redes sociais e blo-gues, mereceu o aval do chefe do governo que considerou «simpática» a ideia de dar o nome de Cizé ao aeroporto da ilha natal da diva. O governo de Cabo Verde decretou dois dias de luto nacional e conce-deu tolerância de ponto na ilha de São Vicente para que a população pudesse assistir ao funeral, realizado ontem no Mindelo.

LIVRO PARA PAIS

Nuno Markl dá voz a ‘Vai Dormir, F*da-se’ Tal como o autor do livro Adam Mansbach, Nuno Markl também passou muitas noites em branco por não conseguir adormecer o filho. E quando foi convidado para fazer a lei-tura do livro Vai Dormir F*da-se, publicado no mês passado pela chancela Arteplural, não

pensou duas vezes! «Isto é mesmo libertador», disse, quando terminou a gra-vação.

NATAL NA CASA BRANCA

Obama aconselha: ‘Brilhe, partilhe, dê’ Uma árvore de Natal deco-rada com medalhas e foto-grafias de militares norte-americanos, uma réplica da Casa Branca com 180 Kg, feita de bolacha com aroma de gengibre, massapão e chocolate branco, e várias réplicas feitas em material reciclado de Bô, o Cão de Água português dos Obama, são alguns dos motivos natalícios que por estes dias decoram a residência oficial do presidente norte-ameri-cano. «Brilhe, partilhe, dê» é o lema de Barack, Michelle e as duas filhas.

SERVIÇO COMUNITÁRIO

Carolina Salgado presta apoio a idosos

Carolina Salgado está a cumprir uma pena de 300 horas de serviço comunitá-rio num lar de idosos em Almada, por declarações prestadas sobre o Presi-dente do Futebol Clube do Porto, em 2006, e que, entretanto, foram conside-radas difamatórias pelo tri-bunal. Por decisão do Insti-tuto de Reinserção Social, ex-companheira de Pinto da Costa está há um mês, e sempre às segundas-feiras, a dar apoio às actividades com idosos, no Lar de São Lázaro, em Almada.

NAS

ESTRELASTVCine em sinal aberto

Até à meia-noite do dia 23 de Dezembro, os cinco

Canais TVCine serão exibi-dos em sinal aberto.

«Dizia-me que eu tinha o rabo

grande»

JANET JACKSON (SOBRE O IRMÃO

MICHAEL)

PUB

TELEVISÃO

06:30 Bom Dia Portugal 10:00 Praça da Alegria 13:00 Jornal da Tarde 14:15 Ribeirão do Tempo 15:06 O Direito de Nascer 15:40 Portugal no Coração 18:00 Portugal em Directo 18:49 O Preço Certo 19:46 Direito de Antena 20:00 Telejornal 21:00 Linha da Frente 21:35 O Elo Mais Fraco 22:47 Filme: Sherlock Holmes 01:02 Série: Voo Directo 02:43 Teatro: Felizmente

Não é Natal

15:24 Olhar o Mundo (R) 15:55 Diário Câmara Clara (R) 16:03 National Geographic 16:55 Zig Zag 18:00 A Fé dos Homens 18:33 Série: No Meio do Nada 18:55 Universidade Aberta 19:26 Com Ciência 19:55 Zig Zag 20:14 Andebol: ABC vs Benfica 22:00 Hoje 22:37 Diário Câmara Clara 22:45 Série: Ossos V 23:31 Filme: Batman 01:33 Watchmen

10:35 Querida Júlia 13:00 Primeiro Jornal 14:30 Perfeito Coração 15:40 Boa Tarde 18:40 Morde e Assopra 20:00 Jornal da Noite 21:45 Peso Pesado II – Diários 22:25 Sorteio do Totoloto 22:45 Rosa Fogo 23:45 Insensato Coração 00:45 Série: CSI Las Vegas X 01:30 Série: Flash Forward I 02:20 Série: Investigação

Criminal II

06:30 Diário da Manhã 10:12 Você na TV! 13:00 Jornal da Uma 14:20 Ilha dos Amores 15:15 A Tarde é Sua 17:36 Dá Cá Mais 5 18:40 Casa dos Segredos 2 18:45 Morangos com Açúcar IX 20:00 Jornal das 8 21:45 Casa dos Segredos 2 22:45 Remédio Santo 23:48 Anjo Meu 00:23 Casa dos Segredos 2 02:00 North American Poker Tour

RTP1

RTP2

SIC

TVI

Page 20: Quarta-feira 21 Dezembro de 2011 · Jornal de ... · sorri num velório tenta apaziguar os ânimos, recordando que está a recibo verde, paga impostos como ... tado para 2012 já

PUB