província imaculada conceição - scalabrinianas.org.br · janeiro de 2013 página 1 jubileus de...

8
Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 50 Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabriniana Janeiro de 2013 Página 1 Jubileus de Vida Religiosa - 2013 70 anos 70 anos 70 anos 70 anos Ir. Ana Maria Maróstica 24/01 60 anos 60 anos 60 anos 60 anos Ir. Pierina Corona Pellizzer 06/01 50 anos 50 anos 50 anos 50 anos Ir. Nair Balbinot 11/02 Ir. Marilúcia Bresolin 11/02 Ir. Angelina Dalla Rosa 11/02 Ir. Maria Celina Franceschet 11/02 Ir. Rosalina Guarnieri 11/02 25 anos 25 anos 25 anos 25 anos Ir. Vitalina Pietrobiasi 20/03 Ir. Ariete D’Agostini 20/03 “Amando a Deus sobre todas as coisas é possível doar-se incondicionalmente ao irmão” (Madre Assunta Marchetti). Eis-me aqui, enviai-me! Is 6,8 Fazei tudo o que Ele vos disser. Jo 2,5

Upload: trinhkiet

Post on 23-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Província Imaculada ConceiçãoBoletim Eletrônico nº 50

Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabriniana

Janeiro de 2013 Página 1

Jubileus de Vida Religiosa - 2013

70 anos70 anos70 anos70 anos

Ir. Ana Maria Maróstica 24/01

60 anos60 anos60 anos60 anos

Ir. Pierina Corona Pellizzer 06/01

50 anos50 anos50 anos50 anos

Ir. Nair Balbinot 11/02

Ir. Marilúcia Bresolin 11/02

Ir. Angelina Dalla Rosa 11/02

Ir. Maria Celina Franceschet 11/02

Ir. Rosalina Guarnieri 11/02

25 anos25 anos25 anos25 anos

Ir. Vitalina Pietrobiasi 20/03

Ir. Ariete D’Agostini 20/03

“Amando a Deus sobre todas as coisas é possível doar-se

incondicionalmente ao irmão” (Madre Assunta Marchetti).

Eis-me aqui, enviai-me! Is 6,8

Fazei tudo o que Ele vos disser. Jo 2,5

Página 2Boletim Eletrônico nº 50Janeiro de 2013

Capítulo Provincial

O XIX Capítulo Provincial acontecerá de 7 a 9 de fevereiro de 2013, noCentro Diocesano de Formação Pastoral, sito à rua Emílio Ataliba Finger, 685, noBairro Colina Sorriso, em Caxias do Sul, RS.

O Capítulo tem como objetivos:• contribuir na preparação ao Capítulo Geral;• proceder ao escrutínio das eleições das delegadas ao Capítulo Geral;• fortalecer nossa vida religiosa consagrada scalabriniana à luz da Palavra de

Deus, do carisma, dos apelos da Igreja e do mundo em mobilidade;• rever e programar as atividades e iniciativas da Província.

A comissão pré-capitular reuniu-se várias vezes para a preparação domaterial e o desenvolvimento das atividades próprias.

Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2013 traz re flexão sobre crescente mobilidade populacional

Que as sociedades em todo mundo assegurem o respeito, as liberdadesfundamentais, direitos humanos e condições dignas de vida a todos os migrantes erefugiados, essa é a finalidade do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado,celebrado dia 13 de janeiro. O papa Bento XVI publicou uma mensagem por ocasiãodo Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2013, cujo tema é “migrações:peregrinação de fé e de esperança”.

Na mensagem, o Sumo Pontífice se inspira na Gaudium et Spes, pois oConcílio Vaticano II marca um momento decisivo para a pastoral dos migrantes edos itinerantes. O Concílio destaca a dimensão de uma Igreja que caminha com oshomens. Por isso, a necessidade urgente de fazer-se próximo de cada homem, entreeles, o trabalhador estrangeiro injustamente desprezado ou exilado.

No texto, Bento XVI afirma que “os fluxos migratórios são um fenômenoimpressionante pela quantidade de pessoas envolvidas, pelas problemáticas sociais,econômicas, políticas, culturais e religiosas que levanta, pelos desafios dramáticosque coloca à comunidade nacional e internacional”.

O texto acima foi extraído do site da CNBB. Para lê-lo na íntegra, acesse o site www.scalabrinianas.org.br e clique em eventos.

Campanha da Fraternidade

No dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, será lançada aCampanha da Fraternidade 2013, com o tema “Fraternidade eJuventude” e lema “Eis-me aqui, envia-me”.

Página 3Boletim Eletrônico nº 50

IMDH apoia Projeto de Economia Solidária no Haiti

Por ocasião da visita de Ir. Rosita Milesi, Diretora do IMDH (Instituto Migrações eDireitos Humanos), ao Haiti, em março de 2012, um dos aspectos que mais aimpressionou foi a fome, a carência de comida, as condições de extrema precariedade emque vivem milhares e milhares de pessoas.

A visita a algumas atividades lideradas por entidades brasileiras demonstrou aimportância de apoiar pequenas iniciativas de economia solidária, isto é, organização degrupos de famílias que desenvolvem, coletivamente, projetos diversos, no caso emapreço, a produção de alimentos.

Neste caso, a proposta foi a seguinte: Ir. Dalvani, da CRB Nacional, desejavaconstituir e desenvolver um Projeto, denominado “Fome, bicho feio”, o qual consistiriaem criar frangos para o auto sustento e geração de renda para um grupo de famílias quevivem abaixo da linha da pobreza (com menos de um dólar por dia). A condição doprojeto é funcionar na dinâmica da Economia Solidária, que contempla a partilha e ajudamútua.

O objetivo geral do Projeto “Fome, Bicho Feio” é: “Enfrentar a fome e a misériaatravés de pequenas iniciativas de trabalhos cooperativos entre os mais pobres da zonaLilavois, Croix-de-Bouquets, Port-au-Prince, proporcionando um suplemento alimentar econsequentemente, melhores condições de vida”.

Os recursos visam tanto construir um espaço com capacidade para criação de ummínimo de 500 frangos, bem como adquirir as matrizes para a primeira criação, voltada abeneficiar 12 famílias residentes na citada região da periferia de Porto Príncipe.

O IMDH assumiu o apoio integral ao Projeto, mas o faria buscando recursos depessoas sensíveis à causa, fazendo uma campanha específica, sem prejudicar ou destinarrecursos que foram obtidos para apoiar o IMDH em si, em suas atividades aqui no Brasil.

A equipe manifesta os maiores agradecimentos pelo êxito do projeto, que jáproduz uma criação de 600 frangos por etapa. Em breve relatório, assim se expressa acoordenadora do Programa, Ir. Dalvani:

“O recurso foi aplicado na construção do galinheiro eampliação da criação, de modo que as famílias tenham sempre frangospara alimentação própria e também para venda. São estes gestos simplese valiosos que transformam lágrimas em sorriso, peso em leveza, fomeem alimento”.

Ir. Rosita Milesi

Janeiro de 2013

Página 4Boletim Eletrônico nº 50Janeiro de 2013

Pasaportes haitianos en San Pedro de Macorís

No solamente la discriminación racial les persigue, ahora también el temor de notener un documento de identidad que les garantice seguridad en un país al que pornacimiento no pertenecen. Esta es la situación de nacionales haitianos que residen enbateyes del municipio de Consuelo, ubicado a unos 12 kilómetros de San Pedro deMacorís.

Tener un pasaporte supone estar acreditado por parte de las autoridadescorrespondientes de un país para viajar al extranjero. El pasaporte es la identidad de estosinmigrantes, quienes lo adquieren en el Centro de Atención Jesús Peregrino, a través de laEmbajada de Haití.

En lo que va de año, el Centro de Atención Jesús Peregrino, ubicado en Consuelo ylevantado por la Asociación Scalabriniana (Ascala) en el país, ha dotado a 2.010nacionales haitianos de pasaporte.

Hna. Idalina Bordignon narra que los haitianos sin pasaporte- porque no tienenningún otro documento que haga constar que existen- no pueden declarar a sus hijos. Esútil para adquirir la paternidad. El pasaporte les ofrece una identidad "real". Y es quepara conseguir trabajo no es de mucho provecho, o más bien no funciona. Para laborarsólo hay que estar dispuesto a ejecutar trabajos forzosos, llámese construcción o corte decaña, además de cumplir las condiciones de los empleadores, entre ellas, el paupérrimosalario quincenal que brindan.

Las condiciones sórdidas de los bateyes de Consuelo se vislumbran a metros. Noson dominicanos, sí seres humanos, muchos con más de 20 años aquí tratando desubsistir, o más bien, de no morir.

Hna. Idalina sugiere que el Estado dominicano reconozca a inmigrantes condécadas trabajando en el país y cuyos hijos nacieron en RD.

Página 5Boletim Eletrônico nº 50Janeiro de 2013

Página 6Boletim Eletrônico nº 50Janeiro de 2013

Scalabrinianas acolhem vocacionadas para o “Vinde e Vede”

De 10 a 13 de janeiro de 2013, as irmãs da ComunidadeMissionária Discípulas de Emaús, de Fortaleza, CE, GemaLucion, Clotilde Pellegrini e Eléia Scariot e a aspiranteVitorinha Bernardino Albuquerque acolheram duas jovensvocacionadas para a experiência do “Vinde e Vede”. Estavaprevista a participação de sete jovens, mas cinco delasjustificaram a ausência e virão no próximo encontro.

Foram dias de oração, convivência, partilha do carisma e da missão realizada noestado do Ceará com os migrantes. As irmãs falaram sobre a história do fundador e co-fundadores da Congregação. Foi um momento de reflexão, escuta e orientação para darcontinuidade ao processo de acompanhamento, por meio de visitas às vocacionadas emsuas famílias e outras experiências do “vinde e vede”. O encontro foi avaliado de formapositiva. Rezamos para que o Cristo Migrante continue despertando o coração de outrasjovens para segui-Lo como Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas.

Colégio São Carlos - Santa Vitória do PalmarGratidão pelos 60 Anos de História

Quem ensina com Amor, Educa!

O Colégio São Carlos cumpre a trajetória de 60 anos de existência, fiel a suagrande missão de Educar para a Vida.

Quem trabalha na educação sabe que o conteúdo mais importante do seucurrículo é a vida.

Com base em uma filosofia que visa o desenvolvimento pleno da pessoa naconstrução em alicerces sólidos, o Colégio tornou-se um espaço de aprendizagem,apoiado em valores que transcendem o tempo e se perpetuam na ação daqueles quetiveram suas vidas marcadas pelos seus ensinamentos.

A semente lançada pelas primeiras Irmãs que chegaram à cidade de SantaVitória do Palmar continua viva e presente na instituição de ensino, que buscaconstruir conhecimentos, passar valores essenciais e sintonizados com a realidade,numa sociedade em constantes mudanças.

Um ano para agradecer, comemorar e avaliar a caminhada educacional doColégio São Carlos.

Que Deus continue protegendo e abençoando a todos os que estão empenhadosnessa obra educativa.

Página 7Boletim Eletrônico nº 50

AESC – Hospital Mãe de Deus inaugura um novo serviço de Saúde Mental a disposição da população necessitada

O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas 24 h - CAPS AD III- da Região de Saúde Partenon / Lomba do Pinheiro se destina a proporcionar aatenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo deálcool e outras drogas, com funcionamento nas 24 horas do dia e em todos os dias dasemana, incluindo finais de semana e feriados desde 13 de dezembro de 2012.

O CAPS AD III Partenon / Lomba do Pinheiro segue as diretrizes que regem oSistema Único de Saúde sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras detranstornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Em especial,toma como referência a Portaria nº 130, de 26 de janeiro de 2012, considerando anecessidade de intensificar, ampliar e diversificar as ações orientadas para prevenção,promoção da saúde e redução dos riscos e danos associados ao consumo de álcool eoutras drogas.

Compartilhando os princípios básicos do SUS, entende que as ações de saúde,mesmo quando especializadas para o cuidado de pessoas com problemas relacionadosao uso de substâncias psicoativas, devem ser norteadas pela integralidade,continuidade e participação da comunidade, trabalhando com a lógica dofuncionamento em rede. Para tanto, insere-se no conjunto de serviços ofertados peloHospital Mãe de Deus em parceria com o SUS, sob a ótica do acolhimento, dahumanização dos valores e princípios orientados pelo trabalho das Irmãs Missionáriasde São Carlos Borromeo - Scalabrinianas. Conta com uma equipe multiprofissional,composta por profissionais de Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, TerapiaOcupacional e Medicina e outros, com a colaboração do pessoal administrativo e deredução de danos.

Destaca-se como um diferencial do serviço:• Proporcionar ações de educação permanente para profissionais e equipes

envolvidas com o cuidado integral das pessoas.• Colaborar com outros serviços e sistemas assistenciais, de ensino e pesquisa, com

finalidades afins, de acordo com os princípios éticos e as prioridades públicas emsaúde, buscando a excelência das ações dirigidas à população.

• Produzir informações e conhecimentos científicos que venham a qualificar a gestãodo SUS e a atenção aos usuários.

Contatos: Superintendência de Saúde Pública SSMDDr.Dinarte Ballester – Assessor TécnicoArlete Fante – Gestora de Responsabilidade Social

Janeiro de 2013

Página 8Boletim Eletrônico nº 50

Obs.: Alguns textos deste boletim eletrônico foram resumidos por questão de espaço. Podem ser lidos em sua íntegra no site da Província: www.scalabrinianas.org.br

Pelo descanso eterno

Dai-nos, Senhor, a vida em Cristo!

�Ir. Regina Rizzotto – Província Cristo Rei�Ir. Melanie Marie Hester – Província Cristo Rei�Ir. Avelina Dallagnol – Província Cristo Rei

Janeiro de 2013

Aniversariantes

Fevereiro:

11. Ir. Jacira Onzi

14. Ir. Adelina Zattera

18. Ir. Luiza Bernardi

Ir. Martinha Menegat

19. Ir. Angelina Albará

Ir. Sonia Pegoraro

Ir. Graciosa Júlia Pian

20. Ir. Delires Lúcia Osmarin

22. Ir. Carolina Lourdes Lamperti

27. Ir. Zelinda Maria D'Ambrós