província imaculada conceição - scalabrinianas.org.br · província imaculada conceição...

18
Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabriniana Junho de 2014 Página 1 Não a mim, mas a Jesus agradeçam por me ter proporcionado a graça de ajudar vocês. Ano da Beatificação de Madre Assunta Peregrinação em ação de graças por Madre Assunta Dia 1º de julho celebramos 66 anos de encontro da Venerável Madre Assunta Marchetti com o Pai. Como Província Imaculada Conceição, programamos para o dia 29 de junho uma peregrinação ao Santuário de Caravaggio, Farroupilha, RS, em ação de graças pela vida e missão de nossa Irmã cofundadora da Congregação, Madre Assunta Marchetti. Cada irmã é convidada a participar e motivar outras pessoas que participam da missão scalabriniana (funcionários, professores, alunos, amigos e devotos) para partilhar deste momento de ação de graças e de súplica a Deus Pai por intercessão da Virgem de Caravaggio e de Madre Assunta. Programação: 15 horas – Celebração Eucarística no Santuário Diocesano N. Sra. de Caravaggio. 15h50min – Caminhada do Santuário até a gruta junto à residência das Irmãs da Comunidade N. Sra. de Caravaggio, seguido de um breve momento de ação de graças.

Upload: lamtu

Post on 05-Nov-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Província Imaculada ConceiçãoBoletim Eletrônico nº 67

Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabriniana

Junho de 2014 Página 1

Não a mim, mas a Jesus agradeçam por me ter proporcionado a graça de ajudar vocês.

Ano da Beatificação de Madre Assunta

Peregrinação em ação de graças por Madre AssuntaDia 1º de julho celebramos 66 anos de encontro da Venerável Madre Assunta

Marchetti com o Pai. Como Província Imaculada Conceição, programamos para o dia 29de junho uma peregrinação ao Santuário de Caravaggio, Farroupilha, RS, em ação degraças pela vida e missão de nossa Irmã cofundadora da Congregação, Madre AssuntaMarchetti.

Cada irmã é convidada a participar e motivar outras pessoas que participam damissão scalabriniana (funcionários, professores, alunos, amigos e devotos) para partilhardeste momento de ação de graças e de súplica a Deus Pai por intercessão da Virgem deCaravaggio e de Madre Assunta.

Programação:

15 horas – Celebração Eucarística no Santuário Diocesano N. Sra. de Caravaggio.

15h50min – Caminhada do Santuário até a gruta junto à residênciadas Irmãs da Comunidade N. Sra. de Caravaggio, seguidode um breve momento de ação de graças.

Page 2: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 2Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

25 de outubro de 201425 de outubro de 201425 de outubro de 201425 de outubro de 201410 horas 10 horas 10 horas 10 horas –––– Catedral da Sé Catedral da Sé Catedral da Sé Catedral da Sé –––– São Paulo, SPSão Paulo, SPSão Paulo, SPSão Paulo, SP

Beatificação de Madre Assunta MarchettiBeatificação de Madre Assunta MarchettiBeatificação de Madre Assunta MarchettiBeatificação de Madre Assunta Marchetti“Sejamos gratas ao nosso bom Deus.”

Madre Assunta

Madre Assunta, a serva dos órfãos e abandonados

“Tudo o que fizerdes ao menos dos meus irmãos é a Mim que o fazeis”

(Mt 25, 40).

Para Madre Assunta, este ensinamento de Jesus tornou-se,em sua vida, ordem divina. Assumiu, de coração, ser a serva dosórfãos e abandonados e de todos os que sofressem algumanecessidade.

Ainda jovem, na família, após a ajuda à mãe, que nãogozava de boa saúde, e dos cuidados e atenção aos irmãozinhos,Assunta ia ao moinho, assumindo os trabalhos do pai e do manopara que eles pudessem descansar. Em sua vida missionária, nãofoi diferente. Madre Assunta dispôs-se a ser a serva-mãe dos órfãos, dos doentes, dospobres, tudo por amor ao Cristo que falou de si. “O Filho do homem não veio para serservido. Ele veio para servir e para dar sua vida em resgate de muitos” (Mt 20, 28).

Com o mesmo amor, com a mesma dedicação, servia suas Irmãs de Congregação,também quando Superiora Geral (nomeada para o cargo duas vezes). Às Irmãs de suacomunidade e às que chegavam de viagem, ali estava ela, solícita, a servi-las e preparar-lhes surpresas.

Assim foi o passar dos dias de Madre Assunta: “Para si, o trabalho mais penoso, afadiga, a vigília mais prolongada. Para os órfãos, os doentes, os necessitados, a doação, oserviço, o amor, o sorriso, a atenção, sempre feliz com o prazer imenso de fazer os outrosfelizes,” não lhe importando o quanto de renúncias, de despojamento, de aniquilamentolhe custasse o servir com amor.

Rogamos a Madre Assunta interceda, por nós, ao Senhor Jesus, nos conceda odom de servir, por seu amor, a quantos estão junto a nós, aos migrantes e precisados denossa atenção, quer pela oração, quer pela doação de nós e do nosso tempo.

Ir. Zelia Carolina Ornaghi, mscs

Page 3: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 3Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

Logomarca da Beatificação de Madre Assunta Marchett i

As cores e formas, presentes na LOGOMARCA,ajudam a fixar, na mente e no coração, eventosimportantes qual seja, para nós, a beatificaçãode Madre Assunta Marchetti, nossacofundadora. O estilo expressivo, simples edelicado da LOGOMARCA integra e expressaalgumas características da identidadescalabriniana: a flexibilidade, a universalidade,a feminilidade.

À esquerda da LOGOMARCA, a letra A da palavra Madre e do nome Assuntacomunicam e expressam simbolicamente o envolvimento e a participação da jovemAssunta que, no abandono à vontade de Deus, se tornou a Mãe para muitos.

Os símbolos dos pássaros que circundam, além de indicar a liberdade interior de MadreAssunta, recordam os migrantes que como sementes levadas sobre as asas do vento (BeatoJoão Batista Scalabrini), são construtoras de uma nova humanidade. Por amor aosmigrantes, Madre Assunta deixou a sua terra natal, a Itália, navegando em um mar queprenunciava de vir a fazer parte de um desígnio maior.

Os migrantes se deslocam via terra, via céu e via mar, lugares onde inicia a viagem deesperança, a qual, como uma onda, continua a retornar sobre si mesma e muda dedimensão, transforma quem parte e quem acolhe.

O círculo representa a Terra, mãe de todos e lugar da nossa missão. A circunferênciarecorda também a Eucaristia, Pão do caminho que nos capacita ao dom de nós mesmasaos outros, nos torna capazes de olharmos o mundo e os povos em mobilidade comamor e esperança.

As cores que se fundem são a vida de Deus que se une com a nossa humanidadeportadora de dons e espaço para responder a Cristo, nossa esperança, que nostransforma e nos coloca em movimento interior e exterior. O arco-íris, que surge,expressa as dimensões da vida de Madre Assunta: a oração, a festa, a escuta, adedicação.

O Azul, cor do céu, representa a profundidade do amor de Deus; o Verde, corequilibrada, evoca a esperança a que somos chamadas; o Vermelho, símbolo da vida, é acor da caridade incondicional de Madre Assunta; o Amarelo recorda a luz divina,descreve a riqueza espiritual de Madre Assunta; o todo sobre o fundo Branco revela atotal disponibilidade de Madre Assunta à vontade de Deus, sendo, por isso, reconhecidacomo mulher em constante comunhão com Deus.

As silhuetas das crianças e dos adultos, as sombras coloridas estão em movimento dedança, porque o sentir-se amado, a esperança da acolhida e a certeza da providênciadivina fazem experimentar uma profunda alegria que se torna contagiosa.

O olhar determinado, sereno e concentrado de Madre Assunta, que olha além semdistanciar-se da realidade, que vê as necessidades dos outros, inspira confiança quepreserva e cultiva tudo aquilo que lhe é confiado.

“Sorri-nos uma grande esperança!”

Page 4: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 4Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

Romaria dia 1º de junho – Madre Assunta Marchetti

No dia 1º de junho de 2014, nos 110 anos de morte do Bem-aventurado JoãoBatista Scalabrini, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São CarlosBorromeo, Scalabrinianas, um grupo de Irmãs participaram da romaria, em NovaBréscia, coordenada pela Província Cristo Rei em preparação à beatificação de MadreAssunta Marchetti.

A cerimônia constou do resgate histórico da vida e da missão de Madre Assuntaem Nova Bréscia, RS. Primeiro momento, em frente ao Hospital, lembrando a chegada eas primeiras atividades. A pedido do Padre Vigário local da época, Madre AssuntaMarchetti, com mais duas Irmãs levaram dois dias de Bento Gonçalves a Nova Brésciade carroça, puxada por bois. As 60 famílias do local receberam com muita alegria asIrmãs porque precisavam muito delas para atender em muitas situações, os doentes, acatequese para as crianças, a visita às famílias e o ensino e lá não havia hospital e nemescola. Nesta primeira parada houve um momento de oração de louvor e de gratidão aDeus pela vida de Madre Assunta pela presença e missão das Irmãs em Nova Bréscia.

A segunda parada foi em frente ao Colégio, onde as Irmãs, na continuidade damissão de Madre Assunta, como educadoras, prepararam alunos com princípios cristãose que hoje são pessoas preparadas e de liderança na sociedade. A oração foi para asIrmãs falecidas, de modo especial as que passaram por Nova Bréscia. Além de servir aquem precisasse, Madre Assunta rezava, e com muita fé e esperança convidava pararezar neste espírito. Em caminhada, o grupo foi se dirigindo até a Igreja para acelebração Eucarística, em ação de graças. No final da Missa, simbolicamente encenado,o Bispo deu o crucifixo às três Irmãs representadas e as Irmãs da Congregação presentes,em conjunto, renovaram os votos.

Irmã Maria do Rosário Onzi, Superiora Provincial da Província Cristo Rei, faloudo milagre comprovado por intercessão de Madre Assunta Marchetti que aconteceu noHospital Mãe de Deus em Porto Alegre e sua beatificação no dia 25 de outubro de 2014,na Catedral da Sé, em São Paulo.

As Irmãs representantes da Província Imaculada Conceição, presentes na romariacelebrativa foram: Ir. Adelvina Pavan, Ir. Ivanir Maria Risso, Ir. Nadir Contini, Ir.Teoclides Maria Bianchini, Ir. Silvina Piano, Ir. Clorinda Dal Pian, Ir. Ana BeatrizMinuscoli, Ir. Odila Baesso e as noviças Daniela Bernardi e Neusa Estevan.

Ir. Nadir Contini, mscs

Page 5: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 5Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

Madre Assunta, tão sábia mulher

Festejando o dia do Beato João Batista Scalabrini, dia 1º de junho, Irmãs e Noviçasda comunidade Nossa Senhora de Fátima estiveram presentes na celebração em NovaBréscia. A Congregação estava em festa por dois motivos, o primeiro foi citado acima,mas o motivo especial do encontro foi a preparação da Beatificação de nossa VenerávelMadre Assunta Marchetti.

Sentimos a cidade de Nova Bréscia e as Irmãs Scalabrinianas ali presentes, numaforte sintonia com a vida doada de Madre Assunta neste local. Com alegria participamosda procissão de entrada na cidade, relembrando a chegada de Madre Assuntajuntamente com as Irmãs Justina Camargo e Atília Angeli, em Nova Bréscia, no ano de1919. Elas foram acolhidas pela comunidade e pelo pároco.

Realmente Madre Assunta é uma mulher cheia de virtudes. Até hoje acomunidade relata a missão da Serva de Deus. Ela doou vida a tantas famílias deimigrantes e ajudou a fundar o Colégio Sagrado Coração de Jesus. Estava sempre alegre,e com seu jeito dócil realizava os serviços da comunidade. Madre Assunta era chamadade “sino paroquial”.

Na sua simplicidade soube generosamente entender ao Senhor e entregar o seucoração a Ele. Mulher de muita fé, fortaleza e esperança. Afirmou o celebrante, Pe.Lauro, SC, que “Madre Assunta fez tudo isso na confiança ao Pai e por amor aopróximo”.

Ao finalizar a Celebração Eucarística, a pessoa que representou Madre Assuntadeu seu depoimento, relatando como foi sua experiência em Nova Bréscia. Em seguida,no salão da comunidade, foi encerrado o encontro com o almoço de confraternização.

Madre Assunta interceda junto a Deus por nós!

“Sorri-nos uma grande esperança” (Madre Assunta Marchetti).

Noviça Daniela Bernardi

Page 6: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 6Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

Animação Vocacional na Escola Municipal Madre Assun taCom o objetivo de divulgar a beatificação de Madre Assunta e realizar um

trabalho de animação vocacional, no dia 29 de maio, Ir. Nyzelle Dondé e as noviças(Neusa, Ana Teresa e Daniela) desenvolveram atividades com os alunos da EscolaMunicipal Madre Assunta, localizada no Bairro Jardim Oriental, em Caxias do Sul-RS.

Além da acolhida que recebemos da equipe de coordenação, professores efuncionários da Escola, fomos igualmente surpreendidas pelo respeito e acolhimento dosalunos. A Escola Madre Assunta tem educação infantil e ensino fundamental, e mais de200 alunos frequentam a escola.

Ir. Nyzelle Dondé, mscs

Preparando a Beatificação de Madre Assunta na Vila Gaúcha

Durante o dia 2 de junho, as crianças e adolescentesdo Projeto Social Vila Gaúcha, em consonância com oProjeto de Humanização e Espiritualidade, tiveramcontato com a história de vida da Cofundadora MadreAssunta Marchetti, uma das irmãs pioneiras naCongregação das Missionárias Scalabrinianas, e apreparação para sua Beatificação. Além de conheceremum pouco da biografia e boas ações da Madre Assunta,também foi refletido sobre temas voltados à vocação,profissão e sonhos que se alimentam na vida das criançase adolescentes atendidos com muito cuidado e atenção noProjeto Vila Gaúcha, em Porto Alegre - RS, mantido peloHospital Mãe de Deus.

Ir. Nyzelle Dondé, mscs

Page 7: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 7Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

Pastoral catequética

Dia 5 de maio, no horário de catequese, os jovens da Pré-Crisma, turno da manhã,da Igreja de São Pelegrino, saíram das salas de catequese com o objetivo de praticarsolidariedade com crianças carentes.

A ação está vinculada ao 2º encontro denominado “A Estrela do Caminho”, ondeos magos visitaram o menino Jesus e levaram seus presentes: mirra, ouro e incenso.Nossas crianças levaram brinquedos, porque a doação consistia em retirar um ou maisdos seus brinquedos, em bom estado, para fazer a felicidade de outra criança. Fizeram,assim, um gesto simples, mas muito significativo, ou seja, dar e receber abraços e trocarpresentes/brinquedos.

Fomos visitar a “Casa Anjos Voluntários”, situada no Bairro Charqueadas, emCaxias do Sul, que tem como objetivo atender crianças em idade escolar de até 15 anos,em turno inverso à escola. Ali recebem alimentação diária da FAS – Fundação deAssistência Social e de voluntários. Recebem, também, ajuda para fazer as tarefasescolares e tiram dúvidas sobre o ensino que estão recebendo nas escolas, caso tenhamnecessidade.

A Entidade atende hoje 145 crianças em situação de vulnerabilidade social eoferece aos pais ou responsáveis o curso de padeiro. Assim, dá oportunidade de umaprofissão a quem desejar.

Texto elaborado pelas catequistas da Pré-Crisma 2014

Semana do Migrante em Teresina

Os agentes da Pastoral dos Migrantes reuniram-se na manhã do dia 25 de maiopara estudo e aprofundamento do texto base da Semana do Migrante que será celebradano período de 15 a 22 de junho em todo Brasil. Esta semana refletirá sobre o tema“Migração e Liberdade” e o lema “Migrar é direito: Tráfico Humano é Crime!”.

O estudo revelou que o tráfico de pessoas é atualmente o terceiro crime maispraticado no mundo, movimentando cerca de 32 bilhões de dólares por ano.

O encontro concluiu retomando as atividades a serem desenvolvidas durante aSemana do Migrante em Teresina, PI bem como os encaminhamentos necessários paraque tal momento aconteça atingindo seus objetivos. Encerrou-se o encontro com oalmoço partilhado.

Irmãs da Comunidade Missionária Pio XII

Page 8: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 8Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

A abertura da urna com as relíquias da Venerável Ma dre AssuntaNo dia 25 de maio, com a presença de Padre Eduardo Vieira, Chanceler da

Arquidiocese de São Paulo, delegado do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer para presidira cerimônia de abertura da Urna, de outros sacerdotes, de um Diácono, de alguns leigose de irmãs mscs das comunidades da grande São Paulo, na Casa Madre AssuntaMarchetti de Vila Prudente, foi aberta a Urna que continha os restos mortais de madreAssunta. O foto aconteceu durante uma Celebração da Palavra preparada especialmentepara este evento devocional, de fé. A Celebração foi enviada, também, ao governo geral ea todas as superioras provinciais para que pudessem unir-se ao grupo privilegiado quese encontrava na Casa Madre Assunta neste sexto domingo de Páscoa.

O ato de veneração das relíquias é uma provada esperança na ressurreição da carne, pois JesusCristo ressuscitou! O que resta do corpo de umapessoa que viveu radicalmente o evangelho é uma“espécie de semente” de um corpo glorioso e eterno,corpo que foi templo do Deus vivo! Como oscristãos que desde o início da Igreja se aproximavamdos restos mortais dos mártires invocando suaintercessão, as pessoas congregadas diante dasrelíquias de Madre Assunta deixavam transparecerdevoção, comoção e unidade na prece. Para todos,aqueles ossos “são mais preciosos que as pérolas emais valiosos que o ouro”, como diziam oscontemporâneos de São Policarpo, pois quem estáem Cristo é nova criatura.

A assembleia ali reunida, era como aquelas pessoas de fé simples que, diante deuma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar nela roupas de doentes ououtros objetos. Dentro da convidativa celebração da Palavra, após a leitura de At 19,8-12e do evangelho de Lc 6,17-19 seguida da homilia do Padre Eduardo Vieira que convocoua todas/os a seguir o exemplo de doação incondicional de madre Assunta, apostuladora, Irmã Leocádia Mezzomo, convidou a manifestar a confiança naquelasrelíquias, parcelas de um corpo que viveu o amor heroico aos mais pequenos, crendoque através delas se manifesta o poder divino.

A superiora Provincial da Província N. Sra. Aparecida, Irmã Sandra MariaPinheiro, em nome da Congregação, tocou nos restos mortais o tecido de linho que seráusado para confeccionar relíquias e em seguida as irmãs e os demais presentes fizeram omesmo com uns lencinhos brancos preparados para isto. Enquanto toda a assembleiacantava entusiasta o Hino: Madre Assunta tão sábia mulher, tu soubeste a Deusentender...

Concluída a celebração com a benção do celebrante, os restos mortais daVenerável cofundadora foram levados em procissão a um lugar reservado, previamentepreparado, na parte reservada às irmãs da comunidade Casa madre Assunta Marchetti,onde permanecerão até receberem um adequando tratamento, para que, uma pequenaporção deles possa ser usada na confecção de relíquias e o restante será devidamenteguardado na Urna que voltará, a seu tempo, na capela da Casa madre Assunta. Naocasião foram feitas duas atas que, assinadas serão guardadas nos devidos arquivos.

Ir. Leocádia Mezzomo, mscs - Postuladora

Page 9: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 9Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

I Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio – C omigrar

Realizou-se, em São Paulo, nos dias 30-31 de maio e 01 de junho de 2014, a 1ªConferência Nacional sobre Migrações e Refúgio - COMIGRAR, promovida peloMinistério da Justiça, Ministério do Trabalho e Ministério das Relações Exteriores, comapoio da Organização Internacional para as Migrações e das agências das Nações UnidasUNODC, ACNUR e PNUD, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Justiça.

Na totalidade, a Conferência reuniu em torno de 750 participantes, dos quais 556foram na condição de delegados das diversas conferências realizadas no processopreparatório iniciado em 2013, desenvolvido em todo o País.

Na solenidade de abertura o Ministro da Justiça salientou que “o evento éconsiderado um marco na formatação da política nacional de migrações por darvisibilidade à questão e voz às pessoas que escolhem ou precisam recorrer ao Brasil paraviver. O estado brasileiro tem uma tradição histórica de ser acolhedor. Ele não abrirámão dessa política e enfrentará o preconceito, a discriminação, o apartheid que por vezesvemos alguns quererem implantar”. Por sua vez, o Secretário Nacional de Justiça disseque a “Comigrar é um novo marco para a afirmação do direito humano à migração noBrasil. A partir desse diálogo social, poderemos construir políticas públicas que tragammudanças legítimas para o setor, estruturadas com base no respeito aos direitoshumanos”.

Na solenidade de abertura houve um momento de homenagem a pessoas eorganizações que se destacam no cenário nacional na atuação junto aos migrantes e aosrefugiados. Após a homenagem, Ir. Rosita Milesi, falando em nome de todos, expressouo desejo de que “o Brasil fortaleça sua atuação e avance em políticas que asseguremoportunidades de integração política, social, econômica e cultural dos imigrantes e dosrefugiados que buscam nosso País na esperança de reconstruir sua vida, de encontrarum lar, uma Pátria que os acolha”. Expressou, também, o desejo de que as propostas e osplanos que a COMIGRAR está tornando públicos possam ser efetivamenteimplementados. Para tanto, é fundamental assumir, coletiva e publicamente, ocompromisso com a causa das Migrações e do Refúgio, buscando assegurar a todos etodas - nacionais, imigrantes, refugiados, brasileiros emigrados e retornados – o direito eas políticas públicas de acesso à cidadania plena.

As Irmãs Scalabrinianas tiveram ampla colaboração nas etapas preparatórias daCOMIGRAR, assim como na etapa final, em S. Paulo. Acompanhadas de imigrantes erefugiados a quem as entidades da Rede Solidária acolhem e acompanham, vieram dediferentes partes do Brasil e retornaram a seus locais de missão com novo vigor, cientesdos atuais desafios da migração no Brasil. Os últimos anos têm demonstrado que osfluxos migratórios ao País são crescentes e diversificados. Os migrantes e os refugiadosvêm de muitos países – Haiti, Bangladesh, Senegal, Gana, Somália, República

Democrática do Congo, Síria, Espanha, Portugal,Bolívia, Peru, e muitos outros - uma diversidadegrande, o que nos traz uma correspondente riquezacultural e também a necessidade de fortalecermos aspolíticas e ações de acolhimento e integração destapopulação. São os desafios da missão junto aosmigrantes e refugiados no Brasil e nos países de ondeeles vêm e para onde vão.

Page 10: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 10Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

Encuentro de Formación Permanente de las Hermanas d e la Comunidad Madre Asunta y Nuestra Señora de la Altag racia

El día 15 de Junio las hermanas de las dos comunidades hanestado reunidas para profundizar y crecer personalmente ycomunitariamente con el taller “En los zapatos del Otro”. Lafacilitadora fue la Psicóloga Rosa Kranwinkel. La mismatrabajo el tema de la empatía, asertividad y comunidad. Fue untiempo especial para retomarnos personalmente y como grupoalgunas reflexiones hechas por la facilitadora. “El zapato que le ajustaa un hombre le aprieta a otro; no hay receta para la vida que funcioneen todos los casos”

De la comunicación depende, muchas veces, la felicidad o la desgracia, la paz o la guerra.Que la verdad debe ser dicha en cualquier situación, de esto no cabe duda, más la forma con quedebe ser comunicada es lo que provoca en algunos casos, grandes problemas. La verdad puedecompararse con una piedra preciosa. Si la lanzamos contra el rostro de alguien, puede herir, perosi la envolvemos en un delicado embalaje y la ofrecemos con ternura, ciertamente será aceptadacon agrado. La forma de decir las cosas puede cambiar el ánimo y disposición de quienes teescuchan.

La escucha empática no es: Estar de acuerdo o en desacuerdo, Resolver o arreglar aalguien, Adivinar lo que alguien quiere decir ES: Entender otro punto de vista ysentimientos. La misma ha finalizado esta primera parte del taller con una reflexión denuestro Papa Francisco. Y así, de ese descontento, de esas quejas, de esos favoritismos ydisparidad en el trato se llega a una solución: confrontándose, discutiendo y rezando. Así seresuelven los conflictos en la Iglesia. Confrontando, discutiendo y rezando. Con la convicción deque las murmuraciones, los celos, las envidias no podrán traernos nunca la concordia, la armoníao la paz. Ha sido el Espíritu Santo el que terminó esta empresa, y esto nos hace entender quecuando dejamos al Espíritu Santo la guía, Él nos lleva a la armonía, la unidad y al respeto de losdistintos dones y talentos ¿Habéis entendido bien? Nada de murmuraciones, nada de envidias nide celos.

Hna Carmen Lucia Pereira, mscs

Homenagem do CONARE a Ir. RositaDurante a I Conferência Nacional sobre

Migrações e Refúgio, a COMIGRAR, Ir. RositaMilesi recebeu uma homenagem muito especialdo CONARE – Comitê Nacional para osRefugiados – pela relevante contribuição e atuaçãono campo da defesa dos direitos das pessoasmigrantes e dos refugiados. A plateia, de quase800 pessoas, aplaudiu de pé, o que demonstra oreconhecimento pelo trabalho em prol da missão.

Parabéns, Ir. Rosita! Você merece!

Page 11: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 11Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

Reunión ASCALA y CRSDesde Junio del 2012, CRS (Catholic Relief Services) desarrolla una iniciativa que

busca crear un espacio de diálogo enfocado en fortalecer las relaciones entre CRS y sussocios, más allá de la vida de un proyecto. Construyendo una relación que aumente elconocimiento mutuo de las organizaciones y definiendo una agenda de interés común. Apartir de entonces se acordó desarrollar un encuentro de Asociatividad dos veces al añodonde participan los directores de 29 organizaciones, con el propósito de construir nexosque permitan una red articulada y fuerte.

El día 7 de Junio la Junta Directiva de ASCALA (Asociación Scalabriniana aServicio de la Movilidad Humana) estuvo reunida con la Licenciada Eric Gómez de CRSpara compartir los resultados del informe evaluativo y organizacional de ASCALAtrabajado un año. Fue un día de mirar el caminar de ASCALA en la dimensión de la

misión, estamos muy contentas por el camino yaempezado, nuestras metas y logros; mas tambiéntenemos que ser esas mujeres llenas de esperanza porlos desafíos que viene de ahora en adelante “La misióny el plan estratégico están en la mente y el corazón dela organización”. Para continuar el trabajo evaluativovamos continuar nuestras reuniones en el mes de juniosiendo asesoradas por un personal de CRS paravisibilizar mejor nuestras necesidades.

Lançamento Programa Líderes Operacionais SSMD

Conforme a estratégia corporativa de Desenvolver as Lideranças do SSMD aolongo do mês de maio e a primeira semana de junho, foi realizado o lançamento doPrograma de Líderes Operacionais nos Hospitais Santo Antônio, Bom Jesus, Santa Luzia,Nossa Senhora dos Navegantes, Universitário, Pronto Socorro, UPAs, CAPs de Canoas eMãe de Deus.

Os eventos foram conduzidos pela Ir. Lucia Boniatti, Presidente do SSMD eMarcelo Sonneborn, Diretor de Recursos Humanos do SSMD.

O Programa tem como público alvo os profissionais que exercem liderança deequipes e/ou de processos, tais como enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, líderesde recepção, supervisores, entre outros, contemplando assim, mais de 600 liderançasoperacionais do SSMD.

Page 12: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 12Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

Missa de Celebração dos 35 anos do Hospital Mãe de Deus

No dia 1º de junho, o Hospital Mãe de Deus completou 35 anos de muitasconquistas e histórias inesquecíveis. Para celebrar esta data tão importante, foi realizadauma missa em homenagem ao Hospital, na Paróquia Menino Deus.

A missa foi aberta à comunidade, funcionários, pacientes e familiares, e contoucom o depoimento emocionante de um paciente, que relatou a importância de ter sidotratado com muito carinho e atenção pela equipe do Hospital Mãe de Deus.

Encontro dos funcionários do Mãe de Deus com a Dir etoria

Aconteceu nos dias 2 e 3 de junho o Encontro Mãe de Deus, onde a Diretorialançou a campanha Sempre Mãe, que celebra os 35 anos do Hospital, no qual foiapresentada a trajetória desta história de sucesso para os funcionários que participaramdo evento, juntamente com a apresentação das ações criadas para a Copa.

No total foram oito encontros, com a participação de quase 1.500 funcionários queforam presenteados com uma camiseta criada especialmente para o evento.

Encontro da CRBA CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), Regional Porto Alegre realizou no

dia 4 de junho o Encontro de Provinciais, e no dia 5 de junho, o Encontro dos/asProvinciais com os Bispos do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos doBrasil. Os assuntos tratados foram experiências de fusão de províncias e congregações,intercongregacionalidade e diálogo com os bispos a respeito de assuntos de interesse daVRC e da Igreja no RS.

Participou do encontro, Ir. Marilúcia Bresolin, Superiora Provincial.

Page 13: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 13Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

Espiritualidade integrada Preparando a Beatificação de Madre Assunta

A vivência da espiritualidade na educação scalabriniana é sempre um caminho apercorrer com muita perspicácia e esperança. Disse Papa Francisco “Investir naEducação é investir na Esperança”.

Neste desafio de cultivar a espiritualidade na educação, que no dia 17 de maio de2014 realizou-se no Colégio São Carlos, em Caxias do Sul, uma manhã de formaçãoespiritual com os professores e funcionários do Colégio São Carlos e do Colégio NossaSenhora de Lourdes.

O encontro constou de momentos de oração, reflexão e celebração. Osparticipantes tiveram a oportunidade de refletir e rezar a vida e a missão de educar,visto ser uma missão que “exige amor: e o mesmo é exigente” (Papa Francisco), comotambém seu compromisso de filhos e filhas de Deus, que com a graça Divina lhes dá oimpulso de realizar a diferença no ato de educar e no viver do dia a dia. Foi um eventode grande cunho formativo pessoal, espiritual e grupal.

Irmãs em mobilidade� Irmã Erina Costi: Comunidade Instituto Nossa Senhora de Caravagio, Caravágio,

Farroupilha, RS, para a Comunidade São José, Caxias do Sul, RS, a partir do dia 13 dejunho de 2014.

� Irmã Ana Bambina Teló: Da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, Torres, RS,para a Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha, RS, a partir do dia 13 dejunho de 2014.

A assessoria esteve sob aresponsabilidade do Frei Jaime Bettega, cujotema abordado foi “CRIATIVIDADE EMTEMPO DE NORMALIDADE” cuja vidaprecisa de anormalidade para viver anormalidade e esta, supõe criatividade e temtudo a ver com a interioridade, pois viver éuma contínua tomada de decisões.

No final do encontro foi feita umareferência à vida, missão e valores vividos pelonosso Fundador e Cofundadores, resgatando ocaminho percorrido por Madre Assunta quenos oportunizará a participar de suaBeatificação, no dia 25 de outubro próximo, naCatedral da Sé em São Paulo, SP.

Page 14: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 14Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

Agradecer a DiosAgradecer a Dios por tanta maravilla que él nos regala, tiempo de parada para

retomar y beber de nuestra fuente carismática. El peregrinaje me llevó a palpar conoriginalidad la historia del pasado, viviendo en el presente, la heroicidad y lamisionariedad de estas grandes figuras: Juan Bautista Scalabrini, Madre AssuntaMarchetti, José Marchetti que se dejaron tocar por Dios y abrieron su corazón paracaminar junto al peregrino que busca un refugio.

Esto me llevó a reencantarme con el primer amor “Jesucristo” para proseguir micaminada como consagrada, volver a la fuente en la Palabra de Dios y Eucaristía que esfuerza y gracia para ser luz y esperanza del pueblo peregrinante, es ponerse en presenciade lo sagrado y mirar la fragilidad humana, donde abres el corazón al amado para que élpueda acariciar las entrañas y aventurarse de ir más allá, salir de si e ir en busca de algopara asombrarse de lo que se pueda encontrar en el camino.

La Espiritualidad Scalabriniana debe vislumbrar y traspasar el carisma legado pornuestro fundador el Beato Juan Bautista Scalabrini ¨Ser Migrante con los Migrantes¨ es elalicerse de nuestra vida interior.

El carisma que Dios nos confió como Hermanas Misioneras Scalabrinianas, es sermujeres sensibles y humedad para la tierra donde estamos inseridas. El carisma nos hacever a la persona en su totalidad y nos motiva a sentir a Dios en su persona, a partir deallí Dios se manifiesta en el Carisma a ser empáticas con el grito de los excluidos.

Revitalizar la Identidad nos provoca a Reavivar el Don de Dios, por eso es tiempode gracia, de retomar la Espiritualidad Carismática movida por la gracia de Dios. Nosinvita a no perder la centralidad de Cristo, culmen de la vida consagrada.

Hna. Maria Angélica Tiralle, mscs

Simpósio Vocacional chama atenção para Cultura Voca cionale Cultura do Encontro

Aconteceu, durante os dias 16 a 18 de maio, em Vargem Grande Paulista- SP, oSimpósio Vocacional do Brasil em quatro Regionais da macrorregião pastoral Sul doBrasil (São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul). O evento foi organizadopela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagradada Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e pelo Instituto Pastoral Vocacional (IPV).O objetivo que norteou estes dias de encontro versou sobre a cultura vocacional na Igrejae na sociedade com intuito de avançar no discipulado missionário, conscientes de quetodos são chamados, escolhidos e enviados para a grande missão. Confira a CartaCompromisso da Região Sul e outras importantes informações no site:http://www.ipv.org.br/

Ir. Nyzelle Dondé, mscs

Page 15: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 15Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

Colégio Nossa Senhora de Lourdes

Festa Junina em clima de Copa

Neste ano, a Festa Junina do Colégio ganhou cores especiais. O verde e o amarelose misturaram ao colorido dos caipiras. Durante as apresentações que abrem a festa, noginásio de esportes, a comunidade escolar foi agraciada com uma homenagem ao Brasil,junto às belas apresentações das crianças, orientadas por suas professoras. Em seguida,todos se divertiram com as brincadeiras, e se deliciaram com as comidas típicas. Oevento foi uma promoção em conjunto com a APM.

A educação na busca da excelência

A equipe de Educação da Província Imaculada Conceição, de Caxias do Sul – RS,nos dias 2 e 3 de junho, esteve reunida com as diretoras, coordenadoras pedagógicas,assistentes de tecnologia, representantes da Mantenedora, coordenadora pedagógica dasEscolas e Coordenador Geral Pedagógico do Sistema COC – Professor Juliano de Melo.

Na ocasião aprofundou-se as relações do Sistema COC, material didático etecnologias nos Colégios Nossa Senhora de Lourdes e São Carlos. Diante das demandasapresentadas pela equipe presente, elaborou-se um calendário próprio para ser

desenvolvido por segmentos para a formaçãocontinuada de todos os profissionais que atuamdiretamente com o Sistema. As ações serão atravésde oficinas, treinamentos pedagógicos,tecnológicos e palestras, entre outros.

O encontro foi profícuo não só em conteúdo,mas em relações e conhecimentos da realidade daeducação em nossas escolas.

A equipe

Page 16: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 16Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

Colégio São Carlos – Caxias do Sul

Dia do desafioO Colégio São Carlos entrou no clima do Dia do Desafio. As 8as séries realizaram

uma caminhada até o Parque Cinquentenário e lá participaram de práticas esportivasdiferenciadas, como a slackline (fita elástica presa nas pontas que permite realizarmanobras) e a elastic jump (mini-cama elástica). Os demais alunos do turno da manhãrealizaram atividades nos diferentes ambientes internos.

No turno da tarde, todos os alunos foram convidados aalongarem-se e a aquecerem seus corpos através da dança. AsProfessoras Ivanete Zanrosso e Taciane Scola foram responsáveispelas oficinas.

O desafio sugerido pela data foi superado no Colégio SãoCarlos!

Viagem de estudos ao UruguaiOs alunos das 2as séries do Ensino Médio realizaram uma viagem de estudos com

destino ao Uruguai (Punta Del Este, Montevideo e Colonia del Sacramento).A primeira parada foi em Punta Del Este. Assim que chegaram, um guia local

explicou-lhes os detalhes do charmoso litoral, realizando a conversação em línguaespanhola, que foi mediada pelo professor de espanhol Cristiano Bacichetto. Diversasoutras oportunidades surgiram para a prática.

No decorrer, os alunos visitaram a Casa Pueblo, em Punta Ballena, onde puderamconhecer de perto obra e vida do artista Carlos Páez Vilaró. Conheceram a capitalMontevideo através da gastronomia, de visitas a partes históricas e passeios pelasavenidas e centros comerciais da atualidade.

Finalizaram a viagem com a visitação à Colonia DelSacramento, que foi declarada patrimônio histórico dahumanidade pela UNESCO.

A Coordenadora do Ensino Médio, Silvia Molon Bossardi,que também acompanhou o grupo, ressaltou a educação,interesse e companheirismo dos alunos.

São Carlos em ritmo de Copa do MundoNo dia da abertura da Copa do Mundo 2014, que coincidiu com o primeiro jogo

do Brasil, os alunos puderam demonstrar seu patriotismo através da caracterização nascores nacionais.

O clima da Copa estava presente na empolgação das crianças, na vibração pelosjogadores e nos gritos de guerra cantados durante o recreio escolar.

A Biblioteca do colégio organizou painéis com notícias ereportagens. Disponibilizou, também, uma tabela de jogos queos próprios alunos irão atualizar a cada partida. Uma prateleirade livros sobre futebol e Copas do Mundo também foiorganizada. Brasil, Brasil, Brasil!

Page 17: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 17Boletim Eletrônico nº 67Junho de 2014

Colégio São Carlos – Santa Vitória do Palmar

Festa juninaEm clima de festa, com músicas, danças,

brincadeiras, jogos e comidas típicas, aconteceu, no dia oitode junho, a tradicional Festa Junina.

Os alunos representaram a cultura brasileira decada região do país.

O evento envolveu uma expressiva participaçãoda comunidade educativa e público em geral.

Campanha solidáriaA comunidade escolar mobilizou-se para arrecadar alimentos e vestuário, que

beneficiou famílias de diversos bairros do Município. As doações foram realizadas porprofessores, coordenação e alunos, os quais perceberam a gratidão das pessoas, pelogesto solidário.

Uma ação que sensibilizou a olhar diferentes realidades e oferecer ajuda àspessoas mais necessitadas.

Semana do migranteA Pastoral Escolar promoveu atividades de acolhimento aos alunos imigrantes,

com o intuito de valorizar a diversidade e possibilitar uma maior integração no ambienteescolar.

Uma pesquisa demonstrou a quantidade de alunos provindos de outras cidades,estados e países. Através dela constatou-se que na escola há mais de cem alunosmigrantes.

Proporcionou-se um encontro de integração, com um momento de reflexão emensagem de acolhida, e cada qual teve a oportunidade de se apresentar aos demais.

Page 18: Província Imaculada Conceição - scalabrinianas.org.br · Província Imaculada Conceição Boletim Eletrônico nº 67 ... uma relíquia sentem-se impelidas a tocá-la ou a encostar

Página 18Boletim Eletrônico nº 67

Visite o site da Província Imaculada Conceição: www.scalabrinianas.org.br

Pelo descanso eterno

Dai-nos, Senhor, a vida em Cristo!

� Ir. Natalina Scortegagna – Província Imaculada Conceição� Dosolina Defendi Tecchio – mãe de Ir. Liete Tecchio� Elvira Lorenzatto – cunhada de Ir. Maria Lorenzatto� Celina Sangali Zanchet – cunhada de Ir. Celestina Zanchet� Roseli Fontana – sobrinha de Ir. Jane e Ir. Adélia Fontana

Junho de 2014

Julho:

04. Ir. Liduvina Coletti06. Ir. Neusa Spagnol07. Ir. Élide Maria Ceccagno08. Ir. Clecy Maria Baccin09. Ir. Marizete Schiavon10. Ir. Rosalba de Costa

Ir. Felícita Maria Rosset11. Ir. Ires Líbera Balzan13. Ir. Albertina Maria Pauletti – Conselheira Geral15. Ir. Tereza Maria da Cunha

Ir. Clorinda DalpianIr. Zenit ZuchettiIr. Celina Lessa Nazário

21. Ir. Inocência PozzerIr. Amantina Júlia Seganfredo

22. Ir. Ana Maria Maróstica23. Ir. Italvina Rosa Bassani

Ir. Zelia Carolina Ornaghi25. Ir. Orlanda Gasparotto27. Ir. Roseméri Bocalon28. Ir. Lídia Pasqualotto

Aniversariantes