imaculada conceição -08/12

4
Vivendo o tempo litúrgico do Advento Iniciamos um novo Tempo Litúrgico, o Advento, cuja espirituali- dade está centrada no nascimento do Cristo Salvador. Esse tempo nos inspira a expectativa por Aquele que vem. Cele- bramos, no Natal, a primeira vinda de Cristo e nos preparamos para a Sua segunda vinda, a parusia. A palavra Advento vem do latim adventus, que significa vinda. Nesta perspectiva, a Igreja conduz os fiéis em três etapas: no 1º domingo do Advento, nos orienta para a vinda de Jesus no final dos tempos; no 2º e 3º domingos, as reflexões são centralizadas na figura de João Batista, exortando os fiéis para a vivência da paciência e da alegria pela proximidade do Cristo que vem e, por fim, no 4º domingo, celebramos o mistério da encarnação no seio da Virgem Maria. A liturgia do Tempo do Advento deve ser vivida. A nossa rotina diária precisa estar em sintonia com aquilo que celebramos na li- turgia. Para isso, a Igreja nos fornece alguns subsídios, entre eles, o da preparação do presépio e a celebração da Novena de Natal. Em casa, o presépio seja montado em local visível, de maneira que os familiares possam lembrar, ao ver a manjedoura ainda va- zia, que o coração do cristão deve estar sempre preparado para acolher o Filho de Deus. Também em nossa Diocese, somos mo- tivados a participar da Novena de Natal. Organizada para os gru- pos de reflexão e a vivência nas famílias, a novena nos prepara para bem celebrarmos o Nascimento do Senhor! Como família de Deus, pelo batismo, somos chamados, de modo especial neste tempo, a renovar as esperanças. Apesar das situa- ções adversas que nos cercam, muitas vezes duras, devemos nos manter confiantes, pautando nossa vida na Palavra de Deus. A nossa alegria, a nossa esperança, a razão da nossa fé não se en- contram nas situações humanas circunstanciais, mas são alimen- tadas pela Palavra de Deus. E porque este mesmo Deus não muda sua Palavra, dada a sua eficácia, assim podemos manter, apesar da realidade que tantas vezes nos enche de pessimismo, uma alegria e esperança que são características na vida de todo cristão. Vivamos o Advento cheios da presença de Jesus dentro de nós, fazendo-O nascer no mundo de hoje! Abençoado e Santo Natal para todas as Famílias!! Pe. Uildes Flávio Assis - Pároco - I 10 Dezembro 2019 “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel, o que traduzido significa: ‘Deus está conosco’” (Mt 1,23) (cf Is 7,14). “Não temais! Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor” (Lc 2,10). “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós” (Jo 1,14). - Feliz Natal! - Imaculada Conceição -08/12

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Imaculada Conceição -08/12

Vivendo o tempo litúrgico do AdventoIniciamos um novo Tempo Litúrgico, o Advento, cuja espirituali-dade está centrada no nascimento do Cristo Salvador.

Esse tempo nos inspira a expectativa por Aquele que vem. Cele-bramos, no Natal, a primeira vinda de Cristo e nos preparamos para a Sua segunda vinda, a parusia.

A palavra Advento vem do latim adventus, que significa vinda. Nesta perspectiva, a Igreja conduz os fiéis em três etapas: no 1º domingo do Advento, nos orienta para a vinda de Jesus no final dos tempos; no 2º e 3º domingos, as reflexões são centralizadas na figura de João Batista, exortando os fiéis para a vivência da paciência e da alegria pela proximidade do Cristo que vem e, por fim, no 4º domingo, celebramos o mistério da encarnação no seio da Virgem Maria.

A liturgia do Tempo do Advento deve ser vivida. A nossa rotina diária precisa estar em sintonia com aquilo que celebramos na li-turgia. Para isso, a Igreja nos fornece alguns subsídios, entre eles, o da preparação do presépio e a celebração da Novena de Natal.

Em casa, o presépio seja montado em local visível, de maneira que os familiares possam lembrar, ao ver a manjedoura ainda va-zia, que o coração do cristão deve estar sempre preparado para acolher o Filho de Deus. Também em nossa Diocese, somos mo-tivados a participar da Novena de Natal. Organizada para os gru-pos de reflexão e a vivência nas famílias, a novena nos prepara para bem celebrarmos o Nascimento do Senhor!

Como família de Deus, pelo batismo, somos chamados, de modo especial neste tempo, a renovar as esperanças. Apesar das situa-ções adversas que nos cercam, muitas vezes duras, devemos nos manter confiantes, pautando nossa vida na Palavra de Deus.

A nossa alegria, a nossa esperança, a razão da nossa fé não se en-contram nas situações humanas circunstanciais, mas são alimen-tadas pela Palavra de Deus. E porque este mesmo Deus não muda sua Palavra, dada a sua eficácia, assim podemos manter, apesar da realidade que tantas vezes nos enche de pessimismo, uma alegria e esperança que são características na vida de todo cristão.

Vivamos o Advento cheios da presença de Jesus dentro de nós, fazendo-O nascer no mundo de hoje! Abençoado e Santo Natal para todas as Famílias!! Pe. Uildes Flávio Assis - Pároco -

I 10

Dezembro 2019

“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel, o que traduzido significa: ‘Deus está conosco’” (Mt 1,23) (cf Is 7,14).“Não temais! Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor” (Lc 2,10).“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós” (Jo 1,14).

- Feliz Natal! -

Imaculada Conceição -08/12

Page 2: Imaculada Conceição -08/12

Página 2

Expediente - Evangelizador

Realização: Paróquia Nossa Senhora da SaúdeDireção: Padre Flávio AssisProdução: PascomJornalista responsável: MG5760JPImpressão: Gráfica DiocesanaCirculação/Tiragem: mensal - 700 exemplares

Distribuição gratuitaRua Dom Prudêncio, 128 - CentroItabira/MG - Tel.: (31) 3831-3142

Ela completou 6 anos no dia 27 de setem-bro. E como deveria ser, para qualquer criança desta idade, Ayana Maria Silvei-ra Figueiredo é alegre, sorridente, muito esperta. Adora conversar! E é tão boa de prosa, que pode deixar muito adulto de queixo caído.

Com uma rotina intensa, além da esco-la regular, Ayana tem aulas de balé, vio-lino e participa dos ensaios do Coral de Crianças na Matriz Nossa Senhora da Saúde. Mas olhando o rostinho, ora ange-lical, ora sapeca, dá pra ver que energia… não falta. Energia e iniciativa.

No dia 3 de agosto (2019), ao ver o papa no programa “Angelus com o Papa Fran-cisco”, reprisado no sábado pela Canção Nova, a menina teve um “insight”: o de escrever uma cartinha para o Papa. “Pen-sei em escrever várias coisas pra ele” – disse.

“Querido Papa Francisco

Meu nome é Ayana e significa Flor Bela. Meu nome é africano, eu sou afro-brasi-leira(…)

Eu gosto muito de Jesus e eu amo ler bí-blias…”

Além da cartinha, Ayana enviou uma foto pessoal, rodeada com as bíblias que cole-ciona, e um desenho elaborado de Fran-cisco. Nele, o Papa aparece com uma veste colorida - o que deixa claro a imagem que a pequena criança tem do Sumo Pontífice.

A mãe, Luciana da Silveira Silva, nutricio-nista, ao chegar do trabalho, viu a carta que a filha estava escrevendo, sob o olhar atento da avó, Benedita Geralda da Silveira – muito conhecida na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na Vila Amélia, como Bené.

Poucos dias depois, a carta foi remetida ao Vaticano em um envelope bem capricha-do, ao estilo de uma verdadeira Flor Bela: “coloquei glitter, um coração, esperei secar e quando estava sequinho, entreguei pra ma-mãe”.

Ao ser questionada sobre se esperava que o Papa respondesse, Ayana foi incisiva: “quando eu mandei, já deu a vontade de ir lá… e fiquei pensando que ele ia responder”.

No dia 4 de novembro, a correspondência vinda da Secrataria de Estado do Vaticano, endereçada à pequena garotinha itabirana, chegou.

“Prezada Ayana Maria,O Papa Francisco ficou feliz com a carta e o desenho que você lhe enviou(…)O Papa manda dizer que reza ao Senhor Jesus, Amigo das crianças, pela Ayana Maria para que seja sempre uma menina boa e feliz(…)E para que você e seus familiares se mante-nham no bom caminho e vivam na amiza-de de Deus, o Papa Francisco envia a todos uma especial Bênção Apostólica e pede-lhes também que rezem sempre por ele.”A alegria de Ayana é tamanha que, durante esta entrevista, ela pegou a correspondência e frisou: “ele me enviou uma especial bênção apostólica!”

Além da carta-resposta do Vaticano, ainda recebeu uma foto do Papa Francisco e um terço.Completamente integrada à fé Católica, Ayana participa da missa todo domingo, lê a bíblia com afinco e não desliza nas res-postas. Ao ser questionada sobre as partes da história de Jesus que mais gosta, com as mãozinhas pequenas, pega uma das bíblias e diz: “nessa aqui eu gosto quando Jesus ali-menta mais de 5 mil pessoas”. Pega a outra bíblia: “aqui, quando Jesus voltou para o céu”. Sobre o trecho da Ascensão do Senhor, ela conta que chorou muito: “eu não queria que Ele fosse embora”.Ayana aparenta uma maturidade na fé que poderia servir de puxão de orelha para mui-tos adultos. Entre um vai e vem de assun-tos, ela relata que no hallowen deste ano, ao ouvir de um coleguinha que esta festa “era maior que Jesus”, chegou em casa com um propósito. Falou com a mãe que queria pre-gar o Evangelho no dia do hallowen. A ideia ganhou forma e, acompanhada de Luciana, lá foi a pequetita falar de Jesus. Segundo a mãe, passaram por, pelo menos, umas qua-tro casas.Algumas horas de conversa com esta crian-ça é de fazer transbordar o coração. Talvez pela simplicidade, ou pela mais bela das sa-bedorias – que é a ingênua graça concedida pelo Pai. No final, a gente sai feliz o bastante para se sentir grato por tudo: pelo dom da vida, pelo dom e graça de ser parte de uma Igreja capaz de congregar no mundo dife-rentes pessoas/comunidades em torno de uma única mesa, de uma fé única em Nosso Senhor Jesus Cristo.(Que para sempre seja louvado!)

A resposta do ‘Papa Francisco’ à pequenina itabirana Ayana

Page 3: Imaculada Conceição -08/12

Página 2 Página 3

DEZEMBRO

Não! Conforme estabelecido no Código de Direito Canônico: “A confissão individual e íntegra e a absolvição cons-tituem o único modo ordinário pelo qual o fiel se re-concilia com Deus e com a Igreja” (Cân. 960).

Para receber o perdão, é preciso fazer uma acusação in-dividual dos próprios pecados, o que é impossível em uma experiência coletiva.

No entanto, a Igreja, desejosa de que todos se salvem, permite, em apenas duas situações, que se recorra “à ce-lebração comunitária da reconciliação com confissão e absolvição gerais” (CIC 1483).

São elas (Cân. 961):

1ª. esteja iminente o perigo de morte, e não haja tempo para um ou mais sacerdotes poderem ouvir a confissão de cada um dos penitentes;

2ª. haja necessidade grave, isto é, quando, dado o nú-mero de penitentes, não houver sacerdotes suficientes para, dentro de tempo razoável, ouvirem devidamente as confissões de cada um, de tal modo que os peniten-tes, sem culpa própria, fossem obrigados a permanecer durante muito tempo privados da graça sacramental ou da sagrada comunhão.

À 2ª situação, por exemplo, poderiam recorrer os sa-cerdotes da nossa Igreja-irmã da Prelazia do Marajó. Dada a escassez de padres e a dificuldade de visitar re-gularmente as comunidades mais distantes, os presbíte-ros poderiam recorrer à celebração comunitária. Mes-mo assim, apenas se não for possível, em função de um grande número de pessoas, que eles façam o atendimen-to individual durante sua visita a determinada comuni-dade de fé.

Em regiões nas quais os fiéis têm acesso regular aos pa-dres, não se deve recorrer à celebração comunitária da reconciliação. É o caso da nossa Paróquia. Além de con-tar com a presença diária de um padre, toda quinta-fei-ra, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, ele recebe os fiéis para a confissão.

Também no Livro da Caminhada, a Diocese nos orien-ta: “A celebração comunitária da penitência (...) nunca deve acontecer dentro da Celebração Eucarística” (220).

Aproveite o Tempo do Advento para se reconciliar com Deus e se preparar adequadamente para o Natal.

DIA ATIVIDADE03 - 175 anos do Apostolado da Oração - Regional I Santa Missa na Matriz da Saúde - 19h4,5,6 - Tríduo preparatório/ Imaculada Conceição Local: Comunidade Nossa Senhora da Conceição Horário: 19h07 - Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora Missa na Comunidade Nossa Senhora da Conceição Horário: 18h08 - Solenidade da Imaculada Conceição de N. Senhora Santa Missa na Comunidade N. Sra. de Fátima, 18h Santa Missa na Matriz da Saúde, 19h3015 - Novena Perpétua em honra a N. Sra. da Saúde Local: Igreja Matriz da Saúde Horário: 19h3023 - Celebração Comunitária da Reconcilição Local: Matriz da Saúde - 19h

SANTA MISSA DE NATAL24 - Matriz Nossa Senhora da Saúde Horário: 19h Comunidade Nossa Senhora de Fátima Horário: 20h3025 - Comunidade Nossa Senhora da Conceição Horário: 10h Matriz Nossa Senhora da Saúde Horário: 19h

SANTA MISSA DE ANO NOVO31 - Comunidade Nossa Senhora de Fátima Celebração da Palavra - 18h Matriz Nossa Senhora da Saúde Santa Missa - 19h01/01/2020 - Matriz Nossa Senhora da Saúde Santa Missa às 19h

Existe Confissão Comunitária?

Ainda dá tempo de contribuir com a Campanha Natal sem Fome: Quem tem fome, tem pressa!Este ano, graças a iniciativa do nosso bispo, Dom Mar-co Aurélio Gubiotti, a campanha passa a ser diocesana.Você pode contribuir com qualquer valor. As doações podem ser feitas por meio de depósito/transferência bancárias; nos envelopes próprios da campanha ou di-retamente na secretaria paroquial.Todo dinheiro arrecadado será convertido em cestas de alimentos que serão doadas aos nossos irmãos da Prelazia do Marajó. Se alcançarmos a meta, serão be-neficiadas 881 famílias das cidades de Chaves e Afuá.Doações até o dia 20/12. Participe!

Page 4: Imaculada Conceição -08/12

Página 4

Aconteceu

Solenidade de Cristo Rei do Universo24/11 - A solenidade aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Oliveiras, em Itambé, com participação de padres, religiosas e co-munidades de fé da Região Pastoral I da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

FIQUE POR DENTRO

No dia 8 de dezembro, a Igreja Católica celebra no mundo inteiro a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Se-nhora. Mas você sabe do que se trata esta solenidade?A “Imaculada Conceição” de Nossa Senhora é celebrada des-de o século XI. Inserida no contexto do Advento/Natal, ela une a expectativa pela vinda do Messias e o Seu retorno glo-rioso a partir da memória de Maria.Nossa Senhora é aquela que, pelo seu SIM A DEUS, tornou possível o cumprimento da história da nossa própria salva-ção. No seu ventre, Nosso Senhor Jesus Cristo foi concebido - pelo poder do Espírito Santo - e gerado!Em Maria se cumpre a profecia: “Eis que a virgem está grá-vida e dará à luz um filho e dar-lhe-á o nome de Emanuel” (Is 7,14).Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX, proclamou o dogma da Imaculada Conceição: “(...) declaramos, pronunciamos e definimos: A doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua Conceição (concepção/nascimento), por singular gra-ça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus, e por isto deve ser crida firme e inviolavelmente por todos os fiéis” (Bula, Ineffabilis Deus).Por meio deste dogma, a Igreja declara que Maria foi conce-bida sem a mancha do pecado original, preservada pela graça de Deus. “A Imaculada Conceição manifesta a absoluta ini-ciativa de Deus Pai e significa que desde o início de sua exis-tência, Maria foi envolvida pelo amor redentor e santificante de Deus” (Dom Orani João Tempesta).Por isso mesmo, podemos sempre recorrer a Maria com ple-na confiança, porque ela é Imaculada, sem mancha, sem pe-cado; é cheia da graça de Deus, pura e santa, e nos ama com esse mesmo amor puro e santo.

Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus

“Somente corações grandes são capazes de realizar grandes projetos por Jesus Cristo” – Santa Teresa Verzeri.A Congregação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus foi fundada em 8 de fevereiro de 1831, por Santa Teresa Verzeri, sob a orientação do Monsenhor Geoseppe Benaglio. Cem anos depois, ela chegou ao Brasil, sendo instalada na cidade de Três de Maio/RS.As irmãs, Filhas do Sagrado Coração de Jesus, atuam nas mais diversas pastorais, no trabalho com os jovens e nas co-munidades onde a necessidade for maior.O traço fundamental do carisma destas irmãs é a vivência da caridade do Coração de Jesus, que se expressa através da escuta e obediência ao Pai, no amor compassivo para com todas as pessoas, sobretudo com os mais necessitados.Desde 1990, várias irmãs desta congregação já passaram por comunidades da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. Atualmente, também desenvolvem trabalhos pastorais e de evangelização na Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

Irmã Rosa Ternes

Celebração da Crisma16/11 - Treze jovens celebraram, na Matriz Nossa Senhora da Saú-de, o Sacramento da Crisma, com a presença de pais, padrinhos, familiares e comunidade de fé.A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti.

Imaculada Conceição Encontro da Família Mãe Rainha - em Itabira10/11 - Dezenas de pessoas participaram do encontro que aconte-ceu no Salão Paroquial da Matriz da Saúde. Coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina vi-venciaram momentos significativos de espiritualidade, com adora-ção e bênção do Santíssimo (Pe. Renato Menezes); formativos, com palestra ministrada pela Ir. Adriane Barbosa, e testemunhais.O grupo sai do encontro ainda mais inspirado para a missão e para o zelo com o trabalho de propagar as visitas da Mãe Peregrina.