apresentação do powerpoint - scalabrinianas.org.br · desempeño deficiente en el ... que deus...

15
Encontro Informativo da Província Imaculada Conceição Ano II - Número 22 Anuncia antes de tudo com a vida e a santidade. São Carlos Borromeo

Upload: trannguyet

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Encontro Informativo da Província Imaculada Conceição

Ano II - Número 22

Anuncia antes de tudo com a vida e a santidade. São Carlos Borromeo

Novembro de 2016 Página 2

O Boletim Encontro é um

informativo mensal da Província Imaculada Conceição, da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas – mscs Fotos: arquivo da PIC Vetores: Freepik e internet

A Congregação em diferentes lugares celebrou no dia 25 de outubro 121 anos de história a serviço dos Migrantes. As Comunidades: São José, Instituto São Carlos e Imaculada Conceição celebraram no domingo dia 23. E, no dia 25, a Comunidade Imaculada Conceição recebeu a visita das Irmãs da Comunidade Maria de Nazaré. Bendigamos a Deus por tanta vida doada aos longo desses 121 de existência.

“Cantai ao Senhor um Cântico novo, cantai ao Senhor por toda a terra, cantai ao Senhor e

bendizei o seu nome, a obra de sua salvação anunciai todos os dias”. Sl 95

Encontro dos Organismos

Como assinala o Direito Próprio, ordenações 126 “os organismos provinciais da formação, do apostolado e da administração e economia articulam-se entre si e auxiliam o governo provincial na dinamização das atividades e na consecução mais eficaz da missão congregacional”. Assim, no dia 8 de outubro aconteceu no Instituto São Carlos, Caxias do Sul, RS o encontro dos Organismos: Formação, Apostolado e Administração e economia. Participaram irmãs de forma presencial e via Skype, representando as diversas áreas de atuação da Província.

Scalabrinianas em festa pelos 121 anos de fundação

Página 3 Novembro de 2016

Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas

Caxias do Sul, 25 de outubro de 2016.

Prot. 91/2016 Ação de graças pelos 121 anos da congregação Queridas irmãs e formandas! Queridos leigos e leigas LMS!

Ao celebrar os 121 anos de fundação da congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas e o 2º aniversário de beatificação de Assunta Marchetti renovamos nosso louvor à Trindade por nos doar, o bem-aventurado João Batista Scalabrini – nosso Fundador –, um Carisma ainda hoje tão atual, na Igreja e no mundo da mobilidade. A atitude fundamental de Scalabrini foi o espírito de sensibilidade na Estação de Milão e de tantas estações de sua diocese que conduziram seus passos junto aos dos migrantes. Como homem de Deus deixou-se conduzir pelos sinais que apontaram decisões e ações.

Scalabrini respondeu de forma concreta ao clamor dos pobres migrantes como profeta dos novos tempos. A fundação da congregação confirma a grande providência de Deus para com a humanidade, fazendo muitos irmãos e irmãs na peregrinação da vida.

Ao longo dos 121 anos os caminhos percorridos por tantas irmãs junto aos migrantes se fizeram missão nos silêncios, nas palavras e nas ações. A capacidade de luta diante de tantas correntes migratórias, a cada dia deslocando-se de uma fronteira a outra, provoca o coração e nos impulsiona a caminhar com a força de Deus com a audácia do bem-aventurado Scalabrini, na humildade da bem-aventurada Assunta, na agilidade do venerável Pe. José Marchetti e sob a proteção de São Carlos viver a vocação no carisma scalabriniano com alegria e determinação. Somente atitudes de fé e esperança nos remetem à caridade, à solidariedade, compaixão e dedicação.

Com Maria Imaculada caminhemos confiantes e audaciosas fazendo de nossa vocação e missão uma resposta de testemunhas da esperança e profecia.

Na certeza que o Senhor Deus da história e do tempo continue guiando a Congregação e cada uma de nós, suplicamos ao Espírito Santo para que a Assembleia Geral seja um tempo de graça e de luzes para fazer acontecer a reorganização conforme o projeto de Deus.

Bênçãos a cada uma e boas festas!

Ir. Marileda Baggio, mscs Superiora provincial

Conselheiras e Ecônoma Provincial

Página 4 Novembro de 2016

“Oportunidades Educativas y de Salud para niños, niñas, adolescentes, jóvenes y familias de los bateyes en la región Este de

República Dominicana”

Para la ejecución del proyecto participan 15 facilitadores, que son jóvenes provenientes de los mismos bateyes que brindan atención educativa a los/as niños/as y adolescentes. Cada facilitador vive y desarrolla su labor en su propia comunidad. Fue posible formar una red de facilitadores-alfabetizadores en estas comunidades. El trabajo que realiza y la ayuda económica que reciben por la labor, ayudo y motivo a que varios de estos facilitadores se inscribieran en diferentes universidades para seguir sus estudios en el área de educación.

Ademas de los proyectos especificos en el area de educacion, ASCALA mantiene una caracteristica formativa en todos los sectores, como eje transversal, primando por la formacion de lideres y liderezas comunitario/as.

ASCALA (Asociación Scalabriniana al servicio de la Movilidad Humana) desarrolla un trabajo educativo de gran impacto junto a diferentes colaboradores como Unicef (Fondo de las Naciones Unidas para la infancia), Kindermissionswerk (Infancia Misionera en Alemania), Koica (Korea International Cooperation Agency). Son tres proyectos que tienen como objetivo “Impulsar, articular y desenvolver propuestas educativas que contribuyan en el proceso de alfabetización, apoyo socio-pedagógico y desarrollo personal, profesional y social” también apuntan al cuidado de la salud y un trabajo ampliado con toda la familia a través de la escuela de padres y madres, además de desarrollar actividades lúdicas (música y arte), deportivas y ambientales. Estos proyectos se desarrollan en 25 bateyes en la zona Este de Republica Dominicana y participan alrededor de 550 niños/as y adolescentes de 6 a 18 años.

La meta es reducir el número de niños y niñas que tienen desempeño deficiente en el aprendizaje, motivar a los padres a integrarse junto a sus hijos en la escuela, fomentar los buenos valores y concientizarlos sobre la importancia de la educación, sobre el cuidado de la salud física y emocional de sus hijos e hijas.

Página 5 Novembro de 2016

Gincana dos funcionários

2016 é um ano de Festa para o Colégio São Carlos, Caxias do Sul, RS. Celebramos 80 anos de missão na educação.

No dia 22 de outubro de 2016, na chácara da família do Sr. Valdemar e Ada Maria Muraro Vanassi, foi realizada a Gincana dos Funcionários do Colégio São Carlos. O tema estudado, refletido e vivenciado foi a vida de São Carlos, Scalabrini, Assunta Marchetti e Padre José Marchetti, trazendo presente a missão do Colégio São Carlos hoje.

A equipe dos funcionários foi eficaz nas orações, dramatizações e mensagens, e grande foram as revelações de talentos partilhados nas dinâmicas das histórias da Congregação como o empenho no momento de lazer. Foi um dia abençoado, Deus nos brindou com sua bondade e simplicidade revelada na natureza, com o empenho de cada participante.

Queremos agradecer a todos, de modo especial a Ir. Sueli Nardin – Diretora do Colégio São Carlos, Ir. Elena Ferrarini – Presidente da Mantenedora, Marina Matiello – Diretora do Colégio Nossa Senhora de Lourdes e o Tio Ale que nos presenteou com o transporte.

Que Deus nos ilumine na nossa missão e derrame suas bênçãos a todo aquele que se dispõe a espalhar vida no que faz.

Dizia Madre Assunta: “Que o bom Deus nos abençoe”!

Ir. Celina Lessa Nazario, mscs Coordenadora da Pastoral Escolar

Encontro Vocacional no Colégio São Carlos

No sábado, 15 de outubro, no Colégio São Carlos, Caxias do Sul, RS aconteceu um encontro de discernimento vocacional, promovido pela Pastoral Vocacional e a Pastoral Escolar do Colégio São Carlos. Participaram as jovens do Grupo de Jovens do Colégio, as adolescentes que participam dos projetos do Centro de Cuidados Nossa Senhora da Paz e jovens acompanhadas no processo vocacional. “Enviai, ó Senhor da Messe, operárias para a colheita”.

Página 6 Novembro de 2016

Ação do Dia das Crianças No dia 13 de outubro de 2016, com muita alegria e descontração, nossas crianças e adolescentes receberam a visita dos estagiários de Relações Públicas da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Os estudantes trouxeram com muita animação o Palhaço Chico Lé Bocó (Davi Souza) e fizeram a doação de picolés e sorvetes da Urca e da Sorvelândia, para comemoração do Dia das Crianças. Para completar a alegria da equipe de Educadores e Irmãs, o Presidente da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas – ADCE fez uma doação ao Centro de Cuidados Nossa Senhora da Paz para a aquisição de equipamentos de comunicação. Gratidão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da AESC.

Romaria: manifestar a fé em Maria

Aconteceu no dia 9 de outubro em Rio Grande a 42ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima. Uma bonita excursão saiu de Santa Vitória do Palmar, RS para participar com fervor desse momento de peregrinação e fé. Estiveram presentes vários Bispos, Religiosos e Religiosas e muitos devotos de Nossa Senhora de Fátima.

O início da caminhada foi marcado com muito canto, reza do terço, lembrando o sofrimento do povo em situações diversas e sem esquecer dos louvores a Maria pelas graças, bênçãos.

Em suas palavras durante a homilia, Dom Ricardo Hoepers, Bispo Diocesano assim proferiu: “Destaco duas palavras: gratidão e perdão. Creio que o sentido desta Romaria além de despertar vocações é sinal de unidade com a Igreja e crescer na consagração religiosa”. Que Maria com o nome de Nossa Senhora de Fátima interceda por cada um de nós.

Ir. Ana Beatriz Minuscoli, mscs

Página 7 Novembro de 2016

Retiro espiritual na Comunidade do Instituto Nossa Senhora de Caravaggio

Durante os dias 3 a 7 de outubro de 2016, realizou-se na comunidade o retiro anual de 14 Irmãs e mais 6 vindas de outras comunidades. Tivemos como orientadora a Ir. Maria do Rosário Onzi, da Província Cristo Rei.

O retiro foi de muitas graças e bênçãos. Muita oração, reflexão e meditação sobre o Ano da Misericórdia, do nosso fundador e cofundadores da Congregação, a Nossa Senhora e a vida Consagrada.

A orientadora ilustrou os assuntos com filmes e imagens diversas que ajudaram a refletir sobre os assuntos abordados, em igual o Ano Santo da Misericórdia e a Vida Religiosa. Fomos desafiadas a pensarmos como vai a Misericórdia em nossas comunidades e a Vida Religiosa com o discurso do Papa sobre o encerramento do ano da vida Religiosa Consagrada.

O fim do dia sempre coroado com a celebração Eucarística e adoração ao Santíssimo nos levou aprofundar mais o que refletimos e rezamos durante o dia.

Ir. Maria do Rosário, com muita sabedoria evangélica e scalabriniana, nos deixou uma marca profunda em nossos corações. Obrigada, Irmã Maria do Rosário. Que Deus a abençoe sempre em sua missão.

Irmãs da Comunidade

Convite Encontro da CRB, núcleo Caxias

Na alegria do encontro e da abertura do Ano Mariano, contamos com você e sua comunidade para participar do encontro dos Religios@s da CRB, núcleo Caxias, que se realizará no dia 20 de novembro de 2016 das 9h às 16h no ACPMEM Murialdo Santa Fé. O tema deste encontro é Abertura da Ano Mariano e celebração da caminhada realizada em 2016. Favor confirmar participação até o dia 10 de novembro de 2016 para organização do almoço e transporte: com Ir. Ivoni – 3222 1260 ou 9710 0947 e ou [email protected]

Página 8 Novembro de 2016

Pelo descanso eterno

Dai-nos, Senhor, a vida em Cristo!

Ir. Clorinda Dalpian – Província Imaculada Conceição Angelina Maria Secchi Fontana – cunhada das irmãs Adélia e Jane Fontana Ildo Ferronato – sobrinho de Ir. Danila Ferronato José César Zanchet – sobrinho-neto de Ir. Celestina Zanchet

Aniversariantes

Novembro: 06. Ir. Iris Rigon Ir. Dorilde Taffarel 09. Ir. Marileda Baggio 17. Ir. Nelí Basso 19. Ir. María Eugenia Vázquez Ir. Elizabeth Pedernal – Conselheira Geral 22. Ir. Teresa Giacomin 24. Ir. Mirela Furlin 25. Ir. Judith de Jesús Ortiz 28. Ir. Lourdes Terezinha Barbieri

Dezembro: 18. Ir. Lucia Natalina Boff 20. Ir. Gertrudes Bordignon Ir. Eléia Scariot 23. Ir. Lourdes Sonda 28. Ir. Idalina Bordignon Ir. Ariete D'Agostini

Mensagem do papa Francisco

Confira na íntegra a Mensagem do Papa Francisco para o dia Mundial do Migrante e refugiado, celebrado no dia 15 de janeiro de 2017, com o tema: “Migrantes de menor idade, vulneráveis e sem voz”. http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/migration/documents/papa-francesco_20160908_world-migrants-day-2017.html

Página 9 Novembro de 2016

Missão na Fronteira de Corumbá

A cidade de Corumbá, MS está localizada no Pantanal brasileiro, fronteira com as cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suarez na Bolívia, lugar de intenso fluxo migratório entre os dois Países (Brasil-Bolívia). Foi nesse contexto que se realizou, durante os dias 18 a 22 de outubro, a missão da equipe de fronteira da família Scalabriniana.

O objetivo da missão foi dar visibilidade ao trabalho que a pastoral da mobilidade humana realiza na região, promover a participação e o encontro com a realidade migratória aos leigos da Paróquia N. Sra. de Fátima e fortalecer a colaboração entre os diversos atores que atuam na promoção da dignidade dos migrantes.

Foram organizados vários grupos e realizadas diferentes atividades, como: visitas junto aos feirantes, relatos sobre os trâmites de passagem na aduana, as exigências da polícia federal, as exigências legais para trabalhar no Brasil (impostos), visita aos migrantes detidos nas penitenciárias feminina e masculina, visita ao albergue municipal (albergue para pessoas em situação de rua e migrantes), visita ao hospital e ao asilo, visita e conversa com a polícia federal na cidade de Corumbá e com os agentes do posto de controle boliviano. Os grupos também estiveram nas rodoviárias de ambas cidades fronteiriças para conversar com os migrantes que estavam se dirigindo para outras cidades. Encontros nas famílias para conhecer a religiosidade, devoções e as tradições dos migrantes bolivianos e paraguaios que vivem em Corumbá.

Ao final de cada dia se celebrou a Eucaristia em diferentes comunidades, seguida da partilha dos alimentos. A missa de encerramento contou com a presença do Bispo da diocese de Corumbá Dom Segismundo Martínez Álvarez. Agradecemos a Deus a oportunidade de realizar esta missão e de caminhar com os migrantes, reconhecendo nos seus rostos o próprio Cristo Peregrino. Participaram pela Província Imaculada as irmãs Ana Silvia Zamin e Rita Regalin.

Página 10 Novembro de 2016

Comitê Estadual de Atenção aos Migrantes, refugiados de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Na manhã do dia 25 de outubro de 2016, na Secretaria de Justiça do Estado do Ceará (SEJUS) foi formalizado o Grupo de trabalho (GT) para a criação da proposta de normativa que instituirá o Comitê Estadual de Atenção aos Migrantes, refugiados de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A formalização do GT, que aconteceu por meio da assinatura do termo de compromisso, contou com a presença do secretário, Hélio Leitão, membros da equipe de coordenação da pastoral dos migrantes da Arquidiocese de Fortaleza: Irmãs Clotilde Pellegrini, Eléia Scariot e Ricado Dju, entre outros.

Pastoral dos Migrantes realiza X Seminário de Mobilidade humana em parceria com a Unilab

Neste ano, o X Seminário de Mobilidade Humana da pastoral dos migrantes da arquidiocese de Fortaleza e da Congregação das Missionárias Scalabrinianas e o II Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul da Unilab foram realizados nos dias 18 e 19 de outubro. As duas atividades foram realizadas no Auditório do Campus das Auroras, em Redenção/CE.

De acordo com os coordenadores das atividades, o ano 2016 entrará na história do século XXI como aquele que foi marcado pelas crises que afetaram brutalmente o sistema econômico mundial, as instituições democráticas, o estado de direito, os direitos humanos. Essas crises fizeram com que as migrações inter-regionais e internacionais se multiplicassem e os direitos dos imigrantes se colocassem em perigo. Os seminários possibilitaram a reflexão e a interatividade, a participação e o debate em torno do tema da crise da mobilidade humana atual, além de trabalhar a questão das condutas de xenofobia e preconceito.

Página 11 Novembro de 2016

Hospital Mãe de Deus Missa em ação de graças pelos 121 anos de fundação da Congregação mscs

E bênção de locais

Dia 25 de outubro, festa da fundação da Congregação das Irmãs mscs, com a participação de funcionários, médicos e membros da Diretoria, foi celebrada uma missa de ação de graças, no auditório do Hospital Mãe de Deus.

Ir. Lucia Boniatti, presidente do Hospital, em pronunciamento aos presentes, recordou que a Congregação mscs foi fundada pelo Bem-aventurado João Batista Scalabrini, em Piacenza, Itália, aos 25 de outubro de 1895. As pioneiras, Carolina Marchetti, Assunta Marchetti, Ângela Larini e Maria Franceschini, corajosas e idealizadoras, assumiram o compromisso de partir em missão a serviço dos órfãos, filhos de imigrantes italianos, em São Paulo, Brasil, motivadas unicamente pelo ideal de amor a Deus e ao próximo necessitado e sofredor. Iniciam a obra das Irmãs Scalabrinianas no dia 20 de novembro de 1895, no Ipiranga, SP, com o Orfanato Cristóvão Colombo, onde, com a graça de Deus, com muita esperança, fé e trabalho construíram as bases da Instituição que hoje se faz presente na obra Hospital Mãe de Deus.

Deu as boas vindas a todos e convidou para, em unidade, pedir a Deus graças e bênçãos em favor dos que atuaram e atuam no HMD, que juntamente às irmãs dão continuidade à obra Scalabriniana e se empenham em levar mais luz e esperança à vida das pessoas.

A seguir, o celebrante procedeu à benção dos locais reformados, em decorrência de terem sido destruídos pelo vendaval ocorrido em fevereiro último, na região: no subsolo: Auditório e Ambulatório de Especialidades, no 11º Andar: setores comercial, faturamento externo, marketing, responsabilidade social e segurança.

A celebração foi um evento muito significativo, no contexto do Hospital Mãe de Deus em plena atividade, “ora e labora”. Pela fé em Cristo, cremos que onde alguém reza e trabalha, emana energia espiritual que ilumina e fortalece a todos os habitantes da casa.

Página 12 Novembro de 2016

Sistema de Saúde Mãe de Deus

Nova gestão do Hospital Mãe de Deus promove soluções através da cocriação

O modelo de gestão adotado pelo Hospital Mãe de Deus privilegia a valorização e participação dos colaboradores. Nos últimos 18 meses, sua nova gestão vem reformulando a estrutura corporativa, aproximando ainda mais as lideranças da operação. As mudanças também abrangem a realização de uma série de ações e de programas para os seus funcionários se sentirem empoderados na tomada de decisões, refletindo em resultados altamente positivos para instituição.

Esse é o principal conceito do geração de Soluções, programa inovador que incentiva o empoderamento de funcionários, abrindo para todos espaços e condições de participação na gestão do Hospital. Isso faz com que os funcionários sejam hoje desafiados a identificar situações para propor e implementar melhorias. Ao direcionar o conhecimento e a experiência do seu público interno em prol da atitude de cocriação, a direção propõe o compartilhamento de dificuldades e oportunidades para a implementação de melhorias, além de estimular a sensação de pertencimento entre colaboradores.

“Não se trata de uma caixinha de sugestões. O colaborador tem que identificar o problema, pensar uma solução e implementá-la, oferecendo, assim, maior eficiência aos processos. Para isso, ele conta com o apoio de seu gestor e da direção”.

Uma vez por mês, os funcionários apresentam suas soluções e resultados obtidos em sessão aberta no auditório do hospital. “Além do reconhecimento da direção e colegas, o encontro é uma oportunidade de expor para familiares e amigos seu orgulho de pertencer à instituição. Desta forma, o programa também contribui no desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador ao quebrar a barreira da fala em público”. Os colaboradores ainda recebem uma certificação assinada pela direção e um voucher para compra de livros como forma de incentivo. Desde seu início, o programa registrou 75 soluções, sendo 38 já aplicadas.

As iniciativas como o geração de Soluções possibilitam a redução de custos e despesas em paralelo ao aumento de receitas. Privilegiando maior participação das pessoas, o novo modelo de gestão do Hospital Mãe de Deus já alcança importantes conquistas, como a recertificação ONA III e a JCI. Também registra alguns dos melhores índices de sua história quanto à satisfação de clientes, clima organizacional e indicadores assistenciais. O resultado disso é percebido no atendimento ao nosso paciente, através de colaboradores mais felizes e entusiasmados por aquilo que fazem.

Hospital Mãe de Deus recebe Prêmio ARH Serrana O Hospital Mãe de Deus, numa proposta desafiadora, apresentou o Programa de Humanização e Espiritualidade como uma metodologia inovadora, promovendo uma nova atitude de relacionamento, respaldada por um posicionamento estratégico direcionado à sustentabilidade do negócio, com método e avaliação sistemática.

Implantado em 2013, o Programa tem por objetivo principal desenvolver a cultura e o comportamento organizacional conforme os preceitos de Humanização e Espiritualidade do Hospital Mãe de Deus, capacitando seu público interno para um novo conceito de relacionamento, de forma a concretizar sua missão e objetivos através de resultados mensuráveis.

Página 13 Novembro de 2016

Colégio Nossa Senhora de Lourdes

Brinquedo sustentável As professoras Cristilene Stein Biondo e Monique Ramineli, da Educação Infantil Nível II, realizaram com seus alunos uma oficina de Arte, aproveitando também as comemorações da Semana da Criança. O objetivo foi mostrar aos pequenos que é possível transformar materiais recicláveis em divertidos brinquedos. Nesse contexto, as crianças confeccionaram um bilboquê, com o qual puderam brincar e se divertir.

100 anos para comemorar No dia 14, o CNSL comemorou junto aos seus colaboradores, APM e Clube de Mães o Dia do Professor, do Auxiliar Administrativo e Serviços Gerais. Para marcar a data, foi realizado um coquetel também alusivo aos festejos dos 100 anos da instituição, que contou com a presença da presidente da AESC, Ir. Elena Ferrarini, da Secretária, Ir. Nadir Contini, e do Superintendente, Gustavo Gartardelli.

Feira de Ciências Os alunos do CNSL deram um show em pesquisa, conhecimento e experiência na Feira de Ciências. O evento, voltado para o Ano Internacional das Leguminosas, contou com a participação dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Vereador por um dia O aluno Vinicius Parisotto dos Santos participou do projeto "Vereador por um dia", e apresentou o projeto de lei "Farroupilha Ecológica e Sustentável", que visa proporcionar a manutenção e preservação dos recursos naturais de nossa cidade. O aluno recebeu o apoio do professor Vinicius Grazziotin e da diretora Marina Matiello.

Durante a comemoração também teve homenagem ao funcionário Paulo Oroski e à professora Luiza Viccari Marchett. Eles foram indicados pelos próprios colegas para receber uma lembrança especial. O evento foi uma grande celebração da educação, que só é possível com um trabalho em equipe.

Página 14 Novembro de 2016

Colégio São Carlos – Caxias do Sul

Vôlei feminino nas finais dos jogos municipais O Colégio São Carlos classificou-se para as finais dos Jogos Escolares, no Ginásio Floresta, em Caxias do Sul. O resultado das disputas foi que a equipe feminina juvenil de vôlei ficou em 4º lugar. A professora de Educação Física, Taciane Telles Scola, acompanhou a equipe e todos ficaram orgulhosos da conquista. A docente citou Augusto Branco: “No esporte, existem campeões e existem heróis. Campeões vencem porque são bons no que fazem e tiram proveito particular de suas vitórias. Heróis vencem quando menos se espera, superam seus próprios limites, e quando recebem os louros dividem suas vitórias com uma nação inteira.". No Colégio, a equipe foi recepcionada pela Diretora, Ir. Sueli Nardin, que reforçou estar orgulhosa das representantes da instituição nos jogos. Lembrou-lhes a importância da união e da dedicação na busca de um objetivo comum. Parabéns pelo empenho, entrosamento e garra, heroínas!

Colégio São Carlos bem colocado no ENEM 2015 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou as notas das escolas que realizaram o ENEM em 2015. O Colégio São Carlos obteve o primeiro lugar, entre as escolas de Caxias do Sul, na redação e ficou em segundo lugar geral, somando-se provas objetivas e redação.

A Direção agradece a toda comunidade educativa pela conquista. O comprometimento diário da direção, coordenações e professores com alunos e familiares é que garantiu essa importante colocação. Parabéns, Colégio São Carlos!

Superintendente palestra para 9ºs anos Na manhã do dia 29 de outubro de 2016, o Superintendente Administrativo da Educação da AESC, Sr. Gustavo de Oliveira Gastardelli Fontes, palestrou para alunos concluintes do Ensino Fundamental. A atividade faz parte do projeto “Portal para o Ensino Médio”, no qual estudantes dos 9os anos vão sendo preparados para a chegada da nova etapa escolar: o Ensino Médio.

Na palestra, Gustavo chamou a atenção para a importância de se “ter os pés no presente e os olhos no futuro”, ou seja, de viver o momento presente, não deixando o sonho/as metas de lado. Falou-lhes a importância do papel do aluno para o perfil da escola.

A Diretora, Ir. Sueli Nardin, agradeceu as motivadoras palavras do Superintendente e reforçou os esforços que o Colégio São Carlos vem fazendo para garantir a excelência.

Física e foguetes de garrafa pet No dia 13 de outubro, os alunos das 1as séries do Ensino Médio apresentaram o trabalho final realizado em grupos e coordenado pelo professor de Física, Igor Luiz Penso. Tiveram a missão de construir um foguete fazendo uso de garrafas pet. Através da construção, estudaram conceitos físicos: impulso, quantidade de movimento, leis de Newton, aceleração dos corpos, movimento vertical e oblíquo, leis dos gases, entre outros.

O projeto, desde seu início, exigiu revisão e aprimoramento dos conteúdos. Os alunos avaliaram o produto final e souberam justificar os porquês do sucesso ou do insucesso dos lançamentos.

Página 15 Novembro de 2016

Colégio São Carlos – Santa Vitória do Palmar

Sarau Cultural Literário

Com a finalidade de ampliar o repertório linguístico literário e a linguagem como forma de comunicação, a professora de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental, Milene Rodrigues Ferreira, com o apoio da coordenação, promoveu um sarau literário, que teve como incentivo a leitura, a escrita, a oralidade, a expressão corporal, artística e cultural. Os alunos apresentaram poesias, músicas, danças, dramatizações e o evento contou com a participação dos pais, que parabenizaram o trabalho desenvolvido.

Semana da Criança Para comemorar a data alusiva ao Dia da Criança, o Colégio programou uma semana de atividades diversificadas. Como abertura houve uma caminhada com os alunos pelas ruas da cidade, dando ênfase ao tema: “Desbravando o mundo literário.” Foi realizada uma tarde festiva de variadas brincadeiras, jogos, cinema, brinquedos infláveis e lanche comunitário. Oportunizaram-se outros momentos para contar histórias, oficinas de artes, apresentação de teatro e danças.

A semana encerrou-se com um passeio na “Sede Campeira”, onde as crianças se divertiram.

Palestra sobre Bullying Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os alunos da importância de conhecer mais sobre o Bullying, oportunizou-se uma palestra, ministrada por Paulo Luci, supervisor da revista Amiguinho, de Porto Alegre, que apresentou questões práticas aos educandos, o que caracterizou uma significativa conversa entre alunos e palestrante. Paulo abordou este tema muito presente e discutido na sociedade, que pode ocorrer em qualquer contexto no qual as pessoas interagem, com certeza um assunto de importância para a construção de valores.

Planetário Móvel Observar o céu é sempre uma experiência fascinante. Com a finalidade de estimular o gosto pela ciência e difundir o conhecimento e a cultura científica no âmbito da astronomia, os alunos conheceram o Planetário Móvel da Universidade de São Paulo – USP. Ele esteve no Colégio, permitindo uma experiência de observação do céu sob o ponto de vista de qualquer lugar do planeta Terra. Foi possível observar o céu dos polos, do Equador ou dos hemisférios Norte e Sul.

Na ocasião, foi realizada uma “viagem espacial” por meio de simulações do espaço sideral, mostrando planetas, cometas, asteroide e onda. Além dessa atividade, os alunos participaram de uma oficina com experimentos de física.