apresentação do powerpoint - scalabrinianas.org.br · sav. o encontro aconteceu na residência...

17
Encontro Informativo da Província Imaculada Conceição Ano II - Número 19 “Eles deixaram tudo para te seguir” (Mt 4,20).

Upload: nguyenkiet

Post on 11-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Encontro Informativo da Província Imaculada Conceição

Ano II - Número 19

“Eles deixaram tudo para te seguir” (Mt 4,20).

Page 2: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Agosto de 2016 Página 2

O Boletim Encontro é um

informativo mensal da Província Imaculada Conceição, da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas – mscs Fotos: arquivo da PIC Vetores: Freepik e internet

Comemoração pelo Dia de Assunta Marchetti

No dia em que celebramos o 68º aniversário ao céu da Bem-aventurada Assunta Marchetti, as Comunidades Instituto São Carlos, São José e Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, RS reuniram-se para celebrar e confraternizar essa data importante para a Congregação, momento também para reavivar a fé e a esperança na missão confiada a cada uma. Que a Bem-aventurada Assunta Marchetti continue intercedendo junto de Deus pelo despertar de novas vocações.

Irmãs desfrutam da vida fazendo arte terapia

As Irmãs da Comunidade Instituto Nossa Senhora de Caravaggio, Farroupilha, RS aproveitam o dia para colorir o livro com diversas ilustrações. Ao colorir, é possível afastar da mente os problemas, aliviar o estresse, fazer uma higiene mental e proporcionar uma sensação de bem estar, usando da criatividade das cores. É um ótimo instrumento de arteterapia, que traz encanto e leveza e faz os dias se tornarem mais alegres.

Serviço de Animação Vocacional O Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Diocese de Caxias do Sul realizou, no dia 5 de julho, a reunião referente às atividades programadas do SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário "Segue-me", que aborda as vocações (leigo, à vida religiosa e sacerdotal), que foi produzido pela Assessoria de Comunicação da Diocese, e que será utilizado nas atividades vocacionais.

Page 3: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Página 3 Agosto de 2016

Visita Canônica à Comunidade das Irmãs da Casa de Assistência Social

As Irmãs acolheram Irmã Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral, no dia 1º de julho de 2016, dia dedicado à Bem-aventurada Madre Assunta Marchetti. Ela esteve convivendo com as irmãs nos dias 02 e 03 de julho, quando realizou encontro comunitário, refletindo, estudando e aprofundando o tema: Testemunhas da Esperança e Profecia e prestou atendimento individual a cada irmã da comunidade, com o intuito de conhecer melhor a cada uma e as funções desempenhadas pela irmãs.

Na visita, Ir. Neusa teve oportunidade de manter contato com os imigrantes acompanhados pela Pastoral do Migrante, alguns membros da equipe, com o Bispo Diocesano, Dom Ricardo Hoepers, padres diocesanos: Raphael Pinto e Péterson Figueiredo e a comunidade dos Padres Scalabrinianos. Ainda, na celebração eucarística, na Catedral Diocesana de São Pedro do Rio Grande, Ir. Neusa Mariano falou sobre a vida e ações da Bem-aventurada Assunta e a missão realizada pelas Irmãs Scalabrinianas na Igreja.

Destacamos que a agradável visita de Ir. Neusa foi um momento de partilha, convivência e incentivo para dar continuidade às atividades apostólicas realizadas pelas irmãs e de ser testemunhas de alegria, doação e serviço na Igreja, especialmente com as pessoas em mobilidade.

Visita às Irmãs da Comunidade e do Colégio Nossa Senhora de Lourdes

Com imensa alegria, recebemos a visita Canônica de Superiora Geral, Irmã Neusa de Fátima Mariano, nos dia 26 a 28 de junho de 2016. Fez-se presente entre os professores, funcionários, alunos e Irmãs. Sua presença acolhedora, alegre, carinhosa e carismática encantou-nos. Transmitiu muita paz, esperança e serenidade a todas as pessoas com que se encontrou.

As crianças da educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, prestaram-lhe singela homenagem cantando e rezando para que sua missão como Irmã Missionária de São Carlos Borromeo scalabriniana seja feliz e fecunda. Participando, no dia 26, da Celebração Eucarística na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Irmã Neusa teve expressiva acolhida do Pe. Paulo Roque Gasparetto, que convidou-a para manifestar-se após a homilia. Irmã Neusa, em sua fala, salientou a importância da vida religiosa consagrada junto ao povo migrante. Após a celebração, recebeu os cumprimentos dos paroquianos e pessoas amigas. Desejamos que Nossa Senhora de Lourdes a proteja e lhe conceda muitas graças na missão que Deus lhe confiou.

Irmãs da Comunidade e Colégio Nossa Senhora de Lourdes

Page 4: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Página 4 Agosto de 2016

Encontro da Superiora Geral e Colaboradores da AESC

Durante a visita canônica à Província Imaculada Conceição a Superiora Geral, Ir. Neusa de Fátima Mariano, além de dialogar com as Irmãs individualmente, refletir em comunidade e visitar os locais onde desenvolvem a missão, disponibilizou tempo para encontrar-se com os colaboradores que desenvolvem atividades de gestão da Associação Educadora São Carlos, como entidade jurídica que contribui para a missão da Congregação.

No dia 27 de maio/2016, na sede da AESC, com a presença do Conselho de Direção da AESC, membros do Governo Provincial e o Superintendente da AESC, foi partilhado o caminho realizado para a reestruturação Organizacional e o Planejamento de Governança Corporativa da AESC e as perspectivas inovadoras, com a qualificação profissional na obtenção de melhores resultados.

No dia 8 de julho/2016 participou do encontro com os colaboradores que atuam no escritório Central da AESC e que exercem as atividades operacionais. Também esteve presente a Diretoria da AESC e a Superiora Provincial. Grasiela Santini expôs à Superiora Geral os serviços que estão sendo realizados de forma compartilhada, abrangendo as áreas da saúde, da educação, da assistência social, comunidades e outros setores.

Ir. Neusa de Fátima Mariano refletiu que a Congregação, que tem como carisma o Serviço Evangélico e missionário aos migrantes, tem o compromisso de colaborar com a Igreja, neste plano e, como na época das grandes migrações italianas da Europa para as Américas era a preocupação do Fundador, Scalabrini, hoje os imigrantes e refugiados continuam com maior intensidade e é por isso que a nossa resposta exige mais qualidade, profissionalismo e, também, sem dúvida, recursos econômicos. Como Congregação, no Capítulo Geral/Assembleia Geral Congregacional/2013 assumimos o compromisso da reorganização das ações da Congregação, isto é, unindo os recursos humanos, setores para que nossa presença, como missionárias para os migrantes seja mais eficaz. As Irmãs precisam, sobretudo de um boa formação, para atuar junto aos órgãos governamentais e não governamentais.

Quanto às perspectivas de futuro com novos talentos, Ir. Neusa esclareceu que, embora a Congregação esteja presente e atuando em 27 países, o crescimento de religiosas jovens está no Continente Asiático. São nesses países que, hoje, está o maior número de Irmãs jovens. Por isso, a Congregação conta com os colaboradores e profissionais competentes para a gestão dos serviços, na preparação de Irmãs que contribuem na missão Congregacional”.

No encerramento se sentiu muito satisfeita pela presença de todos e agradeceu a colaboração da equipe pelos trabalhos realizados em unidade com as Irmãs e que contribui para a missão da Congregação. Em nome do grupo, Grasiela Santini agradeceu a presença de Ir. Neusa de Fátima Mariano pela presença e pelas palavras incentivadoras, e entregou um ramalhete de flores. João Baptista Feijó, Gestor do Centro dos Serviços Compartilhados da AESC, também agradeceu a presença e, sobretudo pela valorização do trabalho que cada um desempenha, na entidade. No final houve um coquetel de confraternização, com a participação de todos.

Page 5: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Página 5 Agosto de 2016

Visita Canônica da Superiora Geral à Comunidade Nossa Senhora de Fátima

Com muita alegria recebemos a vista da Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral. Permaneceu conosco alguns dias que foram abençoados para nossa comunidade. Sua calma, seu sorriso deixou-nos tranquilas e pudemos conversar com liberdade.

Atendeu em particular a todas as irmãs, transmitindo a cada uma esperança e muita confiança na caminhada da Congregação, no mundo de hoje. Foi uma visita breve, mas de vivência intensa, pela disponibilidade, pelo carinho, pela bondade, levando-nos a entender a importância da centralidade em Jesus Cristo e a fraternidade como Dom de Deus.

Somos gratas pela sua presença, seu testemunho, sua simplicidade e doação.

Visita Canônica da Superiora Geral na Comunidade São José

Nos dias 08 a 11 de julho, a nossa Comunidade recebeu com alegria Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral, para a visita canônica, que ocorreu num clima de fraternidade, amor e diálogo, para animar e entusiasmar nossa vida religiosa Scalabriniana. Foi um encontro agradável, onde cada Irmã teve oportunidade de dialogar pessoalmente. Realizou três momentos comunitários, durante os quais refletimos sobre a Vida Consagrada, Vida Litúrgica e de Oração e Vida Comunitária, à luz das orientações contidas em nossas constituições e também orientações do XIII Capítulo Geral.

Na reflexão realizada, acentuou-se a necessidade e importância da oração pessoal e comunitária como meio fundamental no processo de reencantar-se por Jesus Cristo, centro de nossa Vida Consagrada e Missionária.

Nossa gratidão a Madre Neusa pela comunhão com a Trindade Santa para que possa animar e ter as graças para conduzir o rebanho que Deus lhe confiou em nossa Congregação.

Page 6: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Página 6 Agosto de 2016

Visita da Ir. Neusa na Comunidade Instituto Nossa Senhora de Caravaggio

A visita transcorreu dos dias 12 a 15 de julho deste ano. Sua permanência na nossa casa foram dias de bênçãos e graças abundantes. Seu carisma é contagiante. É uma pessoa que transmite alegria, carinho, amizade e realização como missionária Scalabriniana.

Animou a caminhada das irmãs com seu testemunho de esperança e profecia, partindo das conclusões do XIII Capítulo Geral: “erguei os olhos e vede os campos” Jo 4, 35.

Suas reflexões foram densas e profundas, tendo como fio condutor a Centralidade em Jesus Cristo e as relações fraternas, fundamentadas no Direito Próprio. Reencantar-se por Jesus Cristo, centro de nossa vida consagrada, vivendo o amor fraterno. A comunidade é o lugar de nosso crescimento humano e cristão, amando-nos sempre, lembrando o Ano da Misericórdia. Falou-nos dos Documentos do Papa Francisco sobre a Vida Consagrada para que sejamos pessoas alegres, corajosas e mulheres de comunhão.

Devemos despertar o mundo. Ficamos felizes por tê-la conosco alguns dias e agradecemos seus estímulos e ensinamentos feitos de uma forma simples e fraterna.

Irmãs da Comunidade Nossa Senhora de Caravaggio

Encerramento da Visita Canônica da Superiora Geral Os dias 30 e 31 de julho foram marcados pelo encerramento da Visita Canônica da Ir. Neusa de Fátima de Mariano, Superiora Geral com o Governo Provincial. Ir. Neusa apresentou o relatório ao governo provincial contendo pontos e aspectos percebidos e refletidos e o relatório da visita canônica das comunidades do Brasil e Argentina no período de 22 de maio a 28 de julho de 2016. Agradecemos a Deus pela presença fraterna da Ir. Neusa de Fátima Mariano, e rogamos a Deus bênçãos para sua vida e missão na congregação.

Page 7: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Página 7 Agosto de 2016

COMIRAT – RG

A equipe Diocesana da Pastoral do Migrante e a Cáritas Diocesana uniram esforços e planejaram, como ação concreta para este ano, incentivar e apoiar o poder público para que fosse criado o COMIRAT – RG, que após vários contatos e reuniões, com as Secretarias de Município, Igrejas e instituições acadêmicas, tornou-se realidade.

O prefeito do Município do Rio Grande, Sr. Alexandre Duarte Lindenmeyer, no uso de suas atribuições, através do Decreto Nº 13.660 de 20 de novembro de 2015, constituiu o Comitê Municipal de Atenção a Migrantes, refugiados, Apátridas e Vítimas de tráfico de Pessoas na cidade do Rio Grande – COMIRAT – RG, no âmbito da Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social, com o objetivo de promover e garantir o respeito aos direitos humanos das pessoas vulneráveis que se encontram em mobilidade na cidade.

O COMIRAT – RG é instância constituída por representantes de instituições públicas e de interesse público que representam uma diversidade de experiências com a mobilidade humana e um acúmulo de reflexões e ações dirigidas à atenção de migrantes e refugiados.

Os membros do COMIRAT – RG foram nomeados através do Decreto Nº 14.011, de 10 de junho de 2016 e tomaram posse no dia 20 de junho, às 18 horas, no salão Nobre da Prefeitura Municipal da cidade do Rio Grande.

Dica de Leitura

Mobilidade humana e identidades religiosas O fenômeno da migração compulsória tem sido uma constante na história da humanidade; nos últimos anos, no entanto, em termos mundiais, ele tem se despontado com muita força em virtude do “êxodo sírio” desde que começou a guerra civil na Síria. A escalada migratória na Europa tem colocado na pauta do dia da imprensa, dos governos e dos organismos humanitários não só o tema da migração, mas também a gravidade de suas causas e a necessidade de se encontrar soluções para esse problema que vai além de medidas paliativas. Por isso, os movimentos migratórios atuais nos obrigam a pensar a própria forma de organização das sociedades atuais que não estão fundadas na justiça e na igualdade. Por isso, os fenômenos migratórios não podem ser vistos como ocasionais e localizados, mas como

parte de um sistema social que expulsa as pessoas de suas terras e as exclui do banquete da vida. Construir sociedades que não obriguem as pessoas a migrar e que ofereçam as estruturas sociais mínimas para que todos possam viver em paz e com dignidade é uma exigência política prioritária hoje.

Page 8: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Página 8 Agosto de 2016

Pelo descanso eterno

Dai-nos, Senhor, a vida em Cristo!

Daniel de Jesús Ortiz – pai de Ir. Judith de Jesús Ortiz Ivo Sonda – irmão de Ir. Lourdes Sonda Regina Pian Bregalda – irmã de Ir. Graciosa Pian e tia de Ir. Josemiriam Bregalda Guido Bissinela – tio de Ir. Josemiriam Bregalda

Aniversariantes

Agosto:

04. Ir. Iracema Frasson

06. Ir. Lucia Boniatti

Ir. Neusa de Fátima Mariano – Superiora Geral

07. Ir. Marilda Zamboni

09. Ir. Mafalda Seganfredo

11. Ir. Pierina Corona Pellizzer

14. Ir. Etra Luana Modica – Conselheira Geral

18. Ir. Ana Bambina Teló

21. Ir. Nadir Contini

23. Ir. Ana Maria Zanon

25. Ir. Zolema Libera D'Ambros

30. Ir. Inêz Bordignon

31. Ir. Zenaide Colle

Page 9: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Página 9 Agosto de 2016

Experiência do estágio formativo

Como noviça Scalabriniana sinto-me muito contente por esta experiência que estou vivendo na Comunidade Monseñor Scalabrini na cidade de Buenos Aires. É realmente desafiadora e de muita aprendizagem. Os espaços de minha atuação missionária são as seguintes áreas: Centro de Atenção ao Migrante, Cáritas Diocesana, Pastoral da Juventude, assim como convivência fraterna na vida comunitária.

No Centro de Atenção ao Migrante (CAM), em Isidro Casanova, sou responsável pela acolhida dos migrantes e pela secretaria. Agendo turnos para as pessoas que buscam os diversos serviços de assessoria que o Centro oferece. Oportunamente participo das reflexões formativas, oferecidas para os que atuam no Centro. No primeiro sábado de cada mês temos retiro espiritual aberto para todas as pessoas que queiram participar.

Na pastoral da juventude (Bairro lós Ceibos) incentivo os jovens a uma maior inserção na Igreja, formando-os como presentes e futuros líderes da comunidade eclesial; como grupo fazemos visitas às famílias. Na Cáritas Diocesana Laferrere, junto com as irmãs, fazemos encaminhamentos de documentos para radicação permanente ou DNI, oferecendo a possibilidade de que possam obter este documento, requerido de forma gratuita. Assim também os encaminhamos para outras entidades que possam ajudá-los a estarem legalmente na Argentina.

No dia 17 de abril, tive a oportunidade de participar do inter-noviciado, inter-postulantado organizado pela Conferência Argentina de Religiosos/as (CONFAR) em Buenos Aires. Este encontro teve como tema principal: o Ano Jubilar da Misericórdia. A comunidade formativa também me ofereceu a oportunidade de participar de um curso de formação inicial para a vida religiosa e sacerdotal, no mês de junho com o tema: “Maturidade sexual na vida consagrada e sacerdotal” e com a possibilidade de participar de outro encontro: “Eucaristia sacramento da comunidade”. Estes cursos são oferecidos pelo Centro de Estudos Santo Tomás de Aquino, na Cidade.

Como experiência comunitária, além de coordenar por turno a semana da oração, dias de cozinha, limpeza me desafia a estar atenta aos pequenos gestos de irmandade, preocupar-se com o bem estar da outra, ser sempre agradecida por aquilo que tenho, e por aquilo que as pessoas por caridade me aconselham. Tenho ainda muito por aprender, principalmente no cuidado da natureza. Se hoje sou consciente de que a natureza tem um grande valor e merece o nosso cuidado, amanhã posso levar a outros a mesma conscientização.

Encontrei-me com muitos dos meus paisanos paraguaios e outras etnias. E o que mais me chamou a atenção deles é o mesmo desejo que cada um tem, voltar ao país e ter um trabalho digno para eles e suas famílias.

Emociona-me escutar a história de cada um, realmente essas pessoas mereceriam um prêmio Nobel pelas suas lutas, e assim também percebo o quanto é importante a nossa presença com os migrantes, somos uma família missionária que abre portas e com nossas mãos solidárias construímos um mundo melhor.

Em síntese: Nesta missão que assumo como noviça Scalabriniana faço uma experiência maior da escuta, sorrio com os que sorriem, aprendo muito com estas pessoas, sua forma de lutar por seus direitos, encontrando assim fortaleza na oração e na confiança, na providência de Deus. Eu não tinha nem a mínima noção de que é migrar, sentindo-se muitas vezes desprotegido, realmente é outra coisa estar junto observando a realidade.

Que Jesus siga iluminando nossa missão junto aos migrantes, agradeço a Congregação, a comunidade formativa que me acolhe e acompanha nesta bela experiência.

Zulema Beatriz Nuñez González - Noviça do 2º ano

Page 10: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Página 10 Agosto de 2016

Voto de Castidade “E há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus.

Quem tiver capacidade para compreender, compreenda”.(Mt 19,12)

Seguir Jesus Cristo em Castidade foi o tema do segundo novinter do Vale do Paraíba que aconteceu de 21 a 23 de junho de 2016, em Caçapava-SP, com a assessoria do Frei Antônio Corniatti, OFM Conv. Nesse encontro, refletimos profundamente sobre o voto de castidade com o intuito de aclarar acerca de seu significado para a vida consagrada, que toca profundamente nas necessidades livres, espirituais e transcendentes do ser humano.

Estudando o celibato ou o não-matrimônio por causa do Reino dos Céus pudemos perceber a verdadeira e real medida da perfeição, que é o amor. A castidade não existe somente na vida consagrada, mas também na vida matrimonial como uma entrega total e generosa a uma única pessoa. Nós, como noviças, buscando responder ao chamado do Senhor, desejamos direcionar nossa afeição, nosso amor e todo o nosso ser ao Único Necessário, Jesus Cristo a partir do enamoramento, do toque, do encontro com Ele, um relacionamento que não se caracteriza como horizontal, nem bilateral, mas sim como vertical, singular, único e absoluto.

“Estudar os votos, em especial, neste novinter, a castidade, e vislumbrá-los como a essência da vida consagrada, me motivaram para o cultivo desses tesouros em mim, para tornar mais consistentes as razões da opção pelo seguimento radical a Jesus Cristo, tendo-O como meta, razão e fim último da minha existência. Viver a castidade é viver numa busca contínua de tornar-me outro Cristo neste mundo, em vista do Reino dos Céus. Sem dúvida não é uma tarefa fácil, mas àqueles a quem o Senhor chama e que respondem sim, se dispondo com abertura sincera e generosa de todo o seu ser, Ele concede a Graça que tudo alcança e tudo transforma” (Angra Mota da Silva).

“Na resposta de nossa vocação à vida consagrada devemos sentir a necessidade de voltar à primeira afeição, é dizer ao primeiro amor, já que a verdadeira vivência do voto de castidade é o resultado de um encontro com o Cristo crucificado; que é caracterizado pelo enamoramento do único absoluto Jesus Cristo, e assim como religiosos somos reflexo do amor da Santíssima Trindade com a humanidade” (Diana Marcela Castro Castañeda).

“Durante esses três dias na Casa Kolbe pude aprofundar o entendimento de que as coisas mais importantes da vida não se podem terceirizar, o encontro com Deus se torna para mim como o oxigênio que me mantém viva. E é a partir desse toque, desse encontro por parte Dele para comigo que eu respondo ao Seu amor, buscando viver diariamente a castidade, no enamoramento esponsal com e por Cristo, na entrega total e gratuita a quem me é mais importante, engatando assim minha existência em Jesus e configurando-me a cada dia mais e mais com Ele, por meio da oração e da doação generosa ao Reino dos Céus, voltando sempre para o que me é essencial, o amor Ágape que Ele tem para comigo e que me convida a corresponder.” (Goreth Batista Ferreira)

“Para mim o estudo e reflexão do voto de Castidade foi um conhecer e aprofundar um pouco mais o que faz parte deste Conselho Evangélico: uma entrega total ao amor esponsal ao único e necessário; no serviço gratuito e desinteressado ao qual chamamos amor ágape, é dizer Sim ao amor divino de Deus. Para isto é muito importante nos purificar, através do caminho. Sem dúvida é uma tarefa árdua, mas de vital importância; processo que nos deixa cada vez mais livres, sendo ‘corpos de recepção da graça de Deus’, sendo continuadoras do Reino de nosso esposo Jesus Cristo. Disto brota o serviço de amor aos nossos irmãos, que se alimenta a priori da fidelidade de Deus; isto é da fé. Tudo isto me ajuda aprofundar o sentido da minha vocação numa entrega total ao amor.”(Johanna Ortiz Zuñiga¬).

Somos agradecidas primeiramente a Deus pelo seu grande amor para conosco e à Congregação que nos ofereceu a oportunidade de podermos participar deste Novinter.

Page 11: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Página 11 Agosto de 2016

Convite

A CRB- Núcleo Caxias convida todos os Religiosos e Religiosas para participarem da Celebração do Ano Santo da Misericórdia:

Dia: 14 de agosto de 2016 Horário: 14h às 17h 30min Local: Catedral Santa Teresa de Caxias do Sul Tema: Vida Religiosa, celebrando o ano santo da misericórdia.

Neste dia de encontro, o convite é também para vivenciar o sacramento da confissão, passagem pela Porta Santa e encerramento com a Santa Missa, presidida por Dom Alessandro Ruffinoni.

Ir. Ana, enumerar vitórias é fruto de constantes buscas e dedicação. Você fez por merecer. Parabéns!

Encontro das ecônomas

Nos dias 28 e 29 de julho, nas regiões de Caxias do Sul e Porto Alegre, RS, respectivamente aconteceram reuniões para as ecônomas locais e superioras, para ajustarem algumas situações pontualizadas, dúvidas em relação à organização contábil, e para o melhor andamento da missão na área administrativa e econômica da Província.

Page 12: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Página 12 Agosto de 2016

Derecho a la ciudadania República Dominicana

Desde enero a mayo de 2016 se realizó el proyecto “Derecho a la ciudadanía y documentos de identidad”. Seis promotores acompañados por una coordinadora proporcionaron asesoría y acompañamiento a los dominicanos de ascendencia haitiana cuya problemática es la obtención de documentos de identidad. Fue posible beneficiar a 420 personas. Se realizó un levantamiento de 561 personas que están en espera para que el Gobierno Dominicano resuelva su situación.

Integracion al Desarrollo

El Día 7 De Julio, En San José De Los Llanos-san Pedro De Macorís, La Hna. Ires Balzan Realizó El Curso De Elaboración De Jabón Para 15 Mujeres. Por Medio De La Presente Propuesta, Las Hermanas Scalabrinianas Junto A La Federación De Mujeres Marcelina De Los Santos – FEMUMASA Esperan Contribuir Al Mejoramiento De La Calidad De Vida De Personas De Bajos Ingresos Creando Oportunidades De Desarrollo Personal, Social Y Económico Con Vistas A Promover Cambios De Comportamiento, Actitudes Y Despertar De Nuevos Liderazgos. El Proyecto Busca Acciones Que Aporten A La Autosuficiencia Y Medios De Vida Sostenibles Que Vayan Más Allá De La Producción De La Caña. Tiene Como Propósito Facilitar La Formación De Mujeres Y Hombres Habitantes De Los Bateyes, Incluyendo Espacios Demostrativos De Alternativas De Producción Con Menor Impacto Sobre El Medio Ambiente, Buscando Reducir La Brecha De Género En La Agricultura Y Potenciar A Las Mujeres Rurales De Forma Que Sean Reconocidas, Valoradas Y Visibilizadas Como Constructoras Clave Del Desarrollo Agrícola, Bienestar Social Y Seguridad Alimentaria En Ámbito Local Y Regional.

Page 13: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Página 13 Agosto de 2016

O rosto da misericórdia na Cultura Vocacional

“Eles deixaram tudo e o seguiram”. Mt 4,20

A vocação é fruto exclusivo e amoroso da Misericórdia Divina. Somente quando fixamos o olhar em Jesus compreendemos que somos e fomos chamados, não por nossos méritos e qualidades, mas apesar de nossos defeitos e misérias. Como nos disse Papa Francisco na Misericordiae Vultus: “Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai”, e, no processo de discernimento vocacional este é o único caminho.

Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. Precisamos, a cada dia, contemplar o mistério da misericórdia em diferentes situações que surgem e que muitas vezes são fonte de alegria, serenidade, amor, compromisso, decisão, escuta e paz. Manifestar o rosto da misericórdia na cultura vocacional para uma irmã Scalabriniana é tomar consciência que somos chamadas, de maneira ainda mais intensa, quando olhamos com misericórdia as juventudes, sobretudo os migrantes, fundindo-nos no olhar de Cristo, que ama incondicionalmente todos aqueles que aparecem ao longo do caminho.

Para abraçar a cultura vocacional hoje a partir da misericórdia, a irmã Scalabriniana está chamada a ser e viver a epifania da misericórdia de Deus, sendo missionária, porque não é possível somente cultivar sentimentos de misericórdia sem traduzi-los em compaixão, gestos e iniciativas afetivas e efetivas que não são apenas de caráter pessoal, mas comunitário.

Desde a misericórdia, somos chamadas a olhar e comtemplar a nossa vocação com muito cuidado, quando somos capazes de cuidar de si e consequentemente do outro. Toda a vocação provoca uma conversão da sensibilidade em cada consagrada Scalabriniana para os próprios sentidos, de “ver” Deus, de ver com os olhos de Deus, de “ouvir” sua voz e sua palavra, de ouvi-la como única palavra de verdade para nós, de comover-se diante de seu amor. Somos clamadas, neste ano santo da misericórdia, a sermos capazes de conectar-nos com todos os sentidos, e assim seremos mulheres consagradas, testemunho de alegria e profecia.

A vocação é, antes de tudo, revelação de Deus, visto que em todo chamado Deus exprime um aspecto particular de sua própria identidade. Jesus, de fato, chama-nos a ser como Ele, cada uma segundo a graça recebida.

Quais são as atitudes vocacionais que precisamos desenvolver no ano santo da misericórdia?

Ir. Carmen Lúcia Oliveira Pereira, mscs

Page 14: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Página 14 Agosto de 2016

Assistência Social

Dia da Bem-aventurada Assunta Marchetti As crianças/adolescentes chegaram felizes ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da AESC– Centro de Cuidados Nossa Senhora da Paz. Era o Dia da Bem-aventurada Assunta Marchetti que deixou sua pátria, a Itália, para cuidar dos órfãos e migrantes no Brasil. Se estamos de festa, alguém deve ser homenageado e receber nosso abraço. A resposta foi rápida: “Vamos homenagear as Irmãs da Comunidade São José, as que mais trabalharam na Congregação. É preciso cumprimentá-las e agradecer a elas. No passado elas construíram nosso presente”. O grupo da manhã escolheu levar os instrumentos, tocar uma música, abraçá-las e dizer que elas são muito importantes para todos nós. A turma da tarde elegeu visitar as Irmãs, conversar, conhecê-las e saber como nossa história foi construída. As Irmãs Idosas presentearam as crianças/adolescentes com bombons e pirulitos. Foi um dia especial em que as Irmãs mais idosas da Província e os usuários da Assistência Social, mais jovens, trocaram experiências de vida. Madre Assunta ainda hoje nos diz: “Sorri-nos uma grande esperança”. O Papa Francisco nos desafia: “ Despertem o mundo”.

Veja mais fotos em https://flic.kr/s/aHskCdQ6KW

Semana do Aniversário do Centro de Cuidados Nossa Senhora da Paz Um Serviço de Convivência a serviço da paz e defesa da vida. Na semana de 4 a 8 de julho, o Centro de Cuidados Nossa Senhora da Paz celebrou o 1º ano da Beatificação de Madre Assunta Marchetti, Cofundadora da Congregação MSCS e os 43 anos de serviço à comunidade caxiense. Destacamos os pontos fortes da semana: as crianças e adolescentes conhecerem a história da mantenedora e a presença fundamental do Padre José Marchetti e Madre Assunta Marchetti, que deixaram a Itália para cuidar dos órfãos e migrantes no Brasil e os 43 anos de serviço à vida, da AESC – CCNSP às crianças, adolescentes e suas famílias; construção de 12 peças de teatro para interpretar a história da Entidade, vista pelos olhos dos usuários da Instituição. O ponto alto foi a celebração preparada pelas Irmãs e educadores com as crianças e adolescentes; o lançamento do banner do CCNSP; a Bênção do Papa Francisco a todas as famílias; a confraternização com o lanche comemorativo e premiação das peças teatrais mais originais. Foi um dia de gratidão a Deus pela história construída, reconhecimento da fidelidade das pessoas que nos precederam e perpetuação da missão da Bem-aventurada Assunta Marchetti através do serviço ofertado na cidade de Caxias do Sul.

Page 15: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Página 15 Agosto de 2016

Colégio Nossa Senhora de Lourdes

Encontros Pedagógicos com Quiropraxia e Psicologia Durante o recesso de julho, o Colégio ofereceu aos colaboradores, em conjunto com a CIPA, dois encontros pedagógicos muito significativos. O primeiro deles foi sobre Quiropraxia – cuidados com a coluna, com o profissional Affonso Schneider Neto, ex-aluno do CNSL. Já o segundo foi ministrado pelas psicólogas Rafaella Finimundi Broll, especialista em coach, e Verônica Sinhor, ambas também ex-alunas do Lourdes. Esses dois dias foram gratificantes, pois, além de terem sido ocupados para discutir temas tão importantes, foram agraciados com a presença de três profissionais que o CNSL já teve como estudantes.

Mostra Literária presta homenagem ao Rio de Janeiro Neste ano, a Mostra Literária, realizada no dia 08 de julho, valorizou toda a riqueza cultural do Rio de Janeiro. A escolha desse espaço foi inspirada nos jogos olímpicos, que serão realizados na Cidade Maravilhosa. Envolveram-se no evento os alunos do 5º ano ao Ensino Médio, que foram estimulados pelos professores das áreas de Ciências Humanas e das Linguagens. Na abertura da Mostra, a comunidade escolar foi agraciada com uma apresentação de dança dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Page 16: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Página 16 Agosto de 2016

Colégio São Carlos – Caxias do Sul

Missa em Homenagem aos 80 Anos do São Carlos No dia 1º de julho de 2016, na Igreja São Pelegrino, aconteceu a celebração comemorativa aos 80 anos de fundação do Colégio São Carlos. A Diretora do Colégio, Ir. Sueli Nardin, recebeu a todos, ressaltando a presença da Superiora Provincial, Ir. Marileda Baggio e destacando o Dia de Madre Assunta. A missa foi celebrada pelo Padre Leonardo Inácio Pereira, ex-aluno do colégio. No momento do ofertório, foram levadas ao altar, por membros da comunidade escolar, entre as placas dos anos 1936 e 2016, 80 rosas vermelhas. A liturgia foi organizada pela Pastoral Escolar, coordenada pela Ir. Celina Lessa Nazario e a animação foi feita pelo coral do colégio, coordenado por Terezinha Reghelin e pais de dois alunos acompanharam com violões.

O momento de ação de graças foi conduzido pela Superiora Provincial, Ir. Marileda Baggio, que retomou o exemplo de vida de Madre Assunta e deixou uma linda mensagem a todos: “Deus vê, Deus provê”. Foi um momento de comemorar a trajetória do Colégio São Carlos, referência no ensino e no desenvolvimento dos valores humanos e cristãos e na formação de líderes.

Campanha do Agasalho No dia 24 de julho, Ir. Celina Lessa Nazario, Coordenadora da Pastoral Escolar, organizou, com um grupo de alunos, os donativos arrecadados na Campanha do Agasalho. Nesse ano, está ocorrendo a Gincana Cultural dos 80 anos do São Carlos e uma das tarefas foi a participação na campanha. A entrega foi realizada no dia 04 de julho à Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – AAPECAN.

Ensino Médio apresenta Sarau Cultural Nos dias 06 e 07 de julho, aconteceu um dos eventos mais aguardados do Colégio São Carlos: O Sarau Cultural do Ensino Médio. Nesse ano, o assunto foi Olimpíadas e teve como objetivo principal conhecer a história, cultura e música de cada continente do mundo (América - com foco no Brasil, Europa, África, Ásia, Oceania e a Antártida).

Foram dois dias de apresentações envolvendo música, dança e teatro. O ingresso foi 1kg de alimento não perecível. A arrecadação final foi de 700kg de alimentos, que foram doados às entidades: Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Pastoral da Acolhida ao Migrante, Pastoral do Pão (Paróquia São Pelegrino), Pastoral de Apoio ao Toxicômano Nova Aurora (PATNA) e o Lar da Velhice São Francisco. A Coordenadora do Ensino Médio, Silvia Molon Bossardi, ressaltou que, assim como ela, o público saiu maravilhado com as apresentações. Certamente, as aprendizagens e os momentos de convivência até o dia da apresentação ficarão marcados nas lembranças dos participantes. Um verdadeiro show cultural!

Tocha Olímpica passa em frente ao Colégio São Carlos Na sexta-feira do dia 08 de julho, a Tocha Olímpica passou em frente ao Colégio São Carlos. Para esse momento, as turmas do Ensino Fundamental estudaram a história das Olimpíadas e produziram cartazes com palavras seguidas do símbolo “#”. O Colégio São Carlos, em especial, tinha um motivo a mais para celebrar o evento: a professora de Educação Física, Ivanete Avelina Zanrosso, foi uma das duzentas personalidades ligadas ao esporte na cidade homenageadas. Colégio São Carlos, cenário de um momento histórico!

Page 17: Apresentação do PowerPoint - scalabrinianas.org.br · SAV. O encontro aconteceu na residência dos Irmãos Maristas, em Bento Gonçalves, RS. Na ocasião foi apresentado o documentário

Página 17 Agosto de 2016

Colégio São Carlos – Santa Vitória do Palmar

Homenagem ao Dia dos Avós Para comemorar o Dia dos avós, as professoras e alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental prepararam uma semana especial de atividades e prestaram uma carinhosa homenagem. Apresentaram canções, danças, oficinas de interação, bingo, mensagens alusivas à data, um delicioso coquetel e os avós contaram histórias, relatando experiências da vida para seus netos. Com a programação desenvolvida e pelos momentos de integração entre avós e netos, a emoção tomou conta dessas pessoas tão importantes na vida familiar.

Colégio realiza Feira de Ciências de Matemática Nos dias 4 e 5 de julho, ocorreu a Feira de Ciências e Matemática, com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, e nos dias 7 e 8, com o Ensino Fundamental II e Médio. Pais e professores contribuíram na preparação para a exposição e apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, que contextualizaram o conhecimento produzido no ambiente escolar. O projeto motivou o aprendizado, através da vivência de experiências no processo da pesquisa, da investigação, socialização e divulgação de temas atuais para a comunidade educativa e local.

Os Heróis da Sociedade Brasileira Para que as crianças tenham compreensão da necessidade e importância do Corpo de Bombeiros no país, estado e cidade, bem como para valorizar sua presença na sociedade brasileira, esses profissionais foram convidados no Dia do Bombeiro Brasileiro, no Colégio. Na ocasião, além de receberem homenagens, os bombeiros deram orientações aos alunos da Educação Infantil e do

Ensino Fundamental I sobre como são prestados os serviços e a solidariedade presente em seu trabalho. Explicaram aos alunos como evitar acidentes domésticos e alguns conceitos sobre crime ao meio ambiente. Apresentaram equipamentos e viaturas usados em resgate e simularam uma situação de combate a incêndio. Expressaram: “Ninguém é bombeiro por acaso, mas é necessário ter vocação para fazer o bem, com uma consciência social e interesse pela sociedade”. Acredita-se que o bombeiro é um anjo da guarda para alguém e faz a diferença na vida de muitas pessoas.

Professores em Treinamento Nos dias 18, 19 e 20 de julho, o Colégio proporcionou um curso para a equipe educativa, com o Sr. Edwigues Rocha, Coach Profissional, onde foram abordados os temas: Marketing Pessoal, Liderança e Resiliência, destacando pontos tais como: que o profissional saiba utilizar o potencial para melhorar suas práticas no ambiente de trabalho; conhecer sua própria inteligência emocional; técnicas fundamentais para lidarem com pessoas e desenvolver objetivos que elevem a motivação, a fim de alcançarem suas metas. O treinamento foi válido para enriquecimento pessoal e profissional do educador, ajudando-o em suas práticas educativas.