prova integrado 2005

Upload: emanuel-tiago-sousa

Post on 18-Jul-2015

74 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DIRETORIA DE ENSINO COORDENAO DE PROCESSO SELETIVO

1 PROCESSO SELETIVO JANEIRO DE 2005 PROVA 1 TCNICO INTEGRADO/ENSINO MDIO

S ABRA QUANDO AUTORIZADOINSTRUES PARA REALIZAO DA PROVA1) Esta prova composta de 43 questes, todas de mltipla escolha, com 5 opes de escolha. 2) A durao da prova de 4 horas. Voc ser avisado quando restarem 30 minutos para o final. 3) Tenha em mos apenas o material necessrio para a resoluo da prova. No permitido o uso de calculadoras nem o emprstimo de qualquer tipo de material. 4) Resolva as questes neste caderno de provas. Aps, solicite ao professor regente o seu gabarito para preenchimento das respostas. Transcreva as respostas a lpis, confira com ateno e ento cubra a opo escolhida com caneta azul ou preta. Ateno, s existe uma alternativa correta. 5) Assine o carto-gabarito no local indicado. 6) A apurao do resultado ser feita por leitora tica, no havendo processamento manual dos gabaritos. 7) NO dispomos de outros gabaritos para substituir os errados, portanto, ateno. 8) Observe, no final da prova, a tabela peridica, informativos e ficha cadastral. 9) Caso voc perceba alguma irregularidade, comunique-a imediatamente ao regente. 10) O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO SER DIVULGADO SOMENTE NO DIA 28/01/2005 E NO SER INFORMADO, EM HIPTESE ALGUMA, POR TELEFONE.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

Lngua PortuguesaOBSERVAO: As questes desta prova referem-se aos seguintes textos: Fazenda Modelo, de Chico Buarque de Hollanda, A Revoluo dos Bichos, de George Orwell e A Fuga das Galinhas, filme produzido por Peter Lorde, David Sproxton e Nick Park. Questo 01: Assinale a alternativa que completa adequadamente a frase abaixo: Considerando o texto A Revoluo dos Bichos, pode-se afirmar que, no momento inicial da organizao da Granja dos Bichos, os animais valeram-se de uma relao de: a) proporcionalidade, pois medida que o tempo passava, os porcos assemelhavam-se cada vez mais aos homens. b) finalidade, pois os animais expulsaram o Sr. Jones para que pudessem formar uma sociedade somente de animais. c) conseqncia, pois o cavalo Sanso acabou morrendo de tanto trabalhar. d) excluso, pois todos os animais trabalhavam pesado; somente os porcos tinham algumas regalias. e) explicao, pois os porcos tinham muitas regalias por serem os mentores intelectuais das aes praticadas por todo o grupo.

Questo 02: Em relao s leituras indicadas, incluindo o filme, pode-se afirmar que: a) tanto nos livros quanto no filme, observa-se uma crtica em relao sociedade moderna, fazendo-se uso de alegoria. b) somente no filme, observa-se uma crtica em relao sociedade moderna, fazendo-se uso de alegoria. c) somente no livro Fazenda Modelo, observa-se uma crtica em relao sociedade moderna, fazendo-se uso de alegoria. d) somente no livro A Revoluo dos Bichos, observa-se uma crtica em relao sociedade moderna, fazendo-se uso de alegoria. e) somente nos livros, observa-se uma crtica em relao sociedade moderna, fazendo-se uso de alegoria.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

Questo 03: No h dvidas de que estamos vivendo a era da tecnologia, no entanto podemos observar que, em vrias situaes, o seu uso se torna prejudicial ao prprio usurio. Assinale a alternativa que MELHOR explicita a afirmao feita anteriormente: a) No filme A Fuga das Galinhas, a tecnologia foi primordial para a aves. concretizao dos sonhos das

b) No livro Fazenda Modelo, a tecnologia foi responsvel pela conquista de prmios relativos produo de animais. c) No livro A Revoluo dos Bichos, a tecnologia foi utilizada quando os animais tentaram construir um moinho de vento. d) O uso da tecnologia exigiu dos animais um trabalho coletivo, o que pode ser observado no livro A Revoluo dos Bichos e no filme A Fuga das Galinhas. e)O uso da tecnologia provocou uma mudana no comportamento dos animais no livro Fazenda Modelo.

Questo 04: Em relao s obras indicadas, NO se pode inferir que: a) todas elas apresentam uma inter-relao, visto que os seus personagens tm o mesmo objetivo, qual seja, libertarem-se do homem. b) tanto no filme A Fuga das Galinhas quanto no livro A Revoluo dos Bichos, percebe-se um comportamento totalitrio por parte de alguns de seus personagens. c) em todas as trs obras, h um personagem que tenta ludibriar seus companheiros com seus discursos. d) no livro A Revoluo dos Bichos, o baixo nvel de escolaridade permitiu que vrios personagens fossem dominados por um grupo pequeno de animais. e) no enredo de todas as obras, h um elemento comum. Em cada obra, h um personagem que lidera as mudanas do grupo: no galinheiro, a galinha Ginger; na fazenda, o boi Juvenal e, na granja, o porco Napoleo.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

Questo 05: Leia os textos a seguir: I- O Estado sou eu. Chvez agora quer cassar a cidadania de jornalistas que criticam seu governo. (ttulo de uma reportagem publicada na revista Veja, em 26 de maio de 2004, pg. 54) II- General, teu tanque um carro forte./Ele derruba uma floresta/E esmaga cem homens./Tem, porm, um defeito:/Precisa de um motorista. General, teu bombardeiro poderoso./Voa mais depressa que a tempestade,/Tem, porm, um defeito:/ Precisa de um mecnico./General, o homem muito til./Sabe voar, sabe matar./Tem, porm, um defeito:/Ele sabe pensar. (poema Palavras a um general, de Bertolt Brecht) III- Num olhar de relance, no parece um touro diferente dos outros. Mas Kulal, aos 11 anos de idade, um nelore recordista. Acaba de bater a marca das 250 000 doses de smen. Tem mais de 120 000 filhos (isso mesmo:120 000!) espalhados por cerca de 1000 fazendas brasileiras. Estima-se que ainda tenha pela frente mais cinco anos de fertilidade e pe fertilidade nisso. Como produz 50 000 doses de smen por ano, deve dobrar a marca atual. Agora, faa as contas: cada dose vendida por 42 reais. Isso significa que Kulal pode render a seus donos (a famlia Grendene) algo como 21 milhes de reais. (texto Kulal, um touro indomvel e lucrativo, publicado na revista Veja, em 26 de maio de 2004, pg. 33) IV- OS DOCUMENTOS QUE OS MILITARES ESCONDEM (manchete de capa da revista ISTO, n 1830, de 03 de novembro de 2004) Qual (Quais) dos textos apresentados nesta questo MELHOR ilustra(m) a relao de poder trabalhada nas obras indicadas? a) Apenas o texto I. b) Apenas o texto II. c) Apenas o texto III. d) Apenas os textos I e II. e) Apenas os textos III e IV.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

Questo 06: Nas obras indicadas, h passagens que confirmam a seguinte idia: TODOS OS ANIMAIS SO IGUAIS MAS ALGUNS ANIMAIS SO MAIS IGUAIS DO QUE OS OUTROS Assinale a alternativa que NO confirma o pensamento expresso no trecho anterior: a) Alis, naquele ano, todos os bichos trabalharam feito escravos. Alm da faina normal na fazenda e da reconstruo do moinho de vento, ainda houve a escola dos porquinhos, iniciada em maro. b) - Ab no! Incitatus. Podem me chamar de Incitatus. Estava mesmo um senador, ajaezado com arneses de prpuras, colares de prolas e braceletes de elctrodos. Olhou-as vagamente e afundou o pescoo na manjedoura de marfim. c) Julgava poder afirmar que os animais inferiores da Granja dos Bichos trabalhavam mais e recebiam menos comida do que quaisquer outros animais do condado. d) L dentro, em volta de uma mesa grande, estavam sentados meia dzia de granjeiros e meia dzia de porcos dentre os mais eminentes, Napoleo no lugar de honra, cabeceira. e) No nada fcil quando Rocky tenta ensinar a Ginger e suas amigas galinceas a voar...mas, com um trabalho de equipe, determinao e um pouco de sorte, o bando destemido trama uma ltima tentativa ousada em um lance espetacular para conseguir a liberdade! Questo 07: Assinale a alternativa em que a figura de linguagem, indicada nos parnteses, NO est presente no trecho selecionado: a) - Quatro pernas bom, duas pernas melhor! Quatro pernas bom, duas pernas melhor! Quatro pernas bom, duas pernas melhor! (metonmia) b) Lubino bufou, galopou setenta e sete lguas, balablonque-balaboblonboloblonque, pulou muitas cercas, levantou poeira e voltou para casa. (onomatopia) c) O sangue dos animais fervia de dio quando ouviam contar o que se fazia contra seus camaradas e s vezes alguns pediam que lhes fosse permitido sair para atacar Pinchfield, expulsar os humanos e libertar os bichos. (prosopopia) d) - Olha, Sol! Olha, Lua! Olha, Sete Estrelas! Vejam nosso filho! (apstrofe) e) Referiam-se a ele de maneira formal, como nosso Lder, o Camarada Napoleo, e os porcos gostavam de inventar para ele ttulos tais como Pai de Todos os Bichos, Terror da Humanidade, Protetor dos Apriscos, Amigo dos Pintainhos, e assim por diante. (eufemismo)

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

Questo 08: Escolha a alternativa que justifica corretamente o uso da vrgula nos excertos abaixo: I- Os discpulos mais fiis eram os dois cavalos de trao, Sanso e Quitria. II- s vezes passava dias inteiros recostado em uma cadeira de braos, na cozinha, lendo os jornais, bebendo e dando a Moiss cascas de po molhadas na cerveja. III- Seus pees eram vadios e desonestos, o campo estava coberto de erva daninha, os galpes necessitavam de telhas novas, as cercas estavam abandonadas e os animais andavam mal alimentados. a) No trecho I, a vrgula foi utilizada para separar aposto. No trecho II, as duas primeiras vrgulas foram usadas para isolar o adjunto adverbial de lugar e, no III, foram usadas para separar as oraes subordinadas adjetivas. b) No trecho I, a vrgula foi utilizada para separar aposto. No trecho II, as duas primeiras vrgulas foram usadas para isolar o vocativo e, no III, foram usadas para separar as oraes subordinadas adverbiais. c) No trecho I, a vrgula foi utilizada para separar a orao subordinada substantiva apositiva. No trecho II, a ltima vrgula separa oraes coordenadas assindticas e, no III, foram usadas para isolar as oraes subordinadas substantivas. d) No trecho I, a vrgula foi utilizada para separar aposto. No trecho II, as duas primeiras vrgulas foram usadas para isolar o adjunto adverbial e, no III, foram usadas para separar as oraes coordenadas assindticas. e) No trecho I, a vrgula foi utilizada para separar vocativo. No trecho II, as duas primeiras vrgulas foram usadas para isolar o adjunto adverbial de lugar e, no III, foram usadas para separar as oraes coordenadas assindticas. Questo 09: Assinale a alternativa em que a orao grifada NO est corretamente classificada: a) Agora, se voc comear por um sapato folgado, amanh est largo demais, depois vira chinelo, fim do ms no presta, jogado fora. (orao subordinada adverbial condicional) b) Notou-se tambm que os animais mais estpidos, tais como as ovelhas, as galinhas e os patos, eram incapazes de aprender de cor os Sete Mandamentos. (orao subordinada substantiva subjetiva) c) No haveria necessidade de qualquer animal entrar em contato com seres humanos, coisa que seria da maior inconvenincia. (orao subordinada substantiva completiva nominal) d) Salve boi de correia, boi de obra, boi de indstria. Vivam os bois rudes, nos engenhos de bang, que movem as almanjarras que movem as atafonas que trituram a cana que d a cachaa que move os rudes. (orao subordinada adjetiva) e) Entenda que no atual contexto ns servimos como um sapato novo. (orao subordinada substantiva subjetiva)

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

MatemticaQuesto 10: Um dos catetos de um tringulo retngulo mede 2m e a hipotenusa mede 6m. A rea do tringulo : a) 4 2 m2 b) 6 m2 c) 2 2 m2 d) 3 m2 e)

6 m2

Questo 11: Na figura abaixo, as retas a, b e c so paralelas, e as retas r e s so transversais. Ento, o valor de x :

a) 8 b) 12 c)

10 3 20 3

d)

e) 6

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

Questo 12: No tringulo da figura abaixo, o valor do ngulo x : a) 47 b) 86 c) 94 d) 43 e) 53

Questo 13: No sistema de equaes: de: x y ? a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

3 x y = 14 , o conjunto soluo dado por: S = {( x, y )} . Qual o valor 5 x + 2 y = 16

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

Questo 14:

a b , resultar em: A simplificao da expresso: 1 b b b a) 1+ a ab) a (b 1) c) b(a + 1) d)

a b +1

e) N.R.A.

Questo 15: Na equao: x =

32 , verificamos que: x4

a) a equao no possui razes reais. b) a equao possui razes reais e diferentes. c) a equao possui apenas uma raiz. d) a equao possui razes reais e iguais. e) N.R.A.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

Questo 16: O nmero de divisores de 432 representado por n . Portanto, o valor numrico da expresso:

2n a) 40 b) 20 c) 24 d) 12

n2 igual a: n

e) N.R.A.

Questo 17: A frao geratriz mais simples possvel da dzima 0,42666... : a)

96 225 384 900 190 450 21 3

b)

c)

d)

e) N.R.A.

Questo 18: Os

R$ 96,00. A despesa para ladrilhar a sala inteira foi de: a) R$ 440,00 b) R$ 384,00 c) R$ 1440,00 d) R$ 960,00 e) N.R.A.

4 de uma sala foram ladrilhados com 80 ladrilhos. A colocao de cada dzia de ladrilhos custa 9

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

FsicaQuesto 19: A televiso noticia que em Nova York a temperatura chegou a 104 Fahrenheit. Essa temperatura corresponde a: a) 44C. b) 40C. c) 36C. d) 30C. e) 0C.

Questo 20: A energia potencial e a energia cintica so modalidades da energia mecnica. Assim, em uma montanha-russa, no ponto mais alto, o carrinho apresenta: a) maior energia potencial. b) maior energia cintica. c) menor energia potencial. d) energia potencial e cintica em equilbrio. e) energia cintica maior do que energia potencial.

Questo 21: Uma alavanca interfixa tem brao da potncia igual a 10cm, brao da resistncia igual a 4cm e resistncia igual a 200N. A fora potente para equilibr-la deve ser: a) 40N. b) 80N. c) 100N. d) 150N. e) 200N.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

Questo 22: Em conseqncia da ao de seu motor, um barco recebe uma fora de intensidade 8N para a direita e, ao mesmo tempo, sobre ele age a fora de intensidade 2N para a esquerda, devido correnteza do rio onde navega. A intensidade da fora resultante dessas duas foras, em newton, ser: a) 2 b) 4 c) 6 d) 8 e) 10

Questo 23: A velocidade de um avio de 360km/h. Qual das alternativas expressa essa mesma velocidade em m/s? a) 360 m/s b) 600 m/s c) 1000 m/s d) 60 m/s e) 100 m/s

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

QumicaQuesto 24: No esquema apresentado a seguir, esto representadas as mudanas de fases que ocorrem com a matria.

A alternativa que apresenta a resposta correta para as letras X, Y e Z, respectivamente, : a) fuso, sublimao e condensao. b) sublimao, fuso e condensao. c) fuso, condensao e sublimao. d) fuso, condensao e solidificao. e) solidificao, condensao, sublimao. Questo 25: O ouro 18 quilates uma liga metlica formada por 75% de ouro e 25% de cobre. Com base nessa informao, assinale a alternativa correta. O ouro quilates uma: a) mistura heterognea. b) substncia pura simples. c) substncia pura composta. d) mistura homognea. e) mistura polifsica. Questo 26: Dentre as espcies qumicas abaixo, quais delas so isoeletrnicas (possuem o mesmo nmero de eltrons)? Mg, Na+, C l -, S, K+ e Ar Dados: Nmeros atmicos: Na =11; Mg =12; S =16; Cl =17; Ar =18; K =19 a) C l - e S b) K+, Ar e C l c) Na+ e Mg d) Na+ e C l e) Na+ e K+CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

Questo 27: Um determinado tomo apresenta 20 prtons, 20 nutrons e 20 eltrons; outro apresenta 20 prtons, 21 nutrons e 20 eltrons. Sobre eles correto afirmar que: a) no tm o mesmo nmero atmico. b) so istonos. c) so isbaros. d) o nmero de massa de ambos 41. e) pertencem ao mesmo elemento qumico.

Questo 28: A sequncia correta que identifica cada uma das afirmativas abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) : A combusto (queima) da gasolina dentro da cmara de combusto do motor de um veculo um fenmeno fsico. ( ) A obteno do gelo a partir da gua pura um fenmeno qumico. ( ) Ao juntarmos gua e gelo, temos uma nica substncia pura. ( ) A vaporizao da gua s ocorre quando esta aquecida e atinge o seu ponto de ebulio. ( ) Os tomos de um mesmo elemento qumico no precisam apresentar em comum o mesmo nmero atmico, o caso dos istopos. ( ) a) F; V; V; V;F. b) F; F; V; F; F. c) V; V; F; V; V. d) V; F; V; F; V. e) F; F; F; F; F.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

BiologiaQuesto 29: Com relao aos tecidos epiteliais, analise os itens I, II e III: I Desempenham as funes de proteo, secreo e revestimento. II So formados por clulas justapostas, o que acarreta a escassez de substncias intercelulares nesses tecidos. III So desprovidos de vasos sangneos. Assinale: a) se apenas I for correta. b) se apenas II for correta. c) se I e II forem corretas. d) se II e III forem corretas. e) se todas forem corretas.

Questo 30: Associe corretamente os rgos do sistema digestrio com suas respectivas funes: 1-Faringe 2-Estmago 3-Intestino grosso 4-Intestino delgado A associao correta : a) 1-c; 2-d; 3-b; 4-a. b) 1-b; 2-c; 3-a; 4-d. c) 1-a; 2-b; 3-d; 4-c. d) 1-b; 2-d; 3-a; 4-c. e) 1-b; 2-d; 3-c; 4-a. (a) responsvel pela absoro de gua, formao, acmulo e eliminao de fezes. (b) Os msculos deste rgo se contraem em movimentos peristlticos, empurrando o bolo alimentar para o esfago. (c) Neste rgo completa-se a digesto dos alimentos e inicia-se sua absoro. (d) Faz a digesto principalmente das protenas.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

Questo 31: A fecundao consiste na fuso do gameta masculino com o gameta feminino, dando origem clula-ovo ou zigoto. Na espcie humana, onde ocorre a fecundao do vulo? a) Ovrio b) Uretra c) Tuba uterina d) Vagina e) tero

Questo 32: A pele humana produz uma protena chamada beta-defensiva 2 (antibitico), capaz de matar bactrias como a Escherichia coli, causadora da diarria. (Superinteressante, set. 1997.) O antibitico penicilina produzido por: a) uma bactria. b) um protozorio. c) um fungo. d) fungos e bactrias. e) cianofceas.

Questo 33: A campanha direcionada ao combate ao mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti, foi lanada no incio do ms. O erro cientfico cometido na frase : a) No existe erro na frase. b) Aedes aegypti no o causador da dengue e, sim, o transmissor do vrus. c) Aedes aegypti no o causador da dengue e, sim, o transmissor de uma bactria. d) Aedes aegypti o causador da malria. e) Aedes aegypti o causador da leptospirose.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

Geografia

Questo 34: Migrao a transferncia de populao no espao geogrfico. Em outras palavras, um deslocamento de pessoas que pode ser permanente ou temporrio. A pessoa que sai de sua ptria para viver em outro pas : a) meeiro. b) pendular. c) emigrante. d) retirante. e) turista. Questo 35: Minas Gerais destaca-se como um importante centro produtor de matria-prima em razo da presena de: a) petrleo. b) gs natural. c) carvo mineral. d) minrio de ferro. e) madeira. Questo 36: Numere corretamente as colunas abaixo: ( 1 ) setor primrio ( 2 ) setor secundrio ( 3 ) setor tercirio ( ) Atividades ligadas ao comrcio e prestao de servios como: educao, sade, comunicao, transaes financeiras, etc. ( ( ) Atividades ligadas diretamente terra: agricultura, pecuria, pesca, extrativismo mineral e vegetal. ) Atividades ligadas aos diversos ramos industriais e construo civil.

A seqncia correta : a) 3, 2 e 1. b) 3, 1 e 2 . c) 2, 1 e 3. d) 1, 3 e 2. e) 1, 2 e 3.CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

Questo 37: Sobre a questo ambiental no Brasil, assinale a afirmativa correta: a) Mesmo como o inchamento dos grandes centros urbanos, as prefeituras e os rgos de defesa do meio ambiente conseguiram preservar as encostas, reas de risco e mananciais. b) O processo de industrializao e modernizao da sociedade brasileira diminuiu em grande parte as pssimas condies de moradia atravs da melhoria da distribuio de renda. c) Os problemas ambientais no se restringem somente s reas hiperurbanizadas da regio do centro-sul, mas chegam tambm ao meio rural, principalmente nas reas que passaram por um processo de intensa modernizao agrcola. d) A mudana das polticas de trnsito nos centros urbanos tem provocado a diminuio do predomnio do automvel particular e o aumento considervel do transporte coletivo. e) Todas as afirmativas esto corretas. Questo 38: A obteno de gua potvel ser um grande problema para a humanidade no sculo XXI. Com relao aos diferentes tipos de gua, assinale o que NO for correto: a) A gua residual, que provm de fontes naturais ou de captao artificial, possui composio qumica e propriedades fsicas diferentes das de guas comuns, e suas caractersticas lhe conferem ao teraputica. b) gua potvel a gua prpria para beber e para atender o restante do consumo domstico. c) A gua salobra tem um certo gosto de sal que desagradvel ao paladar, razo pela qual considerada imprpria para beber. d) gua poluda toda gua que tem suas caractersticas fsicas, qumicas e\ou biolgicas alteradas a tal ponto que sua utilizao para o uso a que se destina fica inviabilizada. e) Precisamos ter uma conscientizao do uso adequado deste bem natural que a gua .

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

HistriaQuesto 39: Os negros trabalhavam arduamente nas faisqueiras, tabuleiros e grupiaras. Manejavam a bateia, o alvio e o almocafre. Escavavam as canoas, faziam os desmontes, as perfuraes a as galerias. Trabalhavam horas e horas com o corpo mergulhado na gua fria dos ribeiros. Outras vezes permaneciam a maior parte do dia em galerias profundas, sem iluminao e sem dispositivos para renovao do ar... O texto acima trata do: a) b) c) d) e) trabalho escravo na minerao. trabalho escravo no caf. trabalho escravo na construo civil. trabalho escravo nas oficinas caseiras de produo de ferro em Minas Gerais. trabalho escravo na construo de ferrovias.

Questo 40: Em meados do sculo XIX, as naes mais ricas do mundo iniciaram um processo de expanso para as regies menos desenvolvidas. Esse processo ficou conhecido como imperialismo e neocolonialismo. So caractersticas desse perodo, EXCETO: a) Predominavam duas formas de dominao imperialista: a direta (dominao econmica e poltica) e a indireta (dominao econmica). b) Ao dominarem novas regies, as grandes potncias imperialistas tinham como objetivo conquistar novas reas produtoras de matria-prima para suas indstrias. c) O imperialismo foi conseqncia de uma crise de superproduo das indstrias europias. Para sair dessa crise, uma das alternativas foi encontrar novos mercados para seus produtos e novas reas onde pudessem ser investidos os capitais acumulados na primeira fase da Revoluo Industrial. d) A expanso imperialista sobre as regies perifricas contribuiu para diminuir a misria e levar a civilizao a essas regies. e) A idia de superioridade da raa branca, difundida pelos europeus no sculo XIX, foi fundamental para consolidar sua dominao imperialista sobre os povos africanos, asiticos e latinos.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

Questo 41: Leia com ateno as trs idias abaixo. I- Na Europa do sculo XV, no plano cultural, ia sendo deixado para trs a interpretao religiosa do mundo, caracterstica da Idade Mdia, e consolidava-se uma viso fundamentada na cincia, no humanismo. II- Naquela Europa que ento comeava a se formar, vislumbravam-se os sinais da formao de um novo modo de produo, com a intensificao das atividades comerciais, a busca pelo lucro e o acmulo de capitais e riquezas. III- Tal movimento cultural, ocorrido na Europa a partir do sculo XVII, colocava a razo como a luz capaz de afastar as trevas que dominavam o mundo europeu. Razo, liberdade, igualdade, direitos essas so algumas palavras ligadas a esse movimento. As idias colocadas acima referem-se respectivamente: a) ao Iluminismo, formao do capitalismo e ao Renascimento. b) ao Iluminismo, ao Renascimento e formao do capitalismo. c) ao Renascimento, formao do capitalismo e ao Iluminismo. d) formao do capitalismo, ao Renascimento e ao Iluminismo. e) ao Renascimento, formao do capitalismo e ao Iluminismo.

Questo 42: [...] No ano de 1649 partiram os moradores de So Paulo ao serto, em demanda de uma nao de ndios chamados de Serranos, distante daquela Capitania muitas lguas pela terra adentro, com intento de, ou por fora ou por vontade, os arrancarem de suas terras e de os trazerem s de So Paulo e a se servirem deles como costumam. E perguntando eu a um dos cabos desta entrada [bandeira] como se haviam com eles [ndios], me respondeu com grande [...] paz de alma: a esses dvamos-lhes uma carga cerrada, caam uns, fugiam outros, entrvamos na aldeia, tomvamos-las e prosseguamos a nossa viagem [...]. (VIEIRA, Padre Antnio, carta ao Provincial do Brasil, 1654.) Com base no exposto acima e em seus conhecimentos, marque a alternativa INCORRETA: a) O documento acima relata um ato de atrocidade cometido contra os povos indgenas. b) As bandeiras promoveram a interiorizao da colonizao portuguesa. c) As bandeiras de caa ao ndio tinham por objetivo aprisionar ndios e vend-los como escravos aos paulistas a aos senhores de engenho do Nordeste. d) A bandeira apontada no documento seguiu de So Paulo para o Sul do Brasil. e) Embora o documento denuncie a violncia dos bandeirantes, os padres jesutas no entraram em atrito com os bandeirantes, pois ambos estavam a servio da colonizao portuguesa.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

Questo 43: Ser escravo significa pertencer a algum e estar sujeito a esta pessoa de forma completa. Assim, o escravo pode at ter vontade prpria, mas no pode realiz-la porque est submetido autoridade e vontade do seu dono. Escravido significa que o ser humano colocado na condio de coisa, de mercadoria, podendo ser, portanto, comprado, vendido ou alugado. Com base nessa afirmao, marque a alternativa correta. a) O escravo, mesmo sendo escravo, no pertence a ningum. b) O escravo possui vontade prpria, ser humano, mas, por estar submetido autoridade do seu senhor, coisificado. c) O escravo no possui vontade prpria. d) O escravo est obrigado ao trabalho mas livre para realizar suas vontades. e) O escravo no realiza suas vontades por no as ter.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

AVISO AOS CANDIDATOSDE ACORDO COM O EDITAL:RESULTADO 11.1 O resultado do Processo Seletivo ser divulgado at o dia 28 (vinte e oito) de janeiro de 2005, atravs de publicao oficial da relao dos candidatos, com suas respectivas pontuaes, dentro do limite das vagas fixadas pelo item 4 deste Edital, somente na portaria do CEFET Ouro Preto e pela Internet (www.cefetop.edu.br). 13. MATRCULA 13.1 Aps o resultado final, a matrcula dos candidatos classificados, no limite das vagas fixadas no item 4, dar-se- entre os dias 31 de janeiro e 04 de fevereiro de 2005, em primeira convocao, nos horrios de 14 s 20 horas, no auditrio do CEFET Ouro Preto. 13.2 A matrcula poder ser feita pelo prprio candidato, pais, responsveis ou procurador legalmente habilitado, cuja procurao dever ficar em poder da Diretoria de Ensino/CEFET Ouro Preto. 13.3 As matrculas dos candidatos classificados sero efetuadas na Diretoria de Ensino do CEFET Ouro Preto, segundo o item 13.1, mediante o preenchimento de formulrio prprio e apresentao dos seguintes documentos: a) uma foto recente 3x4; b) CPF, original e fotocpia; c) documento de identidade ou carteira de trabalho, original e fotocpia; d) documentos relativos ao Servio Militar e Eleitoral, se j exigvel, original e fotocpia; e) comprovao de ter votado na ltima eleio, original e fotocpia; f) ficha cadastral do aluno, devidamente preenchida (formulrio fornecido pelo CEFET Ouro Preto); g) histrico escolar original ou fotocpia autenticada de concluso do Ensino Mdio (antigo 2 grau) para os classificados para a matrcula no curso Tcnico Ps-Mdio em Meio Ambiente, Segurana do Trabalho e Turismo. h) histrico escolar original ou fotocpia autenticada de concluso do Ensino Fundamental para os classificados para a matrcula no curso de Educao Profissional de Nvel Mdio (Tcnico Integrado). i) histrico escolar original ou fotocpia autenticada de concluso do Ensino Mdio ou declarao de que est ou estar cursando a 3a srie em 2005 do Ensino Mdio sem dependncia em nenhuma srie anterior, para a matrcula no curso de Tcnico Concomitante. 13.4 Perder o direito vaga o candidato convocado matrcula que no comparecer no prazo estabelecido, ou no apresentar os documentos relacionados no item 13.3 deste Edital. 13.5 Segunda convocao, dia 07/02/2005, para matrcula entre os dias 09/02/2005 e 10/02/2005, com base em listagem classificatria que ser afixada na portaria do CEFET Ouro Preto e na portaria da Diretoria de Ensino do CEFET Ouro Preto. 13.6 Terceira convocao, no dia 11/02/2005, para matrcula no dia 16/02/2005 com base em listagem classificatria que ser afixada na portaria do CEFET Ouro Preto e na portaria da Diretoria de Ensino do CEFET Ouro Preto.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

FICHA CADASTRAL DE ALUNOSDados PessoaisN Inscrio no Concurso: ____________________ Ano: ____________________________ Nome: ____________________________________________________________________ Carteira de Identidade n:______________________ rgo Expedidor: ________________ Data de Expedio: ___/____/_______ Carteira Profissional: _________________________ CPF: __________________ Mora em Repblica: ( )sim Qual:________________________ ( )no Estado Civil: ___________________ E-mail: ______________________________________ Endereo do aluno: ___________________________________________________________ Bairro: ________________________________ Pas: ________________________________ Estado: ___________________________ Cidade: ___________________________________ Distrito: ______________________ Cep: ___________ DDD: ____ Telefone: ____________ Data de nascimento: ___/___/______ Pas: ________________ Estado: __________________ Cidade: ______________________________________

Dados Complementares Nome do Pai: _______________________________________________________________ Nome da Me: ______________________________________________________________ Tipo Sangneo: ______ RH: _________ N Carteira de Habilitao: ____________________ ( do aluno) Endereo dos Pais (somente preencher se o endereo do aluno for diferente do endereo dos pais). Endereo: __________________________________________________________________ Bairro: ________________________________ Pas: ________________________________ Estado: ___________________________ Cidade: __________________________________ Distrito: ______________________ Cep: ___________ DDD: ____ Telefone: ___________ Renda familiar (salrios mnimos): ____________ E-mail dos pais:____________________ Diretoria de Ensino/CEFET Ouro Preto

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO

FICHA CADASTRAL DE ALUNOS

Escolaridade (Escola em que formou)Escola: ____________________________________________________________________ Grau de escolaridade: ( )1 grau completo ( ) 2 grau completo ( ) 2 grau incompleto Ano de concluso: _________________________ Tipo de escola: ( )Municipal ( )Estadual ( )Federal ( )Particular

Cidade: ________________________________________ Estado: _____________________ Distrito: _________________________________Socioeconmico

Situao do Pai: ( )Presente ( )Falecido

( )Separado

( )Ausente

Grau de Instruo: ( )Analfabeto ( )Primrio ( )Ginasial ( )Secundrio ( )Superior Situao da Me: ( )Presente ( )Falecida ( )Separada ( )Ausente Grau de Instruo: ( )Analfabeta ( )Primrio ( )Ginasial ( )Secundrio ( )Superior Renda do aluno (salrios mnimos):_________ Residncia:( )Prpria ( )Alugada ( )Cedida No de veculos pertencentes famlia:____________________________________________ No de pessoas, sem renda prpria, que depende da renda familiar: _____________________ No de pessoas, alm do pai, que contribui para a renda familiar: ______________________

Diretoria de Ensino/CEFET Ouro Preto

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE OURO PRETO