prova ctsp 2005

31
PROVA DO CONCURSO AO CTSP - 2005 FL. 1/20 LÍNGUA PORTUGUESA LEIA ATENTAMENTE O TEXTO, ANTES DE RESPONDER AS QUESTÕES. O equívoco entre poesia e povo já é demasiadamente sabido para que valha a pena insistir nele. Denunciemos antes o equívoco entre poesia e poetas. A poesia não se “dá”, é hermética ou inumana, queixam-se por aí. Ora, eu creio que os poetas poderiam demonstrar o contrário ao público. De que maneira? Abandonando a idéia de que poesia é evasão. E aceitando alegremente a idéia de que poesia é participação. Não basta dizer que já não há torres de marfim; a torre desmoronou-se pelo ridículo, porém muitos poetas continuam vendo na poesia um instrumento de fuga da realidade ou de correção do que essa realidade ofereça de monstruoso e de errado. Desenvolve-se então entre eles a linguagem cifrada, que nenhum leigo entende, e que suscita o equívoco já célebre entre poesia e povo. Participação na vida, identificação com os ideais do tempo (e esses ideais existem sempre, mesmo sob as mais sórdidas aparências de decomposição), curiosidade e interesse pelos outros homens, apetite sempre renovado em face das coisas, desconfiança da própria e excessiva riqueza interior, eis aí algumas indicações que permitirão talvez ao poeta deixar de ser um bicho esquisito para voltar a ser, simplesmente, um homem. (Carlos Drummond de Andrade, Crônica, in Obra completa , R.J: Aguilar, 1964, p.581) 1 a QUESTÃO - Para o autor, a frase que melhor expressa o conceito de poesia é:

Upload: keniodiasloyola

Post on 04-Jul-2015

402 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

PROVA DO CONCURSO AO CTSP - 2005 FL. 1/20LNGUA PORTUGUESA LEIA ATENTAMENTE QUESTES. O TEXTO, ANTES DE RESPONDER AS

O equvoco entre poesia e povo j demasiadamente sabido para que valha a pena insistir nele. Denunciemos antes o equvoco entre poesia e poetas. A poesia no se d, hermtica ou inumana, queixam-se por a. Ora, eu creio que os poetas poderiam demonstrar o contrrio ao pblico. De que maneira? Abandonando a idia de que poesia evaso. E aceitando alegremente a idia de que poesia participao. No basta dizer que j no h torres de marfim; a torre desmoronou-se pelo ridculo, porm muitos poetas continuam vendo na poesia um instrumento de fuga da realidade ou de correo do que essa realidade oferea de monstruoso e de errado. Desenvolve-se ento entre eles a linguagem cifrada, que nenhum leigo entende, e que suscita o equvoco j clebre entre poesia e povo. Participao na vida, identificao com os ideais do tempo (e esses ideais existem sempre, mesmo sob as mais srdidas aparncias de decomposio), curiosidade e interesse pelos outros homens, apetite sempre renovado em face das coisas, desconfiana da prpria e excessiva riqueza interior, eis a algumas indicaes que permitiro talvez ao poeta deixar de ser um bicho esquisito para voltar a ser, simplesmente, um homem.(Carlos Drummond de Andrade, Crnica, in Obra completa, R.J: Aguilar, 1964, p.581)

1a QUESTO - Para o autor, a frase que melhor expressa o conceito de poesia : A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) poesia evaso. poesia hermtica. poesia um instrumento de fuga da realidade. poesia participao.

2a QUESTO - Segundo o texto, o autor contesta: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) o leitor e a poesia. certos poetas e certa poesia. certos leitores e certa poesia. a realidade e o leitor.

PROVA DO CONCURSO AO CTSP - 2005 FL. 2/203a QUESTO - O autor exige do poeta: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) participao no cotidiano. alheamento total. fechar-se em si mesmo. sofrimento constante.

4a QUESTO - Das alternativas abaixo, qual a que melhor expressa o

significado do verbete hermtica? A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) esttica difcil impenetrvel ambgua.

5a QUESTO - Assinale a opo equivalente expresso a linguagem cifrada,

A. ( B. ( C. ( D. ( em: A. ( B. ( C. ( D. (

) ) ) )

a linguagem numrica a linguagem objetiva uma ambigidade. um cdigo

6a QUESTO A forma verbal plural no encontra correspondncia no singular

) Amai as vossas aes = Ama as tuas aes ) Trabalhai bem as vossas idias = Trabalhe bem as tuas idias ) No nos deixeis ter dio dos outros = No nos deixes ter dio dos outros ) No corrais dos problemas dirios = No corras dos problemas dirios.

7a QUESTO Quanto ao uso da crase, marque a alternativa CORRETA. Os alunos devem dirigir-se no ________ sala do diretor, situada _______ alguns metros da coordenao, mas ________ que fica ________ esquerda da quadra de esportes. A. ( B. ( C. ( ) ) ) aa aa a

PROVA DO CONCURSO AO CTSP - 2005 FL. 3/20D. ( ) aa

8a QUESTO - Assinale a opo que contm o plural CORRETO: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) Sulto = Sultes Baixo-relevo = baixo-relevos Gentil-homem = gentil-homens Carto-postal = cartes-postal

9a QUESTO - Assinale a frase em que est CORRETA a correlao verbal: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) Se voc no interferir, ele fazia o trabalho sozinho. Se voc no interferisse, ele faria o trabalho sozinho. Se voc no interferir, ele faria o trabalho sozinho. Se voc no interfere, ele faria o trabalho sozinho.

10a QUESTO - A alternativa que contm ERRO de concordncia nominal : A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) Anexa, segue a cpia da declarao. Todos estavam quites com as obrigaes. proibido entrada de menores tristes. A menina parecia meia aborrecida.

11a QUESTO - No perodo : Quando Deus acordou, viu que tudo era bom, a orao sublinhada classifica-se como: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) Subordinada substantiva predicativa. Subordinada substantiva objetiva direta. Subordinada adjetiva restritiva. Coordenada sindtica explicativa.

12a QUESTO - No texto abaixo: Para se verificar uma possvel origem crioula para a lngua brasileira, uma etapa deve ser necessariamente cumprida: a pesquisa de sua histria interna e externa. Esta consiste em aspectos sociais; aquela, em aspectos propriamente lingsticos. Os pronomes sublinhados referem-se, respectivamente a: A. ( B. ( ) ) Sua histria interna e sua histria externa, respectivamente. Sua histria e lngua brasileira, respectivamente.

PROVA DO CONCURSO AO CTSP - 2005 FL. 4/20C. ( D. ( ) ) Sua histria externa e sua histria interna, respectivamente. Pesquisa de sua histria e lngua brasileira, respectivamente.

13a QUESTO - Todos os adjetivos abaixo podem ser utilizados para distinguir o protagonista Belmiro, da obra O Amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos, EXCETO: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) Lrico. Sonhador. Solidrio. Resignado.

14a QUESTO Sujeito inquieto e contraditrio, Belmiro incapaz de fixarse, oscilando como um pndulo entre diversos pares de opostos. Todas as contradies abaixo podem ser evidenciadas no romance de Cyro dos Anjos, EXCETO: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) Campo/cidade. Ceticismo/sensibilidade. Amor espiritual/amor carnal. Cinismo/lirismo. O amanuense Belmiro,

15a QUESTO - Considerando a narrativa INCORRETO afirmar que a obra:

A. ( ) baseia-se nas conquistas amorosas do narrador, constituindo-se, assim, num romance de aventuras. B. ( ) consiste nas reflexes do narrador sobre sua prpria experincia, sendo, portanto, um romance introspectivo. C. ( ) obedece a uma seqncia cronolgica, embora contenha diversas reminiscncias do narrador. D. ( ) refere-se a acontecimentos histricos da poca, que chegam a afetar a vida de alguns personagens. MATEMTICA 16a QUESTO - Um comerciante elevou o preo de sua mercadoria em 50% e divulgou, no dia seguinte, uma remarcao com desconto de 50% em todos os preos. O desconto realmente concedido em relao aos preos originais foi de: A. ( ) 32%

PROVA DO CONCURSO AO CTSP - 2005 FL. 5/20B. ( C. ( D. ( ) ) ) 25% 28% 36%

17a QUESTO - Foi realizada uma pesquisa para avaliar o consumo de trs produtos designados por A, B e C. Todas as pessoas consultadas responderam pesquisa e os resultados esto indicados no quadro a seguir: Produto N de consumidores A 25 B 36 C 20 AeB 6 AeC 4 BeC 5 A, B e C 0 O consumidor de dois produtos est includo tambm como consumidor de cada um destes dois produtos. Com base nestes dados, qual o nmero total de pessoas consultadas. A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) 60 pessoas 81 pessoas 66 pessoas 76 pessoas

18a QUESTO - Uma bola largada do alto de um edifcio e cai em direo ao solo. Sua altura h em relao ao solo, t segundos aps o lanamento, dada pela expresso h = 25 t 2 + 625 . Aps quantos segundos do lanamento a bola atingir o solo? A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) 5 2,5 10 25

19a QUESTO - O ponto do jardim Zoolgico a nica parada que comum a duas linhas circulares de nibus. Os nibus, A e B, com velocidades mdias iguais, circulam ininterruptamente. O percurso do nibus A tem 6 quilmetros de extenso. O percurso do nibus B tem 15 quilmetros. Se eles partirem ao mesmo tempo do ponto do Jardim Zoolgico, a prxima oportunidade de se encontrarem nesse ponto ser depois que o nibus A tiver completado quantas voltas?

PROVA DO CONCURSO AO CTSP - 2005 FL. 6/20A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) 3 voltas. 4 voltas. 5 voltas. 6 voltas.

PROVA DO CONCURSO AO CTSP - 2005 FL. 7/2020a QUESTO - Para convencer a populao local da ineficincia da Companhia Telefnica Vilatel na expanso da oferta de linhas, um poltico publicou no jornal local o grfico I, abaixo representado. A Companhia Vilatel respondeu publicando dias depois o grfico II, onde pretende justificar um grande aumento na oferta de linhas. O fato que, no perodo considerado, foram instaladas, efetivamente, 200 novas linhas telefnicas. GRFICO I GRFICO II

Analisando os grficos, pode-se concluir que: A. ( ) o grfico II representa um crescimento real maior do que o do grfico I. B. ( ) o grfico I apresenta o crescimento real, sendo o II incorreto. C. ( ) o grfico II apresenta o crescimento real, sendo o grfico I incorreto. D. ( ) A aparente diferena de crescimento nos dois grficos decorre da escolha das diferentes escalas. 21a QUESTO - Uma planta no pode viver em profundidades muito grandes, porque necessita de luz solar. Suponha que num lago a intensidade da luz se reduza a 25 %, a cada metro de profundidade. A que profundidade a luz se reduz a 6,25% da luz solar? A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) 1m 2m 2,5 m 25 m

PROVA DO CONCURSO AO CTSP - 2005 FL. 8/2022a QUESTO - Um sistema de radar programado para registrar automaticamente a velocidade de todos os veculos trafegando por uma avenida, onde passam em mdia 300 veculos por hora, sendo 55 Km/h a mxima velocidade permitida. Um levantamento estatstico dos registros do radar permitiu a elaborao da distribuio percentual de veculos de acordo com sua velocidade aproximada. Veculos (%)

Velocidade (km/h) A velocidade mdia dos veculos que trafegam nessa avenida de: A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) ) 35 Km/h 44 Km/h 55 Km/h 76 Km/h

23a QUESTO - Um shopping center possui 4 portas de entrada para o andar trreo, 5 escadas rolantes ligando o trreo ao primeiro pavimento e 3 elevadores que conduzem do primeiro para o segundo pavimento. De quantas maneiras diferentes uma pessoa, partindo de fora do shopping center, pode atingir o segundo pavimento usando os acessos mencionados? A. ( B. ( ) ) 60 23

PROVA DO CONCURSO AO CTSP - 2005 FL. 9/20C. ( ) 17 D. ( ) 12 24a QUESTO - Qual das afirmaes abaixo verdadeira?

A. (B. ( C. ( D. (

) sen 210o < cos 210o